Parte 2
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
34 Determine o inverso de:
a)
Três quintos
b)
Um quarto
c)
Seis quintos
d) 5
e)
Três inteiros e um quinto
f)
Cinco inteiros e um terço35 Responda às questões.
a) Qual é o inverso do número 1?
b) Que número se obtém quando se escreve o inverso do inverso de um número racional não nulo?
4. Divisão
Assim como na multiplicação, vamos estudar a divisão envolvendo números racionais na fórma de fração e analisar diferentes situações.
Quando o divisor é um número natural
Pedro preparou uma fórma de doce de goiaba caseiro e o dividiu em 8 partes iguais.
Ele deu a seu filho Artur uma dessas partes, isto é,
Um oitavodo doce. Artur, por sua vez, dividiu o que recebeu em 2 pedaços iguais e os embrulhou em papel-alumínio. Vamos determinar a fração que representa cada pedaço do doce embrulhado por Artur.
A parte clara da figura indica a quantidade do doce que Artur recebeu, isto é,
Um oitavoEsta outra figura mostra cada uma das oito partes do doce de Pedro divididas em 2 pedaços iguais.
Cada novo pedaço representa
Um dezesseis avosdo doce e foi obtido pela operação
um oitavo dividido por 2 igual a um dezesseis avos.
Vamos considerar válidas as igualdades a seguir. Nelas, a expressão
Um oitavo sobre 2é considerada uma fração:
Na divisão de uma fração por um número natural, obtemos uma parte de outra parte:
Note que esse quociente também pode ser obtido multiplicando-se
Um oitavopelo inverso de 2:
Respostas e comentários
34. a)
Cinco terços
34. b) 4
34. c)
Cinco sextos
34. d)
Um quinto
34. e)
Cinco dezesseis avos
34. f)
Três dezesseis avos
35. a) 1
35. b) Obtém-se o próprio número.
Exercícios propostos
No exercício 34, nos itens a a d é suficiente considerar que, para determinar o inverso das frações dadas, basta inverter o numerador com o denominador, pois, para quaisquer números naturais x e y, diferentes de 0 (zero), temos:
Os números racionais indicados nos itens e e f, são, respectivamente,
dezesseis quintos e dezesseis terços; assim, pode-se determinar o inverso desses números pela mesma regra dos demais itens.
No exercício 35, incentive os estudantes a justificarem as respostas. No item a, espera-se que eles percebam que como 1 ⋅ 1 = 1, o inverso de 1 é 1. Já no item b, oriente‑os que façam alguns exemplos numéricos, por exemplo, para determinar o inverso do inverso de
dois terços, poderão considerar que
dois terços vezes três meios igual a 1, portanto, o inverso de
dois terços é três meiose, como
três meios vezes dois terços igual a 1, o inverso de
três meios é dois terços.
4. Divisão
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah um um.
Este tópico desenvolve a habilidade ( ê éfe zero seis ême ah um um). O estudo da divisão envolvendo números expressos na fórma de fração será organizado em três casos:
• quando o divisor é um número natural (não nulo);
• quando o dividendo é um número natural;
• quando a divisão envolve números racionais na fórma de fração.
Analise com os estudantes a situação do doce de goiaba. Espera‑se que compreendam o significado de “obter uma parte de outra” e o uso do número inverso.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
36 Qual divisão poderia representar a parte hachurada do retângulo? E como representá-la com um número racional na forma de fração?
NELSON MATSUDA/ARQUIVO DA EDITORA
37 Efetue cada divisão, fazendo uma figura correspondente.
a)
Um quarto dividido por trêsb)
Dois quintos dividido por cincoc)
Um meio dividido por quatrod)
três oitavos dividido por dois38 Isabel dividiu sua horta retangular em 3 canteiros iguais. Em um desses canteiros, plantou couve em uma metade e, na outra, espinafre.
Agora, responda:
a) Que fração pode representar a parte da horta onde foram plantadas as verduras?
b) Represente por meio de uma figura e com uma fração a parte da horta onde foi plantado espinafre.
c) Represente por meio de uma divisão a parte da horta onde foi plantada couve.
Quando o dividendo é um número natural
André precisa encher com suco 4 vasilhames, de 1 litro cada um, usando garrafas em que cabem
2 terçosde litro. Para isso, quantas garrafas ele usará?
Nesta situação vamos calcular quantas vezes uma parte cabe em mais de um inteiro. Para resolver o problema, vamos representar cada recipiente por uma figura retangular.
Cada
2 terçosde litro representa o conteúdo de uma garrafa de suco, e cada
representa o conteúdo de
Um terçode garrafa. Logo, 4 litros equivalem a
Doze meiosde garrafa, isto é, a 6 garrafas.
Vemos nas figuras que
Dois terçosde litro cabem 6 vezes em 4 recipientes, ou seja,
quatro dividido por dois terços igauk à seisLogo, André precisa despejar 6 garrafas cheias de suco para encher 4 recipientes vazios.
Esse quociente pode ser obtido multiplicando 4 pelo inverso de
Dois terçosEm 3 litros cabem
nove meiosde garrafa, isto é,
três dividido por dois terços igual a nove meiosEsse quociente pode ser obtido por:
Respostas e comentários
36.
Dois terços dividido por 4; dois doze avos, abre parênteses, ou um sexto, fecha parênteses
37. Construção de figura.
37. a)
Um doze avos
37. b)
Dois vinte e cinco avos
37. c)
Um oitavo
37. d)
Três dezesseis avos
38. a)
um terço
38. b)
um sexto
38. c)
Um terço dividido por 2 igual a um sextoExercícios propostos
Essas atividades podem ser realizadas em duplas para que os estudantes exponham como pensam e comparem procedimentos.
No exercício 36, pode-se perceber que um retângulo foi dividido em 3 partes iguais (idênticas à parte em branco da figura). Dessas partes, foram consideradas duas (indicadas em verde na figura), que foram divididas em 4 partes (idênticas à região hachurada da figura). Assim, concluímos que
dois terçosdo retângulo foram divididos em 4 partes.
Para o exercício 37, apresentamos uma possível resolução.
a)
b)
c)
d)
Aproveite o exercício 38 para avaliar se os estudantes compreendem a ideia de divisão envolvendo números racionais na fórma de fração.
A resolução do exercício 38 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.
Quando o dividendo é um número natural
A situação proposta envolve a divisão de um número natural por um número racional (não nulo) na fórma de fração. A ideia trabalhada é determinar quantas vezes o divisor cabe no dividendo (significado de medida da divisão).
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
39 A figura a seguir sugere uma divisão.
a) Qual das seguintes divisões a figura pode representar: 3 dividido por 4, 4 dividido por
Um terçoou 3 dividido por
Um quarto?
b) Qual é o resultado dessa divisão?
40 Efetue cada divisão, fazendo uma figura correspondente.
a)
três dividido por três quartos
b)
quatro dividido por quatro quintos
c)
um dividido por um nono
d)
um dividido por um terço
e)
seis dividido por três quartos
f)
oito dividido por quatro quintos
Quando a divisão envolve números racionais na fórma de fração
Agora, vamos estudar a divisão entre dois números escritos na fórma de fração.
Vamos dividir
2 terçospor
um sextocom o auxílio de figuras. Vejamos quantas vezes
um sextocabe em
dois terçosAs figuras mostram que
um sextocabe 4 vezes em
dois terçosou seja,
dois terços dividido por um sexto igual à quatroObtemos esse quociente multiplicando
dois terçospelo inverso de
um sexto:
Agora, vamos dividir
três meiospor
três quartosisto é, vamos calcular quantas vezes
três quartoscabem em
três meiosAs figuras mostram que
3 quartoscabem 2 vezes em
3 meiosou seja,
três meios dividido por três quarto igual à doisMultiplicando
três meiospelo inverso de
três quartosobtemos
três meios dividido por três quartos igual a três meios vezes quatro terços igual a doze sextos igual a 2.O quociente de um número escrito na fórma de fração por outro diferente de zero é obtido multiplicando-se o primeiro pelo inverso do segundo.
Observe mais alguns exemplos.
a)
Quatro terços dividido por dois sobre um igual a quatro terços vezes um meio igual a quatro sextos igual a dois terçosb)
três quartos dividido por dois quintos igual a três quartos vezes cinco meios igual a quinze oitavos.c)
Um inteiro e dois terços dividido por cinco terços igual a cinco terços vezes três quintos igual a 1Respostas e comentários
39. a) 3 dividido por
Um quarto
39. b) 12
40. Construção de figura.
40. a) 4
40. b) 5
40. c) 9
40. d) 3
40. e) 8
40. f) 10
Exercícios propostos
No exercício 39, há 3 retângulos idênticos, cada um dividido em 4 partes. Considerando os 3 retângulos o inteiro, cada parte corresponde a
um doze avosdo inteiro. Assim, a divisão é dada por
três dividido por um quarto igual à dozeNo exercício 40, explore com os estudantes diferentes estratégias de resolução, por exemplo, também por meio de representações utilizando figuras retangulares. Uma possível resolução para o exercício 40 é apresentada a seguir.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Quando a divisão envolve números racionais na fórma de fração
Analise com os estudantes a divisão envolvendo dois números racionais na fórma de fração.
O uso de figuras representando o processo favorece a atribuição de significado para a operação que é efetuada. Reproduza os desenhos na lousa, mostrando a eles as frações envolvidas em cada etapa. A ideia é que eles concluam que esse cálculo equivale a descobrir quantas vezes uma fração “cabe” na outra.
Se julgar necessário, proponha aos estudantes outros exemplos na lousa para eles representarem com figuras ou efetuarem diretamente a divisão.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
41 Efetue as divisões indicadas, simplificando quando possível.
a)
Divisão de frações. Cinco oitavos dividido por sete sextos
b)
Divisão de frações. Nove quintos dividido por três meios
c)
Divisão de frações. Um oitavo dividido por um meio
d)
Divisão de frações. 3 inteiros e um meio dividido por 7
e)
Divisão de frações. 2 dividido por 3 inteiros e um meio
f)
zero dividido por três inteiros e um nono
42 Para fazer um trabalho, dividiu-se um fio de cobre em 3 partes iguais. Cada uma dessas partes foi dividida ao meio e, depois, cada uma dessas partes foi dividida em 4 partes iguais. Qual é a fração do fio que cada uma das partes menores representa?
43 Qual é o número que multiplicado por
Sete terçosdá
Dois quintos44 Osvaldo resolveu repartir um sítio. Ele ficou com
Um terçodas terras e dividiu igualmente a outra parte entre seus quatro filhos. Represente com uma fração a parte do sítio que cada filho de Osvaldo recebeu.
45 Para comprar um tablet, dei de entrada
Dois quintosdo valor e dividi o restante em 6 prestações iguais. Represente com uma fração a parte do valor do tablet que deverei pagar em cada prestação.
46 No preparo de um creme de baunilha para 4 pessoas, são necessários os seguintes ingredientes:
•
Três quartosde litro de leite;
• 2 colheres de sopa de açúcar;
•
Três meioscolheres de sopa de amido de milho;
• 2 gemas;
•
Um terçode colher de sopa de baunilha.
Faça a adaptação dessa receita para duas pessoas e indique a quantidade calculada no caderno.
47
Para calcular mentalmente
dois vezes três quartose
dois dividido por um quartoTom imagina “saltos” em uma reta numérica.
• Para calcular
dois vezes três quartos• Para
dois dividido por um quartoCalcule mentalmente as operações.
a)
três vezes dois quintos
b)
dois vezes dois sétimos
c)
cinco vezes um oitavo
d)
três dividido por um quinto
e)
dois dividido por um terço
f)
dois terços dividido por quatro
48
Hora de criar – Elabore um problema considerando a compra parcelada de um videogame. Você pode dar o valor total e perguntar quanto é uma fração desse valor, por exemplo. Troque o problema com um colega e, depois, destroquem para corrigi-los.
Respostas e comentários
41. a)
Quinze vinte e oito avos
41. b)
Seis quintos
41. c)
Um quarto
41. d)
Um meio
41. e)
Quatro sétimos
41. f) 0
42.
Um vinte e quatro avos
43.
Seis trinta e cinco avos
44.
Um sexto
45.
Um décimo
46.
três oitavosde litro de leite; uma colher de sopa de açúcar;
três quartosde colher de sopa de amido de milho; uma gema;
um sextode colher de sopa de baunilha
47. a)
Seis quintos
47. b)
Quatro sétimos
47. c)
Cinco oitavos
47. d) 15
47. e) 6
47. f)
Um sexto
48. Resposta pessoal.
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 41, 43, 44 e 46 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.
No exercício 42, verifique se os estudantes associam corretamente as divisões, considerando que o fio foi dividido em 3 partes iguais, cada
um terçodo fio foi dividido em duas partes iguais, resultando em partes que representam
um sextodo fio original, e cada
um sextodo fio foi dividido em 4 partes iguais; portanto, o fio original foi dividido em 24 partes iguais, ou seja, cada parte equivale a
um vinte e quatro avosdo fio original. Se necessário, solicite a eles que utilizem figuras de retângulos para representar a situação e que compartilhem com os colegas as produções.
No exercício 45, segue uma possível resolução.
Como a entrada foi de
dois quintosdo valor do tablet, falta pagar
três quintosdesse valor, que será parcelado em 6 prestações iguais. Desse modo, o valor de cada prestação é dado por:
Logo, cada prestação equivale a
um décimodo valor do tablet.
O exercício 47 pode ser feito em duplas, de modo que os estudantes discutam os procedimentos apresentados para efetuar as operações com o uso da reta numérica. Acompanhe as discussões das duplas e faça as intervenções necessárias para facilitar a compreensão do procedimento. Antes de os estudantes efetuarem os itens propostos nessa questão, peça a alguns deles, de duplas diferentes, que expliquem cada procedimento mostrado por Tom, certificando-se de que houve compreensão pela turma.
Segue um exemplo de resposta para o exercício 48: Paulo comprou um videogame que custou R$ 762,00setecentos e sessenta e dois reais. Ele deu de entrada
um terçodo valor e parcelou o restante em 4 prestações. Qual foi o valor que Paulo deu de entrada? E o valor de cada prestação? (Respostas:
um terçode 762 = 254, portanto, deu de entrada R$ 254,00duzentos e cinquenta e quatro reais; como 762 ‒ 254 = 508 e 508 dividido por 4 = 127, R$ 127,00cento e vinte e sete reais é o valor de cada prestação.)
5. Potenciação
Já aprendemos a calcular potências de números naturais. Agora, vamos calcular potências de números racionais escritos na fórma de fração.
Acompanhe a experiência a seguir.
• Dobramos uma folha de papel sulfite, como mostra a sequência de figuras. Desdobramos e pintamos de amarelo a metade da folha
Abre parênteses, um meio, fecha parênteses.• Dobramos novamente e, sobre a 1ª dobra, dobramos outra vez, na metade do maior comprimento. Desdobramos toda a folha e hachuramos de verde metade da metade da folha.
• Dobramos tudo novamente e, sobre a 2ª dobra, dobramos outra vez, na metade. Desdobramos e hachuramos de vermelho a metade da metade da metade da folha.
Sabemos que:
•
um meio de um meioda folha é
Abre parênteses, um meio vezes um meio fecha parênteses.da folha, que corresponde a
Um quartoda folha (hachurado de verde).
•
um meio de um meio de um meioda folha é
Abre parênteses, um meio vezes um meio vezes um meio fecha parênteses.da folha, que corresponde a
Um oitavoda folha (hachurado de vermelho).
Quando dobramos a folha 5 vezes, a parte pintada de roxo é
Abre parênteses, um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio fecha parêntesesda folha, que corresponde a
Um trinta e dois avos.da folha.
Respostas e comentários
5. Potenciação
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah um um.
Este tópico desenvolve a habilidade ( ê éfe zero seis ême ah um um). Para o desenvolvimento do trabalho, providencie antecipadamente o material necessário para os estudantes realizarem o experimento proposto neste estudo da potenciação, em que a base é um número racional na fórma de fração e o expoente é um número natural. A cada etapa desse experimento, reproduza na lousa a figura representativa.
Podemos abreviar a escrita dessas multiplicações indicando o número de fatores por meio de um expoente (de modo semelhante ao que estudamos com números naturais).
Ao efetuar uma multiplicação de fatores iguais, estamos realizando uma potenciação.
Na prática, para obter o resultado de
Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quintaelevamos os dois termos da fração ao expoente 5.
=
um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio igual a um trinta e dois avosObserve outros exemplos.
a)
Abre parênteses, dois terços fecha parênteses elevado a quarta igual a dois terços vezes dois terços vezes dois terços vezes dois terços=
fração com numerador: 2 vezes 2 vezes 2 vezes 2 e denominador: 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 igual a 2 elevado a quarta sobre 3 elevado a quarta igual a dezesseis oitenta e um avos.b)
Abre parênteses, quatro quintos fecha parênteses elevado ao cubo igual a quatro elevado ao cubo sobre cinco elevado ao cubo igual a sessenta e quatro cento e vinte e cinco avos.Observação
▶ As definições adotadas para as potências de números naturais com expoente 1 e expoente 0 são válidas também para os números racionais representados na fórma de fração, ou seja:
• toda potência de expoente 1 é igual à própria base;
• toda potência de expoente 0 e base diferente de 0 é igual a 1.
Exemplos:
a)
Abre parênteses, dois nonos fecha fecha parênteses elevado a um igual a dois nonosb)
Abre parênteses três sétimos fecha fecha parênteses elevado 1 igual a três sétimos.c)
Abre parênteses, dois nonos fecha fecha parênteses elevado 0 igual a umd)
Abre parênteses, três sétimos fecha parênteses elevado 0 igual a 1Respostas e comentários
Potenciação
Procedendo de maneira similar à que foi feita para as potências de base natural, identifique os termos envolvidos na potenciação. Solicite aos estudantes que leiam as potências de acordo com a multiplicação que elas representam, por exemplo:
•
abre parênteses um décimo, fecha parênteses, elevado a doisindica 2 fatores iguais a
um décimo;
•
abre parênteses um décimo, fecha parênteses, elevado a cincoindica 5 fatores iguais a
um décimo.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
49 Calcule no caderno.
a)
Abre parênteses, cinco terços fecha parênteses elevado ao quadrado
b)
Abre parênteses, sete quintos fecha parênteses elevado ao cubo
c)
Abre parênteses, um quinto fecha parênteses elevado ao quadrado.
d)
Abre parênteses, três quartos fecha parênteses elevado ao cubo
e)
Abre parênteses, cinco meios, fecha parênteses elevado a zero
f)
Abre parênteses, 3 inteiros e um meio fecha parênteses elevado a 150 Escreva os números racionais como potência de número na fórma de fração.
a)
quatro nonos
b)
um, vinte cinco avos
c)
Vinte e cinco trinta e seis avos
d)
Quarenta e nove centésimos
e)
Oitenta e um dezesseis avosf)
Sessenta e quatro cento e vinte e um avos
Pense mais um pouco...
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Efetue os cálculos indicados e classifique cada sentença em verdadeira ou falsa.
a)
Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três igual a, abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a dois vezes, abre parênteses, um meio, fecha parênteses, elevado a dois vezes abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois igual a=
um quarto vezes um quarto vezes um quarto vezes um quarto igual a um sessenta e quatro avos.
b)
Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três, fecha colchetes elevado a dois igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três vezes abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três igual a um oitavo vezes um oitavo igual a um sessenta e quatro avos.
c)
Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três, fecha colchetes elevado a dois igual a abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três.
d)
abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois mais abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois mais três.
e)
Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois vezes 3.
6. Expressões numéricas
Acompanhe a situação a seguir.
Márcia é costureira e fará 3 vestidos iguais para uma apresentação.
Em cada traje, Márcia utiliza
Um quartode um corte de seda para fazer a saia e
Um oitavode um corte de veludo para fazer o corpete. Esses cortes têm todos o mesmo comprimento e o mesmo preço. Para saber quantos cortes de tecido vai usar para fazer os 3 trajes, Márcia escreveu:
quantos cortes vou gastar
três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parêntesescortes
Respostas e comentários
49. a)
Vinte e cinco nonos
49. b)
343 sobre 125
49. c)
Um vinte e cinco avos
49. d)
Vinte e sete sessenta e quatro avos
49. e) 1
49. f)
três inteiros e um meio
50. a)
Abre parênteses, dois terços fecha parênteses elevado ao quadrado
50. b)
Abre parênteses, um quinto fecha parênteses elevado ao quadrado
50. c)
Abre parênteses, cinco sextos fecha parênteses elevado ao quadrado
50. d)
Abre parênteses, sete décimos fecha parênteses elevado ao quadrado
50. e)
Abre parênteses, nove quartos fecha parênteses elevado ao quadrado ou abre parênteses, três meios fecha parênteses elevado a quarta50. f)
Abre parênteses, oito onze avos fecha parênteses elevado ao quadrado
Pense mais um pouco...:
a) Verdadeira.
b) Verdadeira.
c) Verdadeira.
d) Falsa.
e) Verdadeira.
Exercícios propostos
Para facilitar as resoluções dos exercícios 49 e 50, sugira aos estudantes a construção de um quadro com os vinte primeiros quadrados perfeitos, escritos em fórma de potência e com o respectivo resultado, para consultarem sempre que necessário. O quadro seria similar a este:
Assim, no exercício 49, obtemos:
a)
Abre parênteses, cinco terços, fecha parênteses elevado ao quadrado igual a cinco elevado ao quadrado sobre três elevado ao quadrado igual a vinte e cinco nonos.b)
Abre parênteses, sete quintos, fecha parênteses elevado ao cubo igual a sete elevado ao cubo sobre cinco elevado ao cubo igual a trezentos e quarenta e três sobre cento e vinte e cinco avos.c)
Abre parênteses, um quinto, fecha parênteses elevado ao quadrado igual a um elevado ao quadrado sobre cinco elevado ao quadrado igual a um vinte e cinco avos.d)
Abre parênteses, três quartos, fecha parênteses elevado ao cubo igual a três elevado ao cubo sobre quatro elevado ao cubo igual a vinte e sete sessenta e quatro avos.e) Toda potência de expoente 0 e base diferente de 0 é igual a 1,
Abre parênteses, cinco meios, fecha parênteses elevado a zero igual a 1f) Toda potência de expoente 1 é igual à própria base;
abre parênteses, três inteiros e um meio, fecha parênteses elevado a 1 igual a três inteiros um meioE, ao resolver o exercício 50, obtemos:
a)
quatro nonos igual a dois elevado a dois sobre três elevado ao quadrado igual a abre parênteses dois terços, fecha parênteses elevado ao quadrado.b)
um vinte e cinco avos igual a um elevado ao quadrado sobre cinco elevado ao quadrado igual a, abre parênteses um quinto, fecha parênteses, elevado ao quadrado.c)
vinte e cinco trinta e seis avos igual a cinco elevado ao quadrado sobre seis elevado ao quadrado igual a abre parênteses cinco sextos, fecha parênteses, ao quadrado.d)
quarenta e nove centésimos igual a sete elevado ao quadrado sobre dez elevado ao quadrado igual a, abre parênteses sete décimos, fecha parênteses, ao quadradoe)
oitenta e um dezesseis avos igual a nove ao quadrado sobre quatro elevado ao quadrado igual a, abre parênteses nove sobre quatro, fecha parênteses elevado ao quadradof)
sessenta e quatro sobre cento e vinte e um avos igual a oito elevado ao quadrado sobre onze avos elevado ao quadrado igual a, abre parênteses oito onze avos elevado ao quadradoPense mais um pouco reticências
Nesta seção, verifique se, para avaliar o item c, os estudantes utilizam os resultados anteriores ou se efetuam o cálculo novamente. Ressalte esse fato na correção.
Discuta com eles a afirmação do item d, incentivando-os a explicarem por que ela é falsa. Proponha aos estudantes que efetuem as operações de ambos os membros da igualdade e comparem os resultados.
a) Verdadeira:
b) Verdadeira:
c) Verdadeira: conforme verificado nos itens anteriores,
A resolução dos itens d e ê estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.
Observe quantos cortes Márcia vai gastar.
=
três vezes abre parênteses dois oitavos mais um oitavo fecha parênteses.=
três vezes três oitavos igual a nove oitavos igual a um inteiro e um oitavoOu seja, 1 corte e mais
um oitavode corte entre veludo e seda.
A expressão
três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parêntesesserve para descrever a quantidade de cortes, entre os de veludo e os de seda, que Márcia utilizará em seu trabalho. Cada termo dessa expressão tem um significado. Acompanhe.
Já vimos que as operações em uma expressão numérica são resolvidas na seguinte ordem:
• as potenciações e as radiciações na ordem em que aparecem;
• as multiplicações e as divisões na ordem em que aparecem;
• as adições e as subtrações, também na ordem em que aparecem.
Quando a expressão numérica tiver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves), eles devem ser eliminados na seguinte ordem: resolvem-se primeiro as operações entre parênteses, depois as operações entre colchetes e, finalmente, as operações entre chaves.
Acompanhe o cálculo de algumas expressões.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
faça as atividades no caderno
51 Calcule o valor de cada expressão.
a)
Expressão: abre parênteses 2 menos um meio fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes abre parênteses 1 menos dois quintos, fecha parênteses
b)
Expressão: abre parênteses três quartos mais um meio fecha parênteses dividido por abre parênteses 1 inteiro e 1 meio menos três quartos fecha parênteses.
c)
abre parênteses 1 mais três sétimos, fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes 49 oitenta avos
d)
Abre colchetes, abre parênteses dois quintos mais um meio fecha parênteses vezes dois nonos, mais abre parênteses um terço fecha parênteses elevado ao quadrado, fecha colchetes dividido por sete quintos
Respostas e comentários
51. a)
27 vinte avos
51. b)
Cinco terços
51. c)
Cinco quartos
51. d)
Dois nonos6. Expressões numéricas
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah um um.
Este tópico desenvolve a habilidade ( ê éfe zero seis ême ah um um), pois a ampliação de expressões numéricas envolvendo números racionais na fórma de fração possibilita que os estudantes revisitem os conhecimentos já construídos com as operações de números racionais na fórma de fração.
Este é um bom momento para verificar se eles compreendem a ordem na qual as operações devem ser realizadas e o uso dos sinais de associação. Analise com eles a situação proposta e os exemplos de cálculo de expressões numéricas. Proponha a eles que expliquem os procedimentos adotados em cada exemplo e que falem sobre a ordem das operações em expressões numéricas. Relembre-os sobre a simplificação de frações, se necessário.
Exercícios propostos
No exercício 51, possibilite aos estudantes calcular as expressões numéricas em duplas e, depois, incentive-os a justificarem as etapas de cálculo utilizadas, explicando-as aos demais colegas da tuma.
a)
abre parênteses, dois menos um meio, fecha parênteses, ao quadrado vezes abre parênteses, um menos dois quintos, fecha parênteses igual ab)
Abre parênteses, três quartos mais um meio dividido por, abre parênteses um inteiro e um meio menos três quartos igual ac)
abre parênteses, um mais três sétimos parênteses, fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes quarenta e nove oitenta avos igual ad)
52 Escreva uma expressão numérica que represente o número de litros procurado na situação a seguir.
Quantos litros de laranjada posso obter se despejar 3 copos cheios de suco de laranja, com
um quartode litro de cada copo, em uma jarra que já contém
um meiolitro de água?
53 Determine o valor de A no esquema.
54 Determine quanto vale x em cada caso.
a)
Abre parênteses um sexto fecha parênteses, elevado a x igual a um sexto.
b)
Abre parênteses três sobre x, fecha parênteses, elevado ao cubo igual a vinte e sete duzentos e dezesseis avos.
c)
Abre parênteses sete quintos fecha parênteses, elevado a x igual a 1
d)
Abre parênteses x sobre 5 fecha parênteses, elevado a quadrado igual a nove vinte e cinco avos.
55 A professora de Matemática distribuiu a cada estudante de sua classe uma ficha contendo uma expressão ou um problema com números racionais representados na fórma de fração. Depois de resolver a questão, cada estudante deveria procurar seu par, ou seja, encontrar um colega que tivesse uma resposta idêntica à dele.
Observe a seguir alguns modelos de ficha que a professora distribuiu. Resolva as questões e descubra quais fichas poderiam formar pares.
56
Hora de criar ‒ Desenvolva um problema semelhante ao exercício 53, com 4 operações, e troque com um colega. Depois, destroquem para corrigi-los.
Respostas e comentários
52. 3 ⋅
Um quarto mais um meio
53.
A igual à setecentos e vinte e nove sessenta e quatro avos54. a) 1
54. b) 6
54. c) 0
54. d) 3
55. Formaram um par as fichas 2 e 4.
Ficha 1:
Treze quarenta avos
Ficha 2:
Cinco doze avos
Ficha 3:
Dois quintos
Ficha 4:
Cinco doze avos
56. Resposta pessoal.
Exercícios propostos
No exercício 52, os estudantes deverão empregar as operações aritméticas e as propriedades já estudadas ao longo do capítulo. Dessa maneira, perceberão quais operações e em que ordem resolverão o problema.
No exercício 53, verifique se os estudantes compreendem o esquema e o que precisam fazer em cada etapa. Pode-se propor a eles que representem o esquema por meio de uma expressão numérica e compartilhem-na com os colegas, a fim de validar as respostas. Caso observe que alguns estudantes estão encontrando resultados incorretos, peça a eles que se juntem a um colega e troquem ideias para identificar o ponto de divergência. A resolução do exercício 53 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.
No exercício 54, retome com os estudantes as propriedades de potências já estudadas para os números naturais e explique-lhes que elas também valem para potências envolvendo números racionais. No item a, pode-se perceber que a base equivale à potência; logo, x deve valer 1. O item b pode ser resolvido por tentativa e erro, estimando um valor inicial para calcular o cubo desse valor e comparar com o denominador do resultado da potenciação, que deve ser 216. Assim, ao estimar 4 para o valor de x, por exemplo, obterão 4 elevado a 3 = 64 e, portanto, x > 4. Se estimarem 7 para o valor de x, obterão 7 elevado a 3 = 343; logo, x > 7. Fazendo estimativas como essa, pode-se obter x = 6. Caso necessário, oriente os estudantes a utilizarem a calculadora para verificar os resultados das estimativas.
No item c, pode ser aplicada a propriedade de potências de expoente 0 para obter a resposta. O item d pode ser resolvido de maneira análoga à resolução do item b indicada anteriormente.
Para responder ao exercício 55, é necessário resolver as situações apresentadas em cada uma das fichas:
Ficha 1
Ficha 2
Ficçha 3
Ficha 4
Assim, as fichas 2 e 4 podem formar um par.
A resolução do exercício 56 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Calculando probabilidades
Gabriela colocou em uma caixa toda a sua coleção com 100 bolinhas pula-pula de borracha: 30 amarelas, 25 azuis e 45 vermelhas.
Ela vai retirar dessa caixa uma única bolinha por vez, sem olhar as que estão dentro da caixa.
Sabendo que todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas, qual cor tem maior probabilidade de sair na primeira retirada: amarela, azul ou vermelha?
Observe como podemos proceder para responder a essa questão.
Se a caixa contém 100 bolinhas, então há 100 possibilidades de uma bolinha de qualquer cor sair na primeira retirada.
Desse modo, dizemos que a probabilidade de cada bolinha ser retirada é de 1 em 100, ou seja, de
um centésimoou de 1%. Assim, todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas.
• Como há 30 bolinhas amarelas entre as 100 na caixa, a probabilidade de sair uma amarela é de
trinta centésimoou de 30%.
• Como há 25 bolinhas azuis entre as 100 na caixa, a probabilidade de sair uma azul é de
vinte e cinco centésimoou de 25%.
• Da mesma maneira, a probabilidade de sair uma bolinha vermelha é de
quarenta e cinco centésimoou de 45%, pois há 45 bolinhas vermelhas entre as 100 na caixa.
Desse modo, dizemos que há maior probabilidade de sair uma bolinha vermelha do que uma amarela, uma vez que
quarenta e cinco centésimo maior que trinta centésimoA probabilidade geralmente é indicada por uma fração irredutível ou por um número na fórma percentual.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Com base nos dados apresentados sobre a retirada de bolinhas, responda: a bolinha de qual cor tem menor probabilidade de ser sorteada: azul ou amarela? Por quê? Represente isso na fórma de fração e na fórma percentual.
2 A direção da escola Felicidade vai sortear um estudante entre os cem que têm as melhores avaliações em História para representar a escola em um evento estadual. Sabendo que Hugo é um desses estudantes e que todos os outros têm a mesma probabilidade de serem sorteados, qual é a probabilidade de ele ser o escolhido?
3 Em uma caixa há três bolas brancas e duas bolas verdes. Qual é a probabilidade de tirarmos, sem olhar, uma bola verde dessa caixa?
Respostas e comentários
1. Azul, pois:
vinte e cinco centésimo menor que trinta centésimo; 25% < 30%.
2.
um centésimoou 1%
3.
dois quintosou 40%
Trabalhando a informação
Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah zero sete, ê éfe zero seis ême ah um três e ê éfe zero seis ême ah três zero.
O contexto desta seção favorece o desenvolvimento das habilidades ( ê éfe zero seis ême ah zero sete), ( ê éfe zero seis ême ah um três) e ( ê éfe zero seis ême ah três zero). Para tanto, pode-se explorar a situação propondo aos estudantes a realização de sorteios na sala de aula. Por exemplo, providencie objetos que se distingam apenas pela cor (como tampinhas, recortes de papel de mesmo tamanho e formato etcétera). Disponibilize os objetos sobre uma mesa, organizados por cor, de maneira que todos os estudantes possam observá-los. Coloque os objetos em uma caixa de papelão e proponha a eles que decidam qual cor tem a maior chance (probabilidade) de ser sorteada. Realize alguns sorteios, com reposição, a fim de explorar a ideia de probabilidade.
Agora quem trabalha é você!
Nessas atividades, é importante verificar se os estudantes compreenderam como associar a probabilidade a um número racional escrito na fórma de fração, isto é, ao número de eventos favoráveis em relação ao número de eventos possíveis.
A atividade 1 possibilita verificar se os estudantes comparam números racionais de maneira correta, pois, para resolvê-la é necessário perceber que
vinte e cinco centésimoé menor que
trinta centésimo. Além disso, é preciso compreender que esses números na fórma percentual são respectivamente 25% e 30%. Se necessário, retome o significado do símbolo % e o fato de ele indicar uma divisão por 100. Assim, 47% corresponde ao número racional
quarenta e sete centésimopor exemplo.
Na atividade 2, como são 100 estudantes e Hugo está entre eles, e como todos os estudantes têm a mesma probabilidade de ser sorteados, então essa probabilidade é dada por uma em 100, isto é,
um centésimoque, na fórma percentual, é 1%.
A atividade 3 permite avaliar a compreensão dos estudantes em relação ao tema, solicitando a eles que, antes de efetuar o cálculo, respondam:
• Essa probabilidade está mais próxima de qual das seguintes porcentagens: 30%, 40%, 50% ou 60%?
Espera-se que eles excluam as porcentagens 50% e 60%, pois é possível saber, pelo enunciado, que menos da metade do total das bolinhas é verde.
É possível associar o conteúdo dessa seção a temas do interesse dos estudantes e que valorizem as culturas juvenis. Pode-se, por exemplo, incentivá-los a relacionar a probabilidade nos contextos de jogos e brincadeiras do dia a dia deles.
Exercícios Complementares
faça as atividades no caderno
1 Efetue as expressões, simplificando o resultado quando possível.
a)
Adição de frações. Sete meios mais um meio
b)
três quintos mais seis quintos mais dezesseis quintos
c)
Adição de frações. cinco terços mais dois quintos mais três quintos
d)
Adição de frações. dois terços mais 3 mais um quarto
e)
Subtração de frações. cinco terços menos um terço
f)
Subtração de frações. dezoito quintos menos três quintos
g)
Subtração de frações. dois quintos menos um sétimo
h)
Subtração de frações. doze menos cinco nonos2 Efetue as expressões indicadas, simplificando o resultado quando possível.
a)
2 vezes três quartos vezes um meio
b)
cinco sétimos vezes quatro vezes sete quintos
c)
dois terços vezes seis quintos vezes trinta e cinco oitavos vezes dois sétimos
d)
1 inteiro e um quarto vezes três quintos
e)
Dois quintos dividido por quatro terços
f)
Dois nonos dividido por seis quintos
g)
cinco dividido por quatro
h)
1 inteiro e um meio dividido por dois terços
3 Cássio iniciou uma viagem com o tanque do carro cheio. Na 1ª parada, havia gastado
Um quartodo combustível. Ao parar pela segunda vez, verificou que, entre a 1ª e a 2ª parada, o carro havia gastado metade do combustível que tinha sobrado na 1ª parada. Colocou, então, 30 litros de combustível, e o tanque ficou cheio novamente.
a) Qual é a fração que corresponde à quantidade de litros que restou no tanque na 1ª parada? Represente por meio de um desenho.
b) Qual fração corresponde ao combustível gasto no percurso da 1ª até a 2ª parada? Represente por meio de um desenho.
c) Qual fração corresponde ao combustível gasto da saída até a 2ª parada? Represente por meio de um desenho.
d) Qual fração corresponde ao combustível que havia no tanque na 2ª parada?
e) Quantos litros cabem no tanque do carro de Cássio?
4 Determine:
a)
um terçodo inverso de 7;
b)
um meiodo inverso de
um meio
c) o inverso de
3 inteiros e um sétimo
5 (Unifor-) Se o triplo de um número é Ceará
Dezoito quintosentão:
a) sua terça parte é
Um quintob) sua metade é
Dois quintosc) seu dobro é
Doze quintosd) seu quádruplo é 4.
e) seu quíntuplo é 18.
6 A figura a seguir nos mostra a divisão de
três quartospor 2. Qual é o resultado dessa divisão?
7
Calcule mentalmente.
a)
Um meio dividido por 2
b)
2 dividido por um meio
c)
4 dividido por um terço
d)
Um terço dividido por 4
8 Uma merendeira serviu 18 litros de suco aos estudantes da escola. Cada estudante recebeu
Um quintode litro. Quantos estudantes foram servidos?
9 A capacidade do tanque do meu carro é de 50 litros. O combustível que uso é composto de
Quatro quintosde gasolina e
Um quintode álcool. Vou abastecer o carro com 30 litros de combustível. Quantos litros de gasolina colocarei?
10 Quanto é preciso somar a
Abre parênteses um meio, fecha parênteses elevado ao quadrado mais abre parênteses um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado.para obter
Abre parênteses um meio mais um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado.
Respostas e comentários
1. a) 4
1. b) 5
1. c)
oito terços
1. d)
quarenta e sete doze avos
1. e)
quatro terços
1. f) 3
1. g)
nove trinta e cinco avos
1. h)
cento e três nonos
2. a)
três quartos
2. b) 4
2. c) 1
2. d)
três quartos
2. e)
Três décimos
2. f)
cinco vinte e sete avos
2. g)
Cinco quartos
2. h)
Nove quartos
3. a)
três quartos
3. b)
três oitavos
3. c)
cinco oitavos
3. d)
três oitavos
3. e) 48 litros.
4. a)
Um vinte e um avos
4. b) 1
4. c)
Sete vinte e dois avos
5. Alternativa c.
6.
três oitavos
7. a)
Um quarto
7. b) 4
7. c) 12
7. d)
Um doze avos
8. 90 estudantes.
9. 24 litros.
10.
um terçoExercícios complementares
O bloco de exercícios propicia aos estudantes mobilizar os conhecimentos e aplicar as habilidades trabalhadas neste capítulo.
As resoluções dos exercícios 1, 2 e 4 a 10 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.
No exercício 3, uma possível resolução:
a) 1ª parada: significa o consumo de metade da metade do combustível total. Assim, restaram no tanque metade e mais metade da metade do combustível total, o que pode ser representado por:
Fração um meio mais um quarto igual a dois quartos mais um quarto igual a três quartosb) 2ª parada: gastou metade de
três quartos. Assim,
um meio de três quartos igual a três oitavos.
c) O gasto entre a saída e a 2ª parada foi de
um quarto mais três oitavos igual a dois oitavos mais três oitavos igual a cinco oitavosd) Se o gasto foi de
cinco oitavos, o que restou após a 2ª parada pode ser calculado por:
1 menos cinco oitavos igual a oito oitavos menos cinco oitavos igual a três oitavos.
e) Com apenas
três oitavosda capacidade do tanque, Cássio colocou 30 litros de gasolina, e o tanque ficou cheio:
cinco oitavosdo tanque correspondem a 30 litros. Esquematizando, verificamos que todas as partes de cor cinza totalizam 30 litros. Como todas elas são iguais, basta dividir 30 por 5, deduzindo que cada uma corresponde a 6 litros:
Então, o tanque completo é equivalente a 8 partes dessas; logo, a capacidade do tanque é dada por 8 ⋅ 6, isto é, 48 litros.
Para o exercício 10, uma possível resolução é calcular inicialmente o valor de cada expressão:
treze trinta e seis avos e vinte e cinco trinta e seis avosPara encontrar a parcela que resulte em
vinte e cinco trinta e seis avos, devemos efetuar:
vinte e cinco trinta e seis avos menos treze trinta e seis avos igual a doze trinta e seis avos igual a um terço. Logo, é preciso adicionar
um terçoa
abre parênteses, um meio, fecha parênteses, ao quadrado mais, abre parênteses, um terço, fecha parênteses, ao quadradopara obter
abre parênteses, um meio mais um terço, fecha parênteses um terço, fecha parênteses, ao quadrado.
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Seja
A igual à um quinto e B igaul à quatro sétimosApós efetuadas as operações indicadas em cada alternativa a seguir, em qual caso o resultado obtido será o de maior valor?
a) a ⋅ B
b)
A sobre Bc)
B sobre Ad) a + B
2 Fabrício está treinando para uma competição de triathlon, na qual, em um mesmo dia de prova, precisa nadar 4 , pedalar 180 quilômetros quilômetros e correr 42 . Qual é a fração irredutível que representa, respectivamente, a distância percorrida na natação, no ciclismo e na corrida, em relação ao percurso total a ser percorrido na prova? quilômetros
a)
dois cento e oitenta avos, noventa cento e oitenta avos, vinte e um cento e oitenta avosb)
dois cento e treze avos, noventa cento e treze avos, vinte e um cento e treze avosc)
quatro duzentos vinte e seis avos, cento e oitenta duzentos e vinte e seis avos, quarenta e dois duzentos e vinte e seis avosd)
quatro trezentos e sessenta avos, cento e oitenta trezentos e sessenta avos, quarenta e dois duzentos e sessenta avos3 Em um campeonato de rendebol o time da turma a foi responsável por
Dois sextosdos gols do campeonato. Sabendo que os demais times, juntos, fizeram 60 gols, quantos gols fez a turma a?
a) 20
b) 30
c) 40
d) 50
4 Qual é a metade de
Um décimo?
a)
Dois décimosb)
Um vinte avosc)
Dois vinte avosd)
Um quinto5 Em uma loja de roupas trabalham 4 vendedores. Em determinado mês, o primeiro realizou
Um quartode todas as vendas, o segundo
Um quintode todas as vendas e o terceiro
Um terçode todas as vendas. Que fração de todas as vendas o quarto vendedor realizou nesse mês?
a)
treze, sessenta avosb)
vinte e cinco, sessente avosc)
seis, doze avosd)
cinco, doze avos6 Qual é o resultado de
três quartos mais um sexto vezes dois terços?
a)
trinta e cinco, quarenta avosb)
cinco, dezoito avosc)
onze, dezoito avosd)
trinta e um, trinta e seis avos7 Uma barra de chocolate é dividia em 3 fileiras de oito quadradinhos. Quantos quadradinhos preciso comer para consumir
cinco sextosda barra?
a) 15
b) 18
c) 20
d) 21
8 Qual é o inverso de 7?
a)
Sete sobre umb)
Um sétimoc)
Dois catorze avosd) 7 não possui inverso.
9 Que fração devemos somar a
Um quintopara obter
Um terçocomo resultado?
a)
Um meiob)
Dois décimosc)
Dois quinze avosd)
três doze avosOrganizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.
a) Explique os passos que você seguiria para calcular a adição de dois números racionais escritos na fórma de fração que tenham denominadores diferentes.
b) Porque ao adicionarmos duas ou mais frações, não podemos adicionar os denominadores?
c) Explique os passos que você seguiria para calcular a multiplição entre dois números racionais escritos na fórma de fração.
d) Por que invertemos a segunda fração ao dividir duas frações?
e) Qual resultado é maior: elevar uma fração ao quadrado ou elevar a mesma fração ao cubo? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários
1. Alternativa c.
2. Alternativa b.
3. Alternativa b.
4. Alternativa b.
5. Alternativa a.
6. Alternativa d.
7. Alternativa c.
8. Alternativa b.
9. Alternativa c.
Organizando: a) Resposta possível: Para adicionar ou subtrair números representados por frações de denominadores diferentes, primeiro devemos substituí-las por frações equivalentes com denominadores iguais (múltiplo dos denominadores das frações dadas). Em seguida, adicionamos ou subtraímos essas frações equivalentes.
b) O denominador da fração representa uma divisão e, por prioridade, devemos fazer a divisão antes da adição.
c) Resposta possível: O produto de números racionais escritos na fórma de fração pode ser representado por uma fração em que o numerador é o produto dos numeradores, e o denominador é o produto dos denominadores.
d) Por definição, dividir significa multiplicar pelo inverso, ou seja, multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda.
e) Depende da fração: Uma fração própria elevada ao cubo é menor que ela mesma elevada ao quadrado. Nas frações impróprias o resultado é ao contrário.
Verificando
Nessa seção, os estudantes poderão verificar o seu grau de entendimento sobre os conteúdos trabalhados no capítulo.
As resoluções dos testes 1 a 9 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.
Organizando
Nessa seção, os estudantes poderão retomar os principais conteúdos trabalhados neste capítulo e mobilizar os conhecimentos adquiridos. Se julgar oportuno, proponha a eles que se reúnam em duplas ou trios a fim de conversarem sobre as questões propostas.
Na questão a, verifique se os estudantes compreendem como efetuar a adição entre dois números racionais quaisquer, escritos na fórma de fração. Para facilitar, pode-se propor a eles que elaborem alguns exemplos numéricos e expliquem os procedimentos adotados para resolvê-los e, depois, incentivá-los a descrever um procedimento genérico, válido para a adição de dois números racionais na fórma de fração.
Na questão b, espera-se que os estudantes expliquem que os denominadores diferentes indicam que o inteiro foi dividido em partes distintas e, por isso, na adição, devem-se considerar partes iguais de um inteiro para poder adicioná-las. Para auxiliá-los, incentive os estudantes a representar algumas figuras divididas em partes iguais, como um retângulo dividido em duas partes iguais e outro retângulo, congruente ao anterior, dividido em 5 partes iguais. Faça perguntas aos estudantes que os conduzam a perceber que não faz sentido dizer, por exemplo, que
um meio mais um quinto igual a um oitavo, representando
um oitavopor um retângulo, congruente aos dois anteriores, divididos em 8 partes iguais.