Parte 2

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

34 Determine o inverso de:

a)

Três quintos

b)

Um quarto

c)

Seis quintos

d) 5

e)

Três inteiros e um quinto

f)

Cinco inteiros e um terço

35 Responda às questões.

a) Qual é o inverso do número 1?

b) Que número se obtém quando se escreve o inverso do inverso de um número racional não nulo?

4. Divisão

Assim como na multiplicação, vamos estudar a divisão envolvendo números racionais na fórma de fração e analisar diferentes situações.

Quando o divisor é um número natural

Pedro preparou uma fórma de doce de goiaba caseiro e o dividiu em 8 partes iguais.

Ele deu a seu filho Artur uma dessas partes, isto é,

Um oitavo

do doce. Artur, por sua vez, dividiu o que recebeu em 2 pedaços iguais e os embrulhou em papel-alumínio. Vamos determinar a fração que representa cada pedaço do doce embrulhado por Artur.

A parte clara da figura indica a quantidade do doce que Artur recebeu, isto é,

Um oitavo
Ilustração. Doce redondo dividido em oito partes. Destaque para uma parte e a informação: um oitavo do doce de goiaba.

Esta outra figura mostra cada uma das oito partes do doce de Pedro divididas em 2 pedaços iguais.

Ilustração. Doce redondo dividido em dezesseis partes. Destaque para duas partes e a informação: pedaços iguais.

Cada novo pedaço representa

Um dezesseis avos

do doce e foi obtido pela operação

um oitavo dividido por 2 igual a um dezesseis avos

.

Vamos considerar válidas as igualdades a seguir. Nelas, a expressão

Um oitavo sobre 2

é considerada uma fração:

fração, numerados um oitavo, denominador 2, fim da fração igual a fração, numerador um oitavo vezes um meio, denominador dois vezes um meio, fim da fração igual a fração, numerador um dezesseis avos, denominador dois meios, fim da fração igual a um dezesseis avos dividido por dois meios igual a um dezesseis avos dividido por um igual a um dezesseis avos

Na divisão de uma fração por um número natural, obtemos uma parte de outra parte:

Um oitavo dividido por 2 igual a um meio de um oitavo igual a um meio vezes um oitavo igual a um dezesseis avos

Note que esse quociente também pode ser obtido multiplicando-se

Um oitavo

pelo inverso de 2:

Um oitavo dividido por 2 igual a um oitavo vezes um meio igual a um dezesseis avos
Respostas e comentários

34. a)

Cinco terços

34. b) 4

34. c)

Cinco sextos

34. d)

Um quinto

34. e)

Cinco dezesseis avos

34. f)

Três dezesseis avos

35. a) 1

35. b) Obtém-se o próprio número.

Exercícios propostos

No exercício 34, nos itens a a d é suficiente considerar que, para determinar o inverso das frações dadas, basta inverter o numerador com o denominador, pois, para quaisquer números naturais x e y, diferentes de 0 (zero), temos:

Fração x sobre y vezes y sobre x igual a 1

Os números racionais indicados nos itens e e f, são, respectivamente,

dezesseis quintos e dezesseis terços

; assim, pode-se deter­minar o inverso desses números pela mesma regra dos demais itens.

No exercício 35, incentive os estudantes a justificarem as respostas. No item a, espera-se que eles percebam que como 1 1 = 1, o inverso de 1 é 1. Já no item b, oriente­‑os que façam alguns exemplos numéricos, por exemplo, para determinar o inverso do inverso de

dois terços

, poderão considerar que

dois terços vezes três meios igual a 1

, portanto, o inverso de

dois terços é três meios

e, como

três meios vezes dois terços igual a 1

, o inverso de

três meios é dois terços

.

4. Divisão

Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah um um.

Este tópico desenvolve a ha­bilidade (ê éfe zero seis ême ah um um). O estudo da divisão envolvendo números expressos na fórma de fração será organizado em três ­casos:

quando o divisor é um número natural (não nulo);

quando o dividendo é um número natural;

quando a divisão envolve números racionais na fórma de fração.

Analise com os estudantes a situação do doce de goiaba. Espera­‑se que compreendam o significado de “obter uma parte de outra” e o uso do número inverso.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

36 Qual divisão poderia representar a parte hachurada do retângulo? E como representá-la com um número racional na forma de fração?

NELSON MATSUDA/ARQUIVO DA EDITORA

Ilustração. Retângulo dividido em uma faixa branca horizontal, seis quadrados verdes e dois quadrados hachurados.

37 Efetue cada divisão, fazendo uma figura correspondente.

a)

Um quarto dividido por três

b)

Dois quintos dividido por cinco

c)

Um meio dividido por quatro

d)

três oitavos dividido por dois

38 Isabel dividiu sua horta retangular em 3 can­teiros iguais. Em um desses canteiros, plantou couve em uma metade e, na outra, espinafre.

Agora, responda:

a) Que fração pode representar a parte da horta onde foram plantadas as verduras?

b) Represente por meio de uma figura e com uma fração a parte da horta onde foi plantado espinafre.

c) Represente por meio de uma divisão a parte da horta onde foi plantada couve.

Quando o dividendo é um número natural

André precisa encher com suco 4 vasilhames, de 1 litro cada um, usando garrafas em que ­cabem

2 terços

de litro. Para isso, quantas garrafas ele usará?

Ilustração. Homem de cabelo curto e camisa roxa enche um vasilhame. Ao lado, outros três vasilhames idênticos e já completos com líquido.

Nesta situação vamos calcular quantas vezes uma parte cabe em mais de um inteiro. Para resolver o problema, vamos representar cada recipiente por uma figura ­retangular.

Ilustração. Dois retângulos divididos em três partes cada e todas estão pintadas. Cada retângulo representa 1 litro. Cada duas partes dos quadrados representam dois terços.

Ilustração. Dois retângulos divididos em três partes cada e todas estão pintadas. Cada retângulo representa 1 litro. Cada duas partes dos quadrados representam dois terços.

Cada

2 terços

de litro representa o conteúdo de uma garrafa de suco, e cada

Ilustração. Quadrado.

representa o ­conteúdo de

Um terço

de garrafa. Logo, 4 litros equivalem a

Doze meios

de garrafa, isto é, a 6 garrafas.

Vemos nas figuras que

Dois terços

de litro cabem 6 vezes em 4 recipientes, ou seja,

quatro dividido por dois terços igauk à seis

Logo, André precisa despejar 6 garrafas cheias de suco para encher 4 recipientes vazios.

Esse quociente pode ser obtido multiplicando 4 pelo inverso de

Dois terços
Quatro dividido por dois terços igual a 4 vezes três meios igual a quatro sobre 1 vezes três meios igual a doze meios igual a 6

Em 3 litros cabem

nove meios

de garrafa, isto é,

três dividido por dois terços igual a nove meios

Esse quociente pode ser obtido por:

Três dividido por dois terços igual a 3 vezes três meios igual a três sobre um vezes três meios igual a nove meios
Respostas e comentários

36.

Dois terços dividido por 4; dois doze avos, abre parênteses, ou um sexto, fecha parênteses

37. Construção de figura.

37. a)

Um doze avos

37. b)

Dois vinte e cinco avos

37. c)

Um oitavo

37. d)

Três dezesseis avos

38. a)

um terço

38. b)

Resposta: Ilustração. Retângulo dividido em seis partes. Uma parte está pintada.
um sexto

38. c)

Um terço dividido por 2 igual a um sexto

Exercícios propostos

Essas atividades podem ser realizadas em duplas para que os estudantes exponham como pensam e comparem procedimentos.

No exercício 36, pode-se perceber que um retângulo foi dividido em 3 partes iguais (idênticas à parte em branco da figura). Dessas partes, foram consideradas duas (indicadas em verde na figura), que foram divididas em 4 partes (idênticas à região hachurada da figura). Assim, concluímos que

dois terços

do retângulo foram divididos em 4 partes.

Para o exercício 37, apresentamos uma possível resolução.

a)

Ilustração. Barra dividida em 12 partes iguais. 3 partes estão destacadas com um colchete e uma parte está pintada. Acima está indicado: fração 1 quarto. 
 
Abaixo:
1 quarto dividido por 3 igual 1 doze avos

b)

Ilustração. Barra dividida em 25 partes iguais. 10 partes estão indicadas com um colchete e duas partes estão pintadas. Acima está indicado: fração 2 quintos. 
 
Abaixo:
2 quintos divididos por 5 igual 2 vinte e cinco avos

c)

Ilustração. Barra dividida em 8 partes iguais. 4 partes estão destacadas com um colchete e uma parte está pintada. Acima está indicado:  fração 1 meio 
 
Abaixo:
1 meio dividido por 4 igual a 1 oitavo

d)

Ilustração. Barra dividida em 16 partes iguais.  8 partes estão destacadas com um colchete e três partes estão  pintadas. Acima está indicado: fração 3 oitavos. 
 
Abaixo:
3 oitavos divididos por 2 igual 3 dezesseis avos

Aproveite o exercício 38 para avaliar se os estudantes compreendem a ideia de divisão envol­vendo números racionais na fórma de  ­fração.

A resolução do exercício 38 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

Quando o dividendo é um número natural

A situação proposta envolve a divisão de um número natural por um número racional (não nulo) na fórma de fração. A ideia trabalhada é determinar quantas vezes o divisor cabe no dividendo (significado de medida da divisão).

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

39 A figura a seguir sugere uma divisão.

Ilustração. Figura composta por quatro retângulos de um quarto cada. 
 
Ilustração. Figura composta por quatro retângulos de um quarto cada. 
 
Ilustração. Figura composta por quatro retângulos de um quarto cada.

a) Qual das seguintes divisões a figura pode representar: 3dividido por4,4dividido por

Um terço

ou3dividido por

Um quarto

?

b) Qual é o resultado dessa divisão?

40 Efetue cada divisão, fazendo uma figura correspondente.

a)

três dividido por três quartos

b)

quatro dividido por quatro quintos

c)

um dividido por um nono

d)

um dividido por um terço

e)

seis dividido por três quartos

f)

oito dividido por quatro quintos

Quando a divisão envolve números racionais na fórma de fração

Agora, vamos estudar a divisão entre dois números escritos na fórma de fração.

Vamos dividir

2 terços

por

um sexto

com o auxílio de figuras. Vejamos quantas vezes

um sexto

cabe em

dois terços
Ilustração. Retângulo dividido em três partes. Duas partes estão pintadas e a informação: Representa a fração dois terços. 

Ilustração. Retângulo dividido em seis partes. Três partes estão pintadas e uma parte hachurada com a informação: Representa a fração um sexto.

As figuras mostram que

um sexto

cabe 4 vezes em

dois terços

ou seja,

dois terços dividido por um sexto igual à quatro

Obtemos esse quociente multiplicando

dois terços

pelo inverso de

um sexto

:

dois terços dividido por um sexto igual a dois terços vezes um sexto igual a doze terços igual a 4

Agora, vamos dividir

três meios

por

três quartos

isto é, vamos calcular quantas vezes

três quartos

cabem em

três meios
Ilustração. Dois Retângulos dividido em duas partes cada. Duas partes estão pintadas de um retângulo e uma parte do outro. Ao lado, a informação: A parte laranja representa a fração três meios. 

Ilustração. Dois Retângulos dividido em cinco partes cada. Três partes estão hachuradas e uma pintada de um retângulo e duas partes pintadas do outro. Ao lado, a informação: A parte hachurada representa a fração três quartos.  Abaixo, a fração três quartos representando a parte hachurada e três quartos representado a parte pintada.

As figuras mostram que

3 quartos

cabem 2 vezes em

3 meios

ou seja,

três meios dividido por três quarto igual à dois

Multiplicando

três meios

pelo inverso de

três quartos

obtemos

três meios dividido por três quartos igual a três meios vezes quatro terços igual a doze sextos igual a 2.

O quociente de um número escrito na fórma de fração por outro diferente de zero é obtido multiplicando-se o primeiro pelo inverso do segundo.

Observe mais alguns exemplos.

a)

Quatro terços dividido por dois sobre um igual a quatro terços vezes um meio igual a quatro sextos igual a dois terços

b)

três quartos dividido por dois quintos igual a três quartos vezes cinco meios igual a quinze oitavos.

c)

Um inteiro e dois terços dividido por cinco terços igual a cinco terços vezes três quintos igual a 1
Respostas e comentários

39. a) 3dividido por

Um quarto

39. b) 12

40. Construção de figura.

40. a) 4

40. b) 5

40. c) 9

40. d) 3

40. e) 8

40. f) 10

Exercícios propostos

No exercício 39, há 3 retângulos idênticos, cada um dividido em 4 partes. Considerando os 3 retângulos o inteiro, cada parte corresponde a

um doze avos

do inteiro. Assim, a divisão é dada por

três dividido por um quarto igual à doze

No exercício 40, explore com os estudantes diferentes estratégias de resolução, por exemplo, também por meio de representações utilizando figuras retangulares. Uma possível resolução para o exercício 40 é apresentada a ­seguir.

a)

Ilustração. Três barras divididas em 4 partes cada. Cada 3 partes correspondem a fração três quartos
 
três dividido por três quartos igual à quatro

b)

Ilustração. Quatro barras divididas em 5 partes cada. Cada 4 partes correspondem a fração quatro quintos
 
quatro dividido por quatro quintos igaul à cinco

c)

Ilustração. Barra dividida em 9 partes. Cada parte corresponde a um nono. 
 
um dividido por um nono igual à nove

d)

Ilustração. Barra dividida em 3 partes. Cada parte corresponde a um terço
 
um dividido por um terço iguak à três

e)

Ilustração. Três barras divididas em 4 partes cada. Cada 3 partes correspondem a fração três quartos. 
 
Ilustração. Três barras divididas em 4 partes cada. Cada 3 partes correspondem a fração três quartos
 
seis dividido por três quartos igual à oito

f)

Ilustração. Quatro barras divididas em 5 partes cada. Cada 4 partes correspondem a fração quatro quintos
 
Ilustração. Quatro barras divididas em 5 partes cada. Cada 4 partes correspondem a fração quatro quintos
 
oito dividido por quatro quintos igual à dez

Quando a divisão envolve números racionais na fórma de fração

Analise com os estudantes a divisão envolvendo dois números racionais na fórma de fração.

O uso de figuras representando o processo favorece a atribuição de significado para a operação que é efetuada. Reproduza os desenhos na lousa, mostrando a eles as frações envolvidas em cada etapa. A ideia é que eles concluam que esse cálculo equivale a descobrir quantas vezes uma fração “cabe” na outra.

Se julgar necessário, proponha aos estudantes outros exemplos na lousa para eles representarem com figuras ou efetuarem diretamente a divisão.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

41 Efetue as divisões indicadas, simplificando quando possível.

a)

Divisão de frações. Cinco oitavos dividido por sete sextos

b)

Divisão de frações. Nove quintos dividido por três meios

c)

Divisão de frações. Um oitavo dividido por um meio

d)

Divisão de frações. 3 inteiros e um meio dividido por 7

e)

Divisão de frações. 2 dividido por 3 inteiros e um meio

f)

zero dividido por três inteiros e um nono

42 Para fazer um trabalho, dividiu-se um fio de cobre em 3 partes iguais. Cada uma dessas partes foi dividida ao meio e, depois, cada uma dessas partes foi dividida em 4 partes iguais. Qual é a fração do fio que cada uma das partes menores representa?

43 Qual é o número que multiplicado por

Sete terços

Dois quintos

44 Osvaldo resolveu repartir um sítio. Ele ficou com

Um terço

das terras e dividiu igualmente a outra parte entre seus quatro filhos. Represente com uma fração a parte do sítio que cada filho de Osvaldo ­recebeu.

45 Para comprar um tablet, dei de entrada

Dois quintos

do valor e dividi o restante em 6 prestações iguais. Represente com uma fração a parte do valor do tablet que deverei pagar em cada prestação.

46 No preparo de um creme de baunilha para 4 pessoas, são necessários os seguintes ingredientes:

Três quartos

de litro de leite;

2 colheres de sopa de açúcar;

Três meios

colheres de sopa de amido de milho;

2 gemas;

Um terço

de colher de sopa de baunilha.

Faça a adaptação dessa receita para duas pessoas e indique a quantidade calculada no ­caderno.

47

Ícone Cálculo mental.

Para calcular mentalmente

dois vezes três quartos

e

dois dividido por um quarto

Tom imagina “saltos” em uma reta numérica.

Para calcular

dois vezes três quartos
Ilustração. Menina de cabelo curto, blusa laranja e calça verde. Com as mãos para trás, ela pensa: ilustração de reta numérica com os pontos 0, três quartos, 1, 1 inteiro e 2 quartos e 2. Uma seta vai de 3 quartos para 1 inteiro e 2 quartos com a indicação: 3 quartos. Sei que 2 ⋅ três quartos é o mesmo que três quartos mais três quartos. Então, penso em duas unidades da reta numérica dividida em oito partes iguais. Na reta, localizo três quartos e dou um salto de três quartos no sentido crescente, chegando a seis quartos, que também pode ser escrito 
como 1 inteiro e dois quartos.

Para

dois dividido por um quarto
Ilustração. Menina de cabelo curto, blusa laranja e calça verde. Com a mão no queixo, ela pensa: ilustração de reta numérica com os pontos 0, 1 e 2. De 0 a 1 há quatro marcações e de 1 a 2 quatro marcações. Cada marcação indica um quarto. Penso em duas unidades da reta numérica dividida em quartos. Na reta, dou saltos de um quarto no sentido crescente, até chegar ao 2. Verifico que um quarto cabe 8 vezes em 2. Portanto, 2 dividido por um quarto igual a 8

Calcule mentalmente as operações.

a)

três vezes dois quintos

b)

dois vezes dois sétimos

c)

cinco vezes um oitavo

d)

três dividido por um quinto

e)

dois dividido por um terço

f)

dois terços dividido por quatro

48

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar – Elabore um problema considerando a compra parcelada de um videogame. Você pode dar o valor total e perguntar quanto é uma fração desse valor, por exemplo. Troque o problema com um colega e, depois, destroquem para corrigi-los.

Respostas e comentários

41. a)

Quinze vinte e oito avos

41. b)

Seis quintos

41. c)

Um quarto

41. d)

Um meio

41. e)

Quatro sétimos

41. f) 0

42.

Um vinte e quatro avos

43.

Seis trinta e cinco avos

44.

Um sexto

45.

Um décimo

46. 

três oitavos

de litro de leite; uma colher de sopa de açúcar;

três quartos

de colher de sopa de amido de milho; uma gema;

um sexto

de colher de sopa de baunilha

47. a)

Seis quintos

47. b)

Quatro sétimos

47. c)

Cinco oitavos

47. d) 15

47. e) 6

47. f)

Um sexto

48. Resposta pessoal.

Exercícios propostos

As resoluções dos exercícios 41, 43, 44 e 46 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

No exercício 42, verifique se os estudantes associam corretamente as divisões, considerando que o fio foi dividido em 3 partes iguais, cada

um terço

do fio foi dividido em duas partes iguais, resultando em partes que representam

um sexto

do fio original, e cada

um sexto

do fio foi dividido em 4 partes iguais; portanto, o fio original foi dividido em 24 partes iguais, ou seja, cada parte equivale a

um vinte e quatro avos

do fio original. Se necessário, solicite a eles que utilizem figuras de retângulos para representar a situação e que compartilhem com os colegas as produções.

No exercício 45, segue uma possível resolução.

Como a entrada foi de

dois quintos

do valor do tablet, falta pagar

três quintos

desse valor, que será parcelado em 6 prestações iguais. Desse modo, o valor de cada prestação é dado por:

três quintos dividido por 6 igual a três quintos vezes um sexto igual a um quinto vezes um meio igual a um décimo

Logo, cada prestação equivale a

um décimo

do valor do tablet.

O exercício 47 pode ser feito em duplas, de modo que os estudantes discutam os procedimentos apresentados para efetuar as operações com o uso da reta numérica. Acompanhe as discussões das duplas e faça as intervenções necessárias para facilitar a compreensão do procedimento. Antes de os estudantes efetuarem os itens propostos nessa questão, peça a alguns deles, de duplas diferentes, que expliquem cada procedimento mostrado por Tom, certificando-se de que houve compreensão pela turma.

Segue um exemplo de resposta para o exercício 48: Paulo comprou um videogame que custou R$ 762,00setecentos e sessenta e dois reais. Ele deu de entrada

um terço

do valor e parcelou o restante em 4 prestações. Qual foi o valor que Paulo deu de entrada? E o valor de cada prestação? (Respostas:

um terço

de 762 = 254, portanto, deu de entrada R$ 254,00duzentos e cinquenta e quatro reais; como 762  254 = 508 e 508 dividido por 4 = 127, R$ 127,00cento e vinte e sete reais é o valor de cada prestação.)

5. Potenciação

Já aprendemos a calcular potências de números naturais. Agora, vamos calcular potências de números racionais escritos na fórma de fração.

Acompanhe a experiência a seguir.

Dobramos uma folha de papel sulfite, como mostra a sequência de figuras. Desdobramos e pintamos de amarelo a metade da folha

Abre parênteses, um meio, fecha parênteses.
Ilustração. Folha de papel. Seta para folha dobrada ao meio. Seta para folha desdobrada com marca no centro. Destaque para uma parte representando um meio.

Dobramos novamente e, sobre a 1ª dobra, dobramos outra vez, na metade do maior comprimento. Desdobramos toda a folha e hachuramos de verde metade da metade da folha.

Ilustração. Folha de papel dobrada ao meio. Seta para folha de papel dobrada mais uma vez. Seta para folha desdobrada com marca no centro vertical e horizontal. Destaque para uma parte representando um quarto; um meio de um meio.

Dobramos tudo novamente e, sobre a 2ª dobra, dobramos outra vez, na metade. Desdobramos e hachuramos de vermelho a metade da metade da metade da folha.

Ilustração. Folha de papel dobrada duas vezes. Seta para folha de papel dobrada mais uma vez. Seta para folha desdobrada marcando oito partes. Destaque para uma parte representando um oitavo; um meio de um meio de um meio.

Sabemos que:

um meio de um meio

da folha é

Abre parênteses, um meio vezes um meio fecha parênteses.

da folha, que corresponde a

Um quarto

da folha (hachurado de verde).

um meio de um meio de um meio

da folha é

Abre parênteses, um meio vezes um meio vezes um meio fecha parênteses.

da folha, que corresponde a

Um oitavo

da folha (hachurado de vermelho).

Quando dobramos a folha 5 vezes, a parte pintada de roxo é

Abre parênteses, um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio fecha parênteses

da folha, que corresponde a

Um trinta e dois avos.

da folha.

Ilustração. Folha de papel dobrada marcando trinta e duas partes. Destaque para uma parte representando um trinta e dois avos.
Respostas e comentários

5. Potenciação

Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah um um.

Este tópico desenvolve a habilidade (ê éfe zero seis ême ah um um). Para o desenvolvimento do trabalho, providencie antecipadamente o material necessário para os estudantes realizarem o experimento proposto neste estudo da potenciação, em que a base é um número racional na fórma de fração e o expoente é um número natural. A cada etapa desse experimento, reproduza na lousa a figura ­representativa.

Podemos abreviar a escrita dessas multiplicações indicando o número de fatores por meio de um expoente (de modo semelhante ao que estudamos com números naturais).

um meio vezes um meio igual a, abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado ao quadrado igual a um quarto;  
um meio vezes um meio: 2 fatores; índice 2: indica o número de fatores.
um meio vezes um meio vezes um meio igual a  Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado ao cubo igual a um oitavo; um meio vezes um meio vezes um meio: 2 fatores; índice 3: indica o número de fatores.
Um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio fecha igual a Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quinta igual a um trinta e dois avos; um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio: 2 fatores; índice 5: indica o número de fatores.

Ao efetuar uma multiplicação de fatores iguais, estamos realizando uma potenciação.

Esquema. Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quinta igual a um trinta e dois avos. Um meio: base; 5: expoente; um trinta e dois avos: potência

Na prática, para obter o resultado de

Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quinta

elevamos os dois termos da fração ao ex­poen­te 5.

Abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a quinta igual a um elevado a quinta sobre 2 elevado a quinta igual a

=

um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio vezes um meio igual a um trinta e dois avos

Observe outros exemplos.

a)

Abre parênteses, dois terços fecha parênteses elevado a quarta igual a dois terços vezes dois terços vezes dois terços vezes dois terços

=

fração com numerador: 2 vezes 2 vezes 2 vezes 2 e denominador: 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 igual a 2 elevado a quarta sobre 3 elevado a quarta igual a dezesseis oitenta e um avos.

b)

Abre parênteses, quatro quintos fecha parênteses elevado ao cubo igual a quatro elevado ao cubo sobre cinco elevado ao cubo igual a sessenta e quatro cento e vinte e cinco avos.

Observação

As definições adotadas para as potências de números naturais com expoente 1 e ex­poente 0­ são válidas também para os números racionais representados na fórma de fração, ou seja:

toda potência de expoente 1 é igual à própria base;

toda potência de expoente 0 e base diferente de 0 é igual a 1.

Exemplos:

a)

Abre parênteses, dois nonos fecha fecha parênteses elevado a um igual a dois nonos

b)

Abre parênteses três sétimos fecha fecha parênteses elevado 1 igual a três sétimos.

c)

Abre parênteses, dois nonos fecha fecha parênteses elevado 0 igual a um

d)

Abre parênteses, três sétimos fecha parênteses elevado 0 igual a 1
Respostas e comentários

Potenciação

Procedendo de maneira similar à que foi feita para as potências de base natural, identifique os termos envolvidos na potenciação. Solicite aos estudantes que leiam as potências de acordo com a multiplicação que elas representam, por exemplo:

abre parênteses um décimo, fecha parênteses, elevado a dois

indica 2 fatores iguais a

um décimo

;

abre parênteses um décimo, fecha parênteses, elevado a cinco

indica 5 fatores iguais a

um décimo

.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

49 Calcule no caderno.

a)

Abre parênteses, cinco terços fecha parênteses elevado ao quadrado

b)

Abre parênteses, sete quintos fecha parênteses elevado ao cubo

c)

Abre parênteses, um quinto fecha parênteses elevado ao quadrado.

d)

Abre parênteses, três quartos fecha parênteses elevado ao cubo

e)

Abre parênteses, cinco meios, fecha parênteses elevado a zero

f)

Abre parênteses, 3 inteiros e um meio fecha parênteses elevado a 1

50 Escreva os números racionais como potência de número na fórma de fração.

a)

quatro nonos

b)

um, vinte cinco avos

c)

Vinte e cinco trinta e seis avos

d)

Quarenta e nove centésimos

e)

Oitenta e um dezesseis avos

f)

Sessenta e quatro cento e vinte e um avos

Pense mais um pouco...

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Efetue os cálculos indicados e classifique cada sentença em verdadeira ou falsa.

Ilustração. Menino de camisa verde olha para cima com a mão no queixo. À frente dele, mesa com estojo, caderno e papel.

a)

Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três igual a, abre parênteses, um meio fecha parênteses elevado a dois vezes, abre parênteses, um meio, fecha parênteses, elevado a dois vezes abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois igual a

=

um quarto vezes um quarto vezes um quarto vezes um quarto igual a um sessenta e quatro avos.

b)

Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três, fecha colchetes elevado a dois igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três vezes abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três igual a um oitavo vezes um oitavo igual a um sessenta e quatro avos.

c)

Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três, fecha colchetes elevado a dois igual a abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três.

d)

abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois mais abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a três igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois mais três.

e)

Abre colchetes, abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois, fecha colchetes elevado a três igual a abre parênteses um meio fecha parênteses elevado a dois vezes 3.

6. Expressões numéricas

Acompanhe a situação a seguir.

Márcia é costureira e fará 3 vestidos iguais para uma apresentação.

Ilustração. Mulher de óculos cabelo enrolado, camiseta amarela e calça azul. Ela está ajoelhada no chão costurando a barra de uma saia rosa em uma mulher de cabelo escuro, tomara que caia azul. Atrás, uma máquina de costurar. Um sofá com tecidos sobre ele.

Em cada traje, Márcia utiliza

Um quarto

de um ­corte de seda para fazer a saia e

Um oitavo

de um corte de veludo para fazer o corpete. Esses cortes têm todos o mesmo comprimento e o mesmo preço. Para saber quantos cortes de tecido vai usar para fazer os 3 trajes, Márcia escreveu:

quantos cortes vou gastar

Ilustração. Seta apontada para direita.
três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parênteses

cortes

Respostas e comentários

49. a)

Vinte e cinco nonos

49. b)

343 sobre 125

49. c)

Um vinte e cinco avos

49. d)

Vinte e sete sessenta e quatro avos

49. e) 1

49. f)

três inteiros e um meio

50. a)

Abre parênteses, dois terços fecha parênteses elevado ao quadrado

50. b)

Abre parênteses, um quinto fecha parênteses elevado ao quadrado

50. c)

Abre parênteses, cinco sextos fecha parênteses elevado ao quadrado

50. d)

Abre parênteses, sete décimos fecha parênteses elevado ao quadrado

50. e)

Abre parênteses, nove quartos fecha parênteses elevado ao quadrado ou abre parênteses, três meios fecha parênteses elevado a quarta

50. f)

Abre parênteses, oito onze avos fecha parênteses elevado ao quadrado

Pense mais um pouco...:

a) Verdadeira.

b) Verdadeira.

c) Verdadeira.

d) Falsa.

e) Verdadeira.

Exercícios propostos

Para facilitar as resoluções dos exercícios 49 e 50, sugira aos estudantes a construção de um quadro com os vinte primeiros quadrados perfeitos, escritos em fórma de potência e com o respectivo resultado, para consultarem sempre que necessário. O quadro seria similar a este:

Quadro. dois elevado ao quadrado igual a 4, cinco elevado ao quadrado igual a vinte e cinco... quinze elevado ao quadrado igual a duzentos e vinte e cinco
três ao quadrado igual a nove, seis elevado ao quadrado igual a trinta e seis... dezesseis ao quadrado igual a duzentos e cinquenta e seis

Assim, no exercício 49, obtemos:

a)

Abre parênteses, cinco terços, fecha parênteses elevado ao quadrado igual a cinco elevado ao quadrado sobre três elevado ao quadrado igual a vinte e cinco nonos.

b)

Abre parênteses, sete quintos, fecha parênteses elevado ao cubo igual a sete elevado ao cubo sobre cinco elevado ao cubo igual a trezentos e quarenta e três sobre cento e vinte e cinco avos.

c)

Abre parênteses, um quinto, fecha parênteses elevado ao quadrado igual a um elevado ao quadrado sobre cinco elevado ao quadrado igual a um vinte e cinco avos.

d)

Abre parênteses, três quartos, fecha parênteses elevado ao cubo igual a três elevado ao cubo sobre quatro elevado ao cubo igual a vinte e sete sessenta e quatro avos.

e) Toda potência de expoente 0 e base diferente de 0 é igual a 1,

Abre parênteses, cinco meios, fecha parênteses elevado a zero igual a 1

f) Toda potência de expoente 1 é igual à própria base;

abre parênteses, três inteiros e um meio, fecha parênteses elevado a 1 igual a três inteiros um meio

E, ao resolver o exercício 50, obtemos:

a)

quatro nonos igual a dois elevado a dois sobre três elevado ao quadrado igual a abre parênteses dois terços, fecha parênteses elevado ao quadrado.

b)

um vinte e cinco avos igual a um elevado ao quadrado sobre cinco elevado ao quadrado igual a, abre parênteses um quinto, fecha parênteses, elevado ao quadrado.

c)

vinte e cinco trinta e seis avos igual a cinco elevado ao quadrado sobre seis elevado ao quadrado igual a abre parênteses cinco sextos, fecha parênteses, ao quadrado.

d)

quarenta e nove centésimos igual a sete elevado ao quadrado sobre dez elevado ao quadrado igual a, abre parênteses sete décimos, fecha parênteses, ao quadrado

e)

oitenta e um dezesseis avos igual a nove ao quadrado sobre quatro elevado ao quadrado igual a, abre parênteses nove sobre quatro, fecha parênteses elevado ao quadrado

f)

sessenta e quatro sobre cento e vinte e um avos igual a oito elevado ao quadrado sobre onze avos elevado ao quadrado igual a, abre parênteses oito onze avos elevado ao quadrado

Pense mais um poucoreticências

Nesta seção, verifique se, para avaliar o item c, os estudantes utilizam os resultados anteriores ou se efetuam o cálculo novamente. Ressalte esse fato na correção.

Discuta com eles a afirmação do item d, incentivando-os a explicarem por que ela é falsa. Proponha aos estudantes que efetuem as operações de ambos os membros da igualdade e comparem os ­resultados.

a) Verdadeira:

abre colchetes, abre parênteses, um meio, fecha parênteses, elevado ao quadrado, fecha colchetes, elevado ao cubo igual a abre colchetes, um elevado ao quadrado sobre dois ao quadrado, fecha colchetes elevado ao cubo igual a, abre colchetes um quatro, fecha parenteses, ao cubo igual a um elevado ao cubo sobre quatro elevado ao cubo igual a um sessenta e quatro avos

b) Verdadeira:

abre colchetes, abre parênteses, um meio, fecha parênteses, elevado ao cubo, fecha colchetes, elevado ao quadrado igual a abre colchetes, um elevado ao quadrado sobre dois ao quadrado, fecha colchetes elevado ao cubo igual a, abre colchetes um quarto, fecha parenteses, ao cubo igual a um elevado ao cubo sobre quatro elevado ao cubo igual a um sessenta e quatro avos

c) Verdadeira: conforme verificado nos itens anteriores,

abre colchetes, abre parênteses, um meio, fecha parênteses, elevado ao quadrado, fecha colchetes, elevado ao cubo igual um sobre dois elevado a seis igual a, abre colchetes, um meio, fecha parênteses elevado ao cubo, fecha colchetes, elevado ao quadrado

A resolução dos itens d e ê estão no início deste ­Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

Observe quantos cortes Márcia vai gastar.

três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parênteses

=

três vezes abre parênteses dois oitavos mais um oitavo fecha parênteses.

=

três vezes três oitavos igual a nove oitavos igual a um inteiro e um oitavo

Ou seja, 1 corte e mais

um oitavo

de corte entre veludo e seda.

A expressão

três vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parênteses

serve para descrever a quantidade de cortes, entre os de veludo e os de seda, que Márcia utilizará em seu trabalho. Cada termo dessa expressão tem um significado. Acompanhe.

Esquema. 3 vezes abre parênteses um quarto mais um oitavo fecha parênteses. 3: número de trajes. Um quarto: parte de um corte de seda utilizada na saia de um traje; um oitavo: parte de um corte de veludo utilizada no corpete de um traje. Os parênteses indicam que, inicialmente, Márcia vai adicionar as partes dos cortes de tecido.

Já vimos que as operações em uma expressão numérica são resolvidas na seguinte ordem:

as potenciações e as radiciações na ordem em que aparecem;

as multiplicações e as divisões na ordem em que aparecem;

as adições e as subtrações, também na ordem em que aparecem.

Quando a expressão numérica tiver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves), eles devem ser eliminados na seguinte ordem: resolvem-se primeiro as operações entre parênteses, depois as operações entre colchetes e, finalmente, as operações entre chaves.

Acompanhe o cálculo de algumas expressões.

Expressão: cinco sextos menos dois terços vezes um meio mais um terço dividido por quatro terços igual a cinco sextos menos dois terços (corta dois vira um terço) vezes um meio (corta 2 vira 1 sobre 1) mais um terço (corta 3 vira 1 sobre 1) vezes três quartos (corta 3 vira um quarto) igual a cinco sextos menos um terço mais um quarto igual a dez doze avos menos quatro doze avos mais três doze avos igual a nove doze avos igual a três quartos.
Expressão: Abre parênteses, três quartos mais um meio fecha parênteses dividido por abre parênteses dois menos um quarto fecha parênteses igual a abre parênteses três quartos mais dois quartos fecha parênteses dividido por abre parênteses oito quartos menos um quarto fecha parênteses igual a cinco quartos dividido por sete quartos igual a cinco quartos (corta 4 vira 5 sobre 1) vezes quatro sétimos (corta 4 vira um sétimo) igual a cinco sétimos.
Expressão: Abre colchetes dois quintos vezes abre parênteses, dois menos três quartos fecha parênteses, fecha colchetes dividido por abre parênteses, um meio fecha parênteses, elevado ao quadrado igual a abre colchetes dois quintos vezes abre parênteses, oito quartos menos três quartos, fecha parênteses, fecha colchetes dividido por abre parênteses um quarto fecha parênteses igual a, abre colchetes dois quintos vezes cinco quartos (corta as frações e vira onze doze avos) dividido por um quarto igual a um meio dividido por um quarto igual a um meio (corta 2 vira um meio) vezes quatro sobre um (corta 4 vira dois sobre um) igual a dois sobre um igual a dois.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

faça as atividades no caderno

51 Calcule o valor de cada expressão.

a)

Expressão: abre parênteses 2 menos um meio fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes abre parênteses 1 menos dois quintos, fecha parênteses

b)

Expressão: abre parênteses três quartos mais um meio fecha parênteses dividido por abre parênteses 1 inteiro e 1 meio menos três quartos fecha parênteses.

c)

abre parênteses 1 mais três sétimos, fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes 49 oitenta avos

d)

Abre colchetes, abre parênteses dois quintos mais um meio fecha parênteses vezes dois nonos, mais abre parênteses um terço fecha parênteses elevado ao quadrado, fecha colchetes dividido por sete quintos

Respostas e comentários

51. a)

27 vinte avos

51. b)

Cinco terços

51. c)

Cinco quartos

51. d)

Dois nonos

6. Expressões numéricas

Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah um um.

Este tópico desenvolve a habilidade (ê éfe zero seis ême ah um um), pois a ampliação de expressões numéricas envolvendo números racionais na fórma de fração possibilita que os estudantes revisitem os conhecimentos já construídos com as operações de números racionais na fórma de fração.

Este é um bom momento para verificar se eles compreendem a ordem na qual as operações devem ser realizadas e o uso dos sinais de associação. Analise com eles a situação proposta e os exemplos de cálculo de expressões numéricas. Proponha a eles que expliquem os procedimentos adotados em cada exemplo e que falem sobre a ordem das operações em expressões numéricas. Relembre-os sobre a simplificação de frações, se necessário.

Exercícios propostos

No exercício 51, possibilite aos estudantes calcular as expressões numéricas em duplas e, depois, incentive-os a justificarem as etapas de cálculo utilizadas, explicando-as aos demais colegas da tuma.

a)

abre parênteses, dois menos um meio, fecha parênteses, ao quadrado vezes abre parênteses, um menos dois quintos, fecha parênteses igual a
abre parênteses, quatro meios menos um meio, fecha parênteses, ao quadrado vezes abre parênteses, cinco quintos menos dois quintos, fecha parênteses, igual a
abre parênteses, três meios, fecha parênteses, ao quadrado, vezes, abre parênteses, três quintos, fecha parênteses igual a
nove quartos vezes três quintos igual a vinte e sete vinte avos

b)

Abre parênteses, três quartos mais um meio dividido por, abre parênteses um inteiro e um meio menos três quartos igual a
abre parênteses, três quartos mais dois quartos, fecha parênteses dividido por, abre parênteses, três meio menos três quartos, fecha parênteses, igual a
abre parênteses cinco quartos, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, fração com numerador: 6 menos 3 e denominador: 4, igual a
cinco quartos dividido por três quartos igual a vinte doze avos igual a cinco terços

c)

abre parênteses, um mais três sétimos parênteses, fecha parênteses, elevado ao quadrado vezes quarenta e nove oitenta avos igual a
abre parênteses dez sétimos, fecha parênteses elevado ao quadrado vezes quarenta e nove oitenta avos igual a cem quarenta e nove avos vezes quarenta e nove oitenta avos igual a
cem oitenta avos igual a cinco quartos.

d)

abre colchetes, abre parênteses, dois quintos mais um meio, fecha parênteses vezes dois nonos mais, abre parênteses um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado, fecha colchetes, dividido por sete quintos igual a, abre colchetes, abre parênteses quatro décimos mais cinco décimos, fecha parênteses, vezes dois nonos mais um nono, fecha colchetes dividido por sete quintos igual a, abre colchetes, nove décimo vezes dois nonos  mais um nono dividido por sete quintos igual a, abre colchetes, um quinto mais um nono, fecha colchetes, dividido por sete quintos igual, abre colchetes, nove quarenta e cinco avos mais cinco quarenta e cinco avos, fecha colchetes dividido por sete quintos igual a catorze quarenta e cinco avos dividido por sete quintos igual a catorze (corta o 14 com 7 e o 5 com 45, ficando dois nonos), igual a dois nonos

52 Escreva uma expressão nu­mérica que represente o número de litros procurado na situação a seguir.

Ilustração. À direita, homem de óculos e cabelo castanho espreme uma laranja em um espremedor. Ao lado, menino de cabelo castanho e blusa amarela segura uma jarra. Sobre a mesa, laranjas.

Quantos litros de laranjada posso obter se despejar 3 copos cheios de suco de laranja, com

um quarto

de litro de cada copo, em uma jarra que já contém

um meio

litro de água?

53 Determine o valor de A no esquema.

Esquema. Fração cinco sétimos e fração sete quartos. Setas para? Multiplique, adicione, calcule o cubo. A. Fração dois terços: eleve ao expoente zero, adicione, calcule o cubo. A.

54 Determine quanto vale x em cada caso.

a)

Abre parênteses um sexto fecha parênteses, elevado a x igual a um sexto.

b)

Abre parênteses três sobre x, fecha parênteses, elevado ao cubo igual a vinte e sete duzentos e dezesseis avos.

c)

Abre parênteses sete quintos fecha parênteses, elevado a x igual a 1

d)

Abre parênteses x sobre 5 fecha parênteses, elevado a quadrado igual a nove vinte e cinco avos.

55 A professora de Matemática distribuiu a cada estudante de sua classe uma ficha contendo uma expressão ou um problema com números racionais representados na fórma de fração. Depois de resolver a questão, cada estudante deveria procurar seu par, ou seja, encontrar um colega que tivesse uma resposta idêntica à dele.

Observe a seguir alguns modelos de ficha que a professora distribuiu. Resolva as questões e descubra quais fichas poderiam formar pares.

Ilustração. Modelo de ficha. Ficha 1. Resolva a expressão cinco oitavos menos um inteiro e um meio vezes um quinto.
Ilustração. Modelo de ficha. Ficha 2. Calcule dois terços de três quartos de cinco sextos.
Ilustração. Modelo de ficha. Ficha 3. Adriana depositou metade dos quatro quintos de seu salário em uma caderneta de poupança. Que fração de seu salário ela depositou?
Ilustração. Modelo de ficha. Ficha 4. Se a parte pintada da figura for dividida por 2, que fração representará o resultado dessa divisão? Ilustração de uma figura dividida em seis partes. Cinco partes estão pintadas.

56

Ícone de Atividade em dupla ou em grupo.

Hora de criar Desenvolva um problema semelhante ao exercício 53, com 4 operações, e troque com um colega. Depois, destroquem para corrigi-los.

Respostas e comentários

52. 3

Um quarto mais um meio

53.

A igual à setecentos e vinte e nove sessenta e quatro avos

54. a) 1

54. b) 6

54. c) 0

54. d) 3

55. Formaram um par as fichas 2 e 4.

Ficha 1:

Treze quarenta avos

Ficha 2:

Cinco doze avos

Ficha 3:

Dois quintos

Ficha 4:

Cinco doze avos

56. Resposta pessoal.

Exercícios propostos

No exercício 52, os estudantes deverão empregar as operações aritméticas e as propriedades já estudadas ao longo do capítulo. Dessa maneira, perceberão quais operações e em que ordem resolverão o problema.

No exercício 53, verifique se os estudantes compreendem o esquema e o que precisam fazer em cada etapa. Pode-se propor a eles que representem o esquema por meio de uma expressão numérica e compartilhem-na com os colegas, a fim de validar as respostas. Caso observe que alguns estudantes estão encontrando resultados incorretos, peça a eles que se juntem a um colega e troquem ideias para identificar o ponto de divergência. A resolução do exercício 53 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

No exercício 54, retome com os estudantes as propriedades de potências já estudadas para os números naturais e explique-lhes que elas também valem para potências envolvendo números racionais. No item a, pode-se perceber que a base equivale à potência; logo, x deve valer 1. O item b pode ser resolvido por tentativa e erro, estimando um valor inicial para calcular o cubo desse valor e comparar com o denominador do resultado da potenciação, que deve ser 216. Assim, ao estimar 4 para o valor de x, por exemplo, obterão 4elevado a 3 = 64 e, portanto, x > 4. Se estimarem 7 para o valor de x, obterão 7elevado a 3 = 343; logo, x > 7. Fazendo estimativas como essa, pode-se obter x = 6. Caso necessário, oriente os estudantes a utilizarem a calculadora para verificar os resultados das estimativas.

No item c, pode ser aplicada a propriedade de potências de expoente 0 para obter a resposta. O item d pode ser resolvido de maneira análoga à resolução do item b indicada anteriormente.

Para responder ao exercício 55, é necessário resolver as situações apresentadas em cada uma das fichas:

Ficha 1

cinco oitavos menos um inteiro e um meio vezes um quinto igual a cinco oitavos menos três meios vezes um quinto igual a
cinco oitavos menos três décimos igual a vinte e cinco quarenta avos menos doze quarenta avos igual a treze quarenta avos

Ficha 2

dois terços (numerador e denominador cortados) vezes três quartos (numerador e denominador cortados) vezes cinco sextos igual a cinco doze avos

Ficçha 3

um meio vezes quatro quintos igual a quatro décimos igual a dois quintos

Ficha 4

cinco sextos dividido por dois igual a cinco sextos vezes um meio igual a cinco doze avos

Assim, as fichas 2 e 4 podem formar um par.

A resolução do exercício 56 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

TRABALHANDO A INFORMAÇÃO

Calculando probabilidades

Gabriela colocou em uma caixa toda a sua coleção com 100 bolinhas pula-pula de borracha: 30 amarelas, 25 azuis e 45 vermelhas.

Ilustração. Menina de cabelo castanho e blusa verde está com a mão dentro de um orifício em uma caixa rosa. Ao lado, bolinhas coloridas.

Ela vai retirar dessa caixa uma única bolinha por vez, sem olhar as que estão dentro da caixa.

Sabendo que todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas, qual cor tem maior probabilidade de sair na primeira retirada: amarela, azul ou vermelha?

Observe como podemos proceder para responder a essa questão.

Se a caixa contém 100 bolinhas, então há 100 possibilidades de uma bolinha de qualquer cor sair na primeira retirada.

Desse modo, dizemos que a probabilidade de cada bolinha ser retirada é de 1 em 100, ou seja, de

um centésimo

ou de 1%. Assim, todas as bolinhas têm a mesma probabilidade de serem retiradas.

Ilustração. Garota de cabelo comprido escuro e blusa amarela. Ela está sentada de frente para uma mesa e com o dedo em riste diz:  Probabilidade é a medida da chance de ocorrer determinado resultado.

Como há 30 bolinhas amarelas entre as 100 na caixa, a probabilidade de sair uma amarela é de

trinta centésimo

ou de 30%.

Como há 25 bolinhas azuis entre as 100 na caixa, a probabilidade de sair uma azul é de

vinte e cinco centésimo

ou de 25%.

Da mesma maneira, a probabilidade de sair uma bolinha vermelha é de

quarenta e cinco centésimo

ou de 45%, pois há 45 bolinhas vermelhas entre as 100 na caixa.

Desse modo, dizemos que há maior probabilidade de sair uma bolinha vermelha do que uma amarela, uma vez que

quarenta e cinco centésimo maior que trinta centésimo

A probabilidade geralmente é indicada por uma fração irredutível ou por um número na fórma ­percentual.

Agora quem trabalha é você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Com base nos dados apresentados sobre a retirada de bolinhas, responda: a bolinha de qual cor tem menor probabilidade de ser sorteada: azul ou amarela? Por quê? Represente isso na fórma de fração e na fórma percentual.

2 A direção da escola Felicidade vai sortear um estudante entre os cem que têm as melhores avaliações em História para representar a escola em um evento estadual. Sabendo que Hugo é um desses estudantes e que todos os outros têm a mesma probabilidade de serem sorteados, qual é a probabilidade de ele ser o escolhido?

3 Em uma caixa há três bolas brancas e duas bolas verdes. Qual é a probabilidade de tirarmos, sem olhar, uma bola verde dessa caixa?

Respostas e comentários

1. Azul, pois:

vinte e cinco centésimo menor que trinta centésimo

; 25%<30%.​

2.

um centésimo

ou 1%

3.

dois quintos

ou 40%

Trabalhando a informação

Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero seis ême ah zero sete, ê éfe zero seis ême ah um três e ê éfe zero seis ême ah três zero.

O contexto desta seção favorece o desenvolvimento das habilidades (ê éfe zero seis ême ah zero sete), (ê éfe zero seis ême ah um três) e (ê éfe zero seis ême ah três zero). Para tanto, pode-se explorar a situação propondo aos estudantes a realização de sorteios na sala de aula. Por exemplo, providencie objetos que se distingam apenas pela cor (como tampinhas, recortes de papel de mesmo tamanho e formato etcétera). Disponibilize os objetos sobre uma mesa, organizados por cor, de maneira que todos os estudantes possam observá-los. Coloque os objetos em uma caixa de papelão e proponha a eles que decidam qual cor tem a maior chance (probabilidade) de ser sorteada. Realize alguns sorteios, com reposição, a fim de explorar a ideia de probabilidade.

Agora quem trabalha é você!

Nessas atividades, é importante verificar se os estudantes compreenderam como associar a probabilidade a um número racional escrito na fórma de fração, isto é, ao número de eventos favoráveis em relação ao número de eventos possíveis.

A atividade 1 possibilita verificar se os estudantes comparam números racionais de maneira correta, pois, para resolvê-la é necessário perceber que

vinte e cinco centésimo

é menor que

trinta centésimo

. Além disso, é preciso compreender que esses números na fórma percentual são respectivamente 25% e 30%. Se necessário, retome o significado do símbolo % e o fato de ele indicar uma divisão por 100. Assim, 47% corresponde ao número racional

quarenta e sete centésimo

por exemplo.

Na atividade 2, como são 100 estudantes e Hugo está entre eles, e como todos os estudantes têm a mesma probabilidade de ser sorteados, então essa probabilidade é dada por uma em 100, isto é,

um centésimo

que, na fórma percentual, é 1%.

A atividade 3 permite avaliar a compreensão dos estudantes em relação ao tema, solicitando a eles que, antes de efetuar o cálculo, respondam:

• Essa probabilidade está mais próxima de qual das seguintes porcentagens: 30%, 40%, 50% ou 60%?

Espera-se que eles excluam as porcentagens 50% e 60%, pois é possível saber, pelo enunciado, que menos da metade do total das bolinhas é verde.

É possível associar o conteúdo dessa seção a temas do interesse dos estudantes e que valorizem as culturas juvenis. Pode-se, por exemplo, incentivá-los a relacionar a probabilidade nos contextos de jogos e brincadeiras do dia a dia deles.

Exercícios Complementares

faça as atividades no caderno

1 Efetue as expressões, simplificando o resultado quando possível.

a)

Adição de frações. Sete meios mais um meio

b)

três quintos mais seis quintos mais dezesseis quintos

c)

Adição de frações. cinco terços mais dois quintos mais três quintos

d)

Adição de frações. dois terços mais 3 mais um quarto

e)

Subtração de frações. cinco terços menos um terço

f)

Subtração de frações. dezoito quintos menos três quintos

g)

Subtração de frações. dois quintos menos um sétimo

h)

Subtração de frações. doze menos cinco nonos

2 Efetue as expressões indicadas, simplificando o resultado quando possível.

a)

2 vezes três quartos vezes um meio

b)

cinco sétimos vezes quatro vezes sete quintos

c)

dois terços vezes seis quintos vezes trinta e cinco oitavos vezes dois sétimos

d)

1 inteiro e um quarto vezes três quintos

e)

Dois quintos dividido por quatro terços

f)

Dois nonos dividido por seis quintos

g)

cinco dividido por quatro

h)

1 inteiro e um meio dividido por dois terços

3 Cássio iniciou uma viagem com o tanque do car­ro cheio. Na 1ª parada, havia gastado

Um quarto

do com­bustível. Ao parar pela segunda vez, verificou que, entre a 1ª e a 2ª parada, o carro havia gastado metade do combustível que tinha sobrado na 1ª parada. Colocou, então, 30 litros de combustível, e o tanque ficou cheio novamente.

Ilustração. Carro vermelho parado com um homem de cabelo castanho dentro dele. Ao lado, homem de boné, camisa e calça verdes abastece o carro.

a) Qual é a fração que corresponde à quantidade de litros que restou no tanque na 1ª parada? Represente por meio de um desenho.

b) Qual fração corresponde ao combustível gasto no percurso da 1ª até a 2ª parada? Represente por meio de um desenho.

c) Qual fração corresponde ao combustível gasto da saída até a 2ª parada? Represente por meio de um desenho.

d) Qual fração corresponde ao combustível que havia no tanque na 2ª parada?

e) Quantos litros cabem no tanque do carro de Cássio?

4 Determine:

a)

um terço

do inverso de 7;

b)

um meio

do inverso de

um meio

c) o inverso de

3 inteiros e um sétimo

5 (Unifor-Ceará) Se o triplo de um número é

Dezoito quintos

então:

a) sua terça parte é

Um quinto

b) sua metade é

Dois quintos

c) seu dobro é

Doze quintos

d) seu quádruplo é 4.

e) seu quíntuplo é 18.

6 A figura a seguir nos mostra a divisão de

três quartos

por 2. Qual é o resultado dessa divisão?

Ilustração. Retângulo dividido em seis partes e uma parte maior que corresponde a duas partes. Três partes estão pintadas e três partes estão hachuradas.

7

Ícone Cálculo mental.

Calcule mentalmente.

a)

Um meio dividido por 2

b)

2 dividido por um meio

c)

4 dividido por um terço

d)

Um terço dividido por 4

8 Uma merendeira serviu 18 litros de suco aos estudantes da escola. Cada estudante recebeu

Um quinto

de litro. Quantos estudantes foram servidos?

9 A capacidade do tanque do meu carro é de 50 litros. O combustível que uso é composto de

Quatro quintos

de gasolina e

Um quinto

de álcool. Vou abastecer o carro com 30 litros de combustível. Quantos litros de gasolina colocarei?

10 Quanto é preciso somar a

Abre parênteses um meio, fecha parênteses elevado ao quadrado mais abre parênteses um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado.

para obter

Abre parênteses um meio mais um terço, fecha parênteses elevado ao quadrado.

Respostas e comentários

1. a) 4

1. b) 5

1. c)

oito terços

1. d)

quarenta e sete doze avos

1. e)

quatro terços

1. f) 3

1. g)

nove trinta e cinco avos

1. h)

cento e três nonos

2. a)

três quartos

2. b) 4

2. c) 1

2. d)

três quartos

2. e)

Três décimos

2. f)

cinco vinte e sete avos

2. g)

Cinco quartos

2. h)

Nove quartos

3. a)

três quartos

3. b)

três oitavos

3. c)

cinco oitavos

3. d)

três oitavos

3. e) 48 litros.

4. a)

Um vinte e um avos

4. b) 1

4. c)

Sete vinte e dois avos

5. Alternativa c.

6.

três oitavos

7. a)

Um quarto

7. b) 4

7. c) 12

7. d)

Um doze avos

8. 90 estudantes.

9. 24 litros.

10.

um terço

Exercícios complementares

O bloco de exercícios propicia aos estudantes mobilizar os conhecimentos e aplicar as habilidades trabalhadas neste capítulo.

As resoluções dos exercícios 1, 2 e 4 a 10 estão no início deste ­Manual, nas orientações específicas do capítulo 8.

No exercício 3, uma possível resolução:

a) 1ª parada: significa o consumo de metade da me­tade do combustível total. Assim, restaram no tanque metade e mais metade da metade do combustível total, o que pode ser representado por:

Fração um meio mais um quarto igual a dois quartos mais um quarto igual a três quartos

b) 2ª parada: gastou metade de

três quartos

. Assim,

um meio de três quartos igual a três oitavos

.

c) O gasto entre a saída e a 2ª parada foi de

um quarto mais três oitavos igual a dois oitavos mais três oitavos igual a cinco oitavos

d) Se o gasto foi de

cinco oitavos

, o que restou após a 2ª parada pode ser calculado por:

1 menos cinco oitavos igual a oito oitavos menos cinco oitavos igual a três oitavos

.

e) Com apenas

três oitavos

da capacidade do tanque, Cássio colocou 30 litros de gasolina, e o tanque ficou cheio:

cinco oitavos

do tanque cor­respondem a 30 litros. Esquematizando, verificamos que todas as partes de cor cinza totalizam 30 litros. Como todas elas são iguais, basta dividir 30 por 5, deduzindo que cada uma corresponde a 6 litros:

Ilustração. Barra dividida em 8 partes. Cinco partes estão destacadas com o número 6.

Então, o tanque completo é equivalente a 8 partes dessas; logo, a capacidade do tanque é dada por 8  6, isto é, 48 litros.

Para o exercício 10, uma possível resolução é calcular inicialmente o valor de cada expressão:

treze trinta e seis avos e vinte e cinco trinta e seis avos

Para encontrar a parcela que resulte em

vinte e cinco trinta e seis avos

, devemos efetuar:

vinte e cinco trinta e seis avos menos treze trinta e seis avos igual a doze trinta e seis avos igual a um terço

. Logo, é preciso adicionar

um terço

a

abre parênteses, um meio, fecha parênteses, ao quadrado mais, abre parênteses, um terço, fecha parênteses, ao quadrado

para obter

abre parênteses, um meio mais um terço, fecha parênteses um terço, fecha parênteses, ao quadrado

.

VERIFICANDO

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Seja

A igual à um quinto e B igaul à quatro sétimos

Após efetuadas as operações indicadas em cada alternativa a seguir, em qual caso o resultado obtido será o de maior valor?

a) aB

b)

A sobre B

c)

B sobre A

d) a+B

2 Fabrício está treinando para uma competição de triathlon, na qual, em um mesmo dia de prova, precisa nadar 4 quilômetros, pedalar 180 quilômetros e correr 42 quilômetros. Qual é a fração irredutível que representa, respectivamente, a distância percorrida na natação, no ciclismo e na corrida, em relação ao percurso total a ser percorrido na prova?

a)

dois cento e oitenta avos, noventa cento e oitenta avos, vinte e um cento e oitenta avos

b)

dois cento e treze avos, noventa cento e treze avos, vinte e um cento e treze avos

c)

quatro duzentos vinte e seis avos, cento e oitenta duzentos e vinte e seis avos, quarenta e dois duzentos e vinte e seis avos

d)

quatro trezentos e sessenta avos, cento e oitenta trezentos e sessenta avos, quarenta e dois duzentos e sessenta avos

3 Em um campeonato de rendebol o time da turma a foi responsável por

Dois sextos

dos gols do campeonato. Sabendo que os demais times, juntos, fizeram 60 gols, quantos gols fez a turma a?

a) 20

b) 30

c) 40

d) 50

4 Qual é a metade de

Um décimo

?

a)

Dois décimos

b)

Um vinte avos

c)

Dois vinte avos

d)

Um quinto

5 Em uma loja de roupas trabalham 4 vendedores. Em determinado mês, o primeiro realizou

Um quarto

de todas as vendas, o segundo

Um quinto

de todas as vendas e o terceiro

Um terço

de todas as vendas. Que fração de todas as vendas o quarto vendedor realizou nesse mês?

a)

treze, sessenta avos

b)

vinte e cinco, sessente avos

c)

seis, doze avos

d)

cinco, doze avos

6 Qual é o resultado de

três quartos mais um sexto vezes dois terços

?

a)

trinta e cinco, quarenta avos

b)

cinco, dezoito avos

c)

onze, dezoito avos

d)

trinta e um, trinta e seis avos

7 Uma barra de chocolate é dividia em 3 fileiras de oito quadradinhos. Quantos quadradinhos preciso comer para consumir

cinco sextos

da barra?

a) 15

b) 18

c) 20

d) 21

8 Qual é o inverso de 7?

a)

Sete sobre um

b)

Um sétimo

c)

Dois catorze avos

d) 7 não possui inverso.

9 Que fração devemos somar a

Um quinto

para obter

Um terço

como resultado?

a)

Um meio

b)

Dois décimos

c)

Dois quinze avos

d)

três doze avos

Organizando

Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.

a) Explique os passos que você seguiria para calcular a adição de dois números racionais escritos na fórma de fração que tenham denominadores diferentes.

b) Porque ao adicionarmos duas ou mais frações, não podemos adicionar os denominadores?

c) Explique os passos que você seguiria para calcular a multiplição entre dois números racionais escritos na fórma de fração.

d) Por que invertemos a segunda fração ao dividir duas frações?

e) Qual resultado é maior: elevar uma fração ao quadrado ou elevar a mesma fração ao cubo? Justifique sua resposta.

Respostas e comentários

1. Alternativa c.

2. Alternativa b.

3. Alternativa b.

4. Alternativa b.

5. Alternativa a.

6. Alternativa d.

7. Alternativa c.

8. Alternativa b.

9. Alternativa c.

Organizando: a) Resposta possível: Para adicionar ou subtrair números representados por frações de denominadores diferentes, primeiro devemos substituí-las por frações equivalentes com denominadores iguais (múltiplo dos denominadores das frações dadas). Em seguida, adicionamos ou subtraímos essas frações equivalentes.

b) O denominador da fração representa uma divisão e, por prioridade, devemos fazer a divisão antes da adição.

c) Resposta possível: O produto de números racionais escritos na fórma de fração pode ser representado por uma fração em que o numerador é o produto dos numeradores, e o denominador é o produto dos denominadores.

d) Por definição, dividir significa multiplicar pelo inverso, ou seja, multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda.

e) Depende da fração: Uma fração própria elevada ao cubo é menor que ela mesma elevada ao quadrado. Nas frações impróprias o resultado é ao contrário.

Verificando

Nessa seção, os estudantes poderão verificar o seu grau de entendimento sobre os conteúdos trabalhados no capítulo.

As resoluções dos testes 1 a 9 estão no início deste ­Manual, nas orientações específicas do ­capítulo 8.

Organizando

Nessa seção, os estudantes poderão retomar os principais conteúdos trabalhados neste capítulo e mobilizar os conhecimentos adquiridos. Se julgar oportuno, proponha a eles que se reúnam em duplas ou trios a fim de conversarem sobre as questões propostas.

Na questão a, verifique se os estudantes compreendem como efetuar a adição entre dois números racionais quaisquer, escritos na fórma de fração. Para facilitar, pode-se propor a eles que elaborem alguns exemplos numéricos e expliquem os procedimentos adotados para resolvê-los e, depois, incentivá-los a descrever um procedimento genérico, válido para a adição de dois números racionais na fórma de fração.

Na questão b, espera-se que os estudantes expliquem que os denominadores diferentes indicam que o inteiro foi dividido em partes distintas e, por isso, na adição, devem-se considerar partes iguais de um inteiro para poder adicioná-las. Para auxiliá-los, incentive os estudantes a representar algumas figuras divididas em partes iguais, como um retângulo dividido em duas partes iguais e outro retângulo, congruente ao anterior, dividido em 5 partes iguais. Faça perguntas aos estudantes que os conduzam a perceber que não faz sentido dizer, por exemplo, que

um meio mais um quinto igual a um oitavo

, representando

um oitavo

por um retângu­lo, congruente aos dois anteriores, divididos em 8 partes iguais.