UNIDADE 3 COLONIZAÇÃO DO BRASIL
CAPÍTULO 7 INÍCIO DA COLONIZAÇÃO
Atualmente, existem no Brasil seis grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa. A Amazônia é considerada um dos maiores biomas do mundo, ocupando áreas do território do Brasil, do Peru, da Colômbia, da Venezuela, da Bolívia, do Equador, do Suriname, da Guiana e da Guiana Francesa.
Estudaremos neste capítulo que alguns de nossos problemas ambientais, como o desmatamento, começaram há muito tempo, ainda no início da colonização da América.
responda oralmente
para começar
Pense nos espaços ocupados por sua escola, seu bairro e sua cidade. Nesses espaços existem árvores? A presença de árvores melhora sua qualidade de vida? Reflita e debata o assunto com os colegas.
Orientações e sugestões didáticas
Habilidades da Bê êne cê cê
- ê éfe zero sete agá ih zero nove
- ê éfe zero sete agá ih um zero
- ê éfe zero sete agá ih um quatro
Objetivos do capítulo
Os objetivos a seguir se justificam no capítulo em razão de seu tema, o início da colonização da América portuguesa, e de assuntos correlatos, como o comércio de pau-brasil, a exploração do trabalho indígena e as relações entre o passado e o presente quanto à temática do desmatamento, com enfoque no caso da Mata Atlântica.
- Estudar as principais características do início da colonização do Brasil.
- Identificar as motivações das primeiras expedições portuguesas.
- Compreender o processo de extração do pau-brasil e seu impacto ambiental.
- Perceber as transformações no modo de viver dos indígenas após a chegada dos europeus.
- Estabelecer relações entre o passado e o presente sobre a temática do desmatamento.
Alerta ao professor
O boxe “Para começar” contribui para o desenvolvimento das competências cê gê sete, cê gê dez e cê ê cê agá seis ponto
Para começar
Resposta pessoal, em parte. Depois de ouvir as respostas dos estudantes, comente que a presença de áreas verdes melhora a qualidade de vida das pessoas. Isso ocorre porque essas áreas: á absorvem mais a água das chuvas, ajudando a diminuir enchentes; b) evitam oscilações bruscas de temperatura; c) previnem as chamadas ilhas de calor; d) retêm dióxido de carbono (um dos gases do efeito estufa); e) proporcionam espaços de lazer. Não é por acaso que, em grandes centros urbanos, áreas mais arborizadas e próximas a parques são, de modo geral, mais valorizadas.
Primeiros tempos
Já aprendemos que, no final do século quinze, os navegadores de Portugal encontraram um novo caminho para chegar às Índias. A partir daí, o comércio com a Ásia e a África se tornou bem vantajoso para os portugueses.
Nesse período, os portugueses também chegaram às terras que futuramente seriam chamadas de Brasil. Essas terras representariam uma grande conquista para a Coroa portuguesa e uma importante fonte de riquezas.
Porém, naquele momento, a exploração da América era menos lucrativa do que o comércio de produtos africanos e asiáticos. Assim, entre 1500 e 1530, o governo português enviou para a América expedições destinadas, principalmente, ao reconhecimento das terras e à garantia de sua posse.
Em uma dessas expedições pela América do Sul, os portugueses encontraram plantas, como o pau-brasil, que tinham valor comercial para os europeus. Além disso, a costa brasileira foi utilizada como possível lugar de parada para navios de comércio que iam para o Oriente. No litoral, esses navios recebiam reparos e eram reabastecidos de água e de alimentos, depois seguiam viagem.
De acordo com alguns historiadores, foi a partir de 1530 que a colonização portuguesa na América ganhou mais vigor.
Comércio de pau-brasil
Até 1530, o comércio de pau-brasil foi a principal atividade econômica realizada pelos portugueses na América. A madeira dessa árvore, já conhecida pelos europeus, podia ser utilizada na construção de casas e navios e, sobretudo, na produção de um corante avermelhado para tingir tecidos.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
Os textos “Primeiros tempos” e “Comércio de pau-brasil”, incluindo o boxe “Para pensar” que acompanha este último, favorecem o desenvolvimento das competências cê gê sete, cê ê cê agá três, cê ê cê agá cinco, cê ê cê agá seis, cê ê agá um e cê ê agá cinco, bem como da habilidade ê éfe zero sete agá ih um quatro, pois analisam as dinâmicas comerciais e as interações entre as sociedades da América, Europa, África e Ásia, no início da colonização do território que corresponde ao atual Brasil.
Durante o início da colonização, a maioria dos navios enviados ao Brasil era abastecida de enormes quantidades de pau-brasil. Depois, os carregamentos dessa madeira eram levados a Portugal e, de lá, partiam para Amsterdã (na atual Holanda), onde se extraía dela um corante avermelhado (brasilina), utilizado para tingir tecidos.
Graças a seu valor econômico, não demorou para que o governo de Portugal decretasse que a exploração do pau-brasil era monopólio da Coroa. Com isso, ninguém poderia extrair essas árvores sem permissão do governo e sem pagar impostos. Mas o monopólio do pau-brasil não foi totalmente respeitado. Comerciantes ingleses, espanhóis, franceses e mesmo portugueses contrabandeavam a madeira.
A primeira concessão da Coroa para a exploração do pau-brasil foi dada ao comerciante português Fernão de Noronha ( cêrca de1470-1540), em 1501. Seus navios foram os primeiros a chegar à ilha que mais tarde recebeu seu nome. Posteriormente, a partir de 1513, o governo autorizou que seus súditos fizessem a livre exploração de pau-brasil desde que fossem pagos os tributos à Coroa portuguesa.
Responda no caderno
para pensar
- Você já ouviu falar em desenvolvimento sustentável? Pesquise o assunto e compartilhe com os colegas o que você descobrir.
- Você conhece outra árvore cuja madeira é muito utilizada no cotidiano das grandes cidades? Faça uma breve pesquisa e compartilhe o resultado com os colegas.
Orientações e sugestões didáticas
Para pensar
- Resposta pessoal. Ajude os estudantes a compreender que desenvolvimento sustentável, de modo geral, é aquele que promove atividades econômicas sem agredir o meio ambiente, ou seja, explora os recursos naturais sem colocar em risco suas fontes. Sobre esse assunto, sugerimos a leitura do texto “O que é desenvolvimento sustentável?”, produzido pela dáblio dáblio éfe Brasil (disponível em: https://oeds.link/Lj1VzB; acesso em: 1º jun. 2022), e a página que apresenta os objetivos da o êne u para o desenvolvimento sustentável no Brasil (disponível em: https://oeds.link/UiGVY2; acesso em: 1º junho 2022).
- Resposta pessoal, em parte. São exploradas economicamente árvores como mogno, cedro, cerejeira, eucalipto e ipê. Entre essas árvores, estão ameaçadas de extinção o ipê-peroba, a cerejeira, o cedro-rosa, o cedro-vermelho e o mogno, segundo página do Sistema Nacional de Informações Florestais do governo federal (disponível em: https://oeds.link/W0chjz; acesso em: 10 fevereiro 2022).
Árvore símbolo
No início da colonização, havia grandes quantidades de pau-brasil nas regiões de Mata Atlântica, próximas do litoral. No entanto, devido ao caráter predatório da exploração, o pau-brasil começou a desaparecer.
A exploração dessa madeira marcou a história do Brasil até mesmo no aspecto simbólico. Em tupi, a árvore é chamada de ibirapitanga, que significa “madeira vermelha” e, em português, é chamada de pau-brasil, expressão que deriva de “brasa”, pois a cor avermelhada da madeira lembrava o fogo. O nome dado à árvore deu origem ao nome de nosso país.
Durante o período colonial, a Coroa portuguesa passou a regulamentar a derrubada do pau-brasil, com o objetivo de impedir o contrabando de sua madeira por espanhóis, franceses e ingleses. Essa regulamentação deu origem à expressão “madeira de lei”, pois sua exploração dependia de autorização legal do governo de Portugal.
Posteriormente, na segunda metade do século vinte, algumas medidas foram tomadas para preservar essa espécie vegetal, e o pau-brasil passou a ser considerado um dos símbolos do país. No entanto, o pau-brasil está, desde 1992, na lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.
responda NO CADERNO
para pensar
Existem plantas ou animais que são considerados símbolos da região onde você mora? Quais? Pesquise.
Trabalho indígena
Para extrair tanta madeira, os europeus precisavam do trabalho dos indígenas. Eram os nativos que localizavam o pau-brasil, derrubavam as árvores, cortavam as toras e carregavam as madeiras até os navios ou feitoriasglossário .
Orientações e sugestões didáticas
Orientação didática
O projeto de um grupo de pesquisadores ligados à Universidade de São Paulo, intitulado “ cesapínia equiáta lãm (pau-brasil): da semente à madeira, um modelo para estudos de plantas arbóreas tropicais brasileiras”, apresentou informações importantes sobre a exploração do pau-brasil ao longo do tempo.
Eles estudaram a quantidade de pau-brasil retirado das matas brasileiras entre os séculos dezesseis e dezenove. Estimam que foram cêrca de quatrocentas e setenta mil árvores adultas, ou seja, com aproximadamente 15 metros de altura. Árvores menores não teriam sido derrubadas com a mesma intensidade, pois o trabalho não compensava a quantidade de corante extraído.
A equipe interdisciplinar também concluiu que a extração do pau-brasil foi uma atividade econômica importante não apenas no século dezesseis, período inicial da colonização, mas também no período posterior. Em números absolutos, em meados do século dezoito, ocorreu o período de extração mais intensa da madeira.
Já no final do século dezenove, o desenvolvimento de corantes artificiais (anilinas) trouxe mudanças na fórma de exploração do pau-brasil. Esses corantes industriais custavam mais barato, mas o pau-brasil não deixou de ser utilizado, por exemplo, na fabricação de instrumentos musicais.
Atualmente, o pau-brasil ainda ocorre na natureza, mas em quantidades muito inferiores. Em alguns estados, como Sergipe e Espírito Santo, a extinção foi completa nas matas naturais. Nesses estados, a árvore só existe em áreas de reflorestamento.
Para pensar
Resposta pessoal. Depois de ouvir as respostas, solicite aos estudantes que pensem sobre os motivos que levaram à transformação desses animais ou plantas em símbolos locais. Entre esses motivos podem estar: importância econômica, uso em rituais religiosos, fonte de alimento em determinado período histórico etcétera
Esse trabalho era complexo, pois a madeira do pau-brasil é pesada e compacta, sendo difícil de cortar e de transportar. Em troca de seu trabalho, os indígenas recebiam dos portugueses objetos como tecidos, espelhos e pentes. Além disso, também recebiam objetos de ferro como facas, anzóis, tesouras, machados e foices. As trocas de produtos entre europeus e indígenas eram chamadas escambo.
Segundo o historiador , Uóren Dian os instrumentos que os europeus deram aos indígenas promoveram outro modo de exploração dos recursos naturais. Ele calcula que as novas ferramentas de ferro:
“ reticências encurtavam em cêrca de oito vezes o tempo gasto para derrubar árvores e esculpir canoas reticências. [Não] é difícil imaginar o quanto isso foi destrutivo para a floresta.”
. dín Uóren A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. página 65.
Responda no caderno
observando o mapa
- Quando o mapa foi publicado? Quem são seus autores?
- Utilizando elementos do mapa, explique os interesses que estão representados.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação didática
Problematize com os estudantes o significado da palavra “brasileiro”. Sabe-se que nosso país recebeu esse nome em razão do pau-brasil. No entanto, por que os nascidos no Brasil não são chamados de “brasilianos” ou “brasilienses”? Com base nesse questionamento, explique à turma que o sufixo “-eiro” é comumente utilizado para se referir a tipos de trabalho, como “marceneiro”, “açougueiro”, “sapateiro”, “enfermeiro”, entre outros. O termo “brasileiro” foi empregado, portanto, para designar aqueles que trabalhavam com a extração de pau-brasil e, posteriormente, atribuído a todos os nascidos em terras brasileiras.
Observando o mapa
O boxe trabalha com o contexto histórico em que o mapa Terra Brasilis foi produzido e apresenta os interesses daqueles que o confeccionaram, o que contribui para o desenvolvimento da alfabetização cartográfica.
- O mapa foi publicado em 1519, no Atlas Miller. Seus autores foram os cartógrafos portugueses Lopo Homem, Pedro Reinel e Jorge Reinel, com ilustrações de António de Holanda.
- O mapa representa o interesse português em explorar o pau-brasil nas terras brasileiras utilizando a mão de obra indígena. No mapa, os indígenas foram representados trabalhando no córte e no transporte de pau-brasil; há, ainda, a representação de vários navios portugueses se aproximando da costa brasileira.
Escambo, escravidão e riquezas
Os contatos entre os europeus e os indígenas nem sempre foram marcados pela violência e pela exploração do trabalho. Também houve casos de negociações e alianças.
Inicialmente, os portugueses conseguiram fazer negócios com os Tupi, trocando pau-brasil por objetos europeus de pouco valor. Caso semelhante ocorreu entre os espanhóis e os Guarani em relação à erva-mate e entre os ingleses e os iroqueses (povo indígena da América do Norte) em relação às peles de animais. Posteriormente, ficou difícil fazer trocas como essas, e os colonos passaram a fornecer ferramentas, armas e cavalos aos nativos.
Alguns nativos usaram essas armas nas guerras contra povos rivais com o objetivo de aprisionar os vencidos e entregá-los aos colonos para serem escravizados. Assim, o escambo deixou de ser uma simples troca de produtos por recursos naturais, como era nos primeiros anos da colonização, e passou a incluir também a troca de produtos por seres humanos.
Alguns historiadores defendem, contudo, que o escambo não foi inventado pelos europeus, pois outros povos, inclusive na América, já faziam trocas entre si antes da conquista europeia. Outros entendem que essas trocas foram introduzidas pelos portugueses e estavam ligadas às práticas econômicas na Europa da época. De qualquer modo, os indígenas foram explorados para produzir riquezas que ficavam nas mãos dos comerciantes e governos europeus. Atualmente, o escambo é conhecido como permuta. São exemplos de locais de permutas as feiras ou os sites de troca de objetos usados.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “Escambo, escravidão e riquezas” contribui para o desenvolvimento da competência cê ê cê agá cinco, bem como das habilidades ê éfe zero sete agá ih zero nove e ê éfe zero sete agá ih um quatro, pois analisa os impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e as interações comerciais entre as sociedades americanas e europeias, com destaque para as práticas do escambo e da escravidão de indígenas.
dica Livro
iscatamáquia, Maria Cristina M. O encontro entre culturas: europeus e indígenas no Brasil. São Paulo: Atual, 2008. (Coleção A vida no tempo).
A obra trata do choque cultural entre os Tupi-guarani e os portugueses no século dezesseis por meio de crônicas da época.
Orientações e sugestões didáticas
Texto de aprofundamento
Para aprofundar as reflexões sobre o protagonismo indígena na história do Brasil, sugerimos a leitura do trecho a seguir.
Protagonismo indígena
“Os índios sempre estiveram na história do Brasil, porém, grosso modo, como fôrça de trabalho ou como rebeldes que acabavam vencidos, dominados, escravizados, aculturados ou mortos. Suas ações não eram, absolutamente, consideradas relevantes para a compreensão dos rumos da história. Essas concepções, predominantes por tanto tempo em nossa historiografia, já não se sustentam. Inúmeras pesquisas não deixam dúvida sobre o fato de que as ações e as escolhas indígenas deram limites e possibilidades aos processos de conquista e colonização das diferentes regiões do Brasil . reticências
reticências Desconstruíam o caráter heroico dos nossos colonizadores, porém mantinham a perspectiva anterior de supervalorização de seu desempenho, na medida em que consideravam os índios como vítimas incapazes de agir diante da violência de um sistema no qual não tinham outra alternativa a não ser a fuga, a morte pela rebeldia ou a submissão aos dominadores. reticências
Ainda muito presentes no senso comum da população brasileira, essas ideias, além de extremamente danosas à autoestima dos índios, reforçam entre os não indígenas sentimentos preconceituosos e discriminatórios que resultam em atitudes de intolerância e violência contra eles. Desconstruí-las é tarefa essencial dos historiadores. É o que tem sido feito nas últimas décadas, com resultados ainda bastante acanhados em face das imensas dificuldades em desconstruir concepções tão profundamente arraigadas.”
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas. Revista Brasileira de História, volume 37, número 75, página 17-38, 2017.
Mata Atlântica: patrimônio verde
A Mata Atlântica é um conjunto de formações vegetais que se estende pelo Brasil, pela Argentina e pelo Paraguai. No Brasil, essas formações vegetais abrangiam originalmente dezessete estados, onde hoje vive mais da metade da população do país.
Áreas imensas da Mata Atlântica foram desmatadas, sobretudo, para extração de pau-brasil. Em razão da exploração intensa, o pau-brasil tornou-se uma madeira rara. Possivelmente, os conquistadores agiram assim por acreditar que, nas terras conquistadas, tudo era inesgotável. Mas, desde o século dezessete, percebeu-se que a abundância não duraria para sempre. Naquela época, já se notava a escassez de outras árvores da Mata Atlântica.
A devastação das florestas brasileiras continuou ao longo do tempo. Houve a derrubada de árvores para a plantação da cana-de-açúcar e do café, para a criação de pasto, para a construção de vilas e cidades etcétera
dica INTERNET
Fundação ésse ó ésse Mata Atlântica
Disponível em: https://oeds.link/99WPrX. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
O portal reúne diversas informações sobre a Fundação ésse ó ésse Mata Atlântica, organização que atua na promoção de políticas públicas para a preservação da Mata Atlântica. No link https://oeds.link/s90V5D (acesso em: 31 março 2022) é possível consultar um gerador de mapas.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “Mata Atlântica: patrimônio verde” e seus subitens, incluindo o boxe “Observando o mapa”, favorecem o desenvolvimento das competências cê gê sete, cê ê cê agá dois, cê ê cê agá três, cê ê cê agá seis, cê ê cê agá sete e cê ê agá um ponto Além disso, trabalham o tema contemporâneo transversal Educação ambiental, ao abordarem o desmatamento da Mata Atlântica, as populações humanas que vivem em suas áreas de proteção e a importância da consciência ambiental e do desenvolvimento sustentável.
Outras indicações
• Redescobrindo a Mata Atlântica (Brasil). Direção de Leonardo Merçon, 2014. 20 minutos Disponível em: https://oeds.link/U4ppdX. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
Documentário que apresenta a visão de pesquisadores, professores e estudantes sobre a importância da Mata Atlântica.
Calcula-se que, em 1500, a Mata Atlântica era uma floresta densa que abrangia cêrca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Atualmente, restam aproximadamente 12,4% da floresta original e muitos animais e plantas que vivem nela estão ameaçados de extinção.
Apesar disso, a Mata Atlântica ainda tem uma das mais ricas biodiversidades do mundo, cuja preservação depende da conscientização ambiental de pessoas, comunidades, empresas e governos.
A seguir, observe no mapa as extensões original e remanescente da Mata Atlântica.
Extensão da Mata Atlântica (2020)
integrar com Geografia
Responda no caderno
observando o mapa
A Mata Atlântica original abrangia quais estados brasileiros atuais? Analise quais desses estados não são banhados pelo Oceano Atlântico.
Orientações e sugestões didáticas
Observando o mapa
Atividade interdisciplinar com Geografia. A Mata Atlântica original abrangia os atuais estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Entre esses estados, apenas Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás não são banhados pelo Oceano Atlântico. Ressalte que a colonização portuguesa no Brasil teve início nas regiões litorâneas, muitas das quais eram áreas de Mata Atlântica.
PAINEL
integrar com Ciências
Espécies da Mata Atlântica
Atualmente, a Mata Atlântica é considerada patrimônio nacional dos brasileiros e muitas de suas áreas foram declaradas patrimônio natural mundial pela Unesco. A seguir, vamos conhecer algumas espécies vegetais e animais que vivem na Mata Atlântica.
• Palmeira-juçara – está ameaçada de extinção principalmente por causa da extração intensa de seu palmito. Para ajudar a preservar a palmeira-juçara e gerar uma fonte sustentável de renda, muitas comunidades têm extraído apenas seus frutos para fazer uma polpa parecida com a do açaí.
• Pintor-verdadeiro – ave encontrada exclusivamente no Nordeste brasileiro. Essa espécie é perseguida por caçadores e criadores de aves. Está ameaçada de extinção principalmente em razão da degradação de seu hábitat e do comércio ilegal de animais silvestres.
FOTOMONTAGEM: MARCEL LISBOA/ARQUIVO DA EDITORA
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
A seção “Painel”, interdisciplinar com Ciências e intitulada “Espécies da Mata Atlântica”, contribui para o desenvolvimento das competências cê gê dois e cê ê cê agá três ponto A seção também trabalha aspectos do tema contemporâneo transversal Educação ambiental, ao apresentar espécies animais e vegetais que vivem na Mata Atlântica.
Outras indicações
• Animais em extinção: como o brasileiro escreveu e pode mudar essa história. ê bê cê. Disponível em: https://oeds.link/GZtO9T. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
O site reúne exemplos de animais ameaçados de extinção, organizados por bioma. Apresenta textos, imagens e mapas sobre essa questão.
• Mico-leão-dourado – primata encontrado no Sudeste brasileiro. Essa espécie quase entrou em extinção, mas diversas ações têm ajudado a recuperar sua população, que ainda está ameaçada. O mico-leão-dourado virou símbolo da luta pela conservação da biodiversidade.
• Cajueiro – nativo do Nordeste brasileiro, atualmente é cultivado em diversas regiões do país. Dele são extraídos alimentos, madeira e óleos industriais. O fruto do cajueiro é a castanha, que é sustentada por um pseudofruto conhecido como caju.
Orientações e sugestões didáticas
Atividade complementar
Leia a canção Matança, do compositor baiano José Carlos Augusto Jatobá, para responder às questões.
Matança
“ reticências De nada vale tanto esforço do meu canto
Pra nosso espanto tanta mata haja vão matar
Tal mata Atlântica e a próxima Amazônica
Arvoredos seculares impossível replantar
Que triste sina teve cedro nosso primo
Desde menino que eu nem gosto de falar
Depois de tanto sofrimento seu destino
Virou tamborete mesa cadeira balcão de bar
Quem por acaso ouviu falar da sucupira
Parece até mentira que o jacarandá
Antes de virar poltrona porta armário
Morar no dicionário vida-eterna milenar
Quem hoje é vivo corre perigo reticências”
MATANÇA. Intérpretes: Xangai e Geraldo Azevedo. Compositor: José Carlos Augusto Jatobá. In: Cantoria 1. Intérpretes: Elomar, Xangai, Geraldo Azevedo e Vital Farias. São Paulo: Kuarup, 1984. 1 cedê, faixa 12.
1. Qual é a situação relatada na letra da canção?
Resposta: A canção relata o desmatamento desordenado, citando várias árvores que existem no Brasil. Vale notar que a atividade trabalha aspectos do tema contemporâneo transversal Educação ambiental, pois apresenta uma música que denuncia o desmatamento desordenado das florestas brasileiras.
2. É possível protestar contra a situação relatada na canção? Como?
Resposta: Os estudantes podem elaborar cartazes, faixas, enviar mensagens por e-mail ou redes sociais na internet, entre outras iniciativas. Comente com a turma que o desmatamento leva a um desequilíbrio ambiental que causa secas, inundações, mudanças climáticas bruscas, desaparecimento de espécies vegetais, extinção de animais, alterações no regime dos ventos e impactos para as populações locais. Essa fórma de utilizar os recursos naturais traz problemas à sobrevivência humana, uma vez que esses recursos se esgotam.
Populações em áreas de proteção
Em regiões preservadas da Mata Atlântica vivem indígenas, caiçaras, quilombolas, roceiros e caboclos ribeirinhos. Essas populações dependem da proteção dos recursos naturais para sobreviver e preservar seus modos de vida. Por isso, eles apoiam o desenvolvimento sustentável.
Os caiçaras, descendentes de ameríndios, africanos e europeus, praticam a pesca, a agricultura familiar e o extrativismo. Já os quilombolas, descendentes, em sua maioria, dos africanos escravizados no Brasil, praticam atividades agrícolas e extrativistas com mão de obra familiar. E também alguns imigrantes europeus, geralmente associados à devastação da Mata Atlântica, construíram comunidades que têm ajudado a afastar desmatadores e caçadores.
Orientações e sugestões didáticas
Texto de aprofundamento
Leia a seguir um texto sobre as populações tradicionais que vivem atualmente na Mata Atlântica.
Populações da Mata Atlântica na atualidade
“A Mata Atlântica reticências abriga grande diversidade cultural, constituída por povos indígenas, como os Guaranis, e culturas tradicionais não indígenas como os caiçaras, os quilombolas, os roceiros e os caboclos ribeirinhos. Essas populações tradicionais têm uma relação profunda com o ambiente em que vivem, porque dele são diretamente dependentes. A maioria vive da pesca artesanal, da agricultura de subsistência, do artesanato e do extrativismo, como a coleta de caranguejos no mangue, ostras no mar e espécies vegetais, como as plantas medicinais.
Apesar de eventualmente praticarem ações agressivas ao meio ambiente, possuem, em geral, um modo de vida baseado no conhecimento que conservam através da tradição que permite muitas vezes uma relação harmoniosa com a natureza. Não por acaso, muitos vivem nas regiões mais preservadas da Mata Atlântica. Mas o grande patrimônio cultural dessas populações não garantiu, ao longo do tempo, a posse de suas terras. Marginalizadas e encurraladas pelo processo de desenvolvimento econômico do país, muitas vezes foram expulsas de seu território original ou expurgadas de grande parte dele. Sem terra suficiente para garantir sua subsistência e devido ao contato com outras culturas, algumas dessas populações acabam perdendo seu modo de vida tradicional, adotando práticas pouco sustentáveis ou simplesmente engrossando as periferias das grandes cidades.
Nos últimos anos, porém, as populações tradicionais têm desempenhado um novo papel no cenário sociopolítico, sobretudo na área de conservação ambiental, em virtude do conhecimento acumulado sobre a biodiversidade, das práticas de manejo e também da defesa de seus modos de vida. Há um crescimento do número de projetos de desenvolvimento sustentável executados por essas comunidades, muitos deles em unidades de conservação de uso sustentável como as Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Áreas de Proteção Ambiental, que desde a regulamentação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) permitem compatibilizar a conservação e as práticas sustentáveis dessas populações.”
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Mata Atlântica: patrimônio nacional dos brasileiros. Brasília: , ême ême á 2010. página 92-94.
Consciência ambiental
Conhecer as origens do desmatamento na Mata Atlântica ajuda a promover a consciência ambiental. Além disso, precisamos cada vez mais apoiar os movimentos que lutam pelo desenvolvimento sustentável, pois os recursos naturais são limitados e sua ausência prejudica a vida no planeta.
Sustentabilidade significa promover o equilíbrio entre proteção ambiental, produção econômica e bem-estar da população. Desde 1988, a Constituição Federal brasileira apresenta um capítulo sobre o meio ambiente. Conheça um trecho desse capítulo da Constituição:
“ Artigo 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, : Presidência da República, 1988. Disponível em: Distrito Federal https://oeds.link/zYmmuE. Acesso em: 31 março 2022.
Orientações e sugestões didáticas
Texto de aprofundamento
Para refletir sobre as origens da noção de sustentabilidade, leia o trecho a seguir.
Sustentabilidade
“A noção de sustentabilidade tem duas origens. A primeira, na Biologia, por meio da Ecologia. Refere-se à capacidade de recuperação e reprodução dos ecossistemas (resiliência) em face de agressões antrópicas (uso abusivo dos recursos naturais, desflorestamento, fogo etcétera) ou naturais (terremoto, tissunãmi, fogo etcétera). A segunda, na Economia, como adjetivo do desenvolvimento, em face da percepção crescente ao longo do século vinte de que o padrão de produção e consumo em expansão no mundo, sobretudo no último quarto desse século, não tem possibilidade de perdurar. Ergue-se, assim, a noção de sustentabilidade sobre a percepção da finitude dos recursos naturais e sua gradativa e perigosa depleção.”
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados, volume 26, número 74, página 51, 2012.
OFICINA DE HISTÓRIA
Responda no caderno
integrar com Ciências
Conferir e refletir
- Debata com os colegas as seguintes questões: a região onde vocês vivem apresenta problemas ambientais? O que vocês poderiam fazer para ajudar a resolvê-los?
- Neste capítulo, vimos que as origens do desmatamento no Brasil estão ligadas ao início da colonização, com a extração de pau-brasil da Mata Atlântica. Forme um grupo e pesquisem uma árvore nativa do Brasil. Procurem as informações a seguir.
- Nomes científico e popular.
- Em que regiões do país essa árvore é mais comum?
- Tamanho médio (altura e diâmetro).
- Essa árvore é utilizada pelos seres humanos? Como?
- É uma espécie em extinção? Por quê?
Em seguida, com a supervisão do professor, narrem essas informações no formato de podcast e o publiquem em uma mídia social.
Interpretar texto e imagem
3. No século dezesseis, o cronista francês Jãn dê lêrri (1534-1611) viveu no Brasil e registrou suas experiências. Leia, a seguir, parte do diálogo dele com um Tupinambá.
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu [pau-brasil] reticências. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perrô (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra? Respondi que tínhamos muita, mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos reticências, mas dela extraíamos tinta para tingir reticências.
Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? — Sim reticências, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. reticências
Mas os selvagens são grandes discursadores reticências por isso perguntou-me de novo: E quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho reticências, agora vejo que vós outros reticências sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos reticências e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! reticências Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois de nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá reticências.”
. lêrri, jãn dê Viagem à terra do Brasil.Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: êduspi, 1980. página 169-170.
- Pesquise informações sobre o autor.
- Quando o texto foi publicado pela primeira vez? Ele faz parte de qual obra?
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
Esta seção contribui para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades da Bê êne cê cê:
• cê gê um (atividades 2, 4 e 5);
• cê gê dois (atividade 1);
• cê gê quatro (atividades 2 e 5);
• cê gê cinco (atividade 2);
• cê gê sete (atividades 1, 4 e 5);
• cê ê cê agá dois (atividades 1, 4 e 5);
• cê ê cê agá cinco (atividade 5);
• cê ê cê agá seis (atividades 1, 2, 4 e 5);
• cê ê agá três (atividades 3, 4 e 5);
• cê ê agá quatro (atividade 3);
• cê ê agá sete (atividade 2);
• ê éfe zero sete agá ih zero nove (atividade 3);
• ê éfe zero sete agá ih um zero (atividade 3);
• ê éfe zero sete agá ih um quatro (atividade 3).
Oficina de História
Conferir e refletir
- Atividade interdisciplinar com Ciências que leva o estudante a desenvolver uma pesquisa-ação sobre problemas ambientais, abordando o tema contemporâneo transversal Educação ambiental. É possível que a região onde os estudantes vivem tenha poucas áreas verdes (parques, praças, árvores) ou seja atingida por diferentes tipos de poluição (sonora, visual, hídrica, do solo etcétera). As medidas para resolver esses problemas costumam depender de legislações, fiscalização, políticas públicas e atitudes da coletividade, buscando alcançar melhorias no equilíbrio ecológico e na qualidade de vida da comunidade.
- Atividade interdisciplinar com Ciências que desenvolve como metodologia ativa a pesquisa para produção e socialização de podcast sobre árvores nativas do Brasil. O objetivo é promover a consciência dos estudantes sobre a importância da biodiversidade brasileira. Sugerimos que eles pesquisem no site do Instituto Brasileiro de Florestas (disponível em: https://oeds.link/k2TQcr; acesso em: 10 fevereiro 2022) e, se possível, no livro Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, de réry Lorenzi (Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2013). Para a produção do podcast, proponha a cada grupo que: á elabore um roteiro com base em suas pesquisas; b) realize ensaios; c) grave a locução em local sem ruídos; d) edite a gravação inserindo efeitos sonoros e músicas; e) publique o resultado em uma mídia social acessível para a comunidade escolar.
Interpretar texto e imagem
3. Atividade de pensamento computacional que promove a leitura e a interpretação de documento histórico escrito no século dezesseis. Ao responder a questões, o estudante desenvolve os processos de abstração, decomposição e reconhecimento de padrões de leitura.
- O autor do texto é o cronista francês e missionário calvinista Jãn dê lêrri (1534-1611). Em 1556, ele veio para a França Antártica, uma colônia francesa estabelecida por Nicolas Durand de vileganhôn no atual estado do Rio de Janeiro.
- O texto foi publicado no século dezesseis e faz parte da obra Viagem à terra do Brasil.
- Qual é o tema central do discurso indígena?
- Por que o indígena chama os europeus de “grandes loucos”?
4. No início do século vinte e um, uma comissão internacional de estudiosos elaborou a Carta da Terra. Esse documento apresenta princípios e valores ecológicos que orientam pessoas e povos a buscar o desenvolvimento sustentável. A seguir, leia trecho da Carta da Terra e faça o que se pede.
“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra reticências. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e fórmas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz.
Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações.”
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Carta da Terra. Disponível em: https://oeds.link/TeiUEp. Acesso em: 31 março 2022.
- Quem elaborou a Carta da Terra? A quem ela se destina? Pesquise.
- Em sua interpretação, por que o texto cita que “somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum”?
- Reflita sobre a questão a seguir e de-bata com os colegas: você acredita que suas escolhas podem afetar o futuro do mundo? Argumente.
5. Observe as imagens a seguir e faça as atividades.
- Descreva, brevemente, cada uma das imagens. O que elas têm em comum?
- Com base nos textos deste capítulo e na interpretação dessas imagens, elabore uma redação sobre o seguinte tema: “O desmatamento no Brasil: problema histórico”.
Orientações e sugestões didáticas
- O tema central do texto é o estranhamento do indígena Tupinambá ao observar a intensa exploração do pau-brasil pelos conquistadores europeus. Ele demonstra esse estranhamento fazendo uma série de perguntas intrigantes para o europeu.
- O indígena chama os europeus de “grandes loucos” porque ele não vê sentido em um modo de vida marcado pelo acúmulo de riquezas, pela busca pelo lucro, pela concorrência e pela exploração do trabalho.
4. á Em 1995, uma comissão internacional composta de 60 representantes de diversas áreas do conhecimento organizou uma consulta mundial para a elaboração da Carta da Terra. Essa consulta durou dois anos. Em 1997, o primeiro esboço desse documento foi redigido por um grupo coordenado pela ônu e pela Cruz Verde Internacional. Entre 1998 e 1999, houve um amplo debate sobre essa versão do documento, envolvendo mais de 100 mil pessoas de 46 países em todos os continentes. Em 1999, foi escrita uma segunda versão da Carta. Em 2000, o documento foi ratificado. Essa declaração internacional destina-se a todos os povos do globo, servindo para orientar a conduta de indivíduos, organizações, empresas, governos e instituições transnacionais.
- De acordo com o texto, “somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum” porque todas as pessoas e fórmas de vida compartilham o mesmo planeta. Assim, as ações de um país, empresa ou pessoa têm impacto global. O futuro de todos depende de construirmos uma sociedade global fundada na proteção ecológica, na erradicação da pobreza, no desenvolvimento econômico equitativo e no respeito aos direitos humanos, à democracia e à paz.
- Depois de ouvir as respostas dos estudantes, destaque que nossas escolhas fazem parte do processo de construção de um futuro mais justo, livre e solidário. Dessa , fórma ressalte a importância do consumo responsável (oportunidade para desenvolver o tema contemporâneo transversal Educação para o consumo) e da escolha de representantes políticos engajados em questões ambientais.
5. á A primeira imagem foi produzida no século dezesseis e é uma representação de escambo de pau-brasil entre indígenas e traficantes franceses. Já a fotografia do século vinte e um mostra uma área desmatada da Floresta Amazônica em Brasnorte, Mato Grosso. Ao redor, é possível ver partes da floresta que ainda estão preservadas.
b. Produção pessoal. Atividade que visa desenvolver a argumentação ao promover a produção de uma redação para estabelecer relações entre o passado e o presente do problema do desmatamento no Brasil, ajudando os estudantes a perceber que essa questão é histórica e de longa duração.
Glossário
- Feitoria
- : local ao longo da costa que foi construído para armazenar produtos e defender o território.
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