CAPÍTULO 7 Números racionais na fórma de fração
Texto do Infografico
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
Observe, leia e responda no caderno.
a) Identifique os diferentes números que apresentam os dados do texto e suas diferentes representações. O que esses números indicam? Todos eles são números naturais?
b) Você consegue estimar quantos produtos em embalagens plásticas você consome em um dia?
c) Como o consumo consciente pode ajudar na solução do problema da poluição dos oceanos?
d) Qual é a importância da preservação dos oceanos? O que você poderia fazer para contribuir para a preservação dos oceanos?
O período de 2021 a 2030 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década do Oceano, um movimento global para a preservação dos oceanos, que cobrem cérca de 70% da superfície do planeta Terra. A cada ano, aproximadamente 8 milhões de toneladas de lixo plástico chegam aos oceanos, prejudicando diretamente a vida marinha e pelo menos
um terçoda população mundial, que busca neles sua fonte de alimento e sustento. Gigantescas aglomerações de material descartado já formam ilhas de lixo flutuante em todos os oceanos. Esses aglomerados podem chegar a 1,6 milhão de metros quadrados e podem conter aproximadamente 80 mil toneladas de plástico. Nos últimos anos, diversas iniciativas empreendedoras foram desenvolvidas para solucionar o problema da poluição dos oceanos em pequena escala, como o projeto holandês Ocean Cleanup.
Você sabia que existem cêrca de 150 milhões de toneladas de lixo nos oceanos e que o plástico é responsável por cérca de
sete décimosde toda essa poluição? Estima-se que 80% do lixo dos oceanos tenha origem terrestre.
1. Os números com os quais convivemos
Até aqui, estudamos os números naturais. Contudo, repare que no cotidiano costumamos encontrar outros números que não são naturais para expressar o resultado de uma medida. Para exemplificar, observe o texto a seguir, que trata do desmatamento de um importante bioma brasileiro, o Cerrado.
O CERRADO PODE DESAPARECER EM POUCAS DÉCADAS
O Cerrado é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e o segundo maior bioma natural do Brasil, depois da Amazônia, ocupando quase
um quartoda área territorial do país. No entanto, assim como vem ocorrendo com os demais biomas brasileiros, as queimadas e a agropecuária, principalmente as atividades relacionadas ao cultivo da soja, do milho e do algodão e à criação de gado bovino, reduzem ano a ano a vegetação nativa, comprometendo bacias hidrográficas, a vida animal e a vida humana. O mapa a seguir ilustra a situação atual do Cerrado e mostra que apenas cêrca de 20% da cobertura original ainda não foram desmatados.
São conhecidas nesse bioma aproximadamente duzentas espécies de mamíferos, oitocentas espécies de aves, 180 de répteis, 150 de anfíbios e .1200 espécies de peixes, além de .90000 espécies de insetos. O desmatamento coloca muitos desses seres vivos em risco de extinção. Para a manutenção da biodiversidade, além da qualidade e da quantidade de água do bioma, que alimenta
oito, doze avosdas principais bacias hidrográficas do Brasil, é importante a recuperação da vegetação nativa.
Note que, além dos números naturais, como 800, 180 e .1200, por exemplo, o texto traz números não naturais, como:
um quarto; oito, doze avos; 8,21%; e 20%. Todos esses números, incluindo os números naturais, são chamados de números racionais. Como podemos notar, eles podem ser representados de formas diferentes.
Neste capítulo, vamos estudar os números racionais representados na fórma de fração, como
oito, doze avos e um quarto2. Número racional e a fração que o representa
Em muitas situações é comum utilizarmos partes do corpo, como os pés e as mãos, para fazer uma medição.
Observe como Renata usou a medida de seu passo para determinar o comprimento aproximado de uma calçada (figura 1).
Ao perceber que não obteve um número exato de passos, ela usou o comprimento do pé para medir o pedaço que faltava (figura 2).
Note que Renata obteve 63 passos e 2 pés como medida aproximada para o comprimento da calçada.
Acompanhe a relação que podemos estabelecer entre as medidas do comprimento do passo e do comprimento do pé de Renata.
Isso significa que a medida do comprimento do pé de Renata é a terça parte da medida do comprimento de seu passo, ou seja, se dividirmos a medida do comprimento do passo dela em 3 partes iguais, a medida do comprimento do pé representará uma dessas partes.
Cada uma dessas partes pode ser representada pela fração
um terçoNesse exemplo, o passo de Renata representa o todo ou 1 inteiro, e cada pé representa uma parte do inteiro: cada pé mede
um terçodo passo; 2 pés equivalem a
dois terçosdo passo; 3 pés equivalem a
três terçosdo passo, ou seja, 1 passo inteiro.
Conhecendo essa relação entre as medidas do comprimento do pé e do comprimento do passo de Renata, podemos dizer, então, que a medida do comprimento da calçada é de 63 passos e
dois terçosdo passo de Renata. A medida do pedaço que faltava não é um número natural, mas é um exemplo de número racional.
Todo número que pode ser representado na fórma de fração
a sobre bem que a e b são números naturais, com b ≠ 0, é um número racional.
Observe como indicamos uma fração:
O termo que fica abaixo do traço é o denominador. Ele indica em quantas partes iguais o inteiro foi dividido.
O termo acima do traço é o numerador. Ele indica quantas partes do inteiro foram tomadas.
Como se leem as frações
A leitura das frações é feita assim: primeiro, lemos o numerador; depois, o denominador. Para o denominador, são adotados alguns nomes especiais. Observe.
Se o denominador for: |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Lemos: |
meio |
terço |
quarto |
quinto |
sexto |
sétimo |
oitavo |
nono |
Observe alguns exemplos.
a)
um meioum meio
b)
dois terçosdois terços
c)
três quartostrês quartos
d)
quatro nonosquatro nonos
Se o denominador for: |
10 |
100 |
1.000 |
... |
---|---|---|---|---|
Lemos: |
décimo |
centésimo |
milésimo |
... |
Observe alguns exemplos.
a)
3 décimostrês décimos
b)
8 sobre 100oito centésimos
Quando o denominador não for nenhum dos números indicados aqui, lemos o denominador acompanhado da palavra avos. Observe alguns exemplos.
a)
1, 12 avosum doze avos
b)
3, 20 avostrês vinte avos
Algumas situações que envolvem números racionais na fórma de fração
A medição de Renata mostra que os números naturais não são suficientes para resolver o problema de determinar o comprimento da calçada em passos, por isso são empregados os números racionais na fórma de fração.
Acompanhe algumas situações em que usamos frações.
Situação 1
Cada figura geométrica representada foi dividida em 6 partes iguais. Para cada uma das figuras, as partes pintadas de azul podem ser associadas a uma fração. Observe.
Cada figura foi associada a uma fração na qual o denominador indica a quantidade de partes iguais em que a figura foi dividida, e o numerador indica a quantidade de partes pintadas de azul.
Situação 2
Vítor tem uma coleção de 24 carrinhos. Desses 24, uma parte é vermelha, e os demais são de outras cores.
Considere a coleção de Vítor um inteiro.
Observe que é possível separar os carrinhos da coleção em quatro grupos com cores diferentes, cada um com 6 carrinhos. Os carrinhos vermelhos formam um desses quatro grupos. Por isso, eles representam
um quarto(lemos: “um quarto”) de todos os carrinhos dessa coleção.
Situação 3
Amanda queria fazer uma vitamina de morango e encontrou na internet esta receita:
Observe que a receita pede
três quartos(lemos: “três quartos”) de uma xícara de chá de leite. Isso significa que, ao fazer a vitamina, Amanda deverá dividir a quantidade de leite que cabe em uma xícara em 4 partes iguais e usar 3 dessas partes.
Situação 4
Dalva encomendou duas pizzas para sua família, que vêm divididas em 8 pedaços iguais cada uma. Das 6 pessoas da família, cada uma comeu 2 pedaços.
As figuras representam as pizzas que Dalva pediu, e as partes pintadas de cinza representam a quantidade de pizza que as pessoas comeram.
Nesse caso, cada pizza é 1 inteiro, e cada pedaço representa
um oitavode pizza.
Assim, as partes pintadas de cinza nas figuras correspondem a
doze oitavosde pizza.
A fração
doze oitavosrepresenta uma quantidade maior que 1 inteiro, ou
oito oitavos, isto é, o número
doze oitavosé maior do que o número 1.
Considere agora, uma nova situação: se cada uma das 6 pessoas da família de Dalva quiser comer 4 pedaços de pizza, ela precisará encomendar 3 pizzas, pois precisará de 24 pedaços de pizza (4 ⋅ 6), e cada pizza tem 8 pedaços.
As figuras a seguir representam as 3 pizzas. As partes pintadas de amarelo representam a quantidade de pizza que eles comeriam.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Determine a fração que representa a parte colorida de laranja de cada figura.
a)
b)
c)
d)
2 Reproduza as figuras em seu caderno, sem o fundo cinza, e pinte a parte que se pede em cada uma delas.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
3 Escreva como se leem as frações que aparecem nas informações a seguir.
4 Em relação à fração
cinco nonosresponda:
a) O que indica o denominador 9?
b) O que indica o numerador 5?
5 Uma escola tem 900 estudantes no total. O resultado das eleições do grêmio estudantil dessa escola foi apresentado conforme a figura a seguir.
a) Qual é a fração que corresponde aos votos de cada chapa?
b) Quem ganhou a eleição?
c) Supondo que todos os estudantes votaram, quantos votos obteve a chapa Caracol? E a chapa Jacaré? E a chapa Cobra?
6 A figura representa um recipiente no qual foram colocados 180 mililitros de líquido. Essa quantidade de líquido ocupou
três quintosdo recipiente.
a) Quantos mililitros de líquido cabem em
um quintodesse recipiente?
b) Quantos mililitros cabem nesse recipiente?
7 A figura está dividida em 4 partes. A parte colorida representa
um quartoda figura? Por quê?
8 Em cada item, você vê apenas uma parte da figura. Conforme a fração indicada, desenhe a figura inteira em seu caderno.
a)
da figura
b)
da figura
9
Hora de criar – Em duplas, cada integrante vai elaborar um problema sobre fração. Vocês podem analisar, por exemplo, o número de estudantes da turma que vão a pé para a escola, de ônibus, de bicicleta, e depois tentar determinar a fração dos estudantes que utilizam cada um dos meios de locomoção. Troquem de caderno para um resolver o problema do outro. Depois, destroquem para corrigi-los.
A fórma percentual
As frações de denominador 100 podem ser representadas somente pelo numerador acompanhado do símbolo % (lemos: “por cento”), que representa o denominador 100. Por exemplo:
•
oito centésimosou 8% da figura foi pintada de laranja.
•
vinte centésimosou 20% da figura foi pintada de azul.
Os números 8% e 20% estão registrados na fórma percentual.
Os números racionais que, na fórma de fração, têm denominador 100 podem ser representados na fórma percentual: grafamos o numerador da fração acompanhado do símbolo %, que representa o denominador 100.
Do mesmo modo, os números racionais representados na fórma percentual também podem ser representados na fórma de fração.
Observe alguns exemplos.
a) 86% ou
oitenta e seis centésimosb) 54% ou
cinquenta e quatro centésimosEXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
10 Represente cada número na fórma de fração.
a) 31%
b) 78%
c) 95%
11 Duas figuras geométricas iguais são divididas de dois modos diferentes; porém partes iguais das duas figuras são pintadas.
a) Represente a parte pintada na figura a em fórma de fração.
b) Represente a parte pintada na figura B em fórma de fração e em fórma percentual.
12 Observe as figuras e responda às perguntas.
Em cada figura:
a) Que porcentagem do círculo está pintada de verde?
b) Que fração do círculo está pintada de verde?
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Reúna-se com alguns colegas, e façam o que se pede.
Cada um de vocês vai reproduzir a figura 1 em uma folha de papel quadriculado sem o fundo cinza. Em seguida, pintem de vermelho 30% dessa figura e, de azul, 20%. Comparem as figuras obtidas e respondam:
a) A parte azul tem a mesma quantidade de quadradinhos nas figuras de todos? E a parte vermelha? Por quê?
b) A parte pintada de vermelho tem, necessariamente, a mesma fórma nas figuras de todos? E a parte azul? Por quê?
c) Quantos por cento da figura inicial não foram pintados? Por quê?
3. A fração também pode representar um quociente
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Uma professora deu 5 folhas de papel sulfite a um grupo de 3 estudantes para que construíssem pequenos blocos de anotações. Qual foi a quantidade de papel que cada estudante recebeu, sabendo que o papel foi distribuído igualmente entre eles?
Para resolver esse problema, primeiro distribuiremos uma folha inteira para cada estudante. Entretanto, sobrarão duas folhas, que poderão ser distribuídas para os 3 estudantes, dividindo cada uma delas em 3 partes iguais, como mostram as figuras.
Cada estudante ficará, então, com 1 folha inteira e mais
dois terçosde folha, que pode ser escrito como
Um inteiro e dois terçosde folha (lemos: “um inteiro e dois terços de folha”).
O resultado
Um inteiro e dois terçosrepresenta a quantidade de papel que cada estudante recebeu. Dizemos que esse número está escrito na fórma mista, pois é composto de um número natural (1) e de um número na fórma de fração
Abra parênteses, dois terços, fecha parênteses.Essa ação de dividir 5 folhas de papel sulfite com 3 estudantes também pode ser indicada pela divisão 5 dividido por 3.
Agora, observe a figura a seguir. Ela nos mostra que
Um inteiro e dois terços é igual a cinco terçosPortanto, podemos escrever
Cinco dividido por três é igual a um inteiro e dois terços é igual a cinco terçosisto é,
Cinco dividido por três é igual a cinco terçosObserve que
cinco terçosé um número maior que 1.
Situação 2
Se distribuirmos 3 barras de chocolate igualmente para 4 pessoas, cada pessoa receberá
três quartosde uma barra.
Então, podemos escrever:
Caso fossem distribuídas 20 dessas barras de chocolate igualmente para 4 pessoas, cada uma receberia 5 barras:
Observando as situações 1 e 2, podemos concluir que:
Uma fração pode representar o quociente de seu numerador pelo seu denominador.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
13 Determine, em seu caderno, a fração que representa cada divisão.
a) 12 dividido por 3
b) 20 dividido por 4
c) 5 dividido por 2
d) 7 dividido por 3
e) 35 dividido por 10
14 João comprou uma motocicleta por .18000 reais e pagou em 12 prestações iguais.
a) Escreva a fração que representa o valor de cada prestação.
b) Qual é o valor de cada prestação?
15 Expresse na fórma mista o número que representa a parte da figura pintada de laranja.
16 Na figura, cada inteiro é composto de 4 quadradinhos. Represente a parte pintada de verde:
a) como uma fração;
b) na fórma mista.
Como trabalhar com a divisão e a fórma mista
Dada uma fração, nem sempre é conveniente empregar figuras para obter um número escrito na fórma mista. Imagine quantos inteiros teríamos de desenhar para obter a fórma mista de
43 quintos!
Na prática, dividimos o numerador pelo denominador. Por exemplo, vimos que
43 quintosrepresenta 43 dividido por 5; por isso, aplicamos o seguinte procedimento:
O quociente (8) corresponde à parte inteira, pois 5 cabe 8 “vezes inteiras” no 43. O resto (3) deve ser dividido em 5 partes iguais, ou seja, 3 dividido por 5, que pode ser representado pela fração
três quintos.
Então, podemos escrever:
43 quintos é igual a oito inteiros e três quintos.
Observe como identificar nesse procedimento os termos do número expresso na fórma mista:
Também podemos fazer o caminho inverso: passar da fórma mista para a fórma de fração. Acompanhe dois exemplos.
a) Para representar
3 inteiros e 2 quartosna fórma de fração, verificamos quantos quartos temos em
3 inteiros e 2 quartosAssim,
Três inteiros e dois quartos é igual a 14 quartos.
b) Para representar
5 inteiros e 2 terçosna fórma de fração, verificamos quantos terços temos em
5 inteiros e 2 terçosAssim,
Cinco inteiros e dois terços é igual a 17 terços.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
17 Represente os números na fórma de fração.
a)
4 inteiros e três quintosb)
2 inteiros e três sétimosc)
1 inteiro e um meiod)
3 inteiros e um quartoe)
8 inteiros e dois terços18 Represente os números na fórma mista.
a)
10 terçosb)
18 sétimosc)
três meiosd)
10 nonose)
16 quintos19
Uma revendedora de carros oferece financiamentos com até três opções de prazos para pagamento: 30 meses, 40 meses ou 50 meses. Letícia quer saber a quantos anos cada um desses prazos equivale.
a) Ajude-a a escrever esses prazos na fórma mista, considerando o ano como unidade de medida de tempo.
b) Se a revendedora de carros cobra uma taxa anual que faz o preço do carro aumentar 12% ao ano, em qual dos prazos o valor total a ser pago seria menor? Financiamentos mais longos fazem com que o preço final dos produtos aumente? O que você faria no lugar de Letícia?
20 Em uma receita de vitamina de morango são necessários
3 inteiros e 3 quartoscopos de leite. Sabendo que em um copo cabem 200 mililitros, determine quantos mililitros de leite serão necessários para essa receita.
21
Hora de criar – Com um colega, pense em alguns números do dia a dia de vocês que podem ser representados na fórma de fração. Escrevam essas frações em seus cadernos e representem-nas na fórma mista. Depois, troque o seu caderno com o do colega e verifiquem se os dois chegaram aos mesmos resultados. Toda fração pode ser representada na fórma mista?
4. A fração como razão
Até agora estudamos frações que representam o resultado de uma comparação entre o inteiro e suas partes e frações que podem representar o resultado de uma divisão.
Além disso, podemos empregar frações para descrever o resultado de comparações entre diferentes elementos. Nesses casos, a fração representa a razão entre as quantidades desses elementos.
Vamos considerar duas situações.
Situação 1
Na perfumaria de Paula, há vários expositores com produtos de higiene.
Em um dos expositores, figura 1, há desodorantes de embalagem azul e de embalagem vermelha.
Nesse expositor, existem 65 desodorantes, 15 de embalagem azul e 50 de embalagem vermelha. Então, podemos dizer que 15 em 65 desodorantes têm embalagem azul, ou seja,
quinze, sessenta e cinco avosA fração
quinze, sessenta e cinco avosrepresenta a comparação ou a relação do número de desodorantes azuis com o número total de desodorantes no expositor, ou seja, a razão dessas duas quantidades.
Da mesma , fórma podemos comparar o número de desodorantes azuis com o número de desodorantes vermelhos no expositor e representar a relação entre essas duas quantidades na fórma de fração.
Agora, considere que, nas prateleiras desse expositor, para cada 3 desodorantes de embalagem azul, encontramos 10 desodorantes de embalagem vermelha; isto é, a quantidade de desodorantes de embalagem azul representa
Fração 3 sobre 10da quantidade de desodorantes de embalagem vermelha.
Considerando outro expositor igual a esse, figura 2,
3 sobre 10 ou quinze sobre cinquentasão razões que ainda representam o resultado da comparação entre a quantidade de desodorantes de embalagem azul e a quantidade de desodorantes de embalagem vermelha, pois no novo expositor ainda temos 3 desodorantes de embalagem azul para cada 10 desodorantes de embalagem vermelha (ou 15 para 50), não importa sua organização.
Note também que é possível comparar o total de 30 desodorantes de embalagem azul com os 100 desodorantes de embalagem vermelha dos dois expositores e registrar o resultado dessa comparação como a razão
trinta sobre 100Sabemos que
trinta sobre 100também pode ser registrado como 30% (lemos: “trinta por cento”). O número 30 é o numerador da fração, e % é o símbolo que representa o denominador 100.
Assim, nessa situação, podemos dizer que a quantidade de desodorantes de embalagem azul nos dois expositores é 30% da quantidade de desodorantes de embalagem vermelha.
Se tivéssemos 4 expositores iguais, teríamos 60 desodorantes de embalagem azul e 200 desodorantes de embalagem vermelha, ou seja, para cada grupo de 100 desodorantes de embalagem vermelha, ainda teríamos 30 desodorantes de embalagem azul, isto é, a quantidade de desodorantes de embalagem azul permaneceria 30% da quantidade de desodorantes de embalagem vermelha.
Situação 2
A medida do comprimento da estrada da Fazenda é
três oitavosda medida do comprimento da estrada do Mar. Sabendo que a estrada da Fazenda tem 72 quilômetros, qual é a medida do comprimento da estrada do Mar?
Você pode fazer esquemas e operações para resolver esse problema.
Nesse caso, a estrada do Mar é 1 inteiro =
8 oitavos, e cada pedaço representa
um oitavodessa estrada.
A fração
três oitavosé a razão entre as medidas dos comprimentos da estrada da Fazenda e da estrada do Mar.
Assim, para saber quantos quilômetros equivalem a
um oitavoda medida do comprimento da estrada do Mar, basta dividir o valor em quilômetro que representa
três oitavosdessa medida por 3. E, depois, para obter a medida do comprimento total da estrada do Mar, basta multiplicar o valor em quilômetro que representa
um oitavopor 8.
Acompanhe:
Na calculadora, fazemos:
Portanto, a estrada do Mar tem 192 quilômetros de medida de comprimento.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Porcentagem nas ondas do rádio
O rádio continua conquistando e inovando! Leia o texto.
reticências Ao contrário do que muitos imaginam, o consumo de conteúdo via rádio aumentou no último ano, mesmo com tantas opções. É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, reticências realizado em treze regiões metropolitanas do Brasil.
O levantamento mostra que 80% da população dessas regiões ouvem rádio. E que, mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional. Além disso, os dados revelam ainda que 71% escutam em casa. reticências
Fonte: 80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa. RadioagênciaNacional, Brasília, DF, 25 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/7Tq9O2. Acesso em: 6 fevereiro 2022.
Como estamos cada vez mais conectados, o rádio vem inovando e utilizando novos formatos digitais para manter seu público entretido, como emissoras on-line, podcasts e serviços de streaming.
Para saber o formato que mais agrada seus ouvintes, o proprietário de uma rádio fez uma pesquisa para saber quais são os formatos digitais mais consumidos pelo público. Para a coleta de dados, os pesquisadores definiram sua amostra, composta de .15000 pessoas de diferentes regiões, sexo e classe social, com idades entre 15 e 65 anos. Depois, eles fizeram a seguinte pergunta: “Quais dos novos formatos digitais você mais ouve?”. Observe os dados coletados nessa pesquisa no gráfico a seguir.
Esse gráfico apresenta alguns dados na fórma percentual. Por exemplo:
• 5% dos entrevistados declararam ouvir listas de músicas on-line selecionadas por rádios frequência de rádio á ême ou frequência de rádio éfe ême. Isso equivale a
cinco centésimoso que significa que 5 de cada 100 pessoas entrevistadas ouvem esse novo formato;
• a barra referente às pessoas que responderam preferir ouvir música em aplicativos de streaming registra 45%, que equivalem a
quarenta e cinco centésimoso que significa que a cada 100 pessoas entrevistadas, 45 preferem o formato de aplicativos de streaming.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Com base no gráfico da página anterior, responda:
a) Que percentual dos entrevistados disse ouvir programas de rádio frequência de rádio á ême/ frequência de rádio éfe ême gravados disponíveis on-line?
b) Qual é a fração das pessoas entrevistadas que prefere ouvir rádios on-line ao vivo?
c) E você, costuma ouvir rádio? Qual dos novos formatos citados na pesquisa você mais ouve?
2 Uma professora de Matemática apurou a frequência com que os estudantes da sua classe ouvem rádio em qualquer um dos novos formatos digitais. Para a coleta de dados, perguntou: “Quantos dias da semana, de segunda a domingo, você ouve rádio em qualquer um dos novos formatos digitais?”. Após a coleta dos dados, ela os registrou em uma tabela. Observe.
Número de dias |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
Nunca |
Não sabe |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Porcentagem |
4% |
5% |
6% |
9% |
7% |
26% |
41% |
2% |
0% |
Dados obtidos pela professora de Matemática.
Com base nessa tabela, faça o que se pede.
a) Construa um gráfico de colunas para representar a situação.
b) Qual é o significado do maior e do menor dado registrados na tabela?
c) Expresse em fórma de fração cada dado registrado na tabela.
d) Determine a razão, em fórma de fração, do número de pessoas que nunca ouvem rádio digital para o número de pessoas que ouvem todos os dias da semana. O que esse número indica?
e) Dê o significado de 5% registrado na tabela.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
22 Algumas vezes encontramos no supermercado embalagens que indicam que uma parte do produto é gratuita.
a) Qual é a razão da parte grátis do produto para o pacote sem a oferta? O que essa razão representa?
b) Represente, na fórma percentual, a resposta do item a.
23 Uma classe tem 18 meninos e 24 meninas: todos vão ensaiar uma dança folclórica. Para isso, esses estudantes devem formar rodas mistas de modo que todas tenham a mesma quantidade de meninos e a mesma quantidade de meninas.
a) De quantos modos essas rodas podem ser formadas?
b) Determine quatro frações que podem representar o resultado da comparação entre o número de meninos e o de meninas dessa classe, ou seja, a razão do número de meninos para o número de meninas.
24 Uma pesquisa mostrou que, a cada 5 estudantes da escola Cata-vento que estudam espanhol, apenas 2 estudantes estudam italiano.
a) Que fração pode representar o resultado da comparação entre a quantidade de estudantes que estudam italiano e a quantidade dos que estudam espanhol?
b) É possível que nessa escola 60 estudantes estudem italiano enquanto 200 estudam espanhol? Por quê?
25 A medida da altitude do rio Amazonas em terras brasileiras é igual a 82 métros, que corresponde a cêrca de
3, 204 avosda altitude de sua nascente em terras peruanas.
Aproximadamente, a quantos metros do nível do mar se encontra a nascente do rio Amazonas?
26 Acompanhe no gráfico a produção da empresa Só Parafusos em uma semana.
Leia as afirmações a seguir e corrija as falsas.
a) A produção total nessa semana foi de 200 parafusos.
b) A produção de segunda-feira foi de
um décimoda produção de sexta-feira.
c) Na terça-feira, a produção foi 20% da produção de sexta-feira.
d) A produção de terça-feira foi
três quartosda produção de quarta-feira.
e) A produção dos quatro primeiros dias da semana foi menor do que a metade da produção de sexta-feira.
f) A produção dos quatro primeiros dias da semana foi 50% da produção de toda a semana.
g) Na quinta-feira, a Só Parafusos produziu 20% da produção total da semana.
Pense mais um pouco...
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Mara comprou um skate para Marcos com as seguintes condições de pagamento: entrada de 84 reais, correspondente a 40%, ou seja,
dois quintosdo preço total do skate, e mais 3 prestações mensais iguais.
Quanto Mara pagará em cada prestação?
A loja oferece um desconto de 20% no preço total do skate, ou seja, de
um quintodo preço total, se o pagamento for feito à vista, isto é, em apenas uma prestação. Quanto Mara poderia economizar se ela comprasse o skate à vista? Nessas condições, você compraria o skate à vista ou em prestações? Registre em seu caderno todos os procedimentos que você usou para chegar aos resultados.
5. Frações equivalentes
Considere esta figura.
Vamos construir quatro figuras iguais a ela e pintar a parte correspondente às frações
um meio 2 sobre 4 três sextose
quatro oitavos. Para isso, a primeira figura será dividida igualmente em duas partes; a segunda figura, em 4 partes; a terceira figura, em 6; e a última, em 8.
As frações
um meio, dois quartos, três sextos e quatro oitavosembora escritas de modo diferente, representam a mesma parte da figura. Elas são chamadas de frações equivalentes.
Acompanhe a situação a seguir.
A coreografia da abertura dos jogos esportivos da escola onde Vítor estuda é feita por um grupo com 36 estudantes, dos quais 12 utilizam uma sombrinha vermelha e amarela.
Em determinados momentos dessa coreografia, os estudantes com sombrinha vermelha e amarela se movimentam, formando grupos diferentes em cada caso. Observe os grupos formados:
• 1º grupo:
um terçodos 36 estudantes está com sombrinha vermelha e amarela.
• 2º grupo:
2 sobre 6dos 36 estudantes estão com sombrinha vermelha e amarela.
• 3º grupo:
três nonosdos 36 estudantes estão com sombrinha vermelha e amarela.
As frações
um terço. dois sextos e três nonossão frações equivalentes, pois representam a mesma parte (12 estudantes) do inteiro (36 estudantes).
Como obter frações equivalentes
Para indicar que duas ou mais frações são equivalentes, colocamos entre elas o sinal de igualdade (=).
Como as frações
um meio, dois quartos, três sextos e quatro oitavossão equivalentes, podemos escrever:
Para obter frações equivalentes a determinada fração, podemos multiplicar seus dois termos por um mesmo número natural diferente de zero.
ou
um meio é igual a fração de numerador 1 vezes 3 e de denominador 2 vezes 3 é igual a três sextosou
um meio é igual a fração, de numerador: 1 vezes 4, e de denominador: 2 vezes 4 é igual a quatro oitavosObserve, agora, algumas frações que representam uma mesma parte pintada de um mesmo inteiro.
As frações
12, 16 avos, 6 oitavos e 3 quartossão equivalentes. Então, podemos escrever:
Isso significa que também podemos obter frações equivalentes a determinada fração dividindo seus termos por um mesmo número natural diferente de zero.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
27 Observe as figuras, que representam o mesmo inteiro, e verifique se as frações são equivalentes. Justifique sua resposta.
28 Se de um rolo de barbante com 45 metros de fio eu cortar
2 quintosou
6, 15 avosdesse barbante, obterei um fio de mesmo comprimento? Por quê?
29 Nas duas figuras ( a e bê), considere o “quadradão” como um mesmo inteiro.
a) Que fração representa a parte pintada de verde em cada figura?
b) As frações obtidas para a e bê são equivalentes? Por quê?
30 Quais das seguintes frações são equivalentes à fração
5 sobre 8a)
10 sobre 16b)
15 sobre 24c)
20 sobre 16d)
25 sobre 40e)
30 sobre 5631
Reúna-se com um colega e façam o que se pede.
a) Dadas as frações equivalentes
4 sobre 9 12 sobre 27 16 sobre 36e
28 sobre 63para cada par calculem os produtos do numerador de uma com o denominador da outra. Em seguida, comparem esses dois produtos.
b) Escrevam duas frações equivalentes, diferentes das do item a. Calculem os produtos do numerador de uma com o denominador da outra e, em seguida, comparem esses produtos.
c) Dadas duas frações equivalentes, o que se pode concluir sobre os produtos do numerador de uma com o denominador da outra?
d) Sabendo que as frações
5 sobre 8e
ponto de interrogação sobre 48.são frações equivalentes, calculem o produto de 8 por “?” e, em seguida, o valor de “?”.
32 Encontre uma fração equivalente a
2 quintosque tenha denominador 15. Você pode encontrar essa fração multiplicando os dois termos da fração dada por um mesmo número.
33 Determine uma fração de numerador 42 equivalente à fração
sete décimos
34 Nas seguintes equivalências falta um termo de uma das frações, representado por “?”. Calcule quanto vale “?” em cada caso.
a)
3 sobre 4, é igual a 15 sobre ponto de interrogação
b)
6 sobre 9, é igual a ponto de interrogação sobre 15
c)
5 sobre ponto de interrogação, é igual a 35 sobre 21
d)
ponto de interrogação sobre 18, é igual a 3 sobre 2
35 Determine as frações equivalentes a
dois terçose a
3 quartoscom denominador 12.
36
Hora de criar – Elabore um problema em que o resultado possa ser representado por 3 frações equivalentes. Peça para um colega que resolva o seu problema e desenhe 3 figuras que representam o mesmo inteiro e com partes pintadas de acordo com as frações equivalentes obtidas. Depois, conversem e confiram as respostas um do outro.
6. Simplificação de frações
Quando a divisão dos termos de uma fração por um número natural diferente de 0 e de 1 é exata, obtemos uma fração equivalente cujos termos são números menores que os da outra fração. Chamamos isso de simplificação de fração.
Acompanhe, por exemplo, como podemos simplificar a fração
vinte e quatro, trinta e seis avosSe dividimos 24 e 36 por 4, obtemos uma fração equivalente:
24 sobre 36, é igual a fração, de numerador: 24 dividido por 4, e denominador: 36 dividido por 4, é igual a 6 sobre 9Como 6 e 9 são números menores que 24 e 36, respectivamente, dizemos que simplificamos a fração
vinte e quatro, trinta e seis avosSe quisermos, podemos continuar a simplificar a fração até obtermos uma fração em que não é mais possível encontrar um mesmo número, diferente de 0 e de 1, que divida o numerador e, também, o denominador. Dizemos, nesse caso, que a fração é irredutível. Observe.
Note que a fração
dois terçosé irredutível e é equivalente a
vinte e quatro, trinta e seis avosPodemos escrever, então, que:
Também é possível simplificar a fração
vinte e quatro, trinta e seis avosescolhendo outros números para dividir. Observe o exemplo.
Perceba que, quanto maior for o número escolhido para dividir o numerador e o denominador, mais curto será o processo de simplificação. Observe.
Nesse caso, com apenas uma simplificação calculamos a fração irredutível, pois 12 é o maior divisor comum de 24 e 36.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
37 Simplifique as frações, tornando-as irredutíveis.
a)
4 sobre 10b)
18 sobre 24c)
25 sobre 50d)
14 sobre 1538 Simplifique as frações, quando possível, para obter denominadores iguais a 6.
a)
72 sobre 48b)
14 sobre 42c)
12 sobre 38d)
20 sobre 3039 As frações de numeradores iguais a 1 são chamadas de frações unitárias. Determine, quando possível, as frações unitárias equivalentes às seguintes frações.
a)
5 sobre 20b)
6 sobre 18c)
3 sobre 12d)
4 sobre 3040 Represente cada número por uma fração e, depois, encontre a fração equivalente irredutível.
a) 36%
b)
3 inteiros e 2 oitavosc) 50%
d)
1 inteiro e 3 sextos41 Sabendo que 1 centímetro corresponde à centésima parte de 1 metro, faça o que se pede.
a) Qual parte do metro 50 centímetros representam? Expresse essa parte como fração irredutível.
b) Faça o mesmo para 25 centímetros e para 125 centímetros.
Pense mais um pouco...
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Observe a figura 1 e responda às questões em seu caderno.
a) Quantos triângulos há na figura?
b) Quantos
preciso ter para cobrir o triângulo grande?
c) O menor triângulo corresponde a que fração do maior triângulo?
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Interpretando um gráfico de setores
Leia o texto sobre o uso global de água doce.
reticências O uso global de água doce aumentou seis vezes nos últimos cem anos e, desde a década de 1980, continua a crescer. reticências Muito desse crescimento pode ser atribuído a uma combinação de crescimento populacional, desenvolvimento econômico e mudanças nos padrões de consumo.
Atualmente, a agricultura é responsável por 69% das retiradas de água em âmbito mundial. reticências A indústria – incluindo o uso e a geração de energia – é responsável por 19% do uso, enquanto os municípios são responsáveis pelos 12% restantes. reticências
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação () éfi á ó estima reticências que o mundo vai precisar de cêrca de 60% mais alimentos até 2050. reticências A quantidade de água necessária para esses empreendimentos não está disponível. reticências Mudanças em direção a dietas mais sustentáveis também podem reduzir o uso de água para a produção de alimentos em cérca de 20%, em comparação com as dietas atuais. reticências
Fonte: UNESCO; ; éfi á ó REDE Brasil do Pacto Global. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021: o valor da água. Disponível em: https://oeds.link/MQa4fW. Acesso em: 22 maio 2022.
O gráfico a seguir, feito com base no Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021, representa uma aproximação do uso de água doce no planeta Terra.
Esse é um exemplo de gráfico de setores. Nesse tipo de gráfico, a divisão da figura é feita de acordo com a fração do todo correspondente a cada um dos dados representados. Note, por exemplo, que a parte laranja do gráfico é a menor, por isso corresponde à menor porcentagem (10%), e que a parte cinza é a maior porque corresponde à maior porcentagem (70%).
Os dados apresentados em um gráfico de setores também podem ser escritos na fórma de fração. Observe.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Leia e responda às questões.
O consumo de água em cada região do planeta depende da infraestrutura hídrica. O continente africano, por exemplo, dispõe de 9% dos recursos hídricos do total mundial; entretanto, cêrca de 54% desses recursos atendem aos 6 países mais ricos do continente, enquanto somente cêrca de 7% atendem aos 27 países mais pobres.
a) Com relação aos países do continente africano, em qual setor a distribuição dos recursos hídricos foi maior? Analisando o gráfico, você considera a distribuição de água entre esses países proporcional?
b) Pesquise qual é a população de sua cidade. Supondo que a média de consumo diário doméstico de água por pessoa, em sua cidade, seja igual a 110 litros por dia, calcule quantos litros são consumidos por essa população diariamente.
c) Já estudamos que um giro de uma volta completa corresponde a 360°. Arredondando os percentuais do gráfico para 10%, 40% e 50%, calcule a quantos graus corresponde cada setor.
d) Com o auxílio de um transferidor, copie o gráfico em seu caderno, aplicando as respostas ao item c e indicando os recursos hídricos correspondentes a cada grupo de países na fórma de frações.
7. Comparação de números escritos na fórma de fração
Considere as situações a seguir.
Situação 1
Vanessa e Adriano compraram duas bicicletas de mesmo preço no mesmo dia. Vanessa financiou
dois quintosdo valor total a ser pago, e Adriano financiou
quatro quintosQuem financiou o maior valor?
Vamos utilizar algumas figuras para representar a situação.
Cada figura a seguir representa o valor total de cada bicicleta, e as partes pintadas representam o valor que cada comprador financiou.
Note que
quatro quintosdo preço total é maior do que
dois quintosdo preço total.
Logo, Adriano financiou mais do que Vanessa.
Situação 2
Paulo pintou de azul
três oitavosde um painel, e Carla pintou de laranja
5, 16 avosde outro painel igual ao de Paulo. Quem pintou mais?
Observe que os painéis foram divididos e pintados (azul e laranja) de modos diferentes.
Para comparar
3 sobre 8com
5 sobre 16utilizando os painéis, é preciso dividi-los em uma mesma quantidade de partes iguais. Vamos dividir o painel de Paulo como o de Carla, usando os triângulos menores:
Cada triângulo pequeno representa
1 sobre 16de um painel inteiro. Note que a parte azul tem
1 sobre 16a mais do que a parte laranja. Assim:
ou
3 sobre 8, é maior do que 5 sobre 16Portanto, Paulo pintou mais do que Carla.
Podemos perceber também que, na situação 1, foi muito simples comparar os números
2 sobre 5e
quatro quintosporque, como as frações que representam os valores financiados por Vanessa e Adriano têm o mesmo denominador, bastou comparar os numeradores.
Como 4 > 2, temos
4 sobre 5, é maior do que 2 sobre 5Já na situação 2, inicialmente foi necessário dividir o painel em 16 triângulos menores e iguais para encontrar uma fração equivalente a
3 sobre 8com o mesmo denominador de
5 sobre 16e só depois comparar os numeradores.
Como
3 sobre 8, é igual a fração 6 sobre 16e
6 sobre 16, é maior do que 5 sobre 16podemos concluir que
3 sobre 8, é maior do que 5 sobre 16Entretanto, podemos comparar números escritos na fórma de fração usando uma propriedade das frações e a noção de equivalência. Por exemplo:
Qual destes números é menor:
4 sobre 6ou
3 sobre 5Vamos encontrar frações equivalentes a
quatro sextos e três quintosusando a propriedade que possibilita multiplicar (ou dividir) o numerador e o denominador das frações por um mesmo número até encontrarmos frações com mesmo denominador.
Acompanhe mais um exemplo.
Qual destes números é maior:
2 sobre 5 ou 3 sobre 4Nesse caso, podemos utilizar as figuras a seguir para obter a resposta.
Ou, então, podemos escrever frações equivalentes a
2 sobre 5 ou 3 sobre 4e procurar entre elas as que têm mesmo denominador.
e
3 sobre 4 é igual a 6 sobre 8 é igual a 9 sobre 12 é igual a fração 12 sobre 16 é igual a 15 sobre 20.Observe que o denominador 20 das frações
8 sobre 20 e 15 sobre 20é múltiplo dos denominadores 5 e 4 das frações
dois quintos e três quartosEle pode ser obtido pela multiplicação dos denominadores: 4 · 5 = 20
Para obter os novos numeradores, multiplicamos os numeradores pelos mesmos números que multiplicamos os denominadores.
Assim, encontramos
8 sobre 20 e 15 sobre 20frações de mesmo denominador e equivalentes a
dois quintos e três quartosrespectivamente.
Esse processo é chamado de redução de frações a um mesmo denominador (ou a um denominador comum).
Observações
▶ Podemos encontrar um denominador comum entre duas ou mais frações, considerando um múltiplo qualquer não nulo de todos os denominadores. Por exemplo:
▶ Para obter frações equivalentes mais simples, podemos utilizar o mínimo múltiplo comum (mmc) entre os denominadores das frações dadas.
Assim, temos: ême ême cê(10, 15, 6) = 30
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
42 Em uma classe,
4 sobre 9dos estudantes são meninos e
5 sobre 9são meninas. Nessa classe há mais meninos ou meninas?
43 Compare os números e escreva, em seu caderno, sentenças usando os sinais >, = ou <.
a)
2 sobre 6 e 4 sobre 6
b)
1 sobre 7 e 5 sobre 7
c)
5 sobre 9 e 2 sobre 9
d)
1 sobre 2 e 3 sobre 4
e)
3 sobre 10 e 4 sobre 15
f)
7 sobre 6 e 21 sobre 18
44 Na pintura de uma parede foram misturados
3 sobre 5de um galão de tinta azul com
5 sobre 8de um galão de tinta branca. Qual foi a cor da tinta mais usada nessa mistura?
45 Em uma mesma semana, Felipe fez provas de Matemática, História e Inglês. Ele acertou 12 das 20 questões de Matemática, 6 das 10 questões de História e 4 das 7 questões de Inglês. Em qual das provas ele se saiu melhor?
46 Se Lúcia caminhou
Fração 7 sobre 12, fim da fração.de uma trilha para pedestres, ela percorreu mais ou menos da metade dessa trilha?
47 Um painel decorativo foi montado com lajotas de mesmo tamanho. Do total de lajotas,
2 sobre 6têm cor azul,
dois quartostêm cor amarela e
2 sobre 12têm cor vermelha.
a) Qual é a cor de lajota mais usada nesse painel?
b) Qual é a cor de lajota menos usada nesse painel?
48 Reduza as frações a um mesmo denominador.
a)
3 sobre 5, 5 sobre 4
b)
2 sobre 6, 7 sobre 4
c)
3, 2 sobre 5, 1 sobre 3d)
3 inteiros e 1 sobre 2, 1 inteiro e 5 sobre 6e)
3 inteiros e 1 sobre 5, 2 inteiros e 3 sobre 4, 1 sobre 2f)
1, 1 sobre 2, 1 sobre 4, 1 sobre 849
Hora de criar – Em duplas, cada integrante vai elaborar um problema para a comparação de frações. Troquem de caderno para um resolver o problema do outro. Depois, destroquem para corrigi-los.
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Uma agência de turismo vende pacotes de viagens em 12 prestações iguais. Janaína comprou um desses pacotes. Ela já pagou
Fração 3 sobre 4das prestações.
a) A fração
Fração 4 sobre 4representa quantas prestações?
b) A fração
Fração 1 sobre 4representa quantas prestações?
c) Quantas prestações foram pagas?
2 O quadro a seguir mostra o resultado de uma pesquisa realizada com os estudantes do 6º ano.
Esporte |
Quantidade de estudantes |
---|---|
Futebol |
30 |
Vôlei |
10 |
Basquete |
10 |
Dados obtidos pela escola Cata-vento.
a) Qual é o total de estudantes pesquisados?
b) Qual é a fração que representa o número de estudantes que preferem vôlei em relação ao total de estudantes pesquisados?
c) Na fórma percentual, quantos estudantes preferem futebol?
3 Na figura a seguir, cada bloco representa um inteiro e é formado por pequenos cubos iguais.
a) Quantos inteiros há na figura?
b) Que parte de um inteiro (bloco) cada cubinho representa?
c) Quantos sextos de bloco há na figura?
4 Ao passar por uma loja de motos, Cristiano aproveitou a promoção e comprou uma moto igual à representada na ilustração.
a) Qual é a fração que representa o valor de cada prestação em relação ao preço da moto?
b) Qual é o valor de cada prestação?
c) Qual é o valor de
Fração 2 sobre 5do preço da moto?
5 Renato pagou
Fração 3 sobre 5de uma dívida e ainda ficou devendo 70 reais. Qual era o valor da dívida?
6 Na figura há 2 inteiros. Represente a parte pintada com um número escrito:
a) na fórma de fração;
b) na fórma mista.
7 A professora de Arte distribuiu igualmente 7 cartolinas para 3 grupos de estudantes. Determine a quantidade de cartolina que cada grupo recebeu na fórma de fração e na fórma mista.
8 Diana tem 35 bolas de gude. Dessas 35, para cada duas bolas verdes há 5 vermelhas. Determine um número na fórma de fração que represente a razão da quantidade de bolas verdes para a quantidade de bolas vermelhas e um número na fórma de fração que represente a razão da quantidade de bolas verdes para o número total de bolas de gude.
9 (Vunesp) Duas empreiteiras farão conjuntamente a pavimentação de uma estrada, cada uma trabalhando a partir de uma das extremidades. Se uma delas pavimentar
Fração 2 sobre 5da estrada e a outra os 81 quilômetros restantes, a extensão dessa estrada será de:
a) 125 quilômetros.
b) 135 quilômetros.
c) 142 quilômetros.
d) 145 quilômetros.
e) 160 quilômetros.
10 ( ú é cê é) Uma peça de tecido, após a lavagem, perdeu
Fração 1 sobre 10de seu comprimento e este ficou medindo 36 metros. Nestas condições, o comprimento, em metros, da peça antes da lavagem era igual a:
a) 44.
b) 42.
c) 40.
d) 38.
11 Quando multiplicamos ou dividimos os dois termos de uma fração por um número natural diferente de zero, obtemos uma fração equivalente ou não equivalente à fração dada?
12 Represente duas barras de chocolate: uma branca e outra escura, de mesmo tamanho. Divida a barra branca em 4 pedaços iguais e a barra escura em 8. Se você pegar um dos pedaços da barra branca, quantos pedaços da barra escura serão necessários para obter a mesma quantidade? E se você pegar dois pedaços da barra branca? Indique duas frações equivalentes que representam um pedaço de chocolate da barra branca.
13 Uma fração equivalente a
Fração 3 sobre 5tem 32 como soma de seus termos. Determine essa fração.
14 Os estudantes de uma escola estão distribuídos da seguinte maneira:
• Educação Infantil
Fração 2 sobre 9
• Ensino Fundamental
8, 18 avos
• Ensino Médio
Fração 1 sobre 3
Representando essa distribuição em um gráfico de setores (como na figura), qual é a cor que corresponde ao Ensino Fundamental? E ao Ensino Médio?
15 (Saresp) Quais são as três frações equivalentes a
um meio?
a)
dois quartos, três quintos, quatro sextosb)
dois quartos, cinco décimos, oito, doze avosc)
três sextos, cinco décimos, seis, doze avosd)
três sétimos, cinco oitavos, dois quartos16 Acompanhe as afirmações feitas por quatro amigos.
Paulo: O numerador e o denominador da fração são números pares.
Mariana: A fração é equivalente à fração
três nonosRicardo: A fração é irredutível.
Camila: O numerador da fração é 1.
Sabendo que Ricardo disse a verdade e que um deles mentiu, descubra qual é a fração.
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Como lemos a fração
3 sobre 5a) cinco terços
b) cinco vírgula três
c) três vírgula cinco
d) três quintos
2 Qual fração da figura está colorida de azul?
a)
1 sobre 4b)
7 sobre 4c)
7 sobre 14d)
28 sobre 73 Marta comprou uma blusa e, ao pagar à vista, teve um desconto de 20%. Esse desconto corresponde a que fração do valor total da blusa?
a)
Fração 1 sobre 5b)
Fração 1 sobre 20c)
2 sobre 100d)
100 sobre 204 Uma empresa tem .1500 funcionários que trabalham em dois turnos diferentes. Sabendo que
Fração 2 sobre 3desses funcionários trabalham no primeiro turno, quantos são esses funcionários?
a) 500 funcionários
b) 750 funcionários
c) .1000 funcionários
d) .1500 funcionários
5 César, Fábio e Olívia acabaram de saber o resultado de uma prova de Matemática. César acertou
Fração 3 sobre 4das questões, Fábio
15 sobre 20e Olívia acertou 75% das questões. Quem acertou o maior número de questões?
a) César
b) Fábio
c) Olívia
d) Todos acertaram a mesma quantidade.
6 Fabiana destina
Fração 2 sobre 7de seu salário para o pagamento de aluguel e
Fração 3 sobre 10para o pagamento das demais contas. Considerando um salário de R$ 3.500,00três mil quinhentos reais, o valor gasto com as demais contas é:
a) 50 reais a mais que o gasto com aluguel.
b) 50 reais a menos que o gasto com aluguel.
c) 100 reais a mais que o gasto com aluguel.
d) 100 reais a menos que o gasto com aluguel.
7 A fração irredutível equivalente a
48 sobre 150é:
a)
4 sobre 15b)
24 sobre 75c)
8 sobre 25d)
24 sobre 258 No gráfico foram organizadas as informações sobre a população residente no Brasil segundo as grandes regiões.
De acordo com esses dados, de cada .1000 brasileiros:
a) 272 moram na Região Sul.
b) 86 moram na Região Centro-Oeste.
c) 280 moram na Região Nordeste.
d) 422 moram na Região Sudeste.
Organizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.
a) Escreva a relação entre o numerador e o denominador de uma fração com o inteiro.
b) Elabore duas situações envolvendo números racionais na fórma de fração.
c) Em que circunstância duas frações são equivalentes?
d) Como podemos obter uma fração irredutível?
e) Explique como você faz para comparar duas frações de mesmo denominador. E se fossem duas frações de denominadores diferentes?