CAPÍTULO 11 Sobre áreas e volumes
Observe, leia e responda no caderno.
a) Nesta imagem, podemos perceber quais são os polígonos e poliedros?
b) Na sua opinião, a artista consegue retratar as ideias de área e de espaço?
c) A aplicação de luz e sombra nos vários tons de azul provocam quais efeitos na maneira com que você observa essa imagem?
Nessa obra, a composição de ambientes é dada pelos jogos de luz e sombra em azulejos monocromáticos em tons de azul, que delimitam os espaços em perspectiva, circunscrevem áreas e definem volumes.
1. O conceito de área
Desde tempos muito remotos, o ser humano tem necessidade de medir superfícies. No antigo Egito, por exemplo, a cada ano, os estiradores de cordas (homens incumbidos de demarcar as terras inundadas pelo rio Nilo) determinavam a medida da área de cada propriedade não apenas para que os proprietários pudessem preservar suas terras, mas também, e principalmente, para garantir aos faraós o pagamento dos impostos sobre essas propriedades.
Hoje, a necessidade de determinar medidas de áreas está presente, por exemplo, na previsão de gastos para azulejar uma cozinha, ou na decisão da área que uma sala de aula deve ter para acomodar certa quantidade de estudantes.
Acompanhe algumas situa..es em que devemos determinar a medida da área de uma região.
No estudo de áreas que faremos a seguir, vamos considerar que a medida da área de um polígono é a medida da área da superfície limitada por esse polígono. Por exemplo, a medida da área de um triângulo é a medida da área da região triangular relativa a esse triângulo.
Já estudamos que, para medir uma superfície, é preciso tomar outra superfície como unidade de medida e verificar quantas vezes a superfície escolhida cabe naquela que se deseja medir.
Observe como isso pode ser feito com o tangram, quebra-cabeça chinês formado por 7 peças:
• 2 triângulos grandes iguais;
• 1 triângulo médio;
• 2 triângulos pequenos iguais;
• 1 quadrado;
• 1 paralelogramo.
Como se vê na figura, essas peças se encaixam perfeitamente, formando um quadrado.
Reproduzindo esse tangram em uma folha de cartolina ou papelão e recortando as peças, podemos medir a superfície de cada uma delas, usando como unidade de medida a peça triangular pequena.
Vamos ver como isso funciona.
Primeiro, indicamos por tê a unidade de medida; logo, a medida da área
Tpde cada peça triangular pequena será igual a 1 t.
Depois, indicamos por
Tg, Tm, Q e P, respectivamente, a medida da área de cada triângulo grande, do triângulo médio, do quadrado e do paralelogramo.
Com as peças recortadas, verificamos que:
• O triângulo médio pode ser recoberto por dois triângulos pequenos. Ou seja,
Tm igual a 2t.
• O quadrado pode ser recoberto por dois triângulos pequenos. Ou seja, Q = 2 t.
• O paralelogramo pode ser recoberto por dois triângulos pequenos. Ou seja, P = 2 t.
• O triângulo grande pode ser recoberto por quatro triângulos pequenos. Ou seja,
Tg igual a 4t.
Podemos medir superfícies utilizando unidades de medida não padronizadas, como o quadradinho de uma malha quadriculada, ou unidades de medida padronizadas, entre as quais estão o metro quadrado ( ême 2 sobrescrito), seus múltiplos e submúltiplos.
BAHIA Capital: Salvador Área: .564760,429 quilômetros quadrados
Observação
▶ Área é uma grandeza associada à superfície. A medida da área nos dá a ideia da sua extensão. Assim, consideramos três componentes: a grandeza (área), o objeto geométrico (superfície) e a medida (número). Porém, para uma comunicação mais fácil de compreender, veículos de informação (jornais, revistas etcétera) optam por uma linguagem mais direta, não distinguem área e medida de área. Por exemplo, em vez de “a medida da área do apartamento é 40 métros quadrados”, dizem “a área do apartamento é 40 métros quadrados”; “a medida da área de Maceió é 509 quilômetros quadrados”, expressam “a área de Maceió é 509 quilômetros quadrados”.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Reproduza o tangram da página anterior e faça o que se pede.
a) Expresse a medida da área do tangram com as seguintes unidades de área:
• o paralelogramo;
• um dos triângulos grandes;
• o quadrado.
Monte uma tabela para apresentar os resultados obtidos.
b) Compare a medida da área do quebra-cabeça calculada com a unidade de área de um dos triângulos pequenos com a medida de área do quebra-cabeça calculada com a unidade de área do triângulo médio.
2 Usando
como unidade de medida de área, determine a medida da área das figuras.
• Qual será a medida da área de cada figura se a unidade de medida for a metade do quadradinho?
3 Observe as figuras. Com dois triângulos iguais ao da figura 1, posso compor o retângulo da figura 2.
a) Escreva a fração que representa a parte que cada região triangular ocupa em relação à região retangular.
b) Se a medida da área da região retangular é 40 métros quadrados, quanto mede a área da região triangular?
4 Usando
como unidade de medida de área, determine a medida da área aproximada de cada figura.
a)
b)
c)
5 Observe as figuras a seguir. Com alguns triângulos iguais ao da figura 1, posso compor vários retângulos como os da figura 2.
a) Escreva a fração que cada região triangular representa em relação à maior região retangular ( a bê cê dê).
b) Determine a fração irredutível que a parte azul representa em relação ao interior do retângulo a bê cê dê.
c) Se a área do interior do retângulo a bê cê dê mede 120 centímetros quadrados, quanto mede a área da figura azul?
6 O tangram a seguir foi construído em um papel quadriculado, no qual cada quadradinho tem lados medindo 1 centímetro e área 1 . centímetro quadrado
a) Encontre a medida da área de cada parte colorida indicada nos quadradinhos a seguir.
b) Calcule a medida da área de cada peça do tangram em centímetro quadrado.
c) Que relações você observa entre as áreas das peças do tangram?
d) A área do triângulo grande corresponde a que porcentagem da área do quebra-cabeça montado?
e) Se o tangram fosse construído em um papel quadriculado com quadradinhos de lados medindo 2 centímetros, a resposta obtida para o item d mudaria?
7 Monte a figura a seguir com palitos de fósforo usados, colando-os em uma folha de papel.
Depois, com outros palitos, divida a região triangular em três partes iguais. Mostre a solução na figura montada por você.
8 A chegada à América da expedição espanhola comandada por Cristóvão Colombo, em 1492, gerou intensa rivalidade entre Portugal e Espanha. Considerando-se pioneiros nas viagens pelo oceano Atlântico, os portugueses julgavam-se donos de todas as terras ultramarinas alcançadas. Após longas discussões, os governos de Portugal e Espanha assinaram, em 1494, o Tratado de Tordesilhas, que estabelecia uma linha imaginária, a trezentas e setenta léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (ilhas situadas na costa noroeste da África, que foram colônias de Portugal até 1975), e dividia as terras entre os dois países. As terras a leste dessa linha seriam de Portugal, e as terras a oeste pertenceriam à Espanha.
No mapa atual do Brasil, reproduzido a seguir, foi traçada uma linha que corresponde aproximadamente à divisão estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas. Estime quantos centímetros quadrados desse mapa corresponderiam às terras pertencentes a Portugal e quantos seriam pertencentes à Espanha em 1494.
9
Hora de criar – Elabore um problema sobre área. Troque-o com um colega e depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem-nos para corrigi-los.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Estimativa da quantidade de pessoas que habitaram um sítio arqueológico
Vários indícios são levados em consideração. A primeira coisa a ser feita para saber o tamanho de uma população extinta é determinar o tamanho do sítio arqueológico, ou seja, o espaço onde aquele grupo viveu. E aí já entra a subjetividade.
reticências
O arqueólogo não escava a área toda. Faz-se uma regra de três: se em 5 métros quadrados de escavação de um sítio foram encontrados restos de dez esqueletos humanos e aquele sítio tem 500 métros quadrados, estima-se que ali viveram cêrca de mil pessoas.
Mas esse cálculo pode não ser muito fiel: o cenário de um sítio arqueológico representa um momento no tempo, e não a ocupação daquele lugar em várias etapas do tempo.
Fonte: VERNEY, C. J. Como calculamos quantas pessoas habitaram um sítio arqueológico? Galileu, São Paulo, ano 9, número 210, janeiro 2009. página 32.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Observe a seguir a esquematização de um sítio arqueológico no qual é feita uma escavação.
a) Pesquise e escreva quais são as atribuições de um arqueólogo, em que lugares trabalha e qual deve ser sua formação educacional.
b) Supondo que a área de escavação do sítio do esquema anterior meça 16 métros quadrados, faça uma estimativa da medida da área total desse sítio.
c) Supondo que na área de escavação do sítio foram encontrados restos de 12 esqueletos, qual seria a população estimada por um arqueólogo?
d) Em civilizações conhecidas, como a romana, em um sítio com 50 casas, por exemplo, os arqueólogos estimam com mais certeza que cada uma delas foi habitada por 5 pessoas. Considerando essa hipótese, quantas casas teria o sítio do esquema anterior?
2. Figuras equivalentes
Considere estas figuras:
Com elas podemos compor diversas outras, como estas:
As figuras formadas, embora tenham formatos diferentes, têm mesma área, já que todas foram compostas das mesmas figuras. Em razão disso, dizemos que elas são figuras equivalentes.
Duas figuras são equivalentes quando têm áreas iguais na mesma unidade.
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Transcrição do áudio
Os pisos da cozinha
Duração: 4:06min. Página: 250.
>> [Locutor] Os pisos da cozinha
>> [Marcos] Bom dia, Geraldo! Tudo bem?
>> [Geraldo] Tudo bem, seu Marcos. Já escolheram o piso?
>> [Marcos] Sim! [Som de azulejos sendo manipulados] Olha, Geraldo, para a cozinha escolhemos este piso cerâmico com peças de formato quadrado.
>> [Geraldo] [Tom de elogio] Hum... Gostei, é muito bonito!
>> [Marcos] Não é? Agora preciso saber qual é a quantidade certa de peças que devo comprar. Você sabe qual é a medida da área desta cozinha?
>> [Geraldo] Vou fazer a medição com uma trena... [Pausas para o cálculo] A sua cozinha mede 3 metros de comprimento por... 2 metros de largura. Então, o total é… 3 vezes 2… 6 metros quadrados é a medida da área.
>> [Marcos] [Tom empolgado] Maravilha! Agora preciso calcular a quantidade de peças necessária para cobrir essa área.
>> [Ana] Hum... [Tom explicativo] Tive uma ideia para calcular a quantidade de peças de piso que meu pai precisa comprar. Primeiro, vou usar a trena para medir o comprimento dos lados de uma peça. O comprimento dos lados de cada peça quadrada de piso mede 50 centímetros, ou meio metro. Então, duas peças colocadas lado a lado medem um metro de comprimento e meio metro de largura. Se eu fizer uma fileira colocando seis peças lado a lado, vou ter um retângulo que mede 3 metros de comprimento e meio metro de largura. [Pausas para o cálculo] Se eu usar… 2 vezes 6… 12 peças, em duas fileiras de seis peças cada uma, vou ter um retângulo que mede 3 metros de comprimento por 1 metro de largura. A medida da área desse retângulo é igual à metade da medida da área da cozinha. É possível cobrir todo o chão da cozinha com mais um retângulo desse. Assim, temos um retângulo que mede 3 metros de comprimento por 2 metros de largura, ou seja, um retângulo com as mesmas medidas da cozinha. [Pausas para o cálculo] Então, vamos precisar de… 2 vezes 12, que é igual a… 24… [tom enfático] 24 peças de piso! [Tom empolgado] Pai! Pai! Eu sei quantas peças de piso você vai precisar comprar!
>> [Marcos] Diga, Ana!
>> [Ana] [Tom animado] São 24 peças, pai! 24.
>> [Geraldo] [Tom de elogio] Muito bem, garota!
>> [Marcos] [Tom animado] É isso mesmo, filha! [Tom de interesse] Como você sabe?
>> [Ana] [Tom explicativo] Fiz assim: eu medi o comprimento dos lados de uma peça quadrada. Aí, pensei nas medidas do comprimento e da largura da nossa cozinha. Então, imaginei duas peças lado a lado, depois seis peças lado a lado, depois duas fileiras de seis peças cada uma. Continuei assim até chegar a um retângulo com as mesmas medidas da cozinha: 3 metros de comprimento por 2 metros de largura.
>> [Marcos] [Tom de satisfação] Está certinho, filha! Eu cheguei a esse resultado também, mas pensei de um jeito diferente.
>> [Ana] [Tom de interesse] Como você pensou, pai?
>> [Marcos] [Tom explicativo] Olha só: primeiro, eu calculei a medida da área da cozinha: 3 metros vezes 2 metros é igual a 6 metros quadrados! Depois, calculei a medida da área de uma peça de piso: 0,5 metro vezes 0,5 metro… 0,25 metro [tom enfático] quadrado! Então pensei: Quantas peças de 0,25 metro quadrado cabem em 6 metros quadrados? Para descobrir, dividi 6 por 0,25 e deu [tom enfático] 24! Ou seja, [tom enfático] 24 peças de piso!
>> [Ana] [Tom animado] Uau, que legal! Dois jeitos diferentes de pensar.
>> [Marcos] [Risos] Sim, filha! Bem, agora sabemos quantas peças de piso precisamos comprar para terminar a reforma da cozinha! [Tom animado] Vamos até a loja comigo?
>> [Ana] [Tom empolgado] Oba! Vamos!
Créditos
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EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
10 A seguir há três pares de figuras equivalentes. Quais são eles?
11 Desenhe em um papel quadriculado três figuras equivalentes à figura pintada de verde a seguir.
12 Considere os retângulos formados por quadrados de 1 . centímetro quadrado
a) Esses retângulos são equivalentes? Justifique sua resposta.
b) Determine a medida da área de cada região por meio de uma multiplicação.
c) Se um outro retângulo fosse formado por a quadradinhos na base e b quadradinhos na altura, que expressão indicaria a medida de sua área?
13 Desenhe em seu caderno um quadrado de lados medindo 4 centímetros.
a) Decomponha esse quadrado em quadradinhos menores de lados medindo 1 centímetro. Quantos quadradinhos você obteve?
b) Agora, desenhe um retângulo que seja equivalente ao quadrado. Quais são as medidas dos lados desse retângulo?
c) É possível indicar a medida da área do quadrado e do retângulo por meio de uma multiplicação? Em caso afirmativo, escreva essas multiplicações.
d) Suponha que o número a2 possa ser escrito por meio da multiplicação entre b e c e também entre d e f. Como você indicaria a medida de área das figuras a seguir? Elas seriam equivalentes? Justifique sua resposta.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Considere os três paralelogramos equivalentes de lados medindo x e y:
a) Se cada uma das figuras fosse recortada nas linhas tracejadas e as peças obtidas fossem rearranjadas, em que casos seria possível montar uma região retangular? Por quê?
b) Decalque essas figuras em uma folha de papel e depois, com o auxílio de uma tesoura sem ponta, recorte-as nas partes tracejadas e façam a montagem da figura solicitada no item a.
c) Cada uma das figuras obtidas continuam equivalentes às figuras 1, 2 e 3?
d) Na figura 1 temos um paralelogramo de base medindo x e altura de medida h. Quais são as medidas dos lados do retângulo obtido com a composição das partes da figura 1? Qual é a medida da área desse retângulo?
e) E qual é a medida da área do retângulo obtido com as partes da figura 3?
f) Converse com o professor e os colegas sobre a afirmação: A medida da área de um paralelogramo é dada pelo produto entre as medidas da base e de sua altura.
(Use tesoura com ponta arredondada e a manuseie com cuidado!)
3. Triângulos equivalentes a outros polígonos
Um problema clássico do estudo de desenho geométrico trata da obtenção, utilizando régua e esquadro, de um triângulo equivalente a um dado polígono convéquiço qualquer.
Antes de acompanhar a resolução desse problema, vamos lembrar o procedimento prático do traçado da paralela e verificar triângulos equivalentes de mesma base.
• Dado um ponto P fóra de uma reta r, por um postulado da Geometria euclidiana, afirmamos que existe e é única a reta paralela a r por P. Siga os passos para obtê-la com régua e esquadro.
• Vimos que a medida da área
S ABCDdo retângulo verde é dada pelo produto das medidas da base e da altura.
Também já vimos que uma diagonal divide esse retângulo em dois triângulos congruentes. Logo, a medida da área de cada um desses triângulos é a metade da medida da área do retângulo, isto é:
Agora, considere os triângulos destacados na situação a seguir.
Cada um desses triângulos tem base
Segmento DCmedindo 7 centímetros e altura medindo 5 centímetros, ou seja, são triângulos cuja medida da área é igual à metade da medida da área do retângulo a bê cê dê. Em outras palavras, todos os triângulos de base
Segmento DCcom o terceiro vértice na reta r, paralela à reta
DC, são triângulos equivalentes.
Área de triângulos
Verificamos que é possível traçar diferentes triângulos de mesma medida de base (7 centímetros) e mesma medida de altura (5 centímetros) e que todos esses triângulos são equivalentes.
Do mesmo modo, verificamos que a medida da área de todos esses triângulos corresponde à metade da medida da área de um retângulo de mesma medida de altura e mesma medida de base.
medida da área do triângulo =
medida da base vezes medida da altura dividido por hTriângulo equivalente a um quadrilátero
1º) Traçamos a reta que contém a diagonal
segmento de reta ACe, com régua e esquadro, a reta r, paralela à reta
ACpor D.
2º) Prolongamos o lado
segmento de reta AB, obtendo o ponto P, na reta r. Traçamos o segmento
PC, obtendo o triângulo pê á cê, equivalente ao triângulo dê á cê.
3º) Observe o triângulo pê bê cê (em azul). Sua área é a soma das áreas dos triângulos á bê cê e pê á cê (que é igual à área do triângulo dê á cê). Também o quadrilátero a bê cê dê tem área igual à soma das áreas dos triângulos á bê cê e dê á cê (que é igual à área do triângulo pê á cê).
Portanto, o triângulo pê bê cê é equivalente ao quadrilátero a bê cê dê.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
14 Determine a medida da área dos polígonos a seguir, considerando que a medida dos lados de cada quadradinho da malha é igual a 0,5 centímetro.
15 Desenhe no caderno um quadrado, um retângulo, um paralelogramo e um triângulo que sejam equivalentes.
16 No caderno, decalque os quadriláteros a seguir e obtenha, com régua e esquadro, os triângulos equivalentes a eles.
a) retângulo
b) paralelogramo
c) trapézio
4. Volume
Leia a reportagem a seguir, de 30 de outubro de 2020, sobre o maior porto da América Latina.
Santos recebe navio gigante que pode transportar até 12 mil contêineres. Informativo dos Portos. Disponível em: https://oeds.link/u7NPaP. Acesso em: 23 maio 2022.
O transporte marítimo de mercadorias no comércio internacional emprega, cada vez mais, essas enormes “caixas de metal”, com a fórma de paralelepípedo, chamadas contêineres, que podem ser empilhadas por guindastes nos navios e nos cais dos portos. Um contêiner de 20 pés tem volume medindo 33 metros cúbicos.
O metro cúbico e o volume de um paralelepípedo são os nossos próximos assuntos de estudo.
Metro cúbico, seus múltiplos e submúltiplos
O Sistema Internacional de Unidades adota como unidade padrão de volume o metro cúbico, representado por . ême 3 sobrescrito O metro cúbico corresponde ao volume de um cubo de 1 metro de medida de aresta.
Muitas vezes, o metro cúbico não é a unidade mais indicada para medir determinado volume, como o volume de água do reservatório de uma usina hidrelétrica ou o volume de certo medicamento colocado em uma seringa. Dependendo do volume a ser medido, podemos empregar os múltiplos ou os submúltiplos do metro cúbico.
Quando precisamos medir um volume menor que o metro cúbico, empregamos seus submúltiplos: decímetro cúbico ( dê ême³), centímetro cúbico ( cê ême³) ou milímetro cúbico ( ême ême³).
Quando o volume a ser medido é maior que o metro cúbico, empregamos seus múltiplos: quilômetro cúbico ( cá ême³), hectômetro cúbico ( agá ême³) ou decâmetro cúbico ( dê ah ême³).
As figuras a seguir mostram a relação entre o decímetro cúbico, o centímetro cúbico e o milímetro cúbico.
Note que o cubo cujo volume mede 1 decímetro cúbico contém .1000 cubinhos que medem 1 centímetro cúbico de volume, e cada um destes contém .1000 cubos que medem 1 milímetro cúbico de volume.
O quadro a seguir apresenta o nome das unidades de volume (linha lilás), os símbolos correspondentes (linha verde) e os valores de cada unidade em relação ao metro cúbico (linha amarela).
Múltiplos |
Unidade padrão |
Submúltiplos |
||||
quilômetro cúbico |
hectômetro cúbico |
decâmetro cúbico |
metro cúbico |
decímetro cúbico |
centímetro cúbico |
milímetro cúbico |
km3 |
hm3 |
dam3 |
m3 |
dm3 |
cm3 |
mm3 |
1.000.000.000 m3 |
1.000.000 m3 |
1.000 m3 |
1 m3 |
0,001 m3 |
0,000001 m3 |
0,000000001 m3 |
Relacionando essas unidades de medida, verificamos:
• cada unidade é a milésima parte da unidade imediatamente superior;
• cada unidade é .1000 vezes a unidade imediatamente inferior.
Acompanhe alguns exemplos.
a) 1 centímetro cúbico = 0,001 decímetro cúbico
b) 1 milímetro cúbico = (0,001 × 0,001) decímetro cúbico = 0,000001 decímetro cúbico
c) 1 quilômetro cúbico = ...1000000000 métros cúbicos = (...1000000000 × .1000) decímetros cúbicos = ....1000000000000 decímetros cúbicos
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
17 Represente as medidas de volumes indicadas a seguir, usando algarismos e símbolos do Sistema Internacional de Unidades.
a) trinta e cinco metros cúbicos
b) quarenta centímetros cúbicos
c) quinze quilômetros cúbicos
d) três milímetros cúbicos
e) oito decímetros cúbicos
f) seis decâmetros cúbicos
18 Indique a unidade de medida mais adequada, no Sistema Internacional de Unidades, para calcular a medida do volume:
a) das águas do planeta Terra;
b) da água da piscina de um clube;
c) do líquido contido em uma seringa;
d) do ar contido em uma sala de aula;
e) de um manto de gêlo (associação de muitas geleiras);
f) do ar contido em um elevador;
g) do pó químico contido em um extintor de incêndio.
19 Leia o texto e responda às questões a seguir.
a) Calcule, em quilômetro cúbico, o volume de água doce do nosso planeta.
b) Calcule, em quilômetro cúbico, os dados dos gráficos a seguir.
Observação
▶ Volume é uma grandeza associada ao objeto geométrico sólido. A medida do volume nos dá a ideia da sua extensão no espaço. Assim, consideramos três componentes: a grandeza (volume), o objeto geométrico (sólido) e a medida (número). Porém, para uma melhor comunicação, veículos de informação (jornais, revistas etcétera) optam por uma linguagem mais direta, não distinguem volume e medida do volume. Por exemplo, em vez de “a medida do volume de água liberada, por segundo, pela Amazônia para o oceano Atlântico é 300 mil ”, métros cúbicos exprimem “o volume de água liberada, por segundo, pela Amazônia para o oceano Atlântico é 300 mil ”. métros cúbicos
Transformação de unidades de medida
Em algumas situações do dia a dia, é necessário transformar uma unidade de volume em outra. Você já viu que cada unidade de volume é .1000 vezes maior que a unidade imediatamente inferior. Por isso, as transformações de unidades de volume podem ser feitas segundo o esquema a seguir.
Acompanhe uma situação em que aplicamos a conversão de unidades de volume.
A medida do volume da massa de um tijolo ecológico produzido em uma fábrica é de .3375 . centímetros cúbicos Quantos desses tijolos é possível fabricar com 135 métros cúbicos de matéria-prima?
Inicialmente, escrevemos 135 métros cúbicos em centímetro cúbico:
Para isso, devemos multiplicar 135 por .1000 ⋅ .1000, ou seja, multiplicar 135 por ..1000000.
135 métros cúbicos = (135 ⋅ ..1000000) centímetros cúbicos = ..135000000 centímetros cúbicos
Em seguida, dividimos ..135000000 por .3375 para obter o número de tijolos procurado:
..135000000 : .3375 = .40000
Portanto, com 135 métros cúbicos de matéria-prima, a fábrica produz .40000 tijolos ecológicos.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
20 Na construção de 39 quilômetros do prolongamento da rodovia dos Boiadeiros, foram escavados ..8800000 métros cúbicos de terra. Isso equivale a quantos quilômetros cúbicos?
21 Em um copo cabem 250 centímetros cúbicos de farinha. Quantos desses copos cheios de farinha são necessários para encher uma vasilha que tem 2 decímetros cúbicos de volume?
22 Um freezer, com medida do volume interno útil de 1,17 , métro cúbico armazena potes de sorvete de 1,8 decímetro cúbico. Supondo que as dimensões do freezer permitam utilização total do espaço interno para esse tipo de pote, até quantos potes de sorvete desse tipo podem ser guardados no freezer?
23 A massa preparada por Liz para fazer goiabada ocupou toda a vasilha com 5,4 decímetros cúbicos de medida de volume. Com ela, Liz fez 300 tabletes iguais de goiabada.
a) Quantos centímetros cúbicos tem cada um desses tabletes de goiabada?
b) Quanto Liz receberá se vender todos os tabletes a R$ 0,60zero reais e sessenta centavos cada um?
c) De quantos decímetros cúbicos dessa massa Liz precisaria para fazer 500 desses tabletes?
5. Volume de um paralelepípedo de faces retangulares
A figura representa um paralelepípedo de faces retangulares medindo 4 centímetros de comprimento, 3 centímetros de largura e 2 centímetros de altura. Vamos determinar a medida do seu volume em centímetro cúbico.
Para isso, dividimos o paralelepípedo em cubos de aresta de medida 1 centímetro.
Nesse caso, cada um desses pequenos cubos representa uma unidade de volume: 1 . centímetro cúbico
Contando a quantidade de pequenos cubos, obtemos a medida do volume do paralelepípedo: 24 . centímetros cúbicos
Nem sempre a simples contagem de cubos é conveniente para determinar o volume de um paralelepípedo.
Considere a figura a seguir. Esse paralelepípedo foi dividido em cubos de aresta de medida 1 centímetro. Ele é constituído de 5 camadas de cubos e, em cada camada, há 4 fileiras de 3 cubos em cada uma. Observe a figura das 5 camadas.
Ao todo, obtemos:
Como cada cubo tem 1 centímetro cúbico de medida de volume, esse paralelepípedo mede 60 centímetros³ de volume. Essa medida também pode ser obtida multiplicando-se as dimensões do paralelepípedo: (5 ⋅ 4 ⋅ 3) centímetros cúbicos = 60 . centímetros cúbicos
Procedendo do mesmo modo, concluímos que a medida do volume do paralelepípedo marrom do início deste item, cujas dimensões são 4 centímetros, 3 centímetros e 2 centímetros, também pode ser obtida efetuando-se (4 ⋅ 3 ⋅ 2) centímetros cúbicos = 24 . centímetros cúbicos
Volume de um cubo
Como você já estudou, o cubo é um paralelepípedo de faces retangulares cujas arestas têm a mesma medida. Assim, para determinar a medida de seu volume, basta multiplicar as medidas de seu comprimento, de sua largura e de sua altura.
Então, se a aresta de um cubo mede 6 centímetros, a medida do seu volume, em centímetro cúbico, é dada por:
(6 ⋅ 6 ⋅ 6) centímetros cúbicos = 6³ centímetros cúbicos = 216 centímetros cúbicos
Portanto, o volume do cubo mede 216 . centímetros cúbicos
Medida do volume do cubo = (medida da aresta)³
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
24 Uma sala de aula mede 7 métros de comprimento, 6,40 métros de largura e 3,20 métros de altura. Calcule:
a) a medida da área do piso;
b) a medida do volume do ar da sala de aula.
25 Faça algumas estimativas.
a) Quantas bolas de futsal infantil cabem em sua sala de aula?
b) E quantas bolas de gude?
26 Um deslizamento ocorrido em uma encosta de estrada deslocou 337,5 métros cúbicos de terra sobre a pista. Para a limpeza desse lugar, a prefeitura destinou caminhões com as dimensões indicadas na figura a seguir.
a) No máximo, quantos metros cúbicos de terra podem ser transportados em cada caminhão?
b) No mínimo, quantas viagens serão necessárias para transportar todo o entulho utilizando apenas um caminhão?
27 Observe as dimensões da lata de azeite indicadas na figura a seguir e calcule, em decímetro cúbico, a medida do volume de azeite que a preenche.
28
Os sucos de fruta produzidos em uma fábrica são vendidos em embalagens medindo 12 centímetros de altura, 4,5 centímetros de largura e 3,5 centímetros de profundidade. Sabendo que o reservatório usado para encher as embalagens é uma caixa cúbica medindo 2,5 métros de aresta, aproximadamente quantas embalagens de suco são necessárias para utilizar todo o conteúdo do reservatório? Use uma calculadora para facilitar seus cálculos.
29 Uma das maneiras de calcular a medida do volume de um objeto é mergulhá-lo em um recipiente contendo água. O volume da água deslocada corresponde ao volume do objeto. Calcule, em centímetro cúbico, a medida do volume de um peso para ginástica, sabendo que a base do recipiente mede 0,4 métro por 0,2 métro e que o nível da água sobe de 0,340 métro para 0,344 métro quando o peso é mergulhado.
30 Considerando cubinhos de aresta medindo 1 milímetro, responda às questões a seguir.
a) Quantos desses cubinhos são necessários para formar um cubo de aresta medindo 1 metro?
b) Se você empilhar essa quantidade de cubinhos, um sobre o outro, qual será a medida da altura da pilha?
31 Leonardo fez alguns córtes em um modelo de cubo de espuma, conforme mostra a imagem a seguir.
a) Desenhe no caderno cada um dos quatro paralelepípedos de faces retangulares em que esse cubo ficou dividido.
b) Qual é a medida do volume de cada um?
c) Qual era a medida do volume do cubo antes de ser cortado?
32 O bolo de casamento representado a seguir tem 3 camadas, cada uma medindo 6 centímetros de altura. A camada do topo do bolo tem as medidas: 30 centímetros de comprimento e 20 centímetros de largura. As demais camadas aumentam sempre 15 centímetros em cada uma das medidas (comprimento e largura). Quantos centímetros cúbicos mede esse bolo?
33 Rafael pediu à sua mãe que fizesse um bolo para comemorar seu aniversário com alguns amigos. O bolo tinha as medidas indicadas na figura.
Considerando essa situação, responda às questões a seguir.
a) No dia do aniversário, o bolo foi dividido igualmente entre as pessoas presentes na casa de Rafael: os 23 amigos e o aniversariante. Quantos centímetros cúbicos de bolo cada um recebeu?
b) Entre as fatias a seguir, qual pode representar a fatia de bolo que cada um recebeu? Por quê?
c) Qual é o número máximo de fatias em que o bolo poderia ser cortado se cada uma tivesse as medidas indicadas na fatia C?
34 Um contêiner de 20 pés tem as seguintes dimensões: 6,058 métros de comprimento, 2,438 métros de largura e 2,591 métros de altura. Use uma calculadora para obter a medida do volume desse contêiner.
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Hora de criar – Elabore um problema, sobre volume das pedras de um jôgo de dominó, que têm a fórma de paralelepípedo. Troque-o como o de um colega. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Reúna-se com um colega e cronometrem o tempo que levam para realizar o que se pede.
1 O sólido representado à direita é composto de paralelepípedos que medem 1 por 1 por 2. Quantos desses paralelepípedos compõem o sólido? (Vocês podem imaginar que os paralelepípedos “ocultos” estão presentes.)
2 O sólido representado à esquerda é composto de cubos de aresta 1. Quantos desses cubos faltam para transformar esse sólido em um cubo de aresta 5?
PARA SABER MAIS
Arredondar para fazer estimativas
Leia o texto a seguir:
“No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso depende e pode afetar condições específicas de quantidade e de qualidade das águas. reticências
cêrca de 93 trilhões de litros de água são retirados anualmente de fontes superficiais e subterrâneas para atender aos diversos usos consuntivos múltiplos e setoriais. A evaporação líquida, a irrigação, a termeletricidade e algumas indústrias apresentam forte sazonalidade, ou seja, o consumo de água pode variar expressivamente dentre os meses de um mesmo ano.
O conhecimento sobre os usos da água é constantemente aprimorado por meio de levantamentos, estudos setoriais e cadastros de usuários. Para que vários setores usufruam da água, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico realiza estudos e emite normas que garantem o acesso aos recursos hídricos.”
Agora, considere o gráfico:
No gráfico, podemos observar:
• A soma das porcentagens referentes aos setores “Evaporação Líquida” e “Usos setoriais da água” é, como deve ser em todos os gráficos de setores, igual a 100%.
• A coerência dos dados percentuais e dos dados brutos. Por exemplo, 30% de 92,9 trilhões, de fato, equivale a 27,9 trilhões.
Agora é com você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Como você explicaria a um colega o significado de “A evaporação líquida, a irrigação, a termoelétrica e algumas indústrias apresentam forte sazonalidade.”
2 Qual é a soma dos percentuais referentes aos vários Usos setoriais da água?
3 Quantos litros de água o setor da irrigação consumiu em 2019?
4 Em 2019, quantos litros de água o Humano (urbano mais rural) consumiu a mais do que o Uso animal?
5 A indústria consumiu 9,7% de 70% da água retirada em 2019. Esse consumo (9,7% de 70%) equivale a quantos por cento do total (Evaporação líquida mais Usos setoriais da água)?
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 ( éfe ême ú- São Paulo) Sendo E um ponto qualquer do lado
segmento CDdo retângulo a bê cê dê, a área do triângulo hachurado será:
a) 16 . centímetros quadrados
b) 12 . centímetros quadrados
c) 8 . centímetros quadrados
d) 32 . centímetros quadrados
e) 6 . centímetros quadrados
2 Calcule a medida da área da figura desenhada na malha quadriculada a seguir, sabendo que o lado do quadradinho da malha mede 1,5 centímetro.
3 Determine a área de cada figura, considerando que o lado do quadradinho do quadriculado mede 1,5 centímetro.
a)
b)
c)
4 Deseja-se cimentar, com uma mistura de areia e cimento, um quintal retangular com 10 métros por 14 métros de medidas. O revestimento terá 3 centímetros de medida de espessura. Qual deverá ser a medida do volume dessa mistura?
5 (Unifor- Ceará) Um aquário com a fórma de paralelepípedo de faces retangulares (ou bloco retangular) tem 40 centímetros de comprimento, 30 centímetros de largura e 20 centímetros de altura e contém água, que ocupa
dois terçosde sua capacidade. Um objeto é mergulhado na água de maneira que o conteúdo do aquário passa a ocupar .19600 . centímetros cúbicos O volume desse objeto em centímetro cúbico é:
a) 600.
b) .2800.
c) .3600.
d) .4800.
e) .5600.
6 Uma peça de alumínio tem as medidas indicadas, em metro, na figura a seguir. Sabendo que 1 centímetro cúbico de alumínio tem 2,7 gramas, quantos quilogramas tem essa peça?
7 Um conta-gotas tem capacidade de 2,5 centilitros. Qual é a medida de sua capacidade em mililitro?
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 A figura representada a seguir é formada por regiões triangulares congruentes. Considerando que uma dessas regiões tenha 1 centímetro quadrado de área, qual é a medida de área da região colorida de cinza?
a) 6 centímetros quadrados
b) 10 centímetros quadrados
c) 12 centímetros quadrados
d) 18 centímetros quadrados
2 Considere uma região retangular formada por 42 quadradinhos, cada um medindo 2 centímetros² de área. Quanto mede o lado de cada quadradinho e qual é a medida da área total da região retangular?
a) 1 centímetro e 42 . centímetros quadrados
b) 1 centímetro e 84 . centímetros quadrados
c)
raiz quadrada de 2centímetro e 42 . centímetros quadrados
d)
raiz quadrada de 2centímetro e 84 . centímetros quadrados
3 Considere as seguintes figuras formadas por peças de um tangram e a legenda que indica a medida da área da superfície de cada peça.
Sabendo que a medida da área total da superfície de uma dessas figuras é de 48 centímetros quadrados e que x é igual a 4 unidades, os valores de x e u são, respectivamente:
a) 4 centímetros quadrados e 1 . centímetro quadrado
b) 12 centímetros quadrados e 3 . centímetros quadrados
c) 16 centímetros quadrados e 4 . centímetros quadrados
d) 48 centímetros quadrados e 12 . centímetros quadrados
4 Os triângulos ABP, ABQ e ABR representados a seguir têm mesmas medidas de base e de altura.
A partir dessas informações, podemos afirmar que eles são:
a) equivalentes.
b) equiláteros.
c) congruentes.
d) isósceles.
5 Dada a imagem a seguir e as informações contidas nela, qual é a medida da área do triângulo BCP?
a) 10 centímetros quadrados
b) 20 centímetros quadrados
c) 25 centímetros quadrados
d) 55 centímetros quadrados
6 Considere um paralelepípedo formado por cubinhos medindo 1 . O centímetro cúbico esquema a seguir representa a quantidade de cubinhos que compõem a largura, o comprimento e a altura do paralelepípedo.
Qual é a medida do volume do paralelepípedo?
a) 90 centímetros cúbicos
b) 48 centímetros cúbicos
c) 40 centímetros cúbicos
d) 14 centímetros cúbicos
7 Seja uma caixa com a fórma de um paralelepípedo de arestas medindo 2 métros, 2 métros e 4 métros, e outra, de mesmo formato, de arestas medindo 1 métro, 2 métros e 6 métros, qual é a diferença entre os volumes dessas caixas?
a) 1 métros cúbicos
b) 2 métros cúbicos
c) 4 métros cúbicos
d) 6 métros cúbicos
Organizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir:
a) Cite três situações do seu dia a dia em que o cálculo de medidas de áreas pode ser empregado.
b) O que são figuras equivalentes?
c) Qual é a medida do volume de um cubo de aresta medindo 1 métro? E qual é a medida da aresta de um cubo com 1 centímetro cúbico de medida de volume?
d) Em que situações é preciso conhecer a medida do volume de algum objeto? Dê dois exemplos.