Parte 2

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

34 Determine o inverso de:

a)

Três quintos

b)

Um quarto

c)

Seis quintos

d) 5

e)

Três inteiros e um quinto

f)

Cinco inteiros e um terço

35 Responda às questões.

a) Qual é o inverso do número 1?

b) Que número se obtém quando se escreve o inverso do inverso de um número racional não nulo?

4. Divisão

Assim como na multiplicação, vamos estudar a divisão envolvendo números racionais na fórma de fração e analisar diferentes situações.

Quando o divisor é um número natural

Pedro preparou uma fórma de doce de goiaba caseiro e o dividiu em 8 partes iguais.

Ele deu a seu filho Artur uma dessas partes, isto é,

Um oitavo

do doce. Artur, por sua vez, dividiu o que recebeu em 2 pedaços iguais e os embrulhou em papel-alumínio. Vamos determinar a fração que representa cada pedaço do doce embrulhado por Artur.

A parte clara da figura indica a quantidade do doce que Artur recebeu, isto é,

Um oitavo
Ilustração. Doce redondo dividido em oito partes. Destaque para uma parte e a informação: um oitavo do doce de goiaba.

Esta outra figura mostra cada uma das oito partes do doce de Pedro divididas em 2 pedaços iguais.

Ilustração. Doce redondo dividido em dezesseis partes. Destaque para duas partes e a informação: pedaços iguais.

Cada novo pedaço representa

Um dezesseis avos

do doce e foi obtido pela operação

um oitavo dividido por 2 igual a um dezesseis avos

.

Vamos considerar válidas as igualdades a seguir. Nelas, a expressão

Um oitavo sobre 2

é considerada uma fração:

fração, numerados um oitavo, denominador 2, fim da fração igual a fração, numerador um oitavo vezes um meio, denominador dois vezes um meio, fim da fração igual a fração, numerador um dezesseis avos, denominador dois meios, fim da fração igual a um dezesseis avos dividido por dois meios igual a um dezesseis avos dividido por um igual a um dezesseis avos

Na divisão de uma fração por um número natural, obtemos uma parte de outra parte:

Um oitavo dividido por 2 igual a um meio de um oitavo igual a um meio vezes um oitavo igual a um dezesseis avos

Note que esse quociente também pode ser obtido multiplicando-se

Um oitavo

pelo inverso de 2:

Um oitavo dividido por 2 igual a um oitavo vezes um meio igual a um dezesseis avos

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

36 Qual divisão poderia representar a parte hachurada do retângulo? E como representá-la com um número racional na forma de fração?

NELSON MATSUDA/ARQUIVO DA EDITORA

Ilustração. Retângulo dividido em uma faixa branca horizontal, seis quadrados verdes e dois quadrados hachurados.

37 Efetue cada divisão, fazendo uma figura correspondente.

a)

Um quarto dividido por três

b)

Dois quintos dividido por cinco

c)

Um meio dividido por quatro

d)

três oitavos dividido por dois

38 Isabel dividiu sua horta retangular em 3 can­teiros iguais. Em um desses canteiros, plantou couve em uma metade e, na outra, espinafre.

Agora, responda:

a) Que fração pode representar a parte da horta onde foram plantadas as verduras?

b) Represente por meio de uma figura e com uma fração a parte da horta onde foi plantado espinafre.

c) Represente por meio de uma divisão a parte da horta onde foi plantada couve.

Quando o dividendo é um número natural

André precisa encher com suco 4 vasilhames, de 1 litro cada um, usando garrafas em que ­cabem

2 terços

de litro. Para isso, quantas garrafas ele usará?

Ilustração. Homem de cabelo curto e camisa roxa enche um vasilhame. Ao lado, outros três vasilhames idênticos e já completos com líquido.

Nesta situação vamos calcular quantas vezes uma parte cabe em mais de um inteiro. Para resolver o problema, vamos representar cada recipiente por uma figura ­retangular.

Ilustração. Dois retângulos divididos em três partes cada e todas estão pintadas. Cada retângulo representa 1 litro. Cada duas partes dos quadrados representam dois terços.

Ilustração. Dois retângulos divididos em três partes cada e todas estão pintadas. Cada retângulo representa 1 litro. Cada duas partes dos quadrados representam dois terços.

Cada

2 terços

de litro representa o conteúdo de uma garrafa de suco, e cada

Ilustração. Quadrado.

representa o ­conteúdo de

Um terço

de garrafa. Logo, 4 litros equivalem a

Doze meios

de garrafa, isto é, a 6 garrafas.

Vemos nas figuras que

Dois terços

de litro cabem 6 vezes em 4 recipientes, ou seja,

quatro dividido por dois terços igauk à seis

Logo, André precisa despejar 6 garrafas cheias de suco para encher 4 recipientes vazios.

Esse quociente pode ser obtido multiplicando 4 pelo inverso de

Dois terços
Quatro dividido por dois terços igual a 4 vezes três meios igual a quatro sobre 1 vezes três meios igual a doze meios igual a 6

Em 3 litros cabem

nove meios

de garrafa, isto é,

três dividido por dois terços igual a nove meios

Esse quociente pode ser obtido por:

Três dividido por dois terços igual a 3 vezes três meios igual a três sobre um vezes três meios igual a nove meios

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

39 A figura a seguir sugere uma divisão.

Ilustração. Figura composta por quatro retângulos de um quarto cada. 
 
Ilustração. Figura composta por quatro retângulos de um quarto cada. 
 
Ilustração. Figura composta por quatro retângulos de um quarto cada.

a) Qual das seguintes divisões a figura pode representar: 3dividido por4,4dividido por

Um terço

ou3dividido por

Um quarto

?

b) Qual é o resultado dessa divisão?

40 Efetue cada divisão, fazendo uma figura correspondente.

a)

três dividido por três quartos

b)

quatro dividido por quatro quintos

c)

um dividido por um nono

d)

um dividido por um terço

e)

seis dividido por três quartos

f)

oito dividido por quatro quintos

Quando a divisão envolve números racionais na fórma de fração

Agora, vamos estudar a divisão entre dois números escritos na fórma de fração.

Vamos dividir

2 terços

por

um sexto

com o auxílio de figuras. Vejamos quantas vezes

um sexto

cabe em

dois terços
Ilustração. Retângulo dividido em três partes. Duas partes estão pintadas e a informação: Representa a fração dois terços. 

Ilustração. Retângulo dividido em seis partes. Três partes estão pintadas e uma parte hachurada com a informação: Representa a fração um sexto.

As figuras mostram que

um sexto

cabe 4 vezes em

dois terços

ou seja,

dois terços dividido por um sexto igual à quatro

Obtemos esse quociente multiplicando

dois terços

pelo inverso de

um sexto

:

dois terços dividido por um sexto igual a dois terços vezes um sexto igual a doze terços igual a 4

Agora, vamos dividir

três meios

por

três quartos

isto é, vamos calcular quantas vezes

três quartos

cabem em

três meios
Ilustração. Dois Retângulos dividido em duas partes cada. Duas partes estão pintadas de um retângulo e uma parte do outro. Ao lado, a informação: A parte laranja representa a fração três meios. 

Ilustração. Dois Retângulos dividido em cinco partes cada. Três partes estão hachuradas e uma pintada de um retângulo e duas partes pintadas do outro. Ao lado, a informação: A parte hachurada representa a fração três quartos.  Abaixo, a fração três quartos representando a parte hachurada e três quartos representado a parte pintada.

As figuras mostram que

3 quartos

cabem 2 vezes em

3 meios

ou seja,

três meios dividido por três quarto igual à dois

Multiplicando

três meios

pelo inverso de

três quartos

obtemos

três meios dividido por três quartos igual a três meios vezes quatro terços igual a doze sextos igual a 2.

O quociente de um número escrito na fórma de fração por outro diferente de zero é obtido multiplicando-se o primeiro pelo inverso do segundo.

Observe mais alguns exemplos.

a)

Quatro terços dividido por dois sobre um igual a quatro terços vezes um meio igual a quatro sextos igual a dois terços

b)

três quartos dividido por dois quintos igual a três quartos vezes cinco meios igual a quinze oitavos.

c)

Um inteiro e dois terços dividido por cinco terços igual a cinco terços vezes três quintos igual a 1

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

41 Efetue as divisões indicadas, simplificando quando possível.

a)

Divisão de frações. Cinco oitavos dividido por sete sextos

b)

Divisão de frações. Nove quintos dividido por três meios

c)

Divisão de frações. Um oitavo dividido por um meio

d)

Divisão de frações. 3 inteiros e um meio dividido por 7

e)

Divisão de frações. 2 dividido por 3 inteiros e um meio

f)

zero dividido por três inteiros e um nono

42 Para fazer um trabalho, dividiu-se um fio de cobre em 3 partes iguais. Cada uma dessas partes foi dividida ao meio e, depois, cada uma dessas partes foi dividida em 4 partes iguais. Qual é a fração do fio que cada uma das partes menores representa?

43 Qual é o número que multiplicado por

Sete terços

Dois quintos

44 Osvaldo resolveu repartir um sítio. Ele ficou com

Um terço

das terras e dividiu igualmente a outra parte entre seus quatro filhos. Represente com uma fração a parte do sítio que cada filho de Osvaldo ­recebeu.

45 Para comprar um tablet, dei de entrada

Dois quintos

do valor e dividi o restante em 6 prestações iguais. Represente com uma fração a parte do valor do tablet que deverei pagar em cada prestação.

46 No preparo de um creme de baunilha para 4 pessoas, são necessários os seguintes ingredientes:

Três quartos

de litro de leite;

2 colheres de sopa de açúcar;

Três meios

colheres de sopa de amido de milho;

2 gemas;

Um terço

de colher de sopa de baunilha.

Faça a adaptação dessa receita para duas pessoas e indique a quantidade calculada no ­caderno.

47

Ícone Cálculo mental.

Para calcular mentalmente

dois vezes três quartos

e

dois dividido por um quarto

Tom imagina “saltos” em uma reta numérica.

Para calcular

dois vezes três quartos
Ilustração. Menina de cabelo curto, blusa laranja e calça verde. Com as mãos para trás, ela pensa: ilustração de reta numérica com os pontos 0, três quartos, 1, 1 inteiro e 2 quartos e 2. Uma seta vai de 3 quartos para 1 inteiro e 2 quartos com a indicação: 3 quartos. Sei que 2 ⋅ três quartos é o mesmo que três quartos mais três quartos. Então, penso em duas unidades da reta numérica dividida em oito partes iguais. Na reta, localizo três quartos e dou um salto de três quartos no sentido crescente, chegando a seis quartos, que também pode ser escrito 
como 1 inteiro e dois quartos.

Para

dois dividido por um quarto
Ilustração. Menina de cabelo curto, blusa laranja e calça verde. Com a mão no queixo, ela pensa: ilustração de reta numérica com os pontos 0, 1 e 2. De 0 a 1 há quatro marcações e de 1 a 2 quatro marcações. Cada marcação indica um quarto. Penso em duas unidades da reta numérica dividida em quartos. Na reta, dou saltos de um quarto no sentido crescente, até chegar ao 2. Verifico que um quarto cabe 8 vezes em 2. Portanto, 2 dividido por um quarto igual a 8

Calcule mentalmente as operações.

a)

três vezes dois quintos

b)

dois vezes dois sétimos

c)

cinco vezes um oitavo

d)

três dividido por um quinto

e)

dois dividido por um terço

f)

dois terços dividido por quatro

48

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Elabore um problema considerando a compra parcelada de um videogame. Você pode dar o valor total e perguntar quanto é uma fração desse valor, por exemplo. Troque o problema com um colega e, depois, destroquem para corrigi-los.

5. Potenciação

Já aprendemos a calcular potências de números naturais. Agora, vamos calcular potências de números racionais escritos na fórma de fração.

Acompanhe a experiência a seguir.

Dobramos uma folha de papel sulfite, como mostra a sequência de figuras. Desdobramos e pintamos de amarelo a metade da folha

Abre parênteses, um meio, fecha parênteses.
Ilustração. Folha de papel. Seta para folha dobrada ao meio. Seta para folha desdobrada com marca no centro. Destaque para uma parte representando um meio.

Dobramos novamente e, sobre a 1ª dobra, dobramos outra vez, na metade do maior comprimento. Desdobramos toda a folha e hachuramos de verde metade da metade da folha.

Ilustração. Folha de papel dobrada ao meio. Seta para folha de papel dobrada mais uma vez. Seta para folha desdobrada com marca no centro vertical e horizontal. Destaque para uma parte representando um quarto; um meio de um meio.

Dobramos tudo novamente e, sobre a 2ª dobra, dobramos outra vez, na metade. Desdobramos e hachuramos de vermelho a metade da metade da metade da folha.

Ilustração. Folha de papel dobrada duas vezes. Seta para folha de papel dobrada mais uma vez. Seta para folha desdobrada marcando oito partes. Destaque para uma parte representando um oitavo; um meio de um meio de um meio.

Sabemos que:

um meio de um meio

da folha é

Abre parênteses, um meio vezes um meio fecha parênteses.

da folha, que corresponde a

Um quarto

da folha (hachurado de verde).

um meio de um meio de um meio

da folha é

Abre parênteses, um meio vezes um meio vezes um meio fecha parênteses.

da folha, que corresponde a

Um oitavo

da folha (hachurado de vermelho).

Quando dobramos a folha 5 vezes, a parte pintada de roxo é

Abre parênteses, um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio fecha parênteses

da folha, que corresponde a

Um trinta e dois avos.

da folha.

Ilustração. Folha de papel dobrada marcando trinta e duas partes. Destaque para uma parte representando um trinta e dois avos.

Podemos abreviar a escrita dessas multiplicações indicando o número de fatores por meio de um expoente (de modo semelhante ao que estudamos com números naturais).

um meio vezes um meio igual a, abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado ao quadrado igual a um quarto;  
um meio vezes um meio: 2 fatores; índice 2: indica o número de fatores.
um meio vezes um meio vezes um meio igual a  Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado ao cubo igual a um oitavo; um meio vezes um meio vezes um meio: 2 fatores; índice 3: indica o número de fatores.
Um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio fecha igual a Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quinta igual a um trinta e dois avos; um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio: 2 fatores; índice 5: indica o número de fatores.

Ao efetuar uma multiplicação de fatores iguais, estamos realizando uma potenciação.

Esquema. Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quinta igual a um trinta e dois avos. Um meio: base; 5: expoente; um trinta e dois avos: potência

Na prática, para obter o resultado de

Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quinta

elevamos os dois termos da fração ao ex­poen­te 5.

Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quinta igual a um elevado a quinta sobre 2 elevado a quinta igual a

=

um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio igual a um trinta e dois avos

Observe outros exemplos.

a)

Abre parênteses, dois terços fecha parênteses elevado a quarta igual a dois terços vezes dois terços vezes dois terços vezes dois terços

=

fração com numerador: 2 vezes 2 vezes 2 vezes 2 e denominador: 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 igual a 2 elevado a quarta sobre 3 elevado a quarta igual a dezesseis oitenta e um avos.

b)

Abre parênteses, quatro quintos fecha parênteses elevado ao cubo igual a quatro elevado ao cubo sobre cinco elevado ao cubo igual a sessenta e quatro cento e vinte e cinco avos.

Observação

As definições adotadas para as potências de números naturais com expoente 1 e ex­poente 0­ são válidas também para os números racionais representados na fórma de fração, ou seja:

toda potência de expoente 1 é igual à própria base;

toda potência de expoente 0 e base diferente de 0 é igual a 1.

Exemplos:

a)

Abre parênteses, dois nonos fecha fecha parênteses elevado a um igual a dois nonos

b)

Abre parênteses três sétimos fecha fecha parênteses elevado 1 igual a três sétimos.

c)

Abre parênteses, dois nonos fecha fecha parênteses elevado 0 igual a um

d)

Abre parênteses, três sétimos fecha parênteses elevado 0 igual a 1

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

49 Calcule no caderno.

a)

Abre parênteses, cinco terços fecha parênteses elevado ao quadrado

b)

Abre parênteses, sete quintos fecha parênteses elevado ao cubo

c)

Abre parênteses, um quinto fecha parênteses elevado ao quadrado.

d)

Abre parênteses, três quartos fecha parênteses elevado ao cubo

e)

Abre parênteses, cinco meios, fecha parênteses elevado a zero

f)

Abre parênteses, 3 inteiros e um meio fecha parênteses elevado a 1

50 Escreva os números racionais como potência de número na fórma de fração.

a)

quatro nonos

b)

um, vinte cinco avos

c)

Vinte e cinco trinta e seis avos

d)

Quarenta e nove centésimos

e)

Oitenta e um dezesseis avos

f)

Sessenta e quatro cento e vinte e um avos

Pense mais um pouco...

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Efetue os cálculos indicados e classifique cada sentença em verdadeira ou falsa.

Ilustração. Menino de camisa verde olha para cima com a mão no queixo. À frente dele, mesa com estojo, caderno e papel.

a)

Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três igual a, abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a dois vezes, abre parênteses, um meio, fecha parênteses, elevado a dois vezes abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois igual a

=

um quarto vezes um quarto vezes um quarto vezes um quarto igual a um sessenta e quatro avos.

b)

Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três, fecha colchetes elevado a dois igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três vezes abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três igual a um oitavo vezes um oitavo igual a um sessenta e quatro avos.

c)

Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três, fecha colchetes elevado a dois igual a abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três.

d)

abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois mais abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois mais três.

e)

Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois vezes 3.

6. Expressões numéricas

Acompanhe a situação a seguir.

Márcia é costureira e fará 3 vestidos iguais para uma apresentação.

Ilustração. Mulher de óculos cabelo enrolado, camiseta amarela e calça azul. Ela está ajoelhada no chão costurando a barra de uma saia rosa em uma mulher de cabelo escuro, tomara que caia azul. Atrás, uma máquina de costurar. Um sofá com tecidos sobre ele.

Em cada traje, Márcia utiliza

Um quarto

de um ­corte de seda para fazer a saia e

Um oitavo

de um corte de veludo para fazer o corpete. Esses cortes têm todos o mesmo comprimento e o mesmo preço. Para saber quantos cortes de tecido vai usar para fazer os 3 trajes, Márcia escreveu:

quantos cortes vou gastar

Ilustração. Seta apontada para direita.
três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parênteses

cortes

Observe quantos cortes Márcia vai gastar.

três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parênteses

=

três vezes abre parênteses dois oitavos mais um oitavo fecha parênteses.

=

três vezes três oitavos igual a nove oitavos igual a um inteiro e um oitavo

Ou seja, 1 corte e mais

um oitavo

de corte entre veludo e seda.

A expressão

três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parênteses

serve para descrever a quantidade de cortes, entre os de veludo e os de seda, que Márcia utilizará em seu trabalho. Cada termo dessa expressão tem um significado. Acompanhe.

Esquema. 3 vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parênteses. 3: número de trajes. Um quarto: parte de um corte de seda utilizada na saia de um traje; um oitavo: parte de um corte de veludo utilizada no corpete de um traje. Os parênteses indicam que, inicialmente, Márcia vai adicionar as partes dos cortes de tecido.

Já vimos que as operações em uma expressão numérica são resolvidas na seguinte ordem:

as potenciações e as radiciações na ordem em que aparecem;

as multiplicações e as divisões na ordem em que aparecem;

as adições e as subtrações, também na ordem em que aparecem.

Quando a expressão numérica tiver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves), eles devem ser eliminados na seguinte ordem: resolvem-se primeiro as operações entre parênteses, depois as operações entre colchetes e, finalmente, as operações entre chaves.

Acompanhe o cálculo de algumas expressões.

Expressão: cinco sextos menos dois terços vezes um meio mais um terço dividido por quatro terços igual a cinco sextos menos dois terços (corta dois vira um terço) vezes um meio (corta 2 vira 1 sobre 1) mais um terço (corta 3 vira 1 sobre 1) vezes três quartos (corta 3 vira um quarto) igual a cinco sextos menos um terço mais um quarto igual a dez doze avos menos quatro doze avos mais três doze avos igual a nove doze avos igual a três quartos.
Expressão: Abre parênteses, três quartos mais um meio fecha parênteses dividido por abre parênteses dois menos um quarto fecha parênteses igual a abre parênteses três quartos mais dois quartos fecha parênteses dividido por abre parênteses oito quartos menos um quarto fecha parênteses igual a cinco quartos dividido por sete quartos igual a cinco quartos (corta 4 vira 5 sobre 1) vezes quatro sétimos (corta 4 vira um sétimo) igual a cinco sétimos.
Expressão: Abre colchetes dois quintos vezes abre parênteses, dois menos três quartos fecha parênteses, fecha colchetes dividido por abre parênteses, um meio fecha parênteses, elevado ao quadrado igual a abre colchetes dois quintos vezes abre parênteses, oito quartos menos três quartos, fecha parênteses, fecha colchetes dividido por abre parênteses um quarto fecha parênteses igual a, abre colchetes dois quintos vezes cinco quartos (corta as frações e vira onze doze avos) dividido por um quarto igual a um meio dividido por um quarto igual a um meio (corta 2 vira um meio) vezes quatro sobre um (corta 4 vira dois sobre um) igual a dois sobre um igual a dois.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

faça as atividades no caderno

51 Calcule o valor de cada expressão.

a)

Expressão: abre parênteses 2 menos um meio fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes abre parênteses 1 menos dois quintos, fecha parênteses

b)

Expressão: abre parênteses três quartos mais um meio fecha parênteses dividido por abre parênteses 1 inteiro e 1 meio menos três quartos fecha parênteses.

c)

abre parênteses 1 mais três sétimos, fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes 49 oitenta avos

d)

Abre colchetes, abre parênteses dois quintos mais um meio fecha parênteses vezes dois nonos, mais abre parênteses um terço fecha parênteses elevado ao quadrado, fecha colchetes dividido por sete quintos

52 Escreva uma expressão nu­mérica que represente o número de litros procurado na situação a seguir.

Ilustração. À direita, homem de óculos e cabelo castanho espreme uma laranja em um espremedor. Ao lado, menino de cabelo castanho e blusa amarela segura uma jarra. Sobre a mesa, laranjas.

Quantos litros de laranjada posso obter se despejar 3 copos cheios de suco de laranja, com

um quarto

de litro de cada copo, em uma jarra que já contém

um meio

litro de água?

53 Determine o valor de A no esquema.

Esquema. Fração cinco sétimos e fração sete quartos. Setas para? Multiplique, adicione, calcule o cubo. A. Fração dois terços: eleve ao expoente zero, adicione, calcule o cubo. A.

54 Determine quanto vale x em cada caso.

a)

Abre parênteses um sexto fecha parênteses, elevado a x igual a um sexto.

b)

Abre parênteses três sobre x, fecha parênteses, elevado ao cubo igual a vinte e sete duzentos e dezesseis avos.

c)

Abre parênteses sete quintos fecha parênteses, elevado a x igual a 1

d)

Abre parênteses x sobre 5 fecha parênteses, elevado a quadrado igual a nove vinte e cinco avos.

55 A professora de Matemática distribuiu a cada estudante de sua classe uma ficha contendo uma expressão ou um problema com números racionais representados na fórma de fração. Depois de resolver a questão, cada estudante deveria procurar seu par, ou seja, encontrar um colega que tivesse uma resposta idêntica à dele.

Observe a seguir alguns modelos de ficha que a professora distribuiu. Resolva as questões e descubra quais fichas poderiam formar pares.

Ilustração. Modelo de ficha. Ficha 1. Resolva a expressão cinco oitavos menos um inteiro e um meio vezes um quinto.
Ilustração. Modelo de ficha. Ficha 2. Calcule dois terços de três quartos de cinco sextos.
Ilustração. Modelo de ficha. Ficha 3. Adriana depositou metade dos quatro quintos de seu salário em uma caderneta de poupança. Que fração de seu salário ela depositou?
Ilustração. Modelo de ficha. Ficha 4. Se a parte pintada da figura for dividida por 2, que fração representará o resultado dessa divisão? Ilustração de uma figura dividida em seis partes. Cinco partes estão pintadas.

56

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar Desenvolva um problema semelhante ao exercício 53, com 4 operações, e troque com um colega. Depois, destroquem para corrigi-los.

TRABALHANDO A INFORMAÇÃO

Calculando probabilidades

Gabriela colocou em uma caixa toda a sua coleção com 100 bolinhas pula-pula de borracha: 30 amarelas, 25 azuis e 45 vermelhas.

Ilustração. Menina de cabelo castanho e blusa verde está com a mão dentro de um orifício em uma caixa rosa. Ao lado, bolinhas coloridas.

Ela vai retirar dessa caixa uma única bolinha por vez, sem olhar as que estão dentro da caixa.

Sabendo que todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas, qual cor tem maior probabilidade de sair na primeira retirada: amarela, azul ou vermelha?

Observe como podemos proceder para responder a essa questão.

Se a caixa contém 100 bolinhas, então há 100 possibilidades de uma bolinha de qualquer cor sair na primeira retirada.

Desse modo, dizemos que a probabilidade de cada bolinha ser retirada é de 1 em 100, ou seja, de

um centésimo

ou de 1%. Assim, todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas.

Ilustração. Garota de cabelo comprido escuro e blusa amarela. Ela está sentada de frente para uma mesa e com o dedo em riste diz:  Probabilidade é a medida da chance de ocorrer determinado resultado.

Como há 30 bolinhas amarelas entre as 100 na caixa, a probabilidade de sair uma amarela é de

trinta centésimo

ou de 30%.

Como há 25 bolinhas azuis entre as 100 na caixa, a probabilidade de sair uma azul é de

vinte e cinco centésimo

ou de 25%.

Da mesma maneira, a probabilidade de sair uma bolinha vermelha é de

quarenta e cinco centésimo

ou de 45%, pois há 45 bolinhas vermelhas entre as 100 na caixa.

Desse modo, dizemos que há maior probabilidade de sair uma bolinha vermelha do que uma amarela, uma vez que

quarenta e cinco centésimo maior que trinta centésimo

A probabilidade geralmente é indicada por uma fração irredutível ou por um número na fórma ­percentual.

Agora quem trabalha é você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Com base nos dados apresentados sobre a retirada de bolinhas, responda: a bolinha de qual cor tem menor probabilidade de ser sorteada: azul ou amarela? Por quê? Represente isso na fórma de fração e na fórma percentual.

2 A direção da escola Felicidade vai sortear um estudante entre os cem que têm as melhores avaliações em História para representar a escola em um evento estadual. Sabendo que Hugo é um desses estudantes e que todos os outros têm a mesma probabilidade de serem sorteados, qual é a probabilidade de ele ser o escolhido?

3 Em uma caixa há três bolas brancas e duas bolas verdes. Qual é a probabilidade de tirarmos, sem olhar, uma bola verde dessa caixa?

Exercícios Complementares

faça as atividades no caderno

1 Efetue as expressões, simplificando o resultado quando possível.

a)

Adição de frações. Sete meios mais um meio

b)

três quintos mais seis quintos mais dezesseis quintos

c)

Adição de frações. cinco terços mais dois quintos mais três quintos

d)

Adição de frações. dois terços mais 3 mais um quarto

e)

Subtração de frações. cinco terços menos um terço

f)

Subtração de frações. dezoito quintos menos três quintos

g)

Subtração de frações. dois quintos menos um sétimo

h)

Subtração de frações. doze menos cinco nonos

2 Efetue as expressões indicadas, simplificando o resultado quando possível.

a)

2 vezes três quartos vezes um meio

b)

cinco sétimos vezes quatro vezes sete quintos

c)

dois terços vezes seis quintos vezes trinta e cinco oitavos vezes dois sétimos

d)

1 inteiro e um quarto vezes três quintos

e)

Dois quintos dividido por quatro terços

f)

Dois nonos dividido por seis quintos

g)

cinco dividido por quatro

h)

1 inteiro e um meio dividido por dois terços

3 Cássio iniciou uma viagem com o tanque do car­ro cheio. Na 1ª parada, havia gastado

Um quarto

do com­bustível. Ao parar pela segunda vez, verificou que, entre a 1ª e a 2ª parada, o carro havia gastado metade do combustível que tinha sobrado na 1ª parada. Colocou, então, 30 litros de combustível, e o tanque ficou cheio novamente.

Ilustração. Carro vermelho parado com um homem de cabelo castanho dentro dele. Ao lado, homem de boné, camisa e calça verdes abastece o carro.

a) Qual é a fração que corresponde à quantidade de litros que restou no tanque na 1ª parada? Represente por meio de um desenho.

b) Qual fração corresponde ao combustível gasto no percurso da 1ª até a 2ª parada? Represente por meio de um desenho.

c) Qual fração corresponde ao combustível gasto da saída até a 2ª parada? Represente por meio de um desenho.

d) Qual fração corresponde ao combustível que havia no tanque na 2ª parada?

e) Quantos litros cabem no tanque do carro de Cássio?

4 Determine:

a)

um terço

do inverso de 7;

b)

um meio

do inverso de

um meio

c) o inverso de

3 inteiros e um sétimo

5 (Unifor-Ceará) Se o triplo de um número é

Dezoito quintos

então:

a) sua terça parte é

Um quinto

b) sua metade é

Dois quintos

c) seu dobro é

Doze quintos

d) seu quádruplo é 4.

e) seu quíntuplo é 18.

6 A figura a seguir nos mostra a divisão de

três quartos

por 2. Qual é o resultado dessa divisão?

Ilustração. Retângulo dividido em seis partes e uma parte maior que corresponde a duas partes. Três partes estão pintadas e três partes estão hachuradas.

7

Ícone Cálculo mental.

Calcule mentalmente.

a)

Um meio dividido por 2

b)

2 dividido por um meio

c)

4 dividido por um terço

d)

Um terço dividido por 4

8 Uma merendeira serviu 18 litros de suco aos estudantes da escola. Cada estudante recebeu

Um quinto

de litro. Quantos estudantes foram servidos?

9 A capacidade do tanque do meu carro é de 50 litros. O combustível que uso é composto de

Quatro quintos

de gasolina e

Um quinto

de álcool. Vou abastecer o carro com 30 litros de combustível. Quantos litros de gasolina colocarei?

10 Quanto é preciso somar a

Abre parênteses um meio, fecha parênteses elevado ao quadrado mais abre parênteses um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado.

para obter

Abre parênteses um meio mais um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado.

VERIFICANDO

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Seja

A igual à um quinto e B igaul à quatro sétimos

Após efetuadas as operações indicadas em cada alternativa a seguir, em qual caso o resultado obtido será o de maior valor?

a) aB

b)

A sobre B

c)

B sobre A

d) a+B

2 Fabrício está treinando para uma competição de triathlon, na qual, em um mesmo dia de prova, precisa nadar 4 quilômetros, pedalar 180 quilômetros e correr 42 quilômetros. Qual é a fração irredutível que representa, respectivamente, a distância percorrida na natação, no ciclismo e na corrida, em relação ao percurso total a ser percorrido na prova?

a)

dois cento e oitenta avos, noventa cento e oitenta avos, vinte e um cento e oitenta avos

b)

dois cento e treze avos, noventa cento e treze avos, vinte e um cento e treze avos

c)

quatro duzentos vinte e seis avos, cento e oitenta duzentos e vinte e seis avos, quarenta e dois duzentos e vinte e seis avos

d)

quatro trezentos e sessenta avos, cento e oitenta trezentos e sessenta avos, quarenta e dois duzentos e sessenta avos

3 Em um campeonato de rendebol o time da turma a foi responsável por

Dois sextos

dos gols do campeonato. Sabendo que os demais times, juntos, fizeram 60 gols, quantos gols fez a turma a?

a) 20

b) 30

c) 40

d) 50

4 Qual é a metade de

Um décimo

?

a)

Dois décimos

b)

Um vinte avos

c)

Dois vinte avos

d)

Um quinto

5 Em uma loja de roupas trabalham 4 vendedores. Em determinado mês, o primeiro realizou

Um quarto

de todas as vendas, o segundo

Um quinto

de todas as vendas e o terceiro

Um terço

de todas as vendas. Que fração de todas as vendas o quarto vendedor realizou nesse mês?

a)

treze, sessenta avos

b)

vinte e cinco, sessente avos

c)

seis, doze avos

d)

cinco, doze avos

6 Qual é o resultado de

três quartos mais um sexto vezes dois terços

?

a)

trinta e cinco, quarenta avos

b)

cinco, dezoito avos

c)

onze, dezoito avos

d)

trinta e um, trinta e seis avos

7 Uma barra de chocolate é dividia em 3 fileiras de oito quadradinhos. Quantos quadradinhos preciso comer para consumir

cinco sextos

da barra?

a) 15

b) 18

c) 20

d) 21

8 Qual é o inverso de 7?

a)

Sete sobre um

b)

Um sétimo

c)

Dois catorze avos

d) 7 não possui inverso.

9 Que fração devemos somar a

Um quinto

para obter

Um terço

como resultado?

a)

Um meio

b)

Dois décimos

c)

Dois quinze avos

d)

três doze avos

Organizando

Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.

a) Explique os passos que você seguiria para calcular a adição de dois números racionais escritos na fórma de fração que tenham denominadores diferentes.

b) Porque ao adicionarmos duas ou mais frações, não podemos adicionar os denominadores?

c) Explique os passos que você seguiria para calcular a multiplição entre dois números racionais escritos na fórma de fração.

d) Por que invertemos a segunda fração ao dividir duas frações?

e) Qual resultado é maior: elevar uma fração ao quadrado ou elevar a mesma fração ao cubo? Justifique sua resposta.