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UNIDADE 3 Vocações e profissões
Você já deve ter ouvido a pergunta: "O que você vai ser quando crescer?". Não se preocupe, pois não precisa saber disso agora! Essa escolha será feita mais tarde, quando você for jovem, e dependerá de inúmeros fatores. Mas há pessoas que desenvolvem desde cedo interesses e habilidades e possuem alguma vocação que se relaciona a determinada profissão.
-
Quais são suas brincadeiras favoritas?
Resposta pessoal.
- Você reconhece as profissões apresentadas nas imagens destas páginas?
Espera-se que os estudantes respondam cientista, cozinheiro, enfermeiro, pilota de helicóptero. Professor: aceite outras respostas desde que sejam condizentes com as imagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 3
Vocações e profissões
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como o diário ficcional e o conto popular.
- Ler com fluência diversos textos, aprimorando com precisão o reconhecimento das palavras, a velocidade na leitura e a prosódia.
- Desenvolver a curiosidade e o interesse sobre as palavras, os significados e as aplicações delas, ampliando o vocabulário, exercitando a pronúncia e fazendo escolhas sobre a utilização em diferentes contextos.
- Desenvolver os seguintes processos de compreensão textual: localizar informações explícitas; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
- Produzir versos para letra de canção e participar de um momento de cantoria.
- Produzir uma história em quadrinhos.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita, aprimorando assim a fluência leitora e escritora.
- Produzir textos prestando atenção à ortografia e à paragrafação, além de outros elementos considerados na produção escrita.
- Compreender regras de concordância nominal e de concordância verbal.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, os estudantes vão trabalhar com diário ficcional e conto popular e vão poder refletir sobre algumas profissões e sobre a importância de todas elas para a sociedade.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009 a MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
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Desafio
Junte letras do quadro e descubra o nome de quatro profissões.
Pintor, atriz, juiz, motorista.
Professor: se necessário, mostre a letra inicial de cada palavra. Respostas indicadas no quadro.
Agora, adivinhe:
-
Que profissional vive caindo durante o trabalho e é parabenizado por isso?
O paraquedista.
-
Que profissional precisa da nossa boca para se alimentar?
O dentista.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da da BNCC na abertura
EF15LP10, EF15LP11, EF15LP18.
Explore as imagens da abertura com os estudantes e, em seguida, incentive-os a falar de suas vivências com diferentes profissionais.
Converse sobre os profissionais que trabalham na escola: professor, diretor, servente, faxineiro, segurança, merendeira etc., questionando-os sobre o que eles acham que cada um faz e como é o cotidiano no espaço de trabalho. Enfatize sempre o respeito que devemos ter com os diversos profissionais.
DesafioEncaminhe o "Desafio" para ser resolvido individualmente. Oriente os estudantes a anotar as tentativas no caderno ou em uma folha à parte para que percebam quais palavras são possíveis de serem formadas com as letras do quadro e quais, de fato, são profissões. Por fim, convide-os a falar as palavras que descobriram e as relacione no quadro de giz para que todos possam conferir.
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Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é um diário ficcional.
- Qual profissão você gostaria de exercer futuramente? Por quê?
-
Quais habilidades você imagina serem necessárias para desempenhar essa profissão?
Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Leia em silêncio o texto a seguir e identifique as palavras que você não conhece, sublinhando-as para, depois, esclarecer o significado delas com o professor.
- Preste atenção na crítica que o menino narrador da história faz aos adultos e no que significa, na visão dele, crescer e se tornar gente grande.
O que Lelê vai ser quando crescer?
Ontem foi o maior chato.
É que eu tive que ir numa festa de adulto porque a minha mãe não tinha com quem me deixar. E festa de adulto é o maior chato.
É chato porque não tem outras crianças para brincar, porque a tevê fica desligada, porque não tem videogame e porque não tem cachorro-quente nem sorvete, só uns pãezinhos pequenininhos com umas gosmas em cima.
Mas o pior é que em festa de adulto eles falam com a gente como se a gente fosse meio abobado.
Tipo assim: quando eu perguntei onde era o banheiro, a dona da casa respondeu:
— O banheiro é ali. Você já vai sozinho?
Depois um cara com cara de velho, mas com cabelo bem preto, me perguntou:
— Quantos anos você tem? Seis ou sete?
E uma mulher com unha comprida falou:
— Sabe que você está a cara da sua mãe?
Deu vontade de responder: "A cara da minha mãe?! Então eu vou fazer plástica, porque eu sou menino e ela é mulher!".
Para o homem de cabelo preto eu ia dizer: "Tenho quase nove, mas um dia vou ter cento e vinte que nem você!".
E para a dona da casa eu ia falar: "Não, não sei ir no banheiro sozinho. Preciso de alguém para trocar minha fralda!".
Pô, adulto não sabe conversar direito!
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP03, EF15LP15, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP21, EF05LP02, EF05LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Boxe inicial de "Para ler"
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Como aquecimento, os estudantes são convidados a refletir, na primeira questão, sobre a profissão que gostariam de exercer futuramente. Deixe-os falar livremente sobre isso e conte um pouco sobre você, dizendo se, quando era criança, já pensava em que gostaria de ser.
Após a leitura silenciosa que farão do texto, leia-o para que tenham um bom exemplo da leitura oral. Faça pausas para comentar como a pontuação permite compreender o que a personagem estava sentindo e dê alguns exemplos.
Leia também alguns diálogos para mostrar a leitura expressiva que eles proporcionam, solidificando essa aprendizagem.
Oriente os estudantes a sublinhar as palavras que desconhecem e, ao final da leitura, discuta os significados, considerando o contexto em que aparecem no texto.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Após a leitura da primeira parte do texto, nesta página, enfatize que as narrativas têm sempre uma situação inicial contextualizada e, então, pergunte-lhes:
- Qual é a situação inicial da história de Lelê? (Lelê teve de ir a uma festa de adultos).
- Que parte do texto nos permite saber isso? (Quando o garoto diz: "Ontem foi o maior chato.")
Explique que as narrativas vão-se desenvolvendo com o surgimento de algum tipo de dificuldade vivenciada pela personagem central. Questione-os, então:
- O que acontecia com Lelê? (Além de considerar a festa chata, os adultos falavam com ele como se fosse meio abobado.)
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Mas o pior mesmo é que todo mundo quer saber o que você vai ser quando crescer.
Parece que é só o que eles sabem falar: "O que você vai ser quando crescer?", "O que você vai ser quando crescer?", "O que você vai blá-blá-blá...?".
Teve um casal que chegou perto de mim e aí a mulher falou assim:
— O que você vai ser quando crescer, Leocádio? Acho que você vai ser médico. Aposto que você vai ficar superbem de branco.
E aí o marido dela disse:
— Que nada! Ele vai ser é jogador de futebol.
— Médico!
— Jogador de futebol!
— Médico!!
— Jogador de futebol!!
— Médico!!!
— Jogador de futebol!!!
E aí eles começaram a brigar e eu saí dali, porque sei que não vou ser nenhuma dessas coisas, porque eu sou grosso no futebol e quando eu uso roupa branca sempre fico o maior sujo.
Bom, eu ainda não sei o que quero ser quando crescer, mas eu já pensei numas coisas:
* eu podia ser palhaço, porque é legal fazer os outros darem risada;
* podia ser astronauta, porque fazer viagens espaciais é bacana;
* podia ser escritor que nem o meu tio, porque ele trabalha em casa e sempre dá uma paradinha para jogar videogame;
* e podia ser motorista de táxi, porque eles passeiam o dia todo e ainda ganham dinheiro para isso (sem falar que eles devem ser o maior inteligentes, porque sempre sabem a solução para tudo).
Depois eu fiquei pensando que, quando os adultos perguntam o que você vai ser quando crescer, eles querem saber é "em que você vai trabalhar quando crescer". Mas isso é esquisito, porque a gente não é um trabalho.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Verifique a possibilidade, durante o trabalho com esta unidade, de convidar um dos profissionais da escola (ou mesmo de fora) para conversar com a turma. O encontro deverá ser organizado com antecedência, a fim de que os estudantes possam preparar-se e trabalhar de modo formal o gênero entrevista, com a elaboração de perguntas.
Primeiro, lembre-os da função do entrevistador (quem faz as perguntas) e do entrevistado (quem responde). Chame a atenção para a importância de esperar a vez de falar (troca de turnos).
Após essa breve introdução das características do gênero, pergunte qual dos profissionais poderia ser convidado e quais perguntas poderiam ser feitas a ele. Informe que, para fazer perguntas pertinentes, é necessário ter conhecimento prévio do assunto. Oriente-os, então, a pesquisar a profissão que será abordada, indicando fontes adequadas. Se necessário, ajude-os a elaborar as perguntas.
Veja algumas sugestões:
- Há quanto tempo você exerce essa profissão?
- O que o motivou a exercê-la?
- Quais são os pontos favoráveis dela?
- O que é preciso fazer/estudar para ter essa profissão?
- Quantas horas você trabalha por dia?
- Você se considera bem remunerado?
Antes da entrevista, solicite ao entrevistado que se apresente e forneça alguns dados biográficos à classe.
Após a entrevista, peça aos estudantes que relatem por escrito a atividade, avaliando-a. Oriente-os a deixar claro o que foi significativo tanto em relação ao conteúdo abordado quanto em relação ao gênero entrevista.
Organize a leitura dos textos em voz alta para os colegas, orientando sobre a importância de pronunciar bem as palavras e fazer as pausas sugeridas pela pontuação.
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Os adultos não querem saber se vou querer morar numa praia ou num morro, se eu vou querer ter um monte de filhos ou nenhum, se vou ser engraçado ou sério, se vou querer ler muitos livros ou ver muita tevê, se eu vou ser alegre ou triste, se eu vou ser alto ou baixinho. Eles só querem saber no que eu vou trabalhar.
Então eles tinham que perguntar: "No que você vai trabalhar?", e não "O que você vai ser?".
Da próxima vez que um adulto me perguntar o que eu quero ser quando crescer, não vou responder uma profissão, porque eu não quero ser um trabalho, quero ser outras coisas também.
Quando eu crescer quero ser sabido (que nem motorista de táxi), quero saber fazer piada (que nem palhaço), viajar muito (que nem astronauta), e jogar videogame que nem o meu tio (que nem ele não, melhor, porque ele é meio ruim).
E também quero ser altão, alegre, morar na praia, ler livro e ver tevê ao mesmo tempo.
Ah, e eu quero ser legal. Mesmo que não seja palhaço, astronauta, escritor ou motorista de táxi.
José Roberto Torero. As primeiras histórias de Lelê. São Paulo: Panda Books, 2007. (Adaptado).
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia, em voz alta, o texto de José Roberto Torero. Depois, releia em voz alta o trecho a seguir desse mesmo texto.
"É chato porque não tem outras crianças para brincar, porque a tevê fica desligada, porque não tem videogame e porque não tem cachorro-quente nem sorvete, só uns pãezinhos pequenininhos com umas gosmas em cima."
-
A palavra porque, nesse trecho, reforça os motivos pelos quais a personagem acha a festa chata.
-
Reescreva esse trecho usando a palavra porque uma única vez.
É chato porque não tem outras crianças para brincar, a tevê fica desligada, não tem videogame e não tem cachorro-quente nem sorvete, só uns pãezinhos pequenininhos com umas gosmas em cima.
-
-
Leia, em voz alta, as palavras retiradas do trecho:
porque brincar fica cachorro-quente pequeninos - O que você observa ao pronunciar as letras c ou qu nessas palavras?
-
Agora complete outras palavras com c ou qu.
Espera-se que observem que essas letras são pronunciadas com um som quase igual, o que pode causar confusão na hora da escrita. É preciso escrever com atenção para não se confundir.
- qu adro
- mos qu ito
- qu atro
- c asa c o
- qu eijo
- xero c ar
- turísti c o
- a qu áti c o
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades complementares
Compreensão de textos
1. Após a leitura completa do texto, comente com a turma que a personagem central das narrativas costuma tentar desvencilhar-se de uma situação difícil. Faça-lhes, então, as seguintes perguntas:
- O que faz Lelê para sair da situação difícil em que se encontra? (Ele fica pensando nas respostas que daria aos adultos.)
Uma narrativa tradicional tem sempre um desfecho:
- Como termina a história de Lelê? (Ele conclui que os adultos não formulam as perguntas corretamente para as crianças e define o que quer ser quando crescer.)
Por fim, explique que as narrativas podem ser em 1a ou em 3a pessoa e levante mais algumas questões:
- Quem é o narrador na história de Lelê? (O próprio Lelê.)
- Como você sabe disso? Justifique sua resposta com trechos do texto. (Pelos verbos em 1a pessoa do singular. Qualquer trecho com o emprego do verbo na 1a pessoa.)
2. Certifique-se de que os estudantes compreenderam que Lelê é um narrador-personagem, ou seja, ele narra e participa da história, e que o texto está escrito em 1a pessoa. Antes de iniciar as atividades de "Para estudar o texto", selecione algum trecho e solicite-lhes que façam a transposição para a 3a pessoa, como:
"Da próxima vez que um adulto me perguntar o que eu quero ser quando crescer, não vou responder uma profissão, porque eu não quero ser um trabalho, quero ser outras coisas também." (Da próxima vez que um adulto perguntar a Lelê o que quer ser quando crescer, ele não vai responder uma profissão, porque ele não quer ser um trabalho, quer ser outras coisas também.)
Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Explique aos estudantes que ler em voz alta é fundamental para garantir a fluência leitora. Deixe claro que ler e reler são estratégias necessárias para a percepção de falhas e de ajustes necessários.
Organize a leitura para que todos participem. Se julgar mais produtivo, faça duplas e acompanhe o desenvolvimento da atividade.
No item a, explique que a conjunção porque tem função explicativa e, nesse caso, a repetição causou um efeito estilístico, enfatizando quanto o garoto estava entediado.
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2 Leia três vezes as palavras do quadro o mais rapidamente que puder.
crescer | amadurecer | florescer | fortalecer | nascer | engrandecer |
decrescer | enfraquecer | falecer | perecer | esmorecer | esmaecer |
-
Algumas dessas palavras do quadro podem ser o antônimo uma da outra. Identifique-as e escreva-as. Em seguida, leia cada palavra e seu(s) antônimo(s) duas vezes.
Crescer: decrescer; fortalecer: enfraquecer/esmorecer; nascer: falecer/perecer.
-
Copie no caderno as palavras do quadro, separando-as em duas colunas: palavras escritas com c e palavras escritas com sc (todas com som de s). Depois, complete as colunas com outras palavras escritas da mesma forma.
2. b) Palavras com c: amadurecer, enfraquecer, falecer, fortalecer, perecer, esmorecer, engrandecer, esmaecer. Palavras com sc: crescer, decrescer, florescer, nascer. Outras palavras: resposta pessoal.
Compreender o texto
3 A história contada por Lelê parece ser um desabafo.
-
Por que Lelê está desabafando?
Ele está indignado pois teve de ir a uma festa de adultos.
-
Qual adjetivo ele utiliza para caracterizar o tipo de festa em que estava?
Chato.
-
No terceiro e no quarto parágrafo, Lelê enumera cinco razões que justificam seu desabafo. Qual dessas razões tem maior grau de importância para ele? Justifique com uma expressão do texto.
Os adultos falam com as crianças como se elas fossem meio abobadas. O narrador usou a expressão "o pior é" ao apresentar essa razão.
4 Você concorda com todos os argumentos usados pelo narrador para justificar sua indignação? Acrescentaria outros? Comente. Respostas pessoais.
5 Leia estas frases e compare-as.
1 "Mas o pior mesmo é que todo mundo quer saber o que você vai ser quando crescer."
2 Mas o pior é que todo mundo quer saber o que você vai ser quando crescer.
-
A palavra mesmo provoca diferença de sentido entre os trechos? Por quê?
Sim. Ela modifica o sentido da expressão "o pior é que", acrescentando ao fato um grau de importância mais elevado.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Aproveite as palavras identificadas por eles como antônimas e peça que criem frases utilizando o sinônimo e o respectivo antônimo.
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP01, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP21, EF35LP22, EF05LP04.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 3 nível 3
Atividade 4 níveis 3 e 4
Atividade 5 níveis 2 e 3
Atividade 6 nível 1
Atividades 7, 8 e 9 nível 3
Atividade 10 nível 1
Atividade 3 nível 3
Compreensão de textos
Discuta com os estudantes como a linguagem adotada favorece a compreensão do estado emocional da personagem. Nota-se que se trata mais de um desabafo que de uma história. Leia com expressividade alguns trechos para que imaginem como é o narrador.
Atividade 4 níveis 3 e 4
Compreensão de textos
Ajude os estudantes a desenvolver a argumentação, fazendo perguntas que os levem a aprofundar a reflexão. Incentive-os a falar o que os deixa indignados em situação semelhante à apresentada na história e faça uma lista no quadro de giz, conforme eles forem falando.
Atividade 5 níveis 2 e 3
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Ajude os estudantes a entender que a palavra mesmo, na frase, reforça a expressão "o pior é que", dando a entender que é muito pior, que é verdadeiramente pior.
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6 Releia.
"- O que você vai ser quando crescer, Leocádio? Acho que você vai ser médico. Aposto que você vai ficar superbem de branco."
-
Por que a mulher achava que Lelê seria médico?
Porque, segundo ela, ele ficaria bem vestindo roupa branca.
-
Na sua opinião, essa justificativa foi satisfatória? Explique.
Espera-se que os estudantes respondam negativamente, uma vez que a boa aparência do garoto usando roupa branca não significa que ele será um bom profissional.
7 Para Lelê, a pergunta "O que você vai ser quando crescer?" deveria ser outra.
-
"Em que você vai trabalhar quando crescer?"
-
Porque, na opinião dele, quando os adultos fazem essa pergunta, estão interessados apenas em saber em que a criança vai trabalhar quando crescer.
8 Os itens a seguir apresentam características de alguns dos profissionais que Lelê admira. Qual é a profissão deles?
- É sabido, passeia por todos os lugares e ainda ganha dinheiro com isso. Motorista de táxi.
- Viaja muito. Astronauta.
9 O que Lelê considerou importante ao escolher as profissões favoritas?
Lelê considerou o modo de ser e de viver das pessoas que exercem essas profissões.
Diário ficcional é um texto em que o autor cria uma personagem que conta os acontecimentos vividos por ela em seu dia a dia, ou seja, as situações relatadas não são reais. Diferentemente do diário pessoal, em que o autor costuma escrever para si mesmo, o diário ficcional é voltado para o leitor. Assim, podem ser empregados alguns recursos para captar a atenção de quem lê, como justificar opiniões e demonstrar emoções e sensações da personagem sobre o que está sendo contado.
10 Assinale os trechos em que o narrador-personagem usa expressões informais, adequadas à faixa etária dele.
X "Ontem foi o maior chato."
"[...] a minha mãe não tinha com quem me deixar."
X "Tipo assim: quando eu perguntei onde era o banheiro [...]"
X "Pô, adulto não sabe conversar direito!"
"Os adultos não querem saber se vou querer morar numa praia [...]."
A linguagem informal é muito usada no diário ficcional. É como se a personagem conversasse com o leitor, expondo seus pensamentos.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7 nível 3
Compreensão de textos
Converse com os estudantes sobre a visão de Lelê a respeito do trabalho: ele é apenas uma parte da vida de uma pessoa. O menino acha que não é porque alguém trabalha como médico que é apenas um médico, pode ser também inteligente, engraçado etc.
Conduza uma conversa sobre a valorização das profissões. Inicie com uma enquete: pergunte quantos gostariam de ser professor, médico, advogado, taxista, caminhoneiro, cientista, músico, cozinheiro etc.
Em seguida, pergunte por que algumas profissões parecem ser mais valorizadas pela sociedade em geral. Algumas respostas possíveis: melhores condições financeiras, fama, combate às injustiças, preocupação com o meio ambiente etc.
Essa conversa tem por objetivo provocar uma reflexão, levantar questões, e não julgar ou chegar a respostas definitivas.
Atividades 8 e 9 nível 3
Compreensão de textos
Oriente os estudantes a atentar para a maneira como Lelê caracteriza cada profissional, o que fornece informações sobre ele, como a faixa etária. Leve-os a observar que a atividade 8 dá subsídios para a resposta da atividade 9.
Solicite a um estudante a leitura em voz alta do boxe que conceitua o diário ficcional. Faça pausas em determinados trechos para explicar e/ou retomar o conceito. No início, relacione o termo ficcional com a informação de "situações não reais".
Depois, explore o contexto de produção, mostrando quem é o emissor e quem é o destinatário em cada situação. Finalize conversando com os estudantes sobre como poderiam ser os recursos mencionados para captar a atenção de quem lê. Ajude-os a entender que o autor pode optar por explicar uma situação ou descrever detalhadamente uma cena, por exemplo.
Em seguida, peça uma leitura silenciosa para verificar se alguém ainda tem dúvida a respeito desse gênero de texto e esclareça o que for necessário.
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Ampliar o vocabulário
11 Troque as gírias destacadas nas frases por expressões da linguagem formal.
-
"[...] porque eu sou grosso no futebol e quando eu uso roupa branca sempre fico o maior sujo."
Sugestão: ... porque eu não jogo bem futebol e me sujo muito quando uso roupa branca.
-
"[...] eu podia ser palhaço, porque é legal fazer os outros darem risada."
Sugestão: ... porque é muito bom / estimulante / prazeroso fazer os outros darem risada.
-
"Depois um cara com cara de velho, mas com cabelo bem preto [...]"
Sugestão: Depois um homem que parecia ser velho (ou ser mais velho)...
12 Leia as expressões destacadas e explique o sentido delas nas frases.
Na primeira frase, espera-se que os estudantes respondam que a expressão significa que o menino estava muito parecido com a mãe dele. Na segunda, que nem significa "como", "igual".
- "- Sabe que você está a cara da sua mãe?"
- "Quando eu crescer quero ser sabido (que nem motorista de táxi) [...]."
13 Copie do texto as palavras ou expressões que podem substituir os termos destacados a seguir.
- Festa de adulto é maçante. maior chato
- Os adultos falam com o menino como se ele fosse tolo. abobado
- O trabalhador dá uma pausa em seu horário de trabalho. paradinha
14 Qual é o sentido da expressão destacada no trecho abaixo?
"'O que você vai ser quando crescer?', 'O que você vai ser quando crescer?', 'O que você vai blá-blá-blá...?'."
Ela indica mais repetições dessa pergunta, o que incomoda o menino.
Para ler em casa
Faça um resumo oral do texto O que Lelê vai ser quando crescer? para seus familiares. Conte sobre a crítica que a personagem faz aos adultos e emita sua opinião. Ouça com atenção a opinião deles.
Em seguida, converse com eles sobre algumas profissões que existiam antigamente e que hoje não existem mais. Verifique se eles sabem explicar a você o que cada profissional mencionado fazia.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulárioHabilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP11, EF35LP12.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividades 11 a 14
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Estas atividades estão relacionadas entre si e permitem que o estudante explore a linguagem em contexto formal e informal. Converse com eles sobre a utilização de diferentes linguagens em situações variadas. Pergunte em quais contextos deve ser usada a linguagem formal. O objetivo é que percebam que a escolha deve ser feita de acordo com a situação comunicativa (quem são os interlocutores, qual é o assunto, qual é o meio, qual é a finalidade do texto).
Finalizada a atividade 13, ajude-os a perceber que os termos destacados nas frases são usados em situações mais formais. Mostre que fizeram nesta atividade o oposto do que foi feito na atividade 11.
Se julgar pertinente, converse sobre outros tipos de variação, como a geográfica.
Aproveite as atividades propostas para ampliar o vocabulário da turma e rever a ortografia de palavras mais complexas. As sugestões fornecidas por eles podem ser escritas no quadro com destaque para palavras que podem ser consideradas "novas".
Crie uma lista com essas palavras e, em seguida, solicite a leitura em uníssono. Retome aquelas em que apresentarem dificuldade, explicando os motivos; por exemplo, questões fonéticas relacionadas às estruturas silábicas mais complexas.
Para ler em casa
Retome a sequência de eventos do texto para certificar-se de que os estudantes estão preparados para recontá-lo em casa, promovendo a Literacia Familiar. Sugira que anotem as profissões mais interessantes mencionadas na conversa que Lelê teve com algumas pessoas.
Atividade complementar
Produção de escrita Desenvolvimento de vocabulário
Após a atividade 11, proponha aos estudantes a elaboração de um quiz sobre gírias. Para dar mais dinamismo à atividade, ela pode ser feita em duplas. Instrua-os a fazer uma lista com as gírias que eles conhecem e a criar questões com três opções de respostas, sendo que uma delas deve apresentar o significado correto da gíria. Recolha todas e monte uma atividade única para ser trabalhada com todos. Elimine as gírias repetidas e inadequadas.
74
Estudo da língua
Concordância nominal
1 Releia este trecho do diário ficcional.
"Os adultos não querem saber [...] se vou ser engraçado ou sério, se vou querer ler muitos livros ou ver muita tevê, se eu vou ser alegre ou triste, se eu vou ser alto ou baixinho."
-
Copie os adjetivos do trecho.
Engraçado, sério, alegre, triste, alto, baixinho.
-
Essa é uma fala de Lelê. E se fosse a amiga Zezé falando, como ficaria essa fala? Reescreva o trecho prestando atenção na concordância.
Os adultos não querem saber se vou ser engraçada ou séria, se vou querer ler muitos livros ou ver muita tevê, se eu vou ser alegre ou triste, se eu vou ser alta ou baixinha.
2 Releia mais este trecho.
"Mas o pior é que em festa de adulto eles falam com a gente como se a gente fosse meio abobado."
-
A quem Lelê se refere ao usar a expressão destacada no trecho?
Ao usar a gente, Lelê refere-se às crianças.
-
Qual adjetivo ele usa para caracterizar a expressão em destaque?
Abobado.
3 Observe as palavras em destaque no trecho a seguir.
"E também quero ser altão, alegre, morar na praia, ler livro e ver tevê ao mesmo tempo.
Ah, e eu quero ser legal. Mesmo que não seja palhaço, astronauta, escritor ou motorista de táxi."
-
A que classe gramatical pertencem essas palavras?
À classe dos adjetivos.
-
Reescreva cada frase substituindo essas palavras por outras que tenham o mesmo sentido.
E também quero ser bem alto, contente, morar na praia... Ah, e eu quero ser bacana... Professor: aceite outros adjetivos e outras construções desde que coerentes com o sentido das frases.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
Concordância nominal
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP07, EF05LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividades preparatórias
Compreensão de textos
1. Antes de iniciar esta seção, peça aos estudantes que releiam este trecho de Os bichos da minha casa, de Clarice Lispector, apresentada na unidade 2.
"Tenho um amigo que, quando era menino, criou um rato branco. Fiquei com tanto nojo que só quero apertar a mão de meu amigo quando passar o susto. Seu rato era, na verdade, uma rata e se chamava Maria de Fátima."
Clarice Lispector. A mulher que matou os peixes. 13. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
-
Faça as seguintes perguntas:
- De qual animal trata o texto? (De um rato.)
- O nome do animal é um substantivo. Classifique-o quanto ao gênero e ao número. (Masculino e singular.)
- Qual adjetivo é empregado para qualificar o animal? (Branco.)
- Classifique o adjetivo quanto ao gênero e ao número. (Masculino e singular.)
2. Solicite-lhes então a releitura de outro trecho do mesmo conto.
"Por exemplo: tenho baratas. E são baratas muito feias e muito velhas que não fazem bem a ninguém."
Clarice Lispector. A mulher que matou os peixes. 13. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
-
Peça que façam o que se pede:
- Identifique o substantivo que nomeia o animal de que se está falando. Depois, identifique os adjetivos que o caracterizam. (Baratas; feias, velhas.)
- Classifique o substantivo e os adjetivos quanto ao gênero e ao número. (Feminino e plural.)
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4 Nos itens a seguir, circule o adjetivo que se refere a cada profissão.
- Palhaço: engraçadox, brincadeira, divertir.
- Escritor: imaginação, criativox, fantasiar.
- Jogador de futebol: driblar, disposição, habilidosox.
-
Médico: cuidadosox, prevenir, cautela.
- Crie uma frase, no caderno, para cada profissão com o adjetivo que a caracteriza. Resposta pessoal.
5 Releia abaixo os adjetivos da atividade 4 em destaque, observando o que eles têm em comum.
jogador de futebol habilidoso | médico cuidadoso |
-
Agora, escreva outros adjetivos com a terminação -oso ou -osa para os substantivos a seguir.
Espera-se que os estudantes escrevam adjetivos terminados em -oso/-osa.
artista | professor | cozinheira |
enfermeira | escritor | recepcionista |
6 Leia as palavras do quadro.
apaixonado
resistente
disciplinado
confiante
sabedoria _____ X
- Encontre a palavra instrusa do quadro acima e sublinhe-a.
-
Essa palavra é:
- X substantivo.
- adjetivo.
- verbo.
-
As outras palavras do quadro são:
- substantivos.
- X adjetivos.
- verbos.
- Agora, escolha dois adjetivos do quadro com os quais você mais se identifica e complete. Resposta pessoal.
Eu sou e .
A concordância nominal baseia-se na relação que se estabelece entre o substantivo e as palavras que se referem a ele. Essas palavras devem concordar entre si, em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).
Os adjetivos concordam com os substantivos a que se referem.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Desenvolvimento de vocabulário
Peça aos estudantes que justifiquem a escolha que fizeram em cada item e explore as representações que eles possuem das profissões.
Trabalhe com a leitura das palavras para treinar a fluência e a velocidade.
Organize a leitura oral, em pequenos grupos, de todas as palavras. Oriente-os a ler em uníssono, com velocidade.
Atividade complementar
Produção de escrita
Aproveite as palavras da atividade 4 para solicitar-lhes que criem frases declarativas, interrogativas e exclamativas e, depois, as leiam em voz alta com a devida atenção à pontuação.
Atividade complementar
Antes de realizarem a atividade 6, peça aos estudantes que releiam estes parágrafos finais da narrativa Os bichos da minha casa.
"Meu livro sobre coelhos se chama assim: O mistério do coelho pensante. Gosto muito de escrever histórias para crianças e gente grande. [...]
Se vocês gostam de escrever ou desenhar ou dançar ou cantar, façam porque é ótimo: enquanto a gente brinca assim, não se sente mais sozinha, e fica de coração quente."
Clarice Lispector. A mulher que matou os peixes. 13. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
-
Peça que classifiquem os substantivos quanto ao gênero e ao número e identifiquem os adjetivos que os caracterizam.
- coelho (masculino e singular; pensante)
- gente (feminino e singular; grande)
- coração (masculino e singular; quente)
Os adjetivos que têm uma só forma para os dois gêneros são chamados de adjetivos uniformes, conceito que não é oportuno apresentar agora aos estudantes.
Ao ler o boxe de sistematização, comente que outras palavras, além do adjetivo, acompanham os substantivos (artigos, numerais, pronomes) e também concordam com eles. Para exemplificar, proponha-lhes que substituam coelho por raposa e livro por revista na frase:
O meu livro sobre coelhos se chama assim: O mistério de um coelho pensante. (A minha revista sobre raposas se chama assim: O mistério de uma raposa pensante).
Ressalte as alterações no artigo e no pronome possessivo.
Atividade 6
Desenvolvimento de vocabulário
Promova uma reflexão que leve os estudantes a concluir que a palavra intrusa, sabedoria, é um substantivo formado a partir do adjetivo sábio.
76
7 Leia estas frases e, com uma seta, ligue os adjetivos aos substantivos a que se referem.
- "E uma mulher com unha comprida falou: — Sabe que você está a cara da sua mãe?"
- "Para o homem de cabelo preto eu ia dizer: 'Tenho quase nove, mas um dia vou ter cento e vinte que nem você!'."
- "[...] porque eu sou grosso no futebol e quando eu uso roupa branca sempre fico o maior sujo".
8 Complete as frases com os adjetivos a seguir, acertando a concordância quando necessário. Cada um dos adjetivos só poderá ser usado uma vez.
comprido
pequeno
sujo
desligado
- Até o rádio estava desligado naquela festa.
- Aqueles sanduíches pequenos não matavam a fome de ninguém.
- O homem de cabelo preto tinha uma barba comprida .
- As minhas roupas sempre ficam sujas nos aniversários.
9 Faça a concordância, escolhendo o adjetivo adequado.
- O menino e a menina foram espertos . (esperto/espertos/espertas)
- Minha amiga da escola é muito estudiosa . (estudiosa/estudiosos/estudiosas)
- As alunas atentas anotaram o que deveriam estudar. (atenta/atentas/atentos)
- A secretária deixou vazias as pastas dos estudantes. (vazios/vazias/vazia)
- O menino e a irmã eram bons estudantes. (bons/bom/boa)
- Minha mãe e meu pai são muito compreensivos . (compreensivas/compreensivos)
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Compreensão de textos
Nos casos em que há apenas um substantivo e um adjetivo, a concordância ocorre em gênero e número, como em: menino bonito e meninas bonitas. No primeiro caso, o adjetivo bonito é flexionado para concordar com o substantivo menino, que está no masculino singular. Já no segundo caso, a concordância se dá em gênero (feminino) e em número (plural) por causa do substantivo meninas (que está no feminino e no plural).
Há casos, no entanto, em que um adjetivo é anteposto a mais de um substantivo, concordando, então, com o mais próximo (bonito menino e menina). Em geral, quando há adjetivo após dois substantivos, ele concorda em gênero com o substantivo mais próximo ou com todos eles (livros e revistas novas). Em relação ao número, dependendo do contexto, pode concordar tanto com o substantivo mais próximo como com ambos, ficando no plural (livro e revistas novas), como ocorre nos itens da atividade.
Ao trabalhar a concordância nominal, é importante verificar como está o aprendizado da turma em relação às classes de palavras e suas flexões. Proponha atividades em que os estudantes reconheçam gênero e número de alguns substantivos, adjetivos, artigos e pronomes em determinado trecho de um dos textos da unidade; em seguida, apresente-lhes outros exemplos para que ampliem o vocabulário.
Leve-os sempre a localizar primeiro o substantivo, identificando o gênero e o número em que está flexionado. Depois, oriente-os a analisar os termos referentes a ele, concluindo que devem estar na mesma flexão.
Atividades complementares
Desenvolvimento de vocabulário
1. Após a atividade 8, peça aos estudantes que estabeleçam a concordância nominal, escolhendo o adjetivo adequado.
- (má/mau/maus) hora e lugar (má hora e lugar)
- (sérios/sérias) encargos e obrigações (sérios encargos e obrigações)
- (a aplicada/as aplicadas) tia, prima e sobrinha (as aplicadas tia, prima e sobrinha)
- Estudo a língua e a literatura (portuguesa/portuguesas). (ambas estão corretas)
Retome com os estudantes a diferença entre mau (adjetivo) e mal (advérbio). Converse sobre o significado de aplicadas, uma vez que não deve ser comum no repertório deles.
2. Se julgar pertinente, apresente para a turma a definição de concordância nominal disponível na página a seguir.
- MiniGramática. Disponível em: https://oeds.link/3g2Yj3. Acesso em: 19 jul. 2021.
77
Produção escrita
Versos para letra de canção
Você já pensou em como deve ser o dia a dia dos profissionais de sua cidade? O que cada um faz? Com quais materiais trabalha?
Você e um colega vão escrever versos para uma letra de canção e apresentá-los à turma.
Preparação
Faça uma primeira leitura silenciosa dos versos da letra da canção. Em seguida, responda às questões.
O Bloco dos Pasteleiros I
Nós somos os pasteleiros
da loja da rua da feira
os pastéis são bem gostosos
mas um dia deu bobeira
em lugar de óleo quente
a gente pôs água fria
o pastel virou sorvete
e ficou uma porcaria!
CD Roda gigante — Canções de Gustavo Kurlat. São Paulo: Palavra Cantada, 1998. Produção Escola Viva.
1 Converse com os colegas.
- Por que os pastéis deram errado? Porque os pasteleiros puseram água fria no lugar de óleo quente.
- É possível o pastel virar sorvete colocando água fria nele? Resposta pessoal.
- Qual é a graça dessa canção? Espera-se que os estudantes percebam que o nonsense (a falta de sentido) é que produz a graça, o humor. O texto poético trabalha mais a arrumação das palavras visando à sonoridade; mais o ritmo do que propriamente o sentido.
2 Leia o boxe para lembrar o que é rima e verso.
-
Quais palavras rimam na letra dessa canção?
feira / bobeira; fria / porcaria
Lembre-se:
- Rima é a repetição de sons idênticos ou semelhantes, geralmente na sílaba final das palavras dos versos.
- Verso é cada uma das linhas de um poema.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
Versos para letra de canção
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP23, EF35LP27, EF05LP06, EF05LP26, EF05LP27.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
A canção "O Bloco dos Pasteleiros I" está no CD Roda gigante, de 1998, com músicas de Gustavo Kurlat.
O texto a seguir explora o gênero letra de canção.
Canção
Os gêneros textuais poema e canção [...] são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo.
Assim, ambos os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas têm no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético.
No caso da canção, a combinação harmoniosa dos sons dos instrumentos é acrescida da musicalidade das palavras. É no ritmo que a canção se distingue um pouco mais do poema [...]. Muitas vezes, a nossa leitura "muda" quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula. [...]
Tecendo saberes. E. E. Senador Filinto Müller. Barra do Garças, MT. Disponível em: https://oeds.link/w725pu. Acesso em: 20 jul. 2021. (Fragmento).
A música "O Bloco dos Pasteleiros I" foi cantada por estudantes de uma escola paulistana para um trabalho de matemática. Você pode encontrar outras informações no link abaixo, disponível em:
-
https://oeds.link/hcBaJN. Acesso em: 21 jul. 2021.
Se possível, exiba para a turma o vídeo de Gustavo Kurlat, no qual ele canta essa música. Também é possível exibir apenas o trecho em que a música é cantada (de 04:25 até 05:13).
- Quintal da Cultura — Gustavo Kurlat parte 2. Disponível em: https://oeds.link/IjF7aY. Acesso em: 21 jul. 2021.
78
Planejamento
3 Converse com um colega. Escolham uma profissão e pensem no que fazem as pessoas que a exercem e nos materiais necessários para isso.
Escrita
4 Escrevam no caderno uma letra de canção relacionada à profissão escolhida.
- Componham rimas em toda a letra, combinando-as de diferentes maneiras: a última palavra do primeiro verso pode rimar com a última palavra do segundo verso ou com a última palavra do terceiro verso. Após a avaliação do professor, faça as alterações por ele sugeridas.
- Lembrem-se de dar um título para a canção!
Avaliação e reescrita
5 Leiam a letra da canção que vocês fizeram e assinalem "sim" ou "não" na tabela de avaliação.
Avaliação dos versos da letra de canção | Sim | Não |
---|---|---|
Foi criado um título para a canção? Respostas pessoais. | ||
Os versos estão rimando? | ||
Há alguma palavra que pode ser substituída? | ||
As palavras estão escritas corretamente? |
- Se necessário, reescrevam a letra.
- Em uma roda de conversa, contem o que acharam de escrever uma letra de canção e comentem também a experiência de criar rimas. Foi fácil?
Socialização
6 Conversem com o professor.
- Decidam com o professor como vocês vão compartilhar o que produziram.
- Vocês podem pendurar as letras de canção em um varal na sala de aula ou publicá-las no blog da turma (se houver) para que os colegas possam ler.
Para ler em casa
Leia em voz alta a letra da canção O Bloco dos Pasteleiros I para as pessoas que moram com você. Em seguida, peça a alguma delas que leia a versão produzida por vocês na escola. Pergunte o que elas acharam.
MANUAL DO PROFESSOR
PlanejamentoAtividade 3
Produção de escrita
A escolha da profissão e dos materiais necessários para exercê-la, visando à produção de versos para uma letra de canção, deve levar em consideração que o texto aborda uma trapalhada, um engano ocasionado por uma troca acidental de material ("em lugar de usar... a gente pôs/usou..."). Após a elaboração da lista, reforce isso com os estudantes.
EscritaAtividade 4
Produção de escrita
Oriente os estudantes a pensar na sonoridade e no ritmo no momento da escrita, escolhendo palavras com atenção para esses aspectos. Disponibilize dicionários para que busquem novas palavras, ampliando o repertório e a capacidade de rimar e criar versos.
Oriente-os a ler o texto produzido em voz alta para avaliar se conseguiram dar ao texto a sonoridade e o ritmo acima mencionados. Aproveite o momento para explorar a expressividade na leitura.
Comente sobre a importância da pontuação nas letras de música. A vírgula deve ser usada, por exemplo, para separar orações, em vocativos e enumerações. O ponto final geralmente aparece no fim de cada estrofe. Pontos de interrogação devem ser usados quando há uma pergunta no verso, pontos de exclamação quando há uma ênfase no verso.
Relembre que os pronomes podem ser usados para evitar repetições. Fique à disposição para dar sugestões ou esclarecer dúvidas no processo de escrita.
Oriente os estudantes sobre o uso da flexão verbal e da nominal adequadas. Mencione que a concordância verbal (ou sua ausência intencional, ou seja, que tenha uma função na letra) pode ser usada para provocar determinados efeitos de sentido em criações artísticas, como as canções.
Incentive-os a fazer a composição lendo os versos em voz alta, para que fiquem adequados no momento de cantá-los.
Avaliação e reescritaAtividade 5
Instrua os estudantes a preencher a tabela de avaliação, recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes. Faça a leitura das questões propostas e esclareça as dúvidas. Ao tratar da questão sobre a escrita correta das palavras, chame a atenção também para a acentuação delas, quando for o caso.
Certifique-se de que os estudantes fizeram as alterações sugeridas em sua correção. Se houver necessidade de reescrita, acompanhe o processo.
Para ler em casa
Motive os estudantes em relação à leitura proposta. Se necessário, ouça algumas leituras ou proponha que eles façam releituras antes da atividade em casa. Incentive-os para esse importante momento de troca com os familiares, valorizando, assim, a Literacia Familiar.
79
Produção oral
Cantoria
Agora, chegou a hora de você e seu colega apresentarem para a turma a letra da canção que fizeram!
Planejamento
1 Memorizem a letra e ensaiem.
- Se um de vocês souber tocar um instrumento, aproveite para acompanhar a música com ele.
- Ensaiem juntos quantas vezes forem necessárias para memorizar a letra da canção que recriaram.
Apresentação e socialização
2 Apresentem a canção para a turma.
- No dia combinado com o professor, arrumem o espaço de modo que vocês se sintam confortáveis.
- Apresentem a canção conforme vocês ensaiaram.
- Tenham em mãos o texto escrito para consultá-lo em caso de necessidade.
- Prestem atenção na apresentação dos colegas: foi igual ou diferente da de sua dupla?
Avaliação
3 Avaliem o desempenho de vocês respondendo às questões da tabela abaixo.
Avaliação da apresentação da canção | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês conseguiram ensaiar bastante antes da apresentação? | ||
Vocês gostaram das canções uns dos outros? | ||
Como foi a experiência de cantar para a turma? | ||
Todos ficaram atentos às apresentações dos colegas? | ||
Há algo a melhorar em uma próxima apresentação desse tipo? | ||
Sugestões Respostas pessoais. | ||
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
Cantoria
Habilidades da da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP13, EF35LP18, EF35LP19.
Componente da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Procure deixar os estudantes à vontade e criar um clima de descontração e de diversão. Se possível, grave a melodia tocada em violão para que ensaiem cantando a letra escrita por eles.
Converse com a turma sobre a possibilidade de gravar a música para depois compartilhar com colegas de outras séries ou com a família.
AvaliaçãoAtividade 3
Oriente os estudantes a preencher a tabela de avaliação, um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite acompanhar seu processo de aprendizagem.
Os cantadores repentistas são artistas independentes e itinerantes que se apresentam tocando e cantando versos de maneira improvisada e momentânea.
Para inspirar os estudantes e ampliar seu repertório de rimas, exiba a letra e/ou o áudio de alguns repentes, que podem fornecer um rico material para o trabalho com variedade linguística e ampliação de léxico. Faça uma lista das palavras e/ou expressões novas e ajude-os na compreensão do significado.
No artigo a respeito de criatividade, improviso e técnicas, de Márcio Madeira e Rodolfo Rodrigues, é possível conhecer algumas composições, bem como sua análise.
- "Criatividade, improviso e técnicas: Uma possibilidade de integrar o repente no ensino de música nas escolas de ensino básico", de Márcio Madeira e Rodolfo Rodrigues. Disponível em: https://oeds.link/v3DnLj. Acesso em: 20 jul. 2021.
80
Oficina de criação Criando histórias em quadrinhos
Leitura
Faça uma leitura expressiva da história em quadrinhos a seguir, prestando atenção no formato dos quadrinhos e no humor da história.
Vamos explorar a história em quadrinhos
1 Converse com os colegas sobre a história em quadrinhos.
-
Por que a letra do terceiro e do último quadro é diferente da dos outros?
Para exemplificar a representação do texto da carta.
-
Snoopy recebe uma carta assinada pelos editores. Na sua opinião, o que faz um editor de texto?
Resposta pessoal.
-
Quais são as onomatopeias da tirinha? O que elas representam?
Aagh! (o som produzido por Snoopy, por seu descontentamento, que parece um grito); Bam!; Crash; Wham! (os sons produzidos quando Snoopy desconta sua raiva na caixa postal).
As histórias em quadrinhos (HQs) podem conter imagens, diálogos, onomatopeias, letras diferentes e balões de diversos formatos, bem como ter situações com efeito de humor. Apresentam uma sequência de quadrinhos e uma ou mais personagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação — Criando histórias em quadrinhos
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP14, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP07, EF35LP08, EF05LP10, EF05LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Atividade 1
Compreensão de textos
Solicite a um estudante que faça, em voz alta, a leitura do boxe conceito sobre história em quadrinhos
Retome com a turma o conceito de onomatopeia e explique que esse recurso é importante nas HQs por aumentar a expressividade do discurso.
Relembre que a onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais de objetos, de pessoas ou de animais (por exemplo: tic-tac: som do relógio; toc-toc: som de bater na porta; snif snif: som de pessoa triste, chorando etc.).
Chame a atenção dos estudantes para os detalhes que distinguem cada balão. Peça que observem os exemplos e que façam um levantamento das diferenças.
Segundo Sérgio Roberto Costa (Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 125-126), a história em quadrinhos (HQ) surgiu no final do século XIX e foi muito repercutida nos Estados Unidos. Depois, espalhou-se por outros países e tornou-se um fenômeno cultural de massa. O texto e a imagem têm, em geral, o mesmo peso e dependem um do outro.
Oriente os estudantes a prestarem atenção ao cenário, aos sons representados por onomatopeias e símbolos, às expressões faciais das personagens, bem como aos demais gestos executados por elas. Lembre-os de que a passagem do tempo pode ser expressa com cores, com elementos que denunciem a hora do dia (como Lua/Sol/estrelas) ou, ainda, por uma informação anexa (como um pequeno quadro indicando, por exemplo, "Após três meses...").
81
Vamos escrever e desenhar
2 Elabore uma história em quadrinhos.
- Para criar sua história em quadrinhos, pense em uma profissão que você gostaria de ter.
- Depois, faça o rascunho do roteiro (texto), lembrando-se de dar continuidade às cenas em cada quadrinho da história. Peça orientação ao professor.
- Para ilustrar os quadrinhos, você pode desenhar ou fazer uma colagem.
- Utilize diferentes tipos de balões, escrevendo neles as falas das personagens de forma legível. Não se esqueça de explorar onomatopeias.
Veja outros exemplos de balão.
Avaliação
3 Avalie sua produção preenchendo a tabela. Respostas pessoais.
Avaliação da história em quadrinhos | Sim | Não |
---|---|---|
A história apresenta uma sequência lógica: começo, meio e fim? | ||
Os desenhos mostram a ideia que você quis passar? | ||
Você usou onomatopeias? | ||
Elaborou diferentes tipos de balões, adequados às situações? |
Reescrita e socialização
4 Revise e reescreva.
- O professor vai ler seu texto. Com base nas sugestões dele e na sua autoavaliação, passe seu trabalho a limpo.
5 Com os colegas, organize uma roda de leitura.
- Cada um vai passar sua tirinha aos colegas para que a apreciem, observando os desenhos ou as colagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos escrever e desenharAtividade 2
Produção de escrita
Chame a atenção dos estudantes para a presença/ausência de balões na HQ que estão produzindo e para os diferentes tipos de letra que devem ser usados: fontes, cores, tamanho, posicionamento no quadro.
Para ajudá-los, proponha um exercício: cada estudante deve escolher uma sensação ou sentimento, criar uma frase (ou desenho) e escrevê-la usando um balão e uma letra que contribuam para transmitir a mensagem. Alguns exemplos de sentimentos/sensações: amor, náusea, irritação, frustração, raiva, saudade, alegria.
Para envolvê-los mais, faça um sorteio dos sentimentos/sensações. Provavelmente, alguns deles serão repetidos, o que será interessante para analisar a diversidade de recursos tipográficos utilizados para transmitir o mesmo sentimento/sensação.
AvaliaçãoAtividade 3
Reforce a importância da avaliação, instigando os estudantes a verificar se a HQ que produziram está em uma sequência lógica e se texto e imagem estão complementando um ao outro.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços.
Reescrita e socializaçãoAtividades 4 e 5
Produção de escrita
Se necessário, oriente-os a reescrever a HQ ou a fazer ajustes e a apresentá-la em uma roda de leitura.
Caso haja sala de informática na escola, proponha a criação da HQ por meio de programas de edição de imagens ou até de texto. Se você se sentir à vontade com o uso de tecnologias, pode buscar aplicativos/sites gratuitos de produção de histórias em quadrinhos, como os disponíveis nos links a seguir.
- https://oeds.link/FSbyaz. Acesso em: 20 jul. 2021.
- https://oeds.link/jANn16. Acesso em: 20 jul. 2021.
82
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler a seguir um conto popular originário da África, narrado pelo povo iorubá. A história mostra uma maneira bastante incomum de uma pessoa escravizada desenvolver sua vocação.
- A escravidão infelizmente sempre fez parte da história da humanidade. Quantas coisas você imagina que uma pessoa poderia realizar se, em vez de escravizada, fosse livre e pudesse desenvolver sua vocação? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura em voz alta do professor e observe como ele pronuncia as palavras, muda a entonação e faz as pausas de acordo com os sinais de pontuação.
- Destaque as palavras desconhecidas e, no final, compartilhe-as com os colegas. Busque o significado delas em um dicionário.
-
Odedirã, personagem principal da história, poderia ter trabalhado em diversas profissões. Descubra quais são essas profissões.
Ele poderia ter sido dono de granja, fazendeiro, banqueiro, industrial e rei.
O escravo que guardou os ossos do príncipe
Havia um escravo chamado Odedirã, que vivia perseguido pelo seu senhor.
Odedirã um dia ganhou um pintinho de um vizinho. Ele o criou até que se tornasse uma galinha.
A galinha pôs ovos e chocou. Nasceram muitos pintinhos que Odedirã criou. A criação de galinhas foi crescendo.
Um dia, voltando da roça, ele encontrou todas as suas galinhas e todos os seus galos mortos.
O seu senhor disse:
"Tu és escravo ou dono de uma granja?".
Odedirã ficou tristíssimo, mas não disse nada.
Limpou os frangos mortos, salgou e defumou a carne e a guardou.
Um dia ele ganhou uma cabritinha. A cabritinha cresceu e se tornou uma bela cabra, que deu muitos filhotes. A criação de cabras foi crescendo.
Um dia, voltando da roça, encontrou todas as suas cabras e todos os seus cabritos mortos.
O seu senhor disse:
"Tu és escravo ou fazendeiro?".
Odedirã ficou tristíssimo, mas não disse nada.
Limpou os animais mortos, salgou e defumou a carne e a guardou.
Quando veio a seca e faltou comida no seu país, Odedirã vendeu as carnes defumadas e guardou o dinheiro.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP15, EF15LP16, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP12, EF35LP26, EF35LP29, EF05LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Antes da leitura, converse com os estudantes sobre os contos populares: historicamente, segundo Sérgio Roberto Costa, "são herança de crenças e mitos primitivos que se adaptaram a novos contextos culturais" (Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 75).
São textos breves, com uma única ação, e quem conta a história é um narrador que não participa dela, um narrador-observador (em 3a pessoa). De modo geral, eles têm a intenção de educar e de transmitir os valores culturais de uma geração a outra, além de entreter. As personagens não apresentam características particulares, e é comum representarem uma classe social ou um grupo.
De origem normalmente desconhecida, muitos desses contos foram responsáveis pela continuidade de culturas que não possuíam a escrita. De tradição oral, apresentam vocabulário coloquial e enunciados repletos de diálogos, os quais não apenas facilitam o entendimento como também aproximam o leitor/ouvinte.
Eles são considerados universais e móveis, uma vez que retratam sentimentos e situações vivenciados por pessoas de qualquer parte do mundo (amor, ódio, inveja, medo, alegria etc.) e por poderem ser adaptados a qualquer povo e aos valores locais.
83
Um dia, voltando da roça, encontrou o seu senhor muito bem vestido.
Ele comprara ricas roupas, sapatos finos e belas joias.
O escravo percebeu com que dinheiro tudo havia sido comprado, quando o seu senhor lhe disse:
"Tu és escravo ou banqueiro?".
Vendo a tristeza do escravo, o senhor disse:
"Comprei para ti este monte de ossos. Quem sabe tu não começas uma fábrica de botões e te transformas num industrial? Pois parece que escravo tu não queres ser."
Odedirã nada respondeu e guardou os ossos.
Logo, logo, passaram por ali emissários do rei. Uma grande desgraça se abatera sobre o reino. O príncipe herdeiro havia morrido e, se isso não bastasse, mercenários sem escrúpulos tinham roubado o esqueleto do príncipe morto.
Os soldados procuravam os ossos por todo o país, será que alguém sabia dos despojos principescos?
Odedirã foi para dentro e voltou com uma caixa.
"Aqui estão os restos do nosso amado príncipe", ele disse. "Foram abandonados aqui por ladrões em fuga", completou.
O rei ficou muito grato pela recuperação do esqueleto do filho.
Os ossos foram enterrados na capital do reino com todas as solenidades funerárias costumeiras.
Odedirã e seu senhor foram levados aos funerais como convidados especiais, como salvadores da pátria.
Ao final da cerimônia, o rei libertou o escravo Odedirã, adotou-o como filho e o declarou seu príncipe herdeiro.
Odedirã deu um pouco de dinheiro ao seu antigo senhor para que ele voltasse para casa e disse-lhe:
"Quando eu era teu escravo, só para me roubar, vivias perguntando o que eu era. Mas nunca soubeste o que eu queria ser. Eu não queria ser dono de granja, não queria ser fazendeiro nem banqueiro. Muito menos industrial. Eu só queria ser rei".
E entrou no palácio abraçado com o pai adotivo.
Reginaldo Prandi. Os príncipes do destino: histórias da mitologia afro-brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
- Defumou (a carne):
- secou, expondo à fumaça.
- Mercenários:
- pessoas que trabalham apenas por dinheiro.
- Sem escrúpulos:
- sem integridade de caráter.
- Despojos principescos:
- restos do príncipe.
- Solenidades funerárias:
- cerimônias de enterro.
MANUAL DO PROFESSOR
Para a complementação do assunto aqui tratado, sugerimos a leitura, pelos estudantes, do livro Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis, da escritora Jarid Arraes (São Paulo: Cia. das Letras, 2020), que conta a história de várias mulheres negras, entre elas Antonieta de Barros, nascida em 1901 e primeira deputada estadual negra do Brasil; e Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, uma princesa africana que viveu no século XVII e acabou sendo presa e escravizada após perder uma guerra.
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Após a leitura do conto popular O escravo que guardou os ossos do príncipe, proponha aos estudantes que encontrem no dicionário, o mais rápido possível, o significado de palavras por eles desconhecidas. Oriente-os a compartilhar com os colegas as palavras encontradas e anote-as no quadro de giz, para que copiem palavra e respectivo significado no caderno. Peça que, em duplas, criem frases com as palavras cujo significado acabaram de descobrir e que as leiam para os colegas. Observe a prosódia na leitura dessas frases.
Informe que os Iorubá são um povo africano (mais comumente encontrado na República Federal da Nigéria). Durante o período colonial, muitos deles foram trazidos ao Brasil. Aqui, foram denominados nagôs e, na Bahia, exerceram forte domínio social e religioso sobre outros grupos escravizados.
Além de terem sido escravizados e, portanto, impedidos de desenvolver a própria vocação, há poucos registros sobre negros e negras que tiveram papel relevante na história de nosso país. Eles sofrem, até hoje, consequências do racismo e encontram menos oportunidades de desenvolver suas vocações.
Para saber um pouco mais sobre o tema e outros aspectos atuais da cultura africana e da afro-brasileira, como o pioneirismo do Bloco de Carnaval Ilê Ayê, que propôs, por meio da música, a valorização dessas culturas, recomendamos o episódio a seguir.
- "Que Bloco é esse?", episódio 15 do podcast História Preta, produzido por Thiago André. Disponível em: https://oeds.link/WCxlqc. Acesso em: 22 jun. 2021.
84
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Releia, silenciosamente, o texto de Reginaldo Prandi. Depois leia três vezes a lista de palavras abaixo, extraídas desse texto, sem tropeçar.
costumeiras | mercenários | perseguido | escrúpulos | herdeiro |
solenidades | emissários | cerimônia | voltasse | despojos |
comprara | esqueleto | abatera | funerárias | principescos |
2 Identifique a(s) letra(s) que completa(m) cada palavra do quadro abaixo (s, ss, ou ç) e, em seguida, preencha a tabela organizando as palavras por coluna de acordo com essa(s) letra(s).
preten ? ão | cansa ? o | ân ? ia | man ? ão |
belí ? imo | fidelí ? imo | me ? o | far ? a |
pe ? a | maci ? o | tristí ? imo | carí ? imo |
S | SS | Ç |
---|---|---|
pretensão | tristíssimo | cansaço |
mansão | belíssimo | meço |
ânsia | caríssimo | peça |
farsa | fidelíssimo | maciço |
- Agora, você e a turma vão ler, juntos e ao mesmo tempo, as palavras do quadro.
3 Leia apenas as palavras destacadas nas frases. Em seguida, leia as frases sem interrupções e o mais rapidamente que conseguir.
- Ande mais rápido, pois tenho pressa!
- A onça está presa na jaula.
- O animal capturou a sua presa.
- Fiz uma pose para a foto.
- Ontem foi a posse do prefeito.
- Converse com o professor sobre a diferença de pronúncia e sobre o significado dessas palavras.
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Organize a leitura dos estudantes, primeiro de forma individual e, depois, em duplas. Passe pelas duplas e cronometre a leitura da lista de palavras para verificar se conseguem aumentar a velocidade mantendo a precisão. Se perceber que há palavras mais desafiadoras para a turma, promova a leitura em uníssono para que, juntos, identifiquem a forma correta de ler cada uma delas.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Organize a leitura em uníssono dos estudantes, determinando o início e o ritmo da leitura.
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Reflita com os estudantes sobre a diferença de pronúncia entre as palavras. Apresente outros exemplos de palavras com um s e com dois e leia-as para exemplificar.
85
4 Agora, faça uma avaliação para saber como você fez suas leituras.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Você leu cada palavra ou frase mantendo o ritmo e caprichando na entonação de voz? Respostas pessoais. | ||
Pronunciou bem as palavras, sempre atento à pontuação? | ||
A cada repetição da leitura, percebeu que está lendo sem dar pausas desnecessárias ou sem travar em algumas palavras? |
Compreender o texto
5 Releia.
"Odedirã um dia ganhou um pintinho de um vizinho. Ele o criou até que se tornasse uma galinha."
-
Os pronomes ele e o retomam palavras já usadas no trecho. Identifique-as.
Ele retoma "Odedirã" e o retoma "pintinho".
Em uma narrativa, o protagonista, personagem principal, geralmente tem de superar um obstáculo. O antagonista se opõe ao protagonista, fazendo de tudo para que este não alcance seus objetivos.
6 Responda às seguintes questões sobre as personagens do texto.
-
Quem são o protagonista e o antagonista do texto?
O escravo é o protagonista, e o senhor, o antagonista.
-
Qual trecho do texto mostra o obstáculo a ser enfrentado pelo protagonista?
"[...] que vivia perseguido pelo seu senhor."
-
Quais atitudes do antagonista atrapalharam o protagonista?
O senhor matou os animais e roubou o dinheiro do escravo.
-
Em sua opinião, por que o homem teve essas atitudes?
Espera-se que os estudantes respondam que, por ser senhor de Odedirã, ele não considerava os sentimentos deste e não queria vê-lo prosperar.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Fluência em leitura oral
Procure conscientizar os estudantes da importância de se autoavaliar quanto à leitura oral. Ajude-os a entender que a fluência leitora pode ser melhorada com treino e com a aplicação de estratégias apropriadas, como observar a pontuação e respirar corretamente, por exemplo.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP15, EF15LP16, EF35LP01; EF35LP04, EF35LP05, EF35LP26, EF35LP29.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 5 nível 2
Atividade 6 níveis 1, 2, 3 e 4
Atividade 7 nível 1
Atividade 8 níveis 2, 3 e 4
Atividade 9 nível 2
Atividade 10 nível 3
Atividade 6 níveis 1, 2, 3 e 4
Compreensão de textos
Os conceitos de protagonista e antagonista podem ser mais facilmente compreendidos ao se analisarem narrativas com personagens planos (rasos, que podem ser definidos em poucas palavras, cuja personalidade não revela surpresa, e cujas ações confirmam a impressão de personagens estáticas), como os dos contos populares e dos contos de fada.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Peça aos estudantes que identifiquem o protagonista e o antagonista de histórias conhecidas, como Chapeuzinho Vermelho (protagonista: Chapeuzinho Vermelho, antagonista: Lobo Mau) ou mesmo Harry Potter (protagonista: Harry Potter, antagonista: Voldemort).
86
7 Qual era a reação de Odedirã ao saber das maldades de seu senhor?
Odedirã se entristecia, mas não reagia.
8 Leia novamente.
"Um dia, voltando da roça, encontrou o seu senhor muito bem vestido. Ele comprara ricas roupas, sapatos finos e belas joias. O escravo percebeu com que dinheiro tudo havia sido comprado [...]."
-
A palavra destacada substitui quais outras palavras no trecho lido? Copie-as.
"ricas roupas, sapatos finos e belas joias"
-
Explique a que conclusão Odedirã chegou ao encontrar seu senhor muito bem vestido.
Odedirã concluiu que seu senhor, com o dinheiro que havia roubado dele, comprou roupas, sapatos finos e joias.
-
O que você acha da atitude do homem com o escravo? Converse com os colegas a respeito disso.
Espera-se que os estudantes percebam que era uma atitude inadequada e que é necessário haver uma conduta ética e humanitária nas relações entre as pessoas.
Os contos populares são narrativas transmitidas oralmente de geração para geração. Por esse motivo, apresentam uma estrutura própria, pois quem fala deve ser claro e prender a atenção do ouvinte.
9 Releia.
"Uma grande desgraça se abatera sobre o reino. O príncipe herdeiro havia morrido e, se isso não bastasse, mercenários sem escrúpulos tinham roubado o esqueleto do príncipe morto."
-
A palavra destacada refere-se a dois acontecimentos. Indique-os.
1) O príncipe morreu.
2) Mercenários roubaram seu esqueleto.
-
No texto, foram usadas três outras palavras para indicar o esqueleto do príncipe. Quais foram?
Ossos, despojos e restos.
MANUAL DO PROFESSOR
Faça a leitura do boxe com o conceito de contos populares. Comente que, embora esse gênero de texto apresente algumas características peculiares, como a tendência a usar frases mais curtas, a sequência de ações normalmente obedece à estrutura tradicional, com a apresentação de situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
Atividade 7 nível 1
Compreensão de textos
Procure refletir com os estudantes de que forma a atitude da personagem está relacionada com as ações e/ou desfecho da narrativa. Pergunte que imagem eles fazem do escravo. Solicite que descrevam essa personagem usando adjetivos.
Permita que se expressem livremente. Verifique a necessidade de conversar com a turma sobre o que é escravidão. Pode-se realizar um trabalho articulado com a área de História para aprofundar essa questão.
Atividade 8 níveis 2, 3 e 4
Compreensão de textos
O mesmo procedimento pode ser adotado para a reflexão sobre a personagem senhor do escravo solicitada no item c. Proponha aos estudantes que comentem a imagem que construíram desse homem. Faça as intervenções nos posicionamentos que remetam a atos de violência ou ofensas. Converse com a turma sobre a necessidade de respeito nos relacionamentos.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Após realizar a atividade 10 na página 87 do Livro do Estudante, proponha aos estudantes que reflitam se a história transmite algum ensinamento aos leitores. Auxilie-os a construir argumentos para defender suas opiniões. Uma possibilidade de compreensão é considerar que Odedirã queria ser "rei" de si mesmo e de sua vida, ou seja, queria ser livre, e para isso teve paciência, suportando o que seu senhor fazia para prejudicá-lo, até chegar sua hora.
87
10 As frases a seguir resumem os acontecimentos finais da história. Numere-as, ordenando-os corretamente.
2 Os ossos foram enterrados na capital do reino.
4 O rei libertou o escravo Odedirã, adotou-o como filho e o declarou seu príncipe herdeiro.
1 O rei ficou muito grato pela recuperação do esqueleto do filho.
5 Odedirã deu um pouco de dinheiro ao seu antigo senhor para que ele voltasse para casa.
3 Odedirã e seu senhor foram levados aos funerais como convidados especiais.
Ampliar o vocabulário
11 Escreva sinônimos para as palavras destacadas a seguir. Se necessário, consulte um dicionário.
- O senhor perguntou a Odedirã se ele era escravo ou dono de granja. proprietário
- Uma grande calamidade se abatera sobre o reino. desgraça
- O rei mandou que o escravo fosse libertado. ordenou
- Logo passaram por ali emissários do rei. mensageiros
- Odedirã tinha a impressão de que algo de bom ocorreria. sensação
12 Observe estas palavras do quadro. São adjetivos que poderiam ser empregados com um substantivo como solenidade.
luxuosa
festiva
imponente
formal
pomposa
suntuosa
chamativa
extravagante
-
Copie do quadro as palavras escritas com x e indique o som que essa letra representa na palavra.
Extravagante: x com som de s; luxuosa: x com som de ch.
-
Escreva outras palavras que tenham a letra x com sons de s e ch.
Espera-se que os estudantes escrevam palavras com a letra x e com sons de s e ch, ou seja, os fonemas /s/ e /ʃ/.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 10 nível 3
Compreensão de textos
Comente com a turma que, nos contos de tradição oral, a narração dos fatos acompanha a ordem temporal em que eles aconteceram. Essa forma de trabalhar o tempo é um recurso empregado para facilitar o entendimento e auxiliar na memorização do ensinamento.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP05, EF35LP12, EF05LP02.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Atividade 11
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Reforce que a escolha lexical deve ser pautada sempre em razão do propósito e da situação comunicativa, assim como do público-alvo.
Lembre à turma que os sinônimos, embora tenham significados semelhantes, nem sempre podem ser empregados sem alteração da ideia, uma vez que, em muitos casos, os vocábulos envolvidos apresentam sutis diferenças de sentido, advindas de cargas emocionais ou de hábitos sociais.
Atividade 12
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Aproveite a atividade para ampliar o vocabulário dos estudantes. Proponha que tentem explicar o significado das palavras do quadro e que, depois, criem frases com elas. Depois, solicite a leitura em uníssono delas, conduzindo com gestos a velocidade da leitura.
88
13 Encontre as palavras do texto cujo significado é descrito a seguir.
- Aquele que está sujeito a um senhor, como propriedade dele. escravo
- Ação de obter algo que se havia perdido. recuperação
- Conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que formam o arcabouço do corpo dos animais vertebrados. esqueleto
- Aquele que recebe algo por herança. herdeiro
14 Escreva o significado das palavras destacadas nos trechos a seguir.
-
"Ao final da cerimônia, o rei libertou o escravo Odedirã, adotou-o como filho [...]"
Tornou liberto, deu liberdade a.
-
'"Tu és escravo ou banqueiro?'"
Diretor ou proprietário de um banco.
15 Substitua as expressões destacadas pelo adjetivo correspondente do quadro.
real
principescos
funerárias
ilógicos
inescrupulosos
- mercenários sem escrúpulos inescrupulosos
- raciocínios sem lógica ilógicos
- despojos do príncipe principescos
- castelo do rei real
- cerimônias do funeral funerárias
Para ler em casa
Leia para as pessoas que moram com você o conto O escravo que guardou os ossos do príncipe. Lembre-se da leitura feita por seu professor e procure explorar bastante a expressividade oral. Se possível, treine antes.
Após a leitura, pergunte a opinião de seus familiares sobre o conto.
MANUAL DO PROFESSOR
Se possível, disponibilize dicionários para a turma, a fim de explorar várias possibilidades e ampliar o repertório de sinônimos e o trabalho com esse suporte. Peça que busquem sinônimos de outras palavras do texto e compartilhem com os colegas, em uma roda de conversa organizada por você.
Sempre que possível, incentive os estudantes a criar frases com as palavras utilizadas na atividade e a ler para a turma.
Atividade complementar
Produção de escrita
Após a correção da atividade 13, proponha aos estudantes que escrevam definições como as apresentadas nessa atividade para que os colegas possam descobrir de que se trata.
Atividade 15
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
É importante retomar com os estudantes o conceito de locução adjetiva. Relembre-os de que a locução é formada por uma preposição e por um substantivo com a função de qualificar. Se julgar adequado, mostre em cada alternativa qual é a preposição e qual é o substantivo da locução.
Para ler em casa
Para que os estudantes possam realizar a atividade com mais segurança, faça uma nova leitura do texto, destacando aspectos de entonação e pausas que podem tornar o momento de Literacia Familiar mais agradável, uma vez que a leitura será mais prazerosa.
89
Estudo da língua
Concordância verbal
1 Observe as palavras destacadas neste trecho do conto.
"Havia um escravo chamado Odedirã, que vivia perseguido pelo seu senhor.
Odedirã um dia ganhou um pintinho de um vizinho [...]."
-
A que classe gramatical pertencem as palavras destacadas?
À classe dos verbos.
-
Em "Odedirã um dia ganhou", qual é o sujeito, isto é, quem ganhou?
O sujeito é Odedirã (um substantivo).
Professor: retome com os estudantes o conceito de sujeito e predicado, enfatizando que o verbo do predicado concorda com o sujeito.
-
Por que o verbo ganhou está na 3a pessoa do singular?
Porque concorda com o sujeito, que é Odedirã.
-
Se fossem várias pessoas, como ficaria esse verbo?
Ganharam (3a pessoa do plural).
2 Releia outro trecho do conto e faça o que se pede.
"Ele o criou até que se tornasse uma galinha.
A galinha pôs ovos e chocou. Nasceram muitos pintinhos que Odedirã criou."
-
Assinale as alternativas corretas sobre a classificação das palavras destacadas.
- As palavras criou, pôs e galinha pertencem à classe dos verbos.
- X As palavras criou, pôs e nasceram pertencem à classe dos verbos.
- A palavra galinha pertence à classe dos verbos.
- X A palavra galinha pertence à classe dos substantivos.
-
Os verbos destacados estão:
- X no passado.
- no presente.
- no futuro.
-
Em "Nasceram muitos pintinhos", por que o verbo está no plural?
Porque concorda com o sujeito, que é muitos pintinhos.
-
Se fosse apenas um pintinho, como ficaria esse verbo?
Nasceu (3a pessoa do singular).
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
Concordância verbal
Habilidades da BNCC nesta seção
EF05LP05, EF05LP06, EF05LP26.
Componente da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Atividade 1
Retome com os estudantes o conceito de verbo. Embora a atividade só proponha a flexão para o verbo ganhar, os estudantes podem ter dúvidas em relação ao verbo haver. Por isso, explique que o verbo haver com o sentido de "existir" é impessoal, ou seja, não tem sujeito e fica sempre na terceira pessoa do singular.
Atividade 2
Explique aos estudantes a ordem indireta da oração. Mostre que nem sempre o sujeito vem antes do verbo, criando coletivamente frases que exemplifiquem essa construção.
90
Concordância verbal é a relação estabelecida entre o verbo e o sujeito. Isso quer dizer que, se o sujeito estiver no singular, o verbo também deverá estar no singular; e, se o sujeito estiver no plural, o verbo também deverá estar no plural.
O verbo é uma palavra utilizada para expressar uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. Ele varia em número (singular, plural) e pessoa (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) e concorda com o sujeito da oração.
3 Releia as orações e assinale a alternativa correta.
"'Comprei para ti este monte de ossos. Quem sabe tu não começas uma fábrica de botões e te transformas num industrial? Pois parece que escravo tu não queres ser.'"
-
O verbo comprei concorda com:
- X eu.
- o senhor.
- monte de ossos.
-
Começas e queres concordam com:
- vós.
- X tu.
- escravo.
4 Releia.
"Ele o criou até que se tornasse uma galinha."
-
Por que o verbo criou está no singular?
Porque o sujeito (Ele) está no singular.
5 Leia as orações e sublinhe os verbos. Encontrou e ficou.
Um dia, Odedirã encontrou todos os seus animais mortos.
Ficou triste o escravo Odedirã.
-
Qual é o sujeito do verbo da primeira oração?
Odedirã.
-
Qual é o sujeito do verbo da segunda oração?
O escravo Odedirã.
Em qualquer posição que se encontre o sujeito na oração (antes ou depois do verbo), o verbo concorda sempre com ele em número e pessoa.
MANUAL DO PROFESSOR
Ao ler o boxe com o conceito de concordância verbal, lembre os estudantes de que o verbo concorda com o sujeito; pronomes, substantivos ou palavras substantivadas são sempre núcleos do sujeito. Portanto, o sujeito da oração "comanda" a concordância verbal.
Atividade 3
Mostre aos estudantes que o sujeito do verbo comprei pôde ser definido pela identificação da terminação de flexão do verbo. Para melhor compreensão, escreva o verbo na 1a pessoa do plural, identifique a terminação -mos, que caracteriza essa pessoa (nós), e mostre a diferença.
Atividade complementar
Após a realização da atividade 5, copie no quadro a frase do conto O escravo que guardou os ossos do príncipe: "Tu és escravo ou dono de uma granja?".
Depois, faça algumas perguntas à turma para reforçar a noção de concordância verbal:
- Ao se dirigir ao escravo, o patrão usa a 1a, a 2a ou a 3a pessoa do singular? (2a pessoa.)
- Quais pistas levam a essa resposta? (Espera-se que percebam o pronome tu na frase.).
Peça que transcrevam do texto outra frase em que o patrão se dirige ao escravo nessa mesma pessoa. ("Tu és escravo ou fazendeiro?")
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
Alguns estudantes podem apresentar dificuldade na escrita do verbo flexionado em 3a pessoa do singular no passado (pretérito perfeito) em relação ao som final u. Esse som final muitas vezes é confundido na escrita com a letra l. Veja os exemplos de verbos encontrados na seção: criou, ganhou e ficou.
Se considerar oportuno, realize um ditado com palavras terminadas por l e verbos conjugados com a terminação u. Na correção coletiva, promova uma reflexão para que os estudantes concluam que, quando a palavra for um verbo conjugado em 3a pessoa do singular no pretérito perfeito, sempre será escrito com u final.
91
6 Faça a concordância, escolhendo o verbo adequado.
- Os animais de Odedirã morreram . (morreu, morreram)
- O escravo foi esperto. (foi, foram)
- Alguns indivíduos não sabem guardar para o futuro. (sei, sabemos, sabem)
- Nós sempre vamos ao sítio do vizinho ver os animais de criação. (vão, vamos, vai).
- O menino cria muitos bichos no quintal. (criamos, cria, criam)
- As moscas podem infestar o galinheiro (pode, podem), por isso eu o limpo todos os dias. (limpamos, limpa, limpo)
- Na caixa estavam os despojos do amado príncipe. (está, estavam)
Leia esta história e faça as atividades 7 a 11.
O bicho-preguiça
Dizem que o gato tem sete fôlegos e que o bicho-preguiça tem sete preguiças.
Uma vez, uma preguiça estava embaixo de uma embaúba esperando ela florescer. Quando as flores roxas viessem, a preguiça, que é muito gulosa por bananinhas de embaúba, começava a subir. Pensava que, até chegar lá em cima, já as frutas tinham vindo e estavam maduras.
Então ela foi subindo, subindo. Sete anos se passaram. Sete vezes a embaúba floresceu e frutificou. Quando a preguiça acabou a viagem e ia comer os frutos, arrebentou o galho, e ela veio para o chão que nem um bolo. Santa paciência! Voltou à árvore e começou a subir, mais sete anos.
Ainda está lá.
Henriqueta Lisboa. Em: Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002.
7 Indique o sujeito dos verbos destacados no texto.
- Estava: uma preguiça
- Viessem: as flores roxas
- Passaram: sete anos
- Frutificou: a embaúba
- Acabou: a preguiça
- Veio: ela
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Oriente os estudantes a identificar o núcleo do sujeito para que, assim, estabeleçam corretamente a concordância. É provável que, no item a, eles atribuam a Odedirã a função de sujeito. Mostre que antes desse substantivo há uma preposição e isso faz com que ele não possa exercer função de sujeito, pois está subordinado a outro termo — no caso, animais.
Se considerar pertinente, indique para a turma a leitura da obra:
- NASCIMENTO, Devison Amorim do. Eu que vi, eu que vi (O resgate dos animais). Belém, 2008. Disponível em: https://oeds.link/JBLaNN. Acesso em: 4 jun. 2021.
Outra discussão que pode ser levantada nesse momento diz respeito ao "erro" de concordância verbal, de acordo com a norma culta, produzido intencionalmente em textos literários, letras de canções, entre outros.
Pergunte aos estudantes se conhecem textos literários ou letras de canções que apresentam concordância verbal inadequada ou outros desvios da norma padrão. Em caso afirmativo, peça que digam a opinião deles sobre o porquê de isso ocorrer. É possível que os estudantes conheçam obras com tais características.
Alguns dos compositores e intérpretes que inseriram tais variações em suas canções são Adoniran Barbosa, Inezita Barroso, Emicida, entre muitos outros.
A ideia é promover a conversa sobre o tema, e não chegar a uma resposta correta. Espera-se, no entanto, que percebam que há diferenças entre uma letra de canção e um texto publicado no jornal, por exemplo. No primeiro caso, "erros de português" não são inadequados por causa da situação comunicativa; eles muitas vezes são usados para provocar determinado efeito de sentido, para caracterizar uma personagem ou para se aproximar do público.
92
8 Se o sujeito do verbo estava fosse "a preguiça e o jabuti", como deveria ser escrita a frase abaixo?
"Uma vez, uma preguiça estava embaixo de uma embaúba esperando ela florescer."
Uma vez, uma preguiça e um jabuti estavam embaixo de uma embaúba esperando ela florescer.
9 Como ficaria a frase "Sete anos se passaram" se a preguiça tivesse demorado um ano para subir a árvore?
Um ano se passou.
10 Reescreva a frase "Sete vezes a embaúba floresceu e frutificou" considerando que isso tenha ocorrido apenas uma vez.
Uma vez a embaúba floresceu e frutificou.
-
Houve mudança nos verbos da frase? Explique.
Não, pois os verbos concordam com o sujeito, que é embaúba, e não com o termo modificado. Professor: ajude os estudantes a chegar a essa conclusão.
11 Faça, no caderno, um resumo do texto sobre o bicho-preguiça, da página 91. Fique atento à concordância verbal. Resposta pessoal.
Que curioso!
As embaúbas são árvores que podem ser encontradas em solos úmidos em beira de matas e em suas clareiras. Dependendo da espécie, a altura pode chegar a cerca de 15 metros.
Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose (uma espécie de associação) com formigas, que habitam seu interior e as protegem de animais herbívoros.
A árvore é procurada por várias espécies de aves por causa dos seus frutos. A preguiça se alimenta de suas folhas e frutos e gosta tanto deles, que a embaúba também é chamada de "árvore da preguiça".
Relembre os estudantes que SP é a sigla para o estado de São Paulo.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP05, EF35LP12, EF05LP06.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
As atividades da seção devem ser realizadas no caderno. Sugerimos que os estudantes reservem uma parte do caderno para copiar as palavras novas e seus significados. Dessa forma, poderão consultá-las sempre que necessário.
A seção "Conhecer mais palavras" é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Além do trabalho proposto na atividade 1 da página 93 do Livro do Estudante, você pode utilizar o texto para solidificar conceitos básicos de concordância nominal estudados na unidade.
Você também pode, se julgar pertinente, adaptar a atividade solicitando aos estudantes a colocação de adjetivos para criar um clima fantástico.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Instrua os estudantes sobre a possibilidade de buscarem o radical da palavra, como em enferrujado, desgastado, retorcidas. Explique que essa estratégia, muitas vezes, é útil na compreensão do significado de uma palavra.
93
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Copie o texto a seguir no caderno, completando-o com os adjetivos entre parênteses que poderiam caracterizar adequadamente um ambiente típico de um conto de assombração.
-
Você pode procurar em um dicionário o significado de termos que não conhece.
O carteiro parou diante do portão (bonito/majestoso — enferrujado/desgastado/carcomido) e observou, com a carta nas mãos, a (imponente/elegante — sinistra/horrenda/assustadora) casa. Todo arrepiado e com os cabelos em pé, teve receio e por pouco foi embora sem fazer a entrega. Com a curiosidade maior do que o medo, resolveu espiar pelas grades do portão e viu um jardim (colorido/alegre — tenebroso/pavoroso). Nele, flores (belas/coloridas — murchas/feias) se destacavam entre as árvores (frondosas/exuberantes — secas/retorcidas) que pareciam prontas a atacá-lo.
Diante disso, lançou a carta por cima do portão e nunca mais foi visto entregando cartas, cartinhas ou cartões. Respostas sublinhadas no texto. "O carteiro parou diante do portão (bonito/majestoso — enferrujado/desgastado/carcomido) e observou, com a carta nas mãos, a (imponente/elegante — sinistra/horrenda/assustadora) casa. Todo arrepiado e com os cabelos em pé, teve receio e por pouco foi embora sem fazer a entrega. Com a curiosidade maior do que o medo, resolveu espiar pelas grades do portão e viu um jardim (colorido/alegre — tenebroso/pavoroso). Nele, flores (belas/coloridas — murchas/feias) se destacavam entre as árvores (frondosas/exuberantes — secas/retorcidas) que pareciam prontas a atacá-lo."
- Agora, leia o texto completo em voz alta, respeitando os sinais de pontuação.
2 Vamos descobrir o significado de alguns dos adjetivos utilizados no texto acima? Com um colega, relacionem as duas colunas no caderno, conforme o modelo.
B-3; C-5; D-6; E-7; F-8; G-4; H-1
A-2: enferrujado → coberto por ferrugem
- enferrujado
- desgastado
- carcomido
- sinistra
- tenebroso
- retorcidas
- majestoso
- frondosas
- repleto de folhas e de ramos
- coberto por ferrugem
- danificado; destruído; gasto
- grandioso; imponente
- apodrecido; deteriorado
- assustadora, apavorante; coberta de trevas, escura
- medonho, terrível
- muito tortas; enroscadas umas nas outras
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade de foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário do estudante", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os conteúdos gramaticais e o conhecimento alfabético estudados.
Conclusão da unidade
UNIDADE 3
Vocações e profissões
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema vocações e profissões, considerando a importância delas para a sociedade;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como o diário ficcional e o conto popular;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos;
- desenvolver a prosódia, a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades para a consolidação progressiva da ortografia e do conhecimento alfabético (palavras escritas com x, com s, ss, ç, sc, x, com c ou qu);
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como concordâncias nominal e verbal);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produções orais (como cantoria) e escritas (como versos de letra de canção), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis, para desenvolver a Literacia Familiar.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.