Parte 8

10.

fração de numerador 2 x elevado ao quadrado, mais x, e de denominador 11

= 2x +1 2x2 + x = (2x +1) 11

2x2 + x = 22x +11 2x2 21x 11 = 0

Δ = (21)2 4 · 2 · (11) = 441 + 88 Δ = 529

x igual a, fração de numerador: menos, abre parênteses, menos 21, fecha parênteses, mais ou menos, raiz quadrada de 529, e de denominador, 2 vezes 2, implica

implica, x igual a, fração de numerador 21 mais ou menos 23, e de denominador: 4, então x igual a, fração de numerador 21 mais 23, e de denominador 4, igual a, 44 sobre 4, igual a, 11; e x igual a fração de numerado 21 menos 23, e de denominador: 4, igual a menos 0,5

O número inteiro 11 é múltiplo de 1 e de 11.

Alternativa ê.

12. Δ = b2 4 · a · c = (B)2 4 · 4 = B2 16 Δ = 65

B2 16 = 65 B2 = 81 B = ±

raiz quadrada de 81

Portanto: B = 9 ou B = 9

Alternativa d.

13.

x um mais x dois igual a x um vezes x dois

menos b sobre a, igual a, c sobre a, implica, menos b igual a c

Como b = 4k e c = 1, então (4k ) = 1 k =

um quarto

.

Alternativa c.

14. 72 : x = 2x 72 = 2x2 x2 = 36 x = ±

raiz quadrada de 36

Como x < 0, x = 6. Então, a metade do número é 3, pois 6 : 2 = 3.

Alternativa a.

16. P = 5 1 = 5 e S = 1 + 5 = 6; então:

x2 5x + 6 = 0

Resolvendo corretamente,

um quarto

e P = 6, então as raízes são 2 e 3 (2 + 3 = 5 e 2 · 3 = 6).

17. Soma:

menos b sobre a, igual a, menos 3, sobre k, igual a, 10, implica, k igual a, menos 3 sobre 10, igual a, menos 0,3

Produto:

c sobre a, igual a, menos, fração de numerador: 4, e de denominador menos 0,3, igual a, 40 sobre 3

Alternativa a.

18. 8 + 2 = b b = 10

Com o valor de c correto, o produto é:

c sobre a

= (9) (1)

c sobre 1

= 9 c = 9

Então, as raízes de x2 10x + 9 = 0 são 9 e 1. A soma pedida é 12, pois 3 1 + 9 = 3 + 9 = 12.

Verificando

1. x + 2x 3 = 0 não tem nenhum termo de grau 2.

Alternativa c.

2. Como ax2 + bx + c = 0, então a = 2, c = 3 e b = 0.

Alternativa b.

3. Uma equação do 2º grau com b 0 e c 0 é dita completa.

Alternativa d.

4. A = x · 3x

A = 3x2 3x2 A = 0

Alternativa a.

5. x2 2x = 0 Δ = (2)2 4 · 1 · 0 = 4

x igual a, fração de numerador: menos, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, mais ou menos raiz quadrada de 4, e de denominador: 2, então: fração de numerador 2 mais 2, e de denominador 2, igual a, 2; e fração de numerador 2 menos 2, e de denominador 2, igual a, zero.

Alternativa b.

6. a) x = 7 em x2 + 4x 2 72 + 4 · 7 2 = 49 + 28 2 0

6. b) x = 7 em x2 2 72 2 = 49 2 0

6. c) x = 7 em 2x2 + 4x 2 · 72 + 4 · 7 = 2 · 49 + 28 0

6. d) x = 7 em x2 3x 28 72 3 · 7 28 = 49 21 28 = 0

Alternativa d.

7. x2 + 4 = 0

Δ = 02 4 · 4 = 16

Então, como Δ < 0, a equação não possui raízes reais.

Alternativa a.

8. 2x2 4x + 2 = 0

Δ = (4)2 4 · 2 · 2 = 16 16 Δ = 0

Alternativa c.

9. Temos que a = x2 = 49

x igual a mais o menos raiz quadrada de 49

x = ±7. Como x é uma medida de comprimento, não pode ser negativo, então, temos que x = 7 centímetros.

Alternativa b.

10. A = x · (2x) = 200 2x2 = 200 x2 = 100 x = ±10

Como é a medida do lado, então 10 métros é a medida do menor lado e 20 métros é a medida do maior lado (2 10 = 20).

Alternativa d.

Capítulo 8 Triângulo retângulo

Objetivos do capítulo e justificativas

Reconhecer os elementos de um triângulo retângulo.

Conhecer o teorema de Pitágoras, verificar demonstrações e algumas aplicações.

Resolver problemas que envolvam semelhança de triângulos e triângulos retângulos.

Demonstrar as relações métricas em um triângulo retângulo.

Apresentar algoritmo para a construção de um quadrado com régua e compasso.

Determinar a distância entre dois pontos no plano cartesiano e das coordenadas do ponto médio de um segmento de reta.

Explorar a representação gráfica de um relevo.

Neste capítulo, retomamos e ampliamos o estudo dos triângulos retângulos, tratando das relações métricas em um triângulo retângulo, com destaque para o teorema de Pitágoras e suas aplicações. Além disso, exploramos a medida da distância entre dois pontos no plano cartesiano e a representação gráfica de um relevo, que pode ser associada com as vistas ortogonais de um sólido geométrico, favorecendo o trabalho com as competências específicas 2, 3 e 6 e com as competências gerais 2 e 4.

Nesta abertura, apresentamos um monumento construído em homenagem a Pitágoras, que faz menção à figura de um triângulo retângulo, para posteriormente apresentarmos um pouco sobre a História da Matemática, contribuindo para o desenvolvimento da competência específica 1 e da competência geral 1.

O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 é favorecido com as diferentes propostas de atividades a serem realizadas em grupos, pois permitem aos estudantes que exercitem diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com colegas que podem ou não ter dificuldades ou facilidades em relação as atividades propostas.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero nove ême ah um três) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

(ê éfe zero nove ême ah um quatro) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

(ê éfe zero nove ême ah um seis) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas dêsses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

(ê éfe zero nove ême ah um sete) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

Este capítulo tem foco na Unidade Temática Geometria, tratando do estudo do triângulo retângulo, aprofundando o teorema de Pitágoras, sua demonstração e variadas aplicações, assim como apresenta outras relações métricas existentes nesse triângulo desenvolvendo-se, assim, as habilidades (ê éfe zero nove ême ah um três), (ê éfe zero nove ême ah um quatro) e (EF09MA16) e estabelecendo relações com as Unidades Temáticas Álgebra e Grandezas e medidas.

Além disso, aspectos da habilidade (ê éfe zero nove ême ah um sete) também são trabalhados em uma atividade que propõe o estudo de vistas ortogonais em um contexto de representação de relevos.

O trabalho com este capítulo visa também a embasar estudos que serão tratados no Ensino Médio.

Comentários e resoluções

Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Abertura

a) O monumento lembra um triângulo retângulo pois, pode-se associar um ângulo reto formado entre a estátua e a base.

Exercícios propostos

1.

Ilustração. Triângulo retângulo com catetos medindo: 8,4 centímetros, 11,2 centímetros.

1. a) Resposta esperada: ao utilizar uma régua, é esperado que o estudante encontre a medida de comprimento de 14 centímetros, aproximadamente.

1. b) 142 = 8,42 + 11,22 196 = 70,56 + 125,44 196 = 196

Então, sim; a medida da hipotenusa ao quadrado é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.

2. Construindo os triângulos, obtemos:

Ilustração. Triângulo escaleno ABC com lados AB medindo 5 centímetros, BC medindo 2 centímetros, AC medindo 4 centímetros.
Ilustração. Triângulo escaleno com vértices A e C indicados. AC mede 3 centímetros, o lado oposto ao vértice C mede 4 centímetros, e o lado oposto ao vértice A mede 3,5 centímetros.
Ilustração. Triângulo escalenos ABC com lados: AB medindo 7 centímetros, BC medindo 5,6 centímetros, AC medindo 4,2 centímetros.

2. a) 1º triângulo: obtusângulo, pois um dos ângulos é maior que 90graus; 2º triângulo: acutângulo, pois todos os ângulos são menores que 90graus; 3º triângulo: retângulo, pois um ângulo

C

tem medida 90graus.

2. b) 1º triângulo: 5² > + 4², pois 25 > 4 + 16; 2º triângulo: 4² < + 3,5², pois 16 < 9 + 12,25; 3º triângulo: 7² = 4,2² + 5,6², pois 49 = 17,64 + 31,36

3. a) 15² = 12² + x² 225 = 144 + x² 81 = x² x = 9

3. b) x2 + x2 = 102 2x2 = 100 x2 = 50 x =

5 vezes raiz quadrada de 2

3. c) x2 + (

5 vezes raiz quadrada de 3

)2 = 142 x2 + 75 = 196 x2 = 121 x = 11

3. d) x2 + (

raiz quadrada de 7

)2 = (x + 1)2 x2 + 7 = x2 + 2x + 1 2x = 6 x = 3

4. Como o quadrado a bê cê dê tem medida de área 11 centímetros quadrados, seu lado tem medida

raiz quadrada de 11

centímetros (pois (

raiz quadrada de 11

)2 = 11). O lado do quadrado dê é éfe gê tem medida 5 centímetros, pois sua área mede 25 centímetros quadrados (

raiz quadrada de 25

= ±5, considerando-se o valor positivo para a medida do lado).

4. a) Então, a área do triângulo cê dê é mede 2,5

raiz quadrada de 11

centímetros quadrados, pois:

fração de numerador: raiz quadrada de 11, fim da raiz, vezes 5, e de denominador: 2, igual a, fração de numerador 5 vezes raiz quadrada de 11, e de denominador: 2, igual a, 2,5 vezes raiz quadrada de 11

4. b) A hipotenusa mede x = 6 centímetros, pois: x2 = (

raiz quadrada de 11

)2 + 52 ⇒ ⇒ x2 = 11 + 25 = 36 x = 6

5. O lado oposto ao ângulo reto é a hipotenusa que mede x = 24 centímetros, pois: x2 = 122 + (

12 vezes raiz quadrada de 3

)2 x2 = 144 + 144 · 3 x2 = 144 · 4 x = 12 · 2 x = 24

6. a) A hipotenusa do triângulo retângulo cujos catetos medem 9 e 12 tem medida y = 15, pois:

y2 = 92 + 122 y2 = 225 y = 15

Assim, aplicando o teorema de Pitágoras no outro triângulo retângulo da figura, obtemos:

fração de numerador: 16 x elevado ao quadrado, e de denominador: 9, igual a, 225 mais 175, implica, fração de numerador 16 x elevado ao quadrado, e de denominador: 9, igual a 400, implica, x elevado ao quadrado, igual a 225, implica x igual a 15

6. b) x2 + (x + 2)2 = (x + 4)2 x2 + x2 + 4x + 4 = x2 + 8x + 16 x2 4x 12 = 0

Δ = (4)2 4 1 (12) Δ = 64

x igual a fração de numerador: menos, abre parênteses, menos 4, mais ou menos raiz quadrada de 64, e de denominador: 2, então x1 igual a fração de numerador 4 mais 8, e de denominador 2, implica, x1 igual a 6; e x2 igual a fração de numerador 4 menos 8, e de denominador: 2, implica, x2 igual a menos 2

Portanto, x = 6, pois a medida do lado deve ser um valor positivo.

6. c) Por se tratar de um trapézio isósceles, é possível considerar a base maior da maneira apresentada na figura a seguir.

Ilustração. Trapézio isósceles. A base menor mede 8. Estão traçadas as duas alturas, formando um triângulo retângulo de cada lado, cada hipotenusa mede 6, e cada cateto menor mede 3, e a altura do trapézio (cateto maior) mede x. A medida total da base maior é 14.

Portanto: x² + = x2 = 27

x igual a 3 vezes raiz quadrada de 3

6. d) Falta a medida de comprimento de um dos catetos para ser possível calcular o valor de “x”.

7. Podemos representar o losango da seguinte maneira:

Ilustração. Losango com lado L. As diagonais estão traçadas, cada metade da diagonal maior mede 8, e cada metade da diagonal menor mede 6.

7. a) 2 = 62 + 82 = 36 + 64 2 = 100 = 10

Portanto, 10 centímetros.

7. b)

A igual a, diagonal menor, vezes, diagonal maior, sobre 2, implica, A igual a, 12 vezes 16 sobre 2

= 12 · 8 A = 96

Portanto, 96 centímetros quadrados.

7. c) Não. A medida do ângulo não foi utilizada para resolver a atividade.

8. Esboço possível:

Ilustração. Triângulo isósceles, cujos lados congruentes medem 9. Está traçada a altura h em relação a base, dividindo a base em duas partes de medida igual a 6 cada uma; a base mede 12.

Portanto: h2 + 62 = 92 h2 + 36 = 81 h2 = 45 h =

3 raiz quadrada de 5

A altura mede

3 raiz quadrada de 5

centímetros.

9. Traçando a altura do trapézio (de medida h), a partir do vértice superior direito, a base maior se divide em duas partes desiguais: uma medindo 12 (a mesma medida da base menor) e outra parte medindo 8 (a diferença 20 12 = 8). Portanto, obtém-se um triângulo retângulo cuja hipotenusa é o lado oblíquo e, assim:

h2 + 82 = 102 h2 + 64 = 100 h2 = 100 64 = 36 h = 6

O lado perpendicular às bases tem a mesma medida h e, portanto, o perímetro do trapézio mede 48 métros (6 + 20 + 10 + 12 = 48). Para cercá-lo com 6 voltas, são necessários 288 métros de arame, pois: 6 48 = 288

10. Escrevendo a relação entre as medidas dos lados:

x2 + (x + 3)2 = (

3 raiz quadrada de 5

)2 x2 + x2 + 6 + 9 = 9 · 5

2x2 + 6x 36 = 0 x2 + 3x 18 = 0

Resolvendo a equação: Δ = 32 4 1 (18) Δ = 81

Calculando os valores de x:

x igual a fração de numerador menos 3 mais ou menos raiz quadrada de 81, e de denominador: 2, então: x1 igual a fração de numerador menos 3 mais 9, e de denominador: 2, implica x1 igual a 3; e x2 igual a fração de numerador menos 3 menos 9, e de denominador 2, implica, x2 igual a menos 6

Como não pode ser negativo, logo um lado mede 3 métros e o outro 6 métros (pois x = 3 e x + 3 = 3 + 3 = 6).

11. O bambu e o solo formam um triângulo retângulo, sendo x a medida da hipotenusa, que é o pedaço quebrado do bambu. Então:

x2 = 4,82 + 3,62 = 23,04 + 12,96 x2 = 36 x = 6

Portanto, a altura do bambu é 10,8 métros, pois: 6 + 4,8 = 10,8

12. A diagonal da placa tem medida d 5,38 métros, pois, das informações do enunciado, obtemos: d2 = 22 + 52 = 4 + 25 d =

raiz quadrada de 29,

d 5,38

13. A figura mostra dois tamanhos de ripa diagonal, que formam triângulos retângulos. Em cada um dos triângulos menores, os catetos medem 1,2 métro e 0,5 métro e, chamando a medida da hipotenusa de d, então d = 1,3 métro, pois:

d2 = 1,22 + 0,52 = 1,44 + 0,25 d 2 = 1,69 d = 1,3

Em cada um dos triângulos maiores, os catetos medem 3,6 métros e 1,5 métro; portanto, se a medida da hipotenusa é D, então D = 3,9 métros, pois:

D2 = 1,52 + 3,62 = 2,25 + 12,96 D2 = 15,21 D = 3,9

Portanto, para construir as outras partes são necessários 10,4 métros de madeira, pois:

1,3 + 1,3 + 3,9 + 3,9 = 10,4

14. Percorreria 500 quilômetros, pois, sendo d a medida procurada, temos:

d2 = 3002 + 4002 d2 = .90000 +.160000

d igual a raiz quadrada de 250.000, implica, d igual a 500

15. Resposta pessoal. Um exemplo de problema é: um artesão precisa cortar um barbante na exata medida do perímetro de uma janela em formato de um triângulo retângulo. Sabendo que os catetos dêsse triângulo medem 2 metros, qual deve ser a medida do comprimento do barbante cortado? Resolução: d2 = 22 + 22 d2 = 8

d igual a, 2 raiz quadrada de 2

d 2,8. Assim, o comprimento do barbante deve medir 6,8 métros, pois 2 + 2 + 2,8 = 6,8.

16. a) A diagonal do quadrado fórma com dois de seus lados um triângulo retângulo. Então, ela mede

15 raiz quadrada de 2

 centímetros, pois:

d2 = 152 + 152 d2 = 2 152 d =

raiz quadrada de 2

15 d =

15 raiz quadrada de 2

16. b) A área mede 450 centímetros quadrados, pois:

A igual a 15 vezes raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes 15 vezes raiz quadrada de 2, fim da raiz

A = 225 2 = 450

17. Sabendo que

d igual a L vezes raiz quadrada de 2

, no caso do quadrado a bê cê dê,

d igual a 2 vírgula 5 raiz quadrada de 2

. Então, o lado do quadrado á cê êne ême mede

2 vírgula 5 raiz quadrada de 2

  centímetros e sua área mede 12,5 centímetros quadrados, pois:

2,5 vezes raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes, 2,5 vezes raiz quadrada de 2

= 12,5

18. O posicionamento descrito dos quadrados é mostrado na figura a seguir:

Ilustração. Três quadrados lado a lado, formando um retângulo. A medida de cada lado dos quadrados é L. Diagonal em um dos quadrados medindo 10 vezes raiz quadrada de 2.

Como

d igual a, éle raiz quadrada de 2, implica que, 10 raiz quadrada de 2

=

éle raiz quadrada de 2

ℓ = 10. O perímetro do retângulo mede 8. Portanto, o perímetro mede 80 centímetros (10 8 = 80).

19. A diagonal do cubo, de medida D, é hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 3 e a diagonal de medida d da face quadrada do cubo.

Ilustração. Cubo de aresta medindo 3 centímetros. Triângulo retângulo em que a hipotenusa é a diagonal D do cubo, um dos catetos é a aresta do cubo que mede 3, e o outro cateto é a diagonal d da face.

Então: d2 = 32 + 32 d2 = 18

Portanto: D2 = 32 + d2 D2 = 9 + 18 D2 = 27 D =

3 raiz quadrada de 3

Logo, a diagonal do cubo mede

3 raiz quadrada de 3

centímetros.

20. Como

h igual a fração de numerador L vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2

, nesse caso h =

fração, numerador 3 raiz quadrada de 3, denominador 2

centímetros.

21.

h igual a, fração de numerador L vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2, implica, 12 vezes raiz quadrada de 3, igual a, fração de numerador L vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2, implica, 12 igual a L sobre 2, implica L igual a 24.

Então, a medida da área, em centímetros quadrados, é dada por:

A igual a fração de numerador L vezes h, e de denominador: 2, igual a, fração de numerador: 24 vezes 12 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2, implica, A igual a, 144 vezes raiz quadrada de 3.

22. O lado do triângulo mede 16 centímetros, pois 48 : 3 = 16.

h igual a fração de numerador: 16 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2, implica, h igual a, 8 vezes raiz quadrada de 3.

Logo, a altura mede

8 vezes raiz quadrada de 3

centímetros.

23. Calculando a medida da diagonal do quadrado, obtemos:

d2 = 252 + 252 d2 = 2 · 252 d =

25 vezes raiz quadrada de 2.

Então, essa é a medida do lado do triângulo e, portanto:

h igual a fração de numerador L vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2, implica, h igual a, fração de numerador: 25 vezes raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2, implica, h igual a, fração de numerador: 25 vezes raiz quadrada de 6, e de denominador: 2.

24. O lado do triângulo mede 3 centímetros, pois 1,5 + 1,5 = 3. Sua altura mede 1,5

raiz quadrada de 3

centímetros, pois

h igual a, fração de numerador 3 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a, 1,5 vezes raiz quadrada de 3.

. Portanto, sua área, em centímetros quadrados, é dada por:

A igual a, fração de numerador: 3 vezes 1,5 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2; igual a, 4,5 sobre 2, fim da fração, vezes, raiz quadrada de 3, implica, A igual a 2,25 vezes raiz quadrada de 3

25. a) Falsa, pois o ponto P não pertence à reta r.

25. b) Verdadeira, pois

segmento C linha D linha

corresponde à projeção ortogonal de

segmento CD

sobre

segmento AB

.

25. c) Verdadeira, pois

segmento N linha, N

é perpendicular a s.

25. d) Verdadeira, pois

segmento M linha N linha

corresponde à projeção ortogonal de MN sobre

segmento MN

.

26. a) A projeção ortogonal de

segmento AB

sobre

segmento BC

é

segmento BH

. A projeção ortogonal de

segmento AC

sobre

segmento BC

é

segmento HC

.

26. b) A projeção ortogonal de

segmento AB

sobre

segmento BC

é

segmento BM

. A projeção ortogonal de

segmento AC

sobre

segmento BC

é

segmento CM

.

27. a) OD2 = OM2 + MD2 OD2 = (

raiz quadrada de 2

)2 + 12 = 2 + 1  OD =

raiz quadrada de 3

Então o perímetro mede:

1 mais raiz quadrada de 2, fim da raiz, mais, raiz quadrada de 3

27. b) A área mede 3 centímetros quadrados, pois:

Abre parênteses, raiz quadrada de 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado, igual a, 3

28. a) 162 = 12,8 x 256 = 12,8x x = 20

28. b) x2 = 5 20 x2 = 100 x = 10

28. c) 122 = 9x 32 · 42 = 32 · x x = 16

29.

abre parênteses, 2 raiz quadrada de 7, fecha parênteses, elevado ao quadrado

+ b2 = 82 28 + b2 = 64 b2 = 36 b = 6

62 = 8 m 22 · 32 = 23 · m 32 = 2 · m m = 4,5

n = 8 4,5 n = 3,5

8 h = 6

2 raiz quadrada de 7, implica, h igual a, fração de numerador: 12 raiz quadrada de 7, e de denominador: 8, implica, h igual a, fração de numerador: 3 raiz quadrada de 7, e de denominador: 2

30. Das informações do enunciado, m = 3,2 centímetros e n = 1,8 centímetros. Aplicando as relações métricas, obtemos:

h2 = m · n h2 = 1,8 3,2 h2 = 5,76 h = 2,4

a2 = h2 + n2 a2 = 2,42 + 1,82 a2 = 5,76 + 3,24 = 9 a = 3

c = m + n = 3,2 + 1,8 c = 5

a2 + b2 = c2 32 + b2 = 52 b2 = 25 9 = 16 b = 4

31. A figura MNPQ é um losango e seu lado de medida x é hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos de medida 3 centímetros e 4 centímetros, pois é metade da medida dos lados. Então, x2 = 32 + 42 x = 5. O perímetro da figura MNPQ mede 20 centímetros, pois 4 5 = 20.

Alternativa a.

32. a) Os triângulos QPR e QRH são semelhantes, pois têm ângulo Q em comum e os ângulos

QRP

e

QHR

são retos. Então:

r sobre p igual a p sobre x, implica, p elevado ao quadrado, igual a rx

32. b) Os triângulos MPN e MNH são semelhantes, pois os ângulos no vértice M são comuns e

ângulo MHN congruente ao ângulo MNP

(são ambos retos). De fórma análoga, MPN e NPH são semelhantes, pois o ângulo P é comum e

ângulo PHN congruente ao ângulo PNM

(são retos). Por isso, MPN MNH NPH e então:

x sobre a, igual a, b sobre x, implica, x igual a, ab

33. Sendo h a medida da altura, e a a medida da hipotenusa: a2 = 152 + 202 = 225 + 400 a2 = 625 a = 25

Pela relação: b · c = a · h 15 20 = 25 · h

h igual a, fração de numerador: abre parênteses, 3 vezes 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 4 vezes 5, fecha parênteses, e de denominador: 5 vezes 5, igual a 3 vezes 4, implica que h igual a 12

34. Sendo a a medida da hipotenusa, e h a altura relativa a ela, a área, em centímetros quadrados, é calculada por:

fração de numerador a vezes h, e de denominador: 2. fim da fração

= 36 a · h = 72

35. x ( x + 2) =

abre parênteses, raiz quadrada de 3, fecha parênteses, ao quadrado

x2 + 2x 3 = 0

Resolvendo a equação: Δ = 22 4 1 (3) Δ = 4 + 12 = 16

x igual a, fração de numerador menos 2, mais ou menos, raiz quadrada de 16, e de denominador 2, então, x1 igual a, fração de numerador menos 2 mais 4, e de denominador: 2, igual a 1; e x2 igual a, fração de numerador: menos 2 menos 4, e de denominador: 2, igual a, menos 3

Como não pode ser negativo, x = 1 centímetro; assim, o diâmetro mede 4 centímetros, pois: 1 + 1 + 2 = 4

36. Resposta pessoal. Um exemplo de problema é: Um cateto de um triângulo retângulo mede 12 centímetros, e a hipotenusa dêsse triângulo mede 20 centímetros. Qual é a medida do comprimento da projeção deste cateto sobre a hipotenusa dêsse triângulo? Resolução:

b2 = a · n 122 = 20 n n =

fração de numerador: abre parênteses, 4 vezes 3, fecha parênteses, vezes 12 elevado ao quadrado, e de denominador: 4 vezes 5, implica, n igual a, 432 sobre 5

 n = 7,2

Então, 7,2 centímetros.

37. a)

ET igual a raiz quadrada de abre parênteses, 105 menos zero, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 34 menos zero, fecha parênteses, elevado ao quadrado

ET igual a, raiz quadrada de 11 mil 025 mais 1.156, implica, ET aproximadamente igual a 110,4

37. b)

EQ igual a raiz quadrada de abre parênteses, 52,5 menos zero, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 68 menos zero, fecha parênteses, elevado ao quadrado

EQ igual a, raiz quadrada de 2 mil 756,25 mais 4 mil 624, implica, EQ aproximadamente igual a 85,9

37. c)

PC igual a raiz quadrada de abre parênteses, 52,5 menos 11, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 34 menos 34, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica
implica, PC igual a, raiz quadrada de, abre parênteses, 52,5 menos 11, fecha parênteses, elevado ao quadrado , implica, PC igual a 52,5 menos 11 igual a, 41,5

37. d)

CT igual a raiz quadrada de abre parênteses, 105 menos 52,5, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 34 menos 34, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica
implica, CT igual a, raiz quadrada de, abre parênteses, 105 menos 52,5, fecha parênteses, elevado ao quadrado , implica, CT igual a 105 menos 52,5 igual a, 52,5

37. e)

CQ igual a raiz quadrada de abre parênteses, 52,5 menos 52,5, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 68 menos 34, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica
implica, CQ igual a, raiz quadrada de, abre parênteses, 68 menos 34, fecha parênteses, elevado ao quadrado , implica, CQ igual a 68 menos 34 igual a, 34

38. Representando no plano cartesiano, obtemos:

Ilustração. Malha quadriculada com plano cartesiano. Eixo x, com escala de menos 4 a 10, de duas em duas unidades. Eixo y, com escala de menos 4 a 10, de duas em duas unidades. Losango ABCD com vértices A (0, 0). B (6, 2). C (8, 8). D (2, 6).

38. a)

AC igual a, raiz quadrada de abre parênteses 8 menos zero, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 8 menos zero, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, AC igual a, raiz quadrada de 2 vezes 8 elevado ao quadrado, implica
implica, AC igual a 8 vezes raiz quadrada de 2

BD igual a, raiz quadrada de abre parênteses 2 menos 6, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 6 menos 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, BD igual a, raiz quadrada de 2 vezes 4 elevado ao quadrado, implica
implica, BD igual a 4 vezes raiz quadrada de 2

38. b)

BA igual a, raiz quadrada de abre parênteses 6 menos zero, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 2 menos zero, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, BA igual a, raiz quadrada de 36 mais 4 igual a, raiz quadrada de 40,

BA igual a 2 vezes raiz quadrada de 10.

39. Os pontos no plano cartesiano são: a(3, 2), B(6, 4), C(4, 5), D (6, 4), ê(5, 4). Logo:

AB igual a, raiz quadrada de abre parênteses 6 menos 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 4 menos 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, AB igual a, raiz quadrada de 3 elevado ao quadrado, mais, 2 elevado ao quadrado, implica, AB igual a raiz quadrada de 13.
AC igual a, raiz quadrada de abre parênteses menos 4 menos 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 5 menos 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, AC igual a, raiz quadrada de 7 elevado ao quadrado, mais, 3 elevado ao quadrado, implica, AC igual a raiz quadrada de 58.
AD igual a, raiz quadrada de abre parênteses 6 menos 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, menos 4 menos 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, AD igual a, raiz quadrada de 3 elevado ao quadrado, mais, 6 elevado ao quadrado, implica, AD igual a 3 vezes raiz quadrada de 5.
AE igual a, raiz quadrada de abre parênteses menos 5 menos 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, menos 4 menos 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, AE igual a, raiz quadrada de 8 elevado ao quadrado, mais, 6 elevado ao quadrado, implica, AE igual a 10
BC igual a, raiz quadrada de abre parênteses menos 4 menos 6, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, 5 menos 4, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, BC igual a, raiz quadrada de 10 elevado ao quadrado, mais, 1 elevado ao quadrado, implica, BC igual a raiz quadrada de 101.
BD igual a, raiz quadrada de abre parênteses 6 menos 6, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, menos 4 menos 4, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, BD igual a, raiz quadrada de 8 elevado ao quadrado implica, BD igual a 8
BE igual a, raiz quadrada de abre parênteses menos 5 menos 6, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, menos 4 menos 4, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, BE igual a, raiz quadrada de 11 elevado ao quadrado, mais, 8 elevado ao quadrado, implica, BE igual a raiz quadrada de 185.
CD igual a, raiz quadrada de abre parênteses 6 menos abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, menos 4 menos 5, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, CD igual a, raiz quadrada de 10 elevado ao quadrado, mais, 9 elevado ao quadrado, implica, CD igual a raiz quadrada de 181
CE igual a, raiz quadrada de abre parênteses menos 5 menos abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, menos 4 menos 5, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, CE igual a, raiz quadrada de 1 elevado ao quadrado, mais, 2 elevado ao quadrado, implica, CE igual a raiz quadrada de 82.
D E igual a, raiz quadrada de abre parênteses menos 5 menos 6, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, menos 4 menos, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, D E igual a, raiz quadrada de 11 elevado ao quadrado, implica, D E igual a 11

Para saber mais

Páginas 179 e 180

1. Resposta pessoal. Uma sugestão de resolução é dada a seguir:

Se um dos catetos mede 15 centímetros, temos:

x + (x + 2) = 15 ou x (x + 2) = 15

x + (x + 2) = 15 2x = 13 x = 6,5

Como x é um número inteiro, esse valor não pode ser considerado.

x (x + 2) = 15 x2 + 2x 15 = 0

Resolvendo a equação: Δ = 22 4 1 (15) Δ = 64

x igual a, fração de numerador: menos 2 mais ou menos, raiz quadrada de 64, e de denominador: 2; então x1 igual a, fração, de numerador menos 2 mais 8, e de denominador: 2, igual a 3; e x2 igual a fração de numerador: menos 2 menos 8, e de denominador: 2, igual a menos 5

Portanto, x = 3, pois não existe medida de comprimento negativa. Assim, o outro cateto mede 8, pois 3 + (3 + 2) = 8 e a hipotenusa medirá h; logo:

h2 = 82 + 152 = 64 + 225 h2 = 289 h = 17

Além disso, tomando o triângulo retângulo cujos catetos medem 3 centímetros e 4 centímetros e cuja hipotenusa mede 5 centímetros como referência, temos outro triângulo retângulo com catetos medindo 15 centímetros e 20 centímetros e hipotenusa medindo 25 centímetros.

2. Como os dois triângulos são semelhantes, temos:

5 sobre 35, igual a ,3 sobre a, igual a, 4 sobre b

, então:

5 sobre 35, igual a, 3 sobre a, implica que, a igual a 21

e

5 sobre 35, igual a 4 sobre b

b = 28

Assim, concluímos que o perímetro mede 84 centímetros, pois 35 + 28 + 21 = 84, e a área tem medida 294 centímetros quadrados, pois:

fração de numerador 28 vezes 21, e de denominador: 2, fim da fração

= 14 · 21 = 294

3. O perímetro do triângulo de lados medindo 3 centímetros, 4 centímetros e 5 centímetros mede 12 centímetros (3 + 4 + 5 = 12). Como os triângulos são semelhantes, obtemos:

12 sobre 108, igual a 3 sobre a, igual a 4 sobre b, igual a 5 sobre c

Então:

12 sobre 108, igual a 3 sobre a

a = 27;

12 sobre 108, igual a 4 sobre b

b = 36;

12 sobre 108, igual a 5 sobre c

c = 45

4. Resposta pessoal. Um exemplo de quadro:

x

x + 2

x + (x + 2)

x(x + 2)

x(x + 2) +2

3

5

8

15

17

4

6

10

24

26

5

7

12

35

37

6

8

14

48

50

7

9

16

63

65

Pense mais um pouco...

Página 179

Ilustração. Retângulo dividido ao meio de modo a formar dois quadrados. O retângulo tem base medindo 20 centímetros e altura medindo 10 centímetros. O quadrado da esquerda tem lado de medida 10 centímetros, e está dividido pela diagonal em dois triângulos nomeados de (I) e (I); o quadrado da direita está dividido em 5 polígonos, sendo: um triângulo isósceles cuja base é o lado vertical da esquerda do quadrado e os dois lados congruentes correspondem a metade da diagonal do quadrado, está nomeado de (III); um quadrado cujo lado mede a metade do lado do quadrado maior, e está posicionado no canto direito, e nomeado de (V); abaixo dele há um triângulo retângulo cujos catetos medem 5 centímetros e estão sobre o lado do quadrado maior e está nomeado de (II); um paralelogramo cujo lado maior corresponde a hipotenusa do triângulo (II) e o lado menor corresponde ao lado do quadrado (V); e um triângulo retângulo cuja hipotenusa é o lado do triângulo (III) e um dos catetos corresponde ao lado do quadrado (V).

(um) Sendo x a medida da hipotenusa do triângulo maior (azul), seus catetos medem 10 centímetros e então: x2 = 102 + 102 = 100 + 100 x2 = 200

x igual a raiz quadrada de 200, implica, x igual a 100 vezes raiz quadrada de 2

Então, a medida do perímetro desta peça é 34,1 centímetros, pois:

10 + 10 + 14 = 34,1

(dois) No triângulo menor (verde), sendo y a medida da hipotenusa, seus catetos medem 5 centímetros e, então: y2 = 52 + 52 = 25 + 25 y2 = 50 y =

raiz quadrada de 50, fim da raiz, igual a 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz

y 7,05

Então, o perímetro desta peça mede 17,05 centímetros, pois:

5 + 5 + 7,05 = 17,05

(três) No triângulo médio (vermelho), os lados tem medidas 10 centímetros e y = 7,05 centímetros. Portanto, o perímetro mede 24,1 centímetros, pois: 10 + 7,05 + 7,05 = 24,1

(quatro) Para o paralelogramo (laranja), seus lados medem 5 centímetros e y = 7,05 centímetros; então, o perímetro desta peça mede 24,1 centímetros, pois: 5 + 5 + 7,05 + 7,05 = 24,1

(cinco) O perímetro do quadrado mede 20 centímetros, pois seu lado mede 5 centímetros.

Página 182

A área de cada um dos triângulos internos ao quadrado a bê cê dê é

fração de numerador a vezes b, e de denominador: 2

, pois eles são triângulos retângulos. Assim, a área total dos 4 triângulos é

4 vezes fração de numerador ab, e de denominador 2, igual a, 2ab

Portanto, temos que a área do quadrado a bê cê dê é igual a área do quadrado ê éfe gê agá mais a área dos 4 triângulos juntos. Logo, considerando as medidas de cada figura, temos:

AABCD = AEFGH + 4 Atriângulo a2 + b2 = AEFGH + 2ab

AEFGH = a2 2ab + b2 AEFGH = (a b)2

Página 183

Cada um dos triângulos construídos tem área de medida x2 centímetros quadrados, pois:

fração de numerador x vezes 2x, e denominador 2, igual a, fração de numerador 2 x elevado ao quadrado, e de denominador 2

= x2

Então, 20 deles têm área total 20x2 centímetros quadrados (pois x2 · 20 = 20x2). Um quadrado com essa área tem lado de medida

2x vezes raiz quadrada de 5

 centímetros, pois:

raiz quadrada de 20 x elevado ao quadrado, igual a, raiz quadrada de 20, fim da raiz, vezes x, igual a 2 vezes raiz quadrada de 5, fim da raiz, vezes x, igual a, 2x vezes raiz quadrada de 5

Trabalhando a informação

Páginas 188 e 189

1. Segundo o gráfico, o Pão de Açúcar é representado pela parte menor em laranja-escuro, com o maior valor no eixo vertical (medida da altitude em metros). A altura aproximada dele mede 380 metros. O morro da Urca é representado pela imagem amarela à direita do Pão de Açúcar, totalizando cêrca de 210 metros de altura.

2. Ao observar as figuras, podemos perceber que o rádio 1 tem alça superior e nenhum botão na lateral, não sendo possível ter a vista lateral I nem a vista superior F, o que faz com que as alternativas b e d não sejam as corretas. O rádio 3 não tem acessórios superiores e tem um só botão lateral pequeno, não sendo possível que sua vista lateral seja o K e, assim, a alternativa a não está correta. Portanto, a alternativa correta é a c, como de fato se pode relacionar as figuras às respectivas vistas laterais e superiores.

Exercícios complementares

1. A distância de medida x é a medida da hipotenusa, e os catetos medem 120 métros (12 10 = 120) e 160 métros (16 10 = 160), portanto: x2 = 1202 + 1602 x2 = .14400 + .25600 x = ±

raiz quadrada de 40 mil

x = +200 ou x = 200 (x = 200 não convém). Logo, a distância mede 200 métros.

2. Traçamos uma perpendicular passando pelo ponto a, e sendo d igual a A bê:

Ilustração. Rio com uma ponte de 200 metros. À esquerda, ponto A com distância de 50 metros da ponte. Na outra margem ponto B com distância de 200 metros da ponte. O segmento que liga o ponto A ao ponto B é a hipotenusa de um triângulo retângulo, nele há uma balsa dentro do rio. A medida do cateto que sai do vértice B é 150 metros.

2. a) d2 = 2002 + 1502 d2 = .40000 + .22500

d igual a mais ou menos raiz quadrada de 62.500

d = 250 ou d = 250

Portanto, 7,05 (d = 250 não convém).

Logo, a distância tem medida 250 métros.

2. b) Considerando a relação

velocidade =

espaço sobre tempo

, temos:

v é igual à fração de numerador 250 metros e denominador 5 minutos, igual à fração de numerador 250 sobre mil, quilômetros; e denominador 5 sobre 60, hora; fim da fração

v igual a, fração de numerador 25 sobre 10, e de denominador 5 sobre 6, fim da fração; igual a, fração 25 sobre 10, fim da fração, vezes, fração 6 quintos, fim da fração, igual a, fração de numerador 5 vezes 5 vezes 2 vezes 3, e de denominador: 2 vezes 5 vezes 5, implica que, v igual a 3

Portanto, 3 quilômetros por hora.

3. Seja x a medida do lado perpendicular ao de medida 2. Então:

32 = x2 + 22 9 = x2 + 4 9 4 = x2 x2 = 5 x =

raiz quadrada de 5

ou

x igual a menos raiz quadrada de 5

Como

x igual a menos raiz quadrada de 5

não convém,

x igual a raiz quadrada de 5

. Então:

y2 = x2 + 82

y ao quadrado, igual a, abre parênteses, raiz quadrada de 5, fecha parênteses ao quadrado

+ 82 y2 = 5 + 64

y igual a raiz quadrada de 69

4. Traçamos o polígono ABCD conforme as informações do enunciado:

Ilustração. Trapézio retângulo ABCD. Diagonal tracejada BD com medida 10. A medida AD é 6 e CD: 3,5

4. a) A base maior é

segmento AB

e, também, é cateto de um triângulo retângulo; portanto, seja x sua medida, então: 102 = x2 + 62 100 = x2 + 36

x igual a raiz quadrada de 64

x = 8

A medida é de 8 centímetros.

4. b) O lado oblíquo é

segmento BC

, cuja medida é y. Construindo a altura cê agá, perpendicular à A bê, de modo que cê agá = á dê = 6 e bê agá = A bê á agá = A bê cedê bê agá = 8 3,5 = = 4,5. Então: bê cê2 = cê agá2 + bê agá2 y2 = 62 + 4,52 = 36 + 20,25 y =

raiz quadrada de 56 vírgula 25

y = 7,5

Logo, a medida é 7,5 centímetros.

4. c) A medida é 25 centímetros, pois: 6 + 8 + 7,5 + 3,5 = 25

4. d)

A igual a, fração de numerador: abre parênteses, B mais b, fecha parênteses, vezes h, e de denominador 2, igual a, fração de numerador: abre parênteses 8 mais 3,5, fecha parênteses, vezes 6, e de denominador: 2, igual a, 34,5

Então, a medida de área é 34,5 centímetros quadrados.

5. A configuração das latas é tal que a altura da pilha mede 2r + h, sendo h a medida da altura do triângulo equilátero ABC de lado de medida 10r.

Ilustração. Pilha de circunferências dispostas de forma triangular, de modo que a base tem 6 circunferências em que a primeira circunferência tem o ponto C no centro, e a última tem o ponto B no centro, acima 5 circunferências, acima 4 circunferências, acima 3 circunferências, acima 2 circunferências, acima 1 circunferência que contem o ponto A no centro da circunferência. Triângulo equilátero ABC, com a altura h em relação ao lado CB. As circunferências tem raio r.

Como o raio mede r = 4,5 centímetros, o lado mede = 45 centímetros; a medida da altura do triângulo equilátero é:

h igual a fração de numerador L vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2

h igual a, fração de numerador: 45 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2

Portanto, a altura da pilha tem medida

abre parênteses, fração, numerador 45 raiz quadrada de 3, denominador 2, fim da fração, mais 9, fecha parênteses

centímetros, pois:

fração de numerador 45 vezes raiz quadrada de 2, e de denominador: 2, fim da fração, mais 2r, igual a, fração de numerador 45 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2, fim da fração, mais 2 vezes 4,5, igual a, fração de numerador 45 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 2, fim da fração, mais 8

6. Pelas informações do enunciado, sendo h a medida da altura, então: 152 =

h ao quadrado mais, abre parênteses, 24 sobre 2, fecha parênteses, ao quadrado

225 = h2 + 144 h2 = 81

h igual a mais ou menos raiz quadrada de 81

h = +9 ou h = 9

Como o valor negativo não convém, então, h mede 9 centímetros; logo:

A igual a fração, numerador b vezes h, denominador 2, fim da fração, igual a fração, numerador 24 vezes 9, denominador 2, fim da fração

= 12 · 9 = 108

Portanto sua área mede 108 centímetros quadrados.

7. O maior lápis que cabe nesse estojo é o de medida igual à da diagonal d; portanto: d2 = 152 + 122 = 225 + 144

d igual a mais ou menos raiz quadrada de 369

±19,2

Como o valor negativo não convém, então d = 19,2 centímetros.

Como 19,2 > 18, é possível colocar o lápis no estojo, se ele for colocado na diagonal.

8. Desenhando os triângulos separadamente e rotacionando para alinhar os ângulos:

Ilustração. Triângulo retângulo ACE, retângulo em E; com cateto AE de medida y.; hipotenusa AC de medida 160; e cateto CE de medida 28 mais x. Ao lado, triângulo retângulo DCB, retângulo em B; com cateto BC de medida 80; hipotenusa CD de medida x e cateto BD de medida 60.

8. a) CD = x, então x2 = 602 + 802 x2 = .3600 + .6400 x = ±

raiz quadrada de 10 mil

x = 100 ou x = 100, como esse não convém , logo: CD = 100 métros; EC = 28 + x = 28 + 100 = 128, portanto EC = 128 métros; AE = y, então 1602 = y2 + 1282 .25600 = y2 + .16834 y = ±

raiz quadrada de 9 mil 216

= ±96. Como o valor negativo não convém, AE = 96 métros.

8. b)

Área ACE igual a, fração de numerador EC vezes AE, e de denominador: 2, fim da fração, igual a, fração de numerador 128 vezes 96 e de denominador: 2, fim da fração

= 64 · 96 = .6144. Então a área de á cê ê mede .6144 métros quadrados;

Área BCD igual a fração de numerador: BC vezes BD e de denominador: 2, fim da fração, igual a, fração de numerador 80 vezes 60 e de denominador 2, fim da fração

= 40 · 60 = .2400

Então, a área de bê cê dê mede .2400 métros quadrados.

8. c) AABDE = AACE ABCE = .6144 .2400 = .3744, então a área de ABDE é .3744 métros quadrados

9. Se o perímetro mede 60 centímetros e os quatro lados têm a mesma medida, então seu lado mede 15 centímetros (60 : 4 = 15). Metade da diagonal menor, com medida x, é um dos catetos de um triângulo retângulo formado por um lado do losango (mede 15 centímetros) e metade da diagonal maior (ou seja, medindo 13 centímetros). Portanto: 152 = x2 + 132  225 = x2 + 169 x2 = 56

x igual a mais ou menos raiz quadrada de 2 ao quadrado vezes 14, fim da raiz

x igual a 2 raiz quadrada de 14

 ou

x igual a menos 2 raiz quadrada de 14

(não convém)

Logo,

x igual a 2 raiz quadrada de 14

.

Portanto, a diagonal mede

4 raiz quadrada de 14

centímetros 

2 raiz quadrada de 14, fim da raiz, vezes 2, igual a, 4 raiz quadrada de 14

.

10. A área pode ser calculada por: (x + 1) (x 2) = 18 x2 2x + x 2 = 18 x2 x 20 = 0 x = 5 ou x = 4 (não convém)

Logo, x = 5. Aplicando o teorema de Pitágoras:

d2 = 62 + 32 = 36 + 9

d igual a mais ou menos raiz quadrada de 45, igual a, mais ou menos, raiz quadrada de 3 elevado ao quadrado, fim do expoente, vezes 5, implica d igual a, 3 raiz quadrada de 5

ou

d igual a menos 3 raiz quadrada de 5

(não convém)

Logo,

d igual a 3 raiz quadrada de 5

 centímetros.

11. Construímos a figura conforme a descrição do enunciado:

Ilustração. Trapézio retângulo cuja altura  mede 4, a base menor mede 2 e a base maior mede 5. O trapézio está dividido em um retângulo e um triângulo retângulo, a hipotenusa do triângulo mede x e corresponde ao lado inclinado do trapézio; o cateto horizontal mede 3.

x2 = 42 + 32 = 16 + 9 x = ±

raiz quadrada de 25

x = 5 ou x = 5 ( não convém)

Logo, x = 5.

Então, o perímetro mede 16, pois:

4 + 5 + 5 + 2 = 16

Alternativa d.

12. Aplicando o teorema de Pitágoras: a2 = 42 + 32 a2 = = 16 + 9

a igual a mais ou menos raiz quadrada de 25

a = 5 ou a = 5 (não convém)

Logo, a = 5. Usando as relações métricas: 32 = m 5

m igual a, 9 quintos, e 42 igual a n vezes 5, implica que, n igual a 16 quintos

. Então:

L igual a 25 vezes m vezes n, implica que, L igual a 25, vezes, 9 quintos, vezes 16 quintos, igual a 144

Alternativa d.

13. Chamando a medida dos lados desconhecidos congruentes:

abre parênteses, 3 raiz quadrada de 3, fecha parênteses ao quadrado

= 2 + 2 27 = 22

L igual a mais ou menos raiz quadrada de 27 sobre 2

L igual a raiz quadrada de 27 sobre 2, ou L igual a menos raiz quadrada de 27 sobre 2

(não convém)

Logo,

L igual a raiz quadrada de 27 sobre 2

. Assim, a área é dada por:

abre parênteses, raiz quadrada de 27 sobre 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais, fração de numerador: abre parênteses, raiz quadrada de 27 sobre 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado, e de denominador: 2, fim da fração, igual a, 27 meios mais fração, numerador 27 meios, denominador 2, fim da fração, igual a 27 meios mais 27 quartos

=

= 13,5 + 6,75 = 20,25

Então, a área tem medida 20, 25

u ao quadrado

.

14. (x + 2)2 = x2 + (x 2)2 x2 + 4x + 4 = x2 + x2 4x + 4 x2 8x = 0 x = 8 ou x = 0 (não convém)

Logo, x = 8.

x + 2 é a medida da hipotenusa. Logo, como x = 8 centímetros, a hipotenusa mede 10 centímetros.

Alternativa c.

15. Conforme as informações do enunciado, se a medida de um dos catetos é x, então: x2 = 122 + 92 x2 = 144 + 81

x igual a mais ou menos raiz quadrada de 225

x = 15 ou x = 15 (não convém)

Logo, x = 15 centímetros. Seja y a medida do outro cateto:

y sobre 15, igual a, 12 sobre 9

9 y = 180 y = 20

Então, o outro cateto mede 20 centímetros.

16. Seja h a altura relativa à hipotenusa, e m a medida da projeção do cateto sobre a hipotenusa. Então:

1 elevado ao quadrado, igual a, h elevado ao quadrado, mais, abre parênteses, fração de numerador raiz quadrada de 5 e, de denominador 5, fecha parênteses, elevado ao quadrado, implica, 1 igual a, h elevado ao quadrado, mais, 5 sobre 25, implica, h igual a mais ou menos, raiz quadrada de 20 sobre 25, implica, h igual a raiz quadrada de 20 sobre 25 ou h igual a menos raiz quadrada de 20 sobre 25
h igual a raiz quadrada de 20 sobre 25 ou h igual a menos raiz quadrada de 20 sobre 25

(não convém)

Logo,

h igual a raiz quadrada de 20 sobre 25

. Assim, temos que:

h elevado ao quadrado, igual a, m vezes n, implica, raiz quadrada da fração de numerador raiz quadrada de 5, e de denominador 5, fim da fração, igual a, m vezes, fração de numerador: raiz quadrada de 5 e de denominador: 5, fim da fração, implica
implica 20 sobre 25, igual a, fração de numerador raiz quadrada de 5, fim da raiz, m, e de denominador: 5, fim da fração, implica, m igual a fração de numerador 4 vezes raiz quadrada de 5, e de denominador: 5, fim da fração

Portanto, a medida da hipotenusa é

raiz quadrada de 5

centímetros, pois:

fração de numerador: 4 vezes raiz quadrada de 5, e de denominador: 5, fim da fração, mais, fração de numerador 1 vezes raiz quadrada de 5, e de denominador 5, igual a, fração de numerador 5 vezes raiz quadrada de 5, e de denominador 5, igual a, raiz quadrada de 5

17. BC2 = 12,82 + 9, 62 BC2 = 163,84 + 92,16

BC = ±

raiz quadrada de 256

BC = 16 ou BC = 16 (não convém)

Logo, BC = 16.

12,82 = BD · 16 BD = 10,24

9, 62 = DC · 16 92,16 = 16DC DC = 5,76

h · 16 = 12,8 · 9,6 16h = 122,88 h = 7,68

Percurso A D B A C P mede 46 quilômetros, pois:

7,68 + 10,24 + 12,8 + 9,6 + 5,76 0,08 = 46

18. 15 · h = 12 · 9 15h = 108 h = 7,2

Alternativa b.

19. Seja m e n as projeções dos catetos. Então:

m n = 7 m = 7 + n

Pela relação h2 = m · n, obtemos: m · n = 144 (7 + n) · n = 144 7n + n2 144 = 0 n2 + 7n 144 = 0 n = 9 ou n = 16 (não convém)

Logo, n = 9 e, assim, temos: m = 7 + 9 = 16. Então:

a = m + n a = 16 + 9 = 25

Alternativa d.

20.

A igual a fração de numerador: abre parênteses x mais 1, fecha parênteses, vezes x, e de denominador: 2

= 6 x2 + x 12 = 0 x = 3 ou x = 4 Como x = 4 não convém, logo x = 3.

P = 3 + (3 + 2) + (3 + 1) = 12

Alternativa d.

21. A situação descrita pode ser ilustrada pela figura a seguir:

Ilustração. Retângulo de base de medida 13 e altura de medida 5. No lado oposto à base há um ponto P, à esquerda do ponto P, medida 10, à direita de P, medida 3, a partir do ponto P há um triângulo retângulo de base 3 e altura 4, cuja hipotenusa PC mede d. A distância do ponto C à base do retângulo é igual a 9.

Então: d2 = 42 + 32 d2 = 16 + 9

d igual a mais ou menos raiz quadrada de 25

d = 5 ou d = 5 (não convém)

Logo, d = 5 quilômetros.

Portanto 5 quilômetros a noroeste.

Alternativa ê.

22. A distância inicial entre o bloco e a base da elevação tem medida d. Então: 3,92 = 1,52 + d2 15,21 = 2,25 + d2

d igual a mais ou menos raiz quadrada de 12,96

d = 3,6 (não convém)

Logo, d = 3,6 métros.

Após o deslocamento, fórma-se um triângulo retângulo de hipotenusa medindo 2,5 métros, pois 3,9 1,4 = 2,5.

Então, a distância final entre os blocos é b.

Logo: 2,52 = 1,52 + b2 6,25 = 2,25 + b2

b igual a mais ou menos raiz quadrada de 4

b = 2 ou b = 2 (não convém)

Logo, b = 2.

Portanto, x = 3,6 2,0 = 1,6.

Alternativa c.

Verificando

1. A medida x é tal que: 52 = 32 + x2 25 = 9 + x2

25 9 = x2 16 = x2

x igual a mais ou menos raiz quadrada de 16

x = 4 ou x = 4

Como x = 4 não convém, logo x = 4.

Alternativa b.

3. 302 = x2 + y2

Então, para x = 18 e y = 24, temos:

302 = 182 + 242 900 = 324 + 576 900 = 900 (verdade).

Alternativa c.

4. x2 = 32 + 42 x2 = 9 + 16 x2 = 25

x igual a mais ou menos raiz quadrada de 25

x = 5 ou x = 5 (não convém)

Logo x = 5 métros.

Alternativa a.

5. É possível resolver aplicando a semelhança de triângulos:

3,6 sobre 7,2 igual a 6 sobre x

3,6x = 43,2 x = 12

Alternativa c.

6. d2 = 82 + 62 = 64 + 36

d igual a mais ou menos raiz quadrada de 100

d = 10 ou d = 10. Como d = 10 (não convém); logo, d = 10.

Alternativa d

7. d2 = 102 + 102 d2 = 100 + 100 d = ±

raiz quadrada de 200, igual a, mais ou menos, raiz quadrada de 10 elevado ao quadrado vezes 2.

d igual a mais 10 vezes raiz quadrada de 2

ou

d igual a menos 10 vezes raiz quadrada de 2

(não convém)

Logo,

d igual a 10 vezes raiz quadrada de 2.

.

Alternativa a.

8. A diagonal mede d, pois: d2 = 52 + 52 d2 = 25 + 25

d igual a mais ou menos raiz quadrada de 50, igual a, mais ou menos raiz quadrada de 5 elevado ao quadrado vezes 2.

d igual a mais 5 vezes raiz quadrada de 2

ou

d igual a menos 5 vezes raiz quadrada de 2.

 (não convém); logo,

d igual a 5 raiz quadrada de 2

. Então, a área de um quadrado de lado medindo

5 raiz quadrada de 2

centímetros mede 50 centímetros quadrados, pois:

A igual a 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes, 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz, igual a, 25 raiz quadrada de 4, fim da raiz

= 25 2 = 50

Alternativa b.

Organizando

a) Dois lados perpendiculares (catetos) e um lado (hipotenusa) que se opõe ao ângulo reto.

b) O teorema de Pitágoras enuncia que a soma dos quadrados das medidas dos catetos é igual ao quadrado da medida da hipotenusa.

c) São triângulos retângulos (com um ângulo medindo 90 graus) cujas medidas de seus lados, catetos e hipotenusas, são dadas por números inteiros positivos.