ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
Parte 1
O livro do 8º ano é composto de doze capítulos em que se desenvolvem as cinco Unidades Temáticas propostas pela Bê êne cê cê: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística, intercaladas e, sempre que possível, integradas, exploradas no corpo do texto explicativo e nas atividades.
A seguir, apresentamos sugestões de cronogramas para trabalhar com esses conteúdos em bimestre, trimestre e semestre com base nas organizações dos capítulos.
Capítulos |
Conteúdos |
Habilidades e competências da BNCC |
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1º semestre |
1º trimestre |
1º bimestre |
Capítulo 1 – Potências e raízes |
• Potências com expoentes inteiros; |
Habilidades: |
Capítulo 2 – Construções geométricas e lugares geométricos |
• Construções geométricas: segmentos congruentes, retas paralelas, retas perpendiculares, bissetrizes, ângulos; |
Habilidades: |
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Capítulo 3 – Estatística e probabilidade |
• Pesquisas estatísticas: coleta, organização e apresentação de resultados; |
Habilidades: |
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2º bimestre |
Capítulo 4 – Cálculo algébrico |
• Incógnita e variável; |
Habilidades: |
Capítulos |
Conteúdos |
Habilidades e competências da BNCC |
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1º semestre |
2º trimestre |
2º bimestre |
Capítulo 5 – Polinômios e frações algébricas |
• Polinômios; |
Habilidades: |
Capítulo 6 – Produtos notáveis e fatoração |
• Produtos notáveis: quadrado da soma de dois termos, quadrado da diferença de dois termos, produto da soma pela diferença de dois termos e cubo da soma e da diferença de dois termos; |
Habilidades: |
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2º semestre |
3º bimestre |
Capítulo 7 – Estudo dos triângulos |
• Cevianas de um triângulo: mediana, bissetriz e altura; |
Habilidades: |
|
3º trimestre |
Capítulo 8 – A Geometria demonstrativa |
• Noções sobre Geometria demonstrativa: noções primitivas, postulados e teoremas; |
Habilidades: |
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Capítulo 9 – Estudo dos quadriláteros |
• Elementos dos quadriláteros; |
Habilidades: |
Capítulos |
Conteúdos |
Habilidades e competências da BNCC |
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2º semestre |
4º trimestre |
4º bimestre |
Capítulo 10 – Sistemas de equação do 1º grau com duas incógnitas |
• Métodos de resolução de sistemas de equações do 1º grau; |
Habilidades: |
Capítulo 11 – Área de regiões poligonais |
• Área de paralelogramos: paralelogramos, retângulos, losangos e quadrados; |
Habilidades: |
|||
Capítulo 12 – Geometria e grandezas |
• Polígonos regulares inscritos em uma circunferência; |
Habilidades: |
Considerações iniciais
Cada capítulo aborda objetos de conhecimento, entendidos como conteúdos, conceitos, processos, com a intenção de desenvolver as habilidades relacionadas a eles. Esses conhecimentos são articulados, retomados e ampliados a fim de proporcionar sua apropriação pelos estudantes, considerando a aprendizagem um processo contínuo e integrado.
Os conteúdos matemáticos são desenvolvidos de modo que as habilidades, as Unidades Temáticas, as competências e outras áreas do conhecimento se articulem e se relacionem, e são tratados na perspectiva das aprendizagens dos anos anteriores e posteriores. Assim, no livro do 8º ano do Ensino Fundamental, levamos em conta os objetivos de aprendizagem para o 7º ano, conforme proposto na Bê êne cê cê, visando preparar os estudantes para se apropriar dos conhecimentos previstos para o 9º ano.
A seguir, são feitas orientações didáticas sobre cada capítulo e o que se pretende que os estudantes desenvolvam neles.
Capítulo 1 – Potências e raízes
• Objetivos do capítulo e justificativas
• Retomar cálculos de potenciação com base racional e expoente natural, ampliando para expoente negativo.
• Reconhecer e expressar valores em notação científica.
• Efetuar cálculo com raízes exatas.
• Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação.
• Conceituar potência com expoente fracionário.
• Resolver e elaborar problemas de contagem envolvendo o princípio multiplicativo.
• Resolver problemas envolvendo cálculo de porcentagens e a ideia de juro.
• Resolver problemas que possam ser representados pela equação polinomial do 2º grau do tipo ax elevado a 2 = b.
• Identificar regularidades em sequências numéricas recursivas.
• Utilizar a área de um quadrado no cálculo de raiz quadrada.
Ao retomar cálculos de potenciação ampliando para potências com expoentes inteiros e, associado a isso, ao possibilitar aos estudantes reconhecer e expressar valores em notação científica em diferentes situações, contribui-se para o desenvolvimento da competência específica 1 e da competência geral 1, pois eles poderão compreender que a Matemática é fruto das necessidades humanas e que contribui para analisar, descrever e solucionar problemas científicos e tecnológicos.
Calcular raízes exatas, associar a potenciação e a radiciação e explorar potências com expoentes fracionários favorece o desenvolvimento das competências gerais 2 e 4 e da competência específica 2, pois os estudantes poderão exercitar a curiosidade intelectual a fim de estabelecer as relações propostas, elaborar e testar hipóteses para verificar a pertinência de propriedades estudadas e, por isso, argumentar e defender ideias com base em fatos.
Ao resolver problemas envolvendo o princípio multiplicativo ou porcentagens e ideias de juro simples, os estudantes mobilizam e desenvolvem aspectos das competências específicas 4 e 5, pois precisam fazer observações sobre aspectos quantitativos e qualitativos de situações contextualizadas e significativas, investigando e organizando as informações a fim de interpretá-las adequadamente. Além disso, eles podem utilizar as ferramentas matemáticas para resolver esses problemas, inclusive por meio de tecnologias digitais, como a proposta de utilização de planilhas eletrônicas para organizar os dados sobre o cálculo de juro, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 5.
Ainda em relação ao desenvolvimento da competência específica 1, os estudantes poderão desenvolvê-la ao explorar situações que possibilitam atribuir significados aos conhecimentos teóricos estudados, como a relação entre equações do tipo ax elevado a 2 = b e o cálculo da medida da área de um quadrado, associados ao cálculo da raiz quadrada.
O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 são favorecidos com as diferentes atividades a serem realizadas em grupos, pois possibilitam aos estudantes exercitar diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com a diversidade de aprendizagem entre os colegas, interagindo de fórma cooperativa.
• Habilidades trabalhadas no capítulo
( ê éfe zero oito ême ah zero um) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
( ê éfe zero oito ême ah zero dois) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
( ê éfe zero oito ême ah zero três) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.
( ê éfe zero oito ême ah zero quatro) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
( ê éfe zero oito ême ah zero nove) Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax elevado a 2 = b.
( ê éfe zero oito ême ah um um) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
Neste capítulo, são desenvolvidos objetos de conhecimento da Unidade Temática Números. Nos conteúdos e atividades propostos foram consideradas as aprendizagens do 6º ano e do 7º ano relativas à potenciação de números naturais e ao reconhecimento e operações de números inteiros, desenvolvendo-se a habilidade ( ê éfe zero oito ême ah zero um).
Esse é o momento de ampliação dos conhecimentos sobre potenciação com números naturais para abordar potências com expoente negativo e aprofundar radiciação, na perspectiva de que a continuidade desse processo conduza os estudantes a se apropriar da relação entre potenciação e radiciação com a apresentação da potência de expoente fracionário ( ê éfe zero oito ême ah zero dois). Para isso, são trabalhados conceitos e atividades, além de se desenvolver também a notação científica que utiliza potências de base 10.
Ao ampliar os conhecimentos que os estudantes já têm sobre potenciação e radiciação, espera-se prepará-los para outros tipos de número e para a ampliação dos conjuntos numéricos que serão estudados no 9º ano do Ensino Fundamental ( ê éfe zero nove ême ah zero três e ê éfe zero nove ême ah zero quatro).
Ainda na Unidade Temática Números, desenvolvem-se atividades envolvendo cálculos com porcentagens e problemas de contagem que tratam do princípio multiplicativo, possibilitando o desenvolvimento das habilidades ( ê éfe zero oito ême ah zero três) e ( ê éfe zero oito ême ah zero quatro).
A articulação com a Unidade Temática Álgebra é promovida ao apresentar expressões algébricas para o cálculo de juro, ao buscar regularidades em sequência que envolvem potências e ao resolver equações do tipo ax elevado a 2 = b com o uso de potências e raízes, mobilizando aspectos das habilidades ( ê éfe zero oito ême ah zero nove) e ( ê éfe zero oito ême ah um um).
A articulação com a Unidade Temática Grandezas e medidas aparece pelo uso do conceito de área associada à noção de raiz quadrada. A conexão com Probabilidade e estatística se dá em atividade que explora a interpretação de gráfico de colunas, retomando conhecimentos construídos em anos anteriores.
• Comentários e resoluções
Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.
Abertura
a) Envolvem potências de 10 os seguintes dados: massa do sol = 1,989 ⋅ 1030 quilogramas; o número de vezes que esse valor corresponde à massa da terra = 333 ⋅ 103; temperatura do núcleo = 1,5 ⋅ 107 °C.
b) É maior: se observamos que 103 = 10 ⋅ 10 ⋅ 10 = .1000, o que o texto nos diz é que ela é 333 mil vezes maior.
c) Em 2012, o peso médio da humanidade era de 62 quilogramas. Para comparar, os estudantes devem dividir a massa de hidrogênio convertido em hélio, que é 6 ⋅ 1011 quilogramas, por essa medida de massa média, obtendo:
6 ⋅ 1011 : 62 = 6 ⋅ 1011 : 6,2 ⋅ 10 ≃ 0,97 ⋅ 1011 ‒ 1 ≃ 1 ⋅ 1010 = 1010
O importante é observar que, por estarmos considerando quantidades muito grandes, 0,97 pode ser aproximado por 1 sem prejuízo.
d) Sim, pois podem afetar sistemas eletrônicos e de comunicação. Professores podem mencionar a tempestade solar de 2003 que deixou a Suécia sem energia por uma hora.
Exercícios propostos
1. O número total de apartamentos pode ser calculado multiplicando-se o número de apartamentos por andar (6) pelo número de andares dos prédios (6) e pelo número de prédios (6), ou seja, 6 ⋅ 6 ⋅ 6 = 63.
2. a) Falsa. Pelas propriedades da potenciação, (45)2 = 45 ⋅ 2 = 410, enquanto 452 não pode ser simplificado além de 452 = 425.
Se julgar conveniente, refaça na lousa o exemplo apresentado no quadro Observações que antecede os exercícios, [(a³)2 ≠ a³2].
2. b) Verdadeira. Pelas propriedades da potenciação: (45)2 = 45 ⋅ 2 = 42 ⋅ 5 = (42)5.
2. c) Verdadeira. De acordo com a propriedade da potenciação (a ⋅ b)m = am ⋅ bm, considerando a = 2, b = 3 e m = 2.
2. d) Falsa. (2 + 3)2 = (5)2 = 25 e 22 + 32 = 4 + 9 = 13
2. e) Verdadeira. De acordo com a propriedade da potenciação (a : b)m = am : bm (com b ≠ 0), considerando a = 8, b = 4 e m = 3.
2. f) Falsa. (8 – 4)3 = 43 = 64 e 83 – 43 = 512 – 64 = 448
3. a) Pela propriedade da potenciação am · an = am + n:
(24 ⋅ 26) : (25 ⋅ 23) = (24 + 6) : (25 + 3) = 210 : 28
Pela propriedade da potenciação am : an = am ‒ n, assim:
210 : 28 = 210 ‒ 8 = 22
3. b) Pelas propriedades da potenciação:
(x4 ⋅ x2 ⋅ x3)2 : (x4)5 = (x4 + 2 + 3)2 : x4 ⋅ 5 =
= (x9)2 : x20 = x9 ⋅ 2 : x20 = x18 : x20 = x18 ‒ 20 = x ‒2
3. c)
fração, numerador, 2 elevado ao expoente 5x menos 1, vezes, 2 elevado ao expoente x mais 2, denominador, 2 elevado ao expoente 3x menos 2, fim da fração, igual, fração, numerador, 2 elevado ao expoente abre parênteses, 5x menos 1 fecha parênteses, mais abre parênteses x mais 2, fecha parênteses, denominador, 2 elevado ao expoente 3x menos 2, fim da fração, igual, fração numerador 2 elevado ao expoente 6x mais 1, denominador 2 elevado ao expoente 3x menos 2, fim da fração.= 2(6x + 1) : 2(3x ‒ 2) = 2(6x + 1) ‒ (3x ‒ 2) = 2(3x + 3)
3. d)
fração numerador: produto entre 5 ao quadrado e 5 ao cubo denominador: produto de 5 elevado a 1 e 5 elevado a 0.= (52 ⋅ 53) : (51 ⋅ 50)
É importante lembrar que 50 = 1. Assim:
(52 ⋅ 53 ) : (51 ⋅ 50 ) = (52 + 3) : (51 ⋅ 1) = 55 : 51 = 55 ‒ 1 = 54
5. a) Seguindo o raciocínio de Marina:
• a 5ª linha terá 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 macacos;
• a 6ª linha terá 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 macacos;
• a 7ª linha terá 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 macacos;
• a 8ª linha terá 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 macacos;
• a 9ª linha terá 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 macacos;
• a 10ª linha terá 512 macacos, pois
2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 = 29 = 512.
5. b) Lembrando que a1 = a e a0 = 1 (a ≠ 0), sendo a um número racional, o número de macacos da 1ª linha é 1 = 20, e o da segunda linha é 2 = 21.
5. c) O seguinte padrão pode ser observado.
• Número de macacos na 1ª linha: 20 = 21 – 1,
• Número de macacos na 2ª linha: 21 = 22 – 1,
• Número de macacos na 3ª linha: 2 ⋅ 2 = 22 = 23 ‒ 1,
e, assim por diante. Logo, o número de macacos na linha n é dado por 2n ‒ 1. Podemos usar o item a para reforçar esse raciocínio.
7. a) Como o denominador da fração pode ser escrito como uma potência de 10, 100 = 102, e o numerador é 1, da definição de potência com expoente negativo, temos:
= 10‒2
7. b) Analogamente, como .10000 = 104, temos:
= 10‒4
7. c) Como ..1000000 = 106, temos:
= 10‒6
7. d) O número 0,1 pode ser representado na fórma de fração, como nos itens anteriores.
7. e) Analogamente:
0,10 igual 1 sobre 100 igual 1 sobre 10 ao quadrado igual 10 elevado a menos 27. f)
0,001 igual 1 sobre 1.000 igual 1 sobre 10 ao cubo igual 10 elevado a menos 311.
m igual abre parenteses 4 quintos menos meio fecha parenteses elevado a menos 3 igual abre parenteses 3 décimos fecha parenteses elevado a menos 3 igual abre parenteses 10 terços fecha parenteses elevado ao cuboAssim:
m dividido por n igual 10 terços ao cubo dividido por 10 terços ao quadrado igual 10 terços elevado à subtração 3 menos 2 igual 10 terços12. a)
2 elevado menos 8 igual abre parentese 2 elevado menos 1 fecha parentese elevado a 8 igual meio elevado a oitoCom uma calculadora, determinamos que
fração 1 sobre 2 igual 0,5.(1 : 2 = 0,5). Portanto, 2‒8 = 0,58.
Multiplicando 0,5 por si mesmo 8 vezes na calculadora, obtemos 0,00390625.
12. b)
4 elevado menos 5 igual abre parenteses 4 elevado a menos 1 fecha parenteses elevado a 5 igual 1 quarto elevado a 5Com uma calculadora, determinamos que
fração 1 sobre 4 igual 0,25.(1 : 4 = 0,25). Portanto, 4‒5 = 0,255.
Multiplicando 0,25 por si mesmo 5 vezes na calculadora, obtemos 0,0009765625.
12. c)
0,4 elevado menos 3 igual abre parentese 0,4 elevado menos 1 fecha parentese ao cubo igual abre parentese 1 sobre 0,4 fecha parentese ao cuboCom uma calculadora, determinamos que
fração 1 sobre 0,4 igual 2,5.(1 : 0,4 = 2,5). Portanto, 0,4‒3 = 2,53.
Multiplicando 2,5 por si mesmo 3 vezes na calculadora, obtemos 15,625.
12. d)
0,2 elevado menos 6 igual abre parentese 0,2 elevado menos 1 fecha parentese elevado a 6 igual abre parentese 1 sobre 0,2 fecha parentese elevado a 6Com uma calculadora, determinamos que
fração 1 sobre 0,2 igual 5.(1 : 0,2 = 5). Portanto, 0,2‒6 = 56.
Multiplicando 5 por si mesmo 6 vezes na calculadora, obtemos .15625.
15. a) É preciso decompor 9 em fatores primos:
9 = 3 ⋅ 3 = 32
15. b) Note que 81 = 9 ⋅ 9 = 32 ⋅ 32 = 32 + 2 = 34. Alternativamente, podemos decompor 81 em fatores primos dividindo-o por 3 sucessivas vezes.
15. c) Como 27 = 3 ⋅ 3 ⋅ 3 = 33, logo:
=
igual fração, numerador 1 vezes 1 vezes 1 denominador 3 vezes 3 vezes 3=
igual 1 terço vezes 1 terço vezes 1 terço igual 1 terço ao cubo igual abre parentese 3 elevado a menos 1 fecha parentese elevado a 3= (3‒1)3 = 3‒1 ⋅ 3 = 3‒3
15. d) É preciso decompor 243 em fatores primos.
243 = 3 ⋅ 81 = 3 ⋅ 34 = 35.
Logo:
1 243 avos igual fração numerador 1, denominador 3 à quinta=
igual fração numerador 1 vezes 1 vezes 1 vezes 1 vezes 1 vezes ; denominador 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 vezes=
igual 1 terço vezes 1 terço vezes 1 terço vezes 1 terço vezes 1 terço vezes igual 1 terço elevado à quinta= (3‒1)5 = 3‒1 ⋅ 5 = 3‒5
16. a) Primeiro, vamos escrever 4 e 8 como potências de base 2. Para isso, fazemos a decomposição em fatores primos:
4 = 2 ⋅ 2 = 22 e 8 = 2 ⋅ 4 = 23. Assim:
=
igual fração numerador: 2 elevado ao expoente 2 vezes 2 fim do expoente vezes 2 elevado ao expoente 3 vezes 3 denominador: 2 elevado a 10=
igual fração numerador: 2 elevado a 4 vezes 2 elevado a 9 denominador: 2 elevado a 10=
=
igual fração numerador: 2 elevado à adição 4 mais 9 denominador: 2 elevado 10=
igual fração numerador: 2 elevado a 13 denominador: 2 elevado a 10= 213 ‒ 10 = 23
16. b) Primeiro, vamos escrever 9, 27 e 81 como potências de base 3. Para isso, fazemos a decomposição em fatores primos:
9 = 3 ⋅ 3 = 32, 27 = 3 ⋅ 9 = 33 e 81 = 9 ⋅ 9 = 34
Assim:
fração numerador: 9 ao cubo vezes 27 ao quadrado denominador: 81=
igual fração numerador: 3 ao quadrado ao cubo vezes 3 ao cubo ao quadrado denominador: 3 elevado a 4=
igual fração numerador: 3 elevado ao expoente 2 vezes 3 fim do expoente vezes 3 elevado ao expoente 3 vezes 2 fim do expoente denominador: 3 elevado a 4=
igual fração numerador: 3 elevado a 6 vezes 3 elevado a 6 denominador: 3 elevado a 4=
fração numerador: 3 elevado ao expoente 6 mais 6, denominador 3 elevado a 4, igual, fração numerador: 3 elevado a 12, denominador 3 elevado a 4.= 312 ‒ 4 = 38
17. a) Para preencher a n-ésima linha da terceira coluna, é preciso multiplicar o número 10 por ele mesmo n vezes.
Expoente inteiro positivo (n) |
Potência de base 10 (10n) |
Valor da potência (resultado) |
Número de zeros do resultado |
---|---|---|---|
1 |
101 |
10 |
1 |
2 |
102 |
100 |
2 |
3 |
103 |
1.000 |
3 |
4 |
104 |
10.000 |
4 |
5 |
105 |
100.000 |
5 |
17. b) 10n é o número consistindo em 1 seguido de n zeros.
17. c) Para preencher a terceira coluna, é preciso multiplicar 10‒1 =
1 décimo= 0,1 por ele mesmo |n| vezes.
Expoente inteiro negativo (n) |
Potência de base 10 (10n) |
Valor da potência (resultado) |
Número de casas decimais do resultado |
---|---|---|---|
−1 |
10−1 |
0,1 |
1 |
−2 |
10−2 |
0,01 |
2 |
−3 |
10−3 |
0,001 |
3 |
−4 |
10−4 |
0,0001 |
4 |
−5 |
10−5 |
0,00001 |
5 |
17. d) Para n inteiro e negativo, o valor da potência indicada por 10n é um número formado pelo algarismo 1 antecedido por |n| zeros, com uma vírgula entre o primeiro e o segundo algarismo, ou seja, é um número com |n| casas decimais.
18. Considerando que 10n é o número formado pelo algarismo 1 seguido de n zeros, para o número ....1000000000000, com 12 zeros, n = 12; portanto, a medida da distância média entre o planeta Saturno e o Sol é da ordem de 1012 métros.
19. a) 10‒1 =
1 décimo= 0,1
19. b) 10‒2 = (10‒1)2 =
abre parêntese, fração 1 sobre 10, fecha parêntese, ao quadrado.= (0,1)2 = 0,01
19. c) 10‒3 = (10‒1)3 =
abre parêntese, fração 1 sobre 10, fecha parêntese, ao cubo.= (0,1)3 = 0,001
19. d) 10‒5 = (10‒1)5 =
abre parêntese, fração 1 sobre 10, fecha parêntese, elevado a 5.= (0,1)5 = 0,00001
19. e) 10‒6 = (10‒1)6 =
abre parêntese, fração 1 sobre 10, fecha parêntese, elevado a 6.= (0,1)6 = 0,000001
20. Observando que 10‒n é um número com n casas decimais, com o algarismo 1 na última casa decimal e zero nas demais, para o número 0,0001, com 4 casas decimais, n = 4; portanto, a medida do diâmetro de um fio de cabelo fino é, aproximadamente, 10‒4 . métro
21. Espera-se que os estudantes construam um quadro como a seguir.
Nome |
Símbolo |
Fator de multiplicação da unidade |
---|---|---|
yotta |
Y |
1024 = 10.000.000.000.000.000.000.000.000 |
zetta |
Z |
1021 = 10.000.000.000.000.000.000.000 |
exa |
E |
1018 = 10.000.000.000.000.000.000 |
peta |
P |
1015 = 10.000.000.000.000.000 |
tera |
T |
1012 = 10.000.000.000.000 |
giga |
G |
109 = 10.000.000.000 |
mega |
M |
106 = 10.000.000 |
quilo |
k |
103 = 10.000 |
hecto |
h |
102 = 1.000 |
deca |
da |
101 = 100 |
nenhum |
nenhum |
100 = 1 |
deci |
d |
10−1 = 0,1 |
centi |
c |
10−2 = 0,01 |
mili |
m |
10−3 = 0,001 |
micro |
μ |
10−6 = 0,000001 |
nano |
n |
10−9 = 0,0000000001 |
pico |
p |
10−12 = 0,0000000000001 |
femto |
f |
10−15 = 0,0000000000000001 |
atto |
a |
10−18 = 0,0000000000000000001 |
zepto |
z |
10−21 = 0,0000000000000000000001 |
yocto |
y |
10−24 = 0,0000000000000000000000001 |
Dados obtidos em: Sistema Internacional de Unidades – ésse Í, tradução luso-brasileira da 9ª edição do BIPM, 2021. Disponível em: https://oeds.link/WK2qkY. Acesso em: 27 julho 2022.
22. a)
fração numerador 10 ao cubo vezes 10 a quadrado, denominador 10 elevado a 7 igual fração numerador 10 elevado à adição 3 mais 2, denominador 10 elevado a 7 igual fração numerador 10 elevado a 5, denominador 10 elevado a 7.= 105 ‒ 7 = 10‒2 = 0,01
22. b)
fração numerador 10 elevado a 4 vezes 10 a quadrado, denominador 10 elevado a 9 igual fração numerador 10 elevado à adição 4 mais 2, denominador 10 elevado a 9 igual fração numerador 10 elevado a 6, denominador 10 elevado a 9= 106 ‒ 9 = 10‒3 = 0,001
22. c)
fração numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado a menos 4 vezes 10 elevado a menos 8, igual fração numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado à adição entre menos 4 e menos 8.=
fração numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado à subtração entre menos 4 e 8, igual, fração numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado menos 12.= 10‒16 ‒ (‒12) = 10‒16 + 12 = 10‒4 = 0,0001
22. d)
fração numerador 10 elevado a menos 4 vezes 10 elevado a menos 8, denominador 10 elevado a menos 9, igual, fração numerador 10 elevado à adição entre menos 4 e menos 8, denominador 10 elevado a menos 9.=
fração numerador 10 elevado a menos 4 menos 8, denominador 10 elevado a menos 9, igual a fração numerador 10 elevado a menos 12, denominador 10 elevado a menos 9.= 10‒12 ‒ (‒9) = 10‒12 + 9 = 10‒3 = 0,001
23. a) Deslocando a vírgula 4 casas para a direita, temos:
3,6 ⋅ 104 = .36000
23. b) Deslocando a vírgula duas casas para a direita, temos:
0,025 ⋅ 102 = 2,5
23. c) Deslocando a vírgula duas casas para a esquerda (pois o expoente é um número inteiro negativo), temos:
0,4 ⋅ 10‒2 = 0,004
23. d) Deslocando a vírgula 3 casas para a esquerda (pois o expoente é um número inteiro negativo), temos:
.3576 ⋅ 10‒3 = 3,576
24. Para simplificar o cálculo, vamos escrever os números na fórma de potência de base 10. Deslocando a vírgula para a direita cinco casas em 0,000025, obtemos: 0,000025 = 2,5 : 105 = 2,5 ⋅ 10‒5. Da mesma maneira, podemos concluir que 0,000000002 = 2 ⋅ 10‒9 (pois é preciso avançar 9 casas para obter 2). Logo:
0,000025 ⋅ 0,000000002 = (2,5 ⋅ 10‒5) ⋅ (2 ⋅ 10‒9) =
= 2,5 ⋅ 2 ⋅ 10‒5 ⋅ 10‒9 = 5 ⋅ 10‒5 ‒ 9 = 5 ⋅ 10‒14
Alternativa b.
25. Para fazer a adição, as potências de base 10 devem ter os mesmos expoentes. Então, considerando que 10‒23 = 10‒21 ‒ 2 = 10‒21 · 10‒2, temos:
5,24 ⋅10‒23 = 5,24 · 10‒21 · 10‒2 = 0,0524 · 10‒21 . Assim:
A = 5,24 · 10‒23 = 8,36 · 10‒21
A = 0,0524 · 10‒21 = 8, 36 · 10‒21
A = (8,36 – 0,0524) · 10‒21
A = 8,4124 · 10‒21
Alternativa c.
26. a) Para obter .567540 a partir de 56,754, é preciso deslocar a vírgula 4 casas para a direita, o que equivale a multiplicar por a = 104.
26. b) Para obter 30 a partir de 0,003, é preciso deslocar a vírgula 4 casas para a direita, o que equivale a multiplicar por a = 104.
26. c) Para obter 0,000023 a partir de 23, é preciso deslocar a vírgula 6 casas para a esquerda, o que equivale a multiplicar por a = 10‒6.
26. d) Para obter 0,00045 a partir de 4,5, é preciso deslocar a vírgula 4 casas para a esquerda, o que equivale a multiplicar por a = 10‒4.
27. a) O prefixo “centi” equivale a um centésimo, ou 0,01 = = 10‒2. Logo, 1 centímetro = 10‒2 métro.
27. b) O prefixo “quilo” equivale a mil, ou .1000 = 103. Logo, 1 quilômetro = 103 métros; portanto, 100 quilômetros = (100 ⋅ 103) métros = (102 ⋅ 103) métros = 103 + 2 métros = 105 métros.
27. c) 1 quilograma equivale a .1000 gramas. Ou seja, 1 quilograma = .1000 gramas; portanto, 1 grama = (1 : .1000) quilograma = 10‒3 quilograma.
Logo: 10 gramas = 101 ⋅ 10‒3 quilograma = 101 + (‒3) = 10‒2 quilograma
27. d) Uma tonelada equivale a .1000 quilogramas = 103 quilogramas.
27. e) Como 1 centímetro = 10‒2 métro, temos:
1 centímetro quadrado = (1 centímetro) ⋅ (1 centímetro) = (10‒2 métro) ⋅ (10‒2 métro) = 10‒4 métros quadrados
Portanto, 10 centímetros quadrados = (10 ⋅ 10‒4) métros quadrados = 101 ‒ 4 métros quadrados = 10‒3 . métros quadrados
27. f) O prefixo “deci” equivale a um décimo.
Logo, 1 métro = 10 decímetros.
Como 1 centímetro = 10‒2 métro, temos que 1 centímetro = 10‒2 métro =
= 10‒2 ⋅ (10 decímetros) = (10‒2 ⋅ 10) decímetro = 10‒2 + 1 decímetro = 10‒1 decímetro.
Portanto: 1 centímetros cúbicos = (1 centímetro)³ = (10‒1 decímetro)³ = 10‒3 decímetro cúbico
28. Como 6,7 ⋅ 109 métros cúbicos corresponde a 37% da capacidade procurada, c, então, fazendo uma proporção:
c =
igual 67 37 avos vezes 10 à décima potência=
igual 1,810 com período 810⋅ 102 + 8 ≃ 1,811 ⋅ 1010
Logo, a capacidade total é de aproximadamente ...18110000000 . métros cúbicos
29. Precisamos determinar quanto de água o rio Amazonas lança no oceano em unidades compatíveis com a do volume do açude (metro cúbico). Por definição, 1 litro equivale a 1 . decímetro cúbico
Como 1 decímetro = 1 : 10 métro = 10‒1 métro, temos que 1 litro = 1 decímetro cúbico = (1 decímetro)³ = (1 ⋅ 10‒1 métro)³ = 10‒3 . métro cúbico Como um milhão é ..1000000 = 106, conclui-se que o rio Amazonas despeja 5 ⋅ 104 métros cúbicos por segundo no oceano, pois 50 milhões de litros correspondem a:
50 ⋅ 106 ⋅ 10‒3 métro cúbico = 5 ⋅ 10 ⋅ 106 ⋅ 10‒3 métro cúbico =
= 5 ⋅ 101 + 6 ‒ 3 métros cúbicos = 5 ⋅ 104 métros cúbicos
Fazendo uma proporção simples com a capacidade do açude Orós, determinamos o tempo t, em segundo, que o rio Amazonas leva para lançar o volume de água correspondente no oceano.
= 0,4 ⋅ 105 = .40000
Ou seja, são necessários .40000 segundos para que o rio Amazonas lance no oceano Atlântico um volume de água igual à capacidade do açude Orós. Como uma hora tem .3600 segundos, isso equivale a
dízima periódica 11,1 com período 1.horas.
=
igual 400 36 avos vezes fração numerador 10 ao quadrado, denominador 10 ao quadrado= 11,11111 reticências
Ou seja, o tempo é maior do que 10 horas e menor do que 20 horas.
Alternativa d.
30. a) Para deslocar a vírgula uma casa para a esquerda, precisamos multiplicar por 101 e por 10‒1, obtendo:
12,6 = 12,6 ⋅ 10‒1 ⋅ 101 = 1,26 ⋅ 10
Como um milhão é ..1000000 = 106, 12,6 milhões correspondem a:
12,6 · 106 = 1,26 ⋅ 10 ⋅ 106 = 1,26 ⋅ 106 + 1 = 1,26 ⋅ 107
30. b) Para deslocar a vírgula duas casas para a esquerda, precisamos multiplicar por 102 e por 10‒2, obtendo:
361 = 361 ⋅ 10‒2 ⋅ 102 = 3,61 ⋅ 102
Logo: 361 ⋅ 106 = 3,61 ⋅ 102 ⋅ 106 = 3,61 ⋅ 106 + 2 = 3,61 ⋅ 108
30. c) Para deslocar a vírgula uma casa para a esquerda, precisamos multiplicar por 101 e por 10‒1, obtendo:
15 = 15 ⋅ 10‒1 ⋅ 101 = 1,5 ⋅ 10
Como um bilhão consiste em mil milhões, temos:
.1000 ⋅ ..1000000 = 103 ⋅ 106 = 109
Assim: 1,5 ⋅ 10 ⋅ 109 = 1,5 ⋅ 101 + 9 = 1,5 ⋅ 1010
30. d) Para deslocar a vírgula duas casas para a esquerda, precisamos multiplicar por 102 e por 10‒2, obtendo:
458,6 = 458,6 ⋅ 10‒2 ⋅ 102 = 4,586 ⋅ 102
Logo: 458,6 ⋅ 10‒5 = 4,586 ⋅ 102 ⋅ 10‒5 = 4,586 ⋅ 102 ‒ 5 = 4,586 ⋅ 10‒3
30. e) Para mudar a vírgula três casas para a esquerda, precisamos multiplicar por 103 e por 10‒3, obtendo: .3576 = .3576 ⋅ 10 ‒3 ⋅ 103 = 3,576 ⋅ 103
Logo: .3576 ⋅ 10‒3 = 3,576 ⋅ 103 ⋅ 10‒3 = 3,576 ⋅ 103 ‒ 3 = 3,576 ⋅ 100 = 3,576 ⋅ 1 = 3,576
30. f) Contamos 12 zeros depois da vírgula, seguidos do algarismo 1.
Logo: 0,0000000000001 = 1 ⋅ 10‒13
31. A configuração de menor distância possível é aquela na qual os dois planetas ( a e B) estão alinhados com a estrela ( ê) na ordem B, a, ê ou ê, a, B. Assim, distância entre os planetas é dada por:
é bê – ê á = 2,3 ⋅ 108 – 15 ⋅ 107 = (23 ⋅ 10‒1) ⋅ 108 – 15 ⋅ 107 =
= 23 ⋅ 107 – 15 ⋅ 107 = (23 – 15) ⋅ 107 = 8 ⋅ 107
Portanto, a medida da distância mínima entre a e B é 8 ⋅ 107 quilômetros.
Já a configuração de maior distância possível é aquela na qual os dois planetas ( a e B) estão alinhados com a estrela ( ê) na ordem B, ê, A ou a, ê, B. Nesse caso, a distância entre os planetas é dada por:
é bê + bê á = 2,3 ⋅ 108 + 15 ⋅ 107 = 2,3 ⋅ 108 + (1,5 ⋅ 10) ⋅ 107 =
= 2,3 ⋅ 108 + 1,5 ⋅ 108 = (2,3 + 1,5) ⋅ 108 = 3,8 ⋅ 108
Portanto, a medida da distância máxima entre a e B é 3,8 · 108 quilômetros.
32. a) Uma tonelada (1 t) equivale a:
.1000 quilogramas = 103 quilogramas
Assim:
2 ⋅ 1030 quilogramas = 2 ⋅ 1027 + 3 quilogramas = 2 ⋅ 1027 ⋅ 103 quilogramas = 2 ⋅ 1027 toneladas
32. b) Montando uma proporção simples, determinamos a massa de medida ême, em quilograma, que é convertida em hélio por ano no núcleo do Sol. Considerando que a cada 1 segundo são convertidos cêrca de 6 ⋅ 1011 quilogramas de hidrogênio em hélio e que 1 ano tem aproximadamente 3 ⋅ 107 segundos.
m = (6 ⋅ 1011 ) ⋅ (3 ⋅ 107 ) = 3 ⋅ 6 ⋅ 1011 + 7
m = 18 ⋅ 1018 = 1,8 ⋅ 1019
Considerando que uma tonelada equivale a 10³ quilogramas, temos:
uma tonelada = 103 quilogramas ou 1 quilograma = 10‒3 tonelada
1,8 ⋅1019 quilogramas = 1,8 ⋅1019 ⋅ 10‒3 toneladas = 1,8 ⋅ 1019 ‒ 3 toneladas = 1,8 ⋅ 1016 toneladas
Portanto, 1,8 ⋅ 1016 toneladas de hidrogênio são convertidas em hélio por ano no núcleo do Sol.
33. Considerando que o prefixo mili corresponde a um fator de multiplicação de 10‒3, significa que 1 mililitro corresponde a 10‒3 litro, ou seja, 1 litro corresponde a 103 mililitros.
Portanto, 5,5 litros equivalem a 5,5 ⋅ 103 mililitros.
Se 1 mililitro contém 5 ⋅ 103 glóbulos vermelhos, 5,5 ⋅ 103 mililitros contêm 2,75 ⋅107 glóbulos vermelhos.
5,5 ⋅ 103 ⋅ 5 ⋅103 = 5, 5 ⋅ 5 ⋅ 103 + 3 = 27,5 ⋅ 106 = 2,75 ⋅107
34. a)
É importante observar que os dados estão em milhões de dólares. Logo, cada valor precisa ser multiplicado por 106 (..1000000 = 106) antes de ser escrito em notação científica.
Ano |
Saldo (dólares) |
Importações (dólares) |
Exportações (dólares) |
---|---|---|---|
2019 |
3,5 ⋅ 1010 |
1,86 ⋅ 1011 |
2,21 ⋅ 1011 |
2020 |
5,0 ⋅ 1010 |
1,59 ⋅ 1011 |
2,09 ⋅ 1011 |
2021 |
6,1 ⋅ 1010 |
2,19 ⋅ 1011 |
2,80 ⋅ 1011 |
34. b) Para 2019:
2,21 ⋅ 1011 – 1,86 ⋅ 1011 = 0,35 ⋅ 1011 =
= 3,5 ⋅ 10‒1 ⋅ 1011 = 3,5 ⋅ 1010
Para 2020:
2,09 ⋅ 1011 – 1,59 ⋅ 1011 = 0,5 ⋅ 1011 =
= 5,0 ⋅ 10‒1 ⋅ 1011 = 5,0 ⋅ 1010
Para 2021:
2,80 ⋅ 1011 – 2,19 ⋅ 1011 = 0,61 ⋅ 1011 =
= 6,1 ⋅ 10‒1 ⋅ 1011 = 6,1 ⋅ 1010
34. c) Para calcular a média do saldo, adicionamos os valores dos três anos e dividimos por três:
=
igual fração numerador 14,6 vezes 10 à décima; denominador 3=
=
14,6 terços.⋅ 1010 ≃ 4,9 ⋅ 1010
Analogamente, para a média das importações, temos:
=
5,64 terços⋅ 1011 = 1,88 ⋅ 1011
Para a média das exportações, temos:
=
igual fração 7,1 vezes 10 elevado a 11; denominador 3=
=
7,1 terços.⋅ 1011 ≃ 2,37 ⋅ 1011
34. d) Para a exportação atingir a média em 2019, faltaram 1,60 · 1010 dólares.
2,21 ⋅ 1011 – 2,37 ⋅ 1011 = – 0,16 ⋅ 1011 =
= –1,60 ⋅ 10‒ 1 ⋅ 1011 = – 1,60 ⋅ 1010
Para a exportação atingir a média em 2020, faltaram 2,80 · 1010 dólares.
2,09 ⋅ 1011 – 2,37 ⋅ 1011 = – 0,28 ⋅ 1011 =
= – 2,80 ⋅ 10‒ 1 ⋅ 1011 = – 2,80 ⋅ 1010
Em 2021, a exportação excedeu a média em 4,30 · 1010 dólares.
2,80 ⋅ 1011 – 2,37 ⋅ 1011 = 0,43 ⋅ 1011 =
= 4,30 ⋅ 10‒1 ⋅ 1011 = 4,30 ⋅ 1010
34. e)
Sim. Se o gráfico tiver sido feito em escala no papel, pode-se medir os tamanhos. Analiticamente, pode-se observar que, em 2019, as importações foram quase iguais à média (1,86 ⋅ 1011 ≃ 1,88 ⋅ 1011), enquanto os valores de 2020 e 2021 diferem da média por cêrca de 3 ⋅ 1010 para mais e para menos, respectivamente (0,3 ⋅ 1011 = 3 ⋅ 1010).
35.
fração numerador 9,0 vezes 10 à sétima, denominador produto entre 3,0 e 10 à quinta igual 9 terços vezes fração numerador 10 à sétima, denominador 10 à quinta.= 3 ⋅ 102
Ou seja, o raio de luz percorre essa distância em 300 segundos.
Como um minuto tem 60 segundos, são necessários 5 minutos (300 : 60 = 5).
Alternativa b.
38. a) Como observado, não existe número negativo cujo quadrado seja negativo. Portanto, a raiz quadrada de –25 não é um número racional.
38. b)
1 16 avos igual 1 quarto ao quadradoPortanto,
raiz quadrada de 1 16 avos igual 1 quartoé um número racional.
38. c) O número
3 quartosnão é um quadrado perfeito. Portanto, sua raiz quadrada não é um número racional.
38. d) Como observado, não existe número negativo cujo quadrado seja negativo. Portanto, a raiz quadrada de
menos 1 nononão é um número racional.
38. e) O número
8 décimosnão é um quadrado perfeito. Portanto, sua raiz quadrada não é racional.
38. f)
25 nonos igual 5 terços ao quadradoPortanto,
raiz quadrada de 25 nonos igual 5 terçosé um número racional.
39. a) Do enunciado, concluímos que 352 ⋅ 352 = .123904. Assim:
=
menos raiz de fração numerador 352 vezes 352, denominador 10 vezes 10 igual.igual menos 352 décimos igual menos 35,2
39. b)
raiz de 12,3904 igual raiz de 123.904 décimos de milésimos.=
igual raiz de fração numerador 352 vezes 352, denominador 100 vezes 100 igual352 centésimos igual 3,52.
41. a) Escrevendo 100 = 10 ⋅ 10, vemos que 10 é um número que, elevado ao quadrado, resulta em 100. Porém, (–10) ⋅ (–10) = 100. Logo, –10 elevado ao quadrado também resulta em 100.
41. b) Convencionou–se que a
raiz quadrada de arepresenta a raiz quadrada positiva de a. Assim,
raiz quadrada de 100= 10.
42. Um número negativo não pode ser o quadrado de um número racional. Logo, –49 não pode admitir uma raiz quadrada racional.
43. a) Como 441 = 21 ⋅ 21 = 212,
raiz quadrada de 441= 21; portanto,
menos raiz quadrada de 441.= –21.
43. b) Um número negativo não pode ser o quadrado de um número racional. Logo, –441 não pode admitir uma raiz quadrada racional. Deve-se enfatizar aqui a diferença entre o simétrico da raiz quadrada e a raiz quadrada de um número negativo.
44. a) Falsa, pois
raiz quadrada de 10 ao quadrado igual raiz quadrada de 100.= 10, enquanto
raiz quadrada de menos 10 ao quadrado igual raiz quadrada de menos 100não é um número racional, pois um número negativo não pode ser o quadrado de um número racional.
44. b) Verdadeira, pois
raiz quadrada de 10 ao quadrado igual raiz quadrada de 100 igual 10e
raiz quadrada de, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, ao quadrado, igual a raiz quadrada de, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, igual a raiz quadrada de 100.= 10.
44. c) Falsa, pois
raiz de abre parentese menos 7 fecha parentese ao quadrado igual raiz de abre parentese menos 7 fecha parentese vezes abre parentese menos 7 fecha parentese igual raiz de 49 igual 7, que é diferente de –7.
44. d) Verdadeira, pois
raiz de abre parentese menos 7 fecha parentese ao quadrado igual raiz de abre parentese menos 7 fecha parentese vezes abre parentese menos 7 fecha parentese igual raiz de 49 igual 7.
44. e) Falsa, pois
menos raiz de 10 ao quadrado igual menos raiz de 100 igual menos 10, enquanto
menos raiz de abre parentese menos 10 fecha parentese ao quadrado igual menos raiz abre parentese menos 10 fecha parentese vezes abre parentese menos 10 fecha parentese igual menos raiz de 100
= 10.
44. f) Verdadeira, pois
menos raiz de abre parentese menos 10 fecha parentese ao quadrado=
igual menos raiz abre parentese menos 10 fecha parentese vezes abre parentese menos 10 fecha parentese=
menos raiz de 100= –10.
44. g) Verdadeira, pois
raiz cúbica de 8 igual 2, já que 2 ⋅ 2 ⋅ 2 = 2³ = 8, e, como (–2)³ = (–2) ⋅ (–2) ⋅ (–2) = –8, temos
raiz cúbica de menos 8 igual menos 2. Portanto,
menos raiz cúbica de menos 8 igual= –(–2) = 2.
44. h) Verdadeira. A raiz enésima de zero é zero, com êne natural não nulo. De fato, 0 vezes si mesmo êne vezes sempre resulta em zero, qualquer que seja n ⩾ 2.
45. a) 900 = 30 ⋅ 30 = 302. Portanto,
raiz de 900= 30 e 2 ⋅
raiz de 900= 2 ⋅ 30 = 60.
45. b) 2,56 =
256 centésimos igual fração numerador 16 vezes 16, denominador 10 vezes 10=
igual fração numerador 16, denominador 10 vezes fração numerador 16, denominador 10 igual=
16 décimos ao quadrado= (1,6)2
Portanto,
raiz de 2,56= 1,6 e
3 quartos vezes raiz de 2,56= 0,75 ⋅ 1,6 = 1,2.
45. c) Note que:
(–1)5 = (–1) ⋅ (–1) ⋅ (–1) ⋅ (–1) ⋅ (–1) =
= [(–1) ⋅ (–1)] ⋅ [(–1) ⋅ (–1)] ⋅ (–1) = 1 ⋅ 1 ⋅ (–1) =
= 1 ⋅ (–1) = –1
Logo,
raiz quinta de menos 1= –1. Como
raiz de 0 igual 0, temos:
raiz de 0 igual 0 menos raiz quinta de menos 1= 0 –(–1) = 0 + 1 = 1
45. d) Começamos pela raiz cúbica:
=
igual fração numerador menos 2 vezes menos 2 vezes menos 2, denominador 3 vezes 3 vezes 3=
igual abre parentese menos 2 terço fecha parentese ao cuboLogo,
raiz cúbica de menos 8 27 avos igual menos 2 terços. Quanto à raiz quadrada,
. Logo,
raiz de 25 64 avos igual 5 oitavos.
Assim, temos:
=
igual menos 2 terços menos 5 oitavos igual fração numerador menos 2 vezes 8 menos 5 vezes 3, denominador 24=
=
fração numerador menos 16 menos 15, denominador 24, igual a fração numerador menos 31, denominador 24=
menos 31, 24 avos46. Se agá representa a altura, temos h = 44,1 métros. Assim:
t =
raiz de fração numerador h, denominador 4,9 igual raiz de fração numerador 44,1. denominador 4,9 igual raiz de 9= 3
Portanto, o objeto leva 3 segundos para atingir o solo.
47. Como 52 = 25, temos
raiz de 25 igual a 5. Logo:
=
igual a, início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos, inicio da raiz quadrada, 4 mais 5, fim da raiz quadrada, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica,= =
igual a, início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos, inicio da raiz quadrada, 9, fim da raiz quadrada, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica.
Como 32 = 9, temos
raiz de 9= 3. Logo:
início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos, inicio da raiz quadrada, 9, fim da raiz quadrada, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica=
início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos 3, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica=
início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada de 81, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica.Como 92 = 81, temos
raiz de 81= 9. Logo:
início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada de 81, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica, i=
=
gual a, raiz cúbica da adição entre 18 e 9 igual raiz cúbica de 27Por fim, como 3³ = 27, o valor da expressão é
raiz cúbica de 27= 3.
48. Fernanda acertou, pois tratou uma radiciação por vez. Daniel errou por cancelar as potências com os radicais antes de simplificar a expressão. Assim, deve-se enfatizar aqui a importância de se trabalhar gradualmente da expressão mais interna para a mais externa, aproveitando para destacar os riscos de simplesmente “cortar” os expoentes das potências e os índices.
49. a) Considerando que
a elevado à fração numerador m denominador n igual raiz enésima de a elevado a m, para
a = 2, m = 2 e n = 3, temos:
raiz cúbica de 2 ao qudardo igual 2 elevado a 2 terços49. b) Para a = 5, m = 3 e n = 4, temos:
raiz quarta de 5 ao cubo igual 5 elevado a 3 quartos49. c) Para a = 10, m = 1 e n = 3, temos:
raiz cúbica de 10 igual 10 elevado a 1 terço50. a) Considerando que
a elevado à fração numerador m denominador n igual raiz enésima de a elevado a m, para
a = 2, m = 3 e n = 4, temos:
2 elevado a 3 quartos igual raiz quarta de 2 ao cubo50. b) Para a = 9, m = 1 e n = 3, temos:
9 elevado a 1 terço igual raiz cúbica de 950. c) Para a = 8, m = 1 e n = 2, temos:
8 elevado a meio igual raiz quadrada de 851. a) Como as propriedades da potenciação continuam válidas para expoentes fracionários, temos:
= 33 = 27
51. b)
512 elevado a 1 terço igual raiz cúbica de 512Como 512 = 8 ⋅ 8 ⋅ 8 = 83, temos:
cúbica de 512 igual 851. c)
raiz quarta da oitava potência de 2 igual 2 elevado a 8 quartos= 22 = 4
53. Simplificando a expressão a:
=
igual abre colchete meio menos quadrado de 3 meios fecha colchete vezes 4 terços=
igual abre colchete 2 quartos menos 9 quartos fecha colchete vezes 4 terços igual menos 7 quartos vezes 4 terços igual menos 7 terços
Simplificando a expressão B:
=
5 sétimos dividido por abre colchete 2 menos 11 terços fecha colchete=
igual 5 sétimos dividido por menos 5 terços=
igual 5 sétimos vezes 3 quintos negativo=
igual 3 sétimos negativo igual menos 3 sétimosLogo:
A vezes B, igual, menos 7 terços vezes, abre parêntese menos três sétimos fecha parêntese, igual 1.Concluímos que os valores de a e B são números inversos.
54. De acordo com o item c:
+
1 quarto vezes 1 quinto igual a 3 quartos mais fração numerador 1 vezes 1 denominador 4 vezes 5, igual a 3 quartos mais 1 20 avos
=
fração 5 vezes 3 mais 1 sobre 20, igual, fração 15 mais 1 sobre 20, igual, fração 16 sobre 20, igual, fração 4 sobre 5.
55. É mais fácil começar trabalhando com frações e, apenas no final, escrever na fórma decimal. Vale recordar que a : bn = a ⋅ b‒n.