CAPÍTULO 1 Potências e raízes
O Sol é a estrela mais próxima da Terra e é essencial para a manutenção da vida no planeta por ser fonte de calor e de luz. Segundo estimativas da Náza (National Aeronautics and Space Administration), a medida da massa do Sol é cêrca de 1,989 ⋅ 1030 quilogramas, aproximadamente 333 ⋅ 103 vezes a medida da massa da Terra, e a temperatura em seu núcleo, a região mais quente do Sol, mede cêrca de 1,5 ⋅ 107 graus Célsius, mais de quatrocentas.000 vezes a temperatura média do corpo humano.
Erupções solares são comuns durante o ciclo de atividade do Sol e, nos períodos de alta atividade solar, as chamadas tempestades solares podem afetar sistemas eletrônicos e de comunicação na Terra e no espaço.
Observe, leia e responda no caderno.
a) Identifique os diferentes dados numéricos apresentados no texto e indique quais deles foram expressos por meio de potência de base 10.
b) De acôrdo com os dados apresentados no texto, a medida da massa do Sol é maior ou menor do que a medida da massa da Terra? Aproximadamente quantas mil vezes?
c) O Sol é como um grande reator termonuclear, realizando em seu núcleo a fusão de cêrca de 6 ⋅ 1011 quilogramas de hidrogênio ( agá) em hélio ( agá ê) por segundo. Como a medida da massa de hidrogênio convertida em hélio por segundo no núcleo do Sol se compara com a medida da massa média de um humano adulto?
d) As tempestades solares têm algum impacto na vida na Terra? Faça uma pesquisa na internet, em livros ou revistas e compartilhe as informações com a turma.
Respostas e comentários
a) Expressos por meio de potência de base 10: 1,989 ⋅ 1030 quilogramas (1030); 333 ⋅ 103 (103) e 1,5 ⋅ 107 graus Célsius (107). Expresso sem o uso de potência de base 10: .400000.
b) Aproximadamente trezentas e trinta e três mil vezes maior.
c) Considerando 65 quilogramas a medida da massa média de um humano adulto, espera-se que os estudantes concluam que a medida da massa de hidrogênio convertida em hélio por segundo no núcleo do Sol é cêrca de ...10000000000 vezes (1010 vezes) a medida da massa média de um humano adulto.
d) Comente com os estudantes que as tempestades solares podem afetar indiretamente a vida humana na Terra, ao interferir em sistemas eletrônicos e de comunicação na Terra e no espaço.
Capítulo 1 – Potências e raízes
Os objetivos deste capítulo e suas justificativas, as indicações das habilidades e competências específicas da Matemática ( Bê êne cê cê), além de outras informações, estão no início deste Manual, nas orientações específicas.
Este capítulo retoma e amplia o trabalho com as operações potenciação e radiciação, abordando potências de base racional e expoente natural e estendendo o cálculo para potências de expoente negativo; potências de base 10 e a introdução da notação científica; raízes quadradas e raízes cúbicas exatas de números racionais, estendendo para índice n natural maior do que 1.
O trabalho com o tema da abertura, que apresenta números expressos em notação científica, pode ser feito com o intuito de levar os estudantes a avaliar os números que aparecem no texto. Isso possibilita verificar os conhecimentos que já possuem acerca de potências e o entendimento que eles têm desse tipo de notação.
Além disso, o tema proposto nesta abertura possibilita desenvolver atividades interdisciplinares com Ciências, abordando aspectos do Tema Contemporâneo Transversal ciência e tecnologia. Por exemplo, pode-se propor aos estudantes que realizem pesquisas a fim de descrever a composição da estrutura do Sistema Solar, a localização desse Sistema na Galáxia (a Via Láctea) e a dela no Universo. Para complementar, eles podem utilizar softwares que possibilitem visualizar o céu simulando planetários.
Sugestão de leitura
Para ampliar o trabalho com o tema, sugerimos:
LONGHINI, M. D.; MENEZES, L. D. D. Objeto virtual de aprendizagem no ensino de Astronomia: algumas situações-problema propostas a partir do software Stellarium. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, volume 27, número 3, 2010. Disponível em: https://oeds.link/sBBdpG. Acesso em: 28 julho 2022.
O trabalho apresenta uma discussão sobre a utilização de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de Ciências e algumas propostas de atividades no istelárium, um programa computacional de uso livre.
1. Potências
Conta-se que o jôgo de xadrez foi inventado há mais de .1500 anos, como um jôgo de estratégia militar.
Uma das muitas lendas para a origem do xadrez é conhecida como o mito de Sessa. De acôrdo com esse mito, o sábio Sessa apresentou o jôgo a um rei da Índia, que ficou tão entusiasmado com o jôgo que ofereceu a Sessa a liberdade de escolher o que ele desejasse como recompensa por tão notável invento. Toda a côrte esperava que Sessa fosse pedir grandes riquezas, mas ele surpreendeu a todos com o seguinte pedido:
Seu pedido provocou risos. Um invento tão brilhante e um pedido tão simples. O rei e toda a côrte ficaram decepcionados. Você não ficaria?
Respostas e comentários
1. Potências
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah zero um.
Este tópico trabalha a habilidade ( ê éfe zero oito ême ah zero um), pois os estudantes poderão explorar diferentes situações envolvendo potências.
Para introduzir o trabalho com este tópico, providencie um tabuleiro de xadrez e objetos para representar os grãos de trigo (como pequenas bolinhas de papel amassado ou arroz cru) e solicite aos estudantes que façam uma simulação da lenda de Sessa para as primeiras casas. Provavelmente, quando chegarem à 7ª ou à 8ª casa do tabuleiro, perceberão que a quantidade de grãos aumenta de modo considerável, se comparada à quantidade inicialmente colocada na 1ª casa. Trabalhe com eles a regularidade presente nesse aumento antes de apresentar o texto que relaciona essa regularidade com potências de base 2.
Mas palavra de rei é palavra de rei, e ele pediu a seus criados que entregassem a Sessa um pequeno saco de grãos de trigo. Sessa recusou a oferta, dizendo que queria receber exatamente o que havia pedido. Nem um grão a mais, nem um grão a menos.
O rei pediu então a seus calculistas que efetuassem as contas. Depois de muitas horas de trabalho, eles chegaram a este número:
Ou seja, o que Sessa esperava receber eram dezoito quintilhões, quatrocentos e quarenta e seis quatrilhões, setecentos e quarenta e quatro trilhões, setenta e três bilhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinquenta e um mil, seiscentos e quinze grãos de trigo.
É um número tão grande que seriam necessários muitos anos para produzir tanto trigo!
De que maneira o rei cumpriria sua promessa? Que situação difícil a dele. Mas como ele poderia imaginar que daquele pedido tão simples resultaria tamanha quantidade de trigo?
Entendendo a aflição do monarca por não poder cumprir sua promessa, Sessa perdoou a dívida. Afinal, seu objetivo fora atingido: chamar a atenção do rei para que tomasse mais cuidado com suas promessas e seus julgamentos.
O final não poderia ser mais feliz: Sessa foi nomeado conselheiro do rei.
Respostas e comentários
Potências
Antes de apresentar o total de grãos de trigo obtido pelos calculistas, peça aos estudantes que estimem essa quantidade e a anotem no caderno. Depois, proponha que comparem a estimativa com as de dois colegas e conversem sobre os valores estimados.
Continue a leitura do texto com os estudantes e peça a eles que verifiquem se fizeram uma boa estimativa. O que se espera é que o valor estimado seja muito menor do que o valor real. Para incentivar a curiosidade intelectual e favorecer o desenvolvimento da competência geral 2, proponha aos estudantes descobrir quantos anos seriam necessários para produzir essa quantidade de grãos. A produção mundial anual de trigo no início dos anos 1990 era cêrca de 500 milhões de toneladas, e, atualmente, são produzidos cêrca de 750 milhões de toneladas.
Se necessário, oriente-os a pesquisar estimativas de quantos grãos de trigo há em 1 quilograma de trigo para determinar o total de anos necessários para produzir a quantia de trigo pedida por Sessa.
Incentive os estudantes a justificar o procedimento e as estimativas adotadas de maneira que desenvolvam, também, a competência geral 7.
Considerando, por exemplo, que um saco com 60 quilogramas de trigo contém cêrca de ..1380000 grãos de trigo, isto é, cêrca de 14 · 105 grãos, e que a quantidade pedida por Sessa é cerca de 18 · 1018 grãos de trigo, seriam necessários cêrca de 1,3 · 1013 sacos (18 · 1018 : 14 · 105 = 1,3 · 1013), que equivale a cêrca de 7,8 · 1011 t de trigo (1,3 · 1013 · 60 : .1000 = 7,8 · 1011). Considerando a atual produção de trigo no mundo, de 750 milhões de toneladas ao ano, seriam necessários cêrca de .1040 anos (7,8 · 1011 : ..750000000 = .1040) para quitar a dívida do rei com Sessa.
Sugestão de leitura
Para ampliar o assunto, sugerimos:
ÁVILA, G. O jôgo de xadrez. Revista do Professor de Matemática, número 25, 1994. Disponível em: https://oeds.link/fLexBu. Acesso em: 19 julho 2022.
Neste material, o autor aborda diversas considerações sobre o prêmio pedido por Sessa na lenda do xadrez.
O que acabamos de ler é um interessante exemplo de aplicação de potenciação, pois a quantidade de grãos de trigo de cada casa do tabuleiro pode ser expressa por uma potência. Observe:
61ª casa ………………………..………. 2 elevado a 0
62ª casa ………………………..………. 2 elevado a 1
63ª casa ………………………..………. 2 elevado a 2
⋮
64ª casa ………………………..………. 2 elevado a 63
Agora, vamos recordar o que sabemos sobre potências.
Revendo conhecimentos sobre potências
Você deve se lembrar do significado de 3 elevado a 2 e de 3 elevado a 3:
• 3 elevado a 2 = 3 ⋅ 3 = 9
• 3 elevado a 3 = 3 ⋅ 3 ⋅ 3 = 27
De modo geral, sendo a um número racional, temos:
• a elevado a 2 = a ⋅ a
• a elevado a 3 = a ⋅ a ⋅ a
Considerando um expoente genérico n, em que n é um número inteiro, definimos a elevado a n assim:
• se n > 1, então:
• se n = 1, então:
• se n = 0 e a ≠ 0, então:
Propriedades das potências
Para a resolução de um trabalho escolar, Mércia, Nilza e Norma precisaram calcular o valor da expressão: (7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2) elevado a 3 : 7 elevado a 15.
Acompanhe como cada uma delas fez.
• Mércia indicou as potenciações como multiplicações de fatores iguais e depois simplificou a fração, assim:
7 elevado a 4 = 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7
7 elevado a 2 = 7 ⋅ 7
7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2 = 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7
(7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2) elevado a 3 = (7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7) elevado a 3 = (7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7) ⋅ (7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7) ⋅ (7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7)
Respostas e comentários
Potências
Proponha aos estudantes que verifiquem alguma regularidade na contagem de grãos de trigo de cada casa do tabuleiro de xadrez e registrem no caderno. Se julgar necessário, dê a dica de que podem usar potências de base 2. Depois, peça a alguns deles que mostrem na lousa o que fizeram no caderno e discuta com toda a turma cada situação. Se necessário, reproduza a sequência apresentada no livro (número de grãos de cada casa do tabuleiro expresso em potências de base 2) e explore-a com os estudantes.
Retome a potenciação com base natural antes de ampliar para os números racionais maiores ou iguais a 0 (zero).
• Nilza calculou os produtos parciais, depois calculou os produtos dos produtos e, em seguida, calculou o quociente:
7 elevado a 4 = 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 = .2401
7 elevado a 2 = 7 ⋅ 7 = 49
7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2 = .2401 ⋅ 49 = .117649
(7 elevado a 4 ⋅ 7 elevado a 2) elevado a 3 = (.117649) elevado a 3 = .117649 ⋅ .117649 ⋅ .117649 = .....1628413597910449
7 elevado a 15 = 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 ⋅ 7 = ....4747561509943
• E Norma calculou o valor da expressão aplicando as propriedades da potenciação estudadas no ano anterior:
A expressão (13 ⋅ 8) elevado a 4 é a potência de um produto.
(13 ⋅ 8) elevado a 4 = (13 ⋅ 8) ⋅ (13 ⋅ 8) ⋅ (13 ⋅ 8) ⋅ (13 ⋅ 8) = 13 ⋅ 8 ⋅ 13 ⋅ 8 ⋅ 13 ⋅ 8 ⋅ 13 ⋅ 8 = 13 elevado a 4 ⋅ 8 elevado a 4
A expressão 13 elevado a 4 ⋅ 8 elevado a 4 é o produto de uma potência.
(13 ⋅ 8) elevado a 4 = 13 elevado a 4 ⋅ 8 elevado a 4
Esta é mais uma propriedade da potenciação.
Considere outros exemplos:
• (‒7 ⋅ 2,3) elevado a 3 = (‒7) elevado a 3 ⋅ (2,3) elevado a 3
•
abre parênteses, 2, 13 avos, vezes, quatro quintos, fecha parênteses, elevado a 6, igual, abre parenteses, 2 ,13 avos, fecha parênteses, elevado a 6, vezes, abre parenteses , 4 quintos, fecha parênteses elevado a 6• (5 elevado a 2 ⋅ x elevado a 3) elevado a 5 = 5 elevado a 10 ⋅ x elevado a 15
Resumindo e generalizando as propriedades da potenciação, dados os números racionais a e bê ê os números naturais m e n, obtemos:
a elevado a m ⋅ a elevado a n = a elevado a m ⁺ ⁿ
a elevado a m : a elevado a n = a elevado a m ⁻ ⁿ (com a ≠ 0)
(a elevado a m ) elevado a n = a elevado a m ⋅ ⁿ
(a ⋅ b) elevado a m = a elevado a m ⋅ b elevado a m
(a : b) elevado a m = a elevado a m : b elevado a m (com b ≠ 0)
Respostas e comentários
Propriedades das potências
Trabalhe as propriedades da potenciação com os estudantes. Retome as potências de base negativa para verificar o grau de familiaridade que a turma apresenta com o assunto. É importante que os estudantes façam a distinção de potências de mesma base nesse caso para aplicarem as propriedades corretamente. Por exemplo, espera-se que eles percebam que (‒3) elevado a 2 · 3 elevado a 4 ou (‒3) elevado a 3 · 3 elevado a 4 não são casos de produtos de potências de mesma base, visto que as bases são diferentes (‒3 e 3). Assim, para efetuar (‒3) elevado a 2 · 3 elevado a 4, deve-se, primeiro, verificar que (‒3) elevado a 2 = 3 elevado a 2, visto que o expoente é par, e então obter:
(‒3) elevado a 2 · 3 elevado a 4 = 3 elevado a 2 · 3 elevado a 4 = 3 elevado a 6
Já no caso de (‒3) elevado a 3 · 3 elevado a 4, como (‒3) elevado a 3 = ‒3 elevado a 3, verificamos que (‒3) elevado a 3 · 3 elevado a 4 = ‒3 elevado a 3 · 3 elevado a 4 = ‒3 elevado a 7, enquanto 3 elevado a 3 · 3 elevado a 4 = 3 elevado a 7, o que obviamente resulta em produtos distintos, pois um é negativo e o outro é positivo.
Acompanhe mais um exemplo de aplicação das propriedades da potenciação.
=
fração: numerador a elevado ao expoente 5x menos 2, fim do expoente, vezes, a elevado ao expoente 2 mais x, fim do expoente; denominador abre parenteses, a elevado ao expoente x menos 1, fim do expoente, fecha parênteses, elevado a 2, igual a fração: numerador a elevado ao expoente 5x menos 2 mais 2 mais x, fim do expoente; denominador a elevado ao expoente 2x menos 2, final do expoente, igual, a fração: numerador a elevado a 6 x; denominador a elevado ao expoente 2x menos 2 . fim do expoente, igual, a elevado a 6x menos , abre parênteses, 2x menos 2, fecha parênteses fim do expoente, igual, a elevado a 6x menos 2x mais 2 , fim do expoente, igual a elevado a 4x mais 2 fim do expoente=
fração: numerador a elevado ao expoente 5x menos 2, fim do expoente, vezes, a elevado ao expoente 2 mais x, fim do expoente; denominador abre parenteses, a elevado ao expoente x menos 1, fim do expoente, fecha parênteses, elevado a 2, igual a fração: numerador a elevado ao expoente 5x menos 2 mais 2 mais x, fim do expoente; denominador a elevado ao expoente 2x menos 2, final do expoente, igual, a fração: numerador a elevado a 6 x; denominador a elevado ao expoente 2x menos 2 . fim do expoente, igual, a elevado a 6x menos , abre parênteses, 2x menos 2, fecha parênteses fim do expoente, igual, a elevado a 6x menos 2x mais 2 , fim do expoente, igual a elevado a 4x mais 2 fim do expoente= a elevado a 6ˣ ⁻ ⁽²ˣ ⁻ ²⁾ = a elevado a 6ˣ ⁻ ²ˣ ⁺ ² = a elevado a 4ˣ ⁺ ², em que a ≠ 0.
Observações
▶ Note que, para a ≠ 0, a elevado a 0 = 1 é compatível com a propriedade: a elevado a m : a elevado a n = a elevado a m ⁻ⁿ (se a ≠ 0).
Por exemplo:
a elevado a 2 : a elevado a 2 =
a ao quadrado, dividido, por a ao quadrado, igual, a fração: numerador a vezes a; denominador a vezes a , igual a 1= 1 e a elevado a 2 menos 2 = a elevado a 0 = 1
▶ É importante observar que, em geral, (a elevado a 3) elevado a 2 ≠
a elevado a 3 , e 3 elevado a 2. Entenda por quê.
• (a elevado a 3) elevado a 2 = a elevado a 3 ⋅ a elevado a 3 = a elevado a 3 mais 3 = a elevado a 6 ou (a elevado a 3) elevado a 2 = a elevado a 3⋅ elevado a 2 = a elevado a 6
• a elevado a 3 elevado a 2 = a ( elevado a 3 elevado a 2) = a elevado a 9
▶ Em (a elevado a 3) elevado a 2, o que está elevado ao quadrado é a elevado a 3.
▶ Em a elevado a 3 elevado a 2, o que está elevado ao quadrado é o expoente 3.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Em um condomínio há 6 prédios. Em cada prédio há 6 andares e, em cada andar, 6 apartamentos. Expresse na fórma de potência o número de apartamentos desse condomínio.
2 Classifique as expressões a seguir em verdadeiras ou falsas. Justifique sua resposta.
a) (4 elevado a 5) elevado a 2 =
4 elevado a 5 , e 5 elevado a 2b) (4 elevado a 5) elevado a 2 = (4 elevado a 2) elevado a 5
c) (2 ⋅ 3) elevado a 2 = 2 elevado a 2 ⋅ 3 elevado a 2
d) (2 + 3) elevado a 2 = 2 elevado a 2 + 3 elevado a 2
e) (8 dividido por 4) elevado a 3 = 8 elevado a 3 dividido por 4 elevado a 3
f) (8 menos 4) elevado a 3 = 8 elevado a 3 menos 4 elevado a 3
3 Simplifique as expressões a seguir, obtendo uma única potência.
a) (2 elevado a 4 ⋅ 2 elevado a 6) dividido por (2 elevado a 5 ⋅ 2 elevado a 3)
b) (x elevado a 4 ⋅ x elevado a 2 ⋅ x elevado a 3) elevado a 2 dividido por (x elevado a 4) elevado a 5, com x ≠ 0
c)
fração: numerador 2 elevado ao expoente 5x menos 1, fim do expoente, vezes 2 elevado ao expoente x mais 2, fim do expoente; denominador 2 elevado ao expoente 3x menos 2 fim do expoented)
fração; numerador 5 ao quadrado vezes 5 ao cubo; denominado 5 elevado a 1, vezes, 5 elevado a zero4 Sendo a = 3x elevado a 2 + 5x menos 6, determine o valor de a para:
a) x = menos2
b) x =
um meio5 Considere o desenho que Marina fez.
Observe que o número de macacos dobra a cada linha.
1ª linha
1
2ª linha
2
3ª linha
2 ⋅ 2
4ª linha
2 ⋅ 2 ⋅ 2
Suponha que Marina continue desenhando dessa fórma – dobrando a cada linha a quantidade de macacos da linha anterior.
a) Qual será o número de macacos da 10ª linha?
b) Represente o número de macacos da 1ª e da 2ª linha por uma potência de base 2.
c) Escreva uma fórmula de recorrência para essa sequência.
Respostas e comentários
1. 6 elevado a 3 apartamentos.
2. a) Falsa, pois (4 elevado a 5) elevado a 2 = 4 elevado a 10 e 4 elevado a 5 elevado a 2 = 4 elevado a 25.
2. b) Verdadeira, pois (4 elevado a 5) elevado a 2 = 4 elevado a 10 e (4 elevado a 2) elevado a 5 = 4 elevado a 10.
2. c) Verdadeira, pois (2 ⋅ 3) elevado a 2 = (2 ⋅ 3) ⋅ (2 ⋅ 3) = 2 elevado a 2 ⋅ 3 elevado a 2.
2. d) Falsa, pois (2 + 3) elevado a 2 = 25 e 2 elevado a 2 + 3 elevado a 2 = 13.
2. e) Verdadeira, pois (8 dividido por 4) elevado a 3 = 8 e 8 elevado a 3 dividido por 4 elevado a 3 = 8.
2. f ) Falsa, pois (8 menos 4) elevado a 3 = 64 e 8 elevado a 3 menos 4 elevado a 3 = 448.
3. a) 2 elevado a 2
3. b) x elevado a menos 2
3. c) 2 elevado a 3ˣ ⁺ ³
3. d) 5 elevado a 4
4. a) menos4
4. b)
menos 11 quartos5. a) 512 macacos.
5. b) 1 = 2 elevado a 0 e 2 = 2 elevado a 1
5. c) 2 elevado a n menos 1, em que n é o número da linha.
Exercícios propostos
No exercício 1, se julgar necessário, solicite aos estudantes que façam um esquema similar a uma árvore de possibilidades a fim de visualizarem com maior facilidade a relação com potência. É possível fazer algumas “ramificações” e, então, generalizar e observar como a potência 6 elevado a 3 pode representar a quantidade total de apartamentos desse condomínio.
As resoluções dos exercícios 2, 3 e 5 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 1.
Ao trabalhar o item b do exercício 3, chame a atenção dos estudantes para o fato de que há restrição para o valor de x. Essa é uma boa oportunidade para pedir a eles que justifiquem a presença dessa e de outras restrições verificando se percebem que x deve ser diferente de zero, pois a divisão por zero é uma indeterminação matemática.
No exercício 4, no item a, como x = menos2, obtemos:
A = 3 · ( menos2) elevado a 2 + 5 · ( menos2) menos 6 = 3 · 4 menos 10 menos 6 = menos4
Já no item b, com x =
meio, obtemos:
A = 3 ·
meio ao quadrado+ 5 ·
meiomenos 6 =
=
3 quartos+
5 meiosmenos 6 = menos
11 quartosCom a intenção de buscar a melhor estratégia de resolução para o exercício 5, peça aos estudantes que formem trios. Alguns podem tentar resolvê-lo por meio de desenhos, mas devem perceber que é mais trabalhoso. Nesse caso, oriente-os a verificar se há relação do exercício com o conteúdo em estudo: potências. Aproveite o momento e faça-lhes outras perguntas, como: Quantos macacos haverá na 7ª linha? E na 11ª? (Respostas: respectivamente, 2 elevado a 6 macacos e 2 elevado a 10 macacos).
Ao final, devem perceber que na enésima linha haverá 2 elevado a n menos 1 macacos. Essa generalização colabora com o desenvolvimento das habilidades ( ê éfe zero oito ême ah um dois) e ( ê éfe zero oito ême ah um três). Se possível, explore outras situações como essa e solicite aos estudantes que indiquem uma generalização para cada situação.
PARA SABER MAIS
Novo modêlo de placa para veículos
Placas com padrão do Mercosúl entram em vigor em todo o país
detrân que ficar fora do padrão não conseguirá emplacar novos veículos
Após sucessivos adiamentos, começa a valer nesta sexta-feira (31) o prazo para que os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todos os estados concluam os procedimentos para implantar a nova placa do Mercosúl. reticências
[O novo modêlo apresenta o padrão com três letras, um número, uma letra e dois números ( éfe cá jota seis éfe zero oito), diferente] do modêlo atualmente adotado no país, com três letras e quatro números. O novo modêlo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode levar mais de 100 anos.
“Atualmente são quase 5 milhões de veículos emplacados com a nova [placa de identificação veicular]. O govêrno federal estima que, até o fim de 2023, o Brasil já esteja com quase toda sua frota circulando com a nova placa”, informou a assessoria do Ministério da Infraestrutura.
Fonte: NASCIMENTO, L. Placas com padrão do Mercosúl entram em vigor em todo o país. AgênciaBrasil, Brasília, Distrito Federal, 31 janeiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/HyybWj. Acesso em: 20 junho 2022.
Mais de 450 milhões de combinações diferentes! Será que a reportagem não exagerou? Para conferir a veracidade da informação sobre o número total de placas possíveis com o novo modêlo, podemos fazer um cálculo combinatório.
Devemos considerar todas as possibilidades para cada uma das sete posições (casas) a serem preenchidas pelas 26 letras do alfabeto e pelos algarismos de 0 a 9.
A primeira casa pode ser preenchida de 26 maneiras diferentes; para cada uma dessas maneiras podemos preencher a segunda casa de outras 26 maneiras diferentes, o que resulta, para as duas primeiras casas, em um total de 26 ⋅ 26, isto é, 676 combinações diferentes.
Para cada uma dessas 676 combinações, a terceira casa pode ser preenchida por 26 letras diferentes, o que resulta, para as três primeiras casas, em um total de 26 ⋅ 26 ⋅ 26, ou seja, .17576 combinações.
Respostas e comentários
Para saber mais
Essa seção possibilita aos estudantes desenvolver a habilidade ( ê éfe zero oito ême ah zero três), pois é trabalhada uma situação envolvendo problemas de contagem e a aplicação do princípio multiplicativo. Se julgar necessário, apresente aos estudantes outras situações mais simples para eles aplicarem o princípio multiplicativo. Por exemplo, quantos números de 3 algarismos é possível formar com os algarismos 3, 5 e 7? (3 · 3 · 3 = 27; 27 números). E se os algarismos não puderem se repetir? (3 · 2 · 1 = 6; 6 números).
No caso das placas, os estudantes devem compor as letras e os algarismos, considerando que pode haver repetição. Por isso, devem obter: 26 · 26 · 26 · 10 · 26 · 10 · 10 (compondo cada placa com 4 letras e 3 algarismos), ou seja, 26 elevado a 4 · 10 elevado a 3 = .456976 · .1000, determinando desse modo ..456976000 placas.
Este contexto possibilita trabalhar atividades que desenvolvem o Tema Contemporâneo Transversal educação para o trânsito e, ainda, realizar um trabalho interdisciplinar com Geografia. Pode-se propor, por exemplo, que os estudantes pesquisem sobre o Mercosúl e analisem a atuação desse bloco econômico em relação à mobilidade nos países que o integram.
Continuando a aplicar esse raciocínio, que os matemáticos dão o nome de princípio fundamental da contagem, para as sete casas obtemos o total de combinações possíveis.
26 · 26 · 26 · 10 · 26 · 10 · 10 = 456 976 000
Agora é com você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Use uma calculadora para responder ao que se pede.
1 Quantas placas diferentes poderíamos obter se fossem usados apenas algarismos de 0 a 9 em todas as casas?
2 Quantas placas diferentes poderíamos obter se fossem usadas apenas letras em todas as casas?
3 Lúcia e Lucas são investigadores e precisam identificar um carro com placa de modêlo com três letras e quatro números. Lúcia conhece apenas as letras da placa procurada; Lucas conhece apenas os números dessa placa. Qual deles tem maior probabilidade de determinar a placa desse carro primeiro? Por quê?
Potência com expoente inteiro negativo
Aprendemos a efetuar operações com potências que têm por base um número racional e por expoente um número natural.
Agora, vamos interpretar o significado de potências que tenham por base um número racional e por expoente um número inteiro negativo.
Considere o quociente 52 : 55. Pela propriedade do quociente de potências de mesma base, obtemos:
Logo,
5 elevado a menos 3, igual, um quinto elevado a 3Note ainda que:
Isso significa que (53)‒1 pode ser interpretado como o inverso de 53 ou, ainda, que 5‒3 é o inverso de 53.
A potência com expoente negativo de um número racional diferente de zero é igual a outra potência que tem a base igual ao inverso da base anterior e o expoente igual ao oposto do expoente anterior, ou seja, um expoente positivo.
Respostas e comentários
1. 107 ou ..10000000 placas.
2. 267 ou ...8031810176 placas.
3. Lúcia, porque ela terá de descobrir cada um dos números entre .10000 possíveis, enquanto Lucas terá de descobrir cada uma das letras entre .17576 possíveis combinações.
Agora é com você!
Na atividade 1, espera-se que os estudantes notem que, como são 10 algarismos possíveis (0 a 9) para cada casa e são sete casas, obtemos no total 10..000000 números distintos, pois: 10 · 10 · 10 · 10 · 10 · 10 · 10 = 107 = ..10000000
O mesmo raciocínio da atividade anterior se aplica na atividade 2. Porém, agora são 26 opções para cada casa, totalizando ...8031810176 placas diferentes, pois:
26 · 26 · 26 · 26 · 26 · 26 · 26 = 267 = ...8031810176
Na atividade 3, espera-se que os estudantes respondam que Lúcia tem mais chance de determinar a placa do carro primeiro, já que ela precisa descobrir cada um dos números entre .10000 possíveis (104 = .10000), enquanto Lucas precisa descobrir cada uma das letras entre .17576 possíveis (263 = 26 · 26 · 26 = .17576).
Potência com expoente inteiro negativo
A potência de base racional não nula estendida para expoente negativo usa como pontos de partida a divisão de potências de mesma base e a noção de número inverso. É importante que os estudantes relacionem as potências de expoente ‒1 como o inverso da base. Assim:
• 7 ‒1 =
1 sétimo• 100‒1 =
1 centésimo• (0,5)‒1 =
1 sobre 0,5 igual 1 sobre fração meio= 2 (o inverso de meio é 2)
•
1 terço elevado a menos 1= 3 (o inverso de um terço é 3)
• (1,01)‒1 =
101 centésimos elevado a menos 1 igual 100 101 avos• (‒3)‒1 = ‒
1 terçoAcompanhe alguns exemplos.
a) 3‒2 =
abre parênteses um terço, fecha parênteses, elevado a dois, igual um terço vezes um terço , igual, um nono
b)
10 elevado a menos 3, igual, abre parênteses um décimos, fecha parênteses, elevado a 3, igual a fração: numerado 1 elevado a 3, denominador 10 elevado a 3, igual, um milésimoc) (‒5)‒2 =
abre parênteses menos um quinto, fecha parênteses elevado a 2, igual, menos um quinto vezes menos um quinto, igual 1, 25 avos
d)
abre parênteses 2, 14 avos fecha parênteses elevado menos 1, igual abre parênteses, 14 meios , fecha parênteses elevado a um, igual, sete
e) (0,25)‒2 =
abre parenteses , fração: 25 centésimos, fecha parênteses elevado a menos 2, igual, abre parêntese um quarto ,fecha parênteses, elevado a menos 2, igual abre parêntese fração: numerador 4, denominador 1, fecha parêntese , elevado 2= 42 = 16
Observação
▶ Todas as propriedades da potenciação já estudadas também são válidas para potências com expoente inteiro negativo.
Generalizando, podemos escrever:
, para a ≠ 0 e sendo n um número natural.
Assim, para n = 1 e a ≠ 0, temos:
Isso significa que a ‒1 é o inverso de a, pois
fração de numerador 1, denominador a, fim do denominado, mais bé o inverso de a.
Assim, se a ‒1 é o inverso de a, também a é o inverso de a ‒1.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
6 Calcule as potências.
a)
3 quartos elevado a menos 2
b)
abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado menos 3
c) 10‒3
d) 2‒1
e) (‒6)‒2
f)
um nono elevado a menos 27 Escreva na fórma de potência de base 10.
a)
fração: um centésimob)
fração: numerador 1, denominador 10 milc)
fração: numerador 1, denominador um milhãod) 0,1
e) 0,01
f) 0,001
8 Aplicando as propriedades de potenciação, reduza a uma só potência.
a)
dois terços elevado a menos 5, vezes, dois terços elevado ao quadrado
b)
primeira linha; abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado a menos 1. dividido, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses, elevado menos 6, igual segunda linha: igual, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado ao expoente menos 1 menos abre parênteses menos 6 fecha parênteses, fim do expoente, igual, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado a 5
c)
abre colchetes, abre parênteses, menos três meios, fecha parênteses, elevado a 2, fecha colchetes , elevado a menos 3d) [(‒2)0]‒3
9 Sabendo que
a, igual, dois terços, elevado a menos 1e
b, igual, menos cinco meioscalcule o que se pede.
a) a ‒ b
b) a : b
c) a ⋅ b 2
d) (a + b)2
Respostas e comentários
6. a)
16 nonos6. b)
menos 64,125 avos6. c)
1 milésimos6. d)
um meio6. e)
1,36 avos6. f) 81
7. a) 10‒2
7. b) 10‒4
7. c) 10‒6
7. d) 10‒1
7. e) 10‒2
7. f) 10‒3
8. a)
abre parênteses, dois terços, fecha parênteses, elevado a menos 38. b)
abre parênteses, menos cinco quartos, fecha parênteses, elevado a cinco8. c)
abre parênteses, menos três meios, fecha parênteses, elevado a 68. d) (‒2)0
9. a) 4
9. b)
menos três quintos9. c)
78 oitavos9. d) 1
Potência com expoente inteiro negativo
Peça aos estudantes que exemplifiquem na lousa a generalização a‒n =
1 sobre a elevado a n, para a ≠ 0 e sendo n um número natural.
Possíveis respostas:
• 7‒4 =
fração numerador 1, denominador 7 elevado a 4, igual, 1, 2401 avos• 10‒3 =
fração numerador 1, denominador 7 elevado a 4, igual, 1, 2401 avos• (0,25)‒2 =
fração numerador 1, denominador 0,25 ao quadrado, igual, fração: numerador 1, denominador o quadrado de um quarto= =
1 sobre 1 16 avos= 16
Exercícios propostos
Para resolver o exercício 6, pode-se considerar que, para determinar potências cujos expoentes são números racionais negativos, invertemos a base e trocamos o sinal do expoente. Assim:
a)
três quartos elevado a menos 2, igual 4 terços ao quadrado, igual 16 nonosb)
abre parênteses, menos cinco quartos fecha parêntese, elevado menos 3, igual abre parênteses menos quatro quintos, fecha parênteses elevado ao cubo, igual menos fração numerado 4 ao cubo, denominador 5 ao cubo, igual menos 64, 125 avos abre parênteses, menos cinco quartos fecha parêntese, elevado menos 3, igual abre parênteses menos quatro quintos, fecha parênteses elevado ao cubo, igual menos fração numerado 4 ao cubo, denominador 5 ao cubo, igual menos 64, 125 avosc)
10 elevado menos 3, igual a fração um décimo ao cubo, igual a fração um milésimod)
2 elevado a menos 1, igual um meio elevado a 1, igual um meioe)
abre parênteses menos 6 fecha parênteses elevado a menos 2, igual, abre parênteses menos um sexto fecha parênteses elevado a 2, igual fração numerado 1, denominador 6 ao quadrado, igual 1, 36 avosf)
abre parênteses um nono fecha parênteses elevado menos 2, igual, quadrado de 9, igual 81A resolução do exercício 7 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 1.
Para resolver o exercício 8, podem-se aplicar as propriedades de potenciação. Assim, obtemos:
a)
abre parênteses 2 terços, fecha parênteses , elevado a menos 5, vezes abre parênteses 2 terços fecha parênteses , elevado a 2, igual, abre parênteses 2 terços, fecha parenteses elevado a menos 5 mais 2, fim do expoente, igual=
2 terços à menos 3b)
abre parênteses menos 5 quartos , fecha parênteses , elevado a menos1, dividido, abre parênteses menos 5 quartos , fecha parênteses, elevado a menos 6 primeira linha; abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado a menos 1. dividido, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses, elevado menos 6, igual segunda linha: igual, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado ao expoente menos 1 menos abre parênteses menos 6 fecha parênteses, fim do expoente, igual, abre parênteses menos 5 quartos, fecha parênteses elevado a 5c)
abre colchetes, abre parênteses menos 3 meios, fecha parênteses elevado a 2, fecha colchetes , elevado 3, igual, abre parênteses, menos 3 meios , fecha parênteses elevado ao expoente 2 vezes abre parênteses menos 3, fecha parênteses , fim do expoente, igual 3 meios negativo elevado à menos 6d) [(‒2)0]‒3 = (‒2)0 · (‒3) = (‒2)0
Para resolver o exercício 9, fazemos a =
a, igual, abre parênteses, 2 terços, fecha parênteses elevado a menos 1, igual 3 terçose b =
menos 5 meios. Assim, obtemos:
a) a ‒ b =
três meios, menos, abre parênteses, menos cinco meios, fecha parênteses, igual, três meios , mais cinco meios, igual, oito meios= 4
b) a : b =
fração: numerador três meios, denominador menos cinco meios, igual menos seis décimos, igual, menos três quintosc) a · b2 =
três meios, vezes, abre parênteses, menos cinco meios, fecha parênteses, elevado a 2, igual, três meios , vezes, 25 quartos, igual, 75 oitavosd) (a + 2)2 =
abre parênteses três meios mais abre parênteses menos cinco meios, fecha parênteses, fecha parênteses , ao quadrado, igual, abre parênteses três meios menos cinco meios, fecha parênteses , ao quadrado, igual , abre parênteses menos 2 meios , fecha parênteses , ao quadrado= = (‒1)2 = 1
10 Sendo
abre parênteses, 2 menos um meio, fecha parênteses, elevado a menos 2e
abre parênteses, 1 mais um terço, fecha parênteses, elevado a menos 1, calcule x ⋅ y.
11 Considerando
m, igual, abre parênteses, 4 quintos menos um meio, fecha parênteses, elevado a menos 3e
n, igual, abre parênteses, 3 mais um terço, fecha parênteses, elevado a 2encontre o valor de m : n.
12
Utilizando uma calculadora, obtenha o valor das potências a seguir.
a) 2‒8
b) 4‒5
c) 0,4‒3
d) 0,2‒6
• Quando são elevados a um expoente negativo, o que acontece com os números maiores que 0 e menores que 1? E o que acontece com os números maiores que 1?
13
Hora de criar – Em duplas, criem um problema cada um envolvendo uma sequência recursiva em que os elementos da sequência podem ser escritos como uma potência de base 3. Troque de caderno com o colega, resolvam o problema um do outro e escrevam a fórmula de recorrência da sequência. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem os cadernos para corrigi-los.
Como escrever um número como potência de uma base dada
Conhecendo o significado de uma potência e as propriedades de potências de mesma base, em certos casos podemos escrever um número na fórma de potência de determinada base.
Por exemplo, vamos escrever:
a) 32 como potência de base 2.
Decompondo 32 em fatores primos, obtemos 32 = 25.
b)
1 oitavocomo potência de base
Fraçnao um meio..
um oitavo, igual, fração: numerador um ao cubo, denominador 2 ao cubo, igual, fração: numerador 1 vezes 1 vezes 1, denominador 2 vezes 2 vezes 2, igual, um meio, vezes, um meio, vezes, um meio, igual, um meio ao cuboPortanto:
um oitavo, igual, um meio ao cuboc)
1 oitavocomo potência de base 2.
um oitavo, igual, um meio ao cubo, igual, um meio, vezes, um meio, vezes, um meio, igual, 2 elevado menos 1, vezes, dois elevado a menos 1, vezes dois elevado a menos 1, igual 2 elevado a menos 3Portanto:
um oitavo, igual, 2 elevado a menos 3d)
oito vinte e sete avoscomo potência de base
três meios.
oito vinte e sete avos, igual, fração: numerador 2 ao cubo, denominador 3 ao cubo, igual dois terços ao cubo, igual dois terços, vezes, dois terços, vezes, dois terços, igual, três meios elevado a menos 1, vezes, três meios elevado a menos 1, vezes, três meios elevado a menos 1, igual, três meios elevado a menos 3Portanto:
oito vinte e sete avos, igual, três meios elevado a menos 3EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
14 Escreva os números a seguir como potência de base 2.
a) 256
b) .1024
c)
1, 64 avosd)
1, 128 avos15 Escreva os números a seguir como potência de base 3.
a) 9
b) 81
c)
1, 27 avos
d)
1, 243 avosRespostas e comentários
10.
um terço11.
10 terços12. a) 0,00390625
12. b) 0,0009765625
12. c) 15,625
12. d) .15625
12. Conclusões: Ficam maiores que 1; ficam menores que 1 e maiores que 0.
13. Resposta pessoal.
14. a) 28
14. b) 210
14. c) 2‒6
14. d) 2‒7
15. a) 32
15. b) 34
15. c) 3‒3
15. d) 3‒5
Exercícios propostos
Para resolver o exercício 10, podemos determinar o valor numérico de x e de y para depois obter o produto entre esses números. Assim:
x =
x, igual, abre parênteses 2 menos um meios , fecha parênteses, elevado a menos 2, igual, três meios elevado a menos 2, igual, quatro nonosy =
y, igual, abre parênteses, 1 mais um terço, fecha parênteses, elevado a menos 1, igual, quatro terços elevado a menos 1, igual, três quartosx · y =
x vezes y, igual, 4 nonos, vezes, 3 quartos, igual 3 nonos, igual, um terçoPelos itens c e d do exercício 12, percebemos que números entre 0 e 1 ficam maiores do que 1 ao serem elevados a expoentes negativos. Por outro lado, pelos itens a e b, percebemos que números maiores do que 1 ficam menores do que 1 ao serem elevados a expoentes negativos. Sugerimos abordar com os estudantes outros casos numéricos, aplicando a verificação desse fato. Para auxiliá-los, podem-se utilizar os recursos de uma planilha eletrônica para obter automaticamente a potência de números entre 0 e 1 elevados a um expoente negativo e a potência de números maiores do que 1 elevados a um expoente negativo. Dessa maneira, desenvolvem-se a competência geral 2 e a competência geral 7, pois os estudantes exercitam a curiosidade intelectual ao buscar experimentar o resultado e, ainda, podem aprimorar a justificativa e os argumentos para explicar por que a propriedade é válida.
No exercício 13, relembre com os estudantes o que é uma sequência recursiva, escrevendo alguns exemplos na lousa. Ao final deste exercício, se possível, deixe-os compartilhar entre si alguns problemas elaborados. A seguir indicamos um exemplo de sequência recursiva para esse exercício, considerando a1 = 3 e n natural tal que n > 1.
an = 3 · an ‒ 1
Cujos termos são: 3, 9, 27, 81 reticências
Destaque com os estudantes que essa mesma sequência numérica poderia ser dada de maneira não recursiva, com n natural tal que n > 0, por:
an = 3n
Como escrever um número como potência de uma base dada
Se julgar necessário, retome com os estudantes a decomposição em fatores primos para números naturais. Além disso, caso eles ainda tenham alguma dificuldade na aplicação das propriedades da potenciação, peça-lhes que refaçam algumas atividades anteriores sobre esse assunto.
Exercícios propostos
No exercício 14, devemos decompor em fatores primos a base dada em cada item, a fim de determinar uma maneira de escrevê‑la como potência. Assim:
a) 256 = 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 = 28
b) .1024 = 256 · 2 · 2 = 28 · 2 · 2 = 28 + 1 + 1 = 210
c)
1,64 avos, igual, fração: numerado 1, denominador 2 elevado 6, igual 2 elevado a menos 6d)
1,128 avos, igual fração: numerado 1, denominador 2 elevado 7, igual 2 elevado a menos 7A resolução do exercício 15 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 1.
16 Simplifique as expressões obtendo uma única potência.
a)
fração: numerador 4 ao quadrado vezes 8 ao cubo, denominador 2 elevado a 10
b)
fração: numerador 9 ao cubo, vezes 27 ao quadrado, denominador 81
17
Reúna-se com um colega e façam o que se pede.
a) Reproduzam o quadro a seguir no caderno e completem-na, atribuindo a n os números inteiros de 1 a 5.
b) Comparando a primeira e a última coluna do quadro do item a, escrevam uma regra para obter, sem fazer cálculos, o valor da potência indicada por 10n.
c) Reproduzam no caderno o quadro a seguir e completem-na atribuindo a n os números inteiros de ‒1 a ‒5.
d) Comparando a primeira e a última coluna do quadro do item c, escrevam uma regra para obter, sem fazer cálculos, o valor da potência indicada por 10n.
18 A medida da distância média entre o planeta Saturno e o Sol é da ordem de ....1000000000000 métros. Expresse essa medida como uma potência de base 10.
19 Escreva a representação decimal das potências de base 10 a seguir.
a) 10‒1
b) 10‒2
c) 10‒3
d) 10‒5
e) 10‒6
20 O diâmetro de um fio de cabelo fino mede aproximadamente 0,0001 métro. Escreva essa medida como uma potência de base 10.
21 No Sistema Internacional de Unidades ( ésse Í), para formar um múltiplo ou um submúltiplo de uma unidade de medida, é preciso colocar o prefixo desejado na frente do nome dessa unidade de medida. Esse mesmo procedimento também é usual para os símbolos.
Por exemplo:
• 1 megawatt = 1 ême dáblio = ..1000000 uáts = 106 uáts
• 1 nanossegundo = 1 êne ésse = 0,000000001 segundo = 10‒9 segundo
Pesquise os vinte prefixos estabelecidos pelo Sistema Internacional de Unidades e complete o quadro a seguir.
22 Reduza cada uma das expressões a seguir a uma única potência de base 10 e represente essa potência na fórma decimal.
a)
fração: numerador 10 ao cubo vezes 10 ao quadrado, denominador 10 elevado a 7b)
fração: numerador 10 elevado a 4 vezes 10 ao quadrado, denominador 10 elevado a 9
c)
fração: numerador 10 elevado a menos 16, denominador 10 elevado a menos 4, vezes 10 elevado menos 8d)
fração: numerador 10 elevado a menos 4 vezes 10 elevado a menos 8, denominador 10 elevado a menos 9Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Mostre que multiplicar 3 por 104 é o mesmo que dividir 3 por 10‒4.
Respostas e comentários
16. a) 23
16. b) 38
17. a) Construção de tabela.
17. b) Espera-se que os estudantes concluam que, para n inteiro e positivo, o valor da potência 10n é o número formado por 1 seguido de n zeros.
17. c) Construção de tabela.
17. d) Espera-se que os estudantes concluam que, para n inteiro e negativo, o valor da potência 10n é o número formado por 1 antecedido por |n | zeros, com uma vírgula entre o primeiro e o segundo algarismo.
18. 1012 métros
19. a) 0,1
19. b) 0,01
19. c) 0,001
19. d) 0,00001
19. e) 0,000001
20. 10‒4 métro
21. Construção de tabela.
22. a) 10‒2 e 0,01
22. b) 10‒3 e 0,001
22. c) 10‒4 e 0,0001
22. d) 10‒3 e 0,001
Pense mais um pouco: reticências 3 ⋅ 104 = .30000
3 : 10‒4 =
fração: numerado 3, denominador 10 elevado a menos 4, igual, fração: numerador 3, denominador fração: numerador 1, denominador 10 elevado a 4, igual, 3, vezes, fração: numerador 10 elevado 4, denominador 1= 3 ⋅ 104 = .30000
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 16 a 22 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 1.
Após os estudantes responderem ao exercício 17, solicite a alguns deles que registrem na lousa suas resoluções para todos discutirem a objetividade das redações das regras obtidas e para as compararem com suas próprias soluções. O exercício de redação leva os estudantes a ampliar e a diversificar o vocabulário, além de desenvolver a habilidade de organização do pensamento e de argumentação.
Nos exercícios 18 e 20, os estudantes lidarão com situações que envolvem medidas muito grandes ou muito pequenas. Vale a pena solicitar-lhes que, após a resolução do exercício 20, façam uma relação entre os dois exercícios, respondendo, por exemplo: Quantas vezes 1012 contém 10‒4? (Resposta: 1016, pois 1012 : 10‒4 = 1016).
O exercício 21 oferece novamente a possibilidade de trabalhar com unidades de medida. Pergunte aos estudantes que outras unidades de medida eles conhecem que usam os prefixos estabelecidos pelo Sistema Internacional ( ésse Í). Informações sobre esse sistema podem ser consultadas em: Sistema Internacional de Unidades: ésse Í. Duque de Caxias, Rio de Janeiro: in metro/CICMA/SEPIN, 2012. Disponível em: https://oeds.link/v1HYMb. Acesso em: 19 julho 2022.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Trabalhando com juro
Quando fazemos um empréstimo de dinheiro em um banco, pagamos uma espécie de aluguel por ele. Esse “aluguel” é chamado de juro ( jóta ).
Nas compras a prazo também pagamos juro. Do mesmo modo, recebemos juro quando fazemos uma aplicação financeira, por exemplo, na caderneta de poupança.
O que pagamos ou recebemos de juro é uma porcentagem sobre o dinheiro emprestado ou aplicado durante determinado tempo ( tê ). Essa porcentagem é chamada de taxa de juro ( ih ).
A quantia que se empresta ou se aplica é chamada de capital ( cê ). A soma do capital com o juro é denominada montante ( ême ).
Quando um capital é aplicado por certo tempo a determinada taxa de juro, o montante pode crescer de acôrdo com dois regimes de capitalização (processo de formação do juro): o juro simples ou o juro composto. Aqui veremos o juro simples.
Dada uma aplicação de R$ 500,00quinhentos reais com taxa de juro de 10% ao mês, em 3 meses, quanto essa aplicação renderá, se o juro for calculado sempre sobre os R$ 500,00quinhentos reais?
A cada mês, o juro é dado por:
10% de 500 =
fração 10 sobre 100⋅ 500 = 50
Ao final dos 3 meses, o capital de R$ 500,00quinhentos reais renderá R$ 150,00cento e cinquenta reais de juro.
O juro assim calculado é chamado de juro simples. Nesse caso, o montante é igual a R$ 650,00seiscentos e cinquenta reais.
Agora, vamos chegar a uma fórmula para calcular juro simples.
Sendo cê o capital, ih a taxa de juro (expressa na fórma decimal), tê o tempo de aplicação ou de empréstimo (na mesma unidade de medida da taxa) e jóta o juro, obtemos:
Tempo (t) |
Juro (j) |
---|---|
primeiro mês |
C ⋅ i |
segundo mês |
C ⋅ i + C ⋅ i |
terceiro mês |
C ⋅ i + C ⋅ i + C ⋅ i |
... |
... |
t-ésimo mês |
|
Assim, o cálculo do juro simples pode ser feito do seguinte modo:
j = C ⋅ i ⋅ t
Respostas e comentários
Trabalhando a informação
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah zero quatro.
Esta seção apresenta a noção de juro simples e juro composto e aborda cálculos de porcentagem, possibilitando o desenvolvimento da habilidade ( ê éfe zero oito ême ah zero quatro) e do Tema Contemporâneo Transversal educação financeira.
Sugestão de leitura
Para ampliar o trabalho com esta seção, sugerimos o material:
SOUZA, H. J. C. Matemática financeira: uma aplicação direta no cotidiano. Dissertação (mestrado), Universidade Federal da Paraíba, 2013. Disponível em: https://oeds.link/SlTS5E. Acesso em: 19 julho 2022.
Nesta dissertação, o autor apresenta os principais tópicos de Matemática Financeira e explora o uso de planilhas eletrônicas para sistematizar algumas aplicações dessa área.
Como exemplo, vamos considerar que um capital de R$ 2.000,00dois mil reais seja aplicado a uma taxa de juros de 2,5% ao mês, no regime de juro simples. Pelos dados, obtemos: C = R$ 2.000,00dois mil reais e i = 2,5% = 0,025.
Podemos expressar o juro em função do tempo t por:
j = C ⋅ i ⋅ t, ou seja, j = .2000,00 ⋅ 0,025 ⋅ t, ou, ainda, j = 50t
Assim, após 3 meses, por exemplo, essa aplicação rende R$ 150,00cento e cinquenta reais de juro, pois j = 50 ⋅ 3 = 150.
Você sabia que pode programar uma planilha eletrônica para calcular o juro simples utilizando uma fórmula? Observe a planilha a seguir. Nela, na coluna Juro ( jóta), podemos digitar a fórmula do juro simples (j = C ⋅ i ⋅ t) relacionando os valores das colunas Capital ( cê), Taxa ( ih) e Tempo ( tê).
Perceba que, na célula que indicará o valor do juro, temos o capital multiplicado pela taxa multiplicado pelo tempo, assim como na fórmula que deduzimos anteriormente.
Assim, para saber o valor total do juro de uma aplicação, como no exemplo da página anterior, basta digitar os dados do problema e a planilha calculará o juro automaticamente.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Um capital de R$ 18.000,00dezoito mil reais é aplicado à taxa de 8% ao ano no regime de juro simples. Determine o rendimento para uma aplicação de 2 anos.
2 Por quanto tempo o capital de R$ 12.000,00doze mil reais esteve aplicado à taxa de juro simples de 1,6% ao mês para render R$ 2.304,00dois mil trezentos e quatro reais de juro?
Multiplicação e divisão por potências de base 10
Para multiplicar, de maneira prática, um número por uma potência de base 10 com expoente inteiro positivo, como 101, 102, 103, reticências, basta deslocar a vírgula uma, duas, três, reticências casas para a direita. Isso é possível porque, nesse caso, o valor de cada uma dessas potências (resultado) tem um, dois, três, reticências zeros.
Observe alguns exemplos.
a) 5,126 ⋅ 101 = 51,26
b) 0,0028 ⋅ 102 = 0,28
c) 12,0 ⋅ 103 = .12000
d) 8,56 ⋅ 104 = .85600
Já para multiplicar um número por uma potência de base 10 com expoente inteiro negativo, como 10⁼¹, 10⁼², 10⁼³, reticências, deslocamos a vírgula uma, duas, três, reticências casas para a esquerda, o que equivale a dividir esse número por 101, 102, 103, reticências ou por 10, 100, .1000, reticências
Respostas e comentários
1. R$ 2.880,00dois mil oitocentos e oitenta reais
2. 12 meses (ou 1 ano).
Trabalhando a informação
Este pode ser um bom momento para utilizar as planilhas eletrônicas como ferramenta para auxiliar os cálculos e organizar as informações. Se houver possibilidade, proponha aos estudantes a utilização de planilhas eletrônicas como exemplificado na seção.
As resoluções das atividades do Agora quem trabalha é você! estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 1.
Ressalte a importância de observar o período de aplicação da taxa de juro e o tempo, pois sempre devem estar expressos na mesma unidade de medida. Por exemplo, na atividade 1, se a taxa fosse 8% ao mês e o tempo continuasse a ser 2 anos, deveríamos expressar o tempo em meses, ou seja, usar 24 meses nos cálculos.
Além disso, comente que devemos utilizar nos cálculos o valor da taxa expresso na fórma decimal (ou de fração). Se julgar adequado, incentive os estudantes a obter taxas percentuais na fórma decimal, calculando mentalmente. Por exemplo: 10% = 0,1; 50% = 0,5; 12% = 0,12; 2% = 0,02; 0,5% = 0,005.
Multiplicação e divisão por potências de base 10
Para retomar e, posteriormente, aplicar operações envolvendo potências de base 10, sugerimos que proponha multiplicações e divisões por 10, 100, .1000 etcétera na lousa para alguns estudantes resolverem e a turma avaliar e fazer a validação. Espera-se que eles utilizem os conhecimentos que já construíram em anos anteriores.
Observe alguns exemplos.
a) 356 ⋅ 10‒2 = 3,56
b) .25678,2 ⋅ 10‒3 = 25,6782
c) 0,5 ⋅ 10‒1 = 0,05
d) 2,45 ⋅ 10‒3 = 0,00245
Nos exemplos anteriores, efetuamos multiplicações por potências de base 10, mas também é possível efetuar divisões. Acompanhe, a seguir, duas dessas multiplicações transformadas em divisões.
a)
b)
Observe que, na divisão por uma potência de base 10 com expoente inteiro negativo, como 10‒4, deslocamos a vírgula para a direita. Já na divisão por uma potência de base 10 com expoente inteiro positivo, como 101, deslocamos a vírgula para a esquerda.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
23 Efetue as multiplicações por potências de base 10.
a) 3,6 ⋅ 104
b) 0,025 ⋅ 102
c) 0,4 ⋅ 10‒2
d) .3576 ⋅ 10‒3
24 O produto 0,000025 ⋅ 0,000000002 é igual a:
a) 50 ⋅ 10‒14
b) 5 ⋅ 10‒14
c) 5 ⋅ 10‒40
d) 5 ⋅ 10‒4
e) 50 ⋅ 10‒13
25 O valor da expressão
A = 5,24 ⋅ 10‒23 + 8,36 ⋅ 10‒21 é:
a) 5,62 ⋅ 10‒21
b) 5,62 ⋅ 10‒23
c) 8,4124 ⋅ 10‒21
d) 8,4124 ⋅ 10‒23
e) 8,4124 ⋅ 10‒44
26 Descubra a potência de base 10 que deve ser colocada no lugar de a para que se obtenha:
a) 56,754 ⋅ a = .567540
b) 0,003 ⋅ a = 30
c) a ⋅ 23 = 0,000023
d) a ⋅ 4,5 = 0,00045
27 Converta as medidas a seguir usando potências de base 10.
a) 1 centímetro em métro.
b) 100 quilômetros em métro.
c) 10 gramas em quilograma.
d) uma tonelada em quilograma.
e) 10 centímetros quadrados em . métros quadrados
f) 1 centímetro cúbico em . decímetros cúbicos
28 O açude Castanhão, no Ceará, com 325 quilômetros quadrados de área inundada, é o maior açude da América Latina. Ele tem capacidade de armazenamento de 6,7 ⋅ 109 métros cúbicos de água, que corresponde a cêrca de 37% de toda a capacidade de armazenamento dos reservatórios cearenses. Determine a capacidade total de armazenamento dos reservatórios cearenses.
29 ( ú éfe ême gê) O açude Orós, um dos maiores reservatórios do Brasil, tem capacidade para armazenar 2 ⋅ 109 métros cúbicos de água. Sabe-se que o rio Amazonas lança no oceano Atlântico 50 milhões de litros de água por segundo.
Com base nesses dados, é correto afirmar que o tempo que o rio Amazonas leva para lançar no oceano Atlântico um volume igual à capacidade do açude Orós é:
a) maior que 20 horas.
b) menor que 5 horas.
c) maior que 5 horas e menor que 10 horas.
d) maior que 10 horas e menor que 20 horas.
Respostas e comentários
23. a) .36000
23. b) 2,5
23. c) 0,004
23. d) 3,576
24. Alternativa b.
25. Alternativa c.
26. a) 104
26. b) 104
26. c) 10‒6
26. d) 10‒4
27. a) 10‒2 métro
27. b) 105 métros
27. c) 10‒2 quilograma
27. d) 103 quilogramas
27. e) 10‒3 métros quadrados
27. f) 10‒3 decímetros cúbicos
28. Aproximadamente ...18110000000 métros cúbicos.
29. Alternativa d.
Multiplicação e divisão por potências de base 10
Trabalhe os exemplos apresentados sobre multiplicação e divisão de números racionais por potências de base 10, de modo a garantir que os estudantes associem a multiplicação por uma potência de base 10 com expoente negativo à divisão, por exemplo:
• 5 · 10‒3 = 5 : 103 = 5 : .1000 = 0,005
• 12 : 102 = 12 · 10‒2 = 0,12
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 23 ao 29 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 1.
No exercício 26, antes de calcular os valores exatos de cada item, peça aos estudantes que estimem os expoentes, visto que têm condições de prever, em primeiro lugar, se os expoentes serão positivos ou negativos.
Aproveite os exercícios 28 e 29 e verifique se os estudantes sabem o que é um açude (o mesmo que represa; construção para represar a água dos rios visando a utilizá-la na agricultura, no abastecimento de cidades e na indústria). Sugira que busquem mais informações sobre os açudes Castanhão e Orós e pesquisem quais são as principais represas que abastecem a região onde moram.
Notação científica
O uso das potências é bastante comum em áreas da Ciência como Medicina, Biologia, Astronomia, Geologia, entre muitas outras.
Esse tipo de registro é chamado de notação científica. Ele fornece uma ideia precisa da ordem de grandeza (bilhões, milhões, milésimos etcétera) de uma medida e é fundamental para trabalhar com números “muito grandes” ou “muito pequenos”, isto é, muito próximos de 0. A ordem de grandeza de uma medida é dada pela potência de base 10.
Em notação científica, os números são escritos como produto de dois fatores, em que um deles é uma potência de base 10 com expoente inteiro (positivo ou negativo), e o outro é um número igual a 1 ou maior que 1 e menor que 10.
Observe os exemplos.
Observe outros exemplos de números escritos em notação científica.
a) 5,2 ⋅ 106
b) 8,1 ⋅ 1012
c) 1,25 ⋅ 10 elevado a menos 3
d) 2,236 ⋅ 10 elevado a menos 9
Agora, vamos escrever alguns números em notação científica.
a) .3265
Para escrever esse número como produto de dois fatores, um deles uma potência de base 10, vamos multiplicá-lo por 10 elevado a menos 3 e por 103, pois 10 elevado a menos 3 ⋅ 103 = 100 = 1. Assim, obtemos:
b)
Respostas e comentários
Notação científica
Espera-se que os estudantes utilizem os conhecimentos que já construíram acerca de potências de base 10 e da multiplicação (ou divisão) por potências de 10 para aplicar no registro de um número (ou medida) em notação científica.
Aproveite o momento e comente o uso dos prefixos gregos (como nano-, micro-, mili-, quilo-, mega- e giga-) na designação das diferentes potências de base 10. Por exemplo, 1 miligrama corresponde a 10 elevado a menos 3 grama, 1 micrograma, a 10 elevado a menos 6 grama, e 1 nanograma, a 10 elevado a menos 9 grama.
Amplie perguntando aos estudantes se conhecem mais palavras com esses prefixos. Podem surgir palavras como: nanotecnologia, microbiologia, microscópio, microcomputador, micróbio, milímetro, mililitro, quilograma, quilômetro e megalomania. A nanotecnologia, por exemplo, pode ser considerada um conjunto de atividades ou mecanismos que ocorrem em uma escala extremamente pequena, mas que tenham implicações no mundo real.
Pode-se propor aos estudantes que pesquisem as implicações da nanotecnologia no bem-estar das pessoas, desenvolvendo-se uma atividade interdisciplinar com Ciências.
c) 0,0056
Quando o número é menor que 1, devemos multiplicá-lo por uma potência de base 10 com expoente positivo e, para não mudar o valor, multiplicar o resultado pela potência de base 10 com expoente oposto ao da primeira multiplicação, ou seja, expoente negativo.
d)
Verifique agora como a notação científica é usada para expressar:
a) a medida da distância da Terra até o Sol;
..150000000 quilômetros = 1,5 ⋅ 108 quilômetros
b) a medida da massa do átomo de hidrogênio.
0,00000000000000000000000166 grama = 1,66 ⋅ 10‒24 grama
Respostas e comentários
Notação científica
Aborde com os estudantes as situações apresentadas, as quais envolvem números muito grandes ou muito pequenos, e verifique se eles conhecem outros exemplos. Sugira que façam uma pesquisa de notícias ou reportagens veiculadas pela mídia e cujo contexto apresente números expressos na notação científica (ou que poderiam ser mais bem expressados na notação científica) e, depois, registrem os valores encontrados em notação científica. É possível realizar um trabalho interdisciplinar com Ciências, por exemplo, propondo aos estudantes que façam a representação do Sol e dos planetas do Sistema Solar em escala (considerando o diâmetro médio de cada planeta e do Sol). Se possível, pode-se compor em escala, também, a representação das distâncias médias entre os planetas e o Sol, se na escola houver espaço suficiente. Uma alternativa seria posicionar a representação do Sol em um espaço comum da escola e determinar em que locais ao redor da escola deveriam ficar os demais planetas (considerando a distância média deles até o Sol).
Sugestão de leitura
Para ampliar e enriquecer seu trabalho com esse tema, sugerimos:
SILVA, E. M. E. O Sistema Solar. PLANETÁRIO ú éfe ésse cê. Disponível em: https://oeds.link/rWdxPJ. Acesso em: 19 julho 2022.
Neste texto, a autora apresenta informações sobre planetas e outros corpos do Sistema Solar, por exemplo, a distância média deles até o Sol e o diâmetro equatorial dos principais componentes do Sistema Solar.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
30 Escreva em notação científica cada um dos números a seguir.
a) 12,6 milhões
b) 361 ⋅ 106
c) 15 bilhões
d) 458,6 ⋅ 10‒5
e) .3576 ⋅ 10‒3
f) 0,0000000000001
31 Dois planetas, a e B, giram em tôrno de uma estrela ê em órbitas praticamente circulares e no mesmo plano.
A medida da distância de a até a estrela ê é 15 ⋅ 107 quilômetros, e a medida da distância de B até a estrela E é 2,3 ⋅ 108 quilômetros. Desprezando os diâmetros desses astros, calcule a medida da distância máxima e a medida da distância mínima entre a e B e expresse-as em notação científica.
32 Na abertura do capítulo, vimos que:
a) a medida da massa do Sol é aproximadamente 2 ⋅ 1030 quilogramas. Expresse, em notação científica, essa medida em tonelada.
b) reações de fusão nuclear no núcleo do Sol convertem cêrca de 6 ⋅ 1011 quilogramas de hidrogênio ( agá) em hélio ( agá ê) por segundo. Sabendo que 1 ano tem aproximadamente 3 ⋅ 107 segundos, quantas toneladas de hidrogênio são convertidas em hélio por ano no núcleo do Sol? Dê sua resposta em notação científica.
33 Cada mililitro de sangue humano contém, em média, 5 ⋅ 103 glóbulos vermelhos. No corpo de um ser humano adulto circulam cêrca de 5,5 litros de sangue. De acôrdo com esses dados, qual é o número médio, em notação científica, de glóbulos vermelhos que há no corpo de um adulto?
34
A tabela a seguir mostra os dados da movimentação comercial entre o Brasil e o exterior de 2019 a 2021. Reúna-se com um colega e construam um gráfico de colunas com os dados da tabela. Lembrem-se de indicar os valores em milhões de dólares no eixo vertical, os anos no eixo horizontal, e de dar um título ao gráfico. Note que cada um dos dados da movimentação comercial (Saldo, Importações, Exportações), por ano, corresponde a uma coluna no gráfico, ou seja, para cada um dos três anos no gráfico, deve haver três colunas.
Ano |
Saldo (milhões de dólares) |
Importações (milhões de dólares) |
Exportações (milhões de dólares) |
---|---|---|---|
2019 |
35.000 |
186.000 |
221.000 |
2020 |
50.000 |
159.000 |
209.000 |
2021 |
61.000 |
219.000 |
280.000 |
* Valores aproximados. Dados obtidos em: BRASIL. Resultados do comércio exterior brasileiro: dados consolidados. Disponível em: https://oeds.link/Mfafc2. Acesso em: 10 mar. 2022.
Respostas e comentários
30. a) 1,26 ⋅ 107
30. b) 3,61 ⋅ 108
30. c) 1,5 ⋅ 1010
30. d) 4,586 ⋅ 10‒3
30. e) 3,576 ⋅ 100
30. f) 1 ⋅ 10‒13
31. 3,8 ⋅ 108 quilômetros; 8 ⋅ 107 quilômetros
32. a) 2 ⋅ 1027 toneladas.
32. b) 1,8 ⋅ 1016 toneladas.
33. 2,75 ⋅ 107 glóbulos vermelhos.
34. Construção de gráfico.
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 30 ao 34 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 1.
No exercício 32, há novamente a oportunidade de trabalhar com transformações entre unidades de medida de massa em situações contextualizadas. Nesse exercício, os estudantes poderão utilizar a relação existente entre duas unidades de massa: o quilograma e a tonelada, além de escrever tal medida em notação científica.
Amplie as discussões com os estudantes fazendo-os refletir sobre o gráfico do exercício 34, com questões como:
• Por que não é conveniente, neste caso, colocar os números “completos” no gráfico? (Possível resposta: Porque são formados por muitos algarismos, o que dificultaria a organização das informações.)
• O que aconteceria se esquecessem de escrever a informação ”milhões de dólares” no eixo vertical do gráfico? (Resposta possível: A ordem de grandeza dos valores monetários seria alterada, ficaria “milhares” de dólares em vez de “milhões”.)
Ao trabalhar com saldos, importações e exportações nesse exercício, abordamos o Tema Contemporâneo Transversal educação financeira.
Com base no gráfico que vocês construíram, façam o que se pede.
a) Expressem em notação científica os valores, em dólares, apresentados no gráfico.
b) Para cada ano, verifiquem se a diferença entre os valores das exportações e os das importações é igual ao saldo.
c) Qual foi a média aproximada das exportações nesse período? E das importações? E do saldo?
d) Para cada ano, escrevam, com um número negativo, o quanto falta para a exportação atingir a média ou, com um número positivo, em quanto a exportação excedeu a média.
e) No gráfico, tracem uma reta horizontal pelo valor da média das importações. Façam uma estimativa para responder à questão: a parte da coluna da importação de 2021 que ficou acima da reta traçada é equivalente à soma das partes das outras duas colunas que ficaram abaixo da reta?
35 ( ú éfe ésse é) Um raio de luz, propagando-se no vácuo, desloca-se com velocidade de 3,0 ⋅ 105 quilômetros por segundo aproximadamente. Se a distância entre dois planetas mede 9,0 ⋅ 107 quilômetros, então o tempo, em minuto, que o raio de luz levará para cobrir essa distância é:
a) 5,2.
b) 5.
c) 4,5.
d) 4.
e) 3,8.
36
Hora de criar – Em duplas, cada um de vocês vai elaborar um problema utilizando a notação científica. Para o problema, considerem situações do dia a dia que envolvam números que podem ser escritos em notação científica, como a velocidade da conexão da internet, o consumo de energia elétrica de um equipamento, o pacote de dados de um plano de uma operadora de celular, entre outros. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
2. Calculando com raízes
Raiz quadrada de números racionais
Acompanhe algumas situações nas quais desejamos calcular a raiz quadrada de números racionais.
Situação 1
Observe o quadrado alaranjado na figura. Considerando a medida da área do quadrado maior igual a 1 centímetro quadrado, e a medida do comprimento de seu lado igual a 1 centímetro, podemos dizer que:
• a medida da área de cada quadradinho é
1 vinte e cinco avoscentímetro quadrado;
• a medida da área do quadrado alaranjado é
fração 9 sobre 25centímetro quadrado;
• a medida do comprimento do lado do quadrado alaranjado é
três quintoscentímetro.
Note que a área do quadrado alaranjado pode ser obtida da seguinte fórma:
⋅
três quintos=
três quintos elevado ao quadrado=
9, 25 avos, ou seja,
fração 9 sobre 25centímetro quadrado
Nesse caso, o número
3 quintosé chamado de raiz quadrada de
9, 25 avos, que indicamos por
Raiz quadrada de 9 sobre 25 igual a 3 quintos(lemos: “a raiz quadrada de nove vinte e cinco avos é três quintos”).
O número
9. 25 avosé um número racional quadrado perfeito.
Respostas e comentários
34. a) Exportações: 2,21 ⋅ 1011 (2019); 2,09 ⋅ 1011 (2020); 2,80 ⋅ 1011 (2021)
Importações: 1,86 ⋅ 1011 (2019); 1,59 ⋅ 1011 (2020); 2,19 ⋅ 1011 (2021)
Saldo: 3,5 ⋅ 1010 (2019); 5,0 ⋅ 1010 (2020); 6,1 ⋅ 1010 (2021)
34. b) Sim.
34. c) Exportações: 2,37 ⋅ 1011; importações: 1,88 ⋅ 1011; saldo: 4,9 ⋅ 1010
34. d) 2019: ‒1,60 ⋅ 1010; 2020: ‒2,80 ⋅ 1010; 2021: +4,30 ⋅ 1010
34. e) Sim.
35. Alternativa b.
36. Resposta pessoal.
Exercícios propostos
A resolução do exercício 35 está no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 1.
2. Calculando com raízes
Habilidade da Bê êne cê cê: EF08MA02.
Este tópico possibilita explorar a habilidade ( ê éfe zero oito ême ah zero dois) ao associar a potenciação à radiciação. Retome o cálculo de raiz quadrada, propiciando aos estudantes mobilizarem conhecimentos já construídos em anos anteriores.
Retomamos o uso do conceito de área de quadrado como base para o cálculo de raiz quadrada por ser um facilitador para a compreensão dos estudantes, além de tornar o aprendizado mais significativo. Ressaltamos a conexão das Unidades Temáticas Números, Geometria e Grandezas e medidas.
Explore a figura da situação 1. Peça aos estudantes que justifiquem as afirmações feitas em relação às áreas:
• Nas condições expostas, por que a área de cada quadradinho que compõe o quadrado maior (de lado de 1 centímetro) mede
1 vinte e cinco avoscentímetro quadrado? (Resposta: Espera-se que percebam que, se o quadrado maior tem área medindo 1 centímetro quadrado e é composto de 25 quadradinhos idênticos, a medida da área de cada quadradinho corresponde a
1,25 avos centímetros quadradosda medida da área do quadrado grande, ou seja:
1 vinte e cinco avosde 1 centímetro quadrado =
1, 25 avoscentímetro quadrado )
• Por que a área do quadrado alaranjado mede
9 vinte e cinco avoscentímetro quadrado? (Resposta esperada: Porque o quadrado alaranjado é composto de 9 quadradinhos de área medindo
1 vinte e cinco avoscentímetro quadrado cada um.)
• Além disso, os estudantes podem perceber pela figura que a medida do lado do quadrado alaranjado é
três quintosda medida do lado do quadrado maior, ou seja:
três quintosde 1 centímetro =
3 quintoscentímetro.
Situação 2
A medida da área do quadrado azul da figura pode ser obtida do seguinte modo:
0,7 ⋅ 0,7 = 0,49, ou seja, 0,49 decímetro quadrado
O número 0,7 é a raiz quadrada de 0,49, que indicamos por
raiz de 0,49.
Assim, obtemos:
raiz de 0,49=
raiz de 49 100 avos=
7 décimos= 0,7
Observe que, para calcular o valor da raiz quadrada de 0,49, precisamos determinar o número racional que, multiplicado por ele mesmo, resulta em 0,49. Esse número é 0,7.
0,7 ⋅ 0,7 =
0,7 ao quadrado.=
7 décimos ao quadrado=
49 centésimos= 0,49
Assim, obtemos:
raiz quadrada de 0,49= 0,7, visto que 0,72 = 0,49
Dizemos que o número 0,49 é um número racional quadrado perfeito.
Dado um número racional quadrado perfeito, a sua raiz quadrada é um número racional positivo ou nulo cujo quadrado é o número dado.
Observe outros exemplos.
a)
raiz quadrada de 81, 256 avos, igual 9, 16 avosb)
raiz quadrada de 4, 225 avos, igual a 2, 15 avosc)
raiz de 0,01=
raiz de 1 centésimo=
1 décimo= 0, 1
Observações
▶ Quando queremos considerar o oposto de uma raiz quadrada, fazemos a indicação colocando o sinal de menos à esquerda da raiz. Por exemplo:
a)
menos raiz quadrada de 9, 25 avosindica o oposto de
Raiz quadrada de 9 sobre 25b)
menos raiz quadrada de 0,49indica o oposto de
raiz quadrada de 0,49▶ Todo número racional, quando elevado ao quadrado, resulta no número 0 ou em um número racional positivo. Logo, não existe um número racional que seja a raiz quadrada de um número racional negativo.
Por exemplo, a raiz quadrada do número
menos 100 nonosnão é um número racional, pois não existe número racional que, elevado ao quadrado, resulte em
menos 100 nonos▶ A raiz quadrada de um número racional positivo será um número racional somente se esse número for um quadrado perfeito.
Por exemplo, a raiz quadrada do número
2 terçosnão é racional, pois não existe número racional que, elevado ao quadrado, resulte em
2 terçosEXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
37 Calcule:
a)
rais quadrada de 0,04b)
raiz quadrada de 36, 49 avos
c)
raiz quadrada de 0,81d)
menos raiz quadrada da fração 64 centésimos
e)
raiz quadrada de 25 nonosf)
menos raiz quadrada de 49Respostas e comentários
37. a) 0,2
37. b)
fração menos 4 sobre 537. c) 0,9
37. d)
fração 6 sobre 737. e)
Fração 5 terços37. f)
menos sete meiosCalculando com raízes
A situação 2 pode ser trabalhada de maneira análoga ao que foi feito com a primeira situação.
Se julgar adequado, proponha aos estudantes que efetuem, utilizando uma calculadora simples, a raiz quadrada de alguns números racionais. Podem verificar, por exemplo, o que aparece no visor da calculadora quando efetuam a raiz quadrada de:
• 0,25 → aparece no visor 0,5; ou seja,
raiz de 0,25= 0,5;
• 2 → aparece no visor 1,4142135;
•
3 quintos(ou 3 : 5 = 0,6) → aparece no visor 0,7745966.
Proponha aos estudantes que usem números negativos para tentar obter a raiz quadrada na calculadora e verifiquem se será indicado “ êrro” no visor. Além disso, se julgar oportuno, comente que alguns números racionais não apresentam raízes racionais, como acontece com a raiz quadrada de 2 ou de 5 e que, nesses casos, consideramos aproximações ao utilizar a potência expressa como número decimal.
Exercícios propostos
Acompanhe uma resolução para o exercício 37:
a)
primeira linha: raiz quadrada de 0,04, igual, raiz quadrada da fração 4 centésimos.b)
primeira linha: 36, 49 avos, igual, a fração: numerador 6 vezes 6 , denominador 7 vezes 7, igual, seis sétimos vezes seis sétimos, igual, seis sétimos ao quadrado
c)
primeira linha: raiz quadrada de 0,81, igual, raiz quadrada da fração 81 centésimod)
primeira linha: fração 64 centésimos, igual a fração numerador: 8 vezes 8, denominador 10 vezes 10, igual, a fração 8 décimos vezes a fração 8 décimos, igual, a fração 8 décimos ao quadrado.
e)
primeira linha: 25 nonos, igual, a fração: numerador 5 vezes 5, denominador 3 vezes 3, igual cinco terços, vezes, cinco terços, igual, cinco terços ao quadrado
f)
primeira linha: 49 quarto, igual, a fração numerador 7 vezes 7, denominador 2 vezes 2, igual 7 meios vezes 7 meios, igual, sete meios ao quadrado.
38 Identifique os números cuja raiz quadrada é um número racional.
a) ‒25
b)
1, 16 avosc)
3 quartosd)
menos 1 nonoe)
fração 8 décimosf)
25 nonos39 Sabendo que