CAPÍTULO 1 Números inteiros

Fotografia. Lago com água de cor azul claro e porções de sal. Ao fundo, morros de terra vermelha e construções.
Amanhecer na costa israelense do mar Morto, Israel. (Fotografia de 2021.)

Leia o texto, observe a imagem e responda às questões no caderno.

a) Você já tinha ouvido falar no mar Morto e nas suas características peculiares?

b) Como você indicaria, em uma reta numérica, a profundidade do mar Morto, em relação ao nível do mar?

c) Você sabe o que é altitude? Pesquise esse conceito e compartilhe com o professor e os colegas.

O mar Morto não é um mar, mas um imenso lago com dimensão de 82 quilômetros de comprimento por 18 quilômetros de largura. Ele está situado a 400 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo, o ponto mais baixo da Terra.

1. A necessidade de outros números

Você já aprendeu que, a partir do momento em que surgiu a necessidade de contar e registrar quantidades, o ser humano começou a criar símbolos para representar essas quantidades, o que levou ao surgimento dos números naturais.

Você já estudou também que os números naturais não são suficientes para representar todas as situações do cotidiano e que, em alguns momentos, usamos os números representados na fórma de fração e na fórma decimal.

Neste capítulo, vamos estudar outros tipos de número, que nos possibilitam efetuar subtrações como 59, além de nos auxiliar em algumas situações do dia a dia.

Ícone atividade oral.

Como você indicaria uma temperatura com medida abaixo de 0 grau Célsius e o saldo de gols de um time que sofreu 10 gols e fez 5 gols?

Situação 1

Considera-se zero a altitude ao nível do mar.

O Everest é o monte de maior alti­tude da Terra. Seu pico atinge aproximadamente .8849 métros acima do nível do mar. Podemos indicar a medida dessa altitude por +.8849 métros.

Fotografia. Monte com neve no topo. Acima, céu azul com nuvens.
O monte Everest fica na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a China. (Fotografia de 2021.)

Alguns bairros da cidade de Haia (Holanda) estão 1 métro abaixo do nível do mar. Podemos indicar a medida dessa altitude por 1 métro.

Fotografia. Canal com edifícios altos e casas ao fundo. À esquerda, duas pessoas sentadas na beira do canal. Céu com poucas nuvens.
Edifícios em Haia, Holanda, ao longo do canal Hofvijver.(Fotografia de 2022.)

Situação 2

Um termômetro pode registrar tempe­raturas com medidas “acima de 0 grau Célsius” (positivas) e tem­pe­ra­turas com medidas “abaixo de 0 grau Célsius” (negativas).

Por exemplo, quando a temperatura em uma cidade mede 20 graus Celsius acima de zero, registramos essa medida por +20 graus Célsius ou 20 graus Célsius; quando a temperatura mede 20 graus Celsius abaixo de zero, indicamos essa medida por 20graus Célsius.

Fotografia. Termômetro com escala variando de menos 30 graus Celsius à 50 graus Celsius. O termômetro está marcando 20 graus Celsius.

Situação 3

Os extratos bancários das contas-correntes registram todos os movimentos de créditos e de débitos.

Observe, no extrato, que, nos dias 2 e 3 de março, o saldo dessa conta era negativo e, no dia 5 de março, voltou a ficar positivo.

Ilustração. Extrato bancário, do banco Polar S. A., da conta corrente número 0010/00555-5, de João da Silva, apresenta as seguintes movimentações (em reais): dia 1 de março. Histórico: sem movimentação. Débito: sem dados. Crédito: sem dados. Saldo: 3200,00. 2 de março. Histórico: pagamento cartão. Débito: 2000,00. Crédito: sem dados. Saldo: 3200,00.  2 de março. Histórico: pagamento boleto. Débito: 2250,00. Crédito: sem dados. Saldo: menos 1050,00.  3 de março. Histórico: pix 05647. Débito: sem dados. Crédito: 800,00. Saldo: menos 250,00. 5 de março. Histórico: depósito. Débito: sem dados. Crédito: 1500,00. Saldo: 1250,00.

Situação 4

A tabela apresenta parte da classificação geral ao fim do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino de 2021. ( indica os pontos ganhos.)

Observe que o saldo de gols (ésse gê) pode ser ­po­sitivo ou negativo. Por exemplo, o Atlético Mineiro ficou com saldo positivo de +33, porque fez 67 gols pró (gê pê) e sofreu 34 gols contra (gê cê). O Grêmio, por sua vez, ficou com saldo negativo de 7, porque marcou 44 gols e ­sofreu 51.

Classificação final no Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino de 2021 – Série A

Classificação

P

GP

GC

SG

Atlético Mineiro – MG

84

67

34

+33

Flamengo – RJ

71

69

36

+33

Palmeiras – SP

66

58

43

+15

Fortaleza – CE

58

44

45

−1

17º

Grêmio – RS

43

44

51

−7

18º

Bahia – BA

43

42

51

−9

19º

Sport – PE

38

24

37

−13

20º

Chapecoense – SC

15

27

67

−40

Dados obtidos em: CAMPEONATO Brasileiro 2021 –Série a –Classificação. Folha de São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/snNPZe. Acesso em: 16 maio 2022.

As situações apresentadas mostram números precedidos do sinal de menos. Eles são exemplos de números inteiros negativos.

Para cada número inteiro positivo, existe um número inteiro negativo correspondente. Observe.

Quadro com duas linhas e cinco colunas. Linha 1: número mais 1 e, abaixo, as leituras 'mais um' ou 'um positivo'; número mais 2 e, abaixo, as leituras 'mais dois' ou 'dois positivo'; número mais 3 e, abaixo, as leituras 'mais três' ou 'três positivo'; número mais 4 e, abaixo, as leituras 'mais quatro' ou 'quatro positivo';  reticências. Linha 2: número menos 1 e, abaixo, as leituras 'menos um' ou 'um negativo'; número menos 2 e, abaixo, as leituras 'menos dois' ou 'dois negativo'; número menos 3 e, abaixo, as leituras 'menos três' ou 'três negativo'; número menos 4 e, abaixo, as leituras 'menos quatro' ou 'quatro negativo';  reticências.

E cada número inteiro positivo é associado a um número natural diferente de zero.

+1=1,+2=2,+3=3,reticências

Todos os números naturais, quando reunidos com os números inteiros negativos, formam o ­conjunto dos números inteiros, cuja notação é:

Símbolo. Letra Z, com seu traço diagonal do meio duplicado.

={reticências,4,3,2,1,0,1,2,3,4,reticências}

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1

Ícone atividade em grupo.

Junte-se a um colega para responderem à pergunta: O número natural zero é positivo ou negativo?

2 Indique a medida de temperatura que cada termômetro está registrando.

Ilustração. Item a. Termômetro com escala variando de zero grau Celsius a 40 graus Celsius. O termômetro está marcando 36 graus Celsius. Item b. Termômetro com escala variando de menos 10 graus Celsius a 30 graus Celsius. O termômetro está marcando menos 3 graus Celsius.

3 Expresse a medida de cada altitude usando um número positivo ou negativo.

a) O pico Aconcágua, no Chile, encontra-se a .6961 métros acima do nível do mar.

b) A fossa das Marianas, no oceano Pacífico, está .10924 métros abaixo do nível do mar.

c) O mar Morto fica entre Israel e a Jordânia e é um dos lagos mais salgados do mundo. Suas margens, a 400 métros abaixo do nível do mar, são o ponto mais baixo da superfície terrestre.

4 A tabela a seguir mostra os resultados do Campeo­nato de Futebol de um município. Copie a tabela no caderno e complete-a com uma coluna indicando o saldo de gols (ésse gê) de cada time.

Campeonato Municipal de Futebol

Times

Gols pró

Gols contra

Perna de Pau F. C.

28

15

E. C. Canela de Ferro

15

21

S. C. Fazenda do Toco

20

20

S. E. Bananeiras

18

19

Dados obtidos pela Secretaria de Esportes.

5

Ícone atividade em grupo.

Na região Sul do Brasil, no inverno é comum se registrarem temperaturas com medidas abaixo de zero, acompanhadas de geada e até de neve em alguns municípios. Você conhece alguns desses ­lugares?

a) Faça uma pesquisa em jornais, revistas, livros ou internet e descubra que fatores podem influenciar o clima da região, provocando temperaturas de medidas negativas.

b) Verifique se no município onde você mora é possível o registro de temperaturas com medidas negativas. Troque informações com os colegas.

2. Representação na reta numérica e módulo

Ilustração. Mulher de cabelo castanho escuro, de óculos, usando camiseta rosa e casaco azul. Ela fala: Você se lembra de como representamos os números naturais em uma reta numérica?

Assim como os números naturais, os números inteiros podem ser representados em uma reta numérica. Para isso, desenhamos uma reta r e sobre ela marcamos o ponto óh, chamado de origem, que corresponde ao número 0 (zero).

Ilustração. Reta numérica r com o ponto O associado ao número zero no centro.

Em seguida, marcamos outro ponto da reta a uma distância qualquer do ponto óh e associamos a esse ponto o número +1. Dessa maneira, estabelecemos a unidade de medida e o sentido positivo dessa reta numérica.

Ilustração. Reta numérica r com o ponto O associado ao número zero no centro. À direita do ponto O, um ponto associado ao número mais 1.

Em geral, desenhamos a reta r paralela às linhas do caderno e o sentido positivo da esquerda para a direita.

Usando um compasso ou a escala de uma régua, marcamos, à direita e à esquerda do ponto óh, segmentos de medida iguais à unidade de medida adotada.

Ilustração. Reta numérica r com o ponto O associado ao número zero no centro. À direita do ponto O, um ponto associado ao número mais 1. A reta está dividida em oito segmentos de mesma medida. No primeiro e no último segmento, há um compasso aberto.

Nos extremos desses segmentos marcamos, por exemplo, os pontos a, á', B, bit', C, centésimo', D, divisores de ', E, E', F, éfe', conforme a representação a seguir. A cada ponto à direita de óh, fazemos corresponder os ­números inteiros positivos, e a cada ponto à esquerda, os números inteiros negativos.

Ilustração. Reta numérica r com os pontos  F', E', D', C', B', A', O, A, B, C, D, E e F associados, respectivamente, aos números menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Antes de menos 6 e depois de 6, há reticências. As distâncias entre dois pontos consecutivos da reta são as mesmas. Os pontos F', E', D', C', B' e A', estão à esquerda do ponto O e os pontos A, B, C, D e F, estão à direita.
Ilustração. Menino de cabelo ruivo, usando boné azul, com a aba voltada para o lado, e camiseta verde. Ele aponta o dedo indicador de sua mão esquerda para cima e fala: Ficou parecendo a escala do termômetro.

Cada número inteiro pode ser associado a um ponto da reta numérica. O número associado ao ponto de uma reta numérica é chamado de abscissa desse ponto. Por exemplo, 1 é a abscissa do ponto a, e 3, a abscissa do ponto centésimo'.

Em uma reta numérica, é possível determinar a distância do ponto de abscissa zero (origem) a outro ponto qualquer da reta. Observe o ­exemplo.

Ilustração. Reta numérica r com os pontos O e F associados, respectivamente, aos números zero e 6. O ponto F está a 6 unidades de distância e à direita do ponto O. A reta está dividida em nove segmentos de mesma medida; três segmentos à esquerda de O e seis segmentos à direita. Ao lado da reta numérica, a seguinte informação: A distância do ponto O ao ponto F mede 6 unidades.

A medida da distância de um ponto à origem é chamada de valor absoluto (ou módulo) do número que corresponde a esse ponto.

No exemplo anterior, o valor absoluto de 6 (abscissa do ponto F) é 6 (medida da distância do ponto à origem).

Acompanhe outro exemplo.

Ilustração. Reta numérica r com os pontos D' e O associados, respectivamente, aos números menos 4 e zero. O ponto D' está a 4 unidades de distância e à esquerda do ponto O. A reta está dividida em oito segmentos de mesma medida; seis segmentos à esquerda de O e dois segmentos à direita. Ao lado da reta numérica, a seguinte informação: A distância do ponto O ao ponto D' mede 4 unidades.

O valor absoluto de 4 (abscissa do ponto dê linha ) é 4 (medida da distância do ponto dê linha à origem).

Indica-se o valor absoluto (ou módulo) de um número colocando-se esse número entre duas barras. Assim, por exemplo, o módulo de 3 é indicado por |3|.

Acompanhe mais exemplos.

a) |+10|=10

b) |8|=8

c) |0|=0

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

6 Observe a reta numérica e responda às questões no caderno.

Ilustração. Reta numérica r com os pontos  I, H, G, F, E, O, A, B, C e D associados, respectivamente, aos números menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3 e 4. As distâncias entre dois pontos consecutivos da reta são as mesmas.

a) Qual é a abscissa do ponto B ?

b) Qual é a abscissa do ponto F ?

c) O número 4 é abscissa de qual ponto?

d) Qual é o ponto cuja abscissa é 3?

7 No caderno, construa uma reta numérica e localize os pontos:

a) P, de abscissa

mais 4

b) Q, de abscissa

menos 4

c) R, de abscissa

mais 2

d) S, de abscissa

menos 2

8 Copie as retas numéricas a seguir e determine a abscissa dos pontos destacados.

a)

Ilustração. Reta numérica com os pontos  N, U, M, E, R e O, nessa ordem. Aos pontos U, E e R estão associados, respectivamente, os números menos 2, 0 e 1. Os pontos N e M estão à esquerda do ponto E, e, respectivamente, a 3 unidades e a 1 unidade de distância. O ponto O está à direita do ponto E, e a 3 unidades de distância. Os pontos N, M e O estão destacados.

b)

Ilustração. Reta numérica com os pontos  S, E, G, M, E, N, T e O, nessa ordem. Aos pontos E, G, N e O estão associados, respectivamente, os números menos 4, menos 3, 0 e 2. Os pontos S, M e E estão à esquerda do ponto N, e, respectivamente, a 5 unidades, a 2 unidades e a 1 unidade de distância. O ponto T está à direita do ponto N, e a 1 unidade de distância. Os pontos S, M, E e T estão destacados.

c)

Ilustração. Reta numérica com os pontos  M, E, T, R e O, nessa ordem. Aos pontos E e R estão associados, respectivamente, os números menos 3 e menos 1. Os pontos M e T estão à esquerda do ponto R, e, respectivamente, a 3 unidades e a 1 unidade de distância. O ponto O está à direita do ponto R, e a 1 unidade de distância. Os pontos M, T e O estão destacados.

9 Encontre o número inteiro em cada caso.

a) Na reta numérica, o número está à direita do zero e à esquerda do 5.

b) O número está à esquerda do zero e à direita do 6 na reta numérica.

c) Na reta numérica, o número está à direita do zero e à esquerda do 2.

10 Considere os pontos indicados na reta ­numérica:

Ilustração. Reta numérica com os pontos  A, B, O, C, D e E, nessa ordem. Aos pontos A, B e O estão associados, respectivamente, os números menos 4, menos 2, e 0. Os pontos C, D e E estão à direita do ponto O, e, respectivamente, a 3 unidades, a 7 unidades e a 8 unidades de distância.

Escreva no caderno o módulo do número associado a cada ponto.

a) A

b) B

c) C

d) O

e) D

f) E

11 Determine os números cujo valor absoluto é:

a) 8;

b) 13;

c) 10;

d)  2.

12 Dê o valor de:

a)

módulo de menos 15.

b)

módulo de mais 100.

c)

módulo de menos 25.

d)

módulo de menos 30.

e)

módulo de mais 90.

f)

módulo de menos 121.

g)

módulo de 0.

h)

módulo de menos 35.

i)

módulo de mais 279.

13 Entre as opções a seguir, escreva qual é o número de maior valor absoluto.

a) 9ou5?

b) 0ou6?

c) 8ou2?

d) 10ou4?

3. Números inteiros opostos ou simétricos

Considere a reta numérica representada a seguir.

Ilustração. Reta numérica com os pontos M, O e P associados, respectivamente, aos números menos 6, zero e mais 6. O ponto M está a 6 unidades de distância e à esquerda do ponto O e o ponto P está a 6 unidades de distância e à direita do ponto O.

Repare que a medida da distância ó ême é igual à medida da distância ó pê. Isso significa que o módulo de 6 é igual ao módulo de +6. Por isso, dizemos que 6 e +6 são números opostos ou simétricos.

Números que têm sinais diferentes e têm o mesmo módulo são opostos ou simétricos.

O zero é oposto do próprio zero.

Acompanhe outros exemplos.

a) O oposto de +1é1.

b) O oposto de 4é4.

c) O oposto de 2é2.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, zero, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4, mais 5 e mais 6. Os números menos 5 e mais 5, menos 4 e mais 4, menos 3 e mais 3, menos 2 e mais 2, e menos 1 e mais 1, estão ligados por arcos tracejados.

Observação

Indica-se o oposto de um número colocando o sinal de menos () à sua esquerda. Exemplos:

a) O oposto de +9é9 e é indicado por (+9), ou seja, (+9)=9.

b) O oposto de 20é+20 e é indicado por (20), ou seja, (20)=+20.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

14 Determine no caderno:

a) o oposto de 2;

b) o oposto de 64;

c) o oposto do oposto de 9;

d) o oposto do oposto de 15;

e) o oposto de |10|;

f) o módulo do oposto de 5.

15 Construa uma reta nu­mé­rica e indique os pontos a, de abscissa 4; C, de abscissa 2; B, simétrico de a em relação à origem; e D, simétrico de C em relação à origem. Em seguida, determine as medidas dos segmentos:

a)

A B

b)

A D

c)

C D

d)

B D

4. Comparação entre números inteiros

Vamos supor que, em certo dia, os termômetros registrem 4 graus Célsius em Urupema (Santa Catarina), 30 graus Célsius em Conde (Paraíba) e 13 graus Célsius em Goiás (Goiás).

Ilustração. Termômetro com escala variando de menos 10 graus Celsius à 40 graus Celsius. O termômetro está marcando menos 4 graus Celsius. Fotografia. Vista de área com neve. Ao fundo, uma casa e duas pessoas conversando. À direita, uma cerca com troncos de madeira e arame.
Urupema, Santa Catarina. (Fotografia de 2021.)
Ilustração. Termômetro com escala variando de menos 10 graus Celsius à 40 graus Celsius. O termômetro está marcando menos 30 graus Celsius. 
Fotografia. Vista aérea da orla da Praia de Coqueirinho. À direita, coqueiros. Na areia, pessoas e guarda-sóis.
Vista de drone da Praia de Coqueirinho, Conde, Paraíba. (Fotografia de 2021.)
Ilustração. Termômetro com escala variando de menos 10 graus Celsius à 40 graus Celsius. O termômetro está marcando 13 graus Celsius. Fotografia. Vista do alto do centro histórico de Goiás, com construções de telhados avermelhados. Ao fundo, uma grande construção e vegetação.
Centro histórico de Goiás, município homônimoglossário do estado de Goiás. (Fotografia de 2021.)

Podemos estabelecer uma relação de desigualdade entre as medidas das temperaturas desses municípios. Fazendo isso, estamos realizando uma comparação entre números inteiros.

A medida da temperatura em Conde é maior que a medida da temperatura em Goiás (30>13).

A medida da temperatura em Urupema é menor que a medida da temperatura em Goiás (4<13).

Acompanhe mais algumas comparações entre as medidas de temperaturas registradas em dois termômetros.

Ilustração. Item a. Dois termômetros com escala variando de menos 5 graus Celsius a 5 graus Celsius. O termômetro à esquerda marca 0 grau Celsius, e o termômetro à direita marca 3 graus Celsius. Abaixo, indicação: 0 menor que 3.
Item b. Dois termômetros com escala variando de menos 5 graus Celsius a 5 graus Celsius. O termômetro à esquerda marca menos 3 graus Celsius, e o termômetro à direita marca menos 1 grau Celsius. Abaixo, indicação: menos 3 menor que menos 1.
Item c. Dois termômetros com escala variando de menos 5 graus Celsius a 5 graus Celsius. O termômetro à esquerda marca 0 grau Celsius, e o termômetro à direita marca menos 4 graus Celsius. Abaixo, indicação: 0 maior que menos 4.
Item d. Dois termômetros com escala variando de menos 5 graus Celsius a 5 graus Celsius. O termômetro à esquerda marca 1 grau Celsius, e o termômetro à direita marca menos 5 graus Celsius. Abaixo, indicação: 1 maior que menos 5.

Também podemos recorrer à reta numérica para comparar números inteiros.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 5 a mais 5.

De acordo com a reta, obtemos:

0<3, e na reta numérica 0 está à esquerda de 3;

3<1, e na reta numérica 3 está à esquerda de 1;

0>4, e na reta numérica 0 está à direita de 4;

1>5, e na reta numérica 1 está à direita de 5.

Dados dois números inteiros diferentes, na reta numérica o menor deles é o que está à esquerda do outro.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

16 Determine:

a) os três menores números inteiros positivos;

b) os três menores números inteiros não ­negativos;

c) os três maiores números inteiros nega­tivos;

d) os três maiores números inteiros não ­positivos.

17 Escreva:

a) os números inteiros entre 2 e 2;

b) os números inteiros de 4 a 3;

c) os números inteiros entre 3 e 1;

d) os números naturais entre 2 e 2.

18 Observe os pontos da reta numérica a seguir e considere os números inteiros, que são suas respectivas abscissas.

Ilustração. Reta numérica com os pontos P, Q, R, S, T, O, U, V, W, X e Y, nessa ordem, distantes 1 unidade de medida um do outro. Os pontos O e U estão associados aos números 0 e mais 1, respectivamente.

a) Dê os nomes de dois pontos cujas abscissas sejam maiores que a do ponto R.

b) Dê os nomes de dois pontos cujas abscissas sejam menores que a abscissa do ponto T.

c) Que ponto tem abscissa com módulo igual ao módulo da abscissa de xis?

d) Que ponto tem abscissa igual ao oposto da abscissa de Q ?

19 Coloque os números em ordem crescente, usando o sinal < entre eles.

a) 8,4,+2,3,0,+1

b) +2,9,0,+1,+6,10

20 Em determinado dia, o saldo bancário de Flávia era .2000 reais, e o de Luiz Antônio, 350reais.­ Qual deles estava devendo mais ao banco? Justifique sua resposta.

21 Escreva qual é o número maior em cada item.

a) 20 ou 18

b) 20ou18

c) 0 ou 20

d) 0 ou 18

e) 15ou40

f) 8ou20

22 Entre as sentenças a seguir, corrija as falsas.

a) O zero é maior que qualquer número negativo.

b) O zero é maior que qualquer número po­sitivo.

c) Qualquer número negativo é maior que qualquer número positivo.

d) Qualquer número positivo é maior que qualquer número negativo.

e) Se dois números forem positivos, o maior será aquele que tiver o menor módulo.

f) Se dois números forem negativos, o maior será aquele que tiver o menor módulo.

23

Ícone atividade em grupo.

Junte-se a um colega. Associem o andar térreo de um edifício com o zero. Usando números inteiros positivos ou negativos, escrevam o andar onde está um elevador quando:

a) partindo do andar térreo, subir 6 an­dares e, em seguida, subir mais 2 andares;

b) partindo do primeiro andar, descer 3 ­andares;

c) partindo do terceiro andar, subir 4 andares e, em seguida, descer 7 andares;

d) partindo do andar térreo, descer 3 andares e, em seguida, subir 1 andar.

5. Adição

Acompanhe como podemos adicionar números ­inteiros usando uma reta numérica.

Partindo do zero, em primeiro lugar, andamos as unidades indicadas na primeira parcela e, em seguida, andamos as indicadas na segunda parcela. Chegamos, então, a um ponto cuja abscissa é a soma dos números dados.

Vamos estabelecer que o deslocamento será:

para a direita, se o número for positivo;

para a esquerda, se o número for negativo.

Acompanhe algumas situações que apresentam adição de números inteiros.

Situação 1

Na aula de laboratório, Silvana aqueceu certa quantidade de água que estava a 0 grau Célsius. Notou que, no primeiro minuto, a medida da temperatura subiu 4 graus Célsius e que, no minuto seguinte, a medida da temperatura subiu outros 2 graus Célsius. Qual era a medida da temperatura dessa água ao fim do segundo minuto?

Pelo enunciado, temos: (+4)+(+2).

Partindo do zero, andamos 4 unidades para a direita e, em seguida, mais duas unidades também para a direita. Chegamos, assim, ao número +6, ou seja, 6.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 1 a mais 7.  Fio de zero a mais 4, com a indicação mais 4. Fio de mais 4 a mais 6, com a indicação mais 2.

Logo, (+4)+(+2)=6.

Acompanhe mais exemplos de adição de números inteiros de mesmo sinal.

a) (2)+(3) Partindo do zero, andamos duas unidades para a esquerda e, em seguida, mais 3 unidades também para a esquerda. Chegamos, assim, ao número 5.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 5, menos 2 e zero. Fio de zero a menos 2, com a indicação menos 2. Fio de menos 2 a menos 5, com a indicação menos 3.

Logo, (2)+(3)=5.

b) (5)+(3)+(2) Partindo do zero, andamos 5 unidades para a esquerda; em seguida, andamos 3 unidades também para a esquerda e, finalmente, duas unidades novamente para a esquerda. Chegamos, assim, ao número 10.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 10, menos 8, menos 5 e zero. Fio de zero a menos 5, com a indicação menos 5. Fio de menos 5 a menos 8, com a indicação menos 3. Fio de menos 8 a menos 10, com a indicação menos 2.

Logo, (5)+(3)+(2)=10.

A soma de dois ou mais números inteiros de mesmo sinal é obtida adicionando-se seus valores absolutos e conservando o sinal comum.

Situação 2

Em casa, Fernando havia congelado um suco de uva, o que fez a medida da temperatura do suco ir de 0 grau Célsius para 3graus Célsius. Para o lanche da tarde, colocou o suco no micro-ondas e elevou a medida da temperatura em 6 graus Célsius. Quantos graus Celsius passou a medir a temperatura do suco?

Obtemos: (3)+(+6).

Partindo do zero, andamos 3 unidades para a esquerda e, em seguida, 6 unidades para a direita. Chegamos, assim, ao ­número +3, ou seja, 3.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 3, zero e mais 3. Fio de zero a menos 3, com a indicação menos 3. Fio de menos 3 a mais 3, com a indicação mais 6.

Logo, (3)+(+6)=3.

Observe outros exemplos de adição de números inteiros de sinais diferentes.

a) (+2)+(7) Partindo do zero, andamos duas unidades para a direita e, em seguida, 7 unidades para a esquerda. Chegamos, assim, ao número 5.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 5, zero e mais 2. Fio de zero a mais 2, com a indicação mais 2. Fio de mais 2 a menos 5, com a indicação menos 7.

Logo, (+2)+(7)=5.

b) (+2)+(2) Partindo do zero, andamos duas unidades para a direita e, em seguida, duas unidades para a esquerda. Voltamos, assim, ao número zero.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números zero e mais 2. Fio de zero a mais 2, com a indicação mais 2. Fio de mais 2 a zero, com a indicação menos 2.

Logo, (+2)+(2)=0.

A soma de dois números inteiros de sinais diferentes é obtida subtraindo-se seus valores absolutos e dando ao resultado o sinal do número de maior valor absoluto. Caso esses números sejam opostos, a soma será igual a zero.

Observe que, para esse grupo de problemas que pede a soma de números inteiros, sempre ­podemos proceder do mesmo modo: utilizando uma reta numérica.

Também podemos efetuar adições com números inteiros usando uma calculadora. Acompanhe alguns exemplos.

a) Para efetuar a adição (+9)+(2), apertamos as seguintes teclas:

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: 9, mais, menos, 2, igual. No visor, o número 7.

b) Para efetuar a adição (8)+(2), apertamos as seguintes teclas:

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: menos, 8, mais, menos, 2, igual. No visor, o número menos 10.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

24 Desenhe uma reta numérica. Partindo do zero, determine o número da chegada quando andamos:

a) +2, depois, +6;

b) 2, depois, 6;

c) +3, depois, +4;

d) +2, depois, 6;

e) 2, depois, +6;

f) +3, depois, 4.

Que operação pode ser associada a cada item?

25 Calcule no caderno.

a) (+5)+(+20)

b) (+2)+(12)

c) (15)+(+9)

d) (6)+0

e) (8)+(10)

f) (9)+(+9)

g) (+15)+(15)

h) 0+(+20)

26 A soma de dois números inteiros de sinais diferentes é um número negativo. Nesse ca­so, qual é o sinal do número de maior valor absoluto?

27 Qual é a soma de dois números inteiros opostos?

28 Lucas e Rafaela estão brincando com um jogo que tem as seguintes regras:

Sorteia-se uma carta com 6 perguntas. O joga­dor escolhe 3 perguntas às quais o adversário deve responder. A cada resposta correta, o adver­sário adiciona 3 pontos, e a cada resposta incorreta, adiciona

menos 2

pontos.

Lucas acertou 4 perguntas e errou 5. Rafaela acertou 5 e errou 4. Quantos pontos Rafaela fez a mais que Lucas?

29

Ícone calculadora.

Nas adições a seguir, determine as teclas da calculadora que devemos apertar para efetuar cada operação.

a) (24)+(32)

b) (132)+(+124)

c) (+987)+(.1024)

d) (+235)+(623)

Qual é o resultado obtido em cada operação?

30

Ícone atividade em grupo.

Ícone calculadora.

Reúna-se com um colega para resolverem o problema a seguir.

Camila estava manipulando uma calculadora e apertou algumas teclas nesta sequência:

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: menos, 1, 2, 3, igual, igual, igual.

Ela obteve o seguinte resultado:

Visor de calculadora indicando o número menos 369.

Ao apertar essa sequência de teclas, que operação Camila efetuou? Justifiquem sua resposta.

31

Ícone atividade em grupo.

Junte-se a um colega. Copiem o esquema a seguir e preencham com números inteiros as quadrículas pintadas de azul de modo que se obtenham sentenças verdadeiras nas linhas horizontais e verticais.

Esquema. Esquema formado por quadrículas que se relacionam, compondo linhas horizontais e verticais. São 2 linhas verticais e 2 linhas horizontais de 5 quadrículas cada.  Primeira linha vertical: mais 56, mais, mais 18, igual e quadrícula em azul. Segunda linha vertical: menos 9, igual, menos 21, mais e quadrícula em azul.  Primeira linha horizontal: menos 7, mais, quadrícula em azul, igual e menos 17.  Segunda linha horizontal: quadrícula em azul, igual, quadrícula em azul, mais, mais 9.

32

Ícone atividade em grupo.

Hora de criar – Com um colega, criem, cada um, um esquema semelhante ao do exercício anterior, troquem os cadernos para resolvê-lo e destroquem-nos para corrigi-lo.

33

Ícone atividade em grupo.

Hora de criar Com um colega, elaborem, cada um, um problema sobre o percurso de um personagem (um estagiário entregando correspondências, por exemplo), no elevador de um edifício, desde a sua entrada no térreo (andar zero), percorrendo alguns andares, até sua saída, também no térreo. Esse percurso deve ser registrado por uma expressão com adições de números inteiros e com a soma. Depois troquem os problemas elaborados por vocês e cada um resolve o problema elaborado pelo outro e destroquem para corrigi-los.

TRABALHANDO A INFORMAÇÃO

Ícone economia.

 Analisando tabelas

Luciano é dono de dois quiosques de sorvete localizados em dois parques. Para analisar a movimentação financeira no 1º quadrimestre de 2023 com a venda dos sorvetes, ele construiu uma tabela que mostra os lucros ou os prejuízos registrados em cada mês.

Venda de sorvetes (1º quadrimestre de 2023)

Mês

Lucro ou prejuízo com as vendas do quiosque 1 (em reais)

Lucro ou prejuízo com as vendas do quiosque 2 (em reais)

Janeiro

22.450

15.632

Fevereiro

15.235

10.452

Março

7.230

8.259

Abril

−1.462

−1.174

Dados obtidos por Luciano.

Analisando essa tabela, Luciano pôde fazer algumas deduções. Por exemplo, ele percebeu que:

os lucros nos quiosques foram maiores no mês de janeiro, seguidos pelo mês de fevereiro;

o pior mês para o quiosque 1 foi abril;

no mês de abril, as vendas caíram, e houve prejuízos em ambos os quiosques.

Também é possível determinar o valor acumulado, correspondente às movimentações dos dois quiosques, em cada mês.

No mês de janeiro, houve o maior lucro, .38082 reais, pois .22450+.15632=.38082.

No mês de abril, houve um prejuízo de .2636 reais, pois .1462+(.1174)=.2636.

Agora quem trabalha é você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Com base na tabela construída por Luciano, responda às questões.

a) Qual foi o lucro no mês de fevereiro? E no mês de março?

b) Qual foi o lucro, no período indicado, de cada quiosque? Qual dos dois quiosques teve o maior lucro?

c) Quanto Luciano lucrou no total ao final do 1º quadrimestre de 2023 nos dois quiosques?

d) A que pode ser atribuído o prejuízo obtido no mês de abril?

2 No dia 4 de fevereiro de 2022, as medidas de temperaturas em algumas locali­dades do mundo variaram de acordo com a tabela.

Medidas de temperaturas registradas em algumas cidades do mundo no dia 4 de fevereiro de 2022

Localidade

Mínima registrada (°C)

Máxima registrada (°C)

Cairo (Egito)

9

16

Pequim (China)

−6

1

Campo Grande (Brasil)

23

29

Quebec (Canadá)

−13

−11

Dados obtidos em: https://oeds.link/JBh9sv. Acesso em: 4 fevereiro 2022.

a) Em qual dessas localidades foi registrada a menor medida de temperatura? E a maior?

b) Qual foi a variação da medida de temperatura em Quebec?

c) Em quais dessas localidades ocorreu a maior variação nas medidas de temperatura registradas?

d) Escolha três cidades diferentes de qualquer lugar do mundo. Pesquise as medidas de temperaturas mínimas e as máximas registradas em um mesmo dia. Organize as informações em uma tabela e compartilhe o resultado com os colegas.

3 Analise a tabela, referente à movimentação financeira de duas lojas de brinquedos, no período de setembro a dezembro de determinado ano. Em seguida, responda às questões.

Lucro ou prejuízo com as vendas nas lojas de brinquedo (em reais)

Mês

Loja 1

Loja 2

Setembro

−5.800

−8.450

Outubro

29.135

2.225

Novembro

−4.230

−3.500

Dezembro

41.200

26.450

Dados obtidos pelo proprietário.

a) Em qual loja foi obtido o melhor desempenho no período observado? De quanto foi o lucro?

b) Em qual mês ocorreu o pior desempenho das duas lojas? De quanto foi o prejuízo total?

c) Em qual loja houve maior queda no saldo de um mês para outro no período observado? De quanto foi essa queda?

d) Se você fosse o proprietário dessas lojas e tivesse de tomar uma decisão, qual das medidas a seguir você executaria? Justifique sua resposta.

Fechar a loja 2 para investir mais na loja 1; ou

Permanecer com as duas lojas, fazendo um investimento maior na loja 2.

Propriedades da adição

Ao estudar a adição de números naturais, vimos que essa operação é comutativa e associativa e que o zero é seu elemento neutro. Essas propriedades também são válidas para a adição de números inteiros.

Em uma adição de dois números inteiros, a ordem das parcelas não altera a soma.

Observe esta adição: (20)+(+5)=(15)

Trocando a ordem das parcelas, obtemos: (+5)+(20)=(15)

Portanto, (20)+(+5)=(+5)+(20).

Em uma adição de três ou mais números inteiros, podemos associá-los de modos diferentes sem alterar a soma.

Vamos calcular: (+3)+(7)+(2)

Associamos as duas primeiras parcelas e adicionamos a terceira ao resultado: [(+3) + (7)] + (2) = (4) + (2) = (6)

Ou, então, associamos as duas últimas parcelas e adicionamos a primeira ao resultado: (+3) + [(7) + (2)] = (+3) + (9) = (6)

O número zero é o elemento neutro da adição de números inteiros.

Acompanhe dois exemplos.

a) (+3)+0=0+(+3)=+3

b) (10)+0=0+(10)=10

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

34 Empregando as propriedades da adição de números inteiros, resolva os itens a seguir.

a) Sabendo que (185)+(+306)=121, quanto vale (+306)+(185)?

b) Sendo (10)+(8)+(+15)=3, calcule (8)+(+15)+(10).

c) Considerando (+23)+[(9)+(4)]=10, calcule [23+(9)]+(4).

35

Ícone cálculo mental.

Resolva mentalmente e registre os resultados no caderno.

Determine o número que deve ser colocado no lugar de cada quadradinho.

a) (16)+

Ilustração. Quadradinho.

=0

b) (5)+(+12)+

Ilustração. Quadradinho.

=+12

c) (8)+(+5)+

Ilustração. Quadradinho.

=0

36 Observe como Jean e Laura calcularam o valor desta expressão:

Quadro. Abre parênteses, mais 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 5, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses.
Ilustração. Menino jovem de cabelo enrolado, vestindo uma camiseta amarela. Ao lado, pedaço de folha pautada de caderno com cálculos. Na primeira linha: abre parênteses, mais 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais, menos 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 5, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, igual.  O menino organiza os valores na quinta linha: abre parênteses, mais 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 5, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, igual. O menino adiciona mais 8 com menos 8, menos 2 com mais 2 e menos 7 com mais 7, obtendo soma zero nesses casos.   Na oitava linha: igual, abre parênteses, mais 5, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, igual, mais 2.
Ilustração. Menina jovem de cabelo comprido preto, vestindo uma blusa azul com um desenho de sol no meio.  Ao lado, pedaço de folha pautada de caderno com cálculos. Na segunda linha: abre parênteses, mais 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 8, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 5, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 7, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, igual.  A menina adiciona mais 8 com menos 2, menos 7 com menos 8, mais 5 com mais 7, mais 2 com menos 3, e apresenta as somas na quarta linha.  Na quarta linha: igual, abre parênteses, mais 6, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 15, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 12, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos 1, fecha parênteses, igual. A menina adiciona mais 6 com menos 15, mais 12 com menos 1, e apresenta as somas na sexta linha. Na sexta linha: igual, abre parênteses, menos 9, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 11, fecha parênteses, igual, mais 2.

Agora, responda:

a) Mesmo adotando estratégias diferentes, eles fizeram os cálculos corretamente?

b) Que propriedades da adição de números inteiros foram usadas por Jean e Laura?

c) Na sua opinião, quem fez os cálculos de modo mais prático? Justifique sua resposta.

d) Existe outra maneira de fazer esses cálculos? Justifique sua resposta.

37 Descubra os erros cometidos ao calcular o valor da expressão a seguir.

(+13)+(4)+(7)+(2)+(+15)+(+2)+(16)=

=(+9)+(7)+(2)+(+15)+(+2)+(16)=

=(+2)+(+13)+(18)=+3

38 Em determinado dia, a medida da temperatura em São Joaquim (Santa Catarina) era de 3 graus Célsius negativos durante a madrugada. Pela manhã, subiu 2 graus e, à tarde, subiu mais 4 graus.

a) Escreva no caderno uma expressão que represente essa situação.

b) Resolva essa expressão e dê a medida de temperatura ao final do período apresentado.

PARA SABER MAIS

Entendendo o fuso horário

Com o de­sen­volvimento das ferrovias, no século dezenove, e a maior rapidez das viagens entre lugares distantes, tornou-se necessário o estabelecimento de um sistema mundial de hora legal. Para isso, foram criados, em 1884, os fusos horários, isto é, faixas imaginárias longitudinais (de um polo a outro da Terra), dividindo o mundo em 24 regiões. Em cada um dos fusos, todos os locais têm a mesma hora.

Fuso horário brasileiro

Mapa. Brasil: fusos horários - limites teórico e prático. Mapa do Brasil com a divisão dos fusos horários teórico e prático. O limite teórico está demarcado por três meridianos. O limite prático está demarcado por linhas vermelhas que separam quatro áreas de fusos horários. De leste para oeste, são eles: Fuso menos duas horas: Arquipélago Penedos de São Pedro e São Paulo, Arquipélago de Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Ilha de Trindade, Ilha Martin Vaz. Fuso menos três horas: Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santos, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Suriname, Uruguai e Argentina. Fuso menos quatro horas: Roraima, Amazonas (com exceção da porção sudoeste), Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Guiana, Bolívia, Paraguai, Chile. Fuso menos 5 horas: Acre, sudoeste do Amazonas, Colômbia, Peru. A Venezuela conta com um fuso diferente: menos 4 horas e 30 minutos. Na parte inferior, rosa dos ventos e escala de 0 a 450 quilômetros.
Elaborado com base em: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (í bê gê É). Disponível em: https://oeds.link/1WrzkU. Acesso em: 8 fevereiro 2022.

O Brasil é atravessado por quatro fusos, distinguidos nesse mapa por diferentes cores (amarela, rosa, verde e laranja). No alto do mapa, os relógios mostram os horários em cada faixa quando são 12 horas em Brasília. Na parte inferior, aparecem as diferenças em relação ao fuso que ­atravessa Brasília.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

Que horas são?

Duração: 3:17min. Página: 24.

>> [Locutora] Que horas são?

Som de fundo não identificado.

>> [Téo] [Tom animado] Malu, esta é a primeira vez que viajo para fora do estado!

>> [Malu] Eu também, Téo. Sabia que, quando chegarmos à casa da vó Maria, lá no Acre, o horário estará duas horas atrasado, comparado ao mesmo horário aqui em Brasília?

>> [Téo] Não sabia, prima! [Tom de questionamento] Por que isso acontece?

>> [Malu] Por causa da grande extensão territorial de leste a oeste do país. [Tom empolgado] Legal, né? [Tom explicativo] No Brasil, há quatro fusos horários. Brasília é a referência nacional. As regiões que ficam a oeste de Brasília apresentam horário atrasado, enquanto as regiões a leste têm horário adiantado. Cada fuso horário representa uma hora de diferença e tem como base os meridianos, que são distribuídos a cada 15 graus da circunferência da Terra.

>> [Téo] [Tom empolgado] Uau, prima! [Tom levemente surpreso] Você manda bem nisso!

>> [Malu] Acabei de fazer uma prova sobre esse assunto, primo. Está tudo fresquinho na memória!

>> [Téo] [Tom brincalhão] Então tá explicado! [Risos]

>> [Malu] Dá uma olhada neste aplicativo que instalei no meu celular. [Som de toques na tela do celular] Com ele, podemos saber o horário em qualquer lugar do mundo. Enquanto aqui são 10 e meia, lá em... [Som de toque na tela do celular] Fernando de Noronha já são 11 e meia.

>> [Téo] Então, significa que existe um fuso horário de diferença entre esses dois lugares?

>> [Malu] Muito bem! Agora pense, quando em Fernando de Noronha for 1 hora da manhã, [tom de questionamento] que horário será no Acre?

>> [Téo] Pelo que vimos, entre Noronha e Brasília há um fuso horário de diferença e, entre Brasília e o Acre, há dois. Um deles está a leste e o outro a oeste da referência nacional. Então, são três horas de diferença no fuso. Logo, 1 da manhã menos três horas de fuso... [Pausa pensando no cálculo] Meia-noite, 11 horas, 10 horas. No Acre, serão 10 horas da noite, ou 22 horas!

>> [Malu] [Tom empolgado] Acertou, Téo! Você se sairia bem na prova que fiz ontem!

>> [Téo] [Risos] Malu, e como é nos outros países?

>> [Malu] Vou mostrar no aplicativo! [Som de toques na tela do celular] Olha só: entre o Brasil e o Japão há 12 fusos horários de diferença.

>> [Téo] [Tom explicativo] Ah! Por isso que dizem que, quando aqui no Brasil é dia, lá no Japão é noite, ou seja, se aqui são 8 horas da manhã, lá são 8 horas da noite, ou 20 horas!

>> [Malu] Isso mesmo! Agora na Alemanha são 15 e 32 e, no México, 8 e 32. Isso significa que existem quantos fusos horários de diferença entre esses dois países?

>> [Téo] Acho que é fácil! Deixa eu ver. Subtraindo 8 de 15, o resultado é 7. Então, são sete fusos horários de diferença.

>> [Malu] Sim, Téo! Você ia matar essa prova no peito! Já vi que o sétimo ano vai ser muito tranquilo para você, pelo menos quando o assunto for fuso horário!

Som de sinal sonoro em aeroporto.

>> [Sistema de alto-falante do aeroporto] Senhores passageiros com destino ao Acre, favor embarcar no portão 51.

>> [Malu] [Tom de alerta] Olha lá, estão formando a fila no portão de embarque! [Tom animado] Vamos?

Créditos

Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Free Sound.

Agora é com você!

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Ícone atividade em grupo.

 Reúna-se com um colega e façam o que se pede em cada item.

a) Quando são 10 horas em Manaus, que horas são em Recife? E em Fernando de Noronha?

b) Quando são 20 horas em Fernando de Noronha, que horas são em Rio Branco, no Acre?

c) Que horas serão em Recife e em Cuiabá quando forem 12 horas em Florianópolis? E em Boa ­Vista?

d) O município onde vocês moram pertence a que região? Quando são 10 horas em Fernando de ­Noronha, qual é o horário na região onde moram?

6. Subtração

Em determinado dia, a medida de temperatura em Londres era 3graus Célsius e, em Magdeburgo, 12graus Célsius. Nesse dia, um turista viajou de Londres para Magdeburgo e percebeu a mudança de temperatura.

Fotografia. Vista de passagem com árvores à esquerda. À direita, grade com postes de iluminação e um rio. Ao fundo, uma ponte e prédios.
Passagem de pedestres ao lado do rio Tâmisa, em Londres, Inglaterra. (Fotografia de 2021.)
Fotografia. Praça com neve no chão e grande construção ao fundo. À frente, decoração de estruturas iluminadas representado animais e objetos. Algumas pessoas tiram fotografias e conversam.
Praça da catedral com o edifício do Parlamento da cidade de Magdeburgo, Alemanha. (Fotografia de 2021.)

Observe como podemos representar a diferença entre as medidas de temperatura registrada em Magdeburgo (12grausC) e a registrada em Londres (3grausC) na reta numérica.

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 12, menos 3 e zero.  Fio de menos 3 a menos 12, com a indicação diferença de 9 graus Celsius.

Analisando a reta numérica, concluímos que, na viagem de Londres para Magdeburgo, a medida de temperatura diminuiu 9 graus Célsius.

A operação que representa essa situação é a subtração: (12)(3)=9.

Agora, vamos ver como efetuar a subtração de dois números inteiros. Para isso, vamos considerar a subtração (+3)(+2).

Note que (+2) é o oposto de +2 e vale 2. Então, podemos dizer que (+3)(+2) é o mesmo que (+3)+(2). Logo, podemos efetuar essa subtração da seguinte maneira:

(+3)(+2)=(+3)+(2)=+1=1

Observe que adicionamos o primeiro número ao oposto do segundo.

Ilustração. Menina de cabelo castanho, vestindo camiseta azul com gola roxa. Ela fala: Conferindo o cálculo da diferença das temperaturas: abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, igual, abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, igual, menos 9.

Observe mais alguns exemplos.

a) (+5)(4)=(+5)+(+4)=+9=9

b) (7)(+4)=(7)+(4)=11

A subtração de dois números inteiros é calculada adicionando-se o primeiro número ao oposto do segundo.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

39 Efetue as subtrações a seguir.

a) (15)(9)

b) (+12)(8)

c) (+14)(+21)

d) (18)(24)

e) (48)(+50)

f) (106)(32)

40 Dois automóveis partem de uma mesma cidade a, mas em sentidos opostos. O primeiro percorre 50 quilômetros à esquerda de a, e o segundo, 90 quilômetros à direita de a. A que medida de distância um automóvel está do outro?

Ilustração. Reta com pontos associados a menos 50, A e 90. Carro azul virado para esquerda em menos 50 e carro vermelho virado para direita em 90.

41 Arquimedes, famoso matemático e inventor grego, nasceu em 287 (287 antes de Cristo) e morreu em 212 (212 antes de Cristo). Quantos anos ele viveu?

Fotografia. Imagem de um homem idoso de barba e cabelos compridos, vestindo gorro e túnica. Ele segura com sua mão direita um modelo de compasso.
Retrato de Arquimedes, matemático grego.

42

Ícone calculadora.

Você já aprendeu que podemos efetuar a adição de números inteiros usando uma calculadora. Realizando o mesmo ­procedimento, Felipe efetuou esta subtração:

(18)(24)

Para isso, ele apertou esta sequência de teclas:

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: menos, 1, 8, menos, menos, 2, 4, igual.

e obteve o seguinte resultado:

Ilustração. Visor de calculadora: menos 42.

O resultado que Felipe obteve está correto? Se não, o que aconteceu?

43

Ícone calculadora.

Na calculadora de Júlia, há a tecla

Ilustração. Tecla mais ou menos de calculadora.

. Usando essa tecla, Júlia efetuou a seguinte ­subtração:

(18)(24)

Para isso, ela apertou estas teclas:

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: 1, 8, mais ou menos, menos, 2, 4, mais ou menos, igual.

e obteve o seguinte resultado:

Ilustração. Visor de calculadora: 6.

O resultado de Júlia está correto? Por que ela obteve um resultado diferente do de Felipe?

44

Ícone atividade em grupo.

Hora de criar Com um colega, elaborem, cada um, um problema sobre subtração de números inteiros. Depois troquem os problemas elaborados por vocês e cada um resolve o problema elaborado pelo outro; destroquem para corrigi-los.

Pense mais um poucoreticências

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Ícone atividade em grupo.

 Junte-se a um colega para resolverem este problema.

O empilhamento a seguir foi montado com fileiras de blocos numerados. Para formar as fileiras, há um segredo. Descubram qual é.

Ilustração. Pirâmide de blocos. De baixo para cima. Primeira fileira: 6, 5, 10, 8, 7. Segunda fileira: menos 1, 5, menos 2, menos 1. Terceira fileira: 6, menos 7, 1. Quarta fileira: menos 13, 8. Quinta fileira: 21.

Sabendo que o empilhamento a seguir tem o mesmo segredo, descubram o número correspondente a cada bloco.

Ilustração. Pirâmide de blocos. De baixo para cima. Primeira fileira: 4, ponto de interrogação, 9, ponto de interrogação, 10. Segunda fileira: ponto de interrogação, ponto de interrogação, ponto de interrogação, 6. Terceira fileira: ponto de interrogação, ponto de interrogação, ponto de interrogação. Quarta fileira: ponto de interrogação, 8. Quinta fileira: ponto de interrogação.

7. Adição algébrica

Observe esta expressão: (+5)+(10)(2)(+4)+(6).

Ela é formada apenas por adições e subtrações de números inteiros.

Ilustração. Homem de cabelo curto, preto e liso, vestindo camisa rosa. Ele fala: Expressões como essa são chamadas de adições algébricas.

Para facilitar o cálculo de adições algébricas, podemos eliminar os parênteses. Para isso, adotamos os seguintes critérios:

quando o sinal que precede os parênteses for mais, conservamos os sinais dos números que estão no interior dos parênteses, como nestes exemplos:

a) +(+9)=+9

b) +(12)=12

quando o sinal que precede os parênteses for menos, trocamos os sinais dos números que estão no interior dos parênteses, como nestes exemplos:

a)

menos, abre parênteses, mais 9, fecha parênteses, igual, menos 9. Chave embaixo do que está antes do sinal de igual com a legenda oposto de mais 9.

b)

menos, abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, igual, mais 12. Chave embaixo do que está antes do sinal de igual com a legenda oposto de menos 12.

Vamos calcular a adição algébrica vista anteriormente. Começamos eliminando os parênteses.

(+5)+(10)(2)(+4)+(6)=+510+246

Agora, juntamos os números positivos e os núme­ros negativos.

Esquema. Mais 5 mais 2 menos 10 menos 4 menos 6 igual a mais 7 menos 20. Chave abaixo de mais 5 mais 2 com a indicação mais 7. Chave abaixo de menos 10 menos 4 menos 6 com a indicação menos 20.
Ilustração. Homem de cabelo curto, preto e liso, de braços cruzados, vestindo camisa rosa. Ele fala: Aqui usamos a propriedade associativa.

Para finalizar, podemos imaginar o número positivo como “pontos ganhos” e o número negativo como “pontos perdidos” e calcular o “saldo de pontos”.

Então, +720 indica 7 pontos ganhos e 20 perdidos. Logo, o saldo de pontos é negativo e igual a 13, ou seja, +720=13.

Acompanhe outros exemplos de adição algébrica.

a) (12)+(4)=124=16

b) (5)+(+5)=5+5=0

c) (5)+(+8)(+1)=5+81=6+8=+2=2

d) (2)(6)+(+3)=2+6+3=2+9=+7=7

Observação

Quando as parcelas de uma adição algébrica forem números opostos (simétricos), elas poderão ser canceladas, pois a soma de dois números opostos é igual a zero, e o zero é o elemento neutro da adição. Observe um exemplo.

Esquema. À esquerda, menos 15 mais 54 mais 16 menos 54 menos 120 igual a menos 15 mais 16 menos 120 igual a 16 menos 135 igual a menos 119. Os números mais 54 e menos 54 têm um risco diagonal em cada um. À direita, mulher branca de cabelo curto ruivo, usando camiseta roxa. Ela fala: Cancelamos as parcelas mais 54 e menos 54, pois mais 54 menos 54 é igual a zero.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

45 Efetue as adições algébricas.

a) (+3)(+5)(10)

b) (+2)+(6)(+5)+(+2)

c) (5)(8)+(7)(9)+(3)

d) (2)(4)(+7)(2)+(12)

46

Ícone cálculo mental.

Efetue mentalmente as adições algébricas.

a) 6+8+64+4+1

b) 49+21+92

c) 5+67+1+710

d) 126+55+612

47 Adicionamos dois a dois, de todos os modos possíveis, os números indicados nos cartões:

Ilustração. Cartões amarelos com números na seguinte ordem: menos 15, 9, menos 8, menos 2.

Quais são os resultados obtidos?

48 Qual é o número que devemos adicionar a:

a) 10 para obter +3?

b) 12 para obter 2?

c) +6 para obter 9?

d) 5 para obter 10?

49 Para cada situação a seguir, crie uma operação usando números inteiros. Interprete o resul­tado de acordo com a situação.

a) Em um jogo, Carlos ganhou 25 pontos e, depois, perdeu 19.

b) Cristiano devia 230 reais para seu primo. Já pagou 150 reais.

c) Ontem a medida da temperatura era 10 graus Célsius e caiu 15 graus Célsius durante a madrugada.

d) Antes de depositar 360 reais em sua conta, Ana verificou que o saldo estava negativo em 135 reais.

50 Observe a sequência numérica e responda às questões.

Esquema. Triângulos coloridos na horizontal, unidos pelo vértice direito da base. Dentro de cada triângulo há um número. Triângulo amarelo: 17. Triângulo verde: 12. Triângulo azul: 7. Triângulo laranja: 2. Triângulo laranja: menos 3. Triângulo azul: menos 8. Triângulo verde: menos 13. Triângulo amarelo: menos 18.

a) Como essa sequência foi formada?

b) Adicione os números que estão nas figuras de cores iguais. Que resultado você obteve?

51

Ícone economia.

Os bancos oferecem a seus clientes um serviço denominado cheque especial. Com ele, o cliente pode retirar mais dinheiro do que tem na conta, pois o banco oferece como ­empréstimo a quantia retirada a mais cobrando algumas taxas. Mas atenção: cheque especial só deve ser utilizado como um último recurso, pois as taxas pagas costumam ser altas. Sabendo que João é um cliente que tem cheque especial e que hoje tem no banco .5000 reais, responda às questões.

a) Ao pagar uma conta de .2720 reais, João ficou com que quantia na conta?

b) Depois de alguns dias, ele pagou mais três contas, no valor de .1500 reais, 850 reais e 680 reais. Qual é o novo saldo?

c) Se o limite do cheque especial de João é de .2000 reais, podemos dizer que ele ultrapassou o limite? Se não, quanto sobrou do seu limite?

d) Como João utilizou uma parte do seu limite no cheque especial, ele deverá pagar uma quantia, em real, ao banco. Se o banco cobrar, por mês, 150 reais de taxa, quanto ele deverá depositar em sua conta, dentro de um mês, para pagar a dívida com o banco?

52 Um empresário registrou no gráfico a seguir o movimento financeiro de sua empresa, no 1º semestre do ano.

Gráfico de barras verticais que apresenta o movimento financeiro da empresa (em milhares de reais) ao longo de 6 meses. No eixo horizontal, os meses. No eixo vertical, os valores (em milhares de reais).  Os dados são: Janeiro: 100. Fevereiro: 700. Março: menos 400. Abril: menos 600. Maio: 500. Junho: menos 750.
Dados obtidos pelo empresário.

Responda às questões de acordo com o gráfico.

a) Em que mês a empresa obteve maior lucro?

b) Em que mês ela sofreu maior prejuízo?

c) Ao final do semestre, a empresa registrava lucro ou prejuízo? De quanto?

53

Ícone atividade em grupo.

Hora de criar – Com um colega, elaborem, cada um, um problema que envolva adição algébrica de números inteiros. Depois troquem os problemas elaborados por vocês e cada um resolve o problema elaborado pelo outro; destroquem para corrigi-los.

Pense mais um poucoreticências

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Recorte nove fichas quadradas (de mesmo tamanho) de papel. Escreva nelas os números inteiros 5,4,3,2,1, 0, 1, 2 e 3. Use um número para cada ficha. Acomode as fichas formando um quadrado, de modo que a soma algébrica nas verticais, nas horizontais e nas diagonais seja sempre 3. Esse é um quadrado mágico.

2 Recorte novas fichas quadradas, adicionando a cada número dado na atividade 1 outro número, a sua escolha, e forme um novo quadrado mágico.

(Use tesoura com ponta arredondada e a manuseie com cuidado!)

8. Multiplicação

Ilustração. Mulher branca, de cabelos castanhos escuro, usando um óculos e vestindo um casaco azul sobre uma camiseta rosa. Ela fala: Para avançar no conhecimento da Matemática, em geral recorremos ao que já conhecemos. É como construir uma parede: assentam-se os novos tijolos sobre aqueles que já estão assentados. Para estudar a multiplicação entre números inteiros, vamos recordar essa operação com números naturais.

Quando estudamos os números naturais, vimos que a multiplicação equivale à adição de parcelas iguais. Por exemplo:

54=4+4+4+4+4=20

Ao estudar os números inteiros, no decorrer deste capítulo, vimos que:

o oposto de um número positivo é um número negativo (exemplo: (+3)=3);

o oposto de um número negativo é um número positivo (exemplo: (3)=3).

Agora, observe estas multiplicações.

a) (+2)(+4)=2(+4)=(+4)+(+4)=+8=8 Portanto, (+2)(+4)=8. Multiplicamos dois números positivos, e o resultado foi um número positivo.

b) (+2)(4)=2(4)=(4)+(4)=8 Portanto, (+2)(4)=8. Multiplicamos um número positivo por um número negativo, e o resultado foi um número negativo.

c) O produto (2)(+4) pode ser representado por (+2)(+4). Como (+2)(+4)=8, obtemos: [(+2)(+4)]=8. Portanto, (2)(+4)=8. Multiplicamos um número negativo por um número positivo, e o resultado foi um número negativo. 

d) O produto (2)(4) pode ser representado por (+2)(4). Como (+2)(4)=8, obtemos: [(+2)(4)]=(8)=+8=8. Portanto, (2)(4)=8. Multiplicamos dois números negativos, e o resultado foi um número positivo.

Em qualquer multiplicação de números inteiros diferentes de zero, temos:

o produto de dois números de mesmo sinal é um número positivo;

o produto de dois números de sinais diferentes é um número negativo.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

54 Determine os produtos e escreva a resposta no caderno.

a) (5)(+6)

b) (5)(6)

c) (6)(8)

d) (2)(1)

e) (+3)(+7)

f) (9)(+2)

g) 0(4)

h) (34)(+2)

55 Descubra dois números cuja soma seja 6 e cujo produto seja 16.

56

Ícone cálculo mental.

Determine mentalmente o valor do fator desconhecido, representado por uma letra, nos casos a seguir.

a) (8)x=(8)

b) (4)y=(+4)

c) (5)z=0

d) (+9)t=(+9)

e) (+6)n=0

f) 0m=0

57 Siga as instruções do fluxograma para obter o valor de R.

Ilustração. Computador com monitor, teclado e mouse. No monitor tem um esquema de fluxo. À esquerda, as caixas com os números menos 8 e menos 2. Abaixo delas, setas apontam para uma caixa com a palavra multiplique. Abaixo dela, uma seta aponta para a caixa com a letra A. À direita, as caixas com os números menos 10 e mais 3. Abaixo delas, setas apontam para uma caixa com a palavra adicione. Abaixo dela, uma seta aponta para uma caixa com a letra B. Abaixo das caixas com as letras A e B, setas apontam para uma caixa com a informação: subtraia A de B. Abaixo dela, uma seta aponta para uma caixa com a letra R.

58 Em determinado jogo, cada participante deve responder a 20 questões. A cada resposta correta, ganham-se 3 pontos e, a cada resposta incorreta, perdem-se 2 pontos.

a) Quantas questões Henrique acertou se ele marcou 30 pontos?

b) É possível que alguém termine esse jogo com zero ponto? Quantas questões essa pessoa teria acertado?

c) Quantas questões uma pessoa pode ter acertado se ela marcou 15 pontos?

d) Juliano disse que marcou 4 pontos. Ele está correto? Por quê?

59

Ícone calculadora.

Usando uma calculadora com a tecla

Ilustração. Tecla mais ou menos de calculadora.

, ­podemos efetuar multiplicações com números inteiros. Acompanhe alguns exemplos.

(8)(+2)

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: 8, mais ou menos, vezes, 2, igual. No visor, menos 16.

(+5)(6)

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: 5, vezes, 6, mais ou menos, igual. No visor, menos 30.

Que teclas devem ser apertadas para efetuar as multiplicações a seguir? E qual será o resultado dessas operações?

a) (+5)(+6)

b) (4)(9)

c) (+3)(8)(6)

d) (7)(5)(6)

Pense mais um pouco...

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Ícone atividade em grupo.

 Reúna-se com um colega para resolverem este problema.

Bruna e Carlos estão jogando conforme as seguintes regras:

O 1º jogador (o desafiante) escolhe um número inteiro entre 50 e 50 e o decompõe em dois fatores. Deve escrever o número e os fatores em um papel e guardá-lo.

Obrigatoriamente, pelo menos um dos fatores deve ser negativo.

O 2º jogador deve encontrar o produto e os fatores, registrando as tentativas.

Para cada tentativa, o desafiante indica os acertos e dá dicas sobre os demais valores: diz se o pro­duto e cada fator são maiores ou menores que os escolhidos.

Com as dicas, o 2º jogador deve fazer tentativas até encontrar os fatores escolhidos.

Em seguida, invertem-se as posições.

Vence o jogo aquele que descobrir os fatores no menor número de tentativas.

Pensando na estrutura do jogo, respondam:

a) O 2º jogador sabe que um dos fatores é zero. O que ele pode afirmar sobre o outro fator?

b) O 2º jogador sabe que um dos fatores está entre 7 e1. Ele pode afirmar que o produto é ­negativo?

c) O 2º jogador sabe que o produto não é negativo. O que pode afirmar sobre os fatores?

d) O 2º jogador diz corretamente os dois fatores, em determinada ordem. Se ele tivesse dito os mesmos fatores na ordem inversa, teria errado?

Propriedades da multiplicação

Ao estudar a multiplicação de números naturais, vimos que essa operação é comutativa e associativa e que o número 1 é seu elemento neutro. Essas propriedades também são válidas para a multiplicação de números inteiros.

Em uma multiplicação de dois números inteiros, a ordem dos fatores não altera o produto.

Observe esta multiplicação: (20)(+5)=100.

Trocando a ordem dos fatores, obtemos (+5)(20)=100.

Portanto, (20)(+5)=(+5)(20).

Em uma multiplicação de três ou mais números inteiros, podemos associá-los de modos diferentes sem alterar o produto.

Vamos calcular (+3)(7)(2).

Associamos os dois primeiros fatores e, pelo resultado, multiplicamos o terceiro:

Esquema. Abre colchetes, abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, fecha colchetes, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses. Multiplicando mais 3 por menos 7, obtêm-se menos 21. Abre colchetes, menos 21, fecha colchetes, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, é igual a mais 42.

Ou, então, associamos os dois últimos fatores e multiplicamos o primeiro pelo ­resultado:

Esquema. Abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, vezes, abres colchetes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, fecha colchetes. Multiplicando menos 7 por menos 2, obtêm-se mais 14. Abre parênteses, mais 3, fecha parênteses, vezes, abre colchetes, mais 14, fecha colchetes, é igual a mais 42.

O número 1 é o elemento neutro da multiplicação de números inteiros.

Observe dois exemplos.

a) (+5)1=1(+5)=+5=5

b) (4)1=1(4)=4

Para a multiplicação de números inteiros, também vale a propriedade distributiva em relação à adição algébrica.

Na multiplicação de um número inteiro por uma adição algébrica, podemos multiplicar esse inteiro pelos termos da adição algébrica e, depois, adicionar os resultados.

Observe alguns exemplos.

a)

Esquema. 4 vezes, abre parênteses, 7 menos 10, fecha parênteses. Aplica-se a propriedade distributiva. 4 vezes 7 mais 4 vezes, abre parênteses. menos 10, fecha parênteses é igual a 28 menos 40 que é igual a menos 12.

b)

Esquema. Menos 5 vezes, abre parênteses, menos 9 mais 2, fecha parênteses. Aplica-se a propriedade distributiva. Menos 5 vezes, abre parênteses, menos 9, fecha parênteses, menos 5 vezes, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses é igual a 45 menos 10 que é igual a 35.

c)

Esquema. Menos 2 vezes, abre parênteses, menos 5 menos 6, fecha parênteses. Aplica-se a propriedade distributiva. Menos 2 vezes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, menos 2 vezes, abre parênteses, menos 6, fecha parênteses é igual a 10 mais 12 que é igual a 22.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

60

Ícone cálculo mental.

Calcule mentalmente.

a) Sabendo que (80)(+62)=.4960, quanto vale (+62)(80)?

b) Sendo (10)[(8)(+15)]=.1200, calcule [(10)(8)](+15).

61 Identifique as propriedades empregadas na resolução das multiplicações a seguir.

a) 2(78)= =2(7)2(8)= =14+16=30

b) (10)(5)(2)= =(10)(+10)=100

c) (4)(1)(8)(+1)= =(4)(1)(8)= =(4)(+8)=32

62

Ícone calculadora.

Acompanhe como Márcio efetuou a multipli­ca­ção (9)(+5)(1) usando uma cal­cu­la­dora.

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: 9, mais ou menos, vezes, 5, mais ou menos, igual. No visor, 45.

Nesse cálculo, ele usou uma propriedade da multiplicação. Que propriedade é essa?

63 Observe como Pedro e Daniela efetuaram a mesma operação.

Pedro

Ilustração. Pedaço de folha de papel pautada com as seguintes informações: abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4 mais 2, fecha parênteses, é igual a menos 7, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, menos 7, vezes, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, é igual a 28 menos 14 é igual a 14.

• Daniela

Ilustração. Pedaço de folha de papel pautada com as seguintes informações: abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4 mais 2, fecha parênteses é igual a menos 7, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses é igual a 14.

Agora, resolva.

a) Descreva os procedimentos usados por ­Pedro e por Daniela.

b) Em sua opinião, quem fez o cálculo do modo mais prático? Justifique sua resposta.

64 Usando o método de Pedro ou o de Daniela, efetue as multiplicações no caderno.

a) (9)(6+5)

b) (25)(101)

c) (34)(5+2)

d) (+25)(12+2)

e) (+10)(23+54)

f) 0(+91)

9. Divisão

Considerando que a divisão é a operação inversa da multiplicação, sabemos, por exemplo, que:

18:3=6, porque 63=18

Ilustração. Homem branco ruivo, de camisa vermelha, fala: Recordando os números naturais e a divisão.

Em uma divisão entre dois números inteiros diferentes de zero, temos:

quociente positivo quando esses números (dividendo e divisor) são de mesmo sinal;

• quociente negativo quando esses números (dividendo e divisor) são de sinais diferentes.

Observe outros exemplos.

a) (+60):(15)=4, porque (4)(15)=+60.

b) (30):(+10)=3, porque (3)(+10)=30.

c) (+80):(+20)=+4, porque (+4)(+20)=+80.

d) (65):(13)=+5, porque (+5)(13)=65.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

65 Efetue as divisões.

a) (+9):(9)

b) (8):(8)

c) 0:(+7)

d) (48):(+12)

e) (50):(5)

f) (+112):(56)

g) (108):(+27)

h) (+35):(+7)

i) (+72):(+36)

j) (90):(10)

66 Determine o valor do ter­mo desconhecido, representado pela letra, em cada caso.

a) x:(8)=6

b) y:9=7

c) t:(3)=24

d) z:(13)=12

67 Determine o quociente entre dois números não nulos:

a) quando esses números são iguais;

b) quando esses números são opostos.

68 Carla e Joana são duas amigas que adoram decifrar códigos. Carla conheceu um garoto com um nome bastante diferente e propôs a Joana um desafio para descobrir o nome dele.

Determine o resultado de cada operação que está ligada a uma letra. No caderno, coloque esses resultados em ordem crescente e troque pela letra correspondente.

Ilustração. Folha de papel pautada com as seguintes informações: U: abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, mais 2. O: 24 dividido por 4. Z: abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses. A: abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses. D: abre parênteses, menos 1, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses. R: abre parênteses, menos 6, fecha parênteses, dividido por 3. L: abre parênteses, menos 6, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses.

Qual é o nome do colega de Carla?

10. Expressões numéricas

Já aprendemos que, para resolver uma expressão numérica, eliminamos os sinais de associação respeitando a seguinte ordem: parênteses, colchetes e chaves. Devemos nos lembrar também de obedecer aos procedimentos relativos aos símbolos + ou que precedem os parênteses, colchetes e chaves.

Como exemplo, vamos resolver algumas expressões.

a)

Esquema.
À esquerda, 10 menos, abre colchetes, menos 8 mais, abre parênteses, menos 18 mais 6, fecha parênteses, fecha colchetes.
Calculando menos 18 mais 6, obtêm-se menos 12.
10 menos, abre colchetes, menos 8 mais, abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, fecha colchetes é igual a 10 menos, ache colchetes, menos 8 menos 12 fecha colchetes.
Calculando menos 8 menos 12, obtêm-se menos 20.
10 menos, abre colchetes, menos 20, fecha colchetes é igual a 10 mais 20 é igual a 30.
À direita, menina negra, de cabelo castanho, vestindo uma camisa verde, fala: Resolvemos o que está entre parênteses: menos 18 mais 6 é igual a menos 12. Eliminamos os parênteses. Resolvemos o que está entre colchetes: menos 8 menos 12 é igual a menos 20. Eliminamos os colchetes.

b)

Esquema.
À esquerda, menos 4 mais, abre chaves, 5 menos, abre colchetes, 3 menos, abre parênteses, menos 7 mais 9 fecha parênteses, fecha colchetes, fecha chaves.
Calculando menos 7 mais 9, obtêm-se mais 2.
Menos 4 mais, abre chaves, 5 menos, abre colchetes, 3 menos, abre parênteses, mais 2, fecha parênteses, fecha colchetes, fecha chaves é igual a menos 4 mais, abre chaves, 5 menos, abre colchetes, 3 menos 2, fecha colchetes, fecha chaves. 
Calculando 3 menos 2, obtêm-se mais 1.
Menos 4 mais, abre chaves, 5 menos, abre colchetes mais 1, fecha colchetes, fecha chaves. 
Elimina-se os colchetes.
Menos 4 mais, abre chaves, 5 menos 1, fecha chaves.
Calculando 5 menos 1, obtêm-se 4.
Menos 4 mais, abre chaves, 4, fecha chaves, é igual a menos 4 mais 4 é igual a zero.
À direita, menino amarelo, de cabelo preto, vestindo camiseta vermelha, fala: Resolvemos o que está entre parênteses: menos 7 mais 9 é igual a 2. Eliminamos os parênteses. Resolvemos o que está entre colchetes: 3 menos 2 é igual a 1. Eliminamos os colchetes. Resolvemos o que está entre chaves: 5 menos 1 é igual a 4. Eliminamos as chaves.

c)

Esquema.
À esquerda, 2 mais, abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais 1, fecha parênteses.
Calculando, abre parênteses, menos 12, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, e, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais 1, fecha parênteses, obtêm-se, respectivamente, mais 4 e menos 10.
2 mais, abre parênteses, mais 4, fecha parênteses menos, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses é igual a 2 mais 4 mais 10 é igual a 16.
À direita, menina branca, de cabelo castanho claro, vestindo camiseta verde, fala: Efetuamos a divisão e a multiplicação. Eliminamos os parênteses.

d)

Esquema.
À esquerda, menos 12 mais, abre colchetes, abre parênteses, menos 7 menos 3, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses. fecha colchetes.
Calculando menos 7 menos 3, obtêm-se menos 10.
Menos 12 mais, abre colchetes, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, fecha colchetes.
Calculando, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, obtêm-se mais 5.
Menos 12 mais, abre colchetes, abre parênteses, mais 5, fecha parênteses, fecha colchetes, é igual a menos 12 mais 5 é igual a menos 7. 
À direita, menino branco, de cabelo ruivo, usando óculos e vestindo blusa azul, fala: Efetuamos a operação entre parênteses. 
Efetuamos a operação entre colchetes. Eliminamos os colchetes.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

69 Resolva as seguintes expressões.

a) 14menosabre parênteses menos10+5+3fecha parênteses

b) menos15+abre colchete menos4menosabre parênteses menos5+20fecha parênteses fecha colchete

c) 20menosabre chaves menos10+abre colchete+20menosabre parênteses menos20+10fecha parênteses fecha colchete fecha chave

d) menos12+abre parênteses menos6fecha parêntesesmenosabre colchete abre parênteses menos8menos5fecha parênteses fecha colchete

70 Efetue cada operação a seguir.

a) abre parênteses menos1fecha parêntesesabre parênteses menos1fecha parêntesesabre parênteses menos1fecha parêntesesabre parênteses menos1fecha parêntesesabre parênteses menos1fecha parênteses

b) menos5+abre parênteses menos3fecha parêntesesabre parênteses+8fecha parênteses

c) abre parênteses menos6fecha parêntesesabre parênteses+5fecha parêntesesmenosabre parênteses menos4fecha parêntesesabre parênteses+3fecha parênteses

d) abre parênteses menos5+1fecha parêntesesabre parênteses menos8+2fecha parênteses

e) 6menosabre parênteses menos6+4fecha parêntesesabre parênteses menos5+9fecha parênteses

f) menos3menos3abre parênteses menos3fecha parênteses

71 Roberto lançou 15 vezes uma moeda e obteve os resultados que estão no quadro.

Cara

10

Coroa

5

Para cada cara, Roberto ganha 7 pontos e, para cada coroa, perde 9 pontos.

a) Represente com um número positivo e um número negativo o total de pontos ganhos e o total de pontos perdidos.

b) Crie uma expressão que forneça o saldo de pontos obtidos por Roberto.

c) Qual foi o saldo de pontos obtidos por Ro­ber­to nessa jogada?

d) Qual é a pontuação máxima que Roberto poderia conseguir? E a mínima?

72 João, Ricardo e Cristina participaram de um campeonato de videogame. Para fazer uma brincadeira com os colegas, apresentaram os pontos obtidos por meio do valor das seguintes expressões:

Ricardo

−5 − 2 ⋅ (−3) + (−2) ⋅ (−5) + 7

Cristina

[(−2) ⋅ 1 + (−6)] ⋅ (−1)

João

(−3) ⋅ 2 + (−2) ⋅ (−5) + (−3) ⋅ (−1)

O quadro a seguir registra a quantidade de pontos dos seis primeiros colocados.

Classificação

Número de pontos

18

17

8

7

5

4

Qual foi a classificação de cada um?

73 Calcule as expressões a seguir.

a) abre parênteses menos4+20fecha parêntesesdividido porabre parênteses menos8fecha parênteses

b) abre parênteses menos6menos14fecha parêntesesdividido porabre parênteses menos6+1fecha parênteses

c) abre parênteses menos8fecha parêntesesabre parênteses+3fecha parêntesesmenosabre parênteses menos15fecha parêntesesdividido porabre parênteses+3fecha parênteses

d) abre colchete menos8+abre parênteses menos4fecha parênteses(‒3fecha parênteses fecha colchetedividido porabre parênteses menos1menos1fecha parênteses

e) abre parênteses menos6menos2+3fecha parêntesesdividido porabre colchete menos3abre parênteses menos2+3fecha parênteses+8fecha colchete

74

Ícone atividade em grupo.

Ícone calculadora.

Junte-se a um colega para resolverem este ­problema.

 Utilizando uma calculadora, Luana precisa efetuar a operação abre parênteses menos.1500fecha parêntesesdividido porabre parênteses menos20fecha parênteses, mas as teclas

Ilustração. Tecla 1 de uma calculadora.

e

Ilustração. Tecla 2 de uma calculadora.

estão quebradas.

Como Luana pode fazer esse cálculo sem usar essas teclas?

75

Ícone atividade em grupo.

Hora de criar – Com um colega, elaborem, cada um, um problema que envolva expressão numérica de números inteiros. Depois troquem os problemas elaborados por vocês, cada um resolve o problema elaborado pelo outro e destroquem para corrigi-los.

11. Potenciação

Quando trabalhamos com números naturais, vimos que, ao efetuar um produto de fatores iguais, realizamos uma operação chamada de potenciação.

Também podemos efetuar a potenciação com números inteiros.

Vamos ver alguns exemplos com expoente positivo.

a) abre parênteses+5fecha parênteses elevado a 2 =abre parênteses+5fecha parêntesesabre parênteses+5fecha parênteses =+25

b) abre parênteses+7fecha parênteses elevado a 3 =abre parênteses+7fecha parêntesesabre parênteses+7fecha parêntesesabre parênteses+7fecha parênteses=+343

c) abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 2 =abre parênteses menos3fecha parêntesesabre parênteses menos3fecha parênteses=+9

d) abre parênteses menos4fecha parênteses elevado a 3 =abre parênteses menos4fecha parêntesesabre parênteses menos4fecha parêntesesabre parênteses menos4fecha parênteses=menos64

e) abre parênteses menos2fecha parênteses elevado a 5 =abre parênteses menos2fecha parêntesesabre parênteses menos2fecha parêntesesabre parênteses menos2fecha parêntesesabre parênteses menos2fecha parêntesesabre parênteses menos2fecha parênteses=menos32

Em potenciação cuja base é um número inteiro e o expoente é um número ­positivo, temos:

a potência de base positiva é um número positivo;

a potência de base negativa é positiva quando o expoente é par e negativa quando o expoente é ímpar.

Potência de expoente 1 ou zero

De modo geral, convencionamos que:

Para toda potência cuja base é um número inteiro e o expoente é 1, a potência é igual à própria base.

Para toda potência cuja base é um número inteiro não nulo e o expoente é zero, a potência é igual a 1.

Observe alguns exemplos.

a) 3elevado a 1 =3

b) abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 1 =menos2

c) abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 1 =menos5

d) 2elevado a 0 =1

e) abre parênteses menos1fecha parênteseselevado a 0 =1

f) abre parênteses menos7fecha parênteseselevado a 0 =1

Observação

Sempre colocamos as bases negativas entre parênteses. Observe.

abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 2 =abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses menos5fecha parênteses=+25=25

Se não colocarmos as bases negativas entre parênteses, o sinal negativo será do resultado da potenciação. Observe.

menos5elevado a 2 =55=menos25

Assim, abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 2 é diferente de menos5elevado a 2.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

76 Calcule as potências.

a) abre parênteses+3fecha parênteseselevado a 2

b) abre parênteses+5fecha parênteseselevado a 3

c) abre parênteses+7fecha parênteseselevado a 2

d) abre parênteses menos11fecha parênteseselevado a 2

e) abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 3

f) abre parênteses menos3fecha parênteseselevado a 4

g) abre parênteses menos1fecha parênteseselevado a 6

h) abre parênteses+6fecha parênteseselevado a 1

i) abre parênteses+329fecha parênteseselevado a 0

77 Compare as potências usando >, < ou =.

a) abre parênteses menos9fecha parênteseselevado a 0 e abre parênteses+31fecha parênteseselevado a 0

b) abre parênteses menos9fecha parênteseselevado a 1 e abre parênteses menos1fecha parênteseselevado a 6

c) abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 8 e abre parênteses+3fecha parênteseselevado a 3

d) abre parênteses+2fecha parênteseselevado a 5 e abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 5

78 Quais números inteiros entre abre parênteses menos3fecha parênteseselevado a 3 e abre parênteses+3fecha parênteseselevado a 3 são divisíveis por 10?

79 O número menos15 é menor que menos3. E abre parênteses menos15fecha parênteseselevado a 2 é menor que abre parênteses menos3fecha parênteseselevado a 2? Por quê?

80 Uma potência é negativa e seu expoente é ímpar. Sua base é um número positivo ou negativo?

81 Mônica apresentou o seguinte desafio para Carlos:

Ilustração. Em pé, menina branca loira, veste camiseta rosa, fala: Elevei um número negativo a um expoente que é o dobro de um número ímpar. Obtive um número positivo ou negativo? 
Sentado em uma carteira à frente dela, menino negro, de cabelo curto cacheado. Ele veste uma camiseta laranja e está com uma expressão de pensamento.

Ajude Carlos a obter a resposta correta para esse desafio.

82

Ícone calculadora.

Com uma calculadora, podemos determinar potências de bases negativas. A potência abre parênteses menos2fecha parênteses elevado a 4 pode ser calculada teclando-se a sequência:

Ilustração. Teclas de calculadora na seguinte ordem: 2, mais ou menos, vezes, igual, igual, igual. No visor, 16.

Que sequência de teclas deve ser apertada para calcular as potências a seguir?

a) abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 6

b) abre parênteses menos3fecha parênteseselevado a 5

c) abre parênteses menos4fecha parênteseselevado a 3

d) abre parênteses menos3fecha parênteseselevado a 4

e) abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 7

f) abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 2

Que valor foi encontrado em cada item?

Propriedades da potenciação

A seguir, vamos estudar algumas propriedades da potenciação, válidas para toda potência cuja base é um número inteiro e o expoente é um número natural.

Produto de potências de mesma base

Vamos calcular abre parênteses menos4fecha parênteseselevado a 3 abre parênteses menos4fecha parênteseselevado a 2.

Esquema. Abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, elevado ao cubo vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, elevado ao quadrado igual a, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, elevado a 5.
Abaixo, indicação de que, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, elevado ao cubo corresponde a, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses.
Abaixo, indicação de que, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, elevado ao quadrado corresponde a, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses.

Observe que o expoente 5 é a soma dos expoentes dos fatores, ou seja:

abre parênteses menos4fecha parênteseselevado a 3 abre parênteses menos4fecha parênteseselevado a 2= abre parênteses menos4fecha parênteseselevado a 3 + elevado a 2 = abre parênteses menos4fecha parênteseselevado a 5

Para reduzir um produto de potências de mesma base a uma só potência, conservamos a base e adicionamos os expoentes.

Quociente de potências de mesma base

Vamos calcular abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 5 dividido por abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 2.

Devemos procurar uma potência que multiplicada por abre parênteses menos2fecha parênteses elevado a 2 resulte em abre parênteses menos2fecha parênteses elevado a 5. Essa potência é abre parênteses menos2fecha parênteses elevado a 3, pois abre parênteses menos2fecha parênteses elevado a 3 abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 2= abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 5. Então:

abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 5dividido por abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 2 = abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 3

Observe que o expoente 3 é a diferença entre os expoentes do dividendo e do divisor, ou seja:

abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 5dividido por abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 2 =abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 5 menos 2 = abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 3

Para reduzir um quociente de potências de mesma base a uma só potência, conservamos a base e subtraímos os expoentes.

Potência de uma potência

Vamos calcular o cubo de abre parênteses menos​3fecha parênteses elevado a 2​​, ou seja, abre colchete abre parênteses menos​3fecha parênteses elevado a 2 fecha colchete elevado a 3​​.

Observe que o número que está elevado à terceira potência é abre parênteses menos ​3fecha parênteses elevado a 2. Portanto:

abre colchete abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 2 fecha colchete elevado a 3=abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 2abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 2abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 2=abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 2 mais 2 mais 2=abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 3 vezes 2=abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 6

Note que o resultado pode ser obtido conservando-se a base e multiplicando-se os ­expoentes.

Para reduzir uma potência de potência a uma potência de um só expoente, conservamos a base e multiplicamos os expoentes.

Potência de um produto

Vamos calcular o quadrado do produto abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parênteses, ou seja, abre colchete abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+​2fecha parênteses fecha colchete elevado a 2.

Observe que a base da potência é o produto abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parênteses, ou seja:

abre colchete abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parênteses fecha colchete​​elevado a 2=abre colchete abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parênteses fecha colcheteabre colchete abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parênteses fecha colchete=abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parêntesesabre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parênteses=

=abre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses menos5fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parêntesesabre parênteses+2fecha parênteses=abre parênteses menos5)​elevado a 2abre parênteses+2fecha parênteseselevado a 2

Note que o resultado pode ser obtido elevando-se cada fator ao quadrado.

Para elevar um produto a um expoente, elevamos cada fator a esse expoente.

Expressões numéricas com potenciação

Acompanhe, a seguir, o cálculo do valor de algumas expressões.

a)

  

Esquema. Abre parênteses, menos 3 mais 7, fecha parênteses, elevado ao cubo, dividido por, abre parênteses, menos 5, mais 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado.
Calculando menos 3 mais 7 e menos 5 mais 3, obtêm-se, respectivamente, mais 4 e menos 2.
Abre parênteses mais 4, fecha parênteses, elevado ao cubo, dividido por, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado.
Calculando, abre parênteses, mais 4, fecha parênteses, ao cubo e, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, ao quadrado, obtêm-se, respectivamente, mais 64 e mais 4.
Abre parênteses, mais 64, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, mais 4, fecha parênteses, é igual a 16.
Ilustração. Menino branco, de cabelo castanho, veste camiseta azul listrada. Ele está de frente para uma mesa com um caderno sobre ela e fala: Efetuamos as operações entre parênteses. Calculamos as potências.

b)

  

Esquema. Abre colchetes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado ao cubo, fecha colchetes, elevado a 6, fim do expoente, dividido por, abre colchetes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado a 4, fecha colchetes, elevado a 5, igual a, abre colchetes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado a 5, fecha colchetes, elevado a 6, fim do expoente, dividido por, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado a 20 igual a, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado a 30, fim do expoente, dividido por, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado a 20 igual a, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado a 10 igual a 1024.
Ilustração. Menina branca, de cabelo loiro, usa óculos e veste camiseta rosa. Ela está de frente para uma mesa com um caderno aberto sobre ela e fala: Aplicamos as propriedades da potenciação.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

83 Reduza a uma só potência.

a) abre parênteses+4fecha parênteseselevado a 2abre parênteses+4fecha parênteseselevado a 3

b) abre parênteses menos10fecha parênteseselevado a 3abre parênteses menos10fecha parênteseselevado a 4abre parênteses menos10fecha parênteseselevado a 2

c) abre parênteses menos12fecha parêntesesabre parênteses menos12fecha parêntesesabre parênteses menos12fecha parênteseselevado a 2

d) abre parênteses menos6fecha parênteseselevado a 8dividido porabre parênteses menos6fecha parênteseselevado a 2

e) abre parênteses+9fecha parênteseselevado a 3dividido porabre parênteses+9fecha parênteses

f) abre parênteses menos21fecha parênteseselevado a 4dividido porabre parênteses menos21fecha parênteseselevado a 3

84 Aplique as propriedades de potência.

a) abre parênteses+2elevado a 5 fecha parênteses elevado a 3

b) abre colcheteabre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 3fecha colcheteelevado a 4

c) abre colchete abre parênteses menos7fecha parênteseselevado a 2fecha colcheteelevado a 5

d) abre colchete abre parênteses menos3fecha parêntesesabre parênteses menos5fecha parênteses fecha colcheteelevado a 3

e) abre colchete abre parênteses+2fecha parêntesesabre parênteses menos7fecha parênteses fecha colcheteelevado a 2

f) abre colchete abre parênteses menos2fecha parêntesesabre parênteses+11fecha parêntesesabre parênteses menos3fecha parênteses fecha colcheteelevado a 2

85 Resolva as expressões a seguir.

a) abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 3dividido porabre parênteses8fecha parênteses

b) abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 2 dividido porabre parênteses menos4menos1fecha parênteses

c) abre parênteses menos5+ 1fecha parênteseselevado a 2 + abre parênteses menos4fecha parênteseselevado a 2 menos abre parênteses menos1fecha parênteseselevado a 5

d) abre parênteses menos2fecha parênteseselevado a 3 abre parênteses menos3fecha parênteseselevado a 2 menos abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 2 abre parênteses menos1fecha parênteseselevado a 4

e) abre parênteses5menos 10fecha parênteseselevado a 2 menos abre parênteses menos3fecha parênteseselevado a 2 + abre parênteses12fecha parênteseselevado a 0

f) abre parênteses3fecha parênteseselevado a 3 abre parênteses2fecha parênteseselevado a 2 + abre parênteses10fecha parênteseselevado a 1 abre parênteses1fecha parênteseselevado a 5

86 Reduza a uma só potência.

a) abre parênteses2elevado a 5 2elevado a 6 2elevado a 4fecha parêntesesdividido por abre parênteses2elevado a 7 2elevado a 3fecha parênteses

b) abre parênteses3elevado a 4 dividido por 3elevado a 3fecha parênteses abre parênteses3elevado a 5 3elevado a 3fecha parênteses

c) abre colchete abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 2 abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 4fecha colchetedividido por abre colchete abre parênteses menos5fecha parênteses abre parênteses menos5fecha parênteseselevado a 3fecha colchete

d) abre colchete abre parênteses menos7fecha parênteseselevado a 2fecha colcheteelevado a 4 abre colchete abre parênteses menos7fecha parênteseselevado a 5dividido por abre parênteses menos7fecha parênteseselevado a 3fecha colchete

e) abre parênteses2elevado a 2 2elevado a 3 2elevado a 5fecha parêntesesdividido por abre parênteses2elevado menos 2 mais 5 fecha parênteses

f) abre parênteses menos1menos1menos1fecha parênteses elevado a 2 abre parênteses menos3fecha parênteses elevado a 1 mais 2

12. Raiz quadrada

Já vimos que, para determinar

raiz quadrada de 36

por exemplo, precisamos determinar um número que elevado ao quadrado resulte em 36. Então,

Raiz quadrada de 36

=6, pois 6elevado a 2=36.

No entanto, abre parênteses menos6fecha parênteses elevado a 2também é igual a 36. Porém, como o resultado de uma operação deve ser único, foi convencionado pelos matemáticos que a raiz quadrada de um número inteiro, quando existir, é um número não negativo.

Acompanhe os exemplos.

a) Os números inteiros cujo quadrado é 81 são 9 e menos9, pois 9elevado a 2 =81 e abre parênteses menos9fecha parênteseselevado a 2=81. Porém,

raiz quadrada de 81

=9.

b) Os números inteiros cujo quadrado é 144 são 12 e menos12, pois 12elevado a 2=144 e abre parênteses menos12elevado a 2 fecha parênteses=144. Porém,

raiz quadrada de 144

=12.

Note que, ao procurar os números inteiros que elevados ao quadrado resultam em menos81, constatamos que não é possível encontrá-los, pois o produto de um positivo por um positivo é um número positivo, assim como o produto de um negativo por um negativo também é um positivo. Portanto, nenhum número inteiro elevado ao quadrado resulta em um número negativo.

Observação

Além do zero, somente os números inteiros positivos e quadrados perfeitos têm como raiz quadrada um número inteiro. Assim, por exemplo:

não existe nenhum número inteiro que seja raiz quadrada do número 5;

não existe nenhum número inteiro que seja raiz quadrada de menos9.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

87 Determine:

a)

Item a: raiz quadrada de 1

b)

Item b: raiz quadrada de 49.

c)

Item c: menos, abre parênteses, raiz quadrada de 100, fecha parênteses.

d)

tem d: menos, abre parênteses, raiz quadrada de 16, fecha parênteses.

e)

Item e: raiz quadrada de 196.

f)

Item f: menos, abre parênteses, raiz quadrada de 256, fecha parênteses.

88 Quais são os números compreendidos en­tre 10 e 10 cuja raiz quadrada é um número inteiro?

89 Alguns dos números a seguir têm como raiz quadrada um número inteiro. Quais são eles? Justifique sua resposta.

a) 18

b) 4

c) 36

d) 100

e) 144

f) 225

90 Quais são os números inteiros que elevados ao quadrado resultam em 900?

91 No esquema, o produto dos números que estão na vertical é igual ao produto dos números que estão na horizontal.

Esquema. Cinco quadrados com números, organizados em formato de cruz. Três quadrados verticais. De cima para baixo: menos raiz quadrada de 49, menos 2, menos raiz quadrada de 36. À esquerda do quadrado com menos 2, um quadrado com a letra a. À direita do quadrado com menos 2, um quadrado com a letra b.

Descubra os valores de a e b, sabendo que a é menor que b.

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 João e Luiz se posicionam um de costas para o outro. João anda 20 métros na direção leste, e Luiz, 18 métros na direção oeste.

Ilustração. Três setas saindo do mesmo ponto. Seta para a esquerda, com a indicação oeste. Seta para direita, com a indicação leste. Seta voltada para o leitor, com a indicação sul. Sobre o ponto de encontro das setas, dois meninos, um de costas para o outro. Virado para oeste, um menino branco, de cabelo loiro, usa um relógio e uma boina, e veste camiseta verde e bermuda marrom. Virado para leste, um menino negro, de cabelo castanho escuro, veste uma camiseta azul claro de manga comprida e calça azul escuro. Acima deles, o sol. Ao fundo, montanhas.

Representando por +20 a posição em que João se encontra em relação ao ponto de partida, responda:

a) Como podemos representar a posição em que Luiz se encontra?

b) Quantos metros separam João de Luiz?

2 Compare os números a seguir e escreva sentenças usando os símbolos >ou<.

a) 75e42

b) 300e10

c) 2e20

d) 5e30

3 Considerando os números 9, 10, 15, 8, 21, 5 e 12, escreva:

a) os números maiores que 10;

b) os números maiores que 15 e menores que 9;

c) os números cujo módulo é maior que 10;

d) os números cujo módulo é menor que o módulo de 12.

4 Um submarino encontra-se a 228 métros de medida de profundidade (228métros). Depois de algum tempo, está a 184métros.

a) Ele subiu ou desceu?

b) Quantos metros?

c) Escreva uma adição algébrica que represente a posição atual do submarino.

5

Ícone cálculo mental.

Resolva mentalmente.

Quais destas subtrações têm como resultado um número negativo?

a) (10)(+6)

b) (10)(6)

c) (+10)(+6)

d) (+10)(6)

6 Observe o gráfico sobre a movimentação financeira do supermercado Girassol ao longo de seis meses. Neste gráfico, o lucro é representado por números positivos, e o prejuízo, por números negativos.

Gráfico de colunas que apresenta o movimento financeiro do supermercado Girassol, em milhares de reais, no primeiro semestre de um ano. Eixo x, mês. Eixo y, movimento. Os dados são: janeiro: 10 mil reais. Fevereiro: menos 15 mil reais. Março: 20 mil reais. Abril: menos 5 mil reais. Maio: menos 10 mil reais. Junho: 20 mil reais.
Dados obtidos pelo gerente do supermercado.

Agora, responda:

a) Em quais meses o lucro foi de 20 mil reais?

b) Em quais meses ocorreu maior lucro?

c) Em quais meses houve prejuízo?

d) Em que mês o prejuízo foi maior?

e) É correto afirmar que o lucro desse supermercado aumentou ao longo de todo o semestre? Justifique sua resposta.

7 Em janeiro de determinado ano, uma empresa teve um prejuízo de .5200 reais, mas em fevereiro do mesmo ano recuperou-se e obteve um lucro de .12560 reais.

a) Escreva, usando números inteiros, uma expressão que represente a situação da empresa ao final de fevereiro.

b) Qual foi o lucro dessa empresa nesse bi­mestre?

8 No esquema a seguir, cada letra equivale à soma dos números dos dois blocos imediatamente abaixo. Determine o número que está no alto da pilha.

Ilustração. Pilha de blocos. De baixo para cima. Primeira linha: menos 11, + 50, menos 9, menos 15. Segunda linha: A, B, C. Terceira linha: D, E. Quarta linha: P.

9 Resolva cada expressão a seguir.

a) 5+(26)

b) 15(23+12)

c) (915)+(1220)

d) (9+5)(684)

e) (2)+(3){2+[1(2+1)]+5}

f) 20{10[8+(512)]20}

10 Calcule o valor das expressões numéricas.

a) 15+(8)(+3)

b) (30):(5)(4)

c) 21(14): (+2)

d) (4)(6)(6)

e) 3(8)4(5)

f) (5)(+4)+(15):(5)

g) (6)(+3)+(5)(4)

11 Um produto com quatro fatores negativos é positivo ou negativo?

12 Determine o valor das expressões a seguir.

a) (6)212

b) (5)(+6)(3)2

c) (8)2:(16)+5

d) (6)0+(3)2+(2)3(1)

e) 32 42(2)(4)

f) (7)2(7)(6)

13 Efetue:

a)

raiz quadrada de 16

+

raiz quadrada de 9

e

raiz quadrada de 16 + 9

b)

raiz quadrada de 225, menos, raiz quadrada de 81

e

raiz quadrada de 225 menos 81

c)

raiz quadrada de 121, vezes, raiz quadrada de 9

e

raiz quadrada de 121 vezes 9

d)

raiz quadrada de 324, dividido por, raiz quadrada de 81

e

raiz quadrada de 324 dividido por 81

Compare os resultados obtidos em cada item. O que você observa?

14 Considere estas expressões:

um (2+4)23

abre parênteses, raiz quadrada de 16 mais raiz quadrada de 4, fecha parênteses.

dois

raiz quadrada de 64

+

raiz quadrada de 3 elevado ao quadrado mais 4 elevado ao quadrado.

três

abre parênteses, raiz quadrada de 25, menos, raiz quadrada de 49, fecha parênteses, elevado ao quadrado.

(3+5)

quatro

raiz quadrada de 10 elevado ao quadrado menos 8 menos 8 vezes 7

214

Determine o valor de cada expressão. Entre esses valores, descubra dois cuja soma seja igual a 36 e dois cuja diferença seja igual a 11.

VERIFICANDO

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Entre as perguntas a seguir, qual pode ser respondida com o uso de um número negativo?

a) Quantos anos tem determinada pessoa?

b) Quantos livros há na estante?

c) Qual é o saldo bancário de determinada pessoa?

d) Qual é a medida da capacidade dessa garrafa de água?

2 A reta numérica que apresenta a localização correta do número (3) e do número 2 é:

a)

Ilustração. Reta numérica com os pontos: menos abre parênteses menos 3 fecha parênteses, menos 2, 0.

b)

Ilustração. Reta numérica com pontos associados aos números menos 2, 0, menos abre parênteses menos 3 fecha parênteses.

c)

Ilustração. Reta numérica com os pontos: 0, menos 2, menos abre parênteses menos 3 fecha parênteses.

d)

Ilustração. Reta numérica com os pontos: menos abre parênteses menos 3 fecha parênteses, 0, menos 2.

3 O número que está localizado 10 unidades à esquerda do número 3 na reta numérica é o número:

a) 10.

b) 7.

c)  7.

d)  13.

4 João fez um esquema que indica a distância de alguns pontos da cidade ao centro.

Ilustração. Reta numérica com pontos da cidade. Menos 8, menos 7: mercado, menos 6, menos 5: casa de João, menos 4, menos 3: parque, menos 2, menos 1, zero: centro, 1, 2: escola, 3, 4: hospital, 5, 6, 7: casa de José.

Quais pontos da cidade correspondem a pontos simétricos no esquema?

a) Parque e escola.

b) Parque e hospital.

c) Casa de João e hospital.

d) Mercado e casa de José.

5 Nas alternativas a seguir estão as menores medidas de temperaturas já registradas em determinada cidade. Qual foi a menor medida registrada?

a) 6 graus Célsius

b) 1 grau Célsius

c) 0 grau Célsius

d) 2 graus Célsius

6 Qual é o resultado da expressão numérica a seguir?

3[(1+37):(2)](1)

a) 8

b) 3

c) 11

d) 14

7 Mariana multiplicou o número 15 por 120 e, em seguida, dividiu o resultado pelo oposto de 15. Qual é a expressão numérica que repre­senta essa situação?

a) (15120):(15)=120

b) (15120):(15)=120

c) (15120):[(15)]=120

d) (15120):[(15)]=120

8 Qual das igualdades a seguir é verdadeira?

a)

a) raiz quadrada de 16 é igual a, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado.

b)

b) raiz quadrada de 16 é igual a menos, 2 elevado ao cubo.

c)

c) raiz quadrada de 81 é igual a menos, 9 elevado ao quadrado.

d)

d) raiz quadrada de 9 é igual a, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado.

Organizando

Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.

a) Cite três exemplos de situações em que podemos utilizar números negativos.

b) Desenhe uma reta numérica e localize os números de 10 a 10.

c) Como você definiria o módulo de um número? E números simétricos?

d) Escreva a estratégia que você usa para adicionar ou subtrair números inteiros.

e) Quais são as propriedades da adição de números inteiros?

f) De que maneira você explicaria para um colega como determinar o sinal do resultado de uma multiplicação ou de uma divisão entre dois números inteiros?

g) Quais são as propriedades da multiplicação de números inteiros?

h) O que acontece se elevarmos um número negativo a um expoente par? E a um expoente ímpar?

DIVERSIFICANDO

Brincando um pouco

Bruna inventou um jogo muito interessante, o Menos mil. Ela construiu um alvo e marcou alguns valores.

Ilustração. Menina branca, de cabelo comprido, usa boné e veste camiseta roxa com rosa e bermuda roxa. Ela está sentada no chão de um parque com um alvo circular a sua frente. De fora para dentro, as regiões valem, menos 50 pontos, menos 100 pontos, menos 200 pontos. Ao fundo, árvores.

Na brincadeira, cada jogador inicia o jogo com .1000 pontos. O objetivo é chegar primeiro que o adver­sário ao número .1000 lançando bolinhas de gude até o alvo.

A cada rodada, o jogador lança apenas uma bolinha a uma distância de cinco passos do alvo, e o valor obtido é adicionado à sua pontuação inicial. Por exemplo, se a bolinha parar no número 100, o jogador efetuará esta operação: .1000+(100). Portanto, ficará com 900 pontos.

Outra regra: não se pode ultrapassar o número .1000. A pontuação deve ser exata! Por exemplo: se um jogador estava com 900 pontos e acertou o número 200, ele não conseguiu chegar ao número .1000 exatamente (ao efetuar a operação, obtém-se o número .1100). Desse modo, o jogador não contabiliza o resultado, voltando a ter 900 pontos. É como se ele tivesse errado sua jogada.

Agora é com você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 O que acontecerá com o jogador que está com 800 pontos se a bolinha parar no número 200?

2 Qual é o número mínimo de jogadas para que um jogador vença o jogo? Justifique sua resposta.

3 Um jogador pode obter 350 pontos? Explique sua resposta.

4 Em uma das jogadas, Bruna disse: “Oba, eu estava com 800 e acertei o número 200! Acabei de ganhar o jogo!”. Isso faz sentido? Justifique sua resposta.

5 Joaquim, amigo de Bruna, resolveu mudar as regras do jogo. Em vez de adicionar os valores, ele passou a multiplicá-los para o jogo terminar mais depressa. A mudança de Joaquim é verdadeira? Por quê?

Glossário

Homônimo
:pessoa, coisa ou lugar que tem o mesmo nome de outra.
Voltar para o texto