CAPÍTULO 8 Simetria e ângulos
Observe a imagem e responda às questões no caderno.
a) O que aconteceria com com cada parte da imagem da fachada do Templo de Lótus, se ela fosse dividida por uma reta vertical imaginária traçada pelo seu centro?
b) Você conhece alguma construção na região onde mora, em que, se fosse traçada uma reta imaginária pelo centro, seriam obtidas duas partes praticamente iguais? Se conhecer, comente com os colegas sobre essa construção.
A arquitetura frequentemente emprega a simetria como um instrumento a serviço da beleza. A simetria transmite um sentimento de equilíbrio e harmonia.
Mesmo quando há apenas uma “quase simetria”, a ideia ou a visão intuitiva das figuras simétricas está presente.
1. Reconhecendo a simetria
A natureza produz fórmas de extrema beleza. Não há quem não admire o equilíbrio e a harmonia de figuras como as que aparecem nas fotografias a seguir.
Note que podemos imaginar – tanto para a figura da borboleta quanto para a da flor – uma linha reta que as divida em duas partes praticamente iguais. Essa é a ideia da simetria presente na natureza. O ser humano apropria-se dessa ideia em suas criações, como podemos ver na reprodução da obra a seguir.
Mas, afinal, o que é simetria?
Mesmo sem conhecer a definição desse conceito, é possível reconhecer intuitivamente a simetria em várias figuras planas.
Vamos fazer um pequeno experimento para obter uma figura que apresente simetria. Pegue uma folha de papel e uma tesoura de pontas arredondadas. Tome cuidado ao manuseá-la!
Passo 1: Dobre a folha de papel, passando a mão sobre o papel dobrado e sobre o vinco.
Passo 2: Desenhe uma das metades de uma figura a partir da dobra.
Passo 3: Recorte o papel na linha do desenho.
Passo 4: Abra novamente o papel e observe a figura obtida. Ela ficou dividida pelo vinco do papel em duas partes idênticas, que coincidem ao dobrar o papel no vinco.
O vinco formado pela dobra representa uma linha reta que podemos chamar de eixo de simetria, pois divide a figura em duas partes de mesmo formato e mesmo tamanho, como se uma fosse a imagem da outra refletida em um espêlho. Por isso, dizemos que a figura obtida no papel é uma figura que apresenta simetria.
Se uma figura não tem simetria, dizemos que ela é assimétrica.
Verifique no exemplo a seguir.
Note que, nessa figura, não podemos traçar um eixo de simetria.
Observe agora esta outra figura:
Ela tem mais de um eixo de simetria. Destacamos três, mas há outros.
•
Você consegue identificar quais são os outros eixos de simetria?
Figuras com mais de um eixo de simetria
Observe o triângulo equilátero, reproduzido quatro vezes.
Note que as retas a, b e c são eixos de simetria desse triângulo. Por isso, dizemos que o triângulo equilátero tem três eixos de simetria.
Existem outros polígonos com mais de um eixo de simetria. Observe as figuras a seguir.
O triângulo equilátero tem 3 lados e 3 eixos de simetria. O quadrado também segue esse padrão: tem 4 lados e 4 eixos de simetria. No entanto, o losango apresentado tem 4 lados e somente 2 eixos de simetria. O que os diferencia?
Todo polígono que tem o número de lados igual ao número de eixos de simetria é denominado polígono regular.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 No caderno, desenhe uma figura assimétrica e uma figura simétrica, identificando seu eixo de simetria.
2 Entre as figuras geométricas representadas a seguir, quais apresentam eixo de simetria?
Versão adaptada acessível
2. Em uma folha de papel recorte figuras de diferentes formatos, como um triângulo, um paralelogramo não retângulo, um trapézio, um círculo e um retângulo. Por meio de dobraduras, verifique quais dessas figuras apresentam eixo de simetria.
3 Observe as imagens a seguir. Agora, responda no caderno: em qual delas há simetria?
(As imagens não respeitam as proporções reais entre os objetos.)
4 Em que casos a reta r representa um eixo de simetria da figura? Responda no caderno.
5 Reproduza os desenhos em uma folha de papel quadriculado. Desenhe a metade que está faltando, sabendo que a reta ê é um eixo de simetria de cada figura.
6 Descreva no caderno como você pode modificar a casa representada a seguir, para que ela se torne simétrica em relação à reta r.
7 Observe os polígonos a seguir.
Responda no caderno.
a) Entre os polígonos dados, quais têm tantos lados quantos são seus eixos de simetria? Com uma régua e um transferidor, meça os lados e os ângulos internos dos polígonos que você identificou. O que você observa?
b) A afirmação a seguir é verdadeira?
Todos os polígonos que têm todos os ângulos de mesma medida são polígonos regulares. Justifique sua resposta.
c) A afirmação a seguir é verdadeira?
Todos os polígonos que têm todos os lados de mesma medida são polígonos regulares.
Justifique sua resposta.
8 Marina desenhou a reta s, afirmando que essa reta representa o eixo de simetria da carta de baralho representada a seguir. Na sua opinião, Marina tem razão?
9 Observe estas reproduções das pinturas dos artistas Luiz Sacilotto e Milton Dacosta.
Em qual das duas obras há simetria? Justifique sua resposta.
10 Com um compasso, desenhe um círculo. Trace alguns eixos de simetria no círculo e, em seguida, responda: é possível traçar mais de 10 eixos de simetria em um círculo?
(Ao usar o compasso, atenção para não se machucar com a ponta- sêca!)
11
Hora de criar – Em duplas, cada integrante vai elaborar um problema sobre figura ou figuras com simetria. Troquem de caderno para um resolver o problema do outro. Depois, destroquem para corrigi-los.
PARA SABER MAIS
A circunferência, um lugar geométrico infinitamente simétrico
Aeromodelismo é uma atividade exercida como fórma de lazer que tem muitos adeptos. Esse passatempo envolve a construção e o voo de modelos, em escala reduzida, de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes etcétera). Trata-se de um tipo de miniaturismo. Uma das categorias de aeromodelismo é o aeromodelismo a cabo.
No aeromodelismo a cabo, o avião é mantido a uma distância constante do seu controlador, por isso, o avião descreve trajetórias circulares. Se ele rodar na pista plana, podemos dizer que traça um percurso que é uma circunferência.
É fácil visualizar a circunferência como um conjunto de todos os pontos de um plano que estão a igual distância do seu centro. Como só os pontos da circunferência têm essa propriedade de equidistar do centro, dizemos que a circunferência é um lugar geométrico.
Ela também é uma das figuras geométricas que vemos com mais frequência nas artes gráficas. De simples traçados com compasso a elaboradas mandalas, sua beleza, infinitamente simétrica, é encantadora.
Agora é com você!
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Com um compasso, trace arcos e circunferências para construir figuras com simetrias como as das mandalas.
(Ao usar o compasso, atenção para não se machucar com a ponta- sêca!)
2. Simetria em relação a uma reta
Considere as situações a seguir.
Situação 1
Observe a imagem a seguir.
A paisagem real e a imagem formada no espêlho-d’água dão a ideia de figuras simétricas em relação a uma reta.
Situação 2
Na ilustração a seguir, o espêlho acoplado à mesa fornece a imagem refletida da figura vermelha, que está desenhada na folha de papel.
Essa figura e sua imagem têm mesmo formato e mesmo tamanho, porém estão em posições opostas em relação à linha reta na qual o espêlho está apoiado.
Representando na folha de papel a imagem da figura (A) refletida no espêlho ( á linha) e a reta r em que este se apoia, obtemos a figura em destaque.
Dizemos que as duas figuras são simétricas em relação à reta r, que é o eixo de simetria. Dizemos também que fizemos uma reflexão da figura A em relação à reta r, obtendo a figura refletida á linha.
Situação 3
Observe a malha quadriculada.
Note que as figuras 1 e 2 são simétricas em relação à reta e. Desse modo, cada ponto da figura 1 tem um ponto correspondente na figura 2, que é seu simétrico em relação à reta e.
Por exemplo:
• A e á linha são simétricos em relação à reta e;
• bê linha é o simétrico de B em relação à reta e;
• cê linha é a imagem de C por meio da reta e.
Também podemos afirmar que dois pontos simétricos em relação à reta e estão em uma reta perpendicular e à mesma distância dessa reta, em posições opostas.
Representando a medida do comprimento do lado do quadradinho da malha por u, verificamos que:
• A e á linha estão a 7 u da reta ê;
• B e bê linha estão a 4 u da reta ê;
• C e cê linha estão a 2 u da reta ê.
Isso sempre ocorre com duas figuras simétricas em relação a uma reta: cada ponto de uma delas é simétrico de um ponto da outra em relação à mesma reta, e vice-versa, e os pontos simétricos estão em uma reta perpendicular e à mesma distância da reta considerada.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
12 Reproduza cada figura e a reta r em uma folha quadriculada. Em seguida, desenhe a figura simétrica em relação a essa reta.
a)
b)
13 Reproduza as figuras em uma folha quadriculada, sem os pontos de interrogação. Desenhe as figuras obtidas destas por reflexões sucessivas em relação às retas r e s, nessa ordem.
a)
b)
• Nos dois itens, considere figura 1 a figura dada, figura 2, a obtida após a primeira reflexão, e figura 3, a obtida após a segunda reflexão. Qual é a relação entre a figura 3 e a figura 1?
14 Na malha quadriculada a seguir, a figura 2 é simétrica à figura 1 em relação à reta r, e a figura 3 é simétrica à figura 2 em relação à reta s.
Considere o lado do quadradinho da malha como unidade de medida de comprimento ( u).
a) Expresse a medida da distância entre as retas paralelas r e s nessa unidade.
b) Qual é a medida da distância entre P e pê duas linhas nessa mesma unidade?
c) O que você observa quanto às distâncias obtidas nos itens a e b?
d) As figuras 1 e 3 são simétricas em relação a alguma reta? Por quê?
e) Que relação existe entre a figura 1 e a figura 3?
15 Algumas letras vistas no espêlho aparecem inalteradas; outras, não. Observe como exemplo as letras C e T, representadas na imagem.
As letras que aparecem inalteradas quando vistas em um espêlho colocado verticalmente sobre uma mesa são as que têm eixo de simetria horizontal. No alfabeto, há oito letras com essa propriedade. Quais são elas?
Agora, no caderno, desenhe a imagem das seguintes palavras refletidas no espêlho.
16 Construa dois pontos simétricos em relação a uma reta, seguindo as instruções a seguir.
Em uma folha de papel sulfite, construa uma reta r e um ponto P fóra dela. Dobre a folha na reta r e decalque no verso da folha o ponto P, obtendo um novo ponto. Desdobre a folha e, agora no mesmo lado dela em que está o ponto P, represente o ponto pê linha na posição correspondente ao ponto decalcado no verso. O ponto pê linha, assim construído, é simétrico a P em relação à reta r ?
17 Dados a reta s e o segmento
MN, explique como você construiria, por meio de dobraduras, o segmento
M linha N linha, simétrico a
MNem relação à reta s.
18 Hora de criar – Há simetria também em muitos objetos de decoração, como nos exemplos a seguir.
Nas faixas decorativas e na tapeçaria de inspiração geométrica, os padrões se repetem preenchendo toda a superfície.
a) Elabore padrões que apresentem simetria, como em uma faixa decorativa.
b) Faça uma descrição detalhada do processo que usou para criar seu desenho.
c) Apresente seu desenho aos colegas da turma, identificando pelo menos um eixo de simetria.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Faça as seguintes construções.
a) Partindo de um ponto P e de uma reta r, P não pertencente a r, construa, usando régua e esquadro, um ponto pê linha, simétrico a P em relação à reta r.
b) Partindo de um segmento
MNe de uma reta s, M e N não pertencentes a s, construa, usando régua e esquadro, um segmento
M linha N linha, simétrico a
MNem relação à reta s.
2 Escreva um texto explicando como você fez para construir as figuras pedidas.
3
Reúna-se com um colega e compare o texto que você escreveu com o dele. Há diferenças nos processos de construção?
PARA SABER MAIS
A simetria e a bissetriz
Na página 174, por meio da dobra de uma folha de papel, construímos uma figura que apresenta simetria em relação a uma linha reta. Vamos retomar o passo a passo dessa construção.
Também por meio de dobradura, podemos obter a bissetriz de um ângulo.
Observe que a bissetriz de um ângulo é uma linha reta que funciona como um eixo de simetria para os lados desse ângulo. Em outras palavras, ângulo pode ser descrito como uma figura que apresenta simetria e tem como eixo de simetria a sua bissetriz.
Agora é com você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Desenhe, em uma folha de sulfite, a figura a seguir, que representa dois ângulos suplementares.
Por dobradura, obtenha as bissetrizes dos ângulos
ângulo AOBe
BOC.
Em seguida, meça com o transferidor o ângulo formado pelas bissetrizes
Semirreta OMde
ângulo AOBe
Semirreta ON.de
ângulo BOC.
a) Qual é a medida obtida?
b) Verifique se os colegas obtiveram a mesma medida. O que você conclui?
c) Para justificar sua conclusão, considere a medida de
ângulo AOBigual a 2x e a medida de
Ângulo BOCigual a 2y. Depois, represente as medidas dos ângulos
MOB,
BONe
MON. Agora, responda: quanto vale 2x + 2y? E quanto vale xis + y ?
2 Reproduza em uma folha de papel o triângulo ABC da figura 1 e, em seguida, recorte-o.
a) Por dobradura, obtenha as bissetrizes dos três ângulos do triângulo ABC. Trace as bissetrizes pelas marcas das dobras.
b) As três bissetrizes se cruzam duas a duas em pontos distintos ou se cruzam em um só ponto?
c) Com um esquadro e uma régua, meça a distância do ponto de encontro das bissetrizes até cada um dos lados do triângulo. Acompanhe na figura 2. O que se pode dizer dessas três distâncias?
d) Coloque a ponta- sêca de um compasso no ponto em que as bissetrizes se encontram. Abra o compasso até a distância obtida no item c e trace uma circunferência. O que acontece com essa circunferência e com os três lados do triângulo?
(Ao usar o compasso e a tesoura sem ponta, atenção para não se machucar!)
3. Transformações geométricas
Veremos agora três tipos de transformações geométricas, chamadas de reflexão, translação e rotação, por meio das quais são obtidas figuras simétricas de figuras dadas. Essas transformações são caracterizadas por movimentos feitos nessas figuras.
A primeira transformação, denominada reflexão, já vimos no tópico anterior. Ela corresponde à simetria em relação a uma reta que aqui chamaremos de eixo de reflexão.
Reflexão
Em um papel, dada uma figura e uma reta que não passe por ela, imagine o seguinte movimento: dobramos o papel pela reta e decalcamos a figura do outro lado da reta. Depois desdobramos o papel. Assim, obtemos a simétrica da figura dada inicialmente.
A reflexão mantém todas as medidas: distâncias, ângulos, formato e tamanho. Assim, a figura inicial e sua imagem refletida em relação a uma reta são congruentes.
Observe que, quando refletimos uma figura em relação a uma reta (ou no espêlho, ou na superfície de um rio), a figura obtida (imagem) tem mesmo formato e mesmo tamanho; porém, fica virada ao contrário (imagem reversa) em relação à figura inicial.
Translação
Quando movemos uma figura a uma dada distância, sempre na mesma direção e no mesmo sentido, estamos realizando uma translação.
Nesse caso, a figura obtida (imagem) também é congruente à figura inicial.
É como se a figura inicial deslizasse, formando uma sequência de figuras congruentes a ela.
Rotação
Quando o movimento aplicado à figura é um giro de determinado número de graus em tôrno de um ponto, estamos realizando uma rotação. Esse ponto é chamado de centro da rotação.
Uma rotação fica determinada quando conhecemos o centro, o sentido e o ângulo de giro.
A rotação também preserva o formato e o tamanho das figuras. Desse modo, a imagem obtida pelas rotações é uma figura congruente à figura inicial.
Verifique mais um exemplo na imagem do vitral.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
19 Identifique em cada caso a transformação geométrica aplicada: reflexão em relação a uma reta, translação ou rotação.
20 Os hexágonos a seguir são simétricos em relação ao eixo r.
Agora, responda às questões.
a) Se o lado
DCmede duas unidades, quanto mede
o segmento D linha C linhab) Se a medida da distância de F ao eixo r é igual a 4 unidades, quanto mede
Segmento de reta F, F linha.c) Se
o segmento E, E linhamede 9 unidades, qual é a medida da distância de E ao eixo r ? E de é linha ao eixo r ?
d) Qual é a relação entre as medidas dos ângulos
ADFe
A linha, D linha F linhae) Se o hexágono á bê cê dê é éfe é um polígono regular, então o hexágono á linha bê linha cê linha dê linha é linha éfe linha também é?
f) A medida do perímetro dos dois hexágonos é a mesma?
g) A medida da área da região interna dos dois hexágonos pode não ser a mesma?
21 Responda às questões a seguir.
a) Imagine que você esteja diante de um espêlho e que segure sua orelha esquerda com a mão direita. Como você descreveria a imagem refletida no espêlho?
b) Imagine um movimento que você possa fazer diante do espêlho. Como você descreveria a imagem formada com esse movimento?
22 Copie a figura a seguir em três papéis quadriculados. Em uma das cópias, faça a reflexão do foguete em relação ao eixo ê. Em outra, faça a translação do foguete, aplicando uma distância igual a 8 lados do quadradinho da malha e movendo-o para a direita. Na terceira cópia, faça a rotação do foguete, girando-o em tôrno do ponto a, 135 graus no sentido anti-horário.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Reúna-se com dois colegas e façam o que se pede.
Copiem a figura em três papéis quadriculados.
Um dos colegas faz reflexões sucessivas em tôrno dos eixos e e é linha. O outro faz, em outra cópia, a rotação de 180 graus em tôrno do ponto O no sentido horário. O terceiro faz na terceira cópia a rotação de 180 graus em tôrno do ponto O no sentido anti-horário. Em seguida, comparem os resultados e escrevam no caderno as conclusões dessa comparação.
4. Transformações geométricas no plano cartesiano
As transformações geométricas também podem ser aplicadas no plano cartesiano.
Veremos alguns casos particulares.
Considere, no plano cartesiano, um triângulo á bê cê, em que a(4, 1), B(1, 1) e C(4, 3), como a figura inicial. A seguir, aplicaremos nessa figura os movimentos de translação, de reflexão e de rotação.
Translação
• O triângulo dê ê éfe é a figura obtida do triângulo á bê cê por uma translação horizontal de 5 unidades para a esquerda. Note que todos os infinitos pontos do triângulo á bê cê foram deslocados ‒5 unidades (para a esquerda), ou seja, as abscissas foram diminuídas em 5 unidades, e as ordenadas foram mantidas.
Em particular, temos:
D (4 ‒ 5, 1) = D (‒1, 1);
ê (1 ‒ 5, 1) = ê (‒4, 1); e
F (4 ‒ 5, 3) = F (‒1, 3).
• O triângulo gê agá í é a figura obtida do triângulo á bê cê por uma translação vertical de ‒4 unidades (para baixo). Note que todos os infinitos pontos do triângulo á bê cê foram deslocados 4 unidades para baixo, ou seja, as ordenadas foram diminuídas de 4 unidades e as abscissas foram mantidas. Em particular, temos: G (4, 1 ‒ 4) = G (4, ‒3); H (1, 1 ‒ 4) = H (1, ‒3); e ih (4, 3 ‒ 4) = ih (4, ‒1).
Generalizando, considere um ponto P, qualquer, de coordenadas cartesianas xP e yP .
Um ponto Q, obtido de P por uma translação horizontal de u unidades, terá abscissa igual a (xP + u) e ordenada igual a yP . Quando o deslocamento é para a esquerda, u é negativo; quando é para a direita, u é positivo.
Um ponto R, obtido de P por uma translação vertical de u unidades, terá abscissa igual a xP e ordenada igual a (yP + u). Quando o deslocamento é para baixo, u é negativo; quando é para cima, u é positivo.
Acompanhe os exemplos:
a) Dado P (5, 10), com uma translação horizontal de 7 unidades para a esquerda obtém-se Q (5 ‒ 7, 10) = Q (‒2, 10), e com uma translação horizontal de 7 unidades para a direita obtém-se Q (5 + 7, 10) = Q (12, 10).
b) Dado P (‒1,5; 0,9), com uma translação vertical de 7 unidades para baixo obtém-se R (‒1,5; 0,9 ‒ 7) = R (‒1,5; ‒6,1), e com uma translação vertical de 7 unidades para cima obtém-se R (‒1,5; 0,9 + 7) = R (‒1,5; 7,9).
Reflexão
• O triângulo dê ê éfe é a figura obtida do triângulo ABC por uma reflexão em relação ao eixo y. Note que os pares e pontos a e D estão à mesma distância do eixo y, assim como B e ê, e também C e F. Em cada um desses pares, as abscissas foram multiplicadas por (‒1), ou seja, tiveram os seus sinais trocados, e as ordenadas foram mantidas.
Em particular, temos: D (‒4, 1); ê (‒1, 1) e F (‒4, 3).
• O triângulo gê agá í é a figura obtida do triângulo á bê cê por uma reflexão em relação ao eixo x. Note que os pares de pontos a e G estão à mesma distância do eixo x, assim como B e H, e também C e ih. Em cada um desses pares, as ordenadas foram multiplicadas por (‒1), ou seja, tiveram os seus sinais trocados e as abscissas foram mantidas.
Em particular, temos: G (4, ‒1), H (1, ‒1) e ih (4, ‒3).
Generalizando, considere um ponto P, qualquer, de coordenadas cartesianas xP e yP .
Um ponto Q, obtido de P por uma reflexão em relação ao eixo y, terá abscissa igual a ‒xP e ordenada igual a yP.
Um ponto R, obtido de P por uma reflexão em relação ao eixo x, terá abscissa igual a xP e ordenada igual a ‒yP .
Acompanhe os exemplos.
a) Dado P (8, 2), com uma reflexão em relação ao eixo y obtém-se Q (‒8, 2), e com uma reflexão em relação ao eixo x obtém-se R (8, ‒2).
b) Dado P (‒1,5; 0,9), com uma reflexão em relação ao eixo y obtém-se Q (1,5; 0,9), e com uma reflexão em relação ao eixo x obtém-se R (‒1,5; ‒0,9).
Rotação
• O triângulo dê ê éfe é a figura obtida do triângulo á bê cê por uma rotação de um quarto de volta (90 graus) em tôrno do ponto óh, origem do plano cartesiano, no sentido anti-horário. Esse fato pode ser verificado com um compasso. Com a ponta- sêca do compasso em óh e abertura á ó, giramos 90 graus no sentido anti-horário e obtemos o ponto D. Do mesmo modo: obtemos o ponto ê, com a ponta- sêca em óh e abertura ó bê; obtemos o ponto F, com a ponta- sêca em óh e abertura ó cê.
• O triângulo gê agá í é a figura obtida do triângulo ABC por uma rotação de um quarto de volta (90 graus) em tôrno do ponto óh, origem do plano cartesiano, no sentido horário. Esse fato pode ser verificado com um compasso. Com a ponta- sêca do compasso em óh e abertura á ó, giramos 90 graus no sentido horário e obtemos o ponto G. Do mesmo modo: obtemos o ponto H com a ponta- sêca em óh e abertura ó bê; obtemos o ponto ih com a ponta- sêca em óh e abertura ó cê.
Generalizando, considere um ponto P, qualquer, de coordenadas cartesianas xP e yP .
Um ponto Q, obtido de P por uma rotação de 90 graus em tôrno do ponto O, origem do plano cartesiano, no sentido anti-horário, terá abscissa igual a ‒yP e ordenada igual a xP.
Um ponto R, obtido de P por uma rotação de 90 graus em tôrno do ponto O, origem do plano cartesiano, no sentido horário, terá abscissa igual a yP e ordenada igual a ‒xP .
Acompanhe os exemplos.
a) Dado P (6; 4,2), com uma rotação de 90 graus, sentido anti-horário, obtém-se Q (‒4,2; 6), e com uma rotação de 90 graus, sentido horário, obtém-se R (4,2; ‒6).
b) Dado
P, abre parênteses, menos três quartos, vírgula 8, fecha parênteses.com uma rotação de 90 graus, sentido anti-horário, obtém-se
Q, abre parênteses, menos 8, vírgula menos três quartos, fecha parênteses.e com uma rotação de 90 graus, sentido horário, obtém-se
R, abre parênteses, 8, vírgula três quartos, fecha parênteses.EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
23 Considere as retas perpendiculares r e s e o triângulo á bê cê, representados a seguir.
a) Copie essa representação em uma folha de papel quadriculado.
b) Construa os triângulos: dê ê éfe, simétrico ao triângulo á bê cê em relação à reta r ; gê agá í, simétrico ao triângulo dê ê éfe em relação à reta s; e jota cá êle, simétrico ao triângulo gê agá í em relação à reta r.
c) O triângulo jota cá êle é simétrico ao triângulo á bê cê em relação a qual reta?
24 O polígono á bê cê dê é está representado no plano cartesiano.
Identifique as coordenadas dos vértices do polígono e escreva-as no caderno:
a) refletido em relação ao eixo y;
b) refletido em relação ao eixo x;
c) rotacionado 180 graus no sentido horário, em relação à origem.
25 Observe a imagem e escreva no caderno as frases a seguir, completando-as.
a) A figura 1 é simétrica à figura
por rotação no sentido anti-horário em relação à origem.
b) A figura 1 é simétrica à figura
por reflexão em relação ao eixo . xis
c) A figura 1 é simétrica à figura
por reflexão em relação ao eixo y.
26 Use um papel quadriculado para construir, em um plano cartesiano, um triângulo á bê cê, com a (‒2, 2), B (3, 2) e C (4, 5). A seguir obtenha:
a) o triângulo éle ême êne, por uma translação horizontal de á bê cê, para a direita de 5 unidades;
b) o triângulo RST, por uma translação horizontal de á bê cê, para a esquerda de 5 unidades.
27 Use um papel quadriculado para construir, em um plano cartesiano, um triângulo á bê cê, com a (3, 0), B (5, 0) e C (0, 5). A seguir, obtenha:
a) o triângulo éle ême êne, por uma reflexão de á bê cê em relação ao eixo y ;
b) o triângulo érre ésse tê, por uma reflexão de á bê cê em relação ao eixo x;
c) o triângulo ú vê dáblio, por uma reflexão de éle ême êne em relação ao eixo x.
28 Use um papel quadriculado para construir, em um plano cartesiano, um triângulo á bê cê, com a (3, 0), B (5, 0) e C (4, 3). A seguir, obtenha:
a) o triângulo éle ême êne, por uma rotação de á bê cê de 90 graus em tôrno do ponto óh, origem do plano cartesiano, no sentido anti-horário;
b) o triângulo érre ésse tê, por uma rotação de á bê cê de 90 graus em tôrno do ponto óh, origem do plano cartesiano, no sentido horário.
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Reproduza em uma folha de papel quadriculado a figura e desenhe a parte que falta para obter uma figura simétrica em relação à reta ê.
2 A bandeira nacional brasileira apresenta simetria? Justifique sua resposta.
3 Reproduza em uma folha de papel quadriculado a figura a seguir e construa a simétrica em relação à reta t.
4 Observe a figura a seguir e determine os valores de a e bê, em grau.
Agora responda às questões a seguir.
a) Qual é a figura simétrica da bissetriz de
ângulo AOBem relação ao eixo y ?
b) Qual é a figura simétrica da bissetriz de
ângulo AOBem relação ao eixo x?
5 ( ó bê ême) Benjamim passava pela praça de Quixajuba quando viu o relógio da praça pelo espêlho da bicicleta, como na figura a seguir.
Que horas o relógio estava marcando?
a) 5 horas 15 minutos
b) 5 horas 45 minutos
c) 6 horas 15 minutos
d) 6 horas 45 minutos
e) 7 horas 45 minutos
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Assinale a alternativa que traz uma figura que não apresenta simetria.
2 Quantos eixos de simetria há na figura a seguir?
a) 3
b) 6
c) 9
d) 12
3 Qual figura obtemos ao realizar o seguinte córte em uma folha de papel dobrada ao meio?
4 Amanda tem uma estante com 15 espaços para organizar seus objetos. Uma planta estava, inicialmente, na posição 1 e, depois, Amanda colocou-a na posição 2.
Que transformação geométrica pode ser associada à mudança de posição da planta?
a) Reflexão
b) Rotação
c) Translação
d) Translação e rotação
5 Se o ponto (‒3, ‒3) for transladado 4 unidades, verticalmente, para cima e depois, sofrer reflexão em relação ao eixo xis, suas coordenadas serão:
a) (3, ‒1)
b) (‒3, 1)
c) (‒3, ‒1)
d) (1, 3)
6 Matheus vai trocar alguns móveis do seu quarto de lugar. Ele decidiu que a cama seria rotacionada em 90 graus no sentido anti-horário, sendo o centro de rotação o centro da cama. Se a posição inicial é esta ilustrada, assinale a alternativa que contém a posição da cama após a rotação.
7 Qual foi a transformação geométrica aplicada na figura um para gerar a figura dois?
a) Reflexão em relação ao eixo x.
b) Translação de 6 unidades, na horizontal e para a direita.
c) Reflexão em relação ao eixo y.
d) Rotação de 180 graus no sentido horário.
Organizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir:
a) Dê um exemplo de figura simétrica e de figura assimétrica.
b) Descreva, com suas palavras, o que é uma reflexão.
c) Descreva, com suas palavras, o que é uma translação.
d) Descreva, com suas palavras, o que é uma rotação.
DIVERSIFICANDO
Girando no parque
A High Roller é uma roda-gigante digna do nome: tem 167,6 metros de altura e 158,5 metros de diâmetro. Foi inaugurada em 31 de março de 2014, em Las Vegas, Estados Unidos. Ela tem 28 cápsulas igualmente espaçadas, com ar-condicionado, cada uma com capacidade para 40 pessoas, e o tempo total do passeio (uma volta completa) dura cêrca de 30 minutos. A medida de um ângulo imaginário com vértice no centro dessa roda, com lados que passem no centro de duas cápsulas vizinhas, pode ser indicada pela razão
360 graus sobre 28ou
90 graus sobre 7.
Agora é com você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Qual é a medida aproximada do ângulo descrito no texto anterior em grau, minuto e segundo?
2 A roda-gigante de um parque de diversões tem 18 cadeiras, igualmente espaçadas, e move-se no sentido anti-horário, isto é, no sentido contrário ao do ponteiro do relógio. Na figura, as letras de a a R indicam as posições das cadeiras. Leandro sentou-se na posição indicada pela letra a.
a) Em um primeiro momento, a roda moveu-se em meia-volta e parou para que Juliana se sentasse. Nesse momento, qual era a posição de Leandro?
b) Após Juliana se sentar, a roda moveu-se 1,5 volta, novamente. Qual era a nova posição de Leandro e Juliana?
c) A posição M é simétrica de D em relação ao centro, assim como N é simétrica de ê, e óh é simétrica de F. Qual é a posição simétrica de P em relação ao centro da roda? E qual é a simétrica de G em relação ao centro da roda?
d) Considerando que uma volta inteira corresponde a 360 graus, quantos graus tem o ângulo
Ângulo HSIdescrito pela cadeira que vai da posição H até ih, no sentido anti-horário? E se fosse no sentido horário?
e) Qual é a posição da cadeira que está na bissetriz do ângulo
Ângulo MSAde menor medida?
f) A cadeira da posição E está na bissetriz de um ângulo. Dê o nome de três ângulos em que isso é possível.