ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

Parte 1

O livro do 8º ano é composto de doze capítulos em que se desenvolvem as cinco Unidades Temáticas propostas pela Bê êne cê cê: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística, intercaladas e, sempre que possível, integradas, exploradas no corpo do texto explicativo e nas atividades.

A seguir, apresentamos sugestões de cronogramas para trabalhar com esses conteúdos em bimestre, trimestre e semestre com base nas organizações dos capítulos.

Capítulos

Conteúdos

Habilidades e competências da BNCC

1º semestre

1º trimestre

1º bimestre

Capítulo 1 – Potências e raízes

• Potências com expoentes inteiros;
• Potências de base 10;
• Notação científica;
• Raízes de números racionais;
• Potências com expoente fracionário;
• Problemas de contagem e o princípio multiplicativo;
• Noção de juro simples;
• Sequências numéricas.

Habilidades:
(EF08MA01)
(EF08MA02)
(EF08MA03)
(EF08MA04)
(EF08MA09)
(EF08MA11)
Competências
gerais:
1, 2, 4, 5, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 4, 5 e 8

Capítulo 2 – Construções geométricas e lugares geométricos

• Construções geométricas: segmentos congruentes, retas paralelas, retas perpendiculares, bissetrizes, ângulos;
• Lugares geométricos: circunferência, mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo;
• Gráficos de setores.

Habilidades:
(EF08MA15)
(EF08MA17)
(EF08MA23)
(EF08MA27)
Competências
gerais:
1, 2, 3, 4, 5, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 4, 5, 6 e 8

Capítulo 3 – Estatística e probabilidade

• Pesquisas estatísticas: coleta, organização e apresentação de resultados;
• Gráficos de barras, gráficos de colunas, gráficos de setores, gráficos de linha, pictogramas, cartogramas e infográficos;
• Frequência absoluta e frequência relativa;
• Medidas estatísticas de tendência central: moda, média aritmética e mediana;
• Noções sobre pesquisas amostrais;
• Estimativas;
• Noções de probabilidade: espaço amostral, evento e probabilidade como medida.

Habilidades:
(EF08MA04)
(EF08MA22)
(EF08MA23)
(EF08MA24)
(EF08MA25)
(EF08MA26)
(EF08MA27)
Competências
gerais:
1, 2, 4, 7, 8, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 3, 4, 6, 7 e 8

2º bimestre

Capítulo 4 – Cálculo algébrico

• Incógnita e variável;
• Expressões algébricas;
• Monômios;
• Fração geratriz de uma dízima periódica;
• Operações com monômios.

Habilidades:
(EF08MA05)
(EF08MA06)
(EF08MA11)
Competências gerais:
1, 2, 8, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 5, 6 e 8

Capítulos

Conteúdos

Habilidades e competências da BNCC

1º semestre

2º trimestre

2º bimestre

Capítulo 5 – Polinômios e frações algébricas

• Polinômios;
• Operações com polinômios;
• Frações algébricas;
• Interpolação e extrapolação gráfica: gráficos de colunas duplas e gráficos de linhas duplas.

Habilidades:
(EF08MA06)
(EF08MA19)
(EF08MA23)
Competências
gerais:
2, 4, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 4, 5 e 8

Capítulo 6 – Produtos notáveis e fatoração

• Produtos notáveis: quadrado da soma de dois termos, quadrado da diferença de dois termos, produto da soma pela diferença de dois termos e cubo da soma e da diferença de dois termos;
• Fatoração de polinômios;
• Aplicação de produtos notáveis e de fatoração para cálculo de valores numéricos;
• Simplificação de frações algébricas;
• Resolução de equações envolvendo frações algébricas;
• Sequências numéricas recursivas e não recursivas;
• Construção de gráfico de barras.

Habilidades:
(EF08MA06)
(EF08MA10)
(EF08MA11)
(EF08MA19)
(EF08MA23)
Competências
gerais:
1, 2, 4, 9 e 10
Competências específicas:
3, 1, 3, 4, 5 e 8

2º semestre

3º bimestre

Capítulo 7 – Estudo dos triângulos

• Cevianas de um triângulo: mediana, bissetriz e altura;
• Congruência de triângulos;
• Estudo dos casos de congruência de triângulos;
• Construção de um hexágono regular com descrição de procedimentos por escrito.

Habilidades:
(EF08MA14)
(EF08MA16)
(EF08MA17)
(EF08MA18)
Competências
gerais:
2, 3, 4, 7, 9 e 10
Competências específicas:
2, 5 e 8

3º trimestre

Capítulo 8 – A Geometria demonstrativa

• Noções sobre Geometria demonstrativa: noções primitivas, postulados e teoremas;
• Utilização de congruência de triângulos para demonstrações geométricas;
• Propriedades do triângulo isósceles;
• Propriedades de triângulos;
• Aplicação dos conceitos de mediatriz e de bissetriz na resolução de problemas.

Habilidades:
(EF08MA14)
(EF08MA17)
Competências
gerais:
1, 2, 3, 4, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 5 e 8

Capítulo 9 – Estudo dos quadriláteros

• Elementos dos quadriláteros;
• Paralelogramos e suas propriedades;
• Utilização de congruência de triângulos para demonstrações geométricas relativas a quadriláteros;
• Trapézios;
• Propriedade dos trapézios isósceles;
• Propriedade da base média do triângulo e do trapézio;
• Construção de quadriláteros com instrumentos de desenho geométrico.

Habilidades:
(EF08MA12)
(EF08MA13)
(EF08MA14)
(EF08MA15)
(EF08MA17)
(EF08MA19)
Competências
gerais:
2, 3, 6, 8, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 5, 6, 7 e 8

Capítulos

Conteúdos

Habilidades e competências da BNCC

2º semestre

4º trimestre

4º bimestre

Capítulo 10 – Sistemas de equação do 1º grau com duas incógnitas

• Métodos de resolução de sistemas de equações do 1º grau;
• Grandezas proporcionais;
• Representação gráfica de equações do 1º grau;
• Classificação de um sistema de equações;
• Solução gráfica de um sistema de duas equações do 1º grau
• Composição de um gráfico de colunas a partir de outros gráficos.

Habilidades:
(EF08MA06)
(EF08MA07)
(EF08MA08)
(EF08MA09)
(EF08MA12)
(EF08MA13)
(EF08MA23)
(EF08MA26)
(EF08MA27)
Competências
gerais:
2, 4, 5, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 4, 5, 6 e 8

Capítulo 11 – Área de regiões poligonais

• Área de paralelogramos: paralelogramos, retângulos, losangos e quadrados;
• Área de triângulos;
• Área de trapézios;
• Construção de um losango com instrumentos de desenho geométrico;
• Cálculo de área por decomposição em triângulos;
• Interpretação e construção de pictogramas.

Habilidades:
(EF08MA09)
(EF08MA15)
(EF08MA19)
(EF08MA23)
Competências
gerais:
2, 4, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 4, 6 e 8

Capítulo 12 – Geometria e grandezas

• Polígonos regulares inscritos em uma circunferência;
• Polígonos regulares circunscritos em uma circunferência;
• Propriedades e elementos de polígonos regulares;
• Área do círculo;
• Volume de cilindros retos;
• Volume de prismas retos;
• Reconhecimento da relação entre um litro e um decímetro cúbico;
• Resolução de problemas envolvendo medidas de volume e de capacidade.

Habilidades:
(EF08MA15)
(EF08MA16)
(EF08MA19)
(EF08MA20)
(EF08MA21)
Competências
gerais:
1, 2, 4, 7, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 3, 6 e 8

Considerações iniciais

Cada capítulo aborda objetos de conhecimento, entendidos como conteúdos, conceitos, processos, com a intenção de desenvolver as habilidades relacionadas a eles. Esses conhecimentos são articulados, retomados e ampliados a fim de proporcionar sua apropriação pelos estudantes, considerando a aprendizagem um processo contínuo e integrado.

Os conteúdos matemáticos são desenvolvidos de modo que as habilidades, as Unidades Temáticas, as competências e outras áreas do conhecimento se articulem e se relacionem, e são tratados na perspectiva das aprendizagens dos anos anteriores e posteriores. Assim, no livro do 8º ano do Ensino Fundamental, levamos em conta os objetivos de aprendizagem para o 7º ano, conforme proposto na Bê êne cê cê, visando preparar os estudantes para se apropriar dos conhecimentos previstos para o 9º ano.

A seguir, são feitas orientações didáticas sobre cada capítulo e o que se pretende que os estudantes desenvolvam neles.

Capítulo 1 – Potências e raízes

Objetivos do capítulo e justificativas

Retomar cálculos de potenciação com base racional e expoente natural, ampliando para expoente negativo.

Reconhecer e expressar valores em notação científica.

Efetuar cálculo com raízes exatas.

Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação.

Conceituar potência com expoente fracionário.

Resolver e elaborar problemas de contagem envolvendo o princípio multiplicativo.

Resolver problemas envolvendo cálculo de porcentagens e a ideia de juro.

Resolver problemas que possam ser representados pela equação polinomial do 2º grau do tipo axelevado a 2 = b.

Identificar regularidades em sequências numéricas recursivas.

Utilizar a área de um quadrado no cálculo de raiz quadrada.

Ao retomar cálculos de potenciação ampliando para potências com expoentes inteiros e, associado a isso, ao possibilitar aos estudantes reconhecer e expressar valores em notação científica em diferentes situações, contribui-se para o desenvolvimento da competência específica 1 e da competência geral 1, pois eles poderão compreender que a Matemática é fruto das necessidades humanas e que contribui para analisar, descrever e solucionar problemas científicos e tecnológicos.

Calcular raízes exatas, associar a potenciação e a radiciação e explorar potências com expoentes fracionários favorece o desenvolvimento das competências gerais 2 e 4 e da competência específica 2, pois os estudantes poderão exercitar a curiosidade intelectual a fim de estabelecer as relações propostas, elaborar e testar hipóteses para verificar a pertinência de propriedades estudadas e, por isso, argumentar e defender ideias com base em fatos.

Ao resolver problemas envolvendo o princípio multiplicativo ou porcentagens e ideias de juro simples, os estudantes mobilizam e desenvolvem aspectos das competências específicas 4 e 5, pois precisam fazer observações sobre aspectos quantitativos e qualitativos de situações contextualizadas e significativas, investigando e organizando as informações a fim de interpretá-las adequadamente. Além disso, eles podem utilizar as ferramentas matemáticas para resolver esses problemas, inclusive por meio de tecnologias digitais, como a proposta de utilização de planilhas eletrônicas para organizar os dados sobre o cálculo de juro, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 5.

Ainda em relação ao desenvolvimento da competência específica 1, os estudantes poderão desenvolvê-la ao explorar situações que possibilitam atribuir significados aos conhecimentos teóricos estudados, como a relação entre equações do tipo axelevado a 2 = b e o cálculo da medida da área de um quadrado, associados ao cálculo da raiz quadrada.

O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 são favorecidos com as diferentes atividades a serem realizadas em grupos, pois possibilitam aos estudantes exercitar diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com a diversidade de aprendizagem entre os colegas, interagindo de fórma cooperativa.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero oito ême ah zero um) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

(ê éfe zero oito ême ah zero dois) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

(ê éfe zero oito ême ah zero três) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.

(ê éfe zero oito ême ah zero quatro) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.

(ê éfe zero oito ême ah zero nove) Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo axelevado a 2 = b.

(ê éfe zero oito ême ah um um) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.

Neste capítulo, são desenvolvidos objetos de conhecimento da Unidade Temática Números. Nos conteúdos e atividades propostos foram consideradas as aprendizagens do 6º ano e do 7º ano relativas à potenciação de números naturais e ao reconhecimento e operações de números inteiros, desenvolvendo-se a habilidade (ê éfe zero oito ême ah zero um).

Esse é o momento de ampliação dos conhecimentos sobre potenciação com números naturais para abordar potências com expoente negativo e aprofundar radiciação, na perspectiva de que a continuidade desse processo conduza os estudantes a se apropriar da relação entre potenciação e radiciação com a apresentação da potência de expoente fracionário (ê éfe zero oito ême ah zero dois). Para isso, são trabalhados conceitos e atividades, além de se desenvolver também a notação científica que utiliza potências de base 10.

Ao ampliar os conhecimentos que os estudantes já têm sobre potenciação e radiciação, espera-se prepará-los para outros tipos de número e para a ampliação dos conjuntos numéricos que serão estudados no 9º ano do Ensino Fundamental (ê éfe zero nove ême ah zero três e ê éfe zero nove ême ah zero quatro).

Ainda na Unidade Temática Números, desenvolvem-se atividades envolvendo cálculos com porcentagens e problemas de contagem que tratam do princípio multiplicativo, possibilitando o desenvolvimento das habilidades (ê éfe zero oito ême ah zero três) e (ê éfe zero oito ême ah zero quatro).

A articulação com a Unidade Temática Álgebra é promovida ao apresentar expressões algébricas para o cálculo de juro, ao buscar regularidades em sequência que envolvem potências e ao resolver equações do tipo axelevado a 2 = b com o uso de potências e raízes, mobilizando aspectos das habilidades (ê éfe zero oito ême ah zero nove) e (ê éfe zero oito ême ah um um).

A articulação com a Unidade Temática Grandezas e medidas aparece pelo uso do conceito de área associada à noção de raiz quadrada. A conexão com Probabilidade e estatística se dá em atividade que explora a interpretação de gráfico de colunas, retomando conhecimentos construídos em anos anteriores.

Comentários e resoluções

Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Abertura

a) Envolvem potências de 10 os seguintes dados: massa do sol = 1,989 1030 quilogramas; o número de vezes que esse valor corresponde à massa da terra = 333 103; temperatura do núcleo = 1,5 107 °C.

b) É maior: se observamos que 103 = 10 10 10 = .1000, o que o texto nos diz é que ela é 333 mil vezes maior.

c) Em 2012, o peso médio da humanidade era de 62 quilogramas. Para comparar, os estudantes devem dividir a massa de hidrogênio convertido em hélio, que é 6  1011 quilogramas, por essa medida de massa média, obtendo:

6 1011 : 62 = 6 1011 : 6,2 10 0,97 1011 1 1 1010 = 1010

O importante é observar que, por estarmos considerando quantidades muito grandes, 0,97 pode ser aproximado por 1 sem prejuízo.

d) Sim, pois podem afetar sistemas eletrônicos e de comunicação. Professores podem mencionar a tempestade solar de 2003 que deixou a Suécia sem energia por uma hora.

Exercícios propostos

1. O número total de apartamentos pode ser calculado multiplicando-se o número de apartamentos por andar (6) pelo número de andares dos prédios (6) e pelo número de prédios (6), ou seja, 6 6 6 = 63.

2. a) Falsa. Pelas propriedades da potenciação, (45)2 = 45 2 = 410, enquanto 452 não pode ser simplificado além de 452 = 425.

Se julgar conveniente, refaça na lousa o exemplo apresentado no quadro Observações que antecede os exercícios, [(a³)2 a³2].

2. b) Verdadeira. Pelas propriedades da potenciação: (45)2 = 45 2 = 42 5 = (42)5.

2. c) Verdadeira. De acordo com a propriedade da potenciação (a b)m = am bm, considerando a = 2, b = 3 e m = 2.

2. d) Falsa. (2 + 3)2 = (5)2 = 25 e 22 + 32 = 4 + 9 = 13

2. e) Verdadeira. De acordo com a propriedade da potenciação (a : b)m = am : bm (com b 0), considerando a = 8, b = 4 e m = 3.

2. f) Falsa. (8 4)3 = 43 = 64 e 83 43 = 512 64 = 448

3. a) Pela propriedade da potenciação am · an = am + n:

(24 26) : (25 23) = (24 + 6) : (25 + 3) = 210 : 28

Pela propriedade da potenciação am : an = am n, assim:

210 : 28 = 210 8 = 22

3. b) Pelas propriedades da potenciação:

(x4 x2 x3)2 : (x4)5 = (x4 + 2 + 3)2 : x4 5 =

= (x9)2 : x20 = x9 2 : x20 = x18 : x20 = x18 20 = x 2

3. c) 

fração, numerador, 2 elevado ao expoente 5x menos 1, vezes, 2 elevado ao expoente x mais 2, denominador, 2 elevado ao expoente 3x menos 2, fim da fração, igual, fração, numerador, 2 elevado ao expoente abre parênteses, 5x menos 1 fecha parênteses, mais abre parênteses x mais 2, fecha parênteses, denominador, 2 elevado ao expoente 3x menos 2, fim da fração, igual, fração numerador 2 elevado ao expoente 6x mais 1, denominador 2 elevado ao expoente 3x menos 2, fim da fração.

= 2(6x + 1) : 2(3x 2) = 2(6x + 1) (3x 2) = 2(3x + 3)

3. d)

fração numerador: produto entre 5 ao quadrado e 5 ao cubo denominador: produto de 5 elevado a 1 e 5 elevado a 0.

= (52 53) : (51 50)

É importante lembrar que 50 = 1. Assim:

(52 53 ) : (51 50 ) = (52 + 3) : (51 1) = 55 : 51 = 55 1 = 54

5. a) Seguindo o raciocínio de Marina:

a 5ª linha terá 2 2 2 2 macacos;

a 6ª linha terá 2 2 2 2 2 macacos;

a 7ª linha terá 2 2 2 2 2 2 macacos;

a 8ª linha terá 2 2 2 2 2 2 2 macacos;

a 9ª linha terá 2 2 2 2 2 2 2 2 macacos;

a 10ª linha terá 512 macacos, pois

     2 2 2 2 2 2 2 2 2 = 29 = 512.

5. b) Lembrando que a1 = a e a0 = 1 (a 0), sendo a um número racional, o número de macacos da 1ª linha é 1 = 20, e o da segunda linha é 2 = 21.

5. c) O seguinte padrão pode ser observado.

Número de macacos na 1ª linha: 20 = 21 1,

Número de macacos na 2ª linha: 21 = 22 1,

Número de macacos na 3ª linha: 2 2 = 22 = 23 1,

e, assim por diante. Logo, o número de macacos na linha n é dado por 2n 1. Podemos usar o item a para reforçar esse raciocínio.

7. a) Como o denominador da fração pode ser escrito como uma potência de 10, 100 = 102, e o numerador é 1, da definição de potência com expoente negativo, temos:

um centésimo igual 1 sobre 10 ao quadrado

= 102

7. b) Analogamente, como .10000 = 104, temos:

um sobre 10 mil igual 1 sobre 10 à quarta

= 104

7. c) Como ..1000000 = 106, temos:

um sobre 1 milhão igual 1 sobre 10 à sexta

= 106

7. d) O número 0,1 pode ser representado na fórma de fração, como nos itens anteriores.

0,1 igual 1 sobre 10 igual 1 sobre 10 elevado a 1 igual 10 elevado a menos 1

7. e) Analogamente:

0,10 igual 1 sobre 100 igual 1 sobre 10 ao quadrado igual 10 elevado a menos 2

7. f)

0,001 igual 1 sobre 1.000 igual 1 sobre 10 ao cubo igual 10 elevado a menos 3

11.

m igual abre parenteses 4 quintos menos meio fecha parenteses elevado a menos 3 igual abre parenteses 3 décimos fecha parenteses elevado a menos 3 igual abre parenteses 10 terços fecha parenteses elevado ao cubo
n igual abre parentese 3 mais 1 terço fecha parentese ao quadrado igual 10 terços ao quadrado

Assim:

m dividido por n igual 10 terços ao cubo dividido por 10 terços ao quadrado igual 10 terços elevado à subtração 3 menos 2 igual 10 terços

12. a)

2 elevado menos 8 igual abre parentese 2 elevado menos 1 fecha parentese elevado a 8 igual meio elevado a oito

 Com uma calculadora, determinamos que

fração 1 sobre 2 igual 0,5.

 (1 : 2 = 0,5). Portanto, 28 = 0,58.

Multiplicando 0,5 por si mesmo 8 vezes na calculadora, obtemos 0,00390625.

12. b)

4 elevado menos 5 igual abre parenteses 4 elevado a menos 1 fecha parenteses elevado a 5 igual 1 quarto elevado a 5

Com uma calculadora, determinamos que

fração 1 sobre 4 igual 0,25.

(1 : 4 = 0,25). Portanto, 45 = 0,255.

Multiplicando 0,25 por si mesmo 5 vezes na calculadora, obtemos 0,0009765625.

12. c)

0,4 elevado menos 3 igual abre parentese 0,4 elevado menos 1 fecha parentese ao cubo igual abre parentese 1 sobre 0,4 fecha parentese ao cubo

Com uma calculadora, determinamos que

fração 1 sobre 0,4 igual 2,5.

(1 : 0,4 = 2,5). Portanto, 0,43 = 2,53.

Multiplicando 2,5 por si mesmo 3 vezes na calculadora, obtemos 15,625.

12. d)

0,2 elevado menos 6 igual abre parentese 0,2 elevado menos 1 fecha parentese elevado a 6 igual abre parentese 1 sobre 0,2 fecha parentese elevado a 6

Com uma calculadora, determinamos que

fração 1 sobre 0,2 igual 5.

(1 : 0,2 = 5). Portanto, 0,26 = 56.

Multiplicando 5 por si mesmo 6 vezes na calculadora, obtemos .15625.

15. a) É preciso decompor 9 em fatores primos:

9 = 3 3 = 32

15. b) Note que 81 = 9 9 = 32 32 = 32 + 2 = 34. Alternativamente, podemos decompor 81 em fatores primos dividindo-o por 3 sucessivas vezes.

15. c) Como 27 = 3 3 3 = 33, logo:

fração numerador 1, denominador 27 igual fração numerador 1, denominador 3 ao cubo

=

igual fração, numerador 1 vezes 1 vezes 1 denominador 3 vezes 3 vezes 3

=

igual 1 terço vezes 1 terço vezes 1 terço igual 1 terço ao cubo igual abre parentese 3 elevado a menos 1 fecha parentese elevado a 3

= (31)3 = 31 3 = 33

15. d) É preciso decompor 243 em fatores primos.

243 = 3 81 = 3 34 = 35.

Logo:

1 243 avos igual fração numerador 1, denominador 3 à quinta

=

igual fração numerador 1 vezes 1 vezes 1 vezes 1 vezes 1 vezes ; denominador 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 vezes 3 vezes

=

igual 1 terço vezes 1 terço vezes 1 terço vezes 1 terço vezes 1 terço vezes igual 1 terço elevado à quinta

= (31)5 = 31 5 = 35

16. a) Primeiro, vamos escrever 4 e 8 como potências de base 2. Para isso, fazemos a decomposição em fatores primos:

4 = 2 2 = 22 e 8 = 2 4 = 23. Assim:

fração numerador: produto entre 4 ao quadrado e 8 ao cubo denominador? 2 elevado a 10 igual fração numerador: 2 ao quadrado ao quadrado vezes 2 ao cubo ao cubo denominador: 2 elevado a 10

=

igual fração numerador: 2 elevado ao expoente 2 vezes 2 fim do expoente vezes 2 elevado ao expoente 3 vezes 3 denominador: 2 elevado a 10

=

igual fração numerador: 2 elevado a 4 vezes 2 elevado a 9 denominador: 2 elevado a 10

=

=

igual fração numerador: 2 elevado à adição 4 mais 9 denominador: 2 elevado 10

=

igual fração numerador: 2 elevado a 13 denominador: 2 elevado a 10

= 213 10 = 23

16. b) Primeiro, vamos escrever 9, 27 e 81 como potências de base 3. Para isso, fazemos a decomposição em fatores primos:

9 = 3 3 = 32, 27 = 3 9 = 33 e 81 = 9 9 = 34

Assim:

fração numerador: 9 ao cubo vezes 27 ao quadrado denominador: 81

=

igual fração numerador: 3 ao quadrado ao cubo vezes 3 ao cubo ao quadrado denominador: 3 elevado a 4

=

igual fração numerador: 3 elevado ao expoente 2 vezes 3 fim do expoente vezes 3 elevado ao expoente 3 vezes 2 fim do expoente denominador: 3 elevado a 4

=

igual fração numerador: 3 elevado a 6 vezes 3 elevado a 6 denominador: 3 elevado a 4

=

fração numerador: 3 elevado ao expoente 6 mais 6, denominador 3 elevado a 4, igual, fração numerador: 3 elevado a 12, denominador 3 elevado a 4.

= 312 4 = 38

17. a) Para preencher a n-ésima linha da terceira coluna, é preciso multiplicar o número 10 por ele mesmo n vezes.

Expoente inteiro positivo (n)

Potência de base 10 (10n)

Valor da potência (resultado)

Número de zeros do resultado

1

101

10

1

2

102

100

2

3

103

1.000

3

4

104

10.000

4

5

105

100.000

5

17. b) 10n é o número consistindo em 1 seguido de n zeros.

17. c) Para preencher a terceira coluna, é preciso multiplicar 101 =

1 décimo

= 0,1 por ele mesmo |n| vezes.

Expoente inteiro negativo (n)

Potência de base 10 (10n)

Valor da potência (resultado)

Número de casas decimais do resultado

−1

10−1

0,1

1

−2

10−2

0,01

2

−3

10−3

0,001

3

−4

10−4

0,0001

4

−5

10−5

0,00001

5

17. d) Para n inteiro e negativo, o valor da potência indicada por 10n é um número formado pelo algarismo 1 antecedido por |n| zeros, com uma vírgula entre o primeiro e o segundo algarismo, ou seja, é um número com |n| casas decimais.

18. Considerando que 10n é o número formado pelo algarismo 1 seguido de n zeros, para o número ....1000000000000, com 12 zeros, n = 12; portanto, a medida da distância média entre o planeta Saturno e o Sol é da ordem de 1012 métros.

19. a) 101 =

1 décimo

= 0,1

19. b) 102 = (101)2 =

abre parêntese, fração 1 sobre 10, fecha parêntese, ao quadrado.

= (0,1)2 = 0,01

19. c) 103 = (101)3 =

abre parêntese, fração 1 sobre 10, fecha parêntese, ao cubo.

= (0,1)3 = 0,001

19. d) 105 = (101)5 =

abre parêntese, fração 1 sobre 10, fecha parêntese, elevado a 5.

= (0,1)5 = 0,00001

19. e) 106 = (101)6 =

abre parêntese, fração 1 sobre 10, fecha parêntese, elevado a 6.

= (0,1)6 = 0,000001

20. Observando que 10n é um número com n casas decimais, com o algarismo 1 na última casa decimal e zero nas demais, para o número 0,0001, com 4 casas decimais, n = 4; portanto, a medida do diâmetro de um fio de cabelo fino é, aproximadamente, 104 métro.

21. Espera-se que os estudantes construam um quadro como a seguir.

Prefixos das unidades de medida no SI

Nome

Símbolo

Fator de multiplicação da unidade

yotta

Y

1024 = 10.000.000.000.000.000.000.000.000

zetta

Z

1021 = 10.000.000.000.000.000.000.000

exa

E

1018 = 10.000.000.000.000.000.000

peta

P

1015 = 10.000.000.000.000.000

tera

T

1012 = 10.000.000.000.000

giga

G

109 = 10.000.000.000

mega

M

106 = 10.000.000

quilo

k

103 = 10.000

hecto

h

102 = 1.000

deca

da

101 = 100

nenhum

nenhum

100 = 1

deci

d

10−1 = 0,1

centi

c

10−2 = 0,01

mili

m

10−3 = 0,001

micro

μ

10−6 = 0,000001

nano

n

10−9 = 0,0000000001

pico

p

10−12 = 0,0000000000001

femto

f

10−15 = 0,0000000000000001

atto

a

10−18 = 0,0000000000000000001

zepto

z

10−21 = 0,0000000000000000000001

yocto

y

10−24 = 0,0000000000000000000000001

Dados obtidos em: Sistema Internacional de Unidades ésse Í, tradução luso-brasileira da 9ª edição do BIPM, 2021. Disponível em: https://oeds.link/WK2qkY. Acesso em: 27 julho 2022.

22. a)

fração numerador 10 ao cubo vezes 10 a quadrado, denominador 10 elevado a 7 igual fração numerador 10 elevado à adição 3 mais 2, denominador 10 elevado a 7 igual fração numerador 10 elevado a 5, denominador 10 elevado a 7.

= 105 7 = 102 = 0,01

22. b)

fração numerador 10 elevado a 4 vezes 10 a quadrado, denominador 10 elevado a 9 igual fração numerador 10 elevado à adição 4 mais 2, denominador 10 elevado a 9 igual fração numerador 10 elevado a 6, denominador 10 elevado a 9

= 106 9 = 103 = 0,001

22. c)

fração numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado a menos 4 vezes 10 elevado a menos 8, igual fração numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado à adição entre menos 4 e menos 8.

=

fração numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado à subtração entre menos 4 e 8, igual, fração numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado menos 12.

= 1016 (12) = 1016 + 12 = 104 = 0,0001

22. d)

fração numerador 10 elevado a menos 4 vezes 10 elevado a menos 8, denominador 10 elevado a menos 9, igual, fração numerador 10 elevado à adição entre menos 4 e menos 8, denominador 10 elevado a menos 9.

=

fração numerador 10 elevado a menos 4 menos 8, denominador 10 elevado a menos 9, igual a fração numerador 10 elevado a menos 12, denominador 10 elevado a menos 9.

= 1012 (9) = 1012 + 9 = 103 = 0,001

23. a) Deslocando a vírgula 4 casas para a direita, temos:

3,6 104 = .36000

23. b) Deslocando a vírgula duas casas para a direita, temos:

0,025 102 = 2,5

23. c) Deslocando a vírgula duas casas para a esquerda (pois o expoente é um número inteiro negativo), temos:

0,4 102 = 0,004

23. d) Deslocando a vírgula 3 casas para a esquerda (pois o expoente é um número inteiro negativo), temos:

.3576 103 = 3,576

24. Para simplificar o cálculo, vamos escrever os números na fórma de potência de base 10. Deslocando a vírgula para a direita cinco casas em 0,000025, obtemos: 0,000025 = 2,5 : 105 = 2,5 105. Da mesma maneira, podemos concluir que 0,000000002 = 2 109 (pois é preciso avançar 9 casas para obter 2). Logo:

0,000025 0,000000002 = (2,5 105) (2 109) =

= 2,5 2 105 109 = 5 105 9 = 5 1014

Alternativa b.

25. Para fazer a adição, as potências de base 10 devem ter os mesmos expoentes. Então, considerando que 1023 = 1021 2 = 1021 · 102, temos:

5,24 1023 = 5,24 · 1021 · 102 = 0,0524 · 1021 . Assim:

A = 5,24 · 1023 = 8,36 · 1021

A = 0,0524 · 1021 = 8, 36 · 1021

A = (8,36 0,0524) · 1021

A = 8,4124 · 1021

Alternativa c.

26. a) Para obter .567540 a partir de 56,754, é preciso deslocar a vírgula 4 casas para a direita, o que equivale a multiplicar por a = 104.

26. b) Para obter 30 a partir de 0,003, é preciso deslocar a vírgula 4 casas para a direita, o que equivale a multiplicar por a = 104.

26. c) Para obter 0,000023 a partir de 23, é preciso deslocar a vírgula 6 casas para a esquerda, o que equivale a multiplicar por a = 106.

26. d) Para obter 0,00045 a partir de 4,5, é preciso deslocar a vírgula 4 casas para a esquerda, o que equivale a multiplicar por a = 104.

27. a) O prefixo “centi” equivale a um centésimo, ou 0,01 = = 102. Logo, 1 centímetro = 102 métro.

27. b) O prefixo “quilo” equivale a mil, ou .1000 = 103. Logo, 1 quilômetro = 103 métros; portanto, 100 quilômetros = (100 103) métros = (102 103) métros = 103 + 2 métros = 105 métros.

27. c) 1 quilograma equivale a .1000 gramas. Ou seja, 1 quilograma = .1000 gramas; portanto, 1 grama = (1 : .1000) quilograma = 103 quilograma.

Logo: 10 gramas = 101 103 quilograma = 101 + (3) = 102 quilograma

27. d) Uma tonelada equivale a .1000 quilogramas = 103 quilogramas.

27. e) Como 1 centímetro = 102 métro, temos:

1 centímetro quadrado = (1 centímetro) (1 centímetro) = (102 métro) (102 métro) = 104 métros quadrados

Portanto, 10 centímetros quadrados = (10 104) métros quadrados = 101 4 métros quadrados = 103 métros quadrados.

27. f) O prefixo “deci” equivale a um décimo.

Logo, 1 métro = 10 decímetros.

Como 1 centímetro = 102 métro, temos que 1 centímetro = 102 métro =

= 102 (10 decímetros) = (102 10) decímetro = 102 + 1 decímetro = 101 decímetro.

Portanto: 1 centímetros cúbicos = (1 centímetro = (101 decímetro = 103 decímetro cúbico

28. Como 6,7 109 métros cúbicos corresponde a 37% da capacidade procurada, c, então, fazendo uma proporção:

fração numerador 37; denominador produto entre 6,7 e 10 à nona potência igual fração numerador 100; denominador c
c igual fração numerador 100 vezes 6,7 vezes 10 à nona potência; denominador 37 igual fração numerador 10 ao quadrado vezes 6,7 vezes 10 vezes 10 à oitava potência; denominador 37

c =

igual 67 37 avos vezes 10 à décima potência

=

igual 1,810 com período 810

102 + 8 1,811 1010

Logo, a capacidade total é de aproximadamente ...18110000000 métros cúbicos.

29. Precisamos determinar quanto de água o rio Amazonas lança no oceano em unidades compatíveis com a do volume do açude (metro cúbico). Por definição, 1 litro equivale a 1 decímetro cúbico.

Como 1 decímetro = 1 : 10 métro = 101 métro, temos que 1 litro = 1 decímetro cúbico = (1 decímetro = (1 101 métro = 103 métro cúbico. Como um milhão é ..1000000 = 106, conclui-se que o rio Amazonas despeja 5 104 métros cúbicos por segundo no oceano, pois 50 milhões de litros correspondem a:

50 106 103 métro cúbico = 5 10 106 103 métro cúbico =

= 5 101 + 6 3 métros cúbicos = 5 104 métros cúbicos

Fazendo uma proporção simples com a capacidade do açude Orós, determinamos o tempo t, em segundo, que o rio Amazonas leva para lançar o volume de água correspondente no oceano.

t igual fração numerador 2 vezes 10 à nona, denominador produto entre 5 e 10 à quarta igual 2 quintos vezes fração numerador 10 à nona, denominador 10 à quarta.

= 0,4 105 = .40000

Ou seja, são necessários .40000 segundos para que o rio Amazonas lance no oceano Atlântico um volume de água igual à capacidade do açude Orós. Como uma hora tem .3600 segundos, isso equivale a

dízima periódica 11,1 com período 1.

horas.

40 mil 3.000 avos igual fração numerador 400 vezes 10 ao quadrado, denominador produto entre 36 e 10 ao quadrado

=

igual 400 36 avos vezes fração numerador 10 ao quadrado, denominador 10 ao quadrado

= 11,11111reticências

Ou seja, o tempo é maior do que 10 horas e menor do que 20 horas.

Alternativa d.

30. a) Para deslocar a vírgula uma casa para a esquerda, precisamos multiplicar por 101 e por 101, obtendo:

12,6 = 12,6 101 101 = 1,26 10

Como um milhão é ..1000000 = 106, 12,6 milhões correspondem a:

12,6 · 106 = 1,26 10 106 = 1,26 106 + 1 = 1,26 107

30. b) Para deslocar a vírgula duas casas para a esquerda, precisamos multiplicar por 102 e por 102, obtendo:

361 = 361 102 102 = 3,61 102

Logo: 361 106 = 3,61 102 106 = 3,61 106 + 2 = 3,61 108

30. c) Para deslocar a vírgula uma casa para a esquerda, precisamos multiplicar por 101 e por 101, obtendo:

15 = 15 101 101 = 1,5 10

Como um bilhão consiste em mil milhões, temos:

.1000 ..1000000 = 103 106 = 109

Assim: 1,5 10 109 = 1,5 101 + 9 = 1,5 1010

30. d) Para deslocar a vírgula duas casas para a esquerda, precisamos multiplicar por 102 e por 102, obtendo:

458,6 = 458,6 102 102 = 4,586 102

Logo: 458,6 105 = 4,586 102 105 = 4,586 102 5 = 4,586 103

30. e) Para mudar a vírgula três casas para a esquerda, precisamos multiplicar por 103 e por 103, obtendo: .3576 = .3576 10 3 103 = 3,576 103

Logo: .3576 103 = 3,576 103 103 = 3,576 103 3 = 3,576 100 = 3,576 1 = 3,576

30. f) Contamos 12 zeros depois da vírgula, seguidos do algarismo 1.

Logo: 0,0000000000001 = 1 1013

31. A configuração de menor distância possível é aquela na qual os dois planetas (a e B) estão alinhados com a estrela (ê) na ordem B, a, ê ou ê, a, B. Assim, distância entre os planetas é dada por:

é bê ê á = 2,3 108 15 107 = (23 101) 108 15 107 =

= 23 107 15 107 = (23 15) 107 = 8 107

Portanto, a medida da distância mínima entre a e B é 8 107 quilômetros.

Já a configuração de maior distância possível é aquela na qual os dois planetas (a e B) estão alinhados com a estrela (ê) na ordem B, ê, A ou a, ê, B. Nesse caso, a distância entre os planetas é dada por:

é bê + bê á = 2,3 108 + 15 107 = 2,3 108 + (1,5 10) 107 =

= 2,3 108 + 1,5 108 = (2,3 + 1,5) 108 = 3,8 108

Portanto, a medida da distância máxima entre a e B é 3,8 · 108 quilômetros.

32. a) Uma tonelada (1 t) equivale a:

.1000 quilogramas = 103 quilogramas

Assim:

2 1030 quilogramas = 2 1027 + 3 quilogramas = 2 1027 103 quilogramas = 2 1027 toneladas

32. b) Montando uma proporção simples, determinamos a massa de medida ême, em quilograma, que é convertida em hélio por ano no núcleo do Sol. Considerando que a cada 1 segundo são convertidos cêrca de 6 1011 quilogramas de hidrogênio em hélio e que 1 ano tem aproximadamente 3 107 segundos.

fração numerador m, denominador produto entre 6 e 10 elevado a 11. igual fração numerador 3 vezes 10 à sétima, denominador 1.

m = (6 1011 ) (3 107 ) = 3 6 1011 + 7

m = 18 1018 = 1,8 1019

Considerando que uma tonelada equivale a 10³ quilogramas, temos:

uma tonelada = 103 quilogramas ou 1 quilograma = 103 tonelada

1,8 1019 quilogramas = 1,8 1019 103 toneladas = 1,8 1019 3 toneladas = 1,8 1016 toneladas

Portanto, 1,8 1016 toneladas de hidrogênio são convertidas em hélio por ano no núcleo do Sol.

33. Considerando que o prefixo mili corresponde a um fator de multiplicação de 103, significa que 1 mililitro corresponde a 103 litro, ou seja, 1 litro corresponde a 103 mililitros.

Portanto, 5,5 litros equivalem a 5,5 103 mililitros.

Se 1 mililitro contém 5 103 glóbulos vermelhos, 5,5 103 mililitros contêm 2,75 107 glóbulos vermelhos.

5,5 103 5 103 = 5, 5 5 103 + 3 = 27,5 106 = 2,75 107

34. a)

Estilo padrão; Gráfico em barras verticais. Movimentação comercial entre o Brasil e o exterior (2019 a 2021) *valores aproximados. Eixo x, ano. Eixo y, Milhões de dólares. Os dados são: 2019. Saldo: cerca de 40.000. Importações: cerca de 190.000. Exportações: cerca de 225.000. 2020. Saldo: 50.000. Importações: cerca de 160.000. Exportações: cerca de 210.000. 2021. Saldo: cerca de 60.000. Importações: cerca de 160.000. Exportações: cerca de 270.000.
Dados obtidos em: BRASIL. Resultados do comércio exterior brasileiro: dados consolidados. Disponível em: https://oeds.link/Mfafc2. Acesso em: 10 março 2022.

É importante observar que os dados estão em milhões de dólares. Logo, cada valor precisa ser multiplicado por 106 (..1000000 = 106) antes de ser escrito em notação científica.

Ano

Saldo (dólares)

Importações (dólares)

Exportações (dólares)

2019

3,5 ⋅ 1010

1,86 ⋅ 1011

2,21 ⋅ 1011

2020

5,0 ⋅ 1010

1,59 ⋅ 1011

2,09 ⋅ 1011

2021

6,1 ⋅ 1010

2,19 ⋅ 1011

2,80 ⋅ 1011

34. b) Para 2019:

2,21 1011 1,86 1011 = 0,35 1011 =

= 3,5 101 1011 = 3,5 1010

Para 2020:

2,09 1011 1,59 1011 = 0,5 1011 =

= 5,0 101 1011 = 5,0 1010

Para 2021:

2,80 1011 2,19 1011 = 0,61 1011 =

= 6,1 101 1011 = 6,1 1010

34. c) Para calcular a média do saldo, adicionamos os valores dos três anos e dividimos por três:

Fração numerador 3,5 vezes 10 à décima mais 5,0 vezes 10 à décima mais 6,1 vezes 10 à décima; denominador 3 .

=

igual fração numerador 14,6 vezes 10 à décima; denominador 3

=

=

14,6 terços.

1010 4,9 1010

Analogamente, para a média das importações, temos:

fração numerador 5,64 vezes 10 elevado a 11; denominador 3

=

5,64 terços

1011 = 1,88 1011

Para a média das exportações, temos:

fração numerador 2,21 vezes 10 elevado a 11 mais 2,09 vezes 10 elevado a 11 mais 2,80 vezes 10 elevado a 11; denominador 3

=

igual fração 7,1 vezes 10 elevado a 11; denominador 3

=

=

7,1 terços.

1011 2,37 1011

34. d) Para a exportação atingir a média em 2019, faltaram 1,60 · 1010 dólares.

2,21 1011 2,37 1011 = 0,16 1011 =

= 1,60 10 1 1011 = 1,60 1010

Para a exportação atingir a média em 2020, faltaram 2,80 · 1010 dólares.

2,09 1011 2,37 1011 = 0,28 1011 =

= 2,80 10 1 1011 = 2,80 1010

Em 2021, a exportação excedeu a média em 4,30 · 1010 dólares.

2,80 1011 2,37 1011 = 0,43 1011 =

= 4,30 101 1011 = 4,30 1010

34. e)

Estilo padrão; Gráfico em barras verticais. Movimentação comercial entre o Brasil e o exterior (2019 a 2021) *valores aproximados. Eixo x, ano. Eixo y, Milhões de dólares. Os dados são: 2019. Saldo: cerca de 40.000. Importações: cerca de 190.000. Exportações: cerca de 225.000. 2020. Saldo: 50.000. Importações: cerca de 160.000. Exportações: cerca de 210.000. 2021. Saldo: cerca de 60.000. Importações: cerca de 160.000. Exportações: cerca de 270.000. Linha horizontal vermelha indica a média de importações e passa na altura de 190.000 aproximadamente.
Dados obtidos em: BRASIL. Resultados do comércio exterior brasileiro: dados consolidados. Disponível em: https://oeds.link/Mfafc2. Acesso em: 10 março 2022.

Sim. Se o gráfico tiver sido feito em escala no papel, pode-se medir os tamanhos. Analiticamente, pode-se observar que, em 2019, as importações foram quase iguais à média (1,86 1011 1,88 1011), enquanto os valores de 2020 e 2021 diferem da média por cêrca de 3 1010 para mais e para menos, respectivamente (0,3 1011 = 3 1010).

35.

fração numerador 9,0 vezes 10 à sétima, denominador produto entre 3,0 e 10 à quinta igual 9 terços vezes fração numerador 10 à sétima, denominador 10 à quinta.

= 3 102

Ou seja, o raio de luz percorre essa distância em 300 segundos.

Como um minuto tem 60 segundos, são necessários 5 minutos (300 : 60 = 5).

Alternativa b.

38. a) Como observado, não existe número negativo cujo quadrado seja negativo. Portanto, a raiz quadrada de 25 não é um número racional.

38. b)

1 16 avos igual 1 quarto ao quadrado

Portanto,

raiz quadrada de 1 16 avos igual 1 quarto

é um número racional.

38. c) O número

3 quartos

não é um quadrado perfeito. Portanto, sua raiz quadrada não é um número racional.

38. d) Como observado, não existe número negativo cujo quadrado seja negativo. Portanto, a raiz quadrada de

menos 1 nono

não é um número racional.

38. e) O número

8 décimos

não é um quadrado perfeito. Portanto, sua raiz quadrada não é racional.

38. f)

25 nonos igual 5 terços ao quadrado

Portanto,

raiz quadrada de 25 nonos igual 5 terços

é um número racional.

39. a) Do enunciado, concluímos que 352 352 = .123904. Assim:

menos raiz de 1239,04 igual menos raiz de 123904 centésimos.

=

menos raiz de fração numerador 352 vezes 352, denominador 10 vezes 10 igual.

igual menos 352 décimos igual menos 35,2

39. b)

raiz de 12,3904 igual raiz de 123.904 décimos de milésimos.

= 

igual raiz de fração numerador 352 vezes 352, denominador 100 vezes 100 igual

352 centésimos igual 3,52.

41. a) Escrevendo 100 = 10 10, vemos que 10 é um número que, elevado ao quadrado, resulta em 100. Porém, (10) (10) = 100. Logo, 10 elevado ao quadrado também resulta em 100.

41. b) Convencionouse que a

raiz quadrada de a

representa a raiz quadrada positiva de a. Assim,

raiz quadrada de 100

= 10.

42. Um número negativo não pode ser o quadrado de um número racional. Logo, 49 não pode admitir uma raiz quadrada racional.

43. a) Como 441 = 21 21 = 212,

raiz quadrada de 441

= 21; portanto, 

menos raiz quadrada de 441.

= 21.

43. b) Um número negativo não pode ser o quadrado de um número racional. Logo, 441 não pode admitir uma raiz quadrada racional. Deve-se enfatizar aqui a diferença entre o simétrico da raiz quadrada e a raiz quadrada de um número negativo.

44. a) Falsa, pois

raiz quadrada de 10 ao quadrado igual raiz quadrada de 100.

= 10, enquanto

raiz quadrada de menos 10 ao quadrado igual raiz quadrada de menos 100

não é um número racional, pois um número negativo não pode ser o quadrado de um número racional.

44. b) Verdadeira, pois

raiz quadrada de 10 ao quadrado igual raiz quadrada de 100 igual 10

e

raiz quadrada de, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, ao quadrado, igual a raiz quadrada de, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, igual a raiz quadrada de 100.

= 10.

44. c) Falsa, pois

raiz de abre parentese menos 7 fecha parentese ao quadrado igual raiz de abre parentese menos 7 fecha parentese vezes abre parentese menos 7 fecha parentese igual raiz de 49 igual 7

, que é diferente de 7.

44. d) Verdadeira, pois

raiz de abre parentese menos 7 fecha parentese ao quadrado igual raiz de abre parentese menos 7 fecha parentese vezes abre parentese menos 7 fecha parentese igual raiz de 49 igual 7

.

44. e) Falsa, pois

menos raiz de 10 ao quadrado igual menos raiz de 100 igual menos 10

, enquanto

menos raiz de abre parentese menos 10 fecha parentese ao quadrado igual menos raiz abre parentese menos 10 fecha parentese vezes abre parentese menos 10 fecha parentese igual menos raiz de 100

= 10.

44. f) Verdadeira, pois

menos raiz de abre parentese menos 10 fecha parentese ao quadrado

=

igual menos raiz abre parentese menos 10 fecha parentese vezes abre parentese menos 10 fecha parentese

=

menos raiz de 100

= 10.

44. g) Verdadeira, pois

raiz cúbica de 8 igual 2

, já que 2 2 2 = = 8, e, como (2)³ = (2) (2) (2) = 8, temos

raiz cúbica de menos 8 igual menos 2

. Portanto,

menos raiz cúbica de menos 8 igual

= (2) = 2.

44. h) Verdadeira. A raiz enésima de zero é zero, com êne natural não nulo. De fato, 0 vezes si mesmo êne vezes sempre resulta em zero, qualquer que seja n 2.

45. a) 900 = 30 30 = 302. Portanto,

raiz de 900

= 30 e 2

raiz de 900

= 2 30 = 60.

45. b) 2,56 =

256 centésimos igual fração numerador 16 vezes 16, denominador 10 vezes 10

=

igual fração numerador 16, denominador 10 vezes fração numerador 16, denominador 10 igual

=

16 décimos ao quadrado

= (1,6)2

Portanto,

raiz de 2,56

= 1,6 e

3 quartos vezes raiz de 2,56

= 0,75 1,6 = 1,2.

45. c) Note que:

(1)5 = (1) (1) (1) (1) (1) =

= [(1) (1)] [(1) (1)] (1) = 1 1 (1) =

= 1 (1) = 1

Logo,

raiz quinta de menos 1

= 1. Como

raiz de 0 igual 0

, temos:

raiz de 0 igual 0 menos raiz quinta de menos 1

= 0 (1) = 0 + 1 = 1

45. d) Começamos pela raiz cúbica:

menos 8 27 avos igual fração numerador menos 8, denominador 27

=

igual fração numerador menos 2 vezes menos 2 vezes menos 2, denominador 3 vezes 3 vezes 3

=

igual abre parentese menos 2 terço fecha parentese ao cubo

Logo,

raiz cúbica de menos 8 27 avos igual menos 2 terços

. Quanto à raiz quadrada,

fração 25 sobre 64, igual, fração 5 vezes 5 sobre 8 vezes 8, igual, abre parêntese, fração 5 sobre 8, fecha parêntese, ao quadrado.

. Logo,

raiz de 25 64 avos igual 5 oitavos

.

Assim, temos:

raiz cúbica de menos 8 27 avos menos raiz de 25 64 avos

=

igual menos 2 terços menos 5 oitavos igual fração numerador menos 2 vezes 8 menos 5 vezes 3, denominador 24

=

=

fração numerador menos 16 menos 15, denominador 24, igual a fração numerador menos 31, denominador 24

=

menos 31, 24 avos

46. Se agá representa a altura, temos h = 44,1 métros. Assim:

t =

raiz de fração numerador h, denominador 4,9 igual raiz de fração numerador 44,1. denominador 4,9 igual raiz de 9

= 3

Portanto, o objeto leva 3 segundos para atingir o solo.

47. Como 52 = 25, temos

raiz de 25 igual a 5

. Logo:

Início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos, inicio da raiz quadrada, 4 mais, início da raiz quadrada, 25, fim da raiz quadrada, fim da raiz quadrada, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica,

=

igual a, início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos, inicio da raiz quadrada, 4 mais 5, fim da raiz quadrada, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica,

= =

igual a, início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos, inicio da raiz quadrada, 9, fim da raiz quadrada, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica.

Como 32 = 9, temos

raiz de 9

= 3. Logo:

início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos, inicio da raiz quadrada, 9, fim da raiz quadrada, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica

=

início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada, 84 menos 3, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica

=

início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada de 81, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica.

Como 92 = 81, temos

raiz de 81

= 9. Logo:

início da raiz cúbica, 18 mais, início da raiz quadrada de 81, fim da raiz quadrada, fim da raiz cúbica, i

=

=

gual a, raiz cúbica da adição entre 18 e 9 igual raiz cúbica de 27

Por fim, como 3³ = 27, o valor da expressão é

raiz cúbica de 27

= 3.

48. Fernanda acertou, pois tratou uma radiciação por vez. Daniel errou por cancelar as potências com os radicais antes de simplificar a expressão. Assim, deve-se enfatizar aqui a importância de se trabalhar gradualmente da expressão mais interna para a mais externa, aproveitando para destacar os riscos de simplesmente “cortar” os expoentes das potências e os índices.

49. a) Considerando que

a elevado à fração numerador m denominador n igual raiz enésima de a elevado a m

, para

a = 2, m = 2 e n = 3, temos:

raiz cúbica de 2 ao qudardo igual 2 elevado a 2 terços

49. b) Para a = 5, m = 3 e n = 4, temos:

raiz quarta de 5 ao cubo igual 5 elevado a 3 quartos

49. c) Para a = 10, m = 1 e n = 3, temos:

raiz cúbica de 10 igual 10 elevado a 1 terço

50. a) Considerando que

a elevado à fração numerador m denominador n igual raiz enésima de a elevado a m

, para

a = 2, m = 3 e n = 4, temos:

2 elevado a 3 quartos igual raiz quarta de 2 ao cubo

50. b) Para a = 9, m = 1 e n = 3, temos:

9 elevado a 1 terço igual raiz cúbica de 9

50. c) Para a = 8, m = 1 e n = 2, temos:

8 elevado a meio igual raiz quadrada de 8

51. a) Como as propriedades da potenciação continuam válidas para expoentes fracionários, temos:

raiz quadrada de 3 elevado a 6, igual, 3 elevado a 6 meios.

= 33 = 27

51. b)

512 elevado a 1 terço igual raiz cúbica de 512

Como 512 = 8 8 8 = 83, temos:

cúbica de 512 igual 8

51. c)

raiz quarta da oitava potência de 2 igual 2 elevado a 8 quartos

= 22 = 4

53. Simplificando a expressão a:

A igual abre colchete meio menos abre parentese 1 mais meio fecha parentese ao quadrado fecha colchete vezes abre parentese 6 terços menos 2 terços fecha parenteses

=

igual abre colchete meio menos quadrado de 3 meios fecha colchete vezes 4 terços

=

igual abre colchete 2 quartos menos 9 quartos fecha colchete vezes 4 terços igual menos 7 quartos vezes 4 terços igual menos 7 terços

Simplificando a expressão B:

B igual 5 sétimos dividido por abre colchete 2 menos abre parentese 2 terços mais 3 fecha parentese fecha colchete igual

=

5 sétimos dividido por abre colchete 2 menos 11 terços fecha colchete

=

igual 5 sétimos dividido por menos 5 terços

=

igual 5 sétimos vezes 3 quintos negativo

=

igual 3 sétimos negativo igual menos 3 sétimos

Logo:

A vezes B, igual, menos 7 terços vezes, abre parêntese menos três sétimos fecha parêntese, igual 1.

Concluímos que os valores de a e B são números inversos.

54. De acordo com o item c:

fração 1 sobre 1 vezes fração 1 sobre 2 mais fração 1 sobre 2 vezes fração 1 sobre 3 mais fração 1 sobre 3 vezes fração 1 sobre 4. Abaixo dessa expressão, chaves horizontal indicando igual fração 3 sobre 4 vírgula pelo item c.

+

1 quarto vezes 1 quinto igual a 3 quartos mais fração numerador 1 vezes 1 denominador 4 vezes 5, igual a 3 quartos mais 1 20 avos

=

fração 5 vezes 3 mais 1 sobre 20, igual, fração 15 mais 1 sobre 20, igual, fração 16 sobre 20, igual, fração 4 sobre 5.

55. É mais fácil começar trabalhando com frações e, apenas no final, escrever na fórma decimal. Vale recordar que a : bn = a bn.

abre parentese menos 1 mais 1 quinto fecha parentese ao quadrado dividido por abre parenteses 0,4 menos 1 quinto fecha parentese ao quadrado menos 0,7 vezes raiz de 36 49 avos igual

= =

abre parentese menos 5 quintos mais 1 quinto fecha parentese ao quadrado dividido por abre parenteses 4 décimos menos 1 quinto fecha parentese ao quadrado menos 0,7 vezes raiz de 36 49 avos igual

=

=

abre parentese menos 5 quintos mais 1 quinto fecha parentese ao quadrado dividido por abre parenteses 2 quintos menos 1 quinto fecha parentese ao quadrado menos 0,7 vezes raiz de 36 49 avos igual

=

=

abre parentese menos 4 quintos fecha parentese ao quadrado vezes abre parenteses 1 quinto fecha parentese elevado a menos 2 menos 0,7 vezes raiz de 36 49 avos igual

 =

=

abre parentese menos 4 quintos fecha parentese ao quadrado vezes abre parenteses 1 quinto fecha parentese elevado a menos 2 menos 0,7 vezes raiz de 36 49 avos igual

 =

=

abre parentese menos 4 quintos fecha parentese ao quadrado vezes abre parenteses 5 sobre 1 fecha parentese ao quadrado menos 0,7 vezes raiz de 36 49 avos igual

= =

16 25 avos vezes 25 sobre 1 menos 0,7 vezes raiz de 36 49 avos igual

=

16 25 avos vezes 25 sobre 1 menos 0,7 vezes raiz de 36 49 avos igual 16 sobre 1 menos 0,7 vezes rais da segunda potência de 6 sétimos

=

=

16 menos 0,7 vezes 6 sétimos igual 16 menos 7 décimos vezes 6 sétimos igual

=

16 menos 6 décimos igual 16 menos 0,6 igual 15,4