Parte 4
• Suíça:
0,957 sobre 0,955 igual a 10 sobre s, implica 0,957s igual a 9,55, implica, s igual a 9,55 sobre 0,957 aproximadamente igual a 9,98;
• Irlanda:
0,957 sobre 0,955 igual a 10 sobre i, implica 0,957i igual a 9,55, implica, i igual a 9,55 sobre 0,957 aproximadamente igual a 9,98;
• Chade:
0,957 sobre 0,398 igual a 10 sobre c, implica 0,957c igual a 3,98, implica, c igual a 3,98 sobre 0,957 aproximadamente igual a 4,16;
• República Centro-Africana:
0,957 sobre 0,397 igual a 10 sobre s,implica 0,957s igual a 3,97, implica, s igual a 3,97 sobre 0,957 aproximadamente igual a 4,15
;
• Níger:
0,957 sobre 0,394 igual a 10 sobre s, implica 0,957s igual a 3,94, implica, s igual a 3,94 sobre 0,957 aproximadamente igual a 4,12A seguir, um exemplo de gráfico.
Dados obtidos em: HUMAN DEVELOPMENT REPORTS. HDR 2020 Tables and Dashboards. Disponível em: https://oeds.link/10rJjS. Acesso em: 30 junho 2022.
Exercícios complementares
1. a)
Velocidade média igual a, 225 quilômetros sobre 2,5 horas, igual a, 90 quilômetros por hora1. b)
90 quilômetros sobre hora, igual a, 270 quilômetros sobre t, implica, t igual a 3 horas.1. c)
259 sobre 14 igual a 18,5Portanto, 18,5 quilômetros por litro.
2. Como a densidade demográfica é calculada por
número de habitantes sobre medida da área, igual a, 27.000 vezes 10 elevado ao cubo, sobre, 844.453, aproximadamente≃ 0,03197 · 103 = 31,97 ≃ 32
Portanto, aproximadamente 32 habitantes por quilômetro quadrado.
3.
Número de frangos |
Quantidade de ração (kg) |
---|---|
1.200 |
90 |
2.000 |
x |
As grandezas são diretamente proporcionais, assim:
⇒ .1200x = .180000 ⇒ 12x = .1800 ⇒ x = 150
Portanto, 150 quilogramas.
4.
Área (m²) |
Tempo (h) |
---|---|
5.100 |
6 |
11.900 |
x |
As grandezas área e tempo são diretamente proporcionais, assim:
Portanto, são 14 horas.
5.
Tempo de trabalho por dia (h) |
Quantidade de trabalhadores |
Tempo (dias) |
---|---|---|
8 |
3 |
15 |
9 |
2 |
x |
As grandezas quantidade de trabalhadores e tempo de trabalho por dia são inversamente proporcionais à quantidade de dias necessários para realizar o mesmo serviço (meio muro), assim:
15 sobre x igual a 2 terços, vezes, 9 oitavos, implica, 15 sobre x, igual a, 18 sobre 24⇒ 18x = 360 ⇒ x = 20
Portanto, o muro foi construído em 35 dias (20 + 15 = 35).
6.
Quantidade de latinhas |
Tempo (h) |
---|---|
1 |
3 |
x |
24 |
As grandezas são diretamente proporcionais, então:
Portanto, 8 latinhas.
7.
Massa de papel (kg) |
Quantidade de livros |
Quantidade de páginas |
---|---|---|
6.510 |
5.000 |
280 |
x |
4.000 |
240 |
As grandezas são diretamente proporcionais, assim:
⇒ .1400x = ..6249600 ⇒ x =
62.496 sobre 14= .4464
Portanto, .4464 quilogramas de papel.
8. Chamando as idades do pai de x, do 1º filho de y e do 2º filho de z. Então, pela proporção,
x sobre 27, igual a, y sobre 14, igual a, z sobre 11, igual a r.; portanto, x = 27r, y = 14r e z = 11r. Como x + y + z = 104, temos:
27r + 14r + 11r = 104 ⇒ 52r = 104 ⇒
r igual a 104 sobre 52, igual a 2Desta maneira, com r = 2, então: x = 27r ⇒ x = 27 · 2 = 54, y = 14r ⇒ x = 14 · 2 = 28 e z = 11r ⇒ x = 11 · 2 = 22
Alternativa a.
9.
x sobre 4= 4y = r
Sendo x = 4r e
y igual a um quarto de r, como x + y = 204, então:
Fazendo a adição de frações com denominadores comuns:
16r + r = 816 ⇒ 17r = 816 ⇒ r = 48
Como x = 4r, então o menor valor será y, pois:
Alternativa b.
10. Se a proporcionalidade direta se mantém para o total da população, então, temos:
⇒ 75x = 210 · .3000 = .630000 ⇒
⇒
x igual a, 630.000 sobre 75, implica x igual a 8.400Portanto, .8400 pessoas.
11.
Número de campos |
Quantidade de pessoas |
---|---|
18 |
1.000.000 |
1 |
x |
São grandezas diretamente proporcionais, então:
⇒ 18x = ..1000000 ⇒
x igual a, 1.000.000 sobre 18, aproximadamente igual a, 55.556Portanto, aproximadamente .55556 pessoas.
12.
Quantidade de páginas |
Quantidade de linhas |
Quantidade de letras por linha |
---|---|---|
6 |
45 |
80 |
x |
30 |
40 |
⇒ 36 · 6 = 12x ⇒
⇒ 12x = 216 ⇒ x = 18
Portanto, o texto ocupará 18 páginas.
Alternativa c.
13.
Massa dos fios (kg) |
Comprimento da fazenda (m) |
Largura da fazenda (cm) |
---|---|---|
4 |
14 |
80 |
x |
350 |
120 |
As grandezas são todas diretamente proporcionais. Então:
4 sobre x igual a fração 14 sobre 350, fim da fração, vezes 80 sobre 120, implica, 4 sobre x, igual a, 1.120 sobre 42.000, implica, 112 vezes x, igual a, 4 vezes 4.200, implicaPortanto, 150 quilogramas.
Alternativa b.
Verificando
4. Os valores são tais que se formam as proporções:
Alternativa d.
5. Como são inversamente proporcionais, então 3A = 2B = r. Assim,
A igual a r sobre 3e
B igual a r sobre 2. Tomando A + B = 120, temos:
r sobre 3, fim da fração, mais r sobre 2, igual a 120. Colocando em denominador comum e adicionando as frações, obtemos:
⇒ 5r = 720 ⇒
r igual a 720 sobre 5⇒ r = 144
Então,
A igual a 144 sobre 3, igual a 48e
B igual a 144 sobre 2, igual a 72.
Alternativa a.
6.
Quantidade de máquinas |
Tempo (h) |
---|---|
14 |
6 |
24 |
x |
Como são grandezas inversamente proporcionais, temos:
Portanto, 3,5 horas ou 3 horas e 30 minutos.
Alternativa b.
7.
Quantidade de páginas |
Tempo (min) |
---|---|
20 |
45 |
300 |
x |
Como são grandezas diretamente proporcionais, temos:
O tempo é de 675 minutos; então, convertendo para horas:
675 : 60 = 11,25
Portanto, 11 horas e
um quartode hora, ou seja, 11 horas 15 minutos.
Alternativa a.
8.
Quantidade de pintores |
Tempo (dias) |
Quantidade de corredores |
---|---|---|
3 |
2 |
5 |
x |
5 |
6 |
A grandeza quantidade de corredores é diretamente proporcional à quantidade de pintores, porém, o tempo é inversamente proporcional à quantidade de pintores, assim:
3 sobre x igual a 5 meios vezes 5 sobre 36⇒
implica, 3 sobre x igual a, 25 sobre 72⇒ ⇒ 25x = 216 ⇒ x =
216 sobre 25⇒ x = 8,64
Como a quantidade de pintores tem de ser um número natural, será o próximo natural maior que x; portanto, 9 pintores.
Alternativa c.
9.
Distância percorrida (km) |
Tempo de viagem (dias) |
Número de horas pedaladas por dia |
---|---|---|
450 |
9 |
4 |
x |
5 |
6 |
Como as grandezas são todas diretamente proporcionais, temos:
Portanto, 375 quilômetros.
Alternativa d.
Capítulo 4 — Proporcionalidade em Geometria
• Objetivos do capítulo e justificativas
• Determinar a razão entre dois segmentos de reta.
• Resolver problemas envolvendo razões entre duas grandezas.
• Resolver problemas envolvendo cálculos com números reais.
• Reconhecer e construir retângulos áureos.
• Apresentar o teorema de Tales.
• Aplicar o teorema de Tales e propriedades que decorrem dele.
• Resolver problemas envolvendo segmentos proporcionais.
• Demonstrar e aplicar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
• Resolver e elaborar problemas que aplicam as relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
• Resolver problemas envolvendo porcentagens e análise de cartograma.
Neste capítulo, ampliamos as noções de razão e de proporção ligadas à Geometria. As atividades buscam inicialmente familiarizar os estudantes com o assunto e depois aplicar os resultados estudados (por exemplo, o teorema de Tales) em situações contextualizadas. O estudo dêsse conjunto de conceitos e procedimentos amplia o repertório de ferramentas para a resolução de diferentes problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. dêsse modo, contribui-se para o desenvolvimento das competências específicas 3 e 4 e das competências gerais 2 e 4.
O trabalho com a análise de cartograma explora a temática Índice de Vulnerabilidade Social ( í vê ésse). A atividade proposta requer que os estudantes pesquisem e listem os cinco maiores problemas atuais do município em que vivem, que influenciam na qualidade de vida dos munícipes. dêsse modo, é favorecido o trabalho com as competências gerais 9 e 10 e com a competência específica 8.
A Abertura usa como motivação uma imagem em que é possível fazer uma associação de retas paralelas e transversais em elementos de construções humanas, ressaltando a noção de proporcionalidade. Assim, as competências específicas 6 e 7 são favorecidas.
• Habilidades trabalhadas no capítulo
( ê éfe zero nove ême ah zero um) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).
( ê éfe zero nove ême ah um zero) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
( ê éfe zero nove ême ah dois dois) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
O foco deste capítulo é a Unidade Temática Geometria, ampliando-se o trabalho feito com proporcionalidade no capítulo anterior para o campo da Geometria. Esse estudo envolve também demonstrar e aplicar relações simples entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, explorando demonstrações feitas no 8º ano ( ê éfe zero oito ême ah um quatro), e resolução de problemas de aplicação das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes, favorecendo o desenvolvimento das habilidades (EF09MA1), (EF09M10) e ( ê éfe zero nove ême ah um quatro).
Na articulação com a Unidade Temática Probabilidade e estatística, utiliza-se a leitura de texto e cartogramas, contribuindo para o trabalho com a habilidade ( ê éfe zero nove ême ah dois dois), e com a Unidade Temática Álgebra, exploram-se situações que envolvem razões e relações de proporcionalidade. Além desses conteúdos, abordam-se em seções especiais cálculos com números reais e porcentagens, articulando-se com a Unidade Temática Números.
• Comentários e resoluções
Apresentamos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.
Exercícios propostos
3. a)
AB igual a fração de numerador 5 vezes 14, e de denominador 10, igual a, 70 sobre 10, igual a 73. b)
AB igual a fração de numerador 18 vezes 3,4 e de denominador 12, igual a, 61,2 sobre 12, igual a 5,13. c)
AB igual a fração de numerador 3,5 vezes 0,9, e de denominador 0,5, igual a, 3,15 sobre 0,5, igual a 6,33. d)
AB igual a fração de numerador 3,2 vezes 1,5, e de denominador 2,4, igual a, 4,8 sobre 2,4, igual a 2.4. O segmento
ABé composto de dois segmentos consecutivos,
AMe
MBde fórma que A bê = AM + MB = 18. Desse modo, temos a relação MB = 18 ‒ AM. Como os segmentos respeitam a razão de
2 sobre 7, temos:
AM sobre MB, igual a AM sobre 18 menos AM, igual a 2 sobre 7Assim: 7AM = 2 · (18 ‒ AM) ⇒ 7AM = 36 ‒ 2AM ⇒
⇒ 9AM = 36 ⇒ AM = 4
Logo, MB = 18 ‒ 4 = 14.
Alternativa a.
5. Sendo x a medida do maior lado da ampliação, temos a relação proporcional
10 sobre 15, igual a, 13 sobre x; então:
Portanto, o lado maior medirá 19,5 centímetros.
6. Temos a proporção
AB sobre MN igual a CD sobre PQ. Como CD + PQ = 45, CD = 45 ‒ PQ; logo,
12 sobre 15, igual a, fração de numerador 45 menos PQ e de denominador PQ. Então:
12PQ = 15 · (45 ‒ PQ) ⇒ 12PQ = 675 ‒ 15PQ ⇒ 27PQ = 675 ⇒
⇒
PQ igual a 675 sobre 27, igual a, 25Assim: CD = 45 ‒ PQ = 45 ‒ 25 ⇒ CD = 20
Portanto, a medida de
PQé 25 centímetros e a de
CDé 20 . centímetros
7. a) Pela proporção, temos:
Portanto, x = 27 centímetros.
7. b) A medida da área do triângulo MNP pode ser calculada por:
Portanto, a área mede 405 . centímetros quadrados
10. a) Pelo teorema de Tales:
10. b) Pelo teorema de Tales:
9 sobre 5, igual a, x sobre 21 menos x⇒ 5x = 9(21 ‒ x) ⇒ ⇒ 5x = 189 ‒ 9x ⇒ 14x = 189 ⇒ x =
189 sobre 14⇒ x = 13,5
10. c) Pelo teorema de Tales:
⇒ 12(x ‒ 8) = 8 · 21 ⇒ 12x ‒ 96 = 168 ⇒
⇒ 12x = 264 ⇒ x =
264 sobre 12⇒ x = 22
11. Como x + y = 26, tem-se y = 26 ‒ x. Pelo teorema de Tales:
4 sobre 9, igual a, x sobre 26 menos x⇒ 9x = 4(26 ‒ x) ⇒ 9x = 104 ‒ 4x ⇒ 13x = 104 ⇒ x =
104 sobre 13⇒ x = 8
Então, y = 18, pois 26 ‒ 8 = 18.
13. Pelo teorema de Tales:
fração de numerador x mais 5, e de denominador x, igual a, fração de numerador x mais 2, e de denominador x menos 2.⇒ (x + 5)(x – 2) =
= x (x + 2) ⇒ x² + 5x – 2x – 10 = x2 + 2x ⇒ 3x – 10 = 2x ⇒ 3x – 2x = 10 ⇒ x =10
14. a) O terreno para a alameda das Magnólias mede, ao todo, 90 métros; portanto, sendo C a medida procurada, temos: 40 + 30 + C = 90 ⇒ C = 20
Portanto, a frente do terreno mede 20 métros.
14. b) Pelo teorema de Tales, o terreno a mede:
⇒ A = 60
O terreno B mede:
O terreno C mede:
Portanto, as medidas das frentes dos terrenos na alameda dos Jasmins são as seguintes: terreno a, 60 métros; terreno B, 45 métros; terreno C, 30 métros.
15. a) Pela consequência do teorema de Tales:
15. b) Pela consequência do teorema de Tales:
⇒ 15x = 10(x + 3) ⇒ 15x = 10x + 30 ⇒ ⇒ 5x = 30 ⇒ x =
30 sobre 5.⇒ x = 6
16. a) Para que o segmento
NMseja paralelo ao segmento
GF, precisamos verificar a validade da igualdade da consequência do teorema de Tales; portanto:
⇒ 3 · 6 = 4 · 4,5 ⇒ 18 = 18
É verdade, portanto
segmento NM paralelo ao segmento GF.
16. b) Verificando da mesma maneira do item a:
⇒ 2,4 · 1,7 = 2,7 · 2 ⇒ 4,08 = 5,4
É falso, então, é possível concluir que o segmento
NMnão é paralelo a
FG.
17. Pela consequência do teorema de Tales:
O comprimento da ponte mede 54 metros.
18. Como as ruas Pardal, Canário e Colibri são paralelas, pela consequência do teorema de Tales:
Assim, temos também:
64 sobre 80 igual a x sobre y, implica, 64 sobre 80, igual a 80 sobre y, implica
⇒ y =
fração de numerador 80 vezes 80, e de denominador 64, igual a, 6.400 sobre 64⇒ y = 100
Portanto, as medidas procuradas são x = 80 métros e y = 100 métros.
19. Podemos observar que a nova fileira é paralela à antiga, a uma distância de 1,5 métro (4,5 ‒ 3 = 1,5). A distância do último menino da direita deve ser menor do que 5,5 metros para que sua imagem não fique prejudicada na foto. Sendo x a distância do menino na nova fileira, pela consequência do teorema de Tales:
Logo, a distância até a câmera é de 5,4 métros (1,8 + 3,6 = 5,4); portanto, a imagem não será prejudicada, pois o menino está dentro do limite para uma boa resolução.
20. Note que as vigas que sustentam a rampa são perpendiculares ao chão, portanto são paralelas entre si. Sendo x a distância do início da rampa até a segunda viga, pela consequência do teorema de Tales:
Como 77 centímetros = 0,77 métros, a medida total da rampa é 1,32 métro, (0,77 + 0,55 = 1,32).
22. a) Pela relação de proporcionalidade:
22. b) Pela relação de proporcionalidade:
22. c) Pela relação de proporcionalidade:
⇒ 35 · (4x ‒ 8) = 42 · 3x ⇒
⇒ 140x ‒ 280 = 126x ⇒ 14x = 280 ⇒ x = 20
23. a) Como x + y = 55 ⇒ x = 55 ‒ y; assim, pela relação de proporcionalidade:
Então, x = 30, pois 55 ‒ 25 = 30.
23. b) Como x + y = 14 ⇒ x = 14 ‒ y; assim, pela relação de proporcionalidade:
⇒ 12y = 16 · (14 ‒ y) = 224 ‒ 16y ⇒
Então, x = 14 ‒ 8 = 6.
23. c) Como x + y = 22 ⇒ x = 22 ‒ y; assim, pela relação de proporcionalidade:
⇒ 18 · (22 ‒ y) = 15y ⇒ 396 ‒ 18y = 15y ⇒
⇒ 33y = 396 ⇒ y = 12
Então, x = 22 ‒ 12 = 10.
25. Pela relação de proporcionalidade:
Então, AC = 6 centímetros.
Exercícios complementares
1. a) Pelo teorema de Tales:
⇒ 8 · (3 · 11) = (11 · 2) · x ⇒
⇒ 8 · 3 = 2 · x ⇒ x = 4 · 3 ⇒ x = 12
Também:
33 sobre y, igual a, 22 sobre 14⇒ 2 y = 3 · 14 ⇒ y = 3 · 7 ⇒ y = 21
1. b) Temos que:
9 sobre 3, igual a 6 sobre yAssim, y = 2.
Além disso:
12 sobre x igual a, 8 sobre 8Portanto, x = 12.
2. O segmento
BDé composto por
BCe
CD, ou seja, BD = = 2,4 + CD. Pelo teorema de Tales, temos:
Portanto: BD = 2,4 + 4,2 = 6,6
3. Os segmentos
BCe
HCsão transversais aos segmentos paralelos
MNe
AB. O segmento
CHé composto por
CPe
PH, logo CH = CP + 6. Pelo teorema de Tales:
⇒ 15CP = 6(CP + 6) ⇒ 9CP = 36 ⇒
CP igual a, 36 sobre 9, igual a 4.Assim, CH = 4 + 6 = 10.
5. O segmento
Segmento ADé a bissetriz do ângulo
ângulo Aem relação ao lado
Segmento BC. O lado
Segmento BCé composto pelos segmentos
Segmento BDe
Segmento DC; logo, BC = BD + DC = 26 ⇒ DC = 26 ‒ BD. Pela relação de proporcionalidade:
BD sobre AB, igual a, DC sobre AC⇒ 18BD = 21 · (26 ‒ BD) = 546 ‒ 21BD ⇒ 39BD = 546 ⇒ BD = 14
Assim, DC = 26 ‒ 14 = 12. Portanto, os segmentos medem 14 centímetros e 12 centímetros.
7. O perímetro do triângulo á bê cê mede 84 centímetros; portanto: á cê + A bê + (20 + 15) = 84 ⇒ á cê = 49 ‒ A bê
Pela relação de proporcionalidade:
⇒ ⇒ 15AB = 980 ‒ 20AB ⇒ 35AB = 980 ⇒ AB =
980 sobre 35= 28
Logo: AC = 49 ‒ 28 = 21
Portanto, AC = 21 centímetros, AB = 28 centímetros e BC = 35 centímetros.
8. O segmento
Segmento ADmede 10 centímetros. Pelo teorema de Tales:
Pelo mesmo argumento:
AD linha, sobre B linha C linha, igual a AD sobre BC, implica, 13 sobre B linha C linha, igual a, 10 sobre 3⇒
⇒
B linha C linha igual a fração de numerador 13 vezes 3, e de denominador, 10, igual a, 1,3 vezes 3, implica B linha C linha igual a 3,9Por fim:
AD linha sobre A linha B linha, igual a, AD sobre AB, implica, 13 sobre A linha B linha, igual a, 10 sobre 2, implica
⇒
A linha B linha, igual a , 13 sobre 5, igual a, 26 sobre 10, implica, A linha B linha, igual a 2,6Portanto, as medidas são: cê linha dê linha = 6,5 centímetros, bê linha cê linha = 3,9 centímetros e á linha bê linha = 2,6 centímetros.
9. Pelo teorema de Tales, temos:
x sobre 9, igual a, 4 sobre x, implica, x elevado ao quadrado igual a 36.Como 36 = 62 e 36 = (‒6)2, então
x igual a raiz quadrada de 36, igual a, mais ou menos 6.. Por se tratar de medida, então x = 6.
10. O segmento
Segmento ADé a bissetriz do triângulo em relação ao ângulo
ângulo Aem relação ao lado
Segmento BC. O lado
Segmento BCé composto pelos segmentos
Segmento BDe
Segmento DC; logo, BC = BD + DC = 7 ⇒ DC = 7 ‒ BD. Pela relação de proporcionalidade, temos:
⇒ 5,6BD = 4,2(7 ‒ BD) ⇒
⇒ 5,6BD = 29,4 ‒ 4,2BD ⇒ 9,8BD = 29,4 ⇒ BD = 3
Assim, DC = 7 ‒ 3 = 4. Portanto, a medida do segmento
Segmento BDé 3 centímetros e do
Segmento DCé 4 centímetros.
Verificando
1. Considere x a medida do maior lado do retângulo e y a medida do menor lado. O perímetro mede 432 centímetros; logo: 2x + 2y = 432
Portanto, y = 216 ‒ x. Assim, temos:
⇒ 5x = .1512 ‒ 7x ⇒ 12x = .1512 ⇒ x = 126
Portanto: y = 216 ‒ 126 = 90
Alternativa b.
2. Os triângulos APB e DPC são congruentes pois os segmentos
Segmento BPe
Segmento DP,
Segmento ABe
Segmento DCsão congruentes. Além disso, o ângulo
ângulo Pé oposto pelo vértice em ambos os triângulos. Assim,
Segmento APé congruente a
Segmento PC. Portanto, AC = 2x.
Alternativa d.
3. Pelo teorema de Tales:
Alternativa b.
4. A razão entre a medida da base do triângulo maior e a medida da base do triângulo menor é
12 quartos igual a 3. Sendo x a medida do maior lado do menor triângulo, temos:
3 igual a 15 sobre x,, implica, x igual a, 15 sobre 3, igual a 5Sendo y a medida do menor lado do triângulo menor, temos:
3 igual a 9 sobre y, implica, y igual a 9 sobre 3, igual a, 3Assim, a medida do perímetro do triângulo menor é 12 centímetros, pois 3 + 4 + 5 = 12.
Alternativa d.
5. As retas são paralelas, pois elas são perpendiculares à reta
q2; assim, pelo teorema de Tales, temos:
48 sobre 18, igual a, 32 sobre a, implica, a igual a, fração de numerador 18 vezes 32, e de denominador 48, implica, a igual a, fração de numerador 3 vezes 32, e de denominador 8= 3 · 4 ⇒ a = 12
Portanto, a distância entre as retas r e t mede 44 (12 + 32 = 44).
Alternativa b.
6. Pelo teorema de Tales, temos:
Então, a medida da distância é dada, em metro, por:
2,86 + 4 = 6,86 ≃ 7
Alternativa c.
7. Pela base do triângulo, 14 + y = 42 ⇒ y = 28. Pela relação de proporcionalidade da bissetriz, temos:
⇒ (14 · 2) · x = 32 · 14 ⇒ 2x = 32 ⇒ x = 16
Alternativa c.