Parte 1
CAPÍTULO 8 Operações com números racionais na fórma de fração
Observe, leia e responda no caderno.
a) A cidade e a região em que você vive fazem parte de qual bioma?
b) Além dos animais domésticos, que outros animais estão mais presentes na região onde você mora?
c) Na região onde você vive há espécies de animais ameaçadas de extinção?
d) Que fração da área ocupada pelo bioma Caatinga corresponde à área ocupada pelo bioma Pampa?Faça uma estimativa.
Nos estudos sobre o meio ambiente, chama-se bioma o conjunto de sistemas que formam uma comunidade (todos os organismos – animais e vegetais – que habitam um mesmo ambiente) estável e desenvolvida, adaptada às condições naturais de uma região, e geralmente caracterizada por um tipo principal de vegetação.
O mapa desta página representa os biomas brasileiros de modo simplificado, reunindo-os em sete grandes biomas.
1. Adição e subtração com frações de mesmo denominador
Para preservar o patrimônio biológico existente no território brasileiro, foi criado, pela Lei número .9985, de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza.
Unidade de Conservação (ou ) ú cê é a denominação dada a espaços territoriais que passam a ter seus recursos ambientais protegidos por lei.
Leia as informações a seguir.
*Registros em UCs Federais: 1460 espécies, arredondadas para 1500, e frações aproximadas para facilitar os cálculos.
(As imagens não respeitam as proporções reais entre os animais.)
Depois de conhecer as espécies ameaçadas de extinção em , unidades de conservação note neste outro gráfico como elas se dividem em grupos.
No primeiro gráfico, para cada bioma há um setor com a indicação das respectivas espécies animais ameaçadas de extinção. Podemos obter muitas informações por meio da leitura do texto e dos gráficos. Por exemplo:
• No Pantanal, havia
Três, cento e vinte e cinco avos.de .1500 espécies animais ameaçadas de extinção.
• Mais de
Um sétimodas espécies animais ameaçadas de extinção eram constituídas de aves.
• Somente no Pantanal havia menos de 3% de espécies de animais ameaçadas de extinção.
•
Um nonoé a fração que representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção em ambientes marinhos, em 2018.
No entanto, para obter outras informações, é necessário fazer uma análise mais aprofundada dos gráficos; por exemplo:
• Que fração representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção no Cerrado e na Caatinga em 2018?
(As imagens não respeitam as proporções reais entre os animais.)
• Do total de espécies animais ameaçadas de extinção em 2018, que fração representa os répteis e os mamíferos nessa situação?
Sabemos que as espécies de animais ameaçadas de extinção no Cerrado representam
Sete, trinta e quatro avos.e na Caatinga,
três, trinta e quatro avosdo total nacional. Observe como podemos representar essa situação por meio de uma figura:
Note que, de acordo com a figura, a fração procurada é
Dez, trinta e quatro avos.Nesse caso, podemos também fazer a seguinte adição:
Observe na figura a seguir que
Vinte e quatro, trinta e quatro avos.é a fração que representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção nos demais biomas.
Para obter esse dado, podemos efetuar uma subtração.
Retomaremos a segunda pergunta mais adiante.
Acompanhe outro exemplo.
Na cantina em que Marina trabalha, um mesmo tipo e formato de bolo é vendido a cada semana (de segunda a sexta-feira). Marina anotou, no quadro a seguir, a quantidade de bolo vendida em determinada semana.
Dia da semana |
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
---|---|---|---|---|---|
Parte de bolo vendida |
|
|
|
|
|
Quantas partes desse tipo de bolo foram vendidas nessa semana? Quantas partes sobraram?
• Juntando todas as partes de bolo vendidas em cada dia, podemos calcular a quantidade de bolo que foi vendida nessa semana. Isso pode ser registrado por meio de uma adição.
Nessa semana, a cantina vendeu
11 oitavosde bolo, o que significa mais de uma unidade de bolo.
, o que representa 1 bolo e
Três oitavosde bolo, ou seja,
Um inteiro e três oitavosde bolo.
• Subtraindo o total vendido do total fabricado desse tipo de bolo na semana ( duas unidades), temos a quantidade que sobrou:
Para adicionar ou subtrair números representados por frações de mesmo denominador, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos o denominador comum.
Verifique os cálculos a seguir.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Considere a figura e faça o que se pede.
a) Determine as frações de denominador 8 que representam a parte pintada de amarelo, a parte pintada de verde e a figura toda.
b) Represente por meio de uma adição de frações a parte da figura pintada de verde ou de amarelo.
c) Represente por meio de uma subtração a parte da figura que não está pintada nem de verde nem de amarelo.
2 Efetue, no caderno, simplificando o resultado quando possível.
a)
Dois nonos mais cinco nonos
b)
Quatro décimos mais dois décimos
c)
Dois quinze avos mais três quinze avos
d)
Cinco doze avos mais três doze avos mais um doze avose)
Cinco quartos mais três quartosf)
um sexto mais dois sextos mais três sextos3 Efetue, simplificando o resultado quando possível.
a)
Oito nonos menos dois nonos Dois terços
b)
Sete quintos menos um quinto Seis quintos
c)
Quinze oitavos menos nove oitavos Três quartos
d)
Nove quintos menos quatro quintos
e)
Três sétimos menos três sétimos
f)
Onze doze avos menos três doze avos.
4
Carlos imagina “saltos” em uma reta numérica para calcular mentalmente o resultado de adições e de subtrações de frações.
• Para calcular
Dois sétimos mais três sétimos.Então,
Dois sétimos mais três sétimos é igual a cinco sétimos.• Para calcular
Quatro quintos menos três quintos.Então,
Quatro quintos menos três quintos igual a um quinto.Efetue mentalmente as operações com as frações a seguir, imaginando saltos crescentes e decrescentes em uma reta numérica. Depois, registre por escrito e verifique o resultado.
a)
Quatro sétimos mais dois sétimos
b)
Três quintos mais um quinto
c)
Um oitavo mais cinco oitavos
d)
Cinco sextos menos dois sextos
e)
Seis sétimos menos quatro sétimos
f)
Quatro nonos menos um nono
5 O senhor Roberto é muito querido no bairro onde mora. Por ter conhecimentos de paisagismo, ele coordenou os moradores na plantação de flores na maior praça do bairro. A praça foi dividida e em
Um sextodela foram plantadas margaridas, em
Quatro sextosforam plantadas gérberas e o restante foi ocupado com acácias.
a) Represente essa situação por meio de uma figura.
b) Determine a fração da praça florida de acácias.
6
Fernanda gosta de criar suas próprias bijuterias. Para fazer um colar, ela comprou 2 pacotes de miçangas, um de cada cor. Cada pacote tinha 120 miçangas. Ela usou
Três quartosdas miçangas de um dos pacotes e
Três quintosdas miçangas do outro. Quantas miçangas sobraram de cada cor?
7 O Brasil é uma República Federativa presidencialista. A federação brasileira é composta de 26 estados e do Distrito Federal. O sistema político – atuando nas esferas federal, estadual e municipal – é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Partidos são grupos de pessoas com as mesmas propostas políticas. Observe a seguir o número de senadores de cada partido (em janeiro de 2022) que fazem parte do Poder Legislativo em sua esfera federal. No total, são 81 senadores.
CIDADANIA: 3
DÉEM (Democratas): 5
MDB (Movimento Democrático Brasileiro): 15
PDT (Partido Democrático Trabalhista): 3
pê éle (Partido Liberal): 6
PODEMOS: 9
pê pê (Partido Progressista): 7
PRÓS (Partido Republicano da Ordem Social): 3
PSC (Partido Social Cristão): 1
PSD (Partido Social Democrático): 12
PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira): 6
pê ésse éle (Partido Social Liberal): 2
PT (Partido dos Trabalhadores): 7
REDE (Rede Sustentabilidade): 1
REPUBLICANOS: 1
Dados obtidos em: SENADO Federal. Disponível em: https://oeds.link/j76EQd. Acesso em: 22 . 2022. janeiro
Agora, responda às questões a seguir.
a) Escreva a fração do Senado que representava cada um desses partidos em janeiro de 2022.
b) Sabendo que cada estado tem três senadores, descubra qual é o partido de cada um deles em seu estado natal.
c) Qual era o partido majoritário na região geográfica onde você mora?
d) Qual é a fração do Senado que representava os estados da região geográfica onde você vive?
8
Analise com um colega a situação seguinte:
Uma pesquisa feita com 100 pessoas a respeito da atividade preferida de lazer cultural trouxe estes dados:
• museu:
Doze centésimos• show de música:
trinta e oito centésimos• cinema:
trinta e quatro centésimos• teatro:
vinte e seis centésimosAgora, respondam: há algum erro nos dados dessa pesquisa? Justifiquem a resposta.
9
Hora de criar – Elabore um problema com adição ou subtração de frações. Troque com um colega e, depois, destroquem para corrigi-los.
Pense mais um pouco...
faça a atividade no caderno
Bernardo perguntou a seu avô:
— Que horas são?
O avô respondeu:
— As horas que passaram do meio-dia correspondem a
um terçodas que faltam para a meia-noite.
Determine que horas são.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Operando com porcentagens
O fotógrafo Luciano vai fazer uma exposição de suas 100 melhores fotografias. Para isso, organizou as fotografias por temas e marcou em uma malha quadriculada quantas há em cada categoria.
Luciano pintou:
• 10 quadradinhos de azul, que representam as fotografias de pessoas. Essas fotografias representam
Dez centésimosdo total.
• 25 quadradinhos de vermelho, que representam as fotografias de animais. Elas representam
Vinte e cinco centésimosdo total.
• 35 quadradinhos de verde, que representam as fotografias de paisagens. Elas representam
Trinta e cinco centésimosdo total.
• 30 quadradinhos de laranja, que representam as fotografias de flores. Elas representam
Trinta centésimosdo total.
A malha toda representa
Cem centésimosou 1 inteiro.
Já vimos que uma fração de denominador 100 pode ser escrita na fórma percentual. Então, podemos montar um quadro com essas informações. Observe.
Malha |
Fração |
Porcentagem |
---|---|---|
Parte azul |
|
10% |
Parte vermelha |
|
25% |
Parte verde |
|
35% |
Parte laranja |
|
30% |
Inteiro |
|
100% |
Agora quem trabalha é você!
faça as atividades no caderno
1 Marília desenhou um vitral quadrado com 100 quadradinhos. Em seguida, pintou de azul a letra inicial do nome dela e de vermelho os quadradinhos restantes.
a) Represente na fórma de fração e na fórma percentual a parte vermelha, a parte azul e o vitral todo.
b) Construa um quadro com os resultados obtidos no item anterior.
c) Represente na fórma de fração e na fórma percentual, com a operação que considerar conveniente, as afirmações:
• Juntando a parte vermelha do vitral com a parte azul, temos o vitral todo.
• Se recortarmos o fundo do vitral, ficaremos apenas com a letra M.
2 Recorte de uma folha quadriculada uma região com 100 quadradinhos para fazer um vitral com três cores: amarelo, vermelho e azul. Use a sua criatividade para dar a fórma que quiser ao seu vitral.
a) Represente na fórma de fração e na fórma percentual as partes de cada cor e o vitral todo.
b) Construa um quadro com os resultados obtidos no item anterior.
(Use tesoura com ponta arredondada e a manuseie com cuidado!)
2. Adição e subtração com frações de denominadores diferentes
Considere as situações a seguir.
Situação 1
Para fazer uma vitamina, Hugo encheu
Um meiocopo com suco e
Um terçode outro copo, igual ao primeiro, com iogurte. Em um terceiro copo, igual aos demais, ele despejou o suco e o iogurte dos outros dois copos. Qual é a fração que representa o total de mistura que coube no terceiro copo?
A parte do terceiro copo que foi preenchida com a mistura pode ser representada por
Um meio mais um terçoObserve o que acontece se dividirmos o copo em 6 partes iguais, em que cada uma delas representará
Um sextodo copo:
•
Um sextocabe 3 vezes em
Um meioentão,
Um meio igual a três sextos•
Um sextocabe duas vezes em
Um terçoentão,
Um terço igual a dois sextosRepare que
Um meio e três sextossão frações equivalentes, assim como
um terço e dois sextosJá sabemos que
três sextos mais dois sextos igual a cinco sextosLogo:
Assim,
Cinco sextosdo terceiro copo foram preenchidos com a mistura.
Situação 2
Mônica resolveu não usar os .4000 reais de sua poupança, mas sim seu 13º salário para comprar alguns presentes de Natal.
Com
Um quintodo 13º salário ela comprou uma televisão, com
Um quartodele comprou um celular e com
Um quintocomprou roupas. Verificou, então, que ainda lhe restavam 450 reais. Nessas condições, qual é o valor do 13º salário de Mônica?
Fazendo uso do pensamento computacional, simplificamos a resolução do problema ao decompor em etapas menores.
Podemos calcular:
• quanto Mônica gastou;
• quanto sobrou do 13º salário.
Assim, identificamos o padrão de resolução:
• adicionando os números fracionários referentes às compras;
• subtraindo essa soma de 1 para obter a fração restante;
Para isso abstraímos, ou seja, selecionamos os dados que interessam na situação, que são as frações
Dois quintos, um quarto, um quintoe o valor restante de 450 reais. Os .4000 reais da poupança não importam.
Finalmente, definimos o algoritmo a seguir, isto é, a sequência de cálculos necessária à resolução.
Vamos, então, calcular a fração do 13º salário que representa o total gasto por Mônica.
Agora, observe esta figura, que representa o 13º salário de Mônica.
Os 450 reais correspondem à fração
Três vinte avosque foi obtida pela subtração
Vinte, vinte avos menos dezessete vinte avos.Então:
•
Três vinte avosdo 13º salário
450 reais
•
Um vinte avosdo 13º salário
150 reais (450 dividido por 3)
•
Vinte, vinte avosdo 13º salário
.3000 reais (150 ⋅ 20)
Portanto, Mônica recebeu .3000 reais de 13º salário.
Agora que já compreendemos como efetuar a adição com frações de denominadores diferentes, vamos voltar à segunda pergunta proposta na situação do início deste capítulo.
• Do total de espécies animais ameaçadas de extinção em 2018, que fração representa os répteis e os invertebrados nessa situação?
Ao analisar novamente o gráfico, obtemos as informações a seguir:
• As espécies de répteis representam
Três cinquenta avosdo total.
• As espécies de invertebrados representam
Sete vinte e cinco avosdo total.
Então, para responder à questão, efetuamos a adição:
Portanto, as espécies de répteis e de invertebrados ameaçadas de extinção representam
Dezessete cinquenta avosdo total de espécies ameaçadas de extinção em 2018.
Para adicionar ou subtrair números representados por frações de denominadores diferentes, primeiro devemos substituí-las por frações equivalentes com denominadores iguais (múltiplo dos denominadores das frações dadas). Em seguida, adicionamos ou subtraímos essas frações equivalentes.
Observe outros exemplos.
a)
Um quinto mais um meio igual a dois décimos mais cinco décimos igual a sete décimos.b)
Um oitavo mais três meios igual a dois dezesseis avos mais vinte e quatro dezesseis avos igual a=
vinte e seis dezesseis avos igual a fração de numerador 26 dividido por 2 e de denominador 16 dividido por 2, igual a treze oitavos.c)
2 menos quatro quintos igual a dois sobre 1 menos quatro quintos igual a=
dez quintos menos quatro quintos igual a seis quintos.d)
1 inteiro e dois terços menos um meio mais três quartos igual a cinco terços menos um e meio mais três quartos igual a=
quarenta vinte e quatro avos menos doze vinte e quatro avos mais dezoito vinte e quatro avos igual a=
quarenta e seis vinte e quatro avos igual a fração de numerador 46 dividido por 2 e de denominador 24 dividido por 2, igual a vinte e três doze avos.EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
10 Considere a figura a seguir e faça o que se pede.
a) Determine a fração de denominador 2 que representa a parte pintada de azul.
b) Determine a fração de denominador 3 que representa a parte pintada de amarelo.
c) Qual é a fração que representa a parte colorida de azul ou amarelo da figura?
d) Determine a fração que representa a parte branca da figura.
e) É possível responder aos itens c e d por meio de operações com frações? Justifique.
11 Reduza as frações ao mesmo denominador, faça os cálculos e dê o resultado com a fração mais simples.
a)
Dois quintos mais três décimos
b)
Dois terços mais sete sextos
c)
Dois nonos mais três quartos
d)
3 inteiros e um meio mais quatro quintos
12 Determine as diferenças.
a)
Um terço menos um quinto
b)
Cinco quartos menos quatro quintos
c)
3 menos dois quintos
d)
3 inteiros um meio menos dois inteiros e três quartos
13 Calcule o valor das expressões.
a)
Três quartos mais um terço menos um sexto
b)
Três menos 2 inteiros um meio um quarto
c)
Um meio mais 1 inteiro e um terço menos um inteiro e um quarto
d)
Onze doze avos menos cinco sextos mais dois nonos
14 Um ciclista saiu da cidade a em direção à cidade B, transitando pelo acostamento da estrada no mesmo sentido dos carros, conforme preceitua o Código de Trânsito para ciclistas. No primeiro dia, percorreu
Um meioda distância que separa as duas cidades e, no segundo dia,
Um terçodessa mesma distância.
Agora, responda:
a) Qual é a fração que representa a distância percorrida após os dois dias de viagem?
b) Qual é a fração que representa a distância que falta para chegar à cidade B?
c) Sabendo que a distância que falta para chegar à cidade B é de 60 quilômetros, qual é a distância entre essas duas cidades?
15 Em um sítio,
Três oitavosdas terras são destinados ao plantio de milho, um alimento rico em nutrientes como fósforo, potássio, magnésio e vitaminas. Para a criação de carneiros são destinados
Dois quintosdas terras, e a parte restante é arrendada para o plantio de cana-de-açúcar. Qual é a fração que corresponde à parte arrendada desse sítio?
16
Para calcular mentalmente
Dois terços mais um sextoe
um inteiro menos dois terçosPaula imagina “saltos” em uma reta numérica.
• Para calcular
Dois terços mais um sextoEntão:
Dois terços mais um sexto igual a quatro sextos mais um sexto igual a cinco sextos• Para calcular
um menos dois terçosEntão:
Um inteiro menos dois terços igual a um terçoCalcule mentalmente as operações com as frações a seguir. Primeiro, pense em uma fração equivalente para a fração que você considerar mais conveniente. Em seguida, faça o cálculo como Paula fez.
a)
Um inteiro mais dois terços
b)
Dois quintos mais três décimos
c)
Quatro quintos menos três décimos
d)
Dois sétimos menos três quatorze avos
17
Daniel pensou em frações equivalentes para calcular mentalmente
Um inteiro e dois terços mais um sextoe
Dois inteiros e dois terços menos um sextoAcompanhe como ele pensou.
Calcule mentalmente as operações com as frações a seguir. Primeiro, pense em uma fração equivalente para a fração que você considerar mais conveniente. Em seguida, faça o cálculo como Daniel fez.
a)
Um inteiro e um terço mais um sexto
b)
Dois inteiro e um meio mais dois sexto
c)
3 inteiros e três quartos menos um meio
d)
3 inteiros e três quintos menos 2 inteiros e um décimo.
18 Leia esta notícia de jornal.
Agora, responda:
a) Quanto custou toda a obra?
b) Qual é o preço do quilômetro asfaltado?
19
Hora de criar – Crie um problema de adição ou subtração considerando pizzas cortadas em fatias iguais. Você pode definir o número de fatias das suas pizzas. Troque com um colega para que ele resolva e, depois, destroquem para corrigi-los.
3. Multiplicação
Vamos estudar a multiplicação que envolve números racionais na fórma de fração analisando situações distintas.
Quando um dos fatores é um número natural
Situação 1
Denise faz brigadeiros para vender.
Ela anotou, em uma tabela, a produção de brigadeiros encomendados na última semana. Observe como ficou.
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
Total |
|
---|---|---|---|---|---|---|
Número de brigadeiros |
150 |
150 |
150 |
150 |
150 |
750 |
Fração da produção |
|
|
|
|
|
|
Dados obtidos por Denise.
De acordo com a tabela, em cada dia, Denise produziu
um quintodo total de brigadeiros.
Vamos representar a produção dos três primeiros dias da semana de dois modos:
• pelo número de brigadeiros: 150 + 150 + 150 ou 3 ⋅ 150 ou 450
• pela fração que representa a parte do total de brigadeiros:
de 750 +
um quintode 750 +
um quintode 750 ou 3 ⋅
um quintode 750 ou
3 quintosde 750
Como podemos representar 3 pela fração
três sobre umentão:
Da mesma maneira, podemos calcular a fração da produção total obtida por Denise na quinta-feira e na sexta-feira:
Usamos os sinais de multiplicação (× ou ⋅ ) , por exemplo, para representar expressões como o dobro de cinco
dois vezes cincoou o triplo de um quinto
três vezes um quintoDa mesma maneira, podemos representar por uma multiplicação uma expressão como esta:
dois quintos de quatro:
Dois quintos vezes quatroObserve como efetuar esse cálculo, acompanhando a situação a seguir.
Situação 2
Para sua festa de aniversário, Paula encomendou 4 bandejas de doces. Ela arrumou os doces de modo que
Dois quintosdos doces de cada bandeja fossem beijinhos e o restante, brigadeiros.
Observe que, de acordo com a ilustração, apenas
Dois quintosdos doces de uma bandeja são beijinhos.
Assim,
Dois quintosde 4 bandejas de doces equivalem a
Oito quintosde uma bandeja.
Como 4 pode ser representado pela fração
Quatro sobre umentão:
Se Paula resolvesse agrupar todos os beijinhos, ela usaria mais de uma bandeja, pois
Oito quintos igual a um inteiro e três quintosEXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
20 Escreva as adições na fórma de multiplicação e, em seguida, dê o resultado.
a)
Adição de frações. três quintos mais três quintos
b)
Adição de frações. Dois sétimos mais dois sétimos mais dois sétimos
c)
Adição de frações. Quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos
21 Efetue, no caderno.
a)
três vezes um quarto
b)
quatro vezes um oitavo
c)
cinco vezes um décimo
d)
oito vezes um vinte avos
22 Diariamente Mariana consome
Um terçode suco contido em uma garrafa de 1 litro. Represente por meio de uma adição e de uma multiplicação a quantidade de suco que Mariana consome em uma semana.
23 Calcule.
a)
um terçode 5
b)
dois quintosde 9
c)
quatro sétimosde 8
d)
seis oitavosde 4
e)
um meiode 90
f)
um quartode 100
24 Paulo fez uma pesquisa com 90 pessoas do bairro onde mora sobre a prática da coleta seletiva de lixo. Ele constatou que
dois terçosdos entrevistados praticam esse tipo de coleta e
um décimodos entrevistados não sabe o que isso significa. Calcule quantas dessas pessoas praticam a coleta seletiva de lixo e quantas a desconhecem.
25 A biblioteca municipal realizou uma pesquisa com 500 adolescentes sobre a preferência por alguns gêneros literários. A opinião dos adolescentes foi registrada no gráfico.
a) De qual gênero literário os adolescentes mais gostam?
b) Qual é a fração que indica a preferência dos adolescentes por peça teatral?
c) Quantos adolescentes preferem peça teatral?
d) Construa uma tabela para indicar a preferência de gênero literário e a quantidade de adolescentes correspondente.
26 Ano terrestre, em Astronomia, é o intervalo de tempo que corresponde a uma revolução completa da Terra em torno do Sol. O ano corresponde aproximadamente a 365 dias e seis horas. No comércio, para facilitar cálculos contábeis, considera-se que o ano tenha 360 dias, ou 12 meses de 30 dias cada um.
Construa uma tabela com três colunas. Na primeira, escreva os períodos: bimestre, trimestre, quadrimestre e semestre; na segunda coluna, as respectivas frações do ano comercial, em meses, relativas a esses períodos; e, na terceira, as respectivas quantidades de dias.
27
Hora de criar – Junte-se a um colega e elaborem uma tabela com 5 atividades realizadas frequentemente por vocês, identificadas durante uma semana, e marquem a frequência com que elas ocorrem. Depois, respondam: Qual fração representa cada atividade realizada na semana?
Quando os dois fatores são escritos na fórma de fração
Situação 1
Nesta situação, vamos aprender o que significa, por exemplo,
Dois terços vezes três quintose como efetuar essa multiplicação.
Mariana reservou
Três quintosdo jardim para plantar rosas.
Ela resolveu que em
Dois terçosdesse canteiro as rosas plantadas seriam brancas.
Observe que a parte do jardim ocupada pelo canteiro de rosas brancas
Dois terços de três quintoscorresponde a
Seis quinze avosdo jardim.
Então:
Situação 2
Rita gastou
Um quartodo dinheiro que tinha e, em seguida,
Dois terçosdo que lhe restou, ficando com 350 reais. Quanto Rita tinha inicialmente?
Como ela gastou
Um quartodo que tinha, restaram-lhe
Quatro quartos menos um quartoou seja,
três quartosEm seguida, Rita gastou
Dois terçosdo que lhe restou, ou seja,
Dois terços de três quartosque podemos calcular da seguinte maneira:
Agora, observe os gastos de Rita:
do que tinha no início
Então, ela gastou
Abre parênteses um quarto mais um meio fecha parênteses.do que tinha inicialmente, ou seja,
Três quartosdo que tinha.
Dessa maneira, podemos concluir que os 350 reais que sobraram correspondem a
Um quartodo dinheiro que Rita tinha inicialmente
Abre parênteses quatro quartos menos três quartos igual a um quarto fecha parênteses.Assim:
•
Um quartodo que tinha
350 reais
•
Quatro quartosdo que tinha
.1400 reais (350 ⋅ 4)
Portanto, Rita tinha inicialmente 1 400 reais.
O produto de números racionais escritos na fórma de fração pode ser representado por uma fração em que o numerador é o produto dos numeradores, e o denominador é o produto dos denominadores.
Observe mais alguns exemplos.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
28 No caderno, calcule cada produto, simplificando quando possível.
a)
numerador: 9 vezes 5, denominador: 20 vezes 6 igual a
b)
Multiplicação de frações. Três oitavos vezes cinco terços.
c)
Multiplicação de frações. Três vezes dois quintos vezes um terço.
d)
Multiplicação de frações. Dois inteiros e um terço vezes 3 inteiros e dois quintos
e)
Multiplicação de frações. Um meio vezes dois onze avos vezes três sétimos
f)
Multiplicação de frações. Quatro quintos vezes zero vezes cinco quartos
g)
Multiplicação de frações. Seis quinze avos vezes cinco meios
h)
Multiplicação de frações. Sete terços vezes três sétimos
29 Para a festa de aniversário de seu filho, Cauê estimou que 60 copos de refrigerante seriam suficientes. Ele sabe que em cada copo cabe
Um quintodo refrigerante de um litro. Quantos litros Cauê deve comprar?
30 Sabendo que, com um trator, Lúcio ara
Três vinte avosde um terreno em um dia, responda:
a) De segunda-feira a sábado, que parte do terreno Lúcio consegue arar?
b) Considerando que no domingo ele descanse, quanto faltará arar na semana seguinte?
c) Ele conseguirá terminar na segunda-feira? Justifique sua resposta.
31 Em casa, a regra é dividir tudo em partes iguais para as 6 pessoas da família. De uma barra de chocolate, comi metade do que cabia a mim, e meus pais comeram cada um a sua parte.
Responda às perguntas com uma fração.
a) Quanto meus pais comeram juntos?
b) Quanto eu comi?
c) Quanto sobrou?
32
Reúna-se com um colega e façam o que se pede.
a) Calculem
Dois terços de quatro quintos e dois quintos de quatro terçosEntre os dois produtos, qual é o maior?
b) Calculem
Três sétimos de dois onze avos e dois sétimos de três onze avosEntre os dois produtos, qual é o menor?
c) Escolham dois números racionais escritos na fórma de fração e multipliquem esses números. Em seguida, troquem entre si apenas os numeradores dessas frações e multipliquem os novos números racionais. Qual dos produtos obtidos é maior?
d) Dos números escolhidos no item c, troquem entre si apenas os denominadores das frações e multipliquem os novos números racionais. O produto destes é igual ao produto daqueles?
e) Escrevam uma conclusão a respeito dos resultados obtidos nos itens anteriores.
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Hora de criar – Elabore um exercício de divisão envolvendo frações. Troque o exercício com um colega, resolva o exercício elaborado por ele e depois destroquem para corrigir.
Pense mais um pouco...
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Junte-se a um colega e façam o que se pede.
1 Efetuem as multiplicações das fichas e comparem os resultados.
a)
b)
c)
2 A professora pediu aos estudantes que calculassem o valor da expressão
cinquenta e cinco terços vezes treze quintos vezes sete vinte e seis avos.
• Fábio multiplicou todos os numeradores e, depois, todos os denominadores. Em seguida, simplificou o resultado dividindo o numerador e o denominador por 5 e então por 13.
=
fração com numerador: 55 vezes 13 vezes 7, denominador: 3 vezes cinco vezes 26,=
cinco mil e cinco, trezentos e noventa avos igual a mil e um, setenta e oito avos igual a setenta e sete sextos• Débora, antes de multiplicar, dividiu por 5 o numerador 55 e o denominador 5, dividiu por 13 o numerador 13 e o denominador 26 (ela registrou esse procedimento com traços sobre os números divididos). Em seguida, multiplicou todos os novos numeradores e todos os novos denominadores:
Discutam e respondam: qual é o procedimento mais prático, o de Fábio ou o de Débora?
3 Calculem, pelo procedimento de Débora, o valor da expressão:
4 Calculem, da maneira que acharem mais prática, os produtos a seguir.
a)
Três oitavos vezes oito terços
b)
Um nono vezes nove
c)
Sete sextos vezes seis sétimos
d)
doze vezes um doze avos
Quando os números racionais são inversos
Observe as frações a seguir.
•
Dois quintos e cinco meios•
Um terço e três•
Quatro sétimos e sete quartos•
oito e um oitavoO numerador de uma fração é igual ao denominador da outra, e vice-versa.
Quando o produto de dois números racionais é igual a 1, eles são chamados de números inversos.
Acompanhe nos exemplos a seguir que o produto dos inversos é igual a 1.
• o inverso de
Dois quintos é cinco meios• o inverso de
Um terçoé 3;
• o inverso de
Quatro sétimos é sete quartos• o inverso de 8 é
Um oitavoObserve mais um exemplo.
Para encontrar o inverso de
2 inteiros e um terço, representaremos esse número na fórma de fração:
Como
dois inteiros e um terço e sete terçossão representações do mesmo número, o inverso de
2 inteiros e um terçoé igual ao inverso de
7 terçosque é
três sétimosPortanto, o número
três sétimosé o inverso de
2 inteiros e um terçoNote que o produto entre eles é 1.
Observação
▶ O número zero não tem inverso.