CAPÍTULO 5 Polinômios e frações algébricas
Grandiosa, como a da imagem, ou em residências, monumentos, morros e prédios públicos, escadas fixas ou rolantes fazem parte do meio em que vivemos.
Escadas fixas têm piso de medida x (medida da profundidade do degrau) e espelho de medida y (medida da altura do degrau) e são construídas conforme a legislação. O desenho de uma escada segue uma equação polinomial, garantindo o conforto dos usuários ao subir ou descer.
Observe, leia e responda no caderno.
a) Pesquise na internet, em livros, atlas etcétera a história da ilha Gaztelugatxe, situada na península Ibérica, e da escadaria que lhe dá acesso. Elabore um texto com um resumo dessa pesquisa.
b) Considerando que essa escadaria tenha exatamente 230 degraus cada um com piso medindo x e espelho medindo y, que medida teria o comprimento de um tapete que recobrisse todos esses degraus?
Respostas e comentários
a) Resposta pessoal.
b) 230 · (x + y)
Capítulo 5 – Polinômios e frações algébricas
Os objetivos deste capítulo e suas justificativas, as indicações das habilidades e competências específicas da Matemática ( Bê êne cê cê), além de outras informações, estão no início deste Manual, nas orientações específicas.
Neste capítulo, desenvolvemos o conceito de polinômios e frações algébricas. Tratamos também de valor numérico de um polinômio e das operações entre polinômios. É uma ampliação do cálculo algébrico tratado no capítulo 4. Além disso, o capítulo aborda a interpolação e a extrapolação gráfica.
A abertura apresenta como motivação uma grandiosa escadaria na ilha Gaztelugatxe, Espanha, cuja história ficcional remonta ao século doze, com os cavaleiros templários, e ao século dezesseis, com o corsário Francis Drêic. Outro exemplo bastante conhecido é a escadaria da muralha da China. O enfoque é o cálculo algébrico presente na construção de escadas, segundo a legislação vigente.
Sugira aos estudantes que utilizem diferentes meios para realizar a pesquisa proposta no item a; por exemplo, após obterem dados gerais e informações ou curiosidades sobre o local, eles podem observar em mapas o continente em que a ilha se situa, o país ao qual pertence, além de analisar o mapa da própria ilha, observando diferentes elementos, como o relevo, vias públicas, trajetos até a ilha etcétera
No item b, considerando as dimensões indicadas, tem-se que o comprimento de tapete para cobrir um degrau é (x + y); assim, para cobrir 230 degraus é necessário um tapete de comprimento de medida 230 · (x + y), em unidade de comprimento.
1. Polinômios
Considere estes retângulos e o trapézio.
A figura 1 é formada por dois quadrados, e cada quadrado tem lado de medida c e área de medida c 2. A expressão que representa a medida da área dessa figura é 2c 2.
A figura 2 é um trapézio com um lado de medida y e três lados de medida x. A expressão que representa a medida do perímetro dessa figura é 3x + y.
A figura 3, por sua vez, é formada por:
• um quadrado com região interna roxa de lado medindo a e área medindo a 2;
• dois retângulos com regiões internas verdes de medida de área ab;
• um quadrado com região interna azul de lado medindo b e área medindo b 2.
Uma expressão que representa a medida da área dessa figura é a 2 + 2ab + b 2.
As expressões 2c 2, 3x + y e a 2 + 2ab + b 2 são exemplos de polinômios.
Polinômio é toda expressão algébrica que representa um monômio ou uma soma algébrica de monômios.
Observações
▶ Os polinômios de um só termo são chamados monômios, os de dois termos, binômios, e os de três termos, trinômios. Os polinômios com mais de três termos não recebem denominação específica.
▶ O polinômio formado por monômios nulos é o polinômio nulo. Exemplo: 0x 2 + 0mn + 0.
▶ O termo do polinômio que não apresenta variável (letra) é chamado de termo independente.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Classifique como monômio, binômio ou trinômio as expressões algébricas a seguir.
a) 2x 2 ‒ 3x
b) 5a 2 ‒ 3a + 7
c) x
d) 7x ‒ 5y
e) ‒5
f) a 5 ‒ 3
g) x 3 ‒ y 3
h) x 2 ‒ 2xy + y 2
2 Determine o polinômio que corresponde à medida da área da figura a seguir, formada por dois quadrados. Em seguida, calcule a medida da área para x = 4,5 centímetros e y = 2,5 centímetros.
Respostas e comentários
1. a) Binômio.
1. b) Trinômio.
1. c) Monômio.
1. d) Binômio.
1. e) Monômio.
1. f) Binômio.
1. g) Binômio.
1. h) Trinômio.
2. x 2 + y 2; 26,5 centímetros quadrados
1. Polinômios
Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah zero seis e ê éfe zero oito ême ah um nove.
Neste tópico, ao retomar a ideia de medida de área de figuras poligonais e resolver e elaborar problemas que possam ser representados por expressões algébricas, além de efetuar o cálculo numérico dessas expressões, os estudantes desenvolvem as habilidades ( ê éfe zero oito ême ah zero seis) e ( ê éfe zero oito ême ah um nove).
Conceituamos polinômios utilizando como recurso de contexto o cálculo de medidas de área e de perímetro de figuras poligonais.
Reproduza as figuras apresentadas no início da página e explore seus elementos. Ressalte o que um monômio e um polinômio têm de diferente, de modo que os estudantes compreendam que nem todo polinômio é um monômio, mas todo monômio é um polinômio de um único termo.
Exercícios propostos
No exercício 1, os polinômios são apresentados com os termos semelhantes reduzidos, pois esse conceito ainda não foi tratado. Logo, espera-se que os estudantes classifiquem os polinômios por meio dos significados dos prefixos mono, bi e tri.
Comente com eles que a figura do exercício 2 é uma composição de dois quadrados justapostos e que, portanto, a medida da área da figura é dada pela adição das medidas das áreas das partes.
A medida da área do quadrado maior é x2.
A medida da área do quadrado menor é y2.
A medida da área da figura é x2 + y2.
Para x = 4,5 centímetros e y = 2,5 centímetros, obtemos:
x2 + y2 = (4,5)2 + (2,5)2 = 26,5
Logo, a área mede 26,5 centímetros quadrados.
3 Cláudia é dona de uma papelaria. Ela compra um caderno por x reais e o revende por y reais.
a) Qual é a expressão algébrica que representa o lucro de Cláudia por caderno vendido? E por z cadernos vendidos?
b) Qual foi o lucro de Cláudia na venda de 24 cadernos, comprados por R$ 3,20três reais e vinte centavos e vendidos por R$ 8,70oito reais e setenta centavos cada um?
4 O piso da cozinha da casa de Ana é revestido por ladrilhos retangulares, como o ladrilho da figura, em que a e b são dados em metro.
a) Represente com um monômio a medida da área do ladrilho, em metro quadrado.
b) Indique a medida da área do piso da cozinha, em metro quadrado, sabendo que foram necessários 120 desses ladrilhos para forrá-lo.
c) Calcule a medida da área, em metro quadrado, da cozinha de Ana, sabendo que cada ladrilho mede 15 centímetros por 20 centímetros.
5 Em um estacionamento estão x motos e y carros. Encontre o binômio que representa:
a) o número de veículos;
b) o número de rodas;
c) o valor arrecadado, sabendo que cada moto paga R$ 12,00doze reais pela diária e cada carro paga R$ 18,00dezoito reais.
6 Em arquitetura, os projetos de escadas fixas usam a chamada fórmula de Blondel: 2E + P ≃ 64, na qual ê é a medida do espelho e P é a medida do piso. A escada da casa de Carlos tem 14 degraus com pisos de 30 centímetros e espelhos de 17 centímetros, mais um patamar de 65 centímetros.
a) Essa escada está de acôrdo com a fórmula de Blondel? Por quê?
b) Qual é o monômio que representa o cálculo da medida da altura dessa escada? Qual é a medida da altura dela?
c) Qual é o polinômio que representa o cálculo da medida do comprimento horizontal lateral dessa escada? Qual é a medida do comprimento horizontal lateral dela?
2. Operações com polinômios
Adição de polinômios
Para representar estes dois polígonos foram usados ao todo 6 canudinhos de medida a, 3 canudinhos de medida b e 2 canudinhos de medida c, todas dadas em centímetro.
Respostas e comentários
3. a) y ‒ x; z(y ‒ x)
3. b) R$ 132,00cento e trinta e dois reais
4. a) ab
4. b) 120ab
4. c) 3,6 métros quadrados
5. a) x + y
5. b) 2x + 4y
5. c) 12x + 18y
6. a) Sim, porque 2 ⋅ 17 + 30 = 64.
6. b) 15E; 2,55 métros
6. c) 14P + 65; 4,85 métros
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 3, 4 e 6 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
Para a resolução do exercício 5, os estudantes devem atentar para o fato de que motocicletas têm duas rodas, e carros, quatro rodas. Assim, o número de veículos é representado por x + y (item a) e o número de rodas, por 2x + 4y (item b).
Por fim, se cada moto paga diária de R$ 12,00doze reais e cada carro R$ 18,00dezoito reais, aplicando o conceito de proporcionalidade, x motos pagam 12x reais e y carros pagam 18y reais, o que nos leva ao binômio 12x + 18y (item c).
Aproveite a situação do exercício 6 para propor aos estudantes uma pesquisa sobre a construção de escadas.
Na resolução desse exercício, ressalte que para aplicar a fórmula de Blondel é necessário ter as medidas do espelho (E) e do piso (P).
Caso o prédio da escola tenha escadas fixas, acompanhe os estudantes até uma dessas escadas. Munidos de trena, eles devem determinar a medida do espelho (que deve ser a mesma em todos os degraus) e a medida do piso (que deve ser a mesma em todos os degraus). E, se possível, medir a altura e o comprimento total da escada para confrontar com o resultado da multiplicação do número de degraus pelas medidas do espelho e do piso, respectivamente. Lembre os estudantes de que devem medir os patamares também, se eles existirem, e considerar suas medidas. Peça a eles que respondam oralmente à questão “Que problemas pode apresentar uma escada em que a medida da altura dos degraus não é uniforme? E se a medida do piso não for uniforme?”. Espera-se que eles concluam que, nesse caso, a segurança da escada estaria comprometida, e transitar por ela poderia ocasionar acidentes e quedas.
Finalmente, os estudantes devem verificar se a escada está de acôrdo com a fórmula de Blondel.
2. Operações com polinômios
Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah zero seis e ê éfe zero oito ême ah um nove.
Com exemplos numéricos, recorde brevemente com a turma as quatro operações fundamentais com números racionais.
Neste tópico, ao retomar a ideia de medida de área de figuras poligonais e resolver e elaborar problemas que possam ser representados por expressões algébricas, além de efetuar o cálculo numérico dessas expressões, aprofundamos o trabalho com as habilidades ( ê éfe zero oito ême ah zero seis) e ( ê éfe zero oito ême ah um nove).
Em centímetro, a medida do perímetro do polígono 1 é representada pelo polinômio 2a + 2b + c e a medida do perímetro do polígono 2 é representada pelo polinômio 4a + b + c, ambos os polígonos nas variáveis a, b e c.
Na construção dos dois polígonos, empregamos os 6 canudinhos de medida a, os 3 canudinhos de medida b e os 2 canudinhos de medida c, ou seja, construímos linhas cuja soma das medidas dos comprimentos é dada, em centímetro, por:
6a + 3b + 2c
O polinômio 6a + 3b + 2c é a soma dos polinômios 2a + 2b + c e 4a + b + c.
Esse resultado poderia ter sido obtido da seguinte maneira:
Acompanhe outros exemplos.
a) Vamos calcular (4x2 ‒ 7x + 2) + (3x2 + 3).
b) Dados os polinômios a = 0,2x 3 ‒
5 terçosx 2 + 2x ‒
1 meioe
B igual a, 3 quintos vezes x ao cubo, mais, 1 meio vezes x ao quadrado, menos 0,4., vamos calcular a + B.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
7 Calcule:
a) (2x + y + 3) + (‒5x + y ‒ 1)
b)
Abre parenteses, fração, numerador 7 vezes a, denominador 5, fim da fração menos, 2 vezes a vezes b, mais, fração, numerador b ao cubo, denominador 3, fecha parenteses, mais, abre parenteses, 4 vezes a vezes b, menos, fração, numerador b ao quadrado, denominador 3, fecha parênteses.c) (3ab ‒ 6a 2) + (a 2 ‒ 4ab + 2b 2) + (5a 2 ‒ 3b 2)
d)
Abre parenteses, fração, numerador x ao quadrado, denominador 3, fim da fração mais, fração, numerador 2x, denominador 5, fim da fração menos, 1 quarto, fecha parenteses, mais, abre parenteses, fração, numerador 2 vezes x ao quadrado, denominador 3, fim da fração menos, 1 quarto, fecha parenteses.8 Dados os polinômios a = x 2 ‒ 3x + 5, B = x 2 + 2x ‒ 4 e C = x 2 + 5x ‒ 1, calcule:
a) A + B
b) A + B + C
c) A + C
d) B + C
Respostas e comentários
7. a) ‒3x + 2y + 2
7. b)
fração, numerador 7 vezes a, denominador 5, fim da fração mais, 2 vezes a vezes b
7. c) ‒ab ‒ b2
7. d)
x ao quadrado, mais, fração, numerador 2 vezes x, denominador 5, fim da fração menos, 1 meio,
8. a) 2x 2 ‒ x + 1
8. b) 3x 2 + 4x
8. c) 2x 2 + 2x + 4
8. d) 2x 2 + 7x ‒ 5
Adição de polinômios
Para introduzir a adição de polinômios, utilizamos um contexto envolvendo medidas de perímetro de polígonos. Se julgar necessário, retome a adição com números racionais e relembre que a adição de monômios é efetuada apenas entre termos semelhantes, ou seja, termos que têm a mesma parte literal.
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 7 e 8 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
No exercício 8, oriente os estudantes a primeiro efetuar o cálculo mentalmente, com base na adição de números inteiros.
Subtração de polinômios
Nas figuras a seguir, o polígono 1 foi representado com 4 canudinhos de medida a, 4 canudinhos de medida b e 2 canudinhos de medida c, e o polígono 2 foi representado com 4 canudinhos de medida a e 2 canudinhos de medida b, todas as medidas dadas em centímetro.
O polinômio que representa, em centímetro, a medida do perímetro do polígono 1 é 4a + 4b + 2c, e o polinômio que representa a medida do perímetro do polígono 2 é 4a + 2b.
Na construção do polígono 1, empregamos 2 canudinhos de medida b e 2 canudinhos de medida c a mais que no polígono 2, ou seja, construímos linhas cuja diferença das medidas de comprimento, em centímetro, é dada por:
2b + 2c
O polinômio 2b + 2c é a diferença entre os polinômios 4a + 4b + 2c e 4a + 2b.
Esse resultado poderia ter sido obtido da seguinte maneira:
Acompanhe outros exemplos.
a)
b)
Respostas e comentários
Subtração de polinômios
A comparação da quantidade de canudinhos utilizada na construção de dois polígonos e a utilização das medidas de seus perímetros possibilitam aos estudantes atribuir significado à subtração de polinômios.
Comente com eles que a adição e a subtração de polinômios podem ser tratadas como a adição algébrica entre eles, como ocorre no cálculo com números racionais. Essa analogia remete ao entendimento das ordens e classes numéricas dos números racionais na fórma decimal. Isso confere aos estudantes maior autonomia e confiança no trato com essa operação.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
9 Dados os polinômios a = 5x 2 ‒ 3x + 4, B = 2x 2 + 4x ‒ 3 e C = x 2 ‒ 3x, calcule:
a) A ‒ B
b) B ‒ A
c) A + C ‒ B
d) A ‒ C + B
10 Qual polinômio devemos adicionar ao polinômio 2x + y + 3 para obter o polinômio ‒3x + 2y + 2?
11 Qual polinômio devemos subtrair do polinômio 2x 3 ‒ 3x 2 + x ‒ 4 para obter o polinômio ‒3x 3 ‒ 5x 2 + 4x + 1?
12 Reduza os termos semelhantes.
a) 10x 2 ‒ (5x + 6) ‒ [2x ‒ (3x 2 ‒ 2)]
b) 5a ‒ [3b + 7 ‒ (4a ‒ 5b) + (2 ‒ a)]
c)
x ao quadrado, mais, abre parenteses, 1 meio vezes x, menos 2, fecha parenteses, menos, abre parenteses, menos 1 meio, mais x, mais 1 terço vez x ao quadrado, fecha parenteses.13 Ângela tinha um cofre com 18 moedas de x centavos, 30 moedas de y centavos e 40 moedas de z centavos. Durante o mês, depositou 8 moedas de x centavos e 10 moedas de y centavos. No mês seguinte, retirou 12 moedas de y centavos e 8 moedas de z centavos.
Determine o polinômio que representa o total de centavos no cofre:
a) no início das operações;
b) no final do mês anterior;
c) no mês seguinte.
14 Observe a figura a seguir.
Com base na figura, determine:
a) a medida do segmento
A C;
b) a medida do segmento
B D;
c) a medida do segmento
A D.
15
Hora de criar – Elabore, e passe para um colega, um problema sobre adição ou subtração de polinômios que envolva as medidas de perímetro de dois polígonos regulares. Depois de cada um resolver o problema do outro, destroquem para corrigi-los.
Multiplicação de polinômio por monômio
A adição das medidas das áreas dessas figuras resulta, em centímetros quadrados, na soma:
xz + xz + yz = 2xz + yz
Agrupando as três figuras, formamos um retângulo maior.
Respostas e comentários
9. a) 3x 2 ‒ 7x + 7
9. b) ‒ 3x 2 + 7x ‒ 7
9. c) 4x 2 ‒ 10x + 7
9. d) 6x 2 + 4x + 1
10. ‒5x + y ‒ 1
11. 5x 3 + 2x 2 ‒ 3x ‒ 5
12. a) 13x 2 ‒ 7x ‒ 8
12. b) 10a ‒ 8b ‒ 9
12. c)
2 terços, vezes x ao quadrado, menos 1 meio vezes x, menos 3 meios.
13. a) 18x + 30y + 40z
13. b) 26x + 40y + 40z
13. c) 26x + 28y + 32z
14. a) 5x ‒ 1
14. b) 5x ‒ 2
14. c) 7x ‒ 1
15. Resposta pessoal.
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 9 a 12 e dos exercícios 14 e 15 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
No exercício 13, espera-se que os estudantes compreendam que, ao tomar 18 moedas de x centavos, obtemos 18x centavos. Do mesmo modo, obteríamos 30y centavos e 40z centavos; e assim para todos os demais casos. Para efetuar os cálculos, eles devem estar atentos às ações indicadas (tinha, depositou, retirou).
Para o item a, que representa a situação inicial, estão envolvidas as representações das quantias que Ângela tinha: 18x centavos, 30y centavos e 40z centavos. Assim, ao todo ela tinha (18x + 30y + 40z) centavos.
Para o item b, os estudantes devem determinar a quantia total depositada e acrescentar ao que Ângela já tinha. Assim, obtemos como a representação do total depositado (8x + 10y) centavos, que, acrescentados a (18x + 30y + 40z) centavos que Ângela já tinha, nos fornecem a seguinte quantia:
(18x + 30y + 40z) + (8x + 10y) = 18x + 30y + 40z + 8x + 10y = 26x +40y + 40z
Ou seja, ao final do mês anterior, Ângela ficou com (26x + 40y + 40z) centavos.
Finalmente, para o item c, da quantia obtida no item b devemos subtrair a quantia retirada no mês seguinte.
(26x + 40y + 40z) ‒ (12y + 8z) = 26x + 40y + 40z ‒ 12y + 8z = 26x + 28y + 32z
Assim, no mês seguinte, Ângela ficou com (26x + 28y + 32z) centavos no cofre.
Em centímetro, a base desse retângulo mede 2x + y, e a altura mede z. Portanto, a medida da área desse retângulo é (2x + y) ⋅ z, em centímetros quadrados. No entanto, a medida dessa área é igual à soma das medidas das áreas dos três retângulos que formaram o retângulo maior. Logo:
(2x + y) ⋅ z = 2xz + yz
Observe que a expressão 2xz + yz também resulta da aplicação da propriedade distributiva em (2x + y) ⋅ z:
Acompanhe outros exemplos.
a)
b)
c)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
16 Calcule:
a) 7x ⋅ (2x ‒ 5)
b) (3a 2 ‒ 2a ‒ 1) ⋅ 5a
c) ‒3x ⋅ (4x 2 ‒ 3x + 1)
d)
2 quintos, vezes a, vezes, abre parenteses, a menos 1 quarto, fecha parenteses.
e) (0,3x 2 ‒ 1,4x) ⋅ (‒0,2x 3)
f)
Abre parenteses, 1 terço, vezes y ao quadrado, mais, 4 sétimos, vezes y ao cubo, fecha parenteses, vezes, menos 3 vezes y.
17 Observe as figuras 1 e 2.
a) Qual é o binômio que expressa a soma da medidas das áreas das duas figuras?
b) Qual é o valor numérico do binômio obtido no item a, se x = 5?
c) Qual é o valor numérico de x, se a área do quadrado da figura 2 mede 100?
18 Em uma sala retangular, foi colocado um tapete quadrado, como mostra a figura a seguir, cujas medidas são dadas em centímetro.
Faça o que se pede.
a) Que expressão algébrica representa, em centímetro quadrado, a medida da área da sala não coberta pelo tapete?
b) Se a = 4 e b = 2,1, calcule a medida da área da sala que ficou descoberta.
Respostas e comentários
16. a) 14x 2 ‒ 35x
16. b) 15a 3 ‒ 10a 2 ‒ 5a
16. c) ‒12x 3 + 9x 2 ‒ 3x
16. d)
2 quintos, vezes a ao quadrado, menos 1 décimo vezes a.
16. e) ‒0,06x 5 + 0,28x 4
16. f)
Menos y ao cubo, menos 12 sétimos vezes y elevado a 4.
17. a) 6x 2 + x
17. b) 155
17. c) x = 5
18. a) 8a + ab ‒ b2
18. b) 35,99 métros quadrados
Multiplicação de polinômio por monômio
A multiplicação de polinômio por um monômio, assim como a multiplicação entre polinômios, tem por base a propriedade distributiva da multiplicação. Se julgar necessário, desenvolva algumas atividades envolvendo essa propriedade com multiplicações de números racionais.
Reproduza na lousa as figuras apresentadas na situação que inicia esse tópico e trabalhe as medidas das áreas dos três retângulos e a do quarto, que foi obtido com a justaposição dos primeiros três retângulos. Essa situação possibilita aos estudantes atribuírem significado à multiplicação de polinômio por um monômio.
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 16 e 17 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
No exercício 18, os estudantes devem estabelecer inicialmente uma estratégia de cálculo da medida da área da região não coberta pelo tapete quadrado. Espera-se que eles percebam que a medida da área procurada (item a) é obtida pela medida da área da sala retangular, cujas dimensões são a por (b + 8), subtraída da medida da área do tapete quadrado (de lado b).
medida da área procurada = a · (b + 8) ‒ b2 = ab + 8a ‒ b2
O item b trabalha o valor numérico de uma expressão algébrica, ou seja, quando a = 4 métros e b = 2,1 métros, a medida da área da região da sala não coberta pelo tapete é:
medida da área procurada = ab + 8a ‒ b2 = 4 · 2,1 + 8 · 4 ‒ (2,1)2
medida da área procurada = 8,4 + 32 ‒ 4,41 = 35,99
Logo, a área procurada nesse caso mede 35,99 métros quadrados.
Multiplicação de polinômio por polinômio
Podemos determinar a medida da área da figura 1, em centímetro quadrado, calculando separadamente a medida da área de cada retângulo de que ela é formada e adicionando os resultados obtidos: ac + ad + bc + bd.
A medida da área da figura 2, em centímetros quadrados, é dada por: (a + b) ⋅ (c + d).
Como as duas figuras (1 e 2) são determinadas por dois retângulos de mesmas dimensões, elas têm áreas de mesma medida. Logo:
(a + b) ⋅ (c + d ) = ac + ad + bc + bd
Acompanhe outros exemplos.
a)
b)
Respostas e comentários
Multiplicação de polinômio por polinômio
Uma atividade a ser feita, antes de desenvolver o conteúdo deste tópico, é solicitar a um grupo de estudantes que trace ao acaso, de ponta a ponta da lousa, uma linha horizontal e uma linha vertical. A outro grupo, solicite que meça com uma trena e registre as alturas e larguras dos quatro retângulos delimitados pelo contôrno da lousa e pelas duas linhas representadas, como na figura 1, e, também, da própria lousa. A seguir, outro grupo deve escrever o cálculo das medidas das áreas de cada retângulo e da área da lousa.
Finalizando a atividade, peça aos estudantes que comparem a medida da área da lousa com a soma das medidas das áreas dos quatro retângulos. Caso o formato da lousa não seja retangular, a atividade pode ser feita considerando outra superfície com esse formato ou, ainda, representando um retângulo na lousa.
Explore as figuras que possibilitam aos estudantes atribuir significado à multiplicação de dois polinômios.
• medida da área do retângulo vermelho = ad
• medida da área do retângulo amarelo = ac
• medida da área do retângulo azul = bd
• medida da área do retângulo verde = bc
Como o retângulo maior da figura 1 tem as mesmas dimensões do retângulo da figura 2, podemos concluir que a medida da área da figura 2 é igual à medida da área da figura 1.
(a + b) · (c + d) = ac + ad + bc + bd
Comente com os estudantes que esse resultado é o mesmo quando aplicamos a propriedade distributiva ao produto indicado.
Antes de apresentar a resolução dos exemplos desta página, proponha que resolvam cada um deles.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
19 Calcule:
a) (5x ‒ 1) ⋅ (5x + 1)
b) (a + b) ⋅ (a + b)
c) (2x 2 ‒ 3x ‒ 6) ⋅ (5x ‒ 2)
d)
Abre parenteses, 2 vezes a, mais 3 quintos vezes b, fecha parenteses, vezes, abre parenteses, a menos 1 meio,, vezes b, fecha parenteses.
20 Observe o retângulo.
a) Determine o trinômio que representa a medida da área do retângulo.
b) Calcule o valor numérico desse trinômio para x = 0,4.
21 Dados a = x 2 + 3x ‒ 2, B = x + 2 e C = x ‒ 3, calcule:
a) a ⋅ B; a ⋅ C e a ⋅ B + a ⋅ C
b) B + C e a ⋅ (B + C )
22 Calcule os produtos a seguir.
a) 3x ⋅ (2x ‒ 3) ⋅ (x + 2)
b) ‒2x ⋅ (x + 5) ⋅ (2x ‒ 5)
c) (a ‒ 2b) ⋅ (a + 2b) ⋅ (a ‒ b)
d) (a ‒ b) ⋅ (a + b) ⋅ (3a ‒ b)
e)
Fração. Numerador x, denominador 2, abre parenteses, x mais 1 terço, fecha parenteses, vezes, abre parenteses, 2 vezes x, menos 1 meio, fecha parenteses.
23
Hora de criar – Elabore um problema que envolva a medida da área de um quadrado e a medida x de seu lado, que deve ser um número natural. Troque o problema com o de um colega. Depois de cada um resolver o problema do outro, destroquem para corrigi-los.
Divisão de polinômio por monômio
A medida da área do retângulo a seguir é dada em centímetro quadrado e representada pelo polinômio 6x 2 + 9x, e a medida da altura é dada em centímetro e representada pelo monômio 3x, com x ≠ 0.
Vamos determinar o polinômio que representa a medida da base do retângulo.
Para isso, devemos dividir o polinômio 6x 2 + 9x pelo monômio 3x, ou seja, encontrar o polinômio que, multiplicado por 3x, resulta em 6x 2 + 9x.
Esse polinômio é 2x + 3, pois 3x ⋅ (2x + 3) = 6x 2 + 9x. Observe que o polinômio 2x + 3 pode ser obtido dividindo-se cada um dos termos de 6x 2 + 9x por 3x:
Respostas e comentários
19. a) 25x 2 ‒ 1
19. b) a 2 + 2ab + b 2
19. c) 10x 3 ‒ 19x 2 ‒ 24x + 12
19. d)
2 vezes a ao quadrado, menos 2 quintos vezes a vezes b, menos 3 décimos, vezes b ao quadrado.
20. a) 2x 2 + 3x + 1
20. b) 2,52
21. a) x 3 + 5x 2 + 4x ‒ 4; x 3 ‒ 11x + 6; 2x 3 + 5x 2 ‒ 7x + 2
21. b) 2x ‒ 1; 2x 3 + 5x 2 ‒ 7x + 2
22. a) 6x 3 + 3x 2 ‒ 18x
22. b) ‒4x 3 ‒ 10x 2 + 50x
22. c) a 3 ‒ a 2b ‒ 4ab 2 + 4b 3
22. d) 3a 3 ‒ 3ab 2 ‒ a 2b + b 3
22. e)
x ao cubo, mais, Fração, Numerador x, denominador 12, fim da fração menos, fração, Numerador x, denominador 12.
23. Resposta pessoal.
Orientação: Espera-se que o estudante responda: 5 centímetros; divisão (10 : 2).
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 19, 21 e 22 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
No exercício 20, a medida da área do retângulo é dada por (2x + 1) · (x + 1). Efetuando a multiplicação desses dois polinômios, obtemos a expressão da medida da área do retângulo.
(2x + 1) · (x + 1) = 2x2 + 2x + x + 1 = 2x2 + 3x + 1
Portanto, 2x2 + 3x + 1 é o trinômio que representa a medida da área do retângulo (item a).
No item b, calculamos o valor numérico desse trinômio para x = 0,4, que indica a medida da área do retângulo.
2x2 + 3x + 1 = 2 · (0,4)2 + 3 · 0,4 + 1 =
= 2 · 0,16 + 1,2 + 1 = 0,32 + 1,2 + 1 = 2,52
Acompanhe a resolução do exercício 23 verificando e auxiliando os estudantes em eventuais dúvidas tanto na criação de polinômios quanto na aplicação da propriedade distributiva da multiplicação.
Divisão de polinômio por monômio
Verifique se a proposta de atividade, que envolve a relação intrínseca entre as operações multiplicação e divisão, apresentada pelo personagem, foi compreendida. Caso contrário, proponha outras duplas de números para que os estudantes respondam oralmente.
Ainda neste tópico, introduzimos a divisão de polinômio por monômio (não nulo), dividindo cada termo do polinômio pelo monômio dado.
Acompanhe outros exemplos.
a)
b)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
24 Calcule os quocientes a seguir.
a) (8x 5 + 6x 3) : (+2x 2)
b) (12ab + 15a 2b + 9ab 2) : (3ab)
c) (20x ‒ 10x 2) : (‒5x)
d) (a 3 + a 2 + a) : (a)
e) (x 5 + x 2) : (‒x 2)
f) (7x 2 ‒ 8x + 5) : (‒1)
25 Determine o polinômio que, multiplicado por ‒7x, resulta em 21x 3 ‒ 28x 2 + 14x.
26 Multiplicando-se o monômio ‒4xy pelo polinômio a, encontra-se o polinômio ‒8xy + 9x 2y ‒ 6xy 2.
Determine o polinômio A.
27 Qual é o quociente de
7 terços vezes x ao quadrado, menos 1 quarto vezes xpor
Menos 1 meio vezes x?
28 Calcule o valor da expressão:
[(25x 2 ‒ 15x) : (‒5x)] ⋅ (5x + 3)
29 Caio gosta de elaborar desafios matemáticos. Leia o desafio que ele propôs ao amigo Tiago.
Supondo que Tiago esteja raciocinando corretamente, qual é a resposta que ele dará a Caio?
Polinômios com uma só variável
Observe estes polinômios:
• x 2 ‒ 8x + 12
Ele apresenta somente a variável x, cujo maior expoente é 2; dizemos que é um polinômio do 2º grau na variável x, ou que tem grau 2.
• 2y 4 ‒ 3y 2 + 5y ‒ 6
Ele apresenta somente a variável y, cujo maior expoente é 4; dizemos que é um polinômio do 4º grau na variável y, ou que tem grau 4.
• z 3 ‒ 1
Ele apresenta somente a variável z, cujo maior expoente é 3; dizemos que é um polinômio do 3º grau na variável z, ou que tem grau 3.
Polinômios desse tipo são chamados de polinômios com uma variável.
Respostas e comentários
24. a) 4x 3 + 3x
24. b) 4 + 5a + 3b
24. c) ‒4 + 2x
24. d) a 2 + a + 1
24. e) ‒x 3 ‒ 1
24. f) ‒7x 2 + 8x ‒ 5
25. ‒3x 2 + 4x ‒ 2
26. 2 ‒ 2,25x + 1,5y
27.
Menos 14 terços, vezes x, mais 1 meio
28. ‒25x 2 + 9
29. x + 10; 10 anos é a diferença de idade entre eles.
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 24 a 28 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
Note que o exercício 26 pressupõe a aplicação da relação entre a multiplicação e divisão como operações inversas.
No exercício 29, o produto entre os dois fatores que representam as idades dos irmãos é dado pelo binômio x2 + 10x. Se um dos fatores é x (idade do irmão mais novo), temos que a idade do irmão mais velho é dada por:
idade do mais velho = (x2 + 10x) : x
idade do mais velho = x2 : x + 10x : x
idade do mais velho = x + 10
Desse modo, espera-se que os estudantes percebam que a diferença entre as idades é 10 anos (ou seja, quantos anos o irmão mais velho tem a mais do que o irmão mais novo). Eles também podem calcular essa diferença.
diferença entre as idades = (x + 10) ‒ x
diferença entre as idades = x + 10 ‒ x = 10
Logo, a resposta de Tiago deve ser: a expressão algébrica que representa a idade do irmão mais velho é x + 10, e a diferença entre as idades é 10 anos.
Em geral, os termos de um polinômio com uma variável são apresentados segundo as potências decrescentes dessa variável.
Observe alguns exemplos.
a) 5x 2 ‒ 4x + 2
b) x 3 ‒ 2x 2 + x ‒ 1
c) 2x 4 ‒ 3x 2 + 2
Observação
▶ Se em um polinômio de grau n ordenado segundo as potências de x faltar uma ou mais potências de x com expoente menor do que n, então os coeficientes desses termos serão 0, e o polinômio será chamado de polinômio incompleto. Acompanhe alguns exemplos.
a) x 2 ‒ 4 é um polinômio incompleto e pode ser escrito como x 2 + 0x ‒ 4. x 2 + 0x ‒ 4 é a fórma geral do polinômio x 2 ‒ 4.
b) 2x 4 ‒ 3x 2 + 2 é um polinômio incompleto e pode ser escrito como 2x 4 + 0x 3 ‒ 3x 2 + 0x + 2. 2x 4 + 0x 3 ‒ 3x 2 + 0x + 2 é a fórma geral do polinômio 2x 4 ‒ 3x 2 + 2.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
30 Ordene os polinômios de acôrdo com as potências decrescentes de x.
a) 2x + 3x 2 ‒ 4
b) ‒6 + x 4 ‒ 5x 2 + 4x 3 ‒ 2x
c) 4x + 5x 3 ‒ 1
d) 5x 2 ‒ 3x + 2x 3 ‒ 4
e) 2 + 7x + 9x 2
31 Escreva os polinômios a seguir na fórma geral.
a) x 3 + 2x 2 ‒ 5
b) x 3 + 1
c) y 4 ‒ 8y 2 + 15
d) z 4 ‒ 16
e) m 4 ‒ 2m 2
Divisão de polinômio por polinômio
Podemos confirmar o resultado da divisão verificando a igualdade:
quociente ⋅ divisor + resto = dividendo
Nesse caso, obtemos: 226 ⋅ 4 + 1 = 905
Respostas e comentários
30. a) 3x 2 + 2x ‒ 4
30. b) x 4 + 4x 3 ‒ 5x 2 ‒ 2x ‒ 6
30. c) 5x 3 + 4x ‒ 1
30. d) 2x 3 + 5x 2 ‒ 3x ‒ 4
30. e) 9x 2 + 7x + 2
31. a) x 3 + 2x 2 + 0x ‒ 5
31. b) x 3 + 0x 2 + 0x + 1
31. c) y 4 + 0y 3 ‒ 8y 2 + 0y + 15
31. d) z 4 + 0z 3 + 0z 2 + 0z ‒ 16
31. e) m 4 + 0m 3 ‒ 2m 2 + 0m + 0
Polinômios com uma só variável
Destaque as ideias tratadas no boxe Observação e proponha aos estudantes que façam uma lista de polinômios incompletos e troquem com um colega. Cada um escreve a fórma geral de cada polinômio criado pelo colega. Faça uma correção coletiva, socializando o trabalho de cada dupla.
Exercícios propostos
Para a resolução do exercício 30, os estudantes devem ordenar os polinômios dados de acôrdo com os expoentes decrescentes.
Completando os polinômios dados no exercício 31 com os termos nulos dos expoentes faltantes, obtemos:
a) x3 + 2x2 + 0x ‒ 5
b) x3 + 0x2 + 0x + 1
c) y4 + 0y3 ‒ 8y2 + 0y + 15
d) z4 + 0z3 + 0z2 + 0z ‒ 16
e) m4 + 0m3 ‒ m2 + 0m + 0
Divisão de polinômio por polinômio
Neste tópico, introduzimos divisão de dois polinômios fazendo um paralelo com a divisão entre dois números naturais e usando como base a relação fundamental da divisão.
Avalie se a turma necessita de outros exemplos. Em caso afirmativo, solicite aos estudantes que escolham três números naturais, representados por a, b e c (sendo a com 3 dígitos, b e c com 1 dígito e c < b). Em seguida, eles devem obter d = a · b + c. Por fim, devem efetuar a divisão entre d e b para obter o quociente a e o resto c, de modo que a e c sejam menores que o divisor b.
A divisão de um polinômio por outro polinômio não nulo será efetuada apenas entre polinômios com uma variável só.
Para facilitar essas divisões, devemos escrever os polinômios considerando a ordem decrescente das potências da variável, e o polinômio dividendo deve ser escrito na fórma geral.
Aprenderemos com exemplos como se calcula o quociente de um polinômio por outro polinômio. O processo que vamos utilizar visa a construir gradativamente um polinômio quociente que, multiplicado pelo polinômio divisor e adicionado ao resto, resulte no polinômio dividendo.
a) Vamos calcular o quociente de 8x 2 ‒ 10x + 5 por 2x + 1. Começamos dividindo o primeiro termo do dividendo (8x 2) pelo primeiro termo do polinômio divisor (2x), obtendo o primeiro termo do quociente: 4x.
Multiplicamos o quociente obtido (4x) pelo divisor 2x + 1, obtendo o produto 8x 2 + 4x. Subtraímos esse produto do dividendo, assim como ocorre na divisão entre números.
Repetimos as etapas anteriores para calcular o quociente de ‒14x + 5 por 2x + 1. Dividimos ‒14x por 2x, obtendo o segundo termo do quociente, ‒7. Multiplicamos ‒7 por 2x + 1, obtendo ‒14x ‒ 7. Subtraímos esse produto de ‒14x + 5 e obtemos o resto 12.
Fazendo a verificação:
b) Vamos calcular o quociente de 12x 4 ‒ 17x 3 ‒ 3x 2 ‒ 11x ‒ 3 por 3x 2 ‒ 2x ‒ 3.
Quociente: 4x 2 ‒ 3x + 1
Resto: ‒18x
Respostas e comentários
Divisão de polinômio por polinômio
Antes de apresentar aos estudantes o exemplo da divisão dos polinômios, proponha na lousa mais alguns polinômios de uma variável e incompletos para que os escrevam no caderno na fórma geral e ordenados.
Em seguida, reproduza na lousa os passos da divisão dos exemplos a e b para que eles os acompanhem e desenvolvam as etapas da divisão.
Para auxiliá-los a atribuir significados às operações com polinômios estudadas, pode-se sugerir que testem os resultados obtidos trocando a incógnita por alguns valores numéricos.
Por exemplo, para a divisão de 8x2 ‒ 10x + 5 por 2x ‒ 1, cujo quociente é dado por 4x ‒ 7 e o resto é 12 (como realizado no exemplo a), sabemos que:
(8x2 ‒ 10x + 5) = (2x + 1) · (4x ‒ 7) + 12
Assim, podemos atribuir um valor a x (desde que não anule o divisor) e verificar a igualdade. Fazendo x = 1, obtemos:
(8 · 12 ‒ 10 · 1 + 5) = (2 · 1 + 1) · (4 · 1 ‒ 7) + 12
(8 · 1 ‒ 10 + 5) = (4 ‒ 7) · (2 + 1) + 12
(8 ‒ 10 + 5) = (4 ‒ 7) · 3 + 12
3 = ‒3 · 3 + 12
3 = ‒9 + 12
3 = 3 (verdadeiro)
Atribuindo outros valores numéricos a x, obtemos sempre uma igualdade verdadeira do tipo a = a, em que a é um número real, e x é diferente de ‒
1 meio.
Se possível, os estudantes podem utilizar recursos como planilhas eletrônicas para fazer essa verificação de maneira automática; para isso, eles podem digitar em uma célula a um o valor de x, em uma célula B1 a expressão do dividendo em função do valor de a um , em uma célula C1 a expressão que relacione o dividendo ao divisor, ao quociente e ao resto. Assim, quando variar o valor da célula a um , automaticamente pode-se verificar que o valor de B1 e de C1 serão iguais.
Esse trabalho com tecnologias digitais favorece o desenvolvimento da competência geral 5, pois os estudantes podem desenvolver estratégias que lhes possibilitem resolver problemas e produzir conhecimentos com mais autonomia.
c) Vamos calcular o quociente de 8x 3 ‒ 1 por 2x ‒ 1. Como o polinômio dividendo é incompleto, vamos escrevê-lo na fórma geral: 8x 3 + 0x 2 + 0x ‒ 1
Quociente: 4x 2 + 2x + 1
Resto: 0
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
32 Determine o polinômio M que, multiplicado por 2x ‒ 1, resulta em 6x 2 ‒ 7x + 2. Verifique sua resposta.
33 Calcule o quociente.
a) (x 2 + 7x + 12) : (x + 3)
b) (6x 2 ‒ 11x ‒ 10) : (3x + 2)
c) (2x 4 ‒ 11x 3 + 16x 2 ‒ 6x) : (x 2 ‒ 4x + 2)
34 Determine o quociente e o resto das divisões.
a) (2x 3 ‒ 9x 2 + 3x ‒ 6) : (x ‒ 2)
b) (6a 3 ‒ 7a 2 + 2a + 1) : (3a 2 ‒ 5a + 3)
35 Qual é o polinômio que, multiplicado por a 2 + 2a ‒ 5, dá 3a 3 + 2a 2 ‒ 23a + 20?
36 A medida da área do retângulo a seguir, em métro quadrado, é dada pela expressão 5x 2 + 2x ‒ 3. Calcule o polinômio que representa a medida da altura desse retângulo, em metro.
37
Hora de criar – Elabore, e depois passe para um colega, um problema sobre divisão de polinômios com uma só variável, sendo o dividendo um polinômio incompleto. Depois de cada um resolver o problema do outro, destroquem para corrigi-los.
Respostas e comentários
32. 3x ‒ 2
33. a) x + 4
33. b) 2x ‒ 5
33. c) 2x 2 ‒ 3x
34. a) 2x 2 ‒ 5x ‒ 7; ‒20
34. b) 2a + 1; a ‒ 2
35. 3a ‒ 4
36. x + 1
37. Resposta pessoal.
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 32 a 35 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
Note que o exercício 35, assim como o exercício 36, pressupõe a aplicação da relação fundamental entre a multiplicação e a divisão.
Como a medida da área do retângulo é dada pelo produto da medida da base pela medida da altura, no exercício 36, temos:
medida da área do retângulo = (medida da base) · (medida da altura)
5x2 + 2x ‒ 3 = (5x ‒ 3) · (medida da altura)
medida da altura = (5x2 + 2x ‒ 3) : (5x ‒ 3)
Efetuando a divisão desses dois polinômios, obtemos o quociente (x + 1) e resto zero. Podemos verificar esse resultado por meio da relação fundamental da divisão. Assim, temos:
quociente · divisor + resto = (x + 1) · (5x ‒ 3) + 0 =
= 5x2 ‒ 3x + 5x ‒ 3 + 0 = 5x2 + 2x ‒ 3 (que é o dividendo)
Para o exercício 37, incentive os estudantes a utilizarem contextos que os auxiliem na elaboração dos problemas, como a área de retângulos, triângulos e outras figuras geométricas cujas medidas de comprimento (dos lados, da altura etcétera) sejam dadas por meio de polinômios.
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Podemos efetuar a divisão de números inteiros escritos na fórma polinomial. Por exemplo, para efetuar .2753 : 21, podemos fazer as seguintes representações:
.2753 = 2 ⋅ 103 + 7 ⋅ 102 + 5 ⋅ 10 + 3 e 21 = 2 ⋅ 10 + 1
Quociente: 1 ⋅ 102 + 3 ⋅ 10 + 1 = 131
Resto: 2
Agora, explique como foi efetuada essa divisão.
TRABALHANDO A INFORMAÇÃO
Interpolação e extrapolação gráfica
As rodovias federais brasileiras somam mais de .76000 quilômetros de extensão. A manutenção da malha rodoviária é dispendiosa e, em geral, deixa a desejar, o que afeta a sua qualidade e compromete a segurança dos usuários. No entanto, atitudes que deveriam ser evitadas, como ultrapassagem indevida, ingestão de álcool, desobediência à sinalização e excesso de velocidade, também contribuem para a imensa quantidade de acidentes.
Observe a seguir o gráfico de colunas duplas, que informa a quantidade de acidentes e de acidentes com vítimas em rodovias federais brasileiras entre 2013 e 2021.
Respostas e comentários
Pense mais um pouco reticências: Resposta pessoal.
Pense mais um pouco reticências
Retomamos na seção a escrita de um número natural na forma polinomial.
Aqui, espera-se que os estudantes consigam explicar com suas próprias palavras um exemplo dado do algoritmo da divisão euclidiana, com o qual estão familiarizados. Novamente, promovemos uma oportunidade de discutir e identificar uma analogia entre a Álgebra e a Aritmética.
Trabalhando a informação
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah dois três.
Nesta seção, trabalhamos com diferentes tipos de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa, possibilitando, assim, o desenvolvimento da habilidade ( ê éfe zero oito ême ah dois três).
Abordando gráficos de colunas duplas e de linhas duplas, a seção trata da interpolação e da extrapolação, que são processos de obtenção dos valores de uma função mediante o conhecimento de seu comportamento em um dado intervalo numérico.
Esse é um instrumento importante no tratamento da informação e na análise de gráficos que, em jornais e revistas, ilustram e fundamentam matérias e textos sobre assuntos diversos. Também o poder público, nas esferas municipal, estadual e nacional, utiliza esse instrumento para construir novos projetos e acompanhar a execução de outros que estiverem em andamento.
O contexto possibilita explorar o Tema Contemporâneo Transversal educação para o trânsito, por meio da ampliação da discussão sobre a importância da direção defensiva e do respeito à sinalização e à legislação. Peça aos estudantes que levem para a sala de aula matérias de jornais com gráficos para analisar as informações e dar base para a argumentação da importância da atuação das esferas governamentais na manutenção das vias públicas e das ações individuais quanto à direção defensiva.
Com os dados desse gráfico de colunas, vamos construir um gráfico que chamamos de gráfico de linhas duplas. Para isso, representamos as colunas do gráfico anterior por linhas tracejadas verticais (sem largura). Em seguida, marcamos o ponto superior de cada coluna referente ao número de acidentes e unimos esses pontos com segmentos de reta, em azul. Depois, fazemos o mesmo com as colunas referentes ao número de acidentes com vítimas; marcamos o ponto superior de cada coluna e unimos esses pontos com segmentos de reta, em vermelho.
Com esse gráfico, percebemos mais facilmente a variação da quantidade de acidentes e de acidentes com vítimas entre 2013 e 2021.
Agora quem trabalha é você!
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Com base nos dados estatísticos apresentados, faça o que se pede.
a) Copie o gráfico de colunas em uma folha de papel quadriculado e, seguindo o procedimento descrito, construa o gráfico de linhas correspondente.
b) Em que ano o total de acidentes foi maior? E em que ano foi menor?
c) Em que ano o número de acidentes com vítimas foi maior? E em que ano foi menor?
d) Tomando por base o total de acidentes dos anos 2017 e 2019 no gráfico de linhas, faça uma estimativa do total de acidentes de 2018.
e) Quando obtemos um valor de um intervalo gráfico tomando por base os valores dos extremos desse intervalo, fazemos o que chamamos de interpolação gráfica. Para fazer a interpolação gráfica, em sua cópia do gráfico, trace uma reta vertical por 2018 até intersectar a linha de acidentes, em seguida trace uma reta horizontal por esse ponto de intersecção até o eixo vertical. Agora, faça uma estimativa da quantidade aproximada de acidentes com vítimas em 2018.
f) Considerando os valores do total de acidentes indicados no gráfico de linhas, imagine como seria o prolongamento desse gráfico e faça uma estimativa desse total em 2022.
g) Quando obtemos um valor de um gráfico por meio de seu prolongamento, fazemos o que chamamos de extrapolação gráfica. Em sua cópia do gráfico, prolongue a linha que representa a quantidade de acidentes com vítimas. Para fazer a extrapolação gráfica, trace uma reta vertical por 2022 até intersectar o prolongamento da linha de acidentes com vítimas, em seguida trace uma reta horizontal por esse ponto de intersecção até o eixo vertical. Assim, faça uma extrapolação gráfica para obter a quantidade aproximada de acidentes com vítimas em 2022.
Respostas e comentários
a) Construção de gráfico.
b) Maior: 2013; menor: 2021.
c) Maior: 2013; menor: 2021.
d) Aproximadamente .78000 acidentes.
e) Aproximadamente .57000 acidentes com vítimas.
f) Aproximadamente .63000 acidentes.
g) Aproximadamente .51000 acidentes com vítimas.
Agora quem trabalha é você!
As resoluções dos itens a a g estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
Comente com os estudantes que a leitura e interpretação de um gráfico é tão importante quanto a de um texto e que a interpolação e a extrapolação são procedimentos que, embora não deem resultados exatos, auxiliam no entendimento das informações do gráfico.
3. Frações algébricas
Acompanhe a situação a seguir.
Considere um ônibus que percorre 640 quilômetros em x horas, com x > 2 e velocidade constante. Em média, esse ônibus desenvolve a velocidade constante de
Fração. Numerador 640, denominador xquilômetros por hora. Vamos admitir que um carro percorra os mesmos 640 quilômetros em (x ‒ 2) horas, com velocidade constante. Nesse caso, a velocidade média, em quilômetro por hora, seria representada pelo quociente
Fração. Numerador 640, denominador x menos 2.
Expressões como a da situação apresentada, que indicam o quociente entre dois polinômios, são chamadas de frações algébricas. Chamaremos de numerador o polinômio dividendo e chamaremos de denominador o polinômio divisor.
Fração algébrica é o quociente de dois polinômios indicado na fórma de fração cujo denominador seja uma expressão algébrica.
O denominador de uma fração numérica é sempre diferente de zero. No caso das frações algébricas, a ou as variável ou variáveis do polinômio que representa ou representam o denominador não pode ou podem assumir valores que o anulem. Acompanhe os exemplos.
a) Na fração algébrica
Fração. Numerador 640, denominador x menos 2, devemos ter x ‒ 2 ≠ 0, ou seja, x ≠ 2.
b) Na fração algébrica
Fração. Numerador b mais 2 vezes a, denominador 2 vezes b, mais 3 vezes a, devemos ter 2b + 3a ≠ 0, ou seja, b ≠
menos, Fração, Numerador 3 vezes a, denominador 2ou a ≠
menos, Fração, Numerador 2 vezes b, denominador 3.
Valor numérico de fração algébrica
Imagine que o ônibus da situação anterior gaste 12 horas para fazer o percurso, ou seja, que x seja igual a 12. Qual seria a sua velocidade média? E a velocidade média do carro? Qual dos dois veículos é mais veloz considerando todo o percurso? Essas velocidades estariam compatíveis com a velocidade máxima permitida para esse trecho da estrada, de 60 quilômetros por hora?
Para responder a todas essas questões, iniciamos atribuindo o número 12 para x nas frações algébricas e calculando as velocidades, em quilômetros por hora.
• Ônibus:
v o.=
640, 12 avos= 53,3
• Carro:
V c=
Fração, Numerador 640, denominador 12 menos 2,=
640 décimos= 64
Respostas e comentários
Orientação: Espera-se que o conselho seja: diminuir a velocidade para 60 . quilômetros por hora
3. Frações algébricas
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah zero seis.
Neste tópico, ao resolver e elaborar problemas que possam ser representados por expressões algébricas, além de efetuar o cálculo numérico dessas expressões, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a habilidade (EF08MA06).
Assim como a divisão entre dois números inteiros pode ter como quociente um número racional, que pode ser dado na fórma de fração, a divisão não exata entre dois polinômios pode ser indicada na fórma de fração algébrica.
Trabalhe com os estudantes a situação apresentada. Eles devem perceber que, como em uma fração algébrica existe variável no denominador, essa expressão deve ter condição de existência, pois sabemos que o denominador não pode se anular.
O valor numérico de uma fração algébrica é obtido como foi feito para as expressões algébricas; apenas devemos observar se o valor indicado não anula o denominador. Nesse caso, a variável (ou variáveis) do denominador não pode ou podem assumir valores que anulem o denominador.
O conteúdo deste tópico traz uma abordagem prévia do que será desenvolvido no 9º ano sobre razões com grandezas de naturezas diferentes, entre as quais a velocidade.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
38 Um terreno é retangular, e seu comprimento mede 15 métros a mais do que o dôbro de sua largura x, dada em metro.
a) Escreva a razão entre as medidas do comprimento e da largura.
b) Qual é o valor numérico dessa razão, se a largura medir 12 métros?
39 Uma moto percorreu x quilômetros com y litros de gasolina. Uma segunda moto percorreu o dôbro dessa distância com ( y + 5) litros de gasolina. Escreva o consumo médio de gasolina, dado em quilômetro por litro:
a) da primeira moto;
b) da segunda moto.
40 Para que valor de y a expressão
Fração. Numerador 12 mais y, denominador y menos 6.não representa uma fração algébrica?
41 Quais são os valores racionais que podem ser atribuídos à letra x na fração algébrica
Fração. Numerador x mais 5, denominador 2 vezes x menos 3.?
42 Que relação deve existir entre b e a para que a fração algébrica
Fração. Numerador 2 vezes a mais b, denominador b menos 2 vezes a.represente um número racional?
43 Ontem, eu tinha em minha conta poupança certa quantia em real. Hoje, meu avô depositou nessa conta o quádruplo do que eu tinha ontem mais R$ 200,00duzentos reais. Represente por uma fração algébrica a razão entre o saldo que minha conta poupança tinha ontem e o saldo depois do depósito feito por meu avô.
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Na expressão a + 2b ‒ 4c, as variáveis só podem assumir os números 0, 1 ou 2.
a) Qual é o valor numérico da expressão para a = 1, b = 1 e c = 2?
b) Qual é o maior valor numérico possível?
c) Determine a, b e c, com a ≠ b ≠ c, de modo que o valor numérico da expressão seja 4.
2 Calcule:
a) (3a 2 ‒ 5b) + (5a 2 + 5b)
b) (3x 2 ‒ 5x + 2) ‒ (x 2 + 6x ‒ 4) + (5x ‒ 7)
c) (a 2 ‒ ab) + (b 2 ‒ ab) ‒ (a 2 + b 2)
d)
Abre parenteses, menos 1 meios vezes a, menos 2 vezes b, fecha parenteses, menos, abre parenteses, 3 quintos vezes b, mais 2 vezes a, fecha parenteses.
3 Elimine parênteses, colchetes e chaves e reduza os termos semelhantes.
a) 3a ‒ (b ‒ a) + (5b ‒ 2a)
b) x 2 ‒ {3x ‒ [(x + 3) + (x 2 ‒ 1)]}
c) 2y ‒ [‒3xy + (‒2x + 5y) ‒ (‒4xy + x)]
4 Do polinômio a subtraí o polinômio 4x ‒ 3y + 4, o que resultou em ‒4x ‒ 6y ‒ 9. Qual é o polinômio a?
5 Calcule os produtos dos polinômios a seguir.
a) (x ‒ 2) ⋅ (x + 5)
b) (2x ‒ 4) ⋅ (3x + 1)
c) (x ‒ 1) ⋅ (x 2 + x + 1)
d) (a ‒ 1)(a 2 ‒ 1)(a + 1)
6 Determine o polinômio que dividido por 5x 2 ‒ 3x + 1 tem por quociente x 2 + 2x ‒ 3 e resto ‒5x + 2.
7 Determine o polinômio A que multiplicado por 2x ‒ 1 tem por produto 8x 3 ‒ 14x 2 + 11x ‒ 3.
8 Dados: A = 6x 2 ‒ 5x ‒ 6, B = 2x 2 + 5x ‒ 12,C = 2x ‒ 3 e D = x + 4, calcule:
a) B ⋅ C
b) D 2 = D ⋅ D
c) B : C
d) (A + B) ⋅ C
9 Qual é o resultado da divisão de 5x 3 + 5x 2 ‒ 60x por 5x (x ‒ 3)?
10 (FESP São Paulo) Qual é o resto da divisão do polinômio x 3 ‒ 2x 2 ‒ x + 2 por x 2 ‒ 1?
11 A inclinação de uma escada fixa é dada pela fração
Numerador E, denominador P., em que ê é a medida do espelho e P é a medida do piso (degrau). Quanto maior é o valor numérico da fração, mais inclinada é a escada. O piso de uma escada comum varia de 25 centímetros a 30 centímetros, e o espelho, de 16 centímetros a 18 centímetros. Qual é a menor e qual é a maior inclinação que uma escada com essas medidas pode ter?
Respostas e comentários
38. a)
Fração. Numerador 2 vezes x mais, denominador x.38. b)
13 quartos39. a)
abre parêntese x sobre y fecha parêntese.39. b)
abre colchete fração numerador 2x, denominador abre parêntese y mais 5 fecha parêntese.40. y = 6
41. Qualquer número racional diferente de
3 meios.
42. b ≠ 2a
43.
Fração. Numerador x, denominador 5 vezes x mais 200.1. a) ‒5
1. b) 6
1. c) a = 2, b = 1 e c = 0.
2. a) 8a 2
2. b) 2x 2 ‒ 6x ‒ 1
2. c) ‒2ab
2. d)
menos 5 meios vezes a, menos 13 quintos vezes b.3. a) 2a + 4b
3. b) 2x 2 ‒ 2x + 2
3. c) 3x ‒ 3y ‒ xy
4. ‒9y ‒ 5
5. a) x 2 + 3x ‒ 10
5. b) 6x 2 ‒ 10x ‒ 4
5. c) x 3 ‒ 1
5. d) a 4 ‒ 2a 2 + 1
6. 5x 4 + 7x 3 ‒ 20x 2 + 6x ‒ 1
7. A = 4x 2 ‒ 5x + 3
8. a) 4x 3 + 4x 2 ‒ 39x + 36
8. b) x 2 + 8x + 16
8. c) x + 4
8. d) 16x 3 ‒ 24x 2 ‒ 36x + 54
9. x + 4
10. 0
11. Menor:
16 30 avos≃ 0,53; maior:
18 25 avos≃ 0,72.
Exercícios propostos
As resoluções do exercício 38 e dos exercícios 40 a 43 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
No exercício 39, é possível explorar condições como “Para que valor de y e de x os consumos das duas motos são iguais?”. Ao resolver a equação dada pela igualdade das frações algébricas que representam os consumos, obtidas no item a
abre parêntese x sobre y fecha parêntese.e no item b
abre colchete fração numerador 2x, denominador abre parêntese y mais 5 fecha parêntese, fim da fração, fecha colchete, os estudantes devem chegar ao valor 5 para y e concluir que o valor de x pode, consideradas as limitações de uma situação real, ser qualquer um.
Exercícios complementares
Neste bloco de exercícios, os estudantes têm a oportunidade de retomar os principais conceitos tratados no capítulo e verificar possíveis dificuldades que ainda tenham.
Sugerimos que eles se organizem em duplas para que resolvam exercícios, o que ampliará e enriquecerá o repertório de estratégias que eles já têm e consolidará os conhecimentos construídos.
Proponha que refaçam alguns exercícios dos tópicos anteriores desse capítulo sobre os quais ainda tenham dúvida. Revisitar conceitos e estratégias já estudadas pode contribuir para o aprendizado.
As resoluções dos exercícios 1 a 3 e dos exercícios 5 a 10 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
No exercício 4, retratamos a situação descrita:
A ‒ (4x ‒ 3y + 4) = ‒4x ‒ 6y ‒ 9
Desse modo, verificamos que o polinômio A é dado por:
A = ‒4x ‒ 6y ‒ 9 + (4x ‒ 3y + 4)
A = ‒4x ‒ 6y ‒ 9 + 4x ‒ 3y + 4
A = ‒9y ‒ 5
O exercício 11 retoma o tema da arquitetura de uma escada que deve contemplar determinados limites quanto às medidas do espelho e do piso, o que implica limites na inclinação da escada. Comente com os estudantes que essas exigências arquitetônicas atendem necessidades de segurança e de preservação da saúde dos usuários das escadas e são reguladas por leis específicas. Para resolver o exercício, deve-se considerar que a menor inclinação é dada pela razão entre a menor medida do espelho e a maior medida do piso; também deve-se considerar que a maior inclinação é dada pela razão entre a maior medida do espelho e a menor medida do piso. A título de curiosidade, informe que a menor inclinação (0,53) corresponde a um ângulo de medida aproximada 28 graus e que a maior inclinação (0,72) corresponde a um ângulo de medida aproximada 35 graus.
VERIFICANDO
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Os trinômios são:
a) polinômios de um único termo.
b) polinômios de dois termos.
c) polinômios de três termos.
d) polinômios do terceiro grau.
2 Em metro, qual é a medida do perímetro da figura a seguir, composta de retângulos e cujas medidas dos lados são dadas em metro?
a) a + b
b) 2a + 2b
c) 4a + 4b
d) a elevado a 2 + 2ab + b elevado a 2
3 Determine a medida da área do retângulo a seguir, cujas medidas dos lados são dadas em centímetro e a área, em centímetro quadrado.
a) 3x + 2
b) 6x + 4
c) 2x elevado a 2 + 2
d) 2x elevado a 2 + 4x
4 Determine o produto dos polinômios a seguir.
(a elevado a 3 menos a elevado a 2 + a) ⋅ (a + 1)
a) a elevado a 4 + a
b) a elevado a 4 + a elevado a 2
c) a elevado a 3 menos a elevado a 2 + a
d) a elevado a 4 menos a elevado a 3 + a elevado a 2
5 Dividindo-se 4a elevado a 4 menos 5a elevado a 2 + a menos 2 por 2a elevado a 2 menos a + 1, encontra-se um resto R. Calcule o valor numérico de R para
a igual a 1 terço
a) R = 0
b) R = 1
c) R = 3
d) R = a
6 Qual é o polinômio que, dividido por 5a elevado a 2 menos 2a menos 3, tem por quociente exato 3a menos 4?
a) 15a elevado a 3 menos 26a elevado a 2 menos a + 12
b) 15a elevado a 3 menos 26a elevado a 2 + 17a + 12
c) 15a elevado a 3 menos 26a elevado a 2 menos a menos 12
d) 15a elevado a 3 + 14a elevado a 2 menos a + 12
7 Márcia comprou uma televisão, que estava sendo vendida à vista por x reais, e pagará em 10 prestações de mesmo valor. Cada prestação corresponde a
1 décimodo valor à vista, acrescido de 80 reais de juro. Que expressão algébrica representa, em real, o valor total pago por Márcia e o valor de cada prestação, respectivamente?
a) 10x + 800 e x + 80
b) 10x + 80 e
Fração. Numerador x, denominador 10, fim da fração mais 80.c) x + 800 e
Fração. Numerador x, denominador 10, fim da fração mais 80.d) x + 80 e
Fração. Numerador x, denominador 108 A medida da área do retângulo a seguir é expressa pelo polinômio 2x elevado a 2 + 11x + 15 e dada em métro quadrado. Que polinômio representa a medida da altura desse retângulo, em metro?
a) x + 3
b) 2x + 5
c) 4x elevado a 2 + 25
d) 2x elevado a 2 + 9x + 10
Organizando
Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões.
a) O que é um polinômio?
b) Explique como se deve proceder para adicionar dois polinômios.
c) Para calcular o produto entre dois polinômios, aplica-se a propriedade distributiva. Explique como essa propriedade é aplicada.
d) O que é fração algébrica?
Respostas e comentários
1. Alternativa c.
2. Alternativa c.
3. Alternativa d.
4. Alternativa a.
5. Alternativa a.
6. Alternativa a.
7. Alternativa c.
8. Alternativa a.
Organizando: Veja as resposta neste Manual.
Verificando
As resoluções dos testes 1 a 8 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 5.
Sugerimos que esses testes sejam utilizados, entre outros objetivos pedagógicos, para preparar os estudantes para realizar avaliações de larga escala. Eles podem resolver os testes e, depois, em duplas ou pequenos grupos, compartilhar as estratégias de resolução com os colegas.
Organizando
Esta seção possibilita retomar os principais conteúdos trabalhados neste capítulo.
Incentive os estudantes a compartilhar as respostas com os colegas e, se julgar adequado, a compor um mapa conceitual de maneira coletiva, explicitando os conteúdos do capítulo e apresentando informações relevantes sobre eles.
a) Polinômio é toda expressão algébrica que representa um monômio ou uma soma algébrica de monômios.
b) Para adicionar dois polinômios, agrupamos os termos semelhantes e, depois, os reduzimos.
c) Para multiplicar dois polinômios, a propriedade distributiva é aplicada da seguinte maneira: multiplicando cada termo de um deles por todos os termos do outro; depois reduzimos os termos semelhantes obtidos.
d) Fração algébrica é o quociente entre dois polinômios indicado na fórma de fração cujo denominador é uma expressão algébrica.