Parte 4

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero oito ême ah zero cinco) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

(ê éfe zero oito ême ah zero seis) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

(ê éfe zero oito ême ah um um) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.

O foco deste capítulo é a Unidade Temática Álgebra, no qual se amplia o trabalho já feito no 7º ano com expressões algébricas (ê éfe zero sete ême ah um três e ê éfe zero sete ême ah um cinco). Este é o primeiro capítulo do livro em que esse estudo será desenvolvido, envolvendo as noções de variável e incógnita, valor numérico de expressões algébricas, operações com monômios, entre outros; assim, desenvolve-se a habilidade (ê éfe zero oito ême ah zero seis), além de promover articulação com a Unidade Temática Grandezas e medidas, e utiliza­‑se a noção de área de retângulos associada a expressões algébricas.

Abordam-se em uma seção Pense mais um pouco... a busca de regularidades em sequências, mobilizando aspectos da habilidade (ê éfe zero oito ême ah um um) e, na seção Para saber mais, um procedimento algébrico para determinar a fração geratriz de uma dízima periódica, nesse caso articulando-se com a Unidade Temática Números e desenvolvendo a habilidade (ê éfe zero oito ême ah zero cinco).

Comentários e resoluções

Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Exercícios propostos

1. Em um dos pratos da balança, temos 900 gramas, pois 200 + 200 + 500 = 900. No outro, temos cinco vezes a massa x de cada maçã, ou seja, 5x. Se a balança está em equilíbrio, as massas em ambos os pratos são iguais. Assim:

5x = 900

2. a) A diferença entre x e y é dada por: x y

2. b) O triplo do número n é 3n. Assim, a soma de m com o triplo do número n é: m + 3n

2. c) O quociente do número a pelo número b é:

a sobre b

2. d) A adição de a e b é a + b. As parcelas dessa adição são cada um dos termos a e b. Assim, trocar a sua ordem significa fazer b + a. Dizer que essa troca de ordem não altera a soma significa dizer que ambas as operações resultam iguais:

a + b = b + a

2. g) O cubo de um número y é representado por: y³

3. a) Por convenção, sabemos que os algarismos lidos da direita para a esquerda representam unidades, dezenas, centenas e milhares, respectivamente. Assim, d é o algarismo das unidades, c o das dezenas, b o das centenas e a o dos milhares.

4. Observa-se que a divisão com resto corresponde a: dividendo = quociente divisor + resto

Nesse caso, o resto pode assumir qualquer valor entre 0 e uma unidade a menos do que o divisor. Assim, se o divisor é x, o maior valor possível para o resto é x 1. Queremos determinar o dividendo conhecendo o quociente y, o divisor x e o resto x 1. Logo, temos:

xy + (x 1) = xy + x 1

7. a) A medida do perímetro de uma figura corresponde à soma das medidas dos lados.

Desse modo, para a figura dada, a soma da medida corresponde a: 5a + 5a + 2a + 2a = 14a

7. b) Substituindo a = 3,6 na expressão 14a, obtém-se:

14 3,6 = 50,4

7. c) A figura se decompõe em dez quadrados congruentes. Como cada quadrado tem medida de lado a, a medida de sua área é a2, pois a a = a2. Como a figura é formada por dez desses quadrados, sua área total é dez vezes esse valor: 10a2

7. d) Substituindo a = 5 na expresão 10a2, obtém-se:

10 (5)2 = 10 25 = 250

8. a) Substituindo

a igual 5 meios

e

b igual 2 terços

, temos:

2a + 3b = 2

5 sobre 2 mais 3 vezes 2 terços igual fração, numerador 2 vezes 5, denominador 2, mais, fração, numerador 3 vezes 2, denominador 3

= 5 + 2 = 7

8. b) Substituindo x = 5 em x2 + 2x, temos:

( 5)2 + 2 ( 5) = 25 10 = 15

8. c) Substituindo x = 4 e y = 2, temos:

fração, numerador x mais y, denominador x menos y, igual, fração, numerador 4 mais 2, denominador 4 menos 2, igual 6 meios igual 3.

8. d) Substituindo a = 2, b = 10 e c = 12, temos:

fração numerador 2 b mais raiz da diferença do quadrado de b e do produto 4 a c denominador 2 a

=

fração numerador 2 vezes menos 10 mais raiz da diferença entre 10 ao quadrado e produto 4 vezes 2 vezes 12 denominador 2 vezes 2

=

=

fração numerador menos 20 mais raiz da diferença de 100 menos produto 8 vezes 12 denominador 4

=

fração numerador menos 20 mais raiz da diferença 100 menos 96 denominador 4

= =

fração numerador menos 20 mais raiz de 4 denominador 4

=

fração numerador menos 20 mais 2 denominador 4

=

menos 18 quartos

=

menos 9 meios

9. Este é um exercício com infinitas respostas possíveis. A ideia é levar os estudantes a perceber que cada escolha de valor de y determina um único valor de x, pois x2 y = 0 é o mesmo que y = x2. Assim, x = 0 e y = 0, ou x = 1 e y = 1, ou x = 1 e y = 1, ou x = 17 e y = 289 são algumas possibilidades de resposta.

10. Uma fração não tem valor numérico determinado quando seu denominador for zero, pois não é possível dividir por zero.

10. a) Igualando o denominador a zero, segue que a + 5 = 0. Resolvendo a equação, temos:

a + 5 = 0 a = 5

10. b) Igualando o denominador a zero, segue que 2a 4 = 0. Resolvendo a equação, temos:

2a 4 = 0 2a = 4 a =

4 meios

a = 2

11. a) Igualando o denominador a zero, segue que a b = 0. Resolvendo a equação, temos:

a b = 0 a = b

11. b) Igualando o denominador a zero, segue que 2a + 3b = 0.

Resolvendo a equação, temos:

2a + 3b = 0 2a = 3b a =

menos, fração, numerador 3b, denominador 2.

12. a) Se a = 1, temos: 1 = B · C

Como a, B e C são números naturais, para que essa igualdade seja verdadeira, B e C devem ser iguais a 1.

12. b) Se a = 0, temos: 0 = B · C

Como a, B e C são números naturais, para que essa igualdade seja verdadeira, B ou C deve ser igual a 0.

13. a) Se José cobra R$ 6,00seis reais por quilômetro rodado, a cada x quilômetros rodados ele acrescenta à taxa inicial de R$ 50,00cinquenta reais o valor de 6 vezes x. Assim, o preço é dado pela expressão 50 + 6x.

13. b) Um frete de 6 quilômetros significa utilizar x = 6 em 50 + 6x. Portanto, José cobra 86 reais pois: 50 + 6 6 = 50 + 36 = 86

14. a) Aqui, é preciso reconhecer os dados e relacioná-los ao enunciado: 100 uáts é a potência da lâmpada (p = 100). O uso é de 3 horas por dia (h = 3). Por fim, é pedido o consumo referente a um número de dias igual a 30 (d = 30). Portanto:

C igual, fração, numerador p vezes h vezes d, denominador mil, igual, fração, numerador 100 vezes 3 vezes 30, denominador mil, igual 9 mil milésimos, igual, 9.

= 9

Logo, o consumo é de 9 quilouótis hora.

14. b) Novamente, é preciso reconhecer os dados e relacioná-los ao enunciado: .4000 uáts é a potência do chuveiro (p = .4000). O uso é de uma hora por dia (h = 1). Por fim, é pedido o consumo referente a um número de dias igual a 30 (d = 30). Portanto:

C igual fração numerador p vezes h vezes d denominador mil igual fração numerador 4.000 vezes 1 vezes 30 denominador mil igual 12 mil milésimos igual 120

= 120

Logo, o consumo é de 120 kWh.

15. O valor numérico da expressão não pode ser ímpar, pois ela é da fórma 2x + 4y. Sabemos que, ao multiplicar por 2 (e, consequentemente, também por 4) qualquer número, o resultado é sempre par, bem como a soma de dois números pares é sempre par.

16. a) Substituindo x = 6, na expressão:

fração numerador 3 x quadrado menos 12 denominador produto entre x mais 2 e x menos 2

=

fração numerador 3 vezes 6 ao quadrado menos 12 denominador produto entre 6 mais 2 e 6 menos 2

=

fração numerador 3 vezes 36 menos 12 denominador 8 vezes 4

=

fração numerador 108 menos 12 denominador 32

= 3

Substituindo x = 4, obtém-se:

fração numerador 3 x quadrado menos 12 denominador produto entre x mais 2 e x menos 2

=

fração numerador 3 vezes menos 4 ao quadrado menos 12 denominador produto entre menos 4 mais 2 e menos 4 menos 2

=

fração numerador 3 vezes 16 menos 12 denominador menos 2 vezes menos 6

=

=

fração numerador 48 menos 12 denominador 12

= 3

Substituindo

x igual 2 terços

, obtém-se:

fração numerador 3 x quadrado menos 12 denominador produto entre x mais 2 e x menos 2

=

fração numerador 3 vezes quadrado de 2 terços menos 12 denominador produto entre 2 terços mais 2 e 2 terços menos 2

= =

fração numerador 3 vezes 4 nonos menos 12 denominador produto entre 2 terços mais 6 terços e 2 terços menos 6 terços

=

fração numerador 1 nono de 3 vezes 4 menos 12 denominador produto entre 1 terços de 2 mais 6 e 1 terços de 2 menos 6

= =

fração numerador 12 nonos menos 12 denominador 8 terços vezes menos 4 terços

=

fração numerador 12 nonos menos 108 nonos denominador fração 8 vezes menos 4 sobre 3 vezes 3, igual, fração numerador fração numerador 12 menos 108, denominador nove, fim da fração denominador fração menos 32 nonos.

= =

menos 96 nonos sobre menos 32 nonos

=

96 nonos vezes 9 32 avos igual 96 32 avos

= 3

Substituindo

x igual menos 3 meios

, obtém-se:

fração numerador 3 x quadrado menos 12 denominador produto entre x mais 2 e x menos 2

=

fração numerador 3 vezes menos 3 meios ao quadrado menos 12 denominador produto entre menos 3 meios mais 2 e menos 3 meios menos 2

= =

fração numerador 3 vezes 9 quartos menos 12 denominador produto entre menos 3 meios mais 4 meios e menos 3 meios menos 4 meios

=

fração numerador 3 vezes 9 sobre 4 menos 12 denominador produto entre 1 meio de menos 3 mais 4 e 1 meios de menos 3 menos 4

= =

fração numerador 27 quartos menos 12 denominador meio vezes menos 7 meios

=

fração numerador 27 quartos menos 48 quartos denominador 1 vezes menos 7 sobre 2 vezes 2

=

fração numerador 1 quarto da diferença entre 27 e 48 denominador menos 7 quartos

= =

menos 21 quartos sobre menos 7 quartos igual menos 21 quartos sobre menos 7 quartos

=

21 quartos sobre 7 quartos igual 21 quartos vezes 4 sétimos

=

21 sétimos

= 3

16. b) Uma fração apenas não tem valor numérico quando seu denominador é zero, pois não é possível dividir por zero. Por outro lado, um produto de dois fatores só é zero se pelo menos um dos dois for zero. Assim, os valores de x para os quais não existe o valor numérico da expressão são aqueles para os quais um dos fatores do denominador se anula. Como os fatores são x + 2 e x 2, temos as condições x + 2 = 0 e x 2 = 0, que são resolvidas por x = 2 e x = 2, respectivamente.

16. d) Sim, pois 3x2 12 = 3x2 3 4 = 3 (x2 4) e, ainda, (x + 2) (x 2) = x2 4 (produto notável). Assim, essa expressão vale sempre 3.

17. Resposta pessoal. Algumas questões que podem ser abordadas pelos estudantes são expressões que definem o custo de alguma fatura em termos do consumo ou a média final em termos das notas intermediárias.

18. a) A expressão 2x + 5 não pode ser considerada um monômio por envolver a operação de adição.

18. b) A expressão

2 vezes fração a sobre b

não pode ser considerada um monômio por envolver uma variável no denominador.

19. Recordando de que o coeficiente é a parte numérica do monômio, ou seja, tudo o que não é variável (ou incógnita), tem-se:

19. a) O coeficiente de 2xy é 2.

19. b) O coeficiente de

3 quintos vezes a

é

3 quintos

.

19. e) O coeficiente de

fração numerador x y ao quadrado denominador 5 igual 1 quinto vezes x y ao quadrado

é

1 quinto

.

19. f) O coeficiente de

a sobre 3 igual menos 1 terço de a

é

menos 1 terço

.

20. a) Como a metade de x é obtida dividindo x por 2, a quantidade de selos de Glaucia é a quantidade x de selos de João dividida por 2, ou seja,

x sobre 2

.

20. b) Como o dobro de x é obtido multiplicando x por 2, a quantidade de selos de Ricardo é a quantidade x de selos de João multiplicada por 2, ou seja, 2x.

20. c) Como dois terços de x são obtidos multiplicando x por

2 terços

, a quantidade de selos de Gabriel é a quantidade x de selos de João multiplicada por

2 terços

, ou seja,

2 terços x

.

22. a) A medida do perímetro é dada por:

7x + 7x + 5x + 5x = 24x

22. b) Substituindo x = 1,2 na expressão 24x, obtém-se 28,8, pois: 24 1,2 = 28,8 

22. c) A figura se decompõe em 35 quadrados congruentes (7 5 = 35). Como cada quadrado tem lado de medida x, sua área mede x2 (x x = x2). Como a figura é formada por 35 desses quadrados, 35x2 é a medida de sua área total.

22. d) Substituindo x = 4,5 na expressão 35x2, obtém-se 708,75, pois: 35 (4,5)2 = 35 20,25 = 708,75

23. Recordando que monômios são semelhantes quando apresentam mesma parte literal, temos:

23. a) 4x e 7x são semelhantes, pois apresentam mesma parte literal x.

23. b) 5ab, 3ab e 2ab são semelhantes, pois apresentam mesma parte literal A bê.

23. c)

fração numerador a denominador 3

e 5a são semelhantes, pois apresentam mesma parte literal a.

23. d) 2a e 2b não são semelhantes, pois apresentam partes literais diferentes, a b.

23. e) 8a2 e 5a não são semelhantes, pois apresentam partes literais diferentes, a2 a.

23. f) 6, 2 e 10,4 são semelhantes, pois os três não apresentam parte literal.

23. g) 7x2y e 9xy2 não são semelhantes, pois apresentam partes literais diferentes, x2y xy2 (as potências em x e y não são as mesmas).

23. h) 12xy e 21yx são semelhantes, pois suas partes literais são as mesmas, xy e yx, que são equivalentes, pois a ordem dos fatores não altera o produto.

24. a) A medida do perímetro é dada por:

3x + 3x + 3x + 3x = 4 (3x) = 12x

Já a medida da área de um quadrado é dada por:

(3x)2 = 32x2 = 9x2

24. b) Os monômios 12x e 9x2 não são semelhantes, pois não têm a mesma parte literal: x x2.

25. Resposta pessoal. Algumas questões que podem ser abordadas pelos estudantes são expressões que definem o valor final de alguma fatura em termos de alguma outra variável.

27. a) (10x) + (+6x) = 10x + 6x = 4x

27. b) (0,8x2y) + (3,5x2y) = 0,8x2y 3,5x2y = 2,7x2y

27. c)

menos 2 quintos a b mais menos 3 décimos a b

=

menos 7 décimos a b

27. d) (9ay) (3ay) = 9ay + 3ay = 6ay

27. e) Se x =

0,2 com período 2

, então 10x =

2,2 com período 2

; assim, temos:

10x x =

dízima 2,2, de período 2, menos, dízima 0,2, de período 2

= 9x = 2

x igual 2 nonos

Ou seja,

0,2 com período 2

tem como fração geratriz

2 nonos

. Analogamente,

dízima 0,5, de período 2

tem como fração geratriz

5 nonos

.

Portanto, como:

dízima 0,2 com período 2, menos menos dízima 0,5 de período 5 igual 2 nonos menos menos 5 nonos

=

igual 2 nonos mais 5 nonos igual fração numerador 2 mais 5, denominador 9 igual 7 nonos

segue que:

dízima 0,2 com período 2 vezes a ao cubo, menos, menos dízima 0,5 com perído 5 a ao cubo, igual 7 nonos a ao cubo

28. A medida do segmento

A B

é dada por:

AB = AC + CD + DE + EB = y + 2y +

3 meios y mais 5 quartos y igual 23 quartos y

29. Seja x a quantidade vendida no primeiro mês. Então, no segundo mês, vendeuse o dobro de x, isto é, 2x. Assim, ao longo dos dois primeiros meses, a quantidade total vendida foi de 3x. De acordo com o enunciado, no terceiro mês, vendeu-se o triplo disso. Ou seja:

3 (3x) = 9x

Portanto, x + 2x + 9x = 12x é o total das vendas.

30. A medida do segmento

M P

é dada por: MN = MP + MN. Portanto:

6,5x = MP + 2,3x

MP = 6,5x 2,3x = 4,2x

31. a) 4xy + 6xy 5xy = 6xy 9xy = 3xy

31. b) 5a3 + 7a3 9a3 + 3a3 = 15a3 9a3 = 6a3

31. c) 3x 5x + 2x x + 4x = 6x 9x = 3x

31. d)

3 meios x quadrado mais 2 terços x quadrado menos 7 sextos x quadrado

=

1 sexto da adição entre 9, 4 e menos 7. Vezes x.

x2 = x2

31. e) m3n2 +

4 quintos

m3n2

5 terços

m3n2

1 nono

m3n2 =

=

fração numerador 45 mais 36 menos 75 menos 5 denominador 45

m3n2 =

1 45 avos

m3n2

33. a) (4a2x3) (5ax2) = 4 (5) (a2x3 ax2) = (20) (a2 + 1x3 + 2) = 20a3x5

33. b) (6xy) (3y) = (6) (3) (xy y) = 18 x y1 + 1 = 18xy2

33. c) (0,5x) (2,4x2) = 0,5 2,4 (x x2) = 1,2 x1 + 2 = 1,2x3

33. d)

menos 7 avos vezes a

(+2ab) (11a) =

menos 7 qq avos vezes 2 vezes menos 11

(a ab a) = = [(7) (+2) (1)] (a1 + 1 + 1) b = 14a3b

33. e)

menos 2 a x vezes menos 3 meios a x quadrado vezes menos meio a

= (2)

3 meios vezes menos meio

(ax ax2 a) =

=

fração numerador menos 2 vezes 3 vezes menos 1 denominador 2 vezes 2

(a1 + 1 + 1 x1 + 2) =

6 quartos

(a3 x3) = =

3 meios

a3x3

34. a) (16x5) : (4x2) = 4x3, pois 16 : (4) = 4 e x5 : x2 = x5 2 = x3

34. b) (36xy4) : (6xy) = 6y3, pois 36 : (6) = 6, x : x = 1 e y4 : y = y4 1 = y3

34. c) (35a) : (+7a) = 5, pois 35 : 7 = 5 e a : a = 1

34. d)

3 a b ao quadrado dividido por menos 10 quintos igual menos 3 meios a b ao quadrado

, pois

3 dividido por abre parêntese menos 5 décimos fecha parêntese

=

=

3 vezes menos 5 décimos igual menos 3 vezes 5 sobre 10

=

menos fração numerador 3 vezes 5 denominador 2 vezes 5 igual menos 3 meios

e

ab2 : 1 = ab2

34. e)

menos 4 quintos x à quinta y dividido por mais 4 terços x ao quadrado y igual menos 3 quintos x ao cubo

, pois

menos 4 quintos

:

4 terços

= = –

4 quintos

·

3 quartos

=

menos 3 quintos

, x5 : x2 = x3 e y : y = 1

35. Primeiro, adicionamos os termos semelhantes:

5ax2 2ax2 7ax2 = 4ax2 e

1 meio vezes x

+

1 quarto vezes x

=

3 quartos x

Assim:

(5ax2 2ax2 7ax2)

meio x mais 1 quarto x

= (4ax2)

abre parêntese, 3 quartos de x, fecha parêntese.

= =

menos 4 vezes 3 quartos

(a x2 x) = 3 (a x2 + 1) = 3ax3

Agora, substituindo no monômio 3ax3, os valores a = 2 e x = 2, obtemos:

3 2 (2)3 = 3 2 (8) = 48

36. Primeiro, adicionamos os termos semelhantes:

3 quartos x ao cubo y mais 2 terços x ao cubo y menos 1 sexto x ao cubo y

=

5 quartos x ao cubo y

Assim:

abre parentese 3 quartos x ao cubo y mais 2 terços x ao cubo y menos 1 sexto x ao cubo y fecha parentese

:

3 meios x igual abre parentese 5 quartos x ao cubo y fecha parentese dividido por 3 meios de x

Dividindo-se os coeficientes e as partes literais separadamente, temos:

5 meios dividido por 3 meios igual 5 quartos vezes 2 terços igual fração numerador 5 vezes 2 denominador 4 vezes 3

=

10 meios igual fração numerador 5 vezes 2 denominador 6 vezes 2 igual 5 sextos

x3 : x = x3 1 = x2

Portanto,

igual abre parentese 5 quartos x ao cubo y fecha parentese dividido por 3 meios x igual 5 sextos x ao quadrado y

. Substituindo nesse monômio os valores x = 3 e y = 6, obtemos:

5 sextos

(3)2 (6) =

fração numerador 5 vezes quadrado de menos 3 vezes 6 denominador 6 igual fração numerador 5 vezes 9 vezes 6 denominador 6

= 5 9 = 45

37. a) Identificamos no triângulo que a base mede x e a altura mede y. Assim, o semiproduto da medida da base pela altura é

1 meios vezes x y

. Além disso, a área do retângulo é dada pelo produto das medidas de seus dois lados:

(2x)

y sobre 2 igual 2 vezes meio

(x y) = xy

Logo, a soma de ambas as medidas de área é:

1 meio

xy + xy =

3 meios

xy

37. b) Substituindo no monômio

3 meios

xy os valores x = 0,5 e y = 1,2, obtemos:

3 meios

0,5 1,2 = 1,5 0,5 1,2 = 0,9

38. a) Pela figura, percebemos que os lados da piscina medirão 2a e 3a. Logo, a medida da área da piscina é dada pelo produto:

(2a) (3a) = 2 3 (a a) = 6 a1 + 1 = 6a2

38. b) O gramado ocupará a parte do terreno que não é ocupada pela piscina. Percebemos que os lados do terreno medem 5a e 4a (a + 3a + a = 5a e a + 2a + a = 4a). Logo, a medida da área total do terreno é dada pelo produto:

(5a) (4a) = 20a2

Logo, a medida da área de gramado é 14a2, pois:

20a2 6a2 = 14a2

38. c) Substituindo a por 3,2 métros na expressão obtida anteriormente, temos:

14 (3,2)2 = 14 10,24 = 143,36

Logo, 143,36 métros quadrados é a medida da área de grama utilizada.

39. a) (+2x)2 = (+2)2 x2 = 4 x2 = 4x2

39. b) (3a2)3 = (3)3 (a2)3 = (3) (3) (3) a2 3 = 27a6

39. c) (+2x2y)3 = (+2)3 (x2)3 y3 = 8 x2 3 y3 = 8x6y3

39. d) (xy2)4 = (1)4 x4 (y2)4 = 1 x4 y2 4 = x4y8

39. e) (5x4y)1 = 5x4y

39. f)

quadrado de menos metade de a igual menos meio ao quadrado vezes a ao quadrado

=

menos meio vezes menos meio vezes a ao quadrado

=

1 quarto de a ao quadrado

a2

40. A medida de área de um quadrado pode ser calculada elevando-se a medida de seu lado ao quadrado. Desse modo, o quadrado de lado medindo

5 terços de a

tem medida de área igual a

25 nonos de a ao quadrado

, pois:

quadrado de 5 terços de a igual quadrado de 5 terços vezes quadrado de a

=

5 terços vezes 5 terços vezes a ao quadrado
igual 25 nonos a ao quadrado

41. a) A medida de volume de um cubo pode ser calculada elevando-se a medida de seu lado ao cubo (ou seja, à terceira potência). Logo, para um cubo de lado medindo

fração numerador x denominador 2

centímetro, a medida de seu volume será:

cubo de x sobre 2 igual cubo de meio vezes cubo de x

=

1 ao cubo sobre 2 ao cubo vezes x ao cubo igual 1 oitavo de x ao cubo

41. b) A superfície do cubo é composta de seis faces quadradas. A medida da área de cada superfície é dada por:

quadrado de fração x sobre 2 igual quadrado de meio vezes quadrado de x igual 1 quarto vezes x ao quadrado

Como há seis dessas faces, a área total é dada por:

6 vezes 1 quarto de x quadrado igual 6 vezes 1 quarto de x quadrado

=

6 vezes 1 sobre 4; vezes x quadrado

=

3 meios de x quadrado

Pense mais um poucoreticências

Página 97

a) 9 1 + 2 = 9 + 2 = 11

9 12 + 3 = 108 + 3 = 111

9 123 + 4 = .1107 + 4 = .1111

9 .1234 + 5 = .11106 + 5 = .11111

b) Extrapolando o padrão das expressões anteriores, conclui-se que o valor de 9 .12345 + 6 é .111111.

c) 9 .123456 + 7 = ..1111104 + 7 = ..1111111

Para saber mais

Página 100

a) Considerando x = 0,777reticências, temos

10x x = 7,777reticências 0,777reticências 9x = 7,000reticências 9x = 7

x igual a 7 nonos

Logo,

7 nonos

é a fração geratriz.

b) 7,7777reticências = 10 0,7777reticências

Pelo item a, já sabemos que:

0,7777reticências =

7 nonos

Portanto: 7,7777reticências = 10

7 nonos igual 70 nonos

c) Considerando x = 0,525252reticências, temos

100x x = 52,525252… 0,525252reticências 99x = 52,000000reticências 99x = 52

x igual a 52 99 avos

Logo,

52 99 avos

é a fração geratriz.

d) Como 0,525252reticências =

52 99 avos

, temos que:

52,525252reticências = 100

52 99 avos igual 5.200 99 avos

Exercícios complementares

1. Se a dosagem do medicamento Y anterior estava correta, sabe-se que, para ele, a fórmula de iãng foi aplicada com sucesso. Como para o medicamento Y a dose de adulto é de 42 miligramas e a da criança é 14 miligramas, chamando x a idade da criança, podemos escrever:

14 =

x sobre adição de x mais 12

42

Desenvolvendo:

14 =

x sobre adição de x mais 12

42 14 =

fração numerador 42 x, denominador x mais 12

14 (x + 12) = 42x

14x + 168 = 42x 42x 14x = 168 28x = 168

x =

168 28 avos

= 6

Assim, a criança tem 6 anos. A fórmula de iãng, aplicada agora ao medicamento X, fica:

dose de criança =

parentese 6 sobre adição de 6 mais 12 fecha parentese vezes 60 igual 6 18 avos vezes 60 igual 6 sobre produto 6 vezes 3 igual 1 terço de 60

=

igual 1 terço vezes 60.

=

60 terços

= 20

Portanto, a dose é de 20 miligramas. Alternativa b.

2. a) Os lados do retângulo medem 2y centímetros e 10 y centímetros. Assim, o perímetro é dado, em centímetro, por:

10y + 10y + 2y + 2y = 24y

2. b) O retângulo se decompõe em 20 quadrados equivalentes. Como cada quadrado tem lado medindo y centímetro, sua área mede, em centímetros quadrados: y y = y2. Como o retângulo é formado por 20 desses quadrados, 20y2 centímetros quadrados é sua área total.

2. c) A área pintada de amarelo é formada por sete dos quadrados de área medindo y2 centímetro2. Portanto, sua área mede 7y2 centímetros2.

3. a) (3x) + (8x) = 3x 8x = 11x

3. b) (12y) + (+6y) = 12y + 6y = 6y

3. c) (+5ab) (7ab) = 5ab + 7ab = 12ab

3. d) (+2xy) + (+13xy) = 2xy + 13xy = 15xy

4. a) 13,75 = 13,75

100 centésimos igual 1.375 centésimos igual 55 quartos

x = 12,833reticências 10x = 128,333reticências 10x x = 128,333reticências 12,833reticências 9x = 115,5 9x =

1.155 décimos

x =

fração numerador 1.155, denominador 10 vezes 9

x =

77 sextos

Assim:

13,65 +

3 quartos

12,8333reticências =

55 quartos mais 3 quartos menos 77 sextos

=

fração numerador 165 mais 9 menos 154 denominador 12

=

20 12 avos igual 5 terços

4. b) x = 14,166reticências 10x = 141,666reticências

10x x = 141,666reticências 14,166reticências 9x = 127,5

9x =

1.275 décimos

x =

fração numerador 1.275, denominador 10 vezes 9

x =

85 sextos

Assim:

(14,1666reticências)

7 quintos dividido por 5 terços igual 85 sextos vezes 7 terços dividido por 5 terços

= =

85 sextos vezes 7 terços dividido por 5 terços

=

85 sextos vezes 7 quintos

=

fração numerador 5 vezes 17 vezes 7, denominador 6 vezes 5

=

fração numerador 7 vezes 7, denominador 6 igual 119 sextos

5. a) 12a + 9a + 5a = 12a + 14a = 2a

5. b) 15y 10y 6y = 15y 16y = y

5. c)

menos 3 quartos a x mais 1 terço a x menos meio a x

=

fração numerador menos 9 mais 4 menos 6 denominador 12

ax =

menos 11 12 avos vezes a x

6. a) (+2x) (+3x2) = 2 3 (x x2) = 6 x1 + 2 = 6x3

6. b) (3y) (4y2) = (3) 4 (y y2) = 12 y1 + 2 = 12y3

6. c) (4x2y) (3xy2) = (4) (3) (x2y xy2) = 12 (x2 + 1 y1 + 2) = 12x3y3

6. d) (5ab) (+3a) = (5) (3) (ab a) = 15 (a1 + 1 b) = 15 a2b

7. a) Como 20 : 4 = 5 e

a5 : a2 = a5 2 = a3, temos: (20a5) : (+4a2) = 5a3

7. b) Como 3 : 4 =

3 quartos

e

(xy3) : y = xy3 1 = xy2, temos: (+3xy3) : (4y) =

3 quartos

xy2

7. c) Como 24 : 4 = 6 e

(a3b2) : ab = a3 1b2 1 = a2b, temos:

(24a3b2) : (4ab) = 6a2b

7. d) Como 3,2 : 0,5 = 6,4 e

(a3b) : a = a3 1b = a2b, temos: (3,2a3b) : (0,5a) = 6,4a2b

8. a) (3x2y3)2 = (3)2 (x2)2 (y3)2 = 9 x2 2 y3 2 = 9x4y6

8. b)

parentese 6 terços a ao quadrado b a quarta fecha parentese ao cubo

= (2a2b4)3 = (2)3 (a2)3 (b4)3 =

= 8 a2 3 b4 3 = 8a6b12

8. c)

quadrado de menos 2 quintos de x igual quadrado de menos 2 quintos vezes x ao quadrado igual 4 25 avos de x ao quadrado

8. d) (0,4a)3 = (0,4)3 a3 = 0,064a3

Verificando

5. 2x2 + 8xy 3y2 + y2 + 2x2 5xy + x2y =

= 2x2 + 2x2 3y2 + y2 + 8xy 5xy + x2y =

= 2y2 + 3xy + x2y

Alternativa c.

6. Comparando as partes literais, temos:

6. a) Ambas são iguais a a2b.

6. b) ab b

6. c) x3 x

6. d) m2n3 m3n2

Alternativa a.

7. Como a quadra é retangular, a medida de sua área é dada pelo produto:

(8b)

9 meios a ao quadrado b

= 8

9 meios

(b a2b) =

fração numerador 8 vezes 9 denominador 2

(a2 b1 + 1) = 36a2b2

Alternativa a.

8.

quinta potência de 2 terços de x y ao cubo é igual 2 terços à quinta vezes x à quinta vezes y ao cubo à quinta igual fração numerador 2 à quinta, denominador 3 à quinta vezes x à quinta vezes y elevado ao produto entre 3 e 5

=

igual 32 243 avos vezes x à quinta vezes y elevado a 15 igual 32 243 avos x à quinta y à décima quinta

=

32 243 avos

x5y15

Alternativa b.

9. A medida do volume de um prisma é dada pelo produto entre as medidas da área da base e da altura. Se a base é quadrada, a medida de sua área é igual ao quadrado da medida das arestas dessa base. Assim, temos:

quadrado de meio a b c ao cubo

=

meio ao quadrado

a2 b2 (c3) 2 =

1 quarto

a2 b2 c3 2 =

1 quarto

a2b2c6

Como nos foi dada a medida de volume

3 16 avos a ao quadrado b à quarta c à sétima

considerando h a medida da altura, temos:

3 16 avos

a2b4c7 =

1 quarto a quadrado b ao quadrado c à sexta

h

3 16 avos de a ao quadrado b à quarta c à sétima

:

1 quarto a ao quadrado b ao quadrado c à sexta

=

=

3 16 avos dividido por 4

(a2 : a2) (b4 : b2) (c7 : c6)

h =

3 16 avos vezes 4

1 b4 2 c7 6 h =

fração numerador 3 vezes 4, denominador 4 vezes 4

b2 c1

h =

3 quartos

b2c

Alternativa c.