Parte 4
• Habilidades trabalhadas no capítulo
( ê éfe zero oito ême ah zero cinco) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
( ê éfe zero oito ême ah zero seis) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
( ê éfe zero oito ême ah um um) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
O foco deste capítulo é a Unidade Temática Álgebra, no qual se amplia o trabalho já feito no 7º ano com expressões algébricas ( ê éfe zero sete ême ah um três e ê éfe zero sete ême ah um cinco). Este é o primeiro capítulo do livro em que esse estudo será desenvolvido, envolvendo as noções de variável e incógnita, valor numérico de expressões algébricas, operações com monômios, entre outros; assim, desenvolve-se a habilidade ( ê éfe zero oito ême ah zero seis), além de promover articulação com a Unidade Temática Grandezas e medidas, e utiliza‑se a noção de área de retângulos associada a expressões algébricas.
Abordam-se em uma seção Pense mais um pouco... a busca de regularidades em sequências, mobilizando aspectos da habilidade ( ê éfe zero oito ême ah um um) e, na seção Para saber mais, um procedimento algébrico para determinar a fração geratriz de uma dízima periódica, nesse caso articulando-se com a Unidade Temática Números e desenvolvendo a habilidade ( ê éfe zero oito ême ah zero cinco).
• Comentários e resoluções
Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.
Exercícios propostos
1. Em um dos pratos da balança, temos 900 gramas, pois 200 + 200 + 500 = 900. No outro, temos cinco vezes a massa x de cada maçã, ou seja, 5x. Se a balança está em equilíbrio, as massas em ambos os pratos são iguais. Assim:
5x = 900
2. a) A diferença entre x e y é dada por: x – y
2. b) O triplo do número n é 3n. Assim, a soma de m com o triplo do número n é: m + 3n
2. c) O quociente do número a pelo número b é:
a sobre b2. d) A adição de a e b é a + b. As parcelas dessa adição são cada um dos termos a e b. Assim, trocar a sua ordem significa fazer b + a. Dizer que essa troca de ordem não altera a soma significa dizer que ambas as operações resultam iguais:
a + b = b + a
2. g) O cubo de um número y é representado por: y³
3. a) Por convenção, sabemos que os algarismos lidos da direita para a esquerda representam unidades, dezenas, centenas e milhares, respectivamente. Assim, d é o algarismo das unidades, c o das dezenas, b o das centenas e a o dos milhares.
4. Observa-se que a divisão com resto corresponde a: dividendo = quociente ⋅ divisor + resto
Nesse caso, o resto pode assumir qualquer valor entre 0 e uma unidade a menos do que o divisor. Assim, se o divisor é x, o maior valor possível para o resto é x – 1. Queremos determinar o dividendo conhecendo o quociente y, o divisor x e o resto x – 1. Logo, temos:
xy + (x – 1) = xy + x – 1
7. a) A medida do perímetro de uma figura corresponde à soma das medidas dos lados.
Desse modo, para a figura dada, a soma da medida corresponde a: 5a + 5a + 2a + 2a = 14a
7. b) Substituindo a = 3,6 na expressão 14a, obtém-se:
14 ⋅ 3,6 = 50,4
7. c) A figura se decompõe em dez quadrados congruentes. Como cada quadrado tem medida de lado a, a medida de sua área é a2, pois a ⋅ a = a2. Como a figura é formada por dez desses quadrados, sua área total é dez vezes esse valor: 10a2
7. d) Substituindo a = 5 na expresão 10a2, obtém-se:
10 ⋅ (5)2 = 10 ⋅ 25 = 250
8. a) Substituindo
a igual 5 meiose
b igual 2 terços, temos:
2a + 3b = 2 ⋅
5 sobre 2 mais 3 vezes 2 terços igual fração, numerador 2 vezes 5, denominador 2, mais, fração, numerador 3 vezes 2, denominador 3= 5 + 2 = 7
8. b) Substituindo x = –5 em x2 + 2x, temos:
(– 5)2 + 2 ⋅ (– 5) = 25 – 10 = 15
8. c) Substituindo x = 4 e y = 2, temos:
8. d) Substituindo a = 2, b = –10 e c = 12, temos:
=
fração numerador 2 vezes menos 10 mais raiz da diferença entre 10 ao quadrado e produto 4 vezes 2 vezes 12 denominador 2 vezes 2=
=
fração numerador menos 20 mais raiz da diferença de 100 menos produto 8 vezes 12 denominador 4=
fração numerador menos 20 mais raiz da diferença 100 menos 96 denominador 4= =
fração numerador menos 20 mais raiz de 4 denominador 4=
fração numerador menos 20 mais 2 denominador 4=
menos 18 quartos=
menos 9 meios9. Este é um exercício com infinitas respostas possíveis. A ideia é levar os estudantes a perceber que cada escolha de valor de y determina um único valor de x, pois x2 – y = 0 é o mesmo que y = x2. Assim, x = 0 e y = 0, ou x = 1 e y = 1, ou x = –1 e y = 1, ou x = –17 e y = 289 são algumas possibilidades de resposta.
10. Uma fração não tem valor numérico determinado quando seu denominador for zero, pois não é possível dividir por zero.
10. a) Igualando o denominador a zero, segue que a + 5 = 0. Resolvendo a equação, temos:
a + 5 = 0 ⇒ a = –5
10. b) Igualando o denominador a zero, segue que 2a – 4 = 0. Resolvendo a equação, temos:
2a – 4 = 0 ⇒ 2a = 4 ⇒ a =
4 meios⇒ a = 2
11. a) Igualando o denominador a zero, segue que a – b = 0. Resolvendo a equação, temos:
a – b = 0 ⇒ a = b
11. b) Igualando o denominador a zero, segue que 2a + 3b = 0.
Resolvendo a equação, temos:
2a + 3b = 0 ⇒ 2a = –3b ⇒ a =
menos, fração, numerador 3b, denominador 2.
12. a) Se a = 1, temos: 1 = B · C
Como a, B e C são números naturais, para que essa igualdade seja verdadeira, B e C devem ser iguais a 1.
12. b) Se a = 0, temos: 0 = B · C
Como a, B e C são números naturais, para que essa igualdade seja verdadeira, B ou C deve ser igual a 0.
13. a) Se José cobra R$ 6,00seis reais por quilômetro rodado, a cada x quilômetros rodados ele acrescenta à taxa inicial de R$ 50,00cinquenta reais o valor de 6 vezes x. Assim, o preço é dado pela expressão 50 + 6x.
13. b) Um frete de 6 quilômetros significa utilizar x = 6 em 50 + 6x. Portanto, José cobra 86 reais pois: 50 + 6 ⋅ 6 = 50 + 36 = 86
14. a) Aqui, é preciso reconhecer os dados e relacioná-los ao enunciado: 100 uáts é a potência da lâmpada (p = 100). O uso é de 3 horas por dia (h = 3). Por fim, é pedido o consumo referente a um número de dias igual a 30 (d = 30). Portanto:
= 9
Logo, o consumo é de 9 quilouótis hora.
14. b) Novamente, é preciso reconhecer os dados e relacioná-los ao enunciado: .4000 uáts é a potência do chuveiro (p = .4000). O uso é de uma hora por dia (h = 1). Por fim, é pedido o consumo referente a um número de dias igual a 30 (d = 30). Portanto:
= 120
Logo, o consumo é de 120 kWh.
15. O valor numérico da expressão não pode ser ímpar, pois ela é da fórma 2x + 4y. Sabemos que, ao multiplicar por 2 (e, consequentemente, também por 4) qualquer número, o resultado é sempre par, bem como a soma de dois números pares é sempre par.
16. a) Substituindo x = 6, na expressão:
=
fração numerador 3 vezes 6 ao quadrado menos 12 denominador produto entre 6 mais 2 e 6 menos 2=
fração numerador 3 vezes 36 menos 12 denominador 8 vezes 4=
= 3
Substituindo x = –4, obtém-se:
=
fração numerador 3 vezes menos 4 ao quadrado menos 12 denominador produto entre menos 4 mais 2 e menos 4 menos 2=
fração numerador 3 vezes 16 menos 12 denominador menos 2 vezes menos 6=
=
fração numerador 48 menos 12 denominador 12= 3
Substituindo
x igual 2 terços, obtém-se:
=
fração numerador 3 vezes quadrado de 2 terços menos 12 denominador produto entre 2 terços mais 2 e 2 terços menos 2= =
fração numerador 3 vezes 4 nonos menos 12 denominador produto entre 2 terços mais 6 terços e 2 terços menos 6 terços=
fração numerador 1 nono de 3 vezes 4 menos 12 denominador produto entre 1 terços de 2 mais 6 e 1 terços de 2 menos 6= =
fração numerador 12 nonos menos 12 denominador 8 terços vezes menos 4 terços=
fração numerador 12 nonos menos 108 nonos denominador fração 8 vezes menos 4 sobre 3 vezes 3, igual, fração numerador fração numerador 12 menos 108, denominador nove, fim da fração denominador fração menos 32 nonos.= =
menos 96 nonos sobre menos 32 nonos=
96 nonos vezes 9 32 avos igual 96 32 avos= 3
Substituindo
x igual menos 3 meios, obtém-se:
=
fração numerador 3 vezes menos 3 meios ao quadrado menos 12 denominador produto entre menos 3 meios mais 2 e menos 3 meios menos 2= =
fração numerador 3 vezes 9 quartos menos 12 denominador produto entre menos 3 meios mais 4 meios e menos 3 meios menos 4 meios=
fração numerador 3 vezes 9 sobre 4 menos 12 denominador produto entre 1 meio de menos 3 mais 4 e 1 meios de menos 3 menos 4= =
fração numerador 27 quartos menos 12 denominador meio vezes menos 7 meios=
fração numerador 27 quartos menos 48 quartos denominador 1 vezes menos 7 sobre 2 vezes 2=
fração numerador 1 quarto da diferença entre 27 e 48 denominador menos 7 quartos= =
menos 21 quartos sobre menos 7 quartos igual menos 21 quartos sobre menos 7 quartos=
21 quartos sobre 7 quartos igual 21 quartos vezes 4 sétimos=
21 sétimos= 3
16. b) Uma fração apenas não tem valor numérico quando seu denominador é zero, pois não é possível dividir por zero. Por outro lado, um produto de dois fatores só é zero se pelo menos um dos dois for zero. Assim, os valores de x para os quais não existe o valor numérico da expressão são aqueles para os quais um dos fatores do denominador se anula. Como os fatores são x + 2 e x – 2, temos as condições x + 2 = 0 e x – 2 = 0, que são resolvidas por x = –2 e x = 2, respectivamente.
16. d) Sim, pois 3x2 – 12 = 3x2 – 3 ⋅ 4 = 3 ⋅ (x2 – 4) e, ainda, (x + 2) ⋅ (x – 2) = x2 – 4 (produto notável). Assim, essa expressão vale sempre 3.
17. Resposta pessoal. Algumas questões que podem ser abordadas pelos estudantes são expressões que definem o custo de alguma fatura em termos do consumo ou a média final em termos das notas intermediárias.
18. a) A expressão 2x + 5 não pode ser considerada um monômio por envolver a operação de adição.
18. b) A expressão
2 vezes fração a sobre bnão pode ser considerada um monômio por envolver uma variável no denominador.
19. Recordando de que o coeficiente é a parte numérica do monômio, ou seja, tudo o que não é variável (ou incógnita), tem-se:
19. a) O coeficiente de –2xy é –2.
19. b) O coeficiente de
3 quintos vezes aé
3 quintos.
19. e) O coeficiente de
fração numerador x y ao quadrado denominador 5 igual 1 quinto vezes x y ao quadradoé
1 quinto.
19. f) O coeficiente de
a sobre 3 igual menos 1 terço de aé
menos 1 terço.
20. a) Como a metade de x é obtida dividindo x por 2, a quantidade de selos de Glaucia é a quantidade x de selos de João dividida por 2, ou seja,
x sobre 2.
20. b) Como o dobro de x é obtido multiplicando x por 2, a quantidade de selos de Ricardo é a quantidade x de selos de João multiplicada por 2, ou seja, 2x.
20. c) Como dois terços de x são obtidos multiplicando x por
2 terços, a quantidade de selos de Gabriel é a quantidade x de selos de João multiplicada por
2 terços, ou seja,
2 terços x.
22. a) A medida do perímetro é dada por:
7x + 7x + 5x + 5x = 24x
22. b) Substituindo x = 1,2 na expressão 24x, obtém-se 28,8, pois: 24 ⋅ 1,2 = 28,8
22. c) A figura se decompõe em 35 quadrados congruentes (7 ⋅ 5 = 35). Como cada quadrado tem lado de medida x, sua área mede x2 (x ⋅ x = x2). Como a figura é formada por 35 desses quadrados, 35x2 é a medida de sua área total.
22. d) Substituindo x = 4,5 na expressão 35x2, obtém-se 708,75, pois: 35 ⋅ (4,5)2 = 35 ⋅ 20,25 = 708,75
23. Recordando que monômios são semelhantes quando apresentam mesma parte literal, temos:
23. a) 4x e –7x são semelhantes, pois apresentam mesma parte literal x.
23. b) 5ab, 3ab e 2ab são semelhantes, pois apresentam mesma parte literal A bê.
23. c)
fração numerador a denominador 3e 5a são semelhantes, pois apresentam mesma parte literal a.
23. d) 2a e 2b não são semelhantes, pois apresentam partes literais diferentes, a ≠ b.
23. e) 8a2 e –5a não são semelhantes, pois apresentam partes literais diferentes, a2 ≠ a.
23. f) –6, –2 e 10,4 são semelhantes, pois os três não apresentam parte literal.
23. g) 7x2y e 9xy2 não são semelhantes, pois apresentam partes literais diferentes, x2y ≠ xy2 (as potências em x e y não são as mesmas).
23. h) 12xy e –21yx são semelhantes, pois suas partes literais são as mesmas, xy e yx, que são equivalentes, pois a ordem dos fatores não altera o produto.
24. a) A medida do perímetro é dada por:
3x + 3x + 3x + 3x = 4 ⋅ (3x) = 12x
Já a medida da área de um quadrado é dada por:
(3x)2 = 32x2 = 9x2
24. b) Os monômios 12x e 9x2 não são semelhantes, pois não têm a mesma parte literal: x ≠ x2.
25. Resposta pessoal. Algumas questões que podem ser abordadas pelos estudantes são expressões que definem o valor final de alguma fatura em termos de alguma outra variável.
27. a) (–10x) + (+6x) = –10x + 6x = –4x
27. b) (0,8x2y) + (–3,5x2y) = 0,8x2y – 3,5x2y = –2,7x2y
27. c)
menos 2 quintos a b mais menos 3 décimos a b=
menos 7 décimos a b27. d) (–9ay) – (–3ay) = –9ay + 3ay = –6ay
27. e) Se x =
0,2 com período 2, então 10x =
2,2 com período 2; assim, temos:
10x – x =
dízima 2,2, de período 2, menos, dízima 0,2, de período 2= 9x = 2
Ou seja,
0,2 com período 2tem como fração geratriz
2 nonos. Analogamente,
dízima 0,5, de período 2tem como fração geratriz
5 nonos.
Portanto, como:
=
igual 2 nonos mais 5 nonos igual fração numerador 2 mais 5, denominador 9 igual 7 nonossegue que:
dízima 0,2 com período 2 vezes a ao cubo, menos, menos dízima 0,5 com perído 5 a ao cubo, igual 7 nonos a ao cubo28. A medida do segmento
A Bé dada por:
AB = AC + CD + DE + EB = y + 2y +
3 meios y mais 5 quartos y igual 23 quartos y29. Seja x a quantidade vendida no primeiro mês. Então, no segundo mês, vendeu–se o dobro de x, isto é, 2x. Assim, ao longo dos dois primeiros meses, a quantidade total vendida foi de 3x. De acordo com o enunciado, no terceiro mês, vendeu-se o triplo disso. Ou seja:
3 ⋅ (3x) = 9x
Portanto, x + 2x + 9x = 12x é o total das vendas.
30. A medida do segmento
M Pé dada por: MN = MP + MN. Portanto:
6,5x = MP + 2,3x
MP = 6,5x – 2,3x = 4,2x
31. a) –4xy + 6xy – 5xy = 6xy – 9xy = –3xy
31. b) 5a3 + 7a3 – 9a3 + 3a3 = 15a3 – 9a3 = 6a3
31. c) –3x – 5x + 2x – x + 4x = 6x – 9x = –3x
31. d)
3 meios x quadrado mais 2 terços x quadrado menos 7 sextos x quadrado=
1 sexto da adição entre 9, 4 e menos 7. Vezes x.x2 = x2
31. e) m3n2 +
4 quintosm3n2 –
5 terçosm3n2 –
1 nonom3n2 =
=
fração numerador 45 mais 36 menos 75 menos 5 denominador 45m3n2 =
1 45 avosm3n2
33. a) (4a2x3) ⋅ (–5ax2) = 4 ⋅ (–5) ⋅ (a2x3 ⋅ax2) = (–20) ⋅ (a2 + 1x3 + 2) = –20a3x5
33. b) (–6xy) ⋅ (–3y) = (–6) ⋅ (–3) ⋅ (xy ⋅ y) = 18 ⋅ x ⋅ y1 + 1 = 18xy2
33. c) (0,5x) ⋅ (2,4x2) = 0,5 ⋅ 2,4 ⋅ (x ⋅ x2) = 1,2 ⋅ x1 + 2 = 1,2x3
33. d)
menos 7 avos vezes a⋅ (+2ab) ⋅ (–11a) =
menos 7 qq avos vezes 2 vezes menos 11⋅ (a ⋅ ab ⋅ a) = = [(–7) ⋅ (+2) ⋅ (–1)] ⋅ (a1 + 1 + 1) ⋅ b = 14a3b
33. e)
menos 2 a x vezes menos 3 meios a x quadrado vezes menos meio a= (–2) ⋅
3 meios vezes menos meio⋅ (ax ⋅ ax2 ⋅ a) =
=
fração numerador menos 2 vezes 3 vezes menos 1 denominador 2 vezes 2⋅ (a1 + 1 + 1 ⋅ x1 + 2) =
6 quartos⋅ (a3 ⋅ x3) = =
3 meiosa3x3
34. a) (16x5) : (–4x2) = –4x3, pois 16 : (–4) = –4 e x5 : x2 = x5 ‒ 2 = x3
34. b) (36xy4) : (–6xy) = –6y3, pois 36 : (–6) = –6, x : x = 1 e y4 : y = y4 ‒1 = y3
34. c) (–35a) : (+7a) = –5, pois –35 : 7 = –5 e a : a = 1
34. d)
3 a b ao quadrado dividido por menos 10 quintos igual menos 3 meios a b ao quadrado, pois
3 dividido por abre parêntese menos 5 décimos fecha parêntese=
=
3 vezes menos 5 décimos igual menos 3 vezes 5 sobre 10=
menos fração numerador 3 vezes 5 denominador 2 vezes 5 igual menos 3 meiose
ab2 : 1 = ab2
34. e)
menos 4 quintos x à quinta y dividido por mais 4 terços x ao quadrado y igual menos 3 quintos x ao cubo, pois
menos 4 quintos:
4 terços= = –
4 quintos·
3 quartos=
menos 3 quintos, x5 : x2 = x3 e y : y = 1
35. Primeiro, adicionamos os termos semelhantes:
5ax2 – 2ax2 – 7ax2 = – 4ax2 e
1 meio vezes x+
1 quarto vezes x=
3 quartos xAssim:
(5ax2 – 2ax2 – 7ax2) ⋅
meio x mais 1 quarto x= (–4ax2) ⋅
abre parêntese, 3 quartos de x, fecha parêntese.= =
menos 4 vezes 3 quartos⋅ (a ⋅ x2 ⋅ x) = –3 ⋅ (a ⋅ x2 + 1) = –3ax3
Agora, substituindo no monômio –3ax3, os valores a = 2 e x = –2, obtemos:
–3 ⋅ 2 ⋅ (–2)3 = –3 ⋅ 2 ⋅ (–8) = 48
36. Primeiro, adicionamos os termos semelhantes:
=
5 quartos x ao cubo y
Assim:
:
3 meios x igual abre parentese 5 quartos x ao cubo y fecha parentese dividido por 3 meios de xDividindo-se os coeficientes e as partes literais separadamente, temos:
=
10 meios igual fração numerador 5 vezes 2 denominador 6 vezes 2 igual 5 sextosx3 : x = x3 ‒ 1 = x2
Portanto,
igual abre parentese 5 quartos x ao cubo y fecha parentese dividido por 3 meios x igual 5 sextos x ao quadrado y. Substituindo nesse monômio os valores x = –3 e y = 6, obtemos:
⋅ (–3)2 ⋅ (6) =
fração numerador 5 vezes quadrado de menos 3 vezes 6 denominador 6 igual fração numerador 5 vezes 9 vezes 6 denominador 6= 5 ⋅ 9 = 45
37. a) Identificamos no triângulo que a base mede x e a altura mede y. Assim, o semiproduto da medida da base pela altura é
1 meios vezes x y. Além disso, a área do retângulo é dada pelo produto das medidas de seus dois lados:
(2x) ⋅
y sobre 2 igual 2 vezes meio⋅ (x ⋅ y) = xy
Logo, a soma de ambas as medidas de área é:
xy + xy =
3 meiosxy
37. b) Substituindo no monômio
3 meiosxy os valores x = 0,5 e y = 1,2, obtemos:
⋅ 0,5 ⋅ 1,2 = 1,5 ⋅ 0,5 ⋅ 1,2 = 0,9
38. a) Pela figura, percebemos que os lados da piscina medirão 2a e 3a. Logo, a medida da área da piscina é dada pelo produto:
(2a) ⋅ (3a) = 2 ⋅ 3 ⋅ (a ⋅ a) = 6 ⋅ a1 + 1 = 6a2
38. b) O gramado ocupará a parte do terreno que não é ocupada pela piscina. Percebemos que os lados do terreno medem 5a e 4a (a + 3a + a = 5a e a + 2a + a = 4a). Logo, a medida da área total do terreno é dada pelo produto:
(5a) ⋅ (4a) = 20a2
Logo, a medida da área de gramado é 14a2, pois:
20a2 – 6a2 = 14a2
38. c) Substituindo a por 3,2 métros na expressão obtida anteriormente, temos:
14 ⋅ (3,2)2 = 14 ⋅ 10,24 = 143,36
Logo, 143,36 métros quadrados é a medida da área de grama utilizada.
39. a) (+2x)2 = (+2)2 ⋅ x2 = 4 ⋅ x2 = 4x2
39. b) (–3a2)3 = (–3)3 ⋅ (a2)3 = (–3) ⋅ (–3) ⋅ (–3) ⋅ a2 ⋅ 3 = –27a6
39. c) (+2x2y)3 = (+2)3 ⋅ (x2)3 ⋅ y3 = 8 ⋅x2 ⋅ 3 ⋅ y3 = 8x6y3
39. d) (–xy2)4 = (–1)4 ⋅ x4 ⋅ (y2)4 = 1 ⋅ x4 ⋅ y2 ⋅ 4 = x4y8
39. e) (–5x4y)1 = –5x4y
39. f)
quadrado de menos metade de a igual menos meio ao quadrado vezes a ao quadrado⋅ =
menos meio vezes menos meio vezes a ao quadrado=
1 quarto de a ao quadradoa2
40. A medida de área de um quadrado pode ser calculada elevando-se a medida de seu lado ao quadrado. Desse modo, o quadrado de lado medindo
5 terços de atem medida de área igual a
25 nonos de a ao quadrado, pois:
=
5 terços vezes 5 terços vezes a ao quadrado igual 25 nonos a ao quadrado41. a) A medida de volume de um cubo pode ser calculada elevando-se a medida de seu lado ao cubo (ou seja, à terceira potência). Logo, para um cubo de lado medindo
fração numerador x denominador 2centímetro, a medida de seu volume será:
=
1 ao cubo sobre 2 ao cubo vezes x ao cubo igual 1 oitavo de x ao cubo41. b) A superfície do cubo é composta de seis faces quadradas. A medida da área de cada superfície é dada por:
Como há seis dessas faces, a área total é dada por:
=
6 vezes 1 sobre 4; vezes x quadrado=
3 meios de x quadradoPense mais um pouco reticências
Página 97
a) 9 ⋅ 1 + 2 = 9 + 2 = 11
9 ⋅ 12 + 3 = 108 + 3 = 111
9 ⋅ 123 + 4 = .1107 + 4 = .1111
9 ⋅ .1234 + 5 = .11106 + 5 = .11111
b) Extrapolando o padrão das expressões anteriores, conclui-se que o valor de 9 ⋅ .12345 + 6 é .111111.
c) 9 ⋅ .123456 + 7 = ..1111104 + 7 = ..1111111
Para saber mais
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a) Considerando x = 0,777 reticências, temos
10x – x = 7,777 reticências – 0,777 reticências ⇒ ⇒ 9x = 7,000 reticências ⇒ 9x = 7 ⇒
x igual a 7 nonosLogo,
7 nonosé a fração geratriz.
b) 7,7777 reticências = 10 ⋅ 0,7777 reticências
Pelo item a, já sabemos que:
0,7777 reticências =
7 nonosPortanto: 7,7777 reticências = 10 ⋅
7 nonos igual 70 nonosc) Considerando x = 0,525252 reticências, temos
100x – x = 52,525252… – 0,525252 reticências ⇒ 99x = 52,000000 reticências ⇒ ⇒ 99x = 52 ⇒
x igual a 52 99 avosLogo,
52 99 avosé a fração geratriz.
d) Como 0,525252 reticências =
52 99 avos, temos que:
52,525252 reticências = 100 ⋅
52 99 avos igual 5.200 99 avosExercícios complementares
1. Se a dosagem do medicamento Y anterior estava correta, sabe-se que, para ele, a fórmula de iãng foi aplicada com sucesso. Como para o medicamento Y a dose de adulto é de 42 miligramas e a da criança é 14 miligramas, chamando x a idade da criança, podemos escrever:
14 =
x sobre adição de x mais 12⋅ 42
Desenvolvendo:
14 =
x sobre adição de x mais 12⋅ 42 ⇒ 14 =
fração numerador 42 x, denominador x mais 12⇒ 14 ⋅ (x + 12) = 42x ⇒
⇒ 14x + 168 = 42x ⇒ 42x – 14x = 168 ⇒ 28x = 168 ⇒
⇒ x =
168 28 avos= 6
Assim, a criança tem 6 anos. A fórmula de iãng, aplicada agora ao medicamento X, fica:
dose de criança =
parentese 6 sobre adição de 6 mais 12 fecha parentese vezes 60 igual 6 18 avos vezes 60 igual 6 sobre produto 6 vezes 3 igual 1 terço de 60=
=
60 terços= 20
Portanto, a dose é de 20 miligramas. Alternativa b.
2. a) Os lados do retângulo medem 2y centímetros e 10 y centímetros. Assim, o perímetro é dado, em centímetro, por:
10y + 10y + 2y + 2y = 24y
2. b) O retângulo se decompõe em 20 quadrados equivalentes. Como cada quadrado tem lado medindo y centímetro, sua área mede, em : centímetros quadrados y ⋅ y = y2. Como o retângulo é formado por 20 desses quadrados, 20y2 centímetros quadrados é sua área total.
2. c) A área pintada de amarelo é formada por sete dos quadrados de área medindo y2 centímetro2. Portanto, sua área mede 7y2 centímetros2.
3. a) (–3x) + (–8x) = –3x – 8x = –11x
3. b) (–12y) + (+6y) = –12y + 6y = –6y
3. c) (+5ab) – (–7ab) = 5ab + 7ab = 12ab
3. d) (+2xy) + (+13xy) = 2xy + 13xy = 15xy
4. a) 13,75 = 13,75 ⋅
100 centésimos igual 1.375 centésimos igual 55 quartosx = 12,833 reticências ⇒ 10x = 128,333 reticências ⇒ 10x – x = 128,333 reticências –12,833 reticências ⇒ ⇒ 9x = 115,5 ⇒ 9x =
1.155 décimos
⇒ x =
fração numerador 1.155, denominador 10 vezes 9⇒ x =
77 sextos
Assim:
13,65 +
3 quartos– 12,8333 reticências =
55 quartos mais 3 quartos menos 77 sextos=
fração numerador 165 mais 9 menos 154 denominador 12=
20 12 avos igual 5 terços4. b) x = 14,166 reticências ⇒ 10x = 141,666 reticências ⇒
⇒ 10x – x = 141,666 reticências – 14,166 reticências ⇒ 9x = 127,5 ⇒
⇒ 9x =
1.275 décimos⇒ x =
fração numerador 1.275, denominador 10 vezes 9⇒ x =
85 sextosAssim:
(14,1666 reticências) ⋅
7 quintos dividido por 5 terços igual 85 sextos vezes 7 terços dividido por 5 terços= =
85 sextos vezes 7 terços dividido por 5 terços=
85 sextos vezes 7 quintos=
fração numerador 5 vezes 17 vezes 7, denominador 6 vezes 5=
fração numerador 7 vezes 7, denominador 6 igual 119 sextos5. a) –12a + 9a + 5a = –12a + 14a = 2a
5. b) 15y – 10y – 6y = 15y – 16y = –y
5. c)
menos 3 quartos a x mais 1 terço a x menos meio a x=
fração numerador menos 9 mais 4 menos 6 denominador 12ax =
menos 11 12 avos vezes a x6. a) (+2x) ⋅ (+3x2) = 2 ⋅ 3 ⋅ (x ⋅ x2) = 6 ⋅ x1 + 2 = 6x3
6. b) (–3y) ⋅ (4y2) = (–3) ⋅ 4 ⋅ (y ⋅ y2) = –12 ⋅ y1 + 2 = –12y3
6. c) (–4x2y) ⋅ (–3xy2) = (–4) ⋅ (–3) ⋅ (x2y ⋅ xy2) = 12 ⋅ (x2 + 1 ⋅ y1 + 2) = 12x3y3
6. d) (–5ab) ⋅ (+3a) = (–5) ⋅ (3) ⋅ (ab ⋅ a) = –15 ⋅(a1 + 1 ⋅ b) = –15 a2b
7. a) Como –20 : 4 = –5 e
a5 : a2 = a5 ‒ 2 = a3, temos: (–20a5) : (+4a2) = –5a3
7. b) Como 3 : 4 =
3 quartose
(xy3) : y = xy3 ‒ 1 = xy2, temos: (+3xy3) : (4y) =
3 quartosxy2
7. c) Como –24 : 4 = –6 e
(a3b2) : ab = a3 ‒ 1b2 ‒ 1 = a2b, temos:
(–24a3b2) : (4ab) = –6a2b
7. d) Como –3,2 : 0,5 = –6,4 e
(a3b) : a = a3 ‒ 1b = a2b, temos: (–3,2a3b) : (0,5a) = 6,4a2b
8. a) (–3x2y3)2 = (–3)2 ⋅ (x2)2 ⋅ (y3)2 = 9 ⋅ x2 ⋅ 2 ⋅ y3 ⋅ 2 = 9x4y6
8. b)
parentese 6 terços a ao quadrado b a quarta fecha parentese ao cubo= (2a2b4)3 = (2)3 ⋅ (a2)3 ⋅ (b4)3 =
= 8 ⋅ a2 ⋅ 3 ⋅ b4 ⋅ 3 = 8a6b12
8. c)
quadrado de menos 2 quintos de x igual quadrado de menos 2 quintos vezes x ao quadrado igual 4 25 avos de x ao quadrado
8. d) (–0,4a)3 = (–0,4)3 ⋅ a3 = –0,064a3
Verificando
5. –2x2 + 8xy – 3y2 + y2 + 2x2 – 5xy + x2y =
= –2x2 + 2x2 – 3y2 + y2 + 8xy – 5xy + x2y =
= –2y2 + 3xy + x2y
Alternativa c.
6. Comparando as partes literais, temos:
6. a) Ambas são iguais a a2b.
6. b) ab ≠ b
6. c) x3 ≠ x
6. d) m2n3 ≠ m3n2
Alternativa a.
7. Como a quadra é retangular, a medida de sua área é dada pelo produto:
(8b) ⋅
9 meios a ao quadrado b= 8 ⋅
9 meios⋅ (b ⋅ a2b) =
fração numerador 8 vezes 9 denominador 2⋅ (a2 ⋅ b1 + 1) = 36a2b2
Alternativa a.
8.
quinta potência de 2 terços de x y ao cubo é igual 2 terços à quinta vezes x à quinta vezes y ao cubo à quinta igual fração numerador 2 à quinta, denominador 3 à quinta vezes x à quinta vezes y elevado ao produto entre 3 e 5=
=
32 243 avosx5y15
Alternativa b.
9. A medida do volume de um prisma é dada pelo produto entre as medidas da área da base e da altura. Se a base é quadrada, a medida de sua área é igual ao quadrado da medida das arestas dessa base. Assim, temos:
=
meio ao quadrado⋅ a2 ⋅ b2 ⋅ (c3) 2 =
1 quarto⋅ a2 ⋅ b2 ⋅ c3 ⋅ 2 =
1 quartoa2b2c6
Como nos foi dada a medida de volume
3 16 avos a ao quadrado b à quarta c à sétimaconsiderando h a medida da altura, temos:
a2b4c7 =
1 quarto a quadrado b ao quadrado c à sexta⋅ h ⇒
3 16 avos de a ao quadrado b à quarta c à sétima:
1 quarto a ao quadrado b ao quadrado c à sexta=
=
3 16 avos dividido por 4(a2 : a2) ⋅ (b4 : b2) ⋅ (c7 : c6) ⇒
⇒ h =
3 16 avos vezes 4⋅ 1 ⋅ b4 ‒ 2 ⋅ c7 ‒ 6 ⇒ h =
fração numerador 3 vezes 4, denominador 4 vezes 4⋅ b2 ⋅ c1 ⇒
⇒ h =
3 quartosb2c
Alternativa c.