ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

Parte 1

O livro do 9º ano é composto de doze capítulos em que se desenvolvem as cinco Unidades Temáticas propostas pela Bê êne cê cê: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística, intercaladas e, sempre que possível, integradas, exploradas no corpo do texto explicativo e nas atividades.

A seguir, apresentamos sugestões de cronogramas para trabalhar com esses conteúdos em bimestre, trimestre e semestre com base nas organizações dos capítulos.

Capítulos

Conteúdos

Habilidades e competências da BNCC

1º semestre

1º trimestre

1º bimestre

Capítulo 1 – Números reais

• Números racionais, números irracionais e números reais;
• Localização de números irracionais na reta real;
• Sequência de Fibonacci e número áureo;
• Reconhecimento de que, uma vez escolhida uma unidade de medida de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional;
• Aplicação do teorema de Pitágoras na localização de números irracionais na reta real;
• Números quadrados perfeitos e o cálculo de raiz quadrada;
• Cálculo de raiz quadrada por aproximação;
• Resolução e elaboração de problemas envolvendo números reais;
• Construção da espiral de Teodoro, Pitágoras ou Einstein;
• Verificação experimental do teorema de Pitágoras.

Habilidades:
(EF09MA01)
(EF09MA02)
(EF09MA03)
(EF09MA04)
(EF09MA21)
Competências gerais:
1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

Capítulo 2 – Operações com números reais

• Cálculo com potências de expoentes naturais e inteiros negativos;
• Determinação de potências com expoente fracionário;
• Cálculo com radicais;
• Propriedades de radicais;
• Operações envolvendo radicais;
• Resolução de problemas envolvendo radicais;
• Reconhecimento e emprego de unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas;
• Emprego de unidades de medida utilizadas na informática;
• Construção e interpretação de gráfico de linha.

Habilidades:
(EF09MA01)
(EF09MA02)
(EF09MA03)
(EF09MA04)
(EF09MA18)
(EF09MA22)
Competências gerais:
1, 2, 4, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

Capítulo 3 – Grandezas proporcionais

• Determinação da razão entre duas grandezas de espécies diferentes;
• Resolução de problemas envolvendo razões entre grandezas de espécies diferentes;
• Cálculo de razões na comparação de gráficos de barras;
• Reconhecimento de relações de proporcionalidade entre duas grandezas;
• Resolução e elaboração de problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais;
• Resolução e elaboração de problemas por meio da regra de três;
• Aplicação da relação de proporcionalidade na obtenção da medida de arcos de circunferência;
• Construção de gráficos de barras e de colunas;

Habilidades:
(EF09MA07)
(EF09MA08)
(EF09MA11)
(EF09MA22)
Competências gerais:
2, 3, 4, 6, 8, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 4, 6, 7 e 8

2º bimestre

Capítulo 4 – Proporcionalidade em Geometria

• Determinação da razão entre dois segmentos de reta;
• Reconhecimento e construção de retângulos áureos;
• Resolução de problemas envolvendo segmentos proporcionais;
• Demonstração e aplicação de relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal;
• Aplicação do teorema de Tales e de propriedades que decorrem desse teorema;
• Resolução e elaboração de problemas que aplicam as relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes;
• Resolução de problemas envolvendo porcentagens e análise de cartograma.

Habilidades:
(EF09MA01)
(EF09MA10)
(EF09MA14)
(EF09MA22)
Competências gerais:
2, 4, 9 e 10
Competências específicas:
3, 4, 6, 7 e 8

1º semestre

2º trimestre

2º bimestre

Capítulo 5 – Semelhança

• Resolução de problemas envolvendo relações de proporcionalidade, ampliação e redução de figuras;
• Resolução de problemas envolvendo porcentagens;
• Determinação da razão de semelhança entre dois polígonos;
• Aplicação de relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal;
• Reconhecimento de polígonos semelhantes;
• Construção de figuras semelhantes por homotetia;
• Definição de semelhança de triângulos;
• Estudo e aplicação dos casos de semelhança de triângulos;
• Interpretação de pirâmides etárias.

Habilidades:
(EF09MA05)
(EF09MA08)
(EF09MA10)
(EF09MA12)
(EF09MA22)
Competências gerais:
1, 2, 3, 4, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

2º semestre

Capítulo 6 – Um pouco mais sobre Estatística

• Escolha do gráfico mais adequado para apresentar determinado conjunto de dados, destacando a análise de medidas estatísticas de tendência central;
• Reconhecimento e determinação de medidas estatísticas;
• Análise de tabelas e gráfico pictórico;
• Resolução e elaboração de problemas envolvendo medidas estatísticas;
• Cálculos de porcentagens no contexto de juros compostos;
• Resolução de problemas envolvendo cálculo de probabilidade.

Habilidades:
(EF09MA05)
(EF09MA20)
(EF09MA22)
(EF09MA23)
Competências gerais:
2, 4, 5, 6, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

3º bimestre

Capítulo 7 – Equações do
2
º grau

• Resolução de problemas que envolvem relações de proporcionalidade que podem ser representados por uma equação polinomial do 2º grau;
• Resolução de equações do 2
º grau;
• Resolução e elaboração de problemas que podem ser representados por equações polinomiais do 2
º grau;
• Cálculo de porcentagens na leitura e na análise de mapas.

Habilidades:
(EF09MA01)
(EF09MA04)
(EF09MA08)
(EF09MA09)
Competências gerais:
1, 2, 4, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 4, 6, 7 e 8

Capítulo 8 – Triângulo retângulo

• Resolução de problemas que envolvam semelhança de triângulos e triângulos retângulos;
• Reconhecimento dos elementos de um triângulo retângulo;
• Demonstração das relações métricas do triângulo retângulo;
• Demonstração e aplicação do teorema de Pitágoras;
• Determinação da distância entre dois pontos no plano cartesiano e das coordenadas do ponto médio de um segmento de reta;
• Representação gráfica de um relevo.

Habilidades:
(EF09MA13)
(EF09MA14)
(EF09MA16)
(EF09MA17)
Competências gerais:
1, 2, 4, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 3, 6 e 8

3º trimestre

Capítulo 9 – Razões trigonométricas nos triângulos retângulos

• Aplicação da semelhança de triângulos para obtenção das razões trigonométricas em um triângulo retângulo;
• Resolução de problemas que envolvem semelhança de triângulos e razões trigonométricas no triângulo retângulo;
• Utilização da tabela de razões trigonométricas e calculadora;
• Aplicação do teorema de Pitágoras na determinação das razões trigonométricas dos ângulos de 30°, 45° e 60°;
• Análises de gráficos com distorção.

Habilidades:
(EF09MA12)
(EF09MA14)
(EF09MA21)

Competências gerais:
1, 2, 4, 5, 8, 9 e 10
Competências específicas:
1
, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

2º semestre

3º trimestre

4º bimestre

Capítulo 10 – Estudo das funções

• Conceituação e reconhecimento de função como relação de dependência unívoca entre duas grandezas;
• Determinação da lei de formação de uma função e obtenção de valores que uma função assume;
• Representação gráfica de uma função;
• Estudo das funções polinomiais do 1
º grau e do 2º grau;
• Identificação das relações de proporcionalidades em funções;
• Resolução de problemas envolvendo equações polinomiais do 2
º grau no cálculo dos zeros de uma função quadrática;
• Resolução de problemas envolvendo sistemas de equações polinomiais do 2
º grau.

Habilidades:
(EF09MA05)
(EF09MA06)
(EF09MA08)
(EF09MA09)
Competências gerais:
1, 2, 4, 5, 6, 9 e 10
Competências específicas:
1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8

Capítulo 11 – Circunferência, arcos e relações métricas

• Reconhecimento e determinação do número irracional π;
• Resolução de problemas envolvendo a razão entre duas grandezas;
• Resolução de problemas envolvendo relações de proporcionalidade no cálculo da medida de arcos;
• Determinação do comprimento de uma circunferência;
• Relação entre arcos de circunferência e ângulos centrais;
• Determinação do comprimento de arcos de circunferência e de sua medida angular;
• Reconhecimento e aplicação das propriedades entre arcos e cordas de uma circunferência e das relações métricas em uma circunferência;
• Resolução de problemas envolvendo porcentagens e determinação de ângulos de setores circulares;
• Análise de gráfico com semicoroa circular;
• Comunicação de resultados de pesquisa por meio de tabela e gráfico.

Habilidades:
(EF09MA11)
(EF09MA23)
Competências gerais:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8
Competências específicas:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

Capítulo 12 – Polígonos regulares e áreas

• Resolução de problemas envolvendo números reais em cálculo de medida de áreas e volume;
• Resolução de problemas envolvendo relações de proporcionalidade no cálculo da área de um setor circular;
• Relação entre arcos de uma circunferência e ângulos centrais de polígonos regulares inscritos nessa circunferência;
• Aplicação do teorema de Pitágoras na determinação de elementos de polígonos regulares inscritos em uma circunferência;
• Resolução e elaboração de problemas de aplicação do teorema de Pitágoras envolvendo polígonos regulares;
• Descrição de algoritmo por escrito e por meio de fluxograma para construção de um polígono regular;
• Cálculo de áreas e volumes;
• Análise de gráficos com elementos que induzem a erros de leitura e interpretação.

Habilidades:
(EF09MA11)
(EF09MA14)
(EF09MA15)
(EF09MA17)
(EF09MA19)
(EF09MA21)
Competências gerais:
2, 3, 4, 9 e 10
Competências específicas:
2, 3, 4, 5 e 8

Considerações iniciais

Cada capítulo aborda objetos de conhecimento, entendidos como conteúdos, conceitos, processos, com a intenção de desenvolver as habilidades relacionadas a eles. Esses conhecimentos são articulados, retomados e ampliados a fim de proporcionar sua apropriação pelos estudantes, considerando a aprendizagem um processo contínuo e integrado.

Os conteúdos matemáticos são desenvolvidos de modo que as habilidades, as Unidades Temáticas, as competências e outras áreas do conhecimento se articulem e se relacionem, e são tratados na perspectiva das aprendizagens dos anos anteriores e posteriores. Assim, no livro do 9º ano do Ensino Fundamental, levamos em conta os objetivos de aprendizagem para o 8º ano, conforme proposto na Bê êne cê cê, visando preparar os estudantes para se apropriar dos conhecimentos previstos para o Ensino Médio.

A seguir, são feitas orientações didáticas sobre cada capítulo e o que se pretende que os estudantes desenvolvam neles.

Capítulo 1 — Números reais

Objetivos do capítulo e justificativas

Retomar os números racionais e reconhecer a ampliação dos conjuntos numéricos.

Identificar e determinar dízimas periódicas.

Identificar números quadrados perfeitos.

Calcular raiz quadrada exata de um número racional não negativo.

Calcular raiz quadrada com aproximação decimal.

Reconhecer números irracionais e números reais.

Verificar experimentalmente o teorema de Pitágoras.

Localizar números irracionais na reta real.

Resolver e elaborar problemas de contagem envolvendo números reais.

Calcular porcentagens sucessivas.

Analisar dados de pesquisa amostral.

A ampliação do trabalho com conjuntos numéricos tem como objetivo fazer com que os estudantes desenvolvam o pensamento numérico, compreendendo as características dos números pertencentes a cada conjunto numérico. O trabalho com as outras Unidades Temáticas se faz necessário para que esse pensamento seja ampliado e aprofundado. Assim, contribui-se para o desenvolvimento das competências gerais 2 e 4 e das competências específicas 2, 3 e 5.

O trabalho com o cálculo de raiz quadrada de números perfeitos e por aproximação contribui para a compreensão de diferentes conteúdos que serão estudados, como o cálculo da raiz quadrada de equações do 2º grau. O uso da calculadora é uma importante ferramenta para esse processo. dêsse modo, é favorecido o desenvolvimento das competências gerais 2, 4 e 5 e das competências específicas 2, 3 e 5.

Na seção Para Saber Mais, exploramos a sequência de Fibonacci e o número de ouro, que também é trabalhado na página de Abertura, relacionado a outras áreas de conhecimento. Assim, é favorecido o trabalho com as competências gerais 1 e 3 e as competências específicas 1 e 6.

Na seção Trabalhando a informação exploramos dados estatísticos sobre a violência contra a mulher. A escola, como centro de convívio e de formação cidadã, tem responsabilidade nas propostas de mudança, visando uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Esse trabalho está alinhado e favorece o desenvolvimento das competências gerais 8, 9 e 10 e das competências específicas 4, 7 e 8.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero nove ême ah zero um) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

(ê éfe zero nove ême ah zero dois) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

(ê éfe zero nove ême ah zero três) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.

(ê éfe zero nove ême ah zero quatro) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

(ê éfe zero nove ême ah dois dois) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Neste capítulo, são desenvolvidos objetos de conhecimento da Unidade Temática Números. Nos conteúdos e nas atividades propostos, foram consideradas as aprendizagens dos anos anteriores, em especial do 8º ano (ê éfe zero oito ême ah zero três), relativas aos conjuntos numéricos estudados.

Esse é um momento de ampliação dos conhecimentos desenvolvidos sobre números para apresentar os números irracionais e o conjunto dos números reais, na perspectiva de que a continuidade dêsse processo leve os estudantes à apropriação da noção de número real. Para isso, apresentam-se conceitos e atividades que os conduzem nessa aprendizagem, favorecendo o trabalho com as habilidades (ê éfe zero nove ême ah zero dois) e (ê éfe zero nove ême ah zero quatro).

Ao ampliar os conhecimentos que eles já têm sobre os números, espera-se prepará-los para a apropriação de outros tipos de número e para a ampliação dos conjuntos numéricos que serão estudados no Ensino Médio, como os números complexos.

Ainda na Unidade Temática Números, desenvolvem-se atividades que envolvem cálculos com radiciação, favorecendo o desenvolvimento da habilidade (ê éfe zero nove ême ah zero três).

Promove-se a articulação com a Unidade Temática Geometria ao apresentar uma verificação experimental do teorema de Pitágoras e aplicando esse teorema na localização de números irracionais dados por raízes quadradas não exatas na reta real e na construção da espiral de Teodoro, Pitágoras ou ainstain, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades (ê éfe zero nove ême ah zero um).

A conexão com a Unidade Temática Probabilidade e estatística ocorre em atividade na qual se explora as informações relacionadas a uma pesquisa estatística amostral com margem de erro, o que contribui para o desenvolvimento da habilidade (ê éfe zero nove ême ah dois um).

Comentários e resoluções

Apresentamos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Exercícios propostos

1. a) É possível, 3 + 7 = 10; 10 é um número natural.

1. b) Não é possível realizar essa operação apenas com números naturais, pois 235 é maior que 5. dêssemodo, o resultado dessa operação é um número inteiro não natural.

1. c) É possível, 0 0 = 0; 0 é um número natural.

1. d) É possível, pois 7 0 = 7, que é um número natural.

1. e) Como 3 é menor que 7, a divisão de 3 por 7 é um número racional menor que um inteiro. Portanto, não é um número natural.

1. f) É possível, pois 3 · 7 = 21, que é um número natural.

1. g) A divisão de 8 por 3 não é exata. Portanto, o resultado não é um número natural.

1. h) Como 10 é maior que 7, a divisão de 7 por 10 é um número racional menor que um inteiro. Portanto, não é um número natural.

12. a) 9 : 66 = 0,13636reticências A calculadora pode ter arredondado o último algarismo visível para 4.

12. b)

9 dividido por 66, igual a, 9 sobre 66, igual a, fração de numerador 9 dividido por 3, e de denominador 66 dividido por 3, igual a, 3 sobre 22.

13.

0,36 igual a, 36 sobre 100, igual a, fração de numerador 36 dividido por 4, e de denominador 100 dividido por 4, igual a, 9 sobre 25
0,04 igual a, 4 sobre 100, igual a, fração de numerador 4 dividido por 4, e de denominador 100 dividido por 4, igual a 1 sobre 25
0,36 mais 0,04 igual a 9, 25 avos, mais, 1, 25 avos, igual a, fração de numerador 9 mais 1, e de denominador 25, igual a, 10 sobre 25, igual a, fração de numerador 10 dividido por 5 e, de denominador 25 dividido por 5, igual a, 2 quintos.

14. a) x = 3,444reticências 10x = 34,444reticências

Assim:

10x x = 34,444... 3,444... 9x = 31

10x menos x, igual a, dízima periódica 34,444.. de período 4, menos, dízima periódica, 3,444... de período 4, implica, 9x igual a 31, implica, x igual a 31 nonos.

14. b) x = 12,555reticências 10x = 125,555reticências

Assim:

10x x = 125,555reticências (12,555reticências)

10x menos x, igual a, menos dízima periódica 12,555... de período 5, menos, abre parênteses, menos dízima periódica, 12,555... de período 5, fecha parênteses, implica, 9x igual a menos 113, implica, x igual a menos 113 nonos.

14. c) x = 0,454545reticências 100x = 45,454545reticências

Assim:

100x x = 45,454545reticências 0,454545reticências 99x = 45

implica x igual a 45 sobre 99, igual a, fração de numerador 45 dividido por 9 e, de denominador 99 dividido por 9, implica, x igual a 5 sobre 11.

14. d) x = 0,31222reticências 100x = 31,222reticências

.1000x = 312,222reticências

Assim:

.1000x 100x = 312,222reticências (31,222reticências)

implica, 900x igual a menos 281, implica x igual a menos 281 sobre 900

15. a) x = 0,333reticências 10x = 3,333reticências

Assim:

10x x = 3,333reticências 0,333reticências 9x = 3

implica x igual a 3 nonos, implica, x igual a um terço.

Portanto, 0,333reticências =

um terço

.

Como

0,2 igual a 2 sobre 10

, temos:

0,2 + 0,333reticências

2 sobre 10, fim da fração, mais, um terço, igual a, fração de numerador 3 vezes 2, mais 10 vezes 1, e de denominador 30, igual a, fração de numerador 6 mais 10 e de denominador 30, igual a

=

2 sobre 10, fim da fração, mais, um terço, igual a, fração de numerador 3 vezes 2, mais 10 vezes 1, e de denominador 30, igual a, fração de numerador 6 mais 10 e de denominador 30, igual a

15. b) x = 0,277reticências 10x = 2,777reticências

Assim:

10x x = 2,777reticências 0,277reticências 9x = 2,5

Como

2,5 igual a 25 sobre 10

, temos:

9x igual a 2,5, implica, 9x igual a 25 sobre 10, implica, x igual a, fração de numerador 25 e de denominador 10 vezes 9
implica, x igual a, 25 sobre 90, implica, x igual a, fração de numerador 25 dividido por 5 e denominador 90 dividido por 5, implica, x igual a, fração 5 sobre 18.

Portanto, 0,277reticências

5 sobre 18

.

y = 2,333reticências 10y = 23,333reticências

Assim:

10y y = 23,333reticências 2,333reticências 9y = 21

implica, y igual a 21 sobre 9, implica, y igual a, fração de numerador 21 dividido por 3 e de denominador 9 dividido por 3, implica, y igual a, 7 sobre 3

Portanto, 2,333reticências

igual a, 7 sobre 3

. Logo:

0,277 + 2,333reticências =

igual a, 5, 18 avos, mais, 7 terços, igual a, 5, 18 avos, mais , fração de numerador 7 vezes 6 e de denominador 3 vezes 6, igual a, 5, 18 avos, mais 42, 18 avos, igual a, 47 sobre 18

15. c) x = 0,388reticências 10x = 3,888reticências

Assim:

10x x = 3,888reticências 0,388reticências 9x = 3,5

Como

3,5 igual a 35 sobre 10

, temos:

9x igual a 3,5, implica, 9x igual a 35 sobre 10, implica, x igual a, fração de numerador 35 e de denominador 10 vezes 9, implica, x igual a, 35 sobre 90

Portanto, 0,388reticências

35 sobre 90

.

y = 1,4555reticências 100y = 145,555reticências

.1000y = .1455,555reticências

Assim:

.1000y 100y = .1455,555reticências 145,555reticências

implica, 900y igual a, 1.310, implica, y igual a. 1.310 sobre 900, implica, y igual a 131 sobre 90

Portanto, 1,4555reticências

igual a, 131 sobre 90

. Logo:

0,388 + 1,4555reticências =

35, 90 avos, mais 131, 90 avos, igual a 166 sobre 90, igual a, fração de numerador 166 dividido por 2, e de denominador 90 dividido por 2, igual a, 83 sobre 45

15. d) x = 1,888reticências 10x = 18,888reticências

Assim:

10x x = 18,888reticências 1,888reticências 9x = 17

x igual a 17 sobre 9

Portanto, 1,888reticências

igual a 17 sobre 9

.

Assim:

dízima periódica 1,888... de período 8, vezes 2 sobre 17, igual a, 17 nonos, vezes 2 sobre 17, igual a, 2 nonos

17. Para cada item dêsse exercício há diversas respostas possíveis. Incentive os estudantes a compartilhar suas respostas e organize-as na lousa para que eles percebam as diferentes possibilidades.

18. a) Como Márcio retirou os números 6, 4 e 2, nessa ordem, o número formado é 6,42.

6,42 igual a 642 sobre 100, igual a, 321 sobre 50

18. b) Como sobraram as bolas com os números 1, 3, 5 e 7, o maior número a ser formado é 7,53. E o menor número é 1,35.

20. a) A decomposição é 225 = 32 · 52; 225 é um quadrado perfeito, pois 225 = (3 · 5)2.

Decomposição na vertical do número 225. À esquerda, 225. À direita, 5. À esquerda, 45. À direita, 5. À esquerda, 9. À direita, 3. À esquerda, 3. À direita, 3. À esquerda, 1.

20. b) A decomposição é 360 = 23 · 32 · 5; então, 360 não é um quadrado perfeito.

Decomposição na vertical do número 360. À esquerda, 360. À direita, 2. À esquerda, 180. À direita, 2. À esquerda, 90. À direita, 2. À esquerda, 45. À direita, 5. À esquerda, 9. À direita, 3. À esquerda, 3. À direita, 3.À esquerda, 1.

20. c) A decomposição é 441 = 32 · 72; 441 é um quadrado perfeito, pois 441 = (3 · 7)2.

Decomposição na vertical número 441. À esquerda, 441. À direita, 3. À esquerda, 147. À direita, 3. À esquerda, 49. À direita, 7. À esquerda, 7. À direita, 7. À esquerda, 1.

20. d) A decomposição é 480 = 25 · 3 · 5; então, 480 não é um quadrado perfeito.

Decomposição na vertical do número 480. À esquerda, 480. À direita, 2. À esquerda, 240. À direita, 2. À esquerda, 120. À direita, 2. À esquerda, 60. À direita, 2. À esquerda, 30. À direita, 2. À esquerda, 15. À direita, 3. À esquerda, 5. À direita, 5. À esquerda, 1.

20. e) A decomposição é 576 = 26 · 32; 576 é um quadrado perfeito, pois 576 = (23 · 3)2.

Decomposição na vertical número do 576. À esquerda, 576 À direita, 2. À esquerda, 288. À direita, 2. À esquerda, 144. À direita, 2. À esquerda, 72. À direita, 2. À esquerda, 36. À direita, 2. À esquerda, 18. À direita, 2. À esquerda, 9. À direita, 3. À esquerda, 3. À direita, 3.  À esquerda, 1.

20. f) A decomposição é 784 = 24 · 72; 784 é um quadrado perfeito, pois 784 = (22 · 7)2.

Decomposição na vertical do número 784. À esquerda, 784. À direita, 2. À esquerda, 392. À direita, 2. À esquerda, 196. À direita, 2. À esquerda, 98. À direita, 2. À esquerda, 49. À direita, 7. À esquerda, 7. À direita, 7. À esquerda, 1.

21. Como 144 = 24 · 32 = (22 · 3)2 = 122; então, em cada linha do novo quadrado há 12 quadradinhos.

Decomposição na vertical do número 144. À esquerda, 144. À direita, 2. À esquerda, 72. À direita, 2. À esquerda, 36. À direita, 2. À esquerda, 18. À direita, 2. À esquerda, 9. À direita, 3. À esquerda, 3. À direita, 3.  À esquerda, 1.

25. a)

raiz quadrada de 0,64, igual a, 0,8

, pois:

raiz quadrada de 0,64, igual a, raiz quadrada de 64 sobre 100, igual a, raiz quadrada da fração de numerador 8 elevado ao quadrado e, de denominador 10 elevado ao quadrado, igual a, 8 sobre 10, igual a, 0,8

0,82 = 0, 64

25. b)

raiz quadrada de 2 elevado a 10, fim do expoente, vezes, 3 elevado ao quadrado, fim da raiz

= 25 · 3, pois:

(25 · 3)2 = (25)2 · 32 = 210 · 32

26. a) 256 = 28 = (24 )2 = 162; então,

raiz quadrada de 256 igual a 16

.

Decomposição na vertical número do 256. À esquerda, 256 À direita, 2. À esquerda, 128. À direita, 2. À esquerda, 64. À direita, 2. À esquerda, 32. À direita, 2. À esquerda, 16. À direita, 2. À esquerda, 8. À direita, 2. À esquerda, 4. À direita, 2. À esquerda, 2. À direita, 2.  À esquerda, 1.

26. b) 196 = 22 ·72 = (2 · 7)2 = 142; então,

raiz quadrada de 196 igual a 14

.

Decomposição na vertical do número 196. À esquerda, 196. À direita, 2. À esquerda, 98. À direita, 2. À esquerda, 49. À direita, 7. À esquerda, 7. À direita, 7. À esquerda, 1.

26. c) 484 = 22 · 112 = (2 · 11)2 = 222; então,

raiz quadrada de 484 igual a 22

.

Decomposição na vertical número 484. À esquerda, 484. À direita, 2. À esquerda, 242. À direita, 2. À esquerda, 121. À direita, 11. À esquerda, 11. À direita, 11. À esquerda, 1.

26. d) 729 = 36 = (33 )2 = 272; então,

raiz quadrada de 729 igual a 27

.

Decomposição na vertical do número 729. À esquerda, 729. À direita, 3. À esquerda, 243. À direita, 3. À esquerda, 81. À direita, 3. À esquerda, 27. À direita, 3. À esquerda, 9. À direita, 3. À esquerda, 3. À direita, 3. À esquerda, 1.

26. e) .1600 = 26 · 52 = (23)2 · 52 = (23 · 5)2 = 402; então,

raiz quadrada de 1.600 igual a 40

= 40.

Decomposição na vertical do número 1.600. À esquerda, 1.600. À direita, 2. À esquerda, 800. À direita, 2. À esquerda, 400. À direita, 2. À esquerda, 200. À direita, 2. À esquerda, 100. À direita, 2. À esquerda, 50. À direita, 2. À esquerda, 25. À direita, 5. À esquerda, 5. À direita, 5. À esquerda, 1.

26. f) .1024 = 210 = (25)2 = 322; então,

raiz quadrada de 1.024 igual a 32

.

Decomposição na vertical número do 1.024. À esquerda, 1.024 À direita, 2. À esquerda, 512. À direita, 2. À esquerda, 256 À direita, 2. À esquerda, 128. À direita, 2. À esquerda, 64. À direita, 2. À esquerda, 32. À direita, 2. À esquerda, 16. À direita, 2. À esquerda, 8. À direita, 2. À esquerda, 4. À direita, 2. À esquerda, 2. À direita, 2.  À esquerda, 1.

28. Seja h a medida da altura dêsse sólido. Então, a medida da área lateral total é dada por: 4 · (a · h) = 4ah = 162.

A medida da área de todas as faces é dada por:

2 · (a · a) + 4ah = 2a2 + 4ah = 202,5

Assim, para determinar a medida a, vamos construir um sistema de equações.

Sistema de duas equações. Primeira equação: h igual a 162 sobre 4a, segunda equação 2 vezes a elevado ao quadrado, fim do expoente, mais, 4ah, igual a 202,5.

Substituindo h por

162 sobre 4a

na segunda equação, temos:

2 vezes a elevado ao quadrado, fim do expoente, mais 4a vezes 162 sobre 4a, igual a, 202,5, implica, 2 vezes a elevado ao quadrado, fim do expoente, mais 162, igual a 202,5, implica
Implica, 2 vezes a elevado ao quadrado, fim do expoente, igual a 202,5 menos 162, implica, 2 vezes a elevado ao quadrado, igual a, 40,5
implica, a elevado ao quadrado, igual a, 40,5 sobre 2, igual a, fração de numerador 40,5 vezes 2, e de denominador 2 vezes 2, igual a 81 sobre 4

Como 81 = 92 e 4 = 22, então:

a elevado ao quadrado, igual a, 81 sobre 4, igual a, fração de numerador 9 elevado ao quadrado, e de denominador 2 elevado ao quadrado, implica, a igual a, 9 sobre 2, igual a, 4,5

Portanto, a medida do lado da base é 4,5 cm.

Outra maneira de resolver é considerar que a diferença entre a medida da área total e a medida da área lateral é a medida da área das bases (superior e inferior), ou seja, 2 · (a2 ) = 202,5 162. Portanto:

2 vezes a elevado ao quadrado, igual a, 40,5, implica, a elevado ao quadrado, igual a, 40,5 sobre 2, implica, a elevado ao quadrado, igual a, 81 sobre 4, implica, a igual a, 9 sobre 2, igual a, 4,5.

29. a) Como 25 = 52 e 576 = 26 · 32 = (23 · 3)2 = 242; então:

raiz quadrada de 25 sobre 576, igual a, raiz quadrada da fração de numerador 5 elevado ao quadrado, e de denominador 24 elevado ao quadrado, igual a, 5 sobre 24
Decomposição na vertical do número 25. À esquerda 25. À direita, 5, À esquerda 5. À direita 5. À esquerda 1. Decomposição na vertical número do 576. À esquerda, 576 À direita, 2. À esquerda, 288. À direita, 2. À esquerda, 144. À direita, 2. À esquerda, 72. À direita, 2. À esquerda, 36. À direita, 2. À esquerda, 18. À direita, 2. À esquerda, 9. À direita, 3. À esquerda, 3. À direita, 3.  À esquerda, 1.

29. b) Como 0,01 =

0,01 igual a 1 sobre 100

e 100 = 22 · 52 = (2 · 5)2 = 102; então:

raiz quadrada de 0,01, igual a, raiz quadrada de 1 sobre 100, igual a, raiz quadrada da fração de numerador 1 elevado ao quadrado, e de denominador 10 elevado ao quadrado, igual a, 1 sobre 10, igual a, 0,1.
Decomposição na vertical número do 100. À esquerda, 100. À direita, 2. À esquerda, 50. À direita, 2. À esquerda, 25. À direita, 5. À esquerda, 5. À direita, 5.  À esquerda, 1.

29. c) Como 64 = 26 = (23 )2 = 82 e .1225 = 52 · 72 = (5 · 7)2 = 352;

então:

Raiz quadrada de 64 sobre 1225 é igual a raiz quadrada de oito ao quadrado sobre 35 ao quadrado é igual a 8 sobre 35
Decomposição na vertical número do 64. À esquerda, 64. À direita, 2. À esquerda, 32. À direita, 2. À esquerda, 16. À direita, 2. À esquerda, 8. À direita, 2. À esquerda, 4. À direita, 2. À esquerda, 2. À direita, 2.  À esquerda, 1.  Decomposição na vertical número do 64. À esquerda, 64. À direita, 2. À esquerda, 32. À direita, 2. À esquerda, 16. À direita, 2. À esquerda, 8. À direita, 2. À esquerda, 4. À direita, 2. À esquerda, 2. À direita, 2.  À esquerda, 1.

29. d) Como

19,36 igual a 1.936 sobre 100

e .1936 = 24 · 112 = (22)2 · 112 = = (4 · 11)2 = 442; então:

raiz quadrada de 19,36, igual a, raiz quadrada de 1.936 sobre 100, igual a, raiz quadrada da fração de numerador 44 elevado ao quadrado, e de denominador 10 elevado ao quadrado, igual a, 44 sobre 10, igual a, 4,4
Decomposição na vertical do número 1.936. À esquerda, 1.936. À direita, 2. À esquerda, 968. À direita, 2. À esquerda, 484. À direita, 2. À esquerda, 121. À direita, 11.  À esquerda, 11. À direita, 11. À esquerda, 1.

30. A área total dos retângulos de papel vermelho mede .1200 centímetros quadrados, pois 2 · (20 · 30) = .1200. Então, a área total da pipa mede .6400 centímetros quadrados, pois:

.2500 + 3 · 900 + .1200 = .2500 + .2700 + .1200 = .6400 Como .6400 = 28 · 52 = (24)2 · 52 = (24 · 5)2, então o lado da pipa mede 80 cm.

raiz quadrada de 6.400, igual a, raiz quadrada de abre parênteses, 2 elevado a 4, fim do expoente, vezes 5, fecha parênteses, elevado ao quadrado, fim do expoente, fim da raiz, igual a, 2 elevado a 4, fim do expoente, vezes 5, igual a, 80

31. a) A medida da área de cada lajota é .1200 centímetros quadrados (40 · 30 = .1200). Como são 10.oitocentas lajotas, a área total que elas ocupam, que corresponde à área do salão, tem medida .1296 métros quadrados.

.10800 · .1200 = ..12960000

..12960000 centímetros quadrados = (..12960000 : .10000) métros quadrados =.1296 métros quadrados

31. b) Como é um salão quadrado de área medindo .1296 métros quadrados, seu lado mede 36 m.

raiz quadrada de 1.296, igual a, raiz quadrada de 2 elevado a 4, fim do expoente, vezes 3 elevado a 4, fim do expoente, fim da raiz, igual a, 2 elevado ao quadrado, fim do expoente, vezes 3 elevado ao quadrado, igual a, 4 vezes 9, igual a, 36.

33. O número 640 está compreendido entre os números quadrados perfeitos 625 e 676.

625 < 640 < 676

Assim, para obter o número quadrado perfeito 625, devemos subtrair 15 de 640 (640 15 = 625).

dêsse modo,

Raiz quadrada de 640

deve estar compreendida entre

Raiz quadrada de 625 e raiz quadrada de 676.

.

raiz quadrada de 625, menor que, raiz quadrada de 640, menor que, raiz quadrada de 676.

Como

raiz quadrada de 625 igual a 25

e

raiz quadrada de 676 igual a 26

, temos:

25 menor que raiz quadrada de 640, menor que 26

Portanto, 25 é a raiz quadrada aproximada por falta, a menos de uma unidade, do número 640.

34. Alguns anos quadrados perfeitos foram 1600 (402 = .1600) e 1849 (432 =.1849). O século vinte compreende os anos entre 1901 e 2000, sendo o único quadrado perfeito nesse intervalo o número 1936 (442 = .1936). O século vinte e um compreende os anos entre 2001 e 2100, assim, o único número quadrado perfeito nesse intervalo é .2025(452 = .2025). O próximo número quadrado perfeito é .2116 (462 = .2116). O ano 2116 estará no século vinte e dois.

36. O número 3 está compreendido entre os números quadrados perfeitos 1 e 4 (1 < 3 < 4).

dêsse modo,

raiz quadrada de 3

deve estar compreendida entre

raiz quadrada de 1

e

raiz quadrada de 4

.

raiz quadrada de 1, menor que, raiz quadrada de 3 menor que, raiz quadrada de 4.

Como

raiz quadrada de 1 igual a 1

e

raiz quadrada de 4 igual a 2

, temos:

1 menor que raiz quadrada de 3, menor que 2

Como 1,72 = 2,89 e 1,82 = 3,24; então:

2,89 < 3 < 3,24

raiz quadrada de 2,89 menor que raiz quadrada de 3, menor que raiz quadrada de 3,24, implica, 1,7 menor que, raiz quadrada de 3, menor que, 1,8

Portanto, 1,7 pode ser considerado uma raiz quadrada aproximada do número 3.

37. Como 3,872 = 14,9769 e 3,882 = 15,0544; então:

14,9769 < 15 < 15,0544

raiz quadrada de 14,9769, menor que, raiz quadrada de 15, menor que, raiz quadrada de 15,0544,

implica, raiz quadrada de 3,87 elevado ao quadrado, menor que, raiz quadrada de 15, menor que, raiz quadrada de 3,88 elevado ao quadrado, implica, 3,87, menor que, raiz quadrada de 15, menor que, 3,88

Portanto, 3,87 se aproxima mais de

Raiz quadrada de 15

.

38. Como 162 = 256 e 172 = 289, então:

256, menor que, 265, menor que, 289, então, 16, menor que, raiz quadrada de 265, menor que 17

Para uma aproximação mais precisa, um número com uma casa decimal, vamos começar testando 16,2.

(16,2)2 = 262,44 < 265

Então, vamos testar o próximo número, 16,3.

(16,3)2 = 265,69 > 265. Assim, a raiz quadrada aproximada, com uma casa decimal, do número 265 é 16,2 (

Raiz quadrada de 265, aproximadamente igual, 16 vírgula 2

).

39. a)

Raiz quadrada de 572, aproximadamente igual a 23 vírgula 9

Como 232 = 529 e 242 = 576, então:

529 menor que 572 menor que 576, implica, 23 menor que, raiz quadrada de 572, menor que 24

Para uma aproximação mais precisa, um número com uma casa decimal, vamos começar testando 23,9.

(23,9)2 = 571,21 < 572

Então: 571,21 < 572 < 576 23,9 <

Raiz quadrada de 572

< 24

39. b)

raiz quadrada de 28,19 aproximadamente igual a 5,3

5,3

Como 52 = 25 e 62 = 36, então:

25 menor que 28 vírgula 19 menor que 36, implica 5 menor que, raiz quadrada de 28 vírgula 19, menor que 6

Para uma aproximação que seja um número com uma casa decimal, vamos começar testando 5,3.

(5,3)2 = 28, 09 < 28,19

Então, vamos testar o próximo número, 5,4.

(5,4)² = 29,16 > 28,19

Assim, a raiz quadrada aproximada, com uma casa decimal, do número 28,19 é 5,3 (

Raiz quadrada de 28 vírgula 19

5,3).

39. c)

raiz quadrada de 42,55 aproximadamente igual a 6,5

Como 62 = 36 e 72 = 49, então: 36 < 42,55 < 49

6 menor que raiz quadrada de 42 vírgula 55, menor que 7

Para uma aproximação que seja um número com uma casa decimal, vamos começar testando 6,5.

(6,5)2 = 42,25 < 42,55

Então, vamos testar o próximo número, 6,6.

(6,6)2 = 43,56 > 42,55

Assim, a raiz quadrada aproximada, com uma casa decimal, do número 42,55 é 6,5 (

abre parênteses, raiz quadrada de 42,55, aproximadamente igual a, 6,5, fecha parênteses.

).

39. d)

raiz quadrada de 12,6, aproximadamente igual a 3,5

Como 32 = 9 e 42 = 16, então:

9 menor que 12 vírgula 6, menor que 16, implica 3 menor que raiz quadrada de 12,6, menor que 4

Para uma aproximação que seja um número com uma casa decimal, vamos começar testando 3,5.

(3,5)2 = 12,25 < 12,6

Então, vamos testar o próximo número, 3,6.

(3,6)² = 12,96 > 12,6

Assim, a raiz quadrada aproximada, com uma casa decimal, do número 12,6 é 3,5 (

Raiz quadrada de 12 vírgula 6, aproximadamente igual a 3 vírgula 5

).

40. a)

raiz quadrada de 88, aproximadamente igual a 9,38

40. b)

raiz quadrada de 8.800, aproximadamente igual a 93,81

40. c)

raiz quadrada de 6.000.000, aproximadamente igual a, 2.449,99

40. d)

raiz quadrada de 6, aproximadamente igual a, 2,45

40. e)

raiz quadrada de 1.000, aproximadamente igual a, 31,62

40. f)

raiz quadrada de 100.000, aproximadamente igual a, 316,23

41. a) Como 202 = 400 e 212 = 441, então 400 < 410 < 441. Logo,

20, menor que, raiz quadrada de 410, menor que, 21

.

Como queremos encontrar a raiz quadrada aproximada com duas casas decimais, vamos continuar testando 20,2.

(20,2)2 = 408,04 < 410

Então, vamos testar o próximo número, 20,3.

(20,3)2 = 412,09 > 410

Com duas casas decimais, agora vamos testar 20,25.

(20,25)2 = 410,0625 > 410

Então, vamos testar o número 20,24.

(20,24)2 = 409,6576 < 410

Assim, a raiz quadrada aproximada do número 410, com duas casas decimais, é 20,24.

41. b) Como 412 = .1681 e 422 = .1764, então:

.1681 < .1715 < .1764

Logo,

41 menor que, raiz quadrada de 1.715, menor que 42

.

Como queremos encontrar a raiz quadrada aproximada com duas casas decimais, vamos continuar testando 41,4.

(41,4)2 = .1713,96 < .1715

Então, vamos testar o próximo número, 41,5.

(41,5)2 = .1722,25 > .1715

Com duas casas decimais, agora vamos testar 41,41.

(41,41)2 = .1714,7881 < .1715

Então, vamos testar o número 41,42.

(41,42)2 = .1715,6164 > .1715

Assim, a raiz quadrada aproximada do número .1715, com duas casas decimais, é 41,41.

41. c) Como 442 = .1936 e 452 = .2025, então:

.1936 < .1999 < .2025

Logo,

44 menor que, raiz quadrada de 1.999, menor que, 45.

.

Como queremos encontrar a raiz quadrada aproximada com duas casas decimais, vamos continuar testando 44,7.

(44,7)2 = .1998,09 < .1999

Então, vamos testar o próximo número, 44,8.

(44,8)2 = .2007,04 > .1999

Com duas casas decimais, agora vamos testar 44,71.

(44,71)2 = .1998,9841 < .1999

Então, vamos testar o número 44,72.

(44,72)2 = .1999,8784 > .1999

Assim, a raiz quadrada aproximada do número .1999, com duas casas decimais, é 44,71.

41. d) Como 592 = .3481 e 602 = .3600, então:

.3481 < .3500 < .3600

Logo,

59 menor que, raiz quadrada de 3.500, menor que, 60

.

Como queremos encontrar a raiz quadrada aproximada com duas casas decimais, vamos continuar testando 59,1.

(59,1)2 = .3492,81 < .3500

Então, vamos testar o próximo número, 59,2.

(59,2)2 = .3504,64 > .3500

Com duas casas decimais, agora vamos testar 59,16.

(59,16)2 = .3499,9056 < .3500

Então, vamos testar o número 59,17.

(59,17)2 = .3501,0889 > .3500

Assim, a raiz quadrada aproximada do número .3500, com duas casas decimais, é 59,16.

42. a)

raiz quadrada de 410, aproximadamente igual, a 20,24845673

42. b)

raiz quadrada de 1.715, aproximadamente igual a, 41,41255848

42. c)

raiz quadrada de 1.999, aproximadamente igual a, 44,71017781

42. d)

raiz quadrada de 3.500, aproximadamente igual a, 59,16079783

43. Como o triângulo da figura tem catetos medindo 1, sua hipotenusa mede

a igual a raiz quadrada de 2

, pois:

a elevado ao quadrado, igual a,1 elevado ao quadrado, mais, 1 elevado ao quadrado, implica, a elevado ao quadrado, igual a, 2, implica, a igual a raiz quadrada de 2.

Como m está à esquerda da origem, então:

m igual a menos a, igual a, menos, raiz quadrada de 2.

45. a) As medidas dos catetos são 1 e 4; então, pelo teorema de Pitágoras:

x2 = 12 + 42 x2 = 1 + 16 = 17

x igual a raiz quadrada de 17

45. b) Como não existe nenhum número racional x tal que x2 = 17, então

raiz quadrada de 17

é um número irracional.

45. c) Como

raiz quadrada de 17

é um número irracional, ele tem infinitas casas decimais em sua representação decimal; porém, usando uma calculadora, aparecerá no visor um número limitado de casas decimais, conforme o espaço disponível. Representando esse número na fórma decimal aproximada, com duas casas decimais, temos 4,12 (

abre parênteses, raiz quadrada de 17, aproximadamente igual a, 4,12, fecha parênteses.

).

46. O triângulo ó á bê é retângulo com catetos medindo 3 e 1; portanto, sua hipotenusa 

segmento A O

 mede h.

h2 = 32 + 12 h2 = 9 + 1 = 10

h é igual a raiz quadrada de 10

47. a) O lado de medida x corresponde à hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 2 métros e 3 métros. Assim, pelo teorema de Pitágoras:

x2 = 22 + 32 x2 = 4 + 9 = 13

x é igual a raiz quadrada de 13

Portanto, a medida do comprimento da rampa do escorregador é

raiz quadrada de 13

métros.

47. b) Utilizando uma calculadora ou um método de aproximação, é possível obter

Raiz quadrada de 13

3,61, ou

raiz quadrada de 13

3,6. Portanto:

3,61 métros = (3,61 · 100) centímetros = 361 centímetros

Ou 3,6 m = 360 centímetros.

Assim, a medida do comprimento do escorregador pode ser aproximada para 361 centímetros ou para 360 centímetros.

Pense mais um poucoreticências

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a)

a igual a fração de numerador 3 mais 7 e denominador 2, igual a, 10 sobre 2, igual a 5.
b igual a fração de numerador 3 mais 5, e de denominador 2, igual a, 8 sobre 2, igual a, 4
c igual a fração de numerador 3 mais 4, e de denominador 2, igual a, 7 sobre 2, igual a, 3,5
d igual a fração de numerador 3 mais 3,5, e de denominador 2, igual a, 6,5 sobre 2, igual a, 3,25

b)

Ilustração. Reta numérica com início no número 3 e fim no número 7. Estão destacados os pontos: 3, d = 3,25, c = 3,5, b = 4 e a = 5.

c) Sim, pois, 3 < 4 < 5 < 7; 3,5 está entre 3 e 4; 3,25 está entre 3 e 3,5.

d) Sim, observe os primeiros casos:

e igual a fração de numerador 3 mais 3,25 e, de denominador 2, igual a, 6,25 sobre 2, igual a, 3,125
f igual a fração de numerador 3 mais 3,125 e, de denominador 2, igual a, 6,125 sobre 2, igual a, 3,0625
g igual a fração de numerador 3 mais 3,0625 e, de denominador 2, igual a, 6,0625 sobre 2, igual a, 3,03125
h igual a fração de numerador 3 mais 3,03125 e, de denominador 2, igual a, 6,03125 sobre 2, igual a, 3,015625

Espera-se que os estudantes percebam que é possível continuar essa sequência de divisão infinitamente.

e) Espera-se que os estudantes respondam que existem infinitos números racionais entre 3 e 7, assim como existem também infinitos números racionais entre dois números racionais distintos quaisquer.

Página 17

a)

1 mais 1 sobre 2, igual a, fração de numerador 2 mais 1, e de denominador 2, igual a, 3 sobre 2

b)

1 mais, fração de numerador 1, e de denominador 1 mais 1 sobre 2, igual a, 1 mais, fração de numerador 1, e de denominador 3 sobre 2, igual a, 1 mais 2 terços, igual a, fração de numerador 3 mais 2, e de denominador 3, igual a, 5 terços.

c)

1 mais, fração de numerador 1 e de denominador 1 mais, fração de numerador 1 e de denominador 1 mais 1 sobre 2, igual a, 1 mais fração de numerador 1, e de denominador 5 sobre 3, igual a, 1 mais 3 quintos, igual a, fração de numerador 5 mais 3, e de denominador 5, igual a, 8 quintos

Seguindo o padrão, a quarta expressão é:

1 mais, fração de numerador 1, e de denominador 1 mais, fração de numerador 1, e de denominador 1 mais, fração de numerador 1, e de denominador 1 mais 1 sobre 2, igual a, 1 mais, fração de numerador 1, e de denominador 8 sobre 5, igual a, 1 mais 5 oitavos, igual a, fração de numerador 8 mais 5, e de denominador 8, igual a, 13 oitavos.

Para saber mais

Página 18

1. 1 + 1 = 2; 1 + 2 = 3; 2 + 3 = 5; 3 + 5 = 8; 5 + 8 = 13

Ao efetuar essas adições, espera-se que os estudantes percebam que a soma de dois números consecutivos é igual ao próximo número da sequência.

2. 8 + 13 = 21; 13 + 21 = 34; 21 + 34 = 55; 34 + 55 = 89

Os próximos números da sequência são 21, 34, 55 e 89.

3.

1 sobre 1, aproximadamente igual a 1,000; 2 sobre 1, aproximadamente igual a 2,000; 3 sobre 2, aproximadamente igual a, 1,500; 5 sobre 3, aproximadamente igual a, 1,667; 8 sobre 5, aproximadamente igual a, 1,600; 13 sobre 8, aproximadamente igual a, 1,625; 21 sobre 13, aproximadamente igual a, 1,615; 34 sobre 21, aproximadamente igual a, 1,619; 55 sobre 34, aproximadamente igual a, 1,618; 89 sobre 55, aproximadamente igual a, dizima periódica 1,618 de período 18.

;

5 sobre 3, aproximadamente igual a, 1,667; 8 sobre 5, aproximadamente igual a, 1,600; 13 sobre 8, aproximadamente igual a, 1,625
21 sobre 13, aproximadamente igual a, 1,615; 34 sobre 21, aproximadamente igual a, 1,619; 55 sobre 34, aproximadamente igual a, 1,618
89 sobre 55, aproximadamente igual a, dizima periódica 1,618 de período 18

Espera-se que os estudantes percebam que essas razões se aproximam do número áureo.

Páginas 34 e 35

1. Com a construção da espiral é possível perceber que, de fato,

raiz quadrada de 9 igual a 3.

.

Ilustração. Esquema. Triângulos retângulos  coloridos dispostos em espiral. O primeiro triângulo retângulo tem os catetos medindo 1 e a hipotenusa, medindo raiz quadrada de 2. Sobre essa hipotenusa é construído outro triângulo retângulo de altura 1, cuja hipotenusa mede raiz quadrada de 3. Sobre essa hipotenusa é construído outro triângulo retângulo de altura 1, cuja hipotenusa mede raiz quadrada de 4. Sobre essa hipotenusa é construído outro triângulo retângulo de altura 1, cuja hipotenusa mede raiz quadrada de 5. Sobre essa hipotenusa é construído outro triângulo retângulo de altura 1, cuja hipotenusa mede raiz quadrada de 6. Sobre essa hipotenusa é construído outro triângulo retângulo de altura 1, cuja hipotenusa mede raiz quadrada de 7. Sobre essa hipotenusa é construído outro triângulo retângulo de altura 1, cuja hipotenusa mede raiz quadrada de 8. Sobre essa hipotenusa é construído outro triângulo retângulo de altura 1, cuja hipotenusa mede raiz quadrada de 9. Essa última hipotenusa está dividida em três partes iguais de medida 1 cada uma delas.

2. Espera-se que os estudantes transportem as medidas encontradas na atividade 1 para localizar na reta numérica os números pedidos.

Ilustração. Malha quadriculada com reta numérica que inicia em zero e tem os pontos 1 e 2 marcados. A partir do zero, arco traçado com centro no ponto zero e raio igual  a raiz quadrada de 2, a intersecção do arco com a reta numérica é o ponto que representa raiz quadrada de 2;  A partir do zero, arco traçado com centro no ponto zero e raio igual  a raiz quadrada de 3, a intersecção do arco com a reta numérica é o ponto que representa raiz quadrada de 3; A partir do zero, arco traçado com centro no ponto zero e raio igual  a raiz quadrada de 5, a intersecção do arco com a reta numérica é o ponto que representa raiz quadrada de 5; A partir do zero, arco traçado com centro no ponto zero e raio igual  a raiz quadrada de 6, a intersecção do arco com a reta numérica é o ponto que representa raiz quadrada de 6; A partir do zero, arco traçado com centro no ponto zero e raio igual  a raiz quadrada de 7, a intersecção do arco com a reta numérica é o ponto que representa raiz quadrada de 7.

Exercícios complementares

1. a) Falsa, 1 não é natural.

1. b) Falsa,

um meio

não é um número inteiro.

1. c) Verdadeira.

1. d) Verdadeira.

2.

x igual a dízima periódica 1,4 de período 4, implica, 10x igual a, dízima periódica 14, 4 de período 4

Assim:

10x menos x, igual a, dízima periódica 14,4 de período 4, menos dízima periódica 1,4 de período 4, implica

Implica, 9x igual a 13, implica, x igual a 13 sobre 9

y igual a dízima periódica 0,7 de período 7, implica, 10y igual a, dízima periódica, 7,7 de período 7

Assim:

10 y menos y, igual a, dízima periódica 7,7 de período 7, menos, dízima periódica 0,7 de período 7, implica, 9y igual a 7, implica y igual 7 nonos

Então:

A igual a 2 terços, menos, dízima periódica, 1,4 de período 4, igual a, 2 terços, menos, 13 nonos, igual a, 6 nonos, menos 13 nonos, igual a, menos 7 nonos.

Portanto:

A dividido por B, igual a, menos 7 nonos, dividido por, abre parênteses, menos dízima periódica 0,7 de período 7, fecha parênteses, igual a, menos 7 nonos, dividido por menos 7 nonos, igual a, 7 nonos, vezes 9 sétimos, igual a 1

Então, A : B = 1.

3. a) 2,555reticências + 0, 222reticências = 2 + (0,555reticências + 0,222reticências) = = 2 + 0,777reticências = 2,777reticências

dízima periódica 2,7 de período 7

3. b) Primeiro vamos determinar as frações equivalentes às dízimas periódicas 2,555reticências e 0,222reticências .

x = 2,555reticências 10x = 25,555reticências

Assim:

10x x = 25,555reticências 2,555reticências 9x = 23 x =

fração 23 sobre 9

y = 0,222reticências 10y = 2,222reticências

Assim:

10y y = 2,222reticências 0,222reticências

9y igual a 2, implica, y igual a 2 sobre 9.

Portanto:

(2,555reticências) · (0,222reticências) =

23 nonos, vezes, 2 nonos, igual a, fração de numerador 23 vezes 2, e de denominador 9 vezes 9, igual a 46 sobre 81

4. Como (2,2)2 = 2,2 · 2,2 = 4,84; então:

raiz quadrada de 4,84 igual a 2,2

5. Como x = 28 · 52 = (24 )2 · 52 = (24 · 5)2; então:

raiz quadrada de x, igual a, raiz quadrada de abre parênteses, 2 elevado a 4, fim do expoentes, vezes 5, fecha parênteses, elevado ao quadrado, igual a, 2 elevado a 4, fim do expoente, vezes 5, igual a 16 vezes 5, igual a, 80.

= 24 · 5 = 16 · 5 = 80

6. 25 · 34 · 53 · 7 = 25 · 2 · 17 · 53 · 7 = 26 · 17 · 52 · 5 · 7 = = (23)2 · 52 · 5 · 7 · 17 =

abre parênteses, 2 elevado ao cubo, vezes 5 elevado ao quadrado, vezes 7, vezes 17, fecha parênteses, elevado ao quadrado, é quadrado perfeito

Então, multiplicar por 595, ou seja, 5 · 7 · 17, é o menor número possível que, multiplicado por 25 · 34 · 53 · 7, resulta em um número natural que é quadrado perfeito.

(23 · 5)2 · (5 · 7 · 17) · (5 · 7 · 17) = (23 · 5)2 · (5 · 7 · 17)2 = = (23 · 5 · 5 · 7 · 17)2 =

abre parênteses, 2 elevado ao cubo, vezes 5, vezes 5, vezes 7, vezes 17, fecha parênteses, elevado ao quadrado, é quadrado perfeito

7. A · B = (33 · 5 · 7) · (3 · 5 · 7) = 34 · 52 · 72

Raiz quadrada de A vezes B, igual a, raiz quadrada de 3 elevado a 4, fim do expoente, vezes 5 elevado ao quadrado, fim do expoente, vezes 7 elevado ao quadrado

= 32 · 5 · 7 = 9 · 5 · 7 = 315

8. Como a medida da área é 231,04 métros quadrados e o terreno tem formato de um quadrado, seu lado mede 15,2 métros.

A = 2 = 231,04

L igual a raiz quadrada de 231,04, igual a 15,2

4 · = 4 · 15,2 = 60,8

Então, a medida do perímetro é 60,8 m.

9. x = 5,888reticências 10x = 58,888reticências

Assim:

10x x = 58,888reticências 5,888reticências 9x = 53

x igual a 53 sobre 9.

Portanto:

raiz quadrada da dízima periódica 5,888 de período 8, aproximadamente igual a, raiz quadrada da fração de numerador 7,2801 elevado ao quadrado, e de denominador 3 elevado ao quadrado, aproximadamente igual a, 7,2801 sobre 3, aproximadamente igual a, 2,4267

Considerando as opções do enunciado, temos:

raiz quadrada da dízima periódica 5,888 de período 8, aproximadamente igual a, dízima periódica 2,4333 de período 3.

reticências

Alternativa b.

10. a) Pelo teorema de Pitágoras, sendo h a medida da hipotenusa:

h2 = 122 + 52 h2 = 144 + 25 = 169 h =

Raiz quadrada de 169

= 13 A hipotenusa mede 13 centímetros.

10. b) A medida é um número natural; portanto, também é racional.

11. a) Pelo teorema de Pitágoras, se h é a medida da hipotenusa do triângulo, temos:

h2 = 62 + 22 h2 = 36 + 4 = 40 h =

Raiz quadrada de 40

A hipotenusa mede

raiz quadrada de 40

centímetros.

11. b) É irracional, pois não existe nenhum número racional x, tal que x2 = 40.

11. c) Como 62 = 36 e 72 = 49 , então:

36 < 40 < 49 6 <

Raiz quadrada de 40

< 7

Para uma aproximação com uma casa decimal, considerando que 6,32 = 39,69 e 6,42 = 40,96, então:

39,69 < 40 < 40,96

 

6,3 menor que raiz quadrada de 40 menor que 6,4

  Portanto, 

Raiz quadrada de 40

 ≃ 6,3.

A medida da hipotenusa é aproximadamente 6,3 centímetros.

12. O valor de a é o mesmo da medida da hipotenusa do triângulo, com catetos de medidas 5 e 1. Portanto:

a2 = 52 + 12 ⇒ a2 = 25 + 1 = 26 ⇒ a = 

Raiz quadrada de 26

13. Como 29 = 25 + 4 ⇒ 

abre parêntese, raiz quadrada de 29, fecha parêntese, elevado ao quadrado

 = 52 + 22, então 

Raiz quadrada de 29

 é a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 5 e 2.

Como 5 = 1 + 4 ⇒ 

Abre parêntese, raiz quadrada de 5, fecha parêntese, elevado ao quadrado

= 12 + 22, então 

Raiz quadrada de 5

 é a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 1 e 2.

Transpondo as medidas das hipotenusas para a reta numérica, temos:

Ilustração. Malha quadriculada com um triangulo retângulo de catetos de medida 2 e 5, e hipotenusa de medida raiz quadrada de 29; ao lado outro triângulo retângulo de catetos de medidas 1 e 2, e hipotenusa de medida raiz quadrada de 5. Abaixo dos triângulos reta numérica com três pontos, que representam: menos raiz quadrada de 5, zero e raiz quadrada de 29. Arcos que passam pelo ponto menos raiz quadrada de 5 e pelo ponto raiz quadrada de 29.

14. A altura do poste é um cateto de um triângulo retângulo com o outro cateto medindo 3 métros e a hipotenusa medindo 6 métros. Portanto, se c é a medida do cateto desconhecido, temos:

c2 + 32 = 62 c2 + 9 = 36 c2 = 36 9 = 27

c igual a raiz quadrada de 27

Como 52 = 25 e 62 = 36, então: 25 < 27 < 36

5 menor que raiz quadrada de 27 menor que 6

< 6

Como (5,1)2 = 26,01 e (5,2)2 = 27,04, temos:

26,01 < 27 < 27,04 5,1 <

Raiz quadrada de 27

< 5,2

Utilizando uma calculadora, verificamos que:

raiz quadrada de 27, aproximadamente igual, 5,19615, aproximadamente igual, 5,2

Verificando

1. a) 350 : 8 = 43,75; 43,75 não é um número natural, pois tem parte decimal. Então, 350 : 8 + 34 também não tem como resultado um número natural

(350 : 8 + 34 = 77,75).

1. b) 352 : 8 menos 90 : 2 = 44 45 = 1

1 não é um número natural.

1. c) 456 : 5 + 88 : 10 = 91,2 + 8,8 = 100

100 é um número natural; portanto, esta é a alternativa correta.

1. d) 456 : 6 menos 88 = 57 88 = 31

31 não é um número natural.

2.

x igual a dízima periódica 15,623 de período 623, implica, 1.000 x igual a, dízima periódica 15.623,623 de período 623. Assim: 1.000 x menos x, igual a, dízima periódica 15.623,623 de período 623 menos dízima periódica 15,623 de período 623, implica, 999x igual a, 15.608, implica, x igual a 15.608 sobre 999.

  Assim:

1.000 x menos x, igual a, dízima periódica 15.623,623 de período 623 menos dízima periódica 15,623 de período 623,
999x igual a, 15.608, implica, x igual a 15.608 sobre 999

Alternativa b.

3. a) Incorreta. menos3, por exemplo, é um número inteiro, mas não é natural.

3. b) Correta. Se um número é racional, ele não pode ser irracional, e vice-versa.

3. c) Incorreta. Todo número inteiro é racional

abre parêntese, x igual a x sobre 1, fecha parênteses.

.

3. d) Incorreta.

raiz quadrada de 2

, por exemplo, é um número real, mas não é racional.

4. a) .1764 = 22 · 32 · 72 = (2 · 3 · 7)2 (quadrado perfeito).

4. b) .1225 = 52 · 72 = (5 · 7)2 (quadrado perfeito).

4. c) 882 = 2 · 32 · 72 = (3 · 7)2 · 2 (não é quadrado perfeito).

4. d) .1296 = 24 · 34 = (22 · 32)2 (quadrado perfeito).

5. Vamos determinar um valor com uma casa decimal para

raiz quadrada de 42

.

Como 36 = 62 e 49 = 72, então:

36 < 42 < 49 6 <

Raiz quadrada de 42

< 7

Como 40,96 = 6,42 e 42,25 = 6,52, então:

40,96 < 42 < 42,25 6,4 <

Raiz quadrada de 42

< 6,5

Alternativa a.

6. Como 342 = .1156 e 352 = .1225, então:

.1156 < .1185 < .1225

raiz quadrada de 1.156, menor que, raiz quadrada de 1.185, menor que, raiz quadrada de 1.225, implica, 34 menor que, raiz quadrada de 1.185, menor que, 35

Alternativa b.

7. Como a área mede 18,49 métros quadrados, o lado do quadrado mede 4,3 métros, pois

raiz quadrada de 18,49

. Assim, o perímetro mede 17,2 métros, pois 4,3 · 4 = 17,2.

Alternativa b.

8. A diagonal do retângulo é equivalente à hipotenusa de um triângulo cujos catetos são a base e a altura do retângulo. Assim, pelo teorema de Pitágoras, sendo H a medida da diagonal, temos:

H2 = 42 + 62 H2 = 16 + 36 = 52

H igual a raiz quadrada de 52

Portanto, a diagonal dêsse retângulo mede

raiz quadrada de 52, fim da raiz, centímetros

centímetros. O número

raiz quadrada de 52, fim da raiz, centímetros

é irracional.

Alternativa d.

9. No triângulo retângulo:

Abre parêntese,raiz quadrada de 23, fecha parêntese, elevado ao quadrado

= x2 + 12 23 = x2 + 1 x2 = 23 menos 1 = 22 x =

Raiz quadrada de 22

Alternativa c.

10. Pelo teorema de Pitágoras, a medida h da hipotenusa é tal que:

h2 = 82 + 62 h2 = 64 + 36 = 100

h igual a raiz quadrada de 100, igual a 10

Portanto, a hipotenusa mede 10 centímetros.

Alternativa b.

Capítulo 2 — Operações com números reais

Objetivos do capítulo e justificativas

Compreender o surgimento dos números irracionais, reconhecê-los e utilizá-los na resolução de problemas.

Representar geometricamente números irracionais usando régua e compasso.

Explorar potências de 10 e a notação científica.

Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.

Empregar unidades de medida utilizadas na informática.

Resolver problemas envolvendo cálculos com potências de expoentes inteiros.

Determinar potências com expoente fracionário.

Efetuar cálculos com números reais.

Estudar e aplicar as propriedades de radicais.

Simplificar radicais.

Efetuar operações envolvendo radicais.

Racionalizar expressões contendo radicais no denominador.

Resolver e elaborar problemas com números reais envolvendo diferentes operações.

Construir e interpretar gráfico de linha.

Neste capítulo, ampliamos o trabalho com números reais com o foco nas operações de potenciação e radiciação. Inicialmente, exploramos as potências de 10 e a notação científica, com situações que envolvem medidas muito grandes ou muito pequenas, além das unidades de medida relacionadas à informática. A compreensão do conceito de número irracional é favorecida por meio de situações variadas que ampliam o conhecimento já construído sobre números irracionais e, assim, consolidam a aprendizagem dos números reais. Assim, contribui-se para a compreensão numérica e o letramento matemático dos estudantes, além do desenvolvimento das competências gerais 1, 2 e 4 e das competências específicas 1, 2, 3 e 6.

O trabalho com as operações de potenciação e radiciação mobilizam aspectos das competências específicas 2, 3 e 5, pois contribuem para o desenvolvimento de ferramentas matemáticas na resolução de problemas das diferentes Unidades Temáticas.

Na seção Trabalhando a informação os estudantes devem analisar dados em um gráfico de linhas, o que contribui para o desenvolvimento das competências gerais 2 e 4 e das competências específicas 4, 6 e 7.

O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 é favorecido com as diferentes atividades a serem realizadas em grupos, pois possibilitam aos estudantes exercitar habilidades socioemocionais ao trabalharem com a diversidade de aprendizagem entre os colegas, interagindo de fórma cooperativa.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero nove ême ah zero um) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

(ê éfe zero nove ême ah zero dois) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

(ê éfe zero nove ême ah zero três) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.

(ê éfe zero nove ême ah zero quatro) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.