284
Dicionário do estudante
Planejamento e organização
1 Você vai agora produzir o próprio dicionário
-
Converse com a turma e o professor sobre o que precisa ter no "Dicionário do estudante".
Importante! O dicionário é uma fonte de consulta confiável. Quando temos dúvidas sobre a escrita das palavras, suas definições, a classe gramatical a que pertencem, a separação silábica, entre outras informações, podemos recorrer a esse material.
- O "Dicionário do estudante" será feito durante o ano. Combine com o professor quando e como será a elaboração, e os materiais utilizados.
Elaboração e escrita das páginas
2 Reserve pelo menos uma página para cada letra do alfabeto.
- Nos momentos combinados, selecione as palavras e faça a definição para cada verbete.
- Faça ilustrações para complementar as anotações.
Montagem final e apresentação
3 Verifique se todas as anotações feitas para os verbetes estão adequadas.
- Passe o texto dos verbetes a limpo, fazendo as correções necessárias.
- Faça uma capa para o seu "Dicionário do estudante".
Vamos consultar
4 Apresente seu dicionário para os colegas.
- Ouça a opinião deles sobre sua produção.
- Depois será sua vez de apreciar e consultar o dicionário dos colegas!
MANUAL DO PROFESSOR
Dicionário do estudante
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP07, EF35LP12, EF05LP22, EF05LP25.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
A produção do "Dicionário do estudante" tem como objetivo ampliar o vocabulário dos estudantes com o registro sistematizado das palavras e seus significados estudados nas unidades do Livro do Estudante.
Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços.
Combine com a turma quais materiais serão utilizados para a confecção das páginas do dicionário, orientando quanto à seleção de palavras. Verifique os significados apresentados pelos estudantes para cada palavra selecionada, apontando os ajustes necessários.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Enfatize aos estudantes que os termos com suas definições devem ser organizados em ordem alfabética.
Proponha que observem algumas páginas de dicionários para conhecer as abreviações que indicam as classes gramaticais.
A partir dessa conversa, solicite que relacionem o que deve ser contemplado no "Dicionário do estudante".
Defina com a turma os momentos que serão reservados para a produção. São oportunas, por exemplo, as situações de leitura de textos da unidade ou até mesmo após a finalização de cada unidade.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Entregue folhas avulsas para que cada estudante produza o seu dicionário. Oriente a organização das páginas, separando-as por letras.
Nos momentos combinados, as palavras devem ser registradas seguindo os acordos definidos na atividade 1.
Atividade 3
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Acompanhe os estudantes e faça apontamentos para que realizem revisões necessárias. Peça que leiam em voz alta as definições registradas. Conforme a quantidade de termos, pode-se organizar as leituras em mais de um momento.
Atividade 4
Desenvolvimento de vocabulário
Para apresentar o "Dicionário do estudante", forme grupos para que possam mostrar a produção uns aos outros e comentá-la. Peça que leiam em voz alta as definições dadas às palavras, verificando semelhanças e diferenças nas escolhas feitas.