Parte 3
4. A medida do perímetro é dada pela adição das medidas dos lados do quadrilátero.
Alternativa c.
5.
a vezes b igual a raiz quarta de 3, fim da raiz, vezes raiz sexta de 2 igual a 3 elevado a 1 quarto, fim do expoente, vezes 2 elevado a 1 sexto igual a 3 elevado a 3 sobre 12, fim do expoente, vezes 2 elevado a 2 sobre 12 que é igual a raiz de índice 12 de 3 ao cubo, fim da raiz, vezes, raiz de índice de 12 de 2 ao quadrado, igual=
igual a raiz de índice 12 de 3 ao cubo, vezes 2 ao quadrado, igual a raiz de índice 12 de 27 vezes 4 que é igual a raiz de índice 12 de 108.Alternativa b.
6. Considerando x a medida da base do retângulo, temos:
Então a base mede 5 centímetros.
Alternativa b.
7. O volume mede 250 , centímetros cúbicos pois:
Alternativa c.
8.
raiz quadrada de 9 menos raiz quadrada de 34 mais raiz cúbica de 8, igual a, raiz quadrada de 9, menos, raiz quadrada de 34 mais 2, igual a, raiz quadrada de 9 menos raiz quadrada de 36, igualAlternativa d.
9.
fração de numerador raiz quadrada de 12, e de denominador raiz quadrada de 5, fim da raiz, mais, raiz quadrada de 3, fim da fração, vezes, fração de numerador abre parênteses, raiz quadrada de 5, fim da raiz, menos raiz quadrada de 3, e de denominador abre parênteses, raiz quadrada de 5, fim da raiz, menos raiz quadrada de 3, igual a, fração de numerador raiz quadrada de 60, fim da raiz, menos raiz quadrada de 36, e de denominador, abre parênteses raiz quadrada de 5, fecha parênteses, elevado ao quadrado, fim do expoentes, menos, abre parênteses, raiz quadrada de 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado, igual a, fração de numerador: raiz quadrada de 2 ao quadrado, vezes, 15, fim da raiz, menos 6, e de denominador 5 menos 3, igual=
=
igual a, fração de numerador: 2 vezes raiz quadrada de 15, fim da raiz, menos 6, e de denominador 2, igual a, fração de numerador 2 vezes, abre parênteses, raiz quadrada de 15, fim da raiz, menos 3, fecha par6enteses, e de denominador 2, igual a raiz quadrada de 15, fim da raiz, menos 3.Alternativa c.
Capítulo 3 — Grandezas proporcionais
• Objetivos do capítulo e justificativas
• Determinar a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como: gramatura de papel, velocidade média, densidade demográfica, entre outras.
• Resolver problemas envolvendo razões entre grandezas de espécies diferentes.
• Reconhecer relações de proporcionalidade entre duas grandezas.
• Resolver e elaborar problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
• Resolver e elaborar problemas por meio da regra de três.
• Aplicar a relação de proporcionalidade na obtenção da medida de arcos de circunferência.
• Comparar gráficos de barras envolvendo cálculo de razões.
• Construir gráficos de barras e de colunas com base em pesquisa sobre expectativa de vida.
Este capítulo trata do estudo de razões entre grandezas de naturezas diferentes e da proporcionalidade entre grandezas. São apresentadas estratégias de resolução de problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais, considerando problemas que tenham a mesma estrutura e que envolvam a variação entre duas ou mais grandezas dependentes. Esse trabalho contribui para que os estudantes relacionem aspectos quantitativos em diferentes situações, seja na Matemática ou em diferentes áreas de conhecimento. Nesse aspecto, colabora-se para o desenvolvimento das competências específicas 2, 3 e 6 e das competências gerais 2 e 4.
Algumas das situações trabalhadas exploram temáticas relacionadas ao mundo do trabalho, como a situação 2 das páginas 68 e 69, contribuindo para o desenvolvimento da competência geral 6 e da competência específica 7.
Na seção Trabalhando a informação são propostas atividades relacionadas à construção de gráficos com a temática Índice de Desenvolvimento Humano ( í dê agá), favorecendo o desenvolvimento da competência geral 8 e das competências específicas 4 e 7.
Na página de Abertura é apresentada a imagem que propõe uma conversa sobre a importância do grafite como fórma de manifestação cultural e artística, o que contribui para o trabalho com a competência geral 3.
O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 é favorecido com as diferentes propostas de atividades a serem realizadas em grupos, pois possibilitam aos estudantes exercitar diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com colegas que podem ou não ter dificuldades ou facilidades em relação às atividades propostas.
• Habilidades trabalhadas no capítulo
( ê éfe zero nove ême ah zero sete) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
( ê éfe zero nove ême ah zero oito) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
( ê éfe zero nove ême ah um um) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
( ê éfe zero nove ême ah dois três) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
Os conceitos e as atividades envolvendo o estudo de proporcionalidade entre grandezas são o foco deste capítulo, desenvolvendo a Unidade Temática Álgebra com os temas razão entre grandezas de espécies diferentes, grandezas direta ou inversamente proporcionais e regra de três, ampliando os conhecimentos construídos em anos anteriores e em especial no 8º ano ( ê éfe zero oito ême ah um dois e ê éfe zero oito ême ah um três) e contribuindo para o desenvolvimento das habilidades ( ê éfe zero nove ême ah zero sete) e ( ê éfe zero nove ême ah zero oito).
As articulações são feitas com a Unidade Temática Números por meio de cálculos e problemas envolvendo números reais, com a Unidade Temática Geometria na seção Para saber mais, que trata de medida de arco de uma circunferência, favorecendo o trabalho com a habilidade ( ê éfe zero nove ême ah um um). A articulação com a Unidade Temática Probabilidade e estatística está na comparação de gráficos de barras e na análise de texto e construção de gráficos de barras e de colunas, temas das seções Trabalhando a informação, ampliando o trabalho feito em anos anteriores e contribuindo para o trabalho com a habilidade ( ê éfe zero nove ême ah dois dois).
• Comentários e resoluções
Apresentamos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.
Abertura
b) Com o dôbro de artistas igualmente hábeis, eles farão o serviço em metade do tempo, ou seja, 5 dias.
c) São usados 25 litros para pintar um mural com área medindo 250 métros quadrados (25 · 10 = 250). O segundo mural tem área medindo .1000 métros quadrados (20 · 50 = .1000), como a área do mural aumentou 4 vezes, então será necessário 4 vezes a quantidade de tinta, ou seja, 100 litros ou 100 latas de 1 litro pois: 4 · 25 = 100
Exercícios propostos
1. Considerando a relação:
Então, basta dividir o número de quilômetros pelo número de dias, 155 quilômetros/dia, pois .48478 : 312 ≃ 155.
2. Tomando 30 minutos = 0,5 hora, 5 horas e 30 minutos equivalem a 5,5 horas. Então, a medida da velocidade média é
300 quilômetros sobre 5,5 horas, aproximadamente igual, 55 quilômetros por hora≃ 55 quilômetros por hora.
3. A densidade demográfica é calculada por:
Em 2021, a população aproximada era de ..11466608 habitantes. Tomando n como o número de habitantes, temos:
4. O nível aumentou 80 centímetros cúbicos (.1080 ‒ .1000 = 80). Para um material, a relação
medida de massa sobre medida de volumeé constante e indica a densidade absoluta da matéria, que é 10,5 gramas por centímetro cúbico no caso da prata. Então, para a coroa, fazendo
medida de massa sobre medida de volumeigual a 840 sobre 80 que é igual a 10 vírgula 5
; assim, a medida da densidade do material da coroa é a mesma medida de densidade da prata; portanto, a coroa é de prata.
5. Considerando a relação
medida de massa sobre medida de volume, sendo m a medida da massa, em grama, e o volume dado em centímetro cúbico, temos:
2,6 =
m sobre 12 vírgula 4 vezes mil⇒ m = 12,4 · 2, 6 · .1000 = 32,24 · .1000
Como (32,24 · .1000) gramas = 32,24 quilogramas, então a massa da pedra de mármore mede 32,24 quilogramas.
6. Vitória gastou 35 litros para percorrer 385 quilômetros, então o consumo médio será:
=
385 quilômetros sobre 35 litros= 11 quilômetros por litro
7. a) Em 30 dias o consumo médio foi de 30 métros cúbicos, (.5973 ‒ .5943 = 30). Como 1 métro cúbico = .1000 litros, o consumo médio da residência em 30 dias foi de .30000 litros (30 · .1000 = .30000). Assim, o consumo médio nesse período foi de .1000 litros/dia.
=
30 mil sobre 30= .1000
7. b) Segundo o recomendado pela ó ême ésse, uma residência de 5 moradores deveria consumir 550 litros (5 · 110 = 550). Logo, 450 litros (.1000 ‒ 550 = 450) de água foram consumidos a mais do que o recomendado. Cada pessoa excede em 90 litros, pois 450 : 5 = 90. Ou seja, cada pessoa consome aproximadamente 82% a mais do que o necessário.
8. O volume da piscina mede 150 métros cúbicos (15 · 5 · 2 = 150). Como 1 métro cúbico = .1000 litros, a medida do volume da piscina é igual a .150000 litros (150 · .1000 = .150000).
Como a bomba despeja a água à razão de .2000 litros por hora, temos:
Logo, o tempo será de 75 horas.
9. a) Sim, pois a embalagem maior deveria custar R$ 42,75quarenta e dois reais e setenta e cinco centavos, se seguisse a mesma relação da menor (preço pago por quilograma).
(11,40 : 1,2) · 4,5 = 42,75
9. b) Na embalagem maior o preço por quilograma é de R$ 9,70nove reais e setenta centavos e na embalagem menor o preço por quilograma é de R$ 9,50nove reais e cinquenta centavos.
9. c) Não, pois, o preço pago por quilograma seria R$ 11,40onze reais e quarenta centavos, e o da embalagem maior é R$ 9,70nove reais e setenta centavos.
43,65 : 4,5 = 9,7
9. d) Resposta pessoal.
11. a) Inversamente proporcionais. Por exemplo, se a velocidade média é duplicada, o tempo é reduzido pela metade.
11. b) Diretamente proporcionais. Por exemplo, se o volume é duplicado, a massa também é duplicada.
11. c) Não são proporcionais. Por exemplo, se a idade é duplicada, não se pode afirmar que a massa será duplicada.
12. a) De acordo com o quadro, a velocidade é 48 quilômetros por hora.
12. b) De acordo com o quadro, o tempo é uma,5 hora.
12. c) Como ao duplicar a velocidade, o tempo é reduzido pela metade, então essas grandezas são inversamente proporcionais.
12. d) 120 ⋅ 1 = 120; 80 ⋅ 1,5 = 120; 60 ⋅ 2 = 120; 48 ⋅ 2,5 = 120.
Os produtos obtidos têm o mesmo valor numérico, o que confirma que o trajeto percorrido foi o mesmo, de 120 quilômetros. Relembre os estudantes que a velocidade média pode ser calculada por
medida da distância percorrida sobre medida do tempo gasto; portanto, conclui-se que os resultados representam a grandeza distância percorrida.
15. O total de pontos entre os primeiros colocados foi 18 (10 + 8 = 18). Como o total dos prêmios foi R$ 3.600,00três mil seiscentos reais, então cada ponto corresponde a uma premiação de R$ 200,00duzentos reais (.3600 : 18 = 200). Assim, os prêmios foram: R$ 2.000,00dois mil reais para o primeiro colocado (10 ⋅ 200 = .2000) e R$ 1.600,00mil seiscentos reais para o segundo colocado (8 ⋅ 200 = .1600).
16.
4 sobre 10 igual a 8 sobre b, implica, 4b igual a 80, implica, b igual a 20⇒ 4b = 80 ⇒ b = 20
⇒ 10a = 100 ⇒ a = 10;
⇒ 4c = 200 ⇒ c = 50
18. a) Considere que as razões são tais que
x sobre 3, igual a, y sobre 4, igual a, z sobre 5, igual a r.. Aplicando a propriedade fundamental das proporções, obtemos:
x = 3r; y = 4r; z = 5r
Pela medida do perímetro, temos:
x + y + z = 18 centímetros ⇒ 3r + 4r + 5r = 18 centímetros ⇒
⇒ 12r = 18 centímetros ⇒ r = 1,5 centímetro
Assim, temos:
x = 3 · r = 3 · 1,5 centímetro = 4,5 centímetros
y = 4 · r = 4 · 1,5 centímetro = 6 centímetros
z = 5 · r = 5 · 1,5 centímetro = 7,5 centímetros
18. b)
18. c)
19. a) Quatro colheres de farinha de trigo é o dôbro do indicado originalmente. Logo, será necessário o dôbro de ovos: 6 ovos (2 ⋅ 3 = 6). Ao usar 9 ovos, a quantia de ovos está sendo triplicada, então a quantia de farinha também deverá ser triplicada: 6 colheres de farinha (2 ⋅ 3 = 6).
19. b) Quadruplicando a receita, serão necessárias 8 colheres de farinha de trigo e 12 ovos, pois 4 ⋅ 2 = 8 e 4 ⋅ 3 = 12.
21. a) Na metade do tempo, ou seja, 14 dias.
21. b) Em
um quartodo tempo, ou seja, 7 dias.
21. c) As grandezas são inversamente proporcionais.
23. a) Como o número de máquinas e o tempo para produção são grandezas inversamente proporcionais, o produto das duas quantidades deve ser igual ao produto expresso na primeira coluna: 1 ⋅ 60 = 60; Então: 60 = 2 · a ⇒ a = 30; 60 = b · 15 ⇒ b = 4; 60 = c · 6 ⇒ c = 10
23. b) De acordo com os dados apresentados, uma máquina produz 36 litros de sorvete em 60 minutos, ou uma hora. Portanto, com apenas uma máquina, 108 litros de sorvete seriam produzidos em 3 horas.
108 : 36 = 3
23. c) Como uma máquina faz 36 litros em uma hora, para produzir 72 litros (o dôbro) em 30 minutos (metade do tempo) seriam necessárias 4 máquinas.
24. a) 132 : 4 = 44
24. b) Como 2 + 4 + 6 = 12, as razões entre as quantidades correspondentes são iguais a
132 sobre 12, igual a, 11 sobre 1, igual a 11= 11. Portanto: 11 =
x sobre 2⇒ x = 11 · 2 = 22; 11 =
y sobre 4⇒ y = 44; 11 =
z sobre 6⇒ z = 66
24. c) Sendo x, y e z as partes procuradas, x + y + z =132, a proporção inversa indica que é possível escrever a relação 2x = 4y = 6z = r. Por isso,
x igual a r sobre 2; y igual a r sobre 4; e z igual a r sobre 6. Portanto, r sobre 2, fim da fração, mais r sobre 4, fim da fração mais r sobre 6, igual a 132. Portanto,
r sobre 2 mais r sobre 4 mais r sobre 6= 132 e, encontrando o denominador comum:
6r mais 3r mais 2r, tudo sobre 12=
mil 584 sobre 12⇒ ⇒ 11r = .1584 ⇒ r = 144
Logo: x = 144 : 2 = 72; y = 144 : 4 = 36; z = 144 : 6 = 24
26. a) O valor final x é diretamente proporcional a quantidade de metros de tecido, então:
9 sobre 12,5 igual a 117 sobre x⇒ ⇒ 9 · x = 12,5 · 117 ⇒ 9x = .1462,5 ⇒ x = 162,5
Portanto, custam R$ 162,50cento e sessenta e dois reais e cinquenta centavos.
26. b) Sendo x a quantidade procurada, temos:
⇒ 117 · x = 109,5 · 9 ⇒ 117x = 985,5 ⇒
⇒
x igual a 985 vírgula 5 sobre 117 que é aproximadamente igual a 8 vírgula 423Portanto, é possível comprar 8,4 metros.
27. A medida total da massa da cana é diretamente proporcional à quantidade de litros de álcool produzidos; assim:
350 sobre 8 mil 750 igual a 5 sobre x⇒ 350 · x = 5 · .8750 ⇒ 350x = .43750 ⇒ ⇒
x igual a 43 mil 750 sobre 350 que é igual a 125Portanto, 125 toneladas.
28. a) O número de funcionários e o número de dias totais para cumprir o trabalho são inversamente proporcionais, assim:
45 sobre 60 igual a x sobre 4⇒ 60 · x = 45 · 4 ⇒ 60x = 180 ⇒ ⇒
x igual a 180 sobre 60 o que implica que x é igual a 3Portanto, seriam 3 dias.
28. b) Pesquisa e elaboração pessoal. Em geral, para evitar desastres ambientais, são necessários planos de prevenção e de gestão de riscos, além da intensificação da fiscalização de rotina para garantir o bom funcionamento dos equipamentos de segurança da indústria em questão.
29. a) A quantidade de pães produzidos é diretamente proporcional à quantidade de farinha de trigo utilizada, assim:
400 décimos igual a x sobre 60⇒ 10 · x = 400 · 60 ⇒ 10x = .24000 ⇒ x = .2400
Portanto, produzirá .2400 pães.
29. b) Das informações do enunciado, temos:
Quantidade de pães |
Quantidade de farinha (kg) |
---|---|
400 |
10 |
720 |
x |
Portanto:
10 sobre x igual a 400 sobre 720⇒ x · 400 = 10 · 720 ⇒ 400x = = .7200 ⇒
x igual a 7 mil e 200 sobre 400 o que implica que x igual a 18Ou seja, 18 quilogramas.
30. Em 10 dias, são produzidas uma. quinhentas rodas (10 ⋅ 150 = .1500). Das informações do enunciado, temos:
Quantidade de rodas |
Material perdido (g) |
---|---|
1 |
30 |
1.500 |
x |
A quantidade de rodas produzidas é diretamente proporcional à massa de material perdido, assim:
⇒ x = .1500 · 30 = .45000
Portanto, a massa de material perdido é:
.45000 gramas = (.45000 : .1000) quilogramas = 45 quilogramas.
31. a)
Tempo de viagem (h) |
Velocidade (km/h) |
---|---|
4,5 |
80 |
x |
90 |
A velocidade média é inversamente proporcional ao tempo gasto na viagem, assim:
⇒ 90 · x = 4,5 · 80 ⇒ 90x = 360 ⇒ x = 4
Portanto, 4 horas.
31. b)
Tempo de viagem (h) |
Velocidade (km/h) |
---|---|
4,5 |
80 |
5 |
x |
⇒ 5 · x = 4,5 · 80 ⇒ 5x = 360 ⇒ x = 72
Portanto, 72 quilômetros por hora.
32. a)
Quantidade de torneiras |
Tempo (min) |
---|---|
1 |
45 |
2 |
x |
A quantidade de torneiras ligadas é inversamente proporcional ao tempo que se leva para encher o tanque, então:
meio igual a x sobre 45⇒ x = 45 : 2 = 22,5
Portanto, 22,5 minutos.
33. a) Em média, cada ônibus transporta quatrocentas pessoas por dia, pois .240000 : 600 = 400. Nesse cenário, a retirada de 200 ônibus levaria .80000 pessoas a utilizar automóveis, pois 400 ⋅ 200 = .80000. Considerando 4 pessoas por automóvel, são .20000 veículos a mais circulando (.80000 : 4 = .20000).
35.
Quantidade de fregueses |
Quantidade de esfirras |
Tempo (dias) |
---|---|---|
150 |
3.000 |
5 |
200 |
x |
30 |
As grandezas são todas diretamente proporcionais, então:
3.000 sobre x, igual a, fração de numerador 150 e de denominador 200, fim da fração, vezes, 5 sobre 30, implica, 3.000 sobre x, igual a, 750 sobre 6.000.⇒ 750x = ..18000000 ⇒
x igual a 18 milhões sobre 750 que implica que x é igual a 24 milPortanto, .24000 esfirras.
36.
Distância (km) |
Tempo pedalando (dias) |
Tempo por dia (h) |
---|---|---|
320 |
10 |
8 |
x |
8 |
12 |
As grandezas são todas diretamente proporcionais, então:
320 sobre x igual a 10 oitavos, vezes, 8 sobre 12, implica, 320 sobre x, igual a, 80 sobre 96.⇒ 80x = .30720 ⇒
X igual a, 30.720 sobre 80, implica x igual a 384.Portanto, 384 quilômetros.
37.
Quantidade de máquinas |
Quantidade de panfletos |
Tempo (h) |
---|---|---|
5 |
36.000 |
2 |
3 |
27.000 |
x |
As grandezas quantidade de máquinas e tempo são inversamente proporcionais, e as grandezas quantidade de panfletos e tempo são diretamente proporcionais, então:
2 sobre x, igual a, 36.000 sobre 27.000, fim da fração, vezes 3 quintos, implica, 2 sobre x, igual a, 108.000 sobre 135.000, igual a 108 sobre 135.⇒ 108x = 270 ⇒
X igual a 270 sobre 108, implica x igual a 2,5.Portanto, 2,5 horas, ou seja, 2 horas e 30 minutos.
38.
Tempo (dias) |
Quantidade de refeições por dia |
Quantidade de amigos |
---|---|---|
6 |
4 |
9 |
x |
3 |
12 |
As grandezas quantidade de refeições e quantidade de amigos são ambas inversamente proporcionais ao número de dias.
Então:
6 sobre x igual a 3 quartos vezes 12 nonos, implica, 6 sobre x, igual a, 36 sobre 36, igual a 1, implica x igual a 6.Portanto, 6 dias.
39.
Quantidade de tratores |
Tempo (dias) |
Número de horas por dia |
---|---|---|
4 |
10 |
8 |
2 |
x |
10 |
As grandezas quantidade de tratores e número de horas por dia são ambas inversamente proporcionais ao tempo, por isso:
10 sobre x, igual a, 10 oitavos, vezes, 2 quartos, implica, 10 sobre x, igual a 20 sobre 32.⇒ 20x = 320 ⇒ x = 16
Portanto, 16 dias.
40.
Tempo (h) |
Quantidade de pessoas |
Quantidade de caixas |
---|---|---|
4 |
9 |
360 |
3 |
x |
510 |
A grandeza tempo é inversamente proporcional ao número de pessoas, por sua vez, a quantidade de caixas é diretamente proporcional ao número de pessoas, então:
⇒ 108x = 9 · 204 = .1836 ⇒
⇒
X igual a 1.836 sobre 108, implica x igual a 17.Portanto, 17 pessoas.
Pense mais um pouco reticências
Página 66
a) Para cada país, Píbi per cápita =
PIB em dólar sobre número de habitantes.. Então, o Píbi per cápita da Argentina é aproximadamente .8476 dólares, pois
383.067.000.000 sobre 45.195.777 aproximadamente igual, 8.476.. O Píbi per cápita do Brasil é aproximadamente .6797 dólares, pois
1.444.733.000.000 sobre 212.559.409 aproximadamente igual a, 6.797.. O Píbi per cápita do Paraguai é aproximadamente .4950 dólares, pois
35 trilhões e 304 bilhões sobre 7 milhões 132 mil 530≃ .4950. O Píbi per cápita do Uruguai é aproximadamente .15438 dólares, pois
53 trilhões e 629 bilhões sobre 3 milhões 473 mil 727≃ .15438. Dessa maneira, Uruguai foi o país com maior desenvolvimento econômico em 2020.
Página 70
a)
Dia |
2º dia |
4º dia |
6º dia |
8º dia |
10º dia |
12º dia |
14º dia |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Tempo de atraso (min) |
4 |
8 |
12 |
16 |
20 |
24 |
28 |
b) 20 minutos.
c) 28 minutos.
d) Nesse caso, como o dôbro de uma grandeza (número de dias) implica o dôbro da outra (tempo de atraso), elas são diretamente proporcionais.
e) Nota-se que a relação entre d (número de dias) e t (tempo de atraso) é t = 2d; assim, quando d = 22, temos:
t = 2 · 22 = 44
Portanto, o relógio ficará atrasado 44 minutos.
f) Como t = 2 · d, tomando d = 60, então: 60 = 2d ⇒ d = 30
Portanto, 30 dias.
Para saber mais
Páginas 75 e 76
3. a) Como o giro todo tem medida 360 graus, então a fração procurada é:
3. b)
45 sobre 360, implica 1 sobre 83. c)
90 sobre 360, implica 1 sobre 43. d)
180 sobre 360, implica 1 sobre 23. e)
135 sobre 360, implica 3 sobre 83. f)
270 sobre 360, implica 3 sobre 44. a) No relógio 3, r = 20 centímetros, e como 30 graus corresponde a
um, 12 avosda circunferência, então
C igual a 2pi r, sobre 12, igual a, fração de numerador 2 vezes 3,14 vezes 20, e de denominador 12.=
125 vírgula 6 sobre 12≃ 10, 47; portanto, aproximadamente 10,47 centímetros.
4. b) 45 graus corresponde a
um oitavoda circunferência, então
C igual a 2 pi sobre 12=
fração de numerador 2 vezes 3,14 vezes 20, e de denominador: 8, igual a, 125,6 sobre 8, igual a 15,7; portanto, 15,7 centímetros.
4. c) 90 graus corresponde a
um quartoda circunferência, então
C igual a 2 pi r sobre 4=
fração de numerador: 2 vezes 3,14 vezes 20, e de denominador: 4, igual a, 125,6 sobre 4, igual a, 31,4; portanto, 31,4 centímetros.
4. d) 270 graus corresponde a
3 quartosda circunferência, então
C igual a fração de numerador: 3 vezes 2 pi r, e de denominador 4, igual a, fração de numerador 3 vezes 2 vezes 3,14 vezes 20, e de denominador 4, igual a, 376,8 sobre 4, igual a 94,2; portanto, 94,2 centímetros.
4. e) 180 graus corresponde a
um meioda circunferência, então
C igual a 2 pi r sobre 2=
fração de numerador 2 vezes 3, 14 vezes 20, e de denominador 2, igual a, 3,14 vezes 20, igual a 62,8; portanto, 62,8 centímetros.
Página 82
1. a) Ficaria como representado a seguir:
2. a) R$ 2,50dois reais e cinquenta centavos, pois:
2. b) 10 , litros pois:
2. c) .11760 lugares, pois:
2. d) R$ 209,00duzentos e nove reais pois:
Trabalhando a informação
Páginas 66 e 67
1. Não, pois observando o gráfico, mesmo sem fazer contas, é possível notar que o número de médicos da região Norte é menor que o número de médicos do Centro Oeste ao mesmo tempo que o número de habitantes (população) da região Norte é maior do que o número de habitantes do Centro Oeste. Então, a densidade de médicos tende a ser menor na região Norte.
2. Basta, em cada caso, obter a razão entre número de médicos e grupos de mil habitantes por região.
3. O total de médicos é .523528, pois: .80278 + .278325 + + .44658 + .96303 + .23964 = .523528
A população é ..210855692, pois: ..18672591 + ..57374243 + + ..16504303 + ..89012240 + ..30192315 = ..211755692
Então:
d igual a, 523.528 sobre 211.755,692, aproximadamente igual a, 2,5Por isso, faltava aproximadamente 0,2 (2,7 ‒ 2,5 = 0,2).
Páginas 83 e 84
1.
País |
IDH |
Comprimento da barra (cm) |
---|---|---|
Austrália |
0,944 |
10 |
Canadá |
0,929 |
c = 9,8 |
China |
0,761 |
ch = 8,1 |
Tunísia |
0,740 |
t = 7,8 |
Índia |
0,645 |
i = 6,8 |
Mianmar |
0,583 |
m = 6,2 |
Paquistão |
0,557 |
p = 5,9 |
Haiti |
0,510 |
h = 5,4 |
Dessa maneira:
• Canadá:
0,944 sobre 0,929, igual a, 10 sobre c,⇒ 0,944c = 9, 29 ⇒
c igual a, 9,29 sobre 0,944, aproximadamente igual a 9,8.;
• Paquistão:
0,944 sobre 0,557, igual a, 10 sobre p, implica, 0,944p igual a 5,57, implica, p igual a, 5,57 sobre 0,944, aproximadamente igual a 5,9.;
• Tunísia:
0,944 sobre 0,740, igual a, 10 sobre t, implica, 0,944t igual a 7,4, implica, t igual a, 7,4 sobre 0,944, aproximadamente igual a 7,8.;
• China:
0,944 sobre 0,761, igual a, 10 sobre ch, implica, 0,944ch igual a 7,61, implica, ch igual a, 7,61 sobre 0,944, aproximadamente igual a 8,1.;
• Haiti:
0,944 sobre 0,510, igual a, 10 sobre h, implica, 0,944h igual a 5,1, implica, h igual a, 5,1 sobre 0,944, aproximadamente igual a 5,4.;
• Índia:
0,944 sobre 0,645, igual a, 10 sobre i, implica, 0,944i igual a 6,45, implica, i igual a, 6,45 sobre 0,944, aproximadamente igual a 6,8.;
• Mianmar:
0,944 sobre 0,583, igual a, 10 sobre m, implica, 0,944m igual a 5,83, implica, m igual a, 5,83 sobre 0,944, aproximadamente igual a 6,2.Dados obtidos em: HUMAN DEVELOPMENT REPORTS. HDR 2020 Tables and Dashboards. Disponível em: https://oeds.link/10rJjS. Acesso em: 30 jun. 2022.
2. Utilizando dados referentes ao ano de 2019, divulgados pela ônu em 2020, os três maiores í dê agá eram da Noruega ( í dê agá 0,957), Suíça ( í dê agá 0,955) e Irlanda ( í dê agá 0,955) e ostrês menores í dê agá eram de Chade ( í dê agá 0,398), República Centro-Africana ( í dê agá 0,397) e Níger ( í dê agá 0,394).
País |
IDH |
Comprimento da barra (cm) |
---|---|---|
Noruega |
0,957 |
10 |
Suíça |
0,955 |
s = 9,98 |
Irlanda |
0,955 |
i = 9,98 |
Chade |
0,398 |
c = 4,16 |
República Centro-Africana |
0,397 |
r = 4,15 |
Níger |
0,394 |
n = 4,12 |