Parte 2
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
34 Determine o inverso de:
a)
Três quintos
b)
Um quarto
c)
Seis quintos
d) 5
e)
Três inteiros e um quinto
f)
Cinco inteiros e um terço35 Responda às questões.
a) Qual é o inverso do número 1?
b) Que número se obtém quando se escreve o inverso do inverso de um número racional não nulo?
4. Divisão
Assim como na multiplicação, vamos estudar a divisão envolvendo números racionais na fórma de fração e analisar diferentes situações.
Quando o divisor é um número natural
Pedro preparou uma fórma de doce de goiaba caseiro e o dividiu em 8 partes iguais.
Ele deu a seu filho Artur uma dessas partes, isto é,
Um oitavodo doce. Artur, por sua vez, dividiu o que recebeu em 2 pedaços iguais e os embrulhou em papel-alumínio. Vamos determinar a fração que representa cada pedaço do doce embrulhado por Artur.
A parte clara da figura indica a quantidade do doce que Artur recebeu, isto é,
Um oitavoEsta outra figura mostra cada uma das oito partes do doce de Pedro divididas em 2 pedaços iguais.
Cada novo pedaço representa
Um dezesseis avosdo doce e foi obtido pela operação
um oitavo dividido por 2 igual a um dezesseis avos.
Vamos considerar válidas as igualdades a seguir. Nelas, a expressão
Um oitavo sobre 2é considerada uma fração:
Na divisão de uma fração por um número natural, obtemos uma parte de outra parte:
Note que esse quociente também pode ser obtido multiplicando-se
Um oitavopelo inverso de 2:
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
36 Qual divisão poderia representar a parte hachurada do retângulo? E como representá-la com um número racional na forma de fração?
NELSON MATSUDA/ARQUIVO DA EDITORA
37 Efetue cada divisão, fazendo uma figura correspondente.
a)
Um quarto dividido por trêsb)
Dois quintos dividido por cincoc)
Um meio dividido por quatrod)
três oitavos dividido por dois38 Isabel dividiu sua horta retangular em 3 canteiros iguais. Em um desses canteiros, plantou couve em uma metade e, na outra, espinafre.
Agora, responda:
a) Que fração pode representar a parte da horta onde foram plantadas as verduras?
b) Represente por meio de uma figura e com uma fração a parte da horta onde foi plantado espinafre.
c) Represente por meio de uma divisão a parte da horta onde foi plantada couve.
Quando o dividendo é um número natural
André precisa encher com suco 4 vasilhames, de 1 litro cada um, usando garrafas em que cabem
2 terçosde litro. Para isso, quantas garrafas ele usará?
Nesta situação vamos calcular quantas vezes uma parte cabe em mais de um inteiro. Para resolver o problema, vamos representar cada recipiente por uma figura retangular.
Cada
2 terçosde litro representa o conteúdo de uma garrafa de suco, e cada
representa o conteúdo de
Um terçode garrafa. Logo, 4 litros equivalem a
Doze meiosde garrafa, isto é, a 6 garrafas.
Vemos nas figuras que
Dois terçosde litro cabem 6 vezes em 4 recipientes, ou seja,
quatro dividido por dois terços igauk à seisLogo, André precisa despejar 6 garrafas cheias de suco para encher 4 recipientes vazios.
Esse quociente pode ser obtido multiplicando 4 pelo inverso de
Dois terçosEm 3 litros cabem
nove meiosde garrafa, isto é,
três dividido por dois terços igual a nove meiosEsse quociente pode ser obtido por:
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
39 A figura a seguir sugere uma divisão.
a) Qual das seguintes divisões a figura pode representar: 3 dividido por 4, 4 dividido por
Um terçoou 3 dividido por
Um quarto?
b) Qual é o resultado dessa divisão?
40 Efetue cada divisão, fazendo uma figura correspondente.
a)
três dividido por três quartos
b)
quatro dividido por quatro quintos
c)
um dividido por um nono
d)
um dividido por um terço
e)
seis dividido por três quartos
f)
oito dividido por quatro quintos
Quando a divisão envolve números racionais na fórma de fração
Agora, vamos estudar a divisão entre dois números escritos na fórma de fração.
Vamos dividir
2 terçospor
um sextocom o auxílio de figuras. Vejamos quantas vezes
um sextocabe em
dois terçosAs figuras mostram que
um sextocabe 4 vezes em
dois terçosou seja,
dois terços dividido por um sexto igual à quatroObtemos esse quociente multiplicando
dois terçospelo inverso de
um sexto:
Agora, vamos dividir
três meiospor
três quartosisto é, vamos calcular quantas vezes
três quartoscabem em
três meiosAs figuras mostram que
3 quartoscabem 2 vezes em
3 meiosou seja,
três meios dividido por três quarto igual à doisMultiplicando
três meiospelo inverso de
três quartosobtemos
três meios dividido por três quartos igual a três meios vezes quatro terços igual a doze sextos igual a 2.O quociente de um número escrito na fórma de fração por outro diferente de zero é obtido multiplicando-se o primeiro pelo inverso do segundo.
Observe mais alguns exemplos.
a)
Quatro terços dividido por dois sobre um igual a quatro terços vezes um meio igual a quatro sextos igual a dois terçosb)
três quartos dividido por dois quintos igual a três quartos vezes cinco meios igual a quinze oitavos.c)
Um inteiro e dois terços dividido por cinco terços igual a cinco terços vezes três quintos igual a 1EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
41 Efetue as divisões indicadas, simplificando quando possível.
a)
Divisão de frações. Cinco oitavos dividido por sete sextos
b)
Divisão de frações. Nove quintos dividido por três meios
c)
Divisão de frações. Um oitavo dividido por um meio
d)
Divisão de frações. 3 inteiros e um meio dividido por 7
e)
Divisão de frações. 2 dividido por 3 inteiros e um meio
f)
zero dividido por três inteiros e um nono
42 Para fazer um trabalho, dividiu-se um fio de cobre em 3 partes iguais. Cada uma dessas partes foi dividida ao meio e, depois, cada uma dessas partes foi dividida em 4 partes iguais. Qual é a fração do fio que cada uma das partes menores representa?
43 Qual é o número que multiplicado por
Sete terçosdá
Dois quintos44 Osvaldo resolveu repartir um sítio. Ele ficou com
Um terçodas terras e dividiu igualmente a outra parte entre seus quatro filhos. Represente com uma fração a parte do sítio que cada filho de Osvaldo recebeu.
45 Para comprar um tablet, dei de entrada
Dois quintosdo valor e dividi o restante em 6 prestações iguais. Represente com uma fração a parte do valor do tablet que deverei pagar em cada prestação.
46 No preparo de um creme de baunilha para 4 pessoas, são necessários os seguintes ingredientes:
•
Três quartosde litro de leite;
• 2 colheres de sopa de açúcar;
•
Três meioscolheres de sopa de amido de milho;
• 2 gemas;
•
Um terçode colher de sopa de baunilha.
Faça a adaptação dessa receita para duas pessoas e indique a quantidade calculada no caderno.
47
Para calcular mentalmente
dois vezes três quartose
dois dividido por um quartoTom imagina “saltos” em uma reta numérica.
• Para calcular
dois vezes três quartos• Para
dois dividido por um quartoCalcule mentalmente as operações.
a)
três vezes dois quintos
b)
dois vezes dois sétimos
c)
cinco vezes um oitavo
d)
três dividido por um quinto
e)
dois dividido por um terço
f)
dois terços dividido por quatro
48
Hora de criar – Elabore um problema considerando a compra parcelada de um videogame. Você pode dar o valor total e perguntar quanto é uma fração desse valor, por exemplo. Troque o problema com um colega e, depois, destroquem para corrigi-los.
5. Potenciação
Já aprendemos a calcular potências de números naturais. Agora, vamos calcular potências de números racionais escritos na fórma de fração.
Acompanhe a experiência a seguir.
• Dobramos uma folha de papel sulfite, como mostra a sequência de figuras. Desdobramos e pintamos de amarelo a metade da folha
Abre parênteses, um meio, fecha parênteses.• Dobramos novamente e, sobre a 1ª dobra, dobramos outra vez, na metade do maior comprimento. Desdobramos toda a folha e hachuramos de verde metade da metade da folha.
• Dobramos tudo novamente e, sobre a 2ª dobra, dobramos outra vez, na metade. Desdobramos e hachuramos de vermelho a metade da metade da metade da folha.
Sabemos que:
•
um meio de um meioda folha é
Abre parênteses, um meio vezes um meio fecha parênteses.da folha, que corresponde a
Um quartoda folha (hachurado de verde).
•
um meio de um meio de um meioda folha é
Abre parênteses, um meio vezes um meio vezes um meio fecha parênteses.da folha, que corresponde a
Um oitavoda folha (hachurado de vermelho).
Quando dobramos a folha 5 vezes, a parte pintada de roxo é
Abre parênteses, um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio fecha parêntesesda folha, que corresponde a
Um trinta e dois avos.da folha.
Podemos abreviar a escrita dessas multiplicações indicando o número de fatores por meio de um expoente (de modo semelhante ao que estudamos com números naturais).
Ao efetuar uma multiplicação de fatores iguais, estamos realizando uma potenciação.
Na prática, para obter o resultado de
Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quintaelevamos os dois termos da fração ao expoente 5.
=
um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio igual a um trinta e dois avosObserve outros exemplos.
a)
Abre parênteses, dois terços fecha parênteses elevado a quarta igual a dois terços vezes dois terços vezes dois terços vezes dois terços=
fração com numerador: 2 vezes 2 vezes 2 vezes 2 e denominador: 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 igual a 2 elevado a quarta sobre 3 elevado a quarta igual a dezesseis oitenta e um avos.b)
Abre parênteses, quatro quintos fecha parênteses elevado ao cubo igual a quatro elevado ao cubo sobre cinco elevado ao cubo igual a sessenta e quatro cento e vinte e cinco avos.Observação
▶ As definições adotadas para as potências de números naturais com expoente 1 e expoente 0 são válidas também para os números racionais representados na fórma de fração, ou seja:
• toda potência de expoente 1 é igual à própria base;
• toda potência de expoente 0 e base diferente de 0 é igual a 1.
Exemplos:
a)
Abre parênteses, dois nonos fecha fecha parênteses elevado a um igual a dois nonosb)
Abre parênteses três sétimos fecha fecha parênteses elevado 1 igual a três sétimos.c)
Abre parênteses, dois nonos fecha fecha parênteses elevado 0 igual a umd)
Abre parênteses, três sétimos fecha parênteses elevado 0 igual a 1EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
49 Calcule no caderno.
a)
Abre parênteses, cinco terços fecha parênteses elevado ao quadrado
b)
Abre parênteses, sete quintos fecha parênteses elevado ao cubo
c)
Abre parênteses, um quinto fecha parênteses elevado ao quadrado.
d)
Abre parênteses, três quartos fecha parênteses elevado ao cubo
e)
Abre parênteses, cinco meios, fecha parênteses elevado a zero
f)
Abre parênteses, 3 inteiros e um meio fecha parênteses elevado a 150 Escreva os números racionais como potência de número na fórma de fração.
a)
quatro nonos
b)
um, vinte cinco avos
c)
Vinte e cinco trinta e seis avos
d)
Quarenta e nove centésimos
e)
Oitenta e um dezesseis avosf)
Sessenta e quatro cento e vinte e um avos
Pense mais um pouco...
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Efetue os cálculos indicados e classifique cada sentença em verdadeira ou falsa.
a)
Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três igual a, abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a dois vezes, abre parênteses, um meio, fecha parênteses, elevado a dois vezes abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois igual a=
um quarto vezes um quarto vezes um quarto vezes um quarto igual a um sessenta e quatro avos.
b)
Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três, fecha colchetes elevado a dois igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três vezes abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três igual a um oitavo vezes um oitavo igual a um sessenta e quatro avos.
c)
Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três, fecha colchetes elevado a dois igual a abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três.
d)
abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois mais abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois mais três.
e)
Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois vezes 3.
6. Expressões numéricas
Acompanhe a situação a seguir.
Márcia é costureira e fará 3 vestidos iguais para uma apresentação.
Em cada traje, Márcia utiliza
Um quartode um corte de seda para fazer a saia e
Um oitavode um corte de veludo para fazer o corpete. Esses cortes têm todos o mesmo comprimento e o mesmo preço. Para saber quantos cortes de tecido vai usar para fazer os 3 trajes, Márcia escreveu:
quantos cortes vou gastar
três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parêntesescortes
Observe quantos cortes Márcia vai gastar.
=
três vezes abre parênteses dois oitavos mais um oitavo fecha parênteses.=
três vezes três oitavos igual a nove oitavos igual a um inteiro e um oitavoOu seja, 1 corte e mais
um oitavode corte entre veludo e seda.
A expressão
três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parêntesesserve para descrever a quantidade de cortes, entre os de veludo e os de seda, que Márcia utilizará em seu trabalho. Cada termo dessa expressão tem um significado. Acompanhe.
Já vimos que as operações em uma expressão numérica são resolvidas na seguinte ordem:
• as potenciações e as radiciações na ordem em que aparecem;
• as multiplicações e as divisões na ordem em que aparecem;
• as adições e as subtrações, também na ordem em que aparecem.
Quando a expressão numérica tiver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves), eles devem ser eliminados na seguinte ordem: resolvem-se primeiro as operações entre parênteses, depois as operações entre colchetes e, finalmente, as operações entre chaves.
Acompanhe o cálculo de algumas expressões.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
faça as atividades no caderno
51 Calcule o valor de cada expressão.
a)
Expressão: abre parênteses 2 menos um meio fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes abre parênteses 1 menos dois quintos, fecha parênteses
b)
Expressão: abre parênteses três quartos mais um meio fecha parênteses dividido por abre parênteses 1 inteiro e 1 meio menos três quartos fecha parênteses.
c)
abre parênteses 1 mais três sétimos, fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes 49 oitenta avos
d)
Abre colchetes, abre parênteses dois quintos mais um meio fecha parênteses vezes dois nonos, mais abre parênteses um terço fecha parênteses elevado ao quadrado, fecha colchetes dividido por sete quintos
52 Escreva uma expressão numérica que represente o número de litros procurado na situação a seguir.
Quantos litros de laranjada posso obter se despejar 3 copos cheios de suco de laranja, com
um quartode litro de cada copo, em uma jarra que já contém
um meiolitro de água?
53 Determine o valor de A no esquema.
54 Determine quanto vale x em cada caso.
a)
Abre parênteses um sexto fecha parênteses, elevado a x igual a um sexto.
b)
Abre parênteses três sobre x, fecha parênteses, elevado ao cubo igual a vinte e sete duzentos e dezesseis avos.
c)
Abre parênteses sete quintos fecha parênteses, elevado a x igual a 1
d)
Abre parênteses x sobre 5 fecha parênteses, elevado a quadrado igual a nove vinte e cinco avos.
55 A professora de Matemática distribuiu a cada estudante de sua classe uma ficha contendo uma expressão ou um problema com números racionais representados na fórma de fração. Depois de resolver a questão, cada estudante deveria procurar seu par, ou seja, encontrar um colega que tivesse uma resposta idêntica à dele.
Observe a seguir alguns modelos de ficha que a professora distribuiu. Resolva as questões e descubra quais fichas poderiam formar pares.
56
Hora de criar ‒ Desenvolva um problema semelhante ao exercício 53, com 4 operações, e troque com um colega. Depois, destroquem para corrigi-los.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Calculando probabilidades
Gabriela colocou em uma caixa toda a sua coleção com 100 bolinhas pula-pula de borracha: 30 amarelas, 25 azuis e 45 vermelhas.
Ela vai retirar dessa caixa uma única bolinha por vez, sem olhar as que estão dentro da caixa.
Sabendo que todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas, qual cor tem maior probabilidade de sair na primeira retirada: amarela, azul ou vermelha?
Observe como podemos proceder para responder a essa questão.
Se a caixa contém 100 bolinhas, então há 100 possibilidades de uma bolinha de qualquer cor sair na primeira retirada.
Desse modo, dizemos que a probabilidade de cada bolinha ser retirada é de 1 em 100, ou seja, de
um centésimoou de 1%. Assim, todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas.
• Como há 30 bolinhas amarelas entre as 100 na caixa, a probabilidade de sair uma amarela é de
trinta centésimoou de 30%.
• Como há 25 bolinhas azuis entre as 100 na caixa, a probabilidade de sair uma azul é de
vinte e cinco centésimoou de 25%.
• Da mesma maneira, a probabilidade de sair uma bolinha vermelha é de
quarenta e cinco centésimoou de 45%, pois há 45 bolinhas vermelhas entre as 100 na caixa.
Desse modo, dizemos que há maior probabilidade de sair uma bolinha vermelha do que uma amarela, uma vez que
quarenta e cinco centésimo maior que trinta centésimoA probabilidade geralmente é indicada por uma fração irredutível ou por um número na fórma percentual.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Com base nos dados apresentados sobre a retirada de bolinhas, responda: a bolinha de qual cor tem menor probabilidade de ser sorteada: azul ou amarela? Por quê? Represente isso na fórma de fração e na fórma percentual.
2 A direção da escola Felicidade vai sortear um estudante entre os cem que têm as melhores avaliações em História para representar a escola em um evento estadual. Sabendo que Hugo é um desses estudantes e que todos os outros têm a mesma probabilidade de serem sorteados, qual é a probabilidade de ele ser o escolhido?
3 Em uma caixa há três bolas brancas e duas bolas verdes. Qual é a probabilidade de tirarmos, sem olhar, uma bola verde dessa caixa?
Exercícios Complementares
faça as atividades no caderno
1 Efetue as expressões, simplificando o resultado quando possível.
a)
Adição de frações. Sete meios mais um meio
b)
três quintos mais seis quintos mais dezesseis quintos
c)
Adição de frações. cinco terços mais dois quintos mais três quintos
d)
Adição de frações. dois terços mais 3 mais um quarto
e)
Subtração de frações. cinco terços menos um terço
f)
Subtração de frações. dezoito quintos menos três quintos
g)
Subtração de frações. dois quintos menos um sétimo
h)
Subtração de frações. doze menos cinco nonos2 Efetue as expressões indicadas, simplificando o resultado quando possível.
a)
2 vezes três quartos vezes um meio
b)
cinco sétimos vezes quatro vezes sete quintos
c)
dois terços vezes seis quintos vezes trinta e cinco oitavos vezes dois sétimos
d)
1 inteiro e um quarto vezes três quintos
e)
Dois quintos dividido por quatro terços
f)
Dois nonos dividido por seis quintos
g)
cinco dividido por quatro
h)
1 inteiro e um meio dividido por dois terços
3 Cássio iniciou uma viagem com o tanque do carro cheio. Na 1ª parada, havia gastado
Um quartodo combustível. Ao parar pela segunda vez, verificou que, entre a 1ª e a 2ª parada, o carro havia gastado metade do combustível que tinha sobrado na 1ª parada. Colocou, então, 30 litros de combustível, e o tanque ficou cheio novamente.
a) Qual é a fração que corresponde à quantidade de litros que restou no tanque na 1ª parada? Represente por meio de um desenho.
b) Qual fração corresponde ao combustível gasto no percurso da 1ª até a 2ª parada? Represente por meio de um desenho.
c) Qual fração corresponde ao combustível gasto da saída até a 2ª parada? Represente por meio de um desenho.
d) Qual fração corresponde ao combustível que havia no tanque na 2ª parada?
e) Quantos litros cabem no tanque do carro de Cássio?
4 Determine:
a)
um terçodo inverso de 7;
b)
um meiodo inverso de
um meio
c) o inverso de
3 inteiros e um sétimo
5 (Unifor-) Se o triplo de um número é Ceará
Dezoito quintosentão:
a) sua terça parte é
Um quintob) sua metade é
Dois quintosc) seu dobro é
Doze quintosd) seu quádruplo é 4.
e) seu quíntuplo é 18.
6 A figura a seguir nos mostra a divisão de
três quartospor 2. Qual é o resultado dessa divisão?
7
Calcule mentalmente.
a)
Um meio dividido por 2
b)
2 dividido por um meio
c)
4 dividido por um terço
d)
Um terço dividido por 4
8 Uma merendeira serviu 18 litros de suco aos estudantes da escola. Cada estudante recebeu
Um quintode litro. Quantos estudantes foram servidos?
9 A capacidade do tanque do meu carro é de 50 litros. O combustível que uso é composto de
Quatro quintosde gasolina e
Um quintode álcool. Vou abastecer o carro com 30 litros de combustível. Quantos litros de gasolina colocarei?
10 Quanto é preciso somar a
Abre parênteses um meio, fecha parênteses elevado ao quadrado mais abre parênteses um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado.para obter
Abre parênteses um meio mais um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado.
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Seja
A igual à um quinto e B igaul à quatro sétimosApós efetuadas as operações indicadas em cada alternativa a seguir, em qual caso o resultado obtido será o de maior valor?
a) a ⋅ B
b)
A sobre Bc)
B sobre Ad) a + B
2 Fabrício está treinando para uma competição de triathlon, na qual, em um mesmo dia de prova, precisa nadar 4 , pedalar 180 quilômetros quilômetros e correr 42 . Qual é a fração irredutível que representa, respectivamente, a distância percorrida na natação, no ciclismo e na corrida, em relação ao percurso total a ser percorrido na prova? quilômetros
a)
dois cento e oitenta avos, noventa cento e oitenta avos, vinte e um cento e oitenta avosb)
dois cento e treze avos, noventa cento e treze avos, vinte e um cento e treze avosc)
quatro duzentos vinte e seis avos, cento e oitenta duzentos e vinte e seis avos, quarenta e dois duzentos e vinte e seis avosd)
quatro trezentos e sessenta avos, cento e oitenta trezentos e sessenta avos, quarenta e dois duzentos e sessenta avos3 Em um campeonato de rendebol o time da turma a foi responsável por
Dois sextosdos gols do campeonato. Sabendo que os demais times, juntos, fizeram 60 gols, quantos gols fez a turma a?
a) 20
b) 30
c) 40
d) 50
4 Qual é a metade de
Um décimo?
a)
Dois décimosb)
Um vinte avosc)
Dois vinte avosd)
Um quinto5 Em uma loja de roupas trabalham 4 vendedores. Em determinado mês, o primeiro realizou
Um quartode todas as vendas, o segundo
Um quintode todas as vendas e o terceiro
Um terçode todas as vendas. Que fração de todas as vendas o quarto vendedor realizou nesse mês?
a)
treze, sessenta avosb)
vinte e cinco, sessente avosc)
seis, doze avosd)
cinco, doze avos6 Qual é o resultado de
três quartos mais um sexto vezes dois terços?
a)
trinta e cinco, quarenta avosb)
cinco, dezoito avosc)
onze, dezoito avosd)
trinta e um, trinta e seis avos7 Uma barra de chocolate é dividia em 3 fileiras de oito quadradinhos. Quantos quadradinhos preciso comer para consumir
cinco sextosda barra?
a) 15
b) 18
c) 20
d) 21
8 Qual é o inverso de 7?
a)
Sete sobre umb)
Um sétimoc)
Dois catorze avosd) 7 não possui inverso.
9 Que fração devemos somar a
Um quintopara obter
Um terçocomo resultado?
a)
Um meiob)
Dois décimosc)
Dois quinze avosd)
três doze avosOrganizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.
a) Explique os passos que você seguiria para calcular a adição de dois números racionais escritos na fórma de fração que tenham denominadores diferentes.
b) Porque ao adicionarmos duas ou mais frações, não podemos adicionar os denominadores?
c) Explique os passos que você seguiria para calcular a multiplição entre dois números racionais escritos na fórma de fração.
d) Por que invertemos a segunda fração ao dividir duas frações?
e) Qual resultado é maior: elevar uma fração ao quadrado ou elevar a mesma fração ao cubo? Justifique sua resposta.