![](../resources/images/im_vinheta_abertura_digital_21.png)
CAPÍTULO 4 Cálculo algébrico
![Fotografia. Grande nuvem de explosão nuclear com bomba de hidrogênio em uma ilha. Ao fundo, céu azul.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_68901.png)
Observe a imagem e responda às questões no caderno.
a) Na equação ê = mc2, a medida de massa pode assumir valores negativos? Justifique sua resposta.
b) Quantos valores ê, m e c podem assumir?
![Ícone de ciência e tecnologia](../resources/images/im_icone_tct_ciencia_tecnologia_3.png)
A equação E = mc2 (energia de um sistema é igual à medida de massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz no vácuo) sintetiza parte da teoria da relatividade de ainstain, considerada um divisor de águasglossário entre a Física clássica e a Física moderna. Ela sugere que é possível transformar matéria em energia, e vice-versa. Em explosões nucleares, ocorre a transformação de matéria em energia.
O cálculo algébrico é a estrada pela qual transitam ideias fundamentais do conhecimento humano.
1. Incógnita e variável
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Transcrição do áudio
Por que x?
Duração: 4:01min. Página: 92.
>> [Locutora] Por que x?
>> [Luciana] Oi, tudo bem? Eu sou a professora Luciana Moura e vou contar para vocês a origem das palavras “álgebra” e “algarismo”. Ambas têm origem em uma cultura muito antiga, que contribuiu muito para o desenvolvimento da humanidade: a cultura árabe.
>> [Luciana] Os árabes se dedicaram ao estudo de antigos textos de diversas origens – hindu, grega, romana, mesopotâmica... –, traduzindo, aprimorando e propagando esses conhecimentos pela Europa.
>> [Luciana] A palavra “álgebra” tem sua origem na tradução do termo al-jabr, presente no título do livro Kitab al-Jabr wa-l-Muqabala, escrito por um dos mais importantes matemáticos do século IX, Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi. E não é por acaso que o sobrenome al-Khwarizmi lembra a palavra [tom enfático] “algarismo”! Esse pensador árabe produziu notáveis trabalhos sobre Matemática e Astronomia.
>> [Luciana] O livro em questão tratava de problemas de restauração e redução em situações que envolviam álgebra, geometria e partilhas de heranças. Para explicar o que significa restauração e redução, vamos pensar no seguinte problema: 2 coisas, isto é, 2 quantidades desconhecidas adicionadas a 5 têm resultado igual a 9.
>> [Luciana] Primeiro, considere “coisas” como [tom enfático] números. Agora, vamos supor que essas quantidades desconhecidas sejam números naturais. Em seguida, utilizando a operação inversa da adição, vamos subtrair 5 unidades dos 2 membros da igualdade para garantir o balanceamento da equação. Com isso, obtemos uma sentença reduzida e equivalente à anterior: “duas quantidades desconhecidas cuja soma é igual a 4”.
>> [Luciana] Agora, vamos pensar em todas as possibilidades que satisfazem a essa igualdade. Se um dos valores desconhecidos for 1, o outro valor será 3, para que a soma seja igual a 4; e se um dos valores for 2, o outro também será 2.
>> [Luciana] Repare que, se voltarmos à primeira sentença, “a soma de 2 quantidades desconhecidas a 5 resulta em 9”, podemos dizer que uma das quantidades vale 1 e a outra vale 3; ou que ambas são iguais a 2.
>> [Luciana] Alguns séculos mais tarde, começaram a ser utilizadas letras para representar as quantidades desconhecidas dos problemas, ou seja, suas incógnitas.
>> [Luciana] A letra x é usualmente a mais empregada para representar incógnitas. Uma das possíveis explicações para isso vem da letra árabe sheen, componente do termo al-shalan, “coisa desconhecida” em árabe. Essa letra, muito presente nos textos matemáticos árabes, inclusive os escritos por al-Khwarizmi, tem o som de SH e, ao ser traduzida para o espanhol, seu som foi substituído pelo som da letra grega chi, que, por sua vez, tem a grafia muito semelhante ao xis maiúsculo do alfabeto latino.
>> [Luciana] [Tom enfático] Interessante, não é? Espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!
Créditos
Studio Spectrum
Em anos anteriores, você estudou um ramo da Matemática que trabalha com grandezas cujos valores variam, de modo proporcional ou não, ou que são desconhecidos e, por isso, são representados por símbolos ‒ em geral, por letras. Essa parte da Matemática é chamada de Álgebra.
Ao prescrever determinados remédios, é comum que os pediatras recorram à Matemática, principalmente à Álgebra.
![Fotografia. Médica pediatra de cabelo preto, jaleco branco e estetoscópio no pescoço está com as mãos no pescoço de uma menina de cabelo preto e camiseta azul sentada em uma maca.](../resources/images/im_p_0091_ilustra_2.jpg)
Para calcular a dose que devem administrar a uma criança, com base na dose indicada a adultos, os pediatras aplicam a chamada fórmula de iãng:
Por exemplo, para uma criança de 8 anos de idade, um médico calcula a dose infantil ( x ) de um medicamento, cuja dose para adultos é 250 miligramas, resolvendo a equação:
No estudo das equações, representamos o termo desconhecido por uma letra chamada de incógnita.
Na equação
x igual a, Fração, Numerador 8 vezes 250, denominador 8 mais 12., a incógnita é a letra x; efetuando os cálculos, obtemos seu valor, que é 100. Isso significa que a dose de medicamento a ser administrada à criança é 100 miligramas.
Acompanhe agora outra situação.
Márcio e seus filhos foram a um pesqueiro, onde são cobrados R$ 8,00oito reais de entrada e R$ 10,00dez reais por quilograma de peixe pescado. Dessa maneira, se Márcio pescar:
• 1 quilograma, deverá pagar, em real:
8,00 + 10,00 = 18,00;
• 1,5 quilograma, deverá pagar, em real:
8,00 + 10,00 ⋅ 1,50 = 8,00 + 15,00 = 23,00;
• 2 quilogramas, deverá pagar, em real:
8,00 + 10,00 ⋅ 2 = 8,00 + 20,00 = 28,00, e assim por diante.
Não sabemos quanto Márcio vai pescar, mas podemos determinar o valor que ele deve pagar por n quilogramas de peixe pescado: 8,00 + 10,00 ⋅ n.
Nesse caso, a letra n pode assumir o valor 3, ou 3,2, ou 12,5, ou qualquer outro valor não negativo. Por isso, essa letra é chamada de variável.
O uso de letras para representar grandezas de valores variáveis ou desconhecidos dá origem a uma linguagem com expressões próprias da Matemática, a linguagem algébrica. Nesse campo, estudamos generalizações de conceitos e de operações da Aritmética.
2. Expressões algébricas
Neste capítulo, ampliaremos nosso estudo a respeito de expressões algébricas.
Expressão algébrica é aquela que tem apenas letras, ou números e letras.
Analise os seguintes exemplos:
![Ilustração. Retângulo com o comprimento a e largura b.](../resources/images/im_p_0092_ilustra_1_2.png)
a) A expressão algébrica que representa a medida da área do retângulo apresentado é ab.
b) A expressão algébrica que representa a medida do perímetro desse retângulo é 2a + 2b.
O uso de letras para representar números facilita a tradução de sentenças da linguagem verbal escrita para a linguagem algébrica.
Acompanhe alguns exemplos.
a) O oposto do dôbro de um número x adicionado a um número y
![Flecha para direita](../resources/images/im_p_0092_ilustra_2_1.png)
‒2x + y
b) A diferença entre a terça parte de um número x e o oposto de 5
![Flecha para direita](../resources/images/im_p_0092_ilustra_2_1.png)
c) O inverso do dôbro de um número x não nulo
![Flecha para direita](../resources/images/im_p_0092_ilustra_2_1.png)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Orlando, dono de uma quitanda, colocou 5 maçãs em um dos pratos de uma balança e nivelou-a colocando no outro prato um bloco de massa medindo 500 gramas e dois blocos de massa medindo 200 gramas cada um.
![Ilustração. Balança de dois pratos. No prato à esquerda, cinco maçãs. No prato à direita, dois pesos de 200 gramas e um peso de 500 gramas. A balança está equilibrada.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_69008.png)
Indicando a massa média de cada maçã por x, represente no caderno essa situação por meio de uma equação.
2 Represente no caderno, usando símbolos:
a) a diferença entre o número x e o número y;
b) a soma do número m com o triplo do número n;
c) o quociente do número a pelo número b (com b ≠ 0);
d) a ordem das parcelas da adição de a e b não altera a soma;
e) a diferença entre os quadrados dos números c e d;
f) o quadrado da diferença dos números c e d;
g) o cubo do número y.
3 O número 574, decomposto em centenas, dezenas e unidades, pode ser escrito da seguinte maneira:
5 ⋅ 102 + 7 ⋅ 10 + 4
Agora, considere um número qualquer de quatro algarismos ( a b c d ).
a) Determine a ordem de cada algarismo desse número.
b) Decomponha o número a b c d de acôrdo com a ordem de seus algarismos.
4 Em uma divisão com números naturais, o divisor é x, o quociente é y e o resto é o maior possível. Qual é a expressão do dividendo?
Valor numérico de uma expressão algébrica
Vamos recordar o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica. Para isso, considere a situação a seguir.
![Ilustração. Vista do alto de loja de brinquedos com patinetes, skates e prateleira com brinquedos.](../resources/images/im_p_0094_ilustra_1.png)
Em uma loja de brinquedos, encontram-se x patinetes e y skates. A expressão que representa o número total de rodas é 2x + 4y.
Se houver 12 patinetes e 15 skates, o número total de rodas será:
2 ⋅ (12) + 4 ⋅ (15) = 24 + 60 = 84
Então, dizemos que o valor numérico da expressão algébrica 2x + 4y para x = 12 e y =15 é 84.
Acompanhe outra situação.
![Ilustração. Retângulo verde com medida 2 centímetros por x. Dentro, retângulo azul medindo 3 centímetros por y. Um vértice do retângulo azul coincide com um vértice do retângulo verde no canto superior direito.](../resources/images/im_p_0094_ilustra_2.png)
Vamos calcular a medida da área da região pintada de verde da figura 1, considerando x = 5 centímetros e y = 1 centímetro.
Para calcular a medida da área pedida, basta obter o valor numérico da expressão 2x ‒ 3y para x = 5 e y = 1.
![Sentença matemática. Primeira linha: 2x menos 3y igual. Segunda linha: igual, 2 vezes, abre parênteses, 5, fecha parênteses, menos 3 vezes, abre parênteses, 1, fecha parênteses, igual. Terceira linha: igual 10 menos 3, igual, 7. Do lado direito da segunda linha, flecha para esquerda dizendo: Substituímos x por 5 e y por 1. Do lado direito da terceira linha, Flecha para esquerda dizendo: Efetuamos as operações indicadas.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_66067.png)
Então, dizemos que 7, que é o valor numérico da expressão algébrica 2x ‒ 3y para x = 5 e y = 1, é a medida da área da região da figura pintada de verde, em centímetro quadrado.
O valor numérico de uma expressão algébrica é o número que se obtém ao substituir as variáveis por números e efetuar as operações indicadas.
Analise outros exemplos.
a) Vamos calcular o valor numérico da expressão a2 ‒ b2 para
a igual, 1 meioe
b igual, 2 terços.
a ao quadrado menos b ao quadrado, igual, abre parêntese, um meio, fecha parêntese, ao quadrado, menos, abre parêntese, dois terços, fecha parêntese, ao quadrado.=
Fração 1 ao quadrado sobre 2 ao quadrado, fim da fração, menos, fração 2 ao quadrado sobre 3 ao quadrado, fim da fração, igual, 1 quarto menos 4 nonos, igual.=
Fração. Numerador: 9 menos 16, denominador: 36, igual, menos 7 sobre 36.Portanto, o valor numérico da expressão algébrica a2 ‒ b2 para
a igual, 1 meioe
b igual, 2 terçosé
menos 7 sobre 36.
b) Vamos calcular o valor numérico da expressão
Fração. Numerador: 3x ao quadrado menos 5x, denominador: x mais 3 denominador x mais 3para x = 4.
Fração. Numerador: 3x ao quadrado menos 5x, denominador: x mais 3, igual, fração de numerador 3 vezes, abre parênteses, 4, fecha parênteses, ao quadrado, menos 5 vezes, abre parênteses, 4, fecha parênteses, e denominador 4 mais 3.=
igual, 3 vezes 16 menos 20, tudo sobre 7, igual.=
48 menos 20, tudo sobre 7, igual, 28 sobre 7, igual, 4.Portanto, o valor numérico da expressão algébrica
Fração. Numerador: 3x ao quadrado menos 5x, denominador: x mais 3 denominador x mais 3para x = 4 é 4.
![Ilustração. Homem de cabelo preto e camisa laranja diz: Uma expressão que apresenta letra no denominador não tem valor numérico quando os valores atribuídos às variáveis anulam o denominador. Vamos examinar um exemplo.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_66068.png)
Considerando que 300 estudantes são distribuídos em grupos e sabendo que há x estudantes em cada grupo, o número de grupos formados é dado por
Fração. Numerador 300 e denominador x menos 2.. Se cada grupo tiver dois estudantes a menos, então o número de grupos será representado por
Fração. Numerador 300 e denominador x menos 2..
Nessa situação, x representa um número natural não nulo no primeiro caso (não há grupo com 0 estudante) e, no segundo caso, x representa um número natural maior que 2. Além disso, observe que:
• para x = 0, a expressão
Fração. Numerador 300, denominador x.não tem valor numérico definido;
• para x = 2, a expressão
Fração. Numerador 300, denominador x menos 2não tem valor numérico definido.
Note que obtemos o valor da variável para o qual a expressão não tem valor numérico igualando o denominador a 0 e resolvendo a equação encontrada.
Analise outros exemplos.
a) Para que valor de x a expressão
Fração. Numerador 3 x menos 1, denominador 2 x menos 5não tem valor numérico definido? Essa expressão não tem valor numérico definido quando o denominador é igual a zero, ou seja, quando 2x ‒ 5 = 0. Resolvendo essa equação, obtemos
x igual a, 5 meios. Logo, a expressão
Numerador 3 x menos 1, denominador 2 x menos 5não tem valor numérico definido para
x igual 5 meios.
b) Que relação deve existir entre x e y para que a expressão
Numerador 3 x mais 2 y, denominador x menos 2 y.não tenha valor numérico definido? A expressão não terá valor numérico definido quando o denominador for igual a zero; nesse caso, quando x ‒ 2y = 0. Assim, x = 2y.
Portanto, a relação procurada é x = 2y.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
5 Aplique a fórmula de iãng, descrita no início deste capítulo, para calcular no caderno a dose para uma criança de 6 anos, medida em miligrama, de um remédio cuja dose indicada para adulto é:
a) 150 miligramas;
b) 210 miligramas;
c) 300 miligramas.
6 Com base nos resultados do exercício anterior, é possível concluir que a dose de um remédio para uma criança de 6 anos é a quarta parte da dose desse remédio indicada para um adulto? Por quê?
7 Considere a figura a seguir. Ela é formada por quadrados idênticos.
![Ilustração. Retângulo vertical dividido em 5 linhas e duas colunas, formando 10 quadrados. A medida do lado de cada quadrado é a.](../resources/images/im_p_0096_ilustra_1_1.png)
Agora, no caderno, faça o que se pede.
a) Determine a expressão que representa a medida do perímetro dessa figura.
b) Calcule o valor numérico da expressão da medida do perímetro para a = 3,6.
c) Encontre a expressão que representa a medida da área dessa figura.
d) Determine o valor numérico da expressão da medida da área para a = 5.
8 Calcule no caderno o valor numérico das expressões:
a) 2a + 3b, para
a igual a 5 meiose
b igual a 2 terços;
b) x 2 + 2x, para x = ‒5;
c)
Fração. Numerador x mais y, denominador x menos y, para x = 4 e y = 2;
d)
Menos, Fração. Numerador 2b mais, raiz quadrada de b ao quadrado menos 4 vezes a, vezes c, denominador 2 vezes a, para a = 2, b = ‒10 e c = 12.
9 Se 0 é o valor numérico da expressão x2 ‒ y, dê exemplos de valores inteiros que x e y podem assumir.
10 Para que valores de a as expressões a seguir não têm valor numérico?
a)
Fração. Numerador a menos 4, denominador a mais 5
b)
Fração. Numerador a mais 3 b, denominador 2 a menos 4
11 Que relação deve existir entre a e b para que as expressões a seguir não tenham valor numérico?
a)
Fração. Numerador a menos 1, denominador a menos b
b)
Fração. Numerador 3 x, denominador 2 vezes a mais 3 vezes b
12 Considere a, B e C números naturais e a equação:
A = B · C
a) Para A = 1, que valores B e C devem assumir para que a equação seja verdadeira?
b) Para A = 0, que valores B e C devem assumir para que a equação seja verdadeira?
13 José faz pequenos fretes urbanos com seu caminhão, cobrando uma taxa inicial de R$ 50,00cinquenta reais e mais R$ 6,00seis reais por quilômetro rodado.
a) Indicando por x o número de quilômetros rodados, qual é a expressão que representa o preço cobrado por José?
b) Quanto ele cobra por um frete de 6 quilômetros?
14 Um relógio registra o consumo de energia elétrica de uma residência em quilouát-hora ( cá dáblio agá). Nas lâmpadas e nos aparelhos elétricos, aparece indicada, entre outras coisas, a quantidade de energia elétrica consumida em cada unidade de tempo, chamada de potência e expressa em watt ( dáblio).
![Ilustração. Lâmpada escrito nela: 100 watts, 127 volts. Ao lado, 1 quilowatt igual 1000 watt.](../resources/images/im_p_0096_ilustra_2_1.png)
Para calcular o consumo mensal de energia elétrica ∁ (em quilowatts-hora), pode-se aplicar a fórmula em que ∁ é o consumo de energia, p é a potência do aparelho, h é o tempo de uso por dia (em hora) e d é o número de dias de uso por mês:
Aplicando essa fórmula, calcule o consumo de energia elétrica, relativo a 30 dias, de:
a) uma lâmpada de 100 uáts que fica acesa durante 3 horas por dia;
b) um chuveiro de .4000 uáts que é utilizado durante uma hora por dia.
15
![Ícone de trabalho em equipe ou dupla](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_17.png)
Reunindo-se com um colega, retomem a situação das patinetes e dos skates da página 94 e respondam à questão a seguir.
• É possível que o valor numérico da expressão algébrica que representa o número total de rodas seja um número ímpar? Por quê?
16
![Ícone de trabalho em equipe ou dupla](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_17.png)
Ainda reunido com o colega, façam o que se pede.
Dada a expressão
Fração. Numerador 3 x ao quadrado menos 12, denominador entre parenteses x mais 2, vezes, entre parenteses, x menos 2.a) calculem o valor numérico para x = 6, x = ‒4, x =
2 terçose x =
menos 3 meios;
b) calculem os valores de x para os quais não existe o valor numérico da expressão;
c) cada um escolhe um número para x, diferente da resposta do item b, para que o outro calcule o valor numérico da expressão, depois corrija o cálculo feito pelo colega;
d) se forem escolhidos outros números para x, o valor numérico da expressão continua o mesmo?
17
![Ícone de trabalho em equipe ou dupla](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_17.png)
Hora de criar ‒ Com um colega, elaborem um problema cada um sobre expressão algébrica ou valor numérico de expressão algébrica. Troque seu problema com o do colega e, depois de cada um resolver o problema do outro, destroquem para corrigi-los.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
![Ícone de trabalho em equipe ou dupla](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_17.png)
Reúna-se com um colega e respondam às questões a seguir.
a)
![Ícone de calculadora](../resources/images/im_icone_calculadora_7.png)
Com uma calculadora, resolvam as expressões:
![Ilustração. 4 quadros com expressões.
Primeiro quadro: 9 vezes 1 mais 2.
Segundo quadro: 9 vezes 12 mais 3.
Terceiro quadro: 9 vezes 123 mais 4.
Quarto quadro: 9 vezes mil 234 mais 5.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_34830.png)
b) Agora, sem a calculadora, resolvam a expressão: 9 ⋅ .12345 + 6, observando o padrão das expressões numéricas do item a.
c) Calculem o valor numérico da expressão 9x + y para x = .123456 e y = 7.
d) Escolham um número para x e outro para y para que se tenha 9x + y = ..11111111.
e) Os números escolhidos no item d são os únicos números possíveis?
3. Monômios
Considere as expressões algébricas: ‒2a,
Fração. Numerador x, denominador 3., 3x 2 e ‒3y.
Observe que elas não apresentam operação de adição ou de subtração, que os expoentes das letras são números naturais (não têm letra em um radical) e que não há letra no denominador. Nessas condições, as expressões algébricas são chamadas de monômios.
Em um monômio, distinguimos o coeficiente (parte numérica) e a parte literal (parte com letras).
O quadro a seguir mostra os coeficientes e as partes literais de alguns monômios.
Monômio |
Coeficiente |
Parte literal |
---|---|---|
5x 3y 2 |
5 |
x 3y2 |
ab3m |
|
ab3m |
|
|
x |
ab5 |
1 |
ab5 |
Observações
▶ Todo número não nulo é um monômio sem parte literal. Exemplos: 5; ‒10;
5 sextos; 0,51;
Raiz quadrada de 3▶ O número 0 é chamado de monômio nulo.
▶ Costuma-se omitir os coeficientes 1 e ‒1 dos monômios. Exemplos: 1z = z; ‒1a2c = ‒a2c
Monômios semelhantes
Considere os polígonos a seguir.
![Ilustração. Triângulo de lados iguais com medida a em cada lado. Ilustração. Quadrado de lados iguais com medida a em cada lado. Ilustração. Pentágono de lados iguais com medida a em cada lado. Ilustração. Hexágono de lados iguais com medida a em cada lado.](../resources/images/im_img_arrumada_group_358.png)
A medida do perímetro desses polígonos pode ser indicada por monômios. Observe:
Polígono |
Triângulo |
Quadrado |
Pentágono |
Hexágono |
---|---|---|---|---|
Medida do perímetro |
3a |
4a |
5a |
6a |
Note que os monômios 3a, 4a, 5a e 6a têm a mesma parte literal (a).
Então, dizemos que eles são monômios semelhantes ou termos semelhantes.
Termos semelhantes ou monômios semelhantes são aqueles que têm a mesma parte literal. Monômios que não têm parte literal são semelhantes entre si.
Acompanhe outros exemplos.
a) Os monômios 9a2x e ‒2a2x têm a mesma parte literal (a2x). Portanto, são termos semelhantes.
b) Os monômios
menos 1 quarto vezes y, 0,5y e ‒3y têm a mesma parte literal (y). Logo, são termos semelhantes.
c) Os monômios 12a2c e 12ac2 não têm a mesma parte literal (a2c ≠ ac2). Portanto, não são termos semelhantes.
d) 3 e
Raiz quadrada de 2são dois números não nulos e, portanto, são monômios semelhantes, apesar de não terem parte literal.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
18 Explique por que as expressões a seguir não são monômios.
a) 2x + 5
b)
2 inteiros e, Fração. Numerador a, denominador b.c)
4 vezes raiz quadrada de 5x19 Dê o coeficiente de cada monômio.
a) ‒2xy
b)
3 quintos vezes ac) x
d) ‒y
e)
Fração. Numerador x vezes y ao quadrado, denominador 5.f)
menos Fração. Numerador a, denominador 320 João coleciona selos. Indicando por x a quantidade de selos de João, represente com um monômio a quantidade de selos de cada colecionador a seguir.
a) Glaucia tem a metade da quantidade de selos de João.
b) Ricardo tem o dôbro da quantidade de selos de João.
c) Gabriel tem
2 terçosda quantidade de selos de João.
21 Um pintor cobra R$ 30,00trinta reais por metro quadrado de parede pintada. Francisco quer calcular quanto vai gastar para pintar as paredes da casa onde ele mora. Para isso, decidiu usar um monômio e indicou a medida da área das paredes por y (em metro quadrado). Que monômio Francisco usou para fazer esse registro?
22 Observe a figura.
![Ilustração. Retângulo A B C D dividido em 5 linhas e 7 colunas, formando 35 quadrados.](../resources/images/im_p_0099_ilustra_1_1_0001.png)
Indicando por x a medida do lado de cada quadradinho que forma essa figura, determine:
a) o monômio que representa a medida do perímetro do retângulo a bê cê dê;
b) o valor numérico da medida desse perímetro para x = 1,2;
c) o monômio que representa a medida da área desse retângulo;
d) o valor numérico da medida dessa área para x = 4,5.
23 Entre as alternativas a seguir, quais apresentam monômios semelhantes?
a) 4x e ‒7x
b) 5ab, 3ab e 2ab
c)
Fração. Numerador a, denominador 3.e 5a
d) 2a e 2b
e) 8a2 e ‒5a
f) ‒6, ‒2 e 10,4
g) 7x2y e 9xy2
h) 12xy e ‒21yx
24 Considere o quadrado e sua região interna.
![Ilustração. Quadrado azul com medida 3x cada lado.](../resources/images/im_p_0099_ilustra_2_1_0001.png)
a) Escreva um monômio que represente a medida do perímetro e outro que represente a medida da área desse quadrado.
b) Esses monômios são semelhantes? Justifique sua resposta.
25
![Ícone de trabalho em equipe ou dupla](../resources/images/im_icone_atividade_dupla_17.png)
Hora de criar ‒ Com um colega, elaborem um problema cada um em que as quantidades sejam representadas com monômios e as soluções dos problemas sejam os valores numéricos dos monômios. Troque seu problema com o do colega e, depois de cada um resolver o problema do outro, destroquem para corrigi-los.
PARA SABER MAIS
Cálculo algébrico e dízima periódica
Já sabemos que podemos escrever qualquer fração na fórma decimal. Por exemplo:
= 1,25, pois 5 : 4 = 1,25
= 0,08, pois 4 : 50 = 0,08
= 0,017, pois 17 : .1000 = 0,017
= 9,62, pois 962 : 100 = 9,62
Também podemos escrever números decimais como frações:
• 8,3 =
83 décimos• 20,14 =
2.014 centésimo• 4,012 =
4.012 milésimos• ‒0,0068 = ‒
menos 68, 10000 avosBasta contar a quantidade de casas decimais e o denominador será o número 1 seguido dessa quantidade de zeros.
E quando o número decimal for uma dízima periódica, por exemplo, 0,3333 reticências?
Para contar a quantidade de casas após a vírgula, vamos recorrer ao notável matemático alemão David Hilbert ( 1862 a 1943). Conta-se que ele narrava uma história sobre um gerente de hotel onde havia infinitos quartos, todos ocupados. Desafiado a acomodar um novo hóspede, o gerente resolveu o problema transferindo cada hóspede antigo para o quarto de número imediatamente superior: o do quarto 1 foi para o quarto 2, o do quarto 2 foi para o quarto 3, o do 3 foi para o 4, e assim fez infinitamente (no infinito não há o último). No quarto 1, que ficou vago, ele acomodou o novo hóspede.
Representando 0,3333 reticências por x, vamos calcular o valor de 10x.
Se x = 0,3333 reticências, então temos 10x = 10 ⋅ 0,3333 reticências = 3,3333 reticências
Considerando 0,3333 reticências e 3,3333 reticências e lembrando da história apresentada, notamos que é como se cada um dos infinitos 3 do primeiro número tivesse se transferido para a casa imediatamente à esquerda. Agora, vamos calcular o valor de (10x ‒ x).
10x ‒ x = 3,333 reticências ‒ 0,3333 reticências
(As infinitas casas após a vírgula são iguais, então elas se anulam.)
9x = 3,0000 reticências ou
x igual a 3 nonos, igual a 1 terçoPodemos verificar
1 terçodividindo 1 por 3 com a calculadora, que dá 0,3333 reticências
A fração
1 terço, que gera a dízima periódica, chama-se fração geratriz da dízima.
Para obter a fração geratriz da dízima 5,181818 reticências de período 18, por exemplo, seguimos o procedimento apresentado a seguir.
Como o período tem duas casas, devemos transferir cada período 18 duas casas para a esquerda. Fazemos isso multiplicando x por 100, isto é, vamos calcular o valor de 100x.
Se x = 5,181818 reticências, então 100x = 100 ⋅ 5,181818 reticências = 518,181818 reticências (o 1º período “saltou” para a esquerda da vírgula).
100x ‒ x = 518,181818 reticências ‒ 5,181818 reticências
(As infinitas casas após a vírgula são iguais, então se anulam.)
99x = 513,000000 reticências ou
x igual a, 513 99 avos
Com uma calculadora, verifique que
513, 99 avosé a fração geratriz da dízima periódica 5,181818 reticências
Agora é com você!
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Determine a fração geratriz das seguintes dízimas:
a) 0,7777 reticências
b) 7,7777 reticências
c) 0,525252 reticências
d) 52,525252 reticências
4. Operações com monômios
Ao trabalhar com números, você aprendeu a efetuar as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Agora, vamos realizar essas mesmas operações com expressões algébricas. Chamamos esse estudo de cálculo algébrico.
Adição algébrica de monômios
Na figura, a medida da área de cada quadradinho é x2. A medida da área da parte azul é 24x2, e a da parte cinza é 12x2.
![Ilustração. Três linhas e oito colunas de quadradinhos azuis. Acima, duas linhas e 6 colunas de quadradinhos cinzas.](../resources/images/im_p_0100_ilustra_1_1.png)
![Ilustração. Mulher de cabelo curto e camiseta verde fala:
Note que, mesmo sem saber o valor de x ou de x ao quadrado, a soma das medidas das áreas dos 12 quadradinhos cinza com os 24 azuis, por serem iguais, é dada por 12 mais 24, ou seja, a área dessa figura mede 36 quadradinhos.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_66126.png)
A medida da área da figura é obtida pela contagem de todos os quadradinhos ou pela adição das medidas das áreas das duas partes, isto é, pela adição dos monômios 24x 2 e 12x 2.
24x 2 + 12x 2 = 36x 2
Assim, a área total da figura mede 36x 2.
Uma expressão em que aparecem apenas adições e subtrações de monômios é chamada de adição algébrica de monômios.
Acompanhe alguns exemplos.
a) (‒5ab) + (‒2ab) ‒ (‒3ab) = ‒5ab ‒ 2ab + 3ab = ‒4ab
b)
Entre parenteses, menos 3 quartos, vezes x ao cubo, vezes y.‒
entre parenteses, 1 terço vezes x ao cubo, vezes y.=
menos 3 quartos, vezes x ao cubo, vezes y,‒
1 terços vezes x ao cubo, vezes y,=
fração, numerador menos 9 x ao cubo vezes y, menos 4 x ao cubo vezes y, denominador 12,=
fração, numerador menos 13 vezes x ao cubo, vezes y, denominador 12.A adição algébrica de monômios semelhantes é obtida adicionando-se algebricamente os coeficientes e conservando-se a parte literal.
Esse processo de cálculo também é chamado de redução dos monômios (ou termos) semelhantes.
Observe alguns exemplos em que ocorre redução de monômios semelhantes.
a)
![Sentença matemática. Menos 2x ao quadrado vezes y mais 3x ao quadrado vezes y menos 5x ao quadrado vezes y, igual, menos 4x ao quadrado vezes y. Abaixo, abre parênteses, menos 2 mais 3 menos 5, igual, menos 4, fecha parênteses. Seta azul saindo dessa conta e apontando para menos 4x ao quadrado vezes y.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_65126.png)
b)
![Sentença matemática. 5 meios vezes a vezes b ao quadrado menos 2 terços vezes a vezes b ao quadrado mais 1 quarto vezes a vezes b ao quadrado, igual, 25, 12 avos, vezes a vezes b ao quadrado. Abaixo, abre parênteses, 5 meios menos 2 terços mais 1 quarto, igual, 30 menos 8 mais 3, tudo sobre 2, igual 25 sobre 12, fecha parênteses. Seta azul saindo dessa conta e apontando para menos 25, 12 avos, vezes a vezes b ao quadrado.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_65127.png)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
26 Determine a fração geratriz de:
a) 0,354354354 reticências
b) 6,88888 reticências
c) 7,878787 reticências
27 Efetue os cálculos algébricos a seguir no caderno.
a) (‒10x) + (+6x)
b) (0,8x 2y) + (‒3,5x 2y)
c)
Entre parenteses, fração, menos 2 quintos vezes ab. mais, fração, menos 3 décimos vezes ab.
d) (‒9ay) ‒ (‒3ay)
e) (
0,2 a ao cubo em que 0,2 tem período 2) ‒ (
menos 0,5 a ao cubo. em que 0,5 tem período 5)
28 Determine o monômio que representa a medida do segmento
A B.
![Ilustração. Segmento AB. Entre eles, pontos C, D e E. Entre A e C, y. Entre C e D, 2y. Entre D e E, 2 terços vezes y. Entre E e B, 5 quartos vezes y.](../resources/images/im_p_0101_ilustra_1_1_0001.png)
29 Uma empresa de software lançou um novo programa no mercado. No primeiro mês, ela vendeu determinada quantidade desse novo programa. No segundo mês, foi vendido o dôbro do que se vendeu no primeiro mês. No terceiro mês, foi vendido o triplo do que se vendeu nos meses anteriores. Represente a quantidade de unidades vendidas nos três primeiros meses.
30 Represente a medida do segmento
M P, sabendo que a medida do segmento
M Né 6,5x.
![Ilustração. Segmento M N. Entre eles, ponto P. Entre P e N, 2,3 x.](../resources/images/im_p_0101_ilustra_2_1_0001.png)
31 Reduza os monômios semelhantes.
a) ‒ 4xy + 6xy ‒ 5xy
b) 5a 3 + 7a 3 ‒ 9a 3 + 3a 3
c) ‒3x ‒ 5x + 2x ‒ x + 4x
d)
3 meios vezes x ao quadrado, mais 2 terços vezes x ao quadrado, menos 7 sextos vezes x ao quadrado.
e)
m ao cubo n ao quadrado mais 4 quintos vezes m ao cubo n ao quadrado menos 5 terços vezes m ao cubo n ao quadrado menos 1 nono vezes m ao cubo n ao quadrado.
32 Durante um campeonato de basquetebol promovido em uma escola, o time do 8º ano ganhou x partidas, perdeu (x ‒ 2) partidas e empatou
Fração. Numerador x, denominador 2.partidas.
a) Determine a expressão algébrica que representa o número de partidas que esse time jogou. Essa expressão é um monômio? Por quê?
b) Sabendo que para cada vitória o time ganha 3 pontos, para cada empate ganha 1 ponto e nas derrotas o time não ganha nem perde pontos, qual é o total de pontos obtidos por esse time? O total de pontos é representado por um monômio?
Multiplicação e divisão de monômios
Vamos recordar as multiplicações de potências de bases iguais considerando dois exemplos.
a) 23 ⋅ 22 = 23 + 2 = 25
b) a ⋅ a2 ⋅ a4 = a1 + 2 + 4 = a7
Com base nesses exemplos, observe o cálculo dos produtos a seguir.
a)
![Sentença matemática. Primeira linha: abre parênteses, 3a ao quadrado, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 5ab, fecha parênteses, igual. Segunda linha: igual, abre parênteses, 3 vezes 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, a ao quadrado vezes ab, fecha parênteses, igual. Terceira linha: igual 15 vezes a elevado a 2 mais 1, fim do expoente, vezes b, igual, 15 vezes a ao cubo vezes b. Do lado direito da segunda linha, flecha para esquerda dizendo: Aplicamos as propriedades comutativa e associativa da multiplicação. Do lado direito da terceira linha, Flecha para esquerda dizendo: Efetuamos as operações.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_66374.png)
b) (+4xy2) ⋅ (‒9a3x2y) = 4 ⋅ (‒9) ⋅ (x ⋅ y2 ⋅ a3 ⋅ x2 ⋅ y) = ‒36a3x3y3
O produto de dois monômios é obtido da seguinte maneira:
• primeiro, multiplicam-se os coeficientes;
• em seguida, multiplicam-se as partes literais.
Agora, vamos recordar as divisões de potências de bases iguais, considerando dois exemplos.
a) 27 : 22 = 27 ‒ 2 = 25
b) a 4 : a = a 4 ‒ 1 = a 3, com a ≠ 0.
Agora, com base nesses exemplos, observe o cálculo dos quocientes a seguir, considerando o monômio divisor diferente de zero.
a)
![mais 12 a à quarta b ao cubo. Dividido por menos 2 a b ao quadrado igual a menos 6 a ao cubo b. Setas relacionam: mais 12 dividido por menos 2 ao coeficiente numérico menos 6. a à quarta dividido por a igual a elevado, a 4 menos 1, ao coeficiente literal a ao cubo b ao cubo dividido por b ao quadrado igual a b elevado a, 3 menos 2, igual a b elevado a 1 igual a b ao coeficiente literal b](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_66159.png)
b)
![menos 3 x y à quarta. dividido por mais 3 x y, igual a menos 1 vezes 1 y ao cubo igual a menos y ao cubo. setas relacionam menos 3 dividido por mais 3 ao coeficiente numérico menos 1; x dividido por x igual a X elevado a, 1 menos 1. Igual x elevado a zero igual 1 a ao coeficiente numérico 1. y à quarta dividio por y igual a y elevado a, 4 menos 1, igual y ao cubo ao coeficiente literal y ao cubo.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_66162.png)
O quociente de dois monômios é obtido da seguinte maneira:
• primeiro, dividem-se os coeficientes;
• em seguida, dividem-se as partes literais.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
33 Calcule no caderno os produtos a seguir.
a) (4a 2x 3) ⋅ (‒5ax 2)
b) (‒6xy) ⋅ (‒3y)
c) (0,5x) ⋅ (2,4x 2)
d)
Entre parenteses, menos 7, 11 avos vezes a.⋅ (+2ab) ⋅ (‒11a)
e) (‒2ax) ⋅
Entre parenteses, 3 meios vezes a, vezes x ao quadrado, vezes, entre parenteses, menos 1 meio vezes a.
34 Calcule os quocientes a seguir, supondo que o monômio divisor seja diferente de zero.
a) (16x5) : (‒ 4x2)
b) (36xy 4) : (‒6xy)
c) (‒35a) : (+7a)
d) (+3ab2) :
Entre parenteses, menos 10 quintose)
Entre parenteses, menos 4 quintos, vezes x a quinta vezes y dividido Entre parenteses, 4 terços vezes x ao quadrado vezes y.35 Multiplicando (5ax2 ‒ 2ax2 ‒ 7ax2) por
1 meio vezes x, mais, 1 quarto vezes x., obtemos um monômio. Efetue a multiplicação e calcule o valor numérico desse monômio para a = 2 e x = ‒2.
36 O quociente de
3 quartos vezes x ao cubo vezes y, mais, 2 terços vezes x ao cubo vezes y, menos, 1 sexto vezes x ao cubo vezes y.por
3 meios vezes xé um monômio. Qual é seu valor numérico se x = ‒3 e y = 6?
37 Considere as figuras e faça o que se pede.
![Ilustração. Triângulo de lado com medida x. Reta vertical tracejada com medida y indicando sua altura.
Abaixo, retângulo com medida de comprimento 2 x e medida da altura igual a fração y sobre 2.](../resources/images/im_p_0103_ilustra_1_1_0001.png)
a) Sabendo que a medida da área de um triângulo é dada pelo semiproduto das medidas da altura e da base, determine o monômio que representa a soma das medidas das áreas das duas figuras.
b) Obtenha o valor numérico desse monômio para x = 0,5 e y = 1,2.
38 Marcelo separou uma parte retangular de um terreno para construir uma piscina retangular e, em volta dela, um gramado.
![Ilustração. Retângulo verde com um retângulo azul no centro, representando uma piscina. A região visível do retângulo verde é tal que, acima e abaixo da piscina, temos: 2 quadrados verdes de lado a nas extremidades e 1 retângulo verde de lado a por 3a entre eles; à direita e à esquerda da piscina, temos: 2 quadrados verdes de lado a nas extremidades e 1 retângulo verde de lado 2a por a entre eles.](../resources/images/im_p_0103_ilustra_2_0001.png)
a) Determine a medida da área destinada à piscina.
b) Determine a medida da área destinada ao gramado.
c) Sendo a = 3,2 métros, calcule a quantidade de grama utilizada, em metro quadrado.
Potenciação de monômios
Vamos recordar duas propriedades da potenciação:
• (a 2)3 = a 2 ⋅ 3 = a 6
• (a 2 ⋅ b)3 = (a 2)3 ⋅ b 3 = a 6 ⋅ b 3
Os exemplos a seguir mostram como aplicar essas propriedades a monômios.
a) (‒2a 3x) 2 = (‒2)2 ⋅ (a 3)2 ⋅ x 2 = 4a6x 2
b)
Entre parenteses, menos 2 terços, vezes m ao quadrado, vezes x, fecha parenteses ao cubo igual a, entre parenteses, menos 2 terços, fecha parenteses ao cubo vezes, entre parenteses, m ao quadrado, fecha parenteses ao cubo vezes, x ao cubo, igual a, menos 8 27 avos, vezes m à sexta, vezes x ao cubo.A potência de um monômio é obtida da seguinte maneira:
• eleva-se o coeficiente à potência indicada;
• em seguida, eleva-se a parte literal à potência indicada.
Observe outros exemplos.
a) (‒5a)2 = 25a 2
b)
Entre parenteses, 3 quintos vezes x ao quadrado vezes y, fecha parenteses ao cubo igual a, 27 125 avos, vezes x à sexta, vezes y ao cubo.EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
39 Calcule.
a) (+2x)2
b) (‒3a 2)3
c) (+2x 2y)3
d) (‒xy 2)4
e) (‒5x 4y)1
f)
Menos 1 meio vezes a. Ao quadrado40 A medida do lado de um quadrado é dada por
5 terços vezes a. Qual é medida da área desse quadrado?
41 Considere o cubo representado a seguir.
![Ilustração. Cubo com medida de lado x sobre 2 centímetros.](../resources/images/im_p_0104_ilustra_1_1_0001.png)
a) Expresse a medida do volume do cubo.
b) Qual é a medida da área da superfície desse cubo?
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Sequências recursivas de molduras e de quadrados
Nesta composição de quadrados, as unidades de medida de comprimento são dadas em centímetro. O quadrado central foi contornado com uma moldura branca, formando um segundo quadrado. O novo quadrado foi contornado com uma moldura vermelha, chegando-se a um terceiro quadrado, e assim por diante, até obter o quadrado com a moldura cinza.
![Ilustração. Cinco quadrados, um dentro do outro de maneira que o centro deles coincidem. Primeiro quadrado. Cor azul: lado mede 2 x. Segundo quadrado. Cor branca: medida x é acrescentada à direita do quadrado azul. Terceiro quadrado. Cor vermelha: medida x é acrescentada à direita do quadrado branco. Quarto quadrado. Cor roxa: medida x é acrescentada à direita do quadrado vermelho. Quinto quadrado. Cor cinza: medida x é acrescentada à direita do quadrado roxo.](../resources/images/im_p_0104_ilustra_2_0001.png)
a) Forme, a partir da medida da área do quadrado central, a sequência recursiva dos monômios que representam as medidas das áreas das molduras, dadas em centímetros quadrados.
b) Uma dessas molduras tem a mesma medida de área de um dos quadrados construídos. Qual é o monômio que representa essa medida?
c) Qual é o valor numérico do monômio obtido no item b para x = 2,4 centímetros?
d) Considerando a sequência de resultados obtidos no item a, faça uma extrapolação e estime a medida da área da próxima moldura a ser formada.
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 ( enêm) A expressão “Fórmula de iãng” é utilizada para calcular a dose infantil de um medicamento, dada a dose do adulto:
![dose de criança, igual a, abre parenteses, Fração. Numerador idade da criança (em anos), denominador idade da criança (em anos) mais 12, fecha parenteses, vezes dose de adulto.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_65304.png)
Uma enfermeira deve administrar um medicamento X a uma criança inconsciente, cuja dosagem de adulto é de 60 miligramas. A enfermeira não consegue descobrir onde está registrada a idade da criança no prontuário, mas identifica que, algumas horas antes, foi administrada a ela uma dose de 14 miligramas de um medicamento Y, cuja dosagem de adulto é 42 miligramas. Sabe-se que a dose da medicação Y administrada à criança estava correta.
Então, a enfermeira deverá ministrar uma dosagem do medicamento X, em miligramas, igual a:
a) 15.
b) 20.
c) 30.
d) 36.
e) 40.
2 Considere o retângulo formado por quadrados de lado medindo y, em centímetro.
![Ilustração. Retângulo dividido em duas linhas de 10 quadradinhos cada. Há 7 quadradinhos pintados de amarelo. A medida de cada lado do quadradinho é y.](../resources/images/im_p_0105_ilustra_1_1.png)
Faça o que se pede.
a) Determine a medida do perímetro desse retângulo.
b) Determine a medida da área desse retângulo.
c) Qual é a medida da área da parte pintada de amarelo?
3 Efetue as adições algébricas.
a) (‒3x) + (‒8x)
b) (‒12y) + (+6y)
c) (+5ab) ‒ (‒7ab)
d) (+2xy) + (+13xy)
4 Efetue as operações e escreva o resultado na fórma de fração irredutível.
a) 13,75 +
3 quartos‒ 12,833 reticências
b) (14,1666 reticências) ⋅
7 terços dividido por 5 terços
5 Reduza os monômios semelhantes.
a) ‒12a + 9a + 5a
b) 15y ‒ 10y ‒ 6y
c)
menos 3 quartos, vezes a vezes x, mais, 1 terço vezes a vezes x, menos 1 meio vezes a vezes x
6 Calcule os produtos a seguir.
a) (+2x) ⋅ (+3x 2)
b) (‒3y) ⋅ (4y 2)
c) (‒4x 2y) ⋅ (‒3xy 2)
d) (‒5ab) ⋅ (+3a)
7 Calcule os quocientes a seguir, considerando que as variáveis do divisor sejam diferentes de zero.
a) (‒20a 5) : (+4a 2)
b) (+3xy 3) : (4y)
c) (‒24a 3b 2) : (4ab)
d) (‒3,2a 3b) : (0,5a)
8 Calcule as potências a seguir.
a) (‒3x 2y 3)2
b)
Entre parenteses, 6 terços vezes a ao quadrado vezes b a quarta. fecha parenteses. Ao cubo.
c)
Entre parenteses, menos 2 quintos vezes x. fecha parenteses. Ao quadrado.
d) (‒0,4a)3
9 Em 1787, o cientista francês Jacques Charles observou que os gases se dilatam quando aquecidos e se contraem quando resfriados.
![Ilustração. Figura 1: garrafa em temperatura ambiente. Garrafa com bico maleável na parte superior.](../resources/images/im_p_0105_ilustra_2_1.png)
![Ilustração. Figura 2: garrafa resfriada em contato com gelo. Garrafa dentro de recipiente com gelo.](../resources/images/im_p_0105_ilustra_3_1.png)
A fórmula
V igual a 5 terços vezes T mais 455relaciona a medida do volume V de certo gás (em centímetro cúbico) com a medida de sua temperatura T (em grau Celsius). Calcule a medida do volume desse gás a 21 graus Célsius.
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 A expressão algébrica 15x + 3 pode representar qual situação a seguir?
a) A idade de Bruna, que é 3 anos mais velha que sua irmã, que tem 15 anos.
b) O valor da refeição com suco em um restaurante que cobra 15 reais a refeição e 3 reais o suco.
c) Carlos tem 15 canecas, que é o triplo da quantidade de canecas de Gabi.
d) A distância percorrida por Otávio ao dar 3 voltas em uma pista de 15 quilômetros.
2 Considere os números reais a, b, c e d. Ao multiplicar a soma de a e b pelo oposto de c, obtém-se o inverso de d. Qual é a expressão algébrica que descreve essa situação?
a) (a + b) ⋅
1 sobre c= ‒d
b) a + b ⋅
1 sobre c= ‒d
c) (a + b) ⋅ (‒c) =
1 sobre dd) a + b ⋅ c =
1 sobre d3 Para qual valor de x a expressão algébrica
Fração. Numerador x ao quadrado, menos 4, denominador 2 x mais 8não tem valor numérico?
a) 2
b) ‒2
c) ‒8
d) ‒ 4
4 Qual é o coeficiente do monômio
Menos, Fração. Numerador 2 vezes a vezes x ao quadrado, denominador 5.?
a)
Menos, Fração. Numerador 2 vezes a, denominador 5b) ‒2
c)
Menos 2 quintosd)
2 quintos5 Ao reduzir os termos semelhantes da expressão algébrica a seguir
‒2x2 + 8xy ‒ 3y2 + y2 + 2x2 ‒ 5xy + x2y
obtemos:
a) x2 ‒ 2y2 + 3xy + x2y
b) 2y2 + 4xy
c) ‒2y2 + 3xy + x2y
d) 2x2y2
6 Identifique a alternativa que contém dois monômios semelhantes.
a)
meioa2b e ‒2a2b
b) 18ab e ‒18b
c) 5x3 e 5x
d) ‒9m2n3 e ‒9m3n2
7 Uma quadra poliesportiva tem as medidas das dimensões indicadas na ilustração, dadas em centímetro.
![Ilustração. Quadra poliesportiva na horizontal com medidas: 9 meios, vezes a ao quadrado vezes b, por 8 b.](../resources/images/im_p_0106_ilustra_1_1.png)
Qual é o monômio que expressa a medida da área dessa quadra, em centímetros quadrados?
a) 36a2b 2
b)
oito meiosa2b
c) 72ab2
d) 36a2b
8 Ao elevarmos o monômio
2 terços vezes x, vezes y ao cuboà 5ª potência, o que obtemos como resultado?
a)
2 terços, vezes x elevado a 5, vezes y elevado a 15b)
32, 243 avos, vezes x elevado a 5, vezes y elevado a 15c)
32, 243 avos, vezes x elevado a 5, vezes y elevado a 8d)
10 terços, vezes x elevado a 5, vezes y elevado a 89 Um prisma de base quadrada tem volume de medida igual a
3, 16 avosa2 b4 c 7 centímetros3 e aresta da base medindo
meioabc3 centímetros. Qual é a medida da altura do prisma, em centímetro?
a)
1 quarto, vezes a ao quadrado, vezes b ao quadrado, vezes c ao quadradob)
3 oitavos, vezes a ao quadrado, vezes b ao quadrado, vezes cc)
3 quartos, vezes b ao quadrado vezes cd)
3 meios, vezes b a quarta, vezes cOrganizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.
a) Qual é a diferença entre incógnita e variável?
b) Como você explicaria para um colega o que é um monômio?
c) Quais são as informações que precisamos ter para encontrar o valor numérico de uma expressão algébrica?
d) Na sua opinião, por que é importante estudarmos expressões algébricas?
DIVERSIFICANDO
Troca de e-mails
Leia com atenção a troca de e-mails que ocorreu em 2011 entre Fábio e Rita.
![Ilustração. Rapaz de cabelo castanho e camisa azul. Ele está sentado de frente para uma mesa com computador. Ilustração. Moça de cabelo castanho preso, camiseta amarela e calça. Ela está sentada em um sofá com um notebook apoiado sobre as coxas.](../resources/images/im_091_107_mb8_c04_f2_lp_g24_digital_group_102913.png)
De: Fábio [mailto: fabio@exemplo.com.br]
Enviada em: sábado, 31 de dezembro de 2011, 12:01
Para: Rita
Assunto: NOTE QUE ESTRANHO
Rita, você reparou que neste ano de 2011 tivemos 4 datas bem interessantes?
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11
Tente entender isto reticências separe os dois últimos dígitos do ano em que você nasceu e adicione esse número à idade que você fez neste ano de 2011. O TOTAL SERÁ 111 reticências (para os nascidos no período de 1900 a 1999).
POR EXEMPLO: nasci em 1992 (os dois últimos dígitos formam: 92);
92 mais a minha idade no meu aniversário em 2011: 92 + 19 = 111.
Agora, tente você, não dá para entender; algum matemático explica isso???
De: Rita [mailto: rita@exemplo.com.br]
Enviada em: sábado, 31 de dezembro de 2011, 12:30
Para: Fábio
Assunto: Re: NOTE QUE ESTRANHO
Olá, Fábio.
Matemática e brincadeira às vezes estão juntas! Mas não noto nada de estranho nisso.
• Sejam x e y dois algarismos; vamos representar por xy o número formado pelos dois últimos algarismos do ano de nascimento (para os nascidos no período de 1900 a 1999).
• No ano 2000, a idade de quem nasceu em 19xy era (100 ‒ xy), e a idade dessa pessoa em 2011 é (100 ‒ xy) + 11, porque de 2000 a 2011 passaram-se 11 anos.
• Adicionamos o número formado pelos dois últimos algarismos do ano de nascimento à idade em 2011, isto é: xy + (100 ‒ xy) + 11.
• Como xy adicionado a ‒xy resulta em 0, a expressão xy + (100 ‒ xy) + 11 é igual a 100 + 11, isto é, 111, qualquer que seja o valor de xy.
Agora é com você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Brincando com números, Rita percebeu algumas curiosidades. Tente descobri-las.
1 Calcule:
a) 11 × 12 e 11 × 21
b) 11 × 13 e 11 × 31
c) 11 × 14 e 11 × 41
d) 11 × 24 e 11 × 42
2 O que acontece com os produtos obtidos na atividade 1?
3 Agora, calcule:
a) 11 × 35 e 11 × 53
b) 11 × 36 e 11 × 63
c) 11 × 37 e 11 × 73
4 A resposta dada na atividade 2 pode ser generalizada?
Glossário
- Divisor de águas
- : acontecimento, fato ou situação que serve de referência temporal.
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