CAPÍTULO 3 Grandezas proporcionais

Pintura. Parede com imagem de uma mulher de cabelo pretos compridos, touca roxa e casaco azul. Ela está com a cabeça virada para cima e segura um instrumento de corda na vertical. À frente, estrutura metálica retangular laranja com objetos e um guarda-sol colorido.
Obra da artista de grafite Shamsia Hassani, em um estacionamento em Eugene, Oregon, Estados Unidos. (Fotografia de 2018.)
Ícone de multiculturalismo

 Surgido nos anos 1970 em Nova York, Estados Unidos, o grafite é uma fórma de manifestação artística e cultural em espaços públicos com adeptos em vários países. O grafite é uma expressão caracteristicamente urbana e faz parte do cenário da maioria das grandes cidades. Contando histórias por meio de imagens, ele também é usado como uma maneira de comunicar críticas sociais por meio de arte acessível.

Em seus coloridos e vibrantes murais que compõem a cena urbana de diversas cidades pelo mundo, a artista Shamsia Hassani apresenta sua personagem, uma mulher sem boca; o instrumento musical não é para tocar, é um símbolo que faz a vez da sua voz. Assim, ela chama a atenção para a desigualdade de gênero, ainda muito presente na sociedade atual.

Observe, leia e responda no caderno.

a) O grafite brasileiro é conhecido no mundo todo. No Japão, na Lituânia, no Malaui e em Cuba é possível observar murais com temáticas brasileiras enfeitando as ruas e estimulando um pensamento crítico sobre a sociedade. Qual é a importância da arte urbana, como o grafite?

b) Se dois grafiteiros levam 10 dias para concluir um grande painel, com a ajuda de outros dois artistas, igualmente hábeis, em quantos dias eles terminariam essa arte?

c) Para pintar um mural medindo 25 metros de altura por 10 metros de comprimento uma artista precisa de 25 litros de tinta. Para pintar um mural medindo 20 metros de altura por 50 metros de comprimento quantas latas de tinta de 1 litro cada seriam necessárias?

d) A arte de rua é comum na cidade em que você vive? Você conhece algum artista de arte urbana?

1. Razão entre grandezas de naturezas diferentes

Já estudamos como determinar a razão entre duas medidas da mesma grandeza e entre duas medidas de grandezas de mesma natureza. Nessas razões, usamos apenas os números que expressam as medidas dessas grandezas.

Agora, vamos conhecer algumas razões entre duas medidas de grandezas de naturezas diferentes.

Gramatura de um papel

Observe o pacote de papel usado para impressão.

Ilustração. Caixa retangular de papel com 75 gramas por metro quadrado. Ao lado, uma impressora com folhas.

Na parte inferior da embalagem, está escrito 75gramas por métro quadrado. Isso significa que cada metro quadrado dêsse papel tem massa de medida igual a 75gramas.

A esse tipo de razão damos o nome de gramatura.

gramatura igual, fração, numerador medida da massa do papel, denominador medida da área do papel

Note que as grandezas massa e área são grandezas de naturezas diferentes. Em casos como esse, a razão não é expressa só por um número, mas por um número acompanhado da unidade de medida correspondente. Nesse exemplo, a razão (gramatura) é dada por 75gramas por métro quadrado (lemos: “setenta e cinco gramas por metro quadrado”).

Velocidade média

Um carro parte da cidade A para a cidade B. A medida da distância entre as duas cidades é 140 quilômetros, e o carro leva duas horas para percorrer esse trajeto. Vamos calcular a razão entre as medidas da distância percorrida e do tempo gasto para percorrê-la. Observe que essas grandezas são de naturezas diferentes. Então:

140 quilômetros sobre 2 horas

= 70 cá ême barra agá (lemos: “setenta quilômetros por hora”)

Esse tipo de razão é chamado de velocidade média.

velocidade média igual, fração, numerador medida da distância percorrida, denominador medida do tempo gasto

Ícone de atividade oral

• Se em um trecho de uma rodovia o limite de velocidade é de 90 quilômetros por hora, um motorista que percorre esse trecho a uma velocidade média de 90 quilômetros por hora, pode ter desrespeitado o limite de velocidade?

Densidade demográfica

A área do estado da Bahia mede aproximadamente .564760 quilômetros quadrados e, em 2021, sua população era de ..14985284 habitantes.

Fotografia. Vista de rua de pedras com casas coloridas nas laterais e pessoas na rua.
Largo do Pelourinho, no centro histórico de Salvador, Bahia. (Fotografia de 2019.)

Dividindo o número de habitantes pela área, vamos obter o número de habitantes por quilômetro quadra­do (habitantes por quilômetro quadrado):

fração, numerador 14985284 habitantes, denominador 564760 quilômetros quadrados

, que é aproximada­mente igual a 27 habitantes por quilômetro quadrado (lemos: “vinte e sete habitantes por quilômetro quadrado”).

A esse tipo de razão damos o nome de densidade demográfica.

densidade demográfica, igual, fração, numerador número de habitantes, denominador a medida da área da região

Consumo médio

Um carro percorreu 444 quilômetros e utilizou 37 litros de combustível. Dividindo o número de qui­lômetros percorridos (a medida da distância percorrida) pelo número de litros de combustível consumido (a medida do volume de combustível consumido), temos a quantidade de quilômetros que esse carro percorreu com 1 litro de combustível. Observe.

444 quilômetros sobre 37 litros

= 12 quilômetros por litro (lemos: “doze quilômetros por litro”)

A esse tipo de razão damos o nome de consumo médio.

consumo médio, igual, fração, numerador medida da distância percorrida, denominador medida do volume de combustível consumido

Densidade absoluta da matéria

Ilustração. Homem de cabelo ruivo e camisa vermelha fala: O que pesa mais: 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Ilustração. Menino de cabelo preto e camiseta verde diz: Ah, o chumbo pesa mais do que o algodão, não é?

O que você pensa dessa conversa?

A densidade absoluta, ou massa específica, de um corpo, um material ou uma substância é dada pela razão entre as medidas da massa e do volume que ele ocupa.

densidade, igual, fração, numerador medida da massa, denominador medida do volume
Ilustração. Homem de cabelo ruivo e camisa vermelha fala: 1 kg de algodão tem a mesma massa de 1 kg de chumbo, portanto as duas porções têm o mesmo peso! No entanto, a densidade do chumbo é maior do que a do algodão, por isso 1 kg de chumbo ocupa um volume menor do que 1 kg de algodão.

No Sistema Internacional de Unidades (ésse Í), a unidade de medida da grandeza massa é o quilograma, e a da grandeza volume é o metro cúbico; logo, a densidade deve ser dada em quilograma por metro cúbico. Porém, às vezes, convém considerar a densidade em grama por centímetro cúbico.

Observe a situação a seguir.

Um caminhão com capacidade de carga de até 7 toneladas será usado para transportar um carregamento de blocos de granito, paralelepípedos retos, com as dimensões dadas na imagem. Considerando que a medida da densidade do granito é de 2,7 gramas por centímetro cúbico, esse caminhão conseguirá levar mil blocos?

Fotografia. Dois blocos retangulares, um sobre o outro. A medida de cada um deles é: 25 centímetros de comprimento por 10 centímetros de altura por 12 centímetros de largura.

Inicialmente, vamos determinar a medida do volume () de cada bloco.

V = 10  12  25 = .3000

Portanto, a medida do volume de cada bloco é de .3000 centímetros cúbicos.

Como a densidade é dada pela razão entre as medidas da massa e do volume, para a medida da massa (ême) de cada bloco de granito, temos:

2,7 gramas por centímetros cúbicos igual, fração, numerador m, denominador 3000 centímetros cúbicos

, ou seja,

m igual a, 2,7 gramas por centímetro cúbico

.3000 centímetros cúbicos ou m = .8100 gramas

Portanto, a medida da massa de cada bloco é de .8100 gramas, ou 8,1 quilogramas.

A capacidade de carga do caminhão é de 7 toneladas, que corresponde a .7000 quilogramas. Assim, a quantidade aproximada de blocos que o caminhão pode transportar é dada pelo quociente da divisão .7000 : 8,1, ou seja, o caminhão pode transportar aproximadamente 864 blocos, no máximo.

Portanto, o caminhão não conseguirá levar mil blocos de granito de uma só vez.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Entre 1968 e 1969, Robin Knox-Johnston foi a primeira pessoa a dar a volta ao mundo em um barco a vela, sozinho e sem aportar, isto é, sem parar em lugar nenhum. Ele percorreu um total de .48478 quilômetros em 312 dias. Determine a medida aproximada de sua velocidade média, em quilômetro por dia.

2 A medida da distância rodoviária entre Jericoacoara e Fortaleza é de aproximadamente 300quilômetros. Qual é a medida da velocidade média de um ônibus que faz esse percurso em 5 horas e 30 minutos?

3 Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (í bê gê É), em 2021, a medida da área do estado do Rio Grande do Sul era aproximadamente de .281707,151 quilômetros quadrados. Considerando que a medida da densidade demográfica dêsse estado, neste mesmo ano, era aproximadamente de 40,704 habitantes por quilômetro quadrado, determine a população aproximada que o estado do Rio Grande do Sul tinha naquele ano.

4 Em um leilão, um colecionador comprou uma coroa de prata. Para verificar se a coroa era de fato feita de prata, ele resolveu medir a densidade absoluta da coroa. Sabe-se que a den­sidade da prata mede 10,5 gramas por centímetro cúbico. Ele mediu a ­massa da coroa e obteve 840 gramas. Depois, colocou a coroa em uma cuba com .1000 centímetros cúbicos de água e viu quanto o nível da água subiu dentro da cuba.

Ilustração. Dois recipientes cilíndricos com água dentro. O recipiente da esquerda tem água até 1.000 centímetros cúbicos. O recipiente da direita tem uma coroa dentro com água até 1080 centímetros cúbicos.

A diferença entre os níveis da água na cuba antes e depois de a coroa ser submersa corresponde à medida do volume da coroa, em centímetro cúbico. De acordo com a situação descrita, a medida da densidade da coroa, calculada pelo colecionador, coincide com a medida da densidade conhecida da prata?

5 A densidade do mármore é 2,60gramas por centímetro cúbico. Qual é a medida da massa, em quilograma, de uma pedra de mármore cuja medida do volume é igual a 12,40decímetros cúbicos?

6 Vitória encheu de gasolina o tanque do carro e percorreu 385quilômetros. Ao abastecer novamente, foram necessá­rios 35 litros de gasolina para completar o tanque. Qual foi o consumo médio do carro de Vitória nesse trajeto?

7 O hidrômetro é um dispositivo que registra o volume de água consumido. Ele nos ajuda a identificar vazamentos, controlar nossos hábitos de consumo e evitar o desperdício, mantendo as contas sob contrôle.

Para acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, você pode fazer a leitura do hidrômetro. Para calcular o consumo de água, em um período considerado, subtraímos a medida de volume indicada pelos números em preto no visor do hidrômetro, chamada de leitura atual, pela leitura anterior indicada na conta de água.

Ilustração. Entenda seu hidrômetro.  Objeto redondo com visor na parte superior com número 5 9 7 3 4 5 m elevado ao cubo (5.973: Consumo total de água em metro cúbico (medida do volume de água acumulado, 4: centenas de litro, 5: dezenas de litro; m elevado a 3: Unidade de medida (1 metro cúbico = 1.000 litros).  No centro, relógio com disco preto: O disco em movimento indica a passagem de água.  Na parte inferior, selo do INMETRO. Relógio com ponteiro vermelho: Litros (uma volta completa registra o consumo de 10 litros e ao lado, outro relógio com ponteiro vermelho: Décimo de litros (uma volta completa registra o consumo de 1 litro).

a) Considere que uma residência com cinco moradores tem a leitura atual indicada pelo hidrômetro da ilustração e que a leitura anterior, feita há exatamente 30 dias, é de .5943 métros cúbicos. Determine o consumo médio diário de água, em litro por dia (L/dia), dessa residência nesse período.

b) A Organização das Nações Unidas (ônu) julga que são necessários cêrca de 110 litros de água por dia para suprir as necessidades de consumo e higiene de uma pessoa. Considerando essa informação, quantos litros de água a mais do que o recomendado pela ônu foram consumidos por pessoa, em média, na residência do item a?

c) Que mudanças de hábitos podemos adotar para evitar desperdícios e praticar o consumo consciente de água?

d) Reflita sobre seus hábitos de consumo. O que você faz para evitar o desperdício?

8 Em um condomínio, há uma piscina que mede 15métros de comprimento, 5métros de largura e 2métros de profundidade. Ela está vazia e, para enchê-la até a borda, será utilizada uma bomba que despeja a água à razão de .2000 litros por hora. Quanto tempo é necessário para encher essa piscina?

9 Observe as duas opções de embalagem de sabão que Rodrigo achou no supermercado.

Ilustração. Duas embalagens de sabão em pó. A embalagem á esquerda tem 4,5 quilogramas. À frente, preço: 43 reais e 65 centavos. À direita, caixa de 1,2 quilogramas. À frente, preço: 11 reais e 40 centavos.

a) Rodrigo comprou a embalagem menor, pois considerou-a mais vantajosa. A embalagem menor é mesmo mais ­vantajosa?

b) Troque ideias com um colega e redijam um texto que justifique a decisão de Rodrigo.

c) Sem os 200 gramas grátis, a embalagem menor seria a mais vantajosa? Justifique a resposta.

d) Você costuma comparar embalagens e preços de produtos de mesma qualidade? Qual é a importância de ter essa atitude?

10

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Hora de criar – Troque com um colega um problema, criado por vocês, envolvendo a razão entre grandezas de naturezas diferentes. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi‑los.

Pense mais um poucoreticências

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Ícone de economia

 O Produto Interno Bruto (Píbi) é o total de bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade durante determinado período, geralmente um ano, calculado na moeda do país em questão.

A razão entre o Píbi e o número de habitantes é chamada de Píbi per cápita. O Píbi per cápita de um país equivale à quantia que cada habitante receberia caso o Píbi fosse dividido igualmente por toda a população, ou seja, considera uma distribuição de renda igualitária.

O Píbi é muito utilizado para a comparação das economias de diferentes países. Como é calculado na moeda de cada país, em situações de comparação, precisamos converter os valores para uma moeda comum, geralmente o dólar.

Considere os dados da tabela a seguir e calcule o valor aproximado do Píbi per cápita de cada um destes países.

PIB dos países fundadores do Mercosul em 2020

País

Produto Interno Bruto (em dólar)

Número de habitantes

Argentina

383.067.000.000

45.195.777

Brasil

1.444.733.000.000

212.559.409

Paraguai

35.304.000.000

7.132.530

Uruguai

53.629.000.000

3.473.727

Dados obtidos em: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/v9mKio. Acesso em: 25 março 2022.

Agora, responda:

a) Comparando os Píbis per cápita calculados, qual dos países teve maior desenvolvimento econômico em 2020?

b) O fato de o Píbi per cápita de um país ser alto significa que todos os habitantes vivem bem? Justifique sua resposta.

TRABALHANDO A INFORMAÇÃO

Comparando gráficos de barras

Em quase todos os países, a maior concentração dos profissionais de saúde se dá nas áreas urbanas mais ricas. No Brasil, não é diferente. Esse fato acentua desigualdades sociais, de modo que há lugares com excesso de médicos, enquanto nas áreas mais vulneráveis dos municípios brasileiros a população não recebe atendimento médico.

Fotografia. Uma médica negra examina uma criança, ela está com o estetoscópio nas costas da criança, que está segurando um brinquedo. A mãe, que é negra, apoia a criança.

Em outubro de 2013, o Programa Mais Médicos (PMM) foi instituído pela lei n⁰ .12871, na qual o artigo 1º prevê:

I – diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o sús, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde; [reticências]

Entre outros objetivos, o PMM visava aumentar a medida da densidade de médicos no Brasil, que era, segundo a Organização Mundial de Saúde (ó ême ésse), de 1,8 médico por .1000 habitantes, em 2012, para 2,7 médicos por .1000 habitantes até 2026.

Observe, nos gráficos a seguir, o número de médicos ativos e a população estimada por região geográfica brasileira.

Gráfico de barras horizontais. Números de médicos ativos (2020). Eixo horizontal, Número de médicos (mil). Eixo vertical, região. Os dados são: norte: 23.964. Nordeste: 96.303. Centro-Oeste: 44.658. Sudeste: 278.325. Sul: 80.278.
Dados obtidos em: DEMOGRAFIA Médica no Brasil 2020. Disponível em: https://oeds.link/EPtlnB. Acesso em: 25 março 2022.
Gráfico de barras horizontais. População estimada por região (2020). Eixo horizontal, Número de habitantes (milhão). Eixo vertical, região. Os dados são: norte: 18.672.591. Nordeste: 57.374.243. Centro-Oeste: 16.504.303. Sudeste: 89.012.240. Sul: 30.192.315
Dados obtidos em: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/Tn6lGq. Acesso em: 25 março 2022.
Ilustração. Mulher loira de blusa vermelha e jaleco branco. Ela fala: Note que 57 milhões de pessoas equivalem a 57 mil grupos de mil pessoas.

Comparando os dois gráficos, podemos determinar a medida da densidade de médicos nessas regiões, dada pela razão entre o número de médicos e o número de habitantes.

Para simplificar a comparação, podemos trabalhar com valores aproximados.

Vamos tomar como exemplo a região Nordeste, que tinha aproximadamente .96000 médicos e uma população estimada de aproximadamente 57 milhões de habitantes (ou .57000 grupos de mil).

Região Nordeste:

fração, numerador 96000 médicos, denominador 57000 grupos de mil habitantes

médico/.1000 habitantes

Portanto, na região Nordeste havia cêrca de 1,7 médico para cada .1000 habitantes em 2020.

Agora quem trabalha é você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Apenas observando os gráficos, responda: a densidade de médicos da região Norte era maior do que a da região Centro-Oeste em 2020?

2

Ícone de calculadora

Com uma calculadora, obtenha os valores aproximados da medida da densidade de médicos das regiões norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul em 2020 por .1000 habitantes.

3 Calcule a medida da densidade de médicos aproximada no Brasil em 2020. Quanto faltava, em 2020, para que esse índice chegasse aos 2,7 esperados para 2026?

2. Proporcionalidade entre grandezas

Entendemos como grandeza toda quantidade que pode ser medida ou contada. Assim, comprimento, área, população, temperatura, massa e tempo são exemplos de grandezas.

Acompanharemos a seguir algumas situações que envolvem uma relação de dependência entre duas grandezas.

Situação 1

Gabriel percebeu que a torneira da cozinha estava vazando.

Ilustração. Homem de cabelo castanho, óculos e camisa laranja. Ele está com o corpo curvado para frente e a mão embaixo de uma torneira pingando água. Ao fundo, fogão.

Para medir o volume de água desperdiçado com o vazamento, por minuto, ele colocou um recipiente graduado sob a torneira. Acompanhe o que ele observou.

Tempo (min)

1

2

3

4

5

6

Volume de água (mL)

5

10

15

20

25

30

Ilustração. Homem de cabelo preto, gravata roxa e paletó branco. Ele fala: Não desperdice água. Se a torneira estiver vazando, conserte-a. Assim, você contribuirá para a conservação de um recurso natural essencial para nossa sobrevivência. Cada gota de água que se economiza é um ponto a favor para o futuro da humanidade!

Note que:

quando duplicamos o tempo, o volume de água também duplica;

quando triplicamos o tempo, o volume de água também triplica; e assim por diante.

Nesse caso, dizemos que as grandezas tempo e volume têm uma relação de proporcionalidade direta, ou seja, são grandezas diretamente proporcionais.

Situação 2

Suponha que, em uma doceria, um funcionário faça certa quantidade de bolos em 6 horas.

Com a proximidade das festas de fim de ano, o proprietário da doceria precisa produzir a mesma quantidade de bolos em um tempo menor. Para isso, aumenta a quantidade de funcionários, com igual produtividade e trabalhando nas mesmas condições, conforme a necessidade.

Observe a relação entre o número de funcionários e o tempo gasto para a produção desses bolos.

Número de funcionários

1

2

3

4

Tempo (h)

6

3

2

1,5

Note que:

quando duplicamos o número de funcionários, o número de horas para a produção dos bolos é reduzido à metade;

quando triplicamos o número de funcionários, o número de horas para a produção dos bolos é reduzido à terça parte; e assim por diante.

Nesse caso, dizemos que o número de funcionários e o tempo têm uma relação de proporcionalidade inversa, ou seja, são grandezas inversamente proporcionais.

Ilustração. Homem de cabelo castanho e camisa roxa fala: Ao lidar com grandezas proporcionais aplicadas a uma situação real, devemos ter o cuidado de analisar até que ponto a proporcionalidade existe nessa situação.
Ilustração. Jovem de cabelo curto, óculos e camiseta azul diz: Por exemplo, poderíamos pensar em aumentar muito o número de funcionários, de modo que a produção dos bolos acontecesse em segundos.
Ilustração. O homem de camisa roxa continua falando: Contudo, sabemos que na realidade isso é impossível, pois há um tempo mínimo para a produção de um bolo e há também a limitação do espaço físico da doceria, entre outros fatores.

Situação 3

Observe, no quadro a seguir, a relação entre a idade e a medida da altura média dos estudantes de 1 a 5 anos da Escola Pequenitos.

Idade (ano)

1

2

3

4

5

Altura média dos estudantes (cm)

73,2

84,1

91,9

99,1

105,9

Note que, quando a idade é duplicada, a medida da altura não dobra nem se reduz à metade. A medida da altura simplesmente aumenta sem respeitar nenhuma proporção em relação à idade. Então, altura e idade não são grandezas direta nem inversamente proporcionais. Nesse caso, dizemos que altura e idade são grandezas não proporcionais.

Ilustração. Grupo com 4 crianças de alturas diferentes e de mãos dadas, elas estão uma ao lado da outra, organizadas da esquerda para a direita, da mais baixa para a mais alta: menino, menina, menina, menino.

A seguir, vamos estudar detalhadamente as grandezas diretamente proporcionais e as grandezas inversamente proporcionais.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

11 Identifique e classifique as grandezas em cada situação a seguir como diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

a) Velocidade média e tempo gasto para percorrer determinado trajeto.

b) Volume de água e massa de polpa de fruta necessários para preparar um suco de fruta.

c) Idade e massa de uma pessoa.

12 O quadro a seguir indica as medidas da velocidade média de um automóvel e do tempo que ele leva para percorrer determinado trajeto.

Velocidade média (km/h)

120

80

60

48

Tempo (h)

1

1,5

2

2,5

Responda às questões.

a) Qual é a medida da velocidade média do automóvel quando ele percorre esse trajeto em duas horas e meia?

b) Quantas horas o automóvel levará para percorrer esse trajeto se a medida de sua velocidade média for de 80 quilômetros por hora?

c) As grandezas “velocidade média” e “tempo” são direta ou inversamente proporcionais?

d) Multiplique cada medida da velocidade com a do respectivo tempo. O que acontece com os produtos obtidos? Que grandeza esses resultados representam?

13 Para organizar suas fotografias de viagem e liberar espaço em seu celular, Elisa precisa transferir as fotografias para o computador. Considerando que o tamanho médio do arquivo de cada fotografia é de 6 mégabáites e que a medida da velocidade de transferência de arquivos para o computador é de 50 mega báites por segundo, responda ao que se pede.

a) Qual é a medida do tempo de transferência de uma pasta com quatrocentas fotografias? E com oitocentas fotografias? E com 3.duzentas fotografias?

b) O tamanho do arquivo e o tempo de transferência são grandezas direta ou inversamente proporcionais?

c) Determine as razões entre as medidas do tamanho das pastas com quatrocentas fotografias, oitocentas fotografias e 3.duzentas fotografias e a medida do tempo de transferência dessas pastas para o computador. O que acontece com os quocientes obtidos?

Pense mais um poucoreticências

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

O relógio de Márcio está com defeito. Ele atrasa 4 minutos a cada 2 dias.

Nos últimos 14 dias, ­Márcio se esqueceu de acertar o relógio e, por esse motivo, chegou atrasado para a sessão de cinema.

Ilustração. Menina de cabelo preto, casaco vermelho está de braços cruzados na frente da porta do cinema. À esquerda, rapaz de camiseta branca e calça corre olhando para o relógio em seu pulso.

a) Construa um quadro que indique o tempo de atraso, em minuto, correspondente a cada 2 dias que Márcio se esqueceu de acertar seu relógio.

b) Quantos minutos o relógio de Márcio atrasa em 10 dias?

c) Quantos minutos o relógio de Márcio estava atrasado nesse dia que foi ao cinema?

d) As grandezas apresentadas (tempo de atraso e número de dias) são direta ou inversamente ­proporcionais?

e) Supondo que o defeito continue, quantos minutos o relógio ficaria atrasado em 22 dias sem ajuste?

f) Quantos dias sem ajustes serão necessários para que o relógio registre uma hora (60 minutos) de atraso?

Grandezas diretamente proporcionais

Mariana pesquisou a produção de uma usina de açúcar e anotou o número de sacas produzidas no decorrer de cinco dias, organizando o quadro a seguir.

Ilustração. Mulher negra de cabelo escuro curto, faixa na cabeça, óculos e camiseta azul listrada. Ela está de frente para sacas de açúcar com um táblet nas mãos e registra números na tela.

Tempo de produção (em dia)

Produção de açúcar (em saca de açúcar)

1

5.000

2

10.000

3

15.000

4

20.000

5

25.000

Para organizar o quadro, Mariana trabalhou com duas grandezas: tempo e produção. Ela mediu o tempo em dias e a produção em sacas de açúcar. Então, as unidades de medida empregadas para o tempo e para a produção são, respectivamente, dia e saca de açúcar.

Sabendo que cada saca de açúcar tem massa de medida igual a 50 quilogramas, Mariana analisou, também, a produção dessa usina em quilograma e, dessa maneira, obteve os seguintes dados.

Ilustração. Mulher de cabelo escuro curto, faixa na cabeça, óculos e camiseta azul listrada. Ela está sentada de frente para uma mesa com uma calculadora e papel. Atrás dela, sacas de açúcar.

Tempo de produção (em dia)

Produção de açúcar (em quilograma)

1

250.000

2

500.000

3

750.000

4

1.000.000

5

1.250.000

No segundo quadro, as grandezas continuam sendo tempo e produção, mas a unidade para medir a produção é o quilograma, e não a saca de açúcar.

Ao examinar esses quadros, observe que:

duplicando o número de dias, duplica-se a produção de açúcar;

triplicando o número de dias, triplica-se a produção de açúcar, e assim por diante.

Por isso, as grandezas tempo e produção são grandezas diretamente proporcionais.

Note também que a razão entre as duas medidas de tempo de produção e a razão entre as duas medidas de produção de açúcar correspondentes são iguais, ou seja, formam uma proporção. Acompanhe, por exemplo, as proporções formadas para os valores referentes ao primeiro quadro.

1 meio igual a 5000, 10000 avos
1 quinto igual a 5000, 25000 avos
2 quintos igual a 10000, 25000 avos
4 quintos igual a 20000, 25000 avos
1 terço igual a 5000, 15000 avos
2 terços igual a 1000, 15000 avos
3 quartos igual a 15000, 20000 avos
1 quarto igual a 5000, 20000 avos
2 quartos igual a 10000, 20000 avos
3 quintos igual a 15000, 25000 avos
Ilustração. Homem de cabelo preto e camisa rosa fala: Escreva no caderno as proporções para os valores referentes ao segundo quadro.

Duas grandezas são diretamente proporcionais quando a razão entre dois valores quaisquer da primeira é igual à razão entre os valores correspondentes da segunda.

Repare ainda que as razões entre os valores da primeira coluna e os valores correspon­dentes da segunda coluna são iguais.

1, 5000 avos, igual, 2, 10000 avos, igual, 3, 15000 avos, igual, 4, 20000 avos, igual a, 5, 25000 avos

Todas essas frações são equivalentes e redutíveis à mesma fração,

1, 5000 avos

.

Dizemos, então, que os números da sequência 1, 2, 3, 4 e 5 são diretamente proporcionais aos números da sequência .5000, .10000, .15000, .20000 e .25000.

Ilustração. Menina de cabelo longo castanho e blusa lilás diz: Acontece o mesmo com os números 1, 2, 3, 4 e 5 em relação aos números 250000, 500000, 750000, 1000000 e 1250000 do segundo quadro? Ao lado, homem de cabelo preto e camisa rosa fala:  Sim, os números dessas sequências são diretamente proporcionais.

Acompanhe outros exemplos.

a) Para montar uma pequena empresa, Márcia, Cláudio e Ricardo formaram uma sociedade. Márcia investiu R$ 24.000,00vinte e quatro mil reais, Cláudio investiu R$ 27.000,00vinte e sete mil reais e Ricardo investiu R$ 30.000,00trinta mil reais. Depois de seis meses, a empresa obteve um lucro de R$ 32.400,00trinta e dois mil quatrocentos reais, que foi dividido entre os sócios em partes diretamente proporcionais à quantia que cada um investiu.

Vamos calcular a parte que coube a cada sócio.

Representaremos a parte do lucro de Márcia por x, a parte de Cláudio por y e a de Ricardo por z. Assim, podemos escrever:

    

Sistema. Linha 1: x mais y mais z igual a 32400. Linha 2: fração, numerador x denominador 24000, igual a, fração, numerador y denominador 27000, igual a, fração, numerador z denominador 30000, igual a r.

Nesse caso, r é o valor correspondente a essas razões, chamado de razão de proporcionalidade ou coeficiente de proporcionalidade.

Então, obtemos as seguintes proporções:

    

fração, numerador x, denominador 24000, igual, r sobre 1

    

fração, numerador y, denominador 27000, igual, r sobre 1

    

fração, numerador z, denominador 30000, igual, r sobre 1

Aplicando a propriedade fundamental das proporções, obtemos:

x = .24000r

y = .27000r

z = .30000r

Substituindo x por .24000r, y por .27000r e z por .30000r em x + y + z = .32400, calculamos o valor de r .

x + y + z = .32400

.24000r + .27000r + .30000r = .32400

.81000r = .32400

    

fração, numerador 81000 r, denominador 81000, igual, 32400, 81000 avos

r = 0,4

Ilustração. Dois homens de camisa e gravata e uma mulher loira de óculos e camisa vermelha. Eles estão ao redor de uma mesa.

Com o valor encontrado para r, calculamos os valores de x, y e z.

x = .24000 r

x = .24000 0,4

x = .9600

y = .27000 r

y = .27000 0,4

y = .10800

z = .30000 r

z = .30000 0,4

z = .12000

Portanto, Márcia recebeu R$ 9.600,00nove mil seiscentos reais, Cláudio recebeu R$ 10.800,00dez mil oitocentos reais e Ricardo, R$ 12.000,00doze mil reais.

b) Vamos determinar x e y, de modo que a sequência de números 2, 8 e y seja diretamente proporcional à sequência de números 3, x e 21.

Esquema. Números e letras organizados em duas linhas e três colunas. Primeira linha:  2  8    y Segunda linha: 3   x   21

Para que as sequências sejam diretamente proporcionais, as razões entre os números correspondentes das duas sequências devem ser iguais, isto é:

2 terços igual a 8 sobre x igual a y sobre 21

Assim:

2 terços igual a 8 sobre x

2x = 3 8

2x = 24

fração, numerador 2 vezes x, denominador 2, igual, 24 meios

x = 12

2 terços igual a y sobre 21

3y = 2 21

3y = 42

fração, numerador 3 vezes y, denominador 3, igual a 42 terços

y = 14

Ilustração. Homem de cabelo preto, camisa verde fala: Portanto, para que as duas sequências sejam diretamente proporcionais, devemos ter x = 12 e y = 14.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

14 Em uma fábrica, determinado tipo de detergente é armazenado em tambores. Sabendo que todos os tambores são iguais e que 2 tambores armazenam 360 litros dêsse detergente, determine:

a) o número de tambores necessários para armazenar 720 litros;

b) a medida do volume, em litro, de detergente armazenado em 10 desses tambores;

c) a medida do volume, em litro, de detergente armazenado em 21 tambores e meio.

15 Um concurso para a escolha das melhores fotografias de monumentos oferecia um prêmio de R$ 3.600,00três mil seiscentos reais. Esse prêmio foi dividido entre os dois primeiros colocados, em partes diretamente proporcionais aos pontos obtidos por eles. Sabendo que o primeiro colocado atingiu 10 pontos e o segundo, 8, qual foi o prêmio de cada um?

16 Determine o valor das letras do quadro, de modo que as sequências de números sejam diretamente proporcionais.

Quadro com 2 linhas e 5 colunas com um número em cada célula. Dados das células da linha 1: 4, 6, 8, a, 20. Dados das células da linha 2: 10, 15, b, 25, c

17 Em um banho de ducha, são gastos 135 litros de água em 15 minutos. Para economizar água, é preciso fechar o registro enquanto se ensaboa, reduzindo para 5 minutos o tempo de banho com o registro aberto.

a) Quantos litros de água são economizados dessa maneira?

b)

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Imagine que toda a água do mundo coubesse em uma garrafa de 1 litro. Se tirássemos da garrafa toda a água salgada, a porção de água doce seria suficiente apenas para encher um copinho de café. Porém a porção de água doce disponível para consumo direto não representaria mais do que algumas gotinhas retiradas dêsse copinho. Pouco, não é? Por esse motivo, é importante adotarmos certas atitudes, como fechar o registro de água enquanto nos ensaboamos durante o banho. Você conhece outras ­atitudes?

Troque ideias com seus colegas e façam uma lista de atitudes que podemos tomar para fazer o uso racional da água.

Ilustração. Menina de cabelo preto e blusa lilás e ao lado, menino de cabelo castanho e camiseta amarela. Ele segura um copinho de café. Sobre a mesa, garrafa de 1 litro, caderno e lápis.

18 A medida do perímetro de um triângulo cujos lados, em centímetro, medem x, y e z é de 18 centímetros.

(Ao usar o compasso, atenção para não se machucar com a ponta-seca!)

a) Sabendo que

x sobre 3 igual a y sobre 4 igual a z sobre 5

, calcule x, y e z.

b) Usando régua e compasso, desenhe dois triângulos:

Triângulo á bê cê com A bê = 3 centímetros, bê cê = 4 centímetros, á cê = 5 centímetros.

Triângulo á linha bê linha cê linha com á linha bê linha = x centímetros, B'C' = y centímetros, A'C' = z centímetros.

c) Usando um transferidor, meça os ângulos dos triângulos do item b. O que acontece com as medidas de

ângulo A

,

ângulo B

e

ângulo C

, respectivamente, em relação às medidas de

ângulo a linha
ângulo b linha

e

ângulo c linha

19 Márcia adora doces. Sabendo disso, uma amiga lhe passou a seguinte receita de ­queijadinha.

lustração. Folha de papel com as informações: Queijadinha. 3 ovos,  1 lata de leite condensado,  1 xícara (chá) de leite,  2 colheres (sopa) de farinha de trigo,  1 colher (sobremesa) de fermento em pó,  1 pacote de coco ralado,  1 xícara (chá) de queijo ralado,  1 colher (sopa) de manteiga.

a) Com base nessa receita, Márcia quer fazer uma quantidade maior de queija­di­nhas. Para isso, aumentará proporcionalmente a quantidade de todos os ingredientes da receita. Quantos ovos serão necessários se ela utilizar 4 colheres de sopa de farinha? E quantas colheres de sopa de farinha serão necessárias se ela utilizar 9 ovos?

b) Se Márcia quiser fazer quatro receitas dessa, quantas colheres de sopa de farinha serão necessárias? E quantos ovos?

20

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Hora de criar – Em duplas, discutam e listem as grandezas diretamente proporcionais mais comuns em sua rotina diária. Depois, elaborem dois problemas, um cada, envolvendo algumas dessas grandezas. Troquem de caderno e resolvam o problema um do outro. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo colega, destroquem para corrigi-los.

Pense mais um poucoreticências

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Reúna-se com um colega e troquem ideias sobre as questões a seguir.

a) O perímetro de um quadrado e o comprimento de seus lados são grandezas diretamente proporcionais? Justifiquem a resposta.

b) A área de um quadrado e o comprimento de seus lados são grandezas diretamente proporcionais? Justifiquem a resposta.

c) E a medida da aresta de um cubo é proporcional à medida do seu volume? Justifiquem a resposta.

PARA SABER MAIS

Medida de arcos de uma circunferência

Nos relógios com ponteiros, a circunferência está dividida em 12 partes iguais (marcando as horas), e cada uma dessas 12 partes está dividida em 5 partes iguais (marcando os minutos). Usualmente, nesses relógios, aparecem, no mínimo, dois ponteiros: um ponteiro menor, que indica as horas, e outro maior, que indica os minutos. Enquanto o ponteiro dos minutos dá uma volta completa, isto é, descreve um arco correspondente a um ângulo central medindo 360graus, o ­ponteiro das horas descreve um arco correspondente a um ângulo central medindo

360 graus sobre 12

, ou seja, 30graus.

Ilustração. Três relógios circulares de ponteiros. O primeiro relógio tem indicado os números 3, 6, 9 e 12 E os outros dois relógios, os números 3, 4, 6, 9, 12. Da esquerda para direita: relógio com ponteiro menor no 3 e maior no 12. Relógio com ponteiro menor no 3 e maior no 12. Linha tracejada do centro até 4 formando ângulo de 30 graus e ao redor do ponto central, seta circular de 360 graus. O relógio à direita com ponteiro menor no 4 e maior no 12

Vamos descobrir a medida do arco que o ponteiro das horas descreve em 1 minuto.

   Se, em uma hora, o ponteiro das horas descreve um arco que mede 30graus, em 1 minuto, esse ponteiro descreve um arco que mede

30 graus sobre 60

, ou seja, 0,5grau, que corresponde a 30 minutos de arco ou 30minutos.

Agora, vamos determinar a medida do menor ângulo entre os ponteiros das horas e dos minutos quando o relógio indica 3 horas 10 minutos.

Ilustração. Dois relógios circulares de ponteiros. O relógio da esquerda tem os números 3, 6, 9 e 12 com ponteiro menor no 3 e maior no 12. Marca 3 horas. Relógio da direita com os números 1, 2, 3, 6, 9, e 12,  com ponteiro menor no 3 e maior no 2, marca 3 horas e 10 minutos.

Quando o relógio indica 3 horas, a medida do menor ângulo entre os ponteiros é de 90graus. Analisamos que, a cada minuto, o ponteiro das horas se desloca 0,5grau. Assim, em 10 minutos, ele se desloca 100,5grau, ou seja, 5graus.

   Em uma hora, isto é, 60 minutos, o ponteiro dos minutos descreve um arco correspondente a um ângulo central medindo 360graus. Então, a cada minuto, o ponteiro dos minutos se desloca

360 graus sobre 60

, ou seja, 6graus. Assim, em 10 minutos, ele se desloca 10 6graus, ou seja, 60graus.

No deslocamento do ponteiro das horas, a medida do arco aumenta de 5graus e, no deslocamento do ponteiro dos minutos, a medida do arco diminui de 60graus. Assim, a medida do menor ângulo entre os ponteiros é dada por 90graus + 5graus  60graus, ou seja, é de 35graus. Logo, o menor ângulo às 3 horas 10 minutos mede 35graus.

Já aprendemos que o número irracional π é obtido pela razão:

fração, numerador medida do comprimento da circunferência, denominador medida do diâmetro

Assim, a medida do comprimento de uma circunfe­rência ( ) é obtida pelo produto da medida de seu diâ­metro (d ) pelo número π, ou seja, C=dπ.

Como a medida do diâmetro de uma circunferência é igual ao dobro da medida de seu raio, temos:

C=2πr

É por isso que, em um relógio, quando o ponteiro dos minutos gira 360graus, sua extremidade faz um percurso de 2πr, ou seja, percorre todo o comprimento da circunferência.

Nos relógios das fotografias a seguir, os ponteiros têm diferentes medidas. Vamos considerar a circunferência determinada pela extremidade do ponteiro dos minutos e que a medida do comprimento désse ponteiro no relógio 1 é 12,5 centímetros, no relógio 2 é 14 centímetros e no relógio 3 é 20 centímetros.

Fotografia. Relógio redondo com o ponteiro menor no 10 e maior no 2. E o ponteiro dos segundos no 6. Esse relógio é nomeado de 1.
Fotografia. Relógio redondo com o ponteiro menor entre 11 e 12 e maior no 7. Ponteiro dos segundos entre o 2 e 3. Esse relógio é nomeado de 2.
Fotografia. Relógio redondo com o ponteiro menor no 8 e maior no 12. E ponteiro dos segundos no 4. Esse relógio é nomeado de 3.

(As imagens não respeitam as proporções reais entre os objetos.)

   Quando o ponteiro dos minutos descreve um ângulo α, sua extremidade per­corre um arco cujo comprimento é diretamente proporcional a α. Assim, por exemplo, em um relógio, quando o ponteiro dos minutos gira 60graus, sua extremidade percorre

1 sexto

da circunferência, isto é, um arco de comprimento medindo

fração, numerador 2 vezes pi vezes r, denominador 6

que equivale a

fração, numerador pi vezes r, denominador 3

.

   Observe que o relógio 2 tem ponteiro com medida de comprimento igual a 14 centímetros. Quando o ponteiro dos minutos gira 60graus, sua extremidade percorre um arco que mede

fração, numerador pi vezes 14, denominador 3

centímetros, ou seja, aproximadamente 15 centímetros. Já a extremidade do ponteiro dos minutos do relógio 1, quando ele gira 60graus, percorre um arco que mede

fração, numerador pi vezes 12,5, denominador 3

centímetros, ou seja, aproximadamente 13 centímetros.

Agora é com você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Descubra a medida do arco que o ponteiro dos minutos descreve em 1 minuto.

2 Às 4horas, a menor medida do ângulo entre os ponteiros de um relógio é de 120graus. A que horas a menor medida do ângulo entre os ponteiros será novamente de 120graus quando o ponteiro dos minutos estiver no 12?

3 Lembrando que um giro de 30graus corres­ponde a

1, 12 avos

da circunferência, determine qual é a fração da circunferência correspondente a cada giro.

a) 20graus

b) 45graus

c) 90graus

d) 180graus

e) 135graus

f) 270graus

4 Observe o relógio 3 e, considerando π = 3,14, calcule, em centímetro, a medi­da aproximada dos arcos descritos pelo ponteiro dos minutos correspondentes ao giros indicados nos itens.

a) 30graus

b) 45graus

c) 90graus

d) 270graus

e) 180graus

Grandezas inversamente proporcionais

Antes de estudar as grandezas inversamente proporcionais, veremos o conceito de razões inversas.

   Ao trabalhar com números racionais, você já se deparou com números inversos. Por exemplo, os números

4 terços

e

3 quartos

são inversos, assim como os números 3 e

1 terço

.

   Vamos considerar as razões

3 quartos

e

4 terços

. Note que o produto delas é igual a 1, pois:

3 quartos vezes 4 terços, igual 12,12 avos igual a 1

   Nessas condições, dizemos que as razões são inversas. Portanto,

3 quartos

é a razão inversa de

4 terços

, e

4 terços

é a razão inversa de

3 quartos

.

Acompanhe outros exemplos.

a)

5 sextos vezes 6 quintos

= 1, assim, a razão inversa de

5 sextos

é

6 quintos

, e a razão inversa de

6 quintos

é

5 sextos

.

b)

1 sétimo vezes 7 sobre 1

= 1, assim, a razão inversa de

1 sétimo

é

7 sobre 1

, e a razão inversa de

7 sobre 1

é

1 sétimo

.

Agora, observe uma situação que envolve as grandezas velocidade e tempo.

Fernando tem um jogo de videogame que simula uma corrida de motos. Algumas vezes, ele percorreu o mesmo trajeto com velocidades diferentes e anotou a medida do tempo que levou a cada vez.

Ilustração. Menino de cabelo enrolado, camiseta vermelha sentado no sofá com controle remoto nas mãos. Ele está de frente para a televisão.

Velocidade (km/h)

Tempo (min)

30

12

60

6

90

4

120

3

Analisando o quadro, temos que:

duplicando a velocidade da moto, o tempo fica reduzido à metade;

triplicando a velocidade, o tempo fica reduzido à terça parte; e assim por diante.

Por isso, podemos concluir que as grandezas velocidade e tempo são grandezas inversamente proporcionais.

Perceba ainda que, duas a duas, as razões entre os números que indicam a velocidade são iguais ao inverso das razões entre os números que indicam o tempo.

30, 60 avos igual 6, 12 avos Seta partindo de 6, 12 avos com a indicação: inverso da razão 12 sextos. 30, 90 avos igual 4, 12 avos Seta partindo de 4, 12 avos com a indicação: inverso da razão 12 quartos. 30, 120 avos igual 3, 12 avos Seta partindo de 3, 12 avos com a indicação: inverso da razão 12 terços. 60, 90 avos igual 4 sextos Seta partindo de 4, sextos com a indicação: inverso da razão 6 quartos. 60, 120 avos igual a 3 sextos Seta partindo de 3 sextos com a indicação: inverso da razão 6 terços. 90, 120 avos igual a 3 quartos Seta partindo de 3, quartos com a indicação: inverso da razão 4 terços.

Duas grandezas são inversamente proporcionais quando a razão entre dois valores quaisquer da primeira é igual ao inverso da razão entre os valores ­correspondentes da segunda.

Note também que a multiplicação dos valores da primeira coluna do quadro pelos valores correspondentes da segunda é igual.

30 12 = 60 6 = 90 4 = 120 3

Todos esses produtos são iguais a 360.

Dizemos, então, que os números da sequência 30, 60, 90 e 120 são inversamente proporcionais aos números da sequência 12, 6, 4 e 3.

Acompanhe outros exemplos.

a) Cinco máquinas iguais realizam um trabalho em 36 dias. De acordo com essas informações, podemos supor que:

o dobro do número de máquinas realiza o mesmo trabalho na metade do tempo, isto é, em 18 dias;

o triplo do número de máquinas realiza o mesmo trabalho na terça parte do tempo, isto é, em 12 dias.

Então, concluímos que as grandezas quantidade de máquinas e tempo são inversamente proporcionais.

b) Vamos determinar x e y de modo que a sequência de números 4, x e 8 seja inversamente proporcional à sequência de números 20, 16 e y.

Esquema. Números e letras organizados em duas linhas e três colunas: Primeira linha: 4   x   8 Segunda linha: 20   16    y

Para que as duas sequências sejam inversamente proporcionais, os produtos dos números correspondentes devem ser iguais, isto é:

4 20 = x 16 = 8 y

Assim:

x 16 = 4 20

16x = 80

fração, numerador 16 vezes x, denominador 16, igual, 80, 16 avos

x = 5

8 y = 4 20

8y = 80

fração, numerador 8 vezes y, denominador 8, igual, 80 oitavos

y = 10

Ilustração. Homem ruivo de camisa vermelha fala: Portanto, para que as duas sequências sejam inversamente proporcionais, devemos ter x = 5 e y = 10

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

21 Cinco iogurteiras iguais produzem certa quan­tidade de iogurte em 28 dias. Nessas condições, responda.

a) O dobro do número dessas iogurteiras produz essa mesma quantidade de iogurte em quantos dias?

b) O quádruplo do número de iogurteiras faz esse mesmo trabalho em quan­tos dias?

c) As grandezas quantidade de iogurteiras e tempo são diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais?

22 Para encher um tanque, são usadas três torneiras que têm a mesma vazão. Com apenas uma torneira aberta, enche-se o tanque em 8 horas.

a) Em quantas horas duas torneiras abertas encheriam o tanque?

b) Em quantos minutos as três torneiras abertas encheriam o tanque?

c) Quantas torneiras iguais a essas seriam necessárias para encher o tanque em uma hora?

23 Os dados no quadro referem-se ao número de máquinas (iguais) e ao tempo necessário para a produção de 36 litros de sorvete.

Número de máquinas

1

2

b

6

Tempo (min)

60

a

15

c

a) Determine os valores de a, b e c.

b) Com apenas uma máquina, em quanto tempo seriam produzidos 108 litros de sorvete?

c) Para produzir 72 litros de sorvete em 30 minutos, seriam necessárias quantas máquinas?

24 Divida o número 132:

a) em três partes iguais;

b) em partes diretamente proporcionais a 2, 4 e 6;

c) em partes inversamente proporcionais a 2, 4 e 6.

25

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Hora de criar – Troque com um colega um problema, criado por vocês, sobre grandezas inversamente proporcionais. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.

3. Regra de três

Regra de três simples

Os problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais podem ser resolvidos por meio de um procedimento prático chamado regra de três simples. Para enten­der tal procedimento, considere as situações a seguir.

Ilustração. Mulher de cabelo preto e blusa roxa fala: Toda proporção tem quatro termos, dois extremos e dois meios. Aplicamos a regra de três quando queremos obter um desses termos e conhecemos os outros três termos. Daí o nome regra de três!

Situação 1

Ilustração. Frentista está segurando a mangueira de combustível ao lado da bomba e o braço apoiado em um carro vermelho. Ele fala: Seu automóvel consome, em média, 1 litro de etanol a cada 15 quilômetros percorridos. À direita, mulher de cabelo castanho, camiseta laranja e calça preta diz: Com quantos litros de etanol devo abastecer o carro se vou percorrer 240 quilômetros?

O problema envolve duas grandezas: distância percorrida e volume de etanol. As unidades empregadas para medir essas grandezas são, respectivamente, quilômetro e litro.

Ao indicar por x a medida do volume de etanol, em litro, necessária para percorrer os 240 quilômetros, podemos organizar o seguinte quadro:

Distância percorrida (km)

Volume de etanol (L)

15

1

240

x

As grandezas distância percorrida e volume de etanol são diretamente propor­cio­nais, pois, se a medida da distância percorrida aumenta, a medida do volume de etanol utilizado aumenta proporcionalmente, ou seja, se a medida da distância dobra, triplica etcétera, a medida do volume de etanol também dobra, triplica etcétera

Logo, a razão entre as medidas da distância percorrida é igual à razão entre as correspondentes medidas de volume de etanol.

Assim, temos a proporção

15, 240 avos igual 1 sobre x

, que nos leva ao valor de x.

15x = 1 240

fração, numerador 15 vezes x, denominador 15, igual, 240, 15 avos

x = 16

Portanto, esse automóvel precisa de 16 litros de etanol para percorrer 240 quilômetros.

Situação 2

Ao viajar de automóvel, à velocidade média de 60 quilômetros por hora, Vânia leva 4 horas para percorrer determinado trajeto. Certo dia, ela aumentou a velocidade média do automóvel para o limite máximo da rodovia, que era 80 quilômetros por hora. Vamos calcular o tempo que ela levou para percorrer o mesmo trajeto.

O problema envolve duas grandezas: velocidade média, medida em quilômetro por hora, e tempo, medida em hora.

Indicando por x a medida do tempo, em hora, necessário para percorrer o trajeto a 80 quilômetros por hora, orga­nizamos este quadro:

Velocidade média (km/h)

Tempo (h)

60

4

80

x

As grandezas velocidade média e tempo são inversamente proporcionais, pois, ao aumentar a velocidade média, o tempo de viagem diminui proporcionalmente. Se, por exemplo, a velocidade for duplicada, o tempo de viagem será reduzido à metade.

Então, como as grandezas são inversamente proporcionais, podemos escrever:

60, 80 avos igual a x sobre 4

Assim, a multiplicação de cada uma das medidas de velocidade média por cada uma das medidas de tempo de viagem correspondentes tem produtos iguais.

80x = 60 4

Resolvendo a equação, obtemos o valor de x :

fração, numerador 80 vezes x, denominador 80, igual, 240, 80 avos

x = 3

Ilustração. Vista de trás de um carro vermelho em uma estrada.

Portanto, quando Vânia aumentou a velocidade média do automóvel para 80 quilômetros por hora, o tempo que ela levou para percorrer o mesmo trajeto foi de 3 horas.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

26 Se 9 metros de tecido custam R$ 117,00cento e dezessete reais, então:

a) quanto custam 12,5 métros dêsse tecido?

b) quantos metros de tecido é possível comprar com R$ 109,20cento e nove reais e vinte centavos?

27 Uma usina produz 350 litros de álcool com 5 toneladas de cana-de-açúcar. Para produzir .8750 litros de álcool, são necessárias quantas toneladas de cana-de-açúcar ?

28 No rio que atravessa certa cidade, foram encontradas 3 toneladas de peixes mortos, em decorrência de um grande vazamento de uma indústria química. A prefeitura da cidade contratou 45 funcionários de uma empresa de limpeza urbana, que, em 4 dias, retiraram do rio todos os peixes mortos.

a) Supondo que a prefeitura tivesse contratado outros 15 funcionários, de mesma produtividade, quantos dias seriam necessários para retirar do rio aquela quantidade de peixes?

b) Faça uma pesquisa sobre as atitudes que as empresas devem tomar para evitar desastres ambientais como esse.

c)

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Não jogar lixo na rua, separar material reciclável e evitar o uso de automóvel para percorrer pequenas distâncias são atitudes que todos nós podemos tomar para ajudar na preservação do meio ambiente. Troque ideias com os colegas e façam uma lista de outras atitudes que podem ser tomadas para a preservação do meio ambiente.

29 Uma padaria produz 400 pães com 10 quilogramas de farinha de trigo.

a) Quantos pães ela produzirá com uma saca de 60 quilogramas de farinha?

b) Quantos quilogramas de farinha são necessários para a produção de 720 pães?

30 Para construir uma roda dentada com determinada máquina, perdem-se 30 gramas de material. Depois de 10 dias utilizando essa máquina, que produz 150 rodas dentadas por dia, quantos quilogramas de material serão perdidos?

31 Um automóvel faz certo percurso em 4,5 horas com velocidade média de 80quilômetros por hora, consumindo 1 litro de etanol a cada 12 ­quilômetros.

a) Se a medida da velocidade média fosse de 90quilômetros por hora, esse percurso seria feito em quanto tempo?

b) Desejando-se fazer esse percurso em 5 horas, qual deve ser a velocidade média do automóvel?

32 Uma torneira fornece 24 litros de água por minuto e enche um tanque em 45 minutos.

a) Duas torneiras iguais a essa encheriam o tanque em quantos minutos?

b) Para encher o tanque em 15 minutos, seriam necessárias quantas dessas torneiras, sabendo que agora ele tem um vazamento?

33 Em uma cidade, uma frota de 600 ônibus transporta duzentas e quarenta.000 pessoas por dia. Para reduzir os gastos, a prefeitura propôs retirar 200 ônibus de circulação.

a) Supondo que os usuários desses 200 ônibus passem a usar automóveis e que cada automóvel transporte 4 pessoas por dia, no mínimo quantos automóveis serão necessários para transportar essas pessoas?

b) O que você imagina que acontecerá com o trânsito da cidade e o meio ambiente se a prefeitura de fato tomar essa medida?

34

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Hora de criar – Em duplas, elaborem dois problemas, um cada, que devem ser resolvidos por regra de três simples. Para elaborar os problemas, considerem situações do dia a dia que envolvam a relação entre duas grandezas de naturezas diferentes. Troquem de caderno e resolvam o problema um do outro. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo colega, destroquem para corrigi-los.

Pense mais um poucoreticências

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Um navio zarpou para uma viagem carregando alimentos suficientes para 30 dias. Entre passageiros e tripulantes, havia duzentas e cinquenta pessoas a bordo. Passados 6 dias, o navio atracou em um porto, onde 10 passa­geiros desembarcaram, desistindo da viagem. Para quantos dias foram suficientes os alimentos restantes?

PARA SABER MAIS

Resolvendo problemas com o auxílio de um quadro

Observe o problema que Juca resolveu usando um quadro para organizar seus cálculos.

Em um supermercado que vende por atacado, 20 quilogramas de cebola custam R$ 32,00trinta e dois reais. Calcule o preço de 1 quilograma de cebola.

Ilustração. Menino de cabelo castanho, óculos e camiseta azul. Ele fala: Como as grandezas massa e preço são diretamente proporcionais, se eu dividir a massa por 2, também tenho de dividir o preço por 2... E, usando esse mesmo raciocínio, descubro o preço de 1 kg, dividindo os resultados obtidos por 10.
Quadro com esquema. O quadro tem 2 linhas e 4 colunas. Primeira linha: Massa (em quilograma): 20, 10 e 1 Segunda linha: Preço (em real): 32, 16 e 1,6 De 20 a 10 seta indicando divisão por 2, de 10 a 1 seta indicando divisão por 10. De 32 a 16 seta indicando divisão por 2, de 16 a 1,6 seta indicando divisão por 10.

Assim, Juca descobriu que o preço de 1 quilograma de cebola é R$ 1,60um reais e sessenta centavos.

Miriam também fez um quadro para organizar seus cálculos na resolução do seguinte problema.

Em um estádio de futebol, existem .8600 lugares disponíveis. Em certo dia de jogo, 62% dos lugares estavam ocupados. Quantos lugares estavam ocupados?

Quadro com esquema. O quadro tem 2 linhas e 7 colunas. Primeira linha: Percentual: 100, 10, 60, 1, 2, 60 mais 2 igual a 62 Segunda linha: Número de lugares: 8.600, 860, 5.160, 86, 172, 5.160 mais 172 igual a 5.332 De 100 para 10, seta indicando divisão por 10, de 10 para 60 seta indicando multiplicação por 6. De 8.600 para 86, seta indicando divisão por 100, de 86 para 172 seta indicando multiplicação por 2.

Assim, Miriam descobriu que .5332 lugares estavam ocupados.

Agora é com você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Reúna-se com um colega para responder às questões.

a) Como ficaria o quadro de Juca se ele inicialmente dividisse a massa e o preço por 4?

b) Qual foi o raciocínio de Miriam para elaborar o quadro e obter o número de lugares ocupados no estádio?

2 Faça como Juca e Miriam e resolva os problemas a seguir com o auxílio de quadros.

a) Se 18 quilogramas de banana custam R$ 45,00quarenta e cinco reais, calcule o preço de 1 quilograma de banana.

b) Um automóvel gasta 4 litros de gasolina para percorrer 60 quilômetros. Calcule quantos litros de gasolina ele gastará ao percorrer 150 quilômetros.

c) Em um estádio de futebol existem .24500 lugares. Em um dia de jogo, 48% dos lugares dêsse estádio estavam ocupados. Calcule a quantidade de lugares ocupados nesse dia.

d) Um relógio que custava R$ 550,00quinhentos e cinquenta reais em determinada loja estava na promoção com um desconto de 38%. Calcule o valor do desconto.

TRABALHANDO A INFORMAÇÃO

Construindo gráficos de barras e de colunas

O Índice de Desenvolvimento Humano (í dê agá) é uma medida que classifica os países pelo seu nível de desenvolvimento com base em três dimensões: renda, educação e saúde.

Para estudar o í dê agá de diferentes países, Fred utilizou um mapa coroplético, isto é, um mapa que usa uma escala de cor para representar os dados estatísticos de diferentes localizações geográficas. Mapas dêsse tipo mostram como os dados variam de um lugar para outro.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 2019

Mapa. Título: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 2019. O mapa mostra os continentes e a legenda indica as informações: IDH. 0,801 – 0,957 (muito alto): predomina na América do Norte, sul da América do Sul, norte da Ásia, Europa, Oceania. De 0,701 – 0,800 (alto): predomina na América do Norte, América do Sul, norte da África, sul da Ásia. De 0,551 – 0,700 (médio): predomina no sul da África, sudeste da Ásia. De 0,394 – 0,550 (baixo): predomina em grande parte da África e sudeste da Ásia. Sem dados: Groenlândia. Ao redor do mapa, as informações: Canadá. IDH: 0,929. Paquistão. IDH: 0,557. Tunísia. IDH: 0,740. China. IDH: 0,761. Brasil. IDH: 0,765. Haiti. IDH: 0,510. Etiópia. IDH: 0,485. Índia. IDH: 0,645. Mianmar. IDH: 0,583. Austrália. IDH: 0,944. Rosa dos ventos. Escala 0:2 430.
Dados obtidos em: HUMAN DEVELOPMENT REPORTS. HDR 2020 Tables and Dashboards. Disponível em: https://oeds.link/10rJjS. Acesso em: 30 junho 2022.

Após analisar os dados do í dê agá indicados pelo mapa, Fred resolveu fazer um gráfico de barras para comparar os dados do í dê agá de alguns países para 2019.

Para o gráfico não ficar muito extenso, Fred estabeleceu a medida de 10,0 centímetros de comprimento para a barra correspondente ao maior dado de í dê agá que será considerado (Austrália: 0,944). Em seguida, ele calculou a medida do comprimento, aproximada, das outras barras por meio da regra de três. Observe alguns cálculos que ele fez.

Comparando o í dê agá da Austrália e o da Etiópia, de 2019, Fred organizou o quadro:

País

IDH 2019

Comprimento da barra (cm)

Austrália

0,944

10,0

Etiópia

0,485

x

Como as grandezas ih dê éfe 2019 e comprimento da barra são diretamente proporcionais, Fred fez uma regra de três para obter, em centímetro, a medida x:

0,944, 0,485 avos, igual 10,0 sobre x, flecha, 0,994 vezes x igual 4,85, flecha, x igual a 4,85, 0,944 avos aproximadamente 5,1

De maneira semelhante, Fred pôde comparar o í dê agá 2019 da Austrália com o da Índia e, depois, o da Austrália com o do Brasil. Observe como ele organizou as informações em quadros e como utilizou a regra de três para determinar, em centímetro, as medidas y e z referentes ao comprimento das barras do í dê agá 2019 da Índia e do Brasil, respectivamente.

País

IDH 2019

Comprimento da barra (cm)

Austrália

0,944

10,0

Índia

0,645

y

0,944, 0,645 avos, igual 10,0 sobre y, flecha, 0,994 vezes y igual 6,45, flecha, y igual a 6,455, 0,944 avos aproximadamente 6,8

País

IDH 2019

Comprimento da barra (cm)

Austrália

0,944

10,0

Brasil

0,765

z

0,944, 0,765 avos, igual 10,0 sobre z, flecha, 0,994 vezes z igual 7,65, flecha, z igual a 7,65, 0,944 avos aproximadamente 8,1

Assim, as barras referentes à Etiópia, à Índia e ao Brasil ficaram com medidas de 5,1 centímetros, 6,8 centímetros e 8,1 centímetros de comprimento, respectivamente.

Agora quem trabalha é você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Calcule a medida do comprimento das barras referentes aos outros países destacados no mapa e faça um gráfico de barras como Fred fez.

2 Pesquise quais são, atualmente, os três países com maior í dê agá e quais são os três com menor í dê agá. Organize esses dados em uma tabela e elabore um gráfico de colunas comparando o í dê agá desses países. (Sugestão: deixe a coluna maior com 10 centímetros de altura.)

3 Os países com maior í dê agá são necessariamente os países com melhor qualidade de vida? Escreva uma explicação para isso.

Regra de três composta

O procedimento usado para resolver problemas que envolvam mais de duas grandezas, direta ou inversamente proporcionais, é chamado de regra de três composta.

Considere as situações a seguir, que envolvem três grandezas.

Situação 1

Uma empresa fornece café da manhã para 80 funcionários, gerando um custo de R$ 5.000,00cinco mil reais para um período de 120 dias. Vamos calcular quanto essa empresa gastaria para fornecer o mesmo café da manhã para 150 funcionários, durante 100 dias.

Ilustração. Dois homens e uma mulher estão de frente para uma mesa com alimentos e sucos. Homem de cabelo ruivo segura a bandeja com xícara e pão. Homem de cabelo preto segura um pires com xícara na mão direita e uma colher na mão esquerda; e mulher loira segura um copo de suco na mão esquerda e um prato na mão direita.

Vamos chamar de x o preço, em real, dêsse café da manhã para 150 funcionários durante 100 dias. Para facilitar, vamos dispor em um quadro os dados do problema.

Número de funcionários

Tempo (em dia)

Preço (em real)

80

120

5.000

150

100

x

Fixando o número de dias em 120, vamos estabelecer uma relação entre o número de fun­cionários e o preço. Assim, é possível determinar o preço, em real, que essa empresa pagaria para fornecer o café da manhã para 150 funcionários durante 120 dias. Vamos indicar esse preço por z.

Número de funcionários

Tempo (em dia)

Preço (em real)

80

120

5.000

150

120

z

O número de funcionários e o preço são diretamente proporcionais. Então, podemos escrever a seguinte proporção e determinar o valor de z.

80, 150 avos, igual a 5000 sobre z

80z = 150 .5000

fração, numerador 80 vezes z, denominador 80, igual, 750000, 80 avos

z = .9375

Agora, fixando o número de funcionários em 150, vamos estabelecer uma relação entre o tempo e o preço. Então, vamos encontrar o valor de x, que é o preço do café da manhã para 150 funcio­ná­rios durante 100 dias.

Número de funcionários

Tempo (em dia)

Preço (em real)

150

120

9.375

150

100

x

O tempo e o preço são diretamente proporcionais. Então, podemos escrever a seguinte proporção e determinar o valor de x.

120 centésimos, igual a 9375 sobre x

120x = 100 .9375

fração, numerador 120 vezes x, denominador 120, igual, 937500, 120 avos

x = .7812,5

Portanto, o preço que a empresa pagaria para fornecer o café da manhã para 150 funcionários durante 100 dias é R$ 7.812,50sete mil oitocentos e doze reais e cinquenta centavos.

Observe que a grandeza preço é diretamente proporcional à grandeza tempo e à grandeza ­número de funcionários. Essa relação conduz a outra fórma de resolução dêsse problema, por meio da aplicação da seguinte propriedade:

Se uma grandeza é proporcional a outras grandezas, então ela é proporcional ao produto dessas outras grandezas.

Observe o quadro com os dados iniciais dessa situação.

Número de funcionários

Tempo (em dia)

Preço (em real)

80

120

5.000

150

100

x

Vamos resolver esse problema aplicando a propriedade apresentada.

Ilustração. Rapaz de cabelo preto e camisa vermelha fala: A razão entre os preços é igual ao produto resultante da multiplicação da razão entre o número de funcionários pela razão entre o número de dias.
5000 sobre x, igual a 80, 150 avos vezes 120 centésimos Flecha indo para 5000 sobre x dizendo: razão entre os preços Flecha indo para 80, 150 avos dizendo: razão entre o número de funcionários Flecha indo para 120, 100 avos dizendo: razão entre o número de dias
5000 sobre x, igual 9600, 15000 avos

.9600x = .5000 .15000

fração, numerador 9600 vezes x, denominador 9600, igual, 75000000, 9600 avos

x = .7812,5

Situação 2

Ilustração. Mulher de cabelo castanho, capacete amarelo de proteção e macacão azul. Ela aperta o botão de uma máquina.

Em uma indústria, 5 máquinas de mesmo rendimento produzem seiscentas peças em 5 dias.

Vamos calcular quantas dessas máquinas produziriam setecentas e vinte peças em 3 dias.

Vamos dispor os dados em um quadro e chamar de x o número de máquinas que produziriam setecentas e vinte peças em 3 dias.

Número de máquinas

Número de peças

Tempo (em dia)

5

600

5

x

720

3

Fixando o número de dias em 5, estabelecemos uma relação entre o número de máquinas e o número de peças. Então, vamos determinar o número de máquinas que produziriam setecentas e vinte peças em 5 dias, indicando-o por z.

Número de máquinas

Número de peças

Tempo (em dia)

5

600

5

z

720

5

O número de máquinas é diretamente proporcional ao número de peças, então podemos escrever a seguinte proporção e determinar o valor de z:

5 sobre z igual a 600, 720 avos

600z = 5 720

fração, numerador 600 vezes z, denominador 600, igual, 3600, 600 avos

z = 6

Fixando o número de peças em setecentas e vinte, vamos agora estabelecer uma relação entre o número de máquinas e o tempo. Então, encontramos o valor de x, que é o número de máquinas que produziriam setecentas e vinte peças em 3 dias.

Número de máquinas

Número de peças

Tempo (em dia)

6

720

5

x

720

3

O número de máquinas é inversamente proporcional ao tempo, então a razão entre o número de máquinas é igual ao inverso da razão entre o número de dias.

Ilustração. Menina de cabelo preto e camiseta verde. Ela fala: 3 quintos é o inverso de 5 terços.
6 sobre x igual a 3 quintos

3x = 30

fração, numerador 3 vezes x, denominador 3, igual a 30 terços

x = 10

Portanto, o número de máquinas que produziriam setecentas e vinte peças em 3 dias é 10.

Vamos resolver novamente esse problema aplicando a propriedade estudada.

Número de máquinas

Número de peças

Tempo (em dia)

5

600

5

x

720

3

As grandezas número de máquinas e número de peças são diretamente propor­cionais. No ­entanto, as grandezas número de máquinas e tempo são inversamente proporcio­nais. Assim, temos:

Esquema. 5 sobre x igual a 600, 720 avos vezes 3 quintos Flecha indo para 600, 720 avos indicando: razão entre o número de peças Flecha indo para 5 sobre x, indicando: razão entre o número de máquinas Flecha indo para 3, quintos, indicando: razão inversa entre o número de dias 5 sobre x igual a 1.800, 3.600 avos 1.800 vezes  x igual a 5 vezes 3.600 fração,  numerador 1.800 vezes x, denominador 1.800, igual, 18.000, 1800 avos x igual a 10

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

35 Em um restaurante, 150 fregueses consomem .3000 esfirras em 5 dias. Calcule quantas esfirras 200 fregueses vão consumir em 30 dias, admitindo que todos esses fregueses tenham hábitos iguais.

36 Uma jovem percorreu de bicicleta o equivalente a 320 quilômetros em 10 dias, pedalando 8 horas por dia. Quantos quilômetros ela poderia percorrer em 8 dias, na mesma velocidade, se pedalasse 12 horas por dia?

37 Uma gráfica tem 5 máquinas de mesmo rendimento que imprimem .36000 panfletos em duas horas. Considerando que duas dessas máquinas não estejam funcionando, calcule em quanto tempo as restantes imprimiriam .27000 exemplares do mesmo panfleto.

38 Nove amigos foram acampar por 6 dias. Para isso, levaram alimento suficiente, calculando 4 refeições diárias. Se chegassem mais 3 amigos e o grupo fizesse 3 refeições diárias, a quantidade de alimento que levaram inicialmente seria suficiente para quanto tempo?

39 Se 4 tratores iguais realizam um serviço em 10 dias, trabalhando 8 horas por dia, calcule em quantos dias esse serviço seria realizado com 2 tratores trabalhando 10 horas por dia.

40 Em 4 horas, 9 pessoas colhem uma quantidade de laranjas que preenche um total de 360 caixas. Quantas pessoas, que trabalham no mesmo ritmo das demais, colhem a quantidade de laranjas necessária para preencher quinhentas e dez caixas em 3 horas?

41 Uma empresa foi contratada para fornecer refei­ções a 72 funcionários, durante 60 dias, por R$ 13.824,00treze mil oitocentos e vinte e quatro reais. Vinte dias depois, foram contratados mais 8 funcionários. Qual é o valor do novo contrato?

42

Ícone de trabalho em equipe ou dupla

Hora de criar – Troque com um colega um problema, criado por vocês, que deve ser resolvido por meio de uma regra de três composta. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, elaborem um fluxograma cada um, representando o passo a passo para a resolução do problema aplicando a regra de três composta. Destroquem os problemas para corrigi-los e comparem seus fluxogramas. Os passos descritos para a resolução dos problemas são os mesmos?

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Uma moto percorreu 225quilômetros em 2,5horas.

a) Qual foi a medida da velocidade média da moto, em quilômetro por hora, nesse percurso?

b) Nessa mesma velocidade, em quanto tempo essa moto percorreria 270 quilômetros?

c) Qual é a medida do consumo médio dessa moto se, percorrendo 259 quilômetros, ela gastou 14 litros de combustível?

2 Caatinga (que em tupi-guarani significa “mata branca”) é um bioma exclusivamente brasileiro, encontrado na Região Nordeste e em uma pequena faixa do norte do estado de Minas Gerais.

A caatinga abriga a mais povoada região semiárida do planeta. São aproximadamente 27 milhões de pessoas distribuídas em uma superfície de .844453 quilômetros quadrados de área. Qual é a medida da densidade demográfica aproximada da Caatinga?

3 Sabendo que .1200 frangos consomem 90quilogramas de ração diariamente, calcule quantos qui­logramas de ração .2000 frangos consumirão por dia.

4 Em uma exposição de equipamentos de limpeza e manutenção, foi apresentada uma máquina que, segundo o fabricante, varre, lava e enxuga uma área de .5100 métros quadrados em 6 horas. Em iguais condições, em quantas horas a máquina executará a mesma operação em uma área medindo .11900 métros quadrados?

5 Trabalhando 8 horas por dia, 3 pedreiros cons­truíram metade de um muro em 15 dias. Como um pedreiro saiu da equipe, os outros passaram a trabalhar 9 horas por dia para terminar o serviço. No total, o muro foi construído em quanto tempo?

6 A reciclagem de uma latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um televisor ligado por três horas. Quantas lati­nhas reci­cladas são necessárias para manter um televisor ligado por um dia inteiro?

7 Uma editora utilizou .6510quilogramas de papel para produzir .5000 livros de 280 páginas cada um. Se cada livro fosse reduzido a duzentas e quarenta páginas, qual seria a medida da massa de papel necessária para a produção de .4000 desses livros?

8 (úfu-Minas Gerais) As idades de um pai e seus dois filhos são diretamente proporcionais aos números 27, 14 e 11, respectivamente. Se a soma de suas idades é de 104 anos, então, as idades de cada um deles, na mesma ordem, são:

a) 54 anos, 28 anos e 22 anos.

b) 50 anos, 28 anos e 26 anos.

c) 56 anos, 26 anos e 22 anos.

d) 59 anos, 23 anos e 22 anos.

e) 55 anos, 27 anos e 22 anos.

9 (unifór-Ceará) Dividindo-se o número 204 em partes diretamente proporcionais aos números 4 e

1 quarto

, a menor das partes será:

a) 8.

b) 12.

c) 34.

d) 48.

e) 68.

10 Uma rede de televisão fez uma pesquisa entre os habitantes de uma cidade cuja população é de vinte e uma.000 pessoas. Foram entrevistadas 7.quinhentas pessoas, e descobriu-se que .3000 delas assistem aos programas dessa rede. Supondo que os resultados da pesquisa sejam proporcionais aos que seriam obtidos se todos os moradores fossem entrevistados, quantas pessoas dessa cidade assistem aos programas dessa rede de televisão?

11 Para preservar uma área de floresta de medida equivalente a 18 campos de futebol, a cada mês ..1000000 de pessoas deveriam usar o verso das folhas de papel. Para que a área preservada tivesse a medida equivalente à da área de pelo menos um campo de futebol, quantas pessoas deveriam usar o verso do papel?

12 (unifór-Ceará) Um texto ocupa 6 páginas de 45 linhas cada uma, com 80 letras (ou espaços) em cada linha. Para torná-lo mais legível, diminui-se para 30 o número de linhas por página e para 40 o número de letras (ou espaços) por linha. Nas novas condições, o número de páginas ocupadas pelo texto será:

a) 24.

b) 21.

c) 18.

d) 12.

e) 9.

13 (u éfe érre gê ésse-Rio Grande do Sul) Se foram empregados 4quilogramas de fios para tecer 14métros de fazenda com 80centímetros de largura, quantos quilogramas serão necessários para produzir 350métros de fazenda com 120centímetros de largura?

a) 130

b) 150

c) 160

d) 180

e) 250

VERIFICANDO

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Para realizar uma viagem de São Paulo até ­Salvador, um avião leva duas horas 30 minutos. Se a medida da distância que o avião percorre nesse trajeto é de .1500 quilômetros, qual é a medida da velocidade média do avião?

a) .3000 quilômetros por hora

b) 750 quilômetros por hora

c) 652 quilômetros por hora

d) 600 quilômetros por hora

2 Em 2021, a medida da área territorial da cidade de Manaus, no Amazonas, era de aproximadamente .11401 quilômetros quadrados e sua população estimada era de ..2255903 habitantes. Qual era a medida aproximada da densidade demográfica da cidade em 2021?

a) 50 habitantes por quilômetro quadrado

b) 114 habitantes por quilômetro quadrado

c) 198 habitantes por quilômetro quadrado

d) 225 habitantes por quilômetro quadrado

3 Sobre a gramatura e a massa de um papel, podemos afirmar que essas grandezas são:

a) inversamente proporcionais, pois quando uma aumenta, a outra aumenta na mesma razão.

b) inversamente proporcionais, pois quando uma aumenta, a outra diminui.

c) diretamente proporcionais, pois quando uma aumenta, a outra aumenta na mesma razão.

d) diretamente proporcionais, pois quando uma aumenta, a outra diminui na mesma razão.

4 Considere as sequências x, 9, 24 e 4, 6, y. Para que essas sequências sejam diretamente proporcionais, x e y devem ser, respectivamente, iguais a:

a) 3 e 8.

b) 3 e 16.

c) 6 e 8.

d) 6 e 16.

5 Se dividirmos 120 em duas partes, a e B, inversamente proporcionais a 3 e a 2, respectivamente, temos que:

a) A = 48 e B = 72.

b) A = 24 e B = 72.

c) A = 60 e B = 60.

d) A = 12 e B = 36.

6 Em uma fábrica, 14 máquinas produzem determinada quantidade de um produto em 6 horas. Em quanto tempo 24 máquinas produziriam a mesma quantidade dêsse produto?

a) 35 minutos

b) 3 horas 30 minutos

c) 3 horas 50 minutos

d) 10 horas 30 minutos

7 Uma pessoa lê 20 páginas de um livro a cada 45 minutos. Quanto tempo, em hora, ela levaria para ler um livro inteiro de 300 páginas?

a) 11 horas 15 minutos

b) 11 horas 25 minutos

c) duas horas 22 minutos

d) duas horas 13 minutos

8 Uma empresa foi contratada para pintar todos os corredores idênticos de um condomínio de apartamentos. Sabe-se que 3 pintores levam 5 dias para pintar 5 corredores. Quantos pintores serão necessários para pintar 6 corredores em 2 dias?

a) 3

b) 4

c) 9

d) 10

9 Um cicloviajante percorreu 450 quilômetros de bicicleta em 9 dias, pedalando 4 horas por dia. Quantos quilômetros ele teria percorrido em 5 dias se pedalasse 6 horas por dia?

a) 540 quilômetros

b) 500 quilômetros

c) 166 quilômetros

d) 375 quilômetros

Organizando

Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.

a) Qual é a unidade de medida de uma razão entre duas grandezas de natureza diferentes?

b) Quando duas grandezas são diretamente proporcionais?

c) Quando duas grandezas são inversamente proporcionais?

d) Escreva um passo a passo que possa ser seguido para a resolução de um problema utilizando uma regra de três composta.

e) Quais medidas você utiliza no dia a dia ou observa em notícias e reportagens que são dadas por meio da razão entre duas grandezas diferentes?

f) Você estudou sobre o Píbi per cápita de um país. O que a expressão per cápita significa?

g) Se Bryan, aos 7 anos, tinha 24 quilogramas de medida de massa e, aos 14 anos, tinha 48 quilogramas, podemos dizer que as grandezas idade e massa são diretamente proporcionais? Por quê?