UNIDADE 7 AMÉRICA: ORGANIZAÇÕES, CONFLITOS E INTEGRAÇÃO
Nesta Unidade vamos estudar as organizações mundiais e regionais e sua atuação nos países do continente americano. Em seguida, estudaremos áreas de conflitos e tensões nas regiões de fronteiras dos países americanos, além de outros impasses nas relações entre eles. Concluiremos o estudo conhecendo aspectos da faixa de fronteira do Brasil e das cidades-gêmeas, a busca da integração física e energética entre os países da América do Sul e a presença do Brasil na Antártida.
A plenária da ônu é o lugar onde ocorre a Assembleia Geral das Nações Unidas. Todos os países-membros dessa organização participam desse evento, que ocorre desde 1946.
Essa Assembleia é o único órgão da ônu em que os membros participam de maneira igualitária das negociações. O Brasil, tradicionalmente, abre as reuniões da Assembleia Geral das Nações Unidas.
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- Você sabe o que é a ônu, quando e por que ela foi criada?
- Você conhece alguma organização internacional mundial ou regional? Se sim, qual é a função dela?
- Em 1991, o Brasil formou um bloco econômico com Argentina, Uruguai e Paraguai. Qual é a sigla desse bloco e o seu significado?
PERCURSO 25 ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS
1. O que são organizações mundiais?
As organizações mundiais, também chamadas de organismos internacionais, são associações que reúnem países ou Estados com o propósito de cooperarem entre si na resolução de problemas ou impasses de âmbito político, econômico, social e cultural, além de outros no contexto mundial.
• A ônu: objetivos e origem
A Organização das Nações Unidas ( ônu) tem como objetivos assegurar a paz por meio da resolução pacífica de conflitos que coloquem em risco a segurança coletiva, defender os direitos humanos e promover o desenvolvimento social e econômico entre os países ou Estados-membros.
A ônu está sediada em Nova iórque e, até meados de 2022, a instituição contava com 193 países-membros.
Criada em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ônu substituiu a Sociedade das Nações, ou Liga das Nações, concebida após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e marcada por não conseguir evitar um novo conflito armado no mundo.
• Alguns órgãos da ônu
A ônu é composta de vários órgãos e agências especializados, destacando-se o Conselho de Segurança, o Fundo Monetário Internacional ( éfe ême í) e o Banco Mundial.
NAVEGAR É PRECISO
Nações Unidas do Brasil
https://oeds.link/9Rmy2a
Com várias informações sobre os órgãos e programas especializados da ônu, esse site permite visualizar notícias e publicações dessa organização, como o acesso na íntegra à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
QUEM LÊ VIAJA MAIS
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de.
Nascemos livres: a Declaração Universal dos Direitos Humanos em imagens. São Paulo: ésse eme, 2008.
Adaptação livre dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, acompanhada de imagens resultantes do trabalho de 28 artistas de diversos países.
Conselho de Segurança
O Conselho de Segurança é formado por representantes de quinze Estados-membros: cinco permanentes, com direito a veto a qualquer decisão (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido), e dez rotativos (o Brasil participou no biênio 2022-2023). O organismo tem poder para aprovar embargos a países, ações armadas e missões de paz. Há anos países que não usufruem uma vaga permanente no Conselho de Segurança reivindicam sua reforma, inclusive o Brasil, que nos últimos anos tem integrado as fôrças de Paz da ônu, compostas de efetivos militares de diversos países para atuar em áreas de conflitos (consulte o mapa). Entre 2004 e 2017, o Brasil manteve tropas no Haiti.
Mundo: missões de paz da ônu – 2019
Fonte: UNITED Nations peacekeeping operacions: map. número . quatro mil duzentas e cinquenta e nove New York: ,2019. Disponível em: https://oeds.link/Cjdcxa. Acesso em: 9 junho 2022.
Fundo Monetário Internacional
O éfe ême í é uma agência da ônu fundada em 1945 que atua mundialmente para promover e assegurar a cooperação e a estabilidade dos sistemas financeiros e monetários, além de prestar assistência técnica em assuntos econômicos aos países-membros.
Vários países latino-americanos, inclusive o Brasil, já recorreram aos empréstimos do éfe ême í para sanar dificuldades econômicas.
Banco Mundial
O Banco Mundial foi fundado na mesma época que o éfe ême í e também é uma agência especializada da ônu. Inicialmente chamado Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento ( bârd), foi o principal agente financeiro dos processos de reconstrução de países europeus após a Segunda Guerra Mundial.
QUEM LÊ VIAJA MAIS
millê damiãn tussãn ériqui.
50 perguntas, 50 respostas sobre a dívida, o éfe ême í e o Banco Mundial. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.
Estruturado em fórma de perguntas e respostas, o livro mostra a atuação do éfe ême í e do Banco Mundial, bem como suas implicações nos países menos desenvolvidos.
• Organização Mundial do Comércio
Diferentemente do éfe ême í e do Banco Mundial, que têm séde em Washington D.C. (Estados Unidos), a Organização Mundial do Comércio ( ó ême cê) está sediada na cidade de Genebra, na Suíça. Criada em 1995 em substituição ao Acordo Geral de Comércio e Tarifas (, sigla em inglês para General Agreement on Tariffs and Trade), de 1944, a ó ême cê é uma organização ligada à ônu que tem como objetivo fixar as regras do comércio mundial, visando ampliá-lo.
Em busca desse objetivo, a ó ême cê atende os governos que se sentem prejudicados no comércio mundial. Além disso, organiza rodadas de negociação entre seus países-membros, visando à obtenção de acordos em impasses no comércio mundial.
2. Brasil: exemplo de impasse comercial e a ó ême cê
O Brasil já vivenciou situações de impasse comercial com outros países que tiveram resolução por intermédio da ó ême cê. Um caso emblemático envolveu as exportações de suco de laranja do Brasil para os Estados Unidos, entre 2009 e 2013. Durante esse período, o governo estadunidense acionou a ó ême cê alegando que o Brasil estaria vendendo o suco a preços inferiores aos do mercado brasileiro, com o objetivo de obter vantagem competitiva em relação aos produtores dos Estados Unidos. Por esse motivo, o governo estadunidense impôs uma taxa elevada à importação do suco de laranja produzido no Brasil, protegendo, assim, a sua indústria nacional. Com a mediação da ó ême cê, esse impasse foi resolvido em 2013, quando o governo dos Estados Unidos reconheceu que sua alegação era indevida e aceitou diminuir o percentual da taxa de importação.
• Reflexo do impasse comercial no lugar de vivência
No Brasil, esse impasse comercial deixou marcas nos lugares onde são desenvolvidas atividades relacionadas à produção de suco de laranja.
A diminuição das exportações desse produto para os Estados Unidos, juntamente com a queda acentuada do seu consumo a partir de 2012, gerou uma crise no setor que afetou não somente a indústria de suco, como também os produtores de laranja, os fornecedores de produtos e equipamentos para a indústria, os transportadores e todo o conjunto de trabalhadores empregados no setor.
Com a crise o desemprego aumentou, e famílias que dependiam do trabalho nessas atividades passaram a enfrentar dificuldades. Outras atividades econômicas também foram impactadas, como o comércio e a prestação de serviços, ao mesmo tempo que os governos dos municípios, dos estados e da União foram afetados pela diminuição da arrecadação de impostos. Percebe-se, assim, como um fato isolado desencadeia uma série de consequências.
As principais localidades que sentiram o reflexo da crise (2009-2013) foram alguns municípios do estado de São Paulo e do Triângulo Mineiroglossário , que correspondem ao cinturão citrícola brasileiro (observe o mapa). Superada a crise, na safra de 2021/2022, essa região foi responsável por cêrca de 80% da produção nacional de laranja e por quase a totalidade da fabricação e exportação de suco dessa fruta pelo Brasil.
Estados de São Paulo e Minas Gerais: cinturão citrícola
Fonte: elaborado com base em NEVES, Marcos Fava ( coordenação). O retrato da citricultura brasileira. Ribeirão Preto ( São Paulo): , . sem data página 40. Disponível em: https://oeds.link/uBJA6Q. Acesso em: 7 março 2022.
NO SEU CONTEXTO
Você sabe de alguma crise na economia que afetou os moradores do seu lugar de vivência? Se sim, explique o que aconteceu.
3. A unêsco
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( unêsco) é uma agência especializada da ônu que colabora com os seus países-membros na área de educação, ciências, cultura e comunicação. Sua séde é em Paris, na França (observe a foto).
Na área da educação, a ônu atua por meio de associações com instituições de ensino para erradicar o analfabetismo, formar e qualificar professores em ensino técnico e profissionalizante, reformular currículos, promover a consciência em relação aos direitos humanos e à conquista da cidadaniaglossário etcétera.
Na América Latina, segundo a unêsco, Cuba cumpriu as metas do programa “Educação para todos”, elaborado por essa agência da ônu para garantir o acesso à educação em todos os níveis. O Paraguai e a Guiana, por exemplo, não têm cumprido essas metas, pois menos de 80% de suas crianças estão matriculadas no que corresponde ao nosso Ensino Fundamental. No Brasil, em 2019, cêrca de 98% das crianças de 6 a 14 anos estavam matriculadas no Ensino Fundamental, o que correspondia a uma população de mais de 26 milhões de alunos.
• A unêsco e os patrimônios culturais da humanidade
A unêsco também atua para a preservação do patrimônio cultural material e imaterial da humanidade.
Patrimônio cultural material corresponde a monumentos, edifícios e sítios arqueológicosglossário que possuem valor histórico, científico, estético e antropológicoglossário . Incluído no patrimônio material encontra-se o patrimônio natural, ou seja, formações naturais, biológicas e geológicas importantes, como também abitás de espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção e áreas que possuem valor científico e estético.
Patrimônio cultural imaterial corresponde às tradições culturais que comunidades recebem de seus antepassados e que podem ou não estar ameaçadas de desaparecimento – festas, danças, representações teatrais, línguas, dialetos, folclore etcétera.
NAVEGAR É PRECISO
Representação da unêsco no Brasil
https://oeds.link/EOfx2z
Nesse site você encontra a lista do Patrimônio Mundial no Brasil.
A lista de patrimônios culturais materiais ou imateriais é longa, tanto no mundo como na América e no Brasil. Citando apenas alguns: a cidade de cúsco, no Peru, centro administrativo do Império Inca (foto A); centro histórico da cidade de cuênca, no Equador, de arquitetura espanhola; antiga cidade maia de ticál, na Guatemala (foto B); centro histórico de Ouro Preto, cidade de Minas Gerais, antiga Vila Rica, onde ocorreu a Inconfidência Mineira (foto C); centro histórico de Olinda, em Pernambuco, importante entreposto comercial do açúcar nos séculos dezesseis e dezessete; centro histórico de Salvador, capital da Bahia, a primeira capital do Brasil; além de muitos outros.
São patrimônios culturais imateriais do Brasil: roda de capoeira, frevo, samba de roda, Círio de Nazaré (celebração religiosa de Belém do Pará)e diversos outros.
Quanto ao patrimônio natural, no Brasil a unêsco reconheceu: Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira Paraná-Argentina; reservas da Mata Atlântica, nos estados do Paraná e São Paulo; reservas do Pantanal Mato-Grossense e do Cerrado; entre outros.
NO SEU CONTEXTO
Há algum Patrimônio Cultural da Humanidade na localidade onde você mora? Se não há, você acha que há monumentos, edifícios, sítios arqueológicos, formações naturais ou tradições culturais (dança, folclore, festa comemorativa etcétera.) que deveriam ser incluídos na lista da unêsco de patrimônios culturais da humanidade? Por quê?
PERCURSO 26 AMÉRICA: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS REGIONAIS
1. O que são organizações internacionais regionais?
Com frequência, as pessoas se mobilizam ou formam grupos quando possuem um interesse comum: clube do livro, fã-clube, sindicato de trabalhadores, manifestações políticas e populares (foto), entre outros. Com os Estados ou países ocorre algo similar: unem-se buscando obter um benefício comum, como promover a integração econômica, desenvolver o comércio com outros países, garantir a defesa e a segurança de seus territórios e de suas populações e organizar ações para promover suas culturas.
As organizações internacionais regionais podem agrupar países de um mesmo continente (escala continental), de parte dele (escala subcontinental) ou mesmo de diferentes continentes (intercontinental).
Esse tipo de organização também resulta de tratados internacionais intergovernamentais ou multilaterais, isto é, assinados por governos de vários Estados, e seus objetivos podem ser de ordem política, social, cultural, jurídica, militar, econômica, entre outras.
2. Noções básicas de comércio internacional
Quando um país exporta bens e serviços para outro, a empresa exportadora paga tarifas ou taxas sobre o que está exportando para o país onde ela atua, e o comprador do exterior paga ao seu país taxas de importação – são as chamadas tarifas alfandegáriasglossário .
Assim, quando o produto chega a seu destino, ao seu preço são adicionados os valores dessas taxas, tornando-o, geralmente, mais caro que os produtos similares fabricados no país que importou.
Muitos países adotam taxas elevadas para a importação de produtos estrangeiros com o objetivo de proteger os produtores locais da concorrência externa. A isso dá-se o nome de política comercial protecionista. O contrário dessa política é a liberalização comercial, que estudaremos a seguir.
3. Os blocos econômicos
Os blocos econômicos são organizações internacionais criadas para facilitar e expandir as trocas comerciais entre os países-membros, promovendo o crescimento econômico e, em consequência, o desenvolvimento social. Para isso, são adotadas medidas como a redução ou a eliminação de tarifas alfandegárias, além de outras providências.
Foi na Europa que o primeiro bloco econômico se formou: o benelúcs, “Be” de Bélgica, “ne” de Netherlands (Países Baixos) e “ lúcs” de Luxemburgo. Em 1948, os três países suprimiram tarifas alfandegárias com o objetivo de intensificar as trocas comerciais entre eles.
O benelúcs inspirou a formação de blocos econômicos em todo o mundo. A União Europeia ( u ê) e a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico ( apéqui) são alguns exemplos.
• Tipos de blocos econômicos regionais
A formação de blocos econômicos regionais, também chamados de organizações econômicas regionais, é uma das expressões geográficas mais visíveis no mundo contemporâneo. Atualmente, existem pelo menos quatro tipos de blocos econômicos, com características diversas.
Tipos de organização econômica regional
Fonte: bonifássi, pascál. Atlas des relations internationales. Malakoff: Armand Colin, 2020. página 34-35.
Nota: Os diagramas representam de maneira simplificada as características das organizações econômicas regionais. Quanto mais elementos são compartilhados (representados em roxo), menor é a autonomia dos países dos blocos.
• Os blocos econômicos na América
A formação de blocos econômicos é uma estratégia diante da alta competitividade no livre mercado internacional, pois cria uma zona de comercialização facilitada entre alguns países, graças aos acordos e pactos que estes estabelecem. Conheça algumas organizações econômicas regionais formadas no continente americano.
América: blocos econômicos – 2020
Fontes: elaborado com base em í bê gê É. Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 79; pascál. Atlas des relations internationales. Malakoff: Armand Colin, 2020. página 34-35; aliânza dél pacífico. Disponível em: https://oeds.link/aDaI85; caricom. Disponível em: https://oeds.link/t4ToxR. Acessos em: 4 março 2022.
4. O Mercosúl
A partir da década de 1980, diante da percepção de que a economia mundial passava por transformações importantes, representantes dos governos do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai iniciaram conversações a fim de integrar comercialmente seus países. Em 1991, esses quatro países assinaram o Tratado de Assunção, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, que deu origem ao Mercado Econômico do Sul, o Mercosúl, sediado em Montevidéu, capital do Uruguai.
• Os primeiros anos
Inicialmente, o Mercosúl funcionou como uma zona de livre-comércio, transformando-se a partir de 1995 em uma união aduaneira. Apesar dessa evolução, o Mercosúl não atingiu seu principal objetivo: tornar-se um mercado comum, o que permitiria aprofundar a associação comercial entre os países integrantes.
Além dos países fundadores, a Venezuela foi admitida em 2013, mas, de dezembro de 2016 até meados de 2022, encontrava-se suspensa por descumprir normas do bloco. A Bolívia, por sua vez, encontrava-se em processo de adesão ao Mercosúl.
NO SEU CONTEXTO
Você e sua família têm o hábito de verificar a origem dos produtos que compram? Se sim, já adquiriram produtos comercializados no Brasil que foram fabricados em países do Mercosúl?
• O comércio intrabloco
Desde a criação do Mercosúl, o volume do comércio entre os países-membros tem variado: entre 2000 e 2008, o intercâmbio comercial total entre eles quase quadruplicou; em 2011, atingiu seu valor máximo de 107 bilhões de dólares; voltou a oscilar nos anos seguintes até atingir o valor de 67 bilhões de dólares em outubro de 2021. A relação comercial entre o Brasil e a Argentina é a maior entre os países do bloco.
O Brasil assume uma posição de liderança entre os parceiros do bloco e, desde 2004, mantém-se numa situação comercial favorável no relacionamento com os demais integrantes. Observe, no gráfico, as exportações e as importações do Brasil no âmbito do Mercosúl.
Até outubro de 2021, do valor total das exportações realizadas pelo Brasil para os seus parceiros do Mercosúl, as exportações de automóveis representaram 9,8%, seguidas por minérios de ferro e seus concentrados (3,5%) e outros produtos semimanufaturados de ferro ou aço (2%). Mas a pauta de exportação do Brasil para o Mercosúl é diversificada, incluindo tratores, adubos, autopeças, plásticos, entre outros produtos.
Quanto às importações brasileiras do Mercosúl, os automóveis com motor a diesel representaram o maior valor percentual, cêrca de 15% do total, seguidos pela energia elétrica (14,9%) e pelo trigo e suas misturas (9,9%).
Brasil: comércio com os países do Mercosúl (em bilhões de dólares) – 2002-2021
Fonte: BRASIL. Ministério da Economia. Balança comercial: dados consolidados. Disponível em: https://oeds.link/TPdMIc. Acesso em: 4 março 2022.
Em que ano a balança comercial do Brasil em relação ao comércio com os outros países do Mercosúl obteve seu maior superávit? Justifique.
• Limites e desafios
A criação do Mercosúl foi um marco de aproximação política e econômica entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Entretanto, não eliminou disputas entre Brasil e Argentina relacionadas à liderança no bloco econômico, à atração de investimentos estrangeiros e à obtenção de maior influência política na ônu.
Apesar desses desacordos, ambos os países acreditam que o bloco regional é o principal meio pelo qual os países da América do Sul podem negociar em âmbito mundial seus interesses políticos e econômicos. Porém, no Uruguai e no Paraguai essa visão é menos compartilhada; esses países acreditam que o Mercosúl lhes trouxe poucos benefícios.
NAVEGAR É PRECISO
Mercosúl
https://oeds.link/SqLF9g
Nesse site você vai encontrar documentos oficiais para ficar por dentro do que acontece no Mercosúl.
5. Outras organizações internacionais regionais
Na América, além dos blocos econômicos, que constam na página 227, existem outras organizações internacionais regionais com objetivos diversos.
• A ô ê á
A Organização dos Estados Americanos ( ô ê á), fundada em 1948, reúne 35 países da América. Em 1962, Cuba, ao implantar o socialismo, foi expulsa dessa organização, mas em 2009 a ô ê á reviu essa decisão, propondo que o país fosse reincorporado à instituição.
Entre os objetivos da ô ê á, constam: a defesa da democracia, dos direitos humanos e da segurança da América e o desenvolvimento econômico e social dos países americanos.
A ô ê á realizou várias mediações e ações contra a falta de democracia e em conflitos ocorridos na América: em 1991, no embargo econômico imposto ao Haiti, após o golpe de Estado; em 2008, na crise diplomática entre Equador e Colômbia, resultante das incursões do exército colombiano no norte do Equador para combater narcotraficantes; em 2017, ao aprovar uma resolução contra a Venezuela, referente à ruptura democrática por parte do presidente nicolás Maduro e, no mesmo ano, uma resolução contra o Brasil, relativa à precariedade do sistema prisional brasileiro, que fere os direitos humanos; além de outros casos.
• Da unassul à prossúl
A União das Nações Sul-Americanas ( unassul), fundada em 2008, reunia até 2019 os doze países da América do Sul. Seus objetivos eram: integração política, econômica, social e de infraestrutura. O Brasil participou dessa organização até abril de 2019, quando o Ministério das Relações Exteriores formalizou sua saída e passou a integrar o Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul ( prossúl), criado no mesmo ano. Naquele ano e nos seguintes, outros países aderiram ao prossúl, e a unassul foi praticamente extinta.
Oficialmente, oito países participam do Prosul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru. Como objetivos, essa organização busca desenvolver ações conjuntas de integração em infraestrutura, energia, saúde, defesa, segurança e combate ao crime, além de prevenção e manejo de desastres naturais.
• A ó ê Í
A Organização dos Estados Ibero-Americanos ( ó ê Í) foi fundada em 1949, e sua séde se localiza em Madri, na Espanha.
A ó ê Í é uma organização internacional que reúne vários países ibero-americanos, ou seja, aqueles colonizados pelos países da Península Ibérica, além da Espanha e de Portugal.
Pertence também à ó ê Í a Guiné Equatorial, país da África, de língua espanhola.
O principal objetivo da ó ê Í é contribuir para o desenvolvimento da educação, da cultura e da ciência em seus países-membros. Para tanto, desenvolve diversos projetos: em 2021, a ó ê Í lançou o “Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos óscar arnulfo romêro”, visando evidenciar e reconhecer o trabalho de escolas e organizações que desenvolveram programas e projetos voltados a garantir o direito à educação e à saúde de crianças e adolescentes.
Atividades dos percursos 25 e 26
Registre em seu caderno.
- Explique de maneira resumida o que são organizações mundiais ou organismos internacionais.
- Em que contexto histórico foi fundada a ônu e que objetivo principal orientou a sua criação?
- Após a criação da ônu, em 1945, a paz foi estabelecida em todos os países do mundo?
- Em relação ao Conselho de Segurança da ônu, responda:
- Qual é a importância desse organismo?
- Quais são os cinco membros permanentes? Por que eles foram escolhidos?
- Qual é o argumento de países como o Brasil para reivindicar a criação de mais vagas e uma posição de membro permanente nesse Conselho?
- Explique o que você entende por cidadania e, em seguida, responda se seus familiares ou conhecidos desfrutam essa condição.
- Explique o significado de política comercial protecionista. Qual é o objetivo por parte dos países que adotam esse tipo de política?
- Quanto ao bloco econômico denominado Mercosúl, responda:
- Quais são os países fundadores e qual aderiu ao bloco posteriormente?
- Apesar de seu nome, ele é efetivamente um mercado comum?
- A balança comercial do Brasil com os países do Mercosúl, em 2021, apresentou déficit ou superávit?
- Em relação à ô ê á, responda:
- Quais são seus objetivos?
- Aponte uma resolução da ô ê á referente ao Brasil.
- A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ônu diz em seu Artigo 25, nº 2: “A maternidade e a infância têm direitos a cuidados e assistência especiais…”. Entretanto, analisando as taxas de mortalidade infantil de menores de 1 ano dos países da América do Sul, vemos que os direitos da infância não são respeitados, pois essa taxa representa a qualidade da assistência dada à gestante, ao parto e às crianças nascidas. Enquanto nos países desenvolvidos essa taxa situa-se em torno de 4 a 5 por mil () nascidos vivos, nos países da América do Sul ela ainda é elevada. Com os dados do quadro a seguir, elabore um mapa com os países da América do Sul e suas respectivas taxas de mortalidade infantil de menores de 1 ano de idade. Sugerimos que agrupe os dados em intervalos, por exemplo: de 6 a 10 por mil; de 11 a 15 por mil; e assim sucessivamente. Dê um título a seu mapa, elabore sua legenda, insira a escala, a rosa dos ventos, paralelos, pelo menos um meridiano e as fontes do mapa e dos dados. por mil
País |
Taxa (‰) |
---|---|
Argentina |
8 |
Bolívia |
21 |
Brasil |
12 |
Chile |
6 |
Colômbia |
12 |
Equador |
12 |
Guiana |
24 |
Paraguai |
17 |
Peru |
10 |
Suriname |
16 |
Uruguai |
6 |
Venezuela |
21 |
Fonte: elaborado com base em THE WORLD BANK. Mortality rate, infant (per 1,000 live births). Disponível em: https://oeds.link/zJ7Z8V. Acesso em: 6 março 2022.
Versão adaptada acessível
9. A atividade de elaboração de um mapa com os países da América do Sul e suas respectivas taxas de mortalidade infantil de menores de 1 ano de idade, pode ser adaptada para a construção de uma versão tátil do mapa. Para isso, observe as orientações a seguir:
- Utilize linhas ou barbantes para fazer o contorno da América do Sul e das fronteiras entre os países.
- Com base no quadro “América do Sul: taxas de mortalidade infantil de menores de 1 ano (‰) – 2019”, agrupe os dados em intervalos, por exemplo: de 6 a 10 por mil; de 11 a 15 por mil, e assim sucessivamente.
- Crie uma legenda com esses intervalos e represente cada intervalo com um material de textura diferente.
- Em seguida, de acordo com a legenda, represente cada país com a textura correspondente.
- Dê um título a seu mapa tátil e represente a rosa dos ventos, a Linha do Equador, o Trópico de Capricórnio e um meridiano.
10. Uma organização internacional regional da qual o Brasil é membro é a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ( cê pê éle pê). Criada em 1996, tem como objetivo reforçar a presença dos Estados-membros no cenário internacional, incentivar e desenvolver ações de cooperação entre eles em diversas áreas, como a de direitos humanos e a de educação. É formada por nove países de língua portuguesa. Observe o planisféro e responda às questões.
Fontes: elaborado com base em . í bê gê É Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: , 2018. í bê gê É página 32; COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Estados-membros. Disponível em: https://oeds.link/yitZQt. Acesso em: 6 março 2022.
- Consultando um planisfério político, identifique os países-membros dessa organização regional internacional.
- Dê um título a essa representação cartográfica.
11. Leia a seguir um trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos, observe a foto e responda à questão.
“Artigo 25
“1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde, bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fóra de seu contrôle.”
ônu. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://oeds.link/eF4z7A. Acesso em: 6 março 2022.
• Em dupla, reúnam dados e informações para elaborar um cartaz demonstrando como o Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos é desrespeitado em situações como a retratada na foto. Exponham o cartaz aos colegas e ao professor e apresentem argumentos e dados que sustentem o que o cartaz mostra. Sendo possível, o cartaz pode ser substituído por um vídeo de um minuto no qual vocês exponham a argumentação e os dados que a sustentam.
PERCURSO 27 AMÉRICA LATINA: ÁREAS DE CONFLITOS E TENSÕES NAS REGIÕES DE FRONTEIRA E OUTROS IMPASSES
1. As tensões fronteiriças
As tensões fronteiriças entre os países da América Latina nos séculos vinte e vinte e um decorreram, principalmente, de questões de demarcações territoriais imprecisas realizadas no século dezenove, quando seus países obtiveram a independência de suas metrópoles.
A mais recente e grave questão fronteiriça ocorreu entre Equador e Peru, em 1995, quando houve um confronto entre suas fôrças armadas (foto da página seguinte). A quantidade de mortes decorrentes desse conflito, que durou 22 dias, é obscura. Os dois países não a divulgam.
Com a ajuda de Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos, que eram mediadores antigos dessa disputa territorial que se arrastava desde o século dezenove, o conflito fronteiriço foi resolvido por meio de um acordo de demarcação de fronteira definitiva entre os dois países, em 1999.
América Latina: tensões fronteiriças – séculos dezenove vinte e um
Fonte: elaborado com base em dabêne oliviê. Atlas de l’Amérique Latine: le continent de toutes les révolutions. Nouvelle édition augmentée. Paris: Autrement, 2012. página 77.
NAVEGAR É PRECISO
Observatório Político Sul-americano ()
https://oeds.link/u1jneq
Nesse site você encontrará textos, artigos e análises de qualidade sobre a conjuntura e as questões políticas que marcam a realidade dos países da América do Sul.
2. Questões pendentes e resolvidas
Destacaremos, a seguir, algumas das tensões fronteiriças entre os países da América Latina, esclarecendo a situação em que se encontravam até meados de 2022.
• Canal de Beagle
Esse estreito canal, no extremo meridional da América do Sul, separa a Terra do Fogo das ilhas da Antártida chilena (localize-o no mapa). No final da década de 1970 e início dos anos 1980, Chile e Argentina quase chegaram a um conflito armado ao disputarem a posse das três ilhas situadas na entrada oriental do canal. Em 1984, com a mediação do Vaticano, a questão foi resolvida: o Chile ficou com a posse das ilhas, mas, em contrapartida, a Argentina obteve direitos sobre o petróleo que poderá ser encontrado nas águas dessa área.
• Malvinas ou Ilhas Falkland
O arquipélago das Malvinas, ou Ilhas Falkland (localize-as no mapa), situa-se no Oceano Atlântico, a 500 quilômetros a leste do litoral extremo sul do território argentino. Assentado sobre a plataforma continental, o arquipélago oficialmente pertence ao Reino Unido, que também mantém domínio sobre outras ilhas mais distantes, como Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.
A Argentina, no entanto, reivindica a posse do arquipélago das Malvinas alegando antecedentes históricos, entre os quais a ocupação efetiva do território até 1833, ano em que os britânicos expulsaram os argentinos que aí tinham se estabelecido em 1820.
Em abril de 1982, sob a ditadura militar argentina, tropas desse país desembarcaram nas Malvinas com o propósito de reaver o domínio do arquipélago. Prontamente, o Reino Unido reagiu à invasão enviando fôrças militares para a região de conflito, com o apoio dos Estados Unidos. Após cêrca de 45 dias de combate, 750 argentinos e 250 ingleses mortos, a Argentina se rendeu, e o arquipélago continuou sob domínio britânico, mas o impasse ainda não foi resolvido, pois a Argentina mantém o desejo de recuperar esse arquipélago.
Canal de Beagle e Malvinas ou Ilhas Falkland
Fonte: elaborado com base em FERREIRA, Graça M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 74-75.
Qual é a distância aproximada, em linha reta, em quilômetro, entre as cidades de Stanley, nas Malvinas, e Santa Cruz, na Argentina.
• Chile, Peru e Bolívia
Na Guerra do Pacífico (1879-1883), o Chile enfrentou a Bolívia e o Peru em uma disputa pelo contrôle de uma rica área de nitrato (salitre) – substância usada como fertilizante e na fabricação de explosivos.
Vencidos, a Bolívia perdeu a Província de antofagasta, que lhe dava saída para o Oceano Pacífico, fato que dificultou o seu desenvolvimento econômico; e o Peru perdeu a Província de Tarapacá (observe o mapa).
Até os dias atuais, nas relações Bolívia-Peru-Chile, esse impasse faz parte da agenda de discussões governamentais. O Chile aceita negociar a implantação de um corredor de passagem que possibilite à Bolívia ter acesso ao mar, mas se recusa a negociar a reivindicação boliviana de devolução do território perdido na Guerra do Pacífico.
Guerra do Pacífico – 1879-1883
Fonte: Atlas da história do mundo. São Paulo: Publifolha, 1995. página 223.
Por que a perda da Província de antofagasta representou um obstáculo ao desenvolvimento econômico da Bolívia?
• Bolívia e Brasil
No final do século dezenove e início do século vinte, havia um impasse entre Brasil e Bolívia em relação ao território que corresponde ao atual estado do Acre, que pertencia à Bolívia. Seringueiros brasileiros haviam penetrado em território boliviano e posteriormente passaram a reivindicar sua anexação ao Brasil.
Esse impasse foi resolvido em 1903: a Bolívia vendeu o território correspondente ao Acre para o Brasil mediante a assinatura do Tratado de Petrópolis. Além do pagamento em dinheiro, o Brasil, em troca, comprometeu-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para que a Bolívia tivesse acesso aos rios amazônicos e pudesse transportar por eles o látex destinado à exportação.
• Bolívia e Paraguai
Em 1889, a Bolívia, por meio de um tratado, concedeu à Argentina parte do Chaco (consulte o mapa da página seguinte) – vasta região de planície da América do Sul, sendo delimitada, ao norte, pelos Lhanos da Bolívia (do espanhol llanos, planície coberta por Savana); ao sul, pelo Rio Salado; a leste, pelos rios Paraguai e Paraná; e, a oeste, pela Cordilheira dos Andes.
Entre 1928 e 1929 e de 1932 a 1935, ocorreu a Guerra do Chaco, entre a Bolívia e o Paraguai, motivada pela disputa por uma região dessa planície onde se pensava haver petróleo em abundância. Calcula-se que 100 mil pessoas morreram nesse conflito. Em 1938, por meio de arbitragem internacional, decidiu-se que ao Paraguai caberiam cêrca de 75% da área em disputa e que a Bolívia teria livre trânsito em um trecho do Rio Paraguai.
NAVEGAR É PRECISO
Instituto Nacional de Estatística e Informática do Peru ( inei)
https://oeds.link/E3c7zJ
Site, em língua espanhola, do instituto peruano que corresponde ao í bê gê É brasileiro, com mapas, informações e dados estatísticos do Peru.
Instituto Nacional de Estatística da Bolívia ( íne)
https://oeds.link/VKQOxw
Site, em língua espanhola, do instituto boliviano que corresponde ao í bê gê É brasileiro, com mapas, informações e estatísticas sobre a Bolívia.
tcháco
Fonte: FERREIRA, Graça M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta ediçãoSão Paulo: Moderna, 2019. página 74-75.
Aponte a variação de altitude na área que corresponde à Planície do tcháco.
3. A paz no mundo em que vivemos
As relações entre os países são marcadas por impasses políticos e econômicos e, muitas vezes, por questões que violam os direitos humanos. Para resolvê-los, apela-se para a mediação dos organismos internacionais mundiais e regionais, o que é fundamental para garantir a paz.
Contudo, a paz não pode ser entendida apenas como a inexistência de guerras e de disputas econômicas, políticas e sociais, mas como uma condição que se caracteriza por relações solidárias entre países, povos e indivíduos.
Constatamos que, apesar de grandes avanços científicos e tecnológicos, a humanidade não conseguiu solucionar vários problemas, que, aliás, são criados pelo próprio ser humano: a fome e a pobreza, o racismo e outros preconceitos, a ausência de ética nos negócios privados e públicos, a degradação do meio ambiente etcétera.
Não somente os governantes são responsáveis diretos pelo mundo que desejamos, mas nós mesmos. Assim, devemos participar da construção de um mundo melhor, começando pelo contexto social em que estamos inseridos – família, escola, comunidade e sociedade –, repudiando a violência, respeitando o próximo e, sobretudo, praticando a solidariedade.
NO SEU CONTEXTO
As relações que você mantém com seus familiares, vizinhos, colegas de escola e pessoas de sua comunidade são pautadas por educação e solidariedade?
PERCURSO 28 BRASIL: FAIXA DE FRONTEIRA, INTEGRAÇÃO REGIONAL E PRESENÇA NA ANTÁRTIDA
1. Faixa de fronteira brasileira
O Brasil faz fronteira com 9 países da América do Sul e também com a Guiana Francesa. Nos últimos anos, o governo brasileiro ampliou a atenção para a ocupação e o uso da chamada faixa de fronteira, reconhecendo sua importância territorial estratégica diante do processo de integração sul-americano.
A faixa de fronteira brasileira corresponde a uma região que se estende ao longo dos .15719 quilômetros da fronteira terrestre do país. Com 150 quilômetros de largura, essa longa faixa se estende por 11 unidades da federação e 588 municípios, abrigando uma população próxima a 10 milhões de habitantes.
As faixas de fronteira de dois países formam a zona de fronteira (observe o esquema da página seguinte), onde parte expressiva das relações transfronteiriças se estabelece, nas chamadas cidades-gêmeas.
Quando a fronteira entre países é definida ou determinada por um curso de água – rio, lago etcétera –, diz-se que é fronteira molhada. Mas, quando ela é definida por continuidade de terras entre os países, demarcadas por marcos ou mapas com linhas que delimitam o território de um e de outro país ou outros países, diz-se que é fronteira seca.
Brasil: municípios da faixa de fronteira – 2020
Fonte: í bê gê É. Municípios da faixa de fronteira: 2020. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2021. Disponível em: https://oeds.link/5pmyuf. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
Por que alguns desses municípios estão totalmente inseridos na faixa de fronteira e outros apenas parcialmente?
Faixa e zona de fronteira: conceitos
Fonte: elaborado com base em BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Grupo de Trabalho Interfederativo de Integração Fronteiriça. Bases para uma proposta de desenvolvimento e integração da faixa de fronteira. Brasília: mín, 2010. página 21
• Cidades-gêmeas
As cidades-gêmeas correspondem a municípios cortados pela linha de fronteira (terrestre ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura), com população superior a 2 mil habitantes e que apresentam grande potencial de integração econômica e cultural com países vizinhos.
Nas cidades-gêmeas há intensa circulação de pessoas, mercadorias e capitais, mas também existem problemas ligados ao comércio ilegal de mercadorias entre dois países (conhecido como contrabando), ao tráfico de drogas, entre outros.
Nessas cidades, é comum uma prática comercial particular, denominada “comércio formiga”, que ocorre quando os habitantes de uma das cidades, ou mesmo de outras localidades, deslocam-se para a cidade do país vizinho a fim de comprar produtos para o consumo próprio ou para revenda.
A maioria das cidades-gêmeas está na faixa de fronteira com o Uruguai, a Argentina e o Paraguai.
Com a Argentina, o Brasil tem 16 cidades-gêmeas, das quais oito estão situadas na área limítrofe do Rio Grande do Sul com as províncias argentinas de corriêntes e missiônes.
Brasil e países vizinhos: cidades-gêmeas – 2021
Fontes: elaborado com base em BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Faixa de fronteira. Brasília: ésse pê érre, 2009. página 52-56. Disponível em: https://oeds.link/Rz7S4p; Ministério do Desenvolvimento Regional. Portaria número .2507 de 5 de outubro de 2021. ín: Diário Oficial da União, edição 190, seção 1, página 29, 5 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/6x2jpD. Acessos em: 10 fevereiro 2022.
NAVEGAR É PRECISO
Observatório da Integração Regional
https://oeds.link/tPAEXw
O site apresenta textos, agendas de debates e lives que tratam de vários assuntos relacionados ao processo de integração dos países da América do Sul.
2. América do Sul: integração física e energética
A infraestrutura de transportes – rodovias, pontes, ferrovias, portos, aeroportos, hidrovias – é um elemento-chave para a integração econômica e comercial entre as regiões de um mesmo país e destas com as de outros países. A infraestrutura energética – sistemas de geração e distribuição de energia – e de telecomunicações permite organizar e transportar matérias-primas das áreas de extração para centros de produção e, posteriormente, distribuir o que neles foi produzido para os centros de consumo nacionais e internacionais.
Ao contrário dos parceiros do u ésse ême cê á (antigo náfta), os países sul-americanos ainda não têm infraestruturas modernas e integradas de transportes, energias e telecomunicações, o que dificulta a circulação de mercadorias e pessoas entre seus territórios.
Ao lado de fatores históricos, políticos e econômicos, a frágil integração física entre os países da América do Sul também ajuda a explicar por que os países do subcontinente apresentam índices de comércio intrarregional inferior ao de outras regiões do mundo.
Nos últimos anos, grandes projetos de infraestrutura têm sido considerados e alguns deles elaborados pelos governos dos países sul-americanos com o objetivo de ampliar a integração física e o desenvolvimento das infraestruturas regionais, essenciais para a organização do espaço sul-americano e seu crescimento econômico, como a expansão da rede de gasodutos sul-americana e de ferrovias e rodovias. Alguns desses projetos podem ser observados no mapa.
América do Sul: projetos de infraestrutura – 2022
Fonte: cosiplãn. Agenda de proyectos prioritarios de integración 2017 Buenos Aires: cosiplãn, 2017. página 38. Disponível em: https://oeds.link/vbHP2D. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
De acordo com o mapa, aponte as vias de transporte projetadas que permitirão interligar os oceanos Atlântico e Pacífico.
NO SEU CONTEXTO
A localidade onde você mora está bem integrada às demais regiões e localidades do Brasil e de países da América do Sul?
Mochila de ferramentas
Como elaborar um storyboard
Storyboard (do inglês story, “história”, e board, “quadro”) é um tipo de roteiro que contém ilustrações, fotos, mapas etcétera. dispostos na sequência de determinados acontecimentos. O objetivo dessa ferramenta é descrever um fato por meio de imagens, com pouco ou sem nenhum texto. Vamos aprender a fazer um?
Como fazer
- Escolha o tema. Neste exemplo, vamos usar “Brasil: liderança econômica, parceria e integração na América do Sul”.
- Faça uma lista dos principais assuntos a serem abordados e elabore uma sequência para apresentá-los; depois, delimite a quantidade de quadros necessária à representação do tema. Isso será fundamental para o processo de produção.
- Seja criativo! Pense em ilustrações que retratem seu roteiro de assunto. Em muitos casos, uma imagem pode explicar a anterior e introduzir o assunto da próxima. Também é possível coletar imagens de jornais, revistas e meios eletrônicos.
- Monte uma primeira sequência e verifique se ela transmite aquilo que você deseja. Observe, analise e reescolha os recursos visuais se achar necessário.
- Encerrada a montagem, estruture seu trabalho em quadros que contenham:
- apresentação ou introdução: deve constar o título que resume o tema;
- desenvolvimento: compreende os quadros do storyboard e a abordagem dos assuntos, no caso, liderança econômica, parceria e integração;
- bibliografia: apresenta as fontes consultadas.
Quadro 1 – Liderança econômica
Brasil na América do Sul
Mundo: 12 países com maior Píbi (em trilhões de dólares) – 2020
Fontes: í bê gê É. Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 41; THE WORLD BANK. GDP (current US$). Disponível em: https://oeds.link/IdPQig. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
Quadro 2 – Parceria
Suprimento de energia e participação de Itaipu nos mercados brasileiro e paraguaio – 2016-2020
Fonte: ITAIPU Binacional. Relatório anual 2020. página 31. Disponível em: https://oeds.link/VKnRYM. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
Quadro 3 – Integração
América do Sul: eixos de integração
Fonte: cosiplãn. Agenda de proyectos prioritarios de integración 2017. Buenos Aires: cosiplãn, 2017. página 167. Disponível em: https://oeds.link/vbHP2D. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
Quadro 4 – Bibliografia
Bibliografia
THE WORLD BANK. GDP (current US$). Disponível em: https://oeds.link/IdPQig. Acesso em: 10 fevereiro 2022. . cosiplãn Agenda de proyectos prioritarios de integración 2017. Buenos Aires: , 2017. Disponível em: cosiplãn https://oeds.link/vbHP2D. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
. í bê gê É Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: , 2018. í bê gê É página 41.
ITAIPU BINACIONAL. Relatório anual 2020. página 31. Disponível em: https://oeds.link/VKnRYM. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
- Por que a elaboração de um roteiro prévio de assuntos é fundamental para a criação de um storyboard?
- Agora que você já conhece o passo a passo, elabore, em grupo, um storyboard sobre outro tema desta Unidade. Em seguida, avaliem se o storyboard produzido foi capaz de retratar a temática e, em caso afirmativo, apresentem-no em sala de aula.
3. A Antártida
Conhecida como “continente branco”, a Antártida possui aproximadamente 14 milhões de quilômetros quadrados, dos quais se estimam que 95% sejam cobertos por gelo.
Em algumas regiões, a cobertura de gelo pode chegar a mais de 4 mil metros de espessura, formando grandes camadas: os inlândsis. Nas áreas litorâneas ou costeiras, as geleiras dão origem aos icebergs, que flutuam à deriva no mar. Muitos têm dimensões gigantescas, chegando a vários quilômetros de extensão e largura e confundindo-se com o próprio continente. Quando se afastam do polo, os icebergs encontram águas menos frias e se dissolvem.
Antártida
Fonte: elaborado com base em ATLANTE geografico metodico De Agostini. Novara: Istituto Geografico De Agostini, 2014. página 184.
Aponte a porção da Antártida onde se localiza a estação científica do Brasil. Qual é o seu nome?
Em suas áreas costeiras e no mar, a fauna e a flora são ricas e dão lugar à formação de um bioma característico. No ambiente aquático são encontradas baleias, orcas e krillglossário . Outros animais, como leões-marinhos, focas e diversas aves, tais como pinguins e albatrozes, habitam a costa da Antártida e se alimentam em suas águas.
O alto valor nutritivo do críl desperta o interesse das grandes empresas pesqueiras. Sua pesca tem causado notável diminuição do número de baleias, que se alimentam principalmente dele. Segundo especialistas, se a pesca não for controlada, poderá provocar danos à cadeia alimentar regional.
• As pretensões geopolíticas sobre a Antártida
A Antártida foi alvo no passado de interesses geopolíticos por parte de alguns países. Várias nações declararam oficialmente a posse de territórios antárticos a partir do início do século vinte, delimitando fronteiras de acordo com os paralelos e meridianos. Em 1917, por exemplo, a Grã-Bretanha declarou a soberania sobre as ilhas e as terras entre 20 graus e 50 graus de longitude oeste e abaixo do paralelo de 50 graus de latitude sul, dando origem ao que chamaram de Território Antártico Britânico. Nova Zelândia, Argentina, Chile e França valeram-se de procedimentos similares para delimitar territórios nesse continente.
De modo irresponsável, cogitou-se, no passado, tornar a Antártida área de testes nucleares, o que teria sido uma tragédia para a humanidade.
Para pôr fim a esse tipo de apropriação e uso da Antártida, a partir de 1957 os países buscaram estabelecer acordos para a internacionalização do continente e a Antártida foi transformada em santuário ecológico da humanidade e base para estudos científicos.
Tratado Antártico e Protocolo de Madri
O Tratado Antártico foi assinado em 1959 e entrou em vigor a partir de 1961. Com ele foram asseguradas a internacionalização do continente e a liberdade de navegação marítima e de pesquisas científicas por um período de trinta anos (1961-1991). O Brasil também assegurou sua presença no continente, com o envio de expedições científicas a partir de 1983.
Atualmente, há na Antártida 70 estações ou bases permanentes de pesquisa científica de 30 países, que desenvolvem estudos em diversas áreas, destacando-se as pesquisas relacionadas à dinâmica atmosférica, que permitem compreender as mudanças climáticas em curso. O Tratado Antártico pode ser considerado um dos maiores sucessos de cooperação internacional da História.
Na revisão do Tratado Antártico, em 1991, em Madri, Espanha, assinou-se o Protocolo sobre Proteção Ambiental ao Tratado Antártico, que ficou conhecido como Protocolo de Madri.
Pelas novas regras, que entraram em vigor em 14 de janeiro de 1998, com validade até 2048, as atividades humanas no continente devem buscar impacto ambiental zero. Entre as medidas adotadas, vetou-se levar plantas e animais ao continente, e todo o lixo produzido pelas estações de pesquisa é recolhido e devolvido aos países de origem. Também ficou proibida a exploração de recursos naturais no continente, rico em minerais. Há preocupação em relação ao fluxo de turistas.
QUEM LÊ VIAJA MAIS
clínc amír.
paratí: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Em fórma de diário de bordo, amír clinc, navegador brasileiro, conta sua expedição de um ano pelos polos.
NAVEGAR É PRECISO
National Geographic Brasil
https://oeds.link/FubSsX
Nesse site, por meio dos filtros de pesquisa, é possível selecionar e acessar vídeos, textos, artigos e fotografias sobre a Antártida.
PAUSA PARA O CINEMA
A marcha dos pinguins.
Direção: lú jaquê. Estados Unidos/França: Bonne Pioche, 2005. Duração: 85 minutos
No cenário desértico da Antártida, uma mesma história se repete há milênios e garante a manutenção da espécie: a marcha do ciclo reprodutivo dos pinguins-imperadores.
• O Brasil na Antártida
As massas de ar que chegam à América do Sul e, portanto, ao Brasil têm sua origem na Antártida. As chuvas e as secas irregulares, que tanto afetam a agropecuária, poderão ser previstas com maior conhecimento da dinâmica atmosférica que ocorre na Antártida, o que por si só explica a necessidade de o Brasil manter sua estação científica nesse continente.
A Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada em ilha próxima à costa ocidental da Península Antártica, começou a operar em 1984. Desde sua criação, missões brasileiras se concentraram nas bordas do continente, mas, a partir de 2008 e 2009, avançaram para o interior da Antártida, contribuindo para aprofundar os estudos.
Em 25 de fevereiro de 2012, uma falha no sistema elétrico causou um incêndio que destruiu a estação do Brasil. Dois militares brasileiros faleceram no combate ao fogo. O governo federal, por meio do Ministério da Defesa, providenciou sua reconstrução. Em janeiro de 2020, foram inauguradas as novas instalações da estação.
NAVEGAR É PRECISO
Programa Antártico Brasileiro ( proantár)
https://oeds.link/ovvVD2
Esse site apresenta detalhes do Proantar: os pesquisadores, a base científica e as estações de apoio brasileiros na Antártida, além de publicações, notícias, vídeos e outros recursos interessantes.
Atividades dos percursos 27 e 28
Registre em seu caderno.
- Com a independência das antigas colônias da América Latina no século dezenove, algumas demarcações territoriais imprecisas entre os países geraram tensões fronteiriças. Observe o mapa da página 233 e aponte em que condições foi resolvido o impasse entre Brasil e Bolívia.
- Em relação ao impasse entre Bolívia, Peru e Chile, responda:
- O que deu origem à Guerra do Pacífico, entre 1879 e 1883?
- Nessa guerra, quais foram as perdas e os ganhos territoriais?
- O impasse foi resolvido?
- Sobre a integração física e energética entre os países da América do Sul, existem barreiras que dificultam a ampla integração entre eles? Em caso afirmativo, mencione algumas delas.
- Na revisão do Tratado Antártico, em 1991, na capital da Espanha, Madri, o que foi decidido entre os países?
- Os personagens A, B, C, D, ê e F estão viajando pela América do Sul. Três deles saíram do Brasil e já chegaram a países vizinhos. Observe atentamente o mapa e, com base em seus conhecimentos, responda às questões a seguir.
Brasil e países vizinhos: faixa e zona de fronteira
Fonte: elaborado com base em í bê gê É. Municípios da faixa de fronteira: 2020. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2021. Disponível em: https://oeds.link/yEoAdb. Acesso em: 10 fevereiro 2022.
- Indique os personagens que já não estão em território brasileiro.
- É correto afirmar que o personagem C está na faixa de fronteira da Bolívia? Explique sua resposta.
- Sabe-se que os personagens A e D não estão em uma área de fronteira terrestre. Revendo o mapa da página 238, que tipo de articulação foi usada por eles?
- É correto afirmar que todos os personagens se localizam na zona de fronteira? Explique sua resposta.
6. Leia o texto e analise as afirmativas. Em seguida, copie o item incorreto em seu caderno, corrigindo-o.
“ A capa congelada que recobre tem espessura média de 1.800 metros, mas chega a passar dos 4.700 metros. Parte dela se apoia sobre rochas que estão abaixo do nível do mar – o que significa que boa parte do continente seria um arquipélago se não houvesse a gigantesca massa de gelo sobre ele. ”
LEITE, Marcelo. O maior deserto do mundo. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 março 2009. página 37.
- O texto se refere à Antártida.
- Arquipélago é um agrupamento de ilhas concentradas em certas áreas dos oceanos.
- Essa “capa congelada” sobre rochas se estende pelo norte da América do Norte e Eurásia.
- Se não houvesse essa camada de gelo sobre as rochas, suas partes emersas ficariam descontínuas, configurando, assim, um arquipélago.
7. Em 1957, jáquis lambér, jurista, sociólogo e demógrafo francês, escreveu o livro Os dois Brasis. Leia o texto a seguir e responda à questão.
“ As dificuldades de transportes e de comunicações dividiram a América do Sul em duas metades que se voltaram uma para o Oceano Atlântico e a outra para o Pacífico; são dois mundos de costas um para o outro e entre os quais o intercâmbio de pessoas e, sobretudo, de mercadorias, depois de ter sido impossível durante longo tempo, é ainda hoje em dia muito difícil. ”
lambér jáquis. Os dois Brasis. sexta edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970. página 17.
• Com base no conteúdo estudado, você concorda com esse fragmento de texto?
8. Observe a foto do Parque Internacional, localizado na fronteira entre as cidades de Santana do Livramento, no Brasil, e rivêra, no Uruguai. Essa fronteira é chamada de fronteira da paz, pois aí convivem pacificamente brasileiros e uruguaios. Depois, responda às questões.
- Que tipo de fronteira é mostrada na foto? Explique-a.
- Se, por um lado, as cidades-gêmeas permitem maior integração econômica e cultural entre países vizinhos, por outro, elas também abrigam diversos problemas. Aponte alguns deles.
- Investigue a sua localidade considerando os conceitos a seguir. No Brasil, usualmente, consideram-se: limite, para indicar a delimitação entre dois municípios; divisa, entre duas unidades da federação; fronteira, entre dois países. Você sabe quais são os limites do município onde você mora? E as divisas de sua unidade da federação?
- As decisões tomadas pelas sociedades de outras regiões do globo têm graves consequências sobre a Antártida.
• Em grupo, façam uma pesquisa sobre o tema: “Antártida e o buraco na camada de ozônio”. Debatam e elaborem uma dissertação na qual apareçam os problemas a serem combatidos e as soluções a serem implementadas.
Glossário
- Triângulo Mineiro
- Porção sudoeste do estado de Minas Gerais, delimitada pelos rios Grande, Paranaíba e seu afluente Araguari, com vegetação nativa de Cerrado, onde se destacam as cidades de Uberaba, Uberlândia e Araguari como principais centros urbanos.
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- Cidadania
- Condição em que um indivíduo goza de plenos direitos sociais e políticos na sociedade em que vive, com garantia de acesso à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, entre outros direitos. É obrigação do Estado garantir esses direitos aos cidadãos.
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- Arqueológico
- De arqueologia, que vem do grego , ciência que estuda monumentos e vestígios de civilizações antigas. A concentração espacial destes constitui o que se chama de sítio arqueológico. arcailodjía
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- Antropológico
- De antropologia, que vem do grego , “homem”, e antrópos , “tratado”; ciência que estuda o ser humano e os grupos humanos: crenças, instituições, estruturas sociais, sistemas econômicos, cultura, política, origem do ser humano lôgos . etcétera
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- Alfandegário
- Relativo à alfândega, chamada também de aduana, uma repartição do governo que controla as exportações e as importações e faz a cobrança das tarifas ou taxas.
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- Palavra de origem norueguesa que se aplica a várias espécies de crustáceos semelhantes a um camarão grande.
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