CAPÍTULO 9 Números racionais na fórma decimal e operações
Fonte: 100 ANOS lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação. a bê i, [ sem local], 2016. Disponível em: https://oeds.link/z83yRs. Acesso em: 27 janeiro 2022.
Observe, leia e responda no caderno.
1. Converse com um colega sobre os significados das frases:
a) Quem canta, seus males espanta.
b) Quem canta seus males, espanta.
2. Na sua opinião, a vírgula pode mudar um ponto de vista?
3. Ainda com um colega, digam qual das igualdades vocês julgam ser falsa.
a) 3,1415 = 3,14150
b) 7,777 = 77,77
c) 8,2 milhões = ..8200000
Tão sutil, a vírgula, sinal gráfico de pontuação também usado na linguagem numérica, nem sempre tem a sua importância reconhecida.
1. Números com vírgula
Neste capítulo, continuaremos estudando os números racionais, mas agora representados com vírgula.
Você certamente já deve ter notado como os números escritos com vírgula são comuns no dia a dia. Observe o exemplo no infográfico sobre a quantidade de alimentos descartados no lixo.
Acompanhe outros exemplos em que usamos números escritos com vírgula.
• A esqueitista Rayssa Leal, apelidada de Fadinha, atingiu 14,64 pontos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e conquistou a medalha de prata aos 13 anos!
• O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de água de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Em 16 de dezembro de 2021 o Sistema Cantareira atingiu o menor nível desde 2016, 24,30% de sua capacidade. Em razão das chuvas intensas, o sistema finalizou o mês de janeiro de 2022 com nível de 33,59% de capacidade útil.
•
Você já escreveu algum número com vírgula para representar alguma medida ou valor monetário?
Os números 20,7; 14,64; 24,30; 33,59 são exemplos de números racionais escritos na fórma decimal.
2. As frações decimais e a representação na fórma decimal
Observe a figura.
Note que:
• a parte pintada de laranja representa
1 sobre 10(1 décimo) dessa figura;
• a parte pintada de verde representa
1 sobre 100(1 centésimo) dessa figura;
• a parte pintada de azul representa
1 sobre 1000(1 milésimo) dessa figura.
Em cada uma dessas frações, o denominador é uma potência de 10:
Toda fração cujo denominador é uma potência de 10 é chamada de fração decimal.
Na figura, ainda podemos observar que:
• 10 partes lilases formam 1 inteiro; então:
10 vezes um décimo é igual a 1.(10 décimos = 1 inteiro);
• 10 partes verdes formam uma parte lilás; então:
10 vezes um centésimo igual a um décimo.(10 centésimos = 1 décimo);
• 10 partes azuis formam uma parte verde; então:
10 vezes 1 milésimo é igual a um centésimo.(10 milésimos = 1 centésimo).
Esses números, representados por frações decimais, podem ser escritos na fórma decimal:
•
1 sobre 10pode ser representado por 0,1 (lemos: “um décimo”);
•
1 sobre 100pode ser representado por 0,01 (lemos: “um centésimo”);
•
1 sobre 1000pode ser representado por 0,001 (lemos: “um milésimo”);
•
um sobre dez milpode ser representado por 0,0001 (lemos: “um décimo de milésimo”);
e assim por diante.
Assim como fazemos com os números naturais, podemos dispor esses números em um quadro de ordens. Observe.
Parte inteira |
Parte decimal |
|||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
... |
Unidade de milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
Décimo |
Centésimo |
Milésimo |
Décimo de milésimo |
... |
|
1 |
0 |
0 |
0 |
|||||||
1 |
0 |
0 |
||||||||
1 |
0 |
|||||||||
1 |
||||||||||
0 |
, |
1 |
||||||||
0 |
, |
0 |
1 |
|||||||
0 |
, |
0 |
0 |
1 |
||||||
0 |
, |
0 |
0 |
0 |
1 |
Para separar a parte inteira da parte decimal, usamos a vírgula.
Nesse quadro, a relação entre as ordens estudadas para os números naturais continua valendo: 10 unidades de uma ordem formam uma unidade de ordem imediatamente superior.
• 10 ⋅ uma centena = 1 milhar
• 10 ⋅ uma dezena = uma centena
• 10 ⋅ uma unidade = uma dezena
• 10 ⋅ 1 décimo = uma unidade
• 10 ⋅ 1 centésimo = 1 décimo
• 10 ⋅ 1 milésimo = 1 centésimo
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Copie apenas as frações decimais.
a)
2 terços.b)
35 sobre 10c)
8 centésimos.d)
3 milésimose)
18 décimos de milésimosf)
mil terçosg)
100 nonos.h)
dez mil sobre dezoitoi)
104 milésimos2 Represente com uma fração decimal a parte pintada de azul da figura.
3 Represente
Um sobre 1.000.000na forma decimal.
3. Números na fórma decimal
Já estudamos que:
1 centésimo é igual a 0,01
1 milésimo é igual a 0,001
Observemos outros exemplos.
a) Denominador 10
•
2 décimos é igual a 0,2.
•
8 décimos é igual a 0,8.•
32 décimos=
30 décimos mais 2 décimos=
3 inteiros mais 2 décimos.= 3,2
Podemos representar graficamente esses números pela parte pintada de uma região retangular.
Considerando
como 1 inteiro, temos:
b) Denominador 100
•
35 centésimos é igual a 0,35.•
145 centésimos igual a 100 centésimos mais 45 centésimos= 1 + 0,45 = 1,45
Agora, para representar graficamente esses números, consideramos uma região quadrada como 1 inteiro:
c) Denominador .1000
•
451 milésimos é igual a 0,451.
•
1934 milésimos é igual a 1000 milésimo mais 934 milésimos= 1 + 0,934 = 1,934
Observe uma representação gráfica desses números, considerando um cubo como 1 inteiro:
Como se leem os números escritos na fórma decimal
Observe alguns exemplos.
a) 2,3
dois inteiros e três décimos
b) 3,20
três inteiros e vinte centésimos
c) 20,001
vinte inteiros e um milésimo
d) 1,003
um inteiro e três milésimos
Quando a parte inteira é zero, podemos ler apenas a parte decimal. Observe.
a) 0,5
cinco décimos
b) 0,15
quinze centésimos
c) 0,008
oito milésimos
d) 0,621
seiscentos e vinte e um milésimos
Em várias situações, como a apresentada na ilustração, não lemos os números na fórma decimal ressaltando suas ordens, mas simplesmente informamos onde fica a vírgula.
Observe.
a) 3,2
três vírgula dois
b) 0,35
zero vírgula trinta e cinco
c) 1,032
um vírgula zero trinta e dois
Em geral, esse tipo de leitura é utilizado na linguagem oral e nos meios de comunicação.
Observação
▶ Como
0,5 é igual a 5 sobre 10 que é igual a um sobre dois(um meio), é comum lermos 0,5 (cinco décimos) como meio. Dessa , fórma também lemos 1,5 como um e meio, 2,5 como dois e meio, e assim por diante.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
4 Registre, na fórma decimal, o número que representa a parte colorida de laranja em cada uma das figuras.
a)
b)
5 Imagine uma barra de chocolate dividida em 10 partes iguais. Registre, na fórma decimal, o número que corresponde a 3 das 10 partes dessa barra.
6 Considerando a figura 1 como 1 inteiro, escreva, na forma decimal, o número que representa a parte pintada de azul do grupo de figuras a seguir.
7 Qual é o valor numérico que representa as pilhas de moedas de cada item?
a)
b)
8 Responda às questões, considerando a malha como 1 inteiro.
a) Quantos quadradinhos há nessa malha?
b) Que número, na fórma decimal, corresponde à parte pintada de azul?
c) E à parte não pintada de azul?
9 Registre cada fração na fórma decimal.
a)
7 décimos.
b)
3 décimos.
c)
18 centésimos
d)
4 centésimos.
e)
13 milésimos.
f)
325 milésimos.10 Escreva como lemos cada número e represente-o por uma fração decimal.
a) 30,06
b) 3,006
c) 0,036
d) 0,306
e) 300,6
f) 0,36
11 Escreva como lemos os números destacados nas informações.
a)
b)
12 Escreva cada um dos números utilizando algarismos.
a) Dez vírgula quarenta e cinco.
b) Setenta e cinco centésimos.
c) Dois inteiros e vinte e cinco milésimos.
d) Setenta e dois décimos de milésimos.
13
Hora de criar – Pesquise um texto que tenha números racionais e troque-o com o de um colega. Escrevam como se leem os números que estiverem na fórma de fração ou decimal. Escrevam na fórma de fração ou na fórma decimal os que estiverem por extenso. Depois, destroquem os textos para corrigi-los.
Pense mais um pouco...
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Junte-se a um colega para fazer estas atividades.
(Nas calculadoras, a vírgula é indicada por um ponto.)
1 Em uma calculadora, foram digitados os números:
•
•
•
•
Escrevam como lemos cada um desses números.
2
Registrem as teclas a serem digitadas em uma calculadora para que apareça no visor cada número a seguir.
a) cem inteiros e quatro centésimos
b) vinte e um milésimos
c) cento e um centésimos
d) dois mil e três milésimos
3
Lembrando que uma das ideias de fração é representar o quociente entre o numerador e o denominador, façam o que se pede.
a) Usem a tecla
de uma calculadora e obtenham a fórma decimal de:
5 sobre 10,
5 sobre 100,
23 sobre 100,
4 sobre 1000,
48 sobre 10,
607 sobre 10000,
2901 sobre 1000,
5 sobre um milhão,
23 sobre 10,
23 sobre dez milb) Comparem a quantidade de zeros dos denominadores das frações decimais do item a com a quantidade de casas decimais dos resultados escritos na fórma decimal. Em seguida, descrevam um procedimento prático para representar uma fração decimal como um número na fórma decimal.
4 Agora, sem usar a calculadora e sem efetuar a divisão ou a multiplicação, façam o que se pede.
a) Escrevam cada fração na fórma decimal.
127 décimos123 centésimos
254 milésimos
3254 milésimos
2045 centésimos
814 décimos de milésimos
b) Representem na fórma de fração decimal.
0,5 0,035 4,45 0,04 13,2 0,5424
4. Representações decimais equivalentes
Na figura 1, o interior do quadrado foi dividido em 10 partes iguais. A parte pintada de azul pode ser representada por
Seis décimosou 0,6.
Na figura 2, o interior do quadrado foi dividido em 100 partes iguais. A parte pintada de azul pode ser representada por
60 centésimosou 0,60.
As frações
6 décimos e 60 centésimossão equivalentes, pois correspondem à mesma parte do inteiro.
Da mesma maneira, os registros 0,6 e 0,60 são equivalentes.
Quando dividimos cada quadradinho da figura 2 em 10 pedacinhos iguais, encontramos outra fração decimal, ou o número 0,600, correspondente à mesma parte pintada de azul.
Continuando com esse processo, encontramos:
• frações decimais equivalentes:
=
60 centésimos=
600 milésimos=
6.000 décimos de milésimos= ponto ponto ponto
• representações decimais equivalentes:
0,6 = 0,60 = 0,600 = 0,6000 = reticências
Os zeros colocados à direita de 0,6 não alteraram o número. De modo geral, um número não se altera quando, em sua representação decimal, acrescentam-se ou suprimem-se um ou mais zeros à direita de sua parte decimal.
Observe outros exemplos.
a) 0,5 = 0,50 = 0,500, pois:
5 décimos=
50 centésimos=
500 milésimosb) 2,8 = 2,80 = 2,800, pois:
28 décimos=
280 centésimos=
2800 milésimosc) 0,6300 = 0,630 = 0,63, pois:
6300 décimos de milésimos=
630 milésimos=
63 centésimosEXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
14 Verifique em cada caso quais são as representações decimais equivalentes.
a) 4,2; 4,02; 4,20
b) 6,12; 6,120; 6,012
c) 2,03; 2,030; 2,003
15 Observe os rótulos dos dois garrafões cheios de água.
É correto afirmar que a quantidade de água é a mesma nos dois garrafões? Justifique sua resposta.
16 O quadro contém a medida da altura, em metro, de algumas pessoas.
Nome |
Daniel |
Laura |
Marcos |
Carlos |
Luana |
---|---|---|---|---|---|
Medida da altura |
1,80 |
1,08 |
1,8 |
1,080 |
1,008 |
Quais dessas pessoas têm a mesma medida de altura?
5. Comparação de números racionais na fórma decimal
Uma vantagem dos números racionais representados na fórma decimal sobre os representados na fórma de fração é a facilidade com que podemos comparar esses números.
Dados dois números na fórma decimal, será maior aquele que tiver a maior parte inteira; será menor o que tiver a menor parte inteira.
Observe os exemplos.
a)
b)
Se dois números tiverem a mesma parte inteira, para saber qual deles é maior, devemos observar as casas decimais.
Acompanhe um exemplo.
Vamos considerar os retângulos, de medidas iguais, representados a seguir. As regiões interiores estão divididas em 10 partes iguais.
As figuras mostram que 0,6 > 0,2.
Sempre que as partes inteiras forem iguais, devemos comparar as partes decimais.
Observe alguns exemplos.
a) 3,5 > 3,4, pois: 5 décimos > 4 décimos
b) 2,54 > 2,51, pois: 54 centésimos > 51 centésimos
c) 45,764 > 45,762, pois: 764 milésimos > 762 milésimos
d)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
17 A caçamba do caminhão a leva em torno de sete vírgula duas toneladas, e a caçamba do caminhão B leva 7,5 toneladas. Em qual dos dois caminhões a medida da massa transportada pode ser maior ?
18 Quem tem maior medida de massa: Maria, que tem 58,6 quilogramas, ou Isabela, que tem 58,570 quilogramas?
19 Escreva todos os números naturais compreendidos entre 12,3 e 17,1.
20 Qual é o menor número natural maior que 97,25? E o maior número natural menor que 0,01?
21 Os dois recipientes ilustrados estão com a medida de capacidade indicada.
Qual dessas embalagens é mais vantajosa para o comprador, sabendo que elas estão sendo vendidas pelo mesmo preço? Por quê?
22 (Saresp) Das comparações a seguir, qual é a verdadeira?
a)
0,4 é maior que 4 décimos.b)
1 é menor que um meio.c) 0,40 < 0,31
d) 2 > 1,9
23
Mário digitou em sua calculadora:
e Maísa apertou a sequência de teclas:
a) Que número apareceu no visor de cada um?
b) Entre esses números, qual é o maior ?
24
Hora de criar – Pesquise preços diferentes de um mesmo produto, com as mesmas condições (qualidade, quantidade, validade etcétera), expressos com números racionais na fórma decimal. Elabore um problema em que haja a comparação desses preços. Troque-o com o de um colega. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
6. Reta numérica
Observe como procedemos para representar
1 sobre 2na reta numérica.
Como
1 sobre 2é maior que zero e menor que 1, dizemos que ele está entre 0 e 1. Para localizar o ponto que o representa na reta numérica, marcamos sobre ela os pontos óh e a, correspondentes aos números naturais 0 e 1, respectivamente. Em seguida, dividimos o segmento de reta
O Aem duas partes iguais, determinando o ponto M, que representa o número
1 sobre 2De modo análogo, podemos representar os números
Um quarto, um terço e dois terçosPara obter o ponto N, correspondente a
1 quarto.dividimos o segmento
O Aem quatro partes iguais e, a partir de óh, tomamos uma parte. Se quisermos, podemos utilizar a reta anterior, em que já determinamos o ponto M, e dividimos o segmento
O Mem duas partes iguais. Para obter os pontos P e Q, correspondentes a
Um terço e dois terços, respectivamente, dividimos o segmento
O Aem três partes iguais e, a partir de óh, tomamos uma parte para
Um terçoe duas partes para
Dois terçosTambém podemos representar números racionais que estão na fórma decimal na reta numérica. Por exemplo, vamos determinar os pontos R e S, correspondentes a 0,3 e 2,6, respectivamente. Como 0,3 está entre 0 e 1 e 2,6 está entre 2 e 3, marcamos sobre a reta os pontos óh, a, B e C correspondentes aos números naturais 0, 1, 2 e 3, respectivamente. Dividimos o segmento
O Aem dez partes iguais. Cada uma dessas partes corresponde a 0,1. Assim, para representar o número 0,3, tomamos três dessas partes a partir do zero.
Para obter a representação de 2,6, dividimos o segmento
B Cem dez partes iguais e, a partir de 2, tomamos seis dessas partes.
Agora, observe a representação dos números 5,2; 5,34; 5,56 e 5,8. Note que todos estão entre 5 e 6. Como precisamos representar centésimos, dividimos o intervalo entre 5 e 6 em cem partes iguais, e cada uma corresponde a 0,01.
•
Se tivesse que representar o número 5,716, em uma reta numérica, entre os números 5,7 e 5,8, explique como faria essa representação.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
25 Determine o número correspondente a cada um dos pontos indicados nas retas numéricas.
a)
b)
26 Estime o número correspondente a cada um dos pontos indicados na reta numérica.
27 Observe a sua régua de traçar segmentos de reta. Ela lembra uma reta numerada. A régua é graduada em centímetros (indicados pelos números) e em milímetros. Por exemplo, entre os números 11 e 16, pode-se ler as medidas 12, 13, 14 e 15 centímetros. Entre os números 13 e 14, pode-se ler as medidas 13,1; 13,2; 13,3; reticências 13,9 centímetros.
Usando uma régua, dê as medidas em centímetro:
a) de seu palmo;
b) do comprimento da sua caneta;
c) da largura e da espessura do seu caderno.
7. Adição e subtração
O problema a seguir foi proposto a Ana, Luiz e Carlos.
Acompanhe a resolução de cada um.
• Ana
• Luiz
• Carlos
•
Você faria esse cálculo de modo diferente? Explique como faria.
Analise outros exemplos de adição com números na fórma decimal.
a) 3,28 + 2,1 + 0,023
b) 5 + 0,5 + 24,365
c) 0,04 + 7
Observe agora algumas subtrações.
a) 12,5 ‒ 4,825
b) 4 ‒ 2,351
c) 8,4215 ‒ 3
Efetuar operações com números na fórma decimal nos auxilia a resolver problemas que enfrentamos no dia a dia.
A situação a seguir é um exemplo.
Por meio de uma expressão numérica, é possível representar com quantos reais Marcos ficou após ganhar o troco da mãe.
Sabemos que os parênteses indicam a operação a ser feita em primeiro lugar.
Então, calculamos o valor dessa expressão da seguinte maneira:
Cálculos
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
28 (Saresp) A temperatura normal de Carlos é 37 graus. Ele ficou com gripe e observou que estava com 37,8 graus de temperatura. Tomando um analgésico, sua temperatura baixou 0,5 grau, chegando ao valor de:
a) 37,3 graus.
b) 37,4 graus.
c) 37,5 graus.
d) 37,6 graus.
29 Determine as diferenças.
a) 0,4 ‒ 0,325
b) 1 ‒ 0,275
c) 5,6 ‒ 4
d) 12,36 ‒ 8,634
30 Calcule:
a) 0,075 + 0,325
b) 0,725 + 0,275
c) 1,6 + 4
d) 3,726 + 8,634
e) 0,4 ‒ 0,075
f) 1 ‒ 0,725
g) 5,6 ‒ 1,6
h) 12,36 ‒ 3,726
31 Compare os quatro primeiros itens do exercício 30 com os quatro itens do 29. Depois, considere os quatro últimos itens do exercício 30 para escrever uma conclusão sobre as suas observações.
32 Ganhei da minha avó R$ 100,00cem reais na sexta‑feira. No sábado, comprei uma camiseta de R$ 37,50trinta e sete reais e cinquenta centavos e uma bermuda de R$ 36,25trinta e seis reais e vinte e cinco centavos. Além disso, tomei um lanche de R$ 7,75sete reais e setenta e cinco centavos.
a) Quanto sobrou da quantia que ganhei?
b) Como seria uma expressão numérica que representasse essa situação?
33 Verifique se as somas em cada linha, cada coluna e cada diagonal são iguais.
34 Ana comprou o conjunto de malas do anúncio. Quanto ela pagou?
35 Entre as expressões, qual tem o maior valor? E o menor?
a) 2,4 ‒ (1,3 + 0,2)
b) 2,4 ‒ 1,3 + 0,2
c) 2,4 + (1,3 ‒ 0,2)
d) 2,4 + 1,3 + 0,2
36
Débora quer calcular mentalmente o valor aproximado de 42,13 + 17,89. Para isso, ela arredondou cada parcela para a casa das unidades mais próxima e, em seguida, efetuou o cálculo. Observe.
Calcule mentalmente o resultado aproximado de cada item. Faça o registro e, com uma calculadora, verifique se os resultados arredondados são próximos aos exatos.
a) 2,86 + 4,95
b) 11,24 + 5,67
c) 9,11 + 31,74
d) 12,12 ‒ 6,43
e) 32,77 ‒ 9,64
f) 53,42 ‒ 10,38
37 Com o avanço da tecnologia no setor de telecomunicação, o número de linhas ativas de telefones celulares no Brasil aumentou bastante entre os anos 2020 e 2021. Observe o gráfico e responda.
a) Em 2015, existiam quantos milhões de linhas ativas de telefones celulares?
b) De 2016 a 2020 houve diminuição de quantos milhões de linhas ativas de telefones celulares?
c) De acordo com o gráfico, em que ano o número de linhas ativas de telefones celulares foi maior? E em que ano foi menor?
38
Hora de criar – Utilize uma situação cotidiana na qual você usa números racionais para elaborar um problema e troque-o com um colega. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
8. Multiplicação por potências de 10
Ao observar este anúncio, Plínio e Marta imediatamente calcularam o total a ser pago pela bicicleta.
Observe como cada um fez.
• Plínio
75,99 + 75,99 + 75,99 + 75,99 + 75,99 + 75,99 + 75,99 + 75,99 + 75,99 + 75,99 = 759,90
• Marta 10 ⋅ 75,99 =
10 vezes a fração 7599 sobre 100=
75990 sobre 100= 759,90
Note que, embora os dois modos sejam equivalentes, Marta realizou menos cálculos para encontrar esse valor fazendo uma multiplicação.
Usando uma calculadora, esse cálculo poderia ser feito da seguinte maneira:
Observe outros exemplos, nos quais multiplicamos um número na fórma decimal por 10, 100 ou .1000.
a) 5,32 ⋅ 10 =
532 sobre 100⋅ 10 =
5320 sobre 100= 53,20
b) 4,3 ⋅ 100 =
43 sobre 10⋅ 100 =
4300 sobre 10= 430 ou 430,0
c) 10,5912 ⋅ .1000 =
105 mil 912 sobre 10 mil⋅ .1000 =
105 milhões 912 mil sobre 10 mil= .10591,2
d) 0,0451 ⋅ 100 =
451 sobre 10 mil⋅ 100 =
45 mil e 100 sobre 10 mil= 4,5100 ou 4,51
e) 9,06 ⋅ .1000 =
906 sobre 100⋅ .1000 =
906 mil sobre 100= .9060,00 ou .9060
Na prática, para multiplicar um número na fórma decimal por 10, 100, .1000, .10000, e assim por diante, deslocamos a vírgula para a direita, respectivamente, uma, duas, três, quatro, reticências casas decimais.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
39
Resolva mentalmente.
a) 3,18 ⋅ 10
b) 3,18 ⋅ 100
c) 3,18 ⋅ .1000
d) 10 ⋅ 9,5
e) 100 ⋅ 0,0075
f) .10000 ⋅ 0,0456
40
Resolva.
41 Em um supermercado, cada garrafa com 0,5 litro de água custa R$ 1,97um reais e noventa e sete centavos.
a) Miranda comprou 10 dessas garrafas de água. Quantos litros de água ela comprou?
b) Para pagar as garrafas de água, Miranda usou esta cédula:
Que quantia ela recebeu de troco?
c) Um comerciante comprou 1.000 dessas garrafas de água. Quanto ele gastou?
9. Multiplicação
Laura quer comprar uma fita para fazer um laço para seu vestido.
Laura tinha de saber o preço a ser pago por essa fita. Para isso, multiplicou 2,2 por 3,75. Observe como ela fez.
2,2 ⋅ 3,75 =
22 décimos⋅
375 centésimos=
8250 milésimos= 8,250 = 8,25
Então, o valor a ser pago por Laura em 2,2 metros de fita é de R$ 8,25oito reais e vinte e cinco centavos.
Repare que transformamos os números dados em frações. Com isso, o cálculo da multiplicação foi feito apenas entre números naturais (22 ⋅ 375 e 10 ⋅ 100). Entretanto, o produto dos denominadores (1.000) indica que no resultado devem ser consideradas as casas decimais até milésimos.
Para multiplicar números na fórma decimal, procedemos como se eles fossem números naturais e damos ao produto um número de casas decimais igual à soma das casas decimais dos fatores.
Com o auxílio de uma calculadora, fazemos esse cálculo do seguinte modo:
Acompanhe mais alguns exemplos.
a) 0,75 ⋅ 4
b) 4,5 ⋅ 7,6
c) 7,32 ⋅ 0,23
d) 0,3 ⋅ 0,02
Na situação apresentada anteriormente, sabendo que Laura pagou a fita com uma nota de R$ 10,00dez reais, quanto de troco a vendedora, Ana, lhe devolverá?
Para saber, Ana deverá calcular o valor da expressão 10 menos 3,75 ⋅ 2,2.
Ana também poderá calcular o troco de Laura usando teclas de memória de uma calculadora.
Observe as teclas que ela apertou após “limpar” a memória da calculadora.
Portanto, Laura receberá R$ 1,75um reais e setenta e cinco centavos de troco.
Observação
▶ Há calculadoras com recursos nos quais esse cálculo pode ser feito de maneira diferente. Por exemplo, incluindo a tecla “=” antes da “M+” e a tecla “ á cê aspas após a “M+”.
Observe agora outros exemplos de expressões numéricas.
a)
b)
Usando a calculadora para esses exemplos, temos:
a)
b)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
42 Efetue cada uma das multiplicações.
a) 2,7 ⋅ 3,9
b) 5,75 ⋅ 7
c) 0,45 ⋅ 0,82
d) 24 ⋅ 3,14
e) 4,5 ⋅ 7,6
f) 0,125 ⋅ 48
43 Calcule o dobro de:
a) 7,5;
b) 1,25;
c) 0,5.
44 Calcule o triplo de:
a) 15,20;
b) 17,8;
c) 10,5.
45
Pedro quer calcular mentalmente o valor aproximado de 5,32 ⋅ 4,74. Para isso, ele arredondou cada fator para a casa das unidades mais próxima e, em seguida, efetuou o cálculo.
Calcule mentalmente o resultado aproximado de cada item. Faça o registro e, com uma calculadora, verifique se os resultados arredondados são próximos aos exatos.
a) 6,89 ⋅ 7,10
b) 2,12 ⋅ 8,09
c) 4,67 ⋅ 9,89
d) 6,79 ⋅ 12,12
e) 32,77 ⋅ 6,32
f) 42,78 ⋅ 8,21
46 Determine o valor das expressões.
a) 6,9 ⋅ 8,7 ‒ 0,03
b) 14 ‒ 15,6 ⋅ 0,84
c) 2,4 ⋅ (5 ‒ 3,75)
d) 4,6 ⋅ 5 ‒ 12,36
e) 3,4 ⋅ 0,5 ‒ 0,8 ⋅ 1,6
f) 12,78 ‒ 4,3 ⋅ 2,6
47
Confira os resultados do exercício 46 refazendo os cálculos com uma calculadora.
48 De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o preço médio do etanol em São Luís, no Maranhão, em fevereiro de 2022, era de R$ 5,670cinco reais e sessenta e sete centavos.
a) Que quantia em real seria necessária para encher o tanque de um carro que comporta 45 litros?
b)
Calcule mentalmente. João colocou 10 litros de etanol no tanque do carro. Que quantia em real ele gastou?
49
Calcule mentalmente.
Sandra comprou em uma loja 10 metros de fita dourada e pagou R$ 0,85zero reais e oitenta e cinco centavos cada metro. Em outra loja, ela comprou 8 metros de fita prateada por R$ 0,90zero reais e noventa centavos cada metro.
Estime em qual dessas compras Sandra gastou menos de 8 reais.
50 No comércio, muitas vezes enfrentamos o problema da falta de troco. Observe as situações e responda às questões.
a) Mário comprou três livros que custaram R$ 20,10vinte reais e dez centavos cada um. Para pagar, deu uma nota de R$ 100,00cem reais. Quanto a mais ele poderia dar para facilitar o troco? Com isso, quanto receberia de troco?
b) No mercado, Maria gastou R$ 169,30cento e sessenta e nove reais e trinta centavos. Deu quatro notas de 50 reais para o caixa. Qual é a menor quantia que ela poderia dar a mais para facilitar o troco, uma vez que o caixa só tinha notas de 10 e de 5 reais? E qual seria seu troco?
51 Os valores das moedas que circulam hoje no Brasil são:
a) Quantas moedas de 5 centavos são necessárias para obter 1 real? E de 10 centavos?
b) Usando apenas três moedas, de quantos modos diferentes posso ter R$ 1,50um reais e cinquenta centavos?
c) De quantas moedas de 25 centavos preciso para ter 1 real?
d) Descreva pelo menos seis modos diferentes pelos quais, reunindo moedas, conseguimos obter R$ 1,00um reais.
52 No final de um mês, Jonas tinha 58 moedas.
a) Calcule quanto Jonas possuía sabendo que ele tinha 4 moedas de 25 centavos, 12 moedas de 5 centavos, 9 moedas de 50 centavos, vinte e duas moedas de 1 real e 11 moedas de 10 centavos.
b) Com esse dinheiro, Jonas foi ao cinema e comprou um pacote de pipoca por R$ 5,50cinco reais e cinquenta centavos. Quanto sobrou se o ingresso do cinema foi R$ 22,00vinte e dois reais?
53
Hora de criar – Em dupla, criem um problema semelhante ao apresentado no exercício 52 atualizando os valores do local de divertimento (cinema, teatro etcétera) e do acompanhamento (alimento etcétera) cobrados na cidade onde moram. Troquem de exercício com outra dupla para resolverem o problema elaborado por ela. Depois destroquem para corrigir.
Pense mais um pouco...
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Junte-se a um colega e considerem os resultados destas multiplicações:
38,2 ⋅ 4 = 152,8 e 38,2 ⋅ 7 = 267,4
1
Calculem mentalmente os produtos de:
a) 38,2 ⋅ 40 e 38,2 ⋅ 70
b) 38,2 ⋅ 400 e 38,2 ⋅ 700
c) 38,2 ⋅ .4000 e 38,2 ⋅ .7000
2 Calculem os produtos efetuando uma adição ou uma subtração.
a) 38,2 ⋅ 11
b) 38,2 ⋅ 3
c) 38,2 ⋅ 14
d) 38,2 ⋅ 8
e) 38,2 ⋅ 47
f) 38,2 ⋅ 74
10. Divisão por uma potência de 10
Uma mesa de pingue-pongue é vendida em 10 prestações iguais. O preço total a prazo é de R$ 829,90oitocentos e vinte e nove reais e noventa centavos.
Para saber o valor de cada prestação, podemos efetuar:
829,90 dividido por 10 =
82 mil 990 sobre 100dividido por 10 =
82 mil 990 sobre 100⋅
1 sobre 10 =
=
82 mil 990 sobre 1000= 82,990 = 82,99
Então, o valor de cada prestação é de R$ 82,99oitenta e dois reais e noventa e nove centavos.
Usando a calculadora, podemos fazer esses cálculos da seguinte maneira:
Acompanhe estas divisões:
a) 12,5 dividido por 10 =
125 décimosdividido por
10 sobre 1=
125 décimos⋅
1 sobre 10=
125 décimos= 1,25
b) 54,62 dividido por 100 =
5462 centésimosdividido por
100 sobre 1=
5462 centésimos⋅
1 sobre 100=
5462 décimos de milésimos= 0,5462
c) .6354 dividido por .1000 = .6354 ⋅
1 sobre 1000=
6354 milésimos= 6,354
d) 419,2 dividido por 100 =
4192 décimosdividido por
100 sobre 1=
4192 décimos⋅
1 sobre 100=
4192 milésimos= 4,192
e) 809,05 dividido por .1000 =
80.905 sobre 100dividido por
80.905 sobre 100=
1 sobre 1.000⋅
80.905 sobre 100 mil=
80.905 sobre 100 mil= 0,80905
Na prática, para dividir um número na fórma decimal por 10, 100, .1000, .10000, e assim por diante, deslocamos a vírgula para a esquerda, respectivamente, uma, duas, três, quatro, reticências casas decimais.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
54 Em uma confeitaria, o quilograma do bolo de chocolate custa R$ 55,00cinquenta e cinco reais. Comprei um bolo com 2 quilogramas e o dividi em 10 partes iguais. Quanto custa cada pedaço desse bolo?
55
Efetue mentalmente as divisões.
a) 54,6 dividido por 10
b) 54,6 dividido por 100
c) 214,3 dividido por 100
d) 214,3 dividido por 1.000
e) 35 dividido por 10
f) 35 dividido por 100
56 Sabendo que .1000 quilogramas equivalem a uma tonelada, quantas toneladas correspondem a .12560 quilogramas? E quantos quilogramas correspondem a 4,3 toneladas?
11. Divisão
Agora, vamos estudar em várias etapas a divisão que envolve números na fórma decimal.
Divisão de números naturais com quociente na fórma decimal
Considere as situações.
Situação 1
Bárbara pagou 26 reais pela compra de 8 canetas coloridas, de mesmo valor.
Para saber o preço de cada caneta, devemos dividir 26 por 8. Sabemos que o quociente dessa divisão é
26 oitavosObserve como podemos encontrar a fórma decimal desse quociente.
Dividimos 26 por 8 para encontrar sua parte inteira:
Dividimos 20 décimos por 8 para encontrar os décimos do quociente:
Dividimos 40 centésimos por 8 para encontrar os centésimos do quociente:
Desse modo, obtemos o quociente de 26 por 8 na fórma decimal: 3,25. Portanto, o preço de cada caneta é de R$ 3,25três reais e vinte e cinco centavos.
As três etapas da divisão anterior podem ser reunidas em uma só. Acompanhe.
Na prática, procedemos assim:
Para fazer esse cálculo usando a calculadora, apertamos as seguintes teclas:
Situação 2
Vamos calcular o quociente decimal da divisão de 9 por 16.
Ao dividir 9 inteiros em 16 partes iguais, não obtemos nenhum inteiro em cada parte; dessa , fórma a parte inteira no quociente é zero.
Depois, transformamos os 9 inteiros em 90 décimos e dividimos por 16. Sobram 10 décimos.
Transformamos os 10 décimos em 100 centésimos e dividimos por 16. Sobram 4 centésimos.
Transformamos os 4 centésimos em 40 milésimos e dividimos por 16. Sobram 8 milésimos.
Transformamos os 8 milésimos em 80 décimos de milésimos e dividimos por 16. Não sobra nada.
Logo, o quociente da divisão de 9 por 16 na sua fórma decimal é 0,5625.
Agora, observe alguns exemplos de expressões numéricas que envolvem divisões de números naturais com quociente na fórma decimal.
a) 10 dividido por 25 + 125 dividido por 100 = 0,4 + 1,25 = 1,65
b) 4 + 5 dividido por 2 ‒ 8 dividido por 10 = 4 + 2,5 ‒ 0,8 = 5,7
Calculamos o valor numérico dessas expressões na calculadora, apertando as seguintes teclas:
a)
b)
Observação
▶ Há calculadoras com outros recursos com os quais esse cálculo pode ser feito de maneira diferente.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
57 Qual é o número que, multiplicado por 4, resulta 25? E o número que, multiplicado por 25, resulta 4?
58 Resolva.
59
Usando uma calculadora, encontre o valor de cada expressão.
a) 10 dividido por 16 + 16 dividido por 10
b) 100 dividido por 25 + 25 dividido por 10
c) 10 dividido por 8 ‒ 2 dividido por 5 + 4
60 Paula encheu o tanque de combustível do carro e anotou o número .12349, que correspondia, no hodômetro (marcador de quilometragem) do painel do carro, aos quilômetros rodados. Após alguns dias, ela retornou ao posto e voltou a encher o tanque do carro. Verificou que a bomba de etanol indicava 48 litros e que o número mostrado no hodômetro de seu carro era .12805.
a) Quanto Paula pagou pelos 48 litros de combustível, sabendo que, nesse dia, o litro do etanol custava Cinco reais e seiscentos e cinco milésimos de real naquele posto?
b) Quantos quilômetros o carro de Paula roda com 1 litro de etanol?
61
Para a compra de uma tê vê, com preço à vista de R$ 1.774,40mil setecentos e setenta e quatro reais e quarenta centavos, uma loja oferece dois planos de pagamento:
Usando uma calculadora, responda:
a) Se uma pessoa optar pelo plano 1, qual será o valor de cada prestação?
b) Se optar pelo plano 2, quanto ela pagará a mais em relação ao preço à vista?
62 Faça uma estimativa. Subi os 8 degraus iguais de uma escada. Quando pisei no último degrau, estava a 2,15 metros do chão. A altura de cada degrau é maior ou menor que 25 centímetros?
Divisão de números naturais com quociente aproximado
Juliana e cinco amigas foram a uma sorveteria e gastaram R$ 53,00cinquenta e três reais. No momento de pagar a conta, fizeram os cálculos para dividi-la em partes iguais.
Cada uma deveria pagar mais que R$ 8,80oito reais e oitenta centavos e menos que R$ 8,90oito reais e noventa centavos. Isso ocorre porque o quociente dessa divisão é maior que 8,8 e menor que 8,9.
Continuando a divisão, Juliana e suas amigas notaram que deveriam pagar mais que R$ 8,83oito reais e oitenta e três centavos e menos que R$ 8,84oito reais e oitenta e quatro centavos.
Então, resolveram arredondar o valor para R$ 9,00nove reais. Assim, pagariam a despesa de R$ 53,00cinquenta e três reais e sobraria R$ 1,00um reais, que seria usado para complementar uma gorjeta de R$ 7,00sete reais que deixariam para o atendente.
Para fazer arredondamentos com números representados na fórma decimal, usamos as mesmas regras válidas para os números naturais:
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
63 Pelos critérios matemáticos de arredondamento já estudados, Juliana e suas amigas deveriam arrendondar o resultado 8,83 para 8,80. Em uma situação real como a delas, isso seria possível?
64 Calcule, com uma casa decimal, o quociente de cada divisão.
a) 8 dividido por 3
b) 142 dividido por 21
c) 158 dividido por 6
d) 53 dividido por 9
65 Calcule, com duas casas decimais, o quociente de cada divisão.
a) 76 dividido por 3
b) 58 dividido por 6
c) 45 dividido por 8
d) 243 dividido por 17
66 Duas clientes entraram em uma loja. A primeira fez uma compra no valor de R$ 135,00cento e trinta e cinco reais, e a segunda, no valor de R$ 200,00duzentos reais.
Sabendo que as duas clientes optaram pelo pagamento de 3 parcelas sem acréscimo, responda:
a) Qual foi o valor de cada parcela paga pela primeira cliente?
b) Calcule o valor de cada parcela paga pela segunda cliente, sabendo que nenhum deles apresentava centavos e que não tinham valores iguais.
67
Hora de criar – Troque com um colega um problema sobre divisão com números racionais criado por vocês. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Reúna-se
com um colega, usem uma calculadora e façam o que se pede.
1 Efetuem as divisões:
a) 85 dividido por 4
b) 850 dividido por 40
c) .8500 dividido por 400
d) 170 dividido por 8
e) 255 dividido por 12
f) 340 dividido por 16
g) (5 ⋅ 85) dividido por (5 ⋅ 4)
h) (11 ⋅ 85) dividido por (11 ⋅ 4)
i) (19 ⋅ 85) dividido por (19 ⋅ 4)
2 Escolham dois números racionais, a e bê, não nulos, isto é, diferentes de zero, na fórma decimal, e dividam a por b. Em seguida, efetuem as divisões entre:
a) o dobro de a e o dobro de b;
b) o triplo de a e o triplo de b;
c) o quíntuplo de a e o quíntuplo de b;
d) o sêxtuplo de a e o sêxtuplo de b.
3 Discutam e escrevam uma conclusão sobre esta questão:
“Multiplicando-se o dividendo e o divisor por um mesmo número, diferente de zero, o quociente se altera?”
Divisão de dois números na fórma decimal
Para encher um aquário, Eduardo está usando um copo com medida de capacidade de 0,25 litro. Nesse aquário, cabem 12,5 litros. Para determinar quantos copos cheios de água Eduardo precisará despejar no aquário, vamos dividir 12,5 por 0,25.
Então, 12,5 dividido por 25 = .1250 dividido por 25 = 50.
Portanto, Eduardo precisará despejar 50 copos de água no aquário para enchê-lo.
Usando uma calculadora, fazemos esse cálculo assim:
No cálculo da divisão de números na fórma decimal, vamos aplicar o seguinte:
Multiplicando-se o dividendo e o divisor por um mesmo número, diferente de zero, o quociente não se altera.
Acompanhe o cálculo de 15,2 dividido por 0,38.
Multiplicando 15,2 e 0,38 por 100, obtemos os números naturais .1520 e 38. O quociente de 15,2 por 0,38 é igual ao quociente de .1520 por 38. Observe.
15,2 dividido por 0,38 = .1520 dividido por 38 = 40
Portanto, o quociente de 15,2 por 0,38 é 40.
Observe outros exemplos.
a) 5,4 dividido por 0,12 = 45
b) 12 dividido por 0,3 = 40
c) 22,016 dividido por 4,3 = 5,12
Estudamos que, em uma divisão, o quociente não se altera quando o dividendo e o divisor são multiplicados por um mesmo número diferente de zero.
Observe mais um exemplo.
Nessas divisões, o quociente se mantém igual, mas o resto não permanece o mesmo.
Multiplicando-se o dividendo e o divisor por um mesmo número, diferente de zero, o resto também fica multiplicado por esse número.
Observe outro exemplo.
Considere agora a situação a seguir, que mostra uma aplicação dessa importante propriedade da divisão.
Uma peça de tecido com 12,2 metros de medida de comprimento é dividida em retalhos iguais de 1,3 metro de medida de comprimento. Quantos retalhos são obtidos e quanto tecido sobra nessa divisão?
Para resolver esse problema, basta dividir 12,2 por 1,3 e verificar o quociente e o resto obtidos.
Para saber o resto, em metro, basta dividir 5 por 10, ou seja, 5 dividido por 10 = 0,5. Assim, obtêm-se 9 retalhos e ainda sobra 0,5 metro de tecido.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
68 Uma costureira usou 2 metros e 75 centímetros de cetim em cada túnica dos participantes de um coral.
Quantos participantes há nesse coral? Quanto sobrou de tecido?
69 Calcule os quocientes.
a) 25,46 dividido por 6,7
b) 1,6632 dividido por 0,924
c) 124,976 dividido por 8,56
d) 0,09 dividido por 0,36
e) 203,82 dividido por 15,8
f) 93,4656 dividido por 9,736
70 Determine os quocientes aproximados com uma casa decimal.
a) 7,4 dividido por 6
b) 12,5 dividido por 0,3
c) 9,4 dividido por 2,1
d) 85,6 dividido por 9,6
71 Calcule os quocientes aproximados com duas casas decimais.
a) 0,58 dividido por 7
b) 10 dividido por 0,9
c) 0,25 dividido por 0,7
d) 45,6 dividido por 9,2
72 Calcule:
a) 10 ⋅ 0,1
b) 10 dividido por 0,1
c) 20 ⋅ 0,5
d) 20 dividido por 0,5
e) 0,2 ⋅ 0,001
f) 0,2 dividido por 0,001
73 Observe as divisões e faça o que se pede.
a) Identifique o que muda e o que não muda de uma divisão para a outra.
b)
Calcule mentalmente o quociente e o resto da divisão de .43000 por .9000.
74
Sabendo que 43 dividido por 8 = 5,375 e que 25 dividido por 4 = 6,25, calcule mentalmente e escreva os quocientes na fórma decimal.
a) 430 dividido por 80
b) 4,3 dividido por 0,8
c) .4300 dividido por 800
d) 0,43 dividido por 0,08
e) 250 dividido por 40
f) 2,5 dividido por 0,4
g) .2500 dividido por 400
h) 0,25 dividido por 0,04
75 Um garrafão tem 30 litros de água mineral.
Quantas garrafas de 0,5 litro poderão ser enchidas com a água desse garrafão?
76 Uma agência de turismo está oferecendo um plano de hospedagem em um hotel do Pantanal Mato-Grossense ao preço de R$ 1.021,00mil vinte e um reais à vista ou em 3 prestações de R$ 346,00trezentos e quarenta e seis reais. Paula e Renata vão fazer essa viagem. Paula pagou à vista, e Renata, a prazo.
Responda:
a) Quanto Renata pagou a mais que Paula?
b) Como Renata ficará hospedada durante 7 dias, qual é o valor aproximado que ela pagará por dia?
Pense mais um pouco...
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
No quadro a seguir, as figuras iguais representam o mesmo número. As flechas apontam para a soma dos números de cada linha ou coluna. Descubra o valor que cada figura representa.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Trabalhando com média
Antônio resolveu premiar os vendedores de sua loja de calçados pagando um adicional de R$ 500,00quinhentos reais àqueles que vendessem acima da média no mês de julho. Ele organizou um quadro que mostra as vendas de cada um dos vendedores.
Vendedor |
Valor total de vendas |
---|---|
Carlos |
R$ 23.000,00 |
Fernanda |
R$ 33.500,00 |
Fábia |
R$ 13.500,00 |
Geraldo |
R$ 21.000,00 |
Marcela |
R$ 18.810,00 |
Pedro |
R$ 28.400,00 |
Dados obtidos por Antônio.
Para saber quais vendedores têm direito ao prêmio, Antônio precisa calcular a média de vendas de todos eles. Para isso, ele adicionou o valor das vendas de cada vendedor e, em seguida, dividiu o total obtido por 6, pois foram considerados 6 vendedores:
(.23000 + .33500 + .13500 + .21000 + .18810 + .28400) dividido por 6 = .138210 dividido por 6 = .23035
Ao adicionar o valor das vendas de cada vendedor e dividir o total obtido pela quantidade de vendedores, Antônio obteve o valor médio de vendas do mês de julho, ou seja, ele calculou a média aritmética dos valores de vendas do mês.
Observe que, nesse caso, o valor médio de vendas obtido (R$ 23.035,00vinte e três mil trinta e cinco reais) é diferente dos valores das vendas de todos os vendedores.
Assim, Antônio percebeu que deve pagar um adicional de R$ 500,00quinhentos reais aos vendedores Fernanda e Pedro.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Reúna-se em grupo de 4 a 6 integrantes e façam o que se pede.
1 Com relação aos dados coletados por Antônio, se Carlos tivesse vendido um total de R$ 23.040,00vinte e três mil quarenta reais, e os outros vendedores permanecessem com os mesmos valores de vendas, ele passaria a receber o adicional de R$ 500,00quinhentos reais em seu salário?
2 Joana, mãe de Tiago e de Clara, ficou assustada ao ver a conta de celular do filho referente ao mês de abril. Ele gastou o dobro da conta de Clara.
Muito esperto, Tiago provou à mãe que Clara havia gasto, em média, mais do que ele, considerando as contas desde o início do ano.
Calculem o gasto médio das contas de Tiago e de Clara, referentes aos 4 meses considerados, para verificar se ele tinha razão.
3 Em determinado jogo de basquete entre as equipes A e B, os jogadores que estavam na quadra tinham como medidas de altura os valores registrados no quadro, em metro.
Equipe A |
2,04; 2,01; 2,08; 1,90 e 1,82 |
---|---|
Equipe B |
2,02; 2,01; 1,98; 1,96 e 1,93 |
a) Qual é a média da medida da altura dos jogadores de cada equipe?
b) Na equipe a, quantos jogadores têm medida de altura acima da média?
c) Na equipe B, quantos jogadores têm medida de altura abaixo da média?
4 Elaborem uma tabela com a medida da altura (em metro), da massa (em quilograma) e a idade (em mês) de cada estudante do grupo que formaram e, em seguida, calculem a média do grupo para cada um desses itens.
12. Potenciação
Ao trabalhar com números naturais, aprendemos que potenciação é a multiplicação de fatores iguais.
Também podemos efetuar potenciação com números racionais na fórma decimal. Observe.
a) (0,2) elevado a 2 = 0,2 ⋅ 0,2 = 0,04
b) (0,3) elevado a 3 = 0,3 ⋅ 0,3 ⋅ 0,3 = 0,027
c) (1,35) elevado a 5 = 1,35 ⋅ 1,35 ⋅ 1,35 ⋅ 1,35 ⋅ 1,35 = 4,48403
d) (1,04) elevado a 2 = 1,04 ⋅ 1,04 = 1,0816
Para obter o valor de (5,2) elevado a 4, por exemplo, usando a calculadora, devemos apertar as seguintes teclas:
Observe outros exemplos.
Observações
▶ As definições adotadas para as potências de números naturais com expoente 1 e expoente 0 também são válidas para os números representados na fórma decimal, ou seja:
• toda potência de expoente 1 é igual à própria base;
• toda potência de expoente 0 e base diferente de 0 é igual a 1.
Observe os exemplos:
a) (0,6) elevado a 1 = 0,6
b) (1,4) elevado a 1 = 1,4
c) (2,4) elevado a 0 = 1
d) (7,35) elevado a 0 = 1
▶ Quando o expoente é um número natural maior que 1, usando uma calculadora, obtemos a potência apertando as teclas dos algarismos da parte inteira, a tecla
, as teclas dos algarismos da parte decimal, a tecla
e a tecla
tantas vezes, menos uma, quantas indicar o expoente.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
77 Calcule o valor de cada uma das potências.
a) (0,5) elevado a 2
b) (1,2) elevado a 3
c) (2,5) elevado a 2
d) (12,5) elevado a 1
e) (19,6) elevado a 0
f) (0,01) elevado a 1
78
Com uma calculadora, obtenha cada uma das potências.
a) (0,4) elevado a 4
b) (3,1) elevado a 2
c) (0,3) elevado a 4
d) (1,8) elevado a 3
e) (0,03) elevado a 2
f) (1,5) elevado a 4
13. Expressões numéricas e problemas
As expressões numéricas são úteis para solucionar problemas. Para resolvê-las, há certa ordem a ser seguida nas operações:
• efetuam-se primeiro potenciações, depois multiplicações e divisões e, em seguida, adições e subtrações;
• onde houver sinais de associação, efetuam-se primeiro as operações indicadas entre parênteses, em seguida as indicadas entre colchetes e, finalmente, as indicadas entre chaves.
Observe um exemplo.
Problema |
Expressão |
---|---|
Depois de ter comprado 2 embalagens de 1,2 quilograma cada uma de seu chocolate preferido, Júlia ganhou de uma amiga 3 embalagens pequenas do mesmo chocolate, com 0,4 quilograma cada uma, e de sua mãe, outras 3 embalagens grandes, com 2,1 quilogramas desse chocolate. Com quantos quilogramas de chocolate Júlia ficou? |
2 ⋅ 1,2 + 3 ⋅ 0,4 + 3 ⋅ 2,1 ou |
Resolvendo a expressão, temos:
Cálculos
Portanto, Júlia ficou com 9,9 quilogramas de chocolate.
Agora, observemos exemplos de expressões numéricas que envolvem potenciação.
a) (5,1) elevado a 2 ‒ (3,4) elevado a 2 = = 26, 01 ‒ 11,56 = = 14,45
b) (1 ‒ 0,5) elevado a 2 dividido por (3,5 ‒ 2,3) elevado a 0 = = (0,5) elevado a 2 dividido por 1 = = 0,25 dividido por 1 = 0,25
Usando uma calculadora, nesses exemplos, temos:
a)
b)
Observação
▶ Há calculadoras com outros recursos em que esse cálculo pode ser feito de maneira diferente.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
79 Calcule o valor das expressões.
a) (3,5) elevado a 2 ‒ (2,1) elevado a 3
b) (14,4) elevado a 2 dividido por 1,8
c) (5,2 ‒ 3,73) elevado a 2
d) (2 ‒ 1,2) elevado a 3 dividido por 0,32
80
Com uma calculadora, obtenha o valor das expressões.
a) (2 ‒ 0,6) elevado a 2 + (0,1 + 0,7) elevado a 2
b) (6,2 + 2,3) elevado a 3 ‒ (0,5) elevado a 3
81 Mário completou o quadro, mas, por acidente, derrubou tinta em cima dele. Recupere os resultados e refaça o quadro, seguindo a orientação da primeira linha.
82 Represente a resolução do problema com uma expressão numérica e, depois, resolva-a.
Um alfaiate recebeu um pedido de 120 uniformes. Para fazer cada uniforme, ele usou 0,20 metro de um tecido e 2,5 metros de outro. No total, quantos metros de tecido o alfaiate usou?
83 Resolva cada uma das expressões.
a) 6,4 ⋅ 0,25 + 12,6 ⋅ 0,15
b) 1,5 ⋅ (3,4 ‒ 1,8)
c) (18,13 + 7,6) dividido por (5,6 ‒ 2,5)
d) 32 ⋅ 0,8 ‒ 0,2 ⋅ 0,12
84 Para comemorar seu aniversário, Bruno resolveu chamar alguns amigos para uma festa em sua casa.
Faça o que se pede.
a) Escreva uma expressão numérica que represente quanto Bruno irá gastar.
b) Calcule o valor da expressão numérica que você escreveu, indicando quanto Bruno irá gastar.
85 Hora de criar – Escreva um problema que possa ser resolvido pela expressão:
3 ⋅ 1,75 + 2 ⋅ 2,40
14. Representação decimal de frações
Sabemos que toda fração pode indicar o quociente de uma divisão; por exemplo:
fração 9 sobre 4 é igual a 9 dividido por 4
Assim, é possível representar qualquer fração na fórma decimal. Para isso, basta efetuar os seguintes cálculos:
Portanto, a representação na fórma decimal de
Nove quartosé 2,25.
Acompanhe outros exemplos.
a) Vamos representar na fórma decimal a fração
sete terços.
Observe que, na representação na fórma decimal de
sete terços, usamos reticências. Com isso, queremos dizer que o número 2,333 reticências tem infinitas casas decimais.
Portanto, a representação na fórma decimal de
fração sete terçosé 2,333 reticências
Nela, o algarismo 3, chamado de período, se repete indefinidamente. O número 2,333 reticências é um exemplo de dízima periódica.
Uma dízima periódica pode ser indicada de maneira abreviada, colocando-se um traço sobre o período. Assim:
• o número 2,333 reticências pode ser indicado por
2,3 com o traço em cima do 3.;
• o número 0,787878 reticências pode ser indicado por
0,78 com um tração em cima de 78;
• o número 3,2555 reticências pode ser indicado por
3,25 com um traço acima de 5.
b) Vamos representar na fórma decimal a fração
fração 4 sobre 15.
Portanto, a representação na fórma decimal de
fração 4 sobre 15é 0,2666 reticências ou
0,26 com o traço em cima do 6..
Observe que
fração 4 sobre 15não é uma fração decimal nem pode ser transformada em uma fração decimal equivalente.
No entanto, o número 0,2666 reticências é um número racional, pois pode ser representado pela fração
fração 4 sobre 15, por exemplo.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
86
Junte-se a um colega e façam o que se pede.
Considerem as frações:
cinco nonos,
seis nonos,
sete nonos,
oito nonos,
dez nonos,
onze nonose
doze nonos.
a) Realizem divisões para obter a representação decimal desses números.
b) Agora, observando os resultados do item a e sem efetuar cálculos, deem a representação decimal de
quatro nonos,
três nonos,
treze nonos,
quatorze nonose
quinze nonos.
c) Com o auxílio dos resultados obtidos nos itens a e b, deem a representação na fórma de fração dos números
0,2 com um traço em cima do 2.;
0,1 com um traço em cima do 1.;
1,7 com um traço em cima do 7.e
1,8 com um traço em cima do 8..
87 Escreva a fórma abreviada das dízimas periódicas.
a) 0,222 reticências
b) 0,531531531 reticências
c) 2,353535 reticências
d) 0,0222 reticências
e) 0,56444 reticências
f) 2,7212121 reticências
88 Identifique o período de cada dízima periódica.
a) 0,744 reticências
b) 2,45666 reticências
c) 0,2343434 reticências
d) 1,7525252 reticências
89 (Fatec- São Paulo) Efetuando as operações indicadas e simplificando a expressão
, temos:
a)
25 sextosb)
três meiosc)
seis quintosd)
16 nonose) 1.
90 O preço pago por uma corrida de táxi, em determinado município, inclui uma parcela fixa, denominada bandeirada, e uma parcela que depende da distância percorrida. Nesse município, a bandeirada custa R$ 5,00cinco reais, e cada quilômetro rodado custa R$ 2,75dois reais e setenta e cinco centavos.
Qual é a distância percorrida, em quilômetro, por um passageiro que pagou R$ 43,50quarenta e três reais e cinquenta centavos pela corrida?
15. Porcentagem
Já aprendemos que as frações de denominador 100 podem ser representadas na fórma percentual; por exemplo,
três centésimos é igual a 3 porcento.Agora, vamos aprender a resolver alguns problemas usando a porcentagem. Para isso, considere a notícia a seguir.
Para determinar o acréscimo citado, devemos calcular 65% de 3,13 milhões de barris.
Vamos fazer esse cálculo de dois modos:
• Usando números na fórma de fração.
Sabemos que
65 por cento é igual a 65 centésimos.Então, fazemos:
65% de 3,13 =
65 centésimos de 3,13=
65 centésimos vezes 313 centésimos=
20345 décimos de milésimos= 2,0345
Com uma calculadora, fazemos:
• Usando números na fórma decimal.
Sabemos que 65% =
fração 65 sobre 100e que
fração 65 sobre 100= 0,65.
Então, fazemos:
65% de 3,13 = 0,65 de 3,13 = 0,65 ⋅ 3,13 = 2,0345
Com uma calculadora, fazemos:
Portanto, 2,0345 milhões de barris correspondem ao acréscimo estimado na produção de gás e petróleo no Brasil para 2031.
Acompanhe mais um exemplo de cálculo envolvendo porcentagem.
Marcelo e seus pais foram a um rodízio de pizzas que cobra R$ 39,90trinta e nove reais e noventa centavos por pessoa. Eles pediram três sucos, a R$ 6,00seis reais cada um, e três sobremesas, a R$ 8,50oito reais e cinquenta centavos cada uma. Ao receber a conta, Marcelo observou que havia um acréscimo de 10% sobre o valor total consumido como taxa de serviços dos garçons. Qual foi o valor dessa taxa de serviços?
Para resolver esse problema, precisamos calcular 10% do valor total consumido.
Primeiro, calculamos o valor total consumido:
3 ⋅ 39,90 + 3 ⋅ 6,00 + 3 ⋅ 8,50 = 3 ⋅ (39,90 + 6,00 + 8,50) = 3 ⋅ (54,40) = 163,20
Assim, o valor total consumido foi de R$ 163,20cento e sessenta e três reais e vinte centavos.
Sabemos que 10% =
fração 10 sobre 100e que
fração 10 sobre 100= 0,1. Logo:
10% de 163,20 = 0,1 de 163,20 = 0,1 ⋅ 163,20 = 16,32
Com uma calculadora, fazemos:
Portanto, o valor da taxa de serviços dos garçons foi de R$ 16,32dezesseis reais e trinta e dois centavos.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
91 Leia o texto e, em seguida, responda às questões.
Em tempos de incertezas política e econômica no Brasil, uma alternativa é a busca de trabalho e moradia no exterior, e Portugal tem recebido a cada ano mais pedidos de cidadania por brasileiros.
O Ministério da Justiça recebe os pedidos e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ( ésse ê éfe) emite o parecer positivo. Em 2010, o ésse ê éfe recebeu 24 mil pedidos de cidadania, em 2020 houve aumento de 141% em relação a 2010.
a) Quantos brasileiros solicitaram cidadania a Portugal em 2020?
b) Quantas cidadanias foram solicitadas a mais em 2020 do que em 2010?
c) Na sua família há alguém com cidadania diferente da brasileira? Em caso afirmativo, qual?
92 A população brasileira segue os passos das populações europeias quanto à distribuição em faixas etárias.
Dizemos que ela está envelhecendo, pois a quantidade de pessoas das faixas com maior idade tem aumentado em relação à quantidade de pessoas mais jovens.
O estudo desse fenômeno é importante para que os governos federal, estaduais e municipais planejarem políticas que atendam às necessidades desse novo perfil de população.
Observe o gráfico e responda às questões.
a) Qual é o aumento previsto, em porcentagem, da população brasileira com mais de 60 anos entre 2020 e 2030?
b) É possível que haja diminuição da população, entre 2020 e 2030, em alguma faixa etária? Em quais faixas e qual seria a diminuição em porcentagem?
c) Qual era, em milhão, a população brasileira em 2010 e em 2020? Qual é a estimada para 2030? E qual é o aumento percentual entre elas?
d) Na sua opinião, que tipos de ação os governos deveriam planejar para atender o novo perfil dos brasileiros em 2030?
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Indique a medida da temperatura registrada, em grau Celsius, pelo termômetro nos casos a seguir.
a)
b)
c)
2 Escreva como lemos:
a) os números 3,79; 1,102; e 0,003;
b) o número
1.251 centésimos, quando escrito na fórma decimal;
c) o maior número na fórma decimal menor do que 1, formado pelos algarismos 8, 0 e 1, sem repetição;
d) o maior número na fórma decimal entre 6 e 7, formado pelos algarismos 5, 6 e 8, sem repetição.
3 Escreva com algarismos os números:
a) quatro inteiros e cinco décimos
b) trinta e nove centésimos
c) quatro inteiros e oitenta e dois centésimos
d) seis inteiros e quarenta e cinco milésimos
e) dois inteiros e dois milésimos
f) cento e vinte e cinco décimos de milésimos
4 Escreva cada fração na fórma decimal.
a)
32 sobre 10b)
475 sobre 100c)
21 sobre 1.000d)
135 sobre 10e)
135 sobre 10f)
5 sobre 1.0005 Registre na fórma de fração decimal cada número a seguir.
a) 2,5
b) 0,15
c) 2,37
d) 4,125
e) 27,5
f) 0,3628
g) 31,2
h) 0,02
6 Copie as sentenças verdadeiras.
a) 4,2 = 4,20
b) 5,0 = 5
c) 5,4 = 5,40 = 5,400
d) 3,05 = 3,50
e) 0,4 = 4,0
f) 10,00 = 10,0
7 Qual é o menor número natural maior que 11,7? E o maior número natural menor que 9,02?
8 Coloque em ordem crescente os números 0,61; 1,3; 1,45; 0,2; 3,0; e 0,99. Em seguida, represente-os de fórma aproximada na reta numérica.
9 O tanque de combustível de um automóvel comporta 75 litros. A figura mostra quantos litros restam nele. Quantos litros há nesse tanque?
10 Calcule:
a) 12,5 dividido por 4,5, com uma casa decimal;
b) 15 dividido por 7, com duas casas decimais;
c) 45,6 dividido por 13, com uma casa decimal;
d) 18 dividido por 2,3, com três casas decimais.
11 Observe o anúncio e determine o valor de cada unidade de chocolate.
12 Observe este anúncio:
Agora, responda às questões:
a) Qual é o preço do fogão em 6 vezes?
b) Qual é o preço do fogão em 16 vezes?
c) Qual é a diferença entre os preços pagos em 16 vezes e em 6 vezes?
d) Qual é a diferença entre os preços pagos em 16 vezes e à vista?
13 De acordo com as indicações, determine os valores de X, Y e Z em cada caso.
a)
b)
c)
d)
14 Efetue:
a) 3,91 + 6,03 + 0,58
b) 5,2 ‒ 3,216
c) 6,3 ⋅ 4,8
d) 10 ‒ 4,36
e) 0,025 ⋅ 4
f) 25,44 dividido por 5,3
15 Resolva cada expressão.
a) 3 ⋅ 1,36 + 12,22
b) (12 ‒ 9,2) ⋅ (6 ‒ 4,5 dividido por 6)
c) (3,1 ‒ 2,8) elevado a 3 ⋅ (4,5 ‒ 2) dividido por (4,25 ‒ 3)
16 Qual é a representação na fórma decimal de
23 sobre 9?Esse número é uma dízima periódica?
17
Com o auxílio de uma calculadora, represente as frações na fórma decimal.
a)
20 nonosb)
2 terços
c)
2 inteiros e 1 sexto
d)
um inteiro e um quarto
e)
82, quarenta e cinco avos
f)
17 oitavos
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Em qual alternativa os números decimais estão escritos em ordem crescente?
a) 1,01; 1,0010; 1,1001
b) 23,1; 2,31; 0,231
c) 0,07; 0,7; 0,007
d) 5,048; 5,408; 5,48
2 Em um posto de combustível, o preço do litro da gasolina é . Sete reais e quatrocentos e cinquenta e nove milésimos de real Quanto custa para encher com gasolina, nesse posto, o tanque de um carro cuja capacidade é 45 litros?
a) Três mil, trezentos e cinquenta e seis reais e quinhentos e cinquenta milésimos de real
b) Trezentos e trinta e sete reais e quatrocentos e quatorze milésimos de real
c) Trezentos e cinquenta e dois reais e quinhentos e cinquenta e cinco milésimos de real
d) Trezentos e trinta e cinco reais e seiscentos e cinquenta e cinco milésimos de real
3 Qual é o valor da expressão 2,01 + 8,1 ⋅ 0,4 ‒ (1,2) elevado a 2?
a) 2,604
b) 3,81
c) 2,85
d) 9,07
4 Qual dos números não está entre 9,01 e 9,201?
a) 9,2
b) 9,101
c) 9,001
d) 9,199
5 Um vendedor recebeu 10% de comissão após uma venda mensal de R$ 8.589,00oito mil quinhentos e oitenta e nove reais. O valor recebido por esse vendedor é:
a) R$ 85,89oitenta e cinco reais e oitenta e nove centavos.
b) R$ 858,00oitocentos e cinquenta e oito reais.
c) R$ 858,89oitocentos e cinquenta e oito reais e oitenta e nove centavos.
d) R$ 858,90oitocentos e cinquenta e oito reais e noventa centavos.
6 As notas bimestrais de uma estudante foram: 7,2 no primeiro bimestre, 7,7 no segundo, 4,2 no terceiro e 5,3 no quarto. Qual foi a média final dela?
a) 6,1
b) 5,05
c) 6,6
d) 5,85
7 O índice de massa corpórea ( í ême cê) é um indicador utilizado para avaliação física, relacionando peso e altura de uma pessoa. Para calculá-lo, basta dividir a medida da massa da pessoa pelo quadrado da medida da altura dela. Qual é o í ême cê de quem tem 1,60 métro (altura) e 60 quilogramas (massa)?
a) 23,325
b) 23,6105
c) 23,5255
d) 23,4375
8 Um modo de calcular a medida aproximada da diagonal de um quadrado é multiplicar a medida do seu lado por 1,4142. Qual é o valor aproximado da medida da diagonal de um quadrado de lado medindo 5,5 centímetros?
a) 7,7781
b) 7,8081
c) 7,7001
d) 7,7795
9 Qual dos números está mais próximo de 4,001?
a) 3,999
b) 3,009
c) 4,0009
d) 4,02
10 O número 2,666 reticências pode ser indicado por:
a)
fração sete terços.
b)
Oito terços.
c)
Onze quintos.
d)
doze quintos.
11 Em fevereiro de 2022, o índice oficial que mede a inflação anual no Brasil foi igual a 10,38%. Para repor o poder de compra, os salários devem ter tido um reajuste de 10,38%. De quantos reais deve ter sido o reajuste de um salário de .2500 reais?
a) .2759,50
b) 259,50
c) .2500,00
d) .2240,50
Organizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, faça o que se pede e responda às questões à seguir:
a) Explique qual é a função da vírgula na representação de números na fórma decimal.
b) Toda fração pode ser expressa como número na fórma decimal?
c) Explique como podemos fazer a leitura de um número com 3 casas decimais.
d) Escreva 5 números decimais entre 2 e 3, dos quais o primeiro tenha somente uma casa decimal, o segundo duas, o terceiro três e o quarto quatro casas decimais.
e) Explique, com suas palavras, por que 3,2 = 3,20.
f) Explique como você pode multiplicar, na prática, um número na fórma decimal por 10, 100, .1000, e assim por diante.
g) É possível pagar uma conta de R$ 12,40doze reais e quarenta centavos apenas com moedas de R$ 0,25zero reais e vinte e cinco centavos, sem que haja troco?
h) Para o cálculo da divisão de números naturais, podemos multiplicar o dividendo e o divisor por um mesmo número? O que acontece com o quociente neste caso? E com o resto?