Lista de siglas


Cesgranrio-Rio de Janeiro — Fundação Cesgranrio

éfe cê cê — Fundação Carlos Chagas

éfe ême ú-São Paulo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

ó bê ême — Olimpíada Brasileira de Matemática

ó bê mépi — Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

u ê ême ésse — Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

uérj — Universidade do Estado do Rio de Janeiro

ú éfe cê-Ceará — Universidade Federal do Ceará

ú éfe ême gê — Universidade Federal de Minas Gerais

ú éfe gê-Goiás — Universidade Federal de Goiás

u éfe érre gê ésse-Rio Grande do Sul — Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ú éfe érre érre jota — Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

unifór-Ceará — Universidade de Fortaleza

univáli-Santa Catarina — Universidade do Vale do Itajaí

ú pê ême-São Paulo — Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vunéspi — Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista


Sugestões de leitura para o estudante


A seguir indicamos alguns livros para você. Faça uma boa leitura!

Alice no país dos números

Carlo Frabetti, Ática, 2019.

Alice está de mau humor porque tem de estudar Matemática. Sorte que, bem na hora da tarefa, Lewis Carroll, o autor de Alice no País das Maravilhas, a leva para o País dos Números. Lá, entre aventuras e charadas, Alice descobre que a Matemática tem como base o raciocínio, que ela serve para muita coisa e, o mais importante, que aprendê-la pode ser fácil e divertido.

Guia do viajante pelo mundo antigo: Egito

Charlotte Booth. Editora Ciranda Cultural, 2010.

Escrito pela importante egiptóloga Charlotte Booth, o livro propõe ao leitor uma viagem pelo conhecimento. Imagine como seria viajar no tempo e explorar uma cidade da Antiguidade, ver as maravilhas antigas quando eram novas e recém-construídas, encontrar as pessoas que viviam e trabalhavam naquela época. Esse livro apresenta um panorama detalhado do Egito antigo, do seu povo e das características desse importante império no ano 1200 antes de Cristo

História de sinais

Luzia Faraco Ramos, Editora Ática, 2001. (Coleção A descoberta da Matemática).

Milena fica de cara amarrada ao descobrir que um hóspede passará o verão em sua casa. Ela não imaginava, porém, que o rapaz fosse tão bonito e inteligente. Com a ajuda dele, Milena aprenderá a resolver problemas com números inteiros.

O prazer das compras: o consumismo no mundo contemporâneo

Maria Helena Pires Martins, Editora Moderna, 2016. (Série Aprendendo a Com-Viver).

Consumir é uma necessidade. Para nos mantermos vivos, consumimos energia, água e nutrientes. O ser humano, entretanto, consome além das suas necessidades: por desejo, por impulso, o que leva ao consumismo – consumo exagerado de alimentos, roupas e acessórios da moda, aparelhos eletrônicos etcétera –, que causa um enorme acúmulo de lixo difícil de ser descartado. Além disso, para produzir tantos bens de consumo, a indústria faz uso de quantidades crescentes de matérias-primas, de energia e de água. Como resultado, os recursos naturais estão se esgotando no planeta. O que fazer, então, para nos tornarmos consumidores conscientes?

Uma proporção ecológica

Luzia Faraco Ramos, Editora Ática, 2002. (Coleção A descoberta da Matemática).

Um grupo de jovens quer conscientizar a cidade sobre a importância da coleta seletiva. Usando a Matemática, eles controlam o lixo coletado. Só que não contavam com um vilão por perto.


Bibliografia comentada


AABOE, A. Episódios da história antiga da Matemática. terceira edição Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2013.

Essa obra está dividida em 4 capítulos. O primeiro é sobre o sistema numérico e a aritmética na Babilônia. O segundo é sobre a matemática desenvolvida na Grécia em dois momentos: a ­matemática antes e depois de Euclides, com suas contribuições para a construção do pentá­gono regular. O penúltimo é sobre o trabalho de Arquimedes, como as construções de polígonos regulares, a trissecção do ângulo e a construção do heptágono regular. No último, conhecemos a tabela trigonométrica de Ptolomeu.

BARBOSA, R. M. Descobrindo padrões em mosaicos. terceira edição São Paulo: Atual, 2001.

A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, relativos à pavimentação de superfícies planas.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. quinta ediçãoSão Paulo: CAEM/IME - USP, 2004.

A autora disserta sobre a importância de trabalhar com jogos nas aulas de Matemática. Apresenta ainda alguns exemplos de jogos e como fazer a avaliação dos estudantes.

Bóiê, C. B.; MERZBACH, U. C. História da Matemática. terceira edição São Paulo: Blucher, 2012.

Edição dividida em 24 capítulos que contemplam desde os vestígios matemáticos encontrados nas culturas primitivas até as tendências recentes e perspectivas futuras para a matemática. Apresenta uma cobertura atualizada de tópicos como o último teorema de Fermat e a conjectura de Poincaré, além de avanços recentes em áreas como a teoria dos grupos finitos e demonstrações com o auxílio do computador.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (u éfe érre gê ésse), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, 2017. (Tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação). Disponível em: https://oeds.link/eJeLLl. Acesso em: 25 abril 2022.

Essa pesquisa teve como objetivo verificar a possibilidade de desenvolver o pensamento computacional na Educação Básica utilizando exclusivamente atividades desplugadas (sem o uso de computadores).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 25 abril 2022.

Documento oficial do Ministério da Educação que apresenta as competências e habilidades a serem desenvolvidas em cada área do conhecimento na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio de todo o país.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013. Disponível em: https://oeds.link/Ac2K1v. Acesso em: 25 abril 2022.

Documento do Ministério da Educação que define as diretrizes curriculares da Educação Básica no país.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na Bê êne cê cê: proposta de práticas de implementação, 2019. Disponível em: https://oeds.link/8QEVqz. Acesso em: 13 maio 2022.

Elaborado pelo Ministério da Educação, guia prático com explicações e orientações a respeito dos temas contemporâneos transversais.

CASTRUCCI, B. Fundamentos da Geometria: estudo axiomático do plano euclidiano. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

Apresenta um estudo axiomático da Geometria inspirado nas ideias de David Hilbert e em cursos ministrados em universidades.

CENTURION, M. Conteúdo e metodologia da Matemática: números e operações. segunda edição São Paulo: Scipione, 1995.

A obra baseia-se na ideia de que o estudante constrói seu próprio conhecimento por meio de suas ações e problematizações. Aborda as principais dúvidas tanto do estudante de pedagogia quanto do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental.

COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. As ideias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1994.

Essa obra apresenta uma coleção de artigos referentes a diferentes temáticas relacionadas ao ensino de Álgebra, como equações, expressões, resolução de problemas e uso da calculadora.

CRESPO, A. A. Estatística fácil. décima nona edição São Paulo: Saraiva, 2009.

Com uma linguagem objetiva, esse livro traz uma abordagem introdutória de Estatística.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. décima segunda edição São Paulo: Ática, 1999.

Abordando a resolução de problemas matemáticos e sua importância no ensino, esse livro representa uma valiosa contribuição para a melhoria da prática de educação matemática. Propõe uma discussão dos fatores que atuam de fórma negativa no aprendizado, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.

DOMINGUES, H. H. Fundamentos de Aritmética. terceira edição São Carlos: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2021.

Esse livro é uma introdução à teoria dos números. Apresenta um estudo da divisibilidade relacionada aos números naturais e, depois, ampliada para os números inteiros. Apresenta, também, o desenvolvimento de algumas partes da análise matemática como pré-requisito para o estudo da teoria da representação decimal dos números reais.

EVES, H. Introdução à história da Matemática. quinta edição Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

Apresentado de fórma cronológica, o livro inicia com uma abordagem sobre a história dos números, passando por diferentes sistemas de numeração e relatando diferentes temáticas da história da Matemática até o século vinte.

HOUAISS, A. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. terceira edição Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Dicionário da Língua Portuguesa.

IFRAH, G. História universal dos algarismos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. Tomo 1.

Livro sobre a história dos sistemas de numeração de diferentes civilizações desde a pré-história, passando por civilizações como a dos egípcios, babilônios, fenícios, gregos, romanos, hebreus, maias, chineses, hindus e árabes.

KRULIK, S.; REYS, R. E. A resolução de problemas na Matemática escolar. São Paulo: Atual, 1994.

Essa obra apresenta uma coleção de 22 artigos de especialistas em educação matemática, que poderá ajudar os professores de Matemática a lidar com a resolução de problemas. Os 19 primeiros artigos abordam a resolução de problemas por variados ângulos, sempre com a preocupação de não fugir à realidade da sala de aula. O vigésimo e o vigésimo primeiro artigos se ocupam de medições. O último é uma bibliografia comentada, muito útil para orientar o leitor na busca de mais material sobre o assunto.

LIMA, A. C. P.; MAGALHÃES, M. N. Noções de Probabilidade e Estatística. terceira edição São Paulo: IME-USP, 2001.

Voltado a estudantes de cursos superiores, esse livro apresenta uma introdução à Probabilidade e à Estatística.

LIMA, E. L. Medida e fórma em Geometria: comprimento, área, volume e semelhança. quarta edição Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2011. (Coleção do professor de Matemática).

Nesse livro o autor selecionou curiosidades históricas que revelam que a determinação de áreas e volumes está entre as primeiras noções geométricas que despertaram o interesse do homem. Sua opção por introduzir a Geometria, situando-a no contexto histórico do seu surgimento, torna o livro mais fascinante e facilita o estudo da no­ção de medida em geometria sob aspectos uni, bi e tridimensional, ou seja, a medida de segmentos de reta (comprimento), de figuras planas (área) e de figuras sólidas (volume).

LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. (organizador). Aprendendo e ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 2005.

Uma das maiores contribuições desse livro é mostrar a importância da Geometria no ensino e na aprendizagem de Matemática. Merece destaque o capítulo que trata do desenvolvimento do pensar geométrico sob a perspectiva das pesquisas do casal Van Hiele, segundo a qual se pode compreender que um trabalho planejado e consistente em aulas especialmente definidas para o estudo de Geometria, baseadas na problematização, é essencial para que os estudantes desenvolvam o pensar geométrico.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século vinte e um. Campinas: Papirus, 1997.

Esse livro considera a Álgebra e a Aritmética como duas faces da mesma atividade, lidando com relações quantitativas e explorando a inter-relação da aprendizagem de uma e de outra. Diante disso, busca identificar de que modo isso sugere mudanças na educação matemática escolar.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

Nesse livro são apresentados passos para a resolução de problemas. No final, alguns problemas são propostos ao leitor, seguidos por suas respectivas soluções.

PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Nessa obra são apresentadas algumas vantagens em se trabalhar com investigações matemáticas em sala de aula, destacando o estabelecimento de conjecturas, reflexões e formalização do conhecimento matemático pelos estudantes.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: zarrár 2012.

Apresenta um olhar crítico de como a história da Matemática tem sido contada ao longo do tempo.

RUSSELL, M. K.; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre: Penso, 2014.

Esse livro apresenta a avaliação como um componente-chave para o processo de ensino e aprendizagem. Traz, também, ferramentas e abordagens de avaliação que decorrem da introdução das tecnologias computacionais nas escolas.

SOUZA, E. R.; DINIZ, M. I. S. V. Álgebra: das variáveis às equações e funções. São Paulo: CAEM/IME – USP, 1996.

Apresenta uma reflexão sobre o ensino de Álgebra com propostas de atividades.

SOUZA, E. R. êti ól A Matemática das sete peças do tangram. São Paulo: CAEM/IME – USP, 1997.

Apresenta diferentes atividades que trabalham com a construção do tangram com régua e compasso, semelhança dos triângulos do tangram, entre outros temas.

TINOCO, L. A. A. et.al. Álgebra: pensar, calcular, comunicar... segunda edição Rio de Janeiro: IM/UFRJ/Projeto Fundão, 2011.

Nesse livro são apresentadas atividades que exploram os papéis da Álgebra na Escola Básica e suas possíveis abordagens, para propiciar uma aprendizagem significativa do tema e a construção do sentido do símbolo pelos estudantes.

TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática de Matemática: como dois e dois – a construção da Matemática. São Paulo: éfe tê dê, 1997.

Esse livro traz atividades que possibilitam despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.