Parte 1
CAPÍTULO 10 Estudo dos polígonos
Observe, leia e responda no caderno.
a) A imagem retrata a aplicação da Matemática na Arquitetura. Qual figura geométrica você identifica na fachada do Grande Museu Egípcio?
b) Esse museu fica perto das Pirâmides de . gizé Pesquise e responda: quais são os nomes das três pirâmides mais famosas do Egito?
c) A figura dessa fachada é resultado de modificações repetidas em um triângulo inicial.
Quantos triângulos escuros você vê na 1ª figura à esquerda? E na 2ª figura? E na 3ª figura? E na 4ª figura?
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
A apenas 2 quilômetros de distância das pirâmides de gizé e considerado o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, o complexo cultural do Grande Museu Egípcio foi construído para abrigar uma coleção de aproximadamente .100000 artefatos antigos, cobrindo uma área total de .24000 . métros quadrados
1. Polígonos
Já aprendemos que uma linha poligonal fechada simples é chamada de polígono.
Agora, vamos recordar o que já sabemos sobre polígonos.
• Os polígonos dividem o plano em duas regiões sem pontos comuns: a interior e a exterior.
• Polígonos são denominados convéquiços quando o segmento que une quaisquer dois pontos de seu interior estiver contido nele. Caso contrário, são chamados de polígonos não . convéquiços
Neste e nos próximos capítulos, vamos trabalhar apenas com polígonos convéquiços, que chamaremos simplesmente de polígonos.
Elementos de um polígono
Considere os elementos de um polígono. Alguns deles você já conhece.
• Lados: são os segmentos que formam o polígono. No polígono á bê cê dê é, os lados são
AB, BC, CD, DE e EA.• Vértices: são os pontos de encontro de dois lados consecutivos de um polígono. No polígono á bê cê dê é, os vértices são os pontos a, B, C, D e ê.
• Ângulos internos: são os ângulos formados por duas semirretas com origem em um mesmo vértice. Cada uma contém um lado do polígono. No polígono á bê cê dê é, os ângulos internos são
A, B, C, D e E.• Ângulos externos: são os ângulos formados por duas semirretas com origem em um mesmo vértice. Uma contém um lado do polígono e a outra, o prolongamento do lado consecutivo a ele. No polígono á bê cê dê é, são ângulos externos:
e 1, e 2, e 3, e 4, e, e 5..
• Diagonais: são os segmentos com extremidades em dois vértices não consecutivos do polígono. As diagonais do polígono á bê cê dê é são os segmentos
AC, AD, BD, BE e CE.EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Calcule a medida do perímetro do trapézio a bê cê dê.
2 Se os ângulos de um pentágono forem congruentes, e a soma das medidas deles for 540 graus, quanto medirá cada um desses ângulos?
3 Desenhe um heptágono convexo e trace todas as diagonais. Essas diagonais determinam vários polígonos. Pinte a região interior de um desses polígonos que tenha:
a) 3 lados;
b) 4 lados;
c) 5 lados;
d) 6 lados;
e) 7 lados.
4
Considere três polígonos: um heptágono de lados medindo 2,5 centímetros, um octógono de lados medindo 2 centímetros e um eneágono de lados medindo 1,8 . centímetro Descubra, mentalmente, qual deles tem a maior medida de perímetro.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Reúna-se com um colega e resolvam este desafio. Copiem em uma folha de papel sulfite as figuras, nas quantidades indicadas, e recortem-nas.
(Use tesoura com ponta arredondada e a manuseie com cuidado!)
Depois, com as seis peças, construam uma cruz neste formato:
2. Número de diagonais de um polígono
Considere o número de lados dos polígonos e o de diagonais traçadas por um de seus vértices.
Note que o número de diagonais traçadas por um de seus vértices (o vértice a) é igual ao número de lados menos 3.
Em um polígono de n lados, podemos traçar, por um dos vértices, (n ‒ 3) diagonais.
Como o polígono tem n vértices, podemos traçar n ⋅ (n ‒ 3) diagonais.
Esse produto, porém, representa o dôbro do número de diagonais, pois cada diagonal foi contada duas vezes (por exemplo, a diagonal
A Ce a diagonal
C A).
Então, para calcular o número total de diagonais d de um polígono de n lados, podemos empregar a fórmula:
Acompanhe alguns exemplos.
a) Vamos calcular o número de diagonais de um octógono.
n = 8
d =
Fração, numerador, n vezes, abre parênteses, n menos 3, fecha parênteses, denominador, 2=
numerador 8 vezes, abre parenteses, 8 menos 3, denominador 2,=
numerador 8 vezes 5, denominador 2,=
40 meios= 20
Portanto, o octógono tem 20 diagonais.
b) Qual é o polígono cujo número de diagonais é igual ao número de lados?
Podemos escrever o sistema de equações:
Sistema. Abre chave. Linha 1: d igual a n. Linha 2: d igual a, fração, numerador n vezes, abre parênteses, n menos 3, fecha parênteses, denominador 2.Substituindo d por n, na segunda equação, obtemos:
n igual Fração. Numerador n ao quadrado menos 3n, denominador 2.Logo, o polígono é o pentágono.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
5
Calcule mentalmente:
a) Quantas diagonais podemos traçar a partir de um dos vértices de um hexágono?
b) Quantas diagonais tem um triângulo?
6 Desenhe um quadrado e trace suas diagonais.
a) Quantas diagonais ele tem?
b) Com uma régua, compare a medida das diagonais. O que é possível perceber?
7 Por um dos vértices de um polígono foi possível traçar até 4 diagonais. Que nome recebe esse polígono?
8 Quantas diagonais tem um polígono com:
a) 20 lados?
b) 16 lados?
c) 24 lados?
9 Quantos lados tem o polígono cujo número de diagonais é:
a) seis vezes o número de lados?
b) o quádruplo do número de lados?
10 Traçando todas as diagonais a partir de um vértice, quantos triângulos são formados em um:
a) quadrilátero?
b) pentágono?
c) hexágono?
d) heptágono?
e) decágono?
f) polígono de n lados?
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Reúna-se com um colega e façam o que se pede.
Cada um dos cinco cartões tem um número em uma face e uma figura na outra.
Alguém afirmou: “Atrás de um número par há sempre um triângulo”.
Que procedimento devemos adotar para verificar se a afirmação é verdadeira, virando o menor número de cartões?
Conversem com outra dupla e comparem as respostas obtidas.
Elaborem outras afirmações sobre esses cartões para outra dupla fazer a verificação.
3. Estudando triângulos
Você já aprendeu que os triângulos são polígonos de três lados. Vamos relembrar quais são seus principais elementos.
Indicamos um triângulo á bê cê, como o da figura a seguir, por △ á bê cê.
Nesse triângulo, destacamos seus principais elementos:
• os vértices a, B e C;
• os lados
AB, AC e BC• os ângulos internos
Ângulo BAC ou ângulo A, ângulo ABC ou ângulo B e ângulo ACB ou ângulo C.
• os ângulos externos
ângulo e1,
ângulo e2 e
ângulo e3.
Observe que cada lado é oposto ao ângulo interno determinado pelos outros dois lados:
•
lado BCé oposto ao ângulo
A;
•
lado ACé oposto ao ângulo
B;
•
lado ABé oposto ao ângulo
C.
Note, também, que cada ângulo externo é suplementar do ângulo interno adjacente:
• medida do(
ângulo interno A) + medida do(
ângulo externo e1) = 180 graus
• medida do(
ângulo interno B) + medida do(
ângulo externo e2) = 180 graus
• medida do(
ângulo interno C) + medida do(
ângulo externo e3) = 180 graus
Classificação de triângulos
Podemos classificar um triângulo de duas maneiras: pelas medidas dos lados ou pelas medidas dos ângulos internos.
Observação
▶ Indicamos os lados correspondentes em polígonos congruentes cortando esses lados com um mesmo número de tracinhos. Para indicar ângulos correspondentes, usamos um pequeno arco cortado por um mesmo número de tracinhos.
Classificação quanto às medidas dos lados
Quanto às medidas dos lados, os triângulos se classificam em isósceles, equilátero ou escaleno.
a) Triângulos isósceles são triângulos que têm dois lados congruentes. Em um triângulo isósceles:
• o ângulo formado pelos lados congruentes é chamado de ângulo do vértice;
• o lado oposto a esse ângulo é chamado de base;
• os ângulos adjacentes à base são chamados de ângulos da base.
O △ á bê cê é isósceles, pois
Segmento de reta AB é congruente ao segmento de reta AC.. Nesse triângulo, o ângulo do vértice é
A, a base é o lado
BCe os ângulos da base são
B e C.
b) Triângulos equiláteros são triângulos que têm os três lados congruentes. Todo triângulo equilátero também é um triângulo isósceles. O △ dê ê éfe é equilátero, pois
Segmento de reta DE é congruente ao segmento de reta DF, que é congruente ao segmento de reta EF.c) Triângulos escalenos são triângulos que não têm lados congruentes. O △ gê agá í é escaleno, pois não tem lados congruentes.
Classificação quanto às medidas dos ângulos
Quanto às medidas dos ângulos, os triângulos se classificam em acutângulo, obtusângulo ou retângulo.
a) Triângulos acutângulos são triângulos que têm os três ângulos internos agudos. O △ ABC é acutângulo, pois medida do(
ângulo A) < 90 graus, medida do(
ângulo B) < 90 graus e medida do(
ângulo C) < 90 graus.
b) Triângulos obtusângulos são triângulos que têm um ângulo interno obtuso. O △ dê ê éfe é obtusângulo, pois medida do(
ângulo E) > 90 graus.
c) Triângulos retângulos são triângulos que têm um ângulo interno reto. Em um triângulo retângulo, o lado oposto ao ângulo reto é chamado de hipotenusa, e os outros lados são chamados de catetos.
O triângulo á bê cê é retângulo, pois medida do(
ângulo B) = 90 graus. Nesse triângulo, os catetos são
AB e BC, e a hipotenusa é
ACConstrução de triângulos
Vamos recordar a construção de um triângulo, com régua e compasso, quando são conhecidas as medidas de seus lados, por exemplo, 3 centímetros, 5 centímetros e 7 centímetros.
Acompanhe:
• Com o auxílio da régua, traçamos o segmento
ABde medida 7 centímetros.
• Com a ponta- sêca em A e abertura igual a á cê (5 centímetros), depois com a ponta- sêca em bê e abertura igual a bê cê (3 centímetros), traçamos arcos que se cruzam em cê.
• Com o auxílio da régua, traçamos os lados
AC e BC.
Condição de existência de um triângulo
Nem sempre é possível construir um triângulo, mesmo sendo conhecidas as três medidas dos lados. Considere as situações a seguir.
Situação 1
Vamos tentar construir um triângulo de lados medindo 6 centímetros, 3 centímetros e 2 centímetros.
Perceba que não foi possível construir o triângulo com lados medindo 6 centímetros, 3 centímetros e 2 centímetros, pois os arcos traçados não se cruzam. Repare também que o maior segmento (de 6 centímetros) tem medida maior que a soma das medidas dos outros dois segmentos (3 centímetros + 2 centímetros = 5 centímetros). Isso significa que não existe um triângulo cujos lados medem 6 centímetros, 3 centímetros e 2 centímetros.
Situação 2
Vamos tentar construir um triângulo de lados medindo 7 , centímetros 4 centímetros e 3 . centímetros
Perceba que também não foi possível construir o triângulo com lados medindo 7 , centímetros 4 centímetros e 3 centímetros. Repare que o maior segmento (de 7 centímetros) tem medida igual à soma das medidas dos outros dois segmentos (3 centímetros + 4 centímetros = 7 centímetros). Isso significa que não existe um triângulo cujos lados medem 7 centímetros, 4 centímetros e 3 centímetros.
Vimos que não foi possível construir o triângulo de medidas 6 , centímetros 3 centímetros e 2 centímetros, pois 6 > 2 + 3.
Também não foi possível construir o triângulo de medidas 7 centímetros, 4 centímetros e 3 , centímetros pois 7 = 4 + 3.
No entanto, é possível construir um triângulo de lados medindo 7 , centímetros 5 centímetros e 3 . centímetros Repare que o maior lado desse triângulo (7 centímetros) tem medida menor que a soma das medidas dos outros dois lados (5 centímetros + 3 centímetros = 8 centímetros). Isso também ocorre com os outros dois lados desse triângulo: a medida de cada um deles é menor que a soma das medidas dos outros dois:
• 5 centímetros < 3 centímetros + 7 centímetros
• 3 centímetros < 5 centímetros + 7 centímetros
Essa é a condição de existência de qualquer triângulo.
Em todo triângulo, a medida de qualquer lado é menor que a soma das medidas dos outros dois lados.
Veja outros exemplos e o fluxograma da construção.
a) Vamos verificar se existe o triângulo cujos lados medem 12 centímetros, 9 centímetros e 8 centímetros. Basta verificar se a medida do lado maior é menor que a soma das medidas dos outros dois lados: 12 centímetros < 9 centímetros + 8 centímetros Logo, o triângulo existe.
b) Vamos verificar se existe o triângulo cujos lados medem 15 centímetros, 10 centímetros e 4 : centímetros 15 centímetros > 10 centímetros + 4 centímetros Logo, o triângulo não existe.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
11 Com régua e compasso, construa os triângulos:
a) isósceles; medida da base: 5 centímetros; lados congruentes: 4 centímetros;
b) equilátero; medida dos lados: 3 centímetros;
c) escaleno; medida dos lados: 6 centímetros, 4 centímetros e 3,5 centímetros.
(Ao usar o compasso, atenção para não se machucar com a ponta- sêca!)
12 Considere a figura a seguir.
a) Quantos triângulos existem na figura?
b) Nomeie cada um deles.
c) Utilizando uma régua e um transferidor, classifique os triângulos á bê cê, á dê é e cê dê é quanto às medidas dos lados e quanto às medidas dos ângulos.
13 Desenhe um triângulo á bê cê, em que A bê = 5 centímetros, á cê = 3 centímetros e BC = 4 centímetros. Com um transferidor, meça o ângulo
ACB. Classifique esse triângulo quanto às medidas dos lados e dos ângulos.
14 Construa um triângulo retângulo e isósceles. Quanto medem seus ângulos agudos?
15 É possível a construção de um triângulo retângulo equilátero? Justifique sua resposta.
16 É possível a construção de um triângulo que tenha dois ângulos externos retos? E a de um triângulo que tenha dois ângulos externos obtusos?
17 Verifique se é possível construir, com régua e compasso, triângulos cujas medidas dos lados são:
a) a = 8 centímetros, b = 6 centímetros e c = 4 centímetros;
b) a = 8 centímetros, b = 5 centímetros e c = 4 centímetros;
c) a = 8 centímetros, b = 4 centímetros e c = 4 centímetros;
d) a = 8 centímetros, b = 3 centímetros e c = 4 centímetros;
e) a = 7 centímetros, b = 3 centímetros e c = 4 centímetros;
f) a = 6 centímetros, b = 3 centímetros e c = 4 centímetros;
(Ao usar o compasso, atenção para não se machucar com a ponta-seca!)
18 Em quais itens do exercício 17 não foi possível construir o triângulo? Por que isso ocorreu?
19
Hora de criar – Troque com um colega um problema sobre triângulos criado por vocês. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Construa uma figura conforme as indicações a seguir.
• Marque um ponto a.
• Desenhe o segmento
ABcom 3 centímetros.
• Indo de a para B, faça um giro de 120 graus em B para a esquerda. Trace
segmento de reta BCtambém com medida 3 centímetros.
• Indo de B para C, faça outro giro de 120 graus em C para a esquerda e trace
segmento de reta AC.
a) Qual é a medida de
segmento de reta AC?
b) Qual é a medida do ângulo
CAB?
c) Que figura foi desenhada?
2 Renato quer construir um triângulo da seguinte maneira:
• um dos lados deve medir 30 centímetros;
• outro lado deve medir 20 centímetros;
• o terceiro lado deve ter como medida, em centímetro, um múltiplo de 15.
a) Dessa maneira, quantos triângulos diferentes Renato poderá construir?
b) Quais serão as medidas dos lados dos triângulos?
PARA SABER MAIS
Uma propriedade importante dos triângulos
Em toda estrutura que precisa ser rígida, pode verificar: existe um triângulo!
Essa propriedade do triângulo (rigidez) é aproveitada na construção de muitas estruturas, entre elas portões e armações de telhados, para conservá-las sem deformações.
Agora é com você!
As estruturas das figuras a seguir, feitas com canudinhos de papel presos por percevejos, representam polígonos diversos: triângulo ( a), quadriláteros (B e C), pentágonos (D e ê) e hexágonos (F e G).
Com a ajuda de um adulto, você pode construí-las para descobrir uma das propriedades dos triângulos: ao tentar movimentar, com muito cuidado com o percevejo, um dos vértices de cada estrutura, você percebe que a única que permanece rígida é a que tem formato triangular.
4. Somas das medidas dos ângulos de um polígono
Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo
Considere um triângulo á bê cê qualquer e uma reta r paralela à reta
BCque passa por a. Indicamos por x e y as medidas dos ângulos formados pela reta r com os lados
ABe
AC, respectivamente.
Ângulos alternos internos formados por paralelas são congruentes; logo, x = b e y = c.
A soma das medidas dos três ângulos de vértice A fórma um ângulo raso com lados em r ; então, x + a + y = 180 graus.
Substituindo x por b e y por c, obtemos: b + a + c = 180 graus
Portanto:
A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer é igual a 180 graus.
Soma das medidas dos ângulos internos de um polígono de n lados
Considere os polígonos a seguir. Após traçar todas as diagonais por um vértice, obtivemos alguns triângulos que auxiliam no cálculo das somas Si
das medidas dos ângulos internos.
Agora, vamos considerar um polígono de n lados. Traçando todas as diagonais a partir de um dos vértices desse polígono, obtemos (n ‒ 2) triângulos.
Sabendo que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180, a soma graus Si das medidas dos ângulos internos de (n – 2) triângulos é:
Si = (n ‒ 2) ⋅ 180 graus
A soma das medidas dos ângulos internos de um polígono de n lados é igual a: (n ‒ 2) ⋅ 180 graus.
Acompanhe alguns exemplos.
a) Calcule a soma das medidas dos ângulos internos de um hexágono. n = 6 e Si
= (n ‒ 2) ⋅ 180 graus Substituindo n por 6, obtemos:
Si = (6 ‒ 2) ⋅ 180 graus
Si= 4 ⋅ 180 graus = 720 graus
Logo, a soma das medidas dos ângulos internos de um hexágono é 720 graus.
b) Qual é o polígono cuja soma das medidas dos ângulos internos é .1080 graus?
Si = (n ‒ 2) ⋅ 180 graus e Si
= .1080 graus
180 graus ⋅ n ‒ 360 graus = .1080 graus
180 graus ⋅ n = .1080 graus + 360 graus
180 graus ⋅ n = .1440 graus
n = 8
Portanto, o polígono é um octógono.
c) Calcule as medidas x e y indicadas na figura, sabendo que y ‒ x = 20 graus.
Na figura: n = 5 e Si
= 3x + 2y Como Si
= (n ‒ 2) ⋅ 180 graus, temos: 3x + 2y = (5 ‒ 2) ⋅ 180 graus 3x + 2y = 540 graus
Ao resolver o sistema
Sistema de duas equações do primeiro grau com duas incógnitas. A primeira equação é 3x mais 2y igual a 540 graus e a segunda equação é y menos x igual a 20 graus, obtemos x = 100 graus e y = 120 graus.
Soma das medidas dos ângulos externos de um polígono de n lados
A atividade a seguir nos permitirá perceber um resultado importante.
Desenhamos o polígono á bê cê dê é e seus ângulos externos
e 1, e 2, e 3, e 4, e, e 5em uma folha de papel (fotografia 1). Com uma tesoura, recortamos a figura para destacar cada um dos ângulos externos, como sugere a fotografia 2.
Reunimos os cinco ângulos externos em tôrno de um dos vértices, de modo que se tornem adjacentes dois a dois (fotografia 3). Cada dois desses ângulos têm um lado comum, como mostra a fotografia 4; desse modo, podemos estimar que a soma das medidas desses ângulos é igual a 360 graus.
Para comprovar nossa estimativa, considere um polígono de n lados. Nele, vemos que em cada vértice a soma das medidas do ângulo interno com as do ângulo externo é igual a 180 graus.
Como o polígono de n lados tem n vértices, então a soma das medidas de todos os ângulos externos
(Se) com as de todos os ângulos internos (Si)
é igual a n ⋅ 180 graus:
Substituindo Si
por (n ‒ 2) ⋅ 180 graus, obtemos:
Portanto:
A soma das medidas dos ângulos externos de um polígono qualquer é 360 graus.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
20 Determine a medida y do ângulo sabendo que, no quadrilátero, y = 2x.
21 Determine a medida do ângulo destacado em verde.
22 A soma das medidas dos ângulos internos de um polígono é .1260 graus.
a) Qual é o nome desse polígono?
b) Quantas diagonais ele tem?
23 Calcule a medida xis do ângulo na figura.
24
Descubra mentalmente a diferença entre a soma das medidas dos ângulos internos de um decágono e a de um octógono.
25 A figura é formada por seis paralelogramos congruentes. Sabendo que a medida y é o dôbro da medida x, qual é a medida z?
26
Reúna-se com um colega e façam o que se pede. Considerem a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono de n lados como Si(n)
e a soma das medidas dos ângulos externos como Se(n)
e respondam.
a)
Si(14) é o dôbro de Si(7)?
b)
Se(14) é o dôbro de Se(7)
?
c)
[Si(14) + Se(14)] é o dôbro de [Si(7) + Se(7)]
?
d) Existe algum valor para n de modo que Si(2n)
seja o dôbro de Si(n)
?
e) Existe algum valor para n de modo que Se(2n)
seja o dôbro de Se(n)
?
f) Existe algum valor para n de modo que [Se(2n) + Si(2n)]
seja o dôbro de [Se(n) + Si(n)]
?
27
Hora de criar – Escolha um polígono e elabore um problema sobre soma das medidas de ângulos internos e ou ou externos desse polígono. Troque com um colega e depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
5. Polígonos regulares
Já vimos que uma figura apresenta simetria em relação a um eixo quando ela pode ser dividida, por uma linha reta, em duas partes com mesmo formato e tamanho, como se fossem espelhadas.
A essa linha reta chamamos de eixo de simetria. Algumas figuras podem apresentar mais de um eixo de simetria.
Vimos também que um polígono é regular se tiver tantos eixos de simetria quantos forem os seus lados.
Entretanto, é possível caracterizar um polígono regular de outro modo.
Um polígono é regular quando todos os seus lados são congruentes entre si e todos os seus ângulos internos são congruentes entre si.
Estas figuras são polígonos regulares.
Representando por a i a medida do ângulo interno de um polígono regular de n lados e por
a subíndice ea medida do ângulo externo, temos:
Acompanhe os exemplos.
a) Vamos calcular a medida do ângulo interno e a medida do ângulo externo do octógono regular.
Si = (n – 2) · 180 graus
Si = (8 – 2) · 180 graus
Si = 6 · 180 graus
Si = 6 · .1080 graus
•
a i é igual a S i sobre n que é igual a mil e 80 graus sobre 8 que é igual a 135 graus.•
a e igual a 360 graus sobre n que é igual a 360 graus sobre 8 que é igual a 45 graus.Note que ai + ae = 135 graus + 45 graus = 180 graus.
Logo, o ângulo interno mede 135 graus, e o ângulo externo, 45 graus.