Parte 1

CAPÍTULO 8 Operações com números racionais na fórma de fração

Vista do alto do mapa do Brasil destacando os biomas: Bioma Amazônica, Bioma Pantanal, Bioma Cerrado, Bioma Caatinga, Bioma Mata Atlântica, Bioma Pampa e Bioma ambientes marinhos. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos e escala de 0 a 390 quilômetros.
Elaborado a partir de: í bê gê É. Atlas Geográfico Escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 103.

Observe, leia e responda no caderno.

a) A cidade e a região em que você vive fazem parte de qual bioma?

b) Além dos animais domésticos, que outros animais estão mais presentes na região onde você mora?

c) Na região onde você vive há espécies de animais ameaçadas de extinção?

d) Que fração da área ocupada pelo bioma Caatinga corresponde à área ocupada pelo bioma Pampa?Faça uma estimativa.

Ícone Meio ambiente.

 Nos estudos sobre o meio ambiente, chama-se bioma o conjunto de sistemas que formam uma comunidade (todos os organismos – animais e vegetais – que habitam um mesmo ­ambiente) estável e desenvolvida, adaptada às condições naturais de uma região, e geralmente caracte­rizada por um tipo principal de vegetação.

O mapa desta página representa os biomas brasileiros de modo simplificado, reunindo-os em sete grandes biomas.

1. Adição e subtração com frações de mesmo denominador

Ícone Meio ambiente.

Para preservar o patrimônio biológico existente no território brasileiro, foi criado, pela Lei número .9985, de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza.

Unidade de Conservação (ou ú cê) é a denominação dada a espaços territoriais que passam a ter seus recursos ambientais protegidos por lei.

Leia as informações a seguir.

Esquema. No centro, gráfico de setores indicado por cores. Cada cor representa um bioma com uma espécie de animal acompanhada de uma fração representando a extinção de cada espécie. Cor verde: Amazônia, três vinte e cinco avos. Peixe-boi-da-Amazônia. Fotografia de um peixe boi dentro da água. Cor azul: Cerrado, sete trinta e quatro avos. Tamanduá-bandeira. Fotografia de um tamanduá-bandeira em meio a vegetação. Cor roxa: Caatinga, três trinta e quatro avos. Onça-parda. Fotografia de uma onça-parda deitada no solo. Cor amarela: Mata Atlântica, dois quintos. Papagaio-de-cara-roxa. Fotografia de um papagaio de penas verdes e cabeça em tom de roxo. Cor azul: Pampa, um vinte avos. Toninha. Fotografia de animal de focinho fino dentro do mar. Cor vermelha: Pantanal, três cento e vinte e cinco avos. Ariranha. Fotografia de uma ariranha caminhando no solo. Cor laranja: Ambientes marinhos., um nono. Tartaruga-de-pente. Fotografia de uma tartaruga de casco esverdeado no fundo do mar.
Dados obtidos em: INSTITUTO Chico Mendes de conservação da biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume um Brasília, Distrito Federal: í cê ême bio/ême ême á, 2018. página 66-67

*Registros em UCs Federais: 1460 espécies, arredondadas para 1500, e frações aproximadas para facilitar os cálculos.

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os animais.)

Depois de conhecer as espécies ameaçadas de extinção em unidades de conservação, note neste outro gráfico como elas se dividem em grupos.

Gráfico de setores. Distribuição por grupos biológicos das espécies da fauna ameaçada de extinção* (2018). Mamíferos: três cinquenta avos. Aves: quatro vinte e cinco avos, Répteis: três cinquenta avos, anfíbios: dois vinte e cinco avos. Peixes (continentais e marinhos): dezoito quarenta e cinco avos. Invertebrados (continentais e marinhos): sete vinte e cinco avos.
* Registros em unidades de conservação Federais. Frações aproximadas para facilitar os cálculos. Dados obtidos em: INSTITUTO Chico Mendes de conservação da biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume um Brasília, Distrito Federal: í cê ême bio/ême ême á, 2018. página 55.

No primeiro gráfico, para cada bioma há um setor com a indicação das respectivas espécies animais ameaçadas de extinção. Podemos obter muitas informações por meio da leitura do texto e dos gráficos. Por exemplo:

No Pantanal, havia

Três, cento e vinte e cinco avos.

de .1500 espécies animais ameaçadas de extinção.

Mais de

Um sétimo

das espécies animais ameaçadas de extinção eram constituídas de aves.

Somente no Pantanal havia menos de 3% de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Um nono

é a fração que representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção em ambientes marinhos, em 2018.

No entanto, para obter outras informações, é necessário fazer uma análise mais aprofundada dos gráficos; por exemplo:

Que fração representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção no Cerrado e na Caatinga em 2018?

Fotografia. Mico-leão-dourado. Macaco de pele marrom dourado está sobre um galho na árvore.
Mico-leão-dourado (leontopitécus rosália) nativo da Mata Atlântica. (Fotografia de 2017.)
Fotografia. Duas ararinhas-azuis em um galho. Aves de penas azuis semelhante a um papagaio.
Espécimes da ararinha-azul (cianopsíta spícsi) originárias da Caatinga. (Fotografia de 2015.)

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os animais.)

Do total de espécies animais ameaçadas de extinção em 2018, que fração representa os répteis e os mamíferos nessa situação?

Sabemos que as espécies de animais ameaçadas de extinção no Cerrado representam

Sete, trinta e quatro avos.

e na Caatinga,

três, trinta e quatro avos

do total nacional. Observe como podemos representar essa situação por meio de uma figura:

Ilustração. Barra dividida em trinta e quatro partes iguais, sendo sete partes pintadas de laranja (Cerrado), três partes pintadas de azul (Caatinga) e o restante de verde.

Note que, de acordo com a figura, a fração procurada é

Dez, trinta e quatro avos.

Nesse caso, podemos também fazer a seguinte adição:

Sete trinta e quatro avos mais três trinta e quatro avos é igual a dez trinta e quatro avos.

Observe na figura a seguir que

Vinte e quatro, trinta e quatro avos.

é a fração que representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção nos demais biomas.

Ilustração. Barra dividida em trinta e quatro partes iguais, sendo sete partes pintadas de laranja e três partes pintadas de azul (Cerrado e Caatinga) e o restante de verde (demais biomas)

Para obter esse dado, podemos efetuar uma subtração.

Trinta e quatro, trinta e quatro avos, menos, dez, trinta e quatro avos é igual a 24, trinta e quatro avos

Retomaremos a segunda pergunta mais adiante.

Acompanhe outro exemplo.

Na cantina em que Marina trabalha, um mesmo tipo e formato de bolo é vendido a cada semana (de segunda a sexta-feira). Marina anotou, no quadro a seguir, a quantidade de bolo vendida em determinada semana.

Dia da semana

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Parte de bolo vendida

1 8

3 8

1 8

2 8

4 8

Quantas partes desse tipo de bolo foram vendidas nessa semana? Quantas partes sobraram?

Juntando todas as partes de bolo vendidas em cada dia, podemos calcular a quantidade de bolo que foi vendida nessa semana. Isso pode ser registrado por meio de uma adição.

1 oitavo mais três oitavos mais um oitavo mais dois oitavos mais quatro oitavos igual a onze oitavos.
Ilustração. Dois círculos divididos em oito partes. O círculo à esquerda está com todas as partes pintadas, o círculo à direita está com três partes pintadas. Abaixo, a informação: A parte pintada de amarelo representa a quantidade de bolo vendida nessa semana.

Nessa semana, a cantina vendeu

11 oitavos

de bolo, o que significa mais de uma unidade de bolo.

Onze oitavos é igual a oito oitavos mais 3 oitavos

,o que representa 1 bolo e

Três oitavos

de bolo, ou seja,

Um inteiro e três oitavos

de bolo.

Subtraindo o total vendido do total fabricado desse tipo de bolo na semana (duas unidades), temos a quantidade que sobrou:

Dois menos onze oitavos igual a dezesseis oitavos menos onze oitavos igual a cinco oitavos.

Para adicionar ou subtrair números representados por frações de mesmo denominador, ­adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos o denominador comum.

Verifique os cálculos a seguir.

1 dezesseis avos mais onze dezesseis avos igual a doze dezesseis avos. O numerador 12 corresponde a um mais onze.
Um oitavo mais três oitavos mais um oitavo mais dois oitavos mais quatro oitavos igual a onze oitavos. O numerador 11 corresponde a 1 + 3 + 1 + 2 + 4
Quatro quartos menos três quartos igual a um quarto. O numerador 1 corresponde a quatro menos três.
Dezesseis oitavos menos onze oitavos igual a cinco oitavos. O numerador 5 corresponde a 16 menos 11.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Considere a figura e faça o que se pede.

Ilustração. Quadrado dividido em oito triângulos iguais. Há seis triângulos pintados, sendo quatro amarelos e dois verdes.

a) Determine as frações de denominador 8 que representam a parte pintada de amarelo, a parte pintada de verde e a figura toda.

b) Represente por meio de uma adição de frações a parte da figura pintada de verde ou de amarelo.

c) Represente por meio de uma subtração a parte da figura que não está pintada nem de verde nem de amarelo.

2 Efetue, no caderno, simplificando o resultado quando possível.

a)

Dois nonos mais cinco nonos

b)

Quatro décimos mais dois décimos

c)

Dois quinze avos mais três quinze avos

d)

Cinco doze avos mais três doze avos mais um doze avos

e)

Cinco quartos mais três quartos

f)

um sexto mais dois sextos mais três sextos

3 Efetue, simplificando o resultado quando ­possível.

a)

Oito nonos menos dois nonos Dois terços

b)

Sete quintos menos um quinto Seis quintos

c)

Quinze oitavos menos nove oitavos Três quartos

d)

Nove quintos menos quatro quintos

e)

Três sétimos menos três sétimos

f)

Onze doze avos menos três doze avos.

4

Ícone Cálculo mental.

Carlos imagina “saltos” em uma reta numé­rica para calcular mentalmente o resul­tado de adições e de subtrações de frações.

Para calcular

Dois sétimos mais três sétimos.
Ilustração. Rapaz negro de cabelo castanho, veste blusa listrada verde e lilás. Ele está com uma das mãos sobre o queixo e pensa: ilustração. Reta numérica com pontos 0, dois sétimos, cinco sétimos e 1. De 2 sétimos para cinco sétimos seta com indicação: mais três sétimos. Penso em uma unidade da reta numérica dividida em sete partes iguais. Na reta, localizo dois sétimos. Em seguida, dou um salto de três sétimos na reta no sentido crescente, chegando a cinco sétimos.

Então,

Dois sétimos mais três sétimos é igual a cinco sétimos.

Para calcular

Quatro quintos menos três quintos.
Ilustração. Rapaz negro de cabelo castanho, veste blusa listrada verde e lilás. Ele está com uma das mãos sobre o queixo, um dos olhos fechados e pensa: ilustração. Reta numérica com pontos 0, um quinto, quatro quintos, 1. De um quinto para quatro quintos seta com indicação: menos três quintos. Penso em uma unidade da reta numérica dividida em cinco partes iguais. Na reta, localizo quatro quintos. Em seguida, dou um salto de três quintos na reta no sentido decrescente, chegando a um quinto.

Então,

Quatro quintos menos três quintos igual a um quinto.

Efetue mentalmente as operações com as frações a seguir, imaginando saltos crescentes e decrescentes em uma reta numérica. Depois, registre por escrito e verifique o resultado.

a)

Quatro sétimos mais dois sétimos

b)

Três quintos mais um quinto

c)

Um oitavo mais cinco oitavos

d)

Cinco sextos menos dois sextos

e)

Seis sétimos menos quatro sétimos

f)

Quatro nonos menos um nono

5 O senhor Roberto é muito querido no bairro onde mora. Por ter conhecimentos de paisagismo, ele coordenou os moradores na plantação de flores na maior praça do bairro. A praça foi dividida e em

Um sexto

dela foram plantadas margaridas, em

Quatro sextos

foram plantadas gérberas e o restante foi ocupado com acácias.

a) Represente essa situação por meio de uma figura.

b) Determine a fração da praça florida de ­acácias.

6

Ícone do Tema Contemporâneo Transversal: Cidadania e Civismo.

Fernanda gosta de criar suas próprias bijuterias. Para fazer um colar, ela comprou 2 pacotes de miçangas, um de cada cor. Cada pacote tinha 120 miçangas. Ela usou

Três quartos

das miçangas de um dos pacotes e

Três quintos

das miçangas do outro. Quantas miçangas ­so­braram de cada cor?

7 O Brasil é uma República Federativa presidencialista. A federação brasileira é composta de 26 estados e do Distrito Federal. O sistema político – atuando nas esferas federal, estadual e municipal – é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Partidos são grupos de pessoas com as mesmas propostas políticas. Observe a seguir o número de senadores de cada partido (em janeiro de 2022) que fazem parte do Poder Legislativo em sua esfera federal. No total, são 81 senadores.

CIDADANIA: 3

DÉEM (Democratas): 5

MDB (Movimento Democrático Brasileiro): 15

PDT (Partido Democrático Trabalhista): 3

pê éle (Partido Liberal): 6

PODEMOS: 9

pê pê (Partido Progressista): 7

PRÓS (Partido Republicano da Ordem Social): 3

PSC (Partido Social Cristão): 1

PSD (Partido Social Democrático): 12

PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira): 6

pê ésse éle (Partido Social Liberal): 2

PT (Partido dos Trabalhadores): 7

REDE (Rede Sustentabilidade): 1

REPUBLICANOS: 1

Dados obtidos em: SENADO Federal. Disponível em: https://oeds.link/j76EQd. Acesso em: 22 janeiro. 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

a) Escreva a fração do Senado que representava cada um desses partidos em janeiro de 2022.

b) Sabendo que cada estado tem três senadores, descubra qual é o partido de cada um deles em seu estado natal.

c) Qual era o partido majoritário na região geográfica onde você mora?

d) Qual é a fração do Senado que representava os estados da região geográfica onde você vive?

8

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Analise com um colega a situação seguinte:

Uma pesquisa feita com 100 pessoas a respeito da atividade preferida de lazer cultural trouxe estes dados:

museu:

Doze centésimos

show de música:

trinta e oito centésimos

cinema:

trinta e quatro centésimos

teatro:

vinte e seis centésimos

Agora, respondam: há algum erro nos dados dessa pesquisa? Justifiquem a resposta.

9

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Elabore um problema com adição ou subtração de frações. Troque com um colega e, depois, destroquem para corrigi-los.

Pense mais um pouco...

faça a atividade no caderno

Bernardo perguntou a seu avô:

— Que horas são?

O avô respondeu:

— As horas que passaram do meio-dia correspondem a

um terço

das que faltam para a meia-noite.

Ilustração. Homem branco calvo de óculos, veste blusa azul. Ele olha para o relógio em seu pulso. Ao lado, menino branco de cabelo castanho, veste camiseta vermelha de manga comprida cinza e olha para o homem. Ao redor da sua cabeça, pontos de interrogação.

Determine que horas são.

TRABALHANDO A INFORMAÇÃO

Operando com porcentagens

O fotógrafo Luciano vai fazer uma exposição de suas 100 melhores fotografias. Para isso, organizou as fotografias por temas e marcou em uma malha quadriculada quantas há em cada categoria.

Ilustração. Malha quadriculada composta por cinco linhas e vinte colunas. Duas colunas representam pessoas e estão pintadas de azul. Cinco colunas representam animais e estão pintadas de vermelho. Sete colunas representam paisagens e estão pintadas de verde. Seis colunas representam flores e estão pintadas de laranja.

Luciano pintou:

10 quadradinhos de azul, que representam as fotografias de pessoas. Essas fotografias representam

Dez centésimos

do total.

25 quadradinhos de vermelho, que representam as fotografias de animais. Elas representam

Vinte e cinco centésimos

do total.

35 quadradinhos de verde, que representam as fotografias de paisagens. Elas representam

Trinta e cinco centésimos

do total.

30 quadradinhos de laranja, que representam as fotografias de flores. Elas representam

Trinta centésimos

do total.

A malha toda representa

Cem centésimos

ou 1 inteiro.

Já vimos que uma fração de denominador 100 pode ser escrita na fórma percentual. Então, podemos montar um quadro com essas informações. Observe.

Malha

Fração

Porcentagem

Parte azul

10 100

10%

Parte vermelha

25 100

25%

Parte verde

35 100

35%

Parte laranja

30 100

30%

Inteiro

100 100

100%

Agora quem trabalha é você!

faça as atividades no caderno

1 Marília desenhou um vitral quadrado com 100 quadradinhos. Em seguida, pintou de azul a letra inicial do nome dela e de vermelho os quadradinhos restantes.

Ilustração. Quadrado dividido em 10 linhas e 10 colunas. Há quarenta quadradinhos pintados de vermelho e sessenta quadradinhos pintados de azul.

a) Represente na fórma de fração e na fórma percentual a parte vermelha, a parte azul e o vitral todo.

b) Construa um quadro com os resultados obtidos no item anterior.

c) Represente na fórma de fração e na fórma percentual, com a operação que considerar conveniente, as afirmações:

 Juntando a parte vermelha do vitral com a parte azul, temos o vitral todo.

 Se recortarmos o fundo do vitral, ficaremos apenas com a letra M.

2 Recorte de uma folha quadriculada uma região com 100 quadradinhos para fazer um vitral com três cores: amarelo, vermelho e azul. Use a sua criatividade para dar a fórma que quiser ao seu ­vitral.

a) Represente na fórma de fração e na fórma percentual as partes de cada cor e o vitral­ todo.

b) Construa um quadro com os resultados obtidos no item anterior.

(Use tesoura com ponta arredondada e a manuseie com cuidado!)

2. Adição e subtração com frações de denominadores diferentes

Considere as situações a seguir.

Situação 1

Para fazer uma vitamina, Hugo encheu

Um meio

copo com suco e

Um terço

de outro copo, igual ao primeiro, com iogurte. Em um terceiro copo, igual aos demais, ele despejou o suco e o iogurte dos outros dois copos. Qual é a fração que representa o total de mistura que coube no terceiro copo?

Ilustração. Dois recipientes com líquidos. À esquerda, recipiente com líquido amarelo até a metade e a fração um meio. Ao lado, recipiente com menos da metade de líquido rosa e a fração um terço. Seta para um recipiente com líquido laranja. Uma parte dele é um terço e a outra,meio.

A parte do terceiro copo que foi preenchida com a mistura pode ser representada por

Um meio mais um terço

Observe o que acontece se dividirmos o copo em 6 partes iguais, em que cada uma delas representará

Um sexto

do copo:

Ilustração. Recipiente cilíndrico dividido em 6 partes iguais. Cada parte corresponde a um sexto. Três partes correspondem a um meio e duas partes correspondem a um terço. Tem líquido laranja em 5 partes.

Um sexto

cabe 3 vezes em

Um meio

então,

Um meio igual a três sextos

Um sexto

cabe duas vezes em

Um terço

então,

Um terço igual a dois sextos

Repare que

Um meio e três sextos

são frações equivalentes, assim como

um terço e dois sextos

Já sabemos que

três sextos mais dois sextos igual a cinco sextos

Logo:

Um meio mais um terço igual a três sextos mais dois sextos igual a cinco sextos.

Assim,

Cinco sextos

do terceiro copo foram preenchidos com a mistura.

Situação 2

Mônica resolveu não usar os .4000 reais de sua ­poupança, mas sim seu 13º salário para comprar alguns presentes de Natal.

Ilustração. Mulher branca de cabelo castanho, veste blusa roxa e calça azul. Ela está com uma bolsa laranja no ombro e está em pé dentro de uma loja de roupas. Ao fundo uma pessoa atrás de um balcão. Dos lados, prateleiras com roupas.

Com

Um quinto

do 13º salário ela comprou uma televisão, com

Um quarto

dele comprou um celular e com

Um quinto

comprou roupas. Verificou, então, que ainda lhe restavam 450 reais. Nessas condições, qual é o valor do 13º salário de Mônica?

Fazendo uso do pensamento computacional, simplificamos a resolução do problema ao decompor em etapas menores.

Podemos calcular:

quanto Mônica gastou;

quanto sobrou do 13º salário.

Assim, identificamos o padrão de resolução:

adicionando os números fracionários referentes às compras;

subtraindo essa soma de 1 para obter a fração restante;

Para isso abstraímos, ou seja, selecionamos os dados que interessam na situação, que são as frações

Dois quintos, um quarto, um quinto

e o valor restante de 450 reais. Os .4000 reais da poupança não importam.

Finalmente, definimos o algoritmo a seguir, isto é, a sequência de cálculos necessária à resolução.

Vamos, então, calcular a fração do 13º salário que representa o total gasto por Mônica.

Dois quintos mais um quarto mais um quinto igual a oito vinte avos mais cinco vinte avos mais quatro vinte avos igual a dezessete vinte avos. Ao redor, as informações: gasto com a televisão: dois quintos. Gasto com o celular: um quarto. Gasto com roupas: um quinto. Gasto total: dezessete vinte avos.

Agora, observe esta figura, que representa o 13º salário de Mônica.

Esquema. 13º salário. Figura composta por vinte frações representando um vinte avos cada uma. Há dezessete delas pintadas. Abaixo, as informações: oito frações de um vinte avos pintadas correspondem a gastos com a televisão. Cinco frações de um vinte avos pintadas correspondem a gastos com o celular e quatro frações de um vinte avos pintadas correspondem a gastos com roupas.

Os 450 reais correspondem à fração

Três vinte avos

que foi obtida pela subtração

Vinte, vinte avos menos dezessete vinte avos.

Então:

Três vinte avos

do 13º salário

Ilustração. Seta apontada para direita.

450 reais

Um vinte avos

do 13º salário

Ilustração. Seta apontada para direita.

150 reais (450dividido por3)

Vinte, vinte avos

do 13º salário

Ilustração. Seta apontada para direita.

.3000 reais (15020)

Portanto, Mônica recebeu .3000 reais de 13º salário.

Agora que já compreendemos como efetuar a adição com frações de denominadores diferentes, vamos voltar à segunda pergunta proposta na situação do início deste capítulo.

Do total de espécies animais ameaçadas de extinção em 2018, que fração representa os répteis e os invertebrados nessa situação?

Ao analisar novamente o gráfico, obtemos as informações a seguir:

Gráfico de setores. Distribuição por grupos biológicos das espécies da fauna ameaçada de extinção* (2018). Répteis: três cinquenta avos. Invertebrados (continentais e marinhos): sete vinte e cinco avos. Outros grupos: correspondem a outras quatro partes do gráfico.
* Registros em unidades de conservação Federais. Dados obtidos em: INSTITUTO Chico Mendes de conservação da biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume um Brasília, Distrito Federal: í cê ême bio/ême ême á, 2018. página 55.

As espécies de répteis representam

Três cinquenta avos

do total.

As espécies de invertebrados representam

Sete vinte e cinco avos

do total.

Então, para responder à questão, efetuamos a adição:

Três cinquenta avos mais sete vinte e cinco avos igual a três cinquenta avos mais quatorze cinquenta avos igual a dezessete cinquenta avos.

Portanto, as espécies de répteis e de invertebrados ameaçadas de extinção representam

Dezessete cinquenta avos

do total de espécies ameaçadas de extinção em 2018.

Para adicionar ou subtrair números representados por frações de denominadores diferentes, primeiro devemos substituí-las por frações equivalentes com denominadores iguais (­múltiplo dos denominadores das frações dadas). Em seguida, adicionamos ou subtraímos essas ­frações ­equivalentes.

Observe outros exemplos.

a)

Um quinto mais um meio igual a dois décimos mais cinco décimos igual a sete décimos.

b)

Um oitavo mais três meios igual a dois dezesseis avos mais vinte e quatro dezesseis avos igual a

=

vinte e seis dezesseis avos igual a fração de numerador 26 dividido por 2 e de denominador 16 dividido por 2, igual a treze oitavos.

c)

2 menos quatro quintos igual a dois sobre 1 menos quatro quintos igual a

=

dez quintos menos quatro quintos igual a seis quintos.

d)

1 inteiro e dois terços menos um meio mais três quartos igual a cinco terços menos um e meio mais três quartos igual a

=

quarenta vinte e quatro avos menos doze vinte e quatro avos mais dezoito vinte e quatro avos igual a

=

quarenta e seis vinte e quatro avos igual a fração de numerador 46 dividido por 2 e de denominador 24 dividido por 2, igual a vinte e três doze avos.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

10 Considere a figura a seguir e faça o que se pede.

Ilustração. Retângulo dividido em 6 partes iguais. Há 3 partes pintadas de azul e duas de amarelo e uma em branco.

a) Determine a fração de denominador 2 que representa a parte pintada de azul.

b) Determine a fração de denominador 3 que representa a parte pintada de amarelo.

c) Qual é a fração que representa a parte colorida de azul ou amarelo da figura?

d) Determine a fração que representa a parte branca da figura.

e) É possível responder aos itens c e d por meio de operações com frações? Justifique.

11 Reduza as frações ao mesmo denominador, faça os cálculos e dê o resultado com a fração mais simples.

a)

Dois quintos mais três décimos

b)

Dois terços mais sete sextos

c)

Dois nonos mais três quartos

d)

3 inteiros e um meio mais quatro quintos

12 Determine as diferenças.

a)

Um terço menos um quinto

b)

Cinco quartos menos quatro quintos

c)

3 menos dois quintos

d)

3 inteiros um meio menos dois inteiros e três quartos

13 Calcule o valor das expressões.

a)

Três quartos mais um terço menos um sexto

b)

Três menos 2 inteiros um meio um quarto

c)

Um meio mais 1 inteiro e um terço menos um inteiro e um quarto

d)

Onze doze avos menos cinco sextos mais dois nonos

14 Um ciclista saiu da cidade a em direção à ci­dade B, transitando pelo acostamento da estrada no mesmo sentido dos carros, conforme preceitua o Código de Trânsito para ciclistas. No primeiro dia, percorreu

Um meio

da distância que separa as duas cidades e, no segundo dia,

Um terço

dessa mesma distância.

Ilustração. Homem branco de capacete vermelho, usa óculos de proteção e veste blusa verde e calça roxa. Ele está sobre uma bicicleta.

Agora, responda:

a) Qual é a fração que representa a distância percorrida após os dois dias de viagem?

b) Qual é a fração que representa a distância que falta para chegar à cidade B?

c) Sabendo que a distância que falta para chegar à cidade B é de 60 quilômetros, qual é a distância entre essas duas cidades?

15 Em um sítio,

Três oitavos

das terras são destinados ao plantio de milho, um alimento rico em nutrientes como fósforo, potássio, magnésio e vitaminas. Para a criação de carneiros são destinados

Dois quintos

das terras, e a parte restante é arrendada para o plantio de cana-de-açúcar. Qual é a fração que corresponde à parte arrendada desse sítio?

16

Ícone Cálculo mental.

Para calcular mentalmente

Dois terços mais um sexto

e

um inteiro menos dois terços

Paula imagina “saltos” em uma reta numérica.

Para calcular

Dois terços mais um sexto
Ilustração. Menina de cabelo curto, blusa verde e rosa e saia de braços cruzados ela pensa: ilustração de reta numérica com pontos 0, quatro sextos, cinco sextos e 1. De quatro sextos até cinco sextos seta com indicação: mais um sexto. Sei que dois terços e quatro sextos são frações equivalentes. Assim, penso em uma unidade da reta numérica dividida em seis partes iguais. Na reta, localizo quatro sextos. Em seguida, dou um salto de um sexto na reta no sentido crescente, chegando a cinco sextos.

Então:

Dois terços mais um sexto igual a quatro sextos mais um sexto igual a cinco sextos

Para calcular

um menos dois terços
Ilustração. Menina de cabelo curto, blusa verde e rosa e saia com as mãos na cintura pensa: ilustração de reta numérica com pontos 0, um terço e 1 (três terços). De um terço até 1 (três terços) seta com indicação: menos dois terços. Penso em uma unidade da reta numérica dividida em três partes iguais e observo 
que 1 é equivalente a três terços. Na reta, localizo três terços. Em seguida, dou um salto de dois terços na reta no sentido decrescente, chegando a um terço.

Então:

Um inteiro menos dois terços igual a um terço

Calcule mentalmente as operações com as frações a seguir. Primeiro, pense em uma fração equivalente para a fração que você considerar mais conveniente. Em seguida, faça o cálculo como Paula fez.

a)

Um inteiro mais dois terços

b)

Dois quintos mais três décimos

c)

Quatro quintos menos três décimos

d)

Dois sétimos menos três quatorze avos

17

Ícone Cálculo mental.

Daniel pensou em frações equivalentes para calcular mentalmente

Um inteiro e dois terços mais um sexto

e

Dois inteiros e dois terços menos um sexto

Acompanhe como ele pensou.

Ilustração. Menino de óculos e cabelo escuro sentado com o braço apoiado na mesa e outro na cadeira. Ele pensa: Sei que um inteiro e dois terços e um inteiro e quatro sextos são frações equivalentes. Então, faço 
Um inteiro e quatro sextos mais um sexto e obtenho um inteiro e cinco sextos. Sei que dois terços e dois inteiros e dois terços e dois inteiros e quatro sextos são frações equivalentes. Então, faço 2 inteiros e quatro sextos menos um sexto e 
Obtenho 2 inteiros e três sextos ou 2 inteiros e um meio.

Calcule mentalmente as operações com as frações a seguir. Primeiro, pense em uma fração equivalente para a fração que você considerar mais conveniente. Em seguida, faça o cálculo como Daniel fez.

a)

Um inteiro e um terço mais um sexto

b)

Dois inteiro e um meio mais dois sexto

c)

3 inteiros e três quartos menos um meio

d)

3 inteiros e três quintos menos 2 inteiros e um décimo.

18 Leia esta notícia de jornal.

Ilustração. Manchete de jornal: Acordo entre governos e empresários. Com o acordo, estrada de 36 quilômetros é asfaltada. Os governos do estado e do município arcam, respectivamente, com três oitavos e sete doze avos do valor da obra, enquanto empresários arcam com o restante, 60 mil reais.

Agora, responda:

a) Quanto custou toda a obra?

b) Qual é o preço do quilômetro asfaltado?

19

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Crie um problema de adição ou subtração considerando pizzas cortadas em fatias iguais. Você pode definir o número de fatias das suas pizzas. Troque com um colega para que ele resolva e, depois, destroquem para corrigi-los.

3. Multiplicação

Vamos estudar a multiplicação que envolve números racionais na fórma de fração analisando situações distintas.

Quando um dos fatores é um número natural

Situação 1

Denise faz brigadeiros para vender.

Fotografia. Brigadeiros sobre granulado de chocolate.

Ela anotou, em uma tabela, a produção de brigadeiros encomendados na última semana. Observe como ficou.

Produção

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Total

Número de brigadeiros

150

150

150

150

150

750

Fração da produção

1 5

1 5

1 5

1 5

1 5

5 5

Dados obtidos por Denise.

De acordo com a tabela, em cada dia, Denise produziu

um quinto

do total de brigadeiros.

Vamos representar a produção dos três primeiros dias da semana de dois modos:

pelo número de brigadeiros: 150+150+150ou3150ou 450

pela fração que representa a parte do total de brigadeiros:

um quinto

de750+

um quinto

de750+

um quinto

de750ou3

um quinto

de750ou

3 quintos

de 750

Como podemos representar 3 pela fração

três sobre um

então:

3 vezes um quinto igual a três sobre um vezes um quinto igual a três quintos. Três no numerador: 3 vezes 1; Cinco no denominador: 1 vezes 5.

Da mesma maneira, podemos calcular a fração da produção total obtida por Denise na quinta-feira e na sexta-feira:

Um quinto mais um quinto igual a 2 vezes um quinto igual a dois sobre um vezes um quinto igual a dois quintos. 
Dois no numerador: 2 vezes 1; 
Cinco no denominador: 1 vezes 5.

Usamos os sinais de multiplicação (×ou ) , por exemplo, para representar expressões como o dobro de cinco

dois vezes cinco

ou o triplo de um quinto

três vezes um quinto

Da mesma maneira, podemos representar por uma multiplicação uma expressão como esta:

dois quintos de quatro:

Dois quintos vezes quatro

Observe como efetuar esse cálculo, acompanhando a situação a seguir.

Situação 2

Para sua festa de aniversário, Paula encomendou 4 bandejas de doces. Ela arrumou os doces de modo que

Dois quintos

dos doces de cada bandeja fossem beijinhos e o restante, brigadeiros.

Ilustração. Quatro bandejas com brigadeiros e beijinhos. Há 6 fileiras de brigadeiros com cinco brigadeiros cada e quatro fileiras de beijinhos com 5 em cada fileira.

Observe que, de acordo com a ilustração, apenas

Dois quintos

dos doces de uma bandeja são beijinhos.

Assim,

Dois quintos

de 4 bandejas de doces equivalem a

Oito quintos

de uma bandeja.

Como 4 pode ser representado pela fração

Quatro sobre um

então:

Dois quintos vezes quatro igual a dois quintos vezes quatro sobre um igual a oito quintos. 
Numerador oito: 2 vezes 4; Cinco no denominador: 5 vezes 1.

Se Paula resolvesse agrupar todos os beijinhos, ela usaria mais de uma bandeja, pois

Oito quintos igual a um inteiro e três quintos

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

20 Escreva as adições na fórma de multiplicação e, em seguida, dê o resultado.

a)

Adição de frações. três quintos mais três quintos

b)

Adição de frações. Dois sétimos mais dois sétimos mais dois sétimos

c)

Adição de frações. Quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos

21 Efetue, no caderno.

a)

três vezes um quarto

b)

quatro vezes um oitavo

c)

cinco vezes um décimo

d)

oito vezes um vinte avos

22 Diariamente Mariana consome

Um terço

de suco contido em uma garrafa de 1 litro. Represente por meio de uma adição e de uma multiplicação a quantidade de suco que Mariana consome em uma semana.

23 Calcule.

a)

um terço

de 5

b)

dois quintos

de 9

c)

quatro sétimos

de 8

d)

seis oitavos

de 4

e)

um meio

de 90

f)

um quarto

de 100

24 Paulo fez uma pesquisa com 90 pessoas do bairro onde mora sobre a prática da coleta seletiva de lixo. Ele constatou que

dois terços

dos entrevistados praticam esse tipo de coleta e

um décimo

dos entrevistados não sabe o que isso significa. Calcule quantas dessas pessoas praticam a coleta seletiva de lixo e quantas a ­desconhecem.

Ilustração. Menino de cabelo curto, blusa verde e calça marrom. Ele está ao lado de recipientes de coleta seletiva: verde: vidro; azul: papel; vermelho: plástico; amarelo: alumínio e marrom: orgânico.

25 A biblioteca municipal realizou uma pesquisa com 500 adolescentes sobre a preferência por alguns gêneros literários. A opinião dos adolescentes foi registrada no gráfico.

Ilustração. Gráfico em barras horizontais. Gêneros literários preferidos. No eixo horizontal, porcentagem (%). No eixo vertical, gênero literário. Os dados são: poesia – 17; peça teatral – 23; Conto – 25; Romance – 35.
Dados obtidos pela biblioteca municipal.

a) De qual gênero literário os adolescentes mais gostam?

b) Qual é a fração que indica a preferência dos adolescentes por peça teatral?

c) Quantos adolescentes preferem peça ­teatral?

d) Construa uma tabela para indicar a preferência de gênero literário e a quantidade de adolescentes correspondente.

26 Ano terrestre, em Astronomia, é o intervalo de tempo que corresponde a uma revolução completa da Terra em torno do Sol. O ano corresponde aproximadamente a 365 dias e seis horas. No comércio, para facilitar cálculos contábeis, considera-se que o ano tenha 360 dias, ou 12 meses de 30 dias cada um.

Construa uma tabela com três colunas. Na primeira, escreva os períodos: bimestre, trimestre, quadrimestre e semestre; na segunda coluna, as respectivas frações do ano comercial, em meses, relativas a esses períodos; e, na terceira, as respectivas quantidades de dias.

27

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Junte-se a um colega e elaborem uma tabela com 5 atividades realizadas frequentemente por vocês, identificadas durante uma semana, e marquem a frequência com que elas ocorrem. Depois, respondam: Qual fração representa cada atividade realizada na semana?

Quando os dois fatores são escritos na fórma de fração

Situação 1

Nesta situação, vamos aprender o que significa, por exemplo,

Dois terços vezes três quintos

e como efetuar essa multiplicação.­

Mariana reservou

Três quintos

do jardim para plantar rosas.

Ilustração. Jardim de Mariana. Retângulo dividido em 5 partes. Três partes estão pintadas de verde e a informação: três quintos do jardim (canteiro das rosas).
Fotografia. Vista parcial de diversas rosas brancas em um jardim

Ela resolveu que em

Dois terços

desse canteiro as rosas plantadas seriam brancas.

Ilustração. Retângulo dividido em cinco colunas com três partes pintadas. As três partes pintadas foram divididas em nove partes iguais das quais seis estão hachuradas. Ao lado, dois terços de três quintos do jardim (canteiro de rosas brancas)

Observe que a parte do jardim ocupada pelo canteiro de rosas brancas

Dois terços de três quintos

corresponde a

Seis quinze avos

do jardim.

Ilustração. Retângulo dividido em três linhas e cinco colunas. Seis partes estão pintadas. Ao lado, seis quinze avos do jardim

Então:

Dois terços de Três quintos igual a dois terços vezes três quintos igual a seis quinze avos. 
Seis no numerador: 2 vezes 3; 
15 no denominador: 3 vezes 5

Situação 2

Rita gastou

Um quarto

do dinheiro que tinha e, em seguida,

Dois terços

do que lhe restou, ficando com 350 reais. Quanto Rita tinha inicialmente?

Ilustração. Mulher de blusa roxa com a mãos abaixo do queixo pensa em um ponto de interrogação.

Como ela gastou

Um quarto

do que tinha, restaram-lhe

Quatro quartos menos um quarto

ou seja,

três quartos

Em seguida, Rita gastou

Dois terços

do que lhe restou, ou seja,

Dois terços de três quartos

que podemos calcular da ­seguinte ­maneira:

Dois terços de três quartos igual a dois terços vezes três quartos igual a seis doze avos igual a um meio
Ilustração. Retângulo dividido em três linhas e quatro colunas. Seis partes estão hachuradas e três partes pintadas. Ao lado, dois terços de três quartos.

Agora, observe os gastos de Rita:

Um quarto e um meio

do que tinha no início

Então, ela gastou

Abre parênteses um quarto mais um meio fecha parênteses.

do que tinha inicialmente, ou seja,

Três quartos

do que tinha.

Dessa maneira, podemos concluir que os 350 reais que sobraram correspondem a

Um quarto

do ­dinheiro que Rita tinha inicialmente

Abre parênteses quatro quartos menos três quartos igual a um quarto fecha parênteses.

Assim:

Um quarto

do que tinha

Ilustração. Seta apontada para direita.

350 reais

Quatro quartos

do que tinha

Ilustração. Seta apontada para direita.

.1400 reais (3504)

Portanto, Rita tinha inicialmente 1 400 reais.

O produto de números racionais escritos na fórma de fração pode ser representado por uma ­fração em que o numerador é o produto dos numeradores, e o denominador é o produto dos ­denominadores.

Observe mais alguns exemplos.

Expressão. Seis vezes dois terços igual a seis sobre um vezes dois terços igual a doze terços igual a 4. Produto dos numeradores: 12. Produto dos denominadores: 3. 

Expressão. Três quartos vezes cinco nonos igual a quinze trinte e seis avos igual a cinco doze avos. Produto dos numeradores: 15. Produto dos denominadores: 36. 

Expressão. Três sétimos vezes dois quintos vezes um terço igual a seis, cento e cinco avos igual a dois trinta e cinco avos. Produto dos numeradores: 6. Produto dos denominadores: 105.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

28 No caderno, calcule cada produto, simplifi­cando quando possível.

a)

numerador: 9 vezes 5, denominador: 20 vezes 6 igual a

b)

Multiplicação de frações. Três oitavos vezes cinco terços.

c)

Multiplicação de frações. Três vezes dois quintos vezes um terço.

d)

Multiplicação de frações. Dois inteiros e um terço vezes 3 inteiros e dois quintos

e)

Multiplicação de frações. Um meio vezes dois onze avos vezes três sétimos

f)

Multiplicação de frações. Quatro quintos vezes zero vezes cinco quartos

g)

Multiplicação de frações. Seis quinze avos vezes cinco meios

h)

Multiplicação de frações. Sete terços vezes três sétimos

29 Para a festa de aniversário de seu filho, Cauê estimou que 60 copos de refrigerante seriam sufi­cientes. Ele sabe que em cada copo cabe

Um quinto

do refrigerante de um litro. Quantos litros Cauê deve comprar?

30 Sabendo que, com um trator, Lúcio ara

Três vinte avos

de um terreno em um dia, responda:

a) De segunda-feira a sábado, que parte do terreno Lúcio consegue arar?

b) Considerando que no domingo ele descanse, quanto faltará arar na semana seguinte?

c) Ele conseguirá terminar na segunda-feira? Justifique sua resposta.

31 Em casa, a regra é dividir tudo em partes iguais para as 6 pessoas da família. De uma barra de chocolate, comi metade do que cabia a mim, e meus pais comeram cada um a sua parte.

Responda às perguntas com uma fração.

a) Quanto meus pais comeram juntos?

b) Quanto eu comi?

c) Quanto sobrou?

32

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

  Reúna-se com um colega e façam o que se pede.

a) Calculem

Dois terços de quatro quintos e dois quintos de quatro terços

Entre os dois produtos, qual é o maior?

b) Calculem

Três sétimos de dois onze avos e dois sétimos de três onze avos

Entre os dois produtos, qual é o menor?

c) Escolham dois números racionais escritos na fórma de fração e multipliquem esses números. Em seguida, troquem entre si apenas os numeradores dessas frações e multipliquem os novos números racionais. Qual dos produtos obtidos é maior?

d) Dos números escolhidos no item c, troquem entre si apenas os denominadores das frações e multipliquem os novos números racionais. O produto destes é igual ao produto daqueles?

e) Escrevam uma conclusão a respeito dos resultados obtidos nos itens anteriores.

Ilustração. Uma garota de cabelo castanho, camiseta branca, calça rosa e tênis vermelho. Ela está sentada no chão ao lado de um menino de cabelo preto, óculos, blusa amarela e calça azul. Ela aponta para o caderno que ele segura. Ao lado deles, mochilas e cadernos.

33

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Elabore um exercício de divisão envolvendo frações. Troque o exercício com um colega, resolva o exercício elaborado por ele e depois destroquem para corrigir.

Pense mais um pouco...

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

 Junte-se a um colega e façam o que se pede.

1 Efetuem as multiplicações das fichas e comparem os resultados.

a)

Ilustração. Fichas com frações. três terços vezes cinco quartos; um sobre um vezes cinco quartos; um quarto vezes cinco sobre 1.

b) 

Ilustração. Fichas com frações. Cinco terços vezes dois quintos vezes sete meios; cinco quintos vezes dois meios vezes sete terços; um sobre um vezes um sobre um vezes sete terços; um terço vezes um sobre um vezes sete sobre um.

c) 

Ilustração. Fichas com frações. Oito terços vezes cinco quartos; oito quarto vezes cinco terços; dois sobre um vezes cinco terços; dois terços vezes cinco sobre um.

2 A professora pediu aos estudantes que calculassem o valor da expressão

cinquenta e cinco terços vezes treze quintos vezes sete vinte e seis avos

.

Fábio multiplicou todos os numeradores e, depois, todos os denominadores. Em seguida, simplificou o resultado dividindo o numerador e o denominador por 5 e então por 13.

cinquenta e cinco terços vezes treze quintos, vezes sete vinte e seis avos

=

fração com numerador: 55 vezes 13 vezes 7, denominador: 3 vezes cinco vezes 26,

=

cinco mil e cinco, trezentos e noventa avos igual a mil e um, setenta e oito avos igual a setenta e sete sextos

Débora, antes de multiplicar, dividiu por 5 o numerador 55 e o denominador 5, dividiu por 13 o numerador 13 e o denominador 26 (ela registrou esse procedimento com traços sobre os números divididos). Em seguida, multiplicou todos os novos numeradores e todos os novos denominadores:

cinquenta e cinco terços vezes treze quintos, vezes sete vinte e seis avos igual a
cinquenta e cinco (cortado e 11 acima) terços vezes treze (cortado e 1 acima) quintos (cortado e 1 ao lado), vezes sete vinte e seis avos (cortado e 2 ao lado) igual a onze terços vezes um sobre um vezes sete meios igual a setenta e sete sextos.

Discutam e respondam: qual é o procedimento mais prático, o de Fábio ou o de Débora?

3 Calculem, pelo procedimento de Débora, o valor da expressão:

Quatro nonos vezes vinte e um quinze avos vezes dez dezesseis avos

4 Calculem, da maneira que acharem mais prática, os produtos a seguir.

a)

Três oitavos vezes oito terços

b)

Um nono vezes nove

c)

Sete sextos vezes seis sétimos

d)

doze vezes um doze avos

Quando os números racionais são inversos

Observe as frações a seguir.

Dois quintos e cinco meios

Um terço e três

Quatro sétimos e sete quartos

oito e um oitavo

O numerador de uma fração é igual ao denominador da outra, e vice-versa.

Quando o produto de dois números racionais é igual a 1, eles são chamados de números inversos.

Acompanhe nos exemplos a seguir que o produto dos inversos é igual a 1.

o inverso de

Dois quintos é cinco meios

o inverso de

Um terço

é 3;

o inverso de

Quatro sétimos é sete quartos

o inverso de 8 é

Um oitavo

Observe mais um exemplo.

Para encontrar o inverso de

2 inteiros e um terço

, representaremos esse número na fórma de fração:

2 inteiros e um terço igual a 2 mais um terço igual a seis terços mais um terço igual a sete terços.

Como

dois inteiros e um terço e sete terços

são representações do mesmo número, o inverso de

2 inteiros e um terço

é igual ao inverso de

7 terços

que é

três sétimos

Portanto, o número

três sétimos

é o inverso de

2 inteiros e um terço

Note que o produto entre eles é 1.

2 inteiros e um terço vezes três sétimos igual a sete terços vezes três sétimos igual a vinte e um vinte e um avos igual a 1

Observação

O número zero não tem inverso.