Parte 9
Capítulo 9 ‒ Razões trigonométricas nos triângulos retângulos
• Objetivos do capítulo e justificativas
• Aplicar a semelhança de triângulos para a obtenção das razões trigonométricas em um triângulo retângulo: seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo.
• Resolver problemas que envolvem semelhança de triângulos e razões trigonométricas no triângulo retângulo.
• Utilizar o quadro de razões trigonométricas.
• Aplicar o teorema de Pitágoras na determinação das razões trigonométricas dos ângulos de 30 graus, 45 graus e 60 graus.
• Analisar gráficos com distorção.
Neste capítulo, ampliamos o estudo do triângulo retângulo apresentando as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente para ângulos agudos, que serão a base para o estudo de Trigonometria a ser desenvolvido no Ensino Médio. Ao longo dos estudos, propomos atividades de verificação, reflexão e aplicação dêsses conteúdos, que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito de investigação, que estão relacionados com a competência específica 2 e a competência geral 2.
As atividades também relacionam conceitos relacionados às Unidades Temáticas Álgebra e Geometria, além de explorar aplicações em contextos diversos, o que favorece o desenvolvimento das competências específicas 3 e 6 e das competências gerais 2 e 4.
Apresentamos o trabalho com calculadora para o cálculo de razões trigonométricas, o que contribui para o desenvolvimento da competência geral 5 e da competência específica 5.
O capítulo trata ainda da análise de gráficos com distorções, que induzem a conclusões equivocadas com a temática Índice de Desenvolvimento Humano ( í dê agá). Essa temática possibilita uma discussão sobre saúde, educação e renda. Assim, o trabalho proposto contribui com o desenvolvimento das competências específicas 4 e 7 e da competência geral 8.
O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 é favorecido com as diferentes propostas de atividades a serem realizadas em grupos, pois possibilitam aos estudantes que exercitem diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com colegas que podem ou não ter dificuldades ou facilidades em relação às atividades propostas.
• Habilidades trabalhadas no capítulo
( ê éfe zero nove ême ah um dois) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
( ê éfe zero nove ême ah um quatro) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
( ê éfe zero nove ême ah dois um) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, à vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.
Este capítulo dá continuidade ao anterior, desenvolvendo agora as relações trigonométricas nos triângulos retângulos e suas aplicações na resolução das atividades, vinculadas à Unidade Temática Geometria, tendo como base a proporcionalidade e a semelhança de triângulos, tópicos já estudados em capítulos anteriores neste livro, favorecendo o trabalho com as habilidades ( ê éfe zero nove ême ah um dois) e ( ê éfe zero nove ême ah um quatro).
Os conhecimentos tratados neste capítulo constituem-se como subsídios para a compreensão de estudos a serem desenvolvidos no Ensino Médio.
Faz-se conexão com a Unidade Temática Probabilidade e estatística, por meio da análise de gráficos de linhas com distorção na seção Trabalhando a informação, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ( ê éfe zero nove ême ah dois um).
• Comentários e resoluções
Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.
Exercícios propostos
5. a) Pelo teorema de Pitágoras:
( á cê )2 + ( cê bê)2 = ( A bê)2 ⇒
⇒ 42 + 7,52 = ( A bê)2 ⇒
⇒ ( A bê)2 = 16 + 56,25 ⇒
⇒ ( A bê)2 = 72,25 ⇒
⇒
AB, igual, raiz quadrada de 72,25.⇒
⇒ A bê = 8,50
5. b)
cosseno no ângulo B igual a CB sobre CA, implica, cosseno do ângulo B, igual a, 7,5 sobre 8,50, implica, cosseno do ângulo B, aproximadamente igual a, 0,88.5. c)
tangente do ângulo B igual a AC sobre BC, implica, tangente do ângulo B, igual a, 4 sobre 7,5, implica, tangente do ângulo B aproximadamente igual a 0,53.5. d)
fração BC sobre AB, implica, cosseno do ângulo A, igual a, BC sobre AB, implica, cosseno do ângulo A, igual a, 4 sobre 8,5, implica, cosseno do ângulo A, aproximadamente igual a, 0,47.5. e)
tangente do ângulo A, igual a, BC sobre AC, implica, tangente do ângulo A, igual a, 7,5 sobre 4, implica, tangente do ângulo A aproximadamente igual a 1,88.6. a) Apresentamos, a seguir, uma figura que representa a situação descrita.
6. b)
seno do ângulo alfa, igual a, medida do cateto oposto a alfa, sobre, medida da hipotenusa, implica, seno do ângulo alfa, igual a, 12 sobre 64, implica.
⇒
seno do ângulo alfa igual a 0,1875, implica, seno do ângulo alfa, aproximadamente igual a, 0,19.7. Seja α o ângulo formado entre a diagonal e o maior lado, e β o ângulo formado entre a diagonal e o menor lado. Como a tangente de um ângulo é dada pela razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente a esse ângulo, então:
9. a) MQ ≃ 1,75 centímetro, MR ≃ 3,54 centímetros e QR ≃ 3,07 centímetros.
9. b) medida do(
ângulo M.) = 60 graus e medida do(
ângulo R.) = 30 graus.
9. c)
seno do ângulo M igual a QR sobre MR, implica, seno de 60 graus igual a 3,07 sobre 3,54, implica, seno de 60 graus, aproximadamente igual a 0,87.9. d)
cosseno do ângulo M igual a MQ sobre MR, implica, cosseno de 60 graus igual a 1,75 sobre 3,54, implica, cosseno de 60 graus, aproximadamente igual a 0,49.9. e)
tangente do ângulo M igual a QR sobre MQ, implica, tangente de 60 graus, igual a 3,07 sobre 1,75, implica, tangente de 60 graus aproximadamente igual a 1,75.10. Apresentamos, a seguir, uma das representações possíveis do triângulo descrito.
10. a)
seno do ângulo B igual a AC sobre AB igual a 5,6 sobre 9,5, implica seno do ângulo B aproximadamente igual a 0,59.10. b)
cosseno do ângulo B igual a BC sobre AB, igual a, 7,7 sobre 9,5, implica, cosseno do ângulo B aproximadamente igual a 0,81.10. c)
tangente do ângulo B igual a AC sobre BC, igual a, 5,6 sobre 7,7, implica, tangente do ângulo B, aproximadamente igual a 0,73.11. O cosseno do ângulo α formado entre o fio diagonal e o lado maior da tampa é dado por:
Para determinar a medida da hipotenusa (x), como conhecemos as medidas dos catetos, vamos aplicar o teorema de Pitágoras.
322 + 242 = x2 ⇒ x2 = .1024 + 576 ⇒
Assim:
12. a)
seno do ângulo M igual a NP sobre MN, implica, seno do ângulo M, igual a 2 sobre raiz quadrada de 13, aproximadamente igual a 0,83.12. b)
cosseno do ângulo N igual a NP sobre MN, implica, cosseno do ângulo N, igual a 3 sobre raiz quadrada de 13, implica cosseno do ângulo N, aproximadamente igual a, 0,83.12. c)
tangente do ângulo M igual a NP sobre MP, implica, tangente do ângulo M igual a 3 sobre 2, implica, tangente do ângulo M igual a, 1,50.12. d)
cosseno do ângulo M igual a MP sobre MN, implica, cosseno do ângulo M igual a 2 sobre raiz quadrada de 13, implica, cosseno de M aproximadamente igual a 0,55.12. e)
tangente do ângulo N igual a MP sobre NP, implica, tangente do ângulo N igual a 2 terços, implica, tangente do ângulo N, aproximadamente igual a 0,67.12. f)
seno do ângulo N, igual a, MP sobre MN, implica, seno do ângulo N, igual a 2 sobre raiz quadrada de 13, implica, seno do ângulo N, aproximadamente igual a 0,55.13. Como cada degrau mede 16 centímetros de altura, o ponto mais alto da rampa está a uma altura que mede 32 centímetros (2 · 16 = 32). Com isso, convém aplicar a razão seno para determinar a medida c do comprimento da rampa, em centímetro.
Como 1 metro equivale a 100 centímetros, então 320 centímetros = 3,2 métros.
Alternativa ê.
16. a) Consultando o quadro de razões trigonométricas, temos:
seno de 54 graus = 0,8090
16. b) cosseno de 36 graus = 0,8090
16. c) tangente de 12 graus = 0,2126
16. d) seno de 56 graus = 0,8290
16. e) cosseno de 75 graus = 0,2588
16. f) tangente de 89 graus = 57,2900
17. a) Consultando o quadro de razões trigonométricas, temos:
seno de 28 graus = 0,4695
17. b) cosseno de 39 graus = 0,7771
17. c) tangente de 16 graus = 0,2867
17. d) seno de 66 graus = 0,9135
17. e) cosseno de 79 graus = 0,1908
17. f) tangente de 84 graus = 9,5144
20. Considerando as medidas do cateto oposto e do cateto adjacente ao ângulo de 55 graus, vamos aplicar a razão trigonométrica tangente para determinar a medida aproximada, em metro, da largura do rio.
A largura do rio mede 28,562 métros
21. a)
Segmento BD.é a diagonal maior dêsse losango. Considerando o triângulo de hipotenusa de medida AB, o cateto adjacente ao ângulo de 20° mede metade de BD, ou seja,
cosseno de 20 graus, igual a fração de numerador BD sobre 2, e de denominador: 2,5.
Consultando o quadro de razões trigonométricas, temos que cos 20 graus= 0,9397; portanto:
Portanto, a medida da diagonal maior é aproximadamente 4,7 centímetros.
21. b)
segmento AC.é a diagonal menor do losango. Considerando o triângulo de hipotenusa de medida AB, o cateto oposto ao ângulo de 20 graus mede metade de AC, ou seja,
seno de 20 graus igual a, fração de numerador AC sobre 2, e de denominador: 2,5..
Consultando o quadro de razões trigonométricas para sen 20 graus:
Então, a diagonal menor mede 1,7 centímetro.
21. c)
A igual fração de numerador BD vezes AC, e de denominador 2. implica, A aproximadamente igual a fração de numerador 4,7 vezes 1,7, e de denominador 2, implica, A aproximadamente igual a 4.Portanto, a medida aproximada da área é 4 centímetros quadrados.
22. a) Sabendo que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, concluímos que o ângulo
Bmede 55 graus.
35 graus + 90 graus + medida do(
ângulo B) = 180 graus ⇒ medida do(
ângulo B) = 55 graus
22. b)
seno de 35 graus igual a BC sobre 12,6.⇒
0,5736 igual a BC sobre 12,6, implica BC aproximadamente igual a 7,2.Portanto, a medida bê cê é aproximadamente 7,2 centímetros.
22. c)
A igual a, fração de numerador AC vezes BC e, de denominador 2, implica, A aproximadamente igual, fração de numerador: 10,3 vezes 7,2 e de denominador: 2, implica A aproximadamente igual a 37,1.Então, a medida da área é aproximadamente 37,1 centímetros quadrados.
24. Vamos chamar de x a medida do trecho da avenida das Constelações entre a rua do Brilho e a rua das Estrelas. Assim:
Portanto, o trecho mede aproximadamente 100 métros.
26. Esta atividade é uma abordagem prévia da relação trigonométrica
seno ao quadrado de a mais cosseno ao quadrado de a igual a 1.. Acompanhe as resoluções dos grupos e verifique se eles chegam a resultados muito próximos de 1.
27. a)
tangente de 30 graus igual a 10 sobre x, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 3, igual a 10 sobre x, implica, raiz quadrada de 3, fim da raiz, x igual a 30, implica, x igual a 30 sobre raiz quadrada de 3.⇒
⇒
implica x igual a 30 sobre raiz quadrada de 3, fim da fração, vezes, fração de numerador: raiz quadrada de 3, e de denominador raiz quadrada de 3, igual a fração de numerador 30 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 3, implica, x igual a 10 vezes raiz quadrada de 3.Portanto,
x igual 10 raiz quadrada de 3.centímetros e y = 20 centímetros.
27. b)
seno de 60 graus, igual a x sobre 12, implica, fração de numerador: raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a, x sobre 12, implica, 2x igual a 12x vezes raiz quadrada de 3, implica, x igual a 6 vezes raiz quadrada de 3.Portanto,
x igual 6 raiz quadrada de 3.centímetros e y = 6 centímetros.
27. c)
seno de x, igual, fração raiz quadrada de 3 sobre 2.; portanto, x = 60 graus.
; portanto, y = 30 graus.
27. d)
seno de x, igual a, fração de numerador: raiz quadrada de 5, e de denominador raiz quadrada de 10, implica, seno de x igual a, fração de numerador raiz quadrada de 5, e de denominador: raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de 5.⇒
⇒
seno de x, igual a, 1 sobre raiz quadrada de 2.⇒
seno de x igual a fração de numerador: raiz quadrada de 2, e de denominador: 2Portanto, x = 45 graus.
Portanto, y = 45 graus.
28. Pelo teorema de Pitágoras:
22 = 12 + x2 ⇒ x2 = 4 ‒ 1 ⇒ x2 = 3 ⇒
x igual raiz quadrada de 3.Então:
cosseno de alfa igual a fração de numerador: raiz quadrada de 3 e de denominador 2.Alternativa d.
29. a)
Sendo x a medida da altura do trapézio, temos:
A altura mede 3 centímetros.
29. b) Sendo y a medida do lado não perpendicular às bases, temos:
Então, a medida do lado não perpendicular às bases é
3 raiz quadrada de 2.centímetros.
31. a) Sendo x a medida da altura do poste, temos:
A altura do poste mede 5,6 métros.
31. b) Não, pois o ângulo de 45 graus é formado entre um raio solar e uma linha vertical da superfície do poste.
33. a)
Sendo x a medida dos lados não paralelos, temos:
Então, o perímetro dos lados não paralelos mede: 64 centímetros (20 + 28 + 8 + 8 = 64).
33. b) Vamos determinar a medida da altura (h).
Assim, a medida da área é dada por:
=
fração de numerador: abre parênteses, 28 mais 20, fecha parênteses, vezes 4 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2.⇒
A área mede
96 raiz quadrada de 3.centímetros quadrados.
34. Como o trapézio é isósceles, a projeção ortogonal do lado que mede 2 sobre o lado que mede 6 determina um segmento de medida 1. Assim:
cosseno de α =
fração 1 sobre 2.⇒ α = 60 graus
Alternativa a.
35.
tangente de 30 graus, igual a, AB sobre 1.500, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador; 3, igual a AB sobre 1.500, implica, 3AB igual a, 1.500 vezes raiz quadrada de 3, implica.Portanto, o paraquedista cai a
500 raiz quadrada de 3.metros do ponto B.
Pense mais um pouco
Página 209
1. a) A soma das medidas dos ângulos internos de um pentágono regular é dada por:
Portanto, cada um dos ângulos internos desse pentágono mede 108 graus
abre parêntese, 540 graus sobre 5, igual a 108 graus, fecha parêntese.. Como H é o ponto médio da diagonal
Segmento AC., o segmento
BHdivide o ângulo
Bem dois ângulos congruentes. Assim:
medida do(
Ângulo ABC.) = 108 graus
medida do(
Ângulo ABH.) =
fração 108 graus sobre 2.= 54 graus
1. b) sen 54 graus
igual a AH sobre AB, implica, 0,8090 igual a AH sobre 10, implica, AH igual a 8,09.A medida de
segmento AH.é 8,09 centímetros.
AC = 2 · AH ⇒ AC = 16,18
O pentágono é regular.
Então, as medidas de
segmento AC.e
segmento AD.são iguais a 16,18 centímetros.
2. a) Da razão áurea no pentagrama, temos:
2. b) Como
ângulo ABC.é suplementar a
ângulo ABJ.e
medida do ângulo ABC.= 108 graus, então
medida do ângulo ABJ.= 72°
. Traçando
segmento J H linha., em que agá linha seja o ponto médio de
segmento AB., temos AH’ = 5.
• cosseno de 72 graus
igual a 5 sobre AJ, implica, 0,3090 igual a 5 sobre AJ, implica AJ igual a 5 sobre 0,3090, aproximadamente igual a 26,18.• JE = JA + A Ê ≃ 16,18 + 10 ≃ 26,18
•
JE sobre AJ, igual a, 26,18 sobre 16,18, aproximadamente igual a 1,618.2. c) Sendo H polegadas o ponto médio de
segmento JF., então JH polegadas =
fração JF sobre 2.. Assim:
seno de 54 graus
seno de 54 graus, igual a, JH duas linhas, sobre JB, implica, 0,8090 igual a fração de numerador JF sobre 2, e de denominador 16,18, implica.Então,
segmento JF.mede 26,18 centímetros.
JH = JA + A Ê + EH ⇒ JH = 16,18 + 10 + 16,18 ⇒ JH = 42,36
Então,
segmento JH.mede 42,36 centímetros. Por fim:
JH sobre JF, igual a, 42,36 sobre 26,18, aproximadamente igual a 1,618Para saber mais
Páginas 210 e 211
1. A medida da altura da torre é dada por h = A bê + 1,25.
tangente de 45 graus
igual a AB sobre 3,5, implica 1 igual a AB sobre 3,5, implica, AB igual a 3,5.Portanto, a altura da torre é 4,75 métros.
h = 3,5 + 1,25 = 4,75
2. O cateto oposto ao ângulo de medida 15 graus mede 5,75 métros (7 ‒ 1,25 = 5,75). Assim:
Então, a medida da distância de Paulo até o poste é aproximadamente 21,5 métros.
Exercícios complementares
1. Embora a construção seja pessoal, e as medidas obtidas variem, em todos os casos, seno de 55 graus ≃ 0,8; cosseno de 55 graus ≃ 0,6 e tangente de 55 graus ≃ 1,4.
2. a)
seno de 30 graus igual a x sobre 30, implica, 1 sobre 2, igual a, x sobre 30, implica x igual a 15Portanto, x mede 15 centímetros.
2. b)
cosseno de 60 graus, igual a, x sobre 15,6, implica, 1 sobre 2, igual a, x sobre 15,6, implica, x igual a 7,8Portanto, x mede 7,8 métros.
2. c)
tangente de x, igual a fração de numerador: 14 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 42, implica, tangente de x igual a, fração de numerador: raiz quadrada de 3, e de denominador: 3, implica x igual a 30Portanto, x mede 30 graus.
3. Pelo teorema de Pitágoras, sendo x a medida do cateto desconhecido, obtemos:
(3a)² = a2 + x2 ⇒ 9a² = a² + x² ⇒ x² = 8a² ⇒
x, igual, 2a raiz quadrada de 2.Como
2a raiz quadrada de 2.> a, então a é a medida do menor lado do triângulo, o cosseno do ângulo oposto a ele é dado por:
fração de numerador 2a vezes raiz quadrada de 2, e de denominador, 3a, igual a, fração de numerador 2 vezes raiz quadrada de 2, e de denominador: 3Alternativa b.
4. Considere o triângulo retângulo formado por um lado, pela altura e pela metade da base do triângulo isósceles. A hipotenusa dêsse triângulo coincide com um lado congruente do triângulo isósceles, que mede x, e o cateto oposto ao ângulo de 50 graus coincide com a altura, que mede 20 centímetros. Podemos escrever:
Então, a medida aproximada dos lados congruentes é 26,1 centímetros.
5. Sendo x a medida do comprimento do canudo que está dentro do copo, temos:
⇒
, x igual a, fração de numerador 30 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 3, implica, x igual a, 10 vezes raiz quadrada de 3, igual a, 10 vezes 1,73, implica, x igual a 17,3.O comprimento do canudo é 25,3 centímetros (17,3 + 8 = 25,3).
6. Se x é a medida da altura do muro, temos:
Portanto, a altura do muro mede 1,40 métro.
7. Seja b a medida da base menor e x a medida do outro lado. Considere um triângulo retângulo com ângulos internos medindo 60 graus, cuja hipotenusa seja o lado que mede x, um dos catetos mede 9 métros e o o outro mede y. Calculando x:
⇒
A base menor mede, em m: b = 16 ‒ y ⇒ b ≃ 16 ‒ 5,20 ⇒ b = 10,80. Para a área de medida a, em métro quadrado, do terreno, temos:
A = (16 + 9 + 10,80 + 10,39) · 1,8
A = 46,19 · 1,8 ⇒ A ≃ 83
Logo, a área mede 83 métros quadrados.
Além disso, não é possível determinar a medida do volume do muro sem saber sua espessura.
8.
seno de 60 graus, igual a AB sobre 10, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a, AB sobre 10, implica, 2 vezes AB igual a 10 vezes raiz quadrada de 3, implica AB igual a 5 vezes raiz quadrada de 3.⇒
AM igual a fração de numerador 5 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2.Assim, ei ém mede
Fração 5 raiz quadrada de 3 sobre 2.centímetros
10. Para determinar a medida da área do triângulo recortado, precisaremos da medida de sua base, 2c; sendo c a medida do cateto oposto ao ângulo de 60 graus formado pela altura (bissetriz) do triângulo isósceles. Nesse caso, a hipotenusa mede 40 centímetros, pois:
Então, a medida da base é: 2 ⋅
20 vezes raiz quadrada de 3, igual a, 40 vezes raiz quadrada de 3.A medida da altura h é dada por:
Então, a área mede
fração de numerador: 40 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes 20, e de denominador 2, fim da fraçãocentímetros quadrados =
400 raiz quadrada de 3.centímetros quadrados.
11. A medida x da altura é:
Então, a altura é de 5 metros, valor que está entre 4 e 6.
13.
Portanto, a altura do prédio B mede 34,6 métros.
Portanto, a altura do prédio a mede, aproximadamente, 60 métros.
14.
seno de 30 graus, igual a CA sobre AB, implica, raiz quadrada de 3, igual a, CA sobre 750, implica, CA igual a 750 vezes raiz quadrada de 3
Assim, a medida de DC é
10 vezes, abre parênteses, 75 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz, menos 62, fecha parênteses, metros.
16.
seno de 50 graus, igual a, x sobre 3,5, implica 0,76 igual a x sobre 3,5, implica x igual a 2,66A medida da altura é 2,66 quilômetros.
17.
tangente de 30 graus, igual a, AB sobre BC, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 3, igual a, 2 sobre BC, implica, raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes BC, igual a 6, implica
Como a escada tem seis degraus, a extensão de cada um deles é dada por:
Ou seja, a extensão de cada degrau mede
fração raiz quadrada de 3 sobre 3.métro.
18. Primeiro vamos determinar a medida da altura do triângulo, h.
Assim, a área do triângulo mede 4,5 métros quadrados, pois:
Alternativa b.
Verificando
5.
cosseno de alfa, igual a, 4 sobre 5, igual a, 0,8Consultando o quadro de razões trigonométricas, concluímos que o ângulo mede aproximadamente 37 graus.
Alternativa b.
6. Como
seno de 30 graus igual a 1 sobre 2, igual a cosseno de 60 graus.; então, seno de 30 graus ‒ cosseno de 60 graus = 0.
Alternativa d.
7.
seno de alfa, igual a, medida do cateto oposto a alfa, sobre, medida da hipotenusa.⇒
seno de alfa, igual a, 1 sobre 2.O ângulo cujo seno é
fração 1 sobre 2.é 30 graus.
Alternativa c.
8. O menor ângulo é oposto ao menor lado, ou seja, oposto ao lado de medida 5 métros. Assim:
⇒
⇒ tangente de α = 0,5
Alternativa c.
Capítulo 10 ‒ Estudo das funções
• Objetivos do capítulo e justificativas
• Conceituar e reconhecer função como relação de dependência unívoca entre duas grandezas.
• Determinar a lei de formação de uma função.
• Obter valores que uma função assume.
• Representar graficamente uma função.
• Estudar as funções polinomiais do 1º e do 2º grau.
• Identificar as relações de proporcionalidade em funções.
• Resolver problemas envolvendo equações do 2º grau no cálculo dos zeros de uma função quadrática.
• Resolver problemas envolvendo sistemas de equações do 2º grau.
Neste capítulo, situações contextualizadas subsidiam as abordagens dos conceitos de função, de função polinomial do 1º grau e de função polinomial do 2º grau, favorecendo o trabalho com a competência específica 6. Algumas das situações apresentadas se relacionam com a temática trabalho, como a situação 2 da página 221, contribuindo para o desenvolvimento da competência geral 6.
O trabalho desenvolvido está diretamente relacionado com a Unidade Temática Álgebra, que tem como finalidade o desenvolvimento do pensamento algébrico, fazendo uso de representações gráficas e contribuindo para que os estudantes estabeleçam relações entre variável e função. Assim, contribui-se para o desenvolvimento das competências específicas 2, 3 e 5 e das competências gerais 2 e 4.
A construção de gráficos de funções polinomiais do 1º e do 2º grau com o uso de software, apresentados nas seções Para saber mais, propiciam o desenvolvimento da competência geral 5 e da competência específica 5. Também em uma das seções Para saber mais apresentamos um texto sobre a História da Matemática, o que favorece o trabalho com a competência geral 1 e a competência específica 1.
Na seção Trabalhando a informação propomos algumas questões para que os estudantes reflitam sobre o envelhecimento populacional e sobre a participação das mulheres no ambiente de trabalho. Atividades como essas possibilitam aos estudantes exercitar a empatia e o diálogo, contribuindo para o desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e das competências específicas 7 e 8.
• Habilidades trabalhadas no capítulo
( ê éfe zero nove ême ah zero seis) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
( ê éfe zero nove ême ah zero oito) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
( ê éfe zero nove ême ah zero nove) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
Os conceitos e as atividades ligados à Unidade Temática Álgebra, foco deste capítulo, utilizam como base os conhecimentos já construídos no capítulo 3 deste livro e nos anos anteriores, em especial no 8º ano ( ê éfe zero oito ême ah um dois). Exploram-se situações e resoluções de problemas que envolvem a variação de duas grandezas e a noção de função, estudando mais profundamente as funções polinomiais do 1º e do 2º graus, o que contribui com o desenvolvimento das habilidades ( ê éfe zero nove ême ah zero seis) e ( ê éfe zero nove ême ah zero oito).
O estudo de funções é ferramenta fundamental para a continuidade do trabalho com Matemática e outras áreas do conhecimento. Desse modo, espera-se que os conteúdos deste capítulo propiciem embasamento necessário para esse instrumental no Ensino Médio.
Ainda na Unidade Temática Álgebra, o capítulo trata da representação gráfica das funções estudadas, explorando a análise e a construção de seus gráficos no plano cartesiano, e de problemas envolvendo valores máximos e valores mínimos de uma função polinomial do 2º grau, o que favorece o desenvolvimento da habilidade ( ê éfe zero nove ême ah zero seis).
• Comentários e resoluções
Apresentamos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.
Abertura
b) Espera-se que os estudantes representem uma curva que lembre uma parábola com concavidade para baixo, de um ponto P ao vértice e do vértice ao simétrico de P em relação ao eixo de simetria.
Exercícios propostos
1. a) Custará R$ 80,00oitenta reais, pois 2 · 40 = 80. A segunda compra custará R$ 400,0quatrocentos reais0, pois 10 · 40 = 400.
1. c) É função se entre as grandezas associadas há uma correspondência tal que, para cada valor de x, exista um único valor de y. Então, sim, pois cada quantidade comprada está associada a um único preço.
2. a) Não, pois pode existir uma mãe que esteja associada a mais de um filho.
2. b) Sim, pois qualquer filho tem uma única mãe biológica.
3. y = 15 + (x ‒ 1) · 4 ⇒ y = 15 + 4x ‒ 4 ⇒ y = 4x + 11
4.
p igual a 8 sobre 10, que multiplica t, implica, p igual a, fração de numerador: 4 vezes t, e de denominador: 5, implica p igual a 0,8 t.5. a) Observando que o segmento de medida y é formado por dois segmentos consecutivos e colineares de medidas 6 e x, tem-se que: y = x + 6
5. b) No triângulo: y = 2x + 3x + 4,5 = 5x + 4,5
No retângulo: y = x + (x + 2) + x + (x + 2) = 4x + 4
6. a) f(2) = 4 · 2 + 9 = 8 + 9 = 17
6. b)
f de 1 sobre 2, igual a, 4 vezes 1 meio, mais 9, igual a, 2 mais 9, igual a 11.6. c) f(‒2) = 4 · (‒2) + 9 = ‒8 + 9 = 1
6. d) f(‒0,3) = 4 · (‒0,3) + 9 = ‒1,2 + 9 = 7,8
6. e)
f de raiz quadrada de 2, igual a, 4 vezes raiz quadrada de 2, mais 9.7. a) Se y é a medida da área, então:
y igual a fração de numerador 12 vezes x, e de denominador 2.⇒ y = 6 · x
7. b) y = 6 · 7 = 42, então a área mediria 42 centímetros quadrados.
7. c) 45 = 6 · x ⇒
x igual a 45 sobre 6, igual a, 7,5.Então, a diagonal deve medir 7,5 centímetros.
8. a) Sem a despesa fixa, o custo em reais da produção de n pirulitos é 0,30n. Então, acrescentando a despesa fixa, tem-se em reais que: c = 0,3n + 27
8. b) Com a venda dos pirulitos, são arrecadados R$ 240,00duzentos e quarenta reais, pois 200 · 1,2 = 240. O custo é R$ 87,00oitenta e sete reais, pois c = 27 + 0,3 · 200 = 27 + 60 = 87. Portanto, o lucro é de R$ 153,00cento e cinquenta e três reais, pois: 240 ‒ 87 = 153
8. c) 1,2 · n ‒ (27 + 0,3 · n) > 0 ⇒ 1,2 · n ‒ 27 ‒ 0,3 · n > 0 ⇒
implica, 0,9 vezes n maior que 27, implica, n maior que fração 27 sobre 0,9, implica que, n maior que 30.Portanto, o número mínimo de pirulitos é 31.
8. d) 1,20 · n ‒ (27 + 0,30 · n) = 45 ⇒ 1,20 · n ‒ 27 ‒ 0,30 · n =
= 45 ⇒ 0,90 · n = 45 + 27 ⇒ 0,90 · n = 72 ⇒
8. e) Depende do salário mínimo vigente; seja s esse valor, portanto o lucro mensal deve ser 6 · s e o lucro por dia será de
fração 6 vezes s sobre 22.; assim, vendendo p pirulitos por dia para obter esse lucro:
0,9 p menos 27 igual fração 6s sobre 22.⇒
p igual a, abre parênteses 6s sobre 22, fim da fração, mais 27, fecha parênteses, vezes 1 sobre 0,9.9. a) Atualmente, a produção em toneladas é:
y igual a 50 vezes raiz quadrada de 121= 50 · 11 = 550. Com a contratação, essa produção passará a:
y igual a 50 vezes raiz quadrada de 121 mais 48, igual a, 50 vezes raiz quadrada de 169, igual, 50 vezes 13, igual 650.Portanto, o aumento na produção será de 100 toneladas pois: 650 ‒ 550 = 100
9. b) Fazendo x’ = 4x em
y igual a 50 vezes raiz quadrada de xtem-se:
, pois:
14. Como os zeros das funções são as abscissas dos pontos em que seus gráficos interceptam o eixo das abscissas, tem-se que:
14. a) x = ‒3
14. b) x = 1
15. Fazendo y = 0 para cada item:
15. a) x + 3 = 0 ⇒ x = ‒3
15. b) ‒3x2 + 6 = 0 ⇒ ‒3x2 = ‒6 ⇒ x2
igual, fração menos 6 sobre menos 3, implica, x ao quadrado igual 2, implica, x igual mais ou menos raiz quadrada de 2.15. c) 3x + 18 = 0 ⇒ 3x = ‒18 ⇒
x igual fração menos 18 sobre 3, implica, x igual menos 6.17. a) Função polinomial de 1º grau com a = 1 e b = 3.
17. b) Função polinomial de 1º grau com a = ‒5 e b = 1.
17. c) Não é função polinomial de 1º grau.
17. d) Função polinomial de 1º grau com a = ‒4 e b = 0.
17. e) Não é função polinomial de 1º grau.
17. f) Função polinomial de 1º grau com a = ‒1 e b = 2.
19. a) f(‒1) = 5 · (‒1) ‒ 4 = ‒5 ‒ 4 = ‒9
19. b)
f de menos 3 quintos, igual a, 5 vezes, abre parêntese, menos 3 quintos, fecha parêntese.‒ 4 = ‒3 ‒ 4 = ‒7