UNIDADE 4 DOMÍNIO DAS GRANDES POTÊNCIAS
CAPÍTULO 12 AMÉRICA NO SÉCULO dezenove
O continente americano pode ser dividido em dois grandes conjuntos: América Anglo-Saxônica e América Latina. Essa divisão leva em conta as características das colonizações desses países.
Estados Unidos e Canadá são países que passaram por colonização inglesa e, por isso, fazem parte da América Anglo-Saxônica. Eles detêm cêrca de 80% das riquezas produzidas atualmente no continente. Já a América Latina detém cêrca de 20% do Produto Interno Bruto () Píbi das Américas.
Neste capítulo, vamos conhecer um pouco da história dos Estados Unidos e aspectos de suas relações com a América Latina no século . dezenove
responda oralmente
para começar
Por que o termo “americano” costuma ser usado para designar o povo dos Estados Unidos? Converse com os colegas.
Desenvolvimento dos Estados Unidos
Em 1776, os Estados Unidos tornaram-se a primeira colônia da América a proclamar sua independência. A partir daí, o novo país trilhou um longo caminho para se desenvolver, consolidar suas instituições e construir sua identidade nacional.
Ao longo do século , dezenove o território do país, que inicialmente era banhado apenas pelo Oceano Atlântico, foi estendido até o Oceano Pacífico. A população passou de quase 5 milhões de pessoas em 1800 para cêrca de 76 milhões em 1900. Além do crescimento interno, os Estados Unidos receberam milhões de imigrantes até as primeiras décadas do século . vinte
Essas transformações foram impulsionadas por diversos acontecimentos, como a Marcha para o Oeste, a Guerra de Secessãoglossário e a industrialização do país.
Marcha para o Oeste
Os Estados Unidos expandiram seu território por meio de três processos: compra de terras, concessões e conquistas em guerras. Essa expansão ficou conhecida como Marcha para o Oeste.
Atualmente, os Estados Unidos são o quarto maior país do mundo em território, com cêrca de 9,8 milhões de quilômetros quadrados. Grande parte desse território formou-se no século , dezenove quando o país:
- comprou a Louisiana da França (1803), a Flórida da Espanha (1819) e o Alasca da Rússia (1867);
- obteve a concessão pacífica do Oregon com o Reino Unido (1845);
- conquistou áreas do México e diversas terras indígenas por meio de guerras (como estudaremos na próxima página).
A Marcha para o Oeste constitui tema recorrente em filmes do gênero western, criado nos Estados Unidos, que contam a história de homens armados, que andam a cavalo, usam chapéus e botas e lutam contra inimigos. Outros personagens dessas tramas eram “indígenas”, “mocinhas”, “foras da lei” e “xerifes”. Esse gênero cinematográfico também é chamado de faroeste (do inglês far west, que significa “oeste longínquo”) .
responda oralmente
para pensar
Você já assistiu a algum filme western? Qual? Você se lembra da caracterização das personagens e dos cenários? Compartilhe o que sabe com os colegas.
Corrida do Ouro
Em 1830, fazendeiros do sul dos Estados Unidos passaram a comprar propriedades no México. O objetivo era ampliar suas plantações de algodão, nas quais era empregado trabalho escravo. Isso gerou desentendimentos entre os dois países, que entraram em guerra.
O conflito ficou conhecido como Guerra Anglo-Mexicana (1846-1848) e envolveu a disputa pela região que hoje se estende do Texas até a Califórnia. Os Estados Unidos saíram vitoriosos, conquistando uma área equivalente à metade do território mexicano na época.
Logo após a guerra contra o México, jazidas de ouro e prata foram descobertas na Califórnia, em Nevada e no Colorado. Essas descobertas atraíram milhares de pessoas para o oeste dos Estados Unidos, vindas de outras regiões do país, da Europa, do México e até da China. Era o início da Corrida do Ouro.
Lei de Terras
Em 1862, o governo dos Estados Unidos promulgou a Lei de Terras (Homestead Act), que concedia lotes de terra a chefes de famílias maiores de 21 anos, mediante o pagamento de uma taxa simbólica de 10 dólares. Atraídos pela oferta, muitos colonos se deslocaram para o oeste. A partir de então, cresceu a quantidade de pequenas propriedades rurais, dedicadas principalmente à agricultura e à criação de gado.
Conquista das terras indígenas
Durante a Marcha para o Oeste, o exército dos Estados Unidos e milhares de colonos entraram em guerra com povos indígenas (apaches, comanches, iroqueses, cherokees, sioux, cheyennes, entre outros). Esses povos tentaram resistir à tomada de suas terras, mas foram derrotados.
Após violentas batalhas, a maior parte da população indígena foi exterminada. No início do século , dezenove mais de um milhão de indígenas viviam entre os Montes Apalaches e o Oceano Pacífico. Em 1860, restavam menos de 300 mil indivíduos.
As comunidades indígenas que sobreviveram foram obrigadas pelo governo dos Estados Unidos a deixar suas terras e a viver em reservas federais. No entanto, os indígenas não tinham nenhum vínculo histórico com essas reservas, que eram bem menores do que suas terras tradicionais. Ao serem deslocados para as reservas federais, milhares de indígenas morreram de fome, frio e doenças.
Destino Manifesto
A doutrina do Destino Manifesto foi uma narrativa construída nos Estados Unidos desde a primeira metade do século . Se dezenovegundo essa doutrina, os cidadãos estadunidenses haviam sido “escolhidos por Deus” para ocupar grande parte do continente norte-americano e “civilizar” os povos que vivessem nessas terras.
O Destino Manifesto foi utilizado por governantes dos Estados Unidos para justificar a expansão territorial, a invasão de terras indígenas e a anexação de territórios de outros países. Essa doutrina tinha como base a ideologia de que outros povos (como indígenas, portugueses e espanhóis) eram inferiores aos cidadãos brancos, anglo-saxões e protestantes do país.
Em 1858, o presidente Jemiz Buchanan demonstrou sua crença no Destino Manifesto com as seguintes palavras: “É inquestionável que o destino de nossa raça é espalhar-se pelo continente da América do Norte”.
Expansão territorial dos Estados Unidos (século XIX)
Responda no caderno
observando o mapa
Quais territórios atuais dos Estados Unidos pertenciam ao México até o século ? dezenove
Um país dividido
Em meados do século , dezenove predominava nos estados do norte dos Estados Unidos a indústria e o trabalho assalariado. Já nos estados do sul prevalecia a agricultura e o trabalho escravo. Essas diferenças socioeconômicas provocavam disputas entre as duas regiões.
A Marcha para o Oeste agravou essas disputas, pois cada região queria impor seu modelo socioeconômico aos territórios incorporados, que, ao se tornarem estados, teriam representação política no Congresso. Então, o que estava em jogo era: qual modelo político-econômico iria prevalecer no país?
Norte |
Sul |
|
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Grupo dirigente |
Industriais e grandes comerciantes |
Latifundiários |
Principal setor produtivo |
Indústria (sobretudo têxtil, ferroviária e naval) |
Agricultura exportadora (destaque para o algodão e o tabaco) |
Sistema de trabalho predominante |
Assalariado |
Escravo |
Política econômica |
Defendia tarifas protecionistas para limitar a importação de manufaturados e garantir a venda de seus artigos no mercado interno. |
Contra as tarifas protecionistas, pois vendiam seus produtos agrícolas para o exterior e importavam os produtos manufaturados de que necessitavam. |
Apesar das diferenças entre o norte e o sul, em ambas as regiões havia o mito da superioridade racial branca. A maioria dos políticos nortistas não era rigorosamente abolicionista, porém, opunha-se à expansão da escravidão para os novos estados.
Nesse clima de tensões, em 1860, Êibrarram Linkón foi eleito presidente dos Estados Unidos. Lincon desejava manter o país unido e era favorável à abolição da escravidão. Assim, sua eleição gerou enorme insatisfação no sul, onde vários estados decidiram se separar da União e fundar um novo país chamado Estados Confederados da América. No entanto, esse novo país não foi reconhecido pelo governo de Lincoln, que representava a União. Esses eventos levaram à Guerra de Secessão.
Guerra de Secessão
No início da guerra, em 1861, os exércitos sulistas conseguiram algumas vitórias importantes. Porém, ao longo do conflito, ficou clara a superioridade militar do norte em relação ao sul. Nos estados do norte viviam cêrca de 22 milhões de habitantes, e suas indústrias produziam as armas de que o exército precisava. Já no sul havia cêrca de 9 milhões de habitantes, entre os quais 4 milhões eram escravizados. Além disso, por terem poucas indústrias, os sulistas precisavam importar suas armas. Sabendo dessa necessidade, as fôrças navais do norte bloquearam os portos do sul.
Com o avanço militar das tropas do norte sobre a região sul, muitos escravizados foram libertados e a campanha abolicionista ganhou força. Em 1863, o governo Lincon promulgou a Lei de Emancipação dos Escravos, que, em meio à guerra, não foi implantada nos Estados Confederados. No entanto, essa lei abolicionista alcançou repercussão, contribuindo para transformar essa guerra civil numa batalha contra a escravidão. Por isso, grande número de escravizados, fugindo do sul, alistou-se no exército da União.
A Guerra de Secessão terminou em 1865 com a vitória das fôrças do norte. O fim das batalhas trouxe um alívio para a população que sofria com a fome e a perda de entes queridos. Mas os rancores perduraram. No mesmo ano em que acabou a guerra, Lincon foi assassinado por um sulista defensor da escravidão.
A Guerra de Secessão foi considerada um dos conflitos mais violentos da história dos Estados Unidos. Entre 1861 e 1865, morreram aproximadamente seiscentas mil pessoas e houve imensos prejuízos financeiros.
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para pensar
Guerra civil é um conflito travado entre cidadãos de um mesmo país, uma guerra interna. No Brasil, já ocorreram guerras civis? Pesquise e compartilhe as informações com os colegas.
dica livro
NORTHUP, Solomon. Doze anos de escravidão. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Autobiografia de Solomon, homem livre que foi sequestrado no norte dos Estados Unidos e submetido à escravidão no sul do país na década de 1840 por 12 anos, até conseguir provar que era livre.
OUTRAS HISTÓRIAS
Frederick Douglas
Frédric Douglas (1818-1895) foi uma importante liderança negra do século dezenove nos Estados Unidos. Ele ficou conhecido por sua habilidade literária e excelente oratória.
Douglas era filho de uma escravizada com um homem branco e, por isso, foi considerado escravo. Aos oito anos de idade trabalhava na casa de Ríu Ald e de sua esposa Sofia. Nessa casa, Sofia ensinou Douglas a ler e escrever.
Quando jovem, foi obrigado a trabalhar nas plantações. Mas, diante da violência que sofria, Douglas fugiu para Nova iórque e, depois, para Massachusetts, onde mudou de sobrenome para driblar os caçadores de escravizados e conseguir um emprego.
Em 1841, durante uma convenção antiescravidão, Douglas foi convidado a descrever sua experiência como escravizado. Seu discurso foi tão comovente que ele se tornou agente da Sociedade Antiescravidão de Massachusetts. A partir desse momento, Douglas dedicou-se cada vez mais à causa da abolição.
Durante a Guerra de Secessão, Douglas tornou-se consultor do presidente Abraham Lincoln, sustentando a ideia de que os ex-escravizados fossem armados para lutar na guerra. Quando a guerra terminou, defendeu arduamente os direitos civis dos negros.
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Atividade
Histórias como a de Frédric Douglas inspiraram as lutas contra o racismo. Você conhece a história de outras pessoas que também se engajaram nessa luta nos Estados Unidos? Comente.
Reconstrução e luta contra o racismo
Apesar dos ressentimentos provocados pela guerra, a união do país estava garantida. Restava agora a tarefa de reconstruir o sul, a região mais devastada pelo conflito, enfrentando uma queda expressiva em sua produção agrícola. Em contraste, o norte enriqueceu ainda mais durante a guerra, fortalecendo sua indústria de tecidos, calçados, armas, aço, navios etcétera
Após o final da guerra, foram promulgadas emendas à Constituição dos Estados Unidos, que aboliam a escravidão e garantiam aos cidadãos homens o direito de voto nas eleições, independentemente de “cor, raça, ou condição prévia de servidão”. Entretanto, essas medidas legais não foram plenamente concretizadas, pois sofreram oposição dos grupos racistas.
Em diversos estados do sul, por exemplo, foram criadas leis segregacionistas, que impediam as pessoas não brancas, principalmente as negras, de frequentar os mesmos locais que os brancos, como escolas, hospitais, restaurantes e banheiros. Até os assentos no transporte público eram separados. A segregação era herdeira da escravidão.
O racismo continuou a existir em todo o país, inclusive nos estados do norte. Nesse contexto, os sulistas mais radicais fundaram associações racistas como a Ku Klux Klan, que praticava atos de extrema violência contra pessoas negras: prendia, torturava e matava. A Ku Klux Klan agiu clandestinamente até o século . vinte
Em reação às leis segregacionistas e às organizações racistas, as populações negras e os grupos antirracistas promoveram intensas lutas. Em dezembro de 1955, por exemplo, uma mulher negra chamada rosa párquis (1913-2005) recusou-se a ceder seu assento para um homem branco em um ônibus de Montgomery, no estado do Alabama, onde vigorava o regime de segregação. Esse foi o estopim do bem-sucedido movimento Boicote aos Ônibus de Montgomery, organizado pelo movimento negro local, com destaque para a atuação das mulheres e a liderança de Mártin Lúter King (1929-1968).
Industrialização
Nos Estados Unidos, a mudança de uma economia agrária para a industrial começou no século . dezoito Esse processo contou com pesado investimento financeiro do governo e de empresários, além de muitos anos de estudos e pesquisas. Assim, no século , os Est dezenoveados Unidos se tornaram uma das maiores potências industriais do mundo.
Entre as principais invenções estadunidenses estão o navio a vapor de Róbert Fúlton (1807), o telégrafo de Sêmiuel Mórse (1830), o telefone de Grem Bél (1876) e a lâmpada elétrica de tômas édiçon (1880).
Em paralelo a tudo isso, ocorreu a mecanização da agricultura, o crescimento da indústria de aço e a ampliação das ferrovias. Em 1860, as estradas de ferro se estendiam por 50 mil quilômetros. Já no começo do século , vinte alcançaram 320 mil quilômetros de extensão.
Apesar da criatividade de alguns famosos inventores estadunidenses, a industrialização não foi impulsionada apenas por talentos individuais, mas por diversas pessoas, em sua maioria anônimas.
Relações entre Estados Unidos e América Latina
Ao longo do século , dezenove os Estados Unidos adotaram políticas imperialistas e se firmaram como a maior potência do continente americano. Isso ficou claro por meio da Doutrina Monroe, lançada em 1823 pelo presidente James Monroe.
A essência dessa doutrina pode ser resumida na frase “A América para os americanos”. Por meio desse lema, os Estados Unidos se posicionaram como “protetores” de todos os países da América e contrários às intervenções europeias no continente.
Agindo de fórma imperialista, os Estados Unidos apoiaram a independência de Cuba e iniciaram uma guerra contra a Espanha em 1898. Além de sua localização estratégica, Cuba era uma importante região produtora de açúcar que mantinha fortes relações comerciais com os estadunidenses.
A guerra contra a Espanha durou poucos meses. Os espanhóis foram derrotados e suas antigas colônias, Cuba, Pôrto Rico e Filipinas, tornaram-se áreas de influência dos Estados Unidos. Até hoje, o governo estadunidense mantém uma base militar em Cuba (Guantánamo). Já Pôrto Rico tornou-se um estado livre associado glossário dos Estados Unidos.
Política do Big Stick
O imperialismo dos Estados Unidos em relação aos países latino-americanos foi marcado pelo preconceito e pelo autoritarismo. Influenciado pela Doutrina Monroe, o presidente teodór rúsvelt (1901-1909) propôs uma política externa intervencionista conhecida como Big Stick (em português, “grande porrete”).
Essa política estabelecia que os Estados Unidos podiam intervir militar e economicamente nos países da América Latina sempre que considerasse seus interesses ameaçados. Com base na política do Big Stick, fôrças militares estadunidenses invadiram a República Dominicana (1905), a Nicarágua (1909), o México (1914) e o Haiti (1915).
Além disso, o governo estadunidense apoiou a independência do Panamá, que fazia parte da Colômbia até 1903. Em troca desse apôio, os Estados Unidos adquiriram o direito de construir e administrar um canal para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.
O Canal do Panamá reduziria a distância entre as costas leste e oeste dos Estados Unidos. Sem esse canal, as mercadorias tinham de ser transportadas em longas viagens de navio que contornavam toda a América do Sul, ou transportadas de trem, cruzando o amplo território estadunidense.
cêrca de 40 mil pessoas chegaram a trabalhar na construção do Canal do Panamá, inaugurado em 1914. A administração do canal ficou nas mãos do governo estadunidense até 1999, quando foi devolvida ao Panamá.
Construção do Canal do Panamá (1880-1914)
PAINEL
Charge sobre o Big Stick
Entre os séculos dezenove e , fo vinteram produzidas diversas charges criticando a política do Big Stick, implementada de maneira autoritária pelos Estados Unidos em sua relação com os países da América Latina. A seguir, conheça aspectos de uma dessas charges, intitulada O policial do mundo e produzida pelo cartunista estadunidense lôuis darímpôl para ser publicada em 1905 em uma revista satírica.
- O presidente dos Estados Unidos teodór rúsvelt foi caracterizado como um policial internacional. Sua função seria proteger os interesses dos Estados Unidos no mundo. Em sua cintura, carrega papel com a frase: “Conte seus problemas para o policial”.
- Rusevélt arremessa um big stick (“grande porrete”). Nele está escrito, em inglês, “The new diplomacy”, que significa “A nova diplomacia”. Por aparecer em um porrete, essa inscrição ironiza a política externa dos Estados Unidos.
- As pequenas pessoas que aparecem sob o porrete representam os países da América Latina e as Filipinas, que estava sob o domínio dos Estados Unidos. O Brasil corresponde ao personagem que olha assustado para a ponta do porrete.
- Os personagens que aparecem na frente de Rusevélt são representações de alguns países europeus e asiáticos, como a Rússia, o Japão, a França e a Alemanha.
OFICINA DE HISTÓRIA
Responda no caderno
Conferir e refletir
integrar com Arte
- A música foi uma das fórmas de resistência à escravidão desenvolvida pelos negros nos Estados Unidos. Muitos senhores permitiam que os escravizados cantassem durante o trabalho. Com frequência, os escravizados utilizavam músicas para transmitir mensagens entre si em código. Essas canções estavam presentes no cotidiano dos cativos e refletiam suas esperanças e medos, seus sonhos e pesadelos. Elas influenciaram profundamente a música nos Estados Unidos, dando origem a gêneros como o jazz, o blues, o rock e o rap.
- Forme grupos e pesquisem informações sobre um dos gêneros musicais mencionados no texto.
- Apresentem uma música desse gênero aos colegas e expliquem o contexto de sua criação e o que ela representou na época em que foi lançada.
- Na opinião de vocês, quais músicas atuais podem ser vistas como fórmas de resistência? Debatam o assunto.
integrar com Língua Portuguesa
2. Crie uma charge inspirando-se em uma das seguintes frases: “Pobre México: tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos”; “A América para os americanos”.
Versão adaptada acessível
2. Crie uma charge tátil inspirando-se em uma das seguintes frases: “Pobre México: tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos”; “A América para os americanos”. Você pode usar materiais como papéis com diferentes texturas, linhas, botões, palitos, materiais emborrachados, entre outros. Depois, compartilhe com os colegas a sua produção.
Interpretar texto e imagem
3. A vitória na guerra contra o México, em 1848, levou a uma divisão entre os parlamentares dos Estados Unidos. Parte deles queria anexar todo o país vizinho, enquanto outra parte desejava manter o México como um país independente, sob a influência estadunidense. O senador John Colhoun, por exemplo, se opunha à anexação do território mexicano. Ele usava argumentos racistas para justificar sua posição. Leia a seguir um trecho do pronunciamento feito por ele no Senado.
“Como se pode construir um governo livre no México? reticências Onde está a inteligência no México adequada à construção de um tal governo? Este tem sido o objetivo deles há vinte e poucos anos; seu povo, porém, encontra-se em tal estado de incapacitação para o trabalho, que tem sido um completo fracasso do começo ao fim . Jamais foi nossa intenção incorporar à nossa União qualquer raça que não fosse a reticências caucasianaglossário – a raça branca livre. Incorporar o México seria o mesmo que incorporar uma raça índia, pois mais da metade dos mexicanos são índios . reticências Os maiores infortúnios da América espanhola remontam ao erro fatal de colocar estas raças de cor em pé de igualdade com a raça branca.” reticências
CONGRESSIONAL Globe, 4 janeiro 1848. In: SCHOUTL, Lars. Estados Unidos, poder e submissão: uma história da política norte-americana em relação à América Latina. Bauru: Edusc, 2000. página 52.
- Aponte frases do pronunciamento que revelam o racismo de John Colhoun.
- Identifique semelhanças entre o pronunciamento do senador Dión Côlrrun e a crença no Destino Manifesto.
4. Em 1854, o presidente dos Estados Unidos frãnklin pírce quis comprar terras ocupadas pela aldeia do cacique Ciátou, que teria se pronunciado sobre essa compra. Em grupo, leiam trechos desse pronunciamento e respondam às questões.
“Como podeis comprar ou vender o céu, o calor da terra? A ideia nos parece estranha.
Se não possuímos a frescura do ar e o brilho da água, de que maneira podereis comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada folha cintilante de pinheiro, cada praia arenosa, cada bruma nos bosques escuros, cada clareira, cada zumbido de inseto é sagrado na lembrança e na vivência de meu povo. A seiva que corre dentro das árvores lembra meu povo. reticências As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos, reticências todos pertencem à mesma família.
Assim, quando o Grande Chefe de Washington manda dizer que quer comprar nossas terras, está pedindo demais a nós. O Grande Chefe manda dizer que colocará à nossa disposição um lugar onde possamos viver confortavelmente.
Ele será nosso pai e, nós, seus filhos. Pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossas terras. Mas não será fácil. Pois esta terra, para nós, é sagrada. reticências Sabemos que o homem branco não entende nossos costumes. Um pedaço de terra se parece, para ele, com o pedaço de terra vizinho, pois ele é um estranho que chega, às escuras, e extrai da terra tudo aquilo de que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga . E reticênciasle não se incomoda de abandonar o túmulo de seus pais . reticências Ele trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como mercadorias a serem compradas, pilhadas, vendidas . reticências Pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossas terras. Se decidirmos aceitá-la, eu apresentarei uma condição: o homem branco deve tratar os animais selvagens como irmãos .” reticências
GIFFORD, Eli. The many speeches of Seathl: the manipulation of the record on behalf of religious, political and environmental causes. página 235-237. [Tradução dos autores].
- A quem a resposta da carta se destinava? Com que objetivo foi escrita?
- Por que o cacique Seattle acha muito difícil vender as terras onde vive?
- De acordo com o texto, como o homem branco trata a terra? Vocês concordam com essa interpretação do cacique Seattle? Argumentem.
- Pensando no Brasil atual, houve avanços na fórma como os seres humanos se relacionam com o meio ambiente? Pesquisem e deem exemplos justificando suas respostas.
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5. Analise a pintura O progresso da América, de John Gast, 1872. Podemos observar a figura de uma mulher flutuando no centro da pintura. Esta mulher representa a liberdade e divide duas paisagens. Em uma das paisagens, o céu está claro, existem cidades, trens e ferrovias. Na outra, o céu está escuro, aparecem lobos, ursos e indígenas. Além disso, na parte inferior do quadro, colonos se deslocam em direção à parte escura da tela.
- Na obra, o que as duas paisagens representam?
- O que a personagem central está fazendo? Relacione a obra com os assuntos abordados neste capítulo.
Glossário
- Secessão
- : separação, divisão.
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- Estado livre associado
- : essa condição de “estado associado” significa que Pôrto Rico não faz parte dos cinquenta estados-membros dos Estados Unidos. Por isso, tem Constituição e governo próprios e os porto-riquenhos não possuem direitos de votar, por exemplo, na eleição para presidente dos Estados Unidos. No entanto, por decisão em plebiscito popular, o governo de Pôrto Rico aceita a autoridade do presidente estadunidense.
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- Caucasiano
- : refere-se ao Cáucaso, região onde se acreditava que os primeiros seres humanos brancos teriam surgido.
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