UNIDADE 1 PRIMEIRA GUERRA, REVOLUÇÃO E REPÚBLICA
CAPÍTULO 3 PRIMEIRA REPÚBLICA: CONTESTAÇÕES E DINÂMICAS
No comêço do século , m vinteilhões de brasileiros viviam na pobreza, sem acesso a terra, educação, saúde pública e justiça. Reagindo a tal situação, surgiram vários movimentos sociais que lutavam por melhores condições de vida. No meio rural, ocorreram a Guerra de Canudos, a Guerra do Contestado e o movimento do cangaço. Já no meio urbano, ocorreram a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata e o Tenentismo. Além dessas revóltas sociais, artistas brasileiros reagiram às tradições vigentes por meio da Semana de Arte Moderna de 1922.
responda oralmente
para começar
Você conhece algum movimento social no Brasil contemporâneo? Pense, por exemplo, na luta pelos direitos humanos e pela preservação do meio ambiente.
Terra, produção e poder
Durante a Primeira República (1889-1930), o Brasil era predominantemente rural e quase 70% de sua população se dedicava à agricultura. O café era o principal produto exportado pelo país, abastecendo cêrca de dois terços do mercado mundial. O quadro a seguir mostra a participação do café e de outros produtos agrícolas nas exportações brasileiras entre 1889 e 1933.
Período |
Café |
Açúcar |
Cacau |
Mate |
Fumo |
Algodão |
Borracha |
Couro e pele |
Outros |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1889-1897 |
67,6 |
6,6 |
1,5 |
1,1 |
1,2 |
2,9 |
11,8 |
2,4 |
4,9 |
1898-1910 |
52,7 |
1 |
2,7 |
2,7 |
2,8 |
2,1 |
25,7 |
4,2 |
5,2 |
1911-1913 |
61,7 |
0,3 |
2,3 |
3,1 |
1,9 |
2,1 |
20 |
4,2 |
4,4 |
1914-1918 |
47,4 |
3,9 |
4,2 |
3,4 |
2,8 |
1,4 |
12 |
7,5 |
17,4 |
1919-1923 |
58,8 |
4,7 |
3,3 |
2,4 |
2,6 |
3,4 |
3 |
5,3 |
16,5 |
1924-1929 |
72,5 |
0,4 |
3,3 |
2,9 |
2 |
3,4 |
2,8 |
4,5 |
9,7 |
1930-1933 |
69,1 |
0,6 |
3,5 |
3 |
1,8 |
1,9 |
0,8 |
4,3 |
15,5 |
Fonte: VILLELA, Annibal Villanova; SUZIGAN, Política do govêrno e crescimento da economia brasileira: 1889-1945. Rio de Janeiro: ipéa/ ínpes, 1973. página 70.
Com as exportações em alta, os cafeicultores ampliaram suas plantações. No entanto, em certo momento, a produção do café foi bem maior que o consumo mundial do produto. Isso gerou uma crise de superprodução, pois havia mais café do que consumidores dispostos a comprá-lo. Estoques imensos de café se acumularam e os preços do produto desabaram.
Em 1906, os cafeicultores, com o apôio do govêrno, firmaram um acôrdo conhecido como Convênio de Taubaté. O objetivo era valorizar o preço do café. O plano seria o Estado comprar, estocar e, até mesmo, destruir estoques excedentes de café e vender o produto somente quando os preços subissem. Essa valorização artificial do café seria financiada com empréstimos feitos no exterior.
De modo geral, essa política teve êxito, recuperando o preço internacional do café. No entanto, gerou algumas distorções: mesmo quando não havia compradores de café suficientes no mercado, os cafeicultores continuavam investindo na plantação desse produto, pois sua venda estava garantida pelo govêrno.
Borracha na Amazônia
Além do café, a borracha se destacou na economia brasileira da Primeira República. Produzida com o látex extraído das seringueiras, a borracha tornou-se um produto de muita procura nos países industrializados, sendo utilizada especialmente na produção de pneus.
A maior reserva de seringueiras do mundo estava na Amazônia. Naquele período, o Brasil passou a suprir quase toda a demanda mundial de borracha. Entre 1891 e 1918, a região amazônica atraiu trabalhadores de outras localidades, sobretudo do nordeste do país, além de investimentos nacionais e estrangeiros. Cidades como Manaus e Belém viveram uma época de esplendor.
Porém, logo os problemas começaram a aparecer. A borracha brasileira teve dificuldades para concorrer com a borracha das colônias britânicas no sudeste da Ásia, que chegou a abastecer cêrca de 65% do mercado mundial em 1915. Essa situação se reverteu apenas durante a Segunda Guerra Mundial, quando a procura cresceu novamente e os produtores brasileiros voltaram a exportar o produto em maior escala.
Imigração
Entre 1890 e 1930, calcula-se que cêrca de 3,5 milhões de europeus e asiáticos imigraram para o Brasil. Eles vieram para o país buscando trabalho e melhores condições de vida. A maioria dos imigrantes foi trabalhar nas lavouras de café, e uma minoria, nas indústrias, no comércio e nos serviços.
Nessas quatro décadas, os italianos representaram cêrca de 33% dos imigrantes que chegaram ao Brasil. Na sequência, estavam os portugueses (29%) e os espanhóis (15%). Outros grupos vieram em menor número, como alemães, japoneses, sírios, libaneses, russos, lituanos e austríacos.
O estado de São Paulo recebeu mais da metade do total desses imigrantes. Isso ocorreu, sobretudo, em razão da expansão dos cafezais paulistas (o que abriu milhares de postos de trabalho) e da política de incentivo à imigração do govêrno estadual (que fazia propagandas no exterior e concedia passagens e alojamento para os trabalhadores nos primeiros dias após a chegada).
A vinda de imigrantes trouxe mudanças culturais, principalmente no sudeste e no sul do país. Os hábitos dos imigrantes transformaram aspectos da alimentação, da moradia e da rotina de trabalho dos brasileiros.
Entre os séculos dezenove e , qu vinteando chegaram ao Brasil, os imigrantes, em sua maioria, eram pobres. Mas, segundo o historiador Boris Fausto, muitos deles prosperaram e subiram na escala social, principalmente aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da indústria e do comércio, em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
dica filme
gáidjín – Ama-me como sou (Brasil). Direção de Tizuka Yamazaki, 2002. 130 minutos
O filme conta a saga de três gerações de japoneses e seus descendentes no Brasil. A história começa no início do século vinte e chega até a época de seus netos, nos anos 1990, que voltam ao Japão para conseguir trabalho – agora como imigrantes brasileiros.
Conflitos rurais
Durante a Primeira República, ocorreram diversos movimentos sociais no campo. Um deles culminou na Guerra de Canudos, na Bahia, e outro na Guerra do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná. Esses movimentos foram marcados pelo messianismo. A palavra “messianismo” deriva de messias, que significa “enviado de Deus”, “salvador”. É um termo ligado às religiões judaica e cristã.
Na história do Brasil, o termo “messianismo” é usado para se referir aos movimentos rurais em que milhares de pessoas formaram comunidades conduzidas por um líder político e religioso. De modo geral, essas comunidades acreditavam que seu líder tinha dons para guiar a vida social e espiritual das pessoas.
Guerra de Canudos (1896-1897)
No final do século dezenove, as terras agrícolas do nordeste do Brasil estavam concentradas nas mãos de grandes fazendeiros. A produção de açúcar para exportação diminuiu drasticamente em função da concorrência internacional, das sêcas periódicas e da perda de mão de obra para outras regiões do país. Isso gerou graves problemas econômicos e sociais.
Milhares de nordestinos viviam na miséria, pois não tinham acesso a terra, trabalhos dignos e educação. E, em geral, estavam submetidos à autoridade dos coronéis e excluídos da participação política. Nesse contexto, surgiu a figura de Antônio Vicente Mendes Maciel (1830-1897), conhecido como Antônio Conselheiro. Ele andava pelo Sertão nordestino fazendo pregações políticas e religiosas que atraíam crescente número de pessoas que sonhavam com uma vida melhor.
Em 1893, aos 65 anos, Antônio Conselheiro chegou a uma fazenda abandonada às margens do Rio Vaza-Barris, no interior baiano. Nesse lugar, liderou a formação de Belo Monte, depois chamado Canudos. Suas ações despertavam a admiração dos sertanejos. Um dos lemas de Conselheiro era: “A terra não tem dono, a terra é de todos”.
Vida em Canudos
Em Canudos, os moradores tinham uma vida diferente quando comparada à de outros locais do país. Ali viviam sertanejos sem terra, vaqueiros sem trabalho, ex-escravizados e pequenos proprietários pobres. A comunidade de Canudos tornou-se um refúgio para homens e mulheres que tentavam escapar da opressão dos coronéis. Em pouco tempo, sua população cresceu, reunindo de 20 mil a 30 mil habitantes.
Em Canudos, os frutos do trabalho eram repartidos entre seus membros e os excedentes da produção eram trocados nos povoados vizinhos. Não se cobravam impostos e eram proibidas a prostituição e a venda de bebidas alcoólicas.
Os inimigos de Canudos diziam que ali viviam fanáticos e monarquistas. Para muitos líderes da Igreja Católica, Antônio Conselheiro e seus seguidores desrespeitavam o catolicismo. Para os latifundiários e as autoridades do govêrno, o povoado era uma ameaça, pois seus moradores ocupavam terras e não pagavam impostos.
Ataques a Canudos
As tropas dos coronéis locais e do govêrno estadual baiano tentaram destruir Canudos algumas vezes, mas a população resistiu aos ataques de seus inimigos. Entretanto, em 5 de outubro de 1897, cêrca de 10 mil homens armados foram enviados pelo ministro da Guerra para atacar e destruir Canudos. A maioria dos moradores morreu defendendo seu povoado, numa das lutas mais trágicas da república.
A Guerra de Canudos foi tema do livro Os sertões, do escritor Euclides da Cunha. Esse livro, publicado em 1902, alcançou grande sucesso e logo se tornou um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo reticências caiu no dia 5, quando caíram seus últimos defensores reticências. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.”
CUNHA, Euclides da. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves; São Paulo: Publifolha, 2000. página 514.
dica filme
O arraial (Brasil). Direção de Adalgisa Luz e Otto Guerra, 1997. 13 minutos.
Animação sobre o arraial de Canudos e sua destruição pelas tropas do govêrno central, narrada por uma criança. Disponível em: https://oeds.link/gyITS0. Acesso em: 5 abril 2022.
Guerra do Contestado (1912-1916)
Na divisa entre os estados do Paraná e de Santa Catarina, ocorreu o movimento do Contestado. Nessa região, milhares de pessoas viviam em condições difíceis. Muitas trabalhavam para fazendeiros locais ou para as empresas estadunidenses Southern Brazil Lumber and Colonization, de colonização e exploração de madeira, e Brazil Railway, de estradas de ferro.
Os problemas sociais e a disputa pela terra se agravaram quando a Brazil Railway passou a contratar, em troca de baixos salários, pessoas de outras localidades para construir a ferrovia que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul.
Em 1910, quando as obras acabaram, cêrca de 8 mil trabalhadores perderam seus empregos. Como não tinham condições de voltar para suas terras de origem, continuaram a viver na região. Sem casa e sem dinheiro, muitos participavam de invasões de terras, enquanto outros se ofereciam como jagunços aos coronéis locais. Jagunços, também chamados de capangas, eram pessoas que agiam de fórma violenta e atuavam como guarda-costas dos poderosos.
Guerra do Contestado (1912-1916)
responda oralmente
para pensar
- Existem ferrovias no Brasil atual? Cite uma delas.
- Qual é o meio de transporte mais utilizado para levar mercadorias no país?
A liderança de José Maria
Diante da miséria, milhares de pessoas passaram a seguir um homem chamado José Maria de Santo Agostinho, que exercia liderança religiosa na região. Ele reuniu cêrca de 20 mil pessoas para fundar povoados conhecidos como Monarquia Celeste ou Contestado. Os povoados do Contestado tinham um govêrno próprio, normas igualitárias e não obedeciam às autoridades da república.
Assim como em Canudos, os moradores locais foram perseguidos pela polícia, pelos coronéis e pelos empresários estrangeiros, com o apôio do govêrno. Em novembro de 1912, José Maria morreu em combate e foi considerado santo pelos moradores da região.
Seus seguidores criaram novos núcleos de povoamento, também combatidos pelo exército. Os últimos núcleos de resistência foram destruídos por uma tropa de 7 mil homens armados. Em 1916, para eliminar esses núcleos do Contestado, aviões foram usados pela primeira vez como arma de combate no Brasil.
Cangaço no nordeste
O Sertão do nordeste brasileiro foi palco de rebeliões lideradas por grupos armados, os chamados cangaceiros. O modo de vida que eles levavam foi denominado cangaço.
Em meio a injustiças sociais, fome e sêca, os cangaceiros muitas vezes praticavam assaltos, assassinatos, entre outros crimes. Assim, muitos fazendeiros e sertanejos passaram a ter medo deles. No entanto, outras pessoas admiravam os cangaceiros por sua valentia em desafiar as autoridades locais.
Entre os grupos de cangaceiros mais conhecidos, destacaram-se o de Antônio Silvino (1875-1944) e Virgulino Ferreira (1898-1938), conhecido como Lampião. Os cangaceiros chefiados por Lampião viveram no Sertão nordestino por quase duas décadas. Em 1929, Maria Gomes de Oliveira (1910-1938) se envolveu amorosamente com Lampião e se uniu ao grupo. Foi considerada a primeira mulher a se tornar cangaceira e ficou conhecida como Maria Bonita.
Em 1938, a polícia massacrou o grupo de Lampião e, depois disso, o cangaço declinou até desaparecer. Contudo, as ações dos cangaceiros marcaram a memória popular, inspirando a criação de esculturas, filmes, xilogravuras, livros de cordelglossário . Confira um exemplo de versos de cordel sobre Lampião:
“Qual o homem mais famoso
da nossa grande nação?
Vargas não nos é estranho
porém sem comparação
internacionalmente
é sem dúvida o Lampião.”
SILVA, Gonçalo Ferreira. Lampião, o capitão do cangaço. Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: https://oeds.link/YPqNZ4. Acesso em: 28 maio 2022.
Responda no caderno
para pensar
Pesquise alguma história sobre Lampião e Maria Bonita em filme, cordel etcéteraDepois, faça um breve comentário sobre essa história.
dica livro
SANDRONI, Luciana. Lampião na cabeça. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
A obra apresenta um panorama a respeito do cangaço e uma releitura sobre seus significados com base em informações sobre a vida de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
Industrialização
A partir de 1900, a industrialização tomou impulso no Brasil, sobretudo no sudeste do país. Em 1907, por exemplo, havia no país cêrca de . quatrocentas e dez fábricas; em 1929, eram cêrca de 13.336 estabelecimentos.
Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, parte da riqueza acumulada com a produção de café foi utilizada para financiar o desenvolvimento industrial. Além desses investimentos, outros fatores foram decisivos para o início da industrialização no Brasil, como:
- aumento do mercado consumidor;
- melhorias nos sistemas de transportes (estradas, portos e ferrovias);
- oferta de mão de obra em abundância.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil teve dificuldade de importar produtos industrializados, sobretudo da Europa, principal palco do conflito. Para substituir essas importações, houve um estímulo à instalação e ao desenvolvimento de fábricas no país.
Posteriormente, em 1920, São Paulo tornou-se o mais importante centro industrial brasileiro, com 32% da produção, seguido pelo Rio de Janeiro, com 21%, e pelo Rio Grande do Sul, com 11%. Na época, houve mais investimentos na indústria de bens de consumo (roupas, calçados, alimentos, móveis) do que na indústria de base (cimento, ferro, aço, máquinas e equipamentos).
Nesse período, o setor industrial não recebeu muita atenção do Estado brasileiro, que se preocupava mais com a agroexportação. Ainda assim, a industrialização foi importante para o desenvolvimento econômico do país.
Vida de operário
Nas fábricas, os operários enfrentavam condições precárias. Trabalhavam mais de 15 horas por dia, ganhavam baixos salários e não tinham direito a férias. A maioria desses operários vivia em moradias precárias, como cortiços, que consistiam em um conjunto de pequenas casas onde várias famílias tinham, por exemplo, que compartilhar um único banheiro ou um tanque para lavar roupa.
Diante das difíceis condições de vida, as mulheres e os homens operários passaram a lutar por direitos sociais e participação política. Entre as correntes políticas que influenciaram o movimento operário, destacou-se, no início, o anarquismo. Mas havia outras
tendências atuantes, como a corrente católica, que procurava afastar o operariado da influência anarquista e socialista, e o sindicalismo revolucionário, que defendia a greve como principal instrumento de luta.
Mulheres operárias, como a tecelã Maria alês e as costureiras Elvira Boni e Maria Lopes, atuaram no movimento anarquista, protestando contra regulamentos de fábricas e organizando greves para reivindicar melhores condições de trabalho. Suas histórias foram, muitas vezes, apagadas devido ao predomínio de uma perspectiva masculina e das classes dominantes.
Em 1917, em São Paulo, foi organizada a primeira greve geral do Brasil. Durante a greve, no dia 9 de julho, o jovem sapateiro e anarquista José Martinez morreu baleado por tropas do govêrno. Esse fato ampliou a greve que se estendeu para outras fábricas de São Paulo e de diversas regiões do país.
Estima-se que entre 50 e 70 mil trabalhadores tenham participado da greve geral. Os grevistas reivindicavam aumento salarial de 20%, jornada diária de 8 horas, direito de associação e libertação dos grevistas presos.
Pressionados, o govêrno e os industriais tiveram de negociar. Concordaram em não punir os grevistas e prometeram aos operários melhores salários e condições de trabalho. Porém, os compromissos não foram cumpridos, provocando novas ondas de greves em 1919 e 1920.
responda oralmente
para pensar
Atualmente, além da greve, existe outra fórma de o trabalhador reivindicar seus direitos? Se sim, qual?
dica filme
Libertários (Brasil). Direção de Lauro Escorel, 1976. 26 minutos
Documentário que trata da atuação dos anarquistas nos primórdios do movimento operário em São Paulo, no início do século . vinte
Urbanização
Com o avanço da industrialização, a população urbana cresceu e o comércio ganhou dinamismo. Nos dias atuais, em cada 100 brasileiros, cêrca de 84 vivem em cidades. Para exemplificar o processo de urbanização no Brasil, observe os casos do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Belo Horizonte.
Durante a Primeira República, foram realizadas no Rio de Janeiro (capital do Brasil) uma série de reformas urbanísticas. Entre os principais objetivos da reforma, estavam a modernização do Pôrto e as obras de saneamento básico.
Em São Paulo, entre os principais exemplos de mudanças na cidade, podemos citar a criação do Instituto Butantã, a inauguração da iluminação elétrica, a construção da Avenida Paulista e de ferrovias como a Sorocabana, a Noroeste e a Alta Mogiana, cujos trilhos acompanhavam a expansão das lavouras em direção ao interior. De modo geral, as ferrovias contaram com investimentos do Estado e de empresários brasileiros e estrangeiros, sobretudo britânicos.
Já a cidade de Belo Horizonte foi rigorosamente planejada. Assim, foram criadas grandes avenidas e diversas praças. Havia também uma área específica para cada tipo de serviço. Por exemplo, de um lado da cidade deveriam ficar a estação ferroviária e o hospital. Do outro lado, deveriam ficar as escolas e os teatros.
Todos esses processos de urbanização ocorreram paralelamente à expulsão da população pobre das áreas centrais da cidade. Nesse período, milhares de moradias populares, como cortiços e casebres, foram demolidos, e seus moradores foram obrigados a migrar para as periferias.
Conflitos urbanos
O processo de modernização do país provocou impactos em setores da população que, algumas vezes, expressaram-se em contestações. Entre elas, destacam-se a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata e o Tenentismo.
Revolta da Vacina
Desde os primeiros governos republicanos, estava sendo elaborado um projeto de reforma urbana visando transformar o Rio de Janeiro na “capital do progresso”. A cidade deveria, assim, transmitir uma imagem moderna da jovem república.
Para isso, em 1904, foram realizadas diversas obras públicas na cidade. Alargaram-se ruas no centro, implantou-se a Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), ampliaram-se o abastecimento de água e a rede de esgotos e remodelou-se o Pôrto. Muitos cortiços do centro foram demolidos, e seus moradores passaram a viver em barracos nos morros ou em bairros do subúrbio.
Além do embelezamento arquitetônico, alegava-se que um dos objetivos da reforma da capital era combater as epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, que matavam milhares de pessoas todos os anos. Por isso, em 1904, o médico sanitarista osvaldo Cruz (1872-1917), diretor da Saúde Pública, convenceu o presidente Rodrigues Alves a instituir a vacinação obrigatória contra a varíola.
responda oralmente
para pensar
Observe as imagens da região onde a Avenida Central foi implantada na cidade do Rio de Janeiro no início do século vinte e comente as principais diferenças entre elas.
Revolta e repressão
Após decidir pela obrigatoriedade da vacina contra a varíola, o govêrno não fez uma campanha para esclarecer o povo sobre a importância dessa medida. Isso gerou um sentimento de indignação, decorrente do medo de tomar a injeção e da falta de diálogo com o govêrno. Alguns grupos, como ocorre ainda hoje, afirmavam que a vacinação obrigatória desrespeitava as liberdades individuais.
A rejeição popular à vacina, somada à impopularidade do govêrno e à demolição dos cortiços, forneceu combustível para a explosão de uma revolta que tomou conta das ruas cariocas entre 10 e 16 de novembro de 1904. O episódio ficou conhecido como Revolta da Vacina.
Em meio a esses tumultos, a oposição política tentou derrubar o presidente da república, mas não conseguiu. O govêrno dominou a revolta, na qual cêrca de 30 pessoas morreram e muitas outras foram feridas. Mais de quatrocentas pessoas foram presas e deportadas para o Acre, região recém-incorporada ao território brasileiro. Apesar disso, a varíola foi erradicada no Rio de Janeiro.
dica internet
Casa de osvaldo Cruz
Disponível em: https://oeds.link/ZEepwO. Acesso em: 24 março 2022.
Este centro de estudos no Rio de Janeiro guarda acervos importantes da história da saúde pública no Brasil.
responda oralmente
para pensar
- Que vacinas você já tomou ao longo de sua vida?
- A pandemia de covid-19, ocorrida a partir de 2020, provocou milhões de mortes no mundo. Quando surgiram as primeiras vacinas, as populações de alguns países resistiram a se vacinar. Porém, no Brasil, a adesão à vacinação foi majoritária. Por que o povo brasileiro aderiu em massa à vacinação contra a covid-19?
Revolta da Chibata
Desde a segunda metade do século , e dezenoveram comuns revóltas de homens recrutados pela marinha brasileira. Isso ocorria porque a instituição mantinha normas antigas, como a punição com chibatadas a marinheiros que cometessem faltas.
Em novembro de 1910, o marinheiro negro Marcelino Menezes foi condenado a duzentas e cinquenta chibatadas. Essa condenação abusiva motivou o movimento conhecido como Revolta da Chibata, que envolveu cêrca de 2 mil homens, liderados por outro marinheiro negro, João Cândido (1880-1969).
Os revoltosos tomaram, primeiro, o comando do navio de guerra Minas Gerais e, com o crescimento da rebelião, os marujos assumiram o contrôle dos navios São Paulo, Bahia e Deodoro. Com os canhões apontados para a capital federal, Rio de Janeiro, os marinheiros mandaram um comunicado ao presidente Hermes da Fonseca (1855-1923), explicando as razões da rebelião. Eles exigiam o fim dos castigos físicos e reclamavam da má alimentação e dos salários miseráveis.
O govêrno concordou em atender às exigências. Rapidamente, os deputados aprovaram um projeto que acabava com as chibatadas e anistiaram os revoltosos. Mas, quando a situação ficou sob o govêrno mandou prender 22 marinheiros que tinham participado do movimento. Na prisão, esses marinheiros sofreram tantas torturas que apenas dois sobreviveram. Um deles era João Cândido, principal líder da Revolta da Chibata.
João Cândido foi julgado e absolvido em 1912. Na memória popular, ele é celebrado como o Almirante Negro, o homem que acabou com as chibatadas na marinha do Brasil.
Tenentismo
O Tenentismo foi um movimento liderado por oficiais militares, principalmente tenentes, que pretendia reformar a república pela luta armada. Eles reivindicavam a moralização da administração pública, o fim da corrupção eleitoral, a instituição do voto secreto, uma justiça eleitoral confiável, a defesa da economia nacional contra a exploração de empresários e do capital estrangeiro, além de ensino gratuito e obrigatório para todos os brasileiros.
As propostas tenentistas tinham a simpatia da classe média urbana e de alguns industriais e poucos produtores rurais. A primeira revolta tenentista ocorreu no Rio de Janeiro em julho de 1922, envolveu cêrca de 300 militares e foi chamada Revolta do Forte de Copacabana.
Os homens que serviam no Forte tentaram impedir a posse de Artur Bernardes (1875-1955), presidente eleito da república, mas tropas fiéis ao govêrno cercaram os rebeldes e a maioria se rendeu. Apenas 17 tenentes e um civil resistiram, saindo às ruas para combater as tropas. Desses 18 homens, sobreviveram apenas os tenentes Eduardo Gomes (1896-1981) e Siqueira Campos (1898-1930). O episódio ficou conhecido como Os Dezoito do Forte.
Revolução de 1924 e Coluna Prestes
Outras rebeliões tenentistas ocorreram durante e depois do govêrno de Artur Bernardes. Numa delas, conhecida como Revolução de 1924, os tenentistas liderados pelo general Isidoro Dias Lopes (1865-1949) ocuparam a cidade de São Paulo durante 23 dias. Em decorrência dos combates, mais de quinhentas pessoas morreram e milhares fugiram da cidade bombardeada. Diante da ofensiva do govêrno, as tropas tenentistas saíram da capital paulista e aderiram ao grupo liderado pelo militar Miguel Costa.
A tropa seguiu em direção ao sul do país, ao encontro de outra coluna militar tenentista, liderada pelo capitão Luís Carlos Prestes (1898-1990). As duas fôrças uniram-se e iniciaram uma longa marcha pelo país, buscando o apôio da população. Surgia, assim, a Coluna Prestes, cujo objetivo era tentar unir os trabalhadores do campo contra as oligarquias que dominavam o govêrno.
Entre 1924 e 1926, os membros da Coluna percorreram mais de 24 mil quilômetros, atravessando 12 estados brasileiros e escapando da perseguição governamental. Exaustos e sem apôio popular, refugiaram-se na Bolívia e desfizeram a tropa em 1926. A Coluna Prestes não provocou revóltas capazes de ameaçar o govêrno, mas também não foi derrotada.
O Modernismo
O Modernismo foi um importante movimento de renovação das artes plásticas e da literatura que se desenvolveu no Brasil a partir dos anos 1920. Esse movimento cultural teve como marco a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922 na cidade de São Paulo.
No evento, destacaram-se artistas como os escritores Mário de Andrade (1893-1945), Menotti del Picchia (1892-1988) e Oswald de Andrade (1890-1954); o músico Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e os artistas plásticos Di Cavalcanti (1897-1976), Anita Malfatti (1889-1964),Tarsila do Amaral (1886-1973) e vitor brêchêrê (1894-1955).
Os modernistas criticavam os valores estrangeiros adotados na arte brasileira. Para Mário de Andrade e Oswald de Andrade, por exemplo, essa crítica não significava isolamento. Os modernistas pretendiam dialogar com o mundo com base nas características culturais do Brasil.
O Modernismo não reuniu apenas artistas que pensavam da mesma Ao contrário, abrigou grupos de tendências diferentes. Um deles, liderado por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, era o grupo Pau-Brasil, que defendia uma linguagem artística moderna e informal, centrada nas raízes brasileiras e, ao mesmo tempo, aberta às vanguardas europeias. Já o grupo Verde-Amarelo pregava, por exemplo, o nacionalismo com um Estado forte, e a ele estavam ligados escritores como Cassiano Ricardo (1895-1974), Menotti del Picchia e Plínio Salgado (1895-1975).
Painel
integrar com Arte
Abaporu
A pintura Abaporu é uma obra da artista brasileira Tarsila do Amaral. Esse quadro foi criado em 1928 para presentear o escritor Oswald de Andrade, com quem Tarsila era casada na época.
Oswald decidiu chamar a obra de “Abaporu”, que, em Tupi, quer dizer “antropófago”. É uma referência à prática de alguns povos indígenas que acreditavam assumir as qualidades do inimigo depois de devorá-los.
O quadro inspirou a criação do movimento antropofágico, liderado por Tarsila e Oswald. Esse movimento defendia que os modelos artísticos europeus deviam ser “devorados” e remodelados pela cultura brasileira para a criação de uma arte nacional.
Abaporu tornou-se um ícone do Modernismo brasileiro. Atualmente, a obra pertence ao Museu de Arte Latino-Americana (Malba), de Buenos Aires, Argentina.
- O personagem retratado seria o indígena brasileiro, o nativo.
- O pé e a mão gigantescos estariam plantados no chão brasileiro como o cacto, indicando que o indígena é o dono da terra.
- O corpo é grande e desproporcional à minúscula cabeça apoiada por um dos braços, também pequeno.
- A enorme flor amarela que nasce no cacto representaria a fôrça da natureza.
- O Sol, que parece estar fóra do quadro, ilumina o corpo do personagem e a flor do cacto.
- As cores azul, verde e amarela são predominantes e correspondem às cores da bandeira nacional.
- As fórmas são geométricas e distorcidas como as do Cubismo. As figuras são semelhantes às dos sonhos do Surrealismo. O Cubismo e o Surrealismo são movimentos europeus de vanguarda artística do comêço do século . vinte
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Conferir e refletir
1. Mapas conceituais são representações gráficas que organizam e relacionam os principais conceitos de um assunto. Geralmente, os conceitos são inseridos em quadros ou círculos, que são conectados por linhas com setas, sobre as quais são escritas frases ou palavras que interligam um conceito a outro. Agora, construa um mapa conceitual sobre os principais conflitos que ocorreram durante a Primeira República. Para isso, crie um diagrama chamado Conflitos na Primeira República. Ligue a ele os principais conflitos do período (Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, rebeliões do cangaço, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata e revóltas do Tenentismo), dividindo-os em rurais e urbanos. Em seguida, construa diagramas indicando características desses movimentos, como onde ocorreram, o que reivindicavam e por quem foram liderados. Siga o exemplo abaixo feito para as rebeliões do cangaço.
- O escritor Lima Barreto (1881-1922) produziu romances sociais ambientados na cidade do Rio de Janeiro durante a Primeira República. Nesse contexto, atribui-se ao escritor a ideia expressa na seguinte frase: “O Brasil não tem povo, tem público”. Em grupo, reflitam sobre essa frase e respondam às questões.
- No contexto da frase, o que significam “povo” e “público”?
- Vocês concordam que o Brasil não tem “povo”, mas tem “público”? Elaborem argumentos sobre essa questão.
- Vocês participam da vida política do Brasil? De que maneira?
integrar com arte
- Formem grupos e criem um painel impresso ou digital sobre arte modernista brasileira. Para isso, considerem as orientações a seguir.
- Pesquisem na internet obras de um dos artistas plásticos abaixo:
- Di Cavalcanti (1897-1976);
- Anita Malfatti (1889-1964);
- Tarsila do Amaral (1886-1973);
- vitor brêchêrê (1894-1955).
- Criem legendas para as imagens pesquisadas. As legendas devem conter informações como: nome da obra, nome do artista, data em que a obra foi produzida, local em que a obra se encontra (custódia).
- Compartilhem o painel com os outros grupos da classe.
- Pesquisem na internet obras de um dos artistas plásticos abaixo:
Interpretar texto e imagem
4. Analise a fonte histórica a seguir, que consiste em uma representação do crescimento da população brasileira divulgada pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio na década de 1920, feita com base nos dados do Recenseamento de 1920.
- Que perfil de pessoa é usado para representar a população brasileira?
- Em sua interpretação, por que esse perfil foi escolhido? Levante hipóteses.
- Como você representaria a população brasileira atual? Por quê?
integrar com matemática
5. Analise atentamente o quadro a seguir e faça o que se pede.
Anos |
População ocupada |
Agricultura |
Indústria |
Serviços |
---|---|---|---|---|
1920 |
9 milhões |
69,7% |
13,8% |
16,5% |
2010 |
84,8 milhões |
14,7% |
22% |
63,3% |
Fonte: . Censos de 1920 e 2010. Disponíveis em: í bê gê É https://oeds.link/q9Xbb1; https://oeds.link/ShW0yO. Acessos em: 28 maio 2022.
- As informações do quadro se referem a quais anos? Quanto tempo decorreu entre esses anos?
- Pesquise exemplos de atividades que se enquadram em cada um dos setores econômicos: agricultura, indústria e serviços.
- Em 1920, que setor econômico abrangia o maior percentual da população ocupada? Isso representava, em números absolutos, quantos milhões de pessoas a mais em relação aos demais setores econômicos? E em 2010?
- Quantas vezes a população brasileira ocupada cresceu entre 1920 e 2010?
- Com base no quadro, elabore um texto explicando as transformações sociais brasileiras desde a Primeira República até a primeira década do século . vinte e um
Glossário
- Cordel
- : literatura criada por poetas populares, principalmente do Nordeste. Geralmente, os livros de cordel são de baixo custo e são vendidos em ruas e feiras pendurados em varais (cordéis).
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