285
Avaliação final
Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de prestar atenção nas palavras lidas.
Férias na Antártica
Nascemos numa família que gosta de viajar de barco, e muito. Crescemos enquanto nosso pai construía um novo veleiro, o Paratii 2. Pessoas que nunca tinham visto um barco antes também participaram da sua construção, que aconteceu devagar, longe do mar e com muito esforço. Quando ficou pronto, tornou-se famoso pelas viagens que fez e por ser um dos barcos mais modernos do mundo. Nossa mãe sabia que o barco era seguro e que poderia levar toda a nossa família. Então pediu para irmos todos juntos numa próxima vez e nosso pai concordou! Ficamos felizes, porque, finalmente, não ficaríamos na praia dando tchau.
Partimos para uma longa viagem e deixamos nossos avós com saudades. Viajamos para um lugar que muitas pessoas nem imaginam como é.
Para chegarmos lá, balançamos para cima e para baixo.
Fomos para um continente que não tem dono, bandeira ou hino, onde sentimos temperaturas abaixo de zero. Dizem que ali é tudo branco e só tem gelo, mas enquanto viajamos fomos descobrindo muitas coisas e diferentes tons de branco.
Sempre nos perguntam: "O que vocês fazem lá"? "Tudo!" é nossa resposta. É um lugar muito especial chamado Antártica. [...]
Kit de sobrevivência
Todo lugar é especial e interessante para se começar uma história. Esta começa no nosso quarto. É lá que fica o armário onde fazemos nossas primeiras "escavações" para achar tudo o que precisamos levar [...]: luvas, gorros, capas, toucas grossas, roupas de tecido que grudam no corpo (segunda pele), botas, óculos escuros, protetor solar... Nada pode ser esquecido, porque na Antártica não tem nenhuma lojinha [...].
Aprendemos com a nossa mãe que não existe tempo ruim; existe roupa inadequada. Ela nos contou que em uma de suas viagens para lugares frios, encontrou uma moça com seu bebê na rua. Acostumada a ver crianças passearem em dias ensolarados tipicamente tropicais, ela ficou impressionada ao ver um pequeno bebê passeando tranquilamente em seu carrinho pela rua coberta de neve, que mais parecia uma imensa "geladeira" [...]. Mas não havia com o que se preocupar, pois o bebê estava com a roupa certa para aquele inverno rigoroso.
A preparação dessa viagem exige atenção com a segurança o tempo todo. Estar seguro na Antártica é diferente de estar seguro na cidade. [...] Na Antártica, ganhamos liberdade. Mas sempre temos que ter o cuidado de nos proteger do frio e da fome. Para enfrentar o que vem pela frente temos que estar sempre bem preparados.
Laura, Tamara e Marininha Klink. Férias na Antártica. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2014. (Fragmento adaptado).
MANUAL DO PROFESSOR
A seção "Avaliação final" tem como objetivo verificar os resultados obtidos ao final do ano letivo; observar o progresso gradual de cada estudante e da turma; e, ainda, conferir se os objetivos do volume 5 foram alcançados. A intenção é que os estudantes estejam preparados para um novo ciclo: o Ensino Fundamental 2, no próximo ano letivo.
Na "Avaliação final" deste volume, são revisados alguns conteúdos do volume 5. São apresentadas: uma proposta de fluência em leitura oral; questões de múltipla escolha e dissertativas que abordam compreensão de textos com um trecho da obra Férias na Antártica; exercícios com sinônimos e outros de vocabulário; atividades com a grafia de palavras com as letras s, ss, ç, sc, z, x; a conjunção porque; a concordância de verbos com os pronomes nós e eles; e, ainda, uma proposta de produção escrita.
Avaliação final
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF05LP01, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07, EF05LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
É importante iniciar a avaliação pela fluência em leitura oral, um passo essencial para monitorar o desenvolvimento da leitura dos estudantes; depois, será o momento de fazer a avaliação escrita com toda a turma. Por isso, planeje a forma como vai encaminhar esta seção (dias e horários).
Fluência em leitura oral
Antes da atividade 1, realize a aferição da fluência em leitura oral dos estudantes, tendo como parâmetro que eles consigam ler 130 palavras por minuto, com precisão de 95%.
Será preciso que eles leiam para você, em voz alta e individualmente, os três primeiros parágrafos destacados do trecho (133 palavras). É importante que eles não tenham lido o texto integral nem o trecho selecionado antes dessa avaliação de fluência.
Avalie os estudantes um a um; se possível, use cronômetro e gravador para reavaliar a leitura posteriormente. As orientações gerais de como aplicar a avaliação em fluência em leitura oral encontram-se nas páginas MP029 a MP031 deste Manual do Professor.
Sugerimos que você prepare previamente algumas atividades para que os demais estudantes estejam envolvidos enquanto os colegas são avaliados.
286
Leia o texto todo da página 285, um trecho do diário de Laura, Tamara e Marininha Klink sobre suas férias na Antártica. Depois, faça as atividades com base no texto lido.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 5. Depois, faça no caderno as questões de 6 a 13.
1 Do que a família das irmãs Klink gosta? Alternativa C.
- Ela gosta de bandeiras.
- Ela gosta de construções.
- Ela gosta de viajar de barco.
2 Enquanto as irmãs Klink cresciam, o que o pai delas construía? Alternativa B.
- Um navio.
- Um veleiro.
- Uma jangada.
3 Quem acompanhou Amyr Klink em uma de suas viagens? Alternativa A.
- Toda a família.
- Ninguém.
- Apenas a mãe.
4 Para onde eles viajaram? Alternativa B.
- Para a América Central.
- Para a Antártica.
- Para a Europa.
5 Como esse lugar foi descrito pelas autoras do texto? Alternativa C.
- Um lugar com lojas e grande circulação de pessoas.
- Um lugar sem pessoas, onde só havia gelo.
- Um continente que não tem dono, bandeira ou hino, com temperaturas abaixo de zero.
MANUAL DO PROFESSOR
Depois de realizar a proposta de fluência com todos os estudantes, será o momento de fazer as outras atividades.
A continuidade da "Avaliação final" pode ser encaminhada no mesmo momento com toda a turma, uma vez que os estudantes responderão às questões individualmente.
As atividades de 1 a 6 estão relacionadas à compreensão de textos; já as atividades de 7 a 13 abrangem vocabulário e conhecimento alfabético.
No dia reservado para a avaliação escrita, entregue os livros para os estudantes e peça a eles que leiam o texto todo da página 285 silenciosamente e depois respondam às questões de múltipla escolha e dissertativas a respeito do texto.
É importante planejar como vai realizar a seção (dias e horários). A avaliação pode ser feita em dias diferentes da semana (por exemplo, a fluência em um dia, e as questões escritas com a proposta de elaboração textual em outro).
Sugerimos comparar as avaliações anteriores aos resultados dessa avaliação final. Veja a tabela nas páginas MP031 e MP032, que podem auxiliar na avaliação.
Atividades 1 a 6
Compreensão de textos
Nas questões de múltipla escolha (1 a 5), oriente os estudantes a ler com atenção o comando de cada atividade e assinalar apenas uma alternativa como correta. Na questão dissertativa (6), peça que leiam as perguntas dos itens a a d e, se necessário, retornem ao texto para responder com adequação.
287
6 Releia o trecho a seguir.
"Todo lugar é especial e interessante para se começar uma história. Esta começa no nosso quarto. É lá que fica o armário onde fazemos nossas primeiras 'escavações' para achar tudo o que precisamos levar."
-
Onde começa a história das irmãs? Por quê?
Começa no quarto, porque é onde está tudo o que precisavam levar na viagem.
-
O que elas pegaram no quarto para irem a esse lugar especial?
Luvas, gorros, capas, toucas grossas, roupas de tecido que grudam no corpo (segunda pele), botas, óculos escuros, protetor solar.
-
Por que pegaram todas essas coisas?
Porque nada poderia faltar, já que não teriam onde comprar qualquer coisa.
-
Que parte do texto comprova a sua resposta ao item c?
"Nada pode ser esquecido, porque na Antártica não tem nenhuma lojinha [...]."
7 Releia o trecho a seguir.
"Nascemos numa família que gosta de viajar de barco, e muito. Crescemos enquanto nosso pai construía um novo veleiro, o Paratii 2."
- Nesse trecho, duas palavras podem ser usadas como sinônimas uma da outra. Que palavras são essas? Barco e veleiro.
8 Leia o trecho abaixo com atenção às palavras destacadas.
"Fomos para um continente que não tem dono, bandeira ou hino, onde sentimos temperaturas abaixo de zero."
- No trecho, o que significa a expressão "não tem dono"? Significa que o continente não pertence a nenhum país.
9 Reescreva o trecho a seguir no caderno substituindo "inverno rigoroso" por uma expressão do quadro abaixo com o mesmo sentido.
inverno cheio de regras
inverno medroso
inverno rígido
"Mas não havia com o que se preocupar, pois o bebê estava com a roupa certa para aquele inverno rigoroso." Inverno rígido.
10 Copie as palavras abaixo no caderno, completando-as com s, ss, ç, sc, z, x.
feli ? es
na ? emos
cre ? emos
fa ? emos
rigoro ? o
gro ? as
balan ? amos
intere ? ante
esfor ? o
e ? iste
famo ? o
e ? ige
Felizes, rigoroso, esforço, nascemos, grossas, existe, crescemos, balançamos, famoso, fazemos, interessante, exige.
MANUAL DO PROFESSOR
Oriente os estudantes a fazer as atividades de 7 a 13 das páginas 287 e 288 do Livro do Estudante.
Atividades 7, 8 e 9
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Estas atividades trazem o trabalho de desenvolvimento de vocabulário. Os estudantes devem encontrar palavras sinônimas na atividade 7 e explicar as expressões "não tem dono" e "inverno rigoroso" nos trechos apresentados nas atividades 8 e 9.
Atividade 10
Conhecimento alfabético
Nesta atividade, os estudantes aplicarão o que sabem em relação à escrita de palavras com as letras s, ss, ç, sc, z e x.
Atividades 11, 12 e 13
Compreensão de textos
Os estudantes vão aplicar o que aprenderam sobre pontuação na atividade 11 e sobre o uso da conjunção porque no trecho apresentado na atividade 12. E ainda deverão reescrever um trecho, realizando as concordâncias verbais pronominais corretamente na atividade 13.
288
11 No trecho abaixo, o que indicam os dois-pontos, o ponto de interrogação e de exclamação?
O dois-pontos indicam que uma pergunta será introduzida; o ponto de interrogação indica a pergunta geralmente feita às irmãs Klink; e o ponto de exclamação indica o espanto das irmãs.
"Sempre nos perguntam: 'O que vocês fazem lá'? 'Tudo!' é nossa resposta."
12 Leia o trecho em que está destacada a conjunção porque.
"Nada pode ser esquecido, porque na Antártica não tem nenhuma lojinha [...]."
- Agora, copie as frases completando com uma das palavras do quadro.
explicação
pois
mas
- O que vem após o porque é uma ?. explicação
- A palavra porque não pode ser substituída por ?. mas
- A palavra porque pode ser substituída por ?. pois
13 No trecho abaixo, os verbos fazem a concordância com o sujeito nós.
"Na Antártica, ganhamos liberdade. Mas sempre temos que ter o cuidado de nos proteger do frio e da fome."
-
Reescreva-o alterando o sujeito para eles, fazendo as concordâncias verbais e pronominais necessárias.
Na Antártica, [eles] ganham liberdade. Mas sempre têm que ter o cuidado de se proteger do frio e da fome.
Você leu um trecho do diário das irmãs Klink sobre a viagem que fizeram à Antártica no veleiro que o pai construiu. Agora, imagine que você e um colega também poderão viajar para qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Escreva como seria a chegada de vocês. Não se esqueça de usar a 1a pessoa do plural (nós).
- Planejamento: pense nos principais acontecimentos da sua história, com base nas orientações do professor.
- Escrita: elabore um rascunho.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção de escrita
Na produção escrita, sugerimos que você faça algumas perguntas antes de os estudantes elaborarem o texto. Após perceber que já reuniram elementos para a escrita, peça que escrevam o texto numa folha de rascunho, revisem e passem a limpo a versão final.
Na "Avaliação final" do volume 5, serão avaliadas todas as etapas. Oriente os estudantes a realizar um planejamento da escrita. Anote no quadro de giz as etapas:
- Rascunho: selecionar as informações principais para garantir a sequência dos fatos narrados.
- Escrita: seguir as anotações do rascunho.
- Revisão: identificar possíveis erros de escrita, pontuação ou problemas na estrutura, coerência e coesão textuais.
- Reescrita: passar a limpo, fazendo a última versão do texto.
Para a produção escrita de cada estudante, é preciso considerar diferentes aspectos. Desse modo, sugerimos uma tabela nas páginas MP031 e MP032 do Manual do Professor que pode auxiliar você a fazer uma avaliação formativa de cada estudante, bem como ter um parâmetro de como está sua turma do 5o ano.
No final, recolha o texto e avalie a evolução dos estudantes comparando com os resultados da primeira produção escrita de texto na "Avaliação inicial" e com as produções feitas nas unidades 2, 4 e 6, na seção "Avaliação em processo".
Neste volume, você realizou a "Avaliação inicial" no início do ano letivo, antes da unidade 1, para verificar o desempenho dos estudantes. Já aplicou no fim das unidades 2, 4 e 6 a seção "Avaliação em processo". Com esses instrumentos, acompanhou o desenvolvimento das aprendizagens de cada estudante. Agora, poderá dimensionar os resultados obtidos ao final do ano com a "Avaliação final", depois da unidade 9.
Além de serem importantes instrumentos de acompanhamento das aprendizagens, essas avaliações, juntas, oferecem elementos de identificação do percurso que cada estudante vivenciou no decorrer do ano, sendo uma forma de reconhecerem seus avanços e a superação das suas dificuldades. Também podem contribuir como um recurso de avaliação formativa do estudante.
289
Para fazer em casa
Unidade 1
Faça no caderno.
1 Copie o trava-língua a seguir.
O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
-
Explique a diferença de significado entre as palavras sabiá e sabia.
Sabiá é uma espécie de ave e sabia é um verbo (conjugação do verbo saber).
-
Depois, classifique cada palavra de acordo com a sílaba tônica.
Sabiá: oxítona; sabia: paroxítona.
2 Separe as sílabas de todas as palavras deste provérbio.
Mais; va-le; um; pás-sa-ro; na; mão; que; dois; vo-an-do.
Mais vale um pássaro na mão que dois voando.
Domínio público.
-
Indique os monossílabos.
Mais, um, na, mão, que, dois.
3 Utilize as letras do quadro para formar duas palavras que começam com h.
HIGIENE I G E H I N E — O I O H N Z E R T HORIZONTE
4 A palavra é a mesma, mas o sentido muda de uma frase para a outra. Explique essa diferença de sentido entre as frases 1 e 2, e entre as frases 3 e
Na frase 1, a palavra doce refere-se a uma criança amável; na frase 2, significa "guloseima", "algo com sabor doce".
Na frase 3, a palavra forno significa "lugar muito quente, abafado"; na frase 4, é o eletrodoméstico com o nome forno.
- Aquela criança é um doce.
- Eu evito comer doce.
- Hoje o elevador está um forno.
- No domingo o forno parou de funcionar.
Desafio! Escolha um dos artistas que você conheceu na unidade e produza um pequeno texto contando as descobertas que fez sobre a vida dele.
Depois, faça uma ilustração que represente esse artista.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidades 1 a 9
A seção "Para fazer em casa" apresenta atividades e desafios que possibilitam ao estudante fixar o conteúdo aprendido, identificar dificuldades e estabelecer uma rotina de estudos. Essa seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa do estudante, pois permite identificar suas defasagens e seus avanços, acompanhando a evolução do seu processo de aprendizagem.
As atividades são planejadas de forma a retomar conteúdos que precisam ser consolidados; assim, sugerimos que elas sejam propostas no final de cada unidade.
Procure fazer comentários motivacionais, ler e explicar os enunciados, orientar como registrar as respostas, disponibilizando tempo para a correção e para a resolução de eventuais dúvidas.
Para ajudar a desenvolver a autonomia do estudante, sugira as dicas a seguir.
- Procurar manter uma rotina de estudos, reservando o mesmo horário todos os dias para a realização das atividades.
- Escolher um ambiente tranquilo da casa, longe de distrações (celular, televisão, circulação de pessoas).
- Retomar o conteúdo da aula e tentar relacioná-lo com a atividade.
- Realizar as atividades no caderno, anotando após o conteúdo da aula a página correspondente ao livro e a numeração das atividades que serão respondidas.
- Anotar o que não entender para sanar as dúvidas com o professor no momento da correção.
Para fazer em casa
■ Unidade 1
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP13, EF05LP02, EF05LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Ao realizar a correção desta atividade, escreva no quadro de giz as palavras sabia e sabiá e garanta que eles compreendam que elas são formadas pelas mesmas letras, mas que o acento agudo em uma delas faz que sejam diferentes na pronúncia e no significado.
Atividade 2
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Verifique se os estudantes separaram as sílabas das palavras corretamente e identificaram quais eram monossílabos.
290
Para fazer em casa
Unidade 2
Faça no caderno.
1 Indique se as funções a seguir correspondem aos dois-pontos ou ao ponto e vírgula.
-
Introduzir uma fala.
Dois-pontos.
-
Marcar uma pausa longa.
Ponto e vírgula.
-
Introduzir uma enumeração.
Dois-pontos.
-
Separar itens de uma enumeração.
Ponto e vírgula.
2 Leia em voz alta, mais de uma vez, as palavras do quadro.
Paroxítonas acentuadas terminadas em: | l, n, r, x, ps | pólen, néctar, tórax, animal, bíceps, dócil |
om, ons, um, uns | plânctons, atum, fórum, álbuns | |
ão(s), ã(s) | coração, órgãos, órfã | |
i, is, us | júris, abacaxis, Vênus | |
ei, eis | pônei, cochilei, incríveis |
-
Identifique e copie no caderno a palavra que não faz parte do grupo em cada linha. Justifique sua escolha.
Animal, atum, coração, abacaxis e cochilei. Justificativa: Apesar de terem uma das terminações de cada grupo, elas são oxítonas e não paroxítonas.
Desafio! Reescreva o texto abaixo, acrescentando vírgulas onde for necessário.
Na minha casa, quase nunca aparecem bichinhos. Só de vez em quando surgem lagartixas nas paredes, algumas formigas, uma mosca aqui e ali, joaninhas pintadinhas, pernilongos e um bocado de borboleta. Eles não me incomodam em nada.
Mas se aparecesse aquele inseto cheio de pernas, cujo nome nem posso mencionar, daí eu ficaria bem doida. Tenho muito, mas muito medo.
Essa criatura não vai aparecer nunca, tenho certeza! Vocês sabem por quê? Porque há uma placa bem grande pregada na minha porta com os dizeres: "É PROIBIDA A ENTRADA DE ? NESTA CASA!"
-
Você adivinhou qual é o animal que não pode entrar na casa da história acima? E na sua casa, qual bicho que não pode entrar?
Vírgulas acrescentadas no texto. Espera-se que os estudantes descubram que o animal é a barata. Professor: se achar necessário, dê como dica que o inseto está ilustrado na página.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 2
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP03, EF05LP03, EF05LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Compreensão de textos
Retome com a turma os boxes da página 57. Peça a um estudante que leia o boxe que traz informações sobre o ponto e vírgula e a outro que leia o boxe sobre os dois-pontos.
Coloque mais exemplos no quadro de giz de usos desses sinais de pontuação.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Retome as regras de acentuação das paroxítonas. Auxilie os estudantes a perceber que não é suficiente que as palavras tenham a terminação indicada se a sílaba tônica não for a penúltima.
Escreva as palavras no quadro de giz, peça que leiam em voz alta, com atenção à tonicidade, e sublinhe as sílabas tônicas. Em seguida, discuta se a palavra é paroxítona ou não, para que, assim, confiram quais não podem fazer parte do quadro.
Desafio!
Para realizar a correção, se possível, reproduza o texto no quadro de giz, mantendo a ausência de vírgulas. Em seguida, solicite aos estudantes que comentem onde inseriram esse sinal de pontuação. Acrescente a vírgula no local por eles indicado, conduzindo-os a chegar coletivamente à conclusão adequada para a inserção desse sinal de pontuação.
Para finalizar, promova uma leitura em uníssono, destacando a necessidade de considerar a pontuação do texto.
Além dos comentários sobre as atividades propostas no Livro do Estudante, na seção 'Para fazer em casa" apresentamos algumas atividades complementares que poderão ser utilizadas em sala de aula para subsidiar a sistematização dos conteúdos estudados ao longo das unidades, como reforço às tarefas de casa ou ainda como atividade avaliativa.
Elas poderão ser apresentadas aos estudantes no quadro de giz para que eles as copiem e respondam no caderno.
291
Para fazer em casa
Unidade 3
Faça no caderno.
1 Reescreva as frases fazendo as substituições pedidas e os ajustes necessários.
-
Considere que são professoras, turmas e canções.
A professora de música perguntou para a turma:
— Quem se lembra desta canção?
As professoras de música perguntaram para as turmas: — Quem se lembra destas canções?
-
Considere que são presentes e dois cachorrinhos.
Ela sorriu, olhou para o presente e gritou de alegria:
— Um cachorrinho lindo!
Ela sorriu, olhou para os presentes e gritou de alegria:
— Dois cachorrinhos lindos!
2 Leia a descrição de algumas profissões e localize os verbos.
Pedreiro: constrói, usa; pizzaiolo: faz, utiliza, precisa.
-
Se fossem pedreiros e pizzaiolos, como os verbos seriam conjugados?
Constroem, usam; fazem, utilizam, precisam.
3 Descreva a profissão de cozinheira usando os verbos preparar e utilizar.
Resposta pessoal. Sugestão: A cozinheira prepara refeições. Ela utiliza panelas, talheres, utensílios e fogão.
Desafio! Leia o diálogo do texto O que Lelê vai ser quando crescer? e explique por que o ponto de exclamação foi usado repetida e seguidamente nas falas.
"Teve um casal que chegou perto de mim e aí a mulher falou assim:
— O que você vai ser quando crescer, Leocádio? Acho que você vai ser médico. Aposto que você vai ficar superbem de branco.
E aí o marido dela disse:
— Que nada! Ele vai ser é jogador de futebol.
— Médico!
— Jogador de futebol!
— Médico!!
— Jogador de futebol!! [...]
Espera-se que os estudantes percebam que a pontuação está indicando maior intensidade na fala, mostrando ao leitor a exaltação das personagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Compreensão de textos
Para aprofundar a atividade 2, peça aos estudantes que conversem com funcionários da escola ou pessoas do convívio familiar e escrevam frases com verbos que indiquem as atividades realizadas por essas pessoas diariamente no ambiente de trabalho. Oriente-os a usar o presente como tempo verbal e a 3a pessoa do singular.
Para fazer em casa
■ Unidade 3
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP06, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Compreensão de textos
Na correção, verifique se os estudantes compreenderam as mudanças que devem ser realizadas nas frases quando da troca de termos, fazendo a devida concordância verbal ou nominal. Se necessário, retome os boxes das páginas 75 e 90, que trazem informações sobre concordância nominal e concordância verbal.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Oriente os estudantes a ler em voz alta e mais de uma vez a descrição de cada profissão, com atenção na leitura correta das palavras e também nas informações sobre as profissões, para que compreendam o que está sendo lido.
Retome o fato de os verbos terem sua forma no infinitivo, no caso dos verbos da descrição das profissões, que são: construir, usar, precisar, fazer.
Desafio!
Compreensão de textos
É provável que os estudantes já tenham entrado em contato com o recurso da repetição de pontos de exclamação, por exemplo, em histórias em quadrinhos ou contos. Essa estratégia evidencia ao leitor a ênfase do que foi dito e colabora com a construção de sentido.
Após a correção, aproveite o texto para desenvolver a fluência leitora dos estudantes, pedindo que o leiam em duplas.
292
Para fazer em casa
Unidade 4
Faça no caderno.
1 Releia este trecho de Os meninos que viraram estrelas.
"Os curumins observavam tudo aquilo loucos para que o milho secasse logo e eles pudessem comer afinal os quitutes prometidos. Mas não tiveram paciência de esperar. Pediram à avó, já bem velhinha, que fizesse logo um bolo para eles."
- Em que tempo estão os verbos destacados? No passado/pretérito.
- Como ficariam esses verbos no presente? Observam, têm, pedem.
- Escreva esses verbos no futuro. Observarão, terão, pedirão.
2 Reescreva as frases substituindo os trechos em destaque por pronomes pessoais.
-
As crianças adoraram os mitos. As crianças ficaram muito empolgadas com a leitura.
As crianças adoraram os mitos. Elas ficaram muito empolgadas com a leitura.
-
Meus vizinhos e eu costumamos ir ao parque juntos. Meus vizinhos e eu conversamos bastante no caminho.
Meus vizinhos e eu costumamos ir ao parque juntos. Nós conversamos bastante no caminho.
-
Minha mãe sempre faz pudim para mim. Minha mãe gosta muito de fazer essa sobremesa.
Minha mãe sempre faz pudim para mim. Ela gosta muito de fazer essa sobremesa.
Desafio! Você sabe o que é a pororoca? Leia o boxe "Que curioso!".
Que curioso!
A pororoca se forma com o encontro das águas do mar com as águas do rio. Esse fenômeno natural provoca grandes e violentas ondas.
Sua beleza faz com que a pororoca seja uma atração turística e até campeonatos de surf são realizados nela.
-
Identifique e copie os verbos no presente.
Forma, provoca, faz, são.
-
Agora, encontre no boxe alguns pronomes e copie-os.
Esse, sua, nela.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 4
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP06, EF35LP14, EF05LP05, EF05LP06.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 2
Compreensão de textos
Verifique se os estudantes utilizaram os pronomes pessoais adequados em cada item e reforce que sua utilização evita a repetição desnecessária de palavras.
Desafio!
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Peça aos estudantes que comentem o que compreenderam sobre a pororoca. Pergunte se já sabiam desse fenômeno e como imaginam que deve ser presenciá-lo.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Para aprofundar a atividade 1, realize as seguintes propostas:
1. Apresente o texto a seguir sobre a autora de Os meninos que viraram estrelas.
Sávia Dumont é escritora e integrante do Grupo Matizes Dumont, formado por artistas de uma mesma família, de Pira-pora, Minas Gerais. Sávia e as irmãs começaram a ilustrar livros com bordados em 1988. Entre os trabalhos realizados pelo grupo estão as ilustrações do livro Exercícios de ser criança, de Manoel de Barros, que ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil, em 2000.
A escritora assina também o texto dos livros Candinho, Os meninos que viraram estrelas, ABC do Rio São Francisco, entre outros.
Disponível em: https://oeds.link/b1ayPk. Acesso em: 21 jul. 2021.
- Peça aos estudantes que indiquem em que tempo verbal estão os verbos em destaque no texto. (é: presente; começaram: passado/pretérito; ganhou: passado/pretérito; assina: presente)
- Discuta por que em um mesmo texto há verbos em diferentes tempos. Auxilie-os a perceber que há informações que tratam de eventos ocorridos no passado e outras no presente da atuação profissional de Sávia.
293
Para fazer em casa
Unidade 5
Faça no caderno.
1 Responda por que as aspas foram empregadas nos trechos a seguir.
-
Na palestra, a enfermeira disse: "Na atual situação, precisamos todos cuidar um do outro.".
Reprodução da fala da enfermeira.
-
Segundo o escritor, é preciso demonstrar "gratidão a todos os que leem seus livros".
Citação de algo dito por outra pessoa.
-
Depois do treino, aguardamos o "feedback" do técnico.
Uso de palavra estrangeira.
-
A "pelada" estava tão divertida que nem um dos meninos queria parar de jogar, mesmo já sendo tarde.
Palavra usada fora de seu sentido habitual.
2 Reescreva o trecho abaixo, substituindo as expressões coloquiais em destaque por outras formais de mesmo sentido. Faça as adaptações necessárias.
Assim como seus pais e avós ficam "boiando" com as gírias que você usa para falar com os amigos, você também deve "torcer o nariz" para as gírias antigas que eles usam.
Assim como... ficam sem entender as gírias que você usa... também deve ficar aborrecido por causa das gírias...
Desafio! Leia esta tirinha.
-
Você acha que realmente existe "brincadeira de menino" ou "brincadeira de menina"? Por quê?
Respostas pessoais.
-
Do que você costuma brincar?
Resposta pessoal.
-
Transforme a tirinha em um pequeno texto narrativo. No caderno, descreva as ações e insira as falas das personagens.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Desafio !
Compreensão de textos
Produção de escrita
Leve os estudantes a perceber que o humor está na quebra de expectativas. Justamente nisto: se, no último quadrinho, o menino se surpreende vendo as meninas jogando bola, logo pode ter passado pela cabeça dele "eu vim jogar bola, mas as meninas estão jogando. Jogar bola, então, é brincadeira de menina?".
Promova a socialização de respostas para o item a. Incentive a troca respeitosa de opiniões e ajude os estudantes a refletirem sobre essa temática de forma a sensibilizá-los para o fato de que o mais importante da brincadeira é poder divertir-se com ela.
No item b, os estudantes devem apresentar um texto curto, mas que apresente o discurso indireto e o direto (usando as aspas).
Exemplo: Rita está brincando de casinha e chama seu irmão Caio para brincar com ela. Caio se recusa dizendo: "Brincar de casinha é para meninas. Vou lá fora jogar futebol". Ao sair para brincar, ele se surpreende vendo um grupo de meninas jogando bola juntas e se divertindo muito.
Para fazer em casa
■ Unidade 5
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP14, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP25, EF05LP04, EF05LP26, EF05LP27.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Discuta com a turma o sentido das expressões e peça que citem outros contextos em que possam ser utilizadas. Pode-se, por exemplo, "torcer o nariz" para alguma ideia de brincadeira ou passeio, demonstrando contrariedade e preferência por outras opções, e "ficar boiando" em uma conversa sobre um assunto desconhecido.
Se julgar pertinente, peça aos estudantes que criem uma ilustração para as expressões, de forma que fique evidente o que elas significam.
294
Para fazer em casa
Unidade 6
Faça no caderno.
1 Releia o trecho da resenha do livro Pequeno grande herói.
"[...] ele ainda usa procedimentos lúdicos, como os jogos de pega-varetas e cabra-cega, como estratégias para vencer os obstáculos. No desempenho de sua prova qualificante, Xiao Li se aproveita ainda dos ensinamentos adquiridos no lar e na escola."
-
Escreva palavras derivadas da palavra jogo.
Sugestões: Jogador, jogadora, jogada, jogatina.
-
Localize no texto uma palavra derivada da palavra ensino.
Ensinamentos.
-
Escreva palavras derivadas da palavra prova.
Sugestões: aprovar, reprovar, aprovada, provação.
2 Identifique se o trecho a seguir está em discurso direto ou indireto. Como você descobriu?
Discurso direto, pois a fala está sendo reproduzida exatamente como foi dita pelas crianças.
Depois da peça, as crianças conversaram com as atrizes e perguntaram: — Como vocês conseguiram decorar tantas falas?
-
Reescreva o trecho modificando o tipo de discurso.
Depois da peça, as crianças conversaram com as atrizes e perguntaram como elas conseguiram decorar tantas falas.
3 Reescreva o texto a seguir em forma de discurso direto. Use dois-pontos e travessão.
Ele chegou todo sorridente e disse que estava cansado e não queria mais ficar emburrado.
Sugestão: Ele chegou todo sorridente e disse: — Estou cansado. Não quero mais ficar emburrado!
Desafio! Agora, que tal criar uma conversa entre heróis e vilões?
-
Selecione um herói/uma heroína e um vilão/uma vilã que você conhece dos contos de fadas, de histórias em quadrinhos ou de desenhos animados.
Resposta pessoal.
-
Liste as características deles ou delas.
Resposta pessoal.
-
Depois, utilize o discurso direto para escrever um diálogo entre essas personagens.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 6
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP30, EF05LP04, EF05LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 2
Compreensão de textos
Produção de escrita
Retome com a turma as características do discurso direto e indireto. No discurso direto, as falas são reproduzidas integralmente, sendo o uso do travessão uma marca importante desse discurso. No caso do indireto, as falas de pessoas ou de personagens são incorporadas às falas do narrador.
Desafio!
Produção de escrita
Aproveite a atividade para verificar se os estudantes usaram adequadamente o discurso direto, diferenciando falas de narrador e de personagens e utilizando os sinais de pontuação corretamente. Veja também se palavras apresentadas no decorrer da unidade foram incorporadas à produção e grafadas corretamente.
Se julgar necessário, proponha uma revisão dos aspectos mais relevantes em cada texto ou considerando as necessidades da turma de forma geral.
295
Para fazer em casa
Unidade 7
Faça no caderno.
1 As reticências, nas frases, foram usadas com quais dos sentidos indicados no quadro abaixo?
- continuidade
- hesitação ou dúvida
- pausas e interrupções por decepção, admiração, alegria ou tristeza
-
Eu estava pensando... será que você gostaria de ir mesmo no parque?
Hesitação ou dúvida.
-
Não acredito... É sério que este presente é para mim?
Pausas e interrupções por decepção, admiração, alegria ou tristeza.
2 A personagem do texto Minhas férias usa linguagem coloquial. Identifique a palavra que pode substituir o termo destacado sem alterar o sentido.
pessoa
admirado
local
- "Fiquei besta com tamanha imensidão." admirado
- "[...] sou uma figurinha conhecida no pedaço" pessoa/local
3 Reescreva o texto a seguir colocando sinais de pontuação adequados.
Respostas no texto.
Assim que pisou na neve, a menina ficou impressionada e gritou:
- Neve existe de verdade!
A mãe, entusiasmada com a alegria da filha, propôs uma brincadeira:
- Quer fazer um boneco de neve com olhos de botão e nariz de cenoura?
Desafio! Agora, vamos pensar em uma mala de viagem.
-
Organizar com antecedência os pertences que serão levados para uma viagem é fundamental. O que significa a expressão "fazer a mala"?
Organizar roupas e objetos em uma mala.
-
Imagine que você vai passar o final de semana em um acampamento. Escreva um passo a passo para fazer a mala de viagem, usando números ordinais e cardinais.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 7
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP12.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 3
Compreensão de textos
Após a verificação da atividade, encaminhe a leitura eco do texto. Para isso, leia-o em voz alta com fluência e solicite aos estudantes que repitam mantendo a precisão, a velocidade adequada e a entonação, de acordo com a pontuação inserida.
Desafio!
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Pergunte aos estudantes em que contexto ouviram a expressão "fazer a mala" e o que ela indicaria se usada no sentido literal, ou seja, produzir uma mala.
Para a realização do item b, oriente os estudantes quanto ao uso dos numerais cardinais e ordinais. Na escrita do passo a passo para a organização da mala de viagem, eles podem usar os numerais cardinais para indicar as quantidades de cada pertence e os ordinais para definir a ordem das etapas da organização. Como nos exemplos a seguir:
Separe três camisetas e duas bermudas.
Pegue cinco pares de meias.
O primeiro passo é colocar as peças maiores na mala.
A terceira etapa é guardar os produtos de higiene.
296
Para fazer em casa
Unidade 8
Faça no caderno.
1 Leia o trecho do texto Vó caiu na piscina e identifique a palavra correspondente em cada item.
Noite na casa da serra, a luz apagou. Entra o garoto:
-- Pai, vó caiu na piscina.
-- Tudo bem, filho.
- Palavra escrita com a letra s, mas com som de z. Casa.
- Palavras que são verbos no passado. Apagou, caiu.
- Palavra com n antes de consoante. Entra.
- Palavras que não são substantivos. Na, da, a, apagou, entra, o, caiu, na, tudo, bem.
- Palavras com r e rr. Garoto, serra.
- Palavras que são substantivos. Noite, casa, serra, luz, garoto, pai, vó, piscina, filho.
2 Copie e complete o texto trocando o símbolo por uma das conjunções entre parênteses.
A energia eólica e ? (e / ou) a energia solar são fontes de energia não poluentes.
A energia hidráulica também é,mas ? (pois / mas), para sua produção, é preciso construir uma usina hidrelétrica, ? e (e / ou) isso gera grande impacto ambiental.
Desafio! Identifique no diálogo a seguir as palavras e expressões usadas em linguagem informal. Depois, reescreva-o em linguagem formal.
— Cê sabe qual é a principal fonte de energia elétrica utilizada no Brasil?
— Tô em dúvida... Essa pergunta me deu um nó na cabeça.
— Tá fácil! Fique frio! É a hidrelétrica.
— Mas cê é sabido, hein!
Cê: Você; Tô: Estou; me deu um nó na cabeça: me confundiu; Tá: Está; frio: tranquilo.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 8
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP22, F05LP01, EF05LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Aproveite esta atividade para retomar regularidades ortográficas já trabalhadas. Retome, por exemplo, que o s entre vogais tem som de z; os verbos no pretérito terminam em u e nunca em l; em final de sílaba, a letra m vem sempre antes de p e b, enquanto a letra n vem antes de outras consoantes; entre vogais, o r tem som fraco e o rr tem som forte.
Reveja as classes de palavras, como verbos e substantivos, certificando-se de que os estudantes tenham entendido.
Solicite que digam outras palavras que poderiam fazer parte de cada item e solicite que escrevam no caderno. Posteriormente, peça que leiam todas as palavras em voz alta com precisão.
Atividade 2
Compreensão de textos
Pergunte aos estudantes qual conjunção foi escolhida para preencher cada lacuna. Discuta o significado delas no contexto e aproveite para retomar sua função em conectar orações.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Para complementar a atividade 2, solicite aos estudantes que reescrevam as frases a seguir, substituindo o ponto-final por e, mas ou portanto.
- Hoje você comeu muito. Passou mal. (e/portanto)
- O telefone tocou. Ninguém atendeu. (mas)
- Ainda não fizemos as lições. Não poderemos brincar. (portanto)
- A festa estava muito animada. Fui embora cedo. (mas)
Desafio!
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Solicite aos estudantes que escrevam o significado de cada palavra ou expressão utilizada em linguagem informal. Peça que leiam em uníssono o diálogo nas duas versões, em linguagem formal e em informal.
297
Para fazer em casa
Unidade 9
Faça no caderno.
1 Selecione o que se pede em cada item.
-
Um verbo regular. Produz.
- A poluição do meio ambiente produz consequências negativas para nossa saúde.
-
Um verbo irregular. Faço.
- Eu faço o possível para economizar água e energia elétrica.
-
Um verbo conjugado no modo indicativo. Desenvolvem.
- Há indústrias que desenvolvem ações para preservar o meio ambiente.
-
Um verbo conjugado no modo imperativo. Busque.
- Busque informações sobre o planeta para conhecê-lo melhor.
2 Reescreva o texto flexionando os verbos entre parênteses de modo que fique coerente.
Antigamente minha família (gostar) muito de viajar por outras cidades. Nas férias do ano passado, nós (decidir) conhecer melhor nossa cidade. (Ir) a vários pontos turísticos. Hoje, (lembrar) desses passeios e (pensar) que a única coisa ruim foi descobrir que (haver) muito descuido e muita poluição em várias partes desta linda cidade.
Antigamente minha família gostava... nós decidimos conhecer... Fomos a vários pontos turísticos. Hoje lembro... e penso que a única coisa... que há muito descuido...
3 Elabore uma frase com os verbos a seguir no modo entre parênteses.
Resposta pessoal.
- impactar (indicativo)
- solucionar (imperativo)
- conscientizar (subjuntivo)
Desafio! Escreva um pequeno texto com base nas questões a seguir.
- O que você aprendeu sobre a importância da preservação do meio ambiente?
- Quais ações podem contribuir para a preservação do nosso planeta?
Dica: Fique atento à conjugação verbal e utilize a pontuação adequada.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 9
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF05LP05, EF05LP06.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Verifique a atividade e peça aos estudantes que compartilhem o que pensaram para selecionar cada verbo. Aproveite para solicitar que indiquem qual é o modo infinitivo de cada um deles.
Atividade 2
Compreensão de textos
Produção de escrita
Ressalte que, para flexionar corretamente os verbos, é preciso considerar todo o contexto. Explore as indicações temporais que colaboram para definir o tempo verbal adequado.
Desafio!
Compreensão de textos
Produção de escrita
Se possível, solicite aos estudantes que passem o texto a limpo em uma folha avulsa e ilustrem a produção. Organize um mural ou varal na sala de aula para que os textos possam ser compartilhados entre a turma.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Aproveite a atividade 3 para relembrar os modos verbais com a turma. Promova o contato dos estudantes com as definições presentes em um livro de gramática. Pode-se utilizar um exemplar impresso ou consultar uma versão digital.