Parte 4

Suíça:

0,957 sobre 0,955 igual a 10 sobre s, implica 0,957s igual a 9,55, implica, s igual a 9,55 sobre 0,957 aproximadamente igual a 9,98

;

Irlanda:

0,957 sobre 0,955 igual a 10 sobre i, implica 0,957i igual a 9,55, implica, i igual a 9,55 sobre 0,957 aproximadamente igual a 9,98

;

Chade:

0,957 sobre 0,398 igual a 10 sobre c, implica 0,957c igual a 3,98, implica, c igual a 3,98 sobre 0,957 aproximadamente igual a 4,16

;

República Centro-Africana:

0,957 sobre 0,397 igual a 10 sobre s,

implica 0,957s igual a 3,97, implica, s igual a 3,97 sobre 0,957 aproximadamente igual a 4,15

;

Níger:

0,957 sobre 0,394 igual a 10 sobre s, implica 0,957s igual a 3,94, implica, s igual a 3,94 sobre 0,957 aproximadamente igual a 4,12

A seguir, um exemplo de gráfico.

Gráfico de barras verticais. Título: IDH por país. Eixo horizontal: país. Eixo vertical , IDH com escala de  0,00 a 1,00. Os dados são: Noruega: 0,957. Suíça: 0,955. Irlanda: 0,955. Chade: 0,398. República Centro‑Africana: 0,397. Níger: 0,394.

Dados obtidos em: HUMAN DEVELOPMENT REPORTS. HDR 2020 Tables and Dashboards. Disponível em: https://oeds.link/10rJjS. Acesso em: 30 junho 2022.

Exercícios complementares

1. a)

Velocidade média igual a, 225 quilômetros sobre 2,5 horas, igual a, 90 quilômetros por hora

1. b)

90 quilômetros sobre hora, igual a, 270 quilômetros sobre t, implica, t igual a 3 horas.

1. c)

259 sobre 14 igual a 18,5

 Portanto, 18,5 quilômetros por litro.

2. Como a densidade demográfica é calculada por

número de habitantes sobre medida da área, igual a, 27.000 vezes 10 elevado ao cubo, sobre, 844.453, aproximadamente

0,03197 · 103 = 31,97 32

Portanto, aproximadamente 32 habitantes por quilômetro quadrado.

3.

Número de frangos

Quantidade de ração (kg)

1.200

90

2.000

x

As grandezas são diretamente proporcionais, assim:

1.200 sobre 2.000, igual a, 90 sobre x

.1200x = .180000 12x = .1800 x = 150

Portanto, 150 quilogramas.

4.

Área (m²)

Tempo (h)

5.100

6

11.900

x

As grandezas área e tempo são diretamente proporcionais, assim:

5.100 sobre 11.900 igual a 6 sobre x, implica, 5.100x, igual a, 71.400, implica, x igual a, 71.400 sobre 5.100, igual a, 14

Portanto, são 14 horas.

5.

Tempo de trabalho por dia (h)

Quantidade de trabalhadores

Tempo (dias)

8

3

15

9

2

x

As grandezas quantidade de trabalhadores e tempo de trabalho por dia são inversamente proporcionais à quantidade de dias necessários para realizar o mesmo serviço (meio muro), assim:

15 sobre x igual a 2 terços, vezes, 9 oitavos, implica, 15 sobre x, igual a, 18 sobre 24

18x = 360 x = 20

Portanto, o muro foi construído em 35 dias (20 + 15 = 35).

6.

Quantidade de latinhas

Tempo (h)

1

3

x

24

As grandezas são diretamente proporcionais, então:

1 sobre x, igual a, 3 sobre 24, implica, 3x igual a 24, implica, x igual a 24 sobre 3, implica x igual a 8.

Portanto, 8 latinhas.

7.

Massa de papel (kg)

Quantidade de livros

Quantidade de páginas

6.510

5.000

280

x

4.000

240

As grandezas são diretamente proporcionais, assim:

6.510 sobre x, igual a, fração de numerador 5.000 e de denominador 4.000, fim da fração, vezes, 280 sobre 240, implica, 6.510 sobre x, igual a, 1.400.000 sobre 960.000, implica

.1400x = ..6249600 x =

62.496 sobre 14

= .4464

Portanto, .4464 quilogramas de papel.

8. Chamando as idades do pai de x, do 1º filho de y e do 2º filho de z. Então, pela proporção,

x sobre 27, igual a, y sobre 14, igual a, z sobre 11, igual a r.

; portanto, x = 27r, y = 14r e z = 11r. Como x + y + z = 104, temos:

27r + 14r + 11r = 104 52r = 104

r igual a 104 sobre 52, igual a 2

Desta maneira, com r = 2, então: x = 27r x = 27 · 2 = 54, y = 14r x = 14 · 2 = 28 e z = 11r x = 11 · 2 = 22

Alternativa a.

9.

x sobre 4

= 4y = r

Sendo x = 4r e

y igual a um quarto de r

, como x + y = 204, então:

4r mais r sobre 4, igual a 204

Fazendo a adição de frações com denominadores comuns:

16r + r = 816 17r = 816 r = 48

Como x = 4r, então o menor valor será y, pois:

y igual a um quarto de r, implica, y igual a r sobre 4, implica, y igual a 48 sobre 4, implica, y igual a 12

Alternativa b.

10. Se a proporcionalidade direta se mantém para o total da população, então, temos:

7.500 sobre 3.000, igual a, 21.000 sobre x

75x = 210 · .3000 = .630000

x igual a, 630.000 sobre 75, implica x igual a 8.400

Portanto, .8400 pessoas.

11.

Número de campos

Quantidade de pessoas

18

1.000.000

1

x

São grandezas diretamente proporcionais, então:

18 sobre 1, igual a, 1.000.000 sobre x

18x = ..1000000

x igual a, 1.000.000 sobre 18, aproximadamente igual a, 55.556

Portanto, aproximadamente .55556 pessoas.

12.

Quantidade de páginas

Quantidade de linhas

Quantidade de letras por linha

6

45

80

x

30

40

6 sobre x igual a 30, 45 avos, vezes, 40, 80 avos, implica, 6 sobre x, igual a, 1.200 sobre 3.600

36 · 6 = 12x

12x = 216 x = 18

Portanto, o texto ocupará 18 páginas.

Alternativa c.

13.

Massa dos fios (kg)

Comprimento da fazenda (m)

Largura da fazenda (cm)

4

14

80

x

350

120

As grandezas são todas diretamente proporcionais. Então:

4 sobre x igual a fração 14 sobre 350, fim da fração, vezes 80 sobre 120, implica, 4 sobre x, igual a, 1.120 sobre 42.000, implica, 112 vezes x, igual a, 4 vezes 4.200, implica
implica 112x igual a, 16.800, implica, x igual a 16.800 sobre 112, implica x igual a 150

Portanto, 150 quilogramas.

Alternativa b.

Verificando

4. Os valores são tais que se formam as proporções:

Quadro de duas linhas e três colunas. Linha 1: x; 9; 24. Linha 2: 4; 6; y.
x sobre 4 igual a 9 sobre 6, implica 6x igual a 36, implica x igual a 36 sobre 60, implica x igual a 6.
24 sobre y igual a 9 sobre 6, implica, 9y igual a 144, implica y igual 144 sobre 9, implica, y igual a 16

Alternativa d.

5. Como são inversamente proporcionais, então 3A = 2B = r. Assim,

A igual a r sobre 3

e

B igual a r sobre 2

. Tomando A + B = 120, temos:

r sobre 3, fim da fração, mais r sobre 2, igual a 120

. Colocando em denominador comum e adicionando as frações, obtemos:

Fração de numerador 2r mais 3r, e de denominador 6, igual a, 720 sobre 6

5r = 720

r igual a 720 sobre 5

r = 144

Então,

A igual a 144 sobre 3, igual a 48

e

B igual a 144 sobre 2, igual a 72

.

Alternativa a.

6.

Quantidade de máquinas

Tempo (h)

14

6

24

x

Como são grandezas inversamente proporcionais, temos:

6 sobre x igual a 24 sobre 14, implica, 24x igual a 84, implica x igual 84 sobre 24, implica, x igual a 3,5

Portanto, 3,5 horas ou 3 horas e 30 minutos.

Alternativa b.

7.

Quantidade de páginas

Tempo (min)

20

45

300

x

Como são grandezas diretamente proporcionais, temos:

45 sobre x igual a 20 sobre 300, implica 20x igual a 13.500, implica, x igual a, 1.350 sobre 2, implica, x igual a 675

O tempo é de 675 minutos; então, convertendo para horas:

675 : 60 = 11,25

Portanto, 11 horas e

um quarto

de hora, ou seja, 11 horas 15 minutos.

Alternativa a.

8.

Quantidade de pintores

Tempo (dias)

Quantidade de corredores

3

2

5

x

5

6

A grandeza quantidade de corredores é diretamente proporcional à quantidade de pintores, porém, o tempo é inversamente proporcional à quantidade de pintores, assim:

3 sobre x igual a 5 meios vezes 5 sobre 36

implica, 3 sobre x igual a, 25 sobre 72

25x = 216 x =

216 sobre 25

x = 8,64

Como a quantidade de pintores tem de ser um número natural, será o próximo natural maior que x; portanto, 9 pintores.

Alternativa c.

9.

Distância percorrida (km)

Tempo de viagem (dias)

Número de horas pedaladas por dia

450

9

4

x

5

6

Como as grandezas são todas diretamente proporcionais, temos:

450 sobre x, igual a, 9 quintos vezes 4 sextos, implica, 450 sobre x, igual a, 36 sobre 30, implica 36x igual a, 13.500
implica x igual a 13.500 sobre 36, implica, x igual a 375

Portanto, 375 quilômetros.

Alternativa d.

Capítulo 4 — Proporcionalidade em Geometria

Objetivos do capítulo e justificativas

Determinar a razão entre dois segmentos de reta.

Resolver problemas envolvendo razões entre duas grandezas.

Resolver problemas envolvendo cálculos com números reais.

Reconhecer e construir retângulos áureos.

Apresentar o teorema de Tales.

Aplicar o teorema de Tales e propriedades que decorrem dele.

Resolver problemas envolvendo segmentos proporcionais.

Demonstrar e aplicar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

Resolver e elaborar problemas que aplicam as relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Resolver problemas envolvendo porcentagens e análise de cartograma.

   Neste capítulo, ampliamos as noções de razão e de proporção ligadas à Geometria. As atividades buscam inicialmente familiarizar os estudantes com o assunto e depois aplicar os resultados estudados (por exemplo, o teorema de Tales) em situações contextualizadas. O estudo dêsse conjunto de conceitos e procedimentos amplia o repertório de ferramentas para a resolução de diferentes problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. dêsse modo, contribui-se para o desenvolvimento das competências específicas 3 e 4 e das competências gerais 2 e 4.

   O trabalho com a análise de cartograma explora a temática Índice de Vulnerabilidade Social (í vê ésse). A atividade proposta requer que os estudantes pesquisem e listem os cinco maiores problemas atuais do município em que vivem, que influenciam na qualidade de vida dos munícipes. dêsse modo, é favorecido o trabalho com as competências gerais 9 e 10 e com a competência específica 8.

   A Abertura usa como motivação uma imagem em que é possível fazer uma associação de retas paralelas e transversais em elementos de construções humanas, ressaltando a noção de proporcionalidade. Assim, as competências específicas 6 e 7 são favorecidas.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero nove ême ah zero um) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

(ê éfe zero nove ême ah um zero) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

(ê éfe zero nove ême ah dois dois) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

   O foco deste capítulo é a Unidade Temática Geometria, ampliando-se o trabalho feito com proporcionalidade no capítulo anterior para o campo da Geometria. Esse estudo envolve também demonstrar e aplicar relações simples entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, explorando demonstrações feitas no 8º ano (ê éfe zero oito ême ah um quatro), e resolução de problemas de aplicação das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes, favorecendo o desenvolvimento das habilidades (EF09MA1), (EF09M10) e (ê éfe zero nove ême ah um quatro).

   Na articulação com a Unidade Temática Probabilidade e estatística, utiliza-se a leitura de texto e cartogramas, contribuindo para o trabalho com a habilidade (ê éfe zero nove ême ah dois dois), e com a Unidade Temática Álgebra, exploram-se situações que envolvem razões e relações de proporcionalidade. Além desses conteúdos, abordam-se em seções especiais cálculos com números reais e porcentagens, articulando-se com a Unidade Temática Números.

Comentários e resoluções

   Apresentamos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Exercícios propostos

3. a)

AB igual a fração de numerador 5 vezes 14, e de denominador 10, igual a, 70 sobre 10, igual a 7

3. b)

AB igual a fração de numerador 18 vezes 3,4 e de denominador 12, igual a, 61,2 sobre 12, igual a 5,1

3. c)

AB igual a fração de numerador 3,5 vezes 0,9, e de denominador 0,5, igual a, 3,15 sobre 0,5, igual a 6,3

3. d)

AB igual a fração de numerador 3,2 vezes 1,5, e de denominador 2,4, igual a, 4,8 sobre 2,4, igual a 2.

4. O segmento

AB

é composto de dois segmentos consecutivos,

AM

e

MB

de fórma que A bê = AM + MB = 18. Desse modo, temos a relação MB = 18 AM. Como os segmentos respeitam a razão de

2 sobre 7

, temos:

AM sobre MB, igual a AM sobre 18 menos AM, igual a 2 sobre 7

Assim: 7AM = 2 · (18 AM) 7AM = 36 2AM

9AM = 36 AM = 4

Logo, MB = 18 4 = 14.

Alternativa a.

5. Sendo x a medida do maior lado da ampliação, temos a relação proporcional

10 sobre 15, igual a, 13 sobre x

; então:

x igual a fração de numerador 15 vezes 13 e de denominador 10, igual a, 195 sobre 10, igual a, 19,5

Portanto, o lado maior medirá 19,5 centímetros.

6. Temos a proporção

AB sobre MN igual a CD sobre PQ

. Como CD + PQ = 45, CD = 45 PQ; logo,

12 sobre 15, igual a, fração de numerador 45 menos PQ e de denominador PQ

. Então:

12PQ = 15 · (45 PQ) 12PQ = 675 15PQ 27PQ = 675

PQ igual a 675 sobre 27, igual a, 25

Assim: CD = 45 PQ = 45 25 CD = 20

Portanto, a medida de

PQ

é 25 centímetros e a de

CD

é 20 centímetros.

7. a) Pela proporção, temos:

AB sobre MN, igual a, CH sobre PG, implica, 20 sobre 30, igual a, 18 sobre x, implica, x igual a, fração de numerador 30 vezes 18, e de denominador 20, igual a, 540 sobre 20 igual a 27

Portanto, x = 27 centímetros.

7. b) A medida da área do triângulo MNP pode ser calculada por:

Fração de numerador AB vezes x, e de denominador 2, igual a, fração de numerador 30 vezes 27 e de denominador 2, igual a, 810 sobre 2, igual a 405

Portanto, a área mede 405 centímetros quadrados.

10. a) Pelo teorema de Tales:

10 sobre 20, igual a, x sobre 15, implica, x igual a, fração de numerador 15 vezes 10, e de denominador 20, igual a, 150 sobre 20, igual a 15 sobre 2, implica, x igual a 7,5

10. b) Pelo teorema de Tales:

9 sobre 5, igual a, x sobre 21 menos x

5x = 9(21 x) 5x = 189 9x 14x = 189 x =

189 sobre 14

x = 13,5

10. c) Pelo teorema de Tales:

12 sobre 21, igual a, 8 sobre x menos 8

12(x 8) = 8 · 21 12x 96 = 168

12x = 264 x =

264 sobre 12

x = 22

11. Como x + y = 26, tem-se y = 26 x. Pelo teorema de Tales:

4 sobre 9, igual a, x sobre 26 menos x

9x = 4(26 x) 9x = 104 4x 13x = 104 x =

104 sobre 13

x = 8

Então, y = 18, pois 26 8 = 18.

13. Pelo teorema de Tales:

fração de numerador x mais 5, e de denominador x, igual a, fração de numerador x mais 2, e de denominador x menos 2.

(x + 5)(x 2) =

= x (x + 2) x² + 5x 2x 10 = x2 + 2x 3x 10 = 2x  3x 2x = 10 x =10

14. a) O terreno para a alameda das Magnólias mede, ao todo, 90 métros; portanto, sendo C a medida procurada, temos: 40 + 30 + C = 90 C = 20

Portanto, a frente do terreno mede 20 métros.

14. b) Pelo teorema de Tales, o terreno a mede:

90 sobre 40, igual a, 135 sobre A, implica, A igual a, fração de numerador 135 vezes 40, e de denominador 90, implica A igual a 5.400 sobre 90

A = 60

O terreno B mede:

90 sobre 30, igual a, 135 sobre B, implica, B igual a, fração de numerador 135 vezes 30, e de denominador 90, igual a 4.050 sobre 90, implica B igual a 45.

O terreno C mede:

90 sobre 20, igual a, 135 sobre C, implica, C igual a, fração de numerador 135 vezes 20, e de denominador 90, igual a 27.000 sobre 90, implica C igual a 30.

 

Portanto, as medidas das frentes dos terrenos na alameda dos Jasmins são as seguintes: terreno a, 60 métros; terreno B, 45 métros; terreno C, 30 métros.

15. a) Pela consequência do teorema de Tales:

9 sobre 3, igual a, 12 sobre x, implica x, igual fração de numerador 12 vezes 3, e de denominador 9, igual a, fração de numerador 12 vezes 1, e de denominador 3, igual a, fração de numerador 4 vezes 1, e de denominador 1, implica x igual a 4.

15. b) Pela consequência do teorema de Tales:

15 sobre 10, igual a, fração de numerador x mais 3, e de denominador x

15x = 10(x + 3) 15x = 10x + 30 5x = 30 x =

30 sobre 5.

x = 6

16. a) Para que o segmento

NM

seja paralelo ao segmento

GF

, precisamos verificar a validade da igualdade da consequência do teorema de Tales; portanto:

3 sobre 4 igual a 4,5 sobre 6.

3 · 6 = 4 · 4,5 18 = 18

É verdade, portanto

segmento NM paralelo ao segmento GF

.

16. b) Verificando da mesma maneira do item a:

2,4 sobre 2 igual a 2,7 sobre 1,7.

2,4 · 1,7 = 2,7 · 2 4,08 = 5,4

É falso, então, é possível concluir que o segmento

NM

não é paralelo a

FG

.

17. Pela consequência do teorema de Tales:

45 sobre 40, igual a CE sobre 48, implica, CE igual a, fração de numerador 45 vezes 48, e de denominador 40, igual a 2.160 sobre 40, implica, CE igual a 54

O comprimento da ponte mede 54 metros.

18. Como as ruas Pardal, Canário e Colibri são paralelas, pela consequência do teorema de Tales:

60 sobre 64 igual a 75 sobre x, implica, x igual a, fração de numerador 75 vezes 64 e, de denominador 60, igual a, 4.800 sobre 60, implica, x igual a 80

Assim, temos também:

64 sobre 80 igual a x sobre y, implica, 64 sobre 80, igual a 80 sobre y, implica

y =

fração de numerador 80 vezes 80, e de denominador 64, igual a, 6.400 sobre 64

y = 100

Portanto, as medidas procuradas são x = 80 métros e y = 100 métros.

19. Podemos observar que a nova fileira é paralela à antiga, a uma distância de 1,5 métro (4,5 3 = 1,5). A distância do último menino da direita deve ser menor do que 5,5 metros para que sua imagem não fique prejudicada na foto. Sendo x a distância do menino na nova fileira, pela consequência do teorema de Tales:

3 sobre 1,5, igual a, 3,6 sobre x, implica, x igual a fração de numerador 3,6 vezes 1,5, e de denominador 3, igual a, 5,4 sobre 3, implica, x igual a 1,8.

Logo, a distância até a câmera é de 5,4 métros (1,8 + 3,6 = 5,4); portanto, a imagem não será prejudicada, pois o menino está dentro do limite para uma boa resolução.

20. Note que as vigas que sustentam a rampa são perpendiculares ao chão, portanto são paralelas entre si. Sendo x a distância do início da rampa até a segunda viga, pela consequência do teorema de Tales:

Fração de numerador: abre parênteses 10 mais 60, fecha parênteses, e de denominador: 50, igual a x sobre 55, implica, x igual a, fração de numerador 70 vezes 55, e denominador 50, igual a, 3.850 sobre 50, implica x igual a 77.

Como 77 centímetros = 0,77 métros, a medida total da rampa é 1,32 métro, (0,77 + 0,55 = 1,32).

22. a) Pela relação de proporcionalidade:

12 sobre 18, igual a, x sobre 21, implica x, igual a, fração de numerador 12 vezes 21, e de denominador 18, igual a, 252 sobre 18, implica x igual a 14

22. b) Pela relação de proporcionalidade:

15 sobre 25, igual a, 12 sobre x, implica, x igual a numerador: 12 vezes 5, e de denominador: 3, igual a, 60 sobre 3, implica, x igual a 20

22. c) Pela relação de proporcionalidade:

35 sobre 3x, igual a, 42 sobre 4x menos 8

35 · (4x 8) = 42 · 3x

140x 280 = 126x 14x = 280 x = 20

23. a) Como x + y = 55 x = 55 y; assim, pela relação de proporcionalidade:

10 sobre y, igual a, 12 sobre x, implica, 10 sobre y, igual a, 12 sobre 55 menos y, implica 12y, igual a, 550 menos 10y, implica
22 y igual a 550, implica, y igual a 550 sobre 22, implica y igual a 25.

Então, x = 30, pois 55 25 = 30.

23. b) Como x + y = 14 x = 14 y; assim, pela relação de proporcionalidade:

fração de numerador 14 menos y, e de denominador 12, igual a, y sobre 16.

12y = 16 · (14 y) = 224 16y

implica, 28y igual a 224, implica, y igual a 224 sobre 28, implica, y igual a 8.

 

Então, x = 14 8 = 6.

23. c) Como x + y = 22 x = 22 y; assim, pela relação de proporcionalidade:

x sobre y, igual a, 15 sobre 18

18 · (22 y) = 15y 396 18y = 15y

33y = 396 y = 12

Então, x = 22 12 = 10.

25. Pela relação de proporcionalidade:

DC sobre AC, igual a, BD sobre AB, implica, 2,4 sobre x, igual a, 2 sobre 5, implica x igual a fração de numerador 2,4 vezes 5, e de denominador 2, igual a, 12 sobre 2, implica x igual a 6.

 Então, AC = 6 centímetros.

Exercícios complementares

1. a) Pelo teorema de Tales:

33 sobre x, igual a, 22 sobre 8

8 · (3 · 11) = (11 · 2) · x

8 · 3 = 2 · x x = 4 · 3 x = 12

Também:

33 sobre y, igual a, 22 sobre 14

2 y = 3 · 14 y = 3 · 7 y = 21

1. b) Temos que:

9 sobre 3, igual a 6 sobre y

Assim, y = 2.

Além disso:

12 sobre x igual a, 8 sobre 8

Portanto, x = 12.

2. O segmento

BD

é composto por

BC

e

CD

, ou seja, BD = = 2,4 + CD. Pelo teorema de Tales, temos:

2,4 sobre CD, igual a, 2 sobre 3,5, implica, CD igual a , fração de numerados 2,4 vezes 3,5, e de denominador 2, igual a, 8,4 sobre 2, implica, CD igual a 4,2

Portanto: BD = 2,4 + 4,2 = 6,6

3. Os segmentos

BC

e

HC

são transversais aos segmentos paralelos

MN

e

AB

. O segmento

CH

é composto por

CP

e

PH

, logo CH = CP + 6. Pelo teorema de Tales:

15 sobre 6, igual a, fração de numerador CP mais 6, e de denominador CP

15CP = 6(CP + 6) 9CP = 36

CP igual a, 36 sobre 9, igual a 4.

Assim, CH = 4 + 6 = 10.

5. O segmento

Segmento AD

é a bissetriz do ângulo

ângulo A

em relação ao lado

Segmento BC

. O lado

Segmento BC

é composto pelos segmentos

Segmento BD

e

Segmento DC

; logo, BC = BD + DC = 26 DC = 26 BD. Pela relação de proporcionalidade:

BD sobre AB, igual a, DC sobre AC

18BD = 21 · (26 BD) = 546 21BD 39BD = 546 BD = 14 

 Assim, DC = 26 14 = 12. Portanto, os segmentos medem 14 centímetros e 12 centímetros.

7. O perímetro do triângulo á bê cê mede 84 centímetros; portanto: á cê + A bê + (20 + 15) = 84 á cê = 49 A bê

Pela relação de proporcionalidade:

DC sobre AC, igual a, DB sobre AB, implica, 15 sobre 49 menos AB, igual a, 20 sobre AB, implica, 15AB igual a, 20 vezes, abre parênteses, 49 menos AB, fecha parênteses

15AB = 980 20AB 35AB = 980 AB =

980 sobre 35

= 28

Logo: AC = 49 28 = 21

Portanto, AC = 21 centímetros, AB = 28 centímetros e BC = 35 centímetros.

8. O segmento

Segmento AD

mede 10 centímetros. Pelo teorema de Tales:

AD linha, sobre C linha D linha, igual a, AD sobre CD, implica 13 sobre C linha D linha, igual a, 10 sobre 5, implica, C linha D linha, igual a, 13 sobre 2, igual a, 6,5

Pelo mesmo argumento:

AD linha, sobre B linha C linha, igual a AD sobre BC, implica, 13 sobre B linha C linha, igual a, 10 sobre 3

B linha C linha igual a fração de numerador 13 vezes 3, e de denominador, 10, igual a, 1,3 vezes 3, implica B linha C linha igual a 3,9

Por fim:

AD linha sobre A linha B linha, igual a, AD sobre AB, implica, 13 sobre A linha B linha, igual a, 10 sobre 2, implica

A linha B linha, igual a , 13 sobre 5, igual a, 26 sobre 10, implica, A linha B linha, igual a 2,6

Portanto, as medidas são: cê linha dê linha = 6,5 centímetros, bê linha cê linha = 3,9 centímetros e á linha bê linha = 2,6 centímetros.

9. Pelo teorema de Tales, temos:

x sobre 9, igual a, 4 sobre x, implica, x elevado ao quadrado igual a 36.

Como 36 = 62 e 36 = (6)2, então

x igual a raiz quadrada de 36, igual a, mais ou menos 6.

. Por se tratar de medida, então x = 6.

10. O segmento

Segmento AD

é a bissetriz do triângulo em relação ao ângulo

ângulo A

em relação ao lado

Segmento BC

. O lado

Segmento BC

é composto pelos segmentos

Segmento BD

e

Segmento DC

; logo, BC = BD + DC = 7 DC = 7 BD. Pela relação de proporcionalidade, temos:

BD sobre AB igual a, DC sobre AC, implica, BD sobre 4,2, igual a, fração de numerador 7 menos BD, e de denominador 5,6

5,6BD = 4,2(7 BD)

5,6BD = 29,4 4,2BD 9,8BD = 29,4 BD = 3

Assim, DC = 7 3 = 4. Portanto, a medida do segmento

Segmento BD

é 3 centímetros e do

Segmento DC

é 4 centímetros.

Ilustração. Triângulo ABC. Segmento AD que divide o ângulo A em dois ângulos de mesma medida.. As medidas são: AC: 5,6. AB: 4,2. CD: 4. DB: 3. BC: 7.

Verificando

1. Considere x a medida do maior lado do retângulo e y a medida do menor lado. O perímetro mede 432 centímetros; logo: 2x + 2y = 432

Portanto, y = 216 x. Assim, temos:

7 sobre 5, igual a, x sobre 216 menos x

5x = .1512 7x 12x = .1512 x = 126

Portanto: y = 216 126 = 90

Alternativa b.

2. Os triângulos APB e DPC são congruentes pois os segmentos

Segmento BP

e

Segmento DP

,

Segmento AB

e

Segmento DC

são congruentes. Além disso, o ângulo

ângulo P

é oposto pelo vértice em ambos os triângulos. Assim,

Segmento AP

é congruente a

Segmento PC

. Portanto, AC = 2x.

Alternativa d.

3. Pelo teorema de Tales:

9 sobre 15 igual a, x sobre 12, implica, x igual a, numerador 9 vezes 12, e de denominador 15, igual a, fração de numerador 9 vezes 4, e de denominador: 5, implica x igual a 7,2.

Alternativa b.

4. A razão entre a medida da base do triângulo maior e a medida da base do triângulo menor é

12 quartos igual a 3

. Sendo x a medida do maior lado do menor triângulo, temos:

3 igual a 15 sobre x,, implica, x igual a, 15 sobre 3, igual a 5

Sendo y a medida do menor lado do triângulo menor, temos:

3 igual a 9 sobre y, implica, y igual a 9 sobre 3, igual a, 3

Assim, a medida do perímetro do triângulo menor é 12 centímetros, pois 3 + 4 + 5 = 12.

Alternativa d.

5. As retas são paralelas, pois elas são perpendiculares à reta

q2

; assim, pelo teorema de Tales, temos:

48 sobre 18, igual a, 32 sobre a, implica, a igual a, fração de numerador 18 vezes 32, e de denominador 48, implica, a igual a, fração de numerador 3 vezes 32, e de denominador 8

= 3 · 4 a = 12

Portanto, a distância entre as retas r e t mede 44 (12 + 32 = 44).

Alternativa b.

6. Pelo teorema de Tales, temos:

7 sobre 5, igual a, 4 sobre x, implica, x igual a 4 vezes 5 sétimos, igual a, 20 sobre 7, implica, x aproximadamente igual a 2,86

Então, a medida da distância é dada, em metro, por:

2,86 + 4 = 6,86 7

Alternativa c.

7. Pela base do triângulo, 14 + y = 42 y = 28. Pela relação de proporcionalidade da bissetriz, temos:

14 sobre x, igual a, 28 sobre 32

(14 · 2) · x = 32 · 14 2x = 32 x = 16

Alternativa c.