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PARTE 1

UNIDADE 1 Sistema de numeração decimal

IMAGEM: início da unidade um. crianças observam artefatos indígenas expostos em um museu. em destaque, há um mapa do brasil pendurado no centro de uma parede com o título: os dez municípios com as maiores populações indígenas em 2010. a maior parte das cidades destacadas está localizada no norte do país. benjamin constant, no amazonas, possui 9833 indígenas. taubatinga, no amazonas, 14855. são paulo de olivença, no amazonas, 14974. são gabriel da cachoeira, no amazonas, 29017. santa isabel do rio negro, no amazonas, 10749. barcelos, também no amazonas, possui 8367 indígenas. já em boa vista, capital de roraima, há 8550. em pesqueira, pernambuco, há 9335. em são joão das missões, minas gerais, há 7936 e, por fim, em são paulo, há 12977 indígenas. FIM DA IMAGEM.

Dados obtidos em: https://oeds.link/hmegnC. Acesso em: 2 fev. 2021.

Trocando ideias

  1. Segundo os dados do IBGE, qual é o município brasileiro com a maior população indígena?

  2. Com base no mapa, você acha que a região Sudeste tem população indígena superior ou inferior a 20.000? Confira sua resposta usando uma calculadora.

  3. O número que você obteve com a calculadora no item anterior está mais próximo de 20.000 ou de 21.000?

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Sistemas de numeração egípcio e romano

Aprendendo

Nem sempre os números foram representados na forma em que os conhecemos hoje. Algumas civilizações antigas, como a egípcia e a romana, criaram símbolos e sistemas próprios para representar números.

Sistema de numeração egípcio

Os símbolos usados pelos egípcios para representar os números eram inspirados no formato de plantas, animais, objetos e partes do corpo humano. Veja alguns símbolos egípcios e o número que cada um deles representa.

Bastão Calcanhar Rolo de corda Flor de lótus
IMAGEM: um traço na vertical. FIM DA IMAGEM. IMAGEM: forma semelhante ao de uma letra u invertida. FIM DA IMAGEM. IMAGEM: forma semelhante a de uma espiral. FIM DA IMAGEM. IMAGEM: uma flor de lótus. FIM DA IMAGEM.
1 10 100 1.000

Nesse sistema de numeração, cada símbolo pode ser repetido até nove vezes. E, para determinar um número, é necessário adicionar os valores dos símbolos que o formam, não importando a ordem em que estão escritos.

IMAGEM: o pergaminho representa a escrita de diferentes números. um bastão corresponde ao número um. dois bastões correspondem ao número dois. três bastões, ao número 3, e assim sucessivamente, até o número 9. um calcanhar corresponde ao número 10. um calcanhar e um bastão, o número 11. um calcanhar e dois bastões, ao número 12, e assim sucessivamente, até o número 19. o número 20 é representado por dois calcanhares. o número 21, por dois calcanhares e um bastão; e o número 22, por dois calcanhares e dois bastões. o número 30 é representado por três calcanhares; 40 é representado por 4 calcanhares e 50 por 5 calcanhares. cinco calcanhares e nove bastões corresponde a 59. seis calcanhares, a 60. um rolo de corda corresponde a 100. um rolo de corda e um bastão, a 101. um rolo de corda e um calcanhar correspondem a 110. um rolo de corda, dois calcanhares e um bastão correspondem a 121. já dois rolos de corda correspondem ao número 200; três rolos, a 300 e assim sucessivamente. cinco rolos de corda e um calcanhar corresponde a 510. uma flor de lótus corresponde a 1000 e duas flores corresponde a 2000. o número 3213 é representado por 3 flores de lótus, dois rolos de corda, um calcanhar e três bastões. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: 6 flores de lótus. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: uma flor de lótus, dois rolos de corda, dois calcanhares e quatro bastões. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: uma flor de lótus, quatro bastões e 4 rolos de corda. FIM DA IMAGEM.

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Sistema de numeração romano

No sistema romano, os símbolos que representam os números são letras do alfabeto. Observe, no quadro abaixo, quais são essas letras e a que números elas correspondem no nosso sistema de numeração.

I V X L C D M
1 5 10 50 100 500 1.000

Veja mais números no sistema de numeração romano.

IMAGEM: o pergaminho representa diversos números romanos. uma letra i corresponde ao número 1. duas corresponde a dois e três letras i corresponde ao número 3. uma letra i e um v corresponde a 4. um v avulso corresponde a 5. um v e um i, a 6. um v e dois is, a 7 e, um v e três letras is, a 8. o número nove é representa por um i e um x. o número 10, por um x. o número 11 por um x e um i. o número 12 por um x e dois is. o número 14 é representado por x, i, v. já o 19 por x, i, x. o número 20 é representado por duas letras x. 21, dois x e um i. 22, dois x e dois is. o número 30 é representado por três letras x. já o 40, por x, l. e o número, apenas pela letra l. l, i, x, corresponde a 59. l, x, a 60. l, x, i, a 61. c corresponde a 100. c, i, corresponde a 101. c, x, x, corresponde a 120. c, x, x, i, corresponde a 121. a letra repetida duas vezes corresponde a 200, três vezes, 300. c, d, corresponde a 400. a letra d avulsa corresponde a 500. d, x, é igual a 510. d, c, é igual a 600. m é igual a 1000. m, m, é igual a 2000. a letra m repetida três vezes, duas letras c, um x e três letras i corresponde a 3213. FIM DA IMAGEM.

Para representar os números no sistema romano, algumas regras precisam ser obedecidas:

  1. Somente os símbolos I, X, C e M podem ser repetidos até três vezes seguidas.
  2. Se o símbolo escrito à direita tiver valor igual ou menor que o símbolo da esquerda, os valores correspondentes a eles devem ser adicionados.
  3. Apenas os símbolos I, X e C podem ser escritos à esquerda de outro de maior valor. Nesse caso, o valor do símbolo menor deve ser subtraído do valor do símbolo maior, sempre considerando que:

I só pode aparecer antes de V ou de X

X só pode aparecer antes de L ou de C

C só pode aparecer antes de D ou de M

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Praticando

1 Utilizando o nosso sistema de numeração, escreva os números representados pelos símbolos egípcios.

a) IMAGEM: duas flores de lótus, um rolo de corda, dois calcanhares e um bastão. FIM DA IMAGEM.

b) IMAGEM: duas flores de lótus, um rolo de corda e três flores de lótus. FIM DA IMAGEM.

c) IMAGEM: quatro flores de lótus e três bastões. FIM DA IMAGEM.

d) IMAGEM: uma flor de lótus, um rolo de corda, uma flor de lótus, um rolo de corda e quatro bastões. FIM DA IMAGEM.

e) IMAGEM: dois rolos de corda, dois calcanhares e uma flor de lótus. FIM DA IMAGEM.

f) IMAGEM: um calcanhar, cinco bastões e duas flores de lótus. FIM DA IMAGEM.

2 Os números do sistema de numeração romano são utilizados até hoje. É comum encontrá-los, por exemplo, em mostradores de relógios, na indicação de séculos, em nomes de ruas e em capítulos de livros.

IMAGEM: relógio de parede com algarismos romanos. placa de sinalização da rua 15 de novembro. o número 15 está escrito em algarismos romanos. capítulo de um livro com números em algarismos romanos. FIM DA IMAGEM.

Com base nessas fotos, responda às questões.

  1. Que horário o relógio está marcando?
  2. Escreva como se lê o nome da rua indicado na placa.

  3. No nosso sistema de numeração, represente o número do capítulo do livro.

3 Utilizando o nosso sistema de numeração, escreva os números representados pelos símbolos romanos.

a) DCCCXX

b) MDCXXIII

c) MMMCCCIX

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Sistema de numeração indo-arábico

Aprendendo

O nosso sistema de numeração é chamado de indo-arábico. Ele tem esse nome porque foi idealizado pelos antigos indianos (povos que habitavam o vale do rio Indo, onde se localiza hoje o país chamado Paquistão) e divulgado pelos árabes. Vejamos algumas características desse sistema de numeração.

IMAGEM: bruno, isabela e lucas conversam. lucas diz: no sistema de numeração indo arábico, foram criados 10 símbolos, denominados algarismos, para representar qualquer número. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: a isabela completa: é um sistema decimal, ou seja, um sistema em que os agrupamentos são feitos de 10 em 10. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: o bruno finaliza: além disso, os algarismos assumem valores diferentes conforme a posição que ocupam no número. FIM DA IMAGEM.

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Praticando

1 Observe o número abaixo e faça o que se pede.

IMAGEM: pergaminho com a seguinte sequência: cinco flores de lótus, dois rolos de corda, quatro calcanhares e sete bastões. FIM DA IMAGEM.

  1. Escreva esse número utilizando os símbolos do sistema indo-arábico.

  2. Decomponha esse número considerando o maior número de milhares exatos o maior número de centenas exatas, o maior número de dezenas exatas e as unidades.
  3. icoQuando mudamos a posição dos símbolos egípcios, o número formado se altera? Explique por quê.

  4. icoNo caso do nosso sistema de numeração, a mudança na posição dos algarismos altera o número formado? Explique.

2 Na fábrica de brinquedos em que Alice trabalha, os brinquedos são separados por tipo e embalados em caixas com 1.000 unidades cada uma.

IMAGEM: alice está atrás do balcão da fábrica. sobre a mesa, há uma grande quantidade de petecas, à direita de alice, e apitos em menor quantidade à esquerda. FIM DA IMAGEM.

  1. Para embalar 6.000 apitos, quantas caixas são necessárias?

  2. Com 9 caixas, é possível embalar quantas petecas?

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3 Responda às questões.

  1. Uma cédula de 200 reais pode ser trocada por quantas moedas de 1 real?

  2. Três cédulas de 100 reais podem ser trocadas por quantas cédulas de 10 reais?
  3. Dez cédulas de 100 reais podem ser trocadas por quantas moedas de 1 real?

4 Escreva por extenso o número representado em cada ábaco.

IMAGEM: ábaco com 4 pinos divididos em u, m; c, d e u que representam unidade de milhar, centena, dezena e unidade. no pino u, m, há uma argola. no pino c, 7 argolas. no d, 4 argolas e, no pino u, 3 argolas. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: ábaco com 4 pinos. no u, m, há 7 argolas. no c, 6 argolas. no d, uma argola. no u, 5 argolas. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: ábaco com 4 pinos. no u, m, há 6 argolas. no c, uma argola. no d, 5 argolas. no u, 7 argolas. FIM DA IMAGEM.

5 Veja como Ana decompôs o número 2.365.

IMAGEM: a ana aponta para o seguinte número decomposto na lousa: 2365. o número dois corresponde a duas unidades de milhar, igual a duas vezes 1000 igual a 2000. o número três corresponde a três centenas, igual a 3 vezes 100 igual a 300. o número seis corresponde a seis centenas, igual a 6 vezes 10 igual a 60. o número cinco corresponde a 5 unidades, igual a 5 vezes um, igual a 5. portanto, 2365 igual a duas vezes 1000 mais 3 vezes 100 mais 6 vezes 10 mais 5 vezes um. FIM DA IMAGEM.

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Números de cinco algarismos

Aprendendo

A dezena de milhar

IMAGEM: dois funcionários conversam entre si. um homem mais velho diz: foram produzidas 10 caixas com 1000 peças. o colega mais novo conclui: então foram produzidas 10000 peças. ele aponta para as caixas, empilhadas umas sobre as outras em duas fileiras com 5 colunas. FIM DA IMAGEM.

Veja alguns modos de representar o número 10.000 ou a dezena de milhar.

IMAGEM: o bruno diz: dez unidades de milhar correspondem a uma dezena de milhar. à direita, há um ábaco com 5 pinos. no pino u, m, há uma argola. os demais estão vazios. abaixo, há um quadro de ordens com 5 colunas, que representam d, m; u, m; c, d e u. na linha abaixo, está o número 10000. FIM DA IMAGEM.

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Números até 99.999

IMAGEM: reprodução de uma página de jornal, com a seguinte manchete: a segunda partida entre bahia e sampaio corrêa, realizada no final da copa do nordeste 2018, em salvador, b, a, recebeu um público de 45378 torcedores. à esquerda, há uma fotografia do estádio de futebol lotado. FIM DA IMAGEM.

Veja alguns modos de representar o número de torcedores que compareceram a essa partida.

IMAGEM: ábaco com 5 pinos. no d, m, há uma argola. no u, m, há cinco argolas. no c, três argolas. no d, 7 argolas e, no u, 8 argolas. FIM DA IMAGEM.

Ábaco

DM UM C D U
4 5 3 7 8

Quadro de ordens

IMAGEM: reprodução de uma folha com o escrito. quarenta e cinco mil, trezentos e setenta e oito. FIM DA IMAGEM.

Por extenso

Observe como podemos decompor o número 45.378.

IMAGEM: número 45378 decomposto. o número 4 corresponde a 4 dezenas de milhar ou 40000 unidades e pode ser representado pela conta 4 vezes 10000, igual a 40000. o número 5 corresponde a 5 unidades de milhar ou 5000 unidades e pode ser representado pela conta 5 vezes 1000, igual a 5000. o número 3 corresponde a 3 centenas ou 300 unidades e pode ser representado pela conta 3 vezes 100, igual a 300. o número 7 corresponde a 7 dezenas ou 70 unidades e pode ser representado pela conta 7 vezes 10, igual a 70. o número 8 corresponde a 8 unidades e pode ser representado pela conta 8 vezes 1, igual a 8. FIM DA IMAGEM.

Portanto:

45.378 = 4 × 10.000 + 5 × 1.000 + 3 × 100 + 7 × 10 + 8 × 1 = 40.000 + 5.000 + 300 + 70 + 8

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Praticando

1 Escreva por extenso o número representado em cada ábaco.

a) IMAGEM: ábaco com 5 pinos. no d, m, há três argolas. u, m, cinco argolas. no c, 6 argolas. d, 7 argolas e no pino u, há 8 argolas. FIM DA IMAGEM.

b) IMAGEM: ábaco com 5 pinos. no d, m, há cinco argolas. no d, há duas argolas. os demais pinos estão vazios. FIM DA IMAGEM.

2 Lucas e Mário construíram estruturas diferentes usando blocos coloridos. Para cada bloco foi atribuído um valor de acordo com sua cor. Observe o código de pontuação abaixo e faça o que se pede.

IMAGEM: o bloco azul corresponde a 10000. o vermelho, a 1000. o verde, a 100. o branco, a 10 e, o bloco rosa, corresponde ao número um. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: lucas e mário estão em frente a uma mesa. a estrutura de lucas contém um bloco branco, um vermelho, dois azuis e dois rosas. já a estrutura de mário contém três blocos verdes, dois azuis, dois brancos, dois rosas e dois vermelhos. FIM DA IMAGEM.

  1. Determine o total de pontos das estruturas construídas por eles.
  2. Qual é o menor número de blocos de cada cor que Lucas e Mário deveriam utilizar para montar uma estrutura que correspondesse a um total de 25.064 pontos?

3 Quanto vale o algarismo 7 em cada um dos números a seguir?

  1. 44.372 ►
  2. 75.111 ►
  3. 97.006 ►

4 Decomponha cada número abaixo por meio de diferentes adições e multiplicações.

  1. 32.064 =
  2. 46.302 =

Agora é a hora da avaliação! Faça as questões 1 e 2 da página 36.

29

Comparando números

Aprendendo

IMAGEM: o carro vermelho custa 35858 reais. o carro preto custa 35429 reais. FIM DA IMAGEM.

Para responder a essa pergunta, Lucas, Isabela e Bruno compararam o valor dos algarismos dos números que indicam os preços.

IMAGEM: lucas diz: comparei as dezenas de milhar e verifiquei que os dois números têm 3 dezenas de milhar. a isabela diz: comparei as unidades de milhar e verifiquei que os dois números têm 5 unidades de milhar. o bruno diz: comparei as centenas e verifiquei que, no número 35858, há 8 centenas e, no número 35429, há 4 centenas. FIM DA IMAGEM.

Portanto, o carro é mais barato que o carro .

Podemos comparar o preço dos carros usando o sinal > (maior que) ou o sinal < (menor que):

35.858 > 35.429 ou 35.429 < 35.858

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Praticando

1 Considere os números abaixo.

46.402

53.167

46.401

46.411

46.213

2 Identifique e marque com um X as sentenças verdadeiras.

3 Reúna-se com um colega e observem o alvo em que Roberto, Pedro e Milena atiraram dardos coloridos.

IMAGEM: alvo colorido circular, composto por 4 partes com cores alternadas. de fora para dentro, está a parte que corresponde a um ponto, em branco, e nela há 5 marcas azuis, três laranjas e duas vermelhas. na parte que corresponde a 10 pontos, em verde, há 3 marcas azuis, 5 laranjas e 3 vermelhas. na parte que corresponde a 100 pontos, em branco, há duas marcas azuis, 4 laranjas e 3 vermelhas. na parte que corresponde a 1000 pontos, em verde no centro do alvo, há uma marca azul, uma laranja e duas vermelhas. FIM DA IMAGEM.

Sabendo que as marcas representadas no alvo indicam o local onde cada um acertou, respondam às questões.

  1. Se as marcas vermelhas correspondem aos acertos de Milena, as laranja aos acertos de Pedro, e as azuis, aos acertos de Roberto, quantos pontos cada um fez?

  2. Quem fez menos pontos? E quem fez mais pontos?

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Números na reta numérica

Aprendendo

IMAGEM: mário aponta para a lousa, onde está desenhada uma reta numérica com uma marcação no ponto 0. ele diz: primeiro, escolhi um ponto qualquer da reta numérica e atribuí o número zero a ele. esse ponto chamamos de origem da reta numérica. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: mário diz: depois, escolhi uma unidade de medida de comprimento equivalente a um centímetro e marquei tracinhos igualmente espaçados, nos quais representei um número em cada um. a parte da reta entre um tracinho e o seguinte representa uma unidade. a reta numérica completa está desenhada na lousa. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: reta numérica com um traço representando a marcação zero. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: reta numérica com um traço representando a marcação zero. FIM DA IMAGEM.

32

IMAGEM: reta numérica dividida em 11 marcações, entre 18000 e 19000. a cada marcação, são adicionadas 100 unidades. o número 18238 está representado entre 18200 e 18300. FIM DA IMAGEM.

Veja como eles analisaram a posição desse número.

IMAGEM: mário diz: o número 18238 está mais próximo de 18000 do que de 19000. então, posso dizer que 18238 é aproximadamente igual a 18000. ao lado, a reta está representada, indicando que a unidade de milhar mais próxima de 18238 é 18000. FIM DA IMAGEM.

Logo, podemos dizer que aproximadamente 18.000 pessoas visitaram o site.

IMAGEM: a iaci diz: o número 18238 está mais próximo de 18200 do que de 18300. então, posso dizer que 18238 é aproximadamente igual a 18200. ao lado, a reta está representada, indicando que a centena mais próxima de 18238 é 18200. FIM DA IMAGEM.

Logo, podemos dizer que aproximadamente 18.200 pessoas visitaram o site.

Praticando

1 Escreva em cada reta numérica os números que faltam.

  1. IMAGEM: reta numérica dividida em 11 marcações, representadas pelos seguintes números: espaço para preencher; espaço para preencher; 975; 1000; 1025; espaço para preencher; espaço para preencher; 1100; espaço para preencher; 1150, espaço para preencher. FIM DA IMAGEM.
  1. IMAGEM: reta numérica dividida em 9 marcações, representadas pelos seguintes números: espaço para preencher; espaço para preencher; espaço para preencher; 13320; 13420; espaço para preencher; espaço para preencher; 13720; espaço para preencher. FIM DA IMAGEM.

33

2 Represente na reta numérica abaixo os números 9.990, 9.992, 9.996, 9.999 e 10.000.

IMAGEM: reta numérica dividida em 11 marcações. FIM DA IMAGEM.

3 Indique nas retas numéricas abaixo a centena mais próxima e a unidade de milhar mais próxima do número destacado.

a) IMAGEM: reta numérica dividida em 9 marcações, sendo 8000, 8250, 8500, 8750, 9000, 9250, 9500, 9750 e 10000. entre as marcações 8500 e 8750, está o número 8600 em destaque. FIM DA IMAGEM.

b) IMAGEM: reta numérica dividida em 11 marcações, sendo que a primeiro corresponde a 15000 e a última a 16000. entre cada marcação, são adicionadas 100 unidades. entre as marcações 15500 e 15600, está o número 15543 em destaque. FIM DA IMAGEM.

4 Arredonde o número 26.784 para:

  1. a dezena mais próxima. ►
  2. a centena mais próxima. ►
  3. a unidade de milhar mais próxima. ►
  4. a dezena de milhar mais próxima. ►

5 André trabalha em uma cantina, onde vende docinhos feitos por Flávia.

IMAGEM: a flávia diz: na semana passada, diz 1732 docinhos. o andré responde: desses docinhos, vendi 1275. FIM DA IMAGEM.

  1. Arredonde o número de docinhos produzidos e vendidos para a unidade de milhar mais próxima e determine quantos docinhos, aproximadamente, não foram vendidos ►
  2. Agora, com uma calculadora, determine a quantidade exata de docinhos que não foram vendidos. ►
  3. Você acha que o valor aproximado encontrado no item a foi adequado para representar a quantidade de docinhos não vendidos? Como você poderia melhorar a aproximação feita no item a? Converse com os colegas.

Agora é a hora da avaliação! Faça a questão 3 da página 36.

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Tratando a informação Escrever textos a partir de gráficos e tabelas

1 Saúde, Educação, Segurança ou Transporte? A prefeitura de determinado município fez uma pesquisa com alguns habitantes para saber qual desses serviços públicos está precisando mais de melhorias. Cada participante votou em apenas um serviço público. O gráfico de barras verticais a seguir mostra o resultado dessa pesquisa.

IMAGEM: o gráfico de colunas representa o serviço público que mais precisa de melhorias. na linha vertical, está indicado o número de votos, de 0 a 9000. na linha horizontal, está indicado o tipo de serviço público. a coluna da saúde sobe até 8000. a coluna da educação, até 9000. a coluna da segurança, até 5000 e, a coluna do transporte, sobe até 7000. FIM DA IMAGEM.

  1. Analise o gráfico e responda: quantos habitantes participaram da pesquisa: mais ou menos de 36.000 habitantes?
  2. Converse com os colegas e responda.

    • Você acha que a prefeitura desse município vai destinar mais recursos para qual desses serviços públicos? E menos recursos? Por quê?
    • Se essa pesquisa fosse realizada com habitantes de outro município, o resultado teria sido o mesmo?
    • Qual serviço público do município onde você mora precisa mais de melhorias? Por quê?
  3. Escreva em seu caderno um pequeno texto dando a sua opinião sobre os serviços públicos do município onde você mora que mais precisam de melhorias. Compare com os resultados mostrados no gráfico.

35

2 Joana, Lúcia e Marta fazem tapetinhos de tricô. Observe a tabela que mostra a produção mensal de cada uma delas.

IMAGEM: joana, lúcia e marta estão sentadas enquanto produzem uma peça de tricô. FIM DA IMAGEM.

Produção mensal das artesãs
Artesã Número de tapetinhos produzidos
Joana 90
Lúcia 125
Marta 133

Dados obtidos por Joana, Lúcia e Marta em abril de 2023.

Agora, veja a tabela que mostra a produção mensal de tapetinhos de tricô de algumas indústrias.

Produção mensal de tapetinhos de tricô de algumas indústrias
Indústria Tricô redondo Tricô quadrado Tricô estrelado
Número de tapetinhos produzidos 73.000 31.000 85.500

Dados obtidos pelas indústrias Tricô redondo, Tricô quadrado e Tricô estrelado em abril de 2023.

36

AVALIAÇÃO DE PROCESSO I UNIDADE 1 MATEMÁTICA 4 o ANO

O que estou aprendendo?

1 Complete cada item escrevendo como o número é representado por extenso ou por meio de algarismos.

a) 12.586: _______________

b) : noventa e sete mil, duzentos e trinta e sete

2 Faça o que se pede.

  1. Represente no quadro de ordens ao lado o número formado por 4 dezenas de milhar, 9 unidades de milhar, 2 centenas, 5 dezenas e 1 unidade.

    DM UM C D U
  2. Decomponha o número que você representou anteriormente, usando adições e multiplicações.

3 Assinale a alternativa correta com base na tabela abaixo.

Passagem de veículos pelo pedágio no feriado prolongado
Dia da semana Sexta-feira Sábado Domingo
Quantidade de veículos 87.256 72.398 41.253

Dados obtidos pela concessionária da rodovia em fevereiro de 2023.

  1. Passaram mais veículos pela praça de pedágio no domingo do que no sábado.
  2. Nesse feriado prolongado, a praça de pedágio registrou menor movimento de veículos no domingo e maior movimento no sábado.
  3. A passagem de veículos pela praça de pedágio nesse feriado prolongado foi diminuindo a cada dia.
  4. Quase 9.000 veículos passaram pela praça de pedágio na sexta-feira.

Autoavaliação

Marque com um X a carinha que retrata melhor o que você sente ao responder à questão.

IMAGEM: um rosto feliz, piscando o olho. FIM DA IMAGEM.

Sim

IMAGEM: um rosto com um sorriso tímido. FIM DA IMAGEM.

Mais ou menos

IMAGEM: um rosto assustado, com olhos arregalados. FIM DA IMAGEM.

Não

Sei escrever textos com base em gráficos ou tabelas?

37

UNIDADE 2 Adição e subtração

IMAGEM: início da unidade dois. alexandre e o pai estão em uma floricultura. o menino aponta para uma jabuticabeira, que custa 55 reais. ao redor deles, há diversas mudas. o pé de lichia custa 45 reais. a muda de alecrim, 11 reais. a muda de jasmim-cata-vento custa 45 reais. já a muda de rosa-do-deserto custa 37 reais. FIM DA IMAGEM.

Trocando ideias

  1. Alexandre gostaria de ter 1 pé de lichia e 1 jabuticabeira, 2 mudas de jasmim-cata-vento e 3 mudas de rosa-do-deserto na casa em que mora. Se o pai dele fizer a compra, dando 4 cédulas de 100 reais para fazer o pagamento, quanto ele receberá de troco?

  2. Com 100 reais poderiam ser comprados 3 produtos juntos. Quais?

38

As ideias da adição

Aprendendo

Ideia de juntar

Para obter o total de pontos marcados no último jogo do campeonato, podemos juntar 76 pontos com 70 pontos, calculando o resultado de 76 + 70.

IMAGEM: em uma quadra esportiva, homens, mulheres e uma grande torcida ao redor comemoram a conquista do bicampeonato. no centro, uma pessoa levanta a taça em meio a papéis picados e fumaça. FIM DA IMAGEM.

Equipe de basquete feminino Sampaio Basquete, bicampeã da LBF em 2019.

Ideia de acrescentar

Para saber o total de mudas que serão plantadas no parque nesses dois dias, devemos acrescentar as 283 mudas que serão plantadas hoje às 227 mudas que foram plantadas ontem, calculando o resultado de 227 + 283.

39

Praticando

1 Uma fábrica de tapetes artesanais produziu 334 unidades no primeiro semestre e 560 unidades no segundo semestre. Qual foi o total de tapetes produzidos nesses dois semestres?

IMAGEM: três mulheres estão sentadas em bancos de madeira, de frente para um suporte usado para tecer os tapetes. há rolos confeccionados no lado esquerdo e três peças estão penduradas na parede. FIM DA IMAGEM.

2 Leia o que Adriana e Bianca estão dizendo e determine quantos brigadeiros elas fizeram juntas.

IMAGEM: a adriana diz: eu fiz 52 brigadeiros. a bianca responde: eu fiz 21 brigadeiros a mais que você. FIM DA IMAGEM.

3 Em uma quinta-feira, 536 pessoas visitaram o Jardim Botânico de Curitiba, um dos principais pontos turísticos da cidade. No dia seguinte, mais 450 pessoas fizeram essa visita. Quantas pessoas visitaram o Jardim Botânico nesses dois dias?

4 Observe as sete caixas com livros que uma livraria recebeu.

Depois, com o auxílio de uma calculadora, responda às questões.

  1. Quantos livros de Matemática a livraria recebeu? E de História?
  2. Quantos livros chegaram à livraria, ao todo?

IMAGEM: duas pilhas de caixas coloridas. na rosa, há 52 livros de matemática. na verde, 56 livros de história. na laranja, 80 livros de matemática. na azul, 47 livros de ciências. na vermelha, 54 livros de história. na amarela, 45 livros de matemática e, na roxa, 37 livros de ciências. FIM DA IMAGEM.

40

Adição

Aprendendo

Veja o gráfico feito pelo funcionário de uma loja de roupas para representar o número de camisas vendidas na sexta-feira e no sábado.

IMAGEM: o gráfico de colunas representa o número de camisas vendidas. na linha vertical, está indicado o número de camisas, de 0 a 60. na linha horizontal, os dias da semana. a coluna da sexta-feira sobe até 44. a coluna do sábado, até 53. FIM DA IMAGEM.

Para saber o total de camisas vendidas nesses dois dias, podemos adicionar 44 a 53. Observe como fazer esse cálculo usando o algoritmo usual da adição.

IMAGEM: conta de adição organizada verticalmente. no topo, 44. sendo que o primeiro 4 ocupa a casa da dezena e o segundo ocupa a casa da unidade. na segunda linha, mais 53, resultando em 97. o número 9 corresponde a 4 dezenas mais 5 dezenas é igual a 9 dezenas. o número 7 corresponde a 4 unidades mais 3 unidades é igual a 7 unidades. à direita, a mesma conta está representada. no topo, 44. abaixo, mais 53. os números indicam as parcelas. a adição resulta em 97, que corresponde à soma ou total. FIM DA IMAGEM.

Portanto, foram vendidas 97 camisas nesses dois dias.

Em uma adição, os números que estão sendo adicionados chamam-se parcelas. O resultado da adição chama-se soma ou total.

41

Para determinar o total de material reciclável recolhido em um dia, podemos calcular o resultado de 457 + 286 usando o ábaco.

IMAGEM: o gráfico de colunas representa a quantidade de material reciclável recolhido em um dia. na linha vertical, está indicada a quantidade de material, de 0 a 500. na linha horizontal, o material reciclável. a coluna das garrafas pet sobe até 457. a coluna das latas de alumínio, até 286. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: primeiro passo. o ábaco de 3 pinos corresponde ao número 286. no pino c, há duas argolas. no d, 8 argolas e, no u, 6 argolas. abaixo, há outro ábaco de 3 pinos que corresponde ao número 457. no pino c, há 4 argolas. no d, 5 argolas e, no u, 7 argolas. segundo passo. as argolas do primeiro ábaco são adicionadas ao segundo. portanto, no pino c, são acrescentadas duas argolas. assim, 4 centenas mais duas centenas é igual a espaço para preencher centenas. no pino d, são acrescentadas 8 argolas. portanto, 5 dezenas mais 8 dezenas é igual a espaço para preencher dezenas. por fim, no pino u são acrescentadas 6 argolas. assim, 7 unidades mais 6 unidades é igual a espaço para preencher unidades. terceiro passo. a primeira versão do ábaco possui 6 argolas no pino c; 13 no pino d e 13 no pino u. quarto passo. 10 argolas do pino u se transformam em uma argola, acrescentada ao pino d. quinto passo. 10 argolas do pino d se transformam em uma argola, acrescentada ao pino c. sexto passo. a versão final do ábaco possui 7 argolas no pino c; 4 no pino d e 3 no pino u. FIM DA IMAGEM.

42

Agora, observe o mesmo cálculo com o algoritmo usual.

IMAGEM: conta de adição na vertical, separada em colunas de centena, dezena e unidade. no topo, 457. acima do 4 e do 5, há um pequeno número 1. na segunda linha, mais 286... igual a 743. ligado por uma seta ao número 3, há o seguinte texto: primeiro, adicionamos as unidades: 7 mais 6 igual a 13; 13 unidades correspondem a uma dezena e 3 unidades. uma segunda seta se liga ao número 4 e o seguinte texto: depois, adicionamos as dezenas: um mais 5 mais 8 igual a 14; 14 dezenas correspondem a uma centena e 4 dezenas. uma terceira seta se liga ao número 7. ao lado, o texto: e, finalmente, adicionamos as centenas: um, mais 4, mais 2 igual a 7. FIM DA IMAGEM.

Assim: 457 + 286 = 743

Portanto, foram recolhidas na cantina da escola, nesse dia, 743 unidades de material reciclado.

Um mercado vendeu, no mês de novembro, 1.835 itens e, em dezembro, 2.290 itens.

Para obter o total de itens vendidos nesses dois meses, adicionamos 1.835 a 2.290.

Utilizando o algoritmo usual, temos:

IMAGEM: conta de adição na vertical, separada em colunas de unidade de milhar, centena, dezena e unidade. no topo, 1835. acima do 1 e do 8, há um pequeno número 1. na segunda linha, mais 2290. igual a 4125. ligado por uma seta ao número 5, há o seguinte texto: primeiro, adicionamos as unidades: 5 mais 0 igual a 5. uma segunda seta se liga ao número 2 e o seguinte texto: depois, adicionamos as dezenas: 3 mais 9 igual a 12; 12 dezenas correspondem a uma centena e duas dezenas. uma terceira seta se liga ao número um. ao lado, o texto: em seguida, adicionamos as centenas: um, mais 8, mais 2 igual a 11; 11 centenas correspondem a uma unidade de milhar e uma centena. uma quarta seta se liga ao número 4 e o texto: e, finalmente, adicionamos as unidades de milhar: um mais um mais dois igual a quatro. FIM DA IMAGEM.

Assim: 1.835 + 2.290 = 4.125

Portanto, nesses dois meses, foram vendidos 4.125 itens pelo mercado.

43

Praticando

1 Complete o quadro abaixo determinando quantos pontos obtiveram Igor, Franco e Sílvio no jogo de dardos.

IMAGEM: alvo com pontuações de 10 a 50. de fora para dentro, na parte que corresponde à pontuação 10, há dois dardos azuis. na pontuação 20, há um dardo azul. um verde e um amarelo. na pontuação 30, há um dardo verde. na pontuação 40, há um dardo verde e um amarelo. na pontuação 50, há um dardo amarelo. FIM DA IMAGEM.

Igor IMAGEM: dardo azul. FIM DA IMAGEM. + + =
Franco IMAGEM: dardo amarelo. FIM DA IMAGEM. + + =
Sílvio IMAGEM: dardo verde. FIM DA IMAGEM. + + =

2 Efetue as adições usando o algoritmo usual.

  1. 357 + 218 =
  2. 706 + 478 =
  3. 1.845 + 2.983 =
  4. 6.508 + 2.987 =

3 Indique o número que apareceria no visor de uma calculadora se fossem digitadas, após o número 256, as sequências de teclas de cada item.

IMAGEM: uma calculadora com o número 256 no visor. FIM DA IMAGEM.

a) + 1 0 0 0 =

b) + 3 5 0 0 =

c) + 4 5 1 3 =

44

4 Plínio passou alguns dias na casa de Felipe, que fica a 186 quilômetros de distância de sua casa. Ao sair de casa, o marcador do carro registrava a seguinte quilometragem:

IMAGEM: 5428 quilômetros. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: 6 espaços para preencher a quilometragem. FIM DA IMAGEM.

5 Observe os preços dos produtos e, depois, faça o que se pede.

IMAGEM: um celular custa 506 reais. um g, p, s, custa 397 reais. FIM DA IMAGEM.

  1. Arredonde o valor dos aparelhos e calcule mentalmente a quantia aproximada, em real, necessária para comprar os dois aparelhos.

  2. Agora, calcule a quantia exata e compare-a com a aproximada obtida no item anterior. Qual é a quantia exata? E qual é a diferença entre esses resultados?

6 Um pedreiro levou três dias para fazer um muro. No primeiro dia, assentou 560 tijolos, no segundo dia, 1.080 tijolos, e, no terceiro dia, a soma dos tijolos assentados nos primeiros dias. Com base nessas informações, responda às questões.

  1. Quantos tijolos ele assentou no terceiro dia?

  2. Quantos tijolos ele usou ao todo nesse muro?

45

Propriedades da adição

Aprendendo

Comutativa

Veja como Lucas e Isabela fizeram para calcular o total de poltronas do teatro.

IMAGEM: representação de um teatro observado de cima para baixo, com o palco, e, no espaço central, as poltronas do piso inferior e superior. nas laterais, estão os espaços reservados para os camarotes. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: o lucas segura um caderno com a seguinte conta: 550 no topo. acima do 5 da centena, um pequeno número um. abaixo, mais 368, igual a 918. o menino diz: adicionei o número de poltronas do piso inferior ao número de poltronas do piso superior. ao lado, a isabela segura um caderno com a seguinte conta: 368 no topo. acima do 3, um pequeno número um. abaixo, mais 550. igual a 918. ela diz: adicionei o número de poltronas do piso superior ao número de poltronas do piso inferior. FIM DA IMAGEM.

Observe que Lucas e Isabela chegaram ao mesmo resultado.

550 + 368 = 368 + 550

Então, há, ao todo, poltronas no teatro.

Praticando

1 Em uma partida de futebol, havia 23.184 torcedores na arquibancada inferior e 18.245 torcedores na arquibancada superior. Ao todo, quantos torcedores havia nas arquibancadas?

2 Complete as sentenças de modo que sejam verdadeiras.

  1. 25 + 75 = 75 +
  2. + 83 = 83 + 17

46

Aprendendo

Associativa

Observe como Mário e Bruno fizeram para obter o total de equipes.

IMAGEM: o mário segura um caderno com a seguinte conta: 26 mais 14 mais 28. na linha abaixo, 26 mais 14 estão agrupados em 40. ao lado, mais 28. por fim, 40 mais 28 resultam em 68. o menino diz: adicionei o número de equipes de basquete ao número de equipes de handebol. depois, adicionei esse resultado ao número de equipes de futebol. o bruno segura um caderno com a seguinte conta: 26 mais 14 mais 28. na linha abaixo, 26 mais 42, resultado do agrupamento de 14 mais 28. por fim, 26 mais 42 resultam em 68. ele diz: adicionei o número de equipes de handebol ao número de equipes de futebol. depois, adicionei esse resultado ao número de equipes de basquete. FIM DA IMAGEM.

Podemos representar as adições que Mário e Bruno fizeram usando parênteses para indicar a ordem dos cálculos.

Mário

(26 + 14) + 28 = 40 + 28 = 68

Bruno

26 + (14 + 28) = 26 + 42 = 68

Assim, podemos escrever a seguinte igualdade:

(26 + 14) + 28 = 26 + (14 + 28)

Portanto, 68 equipes participaram do campeonato.

47

Praticando

1 Veja como Aline e Luís pensaram para calcular o resultado de 1.412 + 906 + 2.330.

IMAGEM: aline pensa: adicionei 1412 a 906 e, depois, adicionei o resultado obtido a 2330. luís calcula mentalmente: primeiro, adicionei 906 a 2330 e, depois, adicionei o resultado obtido a 1412. FIM DA IMAGEM.

  1. Represente os cálculos de Aline e de Luís e o resultado obtido por eles.

  2. O resultado obtido por eles foi o mesmo? Justifique sua resposta.

2 Calcule mentalmente o resultado de cada adição.

  1. 17 + 3 + 24 + 6 =
  2. 2 + 999 + 1 + 8 =

3 Na escola de Isabel há 250 estudantes no 2o ano, 322 estudantes no 3o ano e 218 estudantes no 4o ano. Quantos estudantes há, ao todo, nesses três anos?

Agora é a hora da avaliação! Faça a questão 1 da página 67.

4 Calcule, em seu caderno.

  1. 178 + 245 + 532
  2. 247 + 887 + 158
  3. 1.576 + 210 + 2.843

Resolvendo problemas

Cláudio precisa transportar as cinco caixas ao lado em seu reboque, que suporta no máximo 1.000 quilogramas. Explique, em seu caderno, como ele deve transportar essas caixas para não fazer mais que duas viagens.

IMAGEM: cláudio está na calçada de sua casa, de frente para cinco caixas que pesam: 290, 360, 520, 430 e 270 quilogramas. atrás, o carro do rapaz junto ao reboque está estacionado. FIM DA IMAGEM.

48

As ideias da subtração

Aprendendo

Ideia de tirar

Para determinar quantos pães de mel sobraram para Alice vender, podemos tirar 222 dos 265 pães de mel que ela fez, calculando o resultado de 265 — 222.

Ideia de completar

Rafael foi à padaria comprar mortadela.

IMAGEM: no primeiro quadro, rafael está de frente para o balcão da padaria e pede à atendente: por favor, eu quero quinhentos gramas de mortadela. no segundo quadro, a atendente pesa a mortadela em uma balança. no visor, está indicado 420 gramas. FIM DA IMAGEM.

Na balança, há 420 gramas de mortadela. Para encontrar quantos gramas de mortadela faltam para completar a quantidade de mortadela que Rafael pediu, podemos subtrair 420 de 500.

49

Ideia de comparar

Para descobrir a diferença entre o preço da televisão nessas duas lojas, podemos subtrair 1.324 de 1.536.

IMAGEM: na loja preço bom, à esquerda, a televisão custa 1536 reais. na loja compre aqui, à direita, a televisão custa 1324 reais. FIM DA IMAGEM.

Praticando

1 Pelé e Maradona foram eleitos os dois maiores jogadores de futebol dos últimos tempos. Sabendo que eles fizeram, respectivamente, 1.281 e 365 gols em suas carreiras, responda: quantos gols Pelé fez a mais que Maradona?

2 Em um feirão de automóveis havia 1.860 veículos expostos. Nos dois primeiros dias, foram vendidos 540 veículos. Quantos veículos restaram no feirão?

3 Em seu caderno, invente um problema que envolva a ideia de completar da subtração. Depois, troque-o com um colega: resolva o problema dele e peça a ele que resolva o seu.

50

Subtração

Aprendendo

Número de vagas do estacionamento
Cliente Número de vagas
Mensalista 65
Avulso

Para completar o quadro, é necessário descobrir quantas vagas o estacionamento tem disponíveis para clientes avulsos. Para isso, podemos subtrair 65 de 96 usando o algoritmo da subtração. Observe.

IMAGEM: conta de subtração na vertical, dividida em colunas de dezena e de unidade. no topo, 96. abaixo, menos 65, igual a 31. o número 3 corresponde a 9 dezenas menos 6 dezenas é igual a 3 dezenas. o número um corresponde a 6 unidades menos 5 unidades é igual a uma unidade. FIM DA IMAGEM.

Portanto, o estacionamento tem 31 vagas disponíveis para clientes avulsos.

51

Para responder a essa pergunta, podemos subtrair 28 de 55 utilizando o material dourado.

IMAGEM: primeiro passo. número 55 representado utilizando o material dourado. 5 barras de dezena e 5 cubinhos avulsos. segundo passo. uma dezena é trocada por 10 unidades de cubinhos, formando 15 cubinhos avulsos e 4 barras de dezena. terceiro passo. 55 menos 28. das 4 barras de dezena, duas estão riscadas. dos 15 cubinhos, 8 estão riscados. FIM DA IMAGEM.

O resultado de 55 — 28 também pode ser calculado com o algoritmo usual.

IMAGEM: conta de subtração na vertical, dividida em duas colunas das dezenas e unidades. no topo, 55. abaixo, menos 28. em seguida, os dois números 5 de 55 estão riscados. acima do número 5, da casa d, há um número 4. acima do número 5, da casa u, há um número 15. abaixo, menos 28. ao lado, fabiana explica: observe que não podemos tirar 8 unidades de 5 unidades. então, trocamos uma dezena por 10 unidades, ficando com 4 dezenas e 15 unidades. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: conta de subtração na vertical, dividida em duas colunas das dezenas e unidades. no topo, 55. os dois números 5 estão riscados. acima do número 5, da casa d, há um número 4. acima do número 5, da casa u, há um número 15. abaixo, menos 28, igual a 27. ao lado, fabiana explica: depois, subtraímos as unidades. assim: 15 menos 8 igual a 7. em seguida, subtraímos as dezenas: 4 menos dois, igual a dois. FIM DA IMAGEM.

Portanto, ainda falta vender pulseiras.

52

Para responder a essa pergunta, podemos subtrair 152 de 324 utilizando o ábaco.

IMAGEM: mário diz: como não podemos tirar cinco dezenas de duas dezenas, precisamos trocar uma centena por 10 dezenas. ao lado, a subtração está representada através de ábacos com 3 pinos. no c, há 3 argolas. no d, duas argolas e, no u, 4 argolas. uma argola é retirada do pino c e acrescentada ao pino d, formando 12 argolas. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: mário completa: depois, tiramos as duas unidades de 4 unidades, 5 dezenas de 12 dezenas e uma centena de duas centenas. ao lado, a fala do menino está representada pelo ábaco de 3 pinos. uma argola é retirada do pino c; 4 argolas são retiradas do pino d e duas argolas do pino u. por fim, o ábaco final possui uma argola no pino c; 7 no pino d e duas no pino u. FIM DA IMAGEM.

Também podemos utilizar o algoritmo usual. Veja.

IMAGEM: conta de subtração na vertical, dividida em colunas c, d e u. no topo, 324. o número 3 está riscado e, acima, há um número 2. o número 2, da casa d, está riscado e, acima, há um número 12. na segunda linha, menos 152. resultando em 172. o número 1 corresponde a duas centenas menos uma centena, igual a uma centena. o número 7 corresponde a 12 dezenas menos 5 dezenas, igual a 7 dezenas. o número dois corresponde a 4 unidades menos duas unidades, igual a duas unidades. FIM DA IMAGEM.

Portanto, homens participaram dessa maratona.

53

Para responder a essa pergunta, devemos subtrair 3.796 de 22.576.

IMAGEM: pessoas formam uma fila em frente à bilheteria para comprar os ingressos de um show musical. FIM DA IMAGEM.

Usando o algoritmo usual, temos:

IMAGEM: conta de subtração na vertical, dividida em colunas d, m; u, m; c, d e u. na primeira linha, 22576, que corresponde ao minuendo. o primeiro dois está riscado e acima dele, há um número 1. o segundo dois está riscado e sobre ele, há um número 1 também riscado. acima, há um 11. o número 5 está riscado e sobre ele há um número 4, riscado, e, acima, um 14. o número 7 está riscado e sobre ele, há um 17. na segunda linha, menos 3796, que corresponde ao subtraendo, igual a 18780, que corresponde ao resto ou diferença. FIM DA IMAGEM.

Portanto, ingressos foram pagos integralmente.

Em uma subtração, o número do qual se retira uma quantidade é chamado minuendo. A quantidade diminuída é chamada subtraendo, e o resultado da subtração chama-se resto ou diferença.

Praticando

1 Calcule o resultado de cada subtração usando o algoritmo usual.

  1. 745 — 286 =
  2. 9.084 — 7.654 =
  3. 20.132 — 18.347 =

54

2 O 4o ano A fez 1.685 bandeirinhas para a festa junina, e o 4o ano B, 994 bandeirinhas. Quantas bandeirinhas o 4o ano B fez a menos que o 4o ano A?

IMAGEM: os alunos estão sentados à mesa enquanto produzem as bandeirinhas. FIM DA IMAGEM.

3 Uma padaria faz 2.170 pães por dia. No último domingo, sobraram 286 pães. Quantos pães foram vendidos nesse dia?

4 Calcule o resultado de 285 + 746. Em seguida, subtraia 746 da soma obtida. Qual foi o resultado encontrado?

5 Reúna-se com um colega, descubram quais informações abaixo são verdadeiras e quais são falsas e, depois, justifiquem suas respostas.

  1. Na adição 2.324 + 1.026 = 3.350, se trocarmos a ordem das parcelas, obteremos o mesmo resultado.
  2. Na subtração 5.027 — 2.118 = 2.909, o número 2.118 é o minuendo.

  3. Existem subtrações que, se trocarmos a ordem dos termos, obteremos o mesmo resultado

55

Jogando e aprendendo Dados matemáticos

✔ 2 dados

✔ um quadro como o do modelo abaixo

Pontuação do jogo
Jogador Rodada 1a rodada 2a rodada 3a rodada 4a rodada 5a rodada Total
_____ _____ _____ _____ _____ _____ _____
_____ _____ _____ _____ _____ _____ _____
_____ _____ _____ _____ _____ _____ _____
_____ _____ _____ _____ _____ _____ _____

1. Reúna-se com 3 colegas.

2. Em cada rodada, o jogador lança os 2 dados e calcula a pontuação de cada dado de acordo com os valores abaixo.

IMAGEM: dado com face de número um para cima. FIM DA IMAGEM.

10 pontos

IMAGEM: dado com face de número dois para cima. FIM DA IMAGEM.

20 pontos

IMAGEM: dado com face de número três para cima. FIM DA IMAGEM.

30 pontos

IMAGEM: dado com face de número quatro para cima. FIM DA IMAGEM.

40 pontos

IMAGEM: dado com face de número cinco para cima. FIM DA IMAGEM.

50 pontos

IMAGEM: dado com face de número seis para cima. FIM DA IMAGEM.

60 pontos

Depois, deve considerar que:

3. Vencerá o jogo quem obtiver a maior soma de pontos após 5 rodadas.

1. Qual é a menor pontuação que um jogador pode fazer em uma rodada?

2. Quais são as maneiras de um jogador obter 50 pontos?

56

Investigações com igualdades

Aprendendo

Situação 1

IMAGEM: uma balança de dois pratos em equilíbrio. no prato da esquerda, há um frasco de 5 quilogramas e um de 3. no prato da direita, há um frasco de 8 quilogramas. ao lado, uma segunda balança está em equilíbrio. no prato da esquerda, há um frasco de 5, um de 3 e outro de 2 quilogramas. no prato da direita, há um frasco de 8 e outro de dois quilogramas. FIM DA IMAGEM.

5 + =

ou 8 = 8

5 + 3 + = 8+

ou 8+ = 8 +

ou =

Situação 2

IMAGEM: uma balança em equilíbrio. no prato da esquerda, há um frasco de 6 quilogramas e um de 3. no prato da direita, há três frascos de 3 quilogramas cada. ao lado, uma segunda balança está em equilíbrio. no prato da esquerda, há um frasco de 6 quilogramas. no prato da direita, há dois frascos de 3 quilogramas cada. FIM DA IMAGEM.

+ 3 = 3 + 3 +

ou 9 = 9

9 — =9 —

ou =

57

Praticando

1 Determine a medida da massa, em quilograma, de cada peso desconhecido para que as balanças fiquem equilibradas.

Depois, escreva as igualdades correspondentes.

a)

IMAGEM: situação inicial. uma balança em equilíbrio. no prato da esquerda, há um frasco sem a quantidade de quilogramas identificada. no prato da direita, há um frasco de 5 quilogramas e outro frasco de um. situação final. uma balança está em equilíbrio. no prato da esquerda, há um frasco de 6 quilogramas e outro sem a medida de massa definida. no prato da direita, há um frasco de 9 quilogramas e outro de um. FIM DA IMAGEM.

b)

IMAGEM: situação inicial. uma balança em equilíbrio. no prato da esquerda, há dois frascos sem a quantidade de quilogramas identificada. no prato da direita, há um frasco de 7 quilogramas. situação final. uma balança está em equilíbrio. no prato da esquerda, há um frasco de um quilograma e outro sem medida de massa definida. no prato da direita, há um frasco de 3 quilogramas e outro sem a medida de massa definida. FIM DA IMAGEM.

2 Em seu caderno, faça o que se pede em cada item e escreva a igualdade correspondente.

  1. Adicione 4 aos dois membros da igualdade 9 + 5 = 14.

  2. Subtraia 7 dos dois membros da igualdade 11 = 9 + 2.

  3. Adicione três vezes um mesmo número aos dois membros da igualdade 4 = 3 + 1 e verifique se a igualdade permanece.
  4. Subtraia um mesmo número menor ou igual a 5 dos dois membros da igualdade 15 + 3 = 18 e verifique se a igualdade permanecerá. Repita esse processo mais duas vezes e verifique novamente se a igualdade permanecerá.

Agora é a hora da avaliação! Faça a questão 2 da página 67.

58

Conferindo adições e subtrações

Aprendendo

Observe como Ana e Bruno fizeram para conferir o resultado da adição 12 + 13 = 25.

IMAGEM: ana diz: subtraí 13 de 25 e verifiquei que o resultado foi igual a 12. bruno diz: subtraí 12 de 25 e verifiquei que o resultado foi igual a 13. na lousa, está escrita a conta: 12 mais 13 igual a 25. FIM DA IMAGEM.

Ana e Bruno concluíram que a adição está correta, pois, ao subtrair da soma uma das parcelas, eles obtiveram a outra parcela.

IMAGEM: à esquerda, a seguinte conta está escrita em um caderno: 220 no topo. abaixo, mais 230, igual a 450. à direita, a seguinte conta está escrita no segundo caderno: 230 no topo. abaixo, mais 220, igual a 450. FIM DA IMAGEM.

59

Praticando

1 Calcule o resultado das operações e confira sua resposta.

a) 404 + 516 =

b) 724 + 187 =

c) 684 — 521 =

d) 952 — 885 =

2 Luana foi a uma loja de brinquedos com 200 reais. Ela gastou 124 reais e recebeu 86 reais de troco. Luana calculou o valor aproximado do troco e desconfiou que havia recebido o valor errado. Descubra se Luana estava certa calculando uma adição. Em caso positivo, calcule o troco correto.

IMAGEM: brinquedos expostos em prateleiras e suportes em uma loja. FIM DA IMAGEM.

3 Em seu caderno, faça arredondamentos para descobrir quais das operações abaixo estão incorretas.

  1. 264 + 527 = 791
  2. 482 + 335 = 857
  3. 623 — 256 = 467
  4. 869 — 371 = 498

Agora é a hora da avaliação! Faça a questão 3 da página 67.

60

Expressões numéricas

Aprendendo

Quantos bombons sobrarão se ela der um para cada criança?

Veja como Marília fez para saber quantos bombons sobrarão.

IMAGEM: a marília diz: primeiro, adiciono o número de bombons que eu tinha ao número de bombons que ganhei: 368 mais 116 igual a espaço para preencher. depois, do total de bombons, subtraio a quantidade de bombons que vou distribuir para as crianças: 484 menos 450 igual a espaço para preencher. FIM DA IMAGEM.

Os cálculos feitos por Marília podem ser representados pela seguinte expressão numérica:

368 + 116 — 450

Para calcular o valor dessa expressão, devemos efetuar as operações na ordem em que aparecem, da esquerda para a direita.

368 + 116 — 450 = - 450 =

Portanto, sobrarão bombons.

72 — 30 + 25 — 17

61

Quantos pontos ele precisa fazer, no mínimo, nessa última jogada para ganhar a bola de futebol? Podemos representar essa situação pela seguinte expressão numérica:

IMAGEM: sérgio está de frente para o jogo de canaleta e segura uma bolinha. no fundo, estão indicadas as pontuações. há uma bolinha no número 30. duas no número 50. uma no número 100 e outra no número 60. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: 300, representa os pontos necessários, menos, abre parênteses, 30 mais 50 mais 50 mais 100 mais 60, fecha parênteses, que representa os pontos feitos. FIM DA IMAGEM.

Como essa expressão possui parênteses, para calcular seu valor, efetuamos inicialmente as operações dentro dos parênteses:

300 — (30 + 50 + 50 + 100 + 60) = 300 — =

Portanto, Sérgio precisa fazer, no mínimo, pontos para ganhar a bola de futebol.

Praticando

1 Uma locomotiva puxa 4 vagões, levando ao todo 784 pessoas. Sabendo que um vagão é especial e que os outros 3 levam 200 pessoas cada um, faça o que se pede.

  1. Escreva uma expressão numérica cujo valor representa quantas pessoas cabem no vagão especial.

  2. Agora, calcule quantas pessoas cabem no vagão especial.

2 Calcule, em seu caderno, o valor de cada uma das expressões.

  1. 10 + 8 — 15
  2. 210 — 120 + 85
  3. (15 — 10) + 8 — 7
  4. 300 — 288 — 10
  5. 20 + (30 — 15) + 8
  6. 500 — 415 + 208 — 200

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Problemas com adição e subtração

Aprendendo

O quadro abaixo apresenta a pontuação final dos cinco primeiros colocados no campeonato mundial de Fórmula 1 de 2019.

Campeonato mundial de Fórmula 1 — 2019
Classificação Piloto Pontos
1o Lewis Hamilton 413
2o Valtteri Bottas 326
3o Max Verstappen 278
4o Charles Leclerc 264
5o Sebastian Vettel 240

Dados obtidos em: https://oeds.link/KudOlc. Acesso em: 3 fev. 2021.

Cada equipe de Fórmula 1 é formada por dois pilotos.

IMAGEM: pilotos de fórmula 1 disputam uma corrida em uma pista. na frente, está um competidor brasileiro. FIM DA IMAGEM.

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Veja como Bruno encontrou a diferença entre os pontos obtidos pela equipe formada pelos pilotos que ficaram em 1o e 2o lugar e pela equipe formada pelos pilotos que ficaram em 4o e 5o lugar.

IMAGEM: bruno segura um caderno com a seguinte conta: no topo, 413. abaixo, mais 326, resultando em 739. ele diz: primeiro, adicionei os pontos do piloto que ficou em primeiro lugar com os pontos do que ficou em segundo lugar. em seguida, bruno faz uma segunda conta. no topo, 264. acima do 2, há um pequeno número 1. abaixo, mais 240, resultando em 504. ele diz: depois, adicionei os pontos do piloto que ficou em quarto lugar com os pontos do que ficou em quinto lugar. abaixo, bruno faz a seguinte conta: no topo, 739. abaixo, menos 504, igual a 235. bruno diz: por último, subtraí os pontos das duas equipes. a diferença de pontos entre as duas equipes é 235. FIM DA IMAGEM.

Praticando

1 Uma geladeira que custava 1.400 reais foi paga em 3 parcelas. A primeira parcela foi de 560 reais, e a segunda, de 460 reais. Qual foi o valor da terceira parcela?

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2 Complete a tabela abaixo com o controle de ingressos vendidos na bilheteria de um teatro.

Ingressos vendidos
Tipo de ingresso Número de ingressos
Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira
Adulto 864 516
Criança 565 408
Total 907 867

Dados obtidos pelo teatro em janeiro de 2023.

3 Para ir da cidade A à cidade D, é preciso percorrer 550 km e passar pelas cidades B e C, conforme mostra o esquema a seguir?

IMAGEM: o esquema liga as letras a à d por meio de setas. uma de a a b, outra de b a c e outra de c a d. a distância entre a e b é 240 quilômetros. a distância de b a c não está delimitada. a distância de c a d é de 180 quilômetros. FIM DA IMAGEM.

4 Cássio tem 285 figurinhas. Sabendo que ele tem 83 figurinhas a mais que Silvia e 117 a mais que Carla, faça o que se pede.

  1. Explique a um colega como você faria para descobrir quantas figurinhas têm Silvia e Carla.
  2. Agora, calcule, em seu caderno, a quantidade de figurinhas de Silvia e de Carla.

5 Marcos foi a um parque de diversões com 120 reais. Quando ele saiu do parque, percebeu que ainda lhe restavam 38 reais. Quanto Marcos gastou no parque de diversões?

IMAGEM: em um parque de diversões, marcos caminha enquanto olha para o dinheiro restante em sua carteira. FIM DA IMAGEM.

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Tratando a informação Construir gráficos de barras duplas verticais

1 Em uma escola foi realizada uma pesquisa para saber a quantidade de meninas e meninos de cada uma das 4 turmas do 4o ano. Observe a tabela feita pela secretária da escola.

Número de meninos e meninas por turma do 4o ano
Gênero Turma 4o A 4o B 4o C 4o D Total
Menino 20 10 15 15 60
Menina 15 20 15 10 60
Total 35 30 30 25 120

Dados obtidos pela secretária da escola em janeiro de 2023.

Com base na tabela, a secretária construiu um gráfico de barras duplas verticais. Complete-o.

IMAGEM: o gráfico de colunas duplas representa o número de meninos e meninas por turma do quarto ano. na linha vertical, está indicado o número de estudantes, de 0 a 30. na linha horizontal, a turma. à direita, uma legenda indica que os meninos estão representados pela cor azul e as meninas por laranja. a coluna do quarto ano a sobe até 20 para os meninos e 15 para as meninas. a coluna do quarto ano b sobe até 10 para os meninos e 20 para as meninas. as colunas do quarto ano c e d precisam ser preenchidas. FIM DA IMAGEM.

  1. Em qual turma o número de meninas é maior que o de meninos? E em qual turma o número é o mesmo?
  2. Em qual turma há o maior número de estudantes?
  3. Há mais meninos ou meninas nas turmas do 4o ano?

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2 Cássio trabalha em uma montadora de veículos. Ele representou, em uma tabela, a quantidade de veículos mais vendidos, organizando-os por cor e modelo.

Veículos mais vendidos
Modelo Cor Azul Branco Prata Vermelho Total
A 90.000 60.000 45.000 30.000 225.000
B 75.000 75.000 30.000 15.000 195.000
Total 165.000 135.000 75.000 45.000 420.000

Dados obtidos por Cássio em agosto de 2022.

a) Com base na tabela acima, complete o gráfico.

IMAGEM: o gráfico de colunas duplas representa os veículos mais vendidos. na linha vertical, está indicado o número de veículos, de 0 a 105000. na linha horizontal, a cor. à direita, uma legenda que indica que o modelo a é representado pela cor amarelo e o modelo b, pela cor roxo. as colunas do veículo azul sobem até 90000 para o modelo a e até 75000 para o modelo b. as informações dos veículos branco, prata e vermelho devem ser preenchidas. FIM DA IMAGEM.

  1. Considerando os modelos A e B, qual é a cor de veículo mais vendida por essa montadora? Quantas unidades?
  2. Qual é o modelo mais vendido por essa montadora? Quantas unidades?

  3. Quantos veículos brancos do modelo B foram vendidos a mais que os do modelo A da mesma cor?
  4. Quais são os modelos e as cores dos veículos cuja venda foi de 30.000 unidades?

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AVALIAÇÃO DE PROCESSO | UNIDADE 2 MATEMÁTICA 4o ANO

O que estou aprendendo?

1 Pinte as fichas que apresentam expressões com o mesmo valor da expressão: 18 + 24 + 36.

36 + 24 + 18

18 + 36

24 + 36

18 + 60

42 + 36

2 Em qual situação a seguir a balança continuará em equilíbrio? Marque com um X.

IMAGEM: uma menina está atrás de uma balança de 2 pratos. no prato à sua direita, ela adiciona um frasco de um quilograma. há outros dois frascos, com dois quilogramas cada. no prato à sua esquerda, ela adiciona um frasco de um quilograma. no prato, já há dois frascos de um quilo cada e outro de dois quilos. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: a menina está atrás de uma balança. do prato à sua esquerda, ela retira um frasco de um quilograma. sobram no prato três frascos de um quilo cada. no prato à direita, há um frasco de dois quilogramas e dois frascos de quilograma cada. FIM DA IMAGEM.

3 Um computador, uma impressora e um pacote com programas educativos custam 6.000 reais. Sabendo que o computador custa 3.150 reais, e o pacote com programas educativos, 1.285 reais, qual é o preço da impressora?

Autoavaliação

Marque com um X a carinha que retrata melhor o que você sente ao responder a cada questão.

IMAGEM: um rosto feliz, piscando o olho. FIM DA IMAGEM.

Sim

IMAGEM: um rosto com um sorriso tímido. FIM DA IMAGEM.

Mais ou menos

IMAGEM: um rosto assustado, com olhos arregalados. FIM DA IMAGEM.

Não

Sei resolver problemas de adição e de subtração utilizando estratégias diversas?
Sei construir gráficos de barras duplas verticais?