UNIDADE 1 CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE
CAPÍTULO 2 RENASCIMENTO E REFORMA
A partir do século , quinze houve na Europa Ocidental transformações relevantes nas mentalidades. Vamos destacar dois movimentos que ocorreram mais ou menos no mesmo período: o Renascimento e a Reforma.
O Renascimento representou uma renovação nas artes e nas ciências, e as reformas religiosas levaram ao surgimento de novas Igrejas cristãs.
responda oralmente
para começar
Em sua interpretação, o que significam “renascer” e “renascimento”? Troque ideias com os colegas.
Humanismos e Renascimentos
Entre os séculos quinze e , dezesseis desenvolveu-se na Europa Ocidental um movimento intelectual conhecido como Humanismo. Foram conhecidos como humanistas vários profissionais cultos, como escritores, artistas, professores universitários e médicos. Geralmente, os humanistas estavam ligados à burguesia.
O Humanismo expandiu-se pelos centros urbanos da Europa Ocidental e, em grande medida, deu origem ao Renascimento. Em cada região, esse humanismo renascentista teve características próprias. Por causa dessa diversidade, os historiadores costumam falar em Renascimentos e Humanismos, no plural.
O Renascimento ocorreu principalmente nos séculos quinze e . dezesseis Porém, o termo “Renascimento” se difundiu entre os historiadores europeus apenas no século . dezenove
Apesar de admirarem elementos da cultura greco-romana, os renascentistas não queriam que a Antiguidade pudesse “nascer de novo”, isto é, não queriam um simples retorno à Antiguidade. Afinal, não é possível fazer uma cultura renascer fóra de seu contexto histórico. Além disso, quase todos os renascentistas estavam influenciados pelos princípios cristãos, mesmo que desejassem renová-los.
Visão humanista
Os humanistas se incomodavam com os excessos da religião guiando todas as esferas da vida. Muitos deles criticavam, por exemplo, a visão dualista de que somos compostos de duas partes: espírito e corpo. Nesse dualismo, o espírito era considerado a parte superior e melhor, e o corpo era a parte inferior e pior. Por isso, o espírito deveria governar o corpo. Os humanistas procuravam recompor a integridade do ser humano, relacionando corpo e espírito com igual dignidade.
De modo geral, os humanistas defendiam um modo de ver o mundo com base nas seguintes características:
- antropocentrismo – o papel do ser humano na escolha dos rumos da própria vida era enaltecido. Alguns humanistas, como Píco Déla Mirândola (1463-1494), argumentavam que Deus criou o homem dando-lhe liberdade para construir a si mesmo. Isso entrava em choque com a cultura teocêntrica (centrada em Deus) que predominava desde a Idade Média. Assim, se antes a humildade cristã recomendava “desconfie sempre de si mesmo”, os humanistas cultivavam outra atitude: “confie em si e amplie suas potencialidades”;
- conhecimento racional – a pesquisa experimental, o estudo da natureza e os cálculos matemáticos eram valorizados. Isso se chocava com a supervalorização da fé (verdades reveladas pela religião) em todos os campos do conhecimento. Assim, se antes predominava o princípio do “crer para compreender”, os humanistas buscavam “compreender para crer”;
- valorização da Antiguidade Clássica – os humanistas resgataram saberes e artes greco-romanos em diversos campos, como na filosofia, literatura, escultura, arquitetura, objetos de decoração etc.;
- individualidade – a curiosidade intelectual, a vontade de fazer ciência, o desejo de aventura e a expansão da criatividade foram estimulados. Expressando admiração pelo ser humano, Xêiquispíer (1564-1616) escreveu: “Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão infinito em capacidade”. Essa valorização do indivíduo se opunha ao coletivismo da cristandade, ou seja, à ideia de que os seres humanos pertenciam a um mesmo rebanho de Deus, ao qual deviam submissão, obediência e mansidão.
responda oralmente
para pensar
Você admira alguma cultura do passado? Qual? Explique por que você a admira.
Renascimento italiano
O Renascimento surgiu na Península Itálica, com destaque para as cidades de Florença, Bolonha, Gênova, Veneza e Roma, a partir do século . catorze Contribuíram para isso a presença, nessa região, de obras de arte da Roma antiga, bem como a circulação de textos da Antiguidade Clássica, como os de Aristóteles, Platão e Sêneca. Esses textos chegaram à Península Itálica com os bizantinos e os muçulmanos, povos com quem os italianos mantinham relações comerciais e culturais.
Além disso, o Renascimento italiano foi estimulado por ricos comerciantes e banqueiros chamados de mecenas, que, em busca de prestígio, financiavam artistas, intelectuais e cientistas. A atividade dos mecenas recebe o nome de mecenato. Uma das famílias que se destacou no mecenato foi a dos Méditchi, em Florença, no século . quinze
Da Península Itálica, o Renascimento difundiu-se por outras regiões da Europa. Assim, surgiram movimentos renascentistas em lugares como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Alemanha.
Europa: Renascimento e Humanismo
dica livro
CRUZ, Xosé A. Neira. O arminho dorme. São Paulo: Edições SM, 2009. (Coleção Comboio de corda).
Livro que mistura ficção e realidade ao tratar da família Méditchi, na Florença do século . quinze Na história, a jovem Bianca de Méditchi se apaixona por Giulio, um rapaz que não concorda com o domínio dos Méditchi sobre a cidade.
Artes plásticas
As obras renascentistas apresentam algumas características em comum, sobretudo nas artes plásticas. Os artistas renascentistas, por exemplo, representavam temas da mitologia clássica e da religiosidade cristã, paisagens e cenas do cotidiano. Além disso, eles se destacaram pelo interesse no mundo à sua volta e no estudo da natureza.
Os artistas renascentistas preocuparam-se também em realizar obras duradouras. Era a busca da perenidade, isto é, daquilo que permanece por longo tempo. Para isso, desenvolveram novos materiais, como a tinta a óleo, que, quando seca, é mais resistente às mudanças de temperatura e umidade.
Além disso, os pintores renascentistas desenvolveram a técnica da perspectiva para conferir uma aparência tridimensionalglossário aos personagens e aos objetos representados. A perspectiva dá ao observador a ideia de que as figuras representadas têm altura, largura e profundidade, parecendo mais reais aos olhos humanos.
Durante o Renascimento, muitos artistas passaram a assinar suas próprias obras para marcar que elas eram uma criação autoral e individual. Além disso, pintaram autorretratos ou se representaram como um dos personagens da obra. O autorretrato era uma maneira de o artista estudar feições humanas e aperfeiçoar sua técnica. Os pintores alemães Albrechi Durrár (1471-1528) e Rans Rúlbaim ( cêrca de 1497-1543) fizeram vários retratos e autorretratos que são considerados obras-primas nesse gênero de pintura.
responda oralmente
para pensar
- Você tem uma assinatura para representar seu nome? Caso não tenha, que tal criar uma agora?
- Que características suas você considera importantes? Como você se representaria em um autorretrato?
A importância dos artistas italianos
Os artistas italianos ocuparam lugar de destaque no Renascimento. De acordo com o historiador Nicolau SEVITCHENCO (1952-2014), a obra dos grandes pintores italianos serviu de base para o estilo renascentista e teve enorme influência na arte ocidental até o início do século . vinte Entre os principais artistas italianos, destacam-se:
• Leonardo da vinti (1452-1519) foi considerado um grande humanista. Sua obra se estende a diversos campos: anatomia, engenharia, mecânica, física, escultura, pintura etcétera Pintou poucas telas e afrescosglossário , mas suas criações são consideradas obras-primas, como A última ceia, Mona Lisa (ou ) e Djiocônda A virgem dos rochedos;
• miquelângelo buonarôti (1475-1564) foi pintor, escultor e arquiteto. Pintou afrescos na Capela Sistina, em Roma (mais tarde integrada ao Vaticano). Como escultor, produziu obras-primas, como Moisés, Pietà e Davi. Como arquiteto, projetou a cúpula da Basílica de São Pedro, também no Vaticano;
• Rafael Sanzio (1483-1520) foi outro mestre da pintura influenciado por Leonardo da vinti e Miquelângelo. Esse artista produziu afrescos para decorar o Palácio Apostólico, projetou partes da Basílica de São Pedro (a partir de 1514) e pintou representações da Virgem Maria com o Menino Jesus. A seguir, na seção “Painel”, destacamos uma das mais importantes pinturas de Rafael, chamada Escola de Atenas.
dica internet
Capela Sistina
Disponível em: https://oeds.link/rt58h0. Acesso em: 15 março 2022.
No site é possível fazer um passeio virtual pela Capela Sistina, no Vaticano. Basta mover o mouse pela página e visualizar os afrescos nas paredes e no teto.
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
PAINEL
Escola de Atenas
Rafael Sanzio pintou o afresco Escola de Atenas (1509-1511) para decorar uma sala do Palácio do Vaticano. Cada parede dessa sala foi pintada com um tema relacionado às seguintes áreas do conhecimento: Teologia, Poesia, Direito e Filosofia.
Nesse afresco, Rafael representou pensadores que viveram em épocas diferentes em um mesmo espaço. É provável que ele estivesse sugerindo que as fórmas de pensar mudaram ao longo do tempo, pois cada filósofo representa uma época da história da Filosofia.
O foco da obra está em dois personagens principais: os filósofos gregos Platão ( cêrca de 428 -347 antes de Cristo ) antes de Cristo e Aristóteles (384 - antes de Cristo322 ). antes de Cristo Platão foi representado apontando o dedo para cima. Aristóteles é aquele que tem a palma da mão voltada para baixo. A representação refere-se às ideias centrais desses filósofos: Platão é considerado defensor do pensamento abstrato e teórico (mundo das ideias) e Aristóteles é considerado defensor da Filosofia natural e prática (mundo concreto).
Nesse cenário, a aparência de volume e profundidade foi criada pelo uso da técnica da perspectiva. Para representar o cenário, Rafael inspirou-se na arquitetura greco-romana.
Rafael foi convidado a criar Escola de Atenas quando tinha 25 anos de idade. Nesse afresco, ele representou a si mesmo como um dos personagens (autorretrato), de boina escura, olhando para o observador da pintura.
Alexandre Magno (356 antes de Cristo-323 antes de Cristo), rei da Macedônia, foi representado no afresco ouvindo atentamente o filósofo Sócrates (470 antes de Cristo-399 antes de Cristo).
Expansão do Renascimento
Da Península Itálica, o movimento renascentista expandiu-se por várias regiões da Europa e, durante esse processo, foi adquirindo novas características e especificidades.
A seguir, vamos conhecer três grandes escritores renascentistas: o inglês , Uíliam Xêiquispíer o espanhol Miguel de Cervantes e o português Luís Vaz de Camões, que produziram obras de alcance universal, em sintonia com os ideais do Humanismo.
• Uíliam Xêiquispíer (1564-1616) ficou famoso por peças de teatro como Romeu e Julieta (1595), Hamlet (1601), Otelo ( cêrca de 1603) e Macbeth ( cêrca de 1607). Romeu e Julieta é uma história de amor entre dois jovens que são impedidos de vivê-lo por causa da rivalidade entre suas famílias.
dica livro
Xêiquispíer, Uilian. A megera domada. Tradução e adaptação de Flavio de Souza. São Paulo: éfe tê dê, 2018.
Comédia escrita por Xêiquispíer no século , dezesseis adaptada nesse livro para o público jovem, narra a história de Catarina, uma moça geniosa e mal-humorada, e seu marido, Petrúquio, que tem uma maneira muito peculiar de “domar” sua esposa.
• Miguel de Cervantes (1547-1616) se destacou pela obra Dom Quixote de la Mancha (1605), que satiriza os ideais da cavalaria medieval. Seus protagonistas são Dom Quixote e Sancho Pança. Dom Quixote é um sonhador fascinado por histórias em que heroicos cavaleiros defendem injustiçados e desamparados. Sancho Pança é mais realista e preso a valores materiais.
• Luís Vaz de Camões (1524-1580) ficou conhecido por sua obra Os lusíadas (1572), que narra de fórma heroica a história de Portugal, desde sua origem até a época das Grandes Navegações, no século . quinze A palavra “lusíadas” significa “portugueses” e deriva de Lusitânia, nome dado pelos antigos romanos para a região de Portugal.
Ciências
No Renascimento, muitos cientistas dedicaram-se a observar fenômenos naturais, fazer experimentos, propor hipóteses, testá-las e reavaliá-las. O próprio Leonardo da vinti defendia que repetir ensinamentos do passado sem uma verificação pessoal significava apenas valorizar a memória, e não o entendimento verdadeiro dos fenômenos do mundo. A seguir, vamos conhecer cientistas daquela época que contribuíram para o desenvolvimento da astronomia.
O astrônomo e sacerdote polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) propôs a teoria heliocêntrica, segundo a qual a Terra e outros planetas se movem em torno do Sol. Essa teoria contrariava a interpretação bíblica da época, segundo a qual o Sol se movia em torno da Terra (teoria geocêntrica). Copérnico evitou divulgar suas ideias porque temia a reação das autoridades católicas. Seu livro Da revolução de esferas celestes foi publicado no ano de sua morte, provocando indignação entre os religiosos.
Posteriormente, analisando a teoria de Copérnico, cientistas como o alemão iorrânes quépler(1571-1630) e o italiano Galileu Galilei (1564-1642) passaram a defendê-la. Por isso, Galileu foi acusado de heresia pelas autoridades católicas. No entanto, para livrar-se das acusações e da pena de morte, ele negou publicamente suas convicções.
Atualmente, a religião não tem mais a influência que exerceu no passado sobre as pesquisas científicas. Mesmo assim, algumas pesquisas geram polêmicas no campo religioso. É o caso, por exemplo, daquelas feitas com células-tronco, que podem ajudar no tratamento de pessoas afetadas por doenças cardíacas, leucemia, trombose etcétera No Brasil, as pesquisas com células-tronco foram autorizadas pela Justiça em 2008, mas esse assunto continua dividindo opiniões.
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para pensar
Em sua opinião, existe diferença entre memorizar e entender um assunto? Responda utilizando argumentos consistentes.
Reforma Protestante
Atualmente, os cristãos representam cêrca de 30% da população mundial, porém não formam um grupo homogêneo. Existem vários ramos do cristianismo, sendo mais numerosos os formados por católicos, ortodóquissos e protestantes.
Os católicos são seguidores da Igreja Católica Romana, que tem suas origens no século primeiro , Depois de Cristo sediada em Roma, no atual Estado do Vaticano. Chefiada pelo papa, essa Igreja é a maior instituição cristã do mundo, reunindo cêrca de 1,3 bilhões de fiéis.
Os ortodóquissos surgiram no século onze com a separação entre a Igreja Católica do Ocidente (com séde em Roma) e a Igreja Católica do Oriente (com séde em Constantinopla). Atualmente, a Igreja ortodóquissa possui cêrca de 250 milhões de seguidores em diferentes países, sobretudo da Europa Oriental e da Ásia – como Romênia e Rússia.
Os protestantes surgiram no século , dezesseis após cristãos da Europa Ocidental romperem com a Igreja Católica Romana.
A seguir, vamos conhecer os principais motivos que provocaram essa ruptura do cristianismo ocidental, a chamada Reforma Protestante.
responda NO CADERNO
para pensar
Quais são os significados das palavras “reformar” e “protestar”? Crie frases utilizando essas palavras.
Crítica ao clero
Durante a modernidade, o clero católico foi alvo de diversas críticas, entre as quais destacamos:
- vida luxuosa: a Igreja Católica acumulou grande riqueza e poder, o que proporcionou uma vida luxuosa, sobretudo para o papa e os membros do alto clero. A riqueza ostentada pelo clero contrastava com a miséria da maioria dos fiéis e com alguns valores católicos, como a simplicidade e a humildade;
- comércio de falsas relíquias: vários sacerdotes enganavam os fiéis vendendo-lhes objetos falsificados como se fossem relíquias sagradas, por exemplo: “espinhos da coroa de Cristo”, “pedaços de madeira da cruz em que Jesus morreu”, “pedaços do tecido do manto sagrado” ; etcétera
- venda de indulgências: a Igreja vendia indulgências, isto é, o perdão dos pecados em troca de dinheiro ou artigos de luxo. Desse modo, os fiéis poderiam comprar sua “entrada para o reino do céu”;
- despreparo intelectual: apesar de a Igreja Católica afirmar que os sacerdotes eram intermediários entre Deus e os fiéis, muitos deles não tinham boa formação religiosa nem escolar.
Ética da burguesia
A Igreja Católica recomendava aos comerciantes a prática de preços justos, evitando os lucros desenfreados. Além disso, a Igreja condenava a usura, que é a prática de cobrar jurosglossário sobre empréstimos. Isso porque alguns teólogos católicos consideravam que o “tempo” pertencia a Deus e, por isso, não se podia cobrar juros sobre o tempo em que o dinheiro permanecia emprestado.
A atitude da Igreja Católica de condenar a cobrança de juros e controlar os preços das mercadorias incomodava os burgueses, que se preocupavam basicamente em expandir seus negócios e aumentar seus lucros. Por isso, muitos burgueses passaram a apoiar uma nova ética que valorizasse suas práticas econômicas ao invés de criticá-las.
Estados nacionais
Com a consolidação dos Estados nacionais, alguns príncipes e reis passaram a encarar o papa e outras autoridades católicas como “estrangeiros” que interferiam em assuntos de seu país. Isso aconteceu, por exemplo, em regiões da Europa que atualmente correspondem a Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Suíça, Holanda, Inglaterra e Escócia.
Na época, a Igreja Católica divulgava suas doutrinas em latim, possuía grandes propriedades de terras e enviava o dinheiro que recebia dos fiéis para sua séde em Roma. Entretanto, os novos monarcas tinham interesse em ampliar seus territórios, exercer sua autoridade, impedir que recursos saíssem de seus reinos e fortalecer a língua nacional de seu Estado. Assim, a ruptura com a Igreja Católica e as mudanças nas doutrinas religiosas favoreceriam os interesses de alguns monarcas.
Interpretações da Bíblia
Durante o período medieval, a Bíblia (livro sagrado do cristianismo) era escrita em latim e interpretada, principalmente, por sacerdotes católicos. Além disso, existiam poucos exemplares da Bíblia, que eram copiados à mão e custavam caro.
A partir do século , quinze isso foi mudando devido a dois fatores principais: a invenção da imprensa e as traduções da Bíblia, que passaram a ser escritas também nos idiomas nacionais dos Estados.
A imprensa que utilizava tipos móveis de metal foi inventada pelo alemão Iorrãn gutembérgue(1398-1468). Essa invenção facilitou a reprodução gráfica, aumentando a produção de livros e barateando seus preços.
Alguns reformadores, que estudaremos a seguir, traduziram a Bíblia para as línguas nacionais. Desse modo, não era mais necessário saber latim para entender os textos sagrados.
Com essas inovações, a Bíblia chegou a um número maior de leitores, que fizeram novas interpretações, às vezes diferentes dos ensinamentos dos sacerdotes católicos.
Reforma Luterana
No século , dezesseis o monge Martinho Lutéro(1483-1546) iniciou um movimento de ruptura com a Igreja Católica. Lutéro nasceu na cidade de Eisleben (atual Alemanha) e faleceu nessa mesma cidade. Aos 22 anos, entrou para a ordem dos agostinianos, um grupo religioso católico inspirado pelas ideias de Santo Agostinho (354-430).
Em seus estudos, Lutéro encontrou na Bíblia frases que lhe pareceram fundamentais:
“O justo viverá da fé.”
Bíblia sagrada. São Paulo: Escala, 2014. Romanos Capítulo 1, versículo 17.
“Concluímos reticências que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei.”
Idem. Romanos Capítulo 3, versículo 28.
Interpretando essas frases, Lutéro argumentava que homens e mulheres, corrompidos pelo pecado original, só poderiam se salvar pela fé em Deus. Assim, o único instrumento de salvação seria a fé, e não as obras.
Em 1527, Lutéro publicou um manifesto (95 teses) condenando as práticas da Igreja Católica. Entre os princípios da doutrina luterana, destacam-se:
- o direito dos fiéis ao livre exame das Escrituras Sagradas (Bíblia);
- a fé cristã como único caminho para a salvação eterna;
- a Bíblia como a única fonte para a fé;
- o batismo e a eucaristia como os dois únicos sacramentos;
- não aceitação do culto aos santos católicos, da adoração de imagens e da autoridade universal do papa.
Reação católica
Os líderes católicos reagiram à doutrina luterana e decidiram expulsar Lutéro da Igreja Católica. Fugindo de perseguições, Lutéro refugiou-se no castelo de um príncipe, onde traduziu a Bíblia para o alemão.
As ideias de Lutéro ganharam seguidores entre camponeses, trabalhadores urbanos, burgueses e nobres do norte da Europa. Em 1529, nobres alemães luteranos protestaram contra as medidas da Igreja Católica que impediam cada Estado de escolher a própria religião. A partir daí, o nome protestante passou a designar os cristãos não católicos seguidores das novas igrejas que surgiram nesse período.
responda oralmente
para pensar
- Você já assistiu a algum ato de protesto? Comente.
- Contra o que você protestaria hoje? Por quê?
Reforma Calvinista
João Calvino (1509-1564) nasceu em Noyon, na França. Era católico e estudou teologia e direito. Durante a juventude, recebeu a influência dos reformadores protestantes de sua época, como . Lutéro Mas, posteriormente, criou seu próprio movimento reformista, chamado de calvinismo.
Calvino pregava que somente a fé traz a salvação e defendia a existência de uma predestinação ao céu. Explicava que algumas pessoas eram eleitas por Deus para serem salvas e ninguém poderia interferir no plano divino. Em razão de sua doutrina, Calvino foi perseguido pelas autoridades católicas francesas e fugiu para a Suíça, onde se tornou líder do governo da cidade de Genebra, de 1541 a 1560.
Em Genebra, o governo calvinista exigiu dos habitantes um comportamento moral rigoroso, incluindo a proibição do jogo, do culto às imagens de santos, das danças, do uso de roupas luxuosas e de joias. Assim, os calvinistas pregavam que os cristãos deveriam trabalhar muito, evitar gastos desnecessários e orar a Deus. O trabalho intenso, recompensado com o sucesso econômico, era interpretado como um sinal da salvação predestinada.
O calvinismo espalhou-se por regiões da França, Inglaterra e Escócia, dando origem a outras correntes religiosas que ficaram conhecidas, respectivamente, como huguenotes, puritanos e presbiterianos.
No livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, o sociólogo Máquis Vêber (1864-1920) argumentou que os ideais calvinistas favoreciam os interesses da burguesia e do capitalismo, pois estimulavam o trabalho e o acúmulo de riquezas, além de defenderem o lucro.
Vêber é considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu trabalho destacou-se por analisar dimensões do capitalismo na modernidade, como a preocupação com a eficiência dos resultados, baseada em cálculos e planejamentos para a redução de riscos.
Reforma Anglicana
No século dezesseis também ocorreu uma reforma religiosa na Inglaterra, conduzida pelo rei Henrique oitavo (1509-1547). Dessa reforma surgiu a Igreja Anglicana.
Um dos principais motivos da ruptura entre o rei inglês e a Igreja Católica foi a disputa pelo poder. O monarca pretendia limitar a influência da Igreja Católica, que também era proprietária de muitas terras na Inglaterra. Além disso, Henrique oitavo queria anular seu casamento com Catarina de Aragão (1485-1536). O rei alegava que Catarina não conseguia ter um filho homem para sucedê-lo no trono. Assim, solicitou ao papa a anulação de seu matrimônio para poder se casar com Ana Bolena ( cêrca de 1501-1536). Mas o pedido do rei foi negado pelo papa.
Rompimento com a Igreja Católica
Diante da recusa do papa, Henrique oitavo rompeu com a Igreja Católica e casou-se novamente com a aprovação do Parlamento inglês. Posteriormente, o mesmo Parlamento aprovou uma lei (o Ato de Supremacia) que tornava Henrique oitavo o chefe supremo de uma nova Igreja na Inglaterra, denominada Igreja Anglicana. Em seguida, o rei confiscou os bens da Igreja Católica.
O papa Paulo terceiro (1468-1549) reagiu, excomungando o rei inglês. Porém, não conseguiu impedir a criação da Igreja Anglicana, que não era muito diferente da Católica em termos de doutrina e de culto.
Desse modo, o anglicanismo tornou-se a religião oficial do Estado. Houve perseguições aos fiéis e às autoridades católicas. Porém, muitos católicos continuaram a viver no reino, embora não pudessem praticar livremente sua religião.
Reforma Católica
A reação da Igreja Católica ao protestantismo ficou conhecida como Contrarreforma ou Reforma Católica e incluiu medidas como:
- repressão aos protestantes: na França, por exemplo, ocorreu o episódio conhecido como a Noite de São Bartolomeu (1572), quando milhares de huguenotes foram massacrados pelos católicos;
- criação da Ordem dos Jesuítas: o militar e religioso espanhol Inácio de Loyola fundou a Companhia de Jesus (1534), também chamada de Ordem dos Jesuítas. Os jesuítas consideravam-se “soldados da Igreja” com a missão principal de combater o protestantismo e expandir o catolicismo na Europa e em outras partes do mundo. Para cumprir sua missão, os jesuítas criaram escolas religiosas e catequizaram povos dos continentes americano, asiático e africano;
- convocação do Concílioglossário de Trento (1545-1563): o papa Paulo terceiro convocou um concílio, reunido na cidade de Trento, na Península Itálica. O objetivo era promover uma reforma no catolicismo e fazer frente às críticas que a Igreja Católica enfrentava. Depois de anos de trabalho, os membros do concílio reafirmaram pontos básicos da doutrina católica, como os sete sacramentosglossário , a autoridade do papa e as fontes da fé cristã católica, sendo a Bíblia a principal fonte da doutrina religiosa e sua interpretação correta atribuída ao clero católico;
• volta da Inquisição: os inquisidores tinham o objetivo de julgar e punir pessoas acusadas de crimes contra a fé católica, recebendo do papa autorização para utilizar até mesmo a tortura como fórma de obter a confissão dos acusados. Além disso, a Igreja Católica elaborou, em 1559, o Índequis librórum proibitórum, uma lista de livros proibidos aos católicos. Dessa lista constavam, por exemplo, obras de Galileu Galilei, Nicolau Copérnico e todas as obras de autores protestantes.
Difusão das reformas religiosas
O protestantismo se difundiu rapidamente pelo continente europeu, conquistando vários seguidores. Em aproximadamente 50 anos, cêrca de 40% dos europeus ocidentais se tornaram protestantes.
Observe o alcance do protestantismo no mapa a seguir.
Europa: difusão das reformas religiosas (século ) dezesseis
Responda no caderno
observando o mapa
Identifique e escreva o nome dos países que hoje correspondem às regiões em que o catolicismo, o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo predominaram no século dezesseis.
No atual Brasil, o protestantismo ganhou novos ramos com as Igrejas evangélicas, que se baseiam nos poderes do Espírito Santo para fazer milagres, como curar doenças, promover a prosperidade e expulsar o mal da vida dos fiéis.
Segundo levantamento estatístico realizado em 2020 pelo Instituto Datafolha, cêrca de 31% dos brasileiros se declaram evangélicos, enquanto por volta de 50% da população se declara católica.
OUTRAS HISTÓRIAS
Inquisição espanhola
Em 1478, o papa Sisto quarto (1414-1484) permitiu a fundação da Inquisição espanhola, a pedido dos reis Fernando e Isabel. Nomeados pelos reis, os inquisidores passaram a julgar as heresias. A grande diferença com relação à Inquisição medieval era justamente o poder que os reis teriam, a partir do final do século , quinze na nomeação dos inquisidores, misturando a ação do Estado com as práticas religiosas.
A primeira cidade espanhola a ter um tribunal da Inquisição foi Sevilha, lugar onde tradicionalmente havia grandes comunidades de católicos, judeus e muçulmanos. A tolerância deixou de existir e passou a vigorar uma forte repressão a todos os que não fossem católicos.
Mais tarde, durante a colonização da América pelos espanhóis, foram criados tribunais na Cidade do México e em Lima (no Peru) em meados do século , dezesseis e em Cartagena (em Nova Granada, atual Colômbia) no começo do século . dezoito
Até sua extinção, em 1834, a Inquisição espanhola condenou cêrca de trezentas mil pessoas a diversas penas.
Responda no caderno
Atividade
A Inquisição espanhola durou quantos anos? Nesse período, a Inquisição também atingiu as colônias da Espanha na América? Explique.
OFICINA DE HISTÓRIA
Responda no caderno
Conferir e refletir
1. Identifique as frases incorretas sobre o Renascimento. Depois, reescreva-as de fórma correta.
- O Humanismo e o Renascimento compartilharam características como antropocentrismo, racionalismo, individualismo e valorização da cultura clássica.
- Os renascentistas romperam definitivamente com a Igreja Católica para aderir ao paganismo greco-romano.
- O Renascimento foi um movimento cultural que ficou restrito à Península Itálica.
- O movimento renascentista está relacionado a uma mudança de mentalidade e de valores que contribuíram para o desenvolvimento da ciência.
- Ao desenvolverem suas pesquisas, os cientistas do Renascimento receberam total apoio da Igreja Católica.
- Relacione os itens a seguir aos itens numerados em algarismo romano.
- Iorrãn gutembérgue (1398-1468).
- Ordem dos Jesuítas.
- Igreja Anglicana.
- Martinho Lutéro (1483-1546).
- João Calvino (1509-1564).
- No século , desenvolveu uma tipografia que aumentou a produção de livros, entre os quais a Bíblia. quinze
- Foi fundada na Inglaterra pelo rei Henrique oitavo com um culto e uma doutrina semelhantes aos da Igreja Católica.
- Pregava que somente a fé trazia a salvação e defendia a existência de uma predestinação ao céu.
- Tinha como principal missão combater o protestantismo e expandir o catolicismo.
- Em 1517, publicou um manifesto com 95 teses contra as práticas da Igreja Católica, sendo considerado o iniciador da Reforma Protestante.
Interpretar texto e imagem
3. Leia o texto a seguir, escrito por Leonardo da vinti (1452-1519), e faça o que se pede.
“Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso [particular] uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos.”
DA VINCI, Leonardo. . carnês In: FEITOSA, Elisa Geralda êti ól Filosofia: alguns de seus caminhos no Ocidente. São Paulo: Baraúna, 2014. página 275.
- Qual é a comparação estabelecida na primeira frase? Explique-a.
- Segundo o texto, como um caso particular pode ser considerado uma regra geral?
- Relacione o texto com as novas práticas adotadas pelos cientistas do Renascimento.
4. A seguir, você lerá um texto do escritor, teólogo e filósofo holandês Erasmo de Roterdã, que viveu de 1469 a 1536. Em sua obra Elogio da Loucura, quem fala em seu nome é a Loucura, o que lhe permite criticar os costumes e as pessoas da época, colocando-se em uma posição inatacável.
“ reticências as armas dos papas não consistem todas naquelas doces bênçãos de que fala São Paulo (95) e das quais são eles tão avaros. Consistem elas em interdições, suspensões, gravames, anátemas, pinturas vingadoras e naquele terribilíssimo castigo pelo qual um beatíssimo padre pode mandar à vontade qualquer alma para o inferno. Os nossos Santíssimos Pais de Cristo e o seus vigários gerais nunca empregam com maior zelo esse espantoso castigo do que no caso daqueles que, à instigação do demônio, tentam diminuir ou danificar o patrimônio de São Pedro. Dizia este bom apóstolo ao seu Mestre: — Deixamos tudo para te seguir. — Entendeis que imenso sacrifício fez o pobre pescador! Ele conseguiu a fortuna em razão dessa renúncia; é por esse motivo que Sua Santidade glorificada [o papa] possui terras, cidades, domínios . reticências E é sobretudo para defender e conservar essa rica aquisição que os pontífices romanos costumam condenar as almas. É verdade que nem ao menos poupam os corpos, e, inflamados pelo zelo de Jesus Cristo, reticências sem piedade, empregam o ferro e o fogo para sustentar as suas razões.”
ROTERDÃ, Erasmo de. Elogio da Loucura. página 56. Disponível em: https://oeds.link/yJORAY. Acesso em: 16 maio 2022.
- Qual é a crítica à ideia de salvação presente no texto?
- Dê sua opinião sobre o enriquecimento material de diversas Igrejas atualmente.
5. Observe as obras a seguir e responda às questões.
- Quem é o autor de cada obra? Quando elas foram produzidas?
- Qual dessas obras pode ser considerada renascentista? Que características do Renascimento artístico ela apresenta?
- De que obra você mais gosta? Por quê?
Glossário
- Tridimensional
- : aquilo que tem ou é representado pelas três dimensões (altura, largura e profundidade).
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- Afresco
- : tipo de pintura feita em paredes, tetos ou muros, em geral numa base de gesso ou de argamassa. Neles são utilizadas tintas à base de água. Os afrescos têm grande durabilidade.
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- Juros
- : diferença no valor entre a quantia emprestada e a quantia cobrada por aquele que empresta dinheiro. Nessa situação, quem toma o dinheiro emprestado (o devedor) paga uma determinada quantia a mais pelo empréstimo ao credor (aquele que empresta o dinheiro).
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- Concílio
- : reunião de autoridades da Igreja (por exemplo, bispos), presidida ou sancionada pelo papa, para discutir e decidir questões ligadas à fé, à doutrina ou aos costumes eclesiásticos.
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- Sete sacramentos
- : batismo, crisma, eucaristia, matrimônio, penitência, ordem e extrema-unção.
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