UNIDADE 2 TOTALITARISMO, SEGUNDA GUERRA E GETULISMO
CAPÍTULO 6 ERA VARGAS
Getúlio Vargas (1882-1954) assumiu a Presidência da República em 1930 e permaneceu no poder até 1945. Ficou no cargo por 15 anos, durante o período conhecido como Era Vargas. Getúlio voltaria ao poder entre 1951 e 1954, como estudaremos no capítulo 9.
Nacionalismo, industrialização, leis trabalhistas e intervenção do Estado na economia são alguns dos temas relacionados à Era Vargas. Esses temas são debatidos até os dias atuais.
responda oralmente
para começar
Muitos sujeitos históricos são figuras contraditórias e, por vezes, polêmicas. No caso de Getúlio Vargas, ele foi um presidente amado por alguns e odiado por outros. O que poderia explicar essa contradição? Comente.
Orientações e sugestões didáticas
Habilidades da Bê êne cê cê
- ê éfe zero nove agá ih zero dois
- ê éfe zero nove agá ih zero três
- ê éfe zero nove agá ih zero quatro
- ê éfe zero nove agá ih zero seis
- ê éfe zero nove agá ih zero oito
- ê éfe zero nove agá ih zero nove
Objetivos do capítulo
Os seguintes objetivos se justificam no capítulo em razão do tema tratado, a Era Vargas, e de assuntos correlatos, como as crises política e econômica enfrentadas pelo Brasil a partir de 1929, o Movimento de 1930 e de 1932, os períodos do govêrno de Getúlio Vargas, a conquista feminina do direito ao voto, a resistência ao govêrno, o golpe de 1937, a produção artística e a máquina de propaganda política, o trabalhismo e a Consolidação das Leis Trabalhistas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
- Compreender as consequências da crise econômica mundial de 1929 no Brasil.
- Analisar o significado do Movimento de 1930 que marcou o fim da Primeira República.
- Caracterizar aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais do período getulista, destacando o govêrno Provisório, o govêrno Constitucional e o Estado Novo.
- Valorizar o protagonismo feminino, com destaque para a conquista de direitos políticos.
- Refletir sobre a situação econômica do país na Era Vargas, com ênfase nas políticas agrícola, industrial e trabalhista.
Alerta ao professor
O boxe “Para começar” favorece o desenvolvimento da competência cê ê agá quatro.
Para começar
Resposta pessoal, em parte. O objetivo é sondar os conhecimentos prévios dos estudantes. Estimule-os a dizer se e em que situações ouviram falar de Getúlio Vargas. Explique que Vargas foi uma figura contraditória. Por um lado, desenvolveu a economia do país e consolidou os direitos dos trabalhadores e os direitos políticos das mulheres. Por outro lado, Vargas impôs um govêrno autoritário, especialmente a partir de 1937, em que censurou a imprensa, promoveu o culto a sua personalidade e reprimiu opositores. Se considerar pertinente, retome a questão ao final do estudo do capítulo.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação didática
Os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pelo Movimento de 1930, que levou Getúlio Vargas à Presidência da República, e pelas contestações que se seguiriam à sua permanência no poder, como foi o caso do Movimento de 1932.
O período que vai do Movimento de 1930 ao golpe do Estado Novo, em 1937, pode ser interpretado como uma época de negociações e conflitos entre os antigos ocupantes do poder e os novos personagens que ganhavam fôrça na cena política nacional (aliancistas, integralistas, mulheres e operários, por exemplo).
O Movimento de 1930 é um tema que permeia a memória política dos brasileiros e também gera controvérsias na historiografia, assim como tantos outros. Para alguns, foi uma revolução burguesa, para outros, uma revolução dos trabalhadores abortada, e para outros ainda, uma reacomodação dos grupos que sempre estiveram no poder.
Entre as inúmeras mudanças políticas desse período, destaca-se o desenvolvimento da propaganda política. Para aproximar esse tema das vivências dos estudantes, é possível estimulá-los a analisar as transformações na propaganda política e eleitoral republicana. Para isso, solicite a eles que observem, por exemplo, as diferenças na linguagem, as mídias de propaganda etcétera
Outras indicações
Muitos historiadores assinalaram o aspecto controverso do Movimento de 1930, também chamado de Revolução de 1930. Entre os trabalhos produzidos por eles sobre a temática, sugerimos:
- DECCA, Edgar de. 1930: o silêncio dos vencidos. São Paulo: Brasiliense, 2004.
- FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
- TRONCA, Ítalo. Revolução de 30: a dominação oculta. São Paulo: Brasiliense, 2004.
Sobre os significados da Revolução de 1930 e a memória política brasileira, sugerimos:
• SANDES, Noé Freire. O passado como negócio: o tempo revolucionário (1930). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, volume. 23, número. 43, janeiro até junho 2009.
Crises da Primeira República
Nos Estados Unidos, a Bolsa de Valores de Nova iórque “quebrou” em 1929. Isso significou que as ações negociadas na Bolsa de Nova iórque perderam quase todo seu valor financeiro, levando muitas empresas e bancos à falência. Com isso, milhões de trabalhadores ficaram desempregados no país. Vários economistas afirmam que essa foi a maior crise do capitalismo até então conhecida.
No Brasil, apesar da política de valorização do café, a produção cafeeira foi abalada pela crise de 1929, pois os cafeicultores deixaram de vender milhões de sacas de café para seus principais mercados consumidores: os Estados Unidos e a Europa, também atingida pela crise. Em consequência, o preço do café despencou mais de 50% entre 1929 e 1930, levando muitos produtores à falência. Além disso, a crise afetou desde pequenos lavradores e operários até banqueiros e industriais.
Crise política
Ao perder dinheiro, os cafeicultores também perderam fôrça política. Nesse contexto, as elites mineira e paulista entraram em desacordo quanto à indicação do candidato que sucederia o então presidente da república, uóshinton Luís (1869-1957), cujo mandato terminaria em 1930. uóshinton Luís e outros líderes paulistas do Partido Republicano Paulista ( pê érre pê) defendiam que o candidato à sucessão presidencial fosse o também paulista Júlio Prestes de Albuquerque (1882-1946), que vinha de uma família de políticos. Seu pai tinha sido presidente (o que hoje equivale a governador) de São Paulo no final do século dezenove. Júlio Prestes também governou o estado entre 1927 e 1929, tendo sido antes deputado estadual e federal.
Em reação à indicação de outro candidato paulista, o Partido Republicano Mineiro ( pê érre ême) aliou-se a grupos da oposição política, formando a Aliança Liberal, com lideranças do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e da Paraíba. Para disputar as eleições de 1930, a Aliança Liberal lançou como candidato à Presidência da República o gaúcho Getúlio Vargas e à Vice-presidência o paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1878-1930). O programa político da Aliança Liberal defendia, por exemplo, voto secreto, leis trabalhistas e incentivos às indústrias.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “Crises da Primeira República” possibilita o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero dois, uma vez que contribui para a caracterização e a compreensão dos ciclos da história republicana brasileira, sobretudo do contexto no qual Getúlio Vargas assume o poder. Já o texto “Crise política” favorece o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove agá ih zero três e ê éfe zero nove agá ih zero quatro porque, ao destacar a figura de Minervino de Oliveira, identifica e avalia um mecanismo de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e discute a importância da participação da população negra na formação social e política do país.
Os candidatos da Aliança Liberal também vinham de famílias de políticos poderosos em seus estados de origem. Vargas tinha sido ministro da Fazenda no govêrno de uóshinton Luís entre 1926 e 1927 e, depois, elegeu-se presidente do Rio Grande do Sul (1928-1930). João Pessoa, por sua vez, formou-se em Direito e fez carreira no serviço público federal até eleger-se para o govêrno da Paraíba em 1928.
Outros setores da sociedade também pretendiam participar das eleições de 1930, como os membros do Bloco Operário e Camponês ( bóc), ligados ao Partido Comunista Brasileiro ( pê cê bê), que atuava na ilegalidade. O bóc combatia o poder das oligarquias e defendia o ensino primário obrigatório, bem como o voto secreto e obrigatório, inclusive para as mulheres.
Nas eleições presidenciais de 1930, o bóc lançou o candidato afro-brasileiro Minervino de Oliveira, que teve poucos votos. No entanto, sua candidatura tem valor histórico, pois Minervino foi o primeiro negro, operário e comunista que concorreu à Presidência da República no Brasil. O marmorista (trabalhador que lida com mármore) Minervino era militante do movimento operário desde 1911, tendo participado de lutas sindicais, e foi eleito vereador no Rio de Janeiro em 1928.
Orientações e sugestões didáticas
Texto de aprofundamento
O livro do estudante traz informações sobre os candidatos à Presidência da República em 1930, para permitir a compreensão sobre a disputa naquele contexto. Leia, a seguir, um texto biográfico sobre Minervino de Oliveira, que trata do protagonismo do primeiro operário negro a se candidatar à Presidência da República do Brasil.
Minervino de Oliveira: aspectos biográficos
“Minervino de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro em 1891, três anos após a abolição da escravidão no Brasil. De família humilde – filho de José de Oliveira e Augusta Laura de Oliveira –, pouco se conhece de seus pais. Sabe-se, no entanto, que Minervino tinha origem negra e começou a trabalhar cedo – aos 10 anos de idade. Foi aprendiz de tecelão na fábrica São João, depois, labutou no comércio e em fábricas de vidro e móveis. Aos catorze anos, iniciou-se no ofício de marmorista. Dedicou-se, ainda, a atividades temporárias: foi lavrador, carvoeiro e empregado da Light. Retornou ao ramo da marmoraria e, talvez pensando no futuro, resolveu fazer carreira.
Com o tempo, indignou-se com as altas jornadas de trabalho, os baixos salários, os abusos das chefias, enfim, com as condições de trabalho adversas. Por volta de 1911, com vinte anos de idade, engajou-se na militância sindical, tendo em vista pugnar pelos direitos dos trabalhadores. Entrou para o Centro dos Operários Marmoristas e ocupou o cargo de secretário várias vezes. Impetuoso, participou de campanhas salariais, fomentou greves e articulou diversas mobilizações sindicais ao longo da década [1910] reticências, o que o levou a ‘amargar no fundo das masmorras policiais’. Não sucumbiu. Tornou-se uma liderança dos trabalhadores conhecida e respeitada, colaborou com a imprensa operária reticências.
No 3º Congresso Operário Brasileiro – certame realizado no Rio de Janeiro em agosto de 1920, reunindo representantes sindicais de várias partes do Brasil – foi um dos delegados. Anos mais tarde, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil e passou a colaborar com A Classe Operária, jornal oficial do partido.”
DOMINGUES, Petrônio. Minervino de Oliveira: um negro comunista disputa a Presidência do Brasil. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo, número. 101, página. 15-17, maio 2017.
Movimento de 1930
Na eleição de 1930, Júlio Prestes saiu vitorioso, derrotando Getúlio Vargas. Mas a Aliança Liberal não aceitou o resultado, alegando fraude nas eleições. Era o comêço de uma revolta contra o govêrno federal.
A revolta aumentou quando João Pessoa, candidato a vice-presidente pela Aliança Liberal, foi assassinado por razões políticas e pessoais em 26 de julho de 1930. Essa tragédia chocou a população do país e uniu as oposições contra a posse de Júlio Prestes.
Em 3 de outubro desse ano, os rebeldes gaúchos partiram para a luta armada. Do Rio Grande do Sul, a revolta se espalhou para Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. As tropas rebeldes marcharam para a capital do país a fim de derrubar o presidente. Diante disso, líderes do exército no Rio de Janeiro depuseram uóshinton Luís e entregaram o poder a Getúlio Vargas. Era o fim da Primeira República.
dica internet
Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-1930
Disponível em: https://oeds.link/hddlMm. Acesso em: 14 abril. 2022.
O acervo disponibiliza documentos de arquivos pessoais, entrevistas e verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. Há verbetes que explicam a importância das personagens mencionadas neste capítulo e no decorrer do livro, referentes à história do Brasil. O acervo foi elaborado por uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, vinculado à Fundação Getulio Vargas.
Orientações e sugestões didáticas
Texto de aprofundamento
Leia o texto a seguir, que caracteriza algumas contestações políticas que antecederam o Movimento de 1930.
Contestação ao sistema político
“As motivações, ideias e objetivos que levaram ao movimento armado de 1930 devem ser buscados na década de 1920, quando apareceram mais claramente os efeitos políticos do processo de urbanização e de industrialização e quando novas fôrças sociais, principalmente as camadas médias e as massas urbanas, começaram a exigir uma participação política que até então lhes fôra vedada. As reivindicações e pressões dessas novas fôrças levaram à contestação do Estado oligárquico, na medida em que este era incapaz de absorver suas demandas reticências. reticências
Mas dentro da própria oligarquia iriam surgir contestações ao sistema político excludente, que privilegiava as oligarquias paulistas e mineiras. Os grupos oligárquicos dos demais estados não tinham acesso aos centros de decisão e aceitavam participar como sócios menores da divisão de poder. Na década de 1920, o questionamento da fórma de dominação se expressava no surgimento de novos partidos políticos com propostas de ampliação da participação política.”
OLIVEIRA, Lúcia Lippi de. Revolução de 1930. éfe gê vê cê pê dóc. Disponível em: https://oeds.link/7KYNys. Acesso em: 14 julho. 2022.
govêrno Provisório
Na Presidência da República, Vargas tomou medidas para garantir o contrôle do país. Dentre elas, destacaram-se:
- a suspensão da Constituição de 1891;
- o fechamento dos órgãos legislativos (Congresso Nacional, Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais);
- a destituição dos presidentes dos estados e indicação de interventores militares para chefiar os governos estaduais.
Ao entregar o govêrno dos estados aos interventores militares, Vargas ampliou sua base política e diminuiu o poder dos coronéis-fazendeiros. Por isso, a nomeação de interventores desagradou as tradicionais elites dos estados.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “ govêrno Provisório” favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero dois, uma vez que contribui para a caracterização e a compreensão dos ciclos da história republicana brasileira, sobretudo do primeiro govêrno de Getúlio Vargas.
Movimento de 1932
Em São Paulo havia muito descontentamento em relação às medidas tomadas por Vargas. Os líderes locais exigiram a nomeação de um interventor civil, ligado aos paulistas, para governar o estado de São Paulo. Vargas atendeu a esse pedido, nomeando como interventor o advogado paulista Pedro de Toledo (1860-1935). Porém, as oposições paulistas também reivindicaram a convocação de uma Assembleia Constituinte e novas eleições, pois pretendiam, no fundo, retomar o contrôle do govêrno federal.
Desse modo, os paulistas continuaram fazendo oposição ao govêrno Vargas. Esse conflito aumentou durante uma manifestação contra o govêrno federal ocorrida em maio de 1932, quando quatro estudantes morreram em confronto com a polícia. Com as letras iniciais dos nomes dos estudantes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) formou-se a sigla ême ême dê cê, que se tornou símbolo da oposição paulista.
Em 9 de julho de 1932, estourou uma revolta que teve forte apôio dos paulistas e reuniu cêrca de 30 mil pessoas armadas contra o govêrno federal. A maioria das tropas de São Paulo era composta de soldados da polícia estadual e voluntários da população civil. Muitas indústrias locais fabricaram armas, munições, fardas e alimentos para ajudar as tropas paulistas.
Em outros estados, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, surgiram grupos que tinham simpatia pelo movimento paulista, mas não o apoiaram militarmente, com exceção de Mato Grosso. Porém, após quase três meses de luta, os paulistas foram derrotados pelas fôrças federais. Apesar da derrota militar, alguns paulistas se diziam vitoriosos no campo político, porque o govêrno federal convocou eleições para uma Assembleia Constituinte, que era uma das principais reivindicações dos revoltosos de 1932.
Orientações e sugestões didáticas
Atividade complementar
Leia a seguir a biografia de Antonieta de Barros, a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil, e responda às questões.
“Nasceu em 11 de julho de 1901, em Florianópolis ( Santa Catarina). Era filha de Catarina e Rodolfo de Barros. Órfã de pai, foi criada pela mãe. Depois dos estudos primários, ingressou na Escola Normal Catarinense.
Antonieta teve que romper muitas barreiras para conquistar espaços que, em seu tempo, eram inusitados para as mulheres, e mais ainda para uma mulher negra. Nos anos , mil novecentos e vinte deu início às atividades de jornalista, criando e dirigindo em Florianópolis o jornal A semana, mantido até 1927. Três anos depois, passou a dirigir o periódico Vida Ilhôa, na mesma cidade.
Como educadora, fundou, logo após ter se diplomado no magistério, o Curso Antonieta de Barros, que dirigiu até sua morte. Lecionou, ainda, em Florianópolis, no Colégio Coração de Jesus, na Escola Normal Catarinense e no Colégio Dias Velho, do qual foi diretora no período de 1937 a 1945.
Na década de , mil novecentos e trinta manteve intercâmbio com a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino ( éfe bê pê éfe), como revela a correspondência trocada entre ela e Bertha Lutz, hoje preservada no Arquivo Nacional.
Na primeira eleição em que as mulheres brasileiras puderam votar e ser votadas, filiou-se ao Partido Liberal Catarinense e elegeu-se deputada estadual (1934-) mil novecentos e trinta e sete. Tornou-se, desse modo, a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil. Foi também a primeira mulher a participar do Legislativo Estadual de Santa Catarina. Depois da redemocratização do país com a queda do Estado Novo, concorreu [a] reticências deputada estadual nas eleições de 1945, obtendo a primeira suplência pela legenda do Partido Social Democrático ( pê ésse dê). Assumiu a vaga na Assembleia Legislativa em 1947 e cumpriu seu mandato até 1951.
Usando o pseudônimo literário de Maria da Ilha, escreveu o livro Farrapos de ideias. Faleceu em Florianópolis no dia 28 de março de 1952.”
chumáier, S.; BRAZIL, Érico Vital ( organizador). Dicionário mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade. Rio de Janeiro: zarrár, 2000. página. 83.
1. Que espaços “inusitados” (incomuns) foram conquistados por Antonieta de Barros?
Resposta: De acôrdo com o texto, Antonieta de Barros ocupou espaços no jornalismo, na educação, na política e na literatura. É importante ressaltar que, na época de Antonieta, era incomum uma mulher negra ocupar esses espaços. Sugerimos que contextualize a situação das mulheres negras na sociedade brasileira da primeira metade do século vinte. Nessa época, a maioria delas não tinha acesso à educação.
2. . Em sua interpretação, ainda existem espaços nos quais a presença de mulheres negras é pouco comum? Quais?
Resposta: Tema para reflexão. Caso considere necessário, solicite aos estudantes que pesquisem informações confiáveis sobre o assunto na internet, em revistas e jornais. As mulheres negras ainda ocupam poucos espaços no poder político e econômico no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas ( o êne u) Mulheres, na direção das maiores empresas brasileiras, apenas 0,4% do total de executivos eram mulheres negras entre 2014 e 2015. De modo semelhante, é baixo o número de mulheres negras ocupando cargos eletivos no país. Além disso, no meio artístico, elas não costumam protagonizar filmes, séries e novelas.
3. . Que medidas podem ser tomadas para que mulheres negras ocupem espaços diversificados na sociedade brasileira? Reflita e debata o assunto com seus colegas.
Resposta: Existem várias medidas, entre elas: tomar consciência da necessidade atual de lutar pela superação dos preconceitos e estereótipos relacionados às mulheres negras; pressionar as autoridades oficiais para debater publicamente essas questões e promover campanhas de inclusão social.
Voto feminino e voto secreto
No comêço do século vinte, organizações fundadas por mulheres lutaram pela participação feminina nas eleições. Um exemplo foi a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino ( éfe bê pê éfe), criada em 1922.
Em 1927, as mulheres do Rio Grande do Norte puderam votar pela primeira vez. Depois, o Código Eleitoral de 1932 criou a Justiça Eleitoral e instituiu o voto secreto e o voto feminino no Brasil. Por fim, a Constituição de 1934 confirmou e estendeu o direito de voto a todas as mulheres do país.
Desde essa época, a participação feminina na vida política vem crescendo, com mulheres ocupando vários cargos eletivos: na Presidência da República, nas prefeituras, nos governos estaduais e no Congresso Nacional. Também se ampliou a presença feminina no Poder Judiciário.
Além disso, as mulheres participam cada vez mais do mercado de trabalho. Em 1976, apenas 29% dos postos de trabalho eram ocupados por mulheres. Já em 2021, as mulheres representavam cêrca de 51% do conjunto dos trabalhadores formais.
Apesar desses avanços, as mulheres permanecem lutando para obter uma igualdade efetiva de direitos em relação aos homens. Por exemplo: mesmo com maior nível de escolaridade, as mulheres recebem, em média, salários menores do que os homens.
dica internet
Brasiliana Fotográfica
Disponível em: https://oeds.link/zmS1F3. Acesso em: 23 março. 2022.
No site estão reunidos os acervos do Instituto Moreira Salles e da Biblioteca Nacional, em que é possível consultar fotografias de eventos e personagens do movimento feminista no Brasil, como Bertha Lutz e as organizações pelo voto feminino.
responda oralmente
para pensar
- Cite algumas mulheres que você conhece e suas respectivas profissões.
- Existem profissões exercidas predominantemente por mulheres? Em sua opinião, por que isso acontece?
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “Voto feminino e voto secreto”, na página 113, favorece o desenvolvimento das competências cê gê nove e cê ê cê agá um e das habilidades ê éfe zero nove agá ih zero oito e ê éfe zero nove agá ih zero nove, pois identifica transformações no debate sobre a participação das mulheres na sociedade brasileira e relaciona a conquista de um direito político (o direito ao voto) à atuação de movimentos sociais como a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Além disso, a referência iconográfica à deputada estadual Antonieta de Barros promove o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove agá ih zero três e ê éfe zero nove agá ih zero quatro, pois identifica um mecanismo de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e a importância da participação dessa população na formação social e política do país.
Para pensar
1. e 2. Respostas pessoais, em parte. Existem profissões exercidas predominantemente por determinado gênero. É necessário ressaltar que a existência de profissões exercidas predominante por homens é uma construção histórico-social ligada ao preconceito de que a mulher deve se dedicar preferencialmente aos cuidados com a casa e à criação dos filhos. Explique que cada vez mais mulheres têm ingressado em áreas até então dominadas por homens. Recomendamos a leitura do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, publicado pelo í bê gê É em 2021 (disponível em: https://oeds.link/rf7LPR; acesso em: 16 a 2022), em que o instituto divulga informações relevantes para a análise das condições de vida das mulheres no país.
govêrno Constitucional
Em 16 de julho de 1934, foi promulgada uma nova Constituição do Brasil. Confira alguns de seus pontos principais:
- voto secreto – foi instituído o voto secreto e as mulheres conquistaram o direito de votar. Porém, continuaram excluídos analfabetos, mendigos e militares de baixa patente. Além disso, foi criada uma Justiça Eleitoral independente para zelar pelas eleições;
- direitos trabalhistas – foi proibido o trabalho para menores de 14 anos e foram reconhecidos aos trabalhadores urbanos direitos como jornada de até 8 horas por dia e férias anuais remuneradas;
- nacionalismo econômico – as riquezas naturais do país, como jazidas de minérios e quedas-d’água capazes de gerar energia, foram protegidas da exploração por empresas estrangeiras.
Pela nova Constituição, o primeiro presidente da república seria eleito de fórma indireta pelos membros do Congresso Nacional. Não por acaso, Vargas foi o vitorioso nessas eleições. Nessa época, dois grupos políticos rivais ganharam destaque: os integralistas e os aliancistas.
Os integralistas
Em 1932, o escritor e político Plínio Salgado (1895-1975) liderou a formação de um movimento político chamado integralismo. Para divulgar suas ideias, os integralistas fundaram a Ação Integralista Brasileira ( á í bê ), que conseguiu simpatizantes entre empresários, parte da classe média, grupos de imigrantes e oficiais das fôrças armadas. Os integralistas combatiam o comunismo e defendiam o nacionalismo exaltado e a entrega do poder a um chefe integralista.
Inspirados no fascismo, os integralistas submetiam-se a rígidas disciplina e hierarquia. Foram apelidados pelos seus adversários de “galinhas verdes”, devido às camisas verdes que vestiam.
Os integralistas desfilavam pelas ruas como uma tropa militar, gritando a saudação Anauê!, que, em Tupi, significa “você é meu parente”. Tinham como lema “Deus, pátria e família” e combatiam de fórma agressiva seus adversários. Ao todo, foram criados no país mais de mil núcleos integralistas. Depois de um período de ascensão, a á í bê foi extinta pelo govêrno em 1937.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “ govêrno Constitucional”, incluindo seus subitens, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero dois, uma vez que contribui para a caracterização e compreensão dos ciclos da história republicana brasileira, sobretudo do govêrno de Getúlio Vargas entre 1934 e 1937.
Os aliancistas
A principal frente de oposição ao govêrno Vargas e aos integralistas foi a Aliança Nacional Libertadora á êne éle), que reunia socialistas, anarquistas e comunistas. Um dos líderes da á êne éle era o comunista Luís Carlos Prestes. Os aliancistas defendiam:
- a nacionalização das empresas estrangeiras;
- o não pagamento da dívida externa brasileira;
- a reforma agrária com a distribuição de terras aos trabalhadores e o combate ao latifúndio;
- a garantia das liberdades individuais.
Tendo por lema “pão, terra e liberdade”, a á êne éle cresceu rapidamente, criando cêrca de 1,6 mil núcleos pelo país. Assustado com esse crescimento, o govêrno decretou a ilegalidade da á êne éle em julho de 1935. Com isso, ordenou a prisão dos líderes aliancistas argumentando que a intenção da á êne éle era promover um golpe de Estado para derrubar o govêrno.
Rebelião Comunista (1935)
Diante da repressão, alguns comunistas da á êne éle organizaram uma rebelião que estourou em novembro de 1935. O govêrno chamou o movimento de Intentona Comunista. A palavra “intentona” pode significar "plano insensato" ou "ataque não planejado".
Para essa rebelião, os comunistas recrutaram soldados de batalhões do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Por fim, todos os levantes foram dominados pelas fôrças leais ao govêrno.
Os membros mais autoritários do govêrno Vargas usaram a rebelião como pretexto para tomar medidas radicais. Alegando combater o “perigo do comunismo”, o govêrno mandou prender milhares de sindicalistas, operários, militares e intelectuais acusados de atividades subversivas. "Subversivo" refere-se ao ato que pretende derrubar uma situação estabelecida.
Orientações e sugestões didáticas
Texto de aprofundamento
Leia a seguir o texto sobre Nise da Silveira, perseguida pela ditadura Vargas devido a sua participação na Aliança Nacional Libertadora ( á êne éle). Médica psiquiatra e pioneira da terapia ocupacional no Brasil, sua trajetória demonstra o protagonismo feminino no exercício da Medicina, área frequentemente dominada pelos homens em sua época.
A vida de Nise da Silveira
“Nise da Silveira nasceu no dia 15 de fevereiro de 1905, em Maceió, estado de Alagoas. Seus pais foram Maria Lídia da Silveira (pianista) e Faustino Magalhães da Silveira (professor de Matemática). Aos 16 anos de idade, a jovem entrou para a Faculdade de Medicina da Bahia, sendo a única mulher de sua turma.
Na época, cabe lembrar, excetuando-se as áreas de magistério e de enfermagem, a população feminina não tinha acesso às profissões da esfera pública. Nise formou-se aos 21 anos, com especialidade em Psiquiatria. reticências Casou com o médico sanitarista Mário Magalhães, partiu para o Rio de Janeiro e, durante seis anos, trabalhou no Hospital da Praia Vermelha.
Depois da Revolta de 1935, como militante da Aliança Nacional Libertadora ( á êne éle), foi acusada de ser comunista e presa, durante dezesseis meses, na Casa de Detenção da Rua Frei Caneca. Ao sair do cárcere, não conseguiu se reintegrar no mercado de trabalho; e, somente após o advento da anistia, pôde voltar ao serviço público.
Ela jamais se conformou com os métodos violentos empregados para tratar os doentes mentais nos hospícios. Radicalmente contra os procedimentos da época (confinamento, eletrochoques, insulinoterapia e lobotomias), a psiquiatra buscou alternativas para tratar a loucura nas atividades voltadas para a expressividade. Considerava a ideia de inclusão, transformação e cura [por meio] reticências da arte como base para o tratamento das doenças mentais, particularmente a esquizofrenia. reticências
Atendendo a uma de suas propostas, em 1946, o diretor do Centro Psiquiátrico Pedro segundo (hoje, Instituto Municipal Nise da Silveira) incumbiu-a de fundar a Seção de Terapêutica Ocupacional. Para tanto, a médica distribuiu lápis, papel, pincéis e telas reticências [aos] pacientes do Centro Psiquiátrico Nacional. Com esses instrumentos, plantou as sementes de suas ideias: a humanização e a arteterapia. Os métodos eram tão revolucionários que, até, o famoso psiquiatra suíço carl Gustav iúng elogiou seu trabalho. Hoje, a área que desenvolveu denomina-se Terapia Ocupacional.
Em 1952, reunindo o material produzido nos ateliês de pintura e modelagem, fruto da produção artística dos pacientes, Nise fundou o Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, com um acervo de mais de 300 mil trabalhos. Este Museu originou-se da Seção do Centro Psiquiátrico Pedro segundo. No início, os ateliês eram voltados para as diversas linguagens artísticas, incluindo música, dança, teatro, artesanato, pintura e xilogravura. Com o passar do tempo, porém, as áreas de pintura e modelagem assumiram posições de destaque.
Nise fundou, também, a Casa das Palmeiras – uma clínica de reabilitação, em regime de externato, voltada para egressos de hospitais psiquiátricos, e onde voluntários dirigiam as oficinas de arte.”
vainssêncher, Semira Adler. Nise da Silveira. Pesquisa Escolar, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: https://oeds.link/DLTVx8. Acesso em: 9 novembro 2021.
Outras indicações
Para mais informações sobre a questão do voto na história da democracia no Brasil, sugerimos:
- O voto e a evolução do processo democrático (Brasil). Caminhos da Reportagem | tê vê Brasil, 2012. 50 minutos41 segundos. Disponível em: https://oeds.link/6gjYVl. Acesso em: 16 agosto 2022.
- 1985 – 30 anos de democracia (Brasil). univéspi tê vê, 2015. 55 minutos33 segundos. Disponível em: https://oeds.link/NnGvHL. Acesso em: 16 agosto 2022.
- NICOLAU, Jairo. História do voto no Brasil. Rio de Janeiro: zarrár, 2002.
- PINSKY, C. B.; PEDRO, J. M. ( organizador). Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012.
govêrno Ditatorial, o Estado Novo
De acôrdo com a Constituição de 1934, o mandato de Vargas terminaria em 1938, sendo proibida sua reeleição imediata. Aproximando-se a data das eleições, teve início a campanha eleitoral. Porém, Vargas e seu grupo não queriam deixar o poder. Então, prepararam um golpe de Estado para manter Vargas na Presidência da República.
Em setembro de 1937, o serviço secreto do exército divulgou uma notícia falsa de que tinha descoberto um plano comunista chamado Plano Cohen, cuja intenção era “destruir o regime democrático”. Porém, todo esse plano não passava de uma farsa tramada pelo próprio govêrno com apôio dos integralistas. A ameaça do “perigo comunista” foi usada como desculpa para que o govêrno decretasse “estado de guerra” e mandasse prender seus adversários.
Em 10 de novembro daquele ano, o Congresso Nacional foi fechado e uma nova Constituição foi imposta ao país, revogando-se a de 1934. Começava a ditadura do Estado Novo e a concentração de amplos poderes pelo govêrno. Agentes governamentais podiam invadir casas, prender pessoas, julgá-las e condená-las de fórma arbitrária. Além disso, os governos dos estados brasileiros foram entregues a interventores da confiança de Vargas. Os partidos políticos foram extintos e as eleições suspensas. Greves e manifestações contra o govêrno foram proibidas.
Os integralistas se revoltaram contra a extinção de todos os partidos. Então, armaram um plano e atacaram o Palácio Guanabara, residência oficial do presidente, em maio de 1938. Vargas e sua guarda pessoal resistiram ao ataque-surpresa, trocando tiros com a tropa integralista. Por fim, o govêrno saiu vitorioso e puniu severamente os agressores.
Nesse período, a polícia do govêrno era comandada por Filinto míler (1900-1973), um político e militar simpatizante do nazifascismo que, inclusive, visitou oficialmente a Alemanha nazista e se encontrou com o comandante da Gestapo. Como chefe da polícia, míler foi acusado de perseguir, prender e torturar vários prisioneiros.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “ govêrno Ditatorial, o Estado Novo”, incluindo seus subitens, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero dois, uma vez que contribui para a caracterização e a compreensão dos ciclos da história republicana brasileira, sobretudo do govêrno de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945.
Propaganda do govêrno
A partir de 1931, o govêrno Vargas criou órgãos de divulgação para conquistar apôio popular. O mais importante foi o Departamento de Imprensa e Propaganda ( Díp), que fazia publicidade do govêrno e prestava homenagens ao presidente, como foi o caso do livro Uma grande data, publicado pelo órgão em 1941 para comemorar o aniversário de Vargas.
Além de exaltar a imagem de Vargas como “pai dos pobres”, ou “salvador da pátria”, o Díp restringiu a liberdade de expressão durante o Estado Novo, censurando livros, músicas, filmes, peças teatrais, jornais e estações de rádio.
Percebendo a importância do rádio como meio de comunicação, os membros do Díp criaram o programa Hora do Brasil, que as rádios de todo o país eram obrigadas a transmitir. Nesse programa, o govêrno divulgava suas realizações (nunca erros ou fracassos). A Hora do Brasil também foi chamada de “Hora da Desliga” ou “O Fala Sozinho”, pois muita gente desligava seus aparelhos no horário das transmissões.
Orientações e sugestões didáticas
Texto de aprofundamento
Leia a seguir o texto sobre a questão da propaganda oficial durante o Estado Novo escrito pelo historiador Boris Fausto.
A propaganda no Estado Novo
“O regime de 1937 não se dirigiu apenas aos trabalhadores na construção de sua imagem. Tratou de formar uma ampla opinião pública a seu favor, pela censura aos meios de comunicação e pela elaboração de sua própria versão da fase histórica que o país vivia. A preocupação do governo Vargas nesse sentido vinha desde seus primeiros tempos, quando em 1931 surgiu o Departamento Oficial de Publicidade. [...]
[Posteriormente, em dezembro de 1939], o Estado Novo constituiu um verdadeiro ministério da propaganda (o famoso DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda), diretamente subordinado ao presidente da república, que escolhia seus principais dirigentes. O DIP exerceu funções bastante extensas, incluindo cinema, rádio, teatro, imprensa, ‘literatura social e política’, proibiu a entrada no país de ‘publicações nocivas aos interesses brasileiros’; agiu junto à imprensa estrangeira no sentido de evitar que fossem divulgadas ‘informações nocivas ao crédito e à cultura do país’; dirigiu a transmissão diária do programa radiofônico Hora do Brasil que iria atravessar os anos como instrumento de propaganda e de divulgação das obras do governo.
O Estado Novo perseguiu, prendeu, torturou, forçou ao exílio intelectuais e políticos, sobretudo de esquerda e alguns liberais. Mas não adotou uma atitude de perseguições indiscriminadas. Seus dirigentes perceberam a importância de atrair setores letrados a seu serviço: católicos, integralistas, autoritários, esquerdistas disfarçados ocuparam cargos e aceitaram as vantagens que o regime oferecia [...].
Nas várias manifestações dirigidas ao grande público ou nas páginas de publicações como Cultura Política destinadas ao círculo mais restrito, o Estado Novo procurou transmitir sua versão da história do país. No âmbito da história mais recente, ele se apresentava como a consequência lógica da Revolução de 1930. Fazia um corte radical entre o velho Brasil desunido, dominado pelo latifúndio e pelas oligarquias, e o Brasil que nasceu com a revolução. O Estado Novo teria realizado os objetivos revolucionários, promovendo por meio [...] da busca de novas raízes, da integração nacional, de uma ordem não dilacerada pelas disputas partidárias, a entrada do Brasil nos tempos modernos.”
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/ Fundação do Desenvolvimento Educacional, 1994. . 375-376. página
Outras Histórias
Arte e ditadura
Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas conquistou a colaboração e o apôio de intelectuais e artistas, como o poeta Cassiano Ricardo (1895-1974), o sociólogo Oliveira Viana (1883-1951) e o jurista Pontes de Miranda (1892-1979).
Além disso, o govêrno encomendava canções a compositores importantes da música popular brasileira. Em 1943, Benedito Lacerda (1903-1958) e Darci de Oliveira (1905-1945) compuseram o samba Salve 19 de abril para homenagear o aniversário de 60 anos de Getúlio Vargas. A letra da canção compara Vargas a um timoneiro (piloto de uma embarcação) que conduzia o país no rumo certo.
Porém, vários outros artistas e intelectuais resistiram à ditadura de Vargas. Um exemplo bem conhecido é o do escritor alagoano Graciliano Ramos. Acusado de fazer parte da Aliança Nacional Libertadora ( á êne éle), ele foi preso antes da implantação do Estado Novo, em 1936, e libertado um ano depois. Sua experiência no presídio foi narrada no livro Memórias do cárcere, publicado em 1953.
Leia a seguir um pequeno trecho desse livro.
“Naquele dia a comida veio muito ruim, de aspecto mais desagradável que o ordinário. No caixão, ao pé da grade, empilhavam-se os pratos – e o alimento se comprimia formando uma pasta onde se misturavam carne, peixe, arroz e batatas esmagadas. reticências
Afastei-me, pegando a louça imunda, a sentir nos dedos grãos machucados e gordura, subi os degraus de ferro. Lá em cima iria repetir-se a dificuldade comum nas refeições. À falta de mesa ou cadeira, forrávamos a cama com jornais guardados para as tochas com que se que queimavam os percevejos reticências”.
RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 1996. volume. 1. página. 277.
Atividade
Como você descreveria a relação dos artistas com a ditadura do Estado Novo? Use exemplos apresentados no texto para responder.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
A seção “Outras histórias” intitulada “Arte e ditadura” favorece o desenvolvimento das competências , cê gê dois , cê gê três cê ê agá três e . cê ê agá quatro
Outras histórias
Houve intelectuais e artistas, como o poeta Cassiano Ricardo, que apoiaram o govêrno Vargas. Alguns, até mesmo, eram pagos pelo govêrno para compor músicas em homenagem a Getúlio Vargas. Porém, aqueles que se opunham ao govêrno foram perseguidos e oprimidos. Assim, é possível afirmar que a ditadura do Estado Novo foi, de modo geral, autoritária com seus opositores e benevolente com seus apoiadores.
Política econômica
Nos anos 1930, uma das características da política econômica de Vargas foi a defesa da cafeicultura. O Estado procurou evitar a superprodução e recuperar o preço do café com políticas de valorização. Estavam entre as medidas tomadas nesse período:
- a proibição do plantio de novas mudas de café durante três anos;
- a queima de milhões de sacas estocadas em depósitos do próprio govêrno;
- o incentivo ao cultivo de outros gêneros, como algodão, cana-de-açúcar, vegetais e frutas tropicais, para diversificar a produção agrícola.
Com essas medidas, a produção foi sendo reequilibrada e o café voltou a alcançar bons preços no exterior.
O govêrno também estimulou o desenvolvimento da indústria nacional. Para isso, aumentou os impostos sobre produtos importados, que ficaram mais caros e, em consequência, menos acessíveis ao consumidor brasileiro.
Entre as décadas de 1930 e 1940, dobrou o número de indústrias instaladas no Brasil. O crescimento das indústrias foi maior na produção de bens de consumo, como alimentos, tecidos, calçados e móveis.
O govêrno também estimulou a indústria de base, fundando empresas estatais no campo da siderurgia e da mineração. Nesse período foram criadas:
- a Companhia Siderúrgica Nacional ( cê ésse êne), instalada em 1941 na cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro;
- a Companhia Vale do Rio Doce, criada em 1942 com o objetivo de explorar minério de ferro em Minas Gerais.
O aço e o minério de ferro fornecidos por essas empresas foram fundamentais para o crescimento da produção industrial no país, pois eram utilizados como matérias-primas em outras fábricas.
Orientações e sugestões didáticas
Texto de aprofundamento
Leia a seguir o texto sobre as questões econômicas do Brasil durante o govêrno Vargas.
A economia entre o café e a indústria
“Pelo resultado positivo da industrialização, a primeira gestão de Vargas (1930-45) é frequentemente mencionada como um marco da modernização do país – e, nesses quinze anos, o Estado Novo é tido como o apogeu da modernização. Nesse período o Brasil teria deixado de ser um país eminentemente agrícola, dependente exclusivamente do café, para entrar na Róta do mundo industrial e moderno. Esse marco não é infundado se lembrarmos que em 1930 cêrca de 30% da população brasileira morava nas cidades e que nos anos 1970 essa proporção havia se invertido.
Todavia esse processo certamente não pode ser creditado apenas ao ‘gênio’ de Vargas; contou a seu favor uma conjuntura internacional que impôs uma marcha forçada para o desenvolvimento interno, em função de duas grandes crises internacionais: o crack na Bolsa de Nova iórque, em 1929, e a segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939. Tal conjuntura obrigou o Brasil a desenvolver uma indústria para suprir suas necessidades, por meio reticências de um processo conhecido como ‘industrialização por substituição de importações’ – iniciado, aliás, ainda durante a primeira Guerra Mundial.
Mas, assim como o Estado Novo não iniciou a repressão política, também não inventou a industrialização. Se comparado com o desempenho da agricultura, vemos que o Estado Novo consolidou o papel da indústria como base da economia nacional, uma mudança que já vinha de antes. Vemos também que o crescimento industrial declinou nos anos de guerra, embora nesse mesmo período estivessem sendo gestados os instrumentos que permitiriam levar a cabo, nas décadas seguintes, o modêlo de desenvolvimento da Era Vargas, apoiado em três pilares básicos: investimentos estatais nacionais, investimentos privados nacionais e capital estrangeiro, público ou privado.
Período |
Agricultura |
Indústria |
Total |
---|---|---|---|
1920-29 |
4,1% |
2,8% |
3,9% |
1933-39 |
1,7% |
11,2% |
4,9% |
1939-45 |
1,7% |
5,4% |
3,2% |
Fonte: VILELA, A.; BAER, Werner. Crescimento industrial e industrialização. Dados, . 9, número . 124, 1972. página
Outro lado importante é que, em 1940, 70% dos estabelecimentos industriais brasileiros haviam sido criados a partir de 1930 – evidenciando assim a importância dos arranjos econômicos feitos no país para vencer os efeitos da crise de 1929. É relevante ainda que a agricultura, que vai perdendo seu papel hegemônico na economia do Brasil, também começa a sofrer transformações: o café deixa de ser o único produto expressivo de nossa pauta de exportações, passando a dividir esse espaço com o cacau e com o algodão especialmente. O café, que em 1933 representava 72% das exportações brasileiras, não ultrapassará a marca de 39% em 1939. No plano geral do país, vemos que, na década de 1930, enquanto a produção agrícola tem um volume de crescimento na ordem de 20%, a produção industrial cresce 125%.
Associando crescimento e defesa nacional, durante a guerra foram criadas várias empresas estatais de transportes e navegação em diversas regiões do país, como o Amazonas, a Bacia do Prata e outras. Isso fortalecia uma política de segurança, bem como empreendimentos voltados para a produção de energia, a exemplo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, fundada em 1945. No âmbito da indústria de ponta, entrando diretamente na esfera da produção, foi criada, em 1941, a Companhia Siderúrgica Nacional, e, dois anos mais tarde, a Companhia Nacional de Álcalis e a Fábrica Nacional, todas as três no estado do Rio [de Janeiro].”
D’ARAUJO, Maria Celina Soares. O Estado Novo. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 2000. página. 40-43.
A urbanização
No decorrer do século vinte, ocorreu intenso crescimento da urbanização no Brasil. Como mostra o quadro a seguir, a população rural era maior que a urbana até 1960. Mas essa relação se inverteu, e a população urbana superou a rural a partir de 1970. No ano 2000, cêrca de 81% da população era urbana e esse índice continuou crescendo. Essas transformações passaram a exigir da administração das cidades a ampliação dos serviços de abastecimento de água, redes de esgoto, coleta de lixo, iluminação das ruas, arborização etcétera
Ano |
População Total |
População Urbana |
População Rural |
Urbanização (%) |
---|---|---|---|---|
1940 |
41.236.315 |
12.880.182 |
28.356.133 |
31,24 |
1950 |
51.944.397 |
18.782.891 |
33.161.506 |
36,16 |
1960 |
70.070.457 |
31.303.034 |
38.767.423 |
44,67 |
1970 |
93.139.037 |
52.084.984 |
41.054.053 |
55,92 |
1980 |
119.002.706 |
80.436.409 |
38.566.297 |
67,59 |
1991 |
146.825.475 |
110.990.990 |
35.834.485 |
75,59 |
2000 |
169.799.170 |
137.953.959 |
31.845.211 |
81,25 |
2010 |
190.755.799 |
160.925.792 |
29.830.007 |
84,36 |
Fonte: istân, Cristiano êti ól A população urbana e a difusão das cidades de porte médio no Brasil. Interações, Campo Grande, volume. 14, número. 2, página. 254, julho a dezembro. 2013.
Durante o período getulista, já se percebia o avanço da vida urbana em relação à sociedade rural. Avanço não apenas nas taxas de população, mas também em setores como comércio, serviços, indústrias. As cidades se desenvolveram por várias regiões do país e, dentro delas, cresceram as desigualdades que separavam os bairros nobres – com boa infraestrutura – das periferias pobres – carentes de saneamento básico, luz elétrica, ruas pavimentadas etcétera ponto
O crescimento industrial atraiu milhares de trabalhadores rurais para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Pôrto Alegre. A partir dos anos 1940, esses trabalhadores eram, principalmente, migrantes nordestinos.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “A urbanização” favorece o desenvolvimento das competências cê gê seis, cê ê agá quatro e cê ê agá cinco. Já o texto “O trabalhismo”, incluindo o boxe “Para pensar” que o acompanha, contribui para o desenvolvimento das competências cê gê seis e cê ê agá quatro, bem como das habilidades ê éfe zero nove agá ih zero seis e ê éfe zero nove agá ih zero nove, visto que identifica e discute o papel do trabalhismo como fôrça política e social no Brasil, e relaciona-o à conquista de direitos trabalhistas, o que está em diálogo com o tema contemporâneo transversal Trabalho.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
O papel da propaganda na Era Vargas
[Música instrumental tocando]
[Locutora 1]: Essa música é familiar para você? Por acaso você já a ouviu tocar em algum momento?
[Locutora 2]: Pode até ser que os mais jovens não conheçam, mas é possível que boa parte dos adultos brasileiros já ouviu essa música alguma vez.
[Locutora 1]: Ela é um trecho da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, que foi um importante compositor brasileiro do século XIX. E é a abertura do programa de rádio A Voz do Brasil, transmitido em território nacional de segunda a sexta-feira.
[Locutora 2]: Mas, qual a relação entre o programa A Voz do Brasil e o episódio do podcast de hoje? Vamos descobrir?
[Vinheta]
[Locutora 1]: No episódio de hoje do nosso podcast iremos falar sobre o papel da propaganda na Era Vargas. Então, para começar, vamos lembrar rapidamente o que foi esse período da nossa História.
[Música instrumental ao fundo]
[Locutora 2]: Entre os anos de 1930 e 1945, o Brasil foi governado por Getúlio Vargas. Seu governo ficou marcado, entre outros aspectos, pela aproximação com as classes médias e trabalhadoras das cidades e também pela perseguição aos seus opositores. Enquanto esteve no poder, Vargas nem sempre governou de forma democrática, ainda assim, conquistou uma enorme popularidade entre os brasileiros.
[Locutora 1]: Realmente, Getúlio Vargas foi uma figura, no mínimo, polêmica. O político gaúcho dividiu opiniões durante os anos em que esteve à frente da presidência.
E uma das principais estratégias para alcançar a popularidade foi investir em propaganda política.
[Locutora 2]: Vargas usou os meios de comunicação daquela época para construir e divulgar uma imagem positiva de seu governo. Ele se valeu de jornais, revistas, cartilhas escolares e do rádio, que era o principal meio de comunicação de massa do período.
Além disso, seu governo usou dispositivos questionáveis, como a Censura.
Em 1939, criou o Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP. Esse órgão controlava e coordenava todo o tipo de informação e propaganda nacional. Ou seja, tudo o que era publicado ou transmitido pelos meios de comunicação estava sob estreita vigilância do DIP. Isso significou, na prática, que a maioria das pessoas não tinha fácil acesso a informações com diferentes pontos de vista.
[Locutora 1]: Além de censurar publicações que faziam oposição ao governo, esse órgão produzia conteúdos que exaltavam a imagem da nação brasileira e do presidente Vargas.
[Locutora 2]: E onde entra A Voz do Brasil nessa história toda? Ela é anterior ao DIP, não é?
[Locutora 1]: Isso mesmo. Esse programa de rádio foi criado em 1935 para aumentar a popularidade do então presidente Getúlio Vargas. Só que, nessa época, tinha o nome de Programa Nacional. Também não era transmitido obrigatoriamente por todas as rádios num mesmo horário. Isso mudou em 1938, quando o programa passou a se chamar Hora do Brasil e sua transmissão se tornou obrigatória em todas as rádios pontualmente às 19 horas. Somente em 1971 é que o programa adotou o nome que tem ainda hoje, chamado de A voz do Brasil.
[Locutora 2]: Pois é! Até hoje, sua transmissão é obrigatória, mas o horário foi flexibilizado. Ele pode ser transmitido entre as 19 e as 22 horas. E apresenta notícias de ações do governo federal, do Congresso nacional e até do poder judiciário.
Mas o que era transmitido na época do governo de Getúlio Vargas? Apenas notícias, tal qual é hoje?
[Locutora 1]: Não! Havia música brasileira, documentários históricos, peças de radioteatro, além, claro, de informações sobre as ações do governo federal. Era um jornalismo que exaltava as realizações do presidente Getúlio Vargas, criando uma imagem positiva. O programa, naquele momento chamado Hora do Brasil, fazia parte de uma estratégia de propaganda política que fortalecia o governo.
[Locutora 2]: E isso era muito importante para Vargas.
Nessa época, as cidades estavam crescendo e a classe trabalhadora também. Essa classe reivindicava por melhorias e regulação na jornada de trabalho. Por isso, cada vez mais surgiam sindicatos e organizações de trabalhadores para lutar por direitos.
Foi nesse cenário que a política de Vargas se aproximou dos trabalhadores. Seu governo criou e consolidou as leis trabalhistas, que eram uma demanda antiga da classe trabalhadora e pelas quais já havia bastante pressão. Ao mesmo tempo, ele passou a exaltar o trabalhador como uma figura fundamental para a construção do Estado Nacional. Esse tipo de reconhecimento era importante para os sindicalistas e trabalhadores em geral. Por meio dessa política, Vargas conseguia aumentar o apoio popular ao seu governo. E apoio é essencial para se manter no poder.
[Locutora 1]: Olha só que interessante, o Ministro do Trabalho fazia palestras semanais na Hora do Brasil entre 1942 e 1945. Dessa forma, o governo Vargas reforçava a ideia de que reconhecia a importância dos trabalhadores para o Estado. Isso ao mesmo tempo em que tentava conciliar os interesses do empresariado e dos trabalhadores, mediando os conflitos entre esses dois grupos.
Valendo-se dessas e de outras estratégias, Vargas criou um cenário de estabilidade política.
[Locutora 2]: Exatamente. E vale reforçar para nossos ouvintes que a estratégia de propaganda usada por Vargas não era nova. Outros líderes com características parecidas também se utilizaram da propaganda como recurso político. E isso continua a existir até hoje.
[Locutora 1]: Com certeza! A propaganda é uma das mais importantes ferramentas políticas. Ela utiliza todos os meios de comunicação para alcançar o seu público!
[Locutora 2]: Na Era Vargas, o rádio teve um papel fundamental. Hoje em dia, as redes sociais são um dos principais meios de difusão de propaganda política. Por isso é tão importante ficarmos atentos às notícias e propagandas que chegam até nós.
[Locutora 1]: Exatamente. Além disso, há o caso das fake news, quando as notícias divulgadas sequer são verdadeiras.
[Locutora 2]: E agora, ficamos por aqui.
[Locutora 1]: Esperamos que tenham gostado e até o próximo episódio!
[Música instrumental tocando]
O trabalhismo
Com a ocorrência de mudanças socioeconômicas, desenvolveu-se a consciência dos trabalhadores de que era preciso lutar por seus direitos.
Diante da importância do operariado, o govêrno Vargas deu impulso ao trabalhismo, que se espalhou como movimento social e político em várias regiões do país. Com isso, o govêrno procurava dar proteção aos trabalhadores urbanos, afastar os trabalhadores das correntes socialistas e conseguir sua cooperação sob o contrôle do Estado.
De modo geral, o trabalhismo lutou pela garantia de direitos fundamentais para os trabalhadores, como o salário mínimo. Pela lei, o salário mínimo deveria cobrir as despesas de uma família urbana, composta de quatro pessoas, com habitação, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, transporte e higiene.
Além do salário mínimo, foram garantidos direitos como férias remuneradas, jornada diária de 8 horas, descanso semanal remunerado, relativa estabilidade no emprêgo, entre outros. Contudo, apenas os trabalhadores urbanos desfrutaram desses direitos trabalhistas. Os trabalhadores rurais só foram atendidos a partir de 1963, com o Estatuto do Trabalhador Rural. Isso demonstra a fôrça dos proprietários rurais que, sem a interferência do Estado, impunham suas regras aos trabalhadores locais.
cê éle tê: legado de Vargas
Em 1943, todas as leis trabalhistas foram reunidas na Consolidação das Leis do Trabalho ( cê éle tê). Para aplicar essa legislação, foi aprimorada a Justiça Trabalhista, que buscava solucionar os conflitos entre patrões e empregados.
Em resumo, o govêrno atuou para conciliar interesses de trabalhadores e empresários, mediando os conflitos entre eles. De um lado, reconhecia as necessidades e os objetivos dos trabalhadores e, por isso, fazia “concessões” ao operariado. De outro, utilizava essas concessões para atrair a simpatia dos trabalhadores e impedir reivindicações mais profundas, controlando os sindicatos e dificultando a organização de movimentos de oposição. Nesse jôgo, o govêrno Vargas garantia a ordem pública e a estabilidade social.
responda oralmente
para pensar
Em sua opinião, as leis trabalhistas são conquistas dos operários ou concessões do govêrno e dos patrões? Reflita e comente.
Orientações e sugestões didáticas
Para pensar
Resposta pessoal. Tema para reflexão. Ressalte que, no contexto da atividade, conquista é um objetivo alcançado por um grupo social por meio de seu esfôrço e luta, contrastando com concessão, que é algo que foi permitido, autorizado. Espera-se que os estudantes reconheçam a ambiguidade do tema. As leis trabalhistas representaram ambas as situações, pois resultaram tanto da mobilização histórica dos trabalhadores quanto da política governamental de atrair os operários para sua base de sustentação política com o objetivo de controlá-los.
Brasil na Segunda Guerra Mundial
De 1939 a 1945, ocorreu a Segunda Guerra Mundial, que foi estudada no capítulo 5. Durante os dois primeiros anos desse conflito, Getúlio Vargas desenvolveu uma política ambígua, sem apoiar declaradamente nenhuma das partes em conflito. Contudo, a partir de 1941, o govêrno brasileiro fez acordos com os Estados Unidos para apoiar os Aliados contra o nazifascismo.
O govêrno brasileiro forneceu borracha e minério de ferro para os Aliados e permitiu que militares estadunidenses utilizassem bases no Nordeste do Brasil. Em troca, o govêrno dos Estados Unidos financiou a construção da Companhia Siderúrgica Nacional.
Os nazistas reagiram à cooperação entre brasileiros e Aliados. Submarinos alemães afundaram navios brasileiros, o que criou uma comoção no país. Então, o govêrno do Brasil declarou guerra ao Eixo, em 1942.
Em 1944, a fôrça Expedicionária Brasileira ( féb) foi deslocada para a Itália, onde participou de batalhas em Monte Castello, Castelnuovo e Fornovo.
A Segunda Guerra Mundial não afetou apenas a vida dos brasileiros que lutaram na Europa. No Brasil, as consequências foram sentidas de várias fórmas. Por exemplo, os imigrantes e descendentes de origem alemã, italiana e japonesa foram proibidos de falar suas línguas e muitos foram presos. O clima de guerra repercutiu até no futebol. O govêrno proibiu nomes de clubes que homenageavam os países inimigos. Em São Paulo, o clube Palestra Itália mudou o nome para Palmeiras. Em Belo Horizonte, o clube Societá Sportiva Palestra Italia mudou o nome para Cruzeiro.
Nesse período, também era comum a falta de alimentos para abastecer a população das cidades. Além disso, a repressão às greves ficou mais feroz. Os operários eram considerados “soldados da produção” e, se paralisassem suas atividades, poderiam ser punidos.
Orientações e sugestões didáticas
Orientação didática
A Era Vargas, especialmente o período do Estado Novo, tem elementos comuns com os conteúdos que foram desenvolvidos, neste volume, nos capítulos 4 e 5, intitulados, respectivamente, “Crise capitalista e totalitarismo” e “Segunda Guerra Mundial”.
A Era Vargas guarda semelhanças com outros governos da época tanto na América Latina quanto na Europa. Esses traços comuns apontam para o nacionalismo, o autoritarismo, a censura dos meios de comunicação, o culto à personalidade do governante, o contrôle dos rumos da economia. Apesar das semelhanças, os acontecimentos históricos são singulares. Assim, o govêrno Vargas assumiu características específicas que também o distinguem dos regimes fascistas, tendo o Brasil, inclusive, lutado na Segunda Guerra Mundial com a fôrça Expedicionária Brasileira ( féb) contra o nazifascimo. Nessa mesma época, ocorreu intensa aproximação entre Brasil e Estados Unidos, simbolizada, por exemplo, pela criação do personagem Zé Carioca (Estúdios Disney) e pela valorização, por Hollywood, da artista Carmem Miranda.
Outras indicações
• MOURA, Gérson. Neutralidade do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Fundação Getúlio Vargas . Disponível em: cê pê dóc https://oeds.link/GCGldJ.
Texto do verbete sobre a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
• Histórias do Brasil – O Brasil na Segunda Guerra (Brasil). tê vê Senado, 2017. 5 minutos5 segundos. Disponível em: https://oeds.link/bLxiH9.
Vídeo sobre o contexto histórico da entrada do Brasil na guerra e a atuação dos pracinhas. É um material interessante para apresentar aos estudantes em sala de aula.
• , Alexandre. Brasil relutou até entrar na guerra ao lado dos Aliados. chósler Deutsche Welle Brasil, 6 maio 2015. Disponível em: https://oeds.link/23J3tY.
Reportagem sobre a relutância brasileira em ingressar na Segunda Guerra Mundial.
• ROSAS, Frederico. A aventura dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial. El País Brasil, 20 abril. 2014. Disponível em: https://oeds.link/E2UOyR.
Reportagem com depoimentos dos ex-combatentes brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
• PAPPON, Thomas. bê bê cê resgata vozes e sambas esquecidos dos soldados brasileiros na 2ª Guerra. bê bê cê Brasil, 14 . 2018. Disponível em: março https://oeds.link/Vjq9MU.
Reportagem sobre as canções criadas e cantadas pelos combatentes brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial.
Acessos em: 28 março. 2022.
Fim do Estado Novo
A guerra contra o nazifascismo foi aproveitada por alguns grupos de oposição a Vargas para combater o “fascismo interno” do Estado Novo no Brasil.
Sabendo dos movimentos para derrubá-lo, Vargas antecipou-se e liderou uma abertura democrática. Em fevereiro de 1945, estabeleceu um prazo para a eleição presidencial, concedeu anistia aos presos políticos e permitiu a volta dos exilados ao Brasil. Nesse período, diversos partidos políticos foram organizados.
Nas eleições presidenciais marcadas para 2 de dezembro de 1945, concorreram três candidatos: o general Eurico Gaspar Dutra, pelo PSD (Partido Social Democrático), com o apoio do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro); o brigadeiro Eduardo Gomes, pela UDN (União Nacional Democrática); e o engenheiro Yedo Fiúza, pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Durante a campanha, Vargas foi ambíguo: manifestava apoio ao general Dutra, mas também estimulava um movimento popular que exigia sua permanência no poder. Era o queremismo, palavra derivada do lema “Queremos Getúlio,” repetido nas manifestações populares.
Setores da oposição política, reunindo militares e civis, temiam que Vargas continuasse no poder. Assim, uniram forças para derrubá-lo. Em 29 de outubro de 1945, tropas do exército obrigaram o presidente a renunciar, encerrando o Estado Novo. Vargas retirou-se para a cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul. Contando com o apoio do ex-presidente, o general Dutra venceu as eleições presidenciais.
responda oralmente
para pensar
Mesmo tendo governado o Brasil de fórma ditatorial, a fórça política de Vargas junto ao povo foi capaz de eleger Dutra para a Presidência do país. Como você explicaria essa situação?
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
O texto “Fim do Estado Novo” favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero nove agá ih zero dois, uma vez que contribui para a caracterização e a compreensão dos ciclos da história republicana brasileira, em especial o fim do Estado Novo.
Para pensar
Tema para reflexão e debate. Ao fim do Estado Novo, Getúlio Vargas tinha grande prestígio popular. Por isso, seu apôio foi decisivo para a vitória do general Dutra. Os estudantes podem argumentar que, apesar de ter implantado um govêrno autoritário, Vargas desenvolveu uma política que garantiu uma série de direitos fundamentais aos trabalhadores. Além disso, é possível ressaltar que a propaganda governamental enaltecia a figura de Vargas, o que contribuiu para consolidá-lo como um mito na política nacional.
Oficina de história
Responda no caderno
Conferir e refletir
1. A seguir, identifique as frases incorretas sobre a Era Vargas. Depois, reescreva-as de fórma correta no caderno.
- A crise de 1929 enfraqueceu os cafeicultores de São Paulo, o que gerou um desacordo entre as elites paulista e mineira sobre o candidato que sucederia uóshinton Luís na Presidência.
- A Aliança Liberal não aceitou a vitória de Júlio Prestes nas eleições presidenciais de 1930, dando início a uma revolta que levou Getúlio Vargas ao poder.
- No govêrno Provisório, Vargas manteve a Constituição de 1891, fortaleceu órgãos legislativos e apoiou os presidentes dos estados com a indicação de interventores militares.
- ême ême dê cê é a sigla dos nomes dos estudantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo que foram mortos em 1932 durante manifestação contra o govêrno de Getúlio Vargas.
- A Aliança Integralista Brasileira combatia o nacionalismo e defendia o anarquismo e o enfraquecimento do Estado, enquanto a Aliança Nacional Liberatora defendia a privatização das empresas estatais e o pagamento da dívida externa.
- Após o resultado das eleições de 1930, havia grande tensão social no Brasil. Nesse contexto, atribui-se ao governador mineiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrade a seguinte frase: “Façamos a revolução, antes que o povo a faça”. Como você a interpreta?
- Elabore um quadro comparando a Constituição de 1891 (abordada no capítulo 2) e a Constituição de 1934. Considere temas como o direito ao voto, a divisão entre os poderes e os direitos trabalhistas. Depois, escreva um breve texto comentando diferenças e semelhanças entre elas.
Versão adaptada acessível
3. Elabore um texto ou produza um áudio comparando a Constituição de 1891 (abordada no capítulo 2) e a Constituição de 1934. Considere temas como o direito ao voto, a divisão entre os poderes e os direitos trabalhistas. Depois, finalize sua produção comentando diferenças e semelhanças entre elas.
Orientação para acessibilidade
O objetivo da atividade é que o estudante compare as duas Constituições, compreendendo suas semelhanças e diferenças. Em um quadro comparativo se indica categorias fixas que devem constar nas linhas e colunas dessa representação. No caso da produção textual ou oral, deve-se estar atento em averiguar se o estudante estabeleceu as mesmas categorias comparativas para ambas as Constituições, evidenciando dessa forma que o objetivo da atividade foi alcançado independentemente do formato de sua execução.
- Em seu caderno, crie uma palavra cruzada sobre o Estado Novo utilizando as dicas a seguir.
- Nome do movimento popular derivado do lema “Queremos Getúlio”, que exigia a permanência de Vargas no poder em 1945.
- Movimento comunista que se rebelou militarmente contra o govêrno de Getúlio Vargas em 1935.
- Setor da economia estimulado pelo govêrno Vargas por meio da fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, em 1941, e da Companhia Vale do Rio Doce, em 1942.
- fôrça militar brasileira que lutou na Segunda Guerra Mundial junto aos Aliados e contra o nazifascismo.
- Órgão governamental responsável pela censura aos meios de comunicação e pela coordenação da propaganda do Estado.
- Falso plano comunista criado pelo govêrno Vargas com apôio dos integralistas para prender adversários políticos e implantar o Estado Novo.
Versão adaptada acessível
4. Sobre o Estado Novo, escreva os termos que se associam corretamente às alternativas a seguir.
a. Nome do movimento popular derivado do lema “Queremos Getúlio”, que exigia a permanência de Vargas no poder em 1945.
b. Movimento comunista que se rebelou militarmente contra o governo de Getúlio Vargas em 1935.
c. Setor da economia estimulado pelo governo Vargas por meio da fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, em 1941, e da Companhia Vale do Rio Doce, em 1942.
d. Força militar brasileira que lutou na Segunda Guerra Mundial junto aos Aliados e contra o nazifascismo.
e. Órgão governamental responsável pela censura aos meios de comunicação e pela coordenação da propaganda do Estado.
f. Falso plano comunista criado pelo governo Vargas com apoio dos integralistas para prender adversários políticos e implantar o Estado Novo.
Orientação para acessibilidade
Resposta: 4. a) Queremismo;
b) Intentona Comunista;
c) Indústria de base;
d) FEB;
e) DIP;
f) Plano Cohen;
g) Hora do Brasil;
h) CLT;
i) Trabalhismo.
Orientações e sugestões didáticas
Alerta ao professor
Esta seção favorece o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades da Bê êne cê cê:
- cê gê dois (atividade 8);
- cê ê cê agá cinco (atividade 3);
- cê ê agá três (atividade 8);
- ê éfe zero nove agá ih zero dois (atividades 2, 3 e 6);
- ê éfe zero nove agá ih zero oito (atividade 7);
- ê éfe zero nove agá ih zero nove (atividade 7).
Oficina de História
Conferir e refletir
1. Estão incorretas as frases c e ê, que podem ser corrigidas da seguinte fórma:
c) No govêrno Provisório, Vargas suspendeu a Constituição de 1891, fechou órgãos legislativos e destituiu os presidentes dos estados com a indicação de interventores militares.
e) A Ação Integralista Brasileira combatia o comunismo e defendia o nacionalismo e o fortalecimento do Estado, enquanto a Aliança Nacional Libertadora defendia a nacionalização das empresas estrangeiras e o não pagamento da dívida externa.
2. Depois de ouvir as respostas dos estudantes, comente que, segundo a frase, havia um clima de insatisfação popular que poderia provocar uma revolução. De acôrdo com o governador mineiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, porém, antes que o povo fizesse uma revolução, as elites deveriam assumir o comando do processo de mudanças, a fim de se manter no poder.
3. Sugestão de quadro:
Constituição de 1891 |
Constituição de 1934 |
---|---|
Voto aberto |
Voto secreto |
Mulheres e analfabetos não votam |
Direito de voto à mulher; analfabeto não vota |
Estabeleceu três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) |
Estabeleceu três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) |
Não incluía direitos trabalhistas |
Incluía direitos trabalhistas |
O estudante pode apontar como diferenças entre as duas constituições:
- o voto dos eleitores passou a ser secreto, o que dificultou a continuidade de práticas como o clientelismo e o voto de cabresto;
- a conquista do voto feminino;
- a inclusão de direitos trabalhistas, como a jornada diária de 8 horas e as férias anuais remuneradas.
Entre as semelhanças, ambas as constituições mantiveram o Estado brasileiro dividido em três poderes e os analfabetos sem direito ao voto. Se julgar pertinente, acrescente uma terceira coluna à resposta da questão, para incluir dados relativos à Constituição de 1988, lidando, assim, com o tema contemporâneo transversal Vida familiar e social.
- Programa de rádio, de transmissão obrigatória, criado pelo Díp para exaltar o govêrno de Vargas.
- Conjunto de legislações trabalhistas existentes no Brasil até 1943, cujo objetivo era regulamentar as relações entre trabalhadores urbanos e patrões.
- Movimento social e político impulsionado pelo govêrno Vargas para, ao mesmo tempo, proteger e controlar os trabalhadores urbanos.
- Por que o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados? Explique.
- O govêrno implantado no Brasil entre 1937 e 1945 pode ser considerado autoritário? Explique com base em exemplos.
- Elabore um texto relacionando o voto feminino e a emancipação das mulheres.
Interpretar texto e imagem
8. A propaganda foi um instrumento importante para legitimar o poder político no Estado Novo. Era por meio dela que o transmitia seus “recados” para os cidadãos. As cartilhas escolares, por exemplo, anunciavam Getúlio Vargas como “pai da nação”. Observe a imagem a seguir e responda às questões.
- Quem é a personagem principal representada?
- Explique a mensagem que essa imagem pretende transmitir.
Orientações e sugestões didáticas
- A palavra cruzada pode ser concebida de maneira livre, mas deve considerar as respostas a seguir para as dicas elencadas:
- Queremismo; b) Intentona Comunista; c) Indústria de base; d) féb; e) Díp; f) Plano Cohen; g) Hora do Brasil; h) cê éle tê; i) Trabalhismo.
- Em troca do apôio do Brasil aos Aliados, o govêrno de Vargas conseguiu, junto ao govêrno estadunidense, financiamento para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional. De sua parte, o govêrno brasileiro comprometeu-se a fornecer borracha e minério de ferro para os países Aliados e permitiu que militares dos Estados Unidos fossem enviados para bases militares instaladas no Nordeste brasileiro. Em reação, a Alemanha nazista mandou submarinos alemães para afundarem navios brasileiros. Esse acontecimento gerou uma comoção nacional, o que pressionou o govêrno brasileiro a declarar guerra às potências do Eixo em 1942.
- Sim. Os estudantes podem ressaltar medidas autoritárias como a criação do Díp, que era um órgão estatal de contrôle da imprensa; a propaganda oficial, que visava influenciar a opinião pública; a criação do programa de rádio Hora do Brasil, transmitido para todo o território nacional, que divulgava as realizações do govêrno; a imposição de interventores; a criação da polícia política; o contrôle sobre os sindicatos; a extinção dos partidos políticos.
- Resposta pessoal. Estimule os estudantes a produzir textos que reflitam sobre a situação das mulheres no Brasil durante a primeira metade do século vinte. É possível valorizar os exemplos de Bertha Lutz, Antonieta de Barros, Carlota Pereira de Queiroz e outras mulheres, pois naquela época a participação política feminina era reduzida. Além desses exemplos, oito mulheres foram eleitas deputadas estaduais nas eleições de 1934: Lili Lages, Maria do Céu Pereira Fernandes, Maria Luísa , Maria Teresa Nogueira de Azevedo, Maria Teresa Silveira de Barros Camargo, Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, Rosa Castro e Zuleide Bogéa.
Interpretar texto e imagem
8. a) Atividade de leitura e interpretação de imagens. O protagonista dessa imagem é Getúlio Vargas, representado ao lado de crianças.
b) Tema para reflexão e debate. Nas cartilhas, Getúlio Vargas é apresentado como uma pessoa alegre e afetuosa, próxima das crianças, o “pai da nação”. Espera-se que os estudantes compreendam a imagem da cartilha de 1940 como um instrumento de propaganda de govêrno que enaltece a figura de Vargas.