CAPÍTULO 12 Geometria e grandezas

Fotografia. Botões da flor-de-cera com formato de pentágono na cor vermelha.
Botões da flor-de-cera (Hoya imperialis).

A natureza, produtora de espécimes exuberantes, é generosa em oferecer fórmas que encantam e que possibilitam desenvolver o sentido da estética nas pessoas.

Por meio da observação do objeto real, o ser humano apreende a beleza e projeta fórmas ideais, como as que estudaremos nos polígonos regulares.

Observe, leia e responda no caderno.

a) A superfície do botão da flor-de-cera lembra um polígono. Que polígono é esse?

b) As marcas nas superfícies nos dão a ideia de uma divisão em 5 partes. Essas partes lembram o formato de outro polígono. Qual é o nome desse polígono?

c) Você conhece outras fórmas na natureza que nos dão ideia de figuras geométricas? Que fórmas são essas? Converse com o professor e os colegas.

Respostas e comentários

a) Um pentágono.

b) Triângulo.

c) Resposta pessoal.

Capítulo 12 – Geometria e grandezas

Os objetivos deste capítulo e suas justificativas, as indicações das habilidades e competências específicas da Matemática (Bê êne cê cê), além de outras informações, estão no início deste Manual, nas orientações específicas.

Neste capítulo, estudaremos os polígonos regulares, seus elementos e suas propriedades. Trataremos ainda da medida da área de um círculo e da medida do volume de um cilindro circular reto.

Ao iniciar o estudo deste capítulo, converse com os estudantes sobre os padrões geométricos observáveis na flora, na fauna e em diversos fenômenos naturais. São exemplos desses padrões: favos hexagonais de uma colmeia, espirais nas conchas de moluscos e na flor do girassol, fórmas regulares das teias de aranha e da casca do abacaxi, simetrias em borboletas, corujas e algumas plantas, como a flor-de-cera da fotografia de ­abertura.

Ao responder às questões propostas na abertura, é provável que os estudantes notem que os botões da flor-de-cera têm cinco lados, mas não se lembrem como nomear o polígono que a superfície dos botões faz lembrar. Incentive-os a associar os nomes dos polígonos ao número de lados para que concluam que a superfície em questão lembra um pentágono. De maneira análoga, os estudantes devem notar que cada uma das cinco partes que compõem a superfície de um botão da flor-de-cera tem três lados e lembra um triângulo.

Após a discussão com os estudantes sobre as outras fórmas na natureza que eles conhecem que dão ideia de figuras geométricas, proponha-lhes uma atividade para que relacionem padrões geométricos encontrados na natureza com padrões geométricos encontrados em obras de arte e arquitetônicas. Para isso, organize a turma em dois grupos e proponha a um deles que pesquise os padrões geométricos encontrados na natureza e ao outro que pesquise os padrões encontrados nas Artes plásticas e na Arquitetura. Organize uma exposição das imagens desses diferentes padrões em um mural construído pelos ­estudantes e converse com eles sobre as relações entre os padrões geométricos pesquisados pelos dois grupos, mostrando que muitas obras de arte e arquitetônicas são inspiradas na natureza.

Atividades como essa proporcionam uma ótima oportunidade para o desenvolvimento da competência geral 9.

Durante a pesquisa em grupo e a construção do mural, estimule a cooperação e o diálogo entre os estudantes e ajude-os a resolver possíveis conflitos que possam surgir, destacando a importância do respeito mútuo.

1. Polígonos regulares inscritos e circunscritos em uma circunferência

Na abertura deste capítulo, lemos que a observação de objetos reais é assimilada pelo ser humano. A partir daí, ele imagina e elabora os correspondentes objetos ideais e, assim, promove novos conhecimentos.

Fotografia. Flor-de-cera branca com miolo vermelho e branco. Ao redor do miolo, pentágono ABCDE.
Flor-de-cera (Hoya carnosa).

No pentágono regular á bê cê dê é destacado na fotografia da flor-de-cera (Hoya carnosa), temos:

Segmento A B

Segmento B C

Segmento C D

Segmento D E

Segmento E A

Ângulo A

Ângulo B

Ângulo C

Ângulo D

Ângulo E

Observe que o alvéolo de um favo de mel também nos faz lembrar um polígono, que é o hexágono regular.

Fotografia. Favo de mel com destaque para um alvéolo formando um hexágono ABCDEF.
Alvéolos de favo de mel.
Ilustração. Homem de capacete de proteção com tela transparente, roupas brancas de proteção, botas e luvas amarelas.

No hexágono regular á bê cê dê é éfe destacado na fotografia, temos:

Segmento A B

Segmento B C

Segmento C D

Segmento D E

Segmento E F

Segmento F A

Ângulo A

Ângulo B

Ângulo C

Ângulo D

Ângulo E

Ângulo F

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os objetos.)

Os polígonos regulares também são bastante usados nas artes plásticas, especialmente em algumas obras de tendências modernistas. Observe a reprodução de uma obra do pintor paulista Luiz Sacilotto (1924 a 2003), cujo formato lembra um quadrado.

Fotografia. Tela composta por quadrados coloridos com quadrados na diagonal de cores diferentes.
SACILOTTO, L. Concreção 8457. 1984. Têmpera rhodopás sobre tela fixada em duratex, 20 centímetros por 20 centímetros. Coleção particular.

No quadrado a bê cê dê indicado na reprodução da obra, temos:

Segmento A B

Segmento B C

Segmento C D

Segmento D A

Ângulo A

Ângulo B

Ângulo C

Ângulo D
Respostas e comentários

1. Polígonos regulares inscritos e circunscritos em uma circunferência

Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah um cinco.

Este tópico possibilita ampliar a compreensão dos estudantes quanto à construção de polígonos regulares e de ângulos de 90graus, 60graus, 45graus e 120graus, desenvolvendo, assim, a habilidade (ê éfe zero oito ême ah um cinco).

Pergunte a eles que formatos observados na natureza associam a polígonos regulares. Espera-se que identifiquem pelo menos os favos hexagonais de uma colmeia.

Aproveite esse momento para verificar os conhecimentos que os estudantes já têm sobre polígonos regulares. Peça-lhes exemplos desse tipo de polígono: quadrado, triângulo equilátero, hexágono regular etcétera

Em seguida, retome com eles o conceito de polígono regular: “Todo polígono convexo que tem todos os lados de mesma medida e todos os ângulos internos congruentes entre si é um polígono regular”.

Se julgar conveniente, comente com os estudantes que os ângulos externos de um polígono regular também são congruentes entre si. Por exemplo:

Ilustração. Triângulo com ângulo interno de 60 graus e ângulo externo de 120 graus em cada vértice.
Ilustração. Quadrado com ângulo interno de 90 graus e ângulo externo de 90 graus em cada vértice.

Observe alguns exemplos de polígonos regulares.

Ilustração. Homem de cabelo preto e camisa verde fala: Um polígono é regular quando todos os seus lados são congruentes entre si e todos os seus ângulos são congruentes entre si.
Ilustração. Quadrado com 4 ângulos retos internos. Ilustração. Hexágono com ângulos internos de 120 graus em cada vértice. Ilustração. Triângulo com 60 graus em cada vértice.

Propriedades dos polígonos regulares

Considere alguns objetos.

Fotografia. Moeda dourada de 25 centavos.

A moeda de 25 centavos cunhada no biênio 1994 a 1995 tem ao fundo o desenho que lembra um heptágono regular. Essa situação sugere um polígono cujos vértices estão sobre uma circunfe­rência. Nesse caso, dizemos que o polígono está inscrito na circunferência.

A porca representada na imagem a seguir tem uma parte com o formato circular e a outra parte com o formato de um hexágono regular. Essa situação sugere um polígono cujos lados são tangentes a uma circunferência. Nesse caso, dizemos que o polígono está circunscrito à circunferência.

Fotografia. Porca de parafuso em formato hexagonal.

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os objetos.)

Podemos dizer que, se um polígono é regular, então existe uma circunferência que passa por todos os seus vértices e outra que tangencia todos os seus lados.

Enunciamos as propriedades a seguir.

Todo polígono regular é inscritível em uma circunferência.

Todo polígono regular é circunscritível a uma circunferência.

Observe os exemplos.

Ilustração. Circunferência com triângulo dentro. Ilustração. Circunferência com hexágono dentro.
Polígonos regulares inscritos em uma circunferência
Ilustração. Octógono com circunferência dentro. Ilustração. Triângulo com circunferência dentro.
Polígonos regulares circunscritos em uma circunferência
Respostas e comentários

Propriedades dos polígonos regulares

Destaque para os estudantes que um polígono é inscritível em uma circunferência quando todos os seus vértices pertencem a essa circunferência. Nesse caso, a circunferência se diz circunscrita ao polígono.

Ilustração. 
Circunferência com pentágono de lados iguais dentro
pentágono regular inscrito
Ilustração. 
Circunferência com pentágono de lados diferentes dentro.
pentágono não regular inscrito

Comente também que um polígono é circunscritível a uma circunferência quando todos os seus lados são tangentes a ela. Nesse caso, a circunferência se diz inscrita no polígono.

Ilustração. 
Pentágono de lados iguais com circunferência dentro.
pentágono regular circunscrito
Ilustração. 
Pentágono de lados diferentes com circunferência dentro.
pentágono não regular circunscrito

Acompanhe, a seguir, como inscrever e como circunscrever um quadrado.

Nesta circunferência, vamos traçar um diâmetro qualquer e a sua mediatriz, obtendo o diâmetro perpendicular a ele. Observe que a circunferência ficou dividida em quatro arcos congruentes de 90graus.

Ilustração. Circunferência com duas retas formando 4 ângulos retos no centro.

As cordas determinadas pelos pontos consecutivos de divisão formam um quadrado inscrito na circunferência.

Ilustração. Circunferência com losango dentro e duas retas formando 4 ângulos retos no centro.

As tangentes determi­nadas pelos pontos de divisão formam um qua­­drado circunscrito à ­cir­cunferência.

Ilustração. Quadrado com circunferência dentro e duas retas formando 4 ângulos retos no centro.

Generalizando, dizemos que:

se uma circunferência é dividida em três ou mais arcos congruentes, então as cordas determinadas pelos pontos consecutivos de divisão formam um polígono regular inscrito na circunferência;

se uma circunferência é dividida em três ou mais arcos congruentes, então as tangentes aos pontos consecutivos de divisão formam um polígono regular circunscrito à circunferência.

Com base no que estudamos, podemos construir o fluxograma a seguir, que verifica se um quadrado é inscrito ou circunscrito a uma circunferência.

Fluxograma. A figura é um fluxograma com 7 caixas legendadas ligadas por setas. Em cada etapa, as setas apontam para a frente para uma caixa. Aqui, o fluxograma é descrito como listas nas quais os próximos passos possíveis são listados abaixo de cada legenda da caixa. 1. Dado um quadrado Q e uma circunferência C, verificar se Q é inscrito ou circunscrito à C. a. Avança para Os quatro vértices de Q pertencem à circunferência? 2. Os quatro vértices de Q pertencem à circunferência? a. Se sim, avança para O quadrado é inscrito à circunferência, abaixo, ilustração de um circulo com um quadrado dentro, onde os vértices do quadrado são pontos da circunferência. b. Se não, avança para Encontrar os pontos médios dos lados do quadrado. 3. Encontrar os pontos médios dos lados do quadrado. a. Avança para Os pontos médios dos lados do quadrado Q pertencem à circunferência? 4. Os pontos médios dos lados do quadrado Q pertencem à circunferência? a. Se sim, avança para O quadrado é circunscrito à circunferência, abaixo, ilustração de um quadrado com uma circunferência dentro, e onde eles se encontram, são pontos do quadrado. b. Se não, avança para O quadrado Q e a circunferência C não têm relação de inscrição nem de circunscrição.

Observação

A circunferência inscrita em um polígono regular tangencia os lados desse polígono nos seus respectivos pontos médios.

Ilustração. Pentágono com circunferência dentro. Do centro, reta tracejada vertical com ângulo reto e reta tracejada verticalmente para direita com ângulo reto.
Respostas e comentários

Propriedades dos polígonos regulares

Se julgar necessário, retome os conceitos de corda, diâmetro e raio de uma mesma circunferência.

Corda: todo segmento de reta cujas extremidades são pontos de uma mesma circunferência.

Diâmetro: toda corda que passa pelo centro da circunferência (a maior das cordas).

Raio: todo segmento de reta cujas extremidades são um ponto da circunferência e o seu centro (a medida do comprimento de um raio é a metade da medida do comprimento de um ­diâmetro).

Reproduza na lousa a construção dos quadrados inscrito e circunscrito para os estudantes acompanharem cada etapa. Então, seguindo passo a passo a descrição do fluxo­grama, mostre a eles como verificar qual dos quadrados é inscrito e qual é circunscrito à circunferência. Depois, pergunte como seriam os passos da construção de um triângulo equilátero inscrito em uma circunferência e de um triângulo equilátero circunscrito a uma circunferência. Espera-se que eles percebam que devem dividir a circunferência em três arcos congruentes de 120graus.

Se julgar conveniente, demonstre para a turma a afirmação do boxe Observação.

Ilustração. Reta AB. No centro, reta vertical com ponto P na reta A B e ponto O acima. Ao redor, circunferência com pentágono e outra circunferência dentro. De O, reta até A e reta até B formam um triângulo.

   Os triângulos á pê ó e bê pê ó são triângulos retângulos. Como as hipotenusas

Segmento A O

e

Segmento B O

são congruentes (raios da circunferência maior) e

Segmento O P

(lado comum) é cateto dos dois triângulos, então os triângulos á pê ó e BPO são congruentes. Portanto,

Segmento A P

e

Segmento B P

são congruentes. Logo, P é o ponto médio de

Segmento A B, congruente com segmento B C, congruente com segmento C D, congruente com segmento D E, congruente com segmento E A.

(lado do polígono).

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Indique se o polígono é ins­crito na circunferência, circunscrito a ela ou se nenhum dos casos se aplica ao item.

a)

Ilustração. Circunferência com paralelogramo dentro.

b)

Ilustração. Circunferência com polígono de 4 lados dentro.

c)

Ilustração. Quadrado com circunferência dentro.

d)

Ilustração. Circunferência com trapézio sobreposto à direita.
Versão adaptada acessível

1. Faça a representação de:

a) um polígono inscrito em uma circunferência;

b) um polígono circunscrito em uma circunferência;

c) um polígono interno a uma circunferência, que não seja inscrito.

Orientação para acessibilidade

Oriente os estudantes na construção das circunferências e dos polígonos, fornecendo materiais adequados para a construção. Uma sugestão é usar o apoio de objetos circulares e linhas para a representação. 

2 Considere um quadrado circunscrito e suas diagonais. A tangência entre essas figuras e as intersecções das diagonais do quadrado com a circunferência determinam 8 pontos. Ao unir esses pontos com segmentos de reta, obtemos um polígono. Faça um esbôço dessa construção e indique se o polígono será inscrito ou circunscrito à circunferência.

3 Indique os itens que não apresentam polígonos regulares. Em seguida, justifique.

a)

Ilustração. Triângulo de lados e ângulos iguais.

b)

Ilustração. Losango de lados e ângulos iguais.

c)

Ilustração. Hexágono de lados e ângulos iguais.

d)

Ilustração. Retângulo de lados e ângulos iguais.

4 Para a construção de um hexágono regular inscrito, usando compasso, régua e transferidor, quais são os passos a serem seguidos? Construa um fluxograma com esses passos e compartilhe com o professor e os colegas.

PARA SABER MAIS

Determinando aproximações do número pi

Muitos matemáticos gregos da Antiguidade preocuparam-se com medidas de compri­mento e de área, sobretudo Eudoxo de Cnido (408 a 355 ? antes de Cristo) e, depois, Arquimedes de Siracusa (287 a 212 ? antes de Cristo).

Arquimedes foi um dos maiores matemáticos da Antiguidade, embora o centro da Matemática no período em que viveu, chamado de Idade Helenística, estivesse em Ale­xan­dria (no Egito).

Esse sábio — que era matemático, físico e inventor — nasceu no início do sé­culo três antes de Cristo, em Siracusa (cidade localizada na atual ilha da Sicília, na Itália), e morreu em 212 antes de Cristo, durante um ataque dos romanos à cidade.

Sempre muito engenhoso, mesmo durante o cerco à cidade pelas tropas romanas, ­Arquimedes inventou catapultas para lançar pedras, assim como polias e ganchos para espatifar navios romanos. Com essas e outras invenções, ele conseguiu manter o inimigo distante por, pelo menos, três anos. Contudo, durante o massacre que sucedeu a tomada de Siracusa, Arquimedes foi assassinado por um soldado romano, apesar das ordens expressas do general Marcelo para que preservassem a vida do grande sábio.

Fotografia. Vista frontal de catapulta, estrutura de madeira com haste para um dos lados. Ao fundo, muro de pedras. Céu azul sem nuvens.
Catapulta.
Respostas e comentários

1. a) Inscrito.

1. b) Nenhum dos casos.

1. c) Circunscrito.

1. d) Nenhum dos casos.

2. Construção de figura. O polígono (octógono) será inscrito na circunferência.

3. b) Não é polígono regular, pois não tem todos os ângulos congruentes.

3. d) Não é polígono regular, pois não tem todos os lados congruentes.

4. Construção de fluxograma.

Exercícios propostos

No exercício 1, peça aos estudantes que justifiquem suas respostas. No item b, espera-se que eles percebam que um dos vértices do quadrilátero não pertence à circunferência. Aproveite o item d para questionar se é possível um polígono ser inscrito ou circunscrito tendo um vértice na parte interna e outro na parte externa da circunferência.

As resoluções dos exercícios 1 a 4 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

Para saber mais

O intuito desta seção é apresentar o número π como um exemplo de número irracional, descrevendo uma de suas aproximações, obtida por Arquimedes.

   Comente com os estudantes que todo número racional pode ser expresso por uma fração cujos termos são dois números inteiros (com denominador não nulo). Desse modo, os números racionais ou são inteiros (dados por frações aparentes), ou têm fórma decimal exata

Entre parênteses: como 2 quintos, que é igual a zero vírgula 4

, ou têm fórma decimal infinita e periódica

Entre parênteses: dízimas periódicas, como zero vírgula 33333 reticências, cuja fração geratriz é 1 terço

.

No entanto, há números cuja fórma decimal é infinita e não periódica, como 0,023002300023reticências; tais números não são racionais.

   Desse modo, os estudantes podem perceber que há outros tipos de número. Os números irra­cionais são números que têm a notação decimal infinita e não periódica (como as raízes quadradas não exatas; por exemplo,

Raiz quadrada de 2

).

O número π é outro exemplo de número irracional; ele é definido pela razão entre a medida do comprimento de uma circunferência e a medida de seu diâmetro.

No livro do 9º ano, trataremos desses dois tipos de número (números racionais e números irracionais), ao abordar o conjunto dos números reais.

Proponha aos estudantes que determinem experimentalmente aproximações de π para 3,14 usando diferentes latas cilíndricas, barbante, fita métrica e calculadora. Eles podem calcular a razão entre a medida do comprimento da circunferência que delimita o cilindro pela medida de seu diâmetro.

Entre as obras escritas por esse matemático grego, aproximadamente dez tratados foram preservados até hoje. No que diz respeito à medida de comprimentos e de áreas, destacamos um tratado de Geometria plana denominado A medida do círculo. Nele, Arquimedes faz uma aproximação para a medida do comprimento da circunferência, estabelecendo, pela primeira vez, um método para o cálculo de valores aproximados de um número não racional, o número irracional hoje denominado π, que é a razão entre as medidas do comprimento e do diâmetro da circunferência.

O comprimento da circunferência fica entre o perímetro de qualquer polígono regular inscrito e qualquer polígono regular circunscrito, como sugerem as figuras a seguir.

Ilustração. Circunferência com hexágono dentro. Ilustração. Hexágono com circunferência dentro.
Ilustração. Circunferência com dodecágono dentro. Ilustração. Dodecágono com circunferência dentro.

Para calcular a medida do comprimento da circunferência de raio de medida 1, em unidade de comprimento, Arquimedes considerou, inicialmente, a medida do perímetro dos hexágonos regulares inscrito e circunscrito à circunferência. Depois, ele comparou o comprimento dela com o perímetro de outros polígonos regulares inscritos e circunscritos, dobrando o número de lados a cada comparação. Ao calcular a medida do perímetro dos polígonos inscrito e circunscrito de 12, 24, 48 e 96 lados, Arquimedes obteve resultados que se aproximavam cada vez mais de 2π.

   Foi assim que Arquimedes obteve a primeira aproximação historicamente conhecida para a medida do comprimento da circunferência, bem como para o número π. Ele chegou à conclusão de que π era um número entre

223, 71 avos

e

22 sétimos

, ou seja, 3,140reticências e 3,142reticências Assim, Arquimedes obteve uma aproximação para π com duas casas decimais. Esse método é conhecido como método clássico para o cálculo de π.

Elementos de um polígono regular

Em um polígono regular, temos:

Ilustração. Circunferência com hexágono ABCDEF dentro. No centro, ponto O com reta vertical entre AB, ponto M, reta em C e reta em D formam ângulo Ac. Em F, ângulo Ai.

centro do polígono: centro da circunferência circunscrita a ele (na figura, o ponto óh );

raio do polígono: raio da circunferência circunscrita a ele (na figura,

Segmento O C

e

Segmento O D

);

apótema do polígono: segmento que une o centro do polígono ao ponto médio de um de seus lados (na figura,

Segmento O M

);

ângulo central: aquele cujo vértice é o centro do polígono e cujos lados são semirretas que contêm dois vértices consecutivos do polígono (na figura,

Ângulo C O D

).

Respostas e comentários

Elementos de um polígono regular

Chame a atenção dos estudantes para o fato de que o apótema do polígono é o raio da circunferência nele inscrita.

Prepare antecipadamente folhas de papel sulfite com desenhos de vários tipos de polígono regular e entregue uma a cada estudante. Peça a eles que destaquem os elementos desses polígonos ­regulares.

Depois, em duplas, solicite aos estudantes que comparem os elementos destacados, fazendo os acertos que julgarem necessários.

Ao final, faça a análise de cada uma das figuras com toda a turma, verificando se eles indicaram os elementos dos polígonos corretamente. Certifique-se de que os estudantes compreenderam o conceito de apótema e de ângulo central de um polígono regular.

Representando por ac a medida do ângulo central de um polígono regular de n lados, por ai a medida do ângulo interno e por Si a soma das medidas dos ângulos internos, temos:

ai, igual a, fração, numerador Si, denominador n. Si, igual a, abre parênteses, n menos 2, fecha parênteses, vezes, 180 graus. ac igual a, fração, numerador 360 graus, denominador n

Como exemplo, vamos considerar este octógono regular.

Ilustração. Circunferência com hexágono dentro. No centro, ponto O com reta vertical entre AB, ponto M, reta em C e reta em D formam ângulo ac. No hexágono, ângulo ai interno e ângulo ae externo.

O ponto óh é o centro do octógono.

Os segmentos

O C e O B

são raios.

O segmento

O M

é um dos apótemas.

O ângulo

C O B

é um ângulo central.

A medida ac de um ângulo central desse polígono é dada por:

 

ac igual a, fração, numerador 360 graus, denominador n

   Assim, como n = 8, temos:

ac igual a, fração, numerador 360 graus, denominador 8

= 45graus

A medida ai de um ângulo interno desse polígono é dada por:

 

ai igual a, fração, numerador Si, denominador n, igual a, fração, numerador n menos 2, vezes 180 graus, denominador n

   Assim, como n = 8, temos:

ai igual a, fração, numerador abre parênteses, 8 menos 2, fecha parênteses, vezes 180 graus, denominador 8.

= 135graus

Uma maneira de obter a medida ae de um ângulo externo desse polígono é utilizando a fórmula ai + ae = 180graus. Assim, 135graus + ae = 180graus, ou seja, ae = 45graus.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

5 Calcule a medida do ângulo central de um triângulo equilátero.

6 Qual é o polígono regular em que as medidas do ângulo central, do ângulo interno e do ângulo externo são todas iguais? Qual é o valor delas?

7 Um polígono regular tem 20 lados.

a) Quanto mede seu ângulo central?

b) Quanto mede seu ângulo interno? E seu ângulo externo?

8 Quantos lados tem um polígono regular em que:

a) o ângulo interno mede 144graus?

b) o ângulo externo mede 30graus?

c) o ângulo central mede 10graus?

9 A figura central do tampo de uma mesa foi formada a partir de um dodecágono regular, como indicado na figura a seguir. Determine a medida do ângulo central desse dodecágono.

Ilustração. Figura composta por 12 lados. No centro, figura de 12 pontas com circunferência no centro.

10 A soma das medidas dos ângulos internos de um polígono regular é .3240graus.

Determine:

a) a medida do ângulo central desse po­lígono;

b) a medida do ângulo externo desse polígono.

Respostas e comentários

5. 120graus

6. Quadrado; ac = 90graus; ai = 90graus; ae = 90graus.

7. a) 18graus

7. b) 162graus; 18graus.

8. a) 10 lados.

8. b) 12 lados.

8. c) 36 lados.

9. 30graus

10. a) ac = 18graus

10. b) ae = 18°

Exercícios propostos

No exercício 9, chame a atenção dos estudantes para observarem que, quanto maior for o número de lados de um polígono regular, menor será a medida de seu ângulo central. Nesse caso, um polígono regular de 12 lados; logo, para obter a medida de seu ângulo central, podemos efetuar:

ac =

ac igual a, fração, numerador 360 graus, denominador 12

ac = 30°

   Para a resolução do item a do exercício 10, lembre os estudantes de que a medida de um ângulo central (ac ) de um polígono regular é dada por ac =

Fração. Numerador 360 graus, denominador n.

; portanto, é necessário determinar o número de lados (n) desse polígono.

Como a soma das medidas dos ângulos internos (Si ) desse polígono regular é conhecida, é possível determinar o número de lados (n) do polígono pela relação Si = (n  2) · 180graus e, assim, ­obtemos:

Si = .3240graus = (n  2) · 180graus

.3240graus = 180graus · n 360graus

.3240graus + 360graus = 180graus · n

.3600graus = 180graus · n

Fração. Numerador 3600 graus, denominador 180 graus, igual a, fração, numerador 180 graus, numerador 180 graus , vezes n

n = 20

 

ac =

ac igual a, fração, numerador 360 graus, denominador 20, igual a 18 graus.

= 18graus

Assim, o ângulo central desse polígono mede 18graus.

   Para a resolução do item b do exercício 10, lembre os estudantes de que a medida de um ângulo externo (ae ) de um polígono regular é dada pela relação ai + ae = 180graus e que a medida de um ângulo interno (ai) de um polígono regular é dada por ai = 

fração, numerador Si, denominador n

. Assim:

 

ai = 

Fração, numerador 3240 graus, denominador 20.

= 162graus

162graus + ae = 180graus

ae = 180graus 162graus = 18graus

Portanto, o ângulo externo desse polígono mede 18graus.

As resoluções dos exercícios 5 a 8 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

11 A figura a seguir é um selo comemorativo dos 50 anos de fundação de um colégio.

Ilustração. Selo comemorativo em formato circular vermelho e um hexágono roxo com número 50 no centro. Ao redor, a informação: 50 anos.

Sabendo que o hexágono desenhado nesse selo é regular, determine as medidas do ângulo central, do ângulo externo e do ângulo interno desse hexágono.

12

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Reúna-se com um colega e façam o que se pede.

Copiem no caderno a figura a seguir. Nela, temos parte de um polígono regular de n lados e de uma circunferência de centro O circunscrita a esse polígono.

Indicamos por ac, ae e x as medidas dos ângulos central, externo e

Ângulo O A B

, respectivamente.

Ilustração. À esquerda, ponto O. À direita, reta A, B e C. Na extremidade, arco e parte de uma figura de 12 lados. Ângulo externo em B: ae. Em OAB, ângulo ac e em A, ângulo x.

a) Classifiquem, quanto às medidas dos lados, os triângulos ó á bê e ó bê cê. Esses triângulos são ­congruentes?

b) Representem, em função de x, as medidas do ângulo

O B A

e do ângulo central.

c) Representem, em função de x, as medidas do ângulo

A B C

e do ângulo externo.

d) Qual é a relação entre as medidas do ângulo central e do ângulo externo?

13

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Hora de criar – Ainda em dupla, façam o que se pede.

Cada um deve traçar duas circunferências de raio medindo 4 centímetros e escolher um polígono regular com n lados, n 6, para ser cons­truído pelo outro de duas maneiras.

 

 

I. Traçam-se n ângulos centrais adjacentes de medida

Fração. Numerador 360 graus, denominador n

cujos lados determinam, na circunferência, os n vértices do polígono. Em seguida, traçam-se os lados do polí­gono.

 

II. Traça-se um só ângulo central de medida

Fração. Numerador 360 graus, denominador n.

, determinando, na circunferência, os vértices a e B. Usando um compasso com abertura igual a A bê, marcam-se na cir­cunferência, a partir de B, os demais vértices. Em seguida, traçam-se os lados do polígono.

Depois de cada um construir o polígono das duas maneiras, discutam e escolham qual delas é a melhor. Justifiquem a escolha.

(Ao usarem o compasso, atenção para não se machucarem com a ponta-sêca!)

2. Cálculo intuitivo da medida da área do círculo

Em Matemática, a tentativa de resolução de problemas, sendo ou não insolúveis, como o da quadratura do círculo com régua e compasso, em geral, leva à criação de novos conceitos e ideias. Para os gregos, obter a medida do comprimento do lado do quadrado de mesma área que um círculo significava calcular a medida da área de um círculo.

O método clássico ou método de exaustão criado por Eudoxo e Arquimedes também foi aplicado para calcular a medida da área do círculo.

De maneira simples, podemos dizer que eles pensaram assim: sabiam que todo polígono pode ser decomposto em triângulos e sabiam calcular a medida da área de um triângulo; logo, podiam calcular a medida da área de qualquer polígono regular, inscrito ou circunscrito em um círculo, com um número n de lados cada vez maior, aproximando-se cada vez mais da medida da área do círculo.

Arquimedes começou por calcular a medida do perímetro (e, consequentemente, da área) de um hexágono regular inscrito, depois foi dobrando o número de lados até chegar ao polígono de 96 ­lados. Aqui, vamos simplificar iniciando com um quadrado inscrito e dobrando o número de lados por duas vezes, apenas para ilustrar a ideia.

Respostas e comentários

11. 60graus, 60graus, 120graus.

12. a) Isósceles, isósceles; sim.

12. b) x; 180graus 2x.

12. c) 2x; 180graus 2x.

12. d) São iguais.

13. Construção de figura. Respostas pessoais.

Exercícios propostos

O exercício 12 é uma atividade procedimental na qual os estudantes, com base nos conceitos aprendidos, resolvem itens cuidadosamente dirigidos para ajudá-los na construção de um novo ­conhecimento.

Para a resolução do item a, é importante observar que ó á = ó bê = ó cê (medidas de raios dessa circunferência), o que comprova que os triângulos ó á bê e ó bê cê são ­isósceles.

   No item b, o ângulo

O B A

é um dos ângulos da base do triângulo OAB, e o outro ângulo dessa mesma base é o de medida x. Assim: medida do(

Ângulo O B A

) = x. Portanto, a medida ac do ângulo central é dada por:

ac + 2x = 180graus

ac = 180graus 2x

   No item c, o triângulo isósceles OBC também tem ângulos da base medindo x cada um, pois o ângulo do vértice desse triângulo também é o ângulo central de medida ac = 180graus  2x do polígono regular considerado. Como o ângulo

A B C

é obtido pela soma de um ângulo da base de cada triângulo isósceles (OAB e OBC), sua medida é dada por:

 

 

medida do(

Ângulo A B C

) = x + x = 2x

   Como a soma do ângulo

Medida do ângulo A B C

com o ângulo externo de medida ae é um ângulo raso, obtemos:

 

 

medida do(

Ângulo A B C

) + ae = 180graus

2x + ae = 180graus

ae = 180graus 2x

Então, no item d, as medidas do ângulo central e do ângulo externo são iguais: ac = ae.

O exercício 13 é uma boa oportunidade de conversar com a turma sobre o uso de diferentes estratégias para a resolução de problemas.

As resoluções dos exercícios 11 e 13 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

Agora, observe na figura 1 que a medida da área do quadrado de lado é igual à medida da área SP4 do paralelogramo de base medindo 2 e altura medindo h, que é menor do que a medida da área Sc do círculo.

Note que 2 é a medida do semiperímetro p do quadrado e que podemos escrever:

S índice i índice 4.

= p h < Sc ,

em que

S índice i índice 4.

é a medida da área do polígono regular inscrito de 4 lados, p é a medida do semiperímetro do quadrado e h é a medida da altura de cada triângulo da divisão.

Ilustração. 
Cota: Figura 1.
Circunferência. 
Dentro, losango com duas partes triangulares pintadas de verde. 
Do centro até a extremidade, reta tracejada h4 e lado l4. 
Reta do centro a parte superior: r. 
À direita, quatro triângulos intercalados, sendo dois verdes e dois brancos virados para baixo. 
A medida da base dos dois triângulos é 2 l4 igual a p4. 
A altura é h4. 
A medida do centro do losango até o topo é r.

Na figura 2, a medida da área do octógono de lado medindo é igual à medida da área SP8 do paralelogramo de base medindo 4 e altura medindo h, que é menor do que a medida da área Sc do círculo.

Note que 4 é a medida do semiperímetro p do octógono e que podemos escrever:

S índice i índice 8.

= p h < Sc ,

em que

S índice i índice 8.

é a medida da área do polígono regular inscrito de 8 lados, p é a medida do semiperímetro do octógono e h é a medida da altura de cada triângulo da divisão.

Ilustração. 
Cota: Figura 2
Circunferência. 
Dentro, octógono com quatro partes triangulares pintadas de verde. 
Do centro até a extremidade, reta tracejada h8 e lado l8. Reta do centro a parte superior: r. 
À direita, oito triângulos intercalados, sendo quatro verdes e quatro brancos virados para baixo. 
A medida da base dos dois triângulos é 4 l 8 = p8. 
A altura é h8. 
A medida do centro do losango até o topo é r.

Na figura 3, a medida da área do hexadecágonoglossário de lado medindo ₁₆ é igual à medida da área SP16 do paralelogramo de base medindo 8₁₆ e altura medindo h₁₆, que é menor do que a medida da área Sc do círculo.

Note que 8₁₆ é a medida do semiperímetro p₁₆ do hexadecágono e que podemos escrever:

S índice i índice 16.

= p₁₆ h₁₆ < Sc ,

em que

S índice i índice 16.

é a medida da área do polígono regular inscrito de 16 lados, p₁₆ é a medida do semiperímetro do hexadecágono e h₁₆ é a medida da altura de cada triângulo da divisão.

Ilustração. 
Cota: Figura 3
Circunferência. 
Dentro, hexadecágono com oito partes triangulares pintadas de verde. 
Do centro até a extremidade, reta tracejada h16 e lado l 16. Reta do centro a parte superior: r. 
À direita, dezesseis triângulos intercalados, sendo oito verdes e oito brancos virados para baixo. 
A medida da base dos dois triângulos é 8 l 16 = p16. 
A altura é h16. 
A medida do centro do losango até o topo é r.

   Temos uma sequência de medidas de áreas crescentes

S índice i índice n.

= pn  hn, isto é, cada vez maiores, mas que têm um limite, que é a medida da área Sc do círculo. Os valores da sequência se aproximam da medida da área do círculo sem nunca alcançá-la.

S índice i índice 4.

<

S índice i índice 8.

<

S índice i índice 16.

< ... < Sc

Ilustração. Mulher de cabelo ruivo e camiseta laranja fala: Agora é uma boa hora para lembrar que a medida do comprimento C de uma circunferência é dada por C igual a 2 pi r; logo, o seu semicomprimento mede pi r, em que pi vale aproximadamente 3,14.
Respostas e comentários

2. Cálculo intuitivo da medida da área do círculo

Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero oito ême ah um nove.

Este tópico possibilita ampliar a compreensão dos estudantes quanto à resolução de problemas que envolvam cálculos de medidas de área de triângulos e de círculos, desenvolvendo, assim, a habilidade (ê éfe zero oito ême ah um nove).

Reproduza na lousa as figuras de cada etapa apresentada e discuta com os estudantes o procedimento para a obtenção da medida da área de um círculo por aproximações das áreas de polígonos regulares inscritos no círculo, de modo que eles compreendam todas as etapas.

Ressalte que a medida do semiperímetro é a metade da ­medida do perímetro. Por exemplo, a ­medida do perímetro de um quadrado de lado é 4. Por isso, a medida do seu semiperímetro é 2.

Ao discutir os exemplos apresentados com os estudantes, comente que, em geral, usamos π = 3,14 como aproximação nos cálculos.

   Como, ao aumentar o número n de lados dos polígonos, as medidas dos semiperímetros pn se aproximam da medida do semicomprimento πr da circunferência do círculo e as medidas das alturas hn se aproximam de r, medida do raio do círculo, obtemos a medida da área Sc do círculo substituindo hn por r e pn por πr na igualdade

S índice i índice n.

= pn hn:

S índice i índice n.

= pn hn = (πr) r = πr2

Assim, temos:

Sc = πr 2

Acompanhe alguns exemplos.

a) Os valores aproximados da medida do comprimento C da circunferência e da medida da área S do círculo de raio medindo 5 centímetros são dados por: C 2 3,14 5 = 31,4 S 3,14 52 = 3,14 25 = 78,5

Ilustração. Circunferência azul com raio de 5 centímetros.

A circunferência de raio medindo 5 centímetros tem comprimento medindo aproximadamente 31,4 centímetros e o seu círculo tem medida de área aproximadamente igual a 78,5 centímetros quadrados.

b) A lona lateral do picadeiro (em vermelho) de um circo foi montada sobre uma circunferência de comprimento medindo 78,5 métros.

Ilustração. Lona de circo vermelha e amarela. No topo, bandeira vermelha.

Qual é a medida do raio desse picadeiro? C = 2πr 78,5 2 3,14 r r

r é aproximadamente, fração, numerador 78,5, denominador 2 vezes 3,14, igual a, fração, numerador 78,5, denominador 6,28, igual a 12,5.

= 12,5 O picadeiro do circo tem raio medindo aproximadamente 12,5 metros.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

14 Sabendo que o hexágono inscrito na circunferência é regular e tem lado medindo 9 centímetros, calcule a medida:

a) do raio da circunferência;

b) do comprimento da circunferência;

c) da área do círculo delimitado pela circunferência.

15 (saréspi) O desenho representa um brinco formado por duas circunferências tangentes. A medida do diâmetro da maior é o dôbro da medida do diâmetro da menor. Se a medida do comprimento da circunferência menor é igual a C, então a medida do comprimento da maior é:

Ilustração. Circunferência vermelha. Dentro, na parte superior, circunferência branca.

a) 2πC.

b) πC.

c) 2C.

d) C.

16 (Saresp) As rodas de uma bicicleta têm 70 centímetros de medida do diâmetro. Assinale a alternativa que mostra a medida da distância, em metro, percorrida pela bicicleta após 100 voltas das rodas. (Considere π = 3,14.)

a) 109,9

b) 219,8

c) .3846,5

d) .15386

17 Um ralo circular de chão de medida de 10 centímetros de diâmetro, feito em alumínio, foi projetado com 12 buracos circulares, sendo 6 buracos com 2 centímetros de medida de diâmetro e 6 com 1 centímetro de medida de diâmetro. Qual é a medida aproximada da área, em centímetros quadrados, ocupada pelo ­alumínio?

Ilustração. Circunferência azul. Dentro, seis circunferências brancas. No centro, seis circunferências menores.

a) 25π

b) 19π

c) 7,5π

d) 17,5π

18

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Hora de criar – Em dupla, cada um cria um problema sobre área de círculo. Troquem de caderno e, depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.

Respostas e comentários

14. a) 9 centímetros

14. b) Aproximadamente 56,52 centímetros.

14. c) Aproximadamente 254,47 centímetros quadrados.

15. Alternativa c.

16. Alternativa b.

17. Alternativa d.

18. Resposta pessoal.

Exercícios propostos

No exercício 16, lembre aos estudantes que a medida do comprimento C de uma circunferência é dada por C = 2πr e que a medida do raio de uma circunferência é igual à metade da medida do seu diâmetro.

Assim, considerando que a medida do diâmetro das rodas de uma bicicleta é 70 centímetros, com π = 3,14, a medida do comprimento da circunferência das rodas é 219,8 centímetros.

C = 2πr = 2 · 3,14 · 35

C = 219,8

Então, após 100 voltas das rodas, a bicicleta percorreu .21980 centímetros.

219,8 · 100 = .21980

Lembre aos estudantes que 1 metro equivale a 100 centímetros; portanto, após 100 voltas das rodas, a bicicleta percorreu 219,8 métros.

fração, numerador 21980, denominador 100, igual a 219,8

= 219,8

Alternativa b.

Apresentamos a seguir uma resolução possível para o exercício 17.

Considerando que o diâmetro do ralo mede 10 centímetros, o diâmetro de 6 buracos mede 2 centímetros e os dos outros 6 buracos medem 1 centímetro, obtemos, em centímetros quadrados:

Sralo sem buracos = π ·

abre parênteses, 10 sobre 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado.

Sralo sem buracos = 25π

Sburaco maior = π ·

abre parênteses, dois sobre 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado

Sburaco maior = π

Sburaco menor = π ·

um meio elevado ao quadrado

Sburaco menor =

35 vezes pi, menos 6 vezes pi, menos 6 vezes, fração, numerador pi, denominador 4.

Então, a medida da área do ralo com os buracos, em centímetros quadrados, é dada por:

   Sralo com buracos = 25π 6 · π 6 ·

fração, numerador pi, denominador 4

Sralo com buracos = 25π 6π 1,5π

Sralo com buracos = 25π 7,5π

Sralo com buracos = 17,5π 

Alternativa d.

As resoluções dos exercícios 14, 15 e 18 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

Sralo sem buracos = 25π

3. Relação entre volume e capacidade

Volume do cilindro circular reto

No 6º ano, você deve ter estudado os corpos redondos, aqueles que têm pelo menos uma parte da superfície com fórma arredondada.

Observe algumas fotografias de objetos e os respectivos corpos redondos que eles lembram.

Fotografia. Esfera, cone e cilindro feitos em madeira. Ilustração. Esfera, cone e cilindro.

Por ora, vamos voltar a atenção para o cilindro reto, destacando alguns de seus elementos.

Ilustração. Cilindro composto por base acima e abaixo, superfície lateral (altura do cilindro de medida h). No centro da base inferior até a extremidade, raio da base de medida r.

A maneira como observamos os objetos pode nos fornecer ou omitir informações sobre eles.

Observe como poderiam ser representadas algumas vistas de uma pilha de bolachas com o formato cilíndrico, cujas medidas r e h são dadas em centímetro.

Ilustração. 3 figuras. Vista superior: Circunferência com raio r. Ao lado, vista frontal: retângulo com 4 partes horizontais e altura h. Vista em perspectiva: ilustração de 4 círculos, um sobre o outro.

Na vista superior, notamos apenas uma superfície circular e podemos calcular a medida da área dessa superfície, em centímetros quadrados, que é uma base do cilindro: Sb = πr 2

Na vista frontal, percebemos apenas a altura de medida h da pilha de bolachas.

Se h = 1, a medida do volume do cilindro é Vc = πr 2; se h = 2, a medida do volume do cilindro é Vc = πr 2 2; se h = 3, a medida do volume do cilindro é Vc = πr 2 3, e assim por diante, com as medidas de volume sempre dadas em centímetros cúbicos.

A medida do volume dessa pilha cilíndrica de bolachas é dada pelo produto entre as medidas da área da base e da altura.

Vc = πr 2h

Respostas e comentários

3. Relação entre volume e capacidade

Discuta com os estudantes o procedimento realizado para o cálculo da medida do volume de um ci­lindro circular reto.

Se julgar adequado, aproveite esse momento para apresentar a eles o cálculo das medidas das áreas lateral e total desse cilindro. Para isso, providencie vários modelos desse tipo de cilindro para que os estudantes possam manipulá‑los.

Ao observar a planificação da superfície desse sólido, eles poderão calcular as medidas da área lateral e da área de cada base do ­cilindro.

Acompanhe um exemplo.

Vamos calcular a medida aproximada do volume de um pacote de bolachas recheadas que tem 25 bolachas circulares com 4 centímetros de medida de diâmetro e altura medindo 8 milímetros cada uma.

A medida do raio, em centímetro, é metade da medida do diâmetro; logo, r = 4 : 2 = 2.

A medida da área, em centímetros quadrados, da base é aproximadamente igual a Sb 3,14 22 = 12,56.

Devemos escrever a medida da altura com a mesma unidade de medida dos outros elementos. A altura de cada bolacha mede 8 milímetros, ou seja, 0,8 centímetro.

Logo, a altura do pacote de bolachas, em centímetro, é dada por: h = 25 0,8 = 20.

Agora, podemos calcular a medida do volume do pacote de bolachas, em centímetros cúbicos:

Vb 12,56 20 = 251,2

O pacote de bolachas tem aproximadamente 251,2 centímetros cúbicos de volume.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

19 Dadas as medidas do raio e da altura, qual é o cilindro reto de volume com maior medida, C₁ ou C₂?

C: raio r medindo 3 centímetros e altura h medindo 5 centímetros

C: raio r medindo 5 centímetros e altura h medindo 3 centímetros

20 Pesquise três embalagens cilíndricas de tamanhos diferentes, obtendo, com uma régua, as medidas aproximadas do raio e da altura. Depois, calcule as medidas aproximadas dos volumes dessas embalagens.

Sugestão: lata de óleo comestível, lata de milho ou ervilha, lata de atum, galão de tinta etcétera

21 Bruno é poceiro e costuma utilizar uma máquina para fazer poços com diâmetro medindo 1 métro. Ele sabe que em um terreno a água começa a aflorar com 2 métros de medida de profundidade e quer um poço que, depois de pronto, tenha cêrca de 8 métros cúbicos de água. Ao todo, Bruno terá de cavar um poço de aproximadamente quantos metros de medida de profundidade?

Ilustração. Recipiente cilíndrico com água na altura de h menos 2. Acima da água até a borda, altura 2.

Volume e capacidade

Ilustração. Homem de cabelo preto, bigode e camisa roxa. Ele fala: Esta é uma boa hora para recordar definições! A medida do espaço ocupado por um sólido, por um líquido ou por um gás é chamada de volume. Capacidade é a medida do espaço interno de um recipiente que pode ser preenchido, por exemplo, por um líquido ou um gás.
Respostas e comentários

19. C2, pois V1 = 45π e V2 = 75π.

20. Resposta pessoal.

21. 12 métros

Exercícios propostos

Para a resolução do exercício 19, lembre aos estudantes que a medida do volume de um cilindro reto é dada por Vc = πr2h. Assim, para o cilindro C1, de raio medindo 3 centímetros e altura medindo 5 centímetros, obtemos:

VC1 = π · 32 · 5

VC1 = π · 9 · 5

VC1 = 45π

Para o cilindro C, de raio medindo 5 centímetros e altura medindo 3 centímetros, obtemos:

VC2 = π · 52 · 3

VC2 = π · 25 · 3

VC2 = 75π

Portanto, o cilindro C é o cilindro reto de maior medida de volume.

A resolução e comentários do exercício 20 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

No exercício 21, a figura pode auxiliar a compreensão do texto do enunciado. Ressalte esse fato para os estudantes e, se necessário, analise com eles as características da figura.

Eles devem perceber que 8 métros cúbicos é a medida do volume correspondente a um cilindro de altura de medida (h  2) e diâmetro da base medindo 1 métro, resultando em um raio que mede 0,5 métro. Assim:

Vcilindro = (medida da área da base) · (medida da altura do ­cilindro)

8 = π · (0,5)2 · (h 2)

  

8 =

8 igual a, fração, numerador pi, denominador 4, vezes, h menos 2

· (h 2)

  

8 ·

8 vezes, fração, numerador pi, denominador 4, igual a, fração, numerador pi, denominador 4, vezes, h menos 2, vezes, fração, numerador pi, denominador 4.

=

8 vezes, fração, numerador pi, denominador 4, igual a, fração, numerador pi, denominador 4, vezes, h menos 2, vezes, fração, numerador pi, denominador 4.

· (h 2) ·

8 vezes, fração, numerador pi, denominador 4, igual a, fração, numerador pi, denominador 4, vezes, h menos 2, vezes, fração, numerador pi, denominador 4.

  

fração, numerador 32, denominador pi, igual a, h menos 2

= h 2

  

fração, numerador 32, denominador pi, mais 2, igual a, h menos 2 mais 2

+ 2 = h 2 + 2

  

h =

h igual a, fração, numerador 32, denominador pi, mais 2, aproximadamente, 10 mais 2

+ 2 10 + 2

h 12

Portanto, deve-se cavar um poço de aproximadamente 12 métros de profundidade.

Já estudamos que o litro corresponde à medida da capacidade de um recipiente cúbico com 1 decímetro de medida de aresta, ou seja, a medida do volume ocupado por 1 litro de líquido é 1 decímetro cúbico.

Ilustração. Recipiente cúbico om medida do líquido de 1 dm por 1 dm por 1 dm. Acima, embalagem de 1 litro sendo despejado no recipiente.

1 litro = 1 decímetro cúbico

Ilustração. Menina de cabelo preto e camisa vermelha com coração rosa. ela diz: Lembre-se: 1 decímetro é igual a 10 centímetros. 1 dm igual a 10 cm

Então, podemos escrever as seguintes relações:

1 litro = 1 decímetro cúbico .1000 mililitros = .1000 centímetros cúbicos

1 mililitro = 1 centímetro cúbico

Fotografia. Copo graduado até 100 mililitros.
Pequenas quantidades de líquido podem ser medidas em um copo graduado.

1 litro = 1 decímetro cúbico .1000 litros = .1000 decímetros cúbicos

.1000 litros = 1 métro cúbico

Fotografia. Caixa d’água azul com capacidade de 1000 litros.
Nesta caixa-d’água cabe 1 métro cúbico de líquido.

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os objetos.)

Acompanhe dois exemplos de conversão de unidades de medida de volume em unidades de medida de capacidade.

a) 1,2 métro cúbico em litro.

Como 1 métro cúbico = .1000 litros, temos: 1,2 métro cúbico = .1200 litros

b) .3200 centímetros cúbicos em centilitro.

Inicialmente, transformamos .3200 centímetros cúbicos em decímetros cúbicos: .3200 centímetros cúbicos = 3,2 decímetros cúbicos Como 1 decímetro cúbico = 1 litro, temos: .3200 centímetros cúbicos = 3,2 litros = 320 centilitros

Respostas e comentários

Volume e capacidade

Promova uma discussão sobre os conceitos de capacidade e volume, comparando os dois conceitos. Assim, os estudantes expõem o que sabem acerca deles. Trabalhe com eles algumas relações entre as unidades de medida de capacidade e de volume, promovendo o desenvolvimento da habilidade (­EF08MA20).

Se julgar conveniente, faça a experiência de utilizar uma caixa cúbica de 1 decímetro cúbico de capacidade para preenchê-la com a areia contida em uma garrafa de 1 litro, o que evidenciará a relação 1 litro = 1 decímetro cúbico.

O cálculo da medida do volume da caixa cúbica promove o desenvolvimento da habilidade (­EF08MA21).

Partindo da relação linear 1 decímetro = 10 centímetros, é interessante mostrar aos estudantes como obter esta outra relação:

.1000 mililitros = .1000 centímetros cúbicos

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

22 Escreva a conversão de:

a) 12 decímetros cúbicos em litro;

b) 5,4 métros cúbicos em litro;

c) 30 centímetros cúbicos em litro;

d) 30 centímetros cúbicos em mililitro;

e) 500 milímetros cúbicos em mililitro;

f) 0,25 métro cúbico em litro.

23 Qual é a medida da capacidade, em litro, de uma caixa cúbica com 0,80 métro de aresta?

24 Leia o texto e responda às questões.

 

Ícone de meio ambiente

 Evolução das demandas de água no Brasil

A demanda de água no Brasil vem crescendo continuamente ao longo dos anos, com destaque para o abastecimento das cidades, a indústria e a agricultura irrigada. A retirada para irrigação aumentou de 640 para 965 métros cúbicos por segundonas últimas duas décadas e representa aproximadamente 50% da retirada total pelos usos consuntivosglossário setoriais de água em 2020 — esse setor tem grande potencial de expansão e continuará liderando o crescimento das retiradas.

Estima-se um aumento de 42% das retiradas de água nos próximos 20 anos (até 2040), passando de .1947 métros cúbicos por segundo para .2770 métros cúbicos por segundo, um incremento de 26 trilhões de litros ao ano extraídos de mananciais. Esses dados reforçam a necessidade de ações de planejamento para que os usos se desenvolvam com segurança hídrica, evitando crises hídricas e proporcionando os usos múltiplos da água, principalmente quando considerados os efeitos das mudanças climáticas no ciclo da água.

[reticências] As mudanças climáticas tendem a acelerar alguns usos, especialmente na agropecuária e na agroindústria. A demanda para a irrigação, por exemplo, pode ter um acréscimo de 15% em 2040 em relação à demanda tendencial (com base no clima médio atual). Nas regiões de irrigação mecanizada (excluindo o arroz sob inundação), a demanda pode ter um acréscimo de 20% em um cenário mais crítico de mudança do clima.

Fonte: AGÊNCIA Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2021: Relatório Pleno. Disponível em: https://oeds.link/l2oZAF. Acesso em: 20 março 2022.

a) De anos anteriores para 2020, de quantos métros cúbicos por segundo foi o aumento no uso consuntivo de água?

b) Segundo o texto, ao passar de .1947 métros cúbicos por segundo para .2770 métros cúbicos por segundo, há um aumento de 26 trilhões de litros de água extraídos de mananciais ao ano. Se esse aumento fosse de 100 métros³/s, aproximadamente, quantos litros de água seriam extraídos de mananciais em um ano? Essa quantidade equivale a quantos metros cúbicos de água?

c) Sabendo que, em 2020, a irrigação foi responsável por uma retirada de 942 métros³/s de água, se a previsão de acréscimo para 2040 for entre 15% e 20%, como o estimado, de quanto será a retirada de água pela irrigação neste ano?

d) O que pode causar o aumento desenfreado do consumo da água?

e) Converse com o professor e os colegas sobre ações que podem ser planejadas para evitar o aumento no uso de água e não gerar uma crise hídrica no país.

25 Em determinado mês, um hidrômetro registrou o consumo mensal de água de uma casa de 22 métros cúbicos. Quantos litros de água foram gastos nessa residência?

26

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Reúna-se com um colega e pesquisem o número estimado de habitantes do município em que vocês vivem. Depois, façam uma estimativa da quantidade de domicílios que existem nele. Para fazerem a estimativa, utilizem 2,9 como o número médio de moradores em uma residência. Em seguida, resolvam a questão.

Supondo que, em média, os domicílios tenham uma caixa-d’água com capacidade de 500litros, calculem quanto tempo um sistema com vazão de 56 métros³/s levaria para encher todas as caixas-d’água.

Leiam com atenção as informações a seguir.

Respostas e comentários

22. a) 12 litros

22. b) .5400 litros

22. c) 0,030 litro

22. d) 30 mililitros

22. e) 0,5 mililitro

22. f) 250 litros

23. 512 litros

24. a) 325 métros cúbicos por segundo

24. b) 3,16 trilhões de litros de água ou 3,16 bilhões de metros cúbicos de água.

24. c) De .1083,3 métros cúbicos por segundo a .1130,4 métros cúbicos por segundo.

24. d) Mudanças climáticas.

24. e) Resposta pessoal.

25. .22000 L

26. A resposta depende da população da cidade.

Exercícios propostos

O exercício 24 pode ser feito em duplas. Caso julgue necessário, analise o texto com os estudantes. Ao final, peça a cada dupla que crie outras questões sobre esse texto e troquem-nas com outra dupla: cada uma responde às questões elaboradas pela outra. Compartilhe todas as questões e as respostas, fazendo uma correção coletiva com a turma. Essa é mais uma oportunidade para o desenvolvimento da competência geral 9. O trabalho em grupo valoriza a diversidade de ideias e propicia o exercício da empatia, do diálogo e da cooperação, com o objetivo de chegar a um resultado em comum.

Ao apresentar aos estudantes dados sobre as demandas de água no Brasil, converse com eles sobre o impacto dessas demandas no meio ambiente e a necessidade de ações de planejamento para que ocorra o consumo consciente e para evitar crises hídricas, cada vez mais comuns no Brasil nos últimos anos. Esse exercício possibilita o trabalho com o Tema Contemporâneo Transversal meio ambiente. Converse com os estudantes sobre a demanda de água na cidade ou região onde residem. Pergunte a eles se já ouviram falar em crise hídrica em sua região e se sabem quais são os possíveis impactos dessa crise em seu dia a dia e no meio ambiente. Converse também sobre as atitudes que podem ser tomadas para evitar o aumento na demanda de água e evitar uma crise hídrica (item ê).

Para o item a, temos:

965 métros cúbicos por segundo 640 métros cúbicos por segundo = 325 métros cúbicos por segundo

Logo, o aumento no uso consuntivo de água foi de 325 métros cúbicos por segundo.

No item b, temos:

.2770 métros cúbicos por segundo  .1947 métros cúbicos por segundo = 823 métros cúbicos por segundo

E 823 métros3/s corresponde a um aumento de 26 trilhões de litros de água extraídos de mananciais ao ano. Se esse aumento fosse de 100 métros cúbicos por segundo, obteríamos:

Fração. Numerador 26000000000000 vezes 100, denominador 823, aproximadamente 3159173754556

 ....3159173754556

Portanto aproximadamente 3,16 trilhões de litros de água seriam extraídos de mananciais em um ano, que equivale a 3,16 bilhões de métros cúbicos.

A resolução do item c possibilita o desenvolvimento da habilidade (­EF08MA04). Para essa resolução é preciso determinar 15% de 942 métros cúbicos por segundo e 20% de 942 métros cúbicos por segundo.

15 centésimos vezes 942, igual a 14130 centésimos, igual a 141,3

· 942 =

15 centésimos vezes 942, igual a 14130 centésimos, igual a 141,3

= 141,3

20 centésimos vezes 942, igual a 18840 centésimos, igual a 188,4

· 942 =

20 centésimos vezes 942, igual a 18840 centésimos, igual a 188,4

= 188,4

Assim, a retirada de água pela irrigação em 2040 será entre .1083,3 métros³/s (942 + 141,3 = .1083,3) e .1130,4 métros cúbicos por segundo (942 + 188,4 = .1130,4).

No item d, de acôrdo com o texto, o aumento desenfreado do consumo da água pode ser causado por mudanças climáticas.

As resoluções e comentários dos exercícios 22, 23, 25 e 26 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

27

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Junte-se a um colega e façam o que se pede.

 

 

Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani encontra-se sob área de quatro países: Brasil, Uruguai, ­Argentina e Paraguai. [reticências] Com uma extensão calcu­lada em mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, somente no estado de São Paulo abastece total ou parcialmente [reticências] cêrca de 200 cidades. Só a área de recarga tem .46211 quilômetros quadrados que equivale a 4,6 milhões de hectares. É considerado um dos maiores reservatórios de água subterrânea do planeta, com .37000 quilômetros cúbicos de água de capacidade e um volume anual de 163 quilômetros cúbicos de fluxo de recarga. [reticências]

[reticências] Desde 2009 o Aquífero Guarani entrou no estado que se chama rebaixando, ou seja, seu volume de recarga é inferior ao volume de água retirado. Em Ribeirão Preto, por exemplo, a taxa de retirada já foi 30 vezes o volume de recarga. [reticências]

Fonte: GIGANTE Guarani. Aquífero Guarani. Site Gigante Guarani. Botucatu, [2015?]. Disponível em: https://oeds.link/DffyjW. Acesso em: 14 julho 2022.

Esquema. O Guarani em números. À esquerda, mapa da região entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. À direita, as informações: Área 1.200.000 quilômetros quadrados. Quase 5 vezes a área do estado de São Paulo. Abaixo, ilustração de 5 mapas de São Paulo. Volume de água explorável 40 quilômetros cúbicos. (40 trilhões de litros). Suficiente para abastecer, durante 1 ano, cerca de 2,1 vezes a população brasileira de 2022. Ilustração. Dois mapas com pessoas sobre ele. Abaixo, áreas em cada país. Brasil: 70%. Argentina: 21%. Uruguai: 5,5%. Paraguai: 5,5%.
Dados obtidos em: COMPANHIA Ambiental do Estado de São Paulo. Águas Subterrâneas. São Paulo: cetésbi, [cêrca de 2010]. Disponível em: https://oeds.link/8E3gko. Acesso em: 14 julho 2022. INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2022. Disponível em: https://oeds.link/UXJxj1. Acesso em 14 julho 2022.

Agora, respondam às questões.

a) Quantos metros cúbicos de água são exploráveis no Aquífero Guarani?

b) Considerando o infográfico qual seria a medida de área aproximada do estado de São Paulo?

c) Segundo o texto, o município de Ribeirão Preto já chegou a retirar um volume de água 30 vezes maior que o volume reposto no sistema. Para uma reposição de .10000 litros de água, quantos metros cúbicos teriam sido retirados?

28 Uma piscina tem 8 métros de medida de comprimento, 4métros de medida de largura e 1,60métro de medida de profundidade. Ela está com água ao nível de 1,50métro.

Se 10 pessoas mergulhassem nessa piscina e o nível da água subisse 2 centímetros, qual seria a medida do volume médio do corpo de cada uma dessas pessoas em decímetro cúbico?

29 Durante uma pesquisa, um cientista precisou realizar várias etapas. Foram três etapas diárias durante 10 dias. Em cada etapa, eram acrescentados 3 mililitros de um fármaco em uma solução. Quantos centímetros cúbicos desse fármaco foram acrescentados na solução durante a pesquisa?

30 Os médicos recomendam que uma pessoa beba pelo menos 2 litros de água por dia. Uma única goteira pode desperdiçar 150 litros de água por dia. Determine o tempo, em dia, que essa quantidade de água seria suficiente para uma pessoa beber, atendendo à recomendação médica mínima.

31 Leia o texto a seguir e responda às questões.

Ilustração. Folha de papel com a informação: O etanol ou álcool etílico pode ser produzido a partir de matérias-primas, como milho, beterraba ou cana-de-açúcar. No Brasil, o modelo mais utilizado é o da cana. Essa opção tem algumas vantagens, pois é mais produtiva do que o combustível extraído do milho e causa um impacto menor ao meio ambiente. Se um hectare de milho rende 3 mil litros de etanol, a mesma área equivale a 7,5 mil litros no caso da cana. [...]
Fonte: ESTADÃO. Como ocorre a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar? Estadão. São Paulo, 8 junho 2021. Canal Agro. Disponível em: https://oeds.link/SR6fZA. Acesso em: 20 março 2022.

a) Quantas vezes mais etanol rende a cana-de-açúcar em relação ao milho?

b) Em 2020 ou 2021, o estado de São Paulo colheu cêrca de 4,3 milhões de hectares de cana-de-açúcar, sendo o maior produtor nacional. Se toda essa cana fosse destinada à produção de etanol, quantos litros seriam obtidos?

Respostas e comentários

27. a) 40 bilhões de metros cúbicos.

27. b) .240000 quilômetros quadrados

27. c) 300 métros cúbicos

28. 64 decímetros cúbicos

29. 90centímetros cúbicos

30. 75 dias.

31. a) duas vírgula cinco vezes.

31. b) ...32250000000 litros

Exercícios propostos

O exercício 27 possibilita ampliar a compreensão dos estudantes quanto à relação entre litro e metro cúbico e sua aplicação na resolução de problemas que envolvem o cálculo de medidas de capacidade e de volume, desenvolvendo, assim, a habilidade (­EF08MA20).

Para responder às questões, os estudantes devem buscar informações nos textos apresentados e no infográfico. Por isso, caso eles ainda tenham dificuldades em interpretação de texto, é importante fazer a leitura com a turma, apontando os dados mais importantes do texto e perguntando aos estudantes sobre seus significados.

   No item a, o infográfico mostra que o volume de água explorável no Aquífero Guarani mede 40 trilhões de litros, que equivale a 40 bilhões de metros cúbicos. Lembre aos estudantes que 1 métro cúbico = .1000 litros ou 1 litro =

1 milésimo

métros cúbicos, assim:

....40000000000000 litros = =

40000000000000 milésimos

métros cúbicos = = ...40000000000 métros cúbicos

No item b, de acôrdo com o infográfico, ..1200000 quilômetros quadrados correspondem a cinco vezes a medida da área do estado de São Paulo; portanto, essa área deve medir .240000 quilômetros quadrados (..1200000 : 5 = .240000).

No item c, como o volume de água retirado é 30 vezes maior que o volume reposto no sistema, para uma reposição de .10000 litros de água, obtemos:

.10000 · 30 = .300000

Como 1 métro cúbico = .1000 litros, .300000 : .1000 = 300; portanto, 300 metros cúbicos de água teriam sido retirados.

As resoluções dos exercícios 28 a 31 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

Pense mais um poucoreticências

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

O cano de alimentação de um tanque despeja água no ritmo que mostra o quadro.

Tempo

Medida do volume de água despejada

1º minuto

1 L

2º minuto

2 L

3º minuto

4 L

4º minuto

8 L

Considerando que, inicialmente, o tanque está vazio, responda às questões.

a) Quantos litros de água o cano de alimentação despeja no tanque no 5º minuto? E no 6º? E no 7º? E no 8º?

b) Após 8 minutos, esse tanque fica com água até a metade. Quantos litros de água ele contém nesse momento?

c) Após 8 minutos, aproximadamente quantos minutos ainda serão necessários para o tanque ficar cheio?

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Um polígono regular tem a soma das medidas dos seus ângulos internos igual a .2520graus. Determine a medida do ângulo:

a) central desse polígono;

b) interno desse polígono;

c) externo desse polígono.

2 Quantos lados tem, se existir, um polígono regular em que o ângulo:

a) central mede 9graus?

b) interno mede 30graus?

c) externo mede 10graus?

3 Qual é a menor medida do ângulo interno de um polígono regular? E a maior?

4 A figura a seguir é a planificação da superfície de um paralelepípedo retângulo. Calcule a medida do volume, em milímetro cúbico, desse paralelepípedo.

Ilustração. Planificação de um paralelepípedo. Na horizontal, dois quadrados com lado medindo 2 centímetros e dois retângulo medindo 2 centímetros por 2,5 centímetros intercalados. Acima e abaixo do primeiro retângulo, um retângulo medindo 2 centímetros por 2,5 centímetros.

5 Qual é a medida do volume de argila necessária para fabricar .1000 tijolos com as seguintes medidas: 22 centímetros de comprimento, 10 centímetros de largura e 5 centímetros de altura?

6 Uma caixa cilíndrica tem 25 centímetros de medida de raio, 100 centímetros de medida de altura e está cheia de água. Considere π = 3,14.

a) Calcule a medida da capacidade dessa caixa em litro.

b) Calcule a medida da massa da água contida nessa caixa. (Considere que a massa de 1 centímetro cúbico equivale a 1grama.)

7 (saréspi) Se dobrarmos o volume de água contida em cada um dos recipientes indicados na figura, a altura h da água dobrará apenas no(s) recipiente(s):

Esquema. Da esquerda para direita: recipiente 1 em formato cônico virado para baixo. Recipiente 2: cilindro. Recipiente 3: em formado oval na parte inferior. Recipiente 4: bases arredondadas com centro mais estreito. O líquido tem o mesmo volume em cada recipiente. Da parte inferior até o líquido, medida h.

a) 4.

b) 3.

c) 2.

d) 1.

8 (saréspi) Na casa de Mariana o gasto diário de água com descargas correspondia a

2 quintos

da capacidade da caixa-d’água. Com a troca por descargas mais econômicas, esse consumo passou a ser de

1 quarto

da capacidade da mesma caixa-d’água. Logo, a fração da caixa-d’água economizada com essa troca foi de:

a)

1, 20 avos

b)

3, 20 avos

c)

2 quartos

d)

1 quinto
Respostas e comentários

Pense mais um poucoreticências: a) 16 litros; 32 litros; 64 litros; 128 litros.

b) 255 litros

c) 1 minuto.

1. a) 22,5graus

1. b) 157,5graus

1. c) 22,5graus

2. a) 40 lados.

2. b) Não existe.

2. c) 36 lados.

3. 60graus. Não é possível determinar a maior medida do ângulo interno de um polígono regular.

4. .6500 milímetros cúbicos

5. .1100 decímetros cúbicos

6. a) 196,25 litros

6. b) .196250 g

7. Alternativa c.

8. Alternativa b.

Pense mais um poucoreticências

Verifique se os estudantes percebem a regularidade apresentada no quadro: a cada minuto, o volume de água despejada dobra, originando a sequência:

1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, reticências

Espera-se que eles percebam que essa é a sequência das potências de base 2 com expoente natural.

201º termo

212º termo

223º termo

234º termo

245º termo

256º termo

267º termo

278º termo

          

Desse modo, eles podem identificar que o enésimo termo dessa sequência é dado por 2n  1, em que n é a posição do termo na sequência, ou seja, n é um número natural maior que zero; dessa maneira, mobilizam a habilidade (ê éfe zero oito ême ah um zero).

Considerando que essa sequência continue indefinidamente, pergunte a eles qual é a medida do volume de água despejada no 12º minuto. Eles devem perceber que o valor procurado corresponde ao 12º termo da sequência, ou seja, é dado por

2n  1, para n = 12.

Assim: 212 1 = 211 = .2048, ou seja, no 12º minuto foram despejados .2048 litros de água.

No item b, os estudantes devem perceber que precisam adicionar as medidas dos volumes despejados do 1º ao 8º minuto.

As resoluções das atividades estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

Exercícios complementares

Este bloco de exercícios trabalha os principais conceitos estudados no capítulo. Espera-se que os estudantes utilizem os conhecimentos construídos, percebendo se ainda têm alguma dificuldade.

No exercício 7, peça a eles que justifiquem a resposta dada. Ao expor suas ideias, os estudantes podem detectar possíveis equívocos no procedimento que utilizaram ou auxiliar colegas que não entenderam o enunciado.

No exercício 8, espera-se que eles percebam que devem comparar as frações dadas (pois são referentes à mesma capacidade) e determinar a diferença entre elas.

As resoluções dos exercícios 1 a 8 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

VERIFICANDO

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Qual dos polígonos a seguir não é regular?

a)

Ilustração. Triângulo com lados e ângulos iguais

b)

Ilustração. Pentágono com lados e ângulos iguais

c)

Ilustração. Quadrado com lados e ângulos iguais.

d)

Ilustração. Octógono com ângulos iguais.

2 Um hexágono circunscrito terá quantos pontos em comum com a circunferência?

a) 4

b) 5

c) 6

d) 7

3 Um pingente de colar tem uma estrutura de prata triangular e uma pedra circular de quartzo verde, de diâmetro medindo 1,1 centímetro, conforme a figura a seguir.

Fotografia. Pingente triangular com medida da vase 2 centímetros e altura de 1,7 centímetros. No centro, pedra verde.

Qual é a medida aproximada da área da superfície da estrutura triangular que fica visível nesse pingente?

a) 2,8 centímetros quadrados

b) 1,7 centímetros quadrados

c) 0,95 centímetros quadrados

d) 0,75 centímetros quadrados

4 Qual é a medida do ângulo interno de um polígono regular de 20 lados?

a) 180graus

b) 162graus

c) 150graus

d) 130graus

5 Um polígono regular tem 8 lados. Qual é a soma das medidas de seus ângulos internos?

a) .1080graus

b) .1260graus

c) .1440graus

d) .1800graus

6 A prefeitura de um município irá instalar uma fonte circular em uma praça pública. O diâmetro da fonte mede 7 métros, conforme indica a figura a seguir.

Ilustração. 
Fonte circular com diâmetro de 7 metros na parte inferior circular. No centro, água.

As medidas aproximadas da área que a fonte ocupará na praça e do comprimento da circunferência da fonte são, respectivamente:

a) 38,5 métros quadrados e 22 métros.

b) 38,5 métros quadrados e 11 métros.

c) 76,9 métros quadrados e 22 métros.

d) 153,9 métros quadrados e 43 métros.

7 Um copo cilíndrico tem altura de medida igual a 12 cm e raio da base medindo 3 cm. Ele está com água até a metade de sua capacidade. Quantos mililitros de água há no copo?

a) 113,04 mililitros

b) 169,56 mililitros

c) 339,12 mililitros

d) 678,64 mililitros

8 Uma garrafa de 2 litros de suco teve seu conteúdo inteiramente distribuído em copos de 400 centímetros cúbicos. A quantidade de copos totalmente preenchidos de suco foi:

a) 3 copos.

b) 4 copos.

c) 5 copos.

d) 8 copos.

Organizando

Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.

a) O que caracteriza um polígono como regular?

b) Considere uma circunferência inscrita em um polígono regular. Qual é a relação entre os lados desses polígonos e os pontos de tangência?

c) Qual é a relação entre a medida do ângulo central de um polígono regular e a quantidade de lados desse polígono?

d) Escreva a fórmula que relaciona a medida do ângulo interno de um polígono regular e a soma das medidas de seus ângulos internos.

e) Qual é a medida da área de um círculo de raio de medida r?

f ) Qual é a medida do volume de um cilindro circular reto com raio de medida r e altura de medida h?

g) Como você explicaria para um colega a diferença entre volume e capacidade?

Respostas e comentários

1. Alternativa d.

2. Alternativa c.

3. Alternativa d.

4. Alternativa b.

5. Alternativa a.

6. Alternativa a.

7. Alternativa b.

8. Alternativa c.

Organizando: As respostas para estas questões estão no Manual.

Verificando

Esses testes são mais uma oportunidade para o estudante validar o entendimento do conteúdo estudado neste capítulo. Instrua-os a retornar às páginas anteriores caso alguma dúvida persista.

No teste 1, lembre-os das características dos polígonos regulares. Dos polígonos apresentados, o único que não tem todos os seus lados congruentes entre si e todos os seus ângulos congruentes entre si é o octógono da alternativa d.

No teste 2, lembre aos estudantes que um polígono circunscrito tem todos os seus vértices pertencentes à circunferência. Um hexágono tem 6 vértices; logo, tem 6 pontos em comum com a circunferência; portanto, a alternativa c é a correta.

   Para a resolução do teste 3, lembre os estudantes do cálculo da medida da área de uma superfície triangular

St igual a, fração, numerador b vezes h, denominador 2

e do cálculo da medida da área de uma superfície circular (Sc = πr elevado a 2).

   A medida da área do triângulo é 1,7 centímetros quadrados

Fração, numerador 2 vezes 1,7, denominador 2, igual a 1,7

.

A medida da área circular da pedra de raio medindo r = 0,55 centímetro é aproximadamente 0,95 centímetro quadrado (π · 0,55elevado a 2 = 0,9485 0,95).

Portanto, a área da superfície da estrutura triangular do pingente mede aproximadamente 0,75 centímetro quadrado (1,7 menos 0,95 = 0,75), e a alternativa d é a correta.

Para a resolução do teste 4, lembre os estudantes do cálculo da medida do ângulo interno de um polígono regular:

ai, igual a, fração, numerador Si, denominador n, igual a, fração, numerador entre parenteses, n menos 2, vezes 180 graus, denominador n

Assim, para n = 20, obtemos:

ái =

ai igual a, fração, numerador 20 menos 2, vezes 180 graus, denominador 20, igual a 162 graus.

= 162°

Logo, a alternativa b é a correta.

As resoluções dos exercícios 5 a 8 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

Organizando

Incentive os estudantes a organizar seus aprendizados no caderno, fazendo resumos, mapas conceituais, fluxogramas ou aplicando destaques em conceitos ­importantes.

As questões propostas têm como objetivo fazer com que eles retomem os conteúdos estudados no capítulo e reflitam sobre algumas temáticas. Após sua correção é importante pedir aos estudantes que compartilhem suas respostas. Essa estratégia permitirá o compartilhamento de dúvidas e percepções sobre o conteúdo, contribuindo para o aprendizado de todos.

As resoluções das questões estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 12.

Glossário

Hexadecágono
: polígono de 16 lados.
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Usos consuntivos
: usos que consomem água.
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