CAPÍTULO 9 Razões trigonométricas nos triângulos retângulos
Observe, leia e responda no caderno.
a) Na região em que você mora, há algum teleférico? Mesmo que não haja, você conhece algum teleférico brasileiro? Sabe qual é a inclinação de seus cabos?
b) E você conhece algum parque com tirolesa? Pesquise essa prática esportiva originária da região do Tirol, na Áustria. Escolha uma tirolesa que achar mais interessante e informe qual é a inclinação dessa tirolesa.
c) Observe escadas fixas (na sua escola ou residência). Os degraus têm altura de mesma medida e piso de mesma medida? A inclinação deve ser igual em todos os degraus?
Durante os 30 minutos do passeio, os passageiros dentro das cabines suspensas percorrem 7 quilômetros entre nuvens e paredões das montanhas e se elevam, com inclinações que medem até 37 graus, à altitude que mede .1279 métros.
Nesse percurso, é possível observar a chamada Estrada do Céu (Tongtian Highway) serpenteando a montanha com seus 11 quilômetros e 99 curvas.
Respostas e comentários
a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal.
c) Resposta pessoal.
Capítulo 9 – Razões trigonométricas nos triângulos retângulos
Os objetivos deste capítulo e suas justificativas, as indicações das habilidades e competências específicas de Matemática ( Bê êne cê cê), além de outras informações, estão no início deste Manual, nas orientações específicas.
Neste capítulo, ampliamos o estudo do triângulo retângulo apresentando as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente de ângulos agudos, que serão a base para o estudo de Trigonometria a ser desenvolvido no Ensino Médio. Usamos como suporte a semelhança de triângulos e o teorema de Pitágoras, já abordados em capítulos anteriores deste livro. Como o trabalho é desenvolvido considerando triângulos retângulos, as razões estudadas são determinadas apenas para ângulos agudos.
O capítulo trata ainda da análise de gráficos com distorções, que induzem a conclusões equivocadas.
Ao trabalhar a abertura do capítulo, proponha aos estudantes que pesquisem o uso de teleféricos no Brasil, como o famoso bondinho do Pão de Açúcar. Questione-os sobre a função de teleféricos e tirolesas. Comente com eles que muitos países, como a Colômbia, a Bolívia, o México e a China, utilizam teleféricos no sistema de transporte coletivo e que eles são uma das soluções para os problemas de mobilidade das grandes cidades. Já as tirolesas têm sido utilizadas em países como a China e a Índia há mais de dois mil anos, como meio de transporte de pessoas e de carga em regiões montanhosas e, também, para atravessar rios.
Se julgar conveniente, comente com os estudantes que a medida do ângulo de inclinação dos cabos de aço de um teleférico (o bondinho do Pão de Açúcar) será calculada no desenvolvimento do capítulo.
1. Primeiras razões trigonométricas
A figura a seguir mostra o esquema de uma represa. A ponte, representada pelo segmento
AB, pode ser medida com uma trena de maneira que
medida do segmento AB= 164 métros.
•
Observando o esquema indicado na figura, como poderíamos determinar a medida BC na realidade? E a medida á cê ?
Já o ângulo
BACpode ser medido diretamente usando um teodolito (instrumento de precisão usado para medir ângulos horizontais e verticais):
medida do ângulo BAC= 75 graus.
Existem, contudo, muitas situações em que não é possível medir diretamente um ângulo ou a distância entre dois pontos. Um exemplo é a medida da distância entre os pontos a (localizado em um extremo da ponte) e C (localizado na margem oposta da represa) da figura anterior.
Procurando resolver problemas dessa natureza, os matemáticos estabeleceram importantes relações entre as medidas dos ângulos e as medidas dos lados de um triângulo. A área da Matemática que estuda essas relações é chamada de Trigonometria.
A palavra trigonometria, de origem grega, significa “medida de triângulos”. Embora não tenhamos informações precisas sobre a origem dos estudos trigonométricos, há registros de sua aplicação por babilônios e antigos egípcios, especialmente na Agrimensura e na Astronomia.
Sabe-se que a Trigonometria era usada, por exemplo, para determinar medidas de distâncias que não podiam ser realizadas com instrumentos, como aquelas entre os planetas. Para tais cálculos, eram aplicadas relações entre as medidas dos lados e as medidas dos ângulos de um triângulo.
Neste capítulo, estudaremos as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo.
Respostas e comentários
Uma resposta possível é determinar a medida BC por meio de um segmento congruente “em solo” (aplicando uma mesma translação aos pontos B e C); assim, com instrumentos de medida como trena, pode-se obter a medida BC. Após obter tal medida, determina‑se a de á cê por meio do teorema de Pitágoras, pois AC2 = 1642 + BC2.
1. Primeiras razões trigonométricas
Habilidade da Bê êne cê cê: ê éfe zero nove ême ah um dois.
Uma maneira de explorar o tema, antes de apresentar o texto introdutório desta página, é pedir aos estudantes que pesquisem a origem e o significado da palavra trigonometria e que relatem oralmente as informações que mais chamaram sua atenção. Isso enriquecerá o trabalho com o texto apresentado neste tópico.
No desenvolvimento deste capítulo, a aplicação do conceito de semelhança de triângulos está implícita na obtenção das razões trigonométricas que serão estudadas; por isso, é importante que os estudantes tenham domínio sobre a habilidade ( ê éfe zero nove ême ah um dois), sendo capazes de reconhecer os critérios de semelhança de triângulos.
Seno de um ângulo agudo
Considere a figura a seguir.
Os triângulos retângulos ó á bê, ó cê dê e ó é éfe são semelhantes pelo caso ângulo ângulo, pois têm em comum o ângulo de medida α (também chamado de ângulo α) e um ângulo reto.
Como os triângulos ó á bê e ó cê dê são semelhantes e os lados correspondentes são proporcionais, podemos escrever:
Os triângulos ó á bê e ó é éfe são semelhantes; portanto, as medidas dos lados correspondentes são proporcionais:
Observe as duas proporções que foram destacadas:
Proporção. Fração; numerador OB, denominador OD. É igual à: Fração; numerador AB, denominador CD.e
Proporção. Fração; numerador OB, denominador OF. É igual à: Fração; numerador AB, denominador EF.Da propriedade fundamental das proporções, podemos escrever:
e
Proporção. Fração; numerador EF, denominador OF. É igual à: Fração; numerador AB, denominador OB.Assim, obtemos:
Proporção. Fração; numerador AB, denominador OB. É igual à: Fração; numerador CD, denominador OD. É igual à: Fração; numerador EF, denominador OF.=
Fração; numerador medida do cateto oposto à alfa, denominador medida da hipotenusaHá infinitos outros triângulos retângulos que têm como ângulo interno o ângulo α e que, por isso, também são semelhantes aos triângulos , ó á bê ó cê dê e . ó é éfe
Para todos esses triângulos retângulos, a razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo α e a medida da hipotenusa, em uma mesma unidade, é constante. Chamamos essa razão constante de seno do ângulo α e a indicamos por sen α.
Seno de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é a razão entre a medida do cateto oposto a esse ângulo e a medida da hipotenusa.
Considerando qualquer um desses triângulos:
Respostas e comentários
Seno de um ângulo agudo
Peça aos estudantes que descrevam as condições necessárias para dois triângulos serem semelhantes e que expliquem os casos de semelhança de triângulos estudados anteriormente, desenvolvendo, assim, a habilidade ( ê éfe zero nove ême ah um dois). Como esse tema foi recordado no capítulo anterior (sobre as relações métricas em um triângulo retângulo), espera-se que esse assunto seja retomado sem dificuldades. Aproveite o momento para verificar se ainda há dúvidas e intervenha quando necessário.
Explore o fato de que os triângulos semelhantes apresentados têm seus lados aumentados (ou diminuídos) proporcionalmente, pois as medidas dos ângulos internos não se alteram, ressaltando que a razão entre a medida do cateto oposto a um dos ângulos internos agudos e a medida da hipotenusa é constante e que esse valor corresponde ao seno do ângulo de medida α.
Acompanhe um exemplo.
No triângulo MNP, vamos calcular o seno do ângulo interno
P, que mede 25 graus.
seno de 25 graus ≃ 0,42
Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Construa um triângulo retângulo com um dos ângulos internos medindo 30 graus. Com uma régua, determine as medidas aproximadas, em milímetro, do cateto oposto ao ângulo de 30 graus e da hipotenusa.
a) Qual é a razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo de 30 graus e a medida da hipotenusa dêsse triângulo?
b) Indique o valor do seno de 30 graus.
2 Construa um triângulo á bê cê, retângulo em
ângulo Bem que
medida do ângulo C= 40 graus e á cê = 10 centímetros. Com uma régua obtenha, em milímetro, a medida aproximada do cateto
AB.
Qual é o valor, aproximado com uma casa decimal, do seno de 40 graus?
3 O valor do seno de um ângulo varia de acordo com as medidas dos lados do triângulo ou de acordo com a medida do ângulo?
Cosseno e tangente de um ângulo agudo
Considere novamente os triângulos retângulos ó á bê, ó cê dê e ó é éfe.
Como já observamos, esses triângulos são semelhantes.
De modo análogo ao que fizemos para a razão seno, dessa semelhança, obtemos:
=
Fração; numerador medida do cateto adjacente à alfa, denominador medida da hipotenusaChamamos essa razão constante de cosseno do ângulo α e a indicamos por cos α.
Cosseno de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é a razão entre a medida do cateto adjacente a esse ângulo e a medida da hipotenusa.
Para qualquer um desses triângulos:
Respostas e comentários
1. a) 0,5
1. b) 0,5
2. 0,6
3. Varia de acordo com a medida do ângulo.
Exercícios propostos
Na resolução do exercício 1, a seguinte construção pode ser feita.
a) Após a construção da figura, o valor da razão solicitada pode ser calculado.
AB sobre AC é igual a 28 sobre 56, igual a 0,5.
b) Considerando que o seno de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é a razão entre a medida do cateto oposto a esse ângulo e a medida da hipotenusa, concluímos que seno de 30 graus = 0,5.
No exercício 2, lembre aos estudantes que as medidas encontradas devem ser indicadas na figura construída, como no triângulo a seguir.
Pela figura, temos:
Assim, seno de 40 graus ≃ 0,6.
Como variação dêsse problema, proponha aos estudantes que construam outras figuras mantendo os ângulos do triângulo e alterando as medidas de seus lados, por exemplo, á cê = 8 centímetros. dêsse modo, os estudantes poderão constatar que as razões não variam.
Para a resolução do exercício 3, espera-se que os estudantes percebam que o valor do seno de um ângulo varia de acordo com a medida do ângulo. Como na variação proposta para o exercício anterior, a razão seno mantém-se constante quando as medidas dos lados dos triângulos variam e as medidas dos ângulos se mantêm as mesmas.
Da mesma semelhança, também obtemos:
Chamamos essa razão constante de tangente do ângulo α e a indicamos por tg α.
Tangente de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é a razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente a esse ângulo.
Considerando qualquer dos triângulos da figura anterior, obtemos:
Acompanhe alguns exemplos.
a) No triângulo érre ésse tê, vamos calcular o cosseno do ângulo interno
R, que mede 42 graus.
cosseno de 42 graus =
medida do cateto adjacente ao ângulo R sobre medida da hipotenusa.cosseno de 42 graus ≃ 0,74
b) Vamos calcular a tangente do ângulo interno
Bdo triângulo á bê cê.
Inicialmente, aplicamos o teorema de Pitágoras para calcular a medida do segmento á cê :
(AC ) elevado a 2 + (BC ) elevado a 2 = (AB ) elevado a 2
(AC ) elevado a 2 + (BC ) elevado a 2 = (AB ) elevado a 2
(AC ) elevado a 2 +
abre parênteses, raiz quadrada de 45, fecha parênteses, elevado ao quadrado.= 9 elevado a 2
(AC ) elevado a 2 + 45 = 81
(AC ) elevado a 2 = 36
AC = 6
Portanto:
tangente do ângulo B é igual à duas vezes raiz quadrada de 5 sobre 5.Observações
▶ O seno e o cosseno de um ângulo agudo de um triângulo retângulo são números reais positivos menores que 1.
▶ A tangente de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é um número real positivo.
▶ Outras razões trigonométricas serão estudadas no Ensino Médio.
Respostas e comentários
Cosseno e tangente de um ângulo agudo
Ressalte que, nos casos das razões trigonométricas cosseno e tangente de um ângulo interno agudo em um triângulo retângulo, também há um valor constante para cada uma dessas razões, em um mesmo ângulo.
Reproduza na lousa as figuras dos exemplos apresentados. No exemplo a, peça aos estudantes que obtenham o seno, o cosseno e a tangente dos dois ângulos internos agudos do triângulo. Para isso, eles devem mobilizar conhecimentos construídos anteriormente.
Para determinar a medida do terceiro ângulo interno, os estudantes devem considerar que os ângulos internos agudos de um triângulo retângulo são ângulos complementares ou, ainda, que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo (qualquer) é 180 graus. dêsse modo, obterão a medida 48 graus.
Em seguida, devem aplicar o teorema de Pitágoras para determinar a medida ST do outro cateto (≃ 3,4 centímetros) e, assim, obter:
seno de 42 graus ≃
3,4 sobre 5,1≃ 0,67
cosseno de 42 graus =
3,8 sobre 5,1≃ 0,75
tangente de 42 graus ≃
3,4 sobre 3,8≃ 0,89
seno de 48 graus =
3,8 sobre 5,1≃ 0,75
cosseno de 48 graus ≃
3 vírgula 4 sobre 5 vírgula1≃ 0,67
tangente de 48 graus ≃
3,8 sobre 3,4≃ 1,12
Diante dos cálculos, aproveite para comentar com os estudantes alguns resultados que podem ser observados ou verificados:
• o seno de um ângulo é igual ao cosseno de seu ângulo complementar, e o cosseno de um ângulo é igual ao seno de seu ângulo complementar;
• os valores da tangente para ângulos complementares são números inversos.
Ressalte que os resultados observados nesse exemplo são válidos para quaisquer pares de ângulos complementares, mas essa conclusão geral deve ser demonstrada.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
4 Construa um triângulo retângulo com um dos ângulos internos medindo 45 graus. Com uma régua, determine as medidas aproximadas, em centímetro, dos catetos e da hipotenusa.
a) Qual é o valor aproximado da razão entre a medida do cateto adjacente ao ângulo de 45 grause a medida da hipotenusa dêsse triângulo?
b) Qual é o valor aproximado de cosseno de 45 graus?
c) Qual é o valor da razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo de 45 graus e a medida do cateto adjacente ao ângulo de 45 graus?
d) Qual é o valor de tangente de 45 graus?
5
Considere o triângulo retângulo a seguir e, usando uma calculadora, obtenha, com aproximação de duas casas decimais:
a) medida de
segmento AB;
b) cosseno de
ângulo B;
c) tangente de
ângulo B;
d) cosseno de
ângulo A;
e) tangente de
ângulo A.
6 Um brinquedo tem uma rampa medindo 64 centímetros de comprimento, por meio da qual se desloca um carrinho. A parte mais alta da rampa está a 12 centímetros da horizontal que passa pela parte mais baixa.
a) Faça uma figura representando essa situação.
b) Calcule o seno do ângulo que a rampa fórma com a horizontal.
7 Considere um papel retangular de medidas 15,6 centímetros de comprimento por 7,2 centímetros de largura. Traça-se uma das diagonais dêsse retângulo. Qual é a tangente do ângulo que a diagonal fórma com o lado maior do papel? E a tangente do ângulo que a diagonal fórma com o lado menor?
8 Justifique a afirmação: “O seno e o cosseno de um ângulo agudo são números reais positivos menores que 1”.
9 No triângulo retângulo MQR, determine:
a) as medidas aproximadas dos lados (use uma régua);
b) as medidas dos ângulos agudos (use um transferidor);
c) seno de
ângulo M;
d) cosseno de
ângulo M;
e) tangente de
ângulo M.
10 Desenhe um triângulo retângulo ABC de modo que
medida do ângulo B= 36 graus. Determine, com duas casas decimais, o valor aproximado de cada razão.
a) seno de
ângulo Bb) cosseno de
ângulo Bc) tangente de
ângulo B11 A tampa retangular de uma caixa de madeira mede 32 centímetros de comprimento por 24 centímetros de largura. Entre dois cantos diagonalmente opostos da tampa, prende-se um fio esticado. Qual é o cosseno do ângulo
Aque o fio fórma com o lado maior da tampa?
12 Considerando o triângulo MNP, determine, com duas casas decimais, o que se pede a seguir.
a) seno de
ângulo M
b) cosseno de
ângulo N
c) tangente de
ângulo M
d) cosseno de
ângulo M
e) tangente de
ângulo N
f ) seno de
ângulo N
13 (Etec- São Paulo) O acesso a um edifício é feito por uma escada de dois degraus, sendo que cada um mede 16 centímetros de altura. Para atender a portadores de necessidades especiais, foi construída uma rampa.
Respeitando a legislação em vigor, a rampa deve formar, com o solo, um ângulo de 6 graus, conforme mostrado na figura.
Dados:
• seno de 6 graus = 0,10
• cosseno de 6 graus = 0,99
A medida c do comprimento da rampa é, em metro, igual a:
a) 1,8.
b) 2,0.
c) 2,4.
d) 2,9.
e) 3,2.
Respostas e comentários
4. Construção de figura.
4. a) 0,7
4. b) 0,7
4. c) 1
4. d) 1
5. a) 8,5
5. b) 0,88
5. c) 0,53
5. d) 0,47
5. e) 1,88
6. a) Construção de figura.
6. b) Aproximadamente 0,19.
7. Aproximadamente 0,46; aproximadamente 2,17.
8. São positivos porque representam razões entre medidas e são menores que 1 porque todo cateto é menor que a hipotenusa.
9. a) MQ ≃ 1,75 centímetros, MR ≃ 3,54 centímetros e QR ≃ 3,07 centímetros.
9. b)
medida do ângulo M é igual a 60 graus medida do ângulo R é igual a 30 graus.
9. c) Aproximadamente 0,87.
9. d) Aproximadamente 0,49.
9. e) Aproximadamente 1,75.
10. a) 0,59
10. b) 0,81
10. c) 0,73
11. cosseno de
ângulo A= 0,8
12. a) 0,83
12. b) 0,83
12. c) 1,50
12. d) 0,55
12. e) 0,67
12. f) 0,55
13. Alternativa ê.
Exercícios propostos
Este bloco de exercícios explora as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente e suas aplicações. Nesses tipos de exercício, é muito importante verificar os elementos envolvidos para, então, decidir que razão trigonométrica usar.
As resoluções dos exercícios 5 a 7 e dos exercícios 9 a 13 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.
No exercício 4, os estudantes podem construir um triângulo retângulo como o seguinte.
Medindo os lados do triângulo com uma régua, obtemos: A bê = 5,7 centímetros; á cê = bê cê = 4 centímetros. Verifique se eles percebem que, nesse caso, o triângulo retângulo é isósceles.
Há infinitas possibilidades de construção de um triângulo retângulo que tenha um ângulo de 45 graus. Porém é essencial que os estudantes façam os cálculos solicitados e, depois, comparem com os de alguns colegas para observarem que, qualquer que seja o triângulo retângulo em que um dos ângulos internos meça 45 graus, a resposta de cada item é sempre a mesma.
Esse exercício pode ser ampliado solicitando aos estudantes que determinem o valor aproximado da razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo de 45 graus e a medida da hipotenusa e, em seguida, o valor aproximado de seno de 45 graus.
a)
[a] Proporção. BC sobre AB é igual a 4 sobre 5,7, aproximadamente 0,7.b)
[b] Relação fundamental. cos 45 graus é igual a BC sobre AB, igual a 4 sobre 5,7, aproximadamente 0,7.c)
[c] Proporção. AC sobre BC é igual a 4 sobre 4, igual a 1.d)
[d] Relação fundamental. tangente de 45 graus é igual a AC sobre BC é igual a 4 sobre 4, igual a 1.No exercício 8, peça aos estudantes que justifiquem a afirmação oralmente. Como o seno de um ângulo é dado pela razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo e a medida da hipotenusa, e o cosseno de um ângulo é dado pela razão entre a medida do cateto adjacente ao ângulo e a medida da hipotenusa, espera-se que eles concluam que: como seno e cosseno são razões entre duas medidas de comprimento de segmentos de reta, que são necessariamente positivas, as razões serão positivas também; e, como em qualquer triângulo retângulo a medida da hipotenusa é maior que a medida de qualquer um dos catetos, essas razões serão necessariamente menores que 1.
14
Reúna-se com três colegas e façam o que se pede.
a) Cada um constrói um triângulo á bê cê, retângulo em a, e passa ao colega, que medirá os seus lados e ângulos.
b) Com base nas medidas obtidas no item a, calculem o valor de cada uma das expressões:
• seno de
ângulo B‒ cosseno de
ângulo C
• seno de
ângulo C‒ cosseno de
ângulo B
• tangente de
ângulo B· tangente de
ângulo C
•
A fração seno do ângulo B sobre cosseno do ângulo B fim da fração, menos tangente do ângulo B.
•
seno do ângulo C sobre cosseno do ângulo C fim da fração, menos tangente do ângulo C
c) Analisem os valores obtidos em cada expressão do item b e respondam às questões:
• O que ocorre com o seno de um ângulo e com o cosseno do seu complementar?
• O que ocorre com as tangentes de um ângulo e de seu complementar?
• O que ocorre com a razão entre o seno e o cosseno de um ângulo agudo e com a tangente dêsse ângulo?
15
Hora de criar – Troque com um colega um problema, criado individualmente por vocês, sobre seno, cosseno ou tangente. O problema pode se referir à necessidade de obter a medida de certa altura ou profundidade cuja situação seja representada por um triângulo retângulo. Forneça dados tais como a medida do ângulo sob o qual a altura/profundidade seja vista, e/ou a medida do afastamento (cateto) e/ou a medida da hipotenusa do triângulo. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.
2. Quadro de razões trigonométricas
As razões trigonométricas são aplicadas na resolução de uma grande variedade de problemas. Para facilitar, reproduzimos mais adiante um quadro dos valores aproximados do seno, do cosseno e da tangente dos ângulos de 1 grau a 89 graus.
Atribui-se ao astrônomo grego Hiparco de Niceia ( 180 a 125 antes de Cristo) o estabelecimento das bases da Trigonometria, e deve-se a ele a construção dos primeiros quadros de razões trigonométricas.
Mais tarde, Cláudio Ptolomeu ( 85 a 165 Depois de Cristo), astrônomo, matemático e geógrafo grego, ampliou o trabalho de Hiparco com sua obra Sintaxe matemática, na qual apresenta um trabalho sobre Trigonometria.
Os árabes traduziram os treze livros que compunham a obra de Ptolomeu e a intitularam Almagesto, que em árabe significa “o maior”.
Atualmente, muitas calculadoras fornecem os valores das razões trigonométricas.
Acompanhe como calculamos o seno, o cosseno e a tangente do ângulo de 45 graus usando uma calculadora científica como a da fotografia a seguir:
• seno de 45 graus:
• cosseno de 45 graus:
• tangente de 45 graus:
Muitas calculadoras científicas são importadas. Nelas, a tecla
representa o seno, a tecla
representa o cosseno, e a tecla
, a tangente.
Respostas e comentários
14. Respostas pessoais.
14. b) 0
14. b) 0
14. b) 1
14. b) 0
14. b) 0
14. c) Têm o mesmo valor.
14. c) Têm valores inversos.
14. c) Têm o mesmo valor.
15. Resposta pessoal.
Exercícios propostos
O exercício 14 é uma proposta a ser realizada em grupo e contribui para que os estudantes descubram algumas relações importantes das razões trigonométricas:
• o seno de um ângulo agudo e o cosseno do seu complementar são iguais;
• a tangente de um ângulo agudo e a tangente do seu complementar são números inversos;
• a razão entre o seno e o cosseno de um ângulo agudo é igual à tangente dêsse ângulo.
Essas relações podem ser verificadas para qualquer um dos triângulos retângulos construídos, quaisquer que sejam as medidas dos lados desses triângulos. Assim, é possível concluir que elas são válidas para todos triângulos retângulos.
2. Quadro de razões trigonométricas
Aproveite a introdução ao estudo do quadro de razões trigonométricas para trabalhar o desenvolvimento da competência geral 1, mostrando aos estudantes a importância dos conhecimentos historicamente construídos para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas práticos. Comente com eles que conceitos de Trigonometria são aplicados na construção civil, nas telecomunicações, na Astronomia, na Medicina e até na Música. É importante destacar também que conhecimentos como esses são desenvolvidos ao longo do tempo, com a contribuição de estudiosos de diferentes lugares e épocas.
Ângulo |
Seno |
Cosseno |
Tangente |
---|---|---|---|
1° |
0,0175 |
0,9998 |
0,0175 |
2° |
0,0349 |
0,9994 |
0,0349 |
3° |
0,0523 |
0,9986 |
0,0524 |
4° |
0,0698 |
0,9976 |
0,0699 |
5° |
0,0872 |
0,9962 |
0,0875 |
6° |
0,1045 |
0,9945 |
0,1051 |
7° |
0,1219 |
0,9925 |
0,1228 |
8° |
0,1392 |
0,9903 |
0,1405 |
9° |
0,1564 |
0,9877 |
0,1584 |
10° |
0,1736 |
0,9848 |
0,1763 |
11° |
0,1908 |
0,9816 |
0,1944 |
12° |
0,2079 |
0,9781 |
0,2126 |
13° |
0,2250 |
0,9744 |
0,2309 |
14° |
0,2419 |
0,9703 |
0,2493 |
15° |
0,2588 |
0,9659 |
0,2679 |
16° |
0,2756 |
0,9613 |
0,2867 |
17° |
0,2924 |
0,9563 |
0,3057 |
18° |
0,3090 |
0,9511 |
0,3249 |
19° |
0,3256 |
0,9455 |
0,3443 |
20° |
0,3420 |
0,9397 |
0,3640 |
21° |
0,3584 |
0,9336 |
0,3839 |
22° |
0,3746 |
0,9272 |
0,4040 |
23° |
0,3907 |
0,9205 |
0,4245 |
24° |
0,4067 |
0,9135 |
0,4452 |
25° |
0,4226 |
0,9063 |
0,4663 |
26° |
0,4384 |
0,8988 |
0,4877 |
27° |
0,4540 |
0,8910 |
0,5095 |
28° |
0,4695 |
0,8829 |
0,5317 |
29° |
0,4848 |
0,8746 |
0,5543 |
30° |
0,5000 |
0,8660 |
0,5774 |
31° |
0,5150 |
0,8572 |
0,6009 |
32° |
0,5299 |
0,8480 |
0,6249 |
33° |
0,5446 |
0,8387 |
0,6494 |
34° |
0,5592 |
0,8290 |
0,6745 |
35° |
0,5736 |
0,8192 |
0,7002 |
36° |
0,5878 |
0,8090 |
0,7265 |
37° |
0,6018 |
0,7986 |
0,7536 |
38° |
0,6157 |
0,7880 |
0,7813 |
39° |
0,6293 |
0,7771 |
0,8098 |
40° |
0,6428 |
0,7660 |
0,8391 |
41° |
0,6561 |
0,7547 |
0,8693 |
42° |
0,6691 |
0,7431 |
0,9004 |
43° |
0,6820 |
0,7314 |
0,9325 |
44° |
0,6947 |
0,7193 |
0,9657 |
45° |
0,7071 |
0,7071 |
1,0000 |
46° |
0,7193 |
0,6947 |
1,0355 |
47° |
0,7314 |
0,6820 |
1,0724 |
48° |
0,7431 |
0,6691 |
1,1106 |
49° |
0,7547 |
0,6561 |
1,1504 |
50° |
0,7660 |
0,6428 |
1,1918 |
51° |
0,7771 |
0,6293 |
1,2349 |
52° |
0,7880 |
0,6157 |
1,2799 |
53° |
0,7986 |
0,6018 |
1,3270 |
54° |
0,8090 |
0,5878 |
1,3764 |
55° |
0,8192 |
0,5736 |
1,4281 |
56° |
0,8290 |
0,5592 |
1,4826 |
57° |
0,8387 |
0,5446 |
1,5399 |
58° |
0,8480 |
0,5299 |
1,6003 |
59° |
0,8572 |
0,5150 |
1,6643 |
60° |
0,8660 |
0,5000 |
1,7321 |
61° |
0,8746 |
0,4848 |
1,8040 |
62° |
0,8829 |
0,4695 |
1,8807 |
63° |
0,8910 |
0,4540 |
1,9626 |
64° |
0,8988 |
0,4384 |
2,0503 |
65° |
0,9063 |
0,4226 |
2,1445 |
66° |
0,9135 |
0,4067 |
2,2460 |
67° |
0,9205 |
0,3907 |
2,3559 |
68° |
0,9272 |
0,3746 |
2,4751 |
69° |
0,9336 |
0,3584 |
2,6051 |
70° |
0,9397 |
0,3420 |
2,7475 |
71° |
0,9455 |
0,3256 |
2,9042 |
72° |
0,9511 |
0,3090 |
3,0777 |
73° |
0,9563 |
0,2924 |
3,2709 |
74° |
0,9613 |
0,2756 |
3,4874 |
75° |
0,9659 |
0,2588 |
3,7321 |
76° |
0,9703 |
0,2419 |
4,0108 |
77° |
0,9744 |
0,2250 |
4,3315 |
78° |
0,9781 |
0,2079 |
4,7046 |
79° |
0,9816 |
0,1908 |
5,1446 |
80° |
0,9848 |
0,1736 |
5,6713 |
81° |
0,9877 |
0,1564 |
6,3138 |
82° |
0,9903 |
0,1392 |
7,1154 |
83° |
0,9925 |
0,1219 |
8,1443 |
84° |
0,9945 |
0,1045 |
9,5144 |
85° |
0,9962 |
0,0872 |
11,4301 |
86° |
0,9976 |
0,0698 |
14,3007 |
87° |
0,9986 |
0,0523 |
19,0811 |
88° |
0,9994 |
0,0349 |
28,6363 |
89° |
0,9998 |
0,0175 |
57,2900 |
Respostas e comentários
Quadro de razões trigonométricas
Com o auxílio de uma calculadora científica, disponível em muitos tipos de celular, peça aos estudantes que verifiquem alguns dos valores dados no quadro de razões trigonométricas. Além disso, é interessante que eles utilizem os dados do quadro para verificar as seguintes afirmações:
• seno e cosseno de ângulos complementares têm valores iguais;
seno de 17 graus = 0,2924 = cosseno de 73 graus (17 graus + 73 graus = 90 graus)
seno de 70 graus = 0,9397 = cosseno de 20 graus (70 graus + 20 graus = 90 graus)
• a tangente de um ângulo agudo e a tangente do seu complementar são números inversos;
tangente de 83 graus = 8,1443
tangente de 7 graus
é igual a 1 sobre 8,1443, que é aproximadamente igual a 0,1228(83 graus + 7 graus = 90 graus)
• a razão entre o seno e o cosseno de um ângulo agudo é igual à tangente dêsse ângulo.
seno de 83 graus = 0,9925
cosseno de 83 graus = 0,1219
Relação fundamental. Seno de 83 graus sobre cosseno de 83 graus é igual a 0,9925 sobre 0,1219, que é aproximadamente igual a 8,1, que é aproximadamente igual à tangente de 83 graus.
tangente de 83 graus
Observe alguns exemplos de utilização do quadro de razões trigonométricas. É importante lembrar que os valores dêsse quadro são aproximações para as razões trigonométricas.
a) Vamos procurar no quadro o seno de 35 graus e a tangente de 35 graus.
Ângulo |
Seno |
Cosseno |
Tangente |
---|---|---|---|
34° |
0,5592 |
0,8290 |
0,6745 |
35° |
0,5736 |
0,8192 |
0,7002 |
36° |
0,5878 |
0,8090 |
0,7265 |
Na coluna ângulo, procuramos 35 graus.
Na coluna seno e na linha 35 graus, encontramos 0,5736 e, na coluna tangente e na linha 35 graus, encontramos 0,7002.
Portanto, seno de 35 graus = 0,5736 e tangente de 35 graus = 0,7002.
b) Vamos procurar no quadro a medida do ângulo que tem cosseno 0,4695.
Ângulo |
Seno |
Cosseno |
Tangente |
---|---|---|---|
61° |
0,8746 |
0,4848 |
1,8040 |
62° |
0,8829 |
0,4695 |
1,8807 |
63° |
0,8910 |
0,4540 |
1,9626 |
Na coluna cosseno, procuramos o número 0,4695.
Na coluna ângulo e na linha cujo cosseno é igual a 0,4695, encontramos 62 graus.
Portanto, cosseno de 62 graus = 0,4695.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
16 Consulte o quadro de razões trigonométricas para encontrar o valor indicado em cada item.
a) seno de 54 graus
b) cosseno de 36 graus
c) tangente de 12 graus
d) seno de 56 graus
e) cosseno de 75 graus
f) tangente de 89 graus
17 Em cada item, determine x utilizando o quadro de razões trigonométricas.
a) seno de x = 0,4695
b) cosseno de x = 0,7771
c) tangente de x = 0,2867
d) seno de x = 0,9135
e) cosseno de x = 0,1908
f ) tangente de x = 9,5144
Pense mais um pouco reticências
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
1 Consultando o quadro de razões trigonométricas e sem usar transferidor, determine em cada caso a medida aproximada do ângulo
A.
a)
b)
c)
2 Determine, consultando o quadro de razões trigonométricas e sem usar transferidor, as medidas aproximadas, em grau, dos ângulos
ABC, BMCe
BCM.
Respostas e comentários
16. a) 0,8090
16. b) 0,8090
16. c) 0,2126
16. d) 0,8290
16. e) 0,2588
16. f) 57,2900
17. a) 28 graus
17. b) 39 graus
17. c) 16 graus
17. d) 66 graus
17. e) 79 graus
17. f) 84 graus
Pense mais um pouco reticências:
1. a) 40 graus
1. b) 53 graus
1. c) 62 graus
2.
medida do ângulo ABC aproximadamente40 graus;
medida do ângulo BMC aproximadamente
121 graus;
medida do ângulo BCM aproximadamente
19 graus
Exercícios propostos
As resoluções dos exercícios 16 e 17 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.
Pense mais um pouco reticências
Segue uma possível resolução para a atividade 1.
a) Como são conhecidas as medidas do cateto adjacente ao ângulo
Ae da hipotenusa, podemos usar a razão trigonométrica cosseno. cosseno de
de ângulo A, igual a 5 sobre 6,5, aproximadamente 0,77.De acordo com o quadro de razões trigonométricas da página 204, a medida do ângulo
Aé 40 graus (note que cosseno de 39 graus ≃ 0,78).
b) Agora são conhecidas as medidas dos catetos, por isso usaremos a razão trigonométrica tangente.
tg
do ângulo A igual à 16 terços sobre 4, igual a 16 terços vezes 1 quarto, igual a 4 terços igual a 1,333333 reticênciasreticências ≃ 1,33
De acordo com o quadro de razões trigonométricas, a medida do ângulo
Aé 53 graus.
c) Nesse caso, temos as medidas do cateto oposto ao ângulo
Ae da hipotenusa; então, vamos usar a razão trigonométrica seno.
Relação fundamental. Seno de A é igual a 3,8 sobre 4,3, aproximadamente igual a 0,88De acordo com o quadro de razões trigonométricas, a medida do ângulo