Parte 11

Capítulo 11 – Circunferência, arcos e relações métricas

Objetivos do capítulo e justificativas

Reconhecer e determinar o número irracional π.

Resolver problemas envolvendo a razão entre duas grandezas.

Determinar o comprimento de uma circunferência e aplicar esse conceito na resolução de problemas.

Relacionar arcos de circunferência e ângulos centrais.

Determinar o comprimento de arcos de circunferência e de sua medida angular.

Resolver problemas envolvendo relações de proporcionalidade no cálculo da medida de arcos.

Reconhecer e aplicar as propriedades entre arcos e cordas de uma circunferência e das relações métricas em uma circunferência.

Analisar gráfico com semicoroa circular.

Resolver problemas envolvendo porcentagens e determinação de ângulos de setores circulares.

Comunicar resultados de pesquisa por meio de tabela e gráfico.

 Neste capítulo, tratamos da circunferência e da determinação da medida de seu comprimento, das medidas de arcos e relações métricas em uma circunferência. O conceito de proporcionalidade, frequente no desenvolvimento de vários conteúdos abordados ao longo do Ensino Fundamental e já estudado neste volume, também é utilizado para determinar a medida de arcos de circunferência. Os tópicos abordados contribuem para a ampliação e a consolidação de ferramentas que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Assim, contribui-se para o desenvolvimento do raciocínio lógico, do espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos. As atividades propostas relacionam as Unidades Temáticas Álgebra e Geometria e propõem diferentes construções geométricas. Assim, o trabalho realizado favorece o desenvolvimento das competências gerais 2 e 4 e das competências específicas 2, 3 e 5.

Além disso, ampliamos o trabalho com gráficos explorando os formados por semicoroas circulares, contribuindo para o desenvolvimento das competências gerais 2 e 4 e das competências específicas 2, 3 e 4.

O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 é favorecido com as diferentes propostas de atividades a serem realizadas em grupos, pois possibilitam aos estudantes que exercitem diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com colegas que podem ou não ter dificuldades ou facilidades em relação às atividades propostas.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero nove ême ah um um) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

(ê éfe zero nove ême ah dois três) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Neste capítulo, serão aprofundados os estudos relativos à Unidade Temática Geometria envolvendo relações com arcos de circunferência, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade (ê éfe zero nove ême ah um um).

A Unidade Temática Números também está presente com atividades que abordam o reconhecimento do número irracional π e cálculo de porcentagens na seção Trabalhando a informação. A conexão com a Unidade Temática Álgebra se concretiza por meio da resolução de problemas que envolvem a razão entre duas grandezas e a noção de proporcionalidade.

Com a Unidade Temática Probabilidade e estatística, a conexão se dá por meio da seção Trabalhando a informação, que trata da análise de gráficos associados a semicoroas circulares, favorecendo o desenvolvimento da habilidade (ê éfe zero nove ême ah dois três).

Comentários e resoluções

Apresentaremos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Abertura

b) Pela simetria da figura, a altura da ponte corresponde à metade do diâmetro da circunferência formada. Portanto, a medida do diâmetro da circunferência é o dôbro da medida da altura da ponte, que é de 15 m. Assim, a circunferência mede 30 métros (15 2 = 30).

c) Resposta dependente da pesquisa dos estudantes. Alguns exemplos que se pode apresentar são “Círculos em um círculo” (candinsqui), máqui Niterói (Niemáier), “Homem vitruviano” (da vinti), abóbadas de igrejas em geral e objetos mais prosaicos do dia a dia, como tampas de bueiros, quadras esportivas, padrões em parapeitos e similares.

Exercícios propostos

1. Se cada pedalada corresponde a uma volta completa da roda, após quinhentas peladas o ciclista percorreu uma distância equivalente a quinhentas vezes o comprimento C da roda. Isto é, 500 C. Como a roda pode ser associada a uma circunferência de raio de medida 25 centímetros, seu comprimento é dado por: C = 2πr = 2 3,14 25 = 157

E, como 157 centímetros = 1,57 métros, a distância total foi de 785 métros, pois 500 1,57 = 785.

2. A figura proposta pode ser construída utilizando régua e compasso: seja O o centro da circunferência. Primeiro, marca-se um diâmetro qualquer

segmento AC

. Em seguida, traçam-se duas circunferências utilizando o compasso, uma com a ponta-seca em a e outra com a ponta seca em C, ambas com a mesma abertura de medida á cê .

Ilustração. Circunferência de centro O e diâmetro horizontal AC. Circunferência tracejada de centro C e raio AC. Circunferência tracejada de centro A e raio AC.

A reta passando por óh e pela intersecção dêsses dois círculos é perpendicular a

reta AB

, e sua intersecção com a circunferência determina um diâmetro

segmento BD

perpendicular a

segmento AB

.

Ilustração. Circunferência de centro O e diâmetro horizontal AC. Circunferência tracejada de centro C e raio AC. Circunferência tracejada de centro A e raio AC. Reta perpendicular ao diâmetro AC, nessa reta destaca-se o diâmetro BD da circunferência de centro O.

O quadrado a bê cê dê assim determinado decompõe-se em quatro triângulos retângulos isósceles congruentes, cujos lados perpendiculares medem a mesma medida r do raio.

Ilustração. Circunferência de centro O e diâmetros horizontal AC e vertical BD, quadrado ACDB. Raio r OC e raio r OB. O triângulo OBC está pintado de verde.

Assim, A bê = bê cê = CD = á dê. Mas, pelo teorema de Pitágoras: r2 + r2 = BC2 2r2 = BC2 BC =

raiz quadrada de 2 r elevado ao quadrado

=

raiz quadrada de 2

r. Logo, o perímetro do quadrado mede 5,64 r, pois: AB + BC + CD + AD = 4

raiz quadrada de 2

r = 4 1,41 r = 5,64r

Por outro lado, o comprimento da circunferência é dado por 6,28r, pois 2πr = 2 3,14 r = 6,28r. A diferença entre este comprimento e o perímetro do quadrado é, portanto, 0,64r, pois: 6,28r 5,64r = 0,64r

4. Se é o comprimento do diâmetro em centímetros, organizamos o seguinte quadro, por meio da regra de três:

Polegadas

Centímetros

1

2,5

3 4

Obtemos a seguinte proporção:

1 sobre 3 quartos está para 2,5 sobre L que implica que 4 terços está para 2,5 sobre L que implica que
4L é igual 3 vezes 2,5, então L é igual a 3 vezes 2,5 sobre 4 igual 1,875

Assim, a medida equivale a 1,875 centímetro.

6. A circunferência total da praça mede 370,52 métros, pois: C = πd = 3,14 118 = 370,52. Logo, se Ari percorreu 192,52 métros, Edu percorreu 178 métros (370,52 192,52 = 178), uma distância menor do que a percorrida por Ari. Portanto, Ari é mais rápido.

7. Se adicionarmos as distâncias percorridas por Teca e Lia, obteremos o comprimento total da circunferência da praça. Portanto, C = 376,8 métros, pois: 180 + 196,8 = 376,8. Se r é a medida do raio da praça, C = 2πr. Logo:

r igual a C sobre 2, igual a, 376,8 sobre 2 vezes 3,14, igual a, 376,8 sobre 6,28, igual a 60

= 60

Portanto, o raio mede aproximadamente 60 métros.

8. A largura da pista é a diferença R r entre os raios de medida R da circunferência externa e de medida r da interna. Como a circunferência externa é a maior, temos 2πR = .1500. Portanto,

R igual a 1.500 sobre 2 pi, igual a, 1.500 sobre 6,28, aproximadamente igual a 238,85

, comprimento de cêrca de 238,85 métros. Analogamente, r 191,08 métros. Portanto, a largura é de, aproximadamente, 47,77 métros, pois: 238,85 191,08 = 47,77

10. Resposta pessoal. Problemas envolvendo circuitos circulares, como pistas de corrida, ou a distância percorrida ao longo de um movimento orbital, são algumas possibilidades.

11. Nesse caso, conhecendo α = 40graus e r = 12 centímetros, temos a proporção:

2 pi r sobre L, igual a, 360 sobre 40, implica, 2pi vezes 12 sobre L, igual a 360 sobre 40, implica, 24 pi sobre L igual a 9, implica
implica, 9L igual a 24 pi, implica, L aproximadamente igual a 8 vezes 3,14 sobre 3, aproximadamente igual a 8,37

Assim, o arco mede aproximadamente 8,4 centímetros.

12. Diâmetros perpendiculares dividem a circunferência em quatro arcos de mesmo comprimento, cada um deles com ângulo central reto.

Ilustração. Circunferência de centro O com dois diâmetros perpendiculares destacados.

Assim, o comprimento dos arcos correspondentes respeita à seguinte razão:

2 pi r, sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica, 2 pi vezes 3, sobre L, igual a, 360 sobre 90, implica, 6 pi sobre L, igual a
4 implica, L aproximadamente igual a 3 vezes 3,14 sobre 2, aproximadamente igual a 4,71

Portanto, cêrca de 4,71 centímetros.

13. a) Se a circunferência é dividida em 12 arcos congruentes (ou seja, de mesmo comprimento), o comprimento total é determinado multiplicando-se o comprimento de um dêsses arcos por 12. Ou seja, 36π centímetros, pois: 12 3π = 36π

13. b) Pelo item a, o comprimento da circunferência é de 36π cm. Portanto, o raio de medida r satisfaz 2πr = 36π. Dividindo-se ambos os lados da equação por 2π, segue r = 18 centímetros.

14. O raio da circunferência mede r = 1,8 centímetro. Assim, para o arco

A B

, o ângulo central mede α = 30graus, e o comprimento correspondente satisfaz à proporção:

2 pi r sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica,
2 pi vezes 1,8 sobre L, igual a 360 sobre 30, implica, 2 pi vezes 1,8 sobre L, igual a 12, implica, 1,8 pi sobre L, igual a 6, implica, L aproximadamente igual a 0,9

Portanto, o arco

A B

mede 0,9 centímetro.

Para o arco

B C

, o ângulo central mede α = 45graus, e o comprimento correspondente satisfaz à proporção:

2 pi r sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica, 2 pi vezes 1,8 sobre L, igual a 360 sobre 45, implica, 2 pi vezes 1,8 sobre L, igual a 8
implica, 1,8 pi sobre L, igual a 4, implica, L aproximadamente igual a 1,4

Então,

arco BC

mede cêrca de 1,4 centímetro.

Para o arco

C D

, o ângulo central mede α = 60graus, e o comprimento correspondente satisfaz à proporção:

2 pi r sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica, 2 pi vezes 1,8 sobre L, igual a 360 sobre 60, implica, 2 pi vezes 1,8 sobre L, igual a 6, implica
implica que 1 vírgula 8 pi sobre L é igual a 3 o que implica que L é aproximadamente igual a 1 vírgula 9

Então,

arco CD

mede cêrca de 1,9 centímetro.

15. Medindo os três raios dos arcos representados:

raio 1

,

raio 2

e

raio 3

, obtemos, aproximadamente: 12,7 centímetros, 9,3 centímetros e 6,3 centímetros. A linha é formada por arcos com ângulo central de medida 180°; portanto, seu comprimento será

2 pi R1 sobre 2, fim da fração,

mais, 2 pi R2 sobre 2, fim da fração, mais, 2 pi R3 sobre 2, igual a, pi vezes, abre parênteses, R1 mais R2 mais R3, fecha parênteses.

.

Como 1,3 + 0,9 + 0,65 = 2,85, o comprimento procurado é aproximadamente 8,95 centímetros, pois: 3,14 2,85 = 8,949

16. Se óh é o centro da circunferência, e a e B são os pontos nos quais o diâmetro toca a circunferência, a figura resultante tem como perímetro a soma da medida do arco

A B

com a medida do segmento

A B
Ilustração. Circunferência de centro O e diâmetro horizontal BA, BO mede 4 centímetros, OA mede 4 centímetros. A metade da circunferência abaixo do diâmetro está tracejada.

A medida do arco

A B

é metade do comprimento da circunferência. Ou seja, 12,56 centímetros, pois: 2πr 2 = πr 3,14 4 = 12,56. Além disso,

AB

é um diâmetro e, portanto, tem comprimento 8 centímetros. Portanto, o perímetro da figura é aproximadamente 20,56 centímetros, pois: 12,56 + 8 = 20,56

17. Dados o raio r = 6 centímetros e o comprimento = 6,28 centímetros do arco, temos a proporção:

2 pi r sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica, 2 pi vezes 6 sobre 6,28, igual a 360 sobre alfa, implica

12πα = 360 6,28

alfa igual a, 360 vezes 6,28 sobre 12 pi, aproximadamente igual a, 360 vezes 6,28 sobre 12 vezes 3,14,

= =

igual a fração de numerador: abre parênteses, 30 vezes 12, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 2 vezes 3,14, fecha parênteses, e de denominador: 12 vezes 3,14, implica

α 30 2 = 60

Portanto, a medida aproximada do ângulo é 60graus.

18. Dados o raio r = 15 centímetros e o comprimento = 9,42 centímetros do arco, temos a proporção:

2 pi r sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica, 2 pi vezes 15 sobre 9,42, igual a 360 sobre alfa,

30πα = 360 9,42

alfa igual a, 360 vezes 9,42 sobre 30 pi, aproximadamente igual a, 360 vezes 9,42 sobre 30 vezes 3,14,

=

igual a fração de numerador: abre parênteses, 30 vezes 12, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 3 vezes 3,14, fecha parênteses, e de denominador: 30 vezes 3,14

α 12 3 = 36

Portanto, a medida aproximada do ângulo é 36graus.

19. Dados o raio r = 18 centímetros e o ângulo α = 40graus, temos a proporção:

2 pi r sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica, 2 pi vezes 18 sobre L, igual a 360 sobre 40, implica, implica, 36 pi sobre L, igual a 9,

implica, 9L igual a 36 pi, implica, L igual a 36 pi sobre 9, igual a 4 pi, implica L aproximadamente igual a 4 vezes 3,14, igual a 12,56

Portanto, o arco tem medida aproximada de 12,56 centímetros.

20. Pela figura, identificamos o arco descrito pelo pêndulo como o arco de ângulo de medida α = 20graus de uma circunferência de raio de medida r = 30 centímetros. Assim, temos a proporção:

2 pi r sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica, 2 pi vezes 30 sobre L, igual a 360 sobre 20, implica, 60 pi sobre L, igual a 18

18L igual a 60 pi, implica, L igual a 60 pi sobre 18, igual a 6 vezes 10 vezes pi, sobre 6 vezes 3, igual a, 10 vezes pi sobre 3

L aproximadamente igual a 10 vezes 3,14 sobre 3, aproximadamente igual a 10,5

Então, o peso percorreu um percurso de medida aproximada de 10,5 centímetros.

21. Dados o raio de medida r = 10 centímetros e o comprimento  = 7,85 centímetros do arco, temos a proporção:

2 pi r sobre L é igual a 360 sobre alfa, então

então fração de numerador 2 pi vezes 10 e denominador 7 vírgula 85 igual a 360 sobre alfa implica que 20 pi alfa é igual a 360 vezes 7 vírgula 85

implica que alfa é igual a fração de numerador 360 vezes 7 vírgula 85 e denominador 20 pi que é igual a fração de numerador, abre parênteses, 20 vezes 18, fecha parênteses, vezes 7 vírgula 85 e denominador 20 pi que é igual a fração de numerador 18 vezes 7 vírgula 85 e denominador pi

implica que alfa é aproximadamente igual a fração de numerador 18 vezes 7 virgula 85 e denominador 3 vírgula 14 que é igual a fração de numerador 18 vezes, abre parênteses, 2 vírgula 5 vezes 3 vírgula 14, fecha parênteses e denominador 3 vírgula 14 igual a 18 vezes 2 vírgula 5 o que implica que alfa é aproximadamente igual a 45

Logo, a medida do arco é 45graus.

24. a) Pela figura, os arcos

A B

e

C D

têm ângulo interno de mesma medida. Logo, têm o mesmo comprimento. Portanto, pela 1ª propriedade, as cordas subentendidas por eles são congruentes. Assim, cedê = A bê = 1,2 centímetros.

24. b) O ângulo BÔC se decompõe nos ângulos adjacentes

AOB

,

AOD

e

COD

. Mas

ângulos AOB

e

COD

são congruentes. Logo, medida do(

ângulo COD

) = medida do(

ângulo AOB

) = 45graus. Por fim, como a medida medida do(

ângulo AOD

) = 65° é dada, temos: medida do(

ângulo BOC

) = 45graus + 65graus + 45graus medida do(

ângulo BOC

) = 155graus

25. Esboçando a situação descrita, temos:

Ilustração. Circunferência de centro O e diâmetro XY, corda AB que corta XY no ponto P. AB mede 24 centímetros, OP mede 5 centímetros. Triângulo retângulo OPB destacado.

Pela 2ª propriedade, á pê = bê pê. Logo, cada um deles tem medida igual à metade de A bê = 24 centímetros. Ou seja, á pê = bê pê = 12 centímetros. Como o triângulo BPO é retângulo, com catetos

segmento BP

e

segmento OP

, cuja hipotenusa

segmento OB

é um raio da circunferência, temos: bê pê² + ó pê² = ó bê² 12² + = ó bê² ⇒ ⇒ OB² = 144 + 25 = 169 OB = 13.

Portanto, o raio da circunferência mede 13 centímetros.

28. Dados o raio r = 40 centímetros e o ângulo α = 80graus, temos a proporção:

2 pi r sobre L, igual a 360 sobre alfa, implica, 2 pi vezes 40 sobre L, igual a 360 sobre 80, implica, 80 pi sobre L, igual a 9 vezes 40, sobre, 2 vezes 40

80 pi sobre L, igual a, 9 sobre 2, implica, 9L igual a 160 pi, implica, L igual a 160 pi sobre 9, aproximadamente igual a 160 vezes 3,14 sobre 9

55,8

Portanto, o comprimento do arco mede aproximadamente 55,8 centímetros.

 29. Pelo teorema de Pitágoras, a hipotenusa desse triângulo retângulo mede 6 centímetros, pois:

 

raiz quadrada de abre parênteses raiz quadrada de 20, fecha parênteses, elevado ao quadrado, mais 4 elevado ao quadrado, igual a, raiz quadrada de 20 mais 16, igual a raiz quadrada de 36

 

= 6. Essa hipotenusa é um diâmetro da circunferência que circunscreve o triângulo. Logo, o raio dessa circunferência mede 3 centímetros. Como a mediana relativa à hipotenusa é um raio da circunferência que circunscreve o triângulo. Assim, essa mediana mede 3 centímetros.

30. A mediana relativa à hipotenusa é um raio da circunferência que circunscreve o triângulo. Assim, o raio dessa circunferência mede 4 centímetros. Como a hipotenusa do triângulo é um diâmetro do círculo que o circunscreve, sua medida é 8 centímetros. Como um dos catetos mede

raiz quadrada de 15

centímetros, pelo teorema de Pitágoras, o outro cateto mede 7 cm, pois:

raiz quadrada de 8 elevado ao quadrado, menos, abre parênteses raiz quadrada de 15, fecha parênteses, elevado ao quadrado, igual a, raiz quadrada de 64 menos 15, igual a, raiz quadrada de 49 igual a 7

31. A mediana relativa à hipotenusa é um raio da circunferência que circunscreve o triângulo. Assim, o raio dessa circunferência mede r = 12 centímetros. O comprimento da circunferência é 75,36 centímetros, pois: C = 2πr 2 3,14 12 75,36

33. a) Recordando que um triângulo inscrito em uma semicir­­cunferência (e, portanto, em uma circunferência) é retângulo, o triângulo á bê cê é retângulo, com medida do

ângulo ACB

= 90graus. Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°, temos: medida do

ângulo BAC

+ + medida do

ângulo ABC

+ medida do

ângulo ACB

= 180graus 30° + medida do

ângulo ABC

+ 90graus = 180graus ⇒ ⇒ medida do

ângulo ABC

+ 120graus = 180graus medida do

ângulo ABC

= 180graus 120graus ⇒ ⇒ medida do

ângulo ABC

= 60graus. Agora, como

segmento OB

e

segmento OC

são ambos raios da circunferência, o triângulo OBC é isósceles. Portanto, os ângulos

BCO

e

OBC

são congruentes. Mas medida do

ângulo OBC

= medida do

ângulo ABC

. Logo, medida do

ângulo BCO

= medida do

ângulo OBC

= medida do

ângulo ABC

= = 60graus. Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180graus, no triângulo OBC temos: medida do

ângulo BOC

+ medida do

ângulo BCO

+ medida do

ângulo OBC

= 180graus medida do

ângulo BOC

+ 60graus + + 60graus = 180graus medida do

ângulo BOC

= 60graus. Por fim, como O está sobre o segmento

A B

,

ângulo AOC

e

ângulo BOC

juntos formam um ângulo raso. Portanto: medida do

ângulo AOC

+ medida do

ângulo BOC

= 180graus medida do

ângulo AOC

+ 60graus = = 180graus medida do

ângulo AOC

= 120graus

33. b)

segmento OB

e

segmento OC

são raios da circunferência. Portanto, OB = OC = 3 centímetros. Como os três ângulos internos do triângulo AOC medem 60graus, ele é equilátero. Portanto,

segmento BC

também mede 3 centímetros. Agora,

segmento AB

é um diâmetro da circunferência. Portanto, mede o dôbro do raio, isto é, 6 centímetros. Por fim, como o triângulo ACB é reto, temos:

medida do(AC)2 + medida do(BC)2 = medida do(AB)2 medida do(AC)2 + 32 = 62

medida do(AC)2 + 9 = 36 medida do(AC)2 = 27 medida do(AC) =

=

raiz quadrada de 27, igual a raiz quadrada de 9 vezes 3, igual a ,raiz quadrada de 9, vezes, raiz quadrada de 3, igual a 3 vezes raiz quadrada de 3

Logo,

Segmento de reta A C

mede

3 vezes raiz quadrada de 3 fim da raiz

centímetros.

33. c)

Triângulo

Ângulos

Lados

ABC

Retângulo, pois o ângulo AĈB é reto.

Escaleno, pois todos os seus lados possuem medidas distintas.

AOC

Obtusângulo, pois o ângulo AÔC tem medida maior do que 90°.

Isósceles, pois AO = OC.

OBC

Acutângulo, pois seus três ângulos medem 60°.

Equilátero, pois seus três lados são congruentes.

34. Pela 1ª relação métrica:

34. a) 6 9 = 3 x x = 2 9 x = 18

34. b) x (x + 1) = 2 10 x² + x = 20 x² + x 20 = 0 (x 4) (x + 5) = 0

Portanto, x = 4 ou x = 5. Como medidas não podem ser negativas, x = 4.

34. c) x (2x) = 3 (4x) 2x² = 12x 2x² 12x = 0 2x (x 6) = 0

Portanto, x = 0 ou x = 6. Como x é uma medida não nula, x = 6.

34. d) Supondo que óh é o centro da circunferência, o raio mede 8. Portanto, a corda passando pelo ponto O mostrada na figura é dividida pela outra corda em um segmento de medida 2 e outro de medida 14 (16 2 = 14). Portanto: 4 x = 2 14 4x = 28 x = 7

35. Chamando P ao ponto de interseção do diâmetro

segmento CD

com a base

segmento AB

, que também é uma corda, temos pê á PB = PC PD. Como são dados pê á = PB = 6 cm e PD = 4 centímetros, temos: 6 6 = PC 4 4 PC = 36 PC = 9

Como

segmento AB

é a base e

segmento PC

é a altura do triângulo ABC, sua área é dada por:

1 sobre 2 AB vezes PC igual a 1 meio, vezes 12 vezes 9, igual 54

A área mede 54 centímetros quadrados.

36. A 1ª relação métrica implica pê á PC = PB PD. Utilizando passos como unidade de medida, temos pê á = 30, PD = 20 e PB = 72. Assim: 30 PC = 72 20 PC = 48

Portanto, 48 passos.

37. Pela 2ª propriedade, o diâmetro bissecta a corda em dois segmentos de 3 centímetros cada. Se o raio da circunferência mede r, o diâmetro é dividido pela corda em um segmento de medida r + 4 e outro de medida r 4. Assim, pela 1ª relação métrica: (r + 4) (r 4) = 3 3 r² 16 = 9 r² = 25. Como a área do círculo é dada por πr², ela mede 25π centímetros quadrados.

38. Pela 2ª relação métrica:

38. a) 3 x = 4 12 x = 4 4 = 16

38. b) 12 (x + 3 + 12) = 9 (27 + 9) 12 (x + 15) = 9 36 12x + 180 = 324 12x = 324 180 12x = 144 x = 12

38. c) x (x + x + 4) = 8 (8 + 22) x (2x + 4) = 8 30 2x² + 4x = 240 2x² + 4x 240 = 0 2 (x² + 2x 120) = 0 2 (x 10) (x + 12) = 0

Portanto, x = 10 ou x = 12. Como medidas não podem ser negativas, x = 10.

39. As estradas cortam o canteiro circular como dois segmentos secantes à circunferência que o delimita. Na primeira estrada, a parte externa mede 50 métros, e o segmento secante mede 144 métros (50 + 94 = 144). Já na éle pê-132, a parte externa mede 48 métros, e o segmento secante mede 48 métros + x. Pela 2ª relação métrica: 48 (48 + x) = 50 144 .2304 + 48x = .7200 48x = .4896 x = 102

40. Pela 3ª propriedade métrica:

40. a) x² = 4 (21 + 4) x² = 4 25 x² = 100 x = ± 10

Como x é um número positivo, x = 10.

40. b) = x (8x + x) 81 = x (9x) 81 = 9x² x² = 9 x = ±3

Como x é um número positivo, x = 3.

Exercícios complementares

2. A volta completa dada pelo ponteiro pode ser associada a uma circunferência de raio r = 9 centímetros. Portanto, tem comprimento C = 18π centímetros, pois 2πr = 2 π 9 = 18π. Como o ponteiro é o dos minutos, em 20 minutos, que é um terço de hora, ele terá percorrido um terço desse comprimento. Ou seja, 6π centímetros (pois 18π 3 = 6π).

4. Pela 1ª relação métrica, MC MD = ême á MB. Substituindo as medidas indicadas na figura: 2x (x + 3) = (2x + 3) (x + 1)  2x² + 6x = 2x² + 2x + 3x + 3 6x = 5x + 3 x = 3

Em particular, MA = 9 centímetros, pois AM = 2x + 3 = 6 + 3 = 9; MB = 4 centímetros, pois MB = x + 1 = 3 + 1 = 4.

Logo: AB = MA + MB = 9 centímetros + 4 centímetros = 13 centímetros

Alternativa e.

5. Pela 1ª relação métrica, pê á PB = PC PD. Como P é ponto médio do raio, pê á = r 2 = 4 2 = 2. Como

segmento AB

é um diâmetro: A bê = 2r pê á + PB = 2 4 2 + PB = 8 PB = 6 Por fim, pelo enunciado, PC = 2 PD. Logo, substituindo todas as informações: 2 6 = (2 PD) PD 12 = 2 PD² PD² = 6

Como PD é um número positivo,

PD igual a raiz quadrada de 6

.

Por fim: CD = PC + PD = 2 PD + PD = 3 PD =

3 vezes raiz quadrada de 6

Alternativa b.

6. Pela 1ª relação métrica aplicada à corda

segmento AB

, que também é lado do quadrado, e à outra corda mostrada na figura: x x = 3 8 x² = 24. Como A bê = 2x, a medida da área do quadrado é dada por A bê² = (2x = x² = 4x² = 4 (24) = 96. Então, a medida da área é 96 centímetros quadrados.

7. Se r é a medida do raio da circunferência, a intersecção do diâmetro pela corda o divide em um segmento de medida r + 2,5 e outro de medida r 2,5. O de medida r + 2,5 é o maior deles. Portanto, r + 2,5 = 7 ou, ainda, r = 7 2,5 = 4,5.

Logo, 4,5 centímetros.

8. Fazendo a construção indicada, percebemos que a perpendicular a

segmento AB

pelo ponto M intercepta a circunferência no ponto P e, também, em pê linha. Como

segmento AB

é um diâmetro, temos MP = Mpê linha. Além disso, a 1ª relação métrica implica: MP Mpê linha = ême á MB MP MP = 11 1 MP² = 11. Logo, como a medida deve ser positiva, PM = MP =

raiz quadrada de 11

; assim, o segmento

P M

é a representação geométrica do número

raiz quadrada de 11

.

Ilustração. Circunferência de centro O e diâmetros AB medindo 11 centímetros. Reta secante PP linha. O diâmetro AB e a reta PP linha se cruzam no ponto M. a distância de M a B é 1 centímetro.

9. Da figura, podemos afirmar que os triângulos á agá é e dê gê é são semelhantes. Assim:

AE sobre DE igual a HE sobre GE, implica, 9,5 sobre 6 igual a HE sobre 5,7, implica HE igual a 9,025

Assim, a altura procurada mede 9,025 centímetros.

Verificando

1. Conhecendo o comprimento C = 31,4 quilômetros da pista, o raio de medida r é tal que: C = 2πr.

Assim: r =

r igual a C sobre 2 pi, igual a, 31,4 sobre 2 pi,

aproximadamente igual a, 31,4 sobre 2 vezes 3,14, implica r aproximadamente igual a 5

Alternativa d.

2. Sabendo que aro é o jargão automotivo para o diâmetro d, temos d = aro 17 = 17 aro 1 = 17 2,54 = 43,18. O comprimento correspondente é 135,6 centímetros, pois:

C = πd 3,14 43,18 135,6

Alternativa c.

3. Dados o raio r = 4,5 métros e o ângulo central de medida α = 45graus, o comprimento do arco correspondente satisfaz à proporção:

2 pi r sobre L

=

igual a 360 sobre alfa

implica, fração de numerador 2 pi vezes 4,5 e de denominador L,

=

igual a, 360 sobre 45,

implica 9 pi sobre L

= 8  8 = 9π =

9 pi sobre 8

9 vezes 3,14 sobre 8

3,53

Alternativa c.

4. Quando um triângulo retângulo é inscrito em uma circunferência, sua hipotenusa é um diâmetro dessa circunferência. Portanto, sua medida é 30 centímetros (d = 2r = 2 15 = 30).

Alternativa a.

5. Pela 1ª relação métrica, temos:

(2x) 5 = 3 8 10x = 24 x = 2,4

Alternativa b.

6. Pela 3ª relação métrica: 5 (5 + x) = 12² 25 + 5x = 144 5x = 144 25 5x = 119 x = 23,8

Portanto, o comprimento de uma circunferência que tenha x como medida de raio é:

C = 2πx 2 3,14 23,8 149,46

Alternativa d.

7. Pela 2ª relação métrica: 7 (7 + x) = 6 (6 + 9) 49 + 7x = = 6 15 49 + 7x = 90 7x = 90 49 7x = 41

x igual a 41 sobre 7

A área de um quadrado que tenha x como medida de lado é:

x elevado ao quadrado, igual a, abre parênteses, 41 sobre 7, fecha parênteses, elevado ao quadrado, igual a, 1.681 sobre 49

34,31

Alternativa c.

8. No gráfico de semicoroa circular, 100% correspondem a 180graus. Portanto, 50%, que é metade de 100%, correspondem à metade de 180graus, que é 90graus

Alternativa a.

Organizando

a) O valor constante da razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é o número π (lê-se “pi”), um número irracional que vale aproximadamente 3,14.

b) Uma das propriedades é o diâmetro. Pelo item a, vemos que a relação é C = πd, em que C é o comprimento da circunferência. A outra propriedade é o raio, que é, por definição, metade do diâmetro. Como, equivalentemente, o diâmetro é o dôbro do raio, temos:

C = πd = π (2r) = 2πr.

Capítulo 12 – Polígonos regulares e áreas

Objetivos do capítulo e justificativas

Reconhecer e utilizar os elementos e as relações métricas nos polígonos regulares.

Aplicar o teorema de Pitágoras na determinação de elementos de polígonos regulares inscritos em uma circunferência.

Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras envolvendo polígonos regulares.

Descrever algoritmo por escrito e por meio de fluxograma para a construção de um polígono regular.

Relacionar arcos de uma circunferência e ângulos centrais de polígonos regulares inscritos nessa circunferência.

Resolver problemas envolvendo área de um polígono regular, números reais, cálculo de áreas e volumes, relações de proporcionalidade no cálculo da área de um setor circular, área de um círculo, de uma coroa circular e de um setor circular.

Analisar gráficos com elementos que induzem a erros de leitura e de interpretação.

Neste capítulo, ampliamos o trabalho sobre polígonos regulares e seus elementos ao apresentar as relações métricas entre elementos de um polígono regular e a circunferência a que ele está inscrito. Desenvolvemos o estudo de polígonos regulares com o uso da linguagem algébrica e questões de construção geométrica de figuras. Tratamos da medida da área de um polígono regular, de um círculo e de suas partes; e da medida do volume de alguns sólidos geométricos, relacionando as Unidades Temáticas Geometria e Grandezas e medidas e contribuindo para a consolidação da noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico. Assim, o trabalho realizado favorece o desenvolvimento das competências gerais 2 e 4 e das competências específicas 2, 3 e 5.

O contexto da abertura deste capítulo possibilita desenvolver o Tema Contemporâneo Transversal educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras, pois os estudantes podem pesquisar e debater sobre o carimbó que é uma manifestação artística que pode representar o multiculturalismo brasileiro, visto que reúne elementos de diferentes culturas, contribuindo para o trabalho com a competência geral 3.

Na seção Trabalhando a informação exploramos a leitura de gráficos, com destaque para elementos que possam induzir a erros de leitura, o que contribui com a competência geral 4 e as competências específicas 4 e 5.

O desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 é favorecido com as diferentes propostas de atividades a serem realizadas em grupos, pois possibilitam aos estudantes que exercitem diferentes habilidades socioemocionais ao trabalharem com colegas que podem ou não ter dificuldades ou facilidades em relação as atividades propostas.

Habilidades trabalhadas no capítulo

(ê éfe zero nove ême ah um um) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

(ê éfe zero nove ême ah um quatro) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

(ê éfe zero nove ême ah um cinco) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

(ê éfe zero nove ême ah um sete) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

(ê éfe zero nove ême ah um nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

(ê éfe zero nove ême ah dois um) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, à vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

Os conhecimentos abordados neste capítulo referem-se à Unidade Temática Geometria, ampliando o estudo dos polígonos regulares iniciado no livro do 8º ano (ê éfe zero oito ême ah um seis).

Além disso, o capítulo desenvolve assuntos vinculados à Unidade Temática Grandezas e medidas, oportunidade para que seja ampliado o trabalho com medidas de área (com a área de polígono regular e área de partes de um círculo) e medidas de volume, de modo a consolidar e aprofundar os conhecimentos construídos em anos anteriores, em especial no 8º ano (ê éfe zero oito ême ah um nove e ê éfe zero oito ême ah dois um), contribuindo para o desenvolvimento das habilidades (ê éfe zero nove ême ah um quatro), (ê éfe zero nove ême ah um cinco), (ê éfe zero nove ême ah um sete) e (ê éfe zero nove ême ah um nove).

As conexões com as demais Unidades Temáticas estão presentes nas diversas atividades propostas no capítulo. A relação com a Unidade Temática Números se dá nos cálculos com números reais utilizados na determinação de volumes de prisma e de cone; a conexão com a Unidade Temática Álgebra aparece ao utilizar relações de proporcionalidade no cálculo da área de um setor circular; e a articulação com a Unidade Temática Probabilidade e estatística ocorre na seção Trabalhando a informação, favorecendo o desenvolvimento das habilidades (ê éfe zero nove ême ah um um) e (ê éfe zero nove ême ah dois um).

Comentários e resoluções

Apresentamos a seguir as resoluções de alguns exercícios e atividades propostos neste capítulo. As resoluções que não constam nesta parte específica estão nas Orientações didáticas que acompanham as reproduções das páginas do livro do estudante.

Exercícios propostos

1. a) Tomando a relação para quadrados inscritos na circunferência:

L igual a r vezes raiz quadrada de 2, implica, L igual a 3 vezes raiz quadrada de 2

. Usando aproximação:

raiz quadrada de 2, aproximadamente igual a, 1,4, L aproximadamente igual a 3 vezes 1,4, implica L aproximadamente igual a 4,2

1. b) Tomando a relação para quadrados inscritos na circunferência:

a igual a fração de numerador r vezes raiz quadrada de 2, e de denominador 2, implica, a igual a, fração de numerador 3 vezes raiz quadrada de 2, e de denominador 2

2. Como a =

6 vezes raiz quadrada de 2

e

a igual a fração de numerador r vezes raiz quadrada de 2, e de denominador 2

, então:

fração de numerador r vezes raiz quadrada de 2, e de denominador 2, igual a 6 vezes raiz quadrada de 2, implica, r vezes raiz quadrada de 2, igual a, 12 vezes raiz quadrada de 2,

implica, r igual a fração de numerador 12 vezes raiz quadrada de 2, e de denominador raiz quadrada de 2, implica, r igual a 12

Portanto, a diagonal do quadrado, que é o dôbro do raio, mede 24 centímetros, pois 12 2 = 24.

3. Como a diagonal do quadrado inscrito mede

d igual a 5 vezes raiz quadrada de 2

 centímetros; a me­dida do raio do círculo que o circunscreve é

d sobre 2

, ou seja

r igual a 2,5 vezes raiz quadrada de 2

.

A medida do apótema é dada por:

a igual a fração de numerador r vezes raiz quadrada de 2, e de denominador: 2, implica, a igual a, fração de numerador: abre parênteses, 2,5 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses, vezes raiz quadrada de 2, e de denominador: 2, implica, a igual a 2,5 vezes 2, sobre 2, implica, a igual a 2,5

4. A medida do raio da circunferência é metade da medida do lado do quadrado circunscrito:

r igual a L sobre 2, implica r igual a 4

4. a)

L igual a r vezes raiz quadrada de 2, implica L igual a 4 vezes raiz quadrada de 2,

, então

4 raiz quadrada de 2

centímetros

4. b) d = 2 r d = 2 4 cm = 8 centímetros

5. Seja

p 1

a medida do perímetro do quadrado circunscrito,

p 2

a medida do perímetro do quadrado inscrito, 

a 2

a medida do apótema do quadrado inscrito. Como 

p 1 igual 4 vezes L e L igual 2r

(raio da circunferência),

p 1 igual 4 vezes 2r

=

8 vezes r vezes p 2 igual 4 vezes abre parênteses 2 vezes a 2 fecha parênteses

, tomando:

a2 igual a fração de numerador r vezes raiz quadrada de 2, e de denominador 2, implica, p2 igual a fração de numerador 8 vezes r vezes raiz quadrada de 2, e de denominador 2, implica,

p2 igual a 4r vezes raiz quadrada de 2, implica, p1 menos p2, igual a, 8r menos 4r vezes raiz quadrada de 2, implica p1 menos p2 igual a abre parênteses, 8 menos 4 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses vezes r
Ilustração Circunferência de raio r, com um quadrado inscrito de apótema a, e um quadrado circunscrito.

6. a) A medida do lado do quadrado maior é igual à medida da diagonal do quadrado menor (d). Pelo teorema de Pitágoras: d2 = 102 + 102 d2 = 200 d =

10 vezes raiz quadrada de 2

O lado do quadrado maior mede

10 vezes raiz quadrada de 2

centímetros.

6. b) A medida da faixa vermelha é dada pela adição da medida do perímetro do quadrado maior com a medida do perímetro do quadrado menor:

 

p menor igual 4L implica que p menor igual 40 vezes p maior igual 4 L implica que 40 vezes raiz quadrada de 2

Então, a faixa vermelha tem medida (40 +

40 vezes raiz quadrada de 2

) centímetros, pois: pmenor + pmaior = (40 +

40 vezes raiz quadrada de 2

) centímetros

6. c) Obtemos a medida da área dos quatro triângulos subtraindo a medida da área do quadrado menor da medida da área do quadrado maior. Sejam A1 a medida da área do quadrado maior e A2 a medida da área do quadrado menor.

A1 igual a abre parênteses 10 vezes raiz quadrada de 2, fecha parênteses, elevado ao quadrado implica que A 1 igual 100 vezes 2 implica que A 1 igual 200

A 2 igual 10 ao quadrado implica que A 2 igual 100

Então,

A 1 menos A 2 igual 100

, a medida da área dos triângulos é 100 centímetros quadrados.

7. Como o lado do quadrado mede 60 cm e seus lados são tangentes à circunferência, a medida do diâmetro da circunferência se relaciona com a medida do lado do quadrado: d = 60 r = 60 : 2 = 30

Como = r = 30, o lado mede 30 centímetros. Então:

a igual a, fração de numerador r vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2, implica, a igual a, fração de numerador 30 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 3, implica, a igual a 15 vezes raiz quadrada de 3

Assim, a medida da área do hexágono é:

A igual a 6 vezes fração de numerador L vezes a, e denominador 2,

implica A igual a 6 vezes fração de numerador 30 vezes 15 vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2, implica

a igual, 1.350 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz

Então, a área mede

1.350 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz

centímetros quadrados.

8. a) = r = 3,2 centímetros

8. b) Seja 2p a medida do perímetro e a medida do lado do hexágono regular: 2p = 6 2 p = 19,2

Então, o perímetro mede 19,2 centímetros.

8. c)

a igual a fração de numerador r vezes raiz quadrada de 2, e de denominador 2, implica a igual 3,2 vezes raiz quadrada de 2, e de denominador 2, implica, a igual a 1,6 vezes raiz quadrada de 3

Então, o apótema mede

1,6 vezes raiz quadrada de 3

centímetros.

9. Dado:

a igual 9 vezes raiz quadrada de 3

, como

a igual a fração de numerador r vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2

, então:

fração de numerador r vezes raiz quadrada de 3, e de denominador 2 igual a 9 vezes raiz quadrada de 3

implica r vezes raiz quadrada de 3, igual a, 18 vezes raiz quadrada de 3, implica r igual a 18

O lado de medida do quadrado será dado por:

L igual a r vezes raiz quadrada de 2, implica, L igual a 18 vezes raiz quadrada de 2

Portanto, tem medida

18 vezes raiz quadrada de 2

 centímetros.

10. Considere o esquema a seguir.

Ilustração. Circunferência de centro O e diâmetro AD com hexágono regular ABCDEF inscrito.
segmento AE

é a menor diagonal, então mede

12 vezes raiz quadrada de 3, fim da raiz

centímetros. Também dê ê = r e AD = 2r. Pelo Teorema de Pitágoras: (A Ê)2 = (dê ê)2 + + (á dê)2

abre parênteses 12 vezes raiz quadrada de 3, fecha parênteses, elevado ao quadrado

= r2 + (2r)2 432 = 3r2 r2 = 144 r = 12

Encontremos o perímetro 2p, sabendo que = r, temos: 2p = 6 2p = 6 12 2p = 72

Então, o perímetro mede 72 centímetros.