![](../resources/images/im_vinheta_abertura_digital_18.png)
CAPÍTULO 1 Potências e raízes
![Fotografia. Fundo escuro com o Sol redondo e vermelho com manchas mais claras.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_96423.png)
![Ícone ciência e tecnologia.](../resources/images/im_icone_tct_ciencia_tecnologia_2.png)
O Sol é a estrela mais próxima da Terra e é essencial para a manutenção da vida no planeta por ser fonte de calor e de luz. Segundo estimativas da Náza (National Aeronautics and Space Administration), a medida da massa do Sol é cêrca de 1,989 ⋅ 1030 quilogramas, aproximadamente 333 ⋅ 103 vezes a medida da massa da Terra, e a temperatura em seu núcleo, a região mais quente do Sol, mede cêrca de 1,5 ⋅ 107 graus Célsius, mais de quatrocentas.000 vezes a temperatura média do corpo humano.
Erupções solares são comuns durante o ciclo de atividade do Sol e, nos períodos de alta atividade solar, as chamadas tempestades solares podem afetar sistemas eletrônicos e de comunicação na Terra e no espaço.
Observe, leia e responda no caderno.
a) Identifique os diferentes dados numéricos apresentados no texto e indique quais deles foram expressos por meio de potência de base 10.
b) De acôrdo com os dados apresentados no texto, a medida da massa do Sol é maior ou menor do que a medida da massa da Terra? Aproximadamente quantas mil vezes?
c) O Sol é como um grande reator termonuclear, realizando em seu núcleo a fusão de cêrca de 6 ⋅ 1011 quilogramas de hidrogênio ( agá) em hélio ( agá ê) por segundo. Como a medida da massa de hidrogênio convertida em hélio por segundo no núcleo do Sol se compara com a medida da massa média de um humano adulto?
d) As tempestades solares têm algum impacto na vida na Terra? Faça uma pesquisa na internet, em livros ou revistas e compartilhe as informações com a turma.
1. Potências
Conta-se que o jôgo de xadrez foi inventado há mais de .1500 anos, como um jôgo de estratégia militar.
Uma das muitas lendas para a origem do xadrez é conhecida como o mito de Sessa. De acôrdo com esse mito, o sábio Sessa apresentou o jôgo a um rei da Índia, que ficou tão entusiasmado com o jôgo que ofereceu a Sessa a liberdade de escolher o que ele desejasse como recompensa por tão notável invento. Toda a côrte esperava que Sessa fosse pedir grandes riquezas, mas ele surpreendeu a todos com o seguinte pedido:
![Ilustração. Folha de papel marrom, que lembra um papiro, com as informações: 1 grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; 2 grãos de trigo pela segunda casa; 4 grãos de trigo pela terceira casa; 8 grãos de trigo pela quarta casa; 16 grãos de trigo pela quinta casa; ... e assim por diante, sempre dobrando o número de grãos da casa anterior até a sexagésimo quarta casa (o tabuleiro de xadrez tem 64 casas).](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91481.png)
![Fotografia. Vista superior de um tabuleiro de xadrez com peças brancas em pé e pretas na derrubadas.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_96560.png)
Seu pedido provocou risos. Um invento tão brilhante e um pedido tão simples. O rei e toda a côrte ficaram decepcionados. Você não ficaria?
Mas palavra de rei é palavra de rei, e ele pediu a seus criados que entregassem a Sessa um pequeno saco de grãos de trigo. Sessa recusou a oferta, dizendo que queria receber exatamente o que havia pedido. Nem um grão a mais, nem um grão a menos.
![Ilustração. À esquerda, homem de cabelo comprido escuro, bigode com coroa dourada, roupa branca, colar e pulseiras douradas (rei). Ao lado, homem em pé com roupa branca segura um saco em direção a um homem de roupa branca ajoelhado na frente do rei.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_96558.png)
O rei pediu então a seus calculistas que efetuassem as contas. Depois de muitas horas de trabalho, eles chegaram a este número:
![Ilustração. Folha de papel marrom, que lembra um papiro, com o número: 18.446.744.073.709.551.615.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_75289.png)
Ou seja, o que Sessa esperava receber eram dezoito quintilhões, quatrocentos e quarenta e seis quatrilhões, setecentos e quarenta e quatro trilhões, setenta e três bilhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinquenta e um mil, seiscentos e quinze grãos de trigo.
É um número tão grande que seriam necessários muitos anos para produzir tanto trigo!
De que maneira o rei cumpriria sua promessa? Que situação difícil a dele. Mas como ele poderia imaginar que daquele pedido tão simples resultaria tamanha quantidade de trigo?
Entendendo a aflição do monarca por não poder cumprir sua promessa, Sessa perdoou a dívida. Afinal, seu objetivo fora atingido: chamar a atenção do rei para que tomasse mais cuidado com suas promessas e seus julgamentos.
O final não poderia ser mais feliz: Sessa foi nomeado conselheiro do rei.
![Ilustração. À esquerda, homem de cabelo comprido escuro, bigode com coroa dourada, roupa branca, colar e pulseiras douradas (rei). À frente dele, homem de roupa branca em pé com a mão estendida na direção do rei.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_96556.png)
O que acabamos de ler é um interessante exemplo de aplicação de potenciação, pois a quantidade de grãos de trigo de cada casa do tabuleiro pode ser expressa por uma potência. Observe:
61ª casa ………………………..………. 2 elevado a 0
62ª casa ………………………..………. 2 elevado a 1
63ª casa ………………………..………. 2 elevado a 2
⋮
64ª casa ………………………..………. 2 elevado a 63
![Ilustração. Homem de cabelo escuro curto, óculos e camisa vermelha. Ele fala: Este também é um exemplo de sequência, chamada sequência recursiva, em que qualquer número pode ser obtido recorrendo à sua posição na sequência ou ao número anterior por meio de uma regra ou fórmula de recorrência. Assim, o elemento n da enésima casa é 2 elevado a n menos 1.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91534.png)
Agora, vamos recordar o que sabemos sobre potências.
Revendo conhecimentos sobre potências
Você deve se lembrar do significado de 3 elevado a 2 e de 3 elevado a 3:
• 3 elevado a 2 = 3 ⋅ 3 = 9
• 3 elevado a 3 = 3 ⋅ 3 ⋅ 3 = 27
De modo geral, sendo a um número racional, temos:
• a elevado a 2 = a ⋅ a
• a elevado a 3 = a ⋅ a ⋅ a
Considerando um expoente genérico n, em que n é um número inteiro, definimos a elevado a n assim:
• se n > 1, então:
![Esquema. a elevado a n igual a vezes a vezes a vezes reticências vezes a. abaixo dos a após o igual está escrito n fatores.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_84407.png)
• se n = 1, então:
![a elevado a 1 igual a](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_57827.png)
• se n = 0 e a ≠ 0, então:
![a elevado a zero igual 1](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_57990.png)
Propriedades das potências
Para a resolução de um trabalho escolar, Mércia, Nilza e Norma precisaram calcular o valor da expressão: (7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2) elevado a 3 : 7 elevado a 15.
Acompanhe como cada uma delas fez.
• Mércia indicou as potenciações como multiplicações de fatores iguais e depois simplificou a fração, assim:
7 elevado a 4 = 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7
7 elevado a 2 = 7 ⋅ 7
7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2 = 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7
(7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2) elevado a 3 = (7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7) elevado a 3 = (7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7) ⋅ (7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7) ⋅ (7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7)
![fração, numerador abre parênteses, 7 elevado a 4 vezes 7 ao quadrado, fecha parênteses, elevado a 3; denominador: 7 elevado 15, igual a fração; 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7; denominador: 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7 vezes 7; 15 números 7 do numerador foram cancelados com 15 números 7 do denominador; igual a 7 vezes 7 vezes 7, igual, 343](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91647.png)
• Nilza calculou os produtos parciais, depois calculou os produtos dos produtos e, em seguida, calculou o quociente:
7 elevado a 4 = 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 = .2401
7 elevado a 2 = 7 ⋅ 7 = 49
7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2 = .2401 ⋅ 49 = .117649
(7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2) elevado a 3 = (.117649) elevado a 3 = .117649 ⋅ .117649 ⋅ .117649 = .....1628413597910449
7 elevado a 15 = 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 = ....4747561509943
• E Norma calculou o valor da expressão aplicando as propriedades da potenciação estudadas no ano anterior:
![abre parênteses 7 elevado a 4, vezes, 7 ao quadrado, fecha parenteses, elevado a três, dividido 7 elevado a 15, igual, abre parênteses, 7 elevado a 12, vezes 7 elevando a 6, fecha parênteses, dividido por 7 elevado a 15, igual, 7 elevado a 18, dividido 7 elevado a 15, igual, 7 ao cubo, igual, 343. Do traço abaixo de abre parênteses 7 elevado a 4, vezes, 7 ao quadrado, fecha parenteses, elevado a três, parte uma seta para abre parênteses, 7 elevado a 12, vezes 7 elevando a 6, De 7 elevado a 12 parte uma seta para 7 elevado a18](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91680.png)
![Ilustração. mulher de cabelo na altura dos ombros, blusa rosa e casaco roxo. Ela fala: Não há somente uma maneira de calcular o valor da expressão. Qual delas você acha mais simples? Ilustração. mulher de cabelo na altura dos ombros, blusa rosa e casaco roxo. Ela diz: Observe como Norma transformou a 'potência de um produto' no 'produto de uma potência'](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_131264.png)
A expressão (13 ⋅ 8) elevado a 4 é a potência de um produto.
(13 ⋅ 8) elevado a 4 = (13 ⋅ 8) ⋅ (13 ⋅ 8) ⋅ (13 ⋅ 8) ⋅ (13 ⋅ 8) = 13 ⋅ 8 ⋅ 13 ⋅ 8 ⋅ 13 ⋅ 8 ⋅ 13 ⋅ 8 = 13 elevado a 4 ⋅ 8 elevado a 4
A expressão 13 elevado a 4 ⋅ 8 elevado a 4 é o produto de uma potência.
(13 ⋅ 8) elevado a 4 = 13 elevado a 4 ⋅ 8 elevado a 4
Esta é mais uma propriedade da potenciação.
Considere outros exemplos:
• (‒7 ⋅ 2,3) elevado a 3 = (‒7) elevado a 3 ⋅ (2,3) elevado a 3
•
abre parênteses, 2, 13 avos, vezes, quatro quintos, fecha parênteses, elevado a 6, igual, abre parenteses, 2 ,13 avos, fecha parênteses, elevado a 6, vezes, abre parenteses , 4 quintos, fecha parênteses elevado a 6• (5 elevado a 2 ⋅ x elevado a 3) elevado a 5 = 5 elevado a 10 ⋅ x elevado a 15
Resumindo e generalizando as propriedades da potenciação, dados os números racionais a e bê ê os números naturais m e n, obtemos:
a elevado a m ⋅ a elevado a n = a elevado a m ⁺ ⁿ
a elevado a m : a elevado a n = a elevado a m ⁻ ⁿ (com a ≠ 0)
(a elevado a m ) elevado a n = a elevado a m ⋅ ⁿ
(a ⋅ b) elevado a m = a elevado a m ⋅ b elevado a m
(a : b) elevado a m = a elevado a m : b elevado a m (com b ≠ 0)
Acompanhe mais um exemplo de aplicação das propriedades da potenciação.
=
fração: numerador a elevado ao expoente 5x menos 2, fim do expoente, vezes, a elevado ao expoente 2 mais x, fim do expoente; denominador abre parenteses, a elevado ao expoente x menos 1, fim do expoente, fecha parênteses, elevado a 2, igual a fração: numerador a elevado ao expoente 5x menos 2 mais 2 mais x, fim do expoente; denominador a elevado ao expoente 2x menos 2, final do expoente, igual, a fração: numerador a elevado a 6 x; denominador a elevado ao expoente 2x menos 2 . fim do expoente, igual, a elevado a 6x menos , abre parênteses, 2x menos 2, fecha parênteses fim do expoente, igual, a elevado a 6x menos 2x mais 2 , fim do expoente, igual a elevado a 4x mais 2 fim do expoente=
fração: numerador a elevado ao expoente 5x menos 2, fim do expoente, vezes, a elevado ao expoente 2 mais x, fim do expoente; denominador abre parenteses, a elevado ao expoente x menos 1, fim do expoente, fecha parênteses, elevado a 2, igual a fração: numerador a elevado ao expoente 5x menos 2 mais 2 mais x, fim do expoente; denominador a elevado ao expoente 2x menos 2, final do expoente, igual, a fração: numerador a elevado a 6 x; denominador a elevado ao expoente 2x menos 2 . fim do expoente, igual, a elevado a 6x menos , abre parênteses, 2x menos 2, fecha parênteses fim do expoente, igual, a elevado a 6x menos 2x mais 2 , fim do expoente, igual a elevado a 4x mais 2 fim do expoente= a elevado a 6ˣ ⁻ ⁽²ˣ ⁻ ²⁾ = a elevado a 6ˣ ⁻ ²ˣ ⁺ ² = a elevado a 4ˣ ⁺ ², em que a ≠ 0.
Observações
▶ Note que, para a ≠ 0, a elevado a 0 = 1 é compatível com a propriedade: a elevado a m : a elevado a n = a elevado a m ⁻ⁿ (se a ≠ 0).
Por exemplo:
a elevado a 2 : a elevado a 2 =
a ao quadrado, dividido, por a ao quadrado, igual, a fração: numerador a vezes a; denominador a vezes a , igual a 1= 1 e a elevado a 2 menos 2 = a elevado a 0 = 1
▶ É importante observar que, em geral, (a elevado a 3) elevado a 2 ≠
a elevado a 3 , e 3 elevado a 2. Entenda por quê.
• (a elevado a 3) elevado a 2 = a elevado a 3 ⋅ a elevado a 3 = a elevado a 3 mais 3 = a elevado a 6 ou (a elevado a 3) elevado a 2 = a elevado a 3⋅ elevado a 2 = a elevado a 6
• a elevado a 3 elevado a 2 = a ( elevado a 3 elevado a 2) = a elevado a 9
▶ Em (a elevado a 3) elevado a 2, o que está elevado ao quadrado é a elevado a 3.
▶ Em a elevado a 3 elevado a 2, o que está elevado ao quadrado é o expoente 3.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Em um condomínio há 6 prédios. Em cada prédio há 6 andares e, em cada andar, 6 apartamentos. Expresse na fórma de potência o número de apartamentos desse condomínio.
![Ilustração. Condomínio com seis prédios lado a lado com seis andares cada um.](../resources/images/im_p_0014_ilustra_1.jpg)
2 Classifique as expressões a seguir em verdadeiras ou falsas. Justifique sua resposta.
a) (4 elevado a 5) elevado a 2 =
4 elevado a 5 , e 5 elevado a 2b) (4 elevado a 5) elevado a 2 = (4 elevado a 2) elevado a 5
c) (2 ⋅ 3) elevado a 2 = 2 elevado a 2 ⋅ 3 elevado a 2
d) (2 + 3) elevado a 2 = 2 elevado a 2 + 3 elevado a 2
e) (8 dividido por 4) elevado a 3 = 8 elevado a 3 dividido por 4 elevado a 3
f) (8 menos 4) elevado a 3 = 8 elevado a 3 menos 4 elevado a 3
3 Simplifique as expressões a seguir, obtendo uma única potência.
a) (2 elevado a 4 ⋅ 2 elevado a 6) dividido por (2 elevado a 5 ⋅ 2 elevado a 3)
b) (x elevado a 4 ⋅ x elevado a 2 ⋅ x elevado a 3) elevado a 2 dividido por (x elevado a 4) elevado a 5, com x ≠ 0
c)
fração: numerador 2 elevado ao expoente 5x menos 1, fim do expoente, vezes 2 elevado ao expoente x mais 2, fim do expoente; denominador 2 elevado ao expoente 3x menos 2 fim do expoented)
fração; numerador 5 ao quadrado vezes 5 ao cubo; denominado 5 elevado a 1, vezes, 5 elevado a zero4 Sendo a = 3x elevado a 2 + 5x menos 6, determine o valor de a para:
a) x = menos2
b) x =
um meio5 Considere o desenho que Marina fez.
![Ilustração. Pilha com macacos. De baixo para cima: fileira com 6 macacos. Acima, quatro macacos. Acima, dois macacos segurando uma barra pela cauda. Acima, um macaco segura uma barra com as mãos e a outra com a cauda.](../resources/images/im_p_0014_ilustra_2.png)
Observe que o número de macacos dobra a cada linha.
1ª linha
![setas par](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_100777.png)
1
2ª linha
![setas par](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_100778.png)
2
3ª linha
![setas par](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_100781.png)
2 ⋅ 2
4ª linha
![setas par](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_100784.png)
2 ⋅ 2 ⋅ 2
Suponha que Marina continue desenhando dessa fórma – dobrando a cada linha a quantidade de macacos da linha anterior.
a) Qual será o número de macacos da 10ª linha?
b) Represente o número de macacos da 1ª e da 2ª linha por uma potência de base 2.
c) Escreva uma fórmula de recorrência para essa sequência.
PARA SABER MAIS
![Ícone cidadania e civismo.](../resources/images/im_icone_tct_cidadania_civismo_5.png)
Novo modêlo de placa para veículos
Placas com padrão do Mercosúl entram em vigor em todo o país
detrân que ficar fora do padrão não conseguirá emplacar novos veículos
![Fotografia. Placa de um veículo. Na parte superior, ao centro, a palavra Brasil e ao lado direito a bandeira do país. Na parte de baixo o código QRCode e a placa: FKJ6F08. Entre os números, ondas sinusoidais. No canto inferior esquerdo, BR (distintivo do Brasil).](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_75466.png)
Após sucessivos adiamentos, começa a valer nesta sexta-feira (31) o prazo para que os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todos os estados concluam os procedimentos para implantar a nova placa do Mercosúl. reticências
[O novo modêlo apresenta o padrão com três letras, um número, uma letra e dois números ( éfe cá jota seis éfe zero oito), diferente] do modêlo atualmente adotado no país, com três letras e quatro números. O novo modêlo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode levar mais de 100 anos.
“Atualmente são quase 5 milhões de veículos emplacados com a nova [placa de identificação veicular]. O govêrno federal estima que, até o fim de 2023, o Brasil já esteja com quase toda sua frota circulando com a nova placa”, informou a assessoria do Ministério da Infraestrutura.
Fonte: NASCIMENTO, L. Placas com padrão do Mercosúl entram em vigor em todo o país. AgênciaBrasil, Brasília, Distrito Federal, 31 janeiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/HyybWj. Acesso em: 20 junho 2022.
Mais de 450 milhões de combinações diferentes! Será que a reportagem não exagerou? Para conferir a veracidade da informação sobre o número total de placas possíveis com o novo modêlo, podemos fazer um cálculo combinatório.
Devemos considerar todas as possibilidades para cada uma das sete posições (casas) a serem preenchidas pelas 26 letras do alfabeto e pelos algarismos de 0 a 9.
![Esquema com 7 campos.
primeiro campo: letra;
segundo campo: letra;
terceiro campo: letra;
quarto campo: algarismo;
quinto campo: letra;
sexto campo: algarismo;
sétimo campo: algarismo;](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_table_35464.png)
A primeira casa pode ser preenchida de 26 maneiras diferentes; para cada uma dessas maneiras podemos preencher a segunda casa de outras 26 maneiras diferentes, o que resulta, para as duas primeiras casas, em um total de 26 ⋅ 26, isto é, 676 combinações diferentes.
![Esquema com 7 campos. primeiro campo: 26; segundo campo: 26; Demais campos estão vazios.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_table_35476.png)
Para cada uma dessas 676 combinações, a terceira casa pode ser preenchida por 26 letras diferentes, o que resulta, para as três primeiras casas, em um total de 26 ⋅ 26 ⋅ 26, ou seja, .17576 combinações.
![Esquema com 7 campos. primeiro campo: 26; segundo campo: 26; terceiro campo: 26; Demais campos estão vazios.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_table_35487.png)
Continuando a aplicar esse raciocínio, que os matemáticos dão o nome de princípio fundamental da contagem, para as sete casas obtemos o total de combinações possíveis.
![Esquema com 7 campos.
primeiro campo: 26;
segundo campo: 26;
terceiro campo: 26;
quarto campo: 10;
quinto campo: 26;
sexto campo: 10;
sétimo campo: 10.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_table_36218.png)
26 · 26 · 26 · 10 · 26 · 10 · 10 = 456 976 000
Agora é com você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
![Ícone calculadora.](../resources/images/im_icone_calculadora_6.png)
Use uma calculadora para responder ao que se pede.
1 Quantas placas diferentes poderíamos obter se fossem usados apenas algarismos de 0 a 9 em todas as casas?
2 Quantas placas diferentes poderíamos obter se fossem usadas apenas letras em todas as casas?
3 Lúcia e Lucas são investigadores e precisam identificar um carro com placa de modêlo com três letras e quatro números. Lúcia conhece apenas as letras da placa procurada; Lucas conhece apenas os números dessa placa. Qual deles tem maior probabilidade de determinar a placa desse carro primeiro? Por quê?
Potência com expoente inteiro negativo
Aprendemos a efetuar operações com potências que têm por base um número racional e por expoente um número natural.
Agora, vamos interpretar o significado de potências que tenham por base um número racional e por expoente um número inteiro negativo.
Considere o quociente 52 : 55. Pela propriedade do quociente de potências de mesma base, obtemos:
![5 elevado a 2, dividido 5 elevado 5, igual, 5 elevado ao expoente 2 menos 5, fim do expoente, igual 5 elevado a menos 3 5 elevado ao quadrado dividido 5 elevado a 4, igual a fração: numerado 5 ao quadrado, denominado 5 elevado a 5, igual a fração, numerador 5 vezes 5, denominados 5 vezes 5 vezes 5 vezes 5 vezes 5, igual, a fração: numerador 1, denominador 5 ao cubo, igual a fração : 1 ao cubo, denominador 5 ao cubo, igual a fração, um quinto ao cubo](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91761.png)
Logo,
5 elevado a menos 3, igual, um quinto elevado a 3Note ainda que:
![primeira linha: 5 elevado a menos 3, igual, 5 elevado ao expoente 3 vezes menos 1, fim do expoente. segunda linha: 5 elevado a menos 3, igual, um quinto elevado 3, igual, fração: numerado 1, denominador 5 ao cubo. uma chave ligando a primeira e a segunda linha , aponta, para abre parênteses 5 elevado a 3, fecha parênteses elevado a menos 1, igual fração: numerado 1, denominador 5 ao cubo](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_131397.png)
Isso significa que (53)‒1 pode ser interpretado como o inverso de 53 ou, ainda, que 5‒3 é o inverso de 53.
A potência com expoente negativo de um número racional diferente de zero é igual a outra potência que tem a base igual ao inverso da base anterior e o expoente igual ao oposto do expoente anterior, ou seja, um expoente positivo.
Acompanhe alguns exemplos.
a) 3‒2 =
abre parênteses um terço, fecha parênteses, elevado a dois, igual um terço vezes um terço , igual, um nono
b)
10 elevado a menos 3, igual, abre parênteses um décimos, fecha parênteses, elevado a 3, igual a fração: numerado 1 elevado a 3, denominador 10 elevado a 3, igual, um milésimoc) (‒5)‒2 =
abre parênteses menos um quinto, fecha parênteses elevado a 2, igual, menos um quinto vezes menos um quinto, igual 1, 25 avos
d)
abre parênteses 2, 14 avos fecha parênteses elevado menos 1, igual abre parênteses, 14 meios , fecha parênteses elevado a um, igual, sete
e) (0,25)‒2 =
abre parenteses , fração: 25 centésimos, fecha parênteses elevado a menos 2, igual, abre parêntese um quarto ,fecha parênteses, elevado a menos 2, igual abre parêntese fração: numerador 4, denominador 1, fecha parêntese , elevado 2= 42 = 16
Observação
▶ Todas as propriedades da potenciação já estudadas também são válidas para potências com expoente inteiro negativo.
Generalizando, podemos escrever:
![a elevado menos n, igual fração: numerador 1, denominador a elevado n, ou, a elevado menos n igual abre parênteses fração: numerador 1 e denominador a, fecha parênteses elevado a n](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_131526.png)
, para a ≠ 0 e sendo n um número natural.
Assim, para n = 1 e a ≠ 0, temos:
![a elevado menos 1 , igual, fração: numerador 1, denominador a.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_131717.png)
Isso significa que a ‒1 é o inverso de a, pois
fração de numerador 1, denominador a, fim do denominado, mais bé o inverso de a.
Assim, se a ‒1 é o inverso de a, também a é o inverso de a ‒1.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
6 Calcule as potências.
a)
3 quartos elevado a menos 2
b)
abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado menos 3
c) 10‒3
d) 2‒1
e) (‒6)‒2
f)
um nono elevado a menos 27 Escreva na fórma de potência de base 10.
a)
fração: um centésimob)
fração: numerador 1, denominador 10 milc)
fração: numerador 1, denominador um milhãod) 0,1
e) 0,01
f) 0,001
8 Aplicando as propriedades de potenciação, reduza a uma só potência.
a)
dois terços elevado a menos 5, vezes, dois terços elevado ao quadrado
b)
primeira linha; abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado a menos 1. dividido, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses, elevado menos 6, igual segunda linha: igual, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado ao expoente menos 1 menos abre parênteses menos 6 fecha parênteses, fim do expoente, igual, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado a 5
c)
abre colchetes, abre parênteses, menos três meios, fecha parênteses, elevado a 2, fecha colchetes , elevado a menos 3d) [(‒2)0]‒3
9 Sabendo que
a, igual, dois terços, elevado a menos 1e
b, igual, menos cinco meioscalcule o que se pede.
a) a ‒ b
b) a : b
c) a ⋅ b 2
d) (a + b)2
10 Sendo
abre parênteses, 2 menos um meio, fecha parênteses, elevado a menos 2e
abre parênteses, 1 mais um terço, fecha parênteses, elevado a menos 1, calcule x ⋅ y.
11 Considerando
m, igual, abre parênteses, 4 quintos menos um meio, fecha parênteses, elevado a menos 3e
n, igual, abre parênteses, 3 mais um terço, fecha parênteses, elevado a 2encontre o valor de m : n.
12
![Ícone calculadora.](../resources/images/im_icone_calculadora_6.png)
Utilizando uma calculadora, obtenha o valor das potências a seguir.
a) 2‒8
b) 4‒5
c) 0,4‒3
d) 0,2‒6
• Quando são elevados a um expoente negativo, o que acontece com os números maiores que 0 e menores que 1? E o que acontece com os números maiores que 1?
13
![Ícone atividade em dupla.](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_14.png)
Hora de criar – Em duplas, criem um problema cada um envolvendo uma sequência recursiva em que os elementos da sequência podem ser escritos como uma potência de base 3. Troque de caderno com o colega, resolvam o problema um do outro e escrevam a fórmula de recorrência da sequência. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem os cadernos para corrigi-los.
Como escrever um número como potência de uma base dada
Conhecendo o significado de uma potência e as propriedades de potências de mesma base, em certos casos podemos escrever um número na fórma de potência de determinada base.
Por exemplo, vamos escrever:
a) 32 como potência de base 2.
Decompondo 32 em fatores primos, obtemos 32 = 25.
b)
1 oitavocomo potência de base
Fraçnao um meio..
um oitavo, igual, fração: numerador um ao cubo, denominador 2 ao cubo, igual, fração: numerador 1 vezes 1 vezes 1, denominador 2 vezes 2 vezes 2, igual, um meio, vezes, um meio, vezes, um meio, igual, um meio ao cuboPortanto:
um oitavo, igual, um meio ao cuboc)
1 oitavocomo potência de base 2.
um oitavo, igual, um meio ao cubo, igual, um meio, vezes, um meio, vezes, um meio, igual, 2 elevado menos 1, vezes, dois elevado a menos 1, vezes dois elevado a menos 1, igual 2 elevado a menos 3Portanto:
um oitavo, igual, 2 elevado a menos 3d)
oito vinte e sete avoscomo potência de base
três meios.
oito vinte e sete avos, igual, fração: numerador 2 ao cubo, denominador 3 ao cubo, igual dois terços ao cubo, igual dois terços, vezes, dois terços, vezes, dois terços, igual, três meios elevado a menos 1, vezes, três meios elevado a menos 1, vezes, três meios elevado a menos 1, igual, três meios elevado a menos 3Portanto:
oito vinte e sete avos, igual, três meios elevado a menos 3EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
14 Escreva os números a seguir como potência de base 2.
a) 256
b) .1024
c)
1, 64 avosd)
1, 128 avos15 Escreva os números a seguir como potência de base 3.
a) 9
b) 81
c)
1, 27 avos
d)
1, 243 avos16 Simplifique as expressões obtendo uma única potência.
a)
fração: numerador 4 ao quadrado vezes 8 ao cubo, denominador 2 elevado a 10
b)
fração: numerador 9 ao cubo, vezes 27 ao quadrado, denominador 81
17
![Ícone atividade em dupla.](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_14.png)
Reúna-se com um colega e façam o que se pede.
a) Reproduzam o quadro a seguir no caderno e completem-na, atribuindo a n os números inteiros de 1 a 5.
![Quadro de 4 colunas e com apenas a primeira linha indicada. Coluna 1: Expoente inteiro positivo n Coluna 2: Potência de base 10 10 elevado a n Coluna 3: Valor da potência (resultado) Coluna 4: Número de zeros do resultado](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91810.png)
b) Comparando a primeira e a última coluna do quadro do item a, escrevam uma regra para obter, sem fazer cálculos, o valor da potência indicada por 10n.
c) Reproduzam no caderno o quadro a seguir e completem-na atribuindo a n os números inteiros de ‒1 a ‒5.
![Quadro de 4 colunas e com apenas a primeira linha indicada. Coluna 1: Expoente inteiro negativo n Coluna 2: Potência de base 10 10 elevado a n Coluna 3: Valor da potência (resultado) Coluna 4: Número de zeros do resultado](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91812.png)
d) Comparando a primeira e a última coluna do quadro do item c, escrevam uma regra para obter, sem fazer cálculos, o valor da potência indicada por 10n.
18 A medida da distância média entre o planeta Saturno e o Sol é da ordem de ....1000000000000 métros. Expresse essa medida como uma potência de base 10.
![Fotografia. Fundo escuro com planeta Saturno, composto por esfera e elipse ao redor.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_97757.png)
19 Escreva a representação decimal das potências de base 10 a seguir.
a) 10‒1
b) 10‒2
c) 10‒3
d) 10‒5
e) 10‒6
20 O diâmetro de um fio de cabelo fino mede aproximadamente 0,0001 métro. Escreva essa medida como uma potência de base 10.
21 No Sistema Internacional de Unidades ( ésse Í), para formar um múltiplo ou um submúltiplo de uma unidade de medida, é preciso colocar o prefixo desejado na frente do nome dessa unidade de medida. Esse mesmo procedimento também é usual para os símbolos.
Por exemplo:
• 1 megawatt = 1 ême dáblio = ..1000000 uáts = 106 uáts
• 1 nanossegundo = 1 êne ésse = 0,000000001 segundo = 10‒9 segundo
Pesquise os vinte prefixos estabelecidos pelo Sistema Internacional de Unidades e complete o quadro a seguir.
![Quadro; Prefixos das unidades de medida no SI. Coluna 1: nome; coluna 2: símbolo; coluna 3 Fator de multiplicação da unidade. Linha 1 coluna 1: yotta Linha 1 coluna 2: Y Linha 1 coluna 3: 10 elevado a 24 igual 1.000.000.000.000.000.000.000.000. Linha 2 coluna 1: zetta Linha 2 coluna 2: Z Linha 2 coluna 3: 10 elevado a 21 igual 1.000.000.000.000.000.000.000.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91815.png)
22 Reduza cada uma das expressões a seguir a uma única potência de base 10 e represente essa potência na fórma decimal.
a)
fração: numerador 10 ao cubo vezes 10 ao quadrado, denominador 10 elevado a 7b)
fração: numerador 10 elevado a 4 vezes 10 ao quadrado, denominador 10 elevado a 9
c)
fração: numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado a menos 4, vezes 10 elevado menos 8d)
fração: numerador 10 elevado a menos 4 vezes 10 elevado a menos 8, denominador 10 elevado a menos 9Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Mostre que multiplicar 3 por 104 é o mesmo que dividir 3 por 10‒4.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
![Ícone economia.](../resources/images/im_icone_tct_economia_6.png)
Trabalhando com juro
![Ilustração. Mesa com duas pessoas sentadas. À direita, mulher de cabelo escuro e blusa branca. À esquerda, homem de cabelo castanho e camisa azul listrada. Eles estão sentados. Sobre a mesa, computador e placa gerente.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_98094.png)
Quando fazemos um empréstimo de dinheiro em um banco, pagamos uma espécie de aluguel por ele. Esse “aluguel” é chamado de juro ( jóta ).
Nas compras a prazo também pagamos juro. Do mesmo modo, recebemos juro quando fazemos uma aplicação financeira, por exemplo, na caderneta de poupança.
O que pagamos ou recebemos de juro é uma porcentagem sobre o dinheiro emprestado ou aplicado durante determinado tempo ( tê ). Essa porcentagem é chamada de taxa de juro ( ih ).
A quantia que se empresta ou se aplica é chamada de capital ( cê ). A soma do capital com o juro é denominada montante ( ême ).
Quando um capital é aplicado por certo tempo a determinada taxa de juro, o montante pode crescer de acôrdo com dois regimes de capitalização (processo de formação do juro): o juro simples ou o juro composto. Aqui veremos o juro simples.
Dada uma aplicação de R$ 500,00quinhentos reais com taxa de juro de 10% ao mês, em 3 meses, quanto essa aplicação renderá, se o juro for calculado sempre sobre os R$ 500,00quinhentos reais?
A cada mês, o juro é dado por:
10% de 500 =
fração 10 sobre 100⋅ 500 = 50
Ao final dos 3 meses, o capital de R$ 500,00quinhentos reais renderá R$ 150,00cento e cinquenta reais de juro.
O juro assim calculado é chamado de juro simples. Nesse caso, o montante é igual a R$ 650,00seiscentos e cinquenta reais.
Agora, vamos chegar a uma fórmula para calcular juro simples.
![Ilustração. homem de cabelo curto, cavanhaque e camiseta azul. Ele fala: Note que o juro simples é calculado apenas sobre o capital inicial.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91826.png)
Sendo cê o capital, ih a taxa de juro (expressa na fórma decimal), tê o tempo de aplicação ou de empréstimo (na mesma unidade de medida da taxa) e jóta o juro, obtemos:
Tempo (t) |
Juro (j) |
---|---|
primeiro mês |
C ⋅ i |
segundo mês |
C ⋅ i + C ⋅ i |
terceiro mês |
C ⋅ i + C ⋅ i + C ⋅ i |
... |
... |
t-ésimo mês |
|
Assim, o cálculo do juro simples pode ser feito do seguinte modo:
j = C ⋅ i ⋅ t
Como exemplo, vamos considerar que um capital de R$ 2.000,00dois mil reais seja aplicado a uma taxa de juros de 2,5% ao mês, no regime de juro simples. Pelos dados, obtemos: C = R$ 2.000,00dois mil reais e i = 2,5% = 0,025.
Podemos expressar o juro em função do tempo t por:
j = C ⋅ i ⋅ t, ou seja, j = .2000,00 ⋅ 0,025 ⋅ t, ou, ainda, j = 50t
Assim, após 3 meses, por exemplo, essa aplicação rende R$ 150,00cento e cinquenta reais de juro, pois j = 50 ⋅ 3 = 150.
Você sabia que pode programar uma planilha eletrônica para calcular o juro simples utilizando uma fórmula? Observe a planilha a seguir. Nela, na coluna Juro ( jóta), podemos digitar a fórmula do juro simples (j = C ⋅ i ⋅ t) relacionando os valores das colunas Capital ( cê), Taxa ( ih) e Tempo ( tê).
![Ilustração. Planilha eletrônica. Acima, coluna de A até E. À esquerda, linha 1 a 4. B2: Capital (C). C2: taxa (i). D2: tempo (i). E2: Juro (i). E3: =B3*C3*D3. E4: =B4*C4*D4](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_98096.png)
Perceba que, na célula que indicará o valor do juro, temos o capital multiplicado pela taxa multiplicado pelo tempo, assim como na fórmula que deduzimos anteriormente.
Assim, para saber o valor total do juro de uma aplicação, como no exemplo da página anterior, basta digitar os dados do problema e a planilha calculará o juro automaticamente.
![Ilustração. Planilha eletrônica. Acima, coluna de A até E. À esquerda, linha 1 a 4. B2: Capital (C). C2: taxa (i). D2: tempo (i). E2: Juro (i). B3: R$ 500,00. C3: 10%. D3: 3. E3: R$ 150,00. B4: R$ 500,00. C3: 10%. D3: 4. E3: R$ 200,00.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_98098.png)
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Um capital de R$ 18.000,00dezoito mil reais é aplicado à taxa de 8% ao ano no regime de juro simples. Determine o rendimento para uma aplicação de 2 anos.
2 Por quanto tempo o capital de R$ 12.000,00doze mil reais esteve aplicado à taxa de juro simples de 1,6% ao mês para render R$ 2.304,00dois mil trezentos e quatro reais de juro?
Multiplicação e divisão por potências de base 10
Para multiplicar, de maneira prática, um número por uma potência de base 10 com expoente inteiro positivo, como 101, 102, 103, reticências, basta deslocar a vírgula uma, duas, três, reticências casas para a direita. Isso é possível porque, nesse caso, o valor de cada uma dessas potências (resultado) tem um, dois, três, reticências zeros.
Observe alguns exemplos.
a) 5,126 ⋅ 101 = 51,26
b) 0,0028 ⋅ 102 = 0,28
c) 12,0 ⋅ 103 = .12000
d) 8,56 ⋅ 104 = .85600
Já para multiplicar um número por uma potência de base 10 com expoente inteiro negativo, como 10⁼¹, 10⁼², 10⁼³, reticências, deslocamos a vírgula uma, duas, três, reticências casas para a esquerda, o que equivale a dividir esse número por 101, 102, 103, reticências ou por 10, 100, .1000, reticências
Observe alguns exemplos.
a) 356 ⋅ 10‒2 = 3,56
b) .25678,2 ⋅ 10‒3 = 25,6782
c) 0,5 ⋅ 10‒1 = 0,05
d) 2,45 ⋅ 10‒3 = 0,00245
Nos exemplos anteriores, efetuamos multiplicações por potências de base 10, mas também é possível efetuar divisões. Acompanhe, a seguir, duas dessas multiplicações transformadas em divisões.
a)
![8,56 vezes 10 elevado a 4, igual 8,56, vezes fração numerador 1, denominador 10 elevado a menos 4, igual, fração; numerador 8,56, denominador 10 elevado a menos 4, igual 8,56 dividido 10 elevado menos 4, igual 85.600. Acima, uma seta aponta para o expoente da primeira parcela 10 elevado a 4 e para o ultimo divisor 10 elevado a menos 4, indicando que os sinais dos expoentes são opostos.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91908-1.png)
b)
![0,5 vezes 10 elevado a menos 1, igual 0,5, vezes fração numerador 1, denominador 10 elevado a 1, igual, fração; numerador 0,5, denominador 10 elevado a 1, igual 0,5 dividido 10 elevado a 1, igual 0,05.
Acima, uma seta aponta para o expoente da primeira parcela 10 elevado a menos 1 e para o ultimo divisor 10 elevado a 1, indicando que os sinais dos expoentes são opostos.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91907-1.png)
Observe que, na divisão por uma potência de base 10 com expoente inteiro negativo, como 10‒4, deslocamos a vírgula para a direita. Já na divisão por uma potência de base 10 com expoente inteiro positivo, como 101, deslocamos a vírgula para a esquerda.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
23 Efetue as multiplicações por potências de base 10.
a) 3,6 ⋅ 104
b) 0,025 ⋅ 102
c) 0,4 ⋅ 10‒2
d) .3576 ⋅ 10‒3
24 O produto 0,000025 ⋅ 0,000000002 é igual a:
a) 50 ⋅ 10‒14
b) 5 ⋅ 10‒14
c) 5 ⋅ 10‒40
d) 5 ⋅ 10‒4
e) 50 ⋅ 10‒13
25 O valor da expressão
A = 5,24 ⋅ 10‒23 + 8,36 ⋅ 10‒21 é:
a) 5,62 ⋅ 10‒21
b) 5,62 ⋅ 10‒23
c) 8,4124 ⋅ 10‒21
d) 8,4124 ⋅ 10‒23
e) 8,4124 ⋅ 10‒44
26 Descubra a potência de base 10 que deve ser colocada no lugar de a para que se obtenha:
a) 56,754 ⋅ a = .567540
b) 0,003 ⋅ a = 30
c) a ⋅ 23 = 0,000023
d) a ⋅ 4,5 = 0,00045
27 Converta as medidas a seguir usando potências de base 10.
a) 1 centímetro em métro.
b) 100 quilômetros em métro.
c) 10 gramas em quilograma.
d) uma tonelada em quilograma.
e) 10 centímetros quadrados em . métros quadrados
f) 1 centímetro cúbico em . decímetros cúbicos
28 O açude Castanhão, no Ceará, com 325 quilômetros quadrados de área inundada, é o maior açude da América Latina. Ele tem capacidade de armazenamento de 6,7 ⋅ 109 métros cúbicos de água, que corresponde a cêrca de 37% de toda a capacidade de armazenamento dos reservatórios cearenses. Determine a capacidade total de armazenamento dos reservatórios cearenses.
![Fotografia. À esquerda, região com água. À direita, estrutura com ponte. Ao fundo, morros e nuvens.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_98436.png)
29 ( ú éfe ême gê) O açude Orós, um dos maiores reservatórios do Brasil, tem capacidade para armazenar 2 ⋅ 109 métros cúbicos de água. Sabe-se que o rio Amazonas lança no oceano Atlântico 50 milhões de litros de água por segundo.
Com base nesses dados, é correto afirmar que o tempo que o rio Amazonas leva para lançar no oceano Atlântico um volume igual à capacidade do açude Orós é:
a) maior que 20 horas.
b) menor que 5 horas.
c) maior que 5 horas e menor que 10 horas.
d) maior que 10 horas e menor que 20 horas.
Notação científica
O uso das potências é bastante comum em áreas da Ciência como Medicina, Biologia, Astronomia, Geologia, entre muitas outras.
![ilustração. Homem de cabelo castanho, óculos e jaleco branco. Ao lado de um microscópio ele diz: A medida do diâmetro de uma bactéria, que é um organismo unicelular, varia de 10 elevado a menos 4 m a 2 vezes 10 elevado a menos 6 m.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91909.png)
![Ilustração. Mulher de cabelo preto e curto, jaleco branco, fala: A medida do raio do Sol é aproximadamente 6,96 vezes 10 elevado a 8 m.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91910.png)
Esse tipo de registro é chamado de notação científica. Ele fornece uma ideia precisa da ordem de grandeza (bilhões, milhões, milésimos etcétera) de uma medida e é fundamental para trabalhar com números “muito grandes” ou “muito pequenos”, isto é, muito próximos de 0. A ordem de grandeza de uma medida é dada pela potência de base 10.
Em notação científica, os números são escritos como produto de dois fatores, em que um deles é uma potência de base 10 com expoente inteiro (positivo ou negativo), e o outro é um número igual a 1 ou maior que 1 e menor que 10.
Observe os exemplos.
![primeira linha: uma vez 10 elevado a menos 6 segunda linha: 10 elevado a menos 6 terceira linha : 6,96 vezes, 10 elevado 8. As 3 linhas estão centralizadas pelo sinal de vezes. Abaixo , uma seta que parte da frase : número igual a 1 ou maior que 1 e menor que 10, uni-se a a uma retângulo que contem a primeira parcela de cada linha. À esquerda das multiplicações, Três setas parte, da frase: potência de base 10 com expoente inteiro e uni-se a cada uma da segunda parcela de cada linha. setas par](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_63279-1.png)
Observe outros exemplos de números escritos em notação científica.
a) 5,2 ⋅ 106
b) 8,1 ⋅ 1012
c) 1,25 ⋅ 10 elevado a menos 3
d) 2,236 ⋅ 10 elevado a menos 9
Agora, vamos escrever alguns números em notação científica.
a) .3265
Para escrever esse número como produto de dois fatores, um deles uma potência de base 10, vamos multiplicá-lo por 10 elevado a menos 3 e por 103, pois 10 elevado a menos 3 ⋅ 103 = 100 = 1. Assim, obtemos:
![3mil 265, igual, 3 mil 265 vezes 10 elevado a menos 3 vezes 10 elevado a 3, igual, 3,265 vezes 10 ao cubo . Abaixo, uma seta parte da frase: lugar da vírgula e aponta para o números 3 mil 265. De um traço, abaixo de 3 mil 265 vezes 10 elevado a menos 3, parte uma seta que aponta para 3 ,265](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_201413-1.png)
b)
![3 mil 265, igual, 3 mil 265 vezes 10 elevado a menos 3 vezes 10 elevado a 3, igual, 3,265 vezes 10 ao cubo. Abaixo, uma seta parte da frase: lugar da vírgula e aponta para o números 3 mil 265. De um traço, abaixo de 3 mil 265 vezes 10 elevado a menos 3, parte uma seta que aponta para 3,265](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_87149-1.png)
c) 0,0056
Quando o número é menor que 1, devemos multiplicá-lo por uma potência de base 10 com expoente positivo e, para não mudar o valor, multiplicar o resultado pela potência de base 10 com expoente oposto ao da primeira multiplicação, ou seja, expoente negativo.
![0,0056, igual, 0,0056 vezes 10 elevado ao cubo vezes 10 elevado a menos 3, igual, 5,6 vezes 10 elevado a menos 3. Abaixo, uma seta parte da frase: lugar da vírgula e aponta para o número 0,0056. De um traço, abaixo de 0,0056 vezes 10 ao cubo, parte uma seta que aponta para 5,6.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91943.png)
d)
![0,65, igual, 0,65 vezes, 10 vezes ,10 elevado a menos 1, igual, 6,5 vezes 10 elevado a menos 1. Abaixo, uma seta parte da frase: lugar da vírgula e aponta para o numero 0,65. De um traço, abaixo de 0,65 vezes 10, parte uma seta que aponta para 2,85.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_91941.png)
Verifique agora como a notação científica é usada para expressar:
a) a medida da distância da Terra até o Sol;
..150000000 quilômetros = 1,5 ⋅ 108 quilômetros
![Ilustração. Sistema solar. À esquerda, o sol. à direita, elipses com os planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.](../resources/images/im_009_037_mb8_c01_f2_lp_g24_digital_group_75559.png)
b) a medida da massa do átomo de hidrogênio.
0,00000000000000000000000166 grama = 1,66 ⋅ 10‒24 grama
![Ilustração. Próton, representado por esfera azul. Ao redor, elipse com esfera vermelha menor (elétron).](../resources/images/im_p_0024_ilustra_2.png)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
30 Escreva em notação científica cada um dos números a seguir.
a) 12,6 milhões
b) 361 ⋅ 106
c) 15 bilhões
d) 458,6 ⋅ 10‒5
e) .3576 ⋅ 10‒3
f) 0,0000000000001
31 Dois planetas, a e B, giram em tôrno de uma estrela ê em órbitas praticamente circulares e no mesmo plano.
![Ilustração. duas circunferências concêntricas de centro E, a menor contém o ponto A, a maior contém o ponto B.](../resources/images/im_p_0025_ilustra_1.png)
A medida da distância de a até a estrela ê é 15 ⋅ 107 quilômetros, e a medida da distância de B até a estrela E é 2,3 ⋅ 108 quilômetros. Desprezando os diâmetros desses astros, calcule a medida da distância máxima e a medida da distância mínima entre a e B e expresse-as em notação científica.
32 Na abertura do capítulo, vimos que:
a) a medida da massa do Sol é aproximadamente 2 ⋅ 1030 quilogramas. Expresse, em notação científica, essa medida em tonelada.
b) reações de fusão nuclear no núcleo do Sol convertem cêrca de 6 ⋅ 1011 quilogramas de hidrogênio ( agá) em hélio ( agá ê) por segundo. Sabendo que 1 ano tem aproximadamente 3 ⋅ 107 segundos, quantas toneladas de hidrogênio são convertidas em hélio por ano no núcleo do Sol? Dê sua resposta em notação científica.
33 Cada mililitro de sangue humano contém, em média, 5 ⋅ 103 glóbulos vermelhos. No corpo de um ser humano adulto circulam cêrca de 5,5 litros de sangue. De acôrdo com esses dados, qual é o número médio, em notação científica, de glóbulos vermelhos que há no corpo de um adulto?
![Fotografia. Glóbulos vermelhos em formato arredondado. Eles estão aglomerados.](../resources/images/im_p_0025_ilustra_2_1.jpg)
34
![Ícone atividade em dupla.](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_14.png)
![Ícone economia.](../resources/images/im_icone_tct_economia_6.png)
A tabela a seguir mostra os dados da movimentação comercial entre o Brasil e o exterior de 2019 a 2021. Reúna-se com um colega e construam um gráfico de colunas com os dados da tabela. Lembrem-se de indicar os valores em milhões de dólares no eixo vertical, os anos no eixo horizontal, e de dar um título ao gráfico. Note que cada um dos dados da movimentação comercial (Saldo, Importações, Exportações), por ano, corresponde a uma coluna no gráfico, ou seja, para cada um dos três anos no gráfico, deve haver três colunas.
Ano |
Saldo (milhões de dólares) |
Importações (milhões de dólares) |
Exportações (milhões de dólares) |
---|---|---|---|
2019 |
35.000 |
186.000 |
221.000 |
2020 |
50.000 |
159.000 |
209.000 |
2021 |
61.000 |
219.000 |
280.000 |
* Valores aproximados. Dados obtidos em: BRASIL. Resultados do comércio exterior brasileiro: dados consolidados. Disponível em: https://oeds.link/Mfafc2. Acesso em: 10 mar. 2022.
Com base no gráfico que vocês construíram, façam o que se pede.
a) Expressem em notação científica os valores, em dólares, apresentados no gráfico.
b) Para cada ano, verifiquem se a diferença entre os valores das exportações e os das importações é igual ao saldo.
c) Qual foi a média aproximada das exportações nesse período? E das importações? E do saldo?
d) Para cada ano, escrevam, com um número negativo, o quanto falta para a exportação atingir a média ou, com um número positivo, em quanto a exportação excedeu a média.
e) No gráfico, tracem uma reta horizontal pelo valor da média das importações. Façam uma estimativa para responder à questão: a parte da coluna da importação de 2021 que ficou acima da reta traçada é equivalente à soma das partes das outras duas colunas que ficaram abaixo da reta?
35 ( ú éfe ésse é) Um raio de luz, propagando-se no vácuo, desloca-se com velocidade de 3,0 ⋅ 105 quilômetros por segundo aproximadamente. Se a distância entre dois planetas mede 9,0 ⋅ 107 quilômetros, então o tempo, em minuto, que o raio de luz levará para cobrir essa distância é:
a) 5,2.
b) 5.
c) 4,5.
d) 4.
e) 3,8.
36
![Ícone atividade em dupla.](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_14.png)
Hora de criar – Em duplas, cada um de vocês vai elaborar um problema utilizando a notação científica. Para o problema, considerem situações do dia a dia que envolvam números que podem ser escritos em notação científica, como a velocidade da conexão da internet, o consumo de energia elétrica de um equipamento, o pacote de dados de um plano de uma operadora de celular, entre outros. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
2. Calculando com raízes
Raiz quadrada de números racionais
Acompanhe algumas situações nas quais desejamos calcular a raiz quadrada de números racionais.
Situação 1
Observe o quadrado alaranjado na figura. Considerando a medida da área do quadrado maior igual a 1 centímetro quadrado, e a medida do comprimento de seu lado igual a 1 centímetro, podemos dizer que:
![Ilustração. Quadrado composto por 25 quadradinhos. Dentro do quadrado maior, no canto esquerdo superior um quadrado formado por 9 quadradinhos laranja. Do lado externo, direito e inferior, do quadrado maior, a indicação do comprimento de 1 centímetro, Do lado externo, esquerdo e superior, do quadrado laranja, a indicação do comprimento de 3 quintos centímetro.](../resources/images/im_p_0026_ilustra_1_2.png)
• a medida da área de cada quadradinho é
1 vinte e cinco avoscentímetro quadrado;
• a medida da área do quadrado alaranjado é
fração 9 sobre 25centímetro quadrado;
• a medida do comprimento do lado do quadrado alaranjado é
três quintoscentímetro.
Note que a área do quadrado alaranjado pode ser obtida da seguinte fórma:
⋅
três quintos=
três quintos elevado ao quadrado=
9, 25 avos, ou seja,
fração 9 sobre 25centímetro quadrado
Nesse caso, o número
3 quintosé chamado de raiz quadrada de
9, 25 avos, que indicamos por
Raiz quadrada de 9 sobre 25 igual a 3 quintos(lemos: “a raiz quadrada de nove vinte e cinco avos é três quintos”).
O número
9. 25 avosé um número racional quadrado perfeito.
Situação 2
![Ilustração. Quadrado composto por 100 quadradinhos. Dentro do quadrado maior, no canto esquerdo superior um quadrado formado por 49 quadradinhos azul. Do lado externo, direito e inferior, do quadrado maior, a indicação do comprimento de 1 decímetro , Do lado externo, esquerdo e superior, do quadrado azul, a indicação do comprimento de 0,7 decímetro](../resources/images/im_p_0027_ilustra_1.png)
A medida da área do quadrado azul da figura pode ser obtida do seguinte modo:
0,7 ⋅ 0,7 = 0,49, ou seja, 0,49 decímetro quadrado
O número 0,7 é a raiz quadrada de 0,49, que indicamos por
raiz de 0,49.
Assim, obtemos:
raiz de 0,49=
raiz de 49 100 avos=
7 décimos= 0,7
Observe que, para calcular o valor da raiz quadrada de 0,49, precisamos determinar o número racional que, multiplicado por ele mesmo, resulta em 0,49. Esse número é 0,7.
0,7 ⋅ 0,7 =
0,7 ao quadrado.=
7 décimos ao quadrado=
49 centésimos= 0,49
Assim, obtemos:
raiz quadrada de 0,49= 0,7, visto que 0,72 = 0,49
Dizemos que o número 0,49 é um número racional quadrado perfeito.
Dado um número racional quadrado perfeito, a sua raiz quadrada é um número racional positivo ou nulo cujo quadrado é o número dado.
Observe outros exemplos.
a)
raiz quadrada de 81, 256 avos, igual 9, 16 avosb)
raiz quadrada de 4, 225 avos, igual a 2, 15 avosc)
raiz de 0,01=
raiz de 1 centésimo=
1 décimo= 0, 1
Observações
▶ Quando queremos considerar o oposto de uma raiz quadrada, fazemos a indicação colocando o sinal de menos à esquerda da raiz. Por exemplo:
a)
menos raiz quadrada de 9, 25 avosindica o oposto de
Raiz quadrada de 9 sobre 25b)
menos raiz quadrada de 0,49indica o oposto de
raiz quadrada de 0,49▶ Todo número racional, quando elevado ao quadrado, resulta no número 0 ou em um número racional positivo. Logo, não existe um número racional que seja a raiz quadrada de um número racional negativo.
Por exemplo, a raiz quadrada do número
menos 100 nonosnão é um número racional, pois não existe número racional que, elevado ao quadrado, resulte em
menos 100 nonos▶ A raiz quadrada de um número racional positivo será um número racional somente se esse número for um quadrado perfeito.
Por exemplo, a raiz quadrada do número
2 terçosnão é racional, pois não existe número racional que, elevado ao quadrado, resulte em
2 terçosEXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
37 Calcule:
a)
rais quadrada de 0,04b)
raiz quadrada de 36, 49 avos
c)
raiz quadrada de 0,81d)
menos raiz quadrada da fração 64 centésimos
e)
raiz quadrada de 25 nonosf)
menos raiz quadrada de 4938 Identifique os números cuja raiz quadrada é um número racional.
a) ‒25
b)
1, 16 avosc)
3 quartosd)
menos 1 nonoe)
fração 8 décimosf)
25 nonos39 Sabendo que