Parte 2
b) Quantos lados tem o polígono regular cujo ângulo interno mede 150 graus?
ai + ae = 180 graus
150 graus + ae = 180 graus
ae = 180 graus ‒ 150 graus
ae = 30 graus
Como
a e é igual a fração numerador 360 graus, denominador n, e a e é igual a 30 graus., obtemos:
30 graus ⋅ n = 360 graus
n = 12
Portanto, esse polígono tem 12 lados.
Note que o problema poderia ter sido resolvido fazendo
Fração. Numerador S i, denominador n, igual a 150 graus.:
= 150 graus, ou seja, n = 12.
PARA SABER MAIS
Fluxograma da construção de polígono regular com êne lados de medida x
Se um computador fosse construir um polígono regular de n lados de medida x, ele poderia seguir os passos descritos no fluxograma ilustrado. Os valores de n e x são conhecidos.
Observe a seguir o início da construção para k = 1, 2 e 3.
Agora é com você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
No caderno, siga os passos do fluxograma e construa com régua e transferidor um pentágono regular (n = 5) com lados medindo 6 centímetros, ou seja, x = 6.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
28 Considere um decágono regular. Calcule as medidas ai e ae
, nessa ordem, lembrando que elas são suplementares. Depois, calcule-as na ordem inversa. Qual das maneiras de resolução você acha mais simples?
29 Sabendo que um polígono é regular e tem 15 lados, responda às questões.
a) Qual é o nome desse polígono?
b) Qual é a soma das medidas de seus ângulos internos?
c) Qual é a soma das medidas de seus ângulos externos?
d) Quanto mede cada um de seus ângulos internos?
e) Quanto mede cada um de seus ângulos externos?
30 O icoságono é um polígono de 20 lados. Qual é a medida do ângulo interno de um icoságono regular?
31 Determine a diferença entre a medida de um ângulo interno e a de um ângulo externo de um octógono regular.
32 Sabendo que a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono regular é .3960 graus, responda às questões.
a) Quantos lados tem esse polígono?
b) Quanto mede cada um de seus ângulos internos?
c) Quanto mede cada um de seus ângulos externos?
d) Qual é a soma das medidas dos seus ângulos externos?
33 Sabendo que um ângulo externo de um polígono regular mede 12 graus, responda.
a) Quantos lados tem esse polígono?
b) Quanto mede cada um de seus ângulos internos?
34
Reúna-se com um colega e respondam: se o número de lados de um polígono é par, pode-se dizer que o número de diagonais desse polígono também é par?
35 Alessandra fez um painel com uma composição de figuras que lembram polígonos regulares com suas regiões internas coloridas.
a) No painel há quais polígonos regulares?
b) Podemos identificar nesse painel uma figura composta de polígonos regulares que lembra um outro polígono regular. Qual é o nome desse polígono?
c) Calcule a medida de cada ângulo interno do polígono que você identificou no item b.
36 Um robô é programado para partir do ponto óh, dar 5 passos, girar 30 graus para a direita e repetir esse processo até atingir o ponto O novamente e parar. Construa o polígono regular do trajeto do robô e calcule quantos passos ele dá para percorrer esse caminho.
37 Marina confeccionou uma toalha de mesa no formato de um polígono regular. Na borda da toalha, ela pregou uma faixa vermelha. Observe a seguir o esquema que ela utilizou para fazer essa toalha.
a) Quantos metros de faixa vermelha Marina utilizou para fazer esse trabalho?
b) A faixa vermelha formou um polígono. Determine a soma das medidas dos ângulos internos desse polígono.
38 Um retângulo pode ser regular? Justifique.
39 ( ú pê ême- São Paulo) O polígono regular convexo cujo ângulo interno é
7 meiosdo seu ângulo externo é o:
a) icoságono.
b) dodecágono.
c) decágono.
d) eneágono.
e) octógono.
40 Para confeccionar os crachás dos expositores de uma feira de automóveis, foi utilizada a composição de dois polígonos regulares. Veja o modelo.
O ângulo destacado em azul no crachá mede:
a) 120 graus.
b) 135 graus.
c) 165 graus.
d) 150 graus.
41
Hora de criar – Escolha um polígono regular e elabore um problema sobre as medidas de seus ângulos internos e ou ou externos. Troque-o com o de um colega. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Reúna-se com alguns colegas e respondam às questões.
1 Em um polígono regular qualquer, um ângulo externo e o ângulo interno de mesmo vértice são ângulos complementares ou suplementares?
2 Quantos divisores naturais tem o número 360? Quais?
3 Quantos polígonos regulares existem de modo que a medida (em grau) do ângulo externo seja um número natural? Quais são essas medidas?
PARA SABER MAIS
Combinatória nos polígonos
No início do estudo de ângulo, vimos a ideia de giro e que o ângulo de uma volta mede 360 graus.
Vamos supor que a figura 1 seja parte de um polígono. Com algumas figuras iguais a ela, vamos tentar cobrir um ângulo de uma volta (figura 2), sem sobra nem remonte, colocando-as uma ao lado de outra em tôrno de um mesmo ponto (vértice).
Juntando cinco dessas figuras, percebemos que há uma sobra e juntando seis figuras haverá um remonte. Concluímos então que, para não acontecer sobra ou remonte, a medida do ângulo destacado na figura da esquerda deve ser um divisor de 360 graus.
Observe o quadro com alguns polígonos e as medidas de seus ângulos internos.
Polígono |
Triângulo |
Quadrilátero |
Pentágono |
Hexágono |
Heptágono |
---|---|---|---|---|---|
Si |
180° |
360° |
540° |
720° |
900° |
ai |
60° |
90° |
108° |
120° |
≃128° 34′ |
Para cobrir um ângulo de uma volta, ou seja, para cobrir o plano, com um único tipo de polígono regular, precisamos de 6 triângulos equiláteros (6 ⋅ 60 graus = 360 graus) ou de 4 quadrados (4 ⋅ 90 graus = 360 graus) ou de 3 hexágonos regulares (3 ⋅ 120 graus = 360 graus).
Note que as medidas dos ângulos internos dos polígonos regulares de mais de 6 lados são maiores do que 120 graus, e que não são divisores de 360 graus.
Agora é com você!
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Reúna-se com um colega e descubram dois tipos de polígonos, não necessariamente regulares, que, juntos, cobrem o plano. Depois, usando esses polígonos, desenhem um painel cobrindo um ângulo de uma volta.
6. Congruência de polígonos
Considere estes dois polígonos.
Usando uma folha de papel translúcido, reproduzimos o polígono a. Deslocando e girando esse polígono de maneira conveniente, podemos colocá-lo sobre o polígono bê. A esse procedimento chamamos de superposição (ou sobreposição).
Assim, por superposição, será possível verificar se todos os pontos desses dois polígonos coincidem. Caso isso aconteça, diremos que os polígonos A e B são congruentes e indicaremos por a ≅ B.
Elementos correspondentes em polígonos congruentes
Considere os polígonos congruentes.
Em polígonos congruentes, os elementos que coincidem por superposição são chamados de correspondentes. Assim, por exemplo:
• o ângulo
Aé correspondente ao ângulo
M• o ângulo
Bé correspondente ao ângulo
N• o lado
ABé correspondente ao lado
M N• o lado
BCé correspondente ao lado
N PDois polígonos são congruentes se os lados correspondentes e os ângulos correspondentes são congruentes.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
42 Observe os polígonos congruentes.
Escreva o elemento do polígono MNPQ correspondente ao:
a) vértice a;
b) vértice C;
c) lado
ADd) lado
BCe) ângulo
Df) lado
CD43 Os triângulos ABC e MNP a seguir são congruentes.
Escreva o elemento do triângulo MNP correspondente ao:
a) vértice A;
b) vértice B;
c) lado
ACd) lado
BC44 Os pentágonos a seguir são congruentes.
Determine:
a) a medida do lado
ABb) a medida do perímetro do pentágono ABCDE;
c) a medida do ângulo
OPQEXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Um marceneiro construiu um portão de madeira fixando 10 ripas lado a lado de modo a obter uma estrutura de formato retangular. Para que o portão fique com uma estrutura rígida, ele vai colocar uma outra ripa que será fixada em cada uma das 10 ripas que formam a estrutura. Como essa nova ripa deve ser fixada? Justifique sua resposta.
2 Sabendo que a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono regular é .2880 graus, responda:
a) Quantos lados tem esse polígono?
b) Se ele for regular, quanto mede cada um de seus ângulos externos?
c) Quantas são as suas diagonais?
3 A medida de um ângulo externo de um polígono regular é 24 graus. Determine:
a) o número de lados desse polígono;
b) a medida de cada um de seus ângulos internos.
4 A diferença entre a medida de um ângulo interno de um hexágono regular e a medida de um ângulo interno de um quadrado é igual à medida do ângulo externo de qual polígono regular?
5 O número de diagonais de um polígono regular é o triplo do número de seus lados. Determine:
a) o número de lados desse polígono;
b) o número de suas diagonais;
c) a soma das medidas dos ângulos internos;
d) a medida de seu ângulo externo.
6 A figura a seguir representa o início da construção de um polígono que será obtido a partir das movimentações de um personagem de videogueime.
Mateus, que está fazendo essa jogada, deu o seguinte comando para seu personagem:
Partindo de a, avance dois passos e gire 45 graus para a esquerda.
Supondo que todos os passos do personagem tenham a mesma medida, ao retornar ao ponto de partida (ponto A), a trajetória descrita pelo personagem será:
a) uma circunferência.
b) um pentágono regular.
c) um octógono regular.
d) um polígono não regular.
7 Existe um polígono regular em que a medida do ângulo interno é igual à medida do ângulo externo. Que polígono é esse?
8 A menor diagonal de um polígono regular fórma, com um dos lados, um ângulo de 30 graus. Dê a soma das medidas dos ângulos internos desse polígono.
9 Quantas diagonais tem o polígono regular cujo ângulo interno mede 135 graus?
10 O número de diagonais de um polígono regular é igual ao sêxtuplo do número de lados. Qual é a medida de seu ângulo externo?
11 Na abertura deste capítulo vimos uma sequência de triângulos conhecidos por triângulos de Sierpinski. Eles formam uma sequência cujas figuras são determinadas recursivamente: a partir da 1ª figura (um triângulo equilátero) as demais são obtidas sempre em relação à anterior. Observe as 5 primeiras figuras dessa sequência:
No primeiro triângulo determinam-se os pontos médios de cada lado e unem-se esses pontos por segmentos. Remove-se o triângulo do meio e obtém-se o segundo triângulo. Repete-se esse procedimento para obter a próxima figura, indefinidamente.
a) Quantos triângulos escuros tem a quinta figura?
b) Escreva a sequência dos números de triângulos removidos das quatro primeiras figuras.
c) Verifique se as respostas do item b podem ser obtidas pelas expressões a1 = 0; an = 1 + 3 ⋅ an – 1
, onde n é a posição (2, 3 ou 4) da figura na sequência.
d) Aplique n = 5 na expressão do item c para obter o número de triângulos removidos na quinta figura.
12 Sabendo que o ângulo interno de um polígono regular mede 135 graus, responda.
a) Quanto mede seu ângulo externo?
b) Quantos lados tem esse polígono?
c) Se cada lado desse polígono mede 3,4 centímetros, quantos centímetros tem a medida do seu perímetro?
d) Quantas são as diagonais traçadas por um de seus vértices?
13 ( ó bê mépi) Com pentágonos regulares medindo 1 centímetro de lado, formamos uma sequência de polígonos como na figura. A medida do perímetro do primeiro polígono é 5 centímetros, a medida do perímetro do segundo é 8 centímetros, e assim por diante. Quantos pentágonos são necessários para formar um polígono com perímetro medindo .1736 centímetros?
a) 570
b) 572
c) 574
d) 576
e) 578
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Se a medida do perímetro de um triângulo equilátero é igual a 12 centímetros, qual é a medida de cada um de seus lados e qual é a medida de cada um de seus ângulos internos?
a) 3 centímetros e 45 graus
b) 4 centímetros e 45 graus
c) 4 centímetros e 60 graus
d) 6 centímetros e 60 graus
2 O decágono é um polígono regular de 10 lados. Qual é o número total de diagonais de um decágono?
a) 7 diagonais
b) 35 diagonais
c) 50 diagonais
d) 70 diagonais
3 Mariana estava folheando seu livro de Matemática e encontrou um polígono conhecido como octodecágono, que tem 18 lados. Quantas diagonais podem ser traçadas a partir de um vértice desse polígono?
a) 18 diagonais
b) 16 diagonais
c) 17 diagonais
d) 15 diagonais
4 Qual é a classificação, quanto à medida dos lados, dos triângulos a seguir?
a) ( um) equilátero, ( dois) escaleno e ( três) isósceles
b) ( um) isósceles, ( dois) escaleno e ( três) equilátero
c) ( um) escaleno, ( dois) isósceles e ( três) equilátero
d) ( um) escaleno, ( dois) equilátero e ( três) isósceles
5 Se um triângulo tem um ângulo interno de medida maior que 90 graus e outros dois ângulos internos congruentes e de medidas menores que 90 graus, qual é a sua classificação quanto às medidas dos ângulos internos?
a) retângulo
b) acutângulo
c) obtusângulo
d) isósceles
6 Como proposto em uma tarefa escolar, Lucas deve construir triângulos com o apôio de régua e compasso. Para isso, deve usar as seguintes medidas de comprimento de lados dos triângulos: 20 centímetros, 15 centímetros, 12 centímetros, 9 centímetros e 7 centímetros. Qual alternativa apresenta uma combinação de medidas de comprimento em que não será possível construir um triângulo?
a) 20 centímetros, 12 centímetros e 7 centímetros
b) 20 centímetros, 15 centímetros e 9 centímetros
c) 15 centímetros, 12 centímetros e 7 centímetros
d) 12 centímetros, 9 centímetros e 7 centímetros
7 Sabendo que o tridecágono é um polígono de 13 lados, qual é a soma das medidas de seus ângulos internos?
a) .1440 graus
b) .1620 graus
c) .1800 graus
d) .1980 graus
8 Sabendo que os pentágonos abaixo são congruentes, qual é a medida do ângulo
ângulo e?
a) e = 45 graus
b) e = 90 graus
c) e = 135 graus
d) e = 180 graus
Organizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir:
a) Desenhe um polígono com mais de 3 lados e identifique seus elementos.
b) Dado o número de lados, existe um modo de calcular quantidade de diagonais de um polígono com mais de 3 lados? Explique como é possível calcular e dê um exemplo.
c) É possível construir um triângulo com quaisquer medidas de lado? Justifique sua resposta.
d) Em diferentes construções identificamos estruturas triangulares. Que propriedade triangular pode justificar este uso?
e) Dado um polígono qualquer de n lados, é possível obter a soma das medidas de seus ângulos internos? Justifique sua resposta.
f) Explique como é possível obter a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono com mais de 3 lados a partir da soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.
g) O que são polígonos congruentes?
DIVERSIFICANDO
O érre pê ge e os poliedros de Platão
Provavelmente, ao brincar com alguns jogos, você já teve contato com um dado de seis faces, aquele sólido que lembra um hexaedro (cubo). Alguns jogos usam esse dado, por exemplo, para mostrar quantas casas o peão do jogador deve avançar no tabuleiro.
O role-playing game ( érre pê ge), que pode ser traduzido como “ jôgo de interpretação de papéis”, é um jôgo em que um dos participantes narra uma história, e os outros enriquecem e completam essa história, criando personagens a serem interpretados por eles mesmos.
O érre pê ge pode usar dados com seis faces ou outros tipos de dado, como os das fotografias. Entre outras funções, os dados são usados para atribuir pontos de ataque, de defesa ou de vida. Esses dados, que lembram os cinco poliedros de Platão, têm polígonos regulares como faces.
Veja a seguir os poliedros de Platão e uma possível planificação de cada um deles.
Agora é com você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Suponha que, para se defender de um ataque inimigo em uma aventura de érre pê ge, um jogador precise de 18 pontos ou mais. Ele jogará o dado de 20 faces, numerado de 1 a 20. Quantas faces favorecem esse jogador? Quantas não o favorecem? Qual é a probabilidade de ele tirar os pontos que precisa?
2 Sabendo que os poliedros acima possuem faces que são polígonos, calcule o número de diagonais de cada um desses polígonos.
3 Qual é a soma das medidas dos ângulos internos do polígono que fórma a face do tetraedro? E a do que fórma a face do cubo? E a do dodecaedro? Esses polígonos são convéquiços? Justifique sua resposta.