Parte 1
CAPÍTULO 2 Operações com números reais
Reza a lenda que a descoberta dos irracionais causou tanto escândalo entre os gregos que o pitagórico responsável por ela, Hípaso, foi expulso da escola e condenado à morte. Não se sabe de onde veio essa história, mas parece pouco provável que seja verídica. reticências
Na verdade, a descoberta da incomensurabilidade representou uma nova situação que motivou novos desenvolvimentos matemáticos.
ROQUE , T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos. Rio de Janeiro: zarrár, 2012. página 124 a 126.
Observe, leia e responda no caderno.
a) Você se lembra de algum fato da história da Matemática sobre números? Se sim, descreva-o. Se não, faça uma pesquisa, escolha um que ache interessante e relate.
b) Com uma fita métrica, meça o contorno e o diâmetro de algumas rodas com tamanhos diferentes. Depois, divida a medida do contorno pela medida do diâmetro, ambas na mesma unidade de medida.
c) Verifique se os quocientes obtidos no item b são próximos do número irracional “pi”.
Respostas e comentários
a) Resposta pessoal.
b) Espera-se que os estudantes obtenham valores próximos de 3,14.
c) Espera-se que os estudantes percebam que os valores são aproximações para “pi”.
Capítulo 2 – Operações com números reais
Os objetivos deste capítulo e suas justificativas, as indicações das habilidades e competências específicas da Matemática ( Bê êne cê cê), além de outras informações, estão no início deste Manual, nas orientações específicas.
Neste capítulo, ampliamos o trabalho com números reais com o foco nas operações potenciação e radiciação. A compreensão do conceito de número irracional é favorecida por meio de situações variadas que ampliam o conhecimento já construído sobre números irracionais e, assim, consolidam a aprendizagem dos números reais.
Ao desenvolver as questões propostas nessa abertura, pode-se incentivar os estudantes a pesquisar sobre fatos da história da Matemática que tratem dos números incomensuráveis, possibilitando que desenvolvam a competência geral 1, no que se refere a perceber como os conhecimentos matemáticos contribuem para descrever a realidade.
Sugestão de leitura
Para ampliar a discussão do tema apresentado na abertura deste capítulo, sugerimos:
GONÇALVES, C. H.; POSSANI, C. Revisitando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga. Revista Matemática Universitária, número 47, dezembro 2009. Disponível em: https://oeds.link/MlKZx3. Acesso em: 13 junho 2022.
Nesse artigo, discute-se a existência de duas versões para a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga.
1. Potências nas medidas astronômicas, subatômicas e informáticas
O Sistema Internacional de Unidades ( ésse Í) tem uma história recente se comparada à histórica necessidade humana de medir, que vem desde a origem das civilizações. Antes, cada povo tinha seu próprio sistema de medidas, muitas vezes com unidades imprecisas, tendo por base o corpo humano (palmo, pé, cúbito, jarda, passo etcétera), o que criava muitos problemas, principalmente para o comércio.
O ésse Í, sistema atual desenvolvido com base no Sistema Métrico Decimal ( ésse ême dê, França, 1799) e consolidado apenas em 1960, com suas sete unidades de base, é mais complexo e diversificado do que o ésse ême dê.
Visando atender a uma extensa gama de medidas para várias grandezas, há muitos prefixos no ésse Í. Observe o quadro a seguir.
Nome |
Símbolo |
Fator pelo qual a unidade é multiplicada |
---|---|---|
yotta |
Y |
1024 = 1.000.000.000.000.000.000.000.000 |
zetta |
Z |
1021 = 1.000.000.000.000.000.000.000 |
exa |
E |
1018 = 1.000.000.000.000.000.000 |
peta |
P |
1015 = 1.000.000.000.000.000 |
tera |
T |
1012 = 1.000.000.000.000 |
giga |
G |
109 = 1.000.000.000 |
mega |
M |
106 = 1.000.000 |
quilo |
k |
103 = 1.000 |
hecto |
h |
102 = 100 |
deca |
da |
10 |
deci |
d |
10−1 = 0,1 |
centi |
c |
10−2 = 0,01 |
mili |
m |
10−3 = 0,001 |
micro |
µ |
10−6 = 0,000001 |
nano |
n |
10−9 = 0,000000001 |
pico |
p |
10−12 = 0,000000000001 |
femto |
f |
10−15 = 0,000000000000001 |
atto |
a |
10−18 = 0,000000000000000001 |
zepto |
z |
10−21 = 0,000000000000000000001 |
yocto |
y |
10−24 = 0,000000000000000000000001 |
Dados obtidos em: in metro. Disponível em: https://oeds.link/0SWA3H. Acesso em: 26 março 2022.
Respostas e comentários
1. Potências nas medidas astronômicas, subatômicas e informáticas
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero nove ême ah um oito.
Este tópico explora potências no contexto das unidades de medida usadas na Astronomia, na informática e na nanotecnologia, favorecendo o desenvolvimento da habilidade ( ê éfe zero nove ême ah um oito). Antes de trabalhar o quadro apresentado nesta página, retome com os estudantes as potências de base 10 com expoente natural e expoente negativo. É um bom momento para verificar os conhecimentos que os estudantes já construíram sobre esse assunto e sobre a notação científica.
Aproveite e explique que o prefixo “quilo” indica que devemos multiplicar a unidade tomada por .1000, por exemplo:
• 1 quilômetro = .1000 metros
• 1 quilograma = .1000 gramas
• 1 quilolitro = .1000 litros
Assim, não é formalmente correto usar a palavra “quilo” como sinônimo de “quilograma”, como usualmente se faz.
Pergunte aos estudantes se já conheciam alguma unidade de medida expressa com esses prefixos. É possível que alguns deles já tenham ouvido falar dos prefixos micro (1 micrometro = 10‒6 metro) ou de giga e mega.
O tema medidas é muito amplo; por isso, vamos nos restringir à medida de comprimento cuja unidade de base é o metro ( ême).
O metro, como as demais unidades de base, tem múltiplos e submúltiplos dados por prefixos. Por exemplo: “quilo-” (do grego khílioi,ai, ei, mil, milhar): um quilômetro (1 cá ême) = mil metros (103 ); ême “mili-” (do francês millième, milésimo): um milímetro (1 ême ême) = um milésimo de metro (10‒3 ). ême
No entanto, os prefixos da tabela conjugados com as unidades de base ainda são insuficientes ou inconvenientes para determinadas situações.
Na Astronomia, o estudo do Universo indica a necessidade de outras unidades de medida fóra do ésse Í, que são:
• Unidade Astronômica ( U A): a medida da distância média entre a Terra e o Sol, uma unidade astronômica ≃ 1,5 ⋅ 1011 métros;
• ano-luz: a medida da distância que a luz percorre em 1 ano, 1 ano-luz ≃ 9,5 ⋅ 1015 métros ≃ 63. duzentas e quarenta e uma unidades astronômicas;
• parsec (pc): a medida da distância em que uma unidade astronômica (perpendicular à linha de visão) subtende um ângulo de 1 segundo de arco; 1 parsec ≃ 3,26 anos-luz ≃ .206265 unidades astronômicas.
Os Exoplanetas
Assim como o Sol, outras grandes estrelas se formaram. Será que essas estrelas poderiam também ter planetas em sua órbita? A resposta é sim! Esses planetas que se encontram fóra do nosso Sistema Solar, na órbita de outras estrelas, são chamados de exoplanetas.
Um exemplo de estrela que se formou como o nosso Sol é a anã vermelha Proxima Centauri. Ela é a estrela fóra do Sistema Solar que está mais próxima da Terra, podendo ser identificada no céu na constelação do Centauro, a uma distância de aproximadamente 4,2 anos-luz ( cêrca de 40 trilhões de quilômetros) do nosso planeta.
Fonte: RIOGA, L. Os exoplanetas. In: Blog Espaço do conhecimento UFMG. Belo Horizonte, [ data provável: 2019]. Disponível em: https://oeds.link/ltYYdt. Acesso em: 24 março 2022.
Respostas e comentários
Potências nas medidas astronômicas, subatômicas e informáticas
Explore as unidades apresentadas. Proponha aos estudantes que pesquisem mais sobre elas. Ressalte que o parsec é uma unidade de medida de comprimento usada na Astronomia para expressar a distância até os objetos astronômicos fóra do Sistema Solar, como estrelas e galáxias.
Se julgar adequado, promova uma discussão sobre os conteúdos pesquisados pelos estudantes e desenvolva uma atividade interdisciplinar com Ciências propondo, por exemplo, que pesquisem sobre os diferentes objetos astronômicos dentro e fóra do Sistema Solar (planetas, asteroides, cometas, estrelas e galáxias, por exemplo), pesquisem dados das suas dimensões e analisem como as dimensões dos diferentes objetos se comparam.
Sugestão de leitura
Para enriquecer o trabalho, sugerimos:
PIOVEZAN, A. C. T. Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas, 2020. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Astronomia, Geociências e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em:
https://oeds.link/NFiqb0. Acesso em: 22 julho 2022.
A dissertação discute como a análise de notícias divulgadas em diferentes mídias pode ser interessante no ensino da Astronomia, mais especificamente no estudo de escalas astronômicas.
Na outra ponta das atividades científicas está a nanotecnologia.
Certa vez, o físico Eric Drexler disse: “A próxima grande revolução na ciência será tão pequena que você não vai enxergá-la nem com microscópio. Os efeitos, porém, serão devastadores”. Na nanotecnologia, como o próprio nome sugere, são trabalhadas medidas extremamente pequenas para o desenvolvimento de produtos com tamanho inferior a 100 nanômetros.
Observe o prefixo nano na tabela da página 39: 1 nanômetro é a unidade de medida de comprimento equivalente à bilionésima parte de um metro, ou 10‒9 métros (símbolo: êne ême).
Diferentemente da Astronomia, a nanotecnologia não criou novas unidades de medida.
Nanocápsulas feitas de polímeros naturais causam menos impactos ao meio ambiente
Cientistas da Embrapa e da Universidade Estadual Paulista ( Unésp) testaram o impacto, em ambientes aquáticos, de dois compostos envoltos em nanocápsulas feitas de polímeros. Polímeros são macromoléculas formadas por unidades estruturais menores que podem ser naturais ou artificiais. No estudo, os pesquisadores verificaram que polímeros naturais causam menos impactos ambientais. reticências
Fonte: TORDIN, C. Nanocápsulas feitas de polímeros naturais causam menos impactos ao meio ambiente. Embrapa. 14 dezembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/Dq4tw0. Acesso em: 24 março 2022.
Hoje vivemos no mundo da informática. O byte é a menor unidade de armazenamento de dados, correspondente à codificação de um caractere (letra, algarismo, símbolo de pontuação).
A estrutura numérica de sistemas de informática é fundamentada no código binário, que representa os dados usando um sistema de dois símbolos, frequentemente “0” e “1”, chamado sistema binário. Por isso, os múltiplos das unidades de medida da informática são escritos considerando potências de base 2, e os prefixos utilizados para identificá-los têm nomenclatura própria. São os prefixos binários: kibi ( cá í), mebi ( ême í), gibi ( gê I), tebi ( tê Í), pebi ( pê í), exbi ( ê í), zebi ( zê í) e yobi ( ípsilon í). Note que esses prefixos derivam dos prefixos do ésse Í e são todos acompanhados da contração da palavra binário, "bi".
• byte ( bê) é a menor unidade de armazenamento;
• kibibyte ( cá í bê) equivale a 210 bytes ou .1024 bytes; 1 kibi báite = 210 báites;
• mebibyte ( ême í bê) equivale a 220 bytes ou .1024 kibibytes; 1 mebi báite = 210 kibi báites = 220 báites;
• gibibyte ( gê í bê) equivale a 230 bytes ou .1024 mebibytes; 1 gibi báite = 210 mebi báites = 230 báites;
• tebibyte ( tê í bê) equivale a 240 bytes ou .1024 gibibytes; 1 tebi báite = 210 gibi báites = 240 báites;
• pebibyte ( pê i bê) equivale a 250 bytes ou .1024 tebibytes; 1 pebi báite = 210 tebi báites = 250 báites;
• exbibyte ( é í bê) equivale a 260 bytes ou .1024 pebibytes; 1 exbi báite = 210 pebi báites = 260 báites;
• zebibyte ( zê í bê) equivale a 270 bytes ou .1024 exbibytes; 1 zebi báite = 210 exbi báites = 270 báites;
• yobibyte ( ípsilon é bê) equivale a 280 bytes ou .1024 zebibytes; 1 yobi báite = 210 zebi báites = 280 báites.
Respostas e comentários
Potências nas medidas astronômicas, subatômicas e informáticas
Contrapondo com o trabalho anterior, sobre unidades de medida de comprimento utilizadas para expressar medidas muito grandes, explore agora com os estudantes algumas unidades de medida de comprimento utilizadas para expressar medidas extremamente pequenas.
Também são apresentadas nesta página unidades de medida relacionadas à área de informática, com as quais os estudantes podem ter familiaridade.
Se achar conveniente, comente com os estudantes que, além dos sistemas de informática, códigos binários também têm outras aplicações. O sistema de escrita e leitura tátil chamado braille, por exemplo, utilizado por deficientes visuais, pode ser considerado um sistema binário. Nesse sistema, letras, números e sinais de pontuação são representados por grades com seis pontos cada, três por coluna. Nessas grades, cada um dos seis pontos pode assumir dois estados: em relevo ou não. São as diferentes combinações de 1 a 6 pontos em relevo que representam diferentes letras do alfabeto, números e sinais de pontuação. Ao todo existem 63 combinações.
Sugestão de leitura
Para enriquecimento e ampliação dêsse estudo, sugerimos:
NANOTECNOLOGIA: a outra face da moeda. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em:
https://oeds.link/m9jBmq. Acesso em: 13 junho 2022.
O texto apresenta oportunidades de desenvolvimento de produtos com a nanotecnologia e o risco à saúde dos trabalhadores que manipulam tais tecnologias.
Os fatores de conversão que definem os prefixos no SI são potências de 10:
• 10 ou 10‒1 para os três primeiros múltiplos e para os três primeiros submúltiplos.
Por exemplo:
a) para transformar 75 métros em decâmetro, fazemos 75 métros = 75 ⋅ 10‒1 decâmetros = 7,5 decâmetros;
b) para transformar 75 centímetros em milímetro, fazemos 75 centímetros = 75 ⋅ 10 milímetros = 750 milímetros.
• 103 (.1000) ou 10‒3 (0,001) para os demais prefixos.
Por exemplo:
a) para transformar .41852 metros em terâmetro ( tê ême), fazemos:
.41852 métros = .41852 ⋅ 10‒3 ⋅ 10‒3 ⋅ 10‒3 ⋅ 10‒3 terâmetro = 4,1852 ⋅ 10‒8 terâmetro;
b) para transformar 0,29 metro em nanômetro, fazemos:
0,29 métro = 0,29 ⋅ 103 ⋅ 103 ⋅ 103 nanômetros = 0,29 ⋅ 109 nanômetros = ..290000000 nanômetros = 2,9 ⋅ 108 nanômetros.
Os fatores de conversão que definem os prefixos binários são potências de base 2:
• 210 (.1024) para transformar uma unidade para a unidade imediatamente inferior;
• 2‒10 (.1024‒1) para transformar uma unidade para a unidade imediatamente superior.
Popularmente, os prefixos do ésse Í são utilizados para indicar múltiplos de unidades de medida da informática, quando deveriam ser utilizados os prefixos binários; por exemplo, é comum o uso de 50 ême bê ou 50 megabytes, no lugar de 50 ême í bê ou 50 mebibytes. Note que mega e mebi são prefixos que indicam múltiplos com fatores diferentes: 106 ≠ 220 , pois 106 = ..1000000 e 220 = ..1048576. Portanto, 50 megabytes não correspondem ao mesmo número de bytes que 50 mebibytes.
No entanto, potências de 10 são usadas em situações específicas na informática. Os fabricantes de discos rígidos, por exemplo, usam potências de 10 para identificar capacidades de armazenamento. Quando o fabricante indica que um disco rígidoglossário tem capacidade de armazenamento de 500 gigabáites, por exemplo, isso quer dizer que o disco rígido pode armazenar até 500 bilhões de bytes ou 500 × 109 báites, o que corresponde a aproximadamente 466 gibi báites.
Note que arredondar .1024 para .1000 e considerar que 1 quilo báite é aproximadamente 1 kibi báite é razoável, mas observe que, quando tratamos de múltiplos cada vez maiores, arredondamentos acumulados geram erros grandes de aproximação.
Por exemplo, ao considerar 1 yotta báite = 1 yobi báite, o erro de aproximação é de quase 21%.
1 yotta báite = 1024 báites =........1000000000000000000000000 báites
1 yobi báite = 280 báites = ........1208925819614629174706176 báites
Pense mais um pouco reticências
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO
Disco de vidro pode guardar arquivos com até 360 térabáites “para sempre”
Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, anunciaram uma unidade de disco que pode armazenar dados, como documentos e obras de arte, “para sempre”. O dispositivo, que consiste em um pequeno vidro nanoestruturado e tem gravação a laser, é capaz de guardar 360 térabáites por até 13,8 bilhões de anos.
Fonte: TECHTUDO. Disco de vidro pode guardar arquivos com até 360 térabáites “para sempre”. Portal de notícias Techtudo, [Rio de Janeiro],17 fevereiro 2016. Disponível em: https://oeds.link/F2Dga0. Acesso em: 23 março 2022.
Com base nas informações apresentadas na notícia, determine a capacidade de armazenamento do disco de vidro considerando potências de base 2 e utilizando os prefixos binários.
Respostas e comentários
Pense mais um pouco reticências: Aproximadamente 327 tebi báites ou 327 · 240 báites.
Potências nas medidas astronômicas, subatômicas e informáticas
Amplie o trabalho com potências de 10 apresentando expressões que contenham tais potências, por exemplo:
• 5,4 · 102 + 3,5 · 103 = = 5,4 · 102 + 3,5 · 10 · 102 = = 5,4 · 102 + 35 · 102 = = (5,4 + 35) · 102 = = 40,4 · 102 = .4040
• 0,002 · 105 · 25 · 10‒2 = = 2 · 10‒3 · 105 · 25 · 10‒2 = = (2 · 25) · (10‒3 · 105 · 10‒2) = = 50 · 100 = = 50 · 1 = 50
•
Fração. Numerador 24 vezes 10 ao quadrado, denominador 1,2 vezes 10 ao cubo, igual a, fração, numerador 24 vezes 10 ao quadrado, denominador 12 vezes 10 elevado a menos 1, vezes 10 ao cubo=
igual a, numerador 2 vezes 10 ao quadrado, denominador 1 vezes 10 ao quadrado, igual a 2.•
Fração. numerador 0,5 vezes 10 elevado a menos 2, denominador 0,005 vezes 10 ao cubo, igual a, fração, numerador 5 vezes 10 elevado a menos 1, vezes 10 elevado a menos 2, denominador 5 vezes 10 elevado a menos 3, vezes 10 ao cubo.= = 10‒3 = 0,001
Pense mais um pouco reticências
Esta atividade propõe aos estudantes que explorem a relação entre os prefixos do ésse Í aplicados à informática e os prefixos binários, e que reconheçam que esses prefixos indicam múltiplos com fatores diferentes, portanto, mesmo que as unidades de medida relacionadas a esses prefixos acompanhem um mesmo número, as medidas não correspondem ao mesmo valor.
360 térabáites ≠ 360 tebi báites
360 térabáites = 360 · 1012 báites = = ....360000000000000 báites
360 tebi báites = 360 · 240 báites = = 360 · ....1099511627776 báites = = ....395824185999360 báites
igual, fração numerador 1000000000000 denominador 1099511627776, fim da fração, tebibytes.
Logo:
360 térabáites = 360 · 0,90949470177293 tebi báites
360 térabáites ≃ 327 tebi báites
Portanto, 360 térabáites corresponde a aproximadamente 327 tebi báites ou 327 · 240 báites, e não a 360 tebi báites.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1
Usando uma calculadora, dê a medida da distância aproximada, em quilômetro, entre a Terra e o exoplaneta GJ 1214b, que está fora do Sistema Solar, a 40 anos-luz.
2 No átomo de hidrogênio de Bór, o elétron anda ao redor de um próton central, em uma órbita circular com o raio medindo aproximadamente 0,05 nanômetro. Qual é a medida dêsse raio, em metro?
3 Até quantos megabytes um disco de vidro pode guardar? Esse valor corresponde a quantos mebibytes?
4 Considere o erro cometido ao se praticar arredondamentos da base 2 para a base 10 nas unidades usadas na informática.
a) Qual é o erro percentual que se comete ao arredondar 1 kibi báite para .1000 báites, substituindo 210 por 103?
b) Qual é o erro percentual que se comete, substituindo-se 280 por 1024, ao arredondar 1 yobi báite para ........1000000000000000000000000 báites?
5
“A constelação em que vivemos, a Via Láctea, [ reticências] tem a fórma de espiral achatada com cêrca de 100 mil a éle de diâmetro e 200 bilhões de estrelas [ reticências], faz parte do Grupo Local. Três das galáxias do Grupo Local são visíveis a olho nu:
• Andrômeda – 220 mil a éle de diâmetro e a uma distância de 2,9 milhões a éle.
• Grande Nuvem de Magalhães – 70 mil a éle de diâmetro e a uma distância de 200 mil a éle.
• Pequena Nuvem de Magalhães – 14 mil a éle de diâmetro e a uma distância de 168 mil a éle.”
Fonte: ALMANAQUE Abril 2015. São Paulo: Abril, 2015. página 171.
Use uma calculadora e escreva em notação científica, na unidade quilômetro e na Unidade Astronômica, as medidas aproximadas descritas no texto anterior, em que a éle corresponde à unidade ano-luz.
6
Hora de criar – Após pesquisar, na internet, em livros, em jornais ou em revistas, medidas de comprimento usadas na Astronomia ou na nanotecnologia, troque com um colega um problema, criado por vocês. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
7
Hora de criar – Agora, faça o mesmo que no exercício 6, após pesquisar medidas de armazenamento no campo da informática. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi‑los.
Respostas e comentários
1. Aproximadamente ....380000000000000 quilômetros.
2. 5 ⋅ 10‒11 métro.
3. Até 3,6 ⋅ 108 mégabáites; correspondente a aproximadamente 3,4 ⋅ 108 mebi báites.
4. a) Aproximadamente 2,3%.
4. b) Aproximadamente 17,3%.
5. Via Láctea: 9,5 ⋅ 1017 quilômetros; 6,32 ⋅ 109 unidades astronômicas; Andrômeda: 2,09 ⋅ 1018 quilômetros; 1,39 ⋅ 1010 unidades astronômicas; 2,75 ⋅ 1019 quilômetros; 1,83 ⋅ 1011 unidades astronômicas; Grande Nuvem de Magalhães: 6,65 ⋅ 1017 quilômetros; 4,43 ⋅ 109 unidades astronômicas; 1,9 ⋅ 1018 quilômetros; 1,26 ⋅ 1010 unidades astronômicas; Pequena Nuvem de Magalhães: 1,33 ⋅ 1017 quilômetros; 8,85 ⋅ 108 unidades astronômicas; 1,6 ⋅ 1018 quilômetros; 1,06 ⋅ 1010 unidades astronômicas.
6. Resposta pessoal.
7. Resposta pessoal.
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 2 a 7 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 2.
Apresentamos uma possível resolução do exercício 1.
1 ano-luz equivale aproximadamente a 9,5 · 1015 métros ou 9,5 · 1012 quilômetros, e 40 · 9,5 · 1012 quilômetros = 3,8 · 1014 quilômetros.
Logo, a medida da distância da Terra ao exoplaneta GJ 1214b é aproximadamente 3,8 · 1014 quilômetros ou ....380000000000000 quilômetros.
2. Potência com expoente fracionário e radicais
Já estudamos potência com expoente fracionário tendo por base números racionais, em que relacionamos potenciação e radiciação.
Consideremos a definição: se bn = a, então b =
raiz enésima de a., com n natural não nulo e b ⩾ 0.
Observações
▶ Dando nome aos símbolos:
▶
Raiz enésima de a igual a b(lemos: “raiz enésima de a é igual a b”)
▶ O símbolo
Símbolo que se parece com a letra v com o lado direto prolongado para cima e conectado com um traço horizontal que engloba os números que ficarão contidos na raiz.é chamado de radical. Usamos esse mesmo símbolo para indicar a raiz quadrada de um número a.
Como já estudamos, (73)2 = 76. Então, pela definição dada, podemos dizer que 73 é a raiz quadrada de 76, isto é, 73 =
raiz quadrada de 7 elevado a 6.. Como
3 igual a 6 meios, temos
7 elevado a 6 meios, igual a, raiz quadrada de 7 elevado a 6..
Também observamos que (72)3 = 76. Portanto, podemos dizer que 72 é a raiz cúbica de 76, isto é, 72 =
raiz cúbica de 7 elevado a 6.. Como 2 =
fração 6 terços., temos
7 elevado a 6 terços, igual a, raiz cúbica de 7 elevado a 6..
Assim, podemos ampliar este estudo para potência com expoente fracionário tendo por base números reais. Acompanhe.
• (π3)2 = π6
Aplicando a definição para raiz quadrada, π3 =
raiz quadrada de pi elevado a 6.ou
pi elevado a 6 meios, igual a, raiz quadrada de pi elevado a 6..
•
Abra colchete, abre parêntese, raiz quadrada de 5, fecha parêntese, ao cubo, fecha colchete, elevado a 4, igual, abre parêntese, raiz quadrada de 5, fecha parêntese, elevado a 12.Aplicando a definição para raiz quarta, temos
Raiz quadrada de 5 elevado a 3, igual a, raiz quarta de, raiz quadrada de 5 elevada a 12ou
abre parêntese, raiz quadrada de 5, fecha parêntese, elevado a fração 12 quartos. igual a raiz quarta de, abre parêntese, raiz quadrada de 5, fecha parêntese, elevado a 12.Se a é um número real positivo, m é um número inteiro e n é um número natural não nulo, temos:
a elevado a, fração, numerador m, denominador n, igual a, raiz enésima de a elevado a m..
Respostas e comentários
2. Potência com expoente fracionário e radicais
Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero nove ême ah zero três e ê éfe zero nove ême ah zero quatro.
Se julgar necessário, retome o cálculo de raízes exatas e as propriedades da potenciação com expoente inteiro.
Observe aos estudantes a condição de que, na simbologia aqui usada, o valor de n, por ser denominador no expoente fracionário e por ser índice do radical, representa sempre um número natural não nulo.
Observação
▶ As propriedades válidas para as potências de expoente inteiro são válidas para as potências de expoente fracionário que tenham base positiva. Por exemplo:
•
pi elevado a 2 terços, vezes pi elevado a 1 quarto, igual a, pi elevado a 2terços mais 1 quarto, igual a pi elevado a 11, 12 avos.•
Abre colchetes, abre parenteses, raiz cúbica de 2, fecha parenteses, elevado a 2 terços, fecha colchetes, elevado a 3 quintos, igual a, raiz cúbica de 2, elevado a 2 terços vezes 3 quintos, igual a, raiz cubica de 2, elevado a 2 quintos.•
Raiz quadrada de 10, elevado a 3 meios, dividido por, raiz quadrada de 10, elevado a 5, igual a, raiz quadrada de 10, elevado a 3 meios menos 5, igual a, raiz quadrada de 10, elevado a menos 7 meios.EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
8 Escreva na fórma de potência com expoente fracionário.
a)
Raiz de índice 20, de 3,7 elevado a 15, igual a, raiz de índice 20 dividido por 5, de 3,7 elevado a 15 dividido por 5, igual a, raiz quarta de 3,7 ao cubo.
b)
Raiz quadrada de pi ao cubo
c)
Raiz sexta de 1 sétimo elevado a quarta
d)
Raiz nona de, raiz quadrada de 8, elevado ao cubo.
9 Represente na fórma de radical.
a)
pi elevado a 1 meio
b)
Sigma elevado a 6 quintos
c)
Raiz quadrada de 3, elevado a 1 quarto
d) (5)0,5
10 Reduza a uma só potência, usando as propriedades das potências.
a)
Raiz quadrada de 7 elevado a 1 terço, vezes, Raiz quadrada de 7 elevado a 1 quarto.b)
Raiz quadrada de 7 elevado a 1 terço, dividido por, Raiz quadrada de 7 elevado a 1 quarto.c)
Abre colchetes, raiz quadrada de 10, elevado a 1 terço, fecha colchetes, elevado a 9 meios
d)
pi elevado a, 1, 16 avos elevado a 1 meio.
11 Calcule.
a)
Abre parenteses, raiz quadrada de, raiz quadrada de 2, fecha parenteses, elevado a 4.b)
0,512 elevado a 1 terçoc)
Raiz quinta de pi elevado a 10
d)
Raiz quadrada de 27 elevado a 2 terços
12
Reúna-se com um colega e façam o que se pede.
• Representem cada radical a seguir na fórma de potência com expoente fracionário.
• Simplifiquem, se possível, a fração do expoente da potência obtida.
• Representem a potência com expoente simplificado na fórma de radical.
• Comparem cada radical dado com o respectivo radical obtido. Escrevam uma regra prática para simplificar um radical, quando possível.
a)
Raiz 12 de pi elevado a 6
b)
Raiz 14 de 1,7 elevado a 7
c)
Raiz sexta de 13 quintos elevado a 9.d)
Raiz 18 de sigma elevado a 12e)
Raiz 24 de pi sobre 2 elevado a 8f)
Raiz 12 de pi elevado a 18PARA SABER MAIS
A história dos números irracionais
O conceito de número real passou por transformações significativas até chegar à fórma como o entendemos hoje. Em sentido mais prático, pode-se dizer que a ideia de medida implica noção de número real. Para tentar compreender a motivação que desencadearia a noção de número real, precisamos pensar em quando surgiu a necessidade da ideia de números irracionais (números que não podem ser expressos na fórma
Fração. Numerador p, denominador q., com pê e quê inteiros e q ≠ 0).
Essa ideia teve origem, provavelmente, em contextos geométricos na Grécia antiga. Para os pitagóricos, o conceito de número era o que para nós são os números naturais, e as razões eram, então, somente estabelecidas entre números naturais.
Não se tem certeza da descoberta de números irracionais, mas é certo que, para os gregos clássicos, foi muito difícil aceitá-los.
Respostas e comentários
8. a)
8,1 elevado a 4 quintos8. b)
pi elevado a 3 meios8. c)
1 sétimo elevado a 4 sextos8. d)
Raiz quadrada de 8 elevado a 1 terço9. a)
Raiz quadrada de pi.9. b)
Raiz quinta de sigma elevado a 69. c)
Raiz quarta de, raiz quadrada de 39. d)
Raiz quadrada de 5 elevado a 1, igual a, Raiz quadrada de 510. a)
Raiz quadrada de 7 elevado a 7, 12 avos10. b)
Raiz quadrada de 7 elevado a 1, 12 avos10. c)
Raiz quadrada de 10 elevado a 3 meios10. d)
pi elevado a 1, 32 avos11. a) 2
11. b) 0,8
11. c) π2
11. d) 3
12. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que, dividindo o índice do radical e o expoente do radicando por um fator comum não nulo, se obtém um radical igual.
12. a)
Raiz quadrada de pi12. b)
Raiz quadrada de 1,712. c)
Raiz quadrada de 13 quintos elevado a 312. d)
Raiz cúbica de sigma ao quadrado12. e)
Raiz cúbica de pi sobre 212. f)
Raiz quadrada de pi elevado a 3Potência com expoente fracionário e radicais
Para ampliar o trabalho com os exemplos do boxe Observação, peça aos estudantes que expressem os resultados obtidos em fórma de uma única potência. Assim, espera-se que eles utilizem a igualdade:
Raiz enésima de a elevado a m. a elevado a, fração, numerador m, denominador n(com a real positivo, m inteiro e n natural não nulo).
Essa atividade possibilita aos estudantes desenvolverem as habilidades ( ê éfe zero nove ême ah zero três) e ( ê éfe zero nove ême ah zero quatro).
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 8 a 12 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 2.
No exercício 12, espera-se que os estudantes percebam que, na prática, basta dividir o índice do radical e o expoente do radicando por um divisor comum. Essa é uma oportunidade para anteciparem informalmente a propriedade dos radicais.
Para saber mais
A seção destaca a importância histórica da descoberta do número irracional
Raiz quadrada de 2no cálculo da medida da diagonal de um quadrado de lado 1 e, assim, possibilita aos estudantes desenvolverem a habilidade ( ê éfe zero nove ême ah zero um) percebendo que, ao fixar uma unidade de comprimento, alguns segmentos de reta não podem ser expressos por um número racional.
Para enriquecer o trabalho com a seção, apresente alguns números irracionais notáveis: retome o número π e o número de ouro e comente sobre o número de Euler (e).
Sugestão de leitura
Para complementar o trabalho, sugerimos:
POMMER, W. M. A construção de significados dos números irracionais no ensino básico: uma proposta de abordagem envolvendo os eixos constituintes dos números reais. 2012. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/3vaGt6. Acesso em: 13 junho 2022.
Nessa tese, o autor apresenta um panorama de como são abordados os conteúdos sobre números irracionais em livros didáticos.
O filósofo grego Aristóteles ( 384 a 322 antes de Cristo) provou que a diagonal do quadrado com seu lado estão relacionados de tal modo que a medida da diagonal ou do lado é um número irracional. Essa é a prova mais antiga que se conhece para a característica irracional da diagonal do quadrado em relação ao seu lado quando a medida deste é dada por um número natural. Ela envolve, teoricamente, números irracionais e, portanto, amplia a ideia original grega de número.
Do ponto de vista geométrico, dois segmentos estabelecerão uma razão, representada por um número racional, se for possível encontrar um pequeno segmento que meça ambos os segmentos dados, ou seja, que caiba um número inteiro de vezes em cada um dos segmentos dados originalmente.
Por exemplo, considere os segmentos
AB,
CDe
EFa seguir.
Note que o segmento
EFcabe 8 vezes no segmento
ABe 3 vezes no segmento
CD, o que implica que os segmentos
ABe
CDestabeleçam uma razão de 8 para 3 ou, em termos numéricos, o número racional
8 terços.
Inicialmente, os gregos não concebiam a existência de segmentos para os quais tal medida não existisse, o que resultaria numericamente em números irracionais, como no quadrado a bê cê dê, em que a razão entre as medidas da diagonal e de seu lado é
Raiz quadrada de 2.
Essas medidas envolvendo números irracionais foram percebidas provavelmente por algum pitagórico, entre 500 antes de Cristo e 375 antes de Cristo Uma vez que na escola pitagórica os números naturais e suas razões formavam a essência de todas as coisas, uma descoberta dessa natureza deve ter gerado grande crise.
Tudo isso constituiu um importante passo na formação do número real, refletindo, posteriormente, no que viriam a ser os números irracionais, ampliando o conceito de número na Grécia e contribuindo para a construção da ideia de número real, que foi sendo gradualmente estabelecida.
3. Propriedades dos radicais
1ª propriedade
Considerando o radical
Raiz cúbica de 5 ao cubo, temos:
Raiz cúbica de 5 ao cubo, igual a, 5 elevado a 3 sobre 3, igual a, 5 elevado a 1, igual a 5..
Da mesma maneira:
Raiz quarta de 5 elevado a 4, igual a 5.e
raiz cúbica de, abre parêntese, menos 5, fecha parêntese, elevado ao cubo.= ‒5, mas
raiz quarta de, abre parêntese, menos 5, fecha parêntese, elevado a 4.= 5, pois:
(‒5)4 = (‒5) ⋅ (‒5) ⋅ (‒5) ⋅ (‒5) = 625 e
raiz quarta de 625.= 5.
Ao calcular
Raiz cúbica de menos 5 ao cubo., extraímos uma raiz de índice ímpar de um número negativo, ou seja,
Raiz cúbica de menos 125.O resultado é um número negativo, ‒5, pois (‒5)3 = ‒125.
Respostas e comentários
3. Propriedades dos radicais
Habilidades da Bê êne cê cê: ê éfe zero nove ême ah zero três e ê éfe zero nove ême ah zero quatro.
Para favorecer a compreensão dos estudantes em relação às operações envolvendo números irracionais e, portanto, o desenvolvimento das habilidades (EF09MA03) e ( ê éfe zero nove ême ah zero quatro), neste tópico são retomadas e ampliadas propriedades dos radicais. A fim de trabalhar com as propriedades de radicais, organize os estudantes em grupos. Cada grupo estudará uma das propriedades (haverá grupos trabalhando com a mesma propriedade). Depois, escolha um representante para explicar a propriedade aos demais, criando novos exemplos. Ao final, faça um fechamento coletivo na lousa.
Entretanto, ao calcular
Raiz quarta de menos 5 elevado a 4, extraímos a raiz de índice par de um número positivo, isto é,
Raiz quarta de 625que é 5, pois 54 = 625.
De modo geral:
se n é um número natural ímpar, então
raiz enésima de a elevado a n.= a, sendo a um número real;
se n é um número natural par não nulo, então
Raiz enésima de a elevado a n=
módulo de a., sendo a um número real.
Observe alguns exemplos.
a)
raiz cúbica de 2 ao cubo.= 2
b)
raiz cúbica de, abre parêntese, menos 2, fecha parêntese, ao cubo.= ‒2
c)
Raiz quadrada de 5 elevado a 2, igual a, módulo de 5, igual a 5.d)
Raiz quadrada de menos 5 ao quadrado, igual a, módulo de menos 5, igual a 5.Observação
▶ Quando o radicando for uma potência de expoente par que tenha na base uma expressão literal que represente um número real, vamos admitir que o radicando assume apenas valores reais iguais a zero ou maiores do que zero.
Assim:
Admitindo que x ⩾ 0.
= 3x ‒ 5
Admitindo que 3x ‒ 5 ⩾ 0, ou seja, x ⩾
Cinco terços.
2ª propriedade
Observe o cálculo a seguir.
Assim:
Raiz 12 de 3 elevado a 8, igual a, índice 12 dividido por 4, raiz de 3 elevado a 8 dividido por 4, igual a, raiz cúbica de 3 ao quadrado.Dividindo-se o índice e o expoente do radicando por um mesmo número natural maior do que zero, o valor do radical não se altera, ou seja:
sendo a um número real positivo, m um número inteiro, n um número natural não nulo e p divisor de m e n.
Essa propriedade nos possibilita simplificar certos radicais, isto é, transformá-los em radicais mais simples e equivalentes aos radicais dados.
Respostas e comentários
Propriedades dos radicais
É importante os estudantes perceberem que as propriedades desenvolvidas têm por base a definição de expoente fracionário e as propriedades da potenciação.
Se julgar necessário, amplie os exemplos na lousa, pedindo a alguns estudantes que apliquem a propriedade envolvida, em situações variadas:
•
Rais sexta de menos 3 elevado a 6, igual a, módulo de menos 3, igual a 3.•
Raiz sétima de 3 elevado a 7, igual a 3.•
Raiz sexta de 3 elevado a 6, igual a módulo de 3, igual a 3•
Raiz sétima de menos 3 elevado a 7, igual a menos 3•
Raiz 14 de 5 ao quadrado, igual a, índice 14 dividido por 2, raiz de 5 elevado a 2 dividido por 2, igual a, raiz sétima de 5.Do mesmo modo, podemos escrever:
Assim, os estudantes se preparam para a redução dos radicais ao mesmo índice.
Como exemplo, vamos simplificar os radicais a seguir.
a)
Raiz de índice 12, de 1 meio elevado a 9, igual a, raiz de índice 12 dividido por 3, de 1 meio elevado a 9 dividido por 3, igual a, raiz quarta de 1 meio ao cuboDividimos o índice e o expoente por 3, que é divisor de 12 e de 9.
b)
Raiz de índice 20, de 3,7 elevado a 15, igual a, raiz de índice 20 dividido por 5, de 3,5 elevado a 15 dividido por 5, igual a, raiz quarta de 3,7 ao cubo.Dividimos o índice e o expoente por 5, que é divisor de 20 e de 15.
c)
3ª propriedade
Observe os cálculos a seguir.
=
abre parêntese, 7 terços vezes 6,5, fecha parêntese, elevado a fração 1 quarto.=
Abre parêntese, fração 7 terços, fecha parêntese, elevado a fração 1 quarto.⋅
abre parêntese, 6,5, fecha parêntese, elevado a fração 1 quarto.=
raiz quarta de fração 7 terços.⋅
raiz quarta de 6,5.Em geral, sendo a e b números reais positivos e n um número natural não nulo, temos:
Observe os exemplos.
a)
Raiz cubica de 5,8 vezes 3, igual a, Raiz cubica de 5,8 vezes Raiz cubica de de 3b)
Raiz quinta de 7 vezes 5 quartos, igual a, Raiz quinta de 7 vezes Raiz quinta de 5 quartos.4ª propriedade
Observe o cálculo a seguir.
Em geral, sendo a e b números reais positivos (note que b ≠ 0) e n um número natural não nulo, temos:
Observe os exemplos.
a)
Raiz quadrada de 2 sétimos, igual a, fração, numerador Raiz quadrada de 2, denominador Raiz quadrada de 7b)
Raiz cubica de 3 quintos, igual a, fração, numerador Raiz cubica de de 3, denominador Raiz cubica de de 5Respostas e comentários
Propriedades dos radicais
Para ampliar o estudo da 3ª propriedade, apresente outros exemplos na lousa.
•
Raiz quadrada de 3 elevado a 4, vezes 5 ao quadrado, igual a, Raiz quadrada de 3 elevado a 4, vezes Raiz quadrada de 5 ao quadrado, igual.= 32 · 5 = 45
•
Raiz cubica de 12, vezes raiz cubica de 50, vezes raiz cubica de 45, igual a.=
raiz cubica de 12 vezes 50 vezes 45, igual a.=
raiz cubica de 3 vezes 4 vezes 2 vezes 25 vezes 5 vezes 9, igual a.=
raiz cubica de 3 ao cubo, vezes raiz cubica de 2 ao cubo, vezes raiz cubica de 5 ao cubo, igual.=
raiz cubica de 3 ao cubo, vezes raiz cubica de 2 ao cubo, vezes raiz cubica de 5 ao cubo, igual.= 3 · 2 · 5 = 30
Esses exemplos também possibilitam que os estudantes percebam que podem aplicar mais de uma propriedade, o que os auxiliará na obtenção do resultado das operações envolvidas.
Outra atividade que pode ser desenvolvida é a apresentação de expressões a serem escritas na fórma de um único radical pelos estudantes, aplicando as propriedades dos radicais, como nos exemplos:
•
Raiz cubica de 2, vezes raiz cubica de 10, vezes raiz cubica de 30, igual a.=
raiz cubica de 2 vezes 10 vezes 3, igual a, raiz cubica de 60.•
Fração. Numerador raiz cubica de 2, vezes raiz cubica de 3, denominador raiz cubica de 10, igual a, raiz cubica de, Fração, Numerador 2 vezes 3, denominador 10, igual.Com base nas propriedades que acabamos de estudar, é possível simplificar certos radicais tirando fatores do radicando.
Como exemplo, vamos simplificar os radicais a seguir.
a)
raiz quadrada de 50, igual a raiz quadrada de 2 vezes 5 ao quadrado, igual a, raiz quadrada de 2, vezes raiz quadrada de 5 ao quadrado, igual a, raiz quadrada de 2, vezes 5, igual a, 5 vezes raiz quadrada de 2b)
raiz quadrada de 24, igual a, raiz quadrada de 2 ao cubo, vezes 3, igual a, raiz quadrada de 2 ao quadrado, vezes 2, vezes 3, igual a, raiz quadrada de 2 ao quadrado, vezes raiz quadrada de 2 vezes 3, igual a, 2 vezes raiz quadrada de 6, igual a 2 raiz quadrada de 6c)
Raiz cubica de 625, 64 avos, igual a, fração, numerador Raiz cubica de 625, denominador Raiz cubica de 64, igual a, fração, denominador Raiz cubica de 2 elevado a 6, igual a, fração, numerador Raiz cubica de 5 ao cubo, vezes Raiz cubica de 5, denominador 2 ao quadrado, igual a, fração, numerador 5 Raiz cubica de 5, denominador 4Da mesma fórma que podemos tirar fatores do radicando, podemos inserir fatores externos no radicando. Acompanhe alguns exemplos.
a)
2 vezes raiz quadrada de 5, igual a raiz quadrada de 2 ao quadrado vezes 5b)
3 vezes raiz cubica de 5, igual a raiz cubica de 3 ao cubo vezes 5c)
2 vezes raiz quarta de 18, igual a raiz quarta de 2 a quarta vezes 18d)
7 vezes raiz cubica de 7 ao quadrado, igual a raiz cubica de 7 ao cubo vezes 7 ao quadrado, igual a raiz cubica de 7 elevado a 5EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
13 Calcule.
a)
raiz cubica de 10 cubos
b)
raiz quarta de 1,7 elevado a 4
c)
raiz quadrada de 5 sextos ao quadrado
d)
raiz quarta de 2 elevado a 4
14 Simplifique os radicais.
a)
raiz nona de 5 elevado a 6
b)
raiz 15 de 3 elevado a 20c)
raiz sexta de 11 elevado ao cubo
d)
raiz 18 de 7 ao quadrado
15 Decomponha o radicando em fatores primos e simplifique os radicais.
a)
raiz décima de 32
b)
raiz sexta de 27
c)
raiz quarta de 0,36
d)
raiz sexta de 0,216
16 Simplifique os radicais, sabendo que a ⩾ 0, x ⩾ 0, y ⩾ 0 e m ⩾ 0.
a)
raiz sexta de a ao cubo
b)
raiz 20 de x elevado a 15
c)
raiz nona de y elevado a 6
d)
raiz 12 de m elevado a 10
17 Transforme em um produto de radicais.
a)
raiz quadrada de 4 vezes 5
b)
raiz cubica de 2 vezes 3
c)
raiz quarta de 7 vezes 10
18 Represente como um quociente de radicais.
a)
raiz quadrada de 2 quintosb)
Raiz cúbica de 18 quintos.c)
raiz quinta de 2 nonos19 Simplifique os radicais.
a)
raiz quadrada de 8
b)
raiz cubica de 27 vezes 5
c)
raiz quinta de 2 elevado a 7
d)
raiz quarta de 2 elevado a 7, vezes 3 elevado a 5, vezes 5 elevado a 4e)
raiz cubica de 162f)
raiz sexta de 3 ao cubo vezes 4 elevado a 12
20 Introduza nos radicais os fatores externos em cada caso.
a)
2 vezes raiz quadrada de 5
b)
3 vezes raiz cubica de 2
c)
menos 2 vezes 3, vezes raiz cubica de 10d)
2 terços vezes raiz quadrada de 5
e)
0,2 vezes raiz cubica de 2
f)
2 vezes raiz quarta de 3
Respostas e comentários
13. a) 10
13. b) 1,7
13. c)
raiz cúbica de, abre parêntese, menos 2, fecha parêntese, ao cubo.13. d) 2
14. a)
raiz cubica de 5 ao quadrado14. b)
raiz cubica de 3 elevado a 414. c)
raiz quadrada de 1114. d)
raiz nona de 715. a)
raiz quadrada de 215. b)
raiz quadrada de 315. c)
raiz quadrada de 0,615. d)
raiz quadrada de 0,616. a)
raiz quadrada de a16. b)
raiz quarta de x ao cubo16. c)
raiz cubica de y ao quadrado16. d)
raiz sexta de m elevado a 517. a)
raiz quadrada de 4 vezes raiz quadrada de 517. b)
raiz cubica de 2 vezes raiz cubica de 317. c)
raiz quarta de 7 vezes raiz quarta de 1018. a)
fração, numerador raiz quadrada de 2, denominador raiz quadrada de 518. b)
fração, numerador raiz cubica de 18, denominador raiz cubica de 518. c)
fração, numerador raiz quinta de 2, denominador raiz quinta de 919. a)
2 vezes raiz quadrada de 219. b)
3 vezes raiz cubica de 519. c)
2 vezes raiz quinta de 419. d)
30 vezes raiz quarta de 2419. e)
3 vezes raiz cubica de 619. f)
16 vezes raiz quadrada de 320. a)
raiz quadrada de 2 ao quadrado vezes 520. b)
raiz cubica de 3 ao cubo vezes 220. c)
raiz cubica de menos 2 ao cubo, vezes 3 cubos vezes 1020. d)
raiz quadrada de, fração, numerador 2 ao quadrado vezes 5, denominador 3 ao quadrado.20. e)
raiz cubica de 0,2 ao cubo, vezes 220. f)
raiz quarta de 2 a quarta vezes 3Exercícios propostos
Neste bloco de exercícios, os estudantes têm a oportunidade de aplicar as propriedades dos radicais e verificar sua utilização.
As resoluções do exercício 14 e dos exercícios 16 a 20 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 2.
Apresentamos a seguir a resolução do exercício 13.
a)
Raiz cubica de 10 ao cubo, igual a, 10 elevado a 3 sobre 3, igual a 10 elevado 1, igual a 10b)
Raiz quarta de 1,7 elevado a 4, igual a, 1,7 elevado a 4 sobre 4, igual a 1,7 elevado a 1, igual a 1,7c)
Raiz quadrada de 5 sextos ao quadrado, igual a, 5 sextos elevado a 2 sobre 2.=
d)
Raiz quarta de 2 elevado a 4, igual a, 2 elevado a 4 sobre 4, igual a 2 elevado a 1, igual a 2.Aproveite o exercício 15 para verificar se os estudantes ainda têm alguma dificuldade com relação à fatoração. Segue uma possível resolução para esse exercício.
a)
Raiz décima de 32, igual a raiz décima de 2 elevado a 5, igual a raiz quadrada de 2b)
Raiz sexta de 27, igual a raiz sexta de 3 ao cubo, igual raiz quadrada de 3c) A maneira mais direta seria perceber que 0,36 = (0,6)2. No entanto, há outros caminhos, como:
d) Uma maneira possível seria escrever 0,216 = 216 · 10‒3, fatorar o número 216 e proceder como no item c. Contudo, também podemos escrever 0,216 na fórma de fração.
Glossário
- Disco rígido
- : dispositivo usado para armazenar os dados em computadores, popularmente chamado de agá dê (do inglês hard disk).
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