LISTA DE SIGLAS

Enem Exame Nacional do Ensino Médio

Fatec - São Paulo Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Saresp Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

Uece Universidade Estadual do Ceará

Uneb-BA Universidade do Estado da Bahia

Unifor-Ceará Universidade de Fortaleza

UPM - SP Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vunesp Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista

SUGESTÕES DE LEITURA PARA O ESTUDANTE

A seguir indicamos alguns livros para você. Faça uma boa leitura!

O mistério dos números perdidos

Michael Thomson, com ilustrações de Bryony Jacklin. Editora Melhoramentos, 2010.

Esse livro apresenta uma história de aventura em que você é o herói. Durante a leitura, são apresentados problemas numéricos que você terá de resolver para avançar.

Frações sem mistérios

Luzia Faraco Ramos, Editora Ática, 2002. (Coleção A descoberta da Matemática).

Com um método muito divertido, um professor de Matemática ensina como entender as frações e usá-las no cotidiano. 

Como encontrar a medida certa?

Carlos Marcondes, Editora Ática, 2019. (Coleção A descoberta da Matemática).

Em uma olimpíada estudantil, Beto e seus amigos precisam exercitar seus conhecimentos para realizar uma tarefa que envolve os cálculos de medidas de área, perímetro e volume.

A aranha e a loja de balas

Yu Yeong So, com ilustrações de Han Ji Hye. Editora Callis, 2011. (Coleção Tan Tan).

Aprenda probabilidade e estatística em situações do dia a dia com a ajuda da aranha na loja de balas. A esperta aranha é descoberta pela dona da loja de balas e, para não ser expulsa, diz conseguir adivinhar qual doce cada cliente vai pedir. Agora, ela terá de provar isso para poder continuar vivendo lá. A cada cliente, a dona do estabelecimento e os leitores descobrem como a probabilidade pode ajudar a prever o futuro.

BIBLIOGRAFIA COMENTADA

AABOE, ei. Episódios da história antiga da Matemática. terceira edição Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2013.

Essa obra está dividida em 4 capítulos. O primeiro é sobre o sistema numérico e a aritmética na Babilônia. O segundo é sobre a matemática desenvolvida na Grécia em dois momentos: a matemática antes e depois de Euclides, com as suas contribuições para a construção do pentágono regular. O penúltimo é sobre o trabalho de Arquimedes, como as construções de polígonos regulares, a trissecção do ângulo e a construção do heptágono regular. No último, conhecemos a tabela trigonométrica de Ptolomeu.

BARBOSA, érre. ême. Descobrindo padrões em mosaicos. terceira edição São Paulo: Atual, 2001.

A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, relativos à pavimentação de superfícies planas.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. quinta edição São Paulo: CAEM/IME - USP, 2004.

A autora disserta sobre a importância de trabalhar com jogos nas aulas de Matemática. Apresenta ainda alguns exemplos de jogos e como fazer a avaliação dos estudantes.

BOYER, C. B.; MERZBACH, U. C. História da Matemática. terceira edição São Paulo: Blucher, 2012.

Edição dividida em 24 capítulos que contemplam desde os vestígios matemáticos encontrados nas culturas primitivas até as tendências recentes e perspectivas futuras para a matemática. Apresenta uma cobertura atualizada de tópicos como o último teorema de Fermat e a conjectura de Poincaré, além de avanços recentes em áreas como a teoria dos grupos finitos e demonstrações com o auxílio do computador.

Bréquiman C P Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (u éfe érre gê ésse), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, 2017. (Tese de doutorado no Programa de Pós­‑Graduação em Informática na Educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação). Disponível em: https://oeds.link/eJeLLl. Acesso em: 25 abril 2022.

Essa pesquisa teve como objetivo verificar a possibilidade de desenvolver o pensamento computacional na Educação Básica utilizando exclusivamente atividades desplugadas (sem o uso de computadores).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 25 abril 2022.

Documento oficial do Ministério da Educação que apresenta as competências e habilidades a serem desenvolvidas em cada área do conhecimento na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio de todo o país.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, ésse ê bê, DICEI, 2013. Disponível em: https://oeds.link/Ac2K1v. Acesso em: 25 abril 2022.

Documento do Ministério da Educação que define as diretrizes curriculares da Educação Básica no país.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: proposta de práticas de implementação, 2019. Disponível em: https://oeds.link/8QEVqz. Acesso em: 13 maio 2022.

Elaborado pelo Ministério da Educação, guia prático com explicações e orientações a respeito dos temas contemporâneos transversais.

CASTRUCCI, . Fundamentos da Geometria: estudo axiomático do plano euclidiano. Rio de Janeiro: éle tê cê, 1978.

Apresenta um estudo axiomático da Geometria inspirado nas ideias de David Hilbert e em cursos ministrados em universidades.

CENTURION, ême Conteúdo e metodologia da Matemática: números e operações. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1995.

A obra baseia-se na ideia de que o aluno constrói seu próprio conhecimento por meio de suas ações e problematizações. Aborda as principais dúvidas tanto do aluno de pedagogia quanto do professor das séries iniciais do ensino fundamental.

COXFORD, ei. F.; SHULTE, ei. P. As ideias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1994.

Essa obra apresenta uma coleção de artigos relacionados a diferentes temáticas relacionadas com o ensino de Álgebra, como equações, expressões, resolução de problemas e uso da calculadora.

CRESPO, a. a. Estatística fácil. décima nona edição São Paulo: Saraiva, 2009.

Com uma linguagem objetiva, esse livro traz uma abordagem introdutória de Estatística.

DANTE, éle érre Didática da resolução de problemas de Matemática. décima segunda edição São Paulo: Ática, 1999.

Abordando a resolução de problemas matemáticos e sua importância no ensino, esse livro representa uma valiosa contribuição para a melhoria da prática de educação matemática. Propõe uma discussão dos fatores que atuam de fórma negativa no aprendizado, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.

DOMINGUES, agá agá Fundamentos de Aritmética. terceira edição São Carlos: Edufsc, 2021.

Esse livro é uma introdução à teoria dos números. Apresenta um estudo da divisibilidade relacionada aos números naturais e, depois, ampliada para os números inteiros. Apresenta, também, o desenvolvimento de algumas partes da análise matemática como pré-requisito para o estudo da teoria da representação decimal dos números reais.

EVES, agá Introdução à história da Matemática. quinta edição Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

Apresentado de fórma cronológica, o livro inicia com uma abordagem sobre a história dos números, passando por diferentes sistemas de numeração e relatando diferentes temáticas da história da Matemática até o século vinte.

HOUAISS, ei. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. terceira edição Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Dicionário da Língua Portuguesa.

IFRAH, . História universal dos algarismos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. Tomo 1.

Livro sobre a história dos sistemas de numeração de diferentes civilizações desde a pré-história, passando por civilizações como a dos egípcios, babilônios, fenícios, gregos, romanos, hebreus, maias, chineses, hindus e árabes.

KRULIK, S.; REYS, R. E. A resolução de problemas na Matemática escolar. São Paulo: Atual, 1994.

Essa obra apresenta uma coleção de 22 artigos de especialistas em educação matemática que poderá ajudar os professores de Matemática a lidar com a resolução de problemas. Os 19 primeiros artigos abordam a resolução de problemas por variados ângulos, sempre com a preocupação de não fugir da realidade da sala de aula. O vigésimo e o vigésimo primeiro artigos se ocupam de medições. O último é uma bibliografia comentada, muito útil para orientar o leitor na busca de mais material sobre o assunto.

LIMA, ei. cê pê MAGALHÃES, M. N. Noções de Probabilidade e Estatística. terceira edição São Paulo: IME-USP, 2001.

Voltado a estudantes de cursos superiores, esse livro apresenta uma introdução à Probabilidade e à Estatística.

LIMA, é éle Medida e fórma em Geometria: comprimento, área, volume e semelhança. quarta edição Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2011. (Coleção do professor de Matemática).

Nesse livro o autor selecionou curiosidades históricas que revelam que a determinação de áreas e volumes está entre as primeiras noções geométricas que despertaram o interesse do homem. Sua opção por introduzir a Geometria situando-a no contexto histórico do seu surgimento, torna o livro mais fascinante e facilita o estudo da noção de medida em geometria sob aspectos uni, bi e tridimensional, ou seja, a medida de segmentos de reta (comprimento), de figuras planas (área) e de figuras sólidas (volume).

LINDQUIST, M. M.; SHULTE, ei. P. abre parênteses Organização.). Aprendendo e ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 2005.

Uma das maiores contribuições desse livro é mostrar a importância da Geometria no ensino e na aprendizagem de Matemática. Merece destaque o capítulo que trata do desenvolvimento do pensar geométrico sob a perspectiva das pesquisas do casal Van Hiele, segundo a qual se pode compreender que um trabalho planejado e consistente em aulas especialmente definidas para o estudo de Geometria, baseadas na problematização, é essencial para que os estudantes desenvolvam o pensar geométrico.

LINS, érre cê; GIMENEZ, jóta. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século vinte e um. Campinas: Papirus, 1997.

Esse livro considera a Álgebra e a Aritmética como duas faces da mesma atividade, lidando com relações quantitativas e explorando a inter-relação da aprendizagem de uma e de outra. Diante disso, busca identificar de que modo isso sugere mudanças na educação matemática escolar.

POLYA, . A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

Nesse livro, são apresentados passos para a resolução de problemas. No final, alguns problemas são propostos ao leitor, seguidos por suas respectivas soluções.

PONTE, jóta. P.; BROCADO, jóta.; OLIVEIRA, agá Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Nessa obra são apresentadas algumas vantagens em se trabalhar com investigações matemáticas em sala de aula, destacando o estabelecimento de conjecturas, reflexões e formalização do conhecimento matemático pelos estudantes.

ROQUE, História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: zarrár 2012.

Apresenta um olhar crítico de como a história da Matemática tem sido contada ao longo do tempo.

RUSSELL, M. K.; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre: Penso, 2014.

Esse livro apresenta a avaliação como um componente-chave para o processo de ensino e aprendizagem. Apresenta ferramentas e abordagens de avaliação que decorrem da introdução das tecnologias computacionais nas escolas.

SOUZA, ê. érre.; DINIZ, ême. ih. ésse. . Álgebra: das variáveis às equações e funções. São Paulo: CAEM/IME - USP, 1996.

Apresenta uma reflexão sobre ensino de Álgebra com propostas de atividades.

SOUZA, é érre et al. A Matemática das sete peças do tangram. São Paulo: CAEM/IME - USP, 1997.

Apresenta diferentes atividades que trabalham com a construção do tangram com régua e compasso, semelhança dos triângulos do tangram, entre outros temas.

TINOCO, L. a. a. et.al. Álgebra: pensar, calcular, comunicar... segunda edição Rio de Janeiro: IM/UFRJ/Projeto Fundão, 2011.

Nesse livro são apresentadas atividades que exploram os papéis da Álgebra na Escola Básica e suas possíveis abordagens, para propiciar uma aprendizagem significativa do tema e a construção do sentido do símbolo pelos estudantes.

TOLEDO, ême.; TOLEDO, ême Didática de Matemática: como dois e dois – a construção da Matemática. São Paulo: éfe tê dê, 1997.

Esse livro traz atividades que possibilitam despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.