Notas de rodapé
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019.
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p. 7.
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p. 9-10.
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p. 65.
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p. 87.
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p. 84.
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p. 96, 104 e 108.
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p. 94-97; p. 112-135.
* BRASIL. Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação — MEC; coordenado por Secretaria de Alfabetização — Sealf. — Brasília, DF: MEC/Sealf, 2021.
* MORAIS, J. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. p. 21.
* BRASIL. Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação — MEC; coordenado por Secretaria de Alfabetização — Sealf. — Brasília, DF: MEC/Sealf, 2021.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra mim. Guia de literacia familiar. Brasília: MEC/Sealf, 2019.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. p. 23.
* MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. p. 33-34.
* BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Relatório Final do Grupo de Trabalho Alfabetização Infantil: os novos caminhos. Brasília: [s.n.], 2003.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. p. 33.
* BRASIL. Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação — MEC; coordenado por Secretaria de Alfabetização — Sealf. Brasília: MEC/Sealf, 2021.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. p. 50.
* VIANA, F. L. et al. O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica — um programa de intervenção para o 1o Ciclo do Ensino Básico. Coimbra (Portugal): Almedina, 2010.
* NATIONAL INSTITUTE OF CHILD HEALTH AND HUMAN DEVELOPMENT. National Institute for Literacy. U. S. Department of Education. Put Reading First: The Research Building Blocks for Teaching Children to Read. Washington (EUA): Government Printing Office, 2009.
* MARZANO, R. J. Teaching basic and advanced vocabulary. Boston, MA: Heinle, 2010.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. p. 34.
* MULLIS, Ina V. S. PIRLS 2021: fundamentos teóricos [recurso eletrônico]. Ina V. S. Mullis; Michael O. Martin (eds.). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021.
* BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p. 5; 67-68.
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. p. 51.
* ALVES, Rui; LEITE, Isabel (org.). Alfabetização Baseada na Ciência: manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 130.
* ALVES, Rui; LEITE, Isabel (org.). Alfabetização Baseada na Ciência: manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. Capítulo 7.