UNIDADE 4 DITADURAS, REDEMOCRATIZAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
CAPÍTULO 12 FACES DA GLOBALIZAÇÃO
O mundo atual caracteriza-se pelo processo de globalização, que apresenta uma intensa interligação econômica, social e cultural do mundo.
O planeta tornou-se uma “aldeia global”, na qual a velocidade das comunicações, por meio da internet, modificou a conexão das pessoas consigo mesmas, com os outros e com a natureza.
Além disso, a globalização gerou novas divisões sociais de “incluídos” e “excluídos” dos benefícios do capitalismo.
responda oralmente
para começar
Em sua opinião, quem são os “incluídos” e os “excluídos” na sociedade em que você vive? Por quê? Exponha seu ponto de vista por meio de argumentos.
Mundo interligado
Globalização é o processo histórico de interligação econômica, social e cultural do mundo. Podemos dizer que esse processo tem raízes antigas, relacionando-se às Grandes Navegações europeias, entre os séculos quinze e dezesseis, e às Revoluções Industriais, que, a partir do século dezoito, trouxeram inovações nos transportes, nas comunicações e na produção de mercadorias. No entanto, foi a partir da década de 1980 que a globalização se intensificou.
Um dos motivos para a grande interligação mundial foi o desenvolvimento de tecnologias de informação, como a internet.
A internet vem transformando o modo de vida das pessoas. Antes dela, por exemplo, era impossível conversar ou fazer negócios de fórma instantânea com pessoas de diferentes partes do mundo. Hoje, é comum alguém falar com seus amigos por videoconferência ou comprar um produto fabricado em um país estrangeiro por meio de um site e receber sua mercadoria em casa.
Apesar das conquistas, a globalização também acarreta problemas, como o aumento das desigualdades sociais e dos choques culturais.
Revolução dos transportes e da comunicação
O processo de globalização ocorreu a partir do aumento da velocidade dos meios de transporte e de comunicação.
Surgiram meios de transporte marítimos (navios cargueiros, transatlânticos), aéreos (aviões de passageiros e cargas) e terrestres (trens-bala, caminhões, automóveis de passeio) que permitiram uma maior e mais rápida circulação de pessoas e mercadorias.
O transporte também foi beneficiado pela geolocalização de informações, que contribuiu para a melhoria do traçado de rótas, bem como pela nanotecnologia, que permitiu a redução do tamanho e do peso de vários produtos, facilitando a entrega aos consumidores e diminuindo os custos com logística.
O aumento na velocidade das comunicações foi provocado pelo surgimento de invenções como imprensa, telégrafo, telefone, rádio, cinema, televisão e internet. A internet possibilita que pessoas e aparelhos compartilhem informações por meio de conexões em rede. Porém, o excesso de informações disponíveis elevou os casos de ansiedade, hiperatividade e déficit de atenção.
Com a internet, desenvolveram-se culturas digitais, que constituem um modo singular de ser e viver, com linguagens e fórmas de interação próprias. Em geral, as novas gerações dominam mais as novas tecnologias do que as gerações anteriores, e elas serão determinantes na construção do futuro.
Ao pensar sobre o uso da internet, podemos distinguir dois aspectos: o domínio dos meios tecnológicos e a reflexão sobre os fins dessa tecnologia. Em outras palavras, devemos refletir sobre como e para que usar a internet.
responda oralmente
para pensar
Você já ouviu falar em analfabetismo digital? O que isso significa? Quais são as consequências dessa fórma de analfabetismo?
Painel
História da internet
A partir da década de 1990, a internet começou a se popularizar. Atualmente, ela está bastante difundida; porém, a distribuição de usuários por continente é desigual. Na África, apenas um terço da população possui acesso à internet, enquanto na Europa, 90% da população está conectada à rede, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas ( ônu) em 2021.
Ainda de acôrdo com dados da ônu, em 2021, 4,9 bilhões de pessoas usaram a internet. No entanto, 2,9 bilhões de pessoas (37% da população mundial) nunca acessaram a rede.
As distâncias entre as datas, na linha do tempo, estão fóra de escala.
Produção mundializada
No mundo globalizado, as decisões tomadas por governos de países ricos ou por empresários influentes são sentidas em diferentes regiões do planeta. Assim, por exemplo, operários de uma indústria automobilística instalada no Brasil podem perder seus empregos se na matriz da empresa (por exemplo, nos Estados Unidos) for decidido que é mais lucrativo fechar a fábrica. Esse exemplo fica mais claro quando sabemos que a maior parte da produção e do comércio mundiais é controlada por glossário empresas multinacionaisglossário .
Essas empresas desenvolvem uma produção mundializada. O que isso significa? Uma indústria de smartphones, por exemplo, pode projetar os aparelhos no Japão e montá-los no Brasil com peças fabricadas na China. A contabilidade dessa indústria pode estar na Malásia, sua administração, na Finlândia, e a central de telemarketing, na Índia.
Para instalar sua operação mundo afora, as direções das grandes empresas se aproveitam de situações locais como: baixa remuneração dos trabalhadores, quantidade e qualidade da mão de obra, incentivos tributários do govêrno, existência de infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, usinas elétricas) etcétera
Fluxo financeiro
Todos os dias bilhões de dólares circulam pelos bancos, bolsas de valores e mercados de investimentos do mundo. É o chamado capital especulativo, que se diferencia do capital produtivo. Confira as principais diferenças entre eles:
- capital especulativo: caracteriza-se pela aplicação de dinheiro no mercado financeiro que busca mais dinheiro. Não se aplica dinheiro para criar empresas e empregos, mas, sim, para obter lucros financeiros;
- capital produtivo: caracteriza-se pela aplicação de dinheiro em empresas dos mais diferentes setores da produção (agricultura, indústria, serviços). Pode gerar empregos no país.
De modo geral, o capital especulativo circula mais pelo mundo do que o capital produtivo. O capital especulativo é aplicado em um país para gerar lucros rápidos e, logo em seguida, ser retirado desse país. O capital produtivo exige implantação de empresas, produção de bens ou serviços, e os lucros podem retornar a médio ou a longo prazo.
Blocos econômicos
A interligação econômica mundial foi favorecida por meio de organismos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio ( ó ême ésse), e de blocos regionais, como:
- Mercosul – criado em 1991 na América do Sul. É formado por Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela, além de outros países associados;
- União Europeia – criada em 1993, na Europa. Abrange quase todos os países da Europa Ocidental e boa parte dos países da Europa Oriental, totalizando 27 países-membros em 2022. Desses 27 países, 19 adotam como moeda o euro. Em 2020, o Reino Unido deixou o bloco, no episódio conhecido como Brexit – termo formado pela junção das palavras “Britain” (Grã-Bretanha) e “exit” (saída);
- u ésse ême cê á – sigla, em inglês, para acôrdo entre os Estados Unidos, México e Canadá, criado em 2018 para cooperação comercial, em substituição ao náfta (sigla, em inglês, para Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio);
- ésse a dê cê – criada em 1992, na África. Formada por 16 países-membros africanos da África Austral.
Multipolarização econômica
Além desses blocos, observa-se uma multipolarização no mundo globalizado, que se expressa, no século vinte e um, pelo protagonismo de vários países, como mostra o gráfico, que apresenta o Produto Interno Bruto ( Píbi) das maiores economias do mundo em 2021. O Píbi indicado é a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país ao longo de um ano.
das maiores economias do mundo (2021)
Trabalho: desemprêgo e precarização
O processo de globalização impactou o mundo do trabalho. De um lado, surgiram empregos relacionados às novas tecnologias digitais. De outro lado, cresceu o desemprêgo em vários setores tradicionais da economia. O desemprêgo contemporâneo pode ser classificado em:
- estrutural – decorre principalmente da substituição da mão de obra humana por máquinas automatizadas ou robôs. Assim, por exemplo, máquinas agrícolas substituem agricultores, porteiros são substituídos por câmeras de vigilância, bancários são trocados por serviços de internet banking;
- conjuntural – decorre de crises que afetam setores da economia. Às vezes, é provocado por demissões feitas por empresas locais que não conseguem competir com empresas globais. Assim, por exemplo, o trabalhador de uma fábrica de automóveis no Brasil pode perder seu emprêgo se a matriz nos Estados Unidos decidir fechar sua filial brasileira.
Além do desemprêgo, a produção mundializada agravou a precarização do trabalho. Tal precarização se reflete na baixa remuneração e na perda de direitos trabalhistas. Isso mostra uma tendência geral de queda no valor do trabalho e no padrão de vida da maioria das pessoas.
Concentração de riquezas
Nas últimas décadas, havia uma expectativa de que os avanços tecnológicos melhorassem a qualidade de vida da maioria da população e reduzissem as desigualdades sociais. No entanto, desde os anos 1980, observa-se um aumento contínuo da concentração de riquezas. Segundo o historiador iuvel rarari, em 2018, metade da riqueza mundial estava nas mãos de 1% da população mais rica. E, dentro desse 1%, há um grupo super-restrito de 100 bilionários que detêm mais riqueza do que a metade mais pobre da população mundial, isto é, cêrca de 4 bilhões de pessoas.
O mundo globalizado é marcado por imensos contrastes. Uma pequena parcela da população (os “incluídos”) tem acesso a: comidas e roupas sofisticadas, aeroportos, hotéis luxuosos, serviços de saúde avançados, aparelhos eletrônicos de ponta etcétera Já a maioria da população mundial (os “excluídos”) enfrenta dificuldades para adquirir bens e serviços básicos, como comida, água potável, moradia digna, assistência de saúde e educação de qualidade.
De modo geral, as políticas neoliberais, adotadas na globalização, favoreceram a concentração do capital nas mãos de poucos. Isso ocorreu porque o neoliberalismo contribuiu para ampliar o mercado privado em detrimento de políticas públicas relativas à promoção de direitos sociais. São direitos sociais, por exemplo, educação, saúde, trabalho, previdência e assistência aos desamparados.
Países desenvolvidos
É comum os países serem classificados de acôrdo com o seu nível de desenvolvimento. Entre os desenvolvidos estão um reduzido grupo de países, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, França, Reino Unido e outras nações da Europa Ocidental. Esses países apresentam economias industrializadas, têm um grande desempenho científico e tecnológico e controlam aproximadamente 45% da produção econômica mundial.
Os países mais desenvolvidos possuem bons indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)glossário . A qualidade de vida de suas populações pode ser observada com base em fatores como: baixa mortalidade infantil, elevada expectativa de vida, alta escolaridade, ampla rede de saneamento básico e acesso a modernos meios de transporte e de comunicação. Além disso, predominam nos países desenvolvidos os regimes democráticos, com ampla participação da sociedade civil na vida pública. De modo geral, constituem sociedades com menor desigualdade entre os grupos sociais, se comparadas com as dos países menos desenvolvidos.
Mundo: IDH (2019)
Responda no caderno
observando o mapa
De acôrdo com o mapa, onde se concentram os países com maiores e menores índices de desenvolvimento humano?
Países subdesenvolvidos
A maioria dos países do mundo é considerada subdesenvolvida ou em vias de desenvolvimento. Esses países estão localizados, sobretudo, na África, na Ásia, na Europa Oriental e na América Latina.
Apesar das diferentes situações sociais, políticas, econômicas e culturais, pode-se dizer que os países subdesenvolvidos possuem economias mais instáveis, com índices de industrialização baixos ou moderados. Esses países também apresentam elevada concentração de renda. Quanto aos regimes políticos, suas instituições demonstram certa fragilidade, havendo, frequentemente, pouca participação da sociedade civil nas decisões públicas.
Além da expressão “subdesenvolvido”, existem outras relacionadas a esses países. Conheça algumas delas:
- países em desenvolvimento – termo que procura destacar o esfôrço de grande parte das nações para sair do subdesenvolvimento;
- países emergentes – termo que destaca, entre os países subdesenvolvidos, as nações que têm avançado nos processos de industrialização, diversificação produtiva e crescimento de suas economias, como Brasil, México, Indonésia e África do Sul;
• bríquis – dentro do conjunto dos países emergentes, há alguns que, por seu tamanho territorial e disponibilidade de recursos, apresentam significativo potencial de crescimento econômico e exercem influência no equilíbrio da economia globalizada. É o caso do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecido pela sigla bríquis.
Identidade local versus padrão global
No mundo globalizado, os países desenvolvidos exportam seus padrões culturais (atitudes, idiomas, alimentos, vestimentas etcétera) para outras regiões. Porém, pessoas e sociedades se recusam a adotar essa padronização – ou massificação cultural – e continuam lutando para preservar seus modos de ser e de viver, isto é, suas identidades.
Identidade é um conjunto de características que permitem a uma pessoa reconhecer a si própria. Já alteridade é um conjunto de características que permitem o reconhecimento do outro. A identidade e a alteridade estão entrelaçadas e dependem uma da outra.
A identidade é formada por elementos como nacionalidade, religião, profissão, lazer e gênero. Assim, a identidade de uma pessoa ou de um povo tem várias dimensões. Isso quer dizer que a pessoa não tem apenas uma característica que define sua identidade. Confira um exemplo: uma pessoa pode ser um brasileiro do Nordeste, ter uma religião cristã, trabalhar no setor de saúde etcétera
responda oralmente
para pensar
- Que características compõem sua identidade?
- Em sua interpretação, por que identidade e alteridade estão entrelaçadas? Desenvolva seu ponto de vista por meio de argumentos.
Povos indígenas no século vinte e um
Nos dias atuais, mais de 50 milhões de pessoas no continente americano se consideram indígenas. Embora essa população seja heterogênea, é possível dizer que os indígenas lutam:
- pela preservação de suas culturas;
- pelo direito às terras que tradicionalmente ocupam;
- por autodeterminação, que significa assumir o contrôle de suas vidas;
- por saúde, educação e trabalho;
- e pela representação política, que significa votar e ser eleito.
Entre o final do século vinte e o início do século vinte e um, as pautas dos povos indígenas alcançaram repercussão regional, nacional e internacional. Em 1992, a líder indígena (Guatemala), por exemplo, recebeu o prêmio Nobel da Paz por defender seu povo. Em 2007, a ônu aprovou a Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
Observe, no quadro a seguir, a população indígena de alguns países da América, incluindo descendentes e membros de povos nativos.
País |
População (aprox.) |
---|---|
México |
16.933.283 |
Estados Unidos |
6.600.000 |
Guatemala |
6.000.000 |
Peru |
4.000.000 |
Bolívia* |
2.800.000 |
Chile |
1.565.915 |
Colômbia |
1.500.000 |
Canadá |
1.400.685 |
Equador |
1.100.000 |
Brasil |
896.917 |
Venezuela |
840.000 |
Argentina |
600.329 |
asterisco Pessoas com mais de 15 anos.
Fonte: Katrine B.; Pamela L. The indigenous world. Copenhague: The International Work Group for Indigenous Affairs ( i dáblio gê i a), 2017. página 94; 103; 116; 127; 168; 179; 203; 212; 222; 233; 246; 259.
Xenofobia e racismo
Segundo a ônu, em 2020, quase 281 milhões de pessoas estavam fóra de seus países de origem, ou seja, eram migrantes. Em geral, as migrações ocorrem em razão de guerras, perseguições (políticas ou religiosas), busca por trabalho e melhores condições de vida. Ao se deslocarem, os migrantes enfrentam vários problemas, como a xenofobia e o racismo.
A palavra “xenofobia” (do grego, xeno = estrangeiro e fobia = medo) remete a uma espécie de medo e aversão que moradores de um país têm em relação a estrangeiros. Diversos motivos podem gerar essa aversão: a aparência física, o idioma diferente, os hábitos de comer ou vestir. Em muitos casos, a xenofobia manifesta-se por meio de perseguições, violências e condutas racistas.
Nas últimas décadas, a xenofobia e o racismo tornaram-se comuns em várias partes do mundo. Na Europa, ocorreram casos de perseguição aos imigrantes turcos, especialmente na Alemanha, por parte de neonazistas. Na França, milhões de imigrantes vindos da África não são considerados cidadãos plenos.
Além de imigrantes, as principais vítimas das condutas de aversão ao outro são pessoas pobres, indígenas, negros, homossexuais, mulheres, idosos etcétera No mundo contemporâneo, o exercício da cidadania exige combate à violência, aos estereótipos e aos preconceitos. Afinal, sem respeito aos outros não desenvolvemos uma sociedade justa, livre e solidária. Enfim, uma sociedade baseada na cultura da paz.
Terrorismo contemporâneo
Com frequência, ficamos sabendo de notícias assustadoras sobre atentados terroristas em diversas regiões do mundo. Eles assumem fórmas tão diferentes que se tornou difícil até mesmo definir o que é terrorismo.
Pode-se dizer que terrorismo é uma ação criminosa, geralmente planejada, cujo objetivo é provocar um estado de medo e terror em pessoas de determinada nacionalidade, religião ou posição política. Praticadas em nome de supostas convicções ideológicas ou religiosas, as ações terroristas costumam causar danos ou mortes, implicando graves violações aos direitos humanos.
Entre as organizações terroristas atuantes do século vinte e um estão Al Caeda, Talibã e Estado Islâmico. Além dessas organizações fundamentalistas islâmicas, grupos racistas ou supremacistas brancos também são considerados terroristas, como apontou o presidente dos Estados Unidos, djou Báiden. Em 2021, em seu primeiro discurso como presidente eleito, ele afirmou: “A ameaça terrorista mais letal à pátria hoje é o terrorismo da supremacia branca”.
O combate ao terrorismo exige a cooperação da comunidade internacional, com o apôio da ônu. Porém, esse combate não pode causar violações aos direitos humanos, como ocorreu em muitos casos. Exemplo disso são as detenções arbitrárias de imigrantes, a tortura de prisioneiros e a espionagem via internet, direcionada contra pessoas e governos.
Atentados de 11 de setembro de 2001
Um dos principais atentados terroristas do século vinte e um ocorreu em 11 de setembro de 2001. Nesse dia, quatro aviões de passageiros foram sequestrados pelo grupo terrorista Al Caeda, com o objetivo de atacar símbolos de poder nos Estados Unidos. Duas aeronaves se chocaram contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova iórque. Um terceiro avião colidiu com o prédio do Pentágono, séde do Departamento de Defesa, em Washington. O quarto avião caiu em um campo aberto, antes de atingir seu alvo, provavelmente, o Capitólio ou a Casa Branca.
Os atentados de 2001 resultaram em cêrca de 3 mil mortos e 6 mil feridos, abalando profundamente o govêrno e a opinião pública dos Estados Unidos. O então presidente, djêordji W. búch, responsabilizou o líder da Al Caeda Osama Bin Laden pelos ataques e iniciou uma “guerra contra o terror”. Tropas estadunidenses bombardearam e invadiram o Afeganistão. Em dois meses, derrubaram o regime talibã, que tinha ligações com a Al Caeda e, desde 1996, governava o país. Em 2011, após intensas buscas, Bin Laden foi capturado e morto no Paquistão por fôrças dos Estados Unidos.
Crise ambiental e sanitária
Em um mundo cada vez mais interligado, os problemas ambientais se tornaram alarmantes. Os seres humanos ocupam cêrca de 83% do planeta, gerando poluição e danos irreversíveis.
A devastação de uma grande floresta, por exemplo, não gera impacto apenas no país que sofreu com o desmatamento. Vários países de uma região vizinha também podem ser afetados pela perda de área florestal, com alterações nos regimes de chuvas e processos de desertificação.
Além dos problemas da devastação ambiental, ainda ocorre a propagação de doenças que se alastram pelo planeta, como foi o caso da pandemia de covid-19.
Aquecimento global
A partir do século dezenove, a Revolução Industrial acelerou a exploração dos recursos naturais do planeta em uma velocidade maior do que a capacidade de renovação desses recursos. Tal exploração intensificou a poluição dos rios e solos, o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, óleo e gás natural). Tudo isso contribuiu para aumentar a concentração de dióxido de carbono ( cê ó dois) na atmosfera, intensificado o efeito estufa e elevando a temperatura média da superfície terrestre. Esse fenômeno é chamado aquecimento global.
O aquecimento global provoca ondas de calor, incêndios florestais, inundações, derretimento das geleiras, além da extinção de espécies animais e vegetais etcétera Esses problemas afetam as sociedades humanas por meio, por exemplo, de crises econômicas e migrações causadas pela escassez de água e alimentos e pelo surgimento de doenças infecciosas.
Acordos sobre o clima
Buscando reduzir os impactos ambientais, a ônu e diversos países têm feito acordos sobre o clima, como o Protocolo de Kyoto (1997) e o acôrdo de Paris (2015). Em 1992, foi realizada no Rio de Janeiro uma importante Conferência sobre clima, que ficou conhecida como Rio-92. Nessa conferência, os governos de cêrca de 170 países estabeleceram metas para reduzir a emissão de gases que provocam o aquecimento global e outras medidas ambientais para garantir a sobrevivência das gerações futuras.
dica filme
O sal da terra (França). Direção de Juliano Ribeiro Salgado e Vim Venders, 2014. 110 minutos
Documentário sobre a trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que realizou projetos prestigiados internacionalmente, como Trabalhadores (1993), Êxodos (2000) e Gênesis (2013). Nesse último projeto, Salgado procurou registrar as belezas do mundo natural e a importância de sua preservação.
responda oralmente
para pensar
De que maneira você pode contribuir para preservar o meio ambiente? Explique.
Pandemia de covid-19
Em 12 de dezembro de 2019, na cidade chinesa de urran, as autoridades de saúde se surpreenderam com pacientes que tinham adoecido por uma nova pneumonia viral. Logo se notou que o vírus causador dessa doença ( sárs cóv dois) era extremamente contagioso. No final de dezembro, a Organização Mundial da Saúde ( ó ême ésse) foi informada pelos chineses sobre o surto dessa nova doença, que ficou conhecida como covid-19.
Em poucas semanas, a doença se espalhou em ritmo alarmante por vários países. Diante disso, em 11 de março de 2020, a ó ême ésse declarou oficialmente a pandemia de coronavírus.
Uma pandemia ocorre quando uma doença alcança difusão mundial sendo transmitida de uma pessoa para outra. No Brasil, o primeiro caso da doença ocorreu no final de fevereiro de 2020, segundo o Ministério da Saúde.
A pandemia da covid-19 mudou a vida das pessoas em diversos países do mundo. Provocou consequências como: milhões de mortes, superlotação de hospitais, restrições à locomoção pessoal e corrida por vacinas. A fórma como se deu a propagação da covid-19 ilustra características da globalização:
- circulação de pessoas – o vírus espalhou-se devido à grande movimentação de pessoas pelo mundo através dos modernos meios de transporte;
- velocidade das informações – as notícias sobre a evolução da covid-19 foram acompanhadas em tempo real por diversos veículos de comunicação, que divulgaram os protocolos científicos contra a doença, que incluíam o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social; também circularam informações falsas que negavam a gravidade da doença e as recomendações científicas. Essa conduta negacionista estimulou muitas pessoas a não cumprir os protocolos de saúde;
- produção de vacinas – o combate à pandemia levou os grandes centros de pesquisa do mundo a promover uma verdadeira corrida para a criação de vacinas contra a covid-19. A produção de enormes quantidades de vacinas exigiu um esfôrço de trabalho globalizado. Alguns locais faziam pesquisas; outros produziam insumos, embalagens etcétera
A pandemia provocou transformações no estilo de vida das pessoas de todo o mundo, com o aumento do home office(“trabalho em casa”), da educação virtual por meio de lives etcétera Vários setores econômicos foram prejudicados, tais como turismo, bares e restaurantes, eventos esportivos e de lazer. E outros setores foram beneficiados pelo aumento da necessidade do uso da internet, como o comércio e o marketing digitais e serviços de delivery, videoconferência e streaming.
Oficina de história
Responda no caderno
Conferir e refletir
1. Construa um quadro apresentando aspectos positivos e negativos da globalização. Depois, elabore um texto fazendo um balanço sobre ela.
Versão adaptada acessível
1. Elabore um texto, produza um áudio ou um quadro tátil apresentando aspectos positivos e negativos da globalização. Caso produza um quadro, produza um texto ou faça uma apresentação oral fazendo um balanço sobre o tema.
- Em grupo, escolham uma empresa “gigante da internet” e respondam às questões a seguir.
- Onde está localizada a séde dessa empresa?
- Quando ela foi fundada?
- Que serviços ela presta?
- Quem são seus fundadores? Qual é a nacionalidade deles?
- Qual é o valor de mercado dessa empresa?
Depois, redijam um pequeno texto argumentativo discutindo o poder dessa empresa no mundo globalizado.
- Organizem-se em grupos de modo que todos participem desta atividade. Cada grupo, com a supervisão do professor, deve escolher uma pessoa pública que tenha um perfil oficial em mídias sociais. Essa figura pública pode exercer atividades no campo das artes, dos esportes, da política, do humor etcétera O grupo deve fazer uma análise do perfil dessa pessoa considerando aspectos como:
- construção da imagem – que mensagens ela transmite, o que defende, o que critica, o que exibe em suas postagens;
- formato das postagens – que recursos digitais são utilizados para conquistar o público (fotografias, vídeos, músicas, links, anúncios publicitários etcétera);
- público-alvo – que tipo de pessoa essas postagens pretendem conquistar, que conteúdos são veiculados nas postagens para despertar sintonia com o público;
- reações do público – qual é a repercussão das postagens (curtidas, comentários e compartilhamentos do público).
Por fim, apresentem os elementos de sua análise em um seminário. Nessa apresentação, utilizem slides para mostrar: a) a figura pública escolhida; b) a rede social utilizada; c) a construção da imagem dessa personalidade; d) o público-alvo; e) número e engajamento dos seguidores revertidos em curtidas ou likes, comentários e compartilhamentos.
Interpretar texto e imagem
4. Leia atentamente o texto seguinte e responda às perguntas.
“ reticências a internet e o computador são mais do que meios de comunicação e instrumentos de trabalho, são também meios de interação e organização essenciais para a sociedade contemporânea reticências. Computadores conectados à internet estão presentes em boa parte dos lares de classe média e alta, em escolas particulares e públicas e em grande número de empresas reticências. A circulação das informações na rede e o reticências impacto
sobre reticências a economia em geral fazem com que a influência da internet abranja, praticamente, toda a sociedade.”
SILVEIRA, Marcelo D. P. da. Efeitos da globalização e da sociedade em rede via internet na formação de identidades contemporâneas. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, volume 24, número 4, página 46, dezembro 2004.
- Com base no texto, por que a internet e o computador são mais do que meios de comunicação e de trabalho?
- Cite exemplos atuais de interação e organização entre pessoas por meio do uso do computador e da internet.
- De acôrdo com o texto, em quais lugares os computadores conectados à internet estão presentes? Além desses lugares, cite outros mais específicos.
5. Com base no texto do historiador israelense iuvel rarari, identifique e reescreva no caderno as alternativas incorretas, corrigindo-as.
“ reticências o terrorismo é uma estratégia militar que espera mudar a situação política pelo medo, mais do que por danos materiais. reticências No terrorismo, o medo é a narrativa principal, e há uma espantosa desproporção entre a fôrça efetiva dos terroristas e o medo que eles conseguem inspirar.”
Rarári, Iuvel. vinte e uma lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. página 147.
- O terrorismo é uma estratégia que busca mudar uma situação política por meio do medo.
- A estratégia do terrorismo é provocar principalmente danos materiais nos inimigos.
- O medo das ações terroristas é maior do que sua fôrça efetiva para causar danos materiais.
- A fôrça efetiva dos terroristas é bem maior do que o medo provocado por eles.
6. As charges a seguir apresentam críticas em relação à globalização. Que críticas são essas? Comente.
Glossário
- Empresa multinacional
- : empresa que tem negócios em vários países. Também chamada empresa transnacional.
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- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
- : Utilizado pela ônu, tem por objetivo avaliar o nível de bem-estar de uma sociedade, considerando as realizações médias em três dimensões básicas: uma vida longa e saudável, o nível de escolaridade e um padrão de vida digno. A escala do í dê agá varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a qualidade de vida.
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