PLANISFÉRIO POLÍTICO

Fonte: elaborado com base em í bê gê É. Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Nota: Em 19 de abril de 2018, o rei da Suazilândia alterou a denominação em inglês de seu país para “éssuótini”, que na língua suázi quer dizer “terra dos suázis”, substituindo, assim, a antiga denominação “Swaziland”, surgida com o colonialismo britânico. Neste livro, nos mapas que representam temáticas históricas ou outras anteriores a 2018, mantivemos o nome Suazilândia, pois era a denominação empregada até aquele ano e, também, por corresponder à “terra dos suázis”; em outros mapas, empregamos o nome atual do país, éssuótini.

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Manuel Correia de. O Brasil e a América Latina. São Paulo: Contexto, 1989.

Livro dedicado a estudantes e pesquisadores sobre a formação social dos países latino-americanos e do Brasil por meio dos aspectos geográficos.

aiérbe, L. F. Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia. São Paulo: Editora Unésp, 2002.

Obra que analisa diversas decisões de política externa dos Estados Unidos, com base em documentos originalmente sigilosos da Agência Central de Inteligência.

BANDEIRA, Luiz A. M. Formação do Império Americano: da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque. segunda edição Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Livro que aborda a consolidação do poderio geopolítico e militar dos Estados Unidos durante o século vinte.

báutisman, aléquissis (). Atlas géopolitique mondial Édition 2021. Paris: Éditions du Rocher, 2020.

Atlas no idioma francês com mapas e gráficos que contribuem para análise e compreensão de temas centrais no contexto atual da geopolítica global.

bonifáce, Pascal. Atlas des relations internationales100 cartes pour comprendre le monde de 1945 à nos jours. Malakoff: Armand Colin, 2020.

Atlas no idioma francês com foco nas relações internacionais, geopolítica e diplomacia.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Secretaria Nacional de Justiça. Refúgio em números. sexta ediçãoBrasília, Distrito Federal: óbêmigra, 2021.

Relatório de divulgação de dados que garantem a transparência sobre as decisões de refúgio no Brasil.

COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINAPanorama social de América Latina 2021Santiago: Cepal, 2022.

Estudo com análises socioeconômicos na América Latina Caribe em 2020, especialmente em relação à pobreza e às tendências de gasto público social na região.

COSTA, vanderlei M. da. Geografia política e geopolítica. São Paulo: êduspi, 1992.

Livro teórico sobre as relações conceituais e diferenças entre a geopolítica e a Geografia Política.

DAVIS, M. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

Livro que aborda o fenômeno do crescimento acelerado das cidades e o processo de favelização em centros urbanos de países do chamado terceiro mundo.

DIAS, váguiner da Silva. Qual América Latina? Os livros didáticos e suas referências teóricas para a construção da região. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, página 2-11, 2011. Número especial egál.

Estudo a respeito da abordagem adotada em livros didáticos sobre o conteúdo referente à América Latina, bem como das suas referências e bases teóricas.

êti áliGlobal Innovation Index 2021. Tracking Innovation through the Covid-19 Crisis. 14. ed. Genebra: , 2021.

Publicação com informações sobre as tendências de inovação no mundo, com um ranking global da capacidade inovadora e de produção da economia de um país.

The state of world fisheries and aquaculture 2020. Sustainability in action. Roma: FAO, 2020.

Relatório a respeito das principais tendências e padrões observados na pesca e aquicultura no mundo.

FORTI NETO, Octávio. Da unassul para o prossúl: a visão do Estado de Direito e o Regionalismo Latino-Americano. Revista Conjuntura Global, volume 9, número 1, página 130-149, 2020.

Artigo sobre aspectos do regionalismo sul-americano, destacando deficiências no âmbito das relações entre países-membros de organizações regionais.

FURTADO, Celso. Formação econômica da América Latina. segunda edição Rio de Janeiro: Lia, 1970.

Livro dedicado à história do desenvolvimento econômico da América Latina.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. quarta edição Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

Ensaio sobre a história da América Latina, seu passado colonial e como essa estrutura molda as instituições e a sociedade após os processos de independência.

ernândes, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. quarta edição São Paulo: Selo Negro, 2008.

Livro sobre a história contemporânea do continente africano, as consequências do domínio europeu e a formação dos Estados nacionais.

úberman liô. História da riqueza dos Estados Unidos da América (Nós, o povo). São Paulo: Brasilense, 1987.

Obra historiográfica sobre as condições que viabilizaram o enriquecimento dos Estados Unidos como nação.

Iâni, Octavio. Imperialismo na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.

Livro que procura explicar aspectos da dependência dos países latino-americanos em relação às grandes potências econômicas do mundo.

ipéa. O direito à água como política pública na América Latina: uma exploração teórica e empírica. Brasília: ipéa, 2015.

Coletânea de estudos sobre casos latino-americanos relacionados aos desafios de se concretizar políticas públicas orientadas pelo direito humano à água.

JORGE, Nedilson (organizador). História da África e relações com o Brasil. Brasília: funág , 2018.

Publicação que reúne diferentes visões de estudiosos sobre o continente africano e suas relações com o Brasil.

KARNAL, Leandro êti áli. História dos Estados Unidos: das origens ao século vinte e um. terceira edição São Paulo: Contexto, 2013.

Obra histórica sobre os Estados Unidos, detalhando a composição social, as ideologias da nação, os conflitos internos e a consolidação como potência global.

Quér-OLIVEIRA, Lucas êti áliLa integración regional sudamericana frente a la pandemia del Covid-19: un análisis geopolítico de los impactos en el Mercosur y en la région. Revista Tempo do Mundo, número 26, Brasília, Distrito Federal, número 26, agosto 2021.

Artigo de análise, do ponto de vista geopolítico, sobre os impactos econômicos da pandemia de covíd-19 nos países integrantes do Mercosúl.

Atlas géopolitique. Paris: Larousse, 2007.

Atlas dedicado à análise geográfica sobre a geopolítica mundial, mobilizando conceitos clássicos da Geografia.

MACHADO, Maria C. S.; BRITO, Tânia (coordenação). Antártica: ensino fundamental e ensino médio. Brasília: méqui sébi, 2006. (Coleção Explorando o Ensino; volume 9).

Material de apoio ao professor com sugestões para abordagem de temas relacionados ao continente antártico e às sensíveis mudanças climáticas a que está submetido.

MARAFON, G. J. (organizador). O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: garamond, 2011.

Livro sobre os problemas e conflitos socioambientais relativos à modernização do campo e que propõe soluções voltadas à conservação ambiental e à justiça social.

márchal tim. A era dos muros: por que vivemos em um mundo dividido. Rio de Janeiro: zarrár, 2021.

Obra dedicada a analisar algumas das questões cruciais na pauta das relações geopolíticas futuras.

martusséli, P. N. Como refugiados são afetados pelas respostas brasileiras a covíd-19? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, volume 54, número 5, página 1446–1457, 2020.

Artigo que discute as ações do governo brasileiro em relação aos refugiados na pandemia de covíd-19.

munânga cabenguelê. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009.

Obra que retrata as origens e a história da dominação dos povos africanos capturados e trazidos para o Brasil e sua relação com a construção das identidades nacionais.

olítch, Nelson bacíqui; CANEPA, Beatriz. África: terra, sociedades e conflitos. segunda edição São Paulo: Moderna, 2012.

Livro dedicado a explorar a realidade dos países do continente africano, para além dos estereótipos criados em torno das suas dificuldades econômicas e sociais.

olítch, Nelson bacíqui; CANEPA, Beatriz. Geopolítica da América Latina. segunda edição São Paulo: Moderna, 2004.

Livro sobre o continente latino-americano com base em sua geopolítica, economia, governos e a relação com as potências mundiais, sobretudo os Estados Unidos.

penúdi. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. pê êne ú dê Brasil/ipéa/éfe jota pê, 2020.

Plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (i dê agá ême) dos municípios brasileiros, unidades federativas e Regiões Metropolitanas.

RIBEIRO, váguiner (organizador). Conflitos e cooperação pela água na América Latina. São Paulo: Annablume Editora, 2013.

Obra com artigos de especialistas que ajudam a elucidar as razões que motivam conflitos pelo acesso à água em diversos países latino-americanos.

RODRIGUES, Gilberto. Refugiados: o grande desafio humanitário. São Paulo: Moderna, 2019.

Livro que propõe importantes reflexões na área de refúgio e migração forçada, com base em questionamentos que desafiam o mundo atual.

SADER, Emir (organizador). Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006.

Enciclopédia de verbetes relacionados à história de cada país da América Latina e do Caribe.

Atlas de la Chine: les nouvelles échelles de la puissance. Paris: Édition Autrement,

Atlas no idioma francês com mapas e infográficos que contribuem para entender os desafios atuais da China e o seu poder de influência na geopolítica e geoeconomia global.

SILVEIRA, María Laura. Argentina: território e globalização. São Paulo: Brasiliense, 2003.

Livro sobre a situação econômica, territorial e social da Argentina durante sua inserção no processo de globalização da economia mundial.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. terceira ediçãoSão Paulo: Ática, 2019.

Obra sobre a formação das sociedades africanas e o processo de escravização e transporte de suas populações para o Brasil no período colonial e imperial.

World investment report 2021: investing in sustainable recovery. New York: , 2021.

Relatório sobre as tendências de investimentos globais e regionais e o desenvolvimento de políticas com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Human development report 2020: the next frontier – human development and the Anthropocene. New York: , 2020.

Relatório sobre o panorama dos avanços nos índices de desenvolvimento humano no mundo até 2020.

unêsco. História geral da África, oito: África desde 1935. terceira edição Brasília: unêsco, 2021.

Volume oito de uma série que explora a história do continente africano, com foco no período colonial e domínio das potências marítimas europeias.

UN-HABITAT. Global State of Metropolis 2020: population data booklet. Nairobi: , 2020.

Livreto com análise das tendências atuais de crescimento das cidades globais, com surgimento de cidades e metrópoles maiores e mais densas.

vacãn, L.; LINS, D. (organizador). Repensar os Estados Unidos: por uma sociologia do superpoder. Campinas: Papirus, 2003.

Coletânea de ensaios históricos e antropológicos dos Estados Unidos, que contribuem para compreender essa potência global e a acentuação do ideário neoliberal.