Parte 1

CAPÍTULO 8 Operações com números racionais na fórma de fração

Vista do alto do mapa do Brasil destacando os biomas: Bioma Amazônica, Bioma Pantanal, Bioma Cerrado, Bioma Caatinga, Bioma Mata Atlântica, Bioma Pampa e Bioma ambientes marinhos. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos e escala de 0 a 390 quilômetros.
Elaborado a partir de: í bê gê É. Atlas Geográfico Escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 103.

Observe, leia e responda no caderno.

a) A cidade e a região em que você vive fazem parte de qual bioma?

b) Além dos animais domésticos, que outros animais estão mais presentes na região onde você mora?

c) Na região onde você vive há espécies de animais ameaçadas de extinção?

d) Que fração da área ocupada pelo bioma Caatinga corresponde à área ocupada pelo bioma Pampa?Faça uma estimativa.

Ícone Meio ambiente.

 Nos estudos sobre o meio ambiente, chama-se bioma o conjunto de sistemas que formam uma comunidade (todos os organismos – animais e vegetais – que habitam um mesmo ­ambiente) estável e desenvolvida, adaptada às condições naturais de uma região, e geralmente caracte­rizada por um tipo principal de vegetação.

O mapa desta página representa os biomas brasileiros de modo simplificado, reunindo-os em sete grandes biomas.

Respostas e comentários

a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

c) Resposta pessoal.

d) Aproximadamente

um quarto

.

Capítulo 8 - Operações com números racionais na fórma de fração

Os objetivos deste capítulo e suas justificativas, as indicações das habilidades e competências específicas da Matemática (Bê êne cê cê), além de outras informações, estão no início deste Manual, nas orientações específicas.

Este capítulo trata das operações com números racionais na fórma de fração, complementando, ampliando e aprofundando estudos anteriores dos estudantes.

Apresenta-se o mapa do Brasil dividido por biomas, oferecendo um contexto para possível interdisciplinaridade com Geografia. póde-se aproveitar para explorar a conscientização acerca de questões ambientais, comparar modificações de paisagens nos lugares de vivências e os usos desses lugares em diferentes tempos, verificando e, se for o caso, associando com o fato de algumas espécies animais estarem ameaçadas de extinção, contribuindo para o desenvolvimento da competência geral 7 e do Tema Contemporâneo Transversal educação ambiental. Para este trabalho interdisciplinar, sugerimos que os estudantes sejam organizados em grupos e que cada grupo pesquise um dos biomas presentes no ­Brasil. O trabalho em grupo favorece o desenvolvimento da competência geral 9, pois os estudantes podem exercitar a cooperação e o diálogo, a fim de organizarem as tarefas para realizar a pesquisa.

Explore o mapa propondo aos estudantes a leitura das informações contidas e solicitando a eles que localizem a região aproximada, de seu município ou estado, identificando assim, o bioma ­correspondente.

As resoluções das atividades propostas nesta abertura dependem da região onde cada estudante reside. Elas podem ter como base a análise do mapa e os conhecimentos prévios sobre o bioma. Se necessário, os estudantes podem pesquisar sobre as características da região, em relação ao bioma, e listá-las no caderno, indicando alguns animais da fauna local e pesquisando quais espécies de animais estão ameaçadas de extinção.

Ícone Sugestão de leitura de materiais digitais.

 Sugestões de leitura

Para ampliar o assunto sobre biomas brasileiros terrestres, sugerimos os materiais:

REDE brasileira de reservas da biosfera. Biomas do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/UpXjth. Acesso em: 6 junhoponto 2022.

É possível encontrar textos com as principais características dos biomas brasileiros.

í bê gê É Educa. Biomas brasileiros. Disponível em: https://oeds.link/0QOW4a. Acesso em: 28 maio 2022.

Neste site, disponibilizam-se informações textuais e gráficas sobre os biomas brasileiros.

1. Adição e subtração com frações de mesmo denominador

Ícone Meio ambiente.

Para preservar o patrimônio biológico existente no território brasileiro, foi criado, pela Lei número .9985, de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza.

Unidade de Conservação (ou ú cê) é a denominação dada a espaços territoriais que passam a ter seus recursos ambientais protegidos por lei.

Leia as informações a seguir.

Esquema. No centro, gráfico de setores indicado por cores. Cada cor representa um bioma com uma espécie de animal acompanhada de uma fração representando a extinção de cada espécie. Cor verde: Amazônia, três vinte e cinco avos. Peixe-boi-da-Amazônia. Fotografia de um peixe boi dentro da água. Cor azul: Cerrado, sete trinta e quatro avos. Tamanduá-bandeira. Fotografia de um tamanduá-bandeira em meio a vegetação. Cor roxa: Caatinga, três trinta e quatro avos. Onça-parda. Fotografia de uma onça-parda deitada no solo. Cor amarela: Mata Atlântica, dois quintos. Papagaio-de-cara-roxa. Fotografia de um papagaio de penas verdes e cabeça em tom de roxo. Cor azul: Pampa, um vinte avos. Toninha. Fotografia de animal de focinho fino dentro do mar. Cor vermelha: Pantanal, três cento e vinte e cinco avos. Ariranha. Fotografia de uma ariranha caminhando no solo. Cor laranja: Ambientes marinhos., um nono. Tartaruga-de-pente. Fotografia de uma tartaruga de casco esverdeado no fundo do mar.
Dados obtidos em: INSTITUTO Chico Mendes de conservação da biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume um Brasília, Distrito Federal: í cê ême bio/ême ême á, 2018. página 66-67

*Registros em UCs Federais: 1460 espécies, arredondadas para 1500, e frações aproximadas para facilitar os cálculos.

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os animais.)

Depois de conhecer as espécies ameaçadas de extinção em unidades de conservação, note neste outro gráfico como elas se dividem em grupos.

Gráfico de setores. Distribuição por grupos biológicos das espécies da fauna ameaçada de extinção* (2018). Mamíferos: três cinquenta avos. Aves: quatro vinte e cinco avos, Répteis: três cinquenta avos, anfíbios: dois vinte e cinco avos. Peixes (continentais e marinhos): dezoito quarenta e cinco avos. Invertebrados (continentais e marinhos): sete vinte e cinco avos.
* Registros em unidades de conservação Federais. Frações aproximadas para facilitar os cálculos. Dados obtidos em: INSTITUTO Chico Mendes de conservação da biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume um Brasília, Distrito Federal: í cê ême bio/ême ême á, 2018. página 55.
Respostas e comentários

1. Adição e subtração com frações de mesmo denominador

Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah zero sete, ê éfe zero seis ême ah zero oito, ê éfe zero seis ême ah um zero e ê éfe zero seis ême ah três dois.

Neste tópico ampliamos o trabalho com números racionais na fórma de fração explorando as operações de adição e subtração, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades (ê éfe zero seis ême ah zero sete), ­(ê éfe zero seis ême ah zero oito) e (ê éfe zero seis ême ah um zero). Ampliando o tema da abertura do capítulo – biomas brasileiros –, analise com os estudantes o gráfico de setores relativo à distribuição por bioma e o relativo à distribuição por grupos biológicos das espécies da fauna ameaçadas de extinção.

Para retomar alguns conceitos, proponha à turma questionamentos com base nos dados apresen­tados nos gráficos:

Há mais espécies da fauna ameaçadas de extinção na Caatinga ou na Amazônia? Resposta: na Amazônia, pois

Três, vinte e cinco avos é maior que três, trinta e quatro avos

.

Há menos espécies da fauna ameaçadas de extinção no Cerrado ou em Ambientes marinhos?

Resposta: em Ambientes marinhos, pois

um nono é menor que sete, trinta e quatro avos

.

Em qual grupo biológico há mais espécies da fauna ameaçadas de extinção? Resposta: Peixes.

Quais são os grupos com menor número de espécies da fauna ameaçadas de extinção?

Resposta: Répteis e Mamíferos.

Ao trabalhar com a leitura e interpretação dos dados apresentados nos gráficos, contribui-se para o desenvolvimento da habilidade (ê éfe zero seis ême ah três dois). Além disso, os estudantes poderão utilizar as informações apresentadas nesta página e as que obtiveram na pesquisa proposta na abertura deste capítulo, a fim de discutir e de argumentar sobre os impactos das mudanças da paisagem sobre as espécies animais da fauna. Para desenvolverem a capacidade de argumentar e analisar criticamente a situação, podem-se formar dois grupos de estudantes para que debatam sobre as mudanças da paisagem, de maneira que um deles defenda tais mudanças e o outro, as critique. Ao final, podem compor um texto coletivo apresentando os aspectos positivos e negativos de tais mudanças e os impactos sociais e no meio ambiente que elas ocasionam, contribuindo para o desenvolvimento das competências gerais 4 e 7 e do Tema Contemporâneo Transversal educação ambiental.

No primeiro gráfico, para cada bioma há um setor com a indicação das respectivas espécies animais ameaçadas de extinção. Podemos obter muitas informações por meio da leitura do texto e dos gráficos. Por exemplo:

No Pantanal, havia

Três, cento e vinte e cinco avos.

de .1500 espécies animais ameaçadas de extinção.

Mais de

Um sétimo

das espécies animais ameaçadas de extinção eram constituídas de aves.

Somente no Pantanal havia menos de 3% de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Um nono

é a fração que representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção em ambientes marinhos, em 2018.

No entanto, para obter outras informações, é necessário fazer uma análise mais aprofundada dos gráficos; por exemplo:

Que fração representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção no Cerrado e na Caatinga em 2018?

Fotografia. Mico-leão-dourado. Macaco de pele marrom dourado está sobre um galho na árvore.
Mico-leão-dourado (leontopitécus rosália) nativo da Mata Atlântica. (Fotografia de 2017.)
Fotografia. Duas ararinhas-azuis em um galho. Aves de penas azuis semelhante a um papagaio.
Espécimes da ararinha-azul (cianopsíta spícsi) originárias da Caatinga. (Fotografia de 2015.)

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os animais.)

Do total de espécies animais ameaçadas de extinção em 2018, que fração representa os répteis e os mamíferos nessa situação?

Sabemos que as espécies de animais ameaçadas de extinção no Cerrado representam

Sete, trinta e quatro avos.

e na Caatinga,

três, trinta e quatro avos

do total nacional. Observe como podemos representar essa situação por meio de uma figura:

Ilustração. Barra dividida em trinta e quatro partes iguais, sendo sete partes pintadas de laranja (Cerrado), três partes pintadas de azul (Caatinga) e o restante de verde.

Note que, de acordo com a figura, a fração procurada é

Dez, trinta e quatro avos.

Nesse caso, podemos também fazer a seguinte adição:

Sete trinta e quatro avos mais três trinta e quatro avos é igual a dez trinta e quatro avos.
Respostas e comentários

Adição e subtração com frações de mesmo denominador

Ainda com base nas informações dos gráficos, analise com os estudantes as comparações apresentadas nesta página. Verifique se eles compreendem a representação feita por meio da figura, na qual é possível verificar qual é a fração de espécies animais ameaçadas de extinção na Caatinga e no Cerrado. Explore com eles a ideia de adição de frações efetuando a adição das duas frações indicadas.

Neste contexto, pode-se trabalhar também a ideia de diferença entre duas frações. Incentive os estudantes a determinarem a diferença entre a fração de espécies animais ameaçadas de extinção do Cerrado e da Caatinga em relação ao total de espécies animais ameaças de extinção no Brasil.

Nos dois casos, precisamos obter frações com um mesmo denominador para efetuar as operações.

Observe na figura a seguir que

Vinte e quatro, trinta e quatro avos.

é a fração que representa a quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção nos demais biomas.

Ilustração. Barra dividida em trinta e quatro partes iguais, sendo sete partes pintadas de laranja e três partes pintadas de azul (Cerrado e Caatinga) e o restante de verde (demais biomas)

Para obter esse dado, podemos efetuar uma subtração.

Trinta e quatro, trinta e quatro avos, menos, dez, trinta e quatro avos é igual a 24, trinta e quatro avos

Retomaremos a segunda pergunta mais adiante.

Acompanhe outro exemplo.

Na cantina em que Marina trabalha, um mesmo tipo e formato de bolo é vendido a cada semana (de segunda a sexta-feira). Marina anotou, no quadro a seguir, a quantidade de bolo vendida em determinada semana.

Dia da semana

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Parte de bolo vendida

1 8

3 8

1 8

2 8

4 8

Quantas partes desse tipo de bolo foram vendidas nessa semana? Quantas partes sobraram?

Juntando todas as partes de bolo vendidas em cada dia, podemos calcular a quantidade de bolo que foi vendida nessa semana. Isso pode ser registrado por meio de uma adição.

1 oitavo mais três oitavos mais um oitavo mais dois oitavos mais quatro oitavos igual a onze oitavos.
Ilustração. Dois círculos divididos em oito partes. O círculo à esquerda está com todas as partes pintadas, o círculo à direita está com três partes pintadas. Abaixo, a informação: A parte pintada de amarelo representa a quantidade de bolo vendida nessa semana.

Nessa semana, a cantina vendeu

11 oitavos

de bolo, o que significa mais de uma unidade de bolo.

Onze oitavos é igual a oito oitavos mais 3 oitavos

,o que representa 1 bolo e

Três oitavos

de bolo, ou seja,

Um inteiro e três oitavos

de bolo.

Subtraindo o total vendido do total fabricado desse tipo de bolo na semana (duas unidades), temos a quantidade que sobrou:

Dois menos onze oitavos igual a dezesseis oitavos menos onze oitavos igual a cinco oitavos.

Para adicionar ou subtrair números representados por frações de mesmo denominador, ­adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos o denominador comum.

Verifique os cálculos a seguir.

1 dezesseis avos mais onze dezesseis avos igual a doze dezesseis avos. O numerador 12 corresponde a um mais onze.
Um oitavo mais três oitavos mais um oitavo mais dois oitavos mais quatro oitavos igual a onze oitavos. O numerador 11 corresponde a 1 + 3 + 1 + 2 + 4
Quatro quartos menos três quartos igual a um quarto. O numerador 1 corresponde a quatro menos três.
Dezesseis oitavos menos onze oitavos igual a cinco oitavos. O numerador 5 corresponde a 16 menos 11.
Respostas e comentários

Adição e subtração com frações de mesmo denominador

Analise com os estudantes a situação de venda de pedaços de bolo. Ressalte que, neste exemplo, considera-se que cada pedaço de bolo tem o mesmo formato e tamanho, a fim de que associem a divisão do bolo em partes iguais. Se julgar adequado, prepare previamente círculos de papel para os estudantes manipularem e representarem essa situação e outras similares, representando adições e subtrações de frações de mesmo denominador. Para efetuarem a divisão do círculo de papel em partes iguais, os estudantes podem fazer dobras no papel, a partir do diâmetro do círculo: primeiro para determinar duas partes iguais, depois 4 partes e, por fim, 8 partes iguais.

Para auxiliá-los, caso apresentem dificuldades, podem-se utilizar tiras de papel em formato retangular, divididas em partes iguais, por exemplo, em 34 partes iguais. Em seguida, proponha aos estudantes que efetuem diferentes adições e subtrações representando e efetuando essas operações utilizando as tiras de papel.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Considere a figura e faça o que se pede.

Ilustração. Quadrado dividido em oito triângulos iguais. Há seis triângulos pintados, sendo quatro amarelos e dois verdes.

a) Determine as frações de denominador 8 que representam a parte pintada de amarelo, a parte pintada de verde e a figura toda.

b) Represente por meio de uma adição de frações a parte da figura pintada de verde ou de amarelo.

c) Represente por meio de uma subtração a parte da figura que não está pintada nem de verde nem de amarelo.

2 Efetue, no caderno, simplificando o resultado quando possível.

a)

Dois nonos mais cinco nonos

b)

Quatro décimos mais dois décimos

c)

Dois quinze avos mais três quinze avos

d)

Cinco doze avos mais três doze avos mais um doze avos

e)

Cinco quartos mais três quartos

f)

um sexto mais dois sextos mais três sextos

3 Efetue, simplificando o resultado quando ­possível.

a)

Oito nonos menos dois nonos Dois terços

b)

Sete quintos menos um quinto Seis quintos

c)

Quinze oitavos menos nove oitavos Três quartos

d)

Nove quintos menos quatro quintos

e)

Três sétimos menos três sétimos

f)

Onze doze avos menos três doze avos.

4

Ícone Cálculo mental.

Carlos imagina “saltos” em uma reta numé­rica para calcular mentalmente o resul­tado de adições e de subtrações de frações.

Para calcular

Dois sétimos mais três sétimos.
Ilustração. Rapaz negro de cabelo castanho, veste blusa listrada verde e lilás. Ele está com uma das mãos sobre o queixo e pensa: ilustração. Reta numérica com pontos 0, dois sétimos, cinco sétimos e 1. De 2 sétimos para cinco sétimos seta com indicação: mais três sétimos. Penso em uma unidade da reta numérica dividida em sete partes iguais. Na reta, localizo dois sétimos. Em seguida, dou um salto de três sétimos na reta no sentido crescente, chegando a cinco sétimos.

Então,

Dois sétimos mais três sétimos é igual a cinco sétimos.

Para calcular

Quatro quintos menos três quintos.
Ilustração. Rapaz negro de cabelo castanho, veste blusa listrada verde e lilás. Ele está com uma das mãos sobre o queixo, um dos olhos fechados e pensa: ilustração. Reta numérica com pontos 0, um quinto, quatro quintos, 1. De um quinto para quatro quintos seta com indicação: menos três quintos. Penso em uma unidade da reta numérica dividida em cinco partes iguais. Na reta, localizo quatro quintos. Em seguida, dou um salto de três quintos na reta no sentido decrescente, chegando a um quinto.

Então,

Quatro quintos menos três quintos igual a um quinto.

Efetue mentalmente as operações com as frações a seguir, imaginando saltos crescentes e decrescentes em uma reta numérica. Depois, registre por escrito e verifique o resultado.

a)

Quatro sétimos mais dois sétimos

b)

Três quintos mais um quinto

c)

Um oitavo mais cinco oitavos

d)

Cinco sextos menos dois sextos

e)

Seis sétimos menos quatro sétimos

f)

Quatro nonos menos um nono

Respostas e comentários

1. a)

Quatro oitavos, dois oitavos e oito oitavos.

, respectivamente

1. b)

Dois oitavos mais quatro oitavos é igual a seis oitavos

1. c)

oito oitavos menos seis oitavos é igual a dois oitavos

2. a)

Sete nonos

2. b)

Três quintos

2. c)

Um terço

2. d)

Três quartos

2. e) 2

2. f) 1

3. a)

dois terços

3. b)

seis quintos

3. c)

três quartos

3. d) 1

3. e) 0

3. f)

dois terços

4. a)

Seis sétimos

4. b)

Quatro quintos

4. c)

Três quartos

4. d)

Um meio

4. e)

Dois sétimos

4. f)

Um terço

Exercícios propostos

Neste bloco de exercícios, exploramos procedimentos de adição e de subtração de frações de mesmo denominador.

A resolução do exercício 1 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

No exercício 2, para adicionar frações de mesmo denominador, adicionamos os numeradores e conservamos o denominador comum. Então:

a)

Dois nonos mais cinco nonos igual a fração de numerador: 2 + 5, e de denominador: 9, igual a sete nonos

b)

Quatro décimos mais dois décimos igual a fração de numerador: 4 mais 2, e de denominador: 10, igual a
seis décimos, igual a fração de numerador: 6 dividido por 2, e de denominador: 10 dividido por 2, igual a três quintos.

c)

Dois quinze avos mais três quinze avos igual a fração de numerador: 2 mais 3, e de denominador: 15, igual a
cinco quinze avos, igual a fração de numerador: 5 dividido por 5, e de denominador: 15 dividido por 5, igual a um terço.

d)

Cinco doze avos mais três doze avos mais um doze avos igual a
fração de numerador: 5 mais 3 mais 1, e de denominador: 12, igual a nove doze avos igual
fração de numerador: 9 dividido por 3, e de denominador: 12 dividido por 3, igual a três quartos.

e)

Cinco quartos mais três quartos igual a fração de numerador: 5 mais 3, e de denominador 4, igual a oito quartos
igual a fração de numerador: 8 dividido por 4, e de denominador: 4 dividido por 4 igual a dois inteiros.

f)

Um sexto mais dois sextos mais três sextos
igual a fração, de numerador: 1 mais 2 mais 3, e de denominador: 6, igual a seis sextos igual a um inteiro.

Analogamente, no exercício 3, para efetuar as subtrações envolvendo frações de mesmo denominador, subtraem-se os ­numeradores mantendo-se o ­denominador.

a)

Oito nonos menos dois nonos igual a fração de numerador: 8 menos 2, e de denominador: 9, igual a seis nonos igual a
fração de numerador: 6 dividido por 3, e de denominador: 9 dividido por 3, igual a dois terços.

b)

Sete quintos menos um quinto igual a fração, de numerador: 7 menos 1, e de denominador: 5, igual a seis quintos.

c)

Quinze oitavos menos nove oitavos igual a fração de numerador: 15 menos 9, e de denominador: 8, igual a
seis oitavos igual a fração de numerador: 6 dividido por 2, e de denominador: 8 dividido por 2, igual a três quartos.

d)

Nove quintos menos quatro quintos igual a fração de numerador: 9 menos 4, e de denominador: 5, igual a cinco quintos igual a 1 inteiro.

e)

Três sétimos menos três sétimos igual a fração de numerador três menos três, e de denominador sete, igual a 0 sobre sete, igual a zero.

f)

Onze doze avos menos três doze avos igual a fração de numerador: 11 menos 3, e de denominador: 12, igual a oito doze avos igual a fração de numerador: 8 dividido por 4, e de denominador: 12 dividido por 4, igual a dois terços.

Aproveite o exercício 4 e retome a adição e a subtração com o recurso da reta numérica, envolvendo agora números racionais na fórma de fração. Após os estudantes resolverem esse exercício mentalmente, se necessário, proponha a eles que efetuem as operações para conferir as respostas. Como em cada operação as frações consideradas têm o mesmo denominador, eles devem considerar que o resultado será uma fração em que se mantém esse denominador, e o numerador é dado pela adição (ou subtração) dos numeradores dados.

5 O senhor Roberto é muito querido no bairro onde mora. Por ter conhecimentos de paisagismo, ele coordenou os moradores na plantação de flores na maior praça do bairro. A praça foi dividida e em

Um sexto

dela foram plantadas margaridas, em

Quatro sextos

foram plantadas gérberas e o restante foi ocupado com acácias.

a) Represente essa situação por meio de uma figura.

b) Determine a fração da praça florida de ­acácias.

6

Ícone do Tema Contemporâneo Transversal: Cidadania e Civismo.

Fernanda gosta de criar suas próprias bijuterias. Para fazer um colar, ela comprou 2 pacotes de miçangas, um de cada cor. Cada pacote tinha 120 miçangas. Ela usou

Três quartos

das miçangas de um dos pacotes e

Três quintos

das miçangas do outro. Quantas miçangas ­so­braram de cada cor?

7 O Brasil é uma República Federativa presidencialista. A federação brasileira é composta de 26 estados e do Distrito Federal. O sistema político – atuando nas esferas federal, estadual e municipal – é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Partidos são grupos de pessoas com as mesmas propostas políticas. Observe a seguir o número de senadores de cada partido (em janeiro de 2022) que fazem parte do Poder Legislativo em sua esfera federal. No total, são 81 senadores.

CIDADANIA: 3

DÉEM (Democratas): 5

MDB (Movimento Democrático Brasileiro): 15

PDT (Partido Democrático Trabalhista): 3

pê éle (Partido Liberal): 6

PODEMOS: 9

pê pê (Partido Progressista): 7

PRÓS (Partido Republicano da Ordem Social): 3

PSC (Partido Social Cristão): 1

PSD (Partido Social Democrático): 12

PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira): 6

pê ésse éle (Partido Social Liberal): 2

PT (Partido dos Trabalhadores): 7

REDE (Rede Sustentabilidade): 1

REPUBLICANOS: 1

Dados obtidos em: SENADO Federal. Disponível em: https://oeds.link/j76EQd. Acesso em: 22 janeiro. 2022.

Agora, responda às questões a seguir.

a) Escreva a fração do Senado que representava cada um desses partidos em janeiro de 2022.

b) Sabendo que cada estado tem três senadores, descubra qual é o partido de cada um deles em seu estado natal.

c) Qual era o partido majoritário na região geográfica onde você mora?

d) Qual é a fração do Senado que representava os estados da região geográfica onde você vive?

8

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Analise com um colega a situação seguinte:

Uma pesquisa feita com 100 pessoas a respeito da atividade preferida de lazer cultural trouxe estes dados:

museu:

Doze centésimos

show de música:

trinta e oito centésimos

cinema:

trinta e quatro centésimos

teatro:

vinte e seis centésimos

Agora, respondam: há algum erro nos dados dessa pesquisa? Justifiquem a resposta.

9

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Elabore um problema com adição ou subtração de frações. Troque com um colega e, depois, destroquem para corrigi-los.

Pense mais um pouco...

faça a atividade no caderno

Bernardo perguntou a seu avô:

— Que horas são?

O avô respondeu:

— As horas que passaram do meio-dia correspondem a

um terço

das que faltam para a meia-noite.

Ilustração. Homem branco calvo de óculos, veste blusa azul. Ele olha para o relógio em seu pulso. Ao lado, menino branco de cabelo castanho, veste camiseta vermelha de manga comprida cinza e olha para o homem. Ao redor da sua cabeça, pontos de interrogação.

Determine que horas são.

Respostas e comentários

5. a) Construção de figura.

5. b)

Um sexto

6. Sobraram 30 miçangas de uma cor e 48 da outra.

7. a)

três, oitenta e um avos; cinco, oitenta e um avos; quinze, oitenta e um avos; três, oitenta e um avos; seis, oitenta e um avos;

;

nove, oitenta e um avos; sete, oitenta e um avos; três, oitenta e um avos; um, oitenta e um avos; doze, oitenta e um avos;

;

seis, oitenta e um avos; dois, oitenta e um avos; sete, oitenta e um avos; um, oitenta e um avos; um, oitenta e um avos.

.

7. b) A resposta depende do estado natal do estudante.

7. c) A resposta depende da região onde o estudante mora.

7. d) A resposta depende da região onde o estudante mora.

8. Sim, há erro, pois

Doze centésimos mais trinta e oito centésimos mais trinta e quatro centésimos mais vinte e seis centésimos igual a cento e dez centésimos e cento e dez centésimos é maior que 1.

9. Resposta pessoal.

Pense mais um poucoreticências:

São 3 horas da tarde ou 15 horas.

Exercícios propostos

As resoluções dos exercícios 6 a 9 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do ­capítulo 8.

Uma possível figura para o item a do exercício 5 está indicada a seguir. Nela, o hexágono representa a praça, o triângulo azul escuro representa a parte destinada às margaridas, os 4 triângulos em tom mais claro de azul representam a parte destinada às gérberas, e o triângulo amarelo, a parte destinada às acácias. Observando essa figura, pode-se verificar a resposta do item b.

Ilustração. Hexágono dividido em 6 partes iguais. Há uma parte pintada de azul escuro, uma parte de amarelo e quatro partes pintadas de azul claro.

Depois que os estudantes resolverem esse exercício, pergunte a eles como poderiam proceder sem o recurso da figura. Espera-se que identifiquem a sequência de ­operações:

Um sexto mais quatro sextos igual a cinco sextos

Seis sextos menos cinco sextos igual a um sexto

No exercício 7, podem-se trabalhar noções acerca das esferas de poder no Brasil. Saliente a importância de conhecer os aspectos administrativos e políticos do país para garantir uma participação como cidadão ativo e consciente de direitos e deveres, contribuindo para o trabalho com o Tema Contemporâneo Transversal vida familiar e social. Depois de uma breve discussão sobre o tema, em grupos, os estudantes podem determinar as frações correspondentes a cada item.

Uma ampliação possível do exercício 8 é pedir a eles que expressem os dados na fórma ­percentual.

Pense mais um poucoreticências

Esta seção pode ser realizada com os estudantes organizados em duplas. Ao final, solicite a cada dupla que exponha a estratégia utilizada, que deve ser validada com os estudantes. Ressalte que a resposta do avô equivale a dizer “as horas que faltam para a meia-noite equivalem ao triplo das horas que passaram do meio-dia”. Se ­necessário, oriente os estudantes a representar a situação por meio de uma figura, como no exemplo a seguir.

Ilustração. Círculo dividido em 4 partes iguais. Acima, meia-noite, meio-dia. À direita, quinze horas. Abaixo, dezoito horas. À esquerda, vinte e uma horas. Três das quatro partes estão destacadas.

TRABALHANDO A INFORMAÇÃO

Operando com porcentagens

O fotógrafo Luciano vai fazer uma exposição de suas 100 melhores fotografias. Para isso, organizou as fotografias por temas e marcou em uma malha quadriculada quantas há em cada categoria.

Ilustração. Malha quadriculada composta por cinco linhas e vinte colunas. Duas colunas representam pessoas e estão pintadas de azul. Cinco colunas representam animais e estão pintadas de vermelho. Sete colunas representam paisagens e estão pintadas de verde. Seis colunas representam flores e estão pintadas de laranja.

Luciano pintou:

10 quadradinhos de azul, que representam as fotografias de pessoas. Essas fotografias representam

Dez centésimos

do total.

25 quadradinhos de vermelho, que representam as fotografias de animais. Elas representam

Vinte e cinco centésimos

do total.

35 quadradinhos de verde, que representam as fotografias de paisagens. Elas representam

Trinta e cinco centésimos

do total.

30 quadradinhos de laranja, que representam as fotografias de flores. Elas representam

Trinta centésimos

do total.

A malha toda representa

Cem centésimos

ou 1 inteiro.

Já vimos que uma fração de denominador 100 pode ser escrita na fórma percentual. Então, podemos montar um quadro com essas informações. Observe.

Malha

Fração

Porcentagem

Parte azul

10 100

10%

Parte vermelha

25 100

25%

Parte verde

35 100

35%

Parte laranja

30 100

30%

Inteiro

100 100

100%

Respostas e comentários

Trabalhando a informação

Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah um zero.

Esta seção permite trabalhar porcentagens relacionando-as com frações de denominador 100, discutir o significado de porcentagem e explorá-la na malha ­quadriculada, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade (ê éfe zero seis ême ah um zero).

Sugerimos a atividade a seguir para ampliar o trabalho desenvolvido. Ela pode ser feita em grupos de quatro estudantes e tem como objetivo explorar a construção e a interpretação de tabelas e gráficos com base em dados significativos para os estudantes.

Entrevistar 20 pessoas quanto ao esporte preferido, entre futebol, basquete, vôlei e natação.

Organizar os dados em uma tabela, representando a quantidade de pessoas que preferem cada um dos esportes citados.

Construir um gráfico de barras para representar a situação ­pesquisada.

Após a construção da tabela e do gráfico, incentive os grupos a compartilharem os dados obtidos e se expressarem por meio de frações. Para isso, pode-se orientá-los com base em comparações como as apresentadas a seguir.

Representar com uma fração o total de pessoas que preferem futebol em relação ao total de entrevis­tados.

Representar com uma fração o total de pessoas que preferem basquete em relação ao total de pessoas que preferem basquete ou futebol.

Representar com uma fração o total de pessoas que preferem outros esportes que não sejam o futebol, em relação ao total de entrevistados.

O tema da pesquisa que sugerimos como ampliação pode ser alterado ou ajustado, a fim de se adequar mais às culturas juvenis que possam ser identificadas em cada turma. Além disso, alternativamente, para valorizar a diversidade dessas culturas, os estudantes podem ser organizados em grupos e cada grupo pesquisar um tema que achar mais relevante. Desta maneira, valoriza-se também a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem e contribui-se para o desenvolvimento das competências gerais 9 e 10.

Agora quem trabalha é você!

faça as atividades no caderno

1 Marília desenhou um vitral quadrado com 100 quadradinhos. Em seguida, pintou de azul a letra inicial do nome dela e de vermelho os quadradinhos restantes.

Ilustração. Quadrado dividido em 10 linhas e 10 colunas. Há quarenta quadradinhos pintados de vermelho e sessenta quadradinhos pintados de azul.

a) Represente na fórma de fração e na fórma percentual a parte vermelha, a parte azul e o vitral todo.

b) Construa um quadro com os resultados obtidos no item anterior.

c) Represente na fórma de fração e na fórma percentual, com a operação que considerar conveniente, as afirmações:

 Juntando a parte vermelha do vitral com a parte azul, temos o vitral todo.

 Se recortarmos o fundo do vitral, ficaremos apenas com a letra M.

2 Recorte de uma folha quadriculada uma região com 100 quadradinhos para fazer um vitral com três cores: amarelo, vermelho e azul. Use a sua criatividade para dar a fórma que quiser ao seu ­vitral.

a) Represente na fórma de fração e na fórma percentual as partes de cada cor e o vitral­ todo.

b) Construa um quadro com os resultados obtidos no item anterior.

(Use tesoura com ponta arredondada e a manuseie com cuidado!)

2. Adição e subtração com frações de denominadores diferentes

Considere as situações a seguir.

Situação 1

Para fazer uma vitamina, Hugo encheu

Um meio

copo com suco e

Um terço

de outro copo, igual ao primeiro, com iogurte. Em um terceiro copo, igual aos demais, ele despejou o suco e o iogurte dos outros dois copos. Qual é a fração que representa o total de mistura que coube no terceiro copo?

Ilustração. Dois recipientes com líquidos. À esquerda, recipiente com líquido amarelo até a metade e a fração um meio. Ao lado, recipiente com menos da metade de líquido rosa e a fração um terço. Seta para um recipiente com líquido laranja. Uma parte dele é um terço e a outra,meio.

A parte do terceiro copo que foi preenchida com a mistura pode ser representada por

Um meio mais um terço
Respostas e comentários

1. a) Parte vermelha:

Quarenta centésimos

40%; parte azul:

Sessenta centésimos

60%; vitral todo:

Cem centésimos

100%.

1. b) Construção do quadro.

1. c) Resposta possível:

Cem centésimos menos quarenta centésimos igual a sessenta centésimos

ou 100%40%=60%.

1. c) Resposta possível:

Quarenta centésimos mais sessenta centésimos igual a cem centésimos

ou 40%+60%=100%.

2. a) Resposta pessoal.

2. b) Construção do quadro.

Agora quem trabalha é você!

Incentive os estudantes a reproduzirem em uma folha de papel quadriculado a letra M, como indicado na figura da atividade 1. Em seguida, proponha a eles que façam a representação de outras letras utilizando, para cada letra, uma malha quadriculada de 10 quadrinhos por 10 quadrinhos. Possibilite a eles que compartilhem as representações e comparem, por meio de frações, o total de quadrinhos que utilizaram para representar determinada letra.

Apresentamos a seguir um exemplo de quadro para o item b da ­atividade 1.

Parte do inteiro

Fração do vitral

Forma percentual

parte vermelha

40 100

40%

parte azul

60 100

60%

vitral todo

100 100

100%

A resolução da atividade 2 depende da letra que os estudantes considerarem na confecção do ­vitral. Oriente os estudantes no manuseio da tesoura de ponta arredondada para obtenção dos recortes.

2. Adição e subtração com frações de denominadores diferentes

Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah zero seis, ê éfe zero seis ême ah um zero e ê éfe zero seis ême ah um cinco.

Este tópico possibilita ampliar a compreensão dos estudantes quanto às operações de adição e subtração com números racionais na fórma de fração desenvolvendo, assim, as habilidades (ê éfe zero seis ême ah zero seis), (ê éfe zero seis ême ah um zero) e (ê éfe zero seis ême ah um cinco).

Para incentivar a autonomia dos estudantes, proponha a eles que façam a leitura da situação 1 antes de explorá-la coletivamente. Incentive-os também, por meio de situações similares, a explicarem a resolução aos colegas, de maneira que possam argumentar e justificar o procedimento utilizado para resolvê-las e, assim, possam desenvolver a competência geral 9.

Observe o que acontece se dividirmos o copo em 6 partes iguais, em que cada uma delas representará

Um sexto

do copo:

Ilustração. Recipiente cilíndrico dividido em 6 partes iguais. Cada parte corresponde a um sexto. Três partes correspondem a um meio e duas partes correspondem a um terço. Tem líquido laranja em 5 partes.

Um sexto

cabe 3 vezes em

Um meio

então,

Um meio igual a três sextos

Um sexto

cabe duas vezes em

Um terço

então,

Um terço igual a dois sextos

Repare que

Um meio e três sextos

são frações equivalentes, assim como

um terço e dois sextos

Já sabemos que

três sextos mais dois sextos igual a cinco sextos

Logo:

Um meio mais um terço igual a três sextos mais dois sextos igual a cinco sextos.

Assim,

Cinco sextos

do terceiro copo foram preenchidos com a mistura.

Situação 2

Mônica resolveu não usar os .4000 reais de sua ­poupança, mas sim seu 13º salário para comprar alguns presentes de Natal.

Ilustração. Mulher branca de cabelo castanho, veste blusa roxa e calça azul. Ela está com uma bolsa laranja no ombro e está em pé dentro de uma loja de roupas. Ao fundo uma pessoa atrás de um balcão. Dos lados, prateleiras com roupas.

Com

Um quinto

do 13º salário ela comprou uma televisão, com

Um quarto

dele comprou um celular e com

Um quinto

comprou roupas. Verificou, então, que ainda lhe restavam 450 reais. Nessas condições, qual é o valor do 13º salário de Mônica?

Fazendo uso do pensamento computacional, simplificamos a resolução do problema ao decompor em etapas menores.

Podemos calcular:

quanto Mônica gastou;

quanto sobrou do 13º salário.

Assim, identificamos o padrão de resolução:

adicionando os números fracionários referentes às compras;

subtraindo essa soma de 1 para obter a fração restante;

Para isso abstraímos, ou seja, selecionamos os dados que interessam na situação, que são as frações

Dois quintos, um quarto, um quinto

e o valor restante de 450 reais. Os .4000 reais da poupança não importam.

Finalmente, definimos o algoritmo a seguir, isto é, a sequência de cálculos necessária à resolução.

Vamos, então, calcular a fração do 13º salário que representa o total gasto por Mônica.

Dois quintos mais um quarto mais um quinto igual a oito vinte avos mais cinco vinte avos mais quatro vinte avos igual a dezessete vinte avos. Ao redor, as informações: gasto com a televisão: dois quintos. Gasto com o celular: um quarto. Gasto com roupas: um quinto. Gasto total: dezessete vinte avos.
Respostas e comentários

Adição e subtração com frações de denominadores diferentes

Na situação 1, podem-se utilizar retângulos de papel idênticos divididos em partes, sendo 1 retângulo dividido em 6 partes iguais, 1 retângulo dividido em 3 partes iguais e 1 retângulo dividido em duas partes iguais. Comparando pedaços que representam um sexto, por sobreposição, os estudantes podem verificar que 3 pedaços de um sexto cobrem uma metade, ou seja,

Três sextos igual a um meio

. Do mesmo modo, podem verificar que 2 pedaços de um sexto cobrem um terço, ou seja,

Dois sextos igual a um terço

.

Já na situação 2, os estudantes devem mobilizar conhecimentos construídos anteriormente e determinar frações de mesmo denominador equivalentes às frações do 13º salário de Mônica.

Converse com os estudantes sobre os termos: poupança e 13º salário. Explique que poupança se refere a um tipo de aplicação financeira de renda fixa, disponível em instituições financeiras para todas as pessoas. Destaque que a rentabilidade da poupança é a mesma em qualquer instituição. Já o 13º salário é um direito trabalhista, instituído em 1962. Devido a empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, o benefício, também conhecido como gratificação natalina, deve ser pago pelo empregador em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro. Explique que o cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.

Desse modo, contribui-se para o desenvolvimento dos Temas Contemporâneos Transversais educação financeira e trabalho.

Agora, observe esta figura, que representa o 13º salário de Mônica.

Esquema. 13º salário. Figura composta por vinte frações representando um vinte avos cada uma. Há dezessete delas pintadas. Abaixo, as informações: oito frações de um vinte avos pintadas correspondem a gastos com a televisão. Cinco frações de um vinte avos pintadas correspondem a gastos com o celular e quatro frações de um vinte avos pintadas correspondem a gastos com roupas.

Os 450 reais correspondem à fração

Três vinte avos

que foi obtida pela subtração

Vinte, vinte avos menos dezessete vinte avos.

Então:

Três vinte avos

do 13º salário

Ilustração. Seta apontada para direita.

450 reais

Um vinte avos

do 13º salário

Ilustração. Seta apontada para direita.

150 reais (450dividido por3)

Vinte, vinte avos

do 13º salário

Ilustração. Seta apontada para direita.

.3000 reais (15020)

Portanto, Mônica recebeu .3000 reais de 13º salário.

Agora que já compreendemos como efetuar a adição com frações de denominadores diferentes, vamos voltar à segunda pergunta proposta na situação do início deste capítulo.

Do total de espécies animais ameaçadas de extinção em 2018, que fração representa os répteis e os invertebrados nessa situação?

Ao analisar novamente o gráfico, obtemos as informações a seguir:

Gráfico de setores. Distribuição por grupos biológicos das espécies da fauna ameaçada de extinção* (2018). Répteis: três cinquenta avos. Invertebrados (continentais e marinhos): sete vinte e cinco avos. Outros grupos: correspondem a outras quatro partes do gráfico.
* Registros em unidades de conservação Federais. Dados obtidos em: INSTITUTO Chico Mendes de conservação da biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume um Brasília, Distrito Federal: í cê ême bio/ême ême á, 2018. página 55.

As espécies de répteis representam

Três cinquenta avos

do total.

As espécies de invertebrados representam

Sete vinte e cinco avos

do total.

Então, para responder à questão, efetuamos a adição:

Três cinquenta avos mais sete vinte e cinco avos igual a três cinquenta avos mais quatorze cinquenta avos igual a dezessete cinquenta avos.

Portanto, as espécies de répteis e de invertebrados ameaçadas de extinção representam

Dezessete cinquenta avos

do total de espécies ameaçadas de extinção em 2018.

Para adicionar ou subtrair números representados por frações de denominadores diferentes, primeiro devemos substituí-las por frações equivalentes com denominadores iguais (­múltiplo dos denominadores das frações dadas). Em seguida, adicionamos ou subtraímos essas ­frações ­equivalentes.

Respostas e comentários

Adição e subtração com frações de denominadores diferentes

Para ampliar a atividade, póde-se propor aos estudantes que construam o gráfico de setores utilizando recursos digitais, como planilhas eletrônicas.

É importante retomar os dados apresentados nos gráficos do início deste capítulo, referentes às espécies animais ameaçadas de extinção. Para contribuir com o desenvolvimento da habilidade (­EF06MA32), proponha aos estudantes que escrevam um pequeno texto explicando as informações apresentadas em tais gráficos e, ainda, que os representem utilizando, por exemplo, gráficos de barras ou de colunas. Se possível, eles podem apresentar oralmente aos colegas as conclusões. Dessa maneira, poderão mobilizar o desenvolvimento da competência geral 4, ao explorar diferentes linguagens (escrita, oral, ­gráfica) para comunicar determinada informação.

Observe outros exemplos.

a)

Um quinto mais um meio igual a dois décimos mais cinco décimos igual a sete décimos.

b)

Um oitavo mais três meios igual a dois dezesseis avos mais vinte e quatro dezesseis avos igual a

=

vinte e seis dezesseis avos igual a fração de numerador 26 dividido por 2 e de denominador 16 dividido por 2, igual a treze oitavos.

c)

2 menos quatro quintos igual a dois sobre 1 menos quatro quintos igual a

=

dez quintos menos quatro quintos igual a seis quintos.

d)

1 inteiro e dois terços menos um meio mais três quartos igual a cinco terços menos um e meio mais três quartos igual a

=

quarenta vinte e quatro avos menos doze vinte e quatro avos mais dezoito vinte e quatro avos igual a

=

quarenta e seis vinte e quatro avos igual a fração de numerador 46 dividido por 2 e de denominador 24 dividido por 2, igual a vinte e três doze avos.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

10 Considere a figura a seguir e faça o que se pede.

Ilustração. Retângulo dividido em 6 partes iguais. Há 3 partes pintadas de azul e duas de amarelo e uma em branco.

a) Determine a fração de denominador 2 que representa a parte pintada de azul.

b) Determine a fração de denominador 3 que representa a parte pintada de amarelo.

c) Qual é a fração que representa a parte colorida de azul ou amarelo da figura?

d) Determine a fração que representa a parte branca da figura.

e) É possível responder aos itens c e d por meio de operações com frações? Justifique.

11 Reduza as frações ao mesmo denominador, faça os cálculos e dê o resultado com a fração mais simples.

a)

Dois quintos mais três décimos

b)

Dois terços mais sete sextos

c)

Dois nonos mais três quartos

d)

3 inteiros e um meio mais quatro quintos

12 Determine as diferenças.

a)

Um terço menos um quinto

b)

Cinco quartos menos quatro quintos

c)

3 menos dois quintos

d)

3 inteiros um meio menos dois inteiros e três quartos

13 Calcule o valor das expressões.

a)

Três quartos mais um terço menos um sexto

b)

Três menos 2 inteiros um meio um quarto

c)

Um meio mais 1 inteiro e um terço menos um inteiro e um quarto

d)

Onze doze avos menos cinco sextos mais dois nonos

14 Um ciclista saiu da cidade a em direção à ci­dade B, transitando pelo acostamento da estrada no mesmo sentido dos carros, conforme preceitua o Código de Trânsito para ciclistas. No primeiro dia, percorreu

Um meio

da distância que separa as duas cidades e, no segundo dia,

Um terço

dessa mesma distância.

Ilustração. Homem branco de capacete vermelho, usa óculos de proteção e veste blusa verde e calça roxa. Ele está sobre uma bicicleta.

Agora, responda:

a) Qual é a fração que representa a distância percorrida após os dois dias de viagem?

b) Qual é a fração que representa a distância que falta para chegar à cidade B?

c) Sabendo que a distância que falta para chegar à cidade B é de 60 quilômetros, qual é a distância entre essas duas cidades?

15 Em um sítio,

Três oitavos

das terras são destinados ao plantio de milho, um alimento rico em nutrientes como fósforo, potássio, magnésio e vitaminas. Para a criação de carneiros são destinados

Dois quintos

das terras, e a parte restante é arrendada para o plantio de cana-de-açúcar. Qual é a fração que corresponde à parte arrendada desse sítio?

Respostas e comentários

10. a)

Um meio

10. b)

Um terço

10. c)

Cinco sextos

10. d)

Um sexto

10. e) Sim; resposta possível:

Um meio mais um terço; seis sextos menos cinco sextos.

11. a)

Sete décimos

11. b)

Onze sextos

11. c)

trinta e cinco sobre trinta e seis avos

11. d)

quarenta e três décimos.

12. a)

Dois quinze avos

12. b)

Nove vinte avos

12. c)

Treze quintos

12. d)

Três quartos

13. a)

Onze doze avos

13. b)

Três quartos

13. c)

Sete doze avos

13. d)

Onze trinta e seis avos

14. a)

Cinco sextos

14. b)

Um sexto

14. c) 360 quilômetros.

15.

Nove quarenta avos

Exercícios propostos

No bloco de exercícios que se inicia nesta página, são trabalhadas situações variadas envolvendo adição e subtração de frações com denominadores diferentes. Tais situações possibilitam desenvolver as habilidades (ê éfe zero seis ême ah zero nove) e (­EF06MA10).

No exercício 10, a figura representa um inteiro que está dividido em 6 partes iguais, sendo 3 delas azuis, duas amarelas e uma branca.

a) Como 3 partes estão coloridas em azul, a fração da figura colorida em azul é dada por

Três sextos igual a um meio

.

b) Como são duas partes coloridas em amarelo, a fração da figura nesta cor é dada por

Dois sextos igual a um terço

.

c) No total, são 5 partes coloridas em azul ou amarelo; logo, a fração da figura colorida nessas cores é

cinco sextos

.

d) Há apenas uma parte da figura em branco, que corresponde, portanto, a

um sexto

da figura.

e) Sim, pois para responder ao item c, basta efetuar

três sextos mais dois sextos

 e, para responder ao item d, pode­‑se efetuar

um inteiro menos cinco sextos

.

Para resolver o exercício 11, é necessário considerar um denominador comum aos denominadores de cada operação. Assim, temos:

a)

Fração dois quintos mais três décimos igual a numerador: dois vezes dois, denominador: cinco vezes dois mais três décimos igual a
igual a quatro décimos mais três décimos igual a numerador: quatro mais três, denominador: dez igual a sete décimos

b)

dois terços mais sete sextos igual a fração com numerador sendo 2 multiplicado por 2 e denominar 3 multiplicado por dois, mais sete sextos, igual a
igual a quatro sextos mais sete sextos, igual a fração com numerador sendo quatro mais sete e denominar sendo 6, igual a onze sobre seis;

c)

Fração dois nonos mais três quartos igual a numerador: 2 vezes 4, denominador: 9 vezes 4 + numerador: 3 vezes 9, denominador: 4 vezes 9 igual a
igual a oito trinta e seis avos mais vinte e sete trinta e seis avos igual a trinta e cinco, trinta e seis avos

d)

três inteiros e um meios mais 4 quintos igual a 3 inteiros e fração, numerador um multiplicado por cinco, denominador um multiplicado por cinco, mais fração, numerador 4 multiplicado por 2, denominador 5 multiplicado por 2, igual a
três inteiros cinco dez avos mais oito décimos igual a 3 inteiros fração com numerador sendo 5 + 8 e denominador sendo 10, igual a
três inteiros fração de 13 décimos, igual a fração com numerador sendo 3 multiplicado por dez e denominador dez mais 13 décimos, igual a
fração com numerador sendo 30 mais 13 e denominador dez, igual a 43 décimos

Analogamente ao exercício anterior, no exercício 12 é necessário reduzir os denominadores a um denominador comum antes de efetuar a subtração.

a)

Fração um terço menos um quinto igual a numerador: 1 vezes 5, denominador: 3 vezes 5 menos numerador: 1 vezes 3, denominador: 5 vezes 3 igual a cinco quinze avos menos fração, numerador: 5 menos 3, denominador: 15 igual a dois quinze avos

b)

cinco quartos menos 4 quintos igual a fração com numerador sendo 5 multiplicado por 5 e denominador 4 multiplicado por 5, menos fração com numerador sendo 4 multiplicado por 4 e denominador 5 multiplicado por quatro, igual a 25, vinte avos menos 16, vinte avos, igual a fração com numerador sendo 25 menos 16 e denominador 20, igual a 9, vinte avos.

As resoluções dos itens c e d do exercício 12 e dos exercícios 13 a 15 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

16

Ícone Cálculo mental.

Para calcular mentalmente

Dois terços mais um sexto

e

um inteiro menos dois terços

Paula imagina “saltos” em uma reta numérica.

Para calcular

Dois terços mais um sexto
Ilustração. Menina de cabelo curto, blusa verde e rosa e saia de braços cruzados ela pensa: ilustração de reta numérica com pontos 0, quatro sextos, cinco sextos e 1. De quatro sextos até cinco sextos seta com indicação: mais um sexto. Sei que dois terços e quatro sextos são frações equivalentes. Assim, penso em uma unidade da reta numérica dividida em seis partes iguais. Na reta, localizo quatro sextos. Em seguida, dou um salto de um sexto na reta no sentido crescente, chegando a cinco sextos.

Então:

Dois terços mais um sexto igual a quatro sextos mais um sexto igual a cinco sextos

Para calcular

um menos dois terços
Ilustração. Menina de cabelo curto, blusa verde e rosa e saia com as mãos na cintura pensa: ilustração de reta numérica com pontos 0, um terço e 1 (três terços). De um terço até 1 (três terços) seta com indicação: menos dois terços. Penso em uma unidade da reta numérica dividida em três partes iguais e observo 
que 1 é equivalente a três terços. Na reta, localizo três terços. Em seguida, dou um salto de dois terços na reta no sentido decrescente, chegando a um terço.

Então:

Um inteiro menos dois terços igual a um terço

Calcule mentalmente as operações com as frações a seguir. Primeiro, pense em uma fração equivalente para a fração que você considerar mais conveniente. Em seguida, faça o cálculo como Paula fez.

a)

Um inteiro mais dois terços

b)

Dois quintos mais três décimos

c)

Quatro quintos menos três décimos

d)

Dois sétimos menos três quatorze avos

17

Ícone Cálculo mental.

Daniel pensou em frações equivalentes para calcular mentalmente

Um inteiro e dois terços mais um sexto

e

Dois inteiros e dois terços menos um sexto

Acompanhe como ele pensou.

Ilustração. Menino de óculos e cabelo escuro sentado com o braço apoiado na mesa e outro na cadeira. Ele pensa: Sei que um inteiro e dois terços e um inteiro e quatro sextos são frações equivalentes. Então, faço 
Um inteiro e quatro sextos mais um sexto e obtenho um inteiro e cinco sextos. Sei que dois terços e dois inteiros e dois terços e dois inteiros e quatro sextos são frações equivalentes. Então, faço 2 inteiros e quatro sextos menos um sexto e 
Obtenho 2 inteiros e três sextos ou 2 inteiros e um meio.

Calcule mentalmente as operações com as frações a seguir. Primeiro, pense em uma fração equivalente para a fração que você considerar mais conveniente. Em seguida, faça o cálculo como Daniel fez.

a)

Um inteiro e um terço mais um sexto

b)

Dois inteiro e um meio mais dois sexto

c)

3 inteiros e três quartos menos um meio

d)

3 inteiros e três quintos menos 2 inteiros e um décimo.

18 Leia esta notícia de jornal.

Ilustração. Manchete de jornal: Acordo entre governos e empresários. Com o acordo, estrada de 36 quilômetros é asfaltada. Os governos do estado e do município arcam, respectivamente, com três oitavos e sete doze avos do valor da obra, enquanto empresários arcam com o restante, 60 mil reais.

Agora, responda:

a) Quanto custou toda a obra?

b) Qual é o preço do quilômetro asfaltado?

19

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Crie um problema de adição ou subtração considerando pizzas cortadas em fatias iguais. Você pode definir o número de fatias das suas pizzas. Troque com um colega para que ele resolva e, depois, destroquem para corrigi-los.

Respostas e comentários

16. a)

Cinco terços

16. b)

Sete décimos

16. c)

Um meio

16. d)

Um quatorze avos

17. a)

um inteiro e um meio

17. b)

dois inteiros e 5 sextos

17. c)

três inteiros e um quarto

17. d)

1 inteiro e 1 meio

18. a) ..1440000 reais.

18. b) .40000 reais.

19. Resposta pessoal.

Exercícios propostos

As resoluções dos exercícios 16, 18 e 19 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

No exercício 17, incentive os estudantes a utilizar o mesmo procedimento que Daniel fez com os números mistos. Assim,

a)

Um inteiro e um terço e um inteiro e dois sextos

são equivalentes, então:

Um inteiro e um terço mais um sexto igual a um inteiro e dois sextos mais um sexto igual a um inteiro e fração com numerador 2 mais 1, denominador seis igual a
igual a um inteiro e dois sextos mais um sexto igual a um inteiro e fração com numerador 2 mais 1, denominador seis igual a
um inteiro e três sextos igual a um inteiro e um meio

b)

Dois inteiros e um meio e dois inteiros e três sextos

são equivalentes, então:

Dois inteiros e um meio mais dois sextos igual a dois inteiros três sextos mais dois sextos igual a dois inteiros e cinco sextos.
igual a dois inteiros três sextos mais dois sextos igual a dois inteiros e cinco sextos.

c) Como

Um meio igual a dois quartos

, então:

Três inteiros e três quartos menos um meio igual a três inteiros e três quartos menos dois quartos igual a
três inteiros e fração com numerador 3 menos 2 e denominador: 4, igual a três inteiros e um quarto.

d) Como

Três inteiros e três quintos igual a três inteiros e seis décimos

, então:

Três inteiros e três quintos menos dois inteiros e um décimo igual a
igual a abre parênteses três menos dois fecha parênteses mais abre parênteses seis décimos menos um décimo fecha parênteses igual a
um mais fração com numerador: 6 - 1 e denominador: 10 igual a um inteiro e cinco décimos igual a um inteiro e um meio

O exercício 18 aborda o tema das esferas governamentais no Brasil, tendo como foco a divisão de responsabilidades financeiras sobre investimentos públicos.

Antes de efetuar os cálculos necessários à resolução, os estudantes devem ser incentivados a estimar as respostas para as seguintes questões:

Quem participou com o maior financiamento da obra:

o estado ou o município?

Resposta: o município, pois 

Sete doze avos maior que três oitavos

.

 o estado ou os empre­sários?

Resposta: o estado, pois a fração correspondente ao investimento arcado por empresários é

Um vinte e quatro avos, e três oitavos maior que um vinte e quatro avos

o município ou os empresários?

Resposta: o município, pois 

Sete doze avos maior que três oitavos maior que um vinte e quatro avos

.

Faça os cálculos que considerar adequados para conferir suas ­estimativas.

Com essa discussão inicial, os estudantes terão mais condições de responder às questões propostas. É também um momento interessante para terem conhecimento de que muitas obras no país – concluídas, em andamento ou em planejamento – são realizadas graças às parcerias estabelecidas entre o setor público e o setor privado. Em muitos casos, a comunidade também constitui um parceiro, tendo como responsabilidade o monitoramento da obra e sua posterior manutenção e preservação.

Nesse sentido, pode-se propor aos estudantes uma pesquisa a respeito de obras que já foram (ou poderiam ser) realizadas na comunidade local e sobre quais parceiros estiveram (ou estariam) comprometidos com o projeto, contribuindo para o desenvolvimento da competência geral 6.

3. Multiplicação

Vamos estudar a multiplicação que envolve números racionais na fórma de fração analisando situações distintas.

Quando um dos fatores é um número natural

Situação 1

Denise faz brigadeiros para vender.

Fotografia. Brigadeiros sobre granulado de chocolate.

Ela anotou, em uma tabela, a produção de brigadeiros encomendados na última semana. Observe como ficou.

Produção

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Total

Número de brigadeiros

150

150

150

150

150

750

Fração da produção

1 5

1 5

1 5

1 5

1 5

5 5

Dados obtidos por Denise.

De acordo com a tabela, em cada dia, Denise produziu

um quinto

do total de brigadeiros.

Vamos representar a produção dos três primeiros dias da semana de dois modos:

pelo número de brigadeiros: 150+150+150ou3150ou 450

pela fração que representa a parte do total de brigadeiros:

um quinto

de750+

um quinto

de750+

um quinto

de750ou3

um quinto

de750ou

3 quintos

de 750

Como podemos representar 3 pela fração

três sobre um

então:

3 vezes um quinto igual a três sobre um vezes um quinto igual a três quintos. Três no numerador: 3 vezes 1; Cinco no denominador: 1 vezes 5.
Respostas e comentários

3. Multiplicação

Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah zero seis, ê éfe zero seis ême ah zero nove e ê éfe zero seis ême ah um zero.

Neste tópico, são desenvolvidas as habilidades (ê éfe zero seis ême ah zero seis), (ê éfe zero seis ême ah zero nove) e (ê éfe zero seis ême ah um zero) dando início ao estudo da multiplicação envolvendo frações, que será feito em dois casos:

quando um dos fatores é um número natural;

quando os dois fatores são escritos na fórma de fração.

Analise com os estudantes a situação 1, em que aparece a multiplicação de um número natural por uma fração. Incentive os estudantes a associarem essa multiplicação à adição de parcelas iguais. Por exemplo:

Três vezes um quinto igual a um quinto mais um quinto mais um quinto igual a três quintos

Assim, é possível verificar que:

Três vezes um quinto igual a três sobre um vezes um quinto igual a fração com numerador: 3 vezes 1, denominador: 1 vezes 5 igual a três quintos.

Sugerimos propor aos estudantes diferentes adições de parcelas iguais, que sejam dadas na fórma de fração, de maneira a incentivá-los a observarem como multiplicar um número natural por fração. Primeiro, eles podem efetuar a adição para, em seguida, analisar as somas e observar o fato de, nestas adições, a soma ter o mesmo denominador das parcelas e de o numerador ser o produto do numerador das parcelas pela quantidade de parcelas. Ao explorar atividades investigativas, em que os estudantes chegam aos resultados e propriedades, observando regularidades, além de incentivar a autonomia deles, também se desenvolve a compe­tência geral 2, pois eles podem exercitar a curiosidade intelectual e elaborar e testar hipóteses a fim de resolver problemas.

Da mesma maneira, podemos calcular a fração da produção total obtida por Denise na quinta-feira e na sexta-feira:

Um quinto mais um quinto igual a 2 vezes um quinto igual a dois sobre um vezes um quinto igual a dois quintos. 
Dois no numerador: 2 vezes 1; 
Cinco no denominador: 1 vezes 5.

Usamos os sinais de multiplicação (×ou ) , por exemplo, para representar expressões como o dobro de cinco

dois vezes cinco

ou o triplo de um quinto

três vezes um quinto

Da mesma maneira, podemos representar por uma multiplicação uma expressão como esta:

dois quintos de quatro:

Dois quintos vezes quatro

Observe como efetuar esse cálculo, acompanhando a situação a seguir.

Situação 2

Para sua festa de aniversário, Paula encomendou 4 bandejas de doces. Ela arrumou os doces de modo que

Dois quintos

dos doces de cada bandeja fossem beijinhos e o restante, brigadeiros.

Ilustração. Quatro bandejas com brigadeiros e beijinhos. Há 6 fileiras de brigadeiros com cinco brigadeiros cada e quatro fileiras de beijinhos com 5 em cada fileira.

Observe que, de acordo com a ilustração, apenas

Dois quintos

dos doces de uma bandeja são beijinhos.

Assim,

Dois quintos

de 4 bandejas de doces equivalem a

Oito quintos

de uma bandeja.

Como 4 pode ser representado pela fração

Quatro sobre um

então:

Dois quintos vezes quatro igual a dois quintos vezes quatro sobre um igual a oito quintos. 
Numerador oito: 2 vezes 4; Cinco no denominador: 5 vezes 1.

Se Paula resolvesse agrupar todos os beijinhos, ela usaria mais de uma bandeja, pois

Oito quintos igual a um inteiro e três quintos
Respostas e comentários

Quando um dos fatores é um número natural

Agora, analise com os estudantes a situação 2. Ressalte que o cál­culo de

Dois quintos

de 4 envolve a mesma ideia de o dobro de 4, que é dado por 2 4, ou o triplo de 4, que é 3  4. Assim,

Dois quintos

de 4 é igual a

Dois quintos

4. Considerando que 4 =

quatro sobre um

, efetuamos:

2 quintos vezes 4 inteiros sobre 1 igual a 2 vezes 4 sobre 5 vezes 1 igual a 8 quintos

Nesse caso, verificamos que essa fração corresponde a um número racional maior do que 1, ou seja, pode-se expressá-la na fórma ­mista:

Oito quintos igual a cinco quintos mais três quintos igual a um mais três quintos igual a um inteiro e três quintos

Assim, obtemos:

Dois quintos

de 4 =

Dois quintos

4 =

8 quintos igual a 1 inteiro e 3 quintos

Explore com os estudantes o significado deste número no contexto da situação 2, ou seja, que o total de beijinhos equivale ao total de doces disponibilizados em uma bandeja com o de doces dispostos em

Três quintos

de bandeja.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

20 Escreva as adições na fórma de multiplicação e, em seguida, dê o resultado.

a)

Adição de frações. três quintos mais três quintos

b)

Adição de frações. Dois sétimos mais dois sétimos mais dois sétimos

c)

Adição de frações. Quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos mais quatro quintos

21 Efetue, no caderno.

a)

três vezes um quarto

b)

quatro vezes um oitavo

c)

cinco vezes um décimo

d)

oito vezes um vinte avos

22 Diariamente Mariana consome

Um terço

de suco contido em uma garrafa de 1 litro. Represente por meio de uma adição e de uma multiplicação a quantidade de suco que Mariana consome em uma semana.

23 Calcule.

a)

um terço

de 5

b)

dois quintos

de 9

c)

quatro sétimos

de 8

d)

seis oitavos

de 4

e)

um meio

de 90

f)

um quarto

de 100

24 Paulo fez uma pesquisa com 90 pessoas do bairro onde mora sobre a prática da coleta seletiva de lixo. Ele constatou que

dois terços

dos entrevistados praticam esse tipo de coleta e

um décimo

dos entrevistados não sabe o que isso significa. Calcule quantas dessas pessoas praticam a coleta seletiva de lixo e quantas a ­desconhecem.

Ilustração. Menino de cabelo curto, blusa verde e calça marrom. Ele está ao lado de recipientes de coleta seletiva: verde: vidro; azul: papel; vermelho: plástico; amarelo: alumínio e marrom: orgânico.

25 A biblioteca municipal realizou uma pesquisa com 500 adolescentes sobre a preferência por alguns gêneros literários. A opinião dos adolescentes foi registrada no gráfico.

Ilustração. Gráfico em barras horizontais. Gêneros literários preferidos. No eixo horizontal, porcentagem (%). No eixo vertical, gênero literário. Os dados são: poesia – 17; peça teatral – 23; Conto – 25; Romance – 35.
Dados obtidos pela biblioteca municipal.

a) De qual gênero literário os adolescentes mais gostam?

b) Qual é a fração que indica a preferência dos adolescentes por peça teatral?

c) Quantos adolescentes preferem peça ­teatral?

d) Construa uma tabela para indicar a preferência de gênero literário e a quantidade de adolescentes correspondente.

26 Ano terrestre, em Astronomia, é o intervalo de tempo que corresponde a uma revolução completa da Terra em torno do Sol. O ano corresponde aproximadamente a 365 dias e seis horas. No comércio, para facilitar cálculos contábeis, considera-se que o ano tenha 360 dias, ou 12 meses de 30 dias cada um.

Construa uma tabela com três colunas. Na primeira, escreva os períodos: bimestre, trimestre, quadrimestre e semestre; na segunda coluna, as respectivas frações do ano comercial, em meses, relativas a esses períodos; e, na terceira, as respectivas quantidades de dias.

27

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Junte-se a um colega e elaborem uma tabela com 5 atividades realizadas frequentemente por vocês, identificadas durante uma semana, e marquem a frequência com que elas ocorrem. Depois, respondam: Qual fração representa cada atividade realizada na semana?

Respostas e comentários

20. a)

dois vezes três quintos; seis quintos

20. b)

três vezes dois sétimos; seis sétimos

20. c)

quatro vezes quatro quintos; 16 quintos

21. a)

três quartos

21. b)

quatro oitavos (ou um meio)

21. c)

cinco décimos (ou um meio)

21. d)

oito vinte avos (ou dois quintos)

22. resposta possível:

Um terço mais um terço mais um terço mais um terço mais um terço mais um terço mais um terço igual a

=

sete terços; 7 vezes um terço igual a sete terços. dois inteiros e um terço

23. a)

5 terços

23. b)

18 sobre 5

23. c)

32 sobre 7

23. d)

24 sobre 8

(ou 3)

23. e) 45

23. f) 25

24. 60 pessoas praticam e 9 a desconhecem.

25. a) Romance.

25. b)

Vinte e três centésimos.

25. c) 115 adolescentes.

25. d) Construção de tabela.

26. Construção de tabela.

27. Resposta pessoal.

Exercícios propostos

Esta seção de exercícios possibilita mobilizar as habilidades (­EF06MA06), (ê éfe zero seis ême ah zero nove), (­EF06MA10) e (ê éfe zero seis ême ah três dois).

As resoluções dos exercícios 20 a 27 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do ­capítulo 8.

No exercício 23, os estudantes podem, em duplas ou trios, comparar suas respostas. A ideia é identificarem os erros, fazendo comparações com o referencial

um meio

(ou metade).

Supondo que, no item a, surjam as respostas

Um quinze avos ou cinco terços

; os questionamentos podem ser:

Um terço

de 5 deve ser maior ou menor que

um meio

de 5? (Espera-se que recordem que

Um terço

é menor que

um meio

; portanto,

Um terço

de 5 é menor que 

um meio

de 5.)

Quanto é a metade de 5? (Espera­‑se que respondam ser um número entre 2 e 3.)

Diante dessas relações, qual resposta é mais adequada:

Um quinze avos

ou 

Cinco terços

? (Espera-se que percebam que a fração

Um quinze avos

é um número menor que 1, quando o previsto é encontrar um valor entre 2 e 3.)

No exercício 25, incentive os estudantes a interpretarem todos os dados do gráfico para responder às atividades.

A seguir, apresentamos um exemplo de tabela que pode ser dada como resposta para o item d. Comente que, adicionando os números referentes a cada gênero literário, devemos obter o total de adolescentes entrevistados (500), e adicionando as porcentagens referentes a cada barra devemos obter 100%.

Gêneros literários preferidos

Gênero literário

Quantidade de adolescentes

Poesia

85

Peça teatral

115

Conto

125

Romance

175

Dados obtidos pela biblioteca municipal.

Quando os dois fatores são escritos na fórma de fração

Situação 1

Nesta situação, vamos aprender o que significa, por exemplo,

Dois terços vezes três quintos

e como efetuar essa multiplicação.­

Mariana reservou

Três quintos

do jardim para plantar rosas.

Ilustração. Jardim de Mariana. Retângulo dividido em 5 partes. Três partes estão pintadas de verde e a informação: três quintos do jardim (canteiro das rosas).
Fotografia. Vista parcial de diversas rosas brancas em um jardim

Ela resolveu que em

Dois terços

desse canteiro as rosas plantadas seriam brancas.

Ilustração. Retângulo dividido em cinco colunas com três partes pintadas. As três partes pintadas foram divididas em nove partes iguais das quais seis estão hachuradas. Ao lado, dois terços de três quintos do jardim (canteiro de rosas brancas)

Observe que a parte do jardim ocupada pelo canteiro de rosas brancas

Dois terços de três quintos

corresponde a

Seis quinze avos

do jardim.

Ilustração. Retângulo dividido em três linhas e cinco colunas. Seis partes estão pintadas. Ao lado, seis quinze avos do jardim

Então:

Dois terços de Três quintos igual a dois terços vezes três quintos igual a seis quinze avos. 
Seis no numerador: 2 vezes 3; 
15 no denominador: 3 vezes 5

Situação 2

Rita gastou

Um quarto

do dinheiro que tinha e, em seguida,

Dois terços

do que lhe restou, ficando com 350 reais. Quanto Rita tinha inicialmente?

Ilustração. Mulher de blusa roxa com a mãos abaixo do queixo pensa em um ponto de interrogação.

Como ela gastou

Um quarto

do que tinha, restaram-lhe

Quatro quartos menos um quarto

ou seja,

três quartos
Respostas e comentários

Quando os dois fatores são escritos na fórma de fração

Neste tópico, as habilidades (ê éfe zero seis ême ah zero seis), (ê éfe zero seis ême ah zero nove) e (­EF06MA10), continuarão a ser exploradas. Analise a situação 1 com os estudantes, reproduzindo na lousa a construção da figura, passo a passo. Espera-se que eles percebam que neste caso também multiplicamos os numeradores entre si para obter o numerador da fração que representa o produto, assim como multiplicamos os denominadores entre si para obter o denominador dessa fração.

Para consolidar, proponha a eles que determinem a fração correspondente a

Três quintos vezes dois terços

. Espera-se que obtenham

seis quinze avos

e observem que é o mesmo produto obtido antes (a multiplicação proposta apenas inverteu a ordem dos fatores).

Incentive-os a utilizar uma folha de papel retangular para realizar dobraduras que representem outras multiplicações de frações. Oriente-os a registrar no caderno as multiplicações e os retângulos que as representam bem como a efetuar a multiplicação. Depois, eles devem comparar a representação geométrica com a aritmética, a fim de aprofundar a compreensão entre a relação dessas ­representações.

Em seguida, Rita gastou

Dois terços

do que lhe restou, ou seja,

Dois terços de três quartos

que podemos calcular da ­seguinte ­maneira:

Dois terços de três quartos igual a dois terços vezes três quartos igual a seis doze avos igual a um meio
Ilustração. Retângulo dividido em três linhas e quatro colunas. Seis partes estão hachuradas e três partes pintadas. Ao lado, dois terços de três quartos.

Agora, observe os gastos de Rita:

Um quarto e um meio

do que tinha no início

Então, ela gastou

Abre parênteses um quarto mais um meio fecha parênteses.

do que tinha inicialmente, ou seja,

Três quartos

do que tinha.

Dessa maneira, podemos concluir que os 350 reais que sobraram correspondem a

Um quarto

do ­dinheiro que Rita tinha inicialmente

Abre parênteses quatro quartos menos três quartos igual a um quarto fecha parênteses.

Assim:

Um quarto

do que tinha

Ilustração. Seta apontada para direita.

350 reais

Quatro quartos

do que tinha

Ilustração. Seta apontada para direita.

.1400 reais (3504)

Portanto, Rita tinha inicialmente 1 400 reais.

O produto de números racionais escritos na fórma de fração pode ser representado por uma ­fração em que o numerador é o produto dos numeradores, e o denominador é o produto dos ­denominadores.

Observe mais alguns exemplos.

Expressão. Seis vezes dois terços igual a seis sobre um vezes dois terços igual a doze terços igual a 4. Produto dos numeradores: 12. Produto dos denominadores: 3. 

Expressão. Três quartos vezes cinco nonos igual a quinze trinte e seis avos igual a cinco doze avos. Produto dos numeradores: 15. Produto dos denominadores: 36. 

Expressão. Três sétimos vezes dois quintos vezes um terço igual a seis, cento e cinco avos igual a dois trinta e cinco avos. Produto dos numeradores: 6. Produto dos denominadores: 105.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

28 No caderno, calcule cada produto, simplifi­cando quando possível.

a)

numerador: 9 vezes 5, denominador: 20 vezes 6 igual a

b)

Multiplicação de frações. Três oitavos vezes cinco terços.

c)

Multiplicação de frações. Três vezes dois quintos vezes um terço.

d)

Multiplicação de frações. Dois inteiros e um terço vezes 3 inteiros e dois quintos

e)

Multiplicação de frações. Um meio vezes dois onze avos vezes três sétimos

f)

Multiplicação de frações. Quatro quintos vezes zero vezes cinco quartos

g)

Multiplicação de frações. Seis quinze avos vezes cinco meios

h)

Multiplicação de frações. Sete terços vezes três sétimos

Respostas e comentários

28. a)

três oitavos

28. b)

cinco oitavos

28. c)

dois quintos

28. d)

119, quinze avos

28. e)

três, 77 avos

28. f) 0

28. g) 1

28. h) 1

Quando os dois fatores são escritos na forma de fração

Na situação 2, além de efetuar a multiplicação, percebe-se que estão envolvidas outras operações de frações, no caso adição, subtração, e o cálculo de fração de um valor.

Se julgar necessário, proponha aos estudantes outras situações que envolvam esse tipo de multiplicação para eles representarem o cálculo por meio de figuras.

Ao trabalhar os outros exemplos apresentados nesta página, verifique se os estudantes compreendem que o processo é o mesmo para multiplicações de mais de dois fatores.

Exercícios propostos

Neste bloco de exercícios, são desenvolvidas as habilidades (ê éfe zero seis ême ah zero seis), ­(ê éfe zero seis ême ah zero nove) e (ê éfe zero seis ême ah um zero), pois os estudantes podem aplicar e ampliar seus conhecimentos sobre multiplicação de números racionais na fórma de  fração.

No exercício 28, verifique como os estudantes procedem, em especial no item d, que envolve números na fórma mista. Espera-se que eles percebam que podem expressar cada número na fórma de fração para depois efetuarem o produto. Se necessário, intervenha com questionamentos que os levem a refletir sobre suas escolhas e possam modificá-las, optando por estratégias mais adequadas. Assim:

a)

9, 20 avos vezes 5 sextos, igual, fração, numerador: 9 vezes 5, denominador: 20 vezes 6, igual.

quarenta e cinco cento e vinte avos igual a numerador: 45 dividido por 15, denominador: 120 dividido por 15 igual a três oitavos

b)

Três oitavos vezes cinco terços igual a fração com numerador 3 vezes 5, denominador 8 vezes 3 igual a quinze vinte e quatro avos igual a

fracção com numerador: 15 dividido por 3, denominador: 24 dividido por 3 igual a cinco oitavos

c)

Três vezes dois quintos vezes um terço igual a fração com numerador 3 vezes 2 vezes 1 e denominador 5 vezes 3 igual a
seis quinze avos igual a fração com numerado: 6 dividido por 3 e denominador: 15 dividido por 3 igual a dois quintos

d)

Dois inteiros e um terço vezes três inteiros e dois quintos igual a
abre parênteses dois mais um terço fecha parênteses vezes abre parênteses três mais dois quintos fecha parênteses igual a
abre parênteses seis terços mais um terço fecha parênteses vezes abre parênteses quinze quintos mais dois quintos fecha parênteses igual a
sete terços vezes dezessete quintos igual a fração com numerador: sete vezes dezessete e denominador: 3 vezes 5, igual a cento e dezenove quinze avos

e)

um meio vezes dois onze avos vezes três sétimos igual a fração com numerador: 1 vezes 2 vezes 3, denominador: 2 vezes 11 vezes 7 igual a
seis cento e cinquenta e quatro avos igual a fração com numerador: 6 dividido por 2, denominador: 154 dividido por 2 igual a três setenta e sete avos

f)

quatro quintos vezes zero vezes cinco quartos igual a zero

g)

seis quinze avos vezes cinco meios igual a fração com numerador: 6 vezes 5, denominador quinze vezes dois igual a trinta trinta avos igual a um

h)

sete terços vezes três sétimos igual a fração com numerador: 7 vezes 3, denominador: 3 vezes 7, igual a vinte e um, vinte e uma avos igual a 1

29 Para a festa de aniversário de seu filho, Cauê estimou que 60 copos de refrigerante seriam sufi­cientes. Ele sabe que em cada copo cabe

Um quinto

do refrigerante de um litro. Quantos litros Cauê deve comprar?

30 Sabendo que, com um trator, Lúcio ara

Três vinte avos

de um terreno em um dia, responda:

a) De segunda-feira a sábado, que parte do terreno Lúcio consegue arar?

b) Considerando que no domingo ele descanse, quanto faltará arar na semana seguinte?

c) Ele conseguirá terminar na segunda-feira? Justifique sua resposta.

31 Em casa, a regra é dividir tudo em partes iguais para as 6 pessoas da família. De uma barra de chocolate, comi metade do que cabia a mim, e meus pais comeram cada um a sua parte.

Responda às perguntas com uma fração.

a) Quanto meus pais comeram juntos?

b) Quanto eu comi?

c) Quanto sobrou?

32

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

  Reúna-se com um colega e façam o que se pede.

a) Calculem

Dois terços de quatro quintos e dois quintos de quatro terços

Entre os dois produtos, qual é o maior?

b) Calculem

Três sétimos de dois onze avos e dois sétimos de três onze avos

Entre os dois produtos, qual é o menor?

c) Escolham dois números racionais escritos na fórma de fração e multipliquem esses números. Em seguida, troquem entre si apenas os numeradores dessas frações e multipliquem os novos números racionais. Qual dos produtos obtidos é maior?

d) Dos números escolhidos no item c, troquem entre si apenas os denominadores das frações e multipliquem os novos números racionais. O produto destes é igual ao produto daqueles?

e) Escrevam uma conclusão a respeito dos resultados obtidos nos itens anteriores.

Ilustração. Uma garota de cabelo castanho, camiseta branca, calça rosa e tênis vermelho. Ela está sentada no chão ao lado de um menino de cabelo preto, óculos, blusa amarela e calça azul. Ela aponta para o caderno que ele segura. Ao lado deles, mochilas e cadernos.

33

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Elabore um exercício de divisão envolvendo frações. Troque o exercício com um colega, resolva o exercício elaborado por ele e depois destroquem para corrigir.

Pense mais um pouco...

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

 Junte-se a um colega e façam o que se pede.

1 Efetuem as multiplicações das fichas e comparem os resultados.

a)

Ilustração. Fichas com frações. três terços vezes cinco quartos; um sobre um vezes cinco quartos; um quarto vezes cinco sobre 1.

b) 

Ilustração. Fichas com frações. Cinco terços vezes dois quintos vezes sete meios; cinco quintos vezes dois meios vezes sete terços; um sobre um vezes um sobre um vezes sete terços; um terço vezes um sobre um vezes sete sobre um.

c) 

Ilustração. Fichas com frações. Oito terços vezes cinco quartos; oito quarto vezes cinco terços; dois sobre um vezes cinco terços; dois terços vezes cinco sobre um.

2 A professora pediu aos estudantes que calculassem o valor da expressão

cinquenta e cinco terços vezes treze quintos vezes sete vinte e seis avos

.

Fábio multiplicou todos os numeradores e, depois, todos os denominadores. Em seguida, simplificou o resultado dividindo o numerador e o denominador por 5 e então por 13.

cinquenta e cinco terços vezes treze quintos, vezes sete vinte e seis avos

=

fração com numerador: 55 vezes 13 vezes 7, denominador: 3 vezes cinco vezes 26,

=

cinco mil e cinco, trezentos e noventa avos igual a mil e um, setenta e oito avos igual a setenta e sete sextos
Respostas e comentários

29. 12 litros.

30. a)

Nove décimos

30. b)

Um décimo

30. c) Sim, pois:

Um décimo igual a dois vinte avos e dois vinte avos menor que três trinta avos

31. a)

Um terço

31. b)

Um doze avos

31. c)

Sete doze avos

32. a)

Oito quinze avos; oito quinze avos

. São iguais.

32. b)

Seis setenta e sete avos; seis setenta e sete avos

.São iguais.

32. c) São iguais.

32. d) Sim.

32. e) Espera-se que os estudantes concluam que, na multiplicação de dois números racionais escritos na fórma de fração, o produto se mantém quando trocamos entre esses números os numeradores ou os denominadores.

33. Resposta pessoal.

Pense mais um pouco...:

1. a) São iguais a

Cinco quartos

.

1. b) São iguais a

Sete terços

.

1. c) São iguais a

Dez terços

.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que o mais prático é o procedimento de Débora.

Exercícios propostos

No exercício 29, deve-se considerar que serão utilizados 60 copos de

um quinto

litro cada, ou seja:

60 vezes um quinto igual a fração com numerado: 60 vezes 1, denominador: 5, igual a sessenta quintos igual a
fração com numerador: sessenta dividido por 5, denominador: 5 dividido por 5, igual a doze sobre um igual a doze.

Assim, devem ser comprados 12 litros de refrigerante.

No exercício 30, se necessário, explique aos estudantes o que é arar um terreno. Considerando que, em cada dia, Lúcio ara

Três vinte avos

do terreno, tem-se:

a) De segunda-feira a sábado há 6 dias; portanto, serão arados

nove décimos

do terreno, pois

Três vinte avos vezes seis igual a fração com numerador: 3 vezes 6, denominador: 20 igual a dezoito vinte avos igual a nove décimos

b) Arando

nove décimos

em uma se­mana de trabalho, faltará

um décimos

, pois

um menos nove décimos igual a dez décimos menos nove décimos igual a um décimo

c) Para terminar na segunda-feira,

um décimos

deve ser menor do que o máximo arado em um dia, que é

três vinte avos

. Para comparar, pode-se reduzir ao mesmo denominador:

um décimo igual a dois vinte avos

, e como 3 > 2

três vinte avos maior que dois vinte avos implica que três vinte avos maior que um décimo

Por isso, ele conseguirá terminar na segunda-feira.

No exercício 31, espera-se que os estudantes percebam que, como a regra é dividir igualmente entre 6 pessoas, cada um receberá

um sexto

de tudo.

As resoluções dos exercícios 31 a 33 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do ­capítulo 8.

Pense mais um poucoreticências

Nesta seção, é adequado recomendar aos estudantes que usem uma calculadora. Dessa maneira, eles poderão investigar outras possibilidades de simplificação das frações.

Proponha a eles que, em duplas, criem outras expressões envolvendo frações que possam ser simplificadas, troquem as expressões entre si e, usando a calculadora, efetuem a simplificação.

Esse tipo de tarefa é importante, pois, ao criar uma expressão passível de simplificação, os estudantes demonstram ter compreendido a ideia. As resoluções das atividades 1 e 4 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

Débora, antes de multiplicar, dividiu por 5 o numerador 55 e o denominador 5, dividiu por 13 o numerador 13 e o denominador 26 (ela registrou esse procedimento com traços sobre os números divididos). Em seguida, multiplicou todos os novos numeradores e todos os novos denominadores:

cinquenta e cinco terços vezes treze quintos, vezes sete vinte e seis avos igual a
cinquenta e cinco (cortado e 11 acima) terços vezes treze (cortado e 1 acima) quintos (cortado e 1 ao lado), vezes sete vinte e seis avos (cortado e 2 ao lado) igual a onze terços vezes um sobre um vezes sete meios igual a setenta e sete sextos.

Discutam e respondam: qual é o procedimento mais prático, o de Fábio ou o de Débora?

3 Calculem, pelo procedimento de Débora, o valor da expressão:

Quatro nonos vezes vinte e um quinze avos vezes dez dezesseis avos

4 Calculem, da maneira que acharem mais prática, os produtos a seguir.

a)

Três oitavos vezes oito terços

b)

Um nono vezes nove

c)

Sete sextos vezes seis sétimos

d)

doze vezes um doze avos

Quando os números racionais são inversos

Observe as frações a seguir.

Dois quintos e cinco meios

Um terço e três

Quatro sétimos e sete quartos

oito e um oitavo

O numerador de uma fração é igual ao denominador da outra, e vice-versa.

Quando o produto de dois números racionais é igual a 1, eles são chamados de números inversos.

Acompanhe nos exemplos a seguir que o produto dos inversos é igual a 1.

o inverso de

Dois quintos é cinco meios

o inverso de

Um terço

é 3;

o inverso de

Quatro sétimos é sete quartos

o inverso de 8 é

Um oitavo

Observe mais um exemplo.

Para encontrar o inverso de

2 inteiros e um terço

, representaremos esse número na fórma de fração:

2 inteiros e um terço igual a 2 mais um terço igual a seis terços mais um terço igual a sete terços.

Como

dois inteiros e um terço e sete terços

são representações do mesmo número, o inverso de

2 inteiros e um terço

é igual ao inverso de

7 terços

que é

três sétimos

Portanto, o número

três sétimos

é o inverso de

2 inteiros e um terço

Note que o produto entre eles é 1.

2 inteiros e um terço vezes três sétimos igual a sete terços vezes três sétimos igual a vinte e um vinte e um avos igual a 1

Observação

O número zero não tem inverso.

Respostas e comentários

3.

sete dezoito avos

4. a) 1

4. b) 1

4. c) 1

4. d) 1

Quando os números racionais são inversos

O trabalho com números racionais inversos prepara os estudantes para compreenderem as operações de divisão envolvendo números racionais na fórma de fração.

Para favorecer o desenvolvimento da competência geral 2 e da competência geral 9, organize os estudantes em duplas e proponha-lhes alguns pares de números racionais inversos. Oriente as duplas a realizar a multiplicação entre os números de cada par indicado e a observar o resultado. Após perceberem que os produtos obtidos são sempre 1, peça-lhes que compartilhem a regularidade observada e que argumentem ou justifiquem por que isso ocorre. Eles podem justificar, por exemplo, dizendo que o produto entre dois números racionais inversos resulta sempre em uma fração cujo numerador é igual ao denominador, que equivale a frações que representam o número racional 1.

Proponha aos estudantes um ditado de inversos, no qual devem registrar o inverso do número falado, ou um jogo da memória, em que os pares de cartas são feitos com números inversos.