CAPÍTULO 3 Operações com números racionais
Observe a imagem e responda às questões no caderno.
a) Ao comprar produtos em um estabelecimento comercial, você costuma analisar os anúncios promocionais?
b) Observe a propaganda da ilustração. Ela está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor? Justifique sua resposta.
c) Qual é o preço por litro desse produto?
Segundo o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. Publicidade enganosa é aquela que mente sobre produtos ou serviços ou deixa de dar informações básicas ao consumidor, levando-o ao erro.
Embora muitas propagandas não apresentem mentiras explícitas ou não sejam omissas, dissimulam informações, induzindo o consumidor a avaliar a propaganda de maneira desfavorável a ele. Algarismos ou textos em tamanho menor do que outros, por exemplo, dificultam cálculos e estimativas.
1. Adição e subtração
Em muitos momentos, temos necessidade de operar com números racionais. Acompanhe a seguir uma situação que demonstra isso.
Jorge foi a uma loja de esportes para montar um projeto com as crianças de seu bairro.
Ele se interessou por uma corda de pular que custava R$ 29,90vinte e nove reais e noventa centavos, por uma bola de vôlei de R$ 55,30cinquenta e cinco reais e trinta centavos e por um par de luvas de goleiro por R$ 78,65setenta e oito reais e sessenta e cinco centavos. Acabou comprando a corda e o par de luvas.
Ao efetuar o pagamento, Jorge deu duas cédulas: uma de R$ 100,00cem reais e outra de R$ 50,00cinquenta reais. Qual foi o troco recebido por ele? Se ele quisesse levar também a bola de vôlei, receberia troco ou faltaria dinheiro? Quantos reais?
Para responder à primeira pergunta, vamos efetuar:
Jorge recebeu R$ 41,45quarenta e um reais e quarenta e cinco centavos de troco.
Para responder à segunda pergunta, vamos efetuar:
Se Jorge quisesse levar também a bola de vôlei, faltariam R$ 13,85treze reais e oitenta e cinco centavos.
Acompanhe mais alguns exemplos.
c)
Abre parênteses menos um meio fecha parênteses, menos, abre parênteses menos dois quintos fecha parênteses.= (‒0,5) ‒ (‒0,4) = ‒0,5 + 0,4 = ‒0,1
d)
e)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Calcule e dê o resultado na fórma de fração.
a)
Abre parênteses menos 4 quintos fecha parênteses mais abre parênteses menos 1 meio fecha parênteses.b)
Abre parênteses menos 5 terços fecha parênteses menos abre parênteses 3 quartos fecha parênteses.c)
3 quartos menos 0 vírgula 25.d)
Menos 7 15 avos mais 1.2 Escreva, no caderno, o resultado das operações na fórma decimal.
a) ‒0,25 + (‒0,75)
b) 112,4 ‒ 38,16
c)
Menos 0,6 mais 15 décimos.d)
3 inteiros e 1 quarto menos 1 meio.3 No empilhamento, cada letra equivale à soma dos números das duas peças imediatamente abaixo. Determine o número que está no alto do empilhamento.
4 Um submarino estava a ‒72,5 . Alguns minutos depois, estava a métros ‒95,4 . O submarino desceu ou subiu? Quantos metros? métros
5
Manuela e Luciano efetuaram a operação
1 terço mais 0,5de maneiras diferentes.
Reúna‑se com um colega para analisarem as duas resoluções e respondam à questão:
Manuela e Luciano encontraram o mesmo resultado? Se não, o que aconteceu? Justifiquem a resposta.
6
Leia o texto a seguir.
Em Economia, o saldo da balança comercial é a diferença entre o valor apresentado pelas exportações de um país (produtos vendidos a outros países) e o valor apresentado pelas importações (produtos comprados de outros países). Dizemos que há superávit quando o país exporta mais do que importa. Quando ocorre o contrário, há déficit.
Observe no gráfico a seguir a evolução da balança comercial brasileira no período de 2004 a 2020, com valores indicados em bilhões de dólares. Depois, responda às questões.
a) Em qual desses anos o déficit brasileiro foi maior ? Qual foi o índice?
b) Em que ano o superávit foi maior ? Com qual índice?
c) Em 2020, o valor apresentado pelas importações foi de aproximadamente 158,8 bilhões de dólares. Determine o valor aproximado que foi apresentado pelas exportações nesse ano.
d) Com base nos dados do gráfico, é possível afirmar que o valor exportado em 2020 foi maior que em 2019? Justifique sua resposta.
7 Pela manhã, quando o banco abriu, a conta de Regina apresentava um saldo de ‒365,40 reais. À tarde, ela movimentou a conta, e seu saldo passou a ser de ‒65,40 reais. Regina fez uma retirada ou um depósito? De quanto?
8 Qual é o número inteiro mais próximo do valor da expressão ‒3,1 + (2,4 ‒ 3,8) ‒ (1,6 ‒ 2)?
9 Escreva, na fórma decimal, o número correspondente ao valor da expressão:
10 Determine entre quais números inteiros consecutivos se encontra o valor da expressão:
11 Jurandir efetuou a operação
1 oitavo mais abre parênteses menos 1 quarto fecha parênteses.na calculadora e encontrou o seguinte resultado:
Sabendo que o resultado obtido por Jurandir não está correto, determine:
a) o resultado correto desta operação;
b) a expressão que corresponde ao cálculo obtido na calculadora.
• Agora, responda e justifique: como você efetuaria essa operação usando uma calculadora?
12 No empilhamento, cada letra equivale à diferença entre duas peças imediatamente abaixo, de modo que o número do alto do empilhamento seja um número quadrado perfeito. Determine esse número.
13
Hora de criar – Troque com um colega um problema, criado por vocês, sobre adição ou subtração com números racionais. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi‑los.
Pense mais um pouco...
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Reúna‑se com um colega e façam o que se pede.
1 Considere estes cartões:
Usando sempre os três cartões, monte todos os números racionais possíveis, colocando a vírgula entre dois desses algarismos. Qual é a diferença entre o menor e o maior desses números?
2 Os icebergs são grandes massas de água no estado sólido que se deslocam com as correntes marítimas no oceano. O que vemos fóra da água é uma pequena parte do iceberg, que em geral corresponde a
1 décimode seu volume.
Represente, na fórma de fração, qual é a porção do iceberg que fica dentro da água.
3 Gabriela, Eduardo e Mauro compraram um pote de sorvete. Gabriela tomou
1 quintodo sorvete. Do que sobrou, Eduardo tomou
1 quartoe Mauro tomou
1 meiodo que Eduardo deixou. Ao final, restaram apenas 300 mililitros de sorvete. Quantos mililitros de sorvete havia inicialmente no pote? Explique com suas palavras como resolveu este exercício.
2. Multiplicação
Do mesmo modo que necessitamos adicionar ou subtrair números racionais para resolver problemas, também precisamos multiplicá‑los.
Acompanhe a situação a seguir.
Paulo contratou serviços de jardinagem para fazer um canteiro em um terreno com área medindo 900 métros quadrados. O jardineiro construiu um canteiro que ocupou 20% da metade desse terreno.
Como a empresa de jardinagem cobrou R$ 78,50setenta e oito reais e cinquenta centavos por metro quadrado de canteiro construído, quanto Paulo gastou?
Para descobrir a quantia, observe a expressão a seguir.
Agora, vamos calcular o valor dessa expressão.
Portanto, Paulo gastou R$ 7.065,00sete mil sessenta e cinco reais.
Acompanhe outros exemplos.
a)
Abre parênteses menos 0,3 fecha parênteses vezes abre parênteses menos 5 oitavos fecha parêntesesLembrando que
menos 0,3 igual a menos 3 sobre 10temos:
b)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
14 Registre no caderno os produtos de cada multiplicação.
a) (‒3)
Abre parênteses menos 3 fecha parênteses vezes abre parênteses mais 14 quintos fecha parênteses.b) 5,4 ⋅ (‒20)
c) (‒0,2) ⋅ (‒0,01)
d)
0,5 vezes abre parênteses menos 8 sétimos fecha parêntesese) (–2,3)
Abre parênteses menos 2,3 fecha parênteses vezes abre parênteses menos 5 meios fecha parênteses.15 Sabendo que a
1 terço menos 3 quartos.e
Menos 2 terços mais 1 meio.calcule a ⋅ B.
16 Determine o valor de a de acordo com as operações indicadas no esquema.
17 Calcule o valor de cada expressão.
a) (0,5) ⋅ (‒1,4 + 2,1)
b)
1 meio mais 1 quarto vezes abre parênteses menos 7 meios fecha parênteses menos 5 quartos vezes abre parênteses menos 1 oitavo fecha parêntesesc)
Abre parênteses 9 quartos mais 7 meios fecha parênteses mais abre colchetes 3 16 avos vezes abre parênteses menos 10 fecha parênteses menos 7 meios fecha colchetes18 O salário de Beatriz é calculado de acordo com as horas trabalhadas. Em maio, ela trabalhou 176 horas e 24 minutos. Qual deve ser seu salário nesse mês, considerando que ela recebe R$ 13,55treze reais e cinquenta e cinco centavos por hora?
19 Leia o problema a seguir.
Dos 540 reais que Maria havia economizado, ela retirou
2 terçospara comprar um par de tênis.Com quantos reais ela ficou?
a) Escreva uma expressão numérica que determine a solução desse problema.
b) Resolva a expressão, obtendo a resposta do problema.
20 Dois robôs, a e B, partem de um mesmo ponto e caminham em sentidos opostos. Cada passo de a mede 0,54 , e cada passo de B, 0,62 métro . Qual será a medida da distância entre eles, após o robô métro a dar 12 passos, e o robô B dar 10 passos?
21
Hora de criar – Elabore um problema cuja solução possa ser representada pela expressão:
120,30 ‒ 10% ⋅ 120,30
Em seguida, proponha a um colega que resolva o problema que você elaborou e resolva o dele.
Pense mais um pouco...
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Descubra como fazer o cálculo de 144,26 ⋅ 3,7 em uma calculadora na qual as teclas
,
e
estão quebradas.
3. Divisão
Considere as situações a seguir.
Situação 1
Mayra é engenheira e precisa construir uma escada medindo 284,8 centímetros de altura.
Seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ( á bê eni tê), a medida do espelho, isto é, a medida da altura de cada degrau, deve ficar entre 17,5 centímetros e 18,5 centímetros.
Mayra quer saber quantos degraus deverá ter essa escada, de modo que ela seja suave, isto é, com espelho de 17,5 centímetros. Isso será possível?
Observe como ela calculou 284,8 : 17,5.
Como o dividendo e o divisor têm a mesma quantidade de casas após a vírgula, então efetuamos a divisão como se a vírgula não existisse.
Como a escada não pode ter 16,2 degraus, Mayra deve fazê‑la com 16 degraus. Então, a medida da altura de cada degrau será dada por 284,8 : 16 ou .2848 : 160.
Cada degrau terá um espelho de 17,8 centímetros.
Uma maneira prática de representar um procedimento por etapas (um processo) é chamada fluxograma.
Observe como Mayra registrou o procedimento em um fluxograma.
Observação
▶ Para efetuar a operação de divisão com números racionais, devemos lembrar que:
• na divisão com números na fórma de fração, multiplicamos a primeira fração pelo inverso da segunda;
• na divisão com números na fórma decimal, igualamos a quantidade de casas decimais e dividimos como se os números fossem inteiros;
• o quociente de números de mesmo sinal é positivo, e o quociente de números de sinais contrários, negativo.
Situação 2
Um edifício foi projetado de tal modo que alguns andares ficam no subsolo. A medida da altura do edifício, acima do solo, é 42 métros, e a medida da profundidade dele, abaixo do solo, é ‒9,60 métros. A medida da altura de cada andar do subsolo pode ser representada por ‒3,20 métros, e a de cada andar acima do solo, por +3,50 métros. Quantos andares tem esse edifício?
• número de andares no subsolo
(‒9,60) : (‒3,20) = 3
• número de andares acima do solo
(+42) : (+3,50) = 12
• total de andares
3 + 12 = 15
Portanto, esse edifício tem 15 andares.
Acompanhe mais exemplos nos quais é preciso efetuar a divisão entre números racionais.
a) Observe como efetuamos a divisão.
b) Vamos calcular o quociente (‒19,24) : (3,7). Como são números de sinais diferentes, o quociente será negativo. Então, basta efetuar 19,24 : 3,7, cujo quociente é o mesmo que o de .1924 : 370. Assim:
Portanto, (‒19,24) : (3,7) = ‒5,2.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
22 Registre o cálculo das divisões e seus respectivos quocientes.
a)
Abre parênteses 3 quintos fecha parênteses dividido por abre parênteses 3 quartos fecha parêntesesb) (‒65,72) : (‒12,4)
c)
Abre parênteses menos 5 sextos fecha parênteses dividido por abre parênteses menos 1 quarto fecha parêntesesd) 0,3 : (‒0,2)
23 Voltando ao problema da engenheira Mayra, segundo as normas da , a escada poderia ter 15 degraus? E 17 degraus? Justifique. á bê eni tê
24 O veado-de-cauda-branca, animal que habita a região de Minnesota, nos Estados Unidos, chega a saltar uma distância de 9 metros de medida, o que corresponde a aproximadamente 4,5 vezes a medida de seu tamanho.
a) Qual é a medida do comprimento aproximado do veado-de-cauda-branca?
b) Se um adulto pudesse saltar uma distância de 7,6 métros de medida, correspondente a 4,5 vezes sua altura, qual seria a altura desse adulto?
25 Célia quer montar um novo prato de salada para acrescentar no cardápio de seu restaurante. Esse novo prato terá alface, chicória, tomate‑cereja, queijo esférico e queijo branco.
Para saber o preço que vai cobrar, Célia tem de descobrir o custo de cada prato de salada.
No mercado, ela encontrou os seguintes preços para os ingredientes:
Célia sabe que esses ingredientes são usados nas quantidades a seguir.
• 2 pés de alface fazem 5 pratos de salada;
• 1 pé de chicória faz 4 pratos de salada;
• uma bandeja de tomate‑cereja faz 3 pratos de salada;
• 500 gramas de queijo branco fazem 6 pratos de salada;
• 1 quilograma de queijo esférico faz 11 pratos de salada.
a) Qual será o valor correspondente a cada ingrediente para preparar um prato de salada?
b) Qual será o custo de cada prato de salada?
26
Bruna efetuou algumas operações com a calculadora. Observe como ela fez.
a) Descubra quais são os números a, B e C. Depois, use uma calculadora para confirmar sua resposta e refaça os passos de Bruna.
b) Construa um fluxograma com os passos necessários para encontrar os números a, B e C, substituindo o número 9,5 por 8.
c) É possível substituir o número 8 por outro número qualquer no fluxograma que você construiu? Caso não seja possível, com o professor e os colegas, façam as alterações necessárias para que essa condição seja atendida.
27 Marilu está viajando com seu carro de motor bicombustível. Ao parar no primeiro posto para abastecer seu veículo, ela ficou em dúvida se abastecia com gasolina ou etanol. O preço do litro da gasolina nesse posto era de R$ 6,596seis reais e sessenta centavos, e o do litro do etanol, R$ 5,051cinco reais e cinco centavos.
a) Sabendo que o carro de Marilu percorre 12,5 quilômetros com 1 litro de gasolina e 10 quilômetros com 1 litro de etanol, quantos litros de cada combustível ela usaria para rodar por 100 quilômetros?
b) Com qual combustível ela economizará mais abastecendo nesse posto? Justifique sua resposta.
c) Em um segundo posto de combustível, o preço do litro da gasolina era de R$ 6,511seis reais e cinquenta e um centavos, e o do litro do etanol, R$ 5,135cinco reais e treze centavos. Se Marilu gastou R$ 260,44duzentos e sessenta reais e quarenta e quatro centavos para abastecer seu carro com 40 litros de combustível, ela fez a opção pelo combustível mais econômico? Justifique sua resposta.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
No esquema, exceto para uma linha, o produto entre os números de cada linha resulta no mesmo valor.
Descubra qual é a linha em que o produto é diferente. Mude um dos números dessa linha para que o produto deles seja o mesmo dos números das outras linhas.
4. Potenciação
Você já estudou a potenciação com números inteiros com expoentes naturais, assim como a potenciação com números racionais positivos com expoentes naturais.
Considerando o que aprendeu, vamos calcular agora potências que tenham como base um número racional qualquer (positivo, negativo ou nulo) e como expoente um número natural.
Toda potência com expoente natural maior que 1 é igual a um produto em que o número de fatores é igual ao expoente da potência e todos os fatores são iguais à base.
Exemplos:
a)
Abre parênteses 2 terços fecha parênteses elevado a 3, é igual a: Abre parênteses 2 terços fecha parênteses vezes abre parênteses 2 terços fecha parênteses vezes abre parênteses 2 terços fecha parênteses, é igual a: 8 27 avosb)
Abre parênteses menos 1 terço fecha parênteses elevado a 4, é igual a: Abre parênteses menos 1 terço fecha parênteses vezes abre parênteses menos 1 terço fecha parênteses vezes abre parênteses menos 1 terço fecha parênteses vezes abre parênteses menos 1 terço fecha parênteses, é igual a: Mais 1 81 avosc) (‒0,2)3 = (‒0,2) ⋅ (‒0,2) ⋅ (‒0,2) = ‒0,008
Para os números racionais, mantemos as convenções que tínhamos adotado para os números inteiros.
• Toda potência com expoente zero e base diferente de zero é igual a 1.
• Toda potência com expoente 1 é igual à própria base.
Exemplos:
a)
Abre parênteses mais 2 quintos fecha parênteses elevado a zero é igual a 0.b)
Abre parênteses 3 sétimos fecha parênteses elevado a um é igual a 3 sétimos.c)
Abre parênteses menos 3 oitavos fecha parênteses elevado a zero é igual a 1.d)
Abre parênteses menos 9 quartos fecha parênteses elevado a um é igual a menos 9 quartos.e) (0,2)0 = 1
f) (0,5)1 = 0,5
g) (‒0,222 reticências)0 = 1
h) 01 = 0
Propriedades da potenciação
As propriedades da potenciação estudadas para os números inteiros também são válidas para os números racionais. Acompanhe.
a)
b)
c)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
28 Calcule as potências.
a)
2 sétimos entre parênteses elevado a 0b)
2 sétimos entre parênteses elevado a 1c) (0,3)2
d) (‒2,1)2
e)
Menos 3 quintos entre parênteses elevado a 2f)
Menos 3 quintos entre parênteses elevado a 3g) (‒0,4)3
h) (3,2)2
29 Reduza a uma só potência.
a)
Menos 2 terços entre parênteses com expoente 4, vezes menos 2 terços entre parênteses com expoente 2b)
1 meio entre parênteses com expoente 3, vezes 1 meio entre parênteses com expoente 4, vezes 1 meio entre parêntesesc) (0,5)2 ⋅ (0,5) ⋅ (0,5)
d)
1 quinto entre parênteses com expoente 5, dividido por 1 quinto entre parênteses com expoente 2e) (2,1)7 : (2,1)6
f) (‒3,4)4 : (‒3,4)
g) [(0,4)2]3
h)
Abre colchetes, abre parênteses, 5 sétimos, fecha parênteses, expoente 2, fecha colchetes, expoente 230 Descubra o valor de xis em cada sentença.
a) (‒0,2)x ⋅ (‒0,2)5 = (‒0,2)12
b)
2 quintos entre parênteses com expoente 6, dividido por 2 quintos entre parênteses com expoente xis, é igual a: 2 quintosc) [(‒4)x]4 = (‒4)8
d) (x)5 ⋅ (x)2 = (‒3)7
31
Usando uma calculadora simples, podemos calcular a potência 28 apertando a sequência de teclas:
Agora, usando uma calculadora, calcule cada potência.
a) (‒0,2)5
b)
2 quintos entre parênteses elevado a 6c) (0,9)6
d) (0,15)3
e)
3 quartos entre parênteses elevado a 7f) (0,86)3
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Determine o valor de cada letra do esquema.
PARA SABER MAIS
Buscando padrões
A Matemática, a Literatura, a Física e outros ramos do conhecimento vivem à procura de padrões, de regularidades. Vamos analisar isso com base em um soneto.
Fonte: vôguit, C. ( organizador). Guilherme de Almeida. São Paulo: Global, 2015. (Coleção Melhores Poemas).
Os poetas gregos já buscavam métricas e rimas perfeitas, regulares. Embora tenha surgido muitos séculos depois, o soneto, por exemplo, deve apresentar a mesma estrutura, com 14 versos poéticos. Esses 14 versos são sempre divididos em duas estrofes de quatro versos, chamadas de quartetos, mais duas estrofes de três versos, chamadas de tercetos. Essa é a regularidade do soneto.
Os matemáticos, por sua vez, também vivem pesquisando padrões de comportamento nas figuras geométricas, nos números e em todos os seus objetos de estudo.
Vamos conferir isso por meio da sequência de quadrados de números pares.
Agora, vamos calcular a diferença entre dois quadrados de números pares consecutivos.
• 42 ‒ 22 = 16 ‒ 4 = 12
• 62 ‒ 42 = 36 ‒ 16 = 20
• 82 ‒ 62 = 64 ‒ 36 = 28
• 102 ‒ 82 = 100 ‒ 64 = 36
Que padrão ou regularidade é possível observar nessas diferenças? Observe.
A partir do segundo quadrado, observamos que:
• 42 ‒ 22
3 quadrados formados por 4 quadradinhos menores, ou seja, 3 ⋅ 4;
• 62 ‒ 42
5 quadrados formados por 4 quadradinhos menores, ou seja, 5 ⋅ 4;
• 82 ‒ 62
7 quadrados formados por 4 quadradinhos menores, ou seja, 7 ⋅ 4;
• 102 ‒ 82
9 quadrados formados por 4 quadradinhos menores, ou seja, 9 ⋅ 4.
Todas essas diferenças são múltiplas de 4.
Uma sequência como essa, em que podemos obter qualquer elemento recorrendo a uma relação com o(s) elemento(s) anterior(es) por meio de uma regra, chamamos de sequência recursiva. Se for possível definir uma regra de formação que não dependa dos valores anteriores da sequência, dizemos que ela é não recursiva.
Observe que, se an é o enésimo elemento, isto é, o elemento da posição n dessa sequência, então os números do tipo [(2n)2 ‒ (2n ‒ 2)2] também podem ser obtidos de maneira não recursiva pela regra ou lei de formação: an = (2n ‒ 1) ⋅ 4. Por exemplo:
a1 = (2 ⋅ 1 ‒ 1) ⋅ 4 = 4; a2 = (2 ⋅ 2 ‒ 1) ⋅ 4 = 12; a3 = (2 ⋅ 3 ‒ 1) ⋅ 4 = 20 etcétera.
Dizemos que as expressões (2n)2 ‒ (2n ‒ 2)2 e (2n ‒ 1) ⋅ 4 são equivalentes.
Agora é com você!
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Com um colega, considerem os produtos representados no quadro.
a) Sem efetuar cálculos, copiem no caderno o quadro e completem‑no, deduzindo os fatores e os produtos até sua nona linha.
b) Confiram os resultados utilizando uma calculadora.
c) Escrevam uma regra que dê os elementos de 1 a 9 dessa sequência de maneira não recursiva.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Construindo um gráfico de colunas duplas
Observe o balanço financeiro de duas papelarias no primeiro semestre de 2023.
Mês |
Receita |
Despesa |
---|---|---|
Janeiro |
38.000 |
18.390 |
Fevereiro |
48.500 |
17.100 |
Março |
42.426 |
17.000 |
Abril |
16.400 |
18.940 |
Maio |
16.540 |
17.500 |
Junho |
24.547 |
16.500 |
Dados obtidos pela papelaria Material de Montão.
Mês |
Receita |
Despesa |
---|---|---|
Janeiro |
48.400 |
24.680 |
Fevereiro |
47.640 |
25.310 |
Março |
54.120 |
28.430 |
Abril |
23.205 |
28.615 |
Maio |
28.764 |
29.400 |
Junho |
16.314 |
25.800 |
Dados obtidos pela papelaria Hiperlápis.
Com os dados organizados nas duas tabelas, é possível construir uma única tabela.
Mês |
Papelaria Material de Montão |
Papelaria Hiperlápis |
---|---|---|
Janeiro |
19.610 |
23.720 |
Fevereiro |
31.400 |
22.330 |
Março |
25.426 |
25.690 |
Abril |
−2.540 |
−5.410 |
Maio |
−960 |
−636 |
Junho |
8.047 |
−9.486 |
Média |
13.497 |
9.368 |
Dados obtidos pelas papelarias Material de Montão e Hiperlápis.
Também podemos apresentar as informações da tabela do saldo financeiro em um gráfico de colunas. Para construí‑lo, devemos estabelecer escalas para cada eixo de modo que o gráfico caiba no espaço destinado a ele. Precisamos saber quantas unidades da grandeza a ser marcada no eixo corresponderão a cada centímetro:
• no eixo vertical, no qual vamos registrar o saldo em reais, calculamos a amplitude total, que é a diferença entre o maior e o menor valor.
amplitude (em real) = .31400 ‒ (‒.9486) = .40886
Se dividirmos o valor arredondado da amplitude (.40000) por .10000, por exemplo, obteremos 4. Concluímos que 4 centímetros do eixo vertical representam .40000 reais, ou cada 1 centímetro representa .10000, ou, ainda, cada intervalo de 0,5 centímetro representa .5000 reais;
• no eixo horizontal, no qual vamos marcar os meses, a coluna é representada por 1 centímetro de medida de largura.
A medida da altura de cada coluna deve ser proporcional ao valor do saldo do mês, e as medidas das larguras, iguais.
Observe que, para cada mês, há duas informações: o saldo da Papelaria Material de Montão e o da Papelaria Hiperlápis. Esse tipo de representação gráfica é chamado de gráfico de colunas duplas.
As colunas de cor laranja correspondem ao saldo mensal da Papelaria Material de Montão, e as colunas de cor verde, ao saldo mensal da Papelaria Hiperlápis. Essas duas informações aparecem em uma legenda, que possibilita ao leitor compará‑las. Além disso, na legenda, usando as mesmas cores das colunas de cada papelaria, há retas tracejadas que indicam a média do saldo financeiro mensal de cada grupo de dados.
Interpretando o gráfico, sabemos que:
• nos meses de abril a junho, a Papelaria Hiperlápis teve seu pior desempenho, apresentando saldos negativos;
• nos meses de abril e maio, a Papelaria Material de Montão apresentou saldos negativos;
• nos meses de janeiro a março, ambas as papelarias apresentaram saldos positivos;
• a média da Papelaria Material de Montão é mais próxima da amplitude do que a média da Papelaria Hiperlápis.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Com base no gráfico, responda às questões.
a) Qual papelaria apresentou o menor saldo mensal no período? De quanto foi esse saldo?
b) Quando ocorreu a maior diferença entre os saldos das duas lojas no mesmo mês? Qual é o valor dessa diferença?
2 A professora Mara, de Educação Física, fez um estudo sobre as medidas das alturas médias de seus estudantes do 6º ao 9º ano, por sexo. Ela registrou o resultado em uma tabela.
Ano |
6º |
7º |
8º |
9º |
---|---|---|---|---|
Feminino |
145 |
155 |
160 |
160 |
Masculino |
140 |
150 |
160 |
170 |
Dados obtidos pela professora Mara.
Construa um gráfico de colunas duplas para representar a situação da tabela. Para isso, convém:
• usar no eixo vertical 0,5 centímetro para cada 10 centímetros de medida de altura;
• criar uma legenda estabelecendo uma cor para a medida da altura das meninas e outra para a medida da altura dos meninos.
3
Reúna‑se com um colega e façam uma pesquisa com 20 pessoas, sendo 10 homens e 10 mulheres, sobre a preferência de lazer entre cinema e esporte.
Organizem os dados obtidos em uma tabela, separando a preferência dos homens e a das mulheres. Em seguida, registrem esses dados em um gráfico de colunas duplas. Comparem o gráfico que construíram com o de outros colegas. São iguais? Por quê?
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Calcule o valor das expressões.
a)
12 menos 5 dividido por abre parênteses menos 4 terços fecha parêntesesb)
3 sétimos vezes abre parênteses menos 7 quintos fecha parênteses menos 5 oitavos dividido por abre parênteses menos 5 meios fecha parêntesesc)
abre parênteses menos 4 nonos mais 1 15 avos fecha parênteses dividido por abre parênteses menos 5 sextos menos 1 nono fecha parêntesesd)
abre parênteses 5 meios menos 3 fecha parênteses dividido por abre parênteses 1 inteiro 1 meio menos 2 terços fecha parêntesese)
4 vezes abre parênteses 2 nonos fecha parênteses mais abre parênteses menos 5 terços fecha parênteses dividido por abre parênteses 2 nonos fecha parênteses2 Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (), entre 1 ínpiº de agosto de 2020 e 31 de julho de 2021, a Floresta Amazônica perdeu uma área medindo .13235 , que representa aproximadamente quilômetros quadrados
39 centésimosda medida da área de Porto Velho, Rondônia.
Com esses dados, calcule a medida da área aproximada da cidade de Porto Velho.
3 Considere as expressões:
Calcule o valor de a ⋅ B.
4 Fones de ouvido, pilhas, celulares, eletrodomésticos. Todos esses utensílios, quando deixam de funcionar e não são mais aproveitados, viram lixo eletrônico. O Brasil é o quinto maior gerador desse lixo no mundo. Em 2019, um brasileiro produziu, em média, 9,5 quilogramas de lixo eletrônico, segundo relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas.
a) Faça uma pesquisa na internet, em livros, revistas ou jornais sobre a população brasileira atual e calcule, supondo que essa média seja mantida, a quantidade aproximada de lixo eletrônico, em quilograma, que essa população produzirá em 1 ano.
b) Usando a resposta ao item a, quantos elefantes, de cêrca de .7000 quilogramas, seriam necessários para apresentarem juntos a mesma medida de massa do lixo produzido em 1 ano?
5 Observe a reta numérica a seguir. Nela representamos os números racionais 0, x, y e 1.
Calculando o produto xy, que posição ele ocupará na reta?
a) À esquerda de 0.
b) Entre 0 e x.
c) Entre x e y.
d) Entre y e 1.
e) À direita de 1.
6 Obtenha o inverso do valor de cada expressão.
a)
Fração. Numerador: 2 inteiros e 1 terço; denominador: 1 meio mais 1 terçob)
Módulo de: menos, fração: numerador: 2 mais 1 terço; denominador: 1 meio vezes 1 terço7 Faça o que se pede.
a) Escreva a fração correspondente a cada número misto a seguir.
,
8 inteiros e 7 nonos,
9 inteiros e 8 nonos,
10 inteiros e 9 nonos,
11 inteiros e 10 nonos,
12 inteiros e 11 nonosb) Que padrão pode ser observado na sequência de frações obtidas no item a?
c) Usando o padrão que é resposta do item b, determine a fração correspondente ao número misto
32 inteiros e 31 nonos.
d) Calcule a fração correspondente ao número misto
menos 3 inteiros e 2 nonos.
e) A fração que é resposta ao item d poderia ser obtida usando o padrão determinado no item b?
f) Os números mistos do item a são representados por
n vezes n menos 1 nonosVerifique que suas frações correspondentes podem ser obtidas pelo padrão do item b, isto é, por
fração de numerador: abre parênteses n menos 1 fecha parênteses vezes 10 mais 9; e denominador 9e, também, pela expressão
n mais n menos 1 nonos
que, portanto, são expressões algébricas equivalentes.
8 As Matrioskas são bonecas russas, de formato semelhante e feitas de madeira, que ficam guardadas uma dentro da outra.
Podemos dizer que a ideia de recursividade está presente na confecção dessas bonecas? Justifique sua resposta.
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 A fim de comprar um presente para a professora, Roberta, Isis e Iago fizeram uma vaquinha. Roberta entrou com
3 décimosdo valor do presente, Isis com
2 quintose Iago com
1 quarto. Eles juntaram dinheiro suficiente para essa compra?
a) Não, pois faltará
1 vinte avosdo valor.
b) Não, pois faltarão
19 vinte avosdo valor.
c) Sim, e sobrará
1 vinte avosdo valor.
d) Sim, e sobrarão
19 vinte avosdo valor.
2 Jéssica foi a uma lanchonete e comprou 3 itens entre os ilustrados a seguir.
Sabendo que ela gastou R$ 11,18onze reais e dezoito centavos, que itens ela comprou?
a) Bolo, chocolate e sanduíche.
b) Sanduíche, picolé e bolo.
c) Suco, bolo e chocolate.
d) Torta, chocolate e picolé.
3 Um marceneiro precisa cortar uma tábua de 1,76 métro de medida de comprimento em tábuas menores de 0,25 métro de medida de comprimento. Quantas tábuas menores ele obterá?
a) 6 tábuas.
b) 7 tábuas.
c) 8 tábuas.
d) 9 tábuas.
4 Quanto é 15% de R$ 145,68cento e quarenta e cinco reais e sessenta e oito centavos?
a) Vinte e um mil, oitocentos e cinquenta e dois centésimos de milésimos de real
b) Dois reais e mil oitocentos e cinquenta e dois décimos de milésimos de real
c) Vinte e um reais e oitocentos e cinquenta e dois milésimos de real
d) R$ 218,52
5 Marcos recebe um salário mensal de R$ 1.200,00mil duzentos reais. Por motivos pessoais, neste mês, ele precisou trabalhar
3 quintosde hora a menos por dia durante 6 dias, e isso será descontado de seu salário ao final do mês. Se ele recebe R$ 15,00quinze reais por hora trabalhada, qual será o salário de Marcos nesse mês?
a) R$ 1.192,00mil cento e noventa e dois reais
b) R$ 1.150,00mil cento e cinquenta reais
c) R$ 1.146,00mil cento e quarenta e seis reais
d) R$ 1.110,00mil cento e dez reais
6 Qual das alternativas a seguir equivale à potência
Menos 6 quartos entre parênteses elevado a 3?
a) ‒3,375
b) 1,5
c) ‒2,25
d) 2,25
7 Um prédio comercial tem 9 andares acima do solo. Todos os andares têm 4,25 métros de medida de altura. Qual é a medida da altura desse prédio?
a) 36,225 métros
b) 38,25 métros
c) 38,50 métros
d) 40,50 métros
8 Em uma festa de aniversário, foram consumidos
7 nonosde um bolo. Se esse bolo foi cortado em 27 fatias, quantas fatias sobraram?
a) 3 fatias.
b) 5 fatias.
c) 6 fatias.
d) 9 fatias.
9 Qual é o valor da expressão numérica a seguir?
a)
Menos 221 150 avosb)
229 150 avosc)
Menos 229 150 avosd)
221 150 avosOrganizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, faça o que se pede.
a) Utilizando um fluxograma, indique como pode ser efetuada a adição de números racionais.
b) Escreva qual estratégia você usa para efetuar a multiplicação de dois números racionais.
c) Explique como você efetua a divisão entre dois números decimais.
d) Qual é a importância de analisar o sinal dos números envolvidos em uma operação?
e) Quais são as propriedades da potenciação de números racionais? Apresente exemplos com números racionais.