CAPÍTULO 6 Um pouco de Geometria plana

Fotografia.
Painel com pregos e linhas esticadas entre eles formando um rosto de mulher oriental, olhos pequenos, sobrancelha arqueada e boca pequena.
YAMASHITA, K. Constellation. 2011. Painel de madeira, tachinhas e linha, 40 × 30 centímetros.

Observe a imagem e responda às questões no caderno.

a) Na obra de Kumi Yamashita, cada prego representa um ponto ou um segmento? E cada pedaço de linha esticada entre dois pregos?

b) Na imagem, partes como as sobrancelhas têm maior ou menor concentração de linhas (quantidade de linhas em áreas de mesma medida) do que o centro da testa?

c) Podemos considerar que os efeitos claro ou escuro em partes da imagem têm relação com a quantidade menor ou maior de linhas nessas áreas?

Uma obra de arte que surge de pregos e de linhas – pontos e segmentos de reta – sobre a madeira – plano.

A Geometria está no mundo e na imaginação, basta saber olhar para fóra ereticências para dentro de si.

1. Ponto, reta e plano

O ponto, a reta e o plano são noções aceitas sem definição na Geometria, por isso são chamadas ­noções primitivas. Elas podem ser associadas, de maneira intuitiva, a diferentes elementos que nos ­rodeiam. Você consegue associar o ponto, a reta ou o plano a algum dos elementos das fotografias a seguir?

Fotografia.
Diversas estrelas de coloração azul em um céu noturno. No centro, se observa um agrupamento maior de estrelas.
Aglomerado de estrelas conhecido como Presépio, na constelação de Câncer.
Fotografia.
Feixes de luzes de diversas cores em um ambiente escuro.
Show de luzes.
Fotografia.
Vista frontal de uma área com água no centro e vegetação ao redor. Ao fundo, observa-se a presença de prédios e um céu azul.
Espelho de água no parque Farroupilha, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. (Fotografia de 2019.)

Dizemos que a estrela, o raio de luz e o espelho de água do lago dão a ideia das noções primitivas da Geometria: ponto, reta e plano, respectivamente.

O ponto e a reta

   Graficamente, um ponto pode ser representado como

e é indicado por letras maiúsculas do nosso alfabeto:

Ilustração.
Representação de ponto, contendo três pontos nomeados como A, D e L.

O primeiro ponto representado é o ponto A em coloração alaranjada.
O segundo ponto representado, à direita do ponto A, é o ponto D em coloração cinza.
O terceiro ponto representado, à direita do ponto D, é  o ponto L em coloração verde.

Quando há um ou mais pontos, temos uma figura. Por exemplo:

Ilustração.
Representação de como um ponto forma uma figura.

A primeira figura é um ponto cinza.
Ao lado, a figura é um conjunto de quatro pontos vermelhos, dispostos em como se fossem os vértices de um quadrado.
Ao lado, os pontos formam um polígono de quatro lados verdes.
Ao lado, uma figura tridimensional formada de linhas vermelhas e preenchido com coloração alaranjada.

Uma reta também é uma figura com infinitos pontos. Graficamente, uma reta pode ser representada da seguinte maneira:

Ilustração.
Reta horizontal em coloração azul, com uma seta em cada extremidade.

A reta é indicada por letras minúsculas do nosso alfabeto:

Ilustração. 
Duas retas indicadas por letras minusculas do alfabeto.

A primeira reta em coloração roxa é chamada de reta u.
A segunda reta em coloração amarela é chamada de reta s.

Uma reta não tem começo, nem fim, nem espessura. Observe uma reta e alguns de seus pontos.

Ilustração.
Reta horizontal vermelha, com uma seta em cada ponta. 
Ao longo da reta, são representados pontos, também em vermelho, denominados em sequência: E, G, C, M, Z e H.

Os pontos ê, G, C, M, Z e H pertencem à reta t. Nesse caso, dizemos que esses pontos são colineares.

Três ou mais pontos são colineares quando pertencem a uma mesma reta.

Agora, observe os pontos a, B e C representados na figura a seguir.

Ilustração.
Caixa verde que parece um bloco retangular. Em uma de suas arestas passa uma reta vermelha, com uma seta em cada pota, denominada reta r.
A reta r tem os pontos A e C, também em vermelho.
Na face superior da caixa, no meio, há o ponto B, também em vermelho.

Esses pontos não são colineares, pois não existe uma reta que contenha todos eles.

O plano

O plano também tem infinitos pontos e não tem começo, nem fim. Graficamente, um plano pode ser representado da seguinte maneira:

Ilustração.
Paralelogramo representando um plano. A figura tem bordas vermelhas e interior alaranjado.

Um plano é indicado por letras minúsculas do alfabeto grego: Alfa (alfa), Beta (beta), Gama (gama), Delta (delta), entre outras.

Ilustração.
Representação de dois planos uma ao lado do outro.

O primeiro plano denominado plano alfa com as bordas roxas e preenchimento roxo claro.
O segundo plano denominado plano beta com as bordas verde e preenchimento verde claro.

Observe um plano e alguns de seus pontos.

Ilustração.
Representação de um plano denominado gama, com bordas marrom e preenchimento marrom claro.

Neste plano, são representados os pontos S, J, B e P.

Os pontos J, S, P e B pertencem ao plano Gama. Por pertencerem ao mesmo plano, dizemos que esses pontos são coplanares.

Três ou mais pontos são coplanares quando pertencem a um mesmo plano.

Em um plano existem infinitas retas. Na figura, representamos um plano e algumas das retas que estão nele. Por estarem no mesmo plano, essas retas também são chamadas coplanares.

Ilustração.
Representação de um plano denominado ômega, com bordas azuis e preenchido de azul claro.

Neste plano, há algumas retas que se cruzam.
As retas r, s e t se cruzam em um mesmo ponto; as retas u e v não são paralelas e cruza, as retas s e x.
A reta x cruza também a reta t.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Que noção primitiva da Geometria poderia ser associada a cada item?

a) Um fio de linha bem esticado.

b) A marca deixada por uma ponta de lápis em um papel.

c) O tampo de uma mesa.

d) Uma corda de violão esticada.

e) Uma folha de papel sulfite grudada na parede.

2 Observe a seu redor e anote o que pode dar a ideia de um ponto, de uma reta e de um plano.

3 Considerando as retas e os pontos assinalados na figura a seguir, identifique os pontos que:

a) pertencem à reta r;

b) não pertencem à reta r;

c) pertencem à reta s;

d) não pertencem à reta s;

e) pertencem às duas retas, r e s.

Ilustração.
Representação de um plano denominado "alfa" com bordas marrons e preenchimento marrom claro.

Neste plano, tem duas retas r e s que se cruzam no ponto A.
A reta r possui os pontos A e B.
A reta s possui os pontos C e A.

Fora das retas o ponto D.

4 Considere as retas e os pontos assinalados na figura.

Ilustração.
Representação de um plano denominado gama com bordas verdes e preenchimento verde claro.

Neste plano, tem duas retas que se cruzam no ponto P.
Uma das retas possui os pontos A, C e B.
A outra reta possui os pontos M, D e N.

Quais pontos são colineares com:

a) a e ?

b) M e N ?

5 Observe a pirâmide e responda: o ponto E está no mesmo plano de a, B e C ? E o ponto a está no mesmo plano de D, C e ê ?

Ilustração.
Representação de uma pirâmide com bordas vermelhas e preenchimento vermelho claro.

A base da pirâmide é um quadrilátero cujos vértices são os pontos A, B, C e D.
O topo da pirâmide é o ponto E.

6 Considerando a figura, copie no caderno as afirmações verdadeiras.

Ilustração.
Representação de um bloco retangular de bordas em coloração azul e preenchimento azul claro. 

Os vértices visíveis deste bloco são denominadas pelos pontos A, B, C, D, E, F e G.

a) Os pontos a, B, C e D são coplanares.

b) Os pontos a, B, C e F não são copla­nares.

c) Os pontos D, C, F e G são coplanares.

d) Os pontos B, C, F e G são coplanares.

7 Desenhe no caderno quatro pontos distintos e três a três não colineares. Quantas retas podemos traçar de fórma que cada uma passe por dois desses pontos?

2. Posições relativas de duas retas em um plano

Observe as fotografias a seguir. Como estão dispostas as retas que passam pelas cordas da harpa? E as retas que passam pelos cabos que sustentam a ponte? Elas se cruzam em algum ponto?

Fotografia.
A fotografia destaca as mãos de uma pessoa tocando as cordas de uma harpa. As cordas são esticadas e lembram retas paralelas.
Harpa, um instrumento musical muito antigo.
Fotografia.
A fotografia destaca a vista da lateral de uma ponte de ligação intermunicipal, composta por cabos que, com a base da ponte, lembram triângulos.
Abaixo da ponte destaca-se um rio e vegetação.
Ponte Sérgio Motta, que liga Cuiabá a Várzea Grande, em Mato Grosso. (Fotografia de 2020.)

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os objetos.)

Na primeira fotografia, observe que as retas que passam pelas cordas da harpa não se cruzam. Já na segunda fotografia, é possível perceber que as retas que passam pelos cabos que sustentam a ponte, se prolongadas, se cruzariam em um único ponto.

No primeiro caso, dizemos que as cordas lembram linhas paralelas; no segundo caso, os cabos lembram linhas concorrentes.

Agora, vamos ver como essas ideias das posições relativas de duas retas são estudadas em ­Geometria.

Quando duas retas contidas em um mesmo plano não têm pontos em comum, elas são denominadas retas paralelas.

Observe o exemplo.

Ilustração.
Representação de um plano denominado beta com as bordas verde e preenchimento verde claro.

No plano, se tem duas retas denominadas r e s e elas são paralelas.

Também está escrito r barra barra s em que barra barra indica que essas retas são paralelas.

As retas r e s representadas na figura, contidas no plano β, são paralelas, pois elas não têm pontos em comum. Indicamos: r paralela a s.

Quando duas retas têm um único ponto em comum, elas são denominadas retas concorrentes.

Observe o exemplo.

Ilustração.
Representação de um plano denominado alfa com as bordas vermelhas e preenchimento vermelho claro.

Neste plano, há duas retas denominadas u e v que se cruzam no ponto P.

A escrita é demonstrada como u versus v.

As retas u e v representadas na figura, contidas no plano α, são concorrentes, pois o ponto P é o único ponto em comum entre elas. Indicamos: u×.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

8 Na figura a seguir, as ruas estão representadas por linhas que nos dão a ideia de retas.

Ilustração.
Retângulo verde contendo 4 linhas retas que representam ruas.
A rua Amazonas atravessa as ruas Sergipe, Maranhão e Paraná.
A rua Sergipe também é atravessada pelas ruas Maranhão e Paraná.
As ruas Maranhão e Paraná não se atravessam e têm a mesma inclinação.

a) Das ruas indicadas nessa figura, qual é paralela à rua Maranhão?

b) E quais são concorrentes com a rua Sergipe?

c) Se você seguisse pela rua Maranhão e um colega fosse pela rua Paraná, vocês se encontrariam? Por quê?

9 Observe a figura.

Ilustração.
Representação de um plano com bordas amarelas e preenchimento amarelo claro.

No plano há quatro retas denominadas s, t, r e u.
As retas r e u possuem a mesma inclinação.
As retas s e t possuem inclinação diferente entre si, e entre as retas r e u.

a) Quais retas são paralelas?

b) Dê dois pares de retas concorrentes.

10 Identifique dois pares de retas paralelas e dois pares de retas concorrentes na figura a seguir. Para verificar sua resposta, pegue uma caixa de sapatos vazia e alguns canudinhos de refresco para representar as retas.

Ilustração.
Representação de uma caixa de sapato vermelha.

Nas arestas da caixa, estão representadas as retas r, s, v, t e u.
As retas r, s e v estão na mesma face, e as retas r e v possuem mesma inclinação.
As retas v, t e u estão em ma mesma face da caixa, v e u tem a mesma inclinação.

11

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

  Converse com um colega e registrem no caderno suas conclusões sobre as questões a seguir.

a) Se as cordas de uma harpa se cruzassem, o instrumento funcionaria?

b) Se os fios de uma raquete de tênis não se cruzassem, a raquete funcionaria?

3. Semirreta e segmento de reta

Semirreta

Ilustração.
Aluno e professora conversando em frente a um quadro de giz. 

No quadro, está desenhado uma reta denominada r que contem os ponto Q e P.

O aluno fala: Quantas retas passam por dois pontos?

Na Matemática, consideramos, sem demonstrar, que por dois pontos distintos passa uma única reta. Essa explicação pode ser examinada na reta que a professora desenhou na lousa. Observe a figura.

   A reta r desenhada também pode ser indicada por

QP com uma seta de duas pontas sobre elas ou PQ com uma seta de duas pontas sobre elas.

(lemos: “reta QP” ou “reta PQ”).

Agora, considere uma reta s e um ponto a pertencente a ela.

Ilustração.
Reta s com o ponto A em seu centro.

A reta está dividida em duas partes, a partir do ponto A para a direita, a reta está em azul, e a partir do ponto A para a esquerda, a reta está em verde.

Em relação ao ponto a, a reta s fica dividida em duas partes que têm o ponto a em comum. Cada uma dessas partes da reta (incluindo o ponto a) é chamada semirreta, e o ponto a ­é chamado origem de cada semirreta.

Observe a reta s. Nela estão assinalados os pontos a, B e C.

Ilustração. 
Reta denominada s com os potos B, A e C nela.

Vamos destacar a semirreta de origem a que passa pelo ponto B:

Ilustração.
Semirreta de origem no ponto A, com sua continuidade à esquerda, contendo o ponto B.

   Essa semirreta é indicada por

AB com uma seta apontando para a direita sobre elas.

Vamos destacar agora a semirreta de origem a que passa pelo ponto C:

Ilustração.
Semirreta de origem no ponto A, com sua continuidade à direita, contendo o ponto C.

   Essa semirreta é indicada por

AC com uma seta apontando para a direita sobre elas.

   As semirretas

semirreta AB e semirreta AC

são chamadas semirretas opostas.

Segmento de reta

Você já viu um eletrocardiograma?

Eletrocardiograma (ê cê gê) é um exame, feito por um médico cardiologista, capaz de registrar a atividade elétrica do coração com a pessoa em repouso.

Observe a figura que lembra o registro de um eletrocardiograma.

Ilustração.
Malha quadriculada contendo  uma linha contínua verde, que começa horizontal, com picos de descida e subida.
Esses picos acontecem três vezes.

A linha verde dessa figura é formada por vários segmentos de reta.

Considere uma reta t e dois pontos distintos pertencentes a ela: M e H.

Ilustração.
Reta t em preto com os pontos M e H destacados em azul.

Destacamos em azul a parte da reta que contém os pontos M, H e todos os pontos entre eles.

Ilustração.
Reta t em preto, com os pontos M e H destacados em azul. 
O trecho da reta entre os pontos M e H está destacado em azul.

   Chamamos segmento de reta a parte destacada. Esse segmento é indicado por

MH com uma linha em cima.

ou

HM com uma linha em cima.

(Lemos: “segmento MH ” ou “segmento HM ”.)

Um segmento de reta é uma parte da reta limitada por dois pontos distintos, chamados extremos.

   Na reta t dada, os pontos M e H são os extremos do segmento

MH

Vamos conhecer agora o que são segmentos de reta consecutivos e segmentos de reta colineares.

Dois segmentos de reta são consecutivos quando têm um extremo comum.

Observe o exemplo.

Ilustração.
Sequencia de três segmentos de retas conectados em cor verde.
Com as extremidades sendo pontos A e B, pontos B e C e pontos C e D.
Apenas os pontos A, C e D são colineares.

   Os segmentos

AB e BC

têm um extremo comum, que é o ponto B ; logo, são segmentos consecutivos.

   Os segmentos

BC e CD

têm um ex­tremo comum, o ponto C. Eles também são segmentos consecutivos.

   Note que os segmentos

AB e CD

não são consecuti­vos, pois não têm extremo comum.

Dois segmentos de reta são colineares quando estão sobre a mesma reta.

Observe os exemplos.

Ilustração. 
Duas retas. A primeira reta está na horizontal e a outra está acima dela, com inclinação de cerca de 45 graus em relação à primeira.

A reta acima possui os pontos A, B, C e D, com os segmentos de ponto A e ponto B destacado em verde, e os segmentos de ponto C e ponto D destacado em roxo.

A reta horizontal possui os pontos M, N, P e Q, com os segmentos de ponto M e ponto N, ponto N e ponto P, ponto P e ponto Q destacados em vermelho.

   Os segmentos

AB e CD

estão sobre a mesma reta; logo, são segmentos colineares.

   Os segmentos

MN e MP

também são coli­neares, porque estão sobre a mesma reta.

   Já os segmentos

AB e PQ

não são colineares, pois não estão sobre a mesma reta.

Observação

Os segmentos

MP e PN

são segmentos consecutivos e colineares.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

12 Identifique as semirretas a seguir e indique sua origem.

a)

Ilustração.
Linha verde com origem no ponto A e um ponto B em seu meio. Uma seta na ponta à direita dela.

b)

Ilustração.
Linha roxa com origem em um ponto E e com um ponto F em seu meio. Há uma seta na ponta à esquerda dela.

13 Considere a reta r a seguir.

Ilustração.
Linha amarela com setas em suas extremidades e com os pontos A, B e C em seu meio em preto. A linha representa a reta r.

a) Quais são as semirretas de origem no ponto B?

b) Quantas semirretas com origem em a, B ou C podemos obter?

14 Quais são os segmentos mostrados em cada uma das figuras a seguir? Identifique, se houver, três pares de segmentos consecutivos e três pares de segmentos colineares.

a)

Ilustração.
5 linhas em azul, conectadas formando um pentágono cujos vértices são os pontos A, B, C, D e E.

b)

Ilustração.
Segmentos de retas conectados.
Um segmento do ponto B ao ponto D, um segmento do ponto D ao ponto F, um segmento do ponto F ao ponto Y e outro segmento do ponto Y ao ponto E.

c)

Ilustração.
Pirâmide de base triangular com pontos X, Y e Z sendo os vértices da base, 
Seu topo é representado pelo ponto V.

15 Observe a figura.

Ilustração.
Dois segmentos de reta, segmento EF e segmento GF.
Cruzando esses segmentos, há um segmento de reta AD composto pelos segmentos de reta AB, BC e CD. 
O ponto B pertence ao segmento EF.
O ponto C pertence ao segmento GF.

Classifique em consecutivos, colineares ou consecutivos e colineares os pares de segmentos indica­dos nos itens a seguir.

a) ​​​​​​

Segmento de reta AB e Segmento de reta EB

b) ​​​

Segmento de reta AB e Segmento de reta CD

c) ​​​​​​

Segmento de reta EB e Segmento de reta BC

d) ​​​​​​

Segmento de reta BF e Segmento de reta FG

e)

Segmento de reta EF e Segmento de reta FG

f) ​​​​​​

Segmento de reta FC e Segmento de reta FG

16 Indique, com base na figura do exercício 15, outros dois pares de segmentos que sejam consecutivos e colineares.

17 Mariana fez o esboço de uma casa. Quantos segmentos de reta ela utilizou?

Ilustração.
Linhas em formato que lembra uma casa. 

Na vista frontal, as linhas formam um pentágono. 
O telhado é representado por linhas que formam paralelogramo. Uma dessas linhas é comum com a vista frontal.
A parede lateral também é representada por linhas que formam um paralelogramo, com uma dessas linha em comum com o telhado, e outra em comum com a vista frontal.

18 Considere a figura geométrica não plana a seguir e identifique três pares de segmentos consecutivos, dois segmentos colineares e dois segmentos que estejam em um mesmo plano.

Ilustração.
Representação de figura tridimensional. São visíveis 3 de suas faces. As faces visíveis são os quadriláteros ABEF, BCGE e ABCD.

19

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Reúna-se com um colega e façam o que se pede. Desenhem no caderno o contorno de uma moeda e marquem nesse contorno cinco pontos: a, B, C, D e ê.

Fotografia.
Moeda de um real.

A moeda é representada com um círculo dentro do outro. 
O primeiro circulo possui coloração dourada e o interior prateado.
Dentro do circulo prateado, se tem o numero um e a escrita real.

a) Quantos segmentos com extremos nesses pontos vocês podem traçar? Quais são esses segmentos?

b) Desses segmentos, indiquem cinco pares que sejam consecutivos.

c) Quais pares desses segmentos são coli­neares?

20

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Em duplas, cada integrante vai elaborar um problema sobre semirretas e segmentos de reta que satisfaça a condição de haver pelo menos dois segmentos consecutivos com uma extremidade na origem comum de duas semirretas distintas. Troquem de caderno para um resolver o problema do outro. Depois, destroquem para corrigi-los.

Medida de um segmento de reta

Considere os segmentos:

Ilustração.
Conjunto de três segmentos de retas paralelos.

O primeiro segmento XY, em azul.
O segundo segmento CD, em verde e menor que o primeiro segmento.
O terceiro segmento PQ, em roxo, menor que os dois primeiros e denominado u.
Ilustração.
Mulher representada do busto para cima, com cabelos encaracolados e com um sorriso no rosto.
Acima, uma caixa de diálogo com o texto:

Determinar a medida de um segmento de reta significa comparar a medida do seu comprimento com a medida do comprimento de outro segmento, que foi tomado como unidade de medida.

   Tomando como unidade de medida a medida do comprimento do segmento

PQ

vamos determinar a medida dos segmentos

XY e CD

Chamamos u a unidade de medida utilizada.

Ilustração.
Linha azul representando o segmento XY. 
Abaixo, uma linha de mesmo comprimento que o segmento XY é dividida em cinco partes de mesmo tamanho denominados u. Uma dessas partes é denominada como o segmento PQ.

   Observe que o segmento

PQ

“cabe” 5 vezes no segmento

Segmento de reta XY

Por isso, a medida de

Segmento de reta XY

na uni­dade u é 5 ou 5u.

   Indicamos a medida desse segmento por

medida do segmento X Y igual 5u

ou, simplesmente, xis ípsilon=5u.

Ilustração.
Linha verde representando o segmento CD. 
Abaixo, uma linha de mesmo comprimento que o segmento CD é dividida em 3 partes de mesmo tamanho denominados u. Uma dessas partes é denominada como o segmento PQ;

   A medida do segmento

Segmento de reta CD

é 3u, pois o segmento

PQ

“cabe” 3 vezes no segmento

Segmento de reta CD

   Indicamos a medida desse segmento por

medida do segmento C D

=3u ou cedê = 3u.

   Considere agora os segmentos

AB, CD, EF

Vamos tomar como unidade de medida u o segmento

EF
Ilustração. Linha vermelha representando segmento AB.
Ilustração. Linha verde representando segmento CD.
Ilustração. Linha roxa representando segmento EF de medida u.

   Vamos calcular as medidas dos segmentos

Segmento de reta AB e Segmento de reta CD
Ilustração. Segmento formado pelos pontos A e B em coloração vermelha. Abaixo, ela é dividida em duas partes de coloração roxa. A primeira parte é formada pelos ponto E e F, e é chamada de u. A segunda parte também é chamada de u.
Ilustração. Segmento formado pelos pontos C e D em coloração verde. Abaixo, ela é dividida em duas partes de coloração roxa. A primeira parte é formada pelos ponto E e F, e é chamada de u. A segunda parte também é chamada de u.

   Observe que os segmentos

Segmento de reta AB e Segmento de reta CD

têm medidas iguais a 2u; por esse motivo, chamamos os segmentos

Segmento de reta AB e Segmento de reta CD

segmentos congruentes.

Dois segmentos são congruentes quando têm medidas iguais segundo uma mesma unidade de medida.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

21 Vamos tomar como unidade de medida o segmento

Ilustração.
Segmento de reta verde denominado u.

e, depois, o segmento

Ilustração.
Segmento de reta verde denominado v.

. Determine a medida do segmento

Segmento de reta AB

, nas unidades de medida u e .

a)

<Descrição da figura do item a: Segmento de reta AB.
Descrição da figura do item b: Segmento de reta AB.>

b)

<Descrição da figura do item a: Segmento de reta AB.
Descrição da figura do item b: Segmento de reta AB.>

22 A fotografia da abertura deste capítulo lembra um geoplano, que é um modelo usado para representar e estudar figuras geométricas, composto de uma placa retangular com pinos ou pregos igualmente espaçados. Observe a representação de um geoplano e descubra quais são os pares de segmentos congruentes.

Ilustração. Malha retangular formada por 7  linhas de 12 pontos. Na linha 2 foram representados os pontos A (coluna 1), B (coluna 3), C (coluna 7), D (coluna 9) e E (coluna 10); na linha 3 o ponto F (coluna 3) na linha 4 os pontos G (coluna 6), H (coluna 10) e I (coluna 12); na linha 6 os pontos J (coluna 5), K (coluna 9) e L (coluna 12) e na linha 7 o ponto M (coluna 9). Algumas linhas unem esses pontos formando os segmentos AJ, BC, FG, JD, DK, EI, EH, HL e ML.

23 Em uma folha quadriculada, que pode funcionar como um geoplano, reproduza o retângulo á bê dê cê, com lados de medidas 6u e 4u, e siga estes passos:

Com uma régua, prolongue os segmentos

AB e AC

triplicando as respectivas medidas e obtendo

Segmento de reta AB linha e Segmento de reta AC linha

Obtenha o ponto Dʹ traçando os segmentos

C linha D linha e B linha D linha

respectivamente paralelos a

Segmento de reta AB linha e Segmento de reta AC linha
Ilustração.
Malha quadriculada composta por seis linhas e oito colunas de quadrinhos.
Em seu centro, há um retângulo conectado por linhas azuis que representam segmentos de reta, sendo eles: segmento AB, segmento BD, segmento DC e segmento CA.

a) Que medidas têm os lados

Segmento de reta AB linha e Segmento de reta AC linha?

b) Você desenhou uma figura semelhante ao retângulo inicial? Ela é uma figura ampliada ou reduzida em relação ao retângulo á bê dê cê?

c) Na mesma folha, obtenha os pontos centésimopolegadas, bitpolegadas e divisores de polegadas de modo que desenhe outro retângulo com lados reduzidos à metade dos lados do retângulo dado.

24

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

  Para esta atividade, junte-se a um colega.

Vocês vão precisar do seguinte material:

tesoura com pontas arredondadas;

cinco canudinhos feitos de papel reciclável, de mesmo tamanho, que deverão ser pintados nas cores branca, ama­rela, vermelha, verde e azul.

Sigam estes passos.

Dobrem ao meio e cortem os canudinhos, exceto o branco.

Separem uma metade de cada cor e descartem a outra metade.

Peguem a metade do canudinho vermelho, dobrem-na pela metade, cortem e descartem a outra parte.

Repitam esse procedimento com a metade restante: duas vezes para o verde e três vezes para o azul.

   (Use tesoura com ponta arredondada e a manuseie com cuidado!)

Considerando o pedaço que sobrou de cada cor, registrem no caderno:

a) as medidas do canudinho branco, usando como unidade de medida o pedaço amarelo, depois usando o pedaço vermelho como unidade de medida, depois usando o pedaço verde;

b) as medidas do canudinho amarelo, usando como unidade de medida o pedaço vermelho, depois o verde;

c) a medida estimada do canudinho branco na unidade de medida azul, sem manipular (pegar com a mão) o pedaço azul;

d) a medida estimada do canudinho branco na unidade azul, agora manipulando o pedaço azul.

e) Juntando dois pedaços de cores diferentes, é possível obter um pedaço do tamanho de outro de outra cor?

PARA SABER MAIS

Ilusão de óptica

A mera observação de uma figura pode levar a conclusões erradas, pois muitas vezes as aparências enganam.

   Note, por exemplo, os segmentos

AB e CD

apresentados. Eles têm o mesmo tamanho?

Ilustração.
Dois segmentos de retas vermelhos paralelos na vertical.

O primeiro é delimitado pelos pontos A e B, com flechas indicadas para fora em suas extremidades.
O segundo é delimitado pelos pontos C e D, com flechas indicadas para dentro em suas extremidades.

   Ao observá-los, tem-se a impressão de que o segmento

Segmento de reta AB

é menor que o segmento

Segmento de reta CD

mas, com o auxílio de uma régua, verifica-se que os dois têm a mesma medida.

Agora é com você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Por meio de observação, procure estabelecer em cada figura uma comparação entre os segmentos indicados. Depois, usando uma régua, verifique se sua comparação se comprova.

a)

Ilustração: Representação de um segmento AB e de um segmento CD. Nas extremidades dos segmentos há a representação de circunferências congruentes. O segmento AB intercepta as circunferências em dois pontos, já no segmento CD intercepta em um único ponto. Abaixo a legenda segmento AB e segmento CD.

b)

Ilustração. Representação de um segmento AB na horizontal e de um segmento CD na vertical. O ponto C é o ponto médio do segmento AB. Abaixo a legenda segmento AB e segmento CD.

c)

Ilustração. Representação de paralelogramo ABCD, sendo M o ponto médio de CD e N o ponto médio de AB. Os segmentos AM e BM estão traçados.
Abaixo a legenda segmento A M e M B

2

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

  Observe as linhas de cada figura e converse com um colega se elas são ou não paralelas.

a) linhas horizontais

Ilustração: Representação de quadradinhos pretos, em 20 linhas e 10 colunas, dispostos em ziguezague, formando linhas horizontais.

b) linhas inclinadas

Ilustração. Representação de 4 linhas verticais cortadas por 9 linhas inclinadas.

c) linhas verticais

Ilustração. Representação de duas linhas verticais vermelhas e duas linhas verticais azuis cortadas por linhas transversais.

4. Ângulos

Observe um relógio analógico. Ao meio-dia, o ponteiro dos minutos e o das horas estão sobrepostos. Conforme o tempo passa, esses ponteiros se movimentam, formando-se certa abertura entre eles. Observe os exemplos.

Fotografia.
Sequência de cinco relógios analógicos circulares preto e branco. 

No primeiro, os dois ponteiros estão no numero doze. 
No segundo, o ponteiro menor está no número um e o maior no número doze. 
No terceiro, o ponteiro menor está no número quatro e o maior no número doze. 
No quarto, o ponteiro menor está no número seis e o menor no número doze. 
No quinto, o ponteiro menor está no número nove e o maior no número doze.

A figura formada pelos dois ponteiros do relógio sugere a ideia de ângulo.

Ângulo é a figura geométrica formada por duas semirretas de mesma origem.

Os ângulos a seguir são representações de alguns dos ângulos formados pelos ponteiros do relógio das fotografias anteriores. A cada ponteiro foi associada uma semirreta.

Ilustração.
Sequência de pares de semirretas verdes. Em cada par, uma extremidade da semirreta coincide com a extremidade da outra.
 
Primeiro par: uma semirreta apontada para cima, e a outra na diagonal para cima à direita. 

Segundo par: uma semirreta apontada para cima, e a outra mais na diagonal para baixo e à direita.

Terceiro par: as duas semirretas estão em sentidos opostos, uma para cima, outra para baixo.

Quarto par: uma semirreta está apontada para cima na vertical, e a outra está apontada para a esquerda na horizontal.
Ilustração.
Menino representado do busto para cima, com cabelos avermelhados e sorriso. 
Ao lado, se tem uma caixa de diálogo com o texto:

Observe as fotografias e note que podemos
associar a ideia de ângulo na natureza e em diversos objetos produzidos pelo ser humano.
Fotografia.
Grupo de pássaros pretos voando sob o céu azul.
Eles representam duas semirretas diagonais que se unem em uma das extremidades.
Fotografia.
Flor vermelha com cabo e folhas. 
O encontro do cabo com a folha representa uma semirreta diagonal e outra vertical.
Fotografia.
Escada verde e cinza aberta. O encontro de um lado a outro da escada, representa duas semirretas verticais no topo.
Fotografia.
Gangorra vermelha e azul, localizada em um parque. 
Um lado está para cima e outro lado para baixo. O encontro do lado para baixo e o mastro no centro representa uma semirreta vertical e outra diagonal.

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os objetos.)

No ângulo representado a seguir:

Ilustração.
Duas semirretas, unidas no ponto O. 
A semirreta horizontal contém o ponto O e o ponto B, e a semirreta na diagonal contém o ponto O e o ponto A. 
Existe uma angulação entre as duas semirretas.

o ponto óh é chamado vértice do ângulo;

as semirretas

OA e OB

são chamadas lados do ângulo;

indicamos o ângulo por

ângulo A O B

ou

ângulo B O A

(lemos: “ângulo á ó bê ou ângulo BOA ”);

o arco que liga os lados indica qual é a abertura do ângulo que estamos con­siderando.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

25 Observe o ângulo e responda às questões.

Ilustração.
Duas semirretas roxas com a origem em comum no ponto M.

A semirreta com direção para cima, contém o ponto B. 
A semirreta com direção para baixo, contém o ponto C.

a) Qual é o vértice desse ângulo?

b) Quais são seus lados?

c) Como indicamos esse ângulo?

26 Em cada figura a seguir, imagine dois ângulos e os pares de semirretas correspondentes a eles. Dê a indicação desses ângulos.

a)

Ilustração.
Pirâmide roxa de base quadrada. 
As arestas da base são compostas pelos segmentos BC, CD, DE e EB.
O topo da pirâmide é o ponto A.

b)

Ilustração.
Figura tridimensional azul com base retangular. 
Duas faces laterais são retangulares. 
As outras duas faces laterais tem oito lados. 
A parte superior é composta por cinco quadriláteros. 
Na face frontal, estão indicados os segmentos consecutivos FG, GH, HI, JK e KL.

27 Dê a indicação de cada ângulo e dos lados que o formam.

a)

Ilustração.
Duas semirretas alaranjadas inclinadas para a direita, com a origem em comum no ponto O.

A semirreta com direção para cima, contém o ponto C. 
A semirreta com direção para baixo, contém o ponto D.

b)

lustração.
Duas semirretas verdes inclinadas para a esquerda, com a origem em comum no ponto N.

A semirreta com direção para cima, contém o ponto M. 
A semirreta com direção para baixo, contém o ponto P.

c)

Ilustração.
Duas semirretas azuis com a origem em comum no ponto V.

A semirreta na vertical, contém o ponto E. 
A semirreta na horizontal,  contém o ponto F.

d)

lustração.
Duas semirretas roxas inclinadas em direções opostas, com a origem em comum no ponto Q.
A semirreta com direção para a esquerda, contém o ponto R.
A semirreta com direção para a direita, contém o ponto P.

Ângulo e giro

Em algumas modalidades do atletismo, o giro é um movimento fundamental. O giro dá ideia de ângulo.

Note nas ilustrações algumas posições que o atleta ocupa durante o giro.

Fotografia.
Um atleta girando em torno de uma barra segurando-a com as mãos. 
Roupa branca e vermelha.
Ao fundo, bancadas.
Visão estroboscópica, feita com a sobreposição de uma sequência de fotografias de um atleta na barra horizontal, tiradas do mesmo ponto.
Ilustração. À esquerda uma pessoa segurando uma barra com o corpo na horizontal à esquerda. Destaque para o corpo da pessoa até o centro da barra indicando um ângulo reto. Legenda: giro de 1 quarto de volta. À direita uma pessoa segurando uma barra com o corpo no alto verticalmente. Destaque para o corpo da pessoa até o centro da barra indicando um ângulo de meia-volta. Legenda: giro de 1 meio de volta.
Ilustração. À esquerda uma pessoa segurando uma barra com o corpo na horizontal à direita, quase completando a volta. Destaque para o corpo da pessoa até o centro da barra indicando um ângulo de 3 quartos de volta. Legenda: Giro de 3 quartos de volta.
 À direita uma pessoa segurando uma barra com o corpo na vertical, para baixo completando a volta. Destaque para o corpo da pessoa no centro da barra indicando um giro completo. Legenda: giro de uma volta completa.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

28 Observe o giro que Júlia fez da 1ª para a 2ª posição. Ela fez um giro para a direita dela. Represente o ângulo associado ao giro de Júlia.

Ilustração. 
À direita, um homem em uma barraca entrega um suco para uma menina à esquerda. Ela está de perfil. Ao lado, a menina segura o copo de suco virada para frente.

29

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

  Hora de criar – Junte-se a um colega e usem papel quadriculado para desenhar um percurso. A medida do lado do quadradinho deve ser considerada a unidade de medida de comprimento.

a) Sigam este algoritmo:

um) Marquem no encontro de duas linhas um ponto óh.

dois) A partir de O, sobre qualquer linha do quadriculado, tracem um segmento com 6 unidades.

três) Repitam três vezes os comandos:

 

gire

Um quarto.

de volta para a direita;

trace um segmento com 6 unidades.

Que figura vocês desenharam?

b) Repitam a atividade do item a, mudando apenas o giro para a esquerda. E agora, que figura foi representada?

c) Cada um de vocês vai criar um roteiro parecido, mas não igual ao do item a. Troquem o roteiro com o colega e tracem o rotei­ro um do outro.

Ilustração.
Dois alunos uniformizados sentados em carteiras escolares um de frente para o outro. Um tem cabelo loiro e o outro, castanho.

Medida de um ângulo

Para determinar a medida de um ângulo, devemos verificar a abertura que está sendo considerada entre seus lados. Observe a abertura do ângulo indicado na figura da porta.

Ilustração.
Mulher de cabelo curto, blusa amarela e calça azul olha a porta entreaberta onde há um homem segurando uma caixa.
Acima, caixa de dialogo onde se lê: Por favor, abra mais a porta.
Ilustração.
Duas semirretas diagonais unidas em direção á direita.
A região interna de uma semirreta a outra é abertura. 

Ilustração.
Duas semirretas diagonais unidas à esquerda. 
A região externa da junção de uma semirreta a outra é abertura.

Observação

Dado um ângulo, sempre podemos assinalar duas aberturas.

Quando não houver indicação, consideraremos sempre a menor delas.

Para obter a medida de um ângulo, escolhemos um ângulo cuja abertura será a unidade de medida e verificamos quantas vezes ela “cabe” na abertura do ângulo que se deseja medir.

Observe o exemplo.

Ilustração.
Duas semirretas, 1 horizontal com o ponto C e outra diagonal com o ponto A. Elas estão unidas à esquerda no ponto B. A região interna da junção de uma semirreta a outra é denominada u.
Legenda: Unidade de medida u.

Ilustração.
Duas semirretas diagonais, 1 contém o ponto F e a outra o ponto H. Elas estão unidas à esquerda no ponto G. Na região entre essas semirretas há outras 4 semirretas e a região de uma até a outra é denominada u.
Legenda: A medida do ângulo FGH é 5u.

Uma das unidades de medida de ângulo é o grau (°). O transferidor é o instrumento usado para medir ângulos em grau. O transferidor da fotografia imediatamente a seguir é dividido em 180 partes iguais. Cada uma dessas partes determina um ângulo de 1 grau, representado por 1grau.

Ilustração.
Transferidor de cento e oitenta graus.
Em seu centro, está o ponto O.
Saindo deste ponto, retas que vão em direções de outros cinco pontos, A, B, C, D e E, em angulações diferentes.

De acordo com a figura, temos:

Medida de

ângulo AOB: 20 graus

Indicamos:

m (ângulo AOB) igual a 20 graus

Medida de

ângulo AOC: 70 graus

Indicamos:

m (ângulo AOC) igual a 70 graus

Medida de

ângulo AOD: 90 graus

Indicamos:

m (ângulo AOD) igual a 90 graus

Medida de

ângulo AOE: 140 graus

Indicamos:

m (ângulo AOE) igual a 140 graus

Para ângulos com medida maior que 180graus, usamos um transferidor de 360graus, como o da foto­grafia. Observe a medida do ângulo assinalado.

   Medida de

Ângulo AOF: 230 graus

   Indicamos:

m (ângulo AOF) igual a 230 graus
Ilustração.
Transferidor de trezentos e sessenta graus.
Em seu centro, o ponto O. 
Saindo dele, na horizontal para a direita, na borda do transferidor, o ponto A. 
Descendo para baixo à esquerda, o ponto F.

Acompanhe agora como devemos proceder para medir um ângulo usando o transferidor.

   Considere como exemplo o ângulo

ângulo A O B

representado a seguir. Colocamos o centro do transferidor sobre o vértice O do ângulo, de modo que o 0 (zero) fique situado em um dos lados do ângulo

por exemplo: semirreta OA

O outro lado

semirreta OB

passa pela marcação 20 do transferidor. Então, o ângulo

ângulo A O B

mede 20 graus, isto é,

medida do (ângulo AOB) igual a 20 graus
Ilustração.
Duas semirretas, uma horizontal contendo o ponto A e outra diagonal contendo o ponto B. Elas têm origem no ponto O.
Ilustração.
Transferidor de cento e oitenta graus. 
Em seu centro, ponto O. 
Saindo na horizontal à direita, na borda do transferidor, ponto A. 
Saindo na diagonal à direita, na borda do transferidor, ponto B.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

30 Usando um transferidor, determine a medida de cada um dos ângulos a seguir.

a)

Ilustração. Ângulo ACB.

b)

Ilustração. Ângulo CFD.

c)

Ilustração. Ângulo MAE.

d)

Ilustração. Ângulo PST.

31

Ícone do Tema Contemporâneo Transversal: Ciência e Tecnologia.
Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

  Hora de criar – Com um colega, leiam o texto e façam o que se pede, reproduzindo os desenhos em um papel quadriculado. Cada passo corresponde ao lado de um quadradinho.

Ilustração.
Monitor com a imagem de uma tartaruga à direita. Uma linha horizontal vai da tartaruga para esquerda e depois desce. No canto esquerdo, as informações: 1. pf 1. 2. pd 90. 3. pe 45. 4; 5; 6; 7.

O Logo é uma linguagem antiga de programação que possibilita fazer desenhos na tela do computador. O cursor aparece em fórma de tartaruga, que realiza movimentos conforme o comando. Por exemplo:

pê éfe 5 (para a frente 5 passos)

pê dê 90 (para a direita 90graus)

pê ê 45 (para a esquerda 45graus)

Vamos considerar que a tartaruga está posicionada para cima no início do movimento.

a) Cristina executou os seguintes comandos: pê éfe 5 — pê dê 90 — pê éfe 2 — pê dê 90 — pê éfe 5 — pê dê 90 — pê éfe 2 Desenhem no papel quadriculado a figura que ela obteve.

b) Leonardo quis desenhar a letra L, inicial de seu nome, com um quadradinho de espessura. Descreva os comandos que ele pode ter dado.

c) Cada um de vocês deve criar um conjunto de comandos e trocar com o colega para que um desenhe a figura do outro.

Pense mais um pouco...

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Descreva o trajeto feito pelo carrinho para chegar até a garagem.

Ilustração.
Vista do alto de um carro à direita. Ele percorre um metro, dois metros, três metros e dois metros até uma caixa. Entre um metro e dois metros, ângulo externo de quarenta e cinco graus. Entre dois metros e um metro, ângulo de cento e cinco graus. Entre três metros e dois metros, ângulo de noventa graus.

Construção de um ângulo com o transferidor

   Para construir um ângulo de 40graus, por exemplo, traçamos uma semirreta

semirreta OA

qualquer:

Ilustração.
Semirreta roxa com origem no ponto O em direção à direita, passando pelo ponto A.

   Em seguida, colocamos o centro do transferidor sobre a origem óh da semirreta e colocamos o número zero do transferidor sobre

Semirreta OA

Verificamos, então, onde o transferidor indica a marca 40 e assinalamos o ponto B.

Ilustração.
Transferidor de cento e oitenta graus. 
Em seu centro, o ponto O. 
Em direção à direita, passando uma semirreta roxa sob o ponto A.
Na direção do ângulo de 40 graus no transferidor, um lápis desenha o ponto B.

   Traçando a semirreta

Semirreta OB

construímos um ângulo de 40graus.

Ilustração.
Duas semirretas roxas em direção à direita, com origem no ponto O. 
A da horizontal, passando pelo ponto A.
A da diagonal, passando pelo ponto B. 
A inclinação entre as duas forma o ângulo de quarenta graus.

EXERCÍCIO PROPOSTO

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

32 Construa no caderno um ângulo de:

a) 35graus;

b) 90graus;

c) 45graus;

d) 72graus;

e) 150graus;

f) 139graus;

g) 220graus;

h) 310graus.

Tipos de ângulo

Ângulo reto

Observe na fotografia a posição dos ponteiros do relógio quando ele marca exatamente 3 horas. A figura formada pelos ponteiros sugere a ideia de um ângulo reto.

Ilustração.
Relógio analógico circular. 
O ponteiro menor está no três e o maior no doze. Destaque para o ângulo reto formado entre os ponteiros.

   Na representação de um ângulo reto, usamos a notação

Ilustração. 
Duas semirretas vermelhas, uma horizontal e outra vertical. Elas estão unidas à esquerda formando ângulo reto.

. O ângulo

ângulo A O B

a seguir é reto.

Ilustração.
Transferidor de cento e oitenta graus.
Em seu centro, está o ponto O.
À direita na horizontal, há semirreta vermelha passando pelo ponto B.
Na vertical para cima, semirreta vermelha passando pelo ponto A.
Destaque em azul para o angulo de noventa graus.

O ângulo cuja medida é 90graus é denominado ângulo reto.

Na figura 1, as retas r e s são concorrentes e formam entre si quatro ângulos retos.

Ilustração.
Reta roxa na vertical denominada s.
Cruzando, reta roxa na horizontal denominada r.
Destaque para os quatro quadrinhos com um ponto no meio, denotando ângulos de noventa graus.

Nesse caso, dizemos que r e s são retas perpendiculares.

Indicamos: r s (lemos: “r é perpendicular a s”).

Duas retas são perpendiculares quando se interceptam formando ângulos retos.

Na figura 2, as retas u e v também são concorrentes, porém não formam ângulos rétos entre si. Nesse caso, dizemos que u e v são retas oblíquas.

Ilustração.
Reta azul na horizontal denominada u.
Cortando na diagonal, reta azul denominada v.

Indicamos: u v (lemos: “u é oblíqua a v ”).

Ângulos agudo e obtuso

O ângulo cuja medida é menor que a de um ângulo reto (ou seja, está entre 0grau e 90graus) é chamado ângulo agudo.

O ângulo

ângulo C O D

é um exemplo de ângulo agudo.

Ilustração.
Duas semirretas verdes com origem no ponto O em direção à direita. 
A semirreta da horizontal passa pelo ponto D. 
A semirreta da diagonal passa pelo ponto C.
Destaque para o ângulo formado entre elas em azul.

O ângulo cuja medida é maior que a de um ângulo reto e menor que 180graus é chamado ângulo obtuso.

   Os ângulos

ângulo EOF

, a seguir, e

ângulo M O P

, desenhado na fotografia da torre de Pisa, são exemplos de ângulos obtusos.

Ilustração.
Duas semirretas azuis com origem no ponto O, uma indo pra a direita na horizontal e passando pelo ponto F, a outra indo para a esquerda na diagonal passando pelo ponto E.
Fotografia. Torre de cor clara levemente inclinada para direita. Uma semirreta horizontal com ponto M vai até a base da torre, no ponto O e uma semirreta vertical sobe na lateral da torre, partindo do ponto O em direção ao ponto P.
A torre de Pisa, na cidade de mesmo nome, na Itália, é famosa por sua inclinação. (Fotografia de 2021.)

Construção de retas perpendiculares e de retas paralelas

Por um ponto fóra de uma reta érre, podemos traçar uma reta ésse, perpendicular a érre. E podemos traçar uma reta ésse paralela a érre. Acompanhe.

Retas perpendiculares traçadas com régua e esquadro

1º passo

Ilustração. 
Reta preta r na diagonal.
Acima da reta, ponto P.
Traçamos uma reta r e um ponto P fóra dela.

2º passo

Ilustração.
Reta diagonal r. 
Sobre a reta, um esquadro e à direita, linha e ponto P.
Posicionamos o esquadro na reta r e no ponto P e iniciamos o traçado da reta ésse junto ao esquadro.

3º passo

Ilustração.
Reta diagonal r. Acima da reta, à direita, ponto P. Há uma régua na vertical sobre a reta r, formando a reta s que passa pelo o ponto P e faz um ângulo reto com a reta r.
Com a régua, terminamos de traçar a reta ésse, perpendicular à reta érre, passando pelo ponto P. Verifique usando um transferidor.
Fluxograma. Há 3 caixas relacionadas por meio de setas em direção única. As caixas estão descritas a seguir.
 
1. Traçar uma reta r e um ponto P fora dela. 
a)Avança para 2.

2. Posicionar o esquadro (na reta r e no ponto P) e iniciar o traçado de s. 
a) Avança para 3.

3. Com a régua, terminar o traçado de s, perpendicular à reta r, passando pelo ponto P.

Retas paralelas traçadas com régua e esquadro

1º passo

Ilustração.
Reta diagonal r. 
Acima, no meio da reta, ponto P. Há um esquadro abaixo da reta e uma régua à direita da reta.
Traçamos uma reta érre e um ponto P fóra dela. Posicionamos o esquadro na reta érre e encostamos a régua no esquadro.

2º passo

Ilustração.
Reta diagonal r. Acima, no meio da reta, ponto P. Há um esquadro abaixo da reta e uma régua à direita da reta. Pelo ponto P, passa uma reta paralela à reta r.
Escorregamos o esquadro na régua até o ponto e traçamos a reta ésse.

3º passo

Ilustração.
Duas retas pretas paralelas, uma denominada s e a outra r. 
No centro da reta s tem um ponto P.
Com a régua, terminamos de traçar a reta ésse, paralela à reta érre, passando pelo ponto .
Ilustração.
Mulher representada do busto para cima, com cabelo encaracolado e sorriso no rosto. 
Ao lado, caixa de diálogo com o texto:
Agora é a sua vez. Elabore, no caderno, um
fluxograma do traçado de uma reta s paralela a uma reta r, passando por um ponto P conhecido.

PARA SABER MAIS

Retas perpendiculares e retas paralelas traçadas com o uso de software

Podemos utilizar softwares matemáticos em uma série de situações. Acompanhe como é ­possível criar retas perpendiculares com o uso de um software.

1º passo

Ilustração. 
Modelo de software composto por tela branca com painel de controle na parte superior. Há uma reta f desenhada na tela com ponto A e ponto B pertencentes a ela.

Geralmente, as ferramentas ficam na parte superior da tela. Selecione a ferramenta “Reta” e clique em dois pontos quaisquer da tela para criar uma reta

Reta AB

2º passo

Ilustração. 
Modelo de software composto por tela branca com painel de controle na parte superior. Há uma reta f desenhada na tela com ponto A e ponto B nessa reta. Na parte superior da reta, ponto C.

Selecione a ferramenta “Ponto” e clique em qualquer lugar fóra da reta para criar um novo ponto C.

3º passo

Ilustração. 
Modelo de software composto por tela branca com painel de controle na parte superior. Há uma reta f desenhada na tela com ponto A e ponto B nela. Na parte superior fora da reta r, há o ponto C. Uma reta g vertical foi traçada cortando a reta f, e contendo o ponto C.

Selecione a ferramenta “Reta perpendicular” e clique no ponto C criado por você no passo anterior e, em seguida, na reta

Reta AB

Selecionando a ferramenta “Mover”, é possível movimentar os pontos a, B e C e manter as retas criadas perpendiculares entre si.

Agora, acompanhe como utilizar o software novamente para a construção de retas paralelas.

Ilustração. 
Modelo de software composto por tela branca com painel de controle na parte superior. Há uma reta f desenhada na tela com ponto A e ponto B na reta f. Na parte superior da reta f, ponto C. Uma reta g paralela foi traçada acima da reta f, passando pelo ponto C.

1º e 2º passos

Repita os procedimentos feitos nos dois primeiros passos da primeira construção, criando uma reta

Reta AB

 e um ponto C, fóra da reta.

3º passo

Selecione a ferramenta “Reta paralela” e clique no ponto criado por você e, em seguida, na reta

Reta AB

Selecionando a ferramenta “Mover”, é possível movimentar os pontos a, B e C e manter as retas criadas paralelas entre si.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

33 Observando as figuras, classifique cada ângulo assinalado como reto, agudo ou obtuso.

a)

Ilustração.
Pilha triangular de cartas de baralho. Destaque para o ângulo no encontro das cartas.
Ângulo formado entre duas cartas de baralho.

b)

Ilustração. 
Porta retrato com a imagem de um menino de boné e regata vermelha ao lado de um cachorro. Destaque para a junção do ângulo formado por dois lados consecutivos do porta-retrato.
Ângulo formado pelas laterais do porta-retrato.

c)

Ilustração. 
Um leque rosa aberto. Destaque para a junção das bordas do leque que indicam um ângulo.
Ângulo formado pelas hastes do leque.

34 Classifique como reto, agudo ou obtuso o ângulo descrito pelo ponteiro dos minutos de um relógio quando ele passa das 9 horas 5 minutos para as:

a) 9 horas 25 minutos

b) 9 horas 15 minutos

c) 9 horas 20 minutos

35 Usando um transferidor, descubra retas perpendiculares e, usando régua e esquadro, descubra retas paralelas na figura a seguir.

Ilustração. Retas u, v, x, y e z que se intersectam.

36 Utilizando os passos a seguir, construa um molde de ângulo reto sem utilizar transferidor. Pegue um pedaço de papel de qualquer for­mato e faça uma dobra. Dobre novamente, unindo as duas pontas da primeira dobra. Ao abrir a folha, você perceberá que as dobras formam 4 ângulos retos.

Ilustração. 
Quatro figuras. 
1. Forma amarela ondulada. 
2. A forma está dobrada uma vez verticalmente. 
3. A forma está dobrava agora na horizontal. 
4. A forma está aberta com uma reta tracejada vertical e outra horizontal, formando ângulo reto.

Agora, faça as duas dobras novamente e utilize seu molde de ângulo reto para identificar os ângulos assinalados na ilustração a seguir como reto, agudo ou obtuso.

Ilustração. 
Vista de cima de menino de cabelo castanho e camiseta azul. Ele segura duas hastes diagonais. Sobre a mesa, luminária, lápis de cor e régua.

37 Com régua e esquadro, faça o que se pede:

trace uma reta r e, nela, um ponto a;

trace por a uma reta ésse, perpendicular a érre ;

marque em s dois pontos, B e C, distantes 4 centímetros de a;

trace duas retas t e u perpendiculares a s, uma por B e outra por C.

a) Responda: qual é a posição relativa das retas r, t e u ?

b) Quais seriam os passos para realizar essa construção com um software, como o apresentado no Para saber mais?

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Em seu caderno, copie as sentenças verdadeiras e corrija as falsas.

a) Duas retas de um mesmo plano sempre têm um ponto em comum.

b) Duas retas perpendiculares têm apenas um ponto em comum.

c) Duas retas oblíquas podem formar um ângulo reto.

2 Observe as indicações e classifique-as em reta, semirreta ou segmento de reta.

a)

Segmento de reta AB

b)

Semirreta PQ

c)

Semirreta RS

d)​​

Segmento de reta FG

e)​​

Reta CD

f)​​​

Reta JK

g)

Segmento de reta MN

h) ​​​​​​

Semirreta OP

3 Desenhe dois segmentos não colineares, consecutivos e congruentes. Em seguida, meça o ângulo formado por eles.

4 Na figura, identifique os segmentos colineares, os segmentos consecutivos e os segmentos consecutivos e colineares.

Ilustração. 
Segmentos de retas. Segmento horizontal AC, segmento diagonal CE, segmento horizontal EG, segmento diagonal GH, semento horizontal HF, segmento vertical FD e segmento horizontal DB.

5 Considere a reta a seguir.

Ilustração.
Reta horizontal verde, passando pelos pontos A, M, E, Z.

Responda às questões.

a) Quantas semirretas ficam determinadas pelos pontos assinalados na reta?

b) Quantas semirretas de origem E ficam determinadas?

c) Quantas semirretas de origem M e que passam pelo ponto Z ficam determinadas?

6 Desenhe três semirretas de mesma origem, sendo duas semirretas opostas e a terceira formando um ângulo de 45graus com uma delas.

a) Você obteve um ângulo de meia-volta? E um ângulo reto? E um ângulo obtuso?

b) Quais são as medidas dos ângulos obtidos?

7 Determine, com o auxílio de uma régua, a medida de cada segmento de reta da figura e identifique os segmentos congruentes.

Ilustração. Retângulo ABCD. As diagonais AC e BD se cruzam no centro. No centro um losango XYZV amarelo. O centro do losango é o mesmo do retângulo. As diagonais XZ e VY do losango se cruzam no centro.

8 Classifique cada ângulo destacado na figura a seguir em reto, agudo ou obtuso, identificando-os pela cor.

Ilustração. Pentágono com 3 ângulos internos e 1 externo destacados. Ele representa a fachada de uma casa. Na parte inferior, no centro, um retângulo que representa uma porta. O telhado é representado por duas semirretas que partem do mesmo ponto.

9 Considere quatro pontos de um plano, sabendo que três desses pontos nunca estão na mesma reta.

Qual é o número de semirretas que podemos traçar com origem em um deles e que passa por outro deles?

10 Determine qual das sentenças a seguir é falsa. Em seguida, corrija-a no ca­derno.

a) O ângulo reto mede 90graus.

b) Os lados de um ângulo são segmentos de reta.

c) Determinar a medida de um ângulo é medir a abertura entre seus lados.

d) A medida de um ângulo obtuso é sempre maior que a medida de um ângulo agudo.

VERIFICANDO

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Quando três ou mais pontos pertencem a uma mesma reta, eles são chamados:

a) coplanares.

b) colineares.

c) congruentes.

d) consecutivos.

2 Quando duas retas são denominadas concorrentes, elas:

a) têm dois pontos em comum.

b) têm um único ponto em comum.

c) têm três pontos em comum.

d) não têm pontos em comum.

3 Dois segmentos de reta são congruentes quando:

a) estão sobre a mesma reta.

b) têm um extremo comum.

c) têm medidas iguais.

d) se cruzam em um único ponto.

4 Na figura a seguir, qual é o par de retas para­lelas?

Ilustração.
Plano com algumas retas. À esquerda, reta f e g são diagonais e se cruzam. À direita, retas h e i têm a mesma inclinação e a reta j passa por ambas.

a) Djí e éf.

b) h e j.

c) h e ai.

d) j e Djí.

5 Qual é a medida em grau do ângulo reto?

a) 100graus

b) 180graus

c) 45graus

d) 90graus

6 Um ângulo de medida igual a 180graus corresponde a um ângulo de:

a)

Um quarto.

de volta.

b)

Meia.

volta.

c)​​

Três quartos.

de volta.

d) uma volta completa.

7 Quando duas retas são perpendiculares, elas se interceptam formando ângulos:

a) obtusos.

b) agudos.

c) retos.

d) rasos.

8 Um ângulo que tem medida entre 0grau e 90graus recebe o nome de:

a) ângulo reto.

b) ângulo raso.

c) ângulo obtuso.

d) ângulo agudo.

9 O ângulo destacado no relógio a seguir é classificado como um ângulo:

Ilustração. 
Relógio analógico redondo branco. 
O ponteiro menor está em quatro e o maior no doze. Destaque para o ângulo na junção dos ponteiros.

a) reto.

b) agudo.

c) obtuso.

d) raso.

10 Imagine um giro de 720graus no ar sem as mãos no skate. Essa é uma manobra chamada No Grab 720.

Fotografia. 
Vista parcial de pista de skate onde há uma pessoa andando de skate.

Quantas voltas o esqueitista deve dar no ar para completar essa manobra?

a) uma volta completa.

b) uma volta e meia.

c) duas voltas completas.

d) duas voltas e meia.

Organizando

Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões.

a) Qual é a diferença entre reta, semirreta e segmento de reta?

b) Como duas retas podem ser classificadas em relação às suas posições no plano?

c) Duas retas, em qualquer posição no plano, sempre formarão um par de ângulos? Justifique sua resposta.

d) Como os ângulos podem ser classificados em relação às suas medidas?

e) Você aprendeu que o transferidor é um dos instrumentos utilizados para medir ângulos. Desenhe um ângulo e identifique a sua medida utilizando o transferidor.