Parte 9

Capítulo 9 Razões trigonométricas nos triângulos retângulos

Objetivos do capítulo e justificativas

Aplicar a semelhança de triângulos para a obtenção das razões trigonométricas em um triângulo retângulo: seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo.

Resolver problemas que envolvem semelhança de triângulos e razões trigonométricas no triângulo retângulo.

Utilizar o quadro de razões trigonométricas.

Aplicar o teorema de Pitágoras na determinação das razões trigonométricas dos ângulos de 30graus, 45graus e 60graus.

Analisar gráficos com distorção.

Neste capítulo, ampliamos o estudo do triângulo retângulo apresentando as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente para ângulos agudos, que serão a base para o estudo de Trigonometria a ser desenvolvido no Ensino Médio. Ao longo dos estudos, propomos atividades de verificação, reflexão e aplicação dêsses conteúdos, que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito de investigação, que estão relacionados com a competência específica 2 e a competência geral 2.

As atividades também relacionam conceitos relacionados às Unidades Temáticas Álgebra e Geometria, além de explorar aplicações em contextos diversos, o que favorece o desenvolvimento das competências específicas 3 e 6 e das competências gerais 2 e 4.

Apresentamos o trabalho com calculadora para o cálculo de razões trigonométricas, o que contribui para o desenvolvimento da competência geral 5 e da competência específica 5.

O capítulo trata ainda da análise de gráficos com distorções, que induzem a conclusões equivocadas com a temática Índice de Desenvolvimento Humano (í dê agá). Essa temática possibilita uma discussão sobre saúde, educação e renda. Assim, o trabalho proposto contribui com o desenvolvimento das competências específicas 4 e 7 e da competência geral 8.

O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 é favorecido com as diferentes propostas de atividades a serem realizadas em grupos, pois possibilitam aos estudantes que exercitem diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com colegas que podem ou não ter dificuldades ou facilidades em relação às atividades propostas.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero nove ême ah um dois) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

(ê éfe zero nove ême ah um quatro) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

(ê éfe zero nove ême ah dois um) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, à vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

Este capítulo dá continuidade ao anterior, desenvolvendo agora as relações trigonométricas nos triângulos retângulos e suas aplicações na resolução das atividades, vinculadas à Unidade Temática Geometria, tendo como base a proporcionalidade e a semelhança de triângulos, tópicos já estudados em capítulos anteriores neste livro, favorecendo o trabalho com as habilidades (ê éfe zero nove ême ah um dois) e (ê éfe zero nove ême ah um quatro).

Os conhecimentos tratados neste capítulo constituem-se como subsídios para a compreensão de estudos a serem desenvolvidos no Ensino Médio.

Faz-se conexão com a Unidade Temática Probabilidade e estatística, por meio da análise de gráficos de linhas com distorção na seção Trabalhando a informação, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade (ê éfe zero nove ême ah dois um).

Comentários e resoluções

Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Exercícios propostos

5. a) Pelo teorema de Pitágoras:

(á cê )2 + (cê bê)2 = (A bê)2

42 + 7,52 = (A bê)2

(A bê)2 = 16 + 56,25

(A bê)2 = 72,25

AB, igual, raiz quadrada de 72,25.

A bê = 8,50

5. b)

cosseno no ângulo B igual a CB sobre CA, implica, cosseno do ângulo B, igual a, 7,5 sobre 8,50, implica, cosseno do ângulo B, aproximadamente igual a, 0,88.

5. c)

tangente do ângulo B igual a AC sobre BC, implica, tangente do ângulo B, igual a, 4 sobre 7,5, implica, tangente do ângulo B aproximadamente igual a 0,53.

5. d)

fração BC sobre AB, implica, cosseno do ângulo A, igual a, BC sobre AB, implica, cosseno do ângulo A, igual a, 4 sobre 8,5, implica, cosseno do ângulo A, aproximadamente igual a, 0,47.

5. e)

tangente do ângulo A, igual a, BC sobre AC, implica, tangente do ângulo A, igual a, 7,5 sobre 4, implica, tangente do ângulo A aproximadamente igual a 1,88.

6. a) Apresentamos, a seguir, uma figura que representa a situação descrita.

Ilustração. Triângulo retângulo com um cateto medindo 12 centímetros e a hipotenusa medindo 64 centímetros. Ângulo alfa formado pela hipotenusa e o outro cateto.

6. b)

seno do ângulo alfa, igual a, medida do cateto oposto a alfa, sobre, medida da hipotenusa, implica, seno do ângulo alfa, igual a, 12 sobre 64, implica.

seno do ângulo alfa igual a 0,1875, implica, seno do ângulo alfa, aproximadamente igual a, 0,19.

7. Seja α o ângulo formado entre a diagonal e o maior lado, e β o ângulo formado entre a diagonal e o menor lado. Como a tangente de um ângulo é dada pela razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente a esse ângulo, então:

tangente do ângulo alfa, igual a, 7,2 sobre 15,6, implica, tangente do ângulo alfa aproximadamente igual a 0,46.
tangente do ângulo beta, igual a, 15,6 sobre 7,2, implica, tangente do ângulo alfa aproximadamente igual a 2,17.

9. a) MQ 1,75 centímetro, MR 3,54 centímetros e QR 3,07 centímetros.

9. b) medida do(

ângulo M.

) = 60graus e medida do(

ângulo R.

) = 30graus.

9. c)

seno do ângulo M igual a QR sobre MR, implica, seno de 60 graus igual a 3,07 sobre 3,54, implica, seno de 60 graus, aproximadamente igual a 0,87.

9. d)

cosseno do ângulo M igual a MQ sobre MR, implica, cosseno de 60 graus igual a 1,75 sobre 3,54, implica, cosseno de 60 graus, aproximadamente igual a 0,49.

9. e)

tangente do ângulo M igual a QR sobre MQ, implica, tangente de 60 graus, igual a 3,07 sobre 1,75, implica, tangente de 60 graus aproximadamente igual a 1,75.

10. Apresentamos, a seguir, uma das representações possíveis do triângulo descrito.

Ilustração. Triângulo retângulo ABC com ângulo de 36 graus em B e 90 graus em C. Medidas: AB: 9,5. BC: 7,7. AC: 5,6.

10. a)

seno do ângulo B igual a AC sobre AB igual a 5,6 sobre 9,5, implica seno do ângulo B aproximadamente igual a 0,59.

10. b)

cosseno do ângulo B igual a BC sobre AB, igual a, 7,7 sobre 9,5, implica, cosseno do ângulo B aproximadamente igual a 0,81.

10. c)

tangente do ângulo B igual a AC sobre BC, igual a, 5,6 sobre 7,7, implica, tangente do ângulo B, aproximadamente igual a 0,73.

11. O cosseno do ângulo α formado entre o fio diagonal e o lado maior da tampa é dado por:

cosseno do ângulo A, igual a, medida do cateto adjacente ao ângulo A, sobre medida da hipotenusa, igual.
igual, 32 sobre medida da hipotenusa.

Para determinar a medida da hipotenusa (x), como conhecemos as medidas dos catetos, vamos aplicar o teorema de Pitágoras.

322 + 242 = x2 x2 = .1024 + 576

x igual a raiz quadrada de 1600, implica, x, igual, 40.

Assim:

cosseno do ângulo A, igual a, 32 sobre x, igual a, 32 sobre 40, implica, cosseno do ângulo A, igual a 0,8.

12. a)

seno do ângulo M igual a NP sobre MN, implica, seno do ângulo M, igual a 2 sobre raiz quadrada de 13, aproximadamente igual a 0,83.

12. b)

cosseno do ângulo N igual a NP sobre MN, implica, cosseno do ângulo N, igual a 3 sobre raiz quadrada de 13, implica cosseno do ângulo N, aproximadamente igual a, 0,83.

12. c)

tangente do ângulo M igual a NP sobre MP, implica, tangente do ângulo M igual a 3 sobre 2, implica, tangente do ângulo M igual a, 1,50.

12. d)

cosseno do ângulo M igual a MP sobre MN, implica, cosseno do ângulo M igual a 2 sobre raiz quadrada de 13, implica, cosseno de M aproximadamente igual a 0,55.

12. e)

tangente do ângulo N igual a MP sobre NP, implica, tangente do ângulo N igual a 2 terços, implica, tangente do ângulo N, aproximadamente igual a 0,67.

12. f)

seno do ângulo N, igual a, MP sobre MN, implica, seno do ângulo N, igual a 2 sobre raiz quadrada de 13, implica, seno do ângulo N, aproximadamente igual a 0,55.

13. Como cada degrau mede 16 centímetros de altura, o ponto mais alto da rampa está a uma altura que mede 32 centímetros (2 · 16 = 32). Com isso, convém aplicar a razão seno para determinar a medida c do comprimento da rampa, em centímetro.

seno de 6 graus, igual a, 32 sobre x, aproximadamente igual a 0,1, implica, 0,1c aproximadamente igual a 32, implica, c aproximadamente igual a 32 sobre 0,1, implica c aproximadamente igual a 320.

Como 1 metro equivale a 100 centímetros, então 320 centímetros = 3,2 métros.

Alternativa ê.

16. a) Consultando o quadro de razões trigonométricas, temos:

seno de 54graus = 0,8090

16. b) cosseno de 36graus = 0,8090

16. c) tangente de 12graus = 0,2126

16. d) seno de 56graus = 0,8290

16. e) cosseno de 75graus = 0,2588

16. f) tangente de 89graus = 57,2900

17. a) Consultando o quadro de razões trigonométricas, temos:

seno de 28graus = 0,4695

17. b) cosseno de 39graus = 0,7771

17. c) tangente de 16graus = 0,2867

17. d) seno de 66graus = 0,9135

17. e) cosseno de 79graus = 0,1908

17. f) tangente de 84graus = 9,5144

20. Considerando as medidas do cateto oposto e do cateto adjacente ao ângulo de 55graus, vamos aplicar a razão trigonométrica tangente para determinar a medida aproximada, em metro, da largura do rio.

tangente de 55 graus, igual a L sobre 20, implica, 1,4281 igual a L sobre 20, implica L igual a 28,562.

A largura do rio mede 28,562 métros

21. a)

Segmento BD.

é a diagonal maior dêsse losango. Considerando o triângulo de hipotenusa de medida AB, o cateto adjacente ao ângulo de 20° mede metade de BD, ou seja,

cosseno de 20 graus, igual a fração de numerador BD sobre 2, e de denominador: 2,5.

Consultando o quadro de razões trigonométricas, temos que cos 20graus= 0,9397; portanto:

0,9397 igual a fração de numerador BD sobre 2, e de denominador 2,5; implica, BD sobre 2, igual a, 2,34925, implica, BD aproximadamente igual a 4,7.

Portanto, a medida da diagonal maior é aproximadamente 4,7 centímetros.

21. b)

segmento AC.

é a diagonal menor do losango. Considerando o triângulo de hipotenusa de medida AB, o cateto oposto ao ângulo de 20graus mede metade de AC, ou seja,

seno de 20 graus igual a, fração de numerador AC sobre 2, e de denominador: 2,5.

.

Consultando o quadro de razões trigonométricas para sen 20graus:

0,3420 igual a fração de numerador AC sobre 2, e de denominador: 2,5, implica, AC sobre 2, igual a, 0,855, implica AC aproximadamente 1,7.

Então, a diagonal menor mede 1,7 centímetro.

21. c)

A igual fração de numerador BD vezes AC, e de denominador 2. implica, A aproximadamente igual a fração de numerador 4,7 vezes 1,7, e de denominador 2, implica, A aproximadamente igual a 4.

Portanto, a medida aproximada da área é 4 centímetros quadrados.

22. a) Sabendo que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180graus, concluímos que o ângulo

B

mede 55graus.

35graus + 90graus + medida do(

ângulo B

) = 180graus medida do(

ângulo B

) = 55graus

22. b)

seno de 35 graus igual a BC sobre 12,6.

0,5736 igual a BC sobre 12,6, implica BC aproximadamente igual a 7,2.

Portanto, a medida bê cê é aproximadamente 7,2 centímetros.

22. c)

A igual a, fração de numerador AC vezes BC e, de denominador 2, implica, A aproximadamente igual, fração de numerador: 10,3 vezes 7,2 e de denominador: 2, implica A aproximadamente igual a 37,1.

Então, a medida da área é aproximadamente 37,1 centímetros quadrados.

24. Vamos chamar de x a medida do trecho da avenida das Constelações entre a rua do Brilho e a rua das Estrelas. Assim:

tangente de 35 graus, igual a, 70 sobre x, implica 0,7002, igual a 70 sobre x, implica, x aproximadamente igual a 100.

Portanto, o trecho mede aproximadamente 100 métros.

26. Esta atividade é uma abordagem prévia da relação trigonométrica

seno ao quadrado de a mais cosseno ao quadrado de a igual a 1.

. Acompanhe as resoluções dos grupos e verifique se eles chegam a resultados muito próximos de 1.

27. a)

tangente de 30 graus igual a 10 sobre x, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 3, igual a 10 sobre x, implica, raiz quadrada de 3, fim da raiz, x igual a 30, implica, x igual a 30 sobre raiz quadrada de 3.

implica x igual a 30 sobre raiz quadrada de 3, fim da fração, vezes, fração de numerador: raiz quadrada de 3, e de denominador raiz quadrada de 3, igual a fração de numerador 30 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 3, implica, x igual a 10 vezes raiz quadrada de 3.
seno de 30 graus, igual a, 10 sobre y, implica, 1 sobre 2, igual a, 10 sobre y, implica y igual a 20.

Portanto,

x igual 10 raiz quadrada de 3.

centímetros e y = 20 centímetros.

27. b)

seno de 60 graus, igual a x sobre 12, implica, fração de numerador: raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a, x sobre 12, implica, 2x igual a 12x vezes raiz quadrada de 3, implica, x igual a 6 vezes raiz quadrada de 3.
cosseno de 60 graus, igual a, y sobre 12, implica 1 sobre 2, igual a, y sobre 12, implica, y igual a 6.

Portanto,

x igual 6 raiz quadrada de 3.

centímetros e y = 6 centímetros.

27. c)

seno de x, igual, fração raiz quadrada de 3 sobre 2.

; portanto, x = 60graus.

seno de y, igual, fração 1 sobre 2.

; portanto, y = 30graus.

27. d)

seno de x, igual a, fração de numerador: raiz quadrada de 5, e de denominador raiz quadrada de 10, implica, seno de x igual a, fração de numerador raiz quadrada de 5, e de denominador: raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de 5.

seno de x, igual a, 1 sobre raiz quadrada de 2.

seno de x igual a fração de numerador: raiz quadrada de 2, e de denominador: 2

Portanto, x = 45graus.

cosseno de y, igual a, fração de numerador: raiz quadrada de 5, e de denominador: raiz quadrada de 10, implica, cosseno de y igual a fração de numerador raiz quadrada de 2, e de denominador 2

Portanto, y = 45graus.

28. Pelo teorema de Pitágoras:

22 = 12 + x2 x2 = 4 1 x2 = 3

x igual raiz quadrada de 3.

Então:

cosseno de alfa igual a fração de numerador: raiz quadrada de 3 e de denominador 2.

Alternativa d.

29. a)

Ilustração. Trapézio retângulo cuja base menor mede 9 centímetros. Uma altura do trapézio é cateto do triângulo retângulo cuja hipotenusa é o lado inclinado do trapézio que forma um ângulo de 45 graus com a base maior. A base deste triângulo mede 3 centímetros.

Sendo x a medida da altura do trapézio, temos:

tangente de 45 graus, igual a x sobre 3, implica, 1 igual a x sobre 3, implica x igual a 3

A altura mede 3 centímetros.

29. b) Sendo y a medida do lado não perpendicular às bases, temos:

seno de 45 graus, igual a 3 sobre y, implica, fração de numerador raiz quadrada de 2, e de denominador 3, igual a, 3 sobre y. implica, raiz quadrada de 2, fim da raiz, y, igual a, 6, implica, y igual a fração de numerador: 6 vezes raiz quadrada de 2, e de denominador: 2, implica y igual a 3 vezes raiz quadrada de 2.

Então, a medida do lado não perpendicular às bases é

3 raiz quadrada de 2.

centímetros.

31. a) Sendo x a medida da altura do poste, temos:

tangente de 45 graus, igual a 5,6 sobre x, implica, 1 igual a 5,6 sobre x, implica, x igual a 5,6

A altura do poste mede 5,6 métros.

31. b) Não, pois o ângulo de 45graus é formado entre um raio solar e uma linha vertical da superfície do poste.

33. a)

Ilustração. Trapézio isósceles, cujos ângulos da base maior medem 60 graus,  e cuja base menor mede 20 centímetros. .As duas alturas do trapézio estão tracejadas e formam triângulos retângulos cuja  a hipotenusa é um dos lados são paralelos do trapézio.

Sendo x a medida dos lados não paralelos, temos:

cosseno de 60 graus, igual a, 4 sobre x, implica, 1 sobre 2, igual a, 4 sobre x, implica, x igual a 8

Então, o perímetro dos lados não paralelos mede: 64 centímetros (20 + 28 + 8 + 8 = 64).

33. b) Vamos determinar a medida da altura (h).

seno de 60 graus, igual a h sobre 8, implica fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a h sobre 8, implica, 2h igual a 8 vezes raiz quadrada 3, implica, h igual a 4 vezes raiz quadrada de 3

Assim, a medida da área é dada por:

A igual a fração de numerador: abre parênteses, B mais b, fecha parênteses, vezes h, e de denominador 2.

=

fração de numerador: abre parênteses, 28 mais 20, fecha parênteses, vezes 4 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2.

implica, A igual a 48 vezes 2 vezes raiz quadrada de 3, implica, A igual a 96 vezes raiz quadrada de 3.

A área mede

96 raiz quadrada de 3.

centímetros quadrados.

34. Como o trapézio é isósceles, a projeção ortogonal do lado que mede 2 sobre o lado que mede 6 determina um segmento de medida 1. Assim:

cosseno de α =

fração 1 sobre 2.

α = 60graus

Alternativa a.

35.

tangente de 30 graus, igual a, AB sobre 1.500, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador; 3, igual a AB sobre 1.500, implica, 3AB igual a, 1.500 vezes raiz quadrada de 3, implica.
implica, AB igual a 500 vezes raiz quadrada de 3.

Portanto, o paraquedista cai a

500 raiz quadrada de 3.

metros do ponto B.

Pense mais um pouco

Página 209

1. a) A soma das medidas dos ângulos internos de um pentágono regular é dada por:

S i, abre parêntese, 5 menos 2, fecha parêntese, vezes 180 graus, igual, 3 vezes, 180 graus, igual, 540 graus.

Portanto, cada um dos ângulos internos desse pentágono mede 108graus

abre parêntese, 540 graus sobre 5, igual a 108 graus, fecha parêntese.

. Como H é o ponto médio da diagonal

Segmento AC.

, o segmento

BH

divide o ângulo

B

em dois ângulos congruentes. Assim:

medida do(

Ângulo ABC.

) = 108graus

medida do(

Ângulo ABH.

) =

fração 108 graus sobre 2.

= 54graus

1. b) sen 54graus

igual a AH sobre AB, implica, 0,8090 igual a AH sobre 10, implica, AH igual a 8,09.

A medida de

segmento AH.

é 8,09 centímetros.

AC = 2 · AH AC = 16,18

O pentágono é regular.

Então, as medidas de

segmento AC.

e

segmento AD.

são iguais a 16,18 centímetros.

2. a) Da razão áurea no pentagrama, temos:

AC sobre AB aproximadamente igual a 16,18 sobre 10 aproximadamente igual a 1,618.

2. b) Como

ângulo ABC.

é suplementar a

ângulo ABJ.

e

medida do ângulo ABC.

= 108graus, então

medida do ângulo ABJ.

= 72°

. Traçando

segmento J H linha.

, em que agá linha seja o ponto médio de

segmento AB.

, temos AH = 5.

cosseno de 72graus

igual a 5 sobre AJ, implica, 0,3090 igual a 5 sobre AJ, implica AJ igual a 5 sobre 0,3090, aproximadamente igual a 26,18.

JE = JA + A Ê 16,18 + 10 26,18

JE sobre AJ, igual a, 26,18 sobre 16,18, aproximadamente igual a 1,618.

2. c) Sendo Hpolegadas o ponto médio de

segmento JF.

, então JHpolegadas =

fração JF sobre 2.

. Assim:

seno de 54graus

seno de 54 graus, igual a, JH duas linhas, sobre JB, implica, 0,8090 igual a fração de numerador JF sobre 2, e de denominador 16,18, implica.
JF sobre 2, aproximadamente igual a 13,09, implica JF aproximadamente igual a 26,18.

Então,

segmento JF.

mede 26,18 centímetros.

JH = JA + A Ê + EH JH = 16,18 + 10 + 16,18 JH = 42,36

Então,

segmento JH.

mede 42,36 centímetros. Por fim:

JH sobre JF, igual a, 42,36 sobre 26,18, aproximadamente igual a 1,618

Para saber mais

Páginas 210 e 211

1. A medida da altura da torre é dada por h = A bê + 1,25.

Ilustração.  À direita, torre cuja altura mede h. A partir do solo marca-se um ponto B na torre que está a 1,25 metros do solo. Na torre acima do ponto B é indicado um ponto A, o segmento AB é um cateto de um triângulo retângulo, cuja base mede 3,5 metros e forma um ângulo de 45 graus com a hipotenusa.  À esquerda, altura de Paulo: 1,25 metros.

tangente de 45graus

igual a AB sobre 3,5, implica 1 igual a AB sobre 3,5, implica, AB igual a 3,5.

Portanto, a altura da torre é 4,75 métros.

h = 3,5 + 1,25 = 4,75

2. O cateto oposto ao ângulo de medida 15graus mede 5,75 métros (7 1,25 = 5,75). Assim:

tangente de 15 graus, igual a, 5,75 sobre x, implica, 0,2679 igual a 5,75 sobre x, implica, x aproximadamente igual a 21,5

Então, a medida da distância de Paulo até o poste é aproximadamente 21,5 métros.

Exercícios complementares

1. Embora a construção seja pessoal, e as medidas obtidas variem, em todos os casos, seno de 55graus 0,8; cosseno de 55graus 0,6 e tangente de 55graus 1,4.

2. a)

seno de 30 graus igual a x sobre 30, implica, 1 sobre 2, igual a, x sobre 30, implica x igual a 15

Portanto, x mede 15 centímetros.

2. b)

cosseno de 60 graus, igual a, x sobre 15,6, implica, 1 sobre 2, igual a, x sobre 15,6, implica, x igual a 7,8

Portanto, x mede 7,8 métros.

2. c)

tangente de x, igual a fração de numerador: 14 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 42, implica, tangente de x igual a, fração de numerador: raiz quadrada de 3, e de denominador: 3, implica x igual a 30

Portanto, x mede 30graus.

3. Pelo teorema de Pitágoras, sendo x a medida do cateto desconhecido, obtemos:

(3a = a2 + x2 9a² = a² + x² x² = 8a²

x, igual, 2a raiz quadrada de 2.

Como

2a raiz quadrada de 2.

> a, então a é a medida do menor lado do triângulo, o cosseno do ângulo oposto a ele é dado por:

fração de numerador 2a vezes raiz quadrada de 2, e de denominador, 3a, igual a, fração de numerador 2 vezes raiz quadrada de 2, e de denominador: 3

Alternativa b.

4. Considere o triângulo retângulo formado por um lado, pela altura e pela metade da base do triângulo isósceles. A hipotenusa dêsse triângulo coincide com um lado congruente do triângulo isósceles, que mede x, e o cateto oposto ao ângulo de 50graus coincide com a altura, que mede 20 centímetros. Podemos escrever:

seno de 50 graus, igual a, 20 sobre x, implica, 0,7660 igual a 20 sobre x, implica, x aproximadamente igual a 26,1

Então, a medida aproximada dos lados congruentes é 26,1 centímetros.

5. Sendo x a medida do comprimento do canudo que está dentro do copo, temos:

seno de 60 graus, igual a, 15 sobre x, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a, 15 sobre x, implica, raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes x, igual a 30, implica.

, x igual a, fração de numerador 30 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 3, implica, x igual a, 10 vezes raiz quadrada de 3, igual a, 10 vezes 1,73, implica, x igual a 17,3.

O comprimento do canudo é 25,3 centímetros (17,3 + 8 = 25,3).

6. Se x é a medida da altura do muro, temos:

cosseno de 60 graus, igual a, x sobre 2,80, implica, 1 sobre 2, igual a, x sobre 2,80, implica x igual a 2,80 sobre 2, implica x igual a 1,40

Portanto, a altura do muro mede 1,40 métro.

7. Seja b a medida da base menor e x a medida do outro lado. Considere um triângulo retângulo com ângulos internos medindo 60graus, cuja hipotenusa seja o lado que mede x, um dos catetos mede 9 métros e o o outro mede y. Calculando x:

seno de 60 graus igual a 9 sobre x, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a, 9 sobre x, implica, raiz quadrada de 3, fim da raiz, x, igual a 18, implica, x igual a 18 sobre raiz quadrada de 3.

implica, x igual a, fração de numerador 18 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador: 3, implica, x igual a, 6 vezes raiz quadrada de 3.
tangente de 60 graus, igual a, 9 sobre y, implica, raiz quadrada de 3, igual a, 9 sobre y, implica, y igual a 9 sobre raiz quadrada de 3, implica, y igual a, fração de numerador 9 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 3, implica, y igual a 3 vezes raiz quadrada de 3

A base menor mede, em m: b = 16 y b 16 5,20 b = 10,80. Para a área de medida a, em métro quadrado, do terreno, temos:

A = (16 + 9 + 10,80 + 10,39) · 1,8

A = 46,19 · 1,8 A 83

Logo, a área mede 83 métros quadrados.

Além disso, não é possível determinar a medida do volume do muro sem saber sua espessura.

8.

seno de 60 graus, igual a AB sobre 10, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a, AB sobre 10, implica, 2 vezes AB igual a 10 vezes raiz quadrada de 3, implica AB igual a 5 vezes raiz quadrada de 3.
AM igual a AB sobre 2.

AM igual a fração de numerador 5 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2.

Assim, ei ém mede

Fração 5 raiz quadrada de 3 sobre 2.

centímetros

10. Para determinar a medida da área do triângulo recortado, precisaremos da medida de sua base, 2c; sendo c a medida do cateto oposto ao ângulo de 60graus formado pela altura (bissetriz) do triângulo isósceles. Nesse caso, a hipotenusa mede 40 centímetros, pois:

seno de 60 graus, igual a, x sobre 40, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 2, igual a, x sobre 40, implica, x igual a 20 vezes raiz quadrada de 3

Então, a medida da base é: 2

20 vezes raiz quadrada de 3, igual a, 40 vezes raiz quadrada de 3.

A medida da altura h é dada por:

cosseno de 60 graus, igual a, h sobre 40, implica, 1 sobre 2, igual a, h sobre 40, implica, h igual a 20

Então, a área mede

fração de numerador: 40 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes 20, e de denominador 2, fim da fração

centímetros quadrados =

400 raiz quadrada de 3.

centímetros quadrados.

11. A medida x da altura é:

seno de 30 graus igual a x sobre 10, implica, 1 sobre 2 igual a x sobre 10, implica x igual a 5

Então, a altura é de 5 metros, valor que está entre 4 e 6.

13.

Ilustração. À esquerda, prédio retangular B cuja altura mede y e à direita, prédio retangular A mais alto que o prédio B, cuja altura mede x.
A parede da direita do prédio B é um cateto de um triângulo retângulo cujo outro cateto mede 34,6 metros e forma 45 graus com a hipotenusa. A parede esquerda do prédio A é um cateto de um triângulo retângulo, cujo outro cateto mede 34,6 metros e forma um ângulo de 60 graus com a hipotenusa.
tangente de 45 graus igual a y sobre 34,6, implica, 1, igual a y sobre 34,6, implica y igual a 34,6

Portanto, a altura do prédio B mede 34,6 métros.

tangente de 60 graus, igual a, x sobre 34,6, implica, raiz quadrada de 3, igual a, x sobre 34,6, implica, x igual a 34,6 vezes raiz quadrada de 3, implica, x aproximadamente igual a 60

Portanto, a altura do prédio a mede, aproximadamente, 60 métros.

14.

seno de 30 graus, igual a CA sobre AB, implica, raiz quadrada de 3, igual a, CA sobre 750, implica, CA igual a 750 vezes raiz quadrada de 3
DC igual a AC menos AD igual a 750 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz, menos 620, implica DC igual a 10 vezes, abre parênteses, 75 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz, menos 62, fecha parênteses

Assim, a medida de DC é

10 vezes, abre parênteses, 75 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz, menos 62, fecha parênteses, metros

.

16.

seno de 50 graus, igual a, x sobre 3,5, implica 0,76 igual a x sobre 3,5, implica x igual a 2,66

A medida da altura é 2,66 quilômetros.

17.

tangente de 30 graus, igual a, AB sobre BC, implica, fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 3, igual a, 2 sobre BC, implica, raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes BC, igual a 6, implica

implica, BC igual a fração de numerador 6 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 3, implica, BC igual a 2 vezes raiz quadrada de 3

Como a escada tem seis degraus, a extensão de cada um deles é dada por:

BC sobre 6, igual a, fração de numerador 2 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 6, igual a fração de numerador raiz quadrada de 3, e de denominador 3

Ou seja, a extensão de cada degrau mede

fração raiz quadrada de 3 sobre 3.

métro.

18. Primeiro vamos determinar a medida da altura do triângulo, h.

seno de 30 graus, igual a, h sobre 3, implica, 1 sobre 2, igual a, h sobre 3, implica, h igual a 3 sobre 2, implica, h igual a 1,5

Assim, a área do triângulo mede 4,5 métros quadrados, pois:

fração de numerador: abre parênteses 6 vezes 1,5, e de denominador 2, igual a, 9 sobre 2, igual a, 4,5

Alternativa b.

Verificando

5.

cosseno de alfa, igual a, 4 sobre 5, igual a, 0,8

Consultando o quadro de razões trigonométricas, concluímos que o ângulo mede aproximadamente 37graus.

Alternativa b.

6. Como

seno de 30 graus igual a 1 sobre 2, igual a cosseno de 60 graus.

; então, seno de 30graus cosseno de 60graus = 0.

Alternativa d.

7.

seno de alfa, igual a, medida do cateto oposto a alfa, sobre, medida da hipotenusa.

seno de alfa, igual a, 1 sobre 2.

O ângulo cujo seno é

fração 1 sobre 2.

é 30graus.

Alternativa c.

8. O menor ângulo é oposto ao menor lado, ou seja, oposto ao lado de medida 5 métros. Assim:

tangente de alfa, igual a, medida do cateto oposto a alfa, sobre, medida do cateto adjacente a alfa, implica, tangente de alfa, igual a, 5 sobre 10, implica, tangente de alfa igual a meio.

tangente de α = 0,5

Alternativa c.

Capítulo 10 Estudo das funções

Objetivos do capítulo e justificativas

Conceituar e reconhecer função como relação de dependência unívoca entre duas grandezas.

Determinar a lei de formação de uma função.

Obter valores que uma função assume.

Representar graficamente uma função.

Estudar as funções polinomiais do 1º e do 2º grau.

Identificar as relações de proporcionalidade em funções.

Resolver problemas envolvendo equações do 2º grau no cálculo dos zeros de uma função quadrática.

Resolver problemas envolvendo sistemas de equações do 2º grau.

Neste capítulo, situações contextualizadas subsidiam as abordagens dos conceitos de função, de função polinomial do 1º grau e de função polinomial do 2º grau, favorecendo o trabalho com a competência específica 6. Algumas das situações apresentadas se relacionam com a temática trabalho, como a situação 2 da página 221, contribuindo para o desenvolvimento da competência geral 6.

O trabalho desenvolvido está diretamente relacionado com a Unidade Temática Álgebra, que tem como finalidade o desenvolvimento do pensamento algébrico, fazendo uso de representações gráficas e contribuindo para que os estudantes estabeleçam relações entre variável e função. Assim, contribui-se para o desenvolvimento das competências específicas 2, 3 e 5 e das competências gerais 2 e 4.

A construção de gráficos de funções polinomiais do 1º e do 2º grau com o uso de software, apresentados nas seções Para saber mais, propiciam o desenvolvimento da competência geral 5 e da competência específica 5. Também em uma das seções Para saber mais apresentamos um texto sobre a História da Matemática, o que favorece o trabalho com a competência geral 1 e a competência específica 1.

Na seção Trabalhando a informação propomos algumas questões para que os estudantes reflitam sobre o envelhecimento populacional e sobre a participação das mulheres no ambiente de trabalho. Atividades como essas possibilitam aos estudantes exercitar a empatia e o diálogo, contribuindo para o desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e das competências específicas 7 e 8.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero nove ême ah zero seis) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

(ê éfe zero nove ême ah zero oito) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

(ê éfe zero nove ême ah zero nove) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Os conceitos e as atividades ligados à Unidade Temática Álgebra, foco deste capítulo, utilizam como base os conhecimentos já construídos no capítulo 3 deste livro e nos anos anteriores, em especial no 8º ano (ê éfe zero oito ême ah um dois). Exploram-se situações e resoluções de problemas que envolvem a variação de duas grandezas e a noção de função, estudando mais profundamente as funções polinomiais do 1º e do 2º graus, o que contribui com o desenvolvimento das habilidades (ê éfe zero nove ême ah zero seis) e (ê éfe zero nove ême ah zero oito).

O estudo de funções é ferramenta fundamental para a continuidade do trabalho com Matemática e outras áreas do conhecimento. Desse modo, espera-se que os conteúdos deste capítulo propiciem embasamento necessário para esse instrumental no Ensino Médio.

Ainda na Unidade Temática Álgebra, o capítulo trata da representação gráfica das funções estudadas, explorando a análise e a construção de seus gráficos no plano cartesiano, e de problemas envolvendo valores máximos e valores mínimos de uma função polinomial do 2º grau, o que favorece o desenvolvimento da habilidade (ê éfe zero nove ême ah zero seis).

Comentários e resoluções

Apresentamos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Abertura

b) Espera-se que os estudantes representem uma curva que lembre uma parábola com concavidade para baixo, de um ponto P ao vértice e do vértice ao simétrico de P em relação ao eixo de simetria.

Exercícios propostos

1. a) Custará R$ 80,00oitenta reais, pois 2 · 40 = 80. A segunda compra custará R$ 400,0quatrocentos reais0, pois 10 · 40 = 400.

1. c) É função se entre as grandezas associadas há uma correspondência tal que, para cada valor de x, exista um único valor de y. Então, sim, pois cada quantidade comprada está associada a um único preço.

2. a) Não, pois pode existir uma mãe que esteja associada a mais de um filho.

2. b) Sim, pois qualquer filho tem uma única mãe biológica.

3. y = 15 + (x 1) · 4 y = 15 + 4x 4 y = 4x + 11

4.

p igual a 8 sobre 10, que multiplica t, implica, p igual a, fração de numerador: 4 vezes t, e de denominador: 5, implica p igual a 0,8 t.

5. a) Observando que o segmento de medida y é formado por dois segmentos consecutivos e colineares de medidas 6 e x, tem-se que: y = x + 6

5. b) No triângulo: y = 2x + 3x + 4,5 = 5x + 4,5

No retângulo: y = x + (x + 2) + x + (x + 2) = 4x + 4

6. a) f(2) = 4 · 2 + 9 = 8 + 9 = 17

6. b)

f de 1 sobre 2, igual a, 4 vezes 1 meio, mais 9, igual a, 2 mais 9, igual a 11.

6. c) f(2) = 4 · (2) + 9 = 8 + 9 = 1

6. d) f(0,3) = 4 · (0,3) + 9 = 1,2 + 9 = 7,8

6. e)

f de raiz quadrada de 2, igual a, 4 vezes raiz quadrada de 2, mais 9.

7. a) Se y é a medida da área, então:

y igual a fração de numerador 12 vezes x, e de denominador 2.

y = 6 · x

7. b) y = 6 · 7 = 42, então a área mediria 42 centímetros quadrados.

7. c) 45 = 6 · x

x igual a 45 sobre 6, igual a, 7,5.

Então, a diagonal deve medir 7,5 centímetros.

8. a) Sem a despesa fixa, o custo em reais da produção de n pirulitos é 0,30n. Então, acrescentando a despesa fixa, tem-se em reais que: c = 0,3n + 27

8. b) Com a venda dos pirulitos, são arrecadados R$ 240,00duzentos e quarenta reais, pois 200 · 1,2 = 240. O custo é R$ 87,00oitenta e sete reais, pois c = 27 + 0,3 · 200 = 27 + 60 = 87. Portanto, o lucro é de R$ 153,00cento e cinquenta e três reais, pois: 240 87 = 153

8. c) 1,2 · n (27 + 0,3 · n) > 0 1,2 · n 27 0,3 · n > 0

implica, 0,9 vezes n maior que 27, implica, n maior que fração 27 sobre 0,9, implica que, n maior que 30.

Portanto, o número mínimo de pirulitos é 31.

8. d) 1,20 · n (27 + 0,30 · n) = 45 1,20 · n 27 0,30 · n =

= 45 0,90 · n = 45 + 27 0,90 · n = 72

implica, n igual fração 72 sobre 0,90, implica, n igual 80.

8. e) Depende do salário mínimo vigente; seja s esse valor, portanto o lucro mensal deve ser 6 · s e o lucro por dia será de

fração 6 vezes s sobre 22.

; assim, vendendo p pirulitos por dia para obter esse lucro:

0,9 p menos 27 igual fração 6s sobre 22.

p igual a, abre parênteses 6s sobre 22, fim da fração, mais 27, fecha parênteses, vezes 1 sobre 0,9.

9. a) Atualmente, a produção em toneladas é:

y igual a 50 vezes raiz quadrada de 121

= 50 · 11 = 550. Com a contratação, essa produção passará a:

y igual a 50 vezes raiz quadrada de 121 mais 48, igual a, 50 vezes raiz quadrada de 169, igual, 50 vezes 13, igual 650.

Portanto, o aumento na produção será de 100 toneladas pois: 650 550 = 100

9. b) Fazendo x = 4x em

y igual a 50 vezes raiz quadrada de x

tem-se:

y linha, igual a 50 vezes raiz quadrada de x linha, igual a, 50 vezes raiz quadrada de 4x, igual a, 50 vezes 2 vezes raiz quadrada de x, igual a, 100 vezes raiz quadrada de x, diferente de 4y

, pois:

4y linha, igual a, 4 vezes 50 vezes raiz quadrada de x linha, igual a, 200 vezes raiz quadrada de x linha

14. Como os zeros das funções são as abscissas dos pontos em que seus gráficos interceptam o eixo das abscissas, tem-se que:

14. a) x = 3

14. b) x = 1

15. Fazendo y = 0 para cada item:

15. a) x + 3 = 0 x = 3

15. b) 3x2 + 6 = 0 3x2 = 6 x2

igual, fração menos 6 sobre menos 3, implica, x ao quadrado igual 2, implica, x igual mais ou menos raiz quadrada de 2.

15. c) 3x + 18 = 0 3x = 18

x igual fração menos 18 sobre 3, implica, x igual menos 6.

17. a) Função polinomial de 1º grau com a = 1 e b = 3.

17. b) Função polinomial de 1º grau com a = 5 e b = 1.

17. c) Não é função polinomial de 1º grau.

17. d) Função polinomial de 1º grau com a = 4 e b = 0.

17. e) Não é função polinomial de 1º grau.

17. f) Função polinomial de 1º grau com a = 1 e b = 2.

19. a) f(1) = 5 · (1) 4 = 5 4 = 9

19. b)

f de menos 3 quintos, igual a, 5 vezes, abre parêntese, menos 3 quintos, fecha parêntese.

4 = 3 4 = 7