Parte 3
Verificando
1. Uma fração de denominador 5 representa “quintos”, e com numerador 3 tem leitura três quintos.
Alternativa d.
2. Na figura, há 28 quadradinhos, e 7 deles são azuis; portanto, a fração procurada é dada por:
Outra maneira de resolver é reorganizar os quadrados azuis e amarelos de modo que cada um deles forme uma linha completa, pois assim será uma linha de azuis em 4 linhas no total, obtendo-se a fração:
Alternativa a.
3. Um desconto de 20% corresponde a uma fração de:
Alternativa a.
4. No total, há .1500 funcionários; então,
1 terçodeles são 500 funcionários (.1500 : 3 = 500); portanto,
2 terçossão .1000 funcionários trabalhando no primeiro turno (500 ⋅ 2 = .1000). Alternativa c.
5. Para comparar os valores
3 quartos,
15, 20 avose 75% é necessário transformar todos em frações de mesmo denominador:
; portanto, Fábio e Olívia acertaram a mesma quantidade de questões.
; da mesma maneira, César acertou a mesma parcela da prova.
Alternativa d.
6. São utilizados
3 décimosdo salário de .3500 reais para o pagamento das contas diversas.
1 décimodo salário equivale a 350 reais (.3500 : 10 = 350); então,
3 décimossão .1050 reais (350 ⋅ 3 = .1050).
Com cálculos semelhantes, para descobrir o total gasto com aluguel:
1 sétimode .3500 é .3500 : 7 = 500; portanto,
2 sétimossão 500 ⋅ 2 = .1000, uma diferença de 50 reais (.1050 – .1000 = 50) do valor utilizado no pagamento das contas.
Alternativa a.
7. Para determinar a fração irredutível, simplifica-se a fração ao máximo:
Alternativa c.
8. Segundo as informações no gráfico, há 42,1% da população vivendo na região Sudeste, ou seja, 42,1 a cada 100, o mesmo que 421 a cada .1000.
Alternativa d.
Capítulo 8 – Operações com números racionais na fórma de fração
• Objetivos do capítulo e justificativas
• Resolver problemas compreendendo os diferentes significados das operações que envolvem números racionais na fórma de fração.
• Realizar cálculos que envolvam operações com números racionais na fórma de fração por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
• Interpretar e resolver situações com informações apresentadas em gráficos de setores e de barras.
• Compreender e calcular probabilidade, usando números racionais na fórma de fração e na fórma percentual.
A resolução de problemas com números racionais na fórma de fração se faz presente em situações variadas que envolvem contextos matemáticos e cotidianos, além de questões envolvendo os Temas Contemporâneos Transversais educação ambiental, vida familiar e social, educação financeira e trabalho, o que contribui para o desenvolvimento das competências gerais 6 e 7 e das competências específicas 6 e 7.
Nas operações aqui estudadas, as abordagens se caracterizam pelo uso de linguagens diversas (texto, figuras geométricas, esquemas, gráficos estatísticos, deslocamentos na reta numérica), além da linguagem própria das operações, o que possibilita aos estudantes desenvolverem a competência geral 4 e a competência específica 6.
Atividades como o exercício 32, página 192, que instigam a curiosidade intelectual, a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação para elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas, propiciam aos estudantes o desenvolvimento da competência geral 2 e das competências específicas 2 e 3.
Na seção Trabalhando a informação exploramos o trabalho com a porcentagem e o cálculo de probabilidade, tendo como objetivo promover a compreensão de fenômenos aleatórios, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ( ê éfe zero seis ême ah três zero).
O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 é favorecido com as diferentes atividades a serem realizadas em grupos, pois permitem aos estudantes exercitar diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com a diversidade de aprendizagem entre os colegas, interagindo de fórma cooperativa.
• Habilidades trabalhadas no capítulo
( ê éfe zero seis ême ah zero seis) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
( ê éfe zero seis ême ah zero sete) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
( ê éfe zero seis ême ah zero oito) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
( ê éfe zero seis ême ah zero nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
( ê éfe zero seis ême ah um zero) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
( ê éfe zero seis ême ah um um) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
( ê éfe zero seis ême ah um três) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
( ê éfe zero seis ême ah um cinco) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
( ê éfe zero seis ême ah três zero) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional ( fórma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
( ê éfe zero seis ême ah três dois) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Este capítulo dá continuidade ao estudo de frações, iniciado no capítulo anterior, ao abordar as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação, com base nas operações com números naturais e as noções de múltiplos e divisores, vinculadas à Unidade Temática Números. As Unidades Temáticas Números e Geometria articulam-se na apresentação da potenciação de frações, na qual se destaca o procedimento passo a passo para se obter a potência. Desse modo, contribui-se para o desenvolvimento das habilidades ( ê éfe zero seis ême ah zero seis), ( ê éfe zero seis ême ah zero sete), ( ê éfe zero seis ême ah zero oito), ( ê éfe zero seis ême ah zero nove), ( ê éfe zero seis ême ah um zero), ( ê éfe zero seis ême ah um cinco).
Vinculam-se, ainda, as Unidades Temáticas Números e Probabilidade e estatística por meio do cálculo de probabilidades expressas na fórma de fração e na fórma porcentual. Além disso, apresentam-se situações que envolvem dados de pesquisa com gráficos de setores e de barras para serem interpretadas e resolvidas, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades ( ê éfe zero seis ême ah um um), ( ê éfe zero seis ême ah um três), ( ê éfe zero seis ême ah três zero) e ( ê éfe zero seis ême ah três dois).
• Comentários e resoluções
Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam desta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.
Abertura
a) Resposta pessoal. Caso seja necessário, leve para a sala de aula um mapa do Brasil com a divisão política para que os estudantes localizem a cidade em que vivem e comparem com o mapa da abertura.
b) Resposta pessoal. Verifique qual é o entendimento que os estudantes têm do que vem a ser um animal doméstico. Uma definição possível é: um animal é doméstico quando o ser humano o tem para o trabalho, ou como fonte de alimento, ou é um bicho de estimação. Assim, alguns animais domésticos são cabritos, bois, vacas, cavalos, ovelhas, cães, gatos, galinhas, patos, porcos, coelhos etcétera
c) Resposta pessoal. Solicite uma pesquisa sobre espécies ameaçadas de extinção na região e promova uma discussão com a turma.
d) Uma estimativa razoável é
1 quartoou
1 quinto.
Exercícios propostos
1. a) A figura toda tem 8 pedaços, sendo 2 verdes e 4 amarelos.
A fração pintada de amarelo é
4 oitavos, a fração pintada de verde é
2 oitavose a figura toda pode ser representada por
8 oitavos.
1. b) A parte verde ou amarela será a soma das frações de cada cor:
2 oitavos mais 4 oitavos é igual à 6 oitavos1. c) A parte que não está pintada de verde nem de amarelo é a diferença entre o total e as partes coloridas:
8 oitavos menos 6 oitavos é igual à 2 oitavos4. O pensamento de Carlos envolve a divisão do inteiro na quantidade de vezes do denominador e depois contar os saltos a partir de quantas partes (numeradores) são necessárias em cada caso.
4. a) Com a unidade dividida em 7 partes, na 4ª divisão está localizado o
4 sétimos. Saltar duas partes para a direita corresponde a adicionar
2 sétimosà quantidade inicial, resultando em
6 sétimos. Verificando o resultado com o procedimento já estudado:
4. b) Com a unidade dividida em 5 partes, na 3ª divisão está localizado o
3 quintos. Saltar uma parte para a direita corresponde a adicionar
1 quintoà quantidade inicial, resultando em
4 quintos. Verificando o resultado com o procedimento já estudado:
4. c) Com a unidade dividida em 8 partes, na 1ª divisão está localizado o
1 oitavo. Saltar cinco partes para a direita corresponde a adicionar
5 oitavosà quantidade inicial, resultando em
6 oitavos. Verificando o resultado com o procedimento já estudado:
4. d) Com a unidade dividida em 6 partes, na 5ª divisão está localizado o
5 sextos. Saltar duas partes para a esquerda corresponde a subtrair
2 sextosda quantidade inicial, resultando em
3 sextos. Verificando o resultado com o procedimento já estudado:
4. e) Com a unidade dividida em 7 partes, na 6ª divisão está localizado o
6 sétimos. Saltar quatro partes para a esquerda corresponde a subtrair
4 sétimosda quantidade inicial, resultando em
2 sétimos. Verificando o resultado com o procedimento já estudado:
4. f) Com a unidade dividida em 9 partes, na 4ª divisão está localizado o
4 nonos. Saltar uma parte para a esquerda corresponde a subtrair
1 nonoda quantidade inicial, resultando em
3 nonos. Verificando o resultado com o procedimento já estudado:
6. Cada pacote tinha 120 miçangas. Do pacote da primeira cor, do total de
4 quartosiniciais, sobraram:
Fração 4 quartos menos 3 quartos igual à, numerador 4 menos 3, denominador 4, igual à 1 quarto.Ou seja, 30 miçangas (120 : 4 = 30).
Do pacote da segunda cor, o todo pode ser representado por
5 quintos, enquanto a sobra foi de
2 quintosdas miçangas
abre parênteses 5 quintos menos 3 quintos igual à fração numerador 5 menos 3, denominador 5 igual à 2 quintos fecha parênteses. Assim, do pacote da segunda cor sobraram 48 miçangas (120 : 5 = 24 e 24 ⋅ 2 = 48).
7. A lista apresentada no enunciado é a quantidade de senadores de cada partido, em janeiro de 2022.
7. a) A fração do Senado que representava cada partido era: CIDADANIA:
3, 81 avos; DEM:
5, 81 avos; MDB:
15, 81 avos; PDT:
3, 81 avos; pê éle:
6, 81 avos; PODEMOS:
9, 81 avos; PP:
7, 81 avos; PROS:
3, 81 avos; PSC:
1, 81 avos; PSD:
12, 81 avos; PSDB:
6, 81 avos; PSL:
2, 81 avos; PT:
7, 81 avos; REDE:
1, 81 avos; REPUBLICANOS:
1, 81 avos.
7. b) Resposta pessoal; depende de pesquisa sobre a formação do Senado.
7. c) Resposta pessoal; depende de pesquisa sobre a formação do Senado.
7. d) Resposta pessoal; depende de pesquisa sobre a formação do Senado.
8. Se juntarmos as respostas apresentadas para todas as categorias, obtemos:
Então, há algum erro nos dados, pois como 110 > 100 ⇒
110 centésimos maior que 100 centésimos, então, a soma é maior do que 100%, mais do que a quantidade de pessoas entrevistadas.
9. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes elaborem problemas sobre adição ou subtração de frações, permitindo avaliar como expressam suas ideias e seus conhecimentos.
12. Para calcular a diferença, vamos reduzir a denominadores comuns e então subtrair os numeradores.
12. c)
3 menos 2 quintos igual fração numerador 3 vezes 5 denominador 1 vezes 5 menos 2 quintos=
=
fração numerador 15 menos 2 denominador 5 igual 13 quintos12. d) Nessa operação com números mistos, eles são transformados em frações para depois ser efetuada a subtração. Como 4 é múltiplo de 2, o denominador comum será 4, sendo necessário multiplicar os termos da primeira fração por 2 (pois 4 : 2 = 2). Assim:
=
=
Fração. 3 inteiros e 2 quartos menos 2 inteiros e 3 quartos=
=
Abre parênteses 3 mais 2 quartos fecha parênteses Menos abre parênteses 2 mais 3 quartos fecha parênteses=
=
abre parênteses fração de numerador 3 vezes 4 e denominador 4, mais, 2 quartos fecha parênteses, menos, abre parênteses fração de numerador 2 vezes 4 e denominador 4, Mais, 3 quartos, fecha parênteses=
=
Abre parênteses fração de numerador 12 mais 2 e denominador 4 fecha parênteses menos abre parênteses fração de numerador 8 mais 3 e denominador 4 fecha parênteses.=
=
14 quartos menos 11 quartos igual à 3 quartos.13. a) Como 6 é múltiplo de 3, e ême ême cê (4, 6) = 12, então se reduz ao denominador comum 12, considerando que, quando o denominador inicial é 4, então 12 : 4 = 3 é o fator que permitirá encontrar uma fração equivalente de denominador 12; da mesma maneira, 12 : 3 = 4 e 12 : 6 = 2, então:
=
=
Fração numerador 3 vezes 3, denominador 4 vezes 3, mais fração numerador 1 vezes 4, denominador 3 vezes 4, menos, fração Numerador 1 vezes 2, Denominador 6 vezes 2.=
=
Numerador 9 mais 4 menos 2, Denominador 12=
=
fração de numerador 9 mais 4 menos 2 e denominador 12, igual a 11 12 avos=
11 sobre 1213. b) Transformam-se todos os valores em frações de denominador 4 (pois tanto 1 como 2 são divisores de 4, ou seja, 4 é múltiplo de ambos).
3 sobre 1 menos, abre parenteses, 2 mais 1 meio fecha parenteses, mais 1 quarto.
=
=
Fração. Numerador 3 vezes 4, Denominador 1 vezes 4, menos, abre parenteses, fração Numerador 2 vezes 4, Denominador 1 vezes 4, mais, fração Numerador 1 vezes 2, Denominador 2 vezes 2, fecha parenteses, mais 1 quarto.=
=
12 quartos menos, abre parenteses, 8 quartos mais 2 quartos, fecha parenteses, mais 1 quarto.=
=
12 quartos menos 10 quartos mais 1 quarto, igual à: Numerador 12 menos 10 mais 1, Denominador 4, igual à 3 quartos.13. c) 4 é múltiplo de 2, e ême ême cê (4, 6) = 12; então, reduzindo as frações a esse denominador e operando as partes inteiras entre si:
=
=
6, 12 avos mais, 1 inteiro e 4, 12 avos menos, 1 inteiro e 3, 12 avos.=
=
Fração. 6, 12 avos mais 16, 12 avos menos 15, 12 avos.=
=
Fração. Numerador 6 mais 16 menos 15, Denominador 12, igual à 7, 12 avos.
13. d) O denominador comum nesse caso é ême ême cê (12, 9) = 36. Os fatores para cada fração são: denominador 12, fator 36 : 12 = 3; denominador 6, fator 36 : 6 = 6; denominador 9, fator 36 : 9 = 4. Então, a expressão fica:
14. a) Ele percorreu
1 meiono primeiro dia, e
1 terçono segundo dia. Então, nos dois dias de viagem, ele percorreu
1 meio mais 1 terçoda distância, ou seja,
5 sextosda distância
Abre parênteses, 1 meio mais 1 terço igual à fração numerador 1 vezes 3, denominador 2 vezes 3, mais, fração numerador 1 vezes 2, denominador 3 vezes 2 igual à 3 sextos mais 2 sextos, igual à 5 sextos fecha parênteses..
14. b) A fração da distância que ainda falta percorrer é
um sexto, pois:
14. c) A distância de 60 quilômetros equivale a
um sextodo trajeto; portanto, a distância entre as cidades
Entre parenteses, 6 sextosé de 360 quilômetros (60 ⋅ 6 = 360).
15. A fração arrendada corresponde ao que sobra além do milho e do carneiro. Portanto, efetuamos:
1 menos, abre parenteses, 3 oitavos mais 2 quintos, fecha parenteses, igual à: 1 menos, abre parenteses, fração Numerador 3 vezes 5, Denominador 8 vezes 5, mais, fração Numerador 2 vezes 8, Denominador 5 vezes 8, fecha parenteses, igual à: 40, 40 avos menos, abre parenteses, 15, 40 avos mais 16, 40 avos; fecha parenteses, igualAssim,
9, 40 avosé a parte arrendada do sítio.
16. Fazendo como pede o enunciado:
16. a) Uma fração equivalente a 1 é
3 terços. Dividindo o inteiro em 3 partes, localizo o 1, ou seja, o
3 terços, e salto em sentido crescente 2 partes, ou seja,
2 terços, chegando a
5 terços. Assim:
Fração. 1 inteiro mais 2 terços, igual à 3 terços mais 2 terços, igual à 5 terços..
16. b) Uma fração equivalente a
2 quintosé
4 décimos. Dividindo o inteiro em 10 partes, localizo o
4 décimose salto em sentido crescente 3 partes, ou seja,
3 décimos, chegando a
7 décimos.
Assim:
2 quintos mais 3 décimos, igual à 4 décimos mais 3 décimos, igual à 7 décimos..
16. c) Uma fração equivalente a
4 quintosé
8 décimos. Dividindo o inteiro em 10 partes, localizo o
8 décimose salto em sentido decrescente 3 partes, ou seja,
3 décimos, chegando a
5 décimos. Assim:
4 quintos menos 3 décimos, igual à 8 décimos menos 3 décimos, igual à 5 décimos.. Simplificando, obtemos:
16. d) Uma fração equivalente a
2 sétimosé
4, 14 avos. Dividindo o inteiro em 14 partes, localizo o
4, 14 avose salto em sentido decrescente 3 partes, ou seja,
3, 14 avos, chegando a
1, 14 avos. Assim:
2 sétimos menos 3, 14 avos igual à 4, 14 avos menos 3, 14 avos igual à, 1, 14 avos..
18. O Estado arca com
3 oitavosda obra, o município arca com
7, 12 avose empresários com o restante, isto é:
, que corresponde a R$ 60.000,00sessenta mil reais.
18. a) 24 · .60000 = ..1440000
Portanto, o custo total da obra foi de R$ 1.440.000,00um milhões quatrocentos e quarenta mil reais.
18. b) Como a estrada tem 36 quilômetros, o custo por quilômetro é dado por ..1440000 : 36 = .40000.
A obra custou R$ 40.000,00quarenta mil reais.
19. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes elaborem problemas sobre adição ou subtração de frações, permitindo avaliar como expressam suas ideias e seus conhecimentos.
20. A multiplicação representa a soma de parcelas iguais; portanto, é possível escrever:
20. a)
3 quintos mais 3 quintos, igual à 2 inteiros vezes 3 quintos, igual à 6 quintos.20. b)
2 sétimos mais 2 sétimos mais 2 sétimos. Igual à, 3 inteiros vezes 2 sétimos, igual à 6 sétimos.20. c)
4 quintos, mais 4 quintos, mais 4 quintos, mais 4 quintos. Igual à, 4 inteiros vezes 4 quintosIgual à 16 quintos.
21. O ponto entre o inteiro e a fração indica que se trata de uma multiplicação; então, efetuando a operação entre o inteiro e o numerador da fração, obtemos:
21. a)
3 inteiros vezes 1 quarto, igual à, fração Numerador 3 vezes 1, Denominador 4, igual à 3 quartos.21. b)
4 inteiros vezes 1 oitavo, igual à, Fração. Numerador 4 vezes 1, Denominador 8, igual à 4 oitavos, igual à, fração Numerador 4 dividido por 4, Denominador 8 dividido por 4, igual à 1 meio.
(O resultado pode ser simplificado.)
21. c)
5 inteiros vezes 1 décimo, igual à: fração Numerador 5 vezes 1, Denominador 10, igual à 5 décimos, igual à, fração Numerador 5 dividido por 5, Denominador 10 dividido por 5, igual à 1 meio.
(O resultado pode ser simplificado.)
21. d)
8 inteiros vezes 1, 20 avos igual à: fração Numerador 8 vezes 1, Denominador 20, igual à 8, 20 avos, igual à, fração Numerador 8 dividido por 2, Denominador 20 dividido por 2, igual à 4 décimos, igual à, fração Numerador 4 dividido por 2, Denominador 10 dividido por 2, igual à 2 quintos.
(O resultado pode ser simplificado.)
22. Como uma semana tem 7 dias, o consumo total de suco em uma semana na fórma de adição deve conter uma parcela para cada dia:
1 terço mais, 1 terço mais, 1 terço mais, 1 terço mais, 1 terço mais, 1 terço mais, 1 terçona fórma de fração, basta efetuar
7 vezes 1 terço..
24. Das 90 pessoas entrevistadas,
2 terçosdisseram praticar a coleta seletiva, ou seja, 60 pessoas
abre parêntese: pois 2 terços de 90 é o mesmo que 2 sobre 3, vezes 90, igual a fração de numerador 2 vezes 90 e denominador 3, igual à 180 sobre 3, igual a 60 sobre 1, que é igual a 60; fecha parêntese.. Já
1 décimodas pessoas disse não conhecer a coleta seletiva, ou seja, 9 entrevistados
abre parêntese: pois equivale a um décimo de 90, igual a 1 sobre 10, vezes 90, igual à fração de numerador 1 vezes 90 e denominador 10, igual a 90 sobre 10, igual à fração de numerador 90 dividido por 10 e denominador 10 dividido por 10, igual a 9 sobre 1, que é igual a 9; fecha parêntese..
25. Analisando as informações do gráfico:
25. a) O gênero literário preferido dos adolescentes é o que tem a barra de maior comprimento, romance, com 35% dos adolescentes.
25. b) A peça teatral foi resposta de 23% dos adolescentes pesquisados, o que equivale à fração
23 centésimosdos entrevistados.
25. c) Foram pesquisados 500 adolescentes, e 23% preferem peça teatral.
23% de 500 =
23 centésimosde 500 =
=
abre parêntese 23 sobre 100 fecha parêntese vezes 500, igual à fração de numerador 23 vezes 500 e denominador 100, que é igual a 115.Portanto, 115 adolescentes preferem peça teatral.