CAPÍTULO 9 Razões trigonométricas nos triângulos retângulos

Fotografia. Vista do alto de teleférico entre montanhas com vegetação em um ambiente enevoado. Na parte inferior, destaque com outra fotografia, com vista do alto para uma cabine vermelha e em segundo plano, uma estrada de terra em formato sinuoso com vegetação cobrindo o resto do terreno.
O maior teleférico de montanhas altas do mundo fica na montanha Tianmen, localizada no Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, na China. (Fotografia de 2018.)

Observe, leia e responda no caderno.

a) Na região em que você mora, há algum teleférico? Mesmo que não haja, você conhece algum teleférico brasileiro? Sabe qual é a inclinação de seus cabos?

b) E você conhece algum parque com tirolesa? Pesquise essa prática esportiva originária da região do Tirol, na Áustria. Escolha uma tirolesa que achar mais interessante e informe qual é a inclinação dessa tirolesa.

c) Observe escadas fixas (na sua escola ou residência). Os degraus têm altura de mesma medida e piso de mesma medida? A inclinação deve ser igual em todos os degraus?

Durante os 30 minutos do passeio, os passageiros dentro das cabines suspensas percorrem 7 quilômetros entre nuvens e paredões das montanhas e se elevam, com inclinações que medem até 37graus, à altitude que mede .1279 métros.

Nesse percurso, é possível observar a chamada Estrada do Céu (Tongtian Highway) serpenteando a montanha com seus 11 quilômetros e 99 curvas.

Respostas e comentários

a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

c) Resposta pessoal.

Capítulo 9 – Razões trigonométricas nos triângulos retângulos

Os objetivos deste capítulo e suas justificativas, as indicações das habilidades e competências específicas de Matemática (Bê êne cê cê), além de outras informações, estão no início deste Manual, nas orientações específicas.

Neste capítulo, ampliamos o estudo do triângulo retângulo apresentando as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente de ângulos agudos, que serão a base para o estudo de Trigonometria a ser desenvolvido no Ensino Médio. Usamos como suporte a semelhança de triângulos e o teorema de Pitágoras, já abordados em capítulos anteriores deste livro. Como o trabalho é desenvolvido considerando triângulos retângulos, as razões estudadas são determinadas apenas para ângulos agudos.

O capítulo trata ainda da análise de gráficos com distorções, que induzem a conclusões equivocadas.

Ao trabalhar a abertura do capítulo, proponha aos estudantes que pesquisem o uso de teleféricos no Brasil, como o famoso bondinho do Pão de Açúcar. Questione-os sobre a função de teleféricos e tirolesas. Comente com eles que muitos países, como a Colômbia, a Bolívia, o ­México e a China, utilizam teleféricos no sistema de transporte coletivo e que eles são uma das soluções para os problemas de mobilidade das grandes cidades. Já as tirolesas têm sido utilizadas em países como a China e a Índia há mais de dois mil anos, como meio de transporte de pessoas e de carga em regiões montanhosas e, também, para atravessar rios.

Se julgar conveniente, comente com os estudantes que a ­medida do ângulo de inclinação dos cabos de aço de um teleférico (o bondinho do Pão de Açúcar) será calculada no desenvolvimento do capítulo.

1. Primeiras razões trigonométricas

   A figura a seguir mostra o esquema de uma represa. A ponte, representada pelo segmento 

AB

, pode ser medida com uma trena de maneira que

medida do segmento AB

= 164 métros.

Ícone de Atividade oral.

Observando o esquema indicado na figura, como poderíamos determinar a medida BC na realidade? E a medida á cê ?

Ilustração. Vista superior de um lago com formato ovalado, com grama e arbustos em volta. Do lado esquerdo, não é possível visualizar a margem, estando para fora do enquadramento; há uma ponte de madeira, indicada por AB, medindo 164 metros. Há um triângulo ABC indicado, sendo que C é um ponto da margem direita, formando em A, um ângulo de medida 75 graus e em B, um ângulo reto.

   Já o ângulo

BAC

pode ser medido diretamente usando um teodolito (instrumento de precisão usado para medir ângulos horizontais e verticais):

medida do ângulo BAC

= 75graus.

Existem, contudo, muitas situações em que não é possível medir diretamente um ângulo ou a distância entre dois pontos. Um exemplo é a medida da distância entre os pontos a (localizado em um extremo da ponte) e C (localizado na margem oposta da represa) da figura anterior.

Procurando resolver problemas dessa natureza, os matemáticos estabeleceram impor­tantes relações entre as medidas dos ângulos e as medidas dos lados de um triângulo. A área da Matemática que estuda essas relações é chamada de Trigonometria.

A palavra trigonometria, de origem grega, significa “medida de triângulos”. Embora não tenhamos informações precisas sobre a origem dos estudos trigonométricos, há registros de sua aplicação por babilônios e antigos egípcios, especialmente na Agrimensura e na Astronomia.

Sabe-se que a Trigonometria era usada, por exemplo, para determinar medidas de distâncias que não podiam ser realizadas com instrumentos, como aquelas entre os planetas. Para tais cálculos, eram aplicadas relações entre as medidas dos lados e as medidas dos ângulos de um triângulo.

Neste capítulo, estudaremos as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo.

Respostas e comentários

Uma resposta possível é determinar a medida BC por meio de um segmento congruente “em solo” (aplicando uma mesma translação aos pontos B e C); assim, com instrumentos de medida como trena, pode-se obter a medida BC. Após obter tal medida, determina‑se a de á cê por meio do teorema de Pitágoras, pois AC2 = 1642 + BC2.

1. Primeiras razões trigonométricas

Habilidade da Bê êne cê cê: ­ê éfe zero nove ême ah um dois.

Uma maneira de explorar o tema, antes de apresentar o texto introdutório desta página, é pedir aos estudantes que pesquisem a origem e o significado da palavra trigonometria e que relatem oralmente as informações que mais chamaram sua atenção. Isso enriquecerá o trabalho com o texto apresentado neste tópico.

No desenvolvimento deste capítulo, a aplicação do conceito de semelhança de triângulos está implícita na obtenção das razões trigonométricas que serão estudadas; por isso, é importante que os estudantes tenham domínio sobre a habilidade (ê éfe zero nove ême ah um dois), sendo capazes de reconhecer os critérios de semelhança de triângulos.

Seno de um ângulo agudo

Considere a figura a seguir.

Ilustração. Triângulo OEF com ângulo alfa em O e ângulo reto em E. Dentro do triângulo estão dois segmentos perpendiculares à OE: AB e CD.

Os triângulos retângulos ó á bê, ó cê dê e ó é éfe são semelhantes pelo caso ângulo ângulo, pois têm em comum o ângulo de medida α (também chamado de ângulo α) e um ângulo reto.

Como os triângulos ó á bê e ó cê dê são semelhantes e os lados correspondentes são proporcionais, podemos escrever:

Proporção. Fração; numerador OA, denominador OC. É igual à: Fração; numerador OB, denominador OD. É igual à: Fração; numerador AB, denominador CD. Destaque para proporção entre a segunda e a terceira razões indicadas.

Os triângulos ó á bê e ó é éfe são semelhantes; portanto, as medidas dos lados correspondentes são proporcionais:

Proporção. Fração; numerador OA, denominador OE. É igual à: Fração; numerador OB, denominador OF. É igual à: Fração; numerador AB, denominador EF. Destaque para proporção entre a segunda e a terceira razões indicadas.

   Observe as duas proporções que foram destacadas:

Proporção. Fração; numerador OB, denominador OD. É igual à: Fração; numerador AB, denominador CD.

e

Proporção. Fração; numerador OB, denominador OF. É igual à: Fração; numerador AB, denominador EF.

Da propriedade fundamental das proporções, podemos escrever:

Proporção. Fração; numerador CD, denominador OD. É igual à: Fração; numerador AB, denominador OB. Proporção. Fração; numerador EF, denominador OF. É igual à: Fração; numerador AB, denominador OB.

e

Proporção. Fração; numerador EF, denominador OF. É igual à: Fração; numerador AB, denominador OB.

Assim, obtemos:

Proporção. Fração; numerador AB, denominador OB. É igual à: Fração; numerador CD, denominador OD. É igual à: Fração; numerador EF, denominador OF.

=

Fração; numerador medida do cateto oposto à alfa, denominador medida da hipotenusa

Há infinitos outros triângulos retângulos que têm como ângulo interno o ângulo α e que, por isso, também são semelhantes aos triângulos ó á bê, ó cê dê e ó é éfe.

Para todos esses triângulos retângulos, a razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo α e a medida da hipotenusa, em uma mesma unidade, é constante. Chamamos essa razão constante de seno do ângulo α e a indicamos por sen α.

Seno de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é a razão entre a medida do cateto oposto a esse ângulo e a medida da hipotenusa.

Considerando qualquer um desses triângulos:

Relação fundamental. Seno de alfa é igual à medida do cateto oposto a alfa sobre a medida da hipotenusa.
Respostas e comentários

Seno de um ângulo agudo

Peça aos estudantes que descrevam as condições necessárias para dois triângulos serem semelhantes e que expliquem os casos de semelhança de triângulos estudados anteriormente, desenvolvendo, assim, a habi­lidade (ê éfe zero nove ême ah um dois). Como esse tema foi recordado no capítulo anterior (sobre as relações métricas em um triângulo retângulo), espera-se que esse assunto seja retomado sem dificuldades. Aproveite o momento para verificar se ainda há dúvidas e intervenha quando necessário.

Explore o fato de que os triângulos semelhantes apresentados têm seus lados aumentados (ou diminuídos) proporcionalmente, pois as medidas dos ângulos internos não se alteram, ressaltando que a razão entre a medida do cateto oposto a um dos ângulos internos agudos e a medida da hipotenusa é constante e que esse valor corresponde ao seno do ângulo de medida α.

Acompanhe um exemplo.

   No triângulo MNP, vamos calcular o seno do ângulo interno

P

, que mede 25graus.

Ilustração. Triângulo MNP com ângulo P medindo 25 graus, e ângulo N reto. Medidas dos lados: MP: 7,1 centímetros e MN: 3 centímetros.
Seno de 25 graus é igual à medida do cateto oposto ao ângulo P sobre a medida da hipotenusa.
seno de 25 graus é igual a 3 sobre 7,1.

seno de 25graus 0,42

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Construa um triângulo retângulo com um dos ângulos internos medindo 30graus. Com uma régua, determine as medidas aproximadas, em milímetro, do cateto oposto ao ângulo de 30graus e da hipotenusa.

a) Qual é a razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo de 30graus e a medida da hipotenusa dêsse triângulo?

b) Indique o valor do seno de 30graus.

2 Construa um triângulo á bê cê, retângulo em

ângulo B

em que

medida do ângulo C

= 40graus e á cê = 10 centímetros. Com uma régua obtenha, em milímetro, a medida aproximada do cateto

AB

.

Qual é o valor, aproximado com uma casa decimal, do seno de 40graus?

3 O valor do seno de um ângulo varia de acordo com as medidas dos lados do triângulo ou de acordo com a medida do ângulo?

Cosseno e tangente de um ângulo agudo

Considere novamente os triângulos retângulos ó á bê, ó cê dê e ó é éfe.

Ilustração. Triângulo OEF com ângulo alfa em O e ângulo reto em E. Dentro do triângulo estão dois segmentos perpendiculares à OE: AB e CD.

Como já observamos, esses triângulos são semelhantes.

De modo análogo ao que fizemos para a razão seno, dessa semelhança, obtemos:

Proporção. Fração; numerador OA, denominador OB. É igual à: Fração; numerador OC, denominador OD. É igual à: Fração; numerador OE, denominador OF

=

Fração; numerador medida do cateto adjacente à alfa, denominador medida da hipotenusa

Chamamos essa razão constante de cosseno do ângulo α e a indicamos por cos α.

Cosseno de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é a razão entre a medida do cateto adjacente a esse ângulo e a medida da hipotenusa.

Para qualquer um desses triângulos:

Relação fundamental. Cosseno de alfa é igual à medida do cateto adjacente a alfa sobre a medida da hipotenusa.
Respostas e comentários

1. a) 0,5

1. b) 0,5

2. 0,6

3. Varia de acordo com a medida do ângulo.

Exercícios propostos

Na resolução do exercício 1, a seguinte construção pode ser feita.

Ilustração. Triângulo ABC com ângulo reto em A e ângulo medindo 30 graus em C. Medidas dos lados: BC: 56 milímetros e AB: 28 milímetros.

a) Após a construção da figura, o valor da razão solicitada pode ser calculado.

 

AB sobre AC é igual a 28 sobre 56, igual a 0,5.

b) Considerando que o seno de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é a razão entre a ­medida do cateto oposto a esse ângulo e a medida da hipotenusa, concluímos que seno de 30graus = 0,5.

No exercício 2, lembre aos estudantes que as medidas encontradas devem ser indicadas na figura construída, como no triângulo a ­seguir.

Ilustração. Triângulo ABC com ângulo reto em B, ângulo medindo 40 graus em C. Medidas dos lados: AB: 64 milímetros e AC: 100 centímetros igual a 100 milímetros.

Pela figura, temos:

AB sobre BC é igual a 64 sobre 100, igual a 0,64.

Assim, seno de 40graus 0,6.

Como variação dêsse problema, proponha aos estudantes que construam outras figuras mantendo os ângulos do triângulo e alterando as medidas de seus lados, por exemplo, á cê = 8 centímetros. dêsse modo, os estudantes poderão constatar que as razões não variam.

Para a resolução do exercício 3, espera-se que os estudantes percebam que o valor do seno de um ângulo varia de acordo com a ­medida do ângulo. Como na variação proposta para o exercício anterior, a razão seno mantém-se constante quando as medidas dos lados dos triângulos variam e as medidas dos ângulos se mantêm as mesmas.

Da mesma semelhança, também obtemos:

Proporção. Fração; numerador AB, denominador OA. É igual à: Fração; numerador CD, denominador OC. É igual à: Fração; numerador EF, denominador OE. É igual à: Fração; numerador medida do cateto oposto à alfa, denominador medida do cateto adjacente à alfa.

Chamamos essa razão constante de tangente do ângulo α e a indicamos por tg α.

Tangente de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é a razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente a esse ângulo.

Considerando qualquer dos triângulos da figura anterior, obtemos:

Relação fundamental. Tangente de alfa é igual à medida do cateto oposto a alfa sobre a medida do cateto adjacente a alfa.

Acompanhe alguns exemplos.

a) No triângulo érre ésse tê, vamos calcular o cosseno do ângulo interno

R

, que mede 42graus.

Ilustração. Triângulo RST, com ângulo reto em S e ângulo medindo 42 graus em R. Medidas dos lados: RS, 3 vírgula 8 centímetros; RT, 5 vírgula 1 centímetros.

cosseno de42graus=

medida do cateto adjacente ao ângulo R sobre medida da hipotenusa.
cosseno de 42 graus é igual a 3,8 sobre 5,1.

cosseno de 42graus 0,74

b) Vamos calcular a tangente do ângulo interno

B

do triângulo á bê cê.

Ilustração. Triângulo ABC, com ângulo reto em C. Medidas dos lados: BC: raiz quadrada de 45. Medida AB: 9.

Inicialmente, aplicamos o teorema de Pitágoras para calcular a medida do segmento á cê :

(AC )elevado a 2 + (BC )elevado a 2 = (AB )elevado a 2

(AC )elevado a 2 + (BC )elevado a 2 = (AB )elevado a 2

(AC )elevado a 2 +

abre parênteses, raiz quadrada de 45, fecha parênteses, elevado ao quadrado.

= 9elevado a 2

(AC )elevado a 2 + 45 = 81

(AC )elevado a 2 = 36

AC = 6

tangente de B é igual à medida do cateto oposto ao ângulo B sobre a medida do cateto adjacente ao ângulo B.

            

tangente do ângulo B é igual a 6 sobre raiz quadrada de 45, que é igual a 6 raiz quadrada de 45, sobre 45, que é igual à fração de numerador 6 vezes 3 raiz quadrada de 5 e denominador 45, igual à fração de numerador 2 raiz quadrada de 5, e denominador 5.

Portanto:

tangente do ângulo B é igual à duas vezes raiz quadrada de 5 sobre 5.

Observações

O seno e o cosseno de um ângulo agudo de um triângulo retângulo são números reais positivos menores que 1.

A tangente de um ângulo agudo de um triângulo retângulo é um número real positivo.

Outras razões trigonométricas serão estudadas no Ensino Médio.

Respostas e comentários

Cosseno e tangente de um ângulo agudo

Ressalte que, nos casos das razões trigonométricas cosseno e tangente de um ângulo interno agudo em um triângulo retângulo, também há um valor constante para cada uma dessas razões, em um mesmo ângulo.

Reproduza na lousa as figuras dos exemplos apresentados. No exemplo a, peça aos estudantes que obtenham o seno, o cosseno e a tangente dos dois ângulos internos agudos do triângulo. Para isso, eles devem mobilizar conhecimentos construídos anteriormente.

Para determinar a medida do terceiro ângulo interno, os estudantes devem considerar que os ângulos internos agudos de um triângulo retângulo são ângulos complementares ou, ainda, que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo (qualquer) é 180graus. dêsse modo, obterão a medida 48graus.

Em seguida, devem aplicar o teorema de Pitágoras para determinar a medida ST do outro cateto ( 3,4 centímetros) e, assim, obter:

seno de 42graus

3,4 sobre 5,1

0,67

cosseno de 42graus =

3,8 sobre 5,1

0,75

tangente de 42graus

3,4 sobre 3,8

0,89

seno de 48graus =

3,8 sobre 5,1

0,75

cosseno de 48graus

3 vírgula 4 sobre 5 vírgula1

0,67

tangente de 48graus

3,8 sobre 3,4

1,12

Diante dos cálculos, aproveite para comentar com os estudantes alguns resultados que podem ser observados ou verificados:

o seno de um ângulo é igual ao cosseno de seu ângulo complementar, e o cosseno de um ângulo é igual ao seno de seu ângulo complementar;

os valores da tangente para ângulos complementares são números inversos.

Ressalte que os resultados observados nesse exemplo são válidos para quaisquer pares de ângulos complementares, mas essa conclusão geral deve ser demonstrada.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

4 Construa um triângulo retângulo com um dos ângulos internos medindo 45graus. Com uma régua, determine as medidas aproximadas, em centímetro, dos catetos e da hipotenusa.

a) Qual é o valor aproximado da razão entre a medida do cateto adjacente ao ângulo de 45grause a medida da hipotenusa dêsse ­triângulo?

b) Qual é o valor aproximado de cosseno de 45graus?

c) Qual é o valor da razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo de 45graus e a medida do cateto adjacente ao ângulo de 45graus?

d) Qual é o valor de tangente de 45graus?

5

Ícone de Atividade com calculadora.

Considere o triângulo retângulo a seguir e, usando uma calculadora, obtenha, com aproximação de duas casas decimais:

Ilustração. Triângulo ABC. Em C, Ângulo de 90 graus. Medidas dos lados: AC: 4; BC: 7,5.

a) medida de

segmento AB

;

b) cosseno de

ângulo B

;

c) tangente de

ângulo B

;

d) cosseno de

ângulo A

;

e) tangente de

ângulo A

.

6 Um brinquedo tem uma rampa medindo 64 centímetros de comprimento, por meio da qual se desloca um carrinho. A parte mais alta da rampa está a 12 centímetros da horizontal que passa pela parte mais baixa.

a) Faça uma figura representando essa si­tuação.

b) Calcule o seno do ângulo que a rampa fórma com a horizontal.

7 Considere um papel retangular de medidas 15,6 centímetros de comprimento por 7,2 centímetros de largura. Traça-se uma das diagonais dêsse retângulo. Qual é a tangente do ângulo que a diagonal fórma com o lado maior do papel? E a tangente do ângulo que a diagonal fórma com o lado menor?

8 Justifique a afirmação: “O seno e o cosseno de um ângulo agudo são números reais positivos menores que 1”.

9 No triângulo retângulo MQR, determine:

Ilustração. Triângulo MQR, com ângulo reto em Q.

a) as medidas aproximadas dos lados (use uma régua);

b) as medidas dos ângulos agudos (use um transferidor);

c) seno de

ângulo M

;

d) cosseno de

ângulo M

;

e) tangente de

ângulo M

.

10 Desenhe um triângulo retân­gu­lo ABC de modo que

medida do ângulo B

= 36graus. Determine, com duas casas decimais, o valor aproxi­mado de cada razão.

a) seno de

ângulo B

b) cosseno de

ângulo B

c) tangente de

ângulo B

11 A tampa retangular de uma caixa de madeira mede 32 centímetros de comprimento por 24 centímetros de largura. Entre dois cantos diagonalmente opostos da tampa, prende-se um fio esticado. Qual é o cosseno do ângulo

A

que o fio fórma com o lado maior da tampa?

12 Considerando o triângulo MNP, determine, com duas casas decimais, o que se pede a seguir.

Ilustração. Triângulo MNP, com ângulo reto em P. As medidas dos lados são: MN: raiz quadrada de 13; MP: 2; NP: 3.

a) seno de

ângulo M

b) cosseno de

ângulo N

c) tangente de

ângulo M

d) cosseno de

ângulo M

e) tangente de

ângulo N

f ) seno de

ângulo N

13 (Etec-São Paulo) O acesso a um edifício é feito por uma escada de dois degraus, sendo que cada um mede 16 centímetros de altura. Para atender a portadores de necessidades especiais, foi construída uma rampa.

Respeitando a legislação em vigor, a rampa deve formar, com o solo, um ângulo de 6graus, conforme mostrado na figura.

Dados:

seno de 6graus = 0,10

cosseno de 6graus = 0,99

Ilustração. Esquema com a vista lateral de dois degraus. Segmento que representa a rampa construída, da quina do degrau superior até a altura do chão no térreo, com medida C e forma ângulo medindo 6 graus com o chão.

A medida c do comprimento da rampa é, em metro, igual a:

a) 1,8.

b) 2,0.

c) 2,4.

d) 2,9.

e) 3,2.

Respostas e comentários

4. Construção de figura.

4. a) 0,7

4. b) 0,7

4. c) 1

4. d) 1

5. a) 8,5

5. b) 0,88

5. c) 0,53

5. d) 0,47

5. e) 1,88

6. a) Construção de figura.

6. b) Aproximadamente 0,19.

7. Aproximadamente 0,46; aproximadamente 2,17.

8. São positivos porque representam razões entre medidas e são menores que 1 porque todo cateto é menor que a hipotenusa.

9. a) MQ 1,75 centímetros, MR 3,54 centímetros e QR 3,07 centímetros.

9. b)

medida do ângulo M é igual a 60 graus medida do ângulo R é igual a 30 graus

.

9. c) Aproximadamente 0,87.

9. d) Aproximadamente 0,49.

9. e) Aproximadamente 1,75.

10. a) 0,59

10. b) 0,81

10. c) 0,73

11. cosseno de

ângulo A

= 0,8

12. a) 0,83

12. b) 0,83

12. c) 1,50

12. d) 0,55

12. e) 0,67

12. f) 0,55

13. Alternativa ê.

Exercícios propostos

Este bloco de exercícios explora as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente e suas aplicações. Nesses tipos de exercício, é muito importante verificar os elementos envolvidos para, então, decidir que razão trigonométrica usar.

As resoluções dos exercícios 5 a 7 e dos exercícios 9 a 13 estão no início deste ­Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.

No exercício 4, os estudantes podem construir um triângulo retângulo como o seguinte.

Ilustração. Triângulo ABC com ângulo reto em C, e ângulos A e B medindo 45 graus.

Medindo os lados do triângulo com uma régua, obtemos: A bê = 5,7 centímetros; á cê  = bê cê = 4 centímetros. Verifique se eles percebem que, nesse caso, o triângulo retângulo é isósceles.

Há infinitas possibilidades de construção de um triângulo retân­gulo que tenha um ângulo de 45graus. Porém é essencial que os estudantes façam os cálculos solici­tados e, depois, comparem com os de alguns colegas para observarem que, qualquer que seja o triângulo retângulo em que um dos ângulos internos meça 45graus, a resposta de cada item é sempre a mesma.

Esse exercício pode ser ampliado solicitando aos estudantes que deter­minem o valor aproximado da razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo de 45graus e a ­medida da hipotenusa e, em seguida, o valor aproximado de seno de 45graus.

a)

[a] Proporção. BC sobre AB é igual a 4 sobre 5,7, aproximadamente 0,7.

b)

[b] Relação fundamental. cos 45 graus é igual a BC sobre AB, igual a 4 sobre 5,7, aproximadamente 0,7.

c)

[c] Proporção. AC sobre BC é igual a 4 sobre 4, igual a 1.

d)

[d] Relação fundamental. tangente de 45 graus é igual a AC sobre BC é igual a 4 sobre 4, igual a 1.

No exercício 8, peça aos estudantes que justifiquem a afirmação oralmente. Como o seno de um ângulo é dado pela razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo e a medida da hipotenusa, e o cosseno de um ângulo é dado pela razão entre a medida do cateto adjacente ao ângulo e a medida da hipotenusa, espera-se que eles concluam que: como seno e cosseno são razões entre duas medidas de comprimento de segmentos de reta, que são necessariamente positivas, as razões serão positivas também; e, como em qualquer triângulo retângulo a medida da hipotenusa é maior que a medida de qualquer um dos catetos, essas razões serão necessariamente menores que 1.

14

Ícone de Atividade em dupla.

Reúna-se com três colegas e façam o que se pede.

a) Cada um constrói um triângulo á bê cê, retângulo em a, e passa ao colega, que medirá os seus lados e ângulos.

b) Com base nas medidas obtidas no item a, calculem o valor de cada uma das expressões:

seno de

ângulo B

cosseno de

ângulo C

seno de

ângulo C

cosseno de

ângulo B

tangente de

ângulo B

· tangente de

ângulo C

A fração seno do ângulo B sobre cosseno do ângulo B fim da fração, menos tangente do ângulo B.

seno do ângulo C sobre cosseno do ângulo C fim da fração, menos tangente do ângulo C

c) Analisem os valores obtidos em cada expressão do item b e respondam às questões:

O que ocorre com o seno de um ângulo e com o cosseno do seu complementar?

O que ocorre com as tangentes de um ângulo e de seu complementar?

O que ocorre com a razão entre o seno e o cosseno de um ângulo agudo e com a tangente dêsse ângulo?

15

Ícone de Atividade em dupla.

Hora de criar – Troque com um colega um problema, criado individualmente por vocês, sobre seno, cosseno ou tangente. O problema pode se referir à necessidade de obter a medida de certa altura ou profundidade cuja situação seja representada por um triângulo retângulo. Forneça dados tais como a medida do ângulo sob o qual a altura/profundidade seja vista, e/ou a medida do afastamento (cateto) e/ou a medida da hipotenusa do triângulo. Depois de cada um resolver o problema elaborado pelo outro, destroquem para corrigi-los.

2. Quadro de razões trigonométricas

As razões trigonométricas são aplicadas na resolução de uma grande variedade de problemas. Para facilitar, reproduzimos mais adiante um quadro dos valores aproximados do seno, do cosseno e da tangente dos ângulos de 1grau a 89graus.

Atribui-se ao astrônomo grego Hiparco de Niceia (180 a 125 antes de Cristo) o estabelecimento das bases da Trigonometria, e deve-se a ele a construção dos primeiros quadros de razões trigonométricas.

Mais tarde, Cláudio Ptolomeu (85 a 165 Depois de Cristo), astrônomo, matemático e geógrafo grego, ampliou o trabalho de Hiparco com sua obra Sintaxe matemática, na qual apresenta um trabalho sobre ­Trigonometria.

Os árabes traduziram os treze livros que compunham a obra de Ptolomeu e a intitularam ­Almagesto, que em árabe significa “o maior”.

Atualmente, muitas calculadoras fornecem os valores das razões trigonométricas.

Acompanhe como calculamos o seno, o cosseno e a tangente do ângulo de 45graus usando uma calculadora científica como a da fotografia a seguir:

seno de 45graus:

Ilustração. Sequência de teclas de calculadora, indicando como encontrar o seno de 45 graus: sin, 4, 5, igual. Aparece no visor: 0.707106781.

cosseno de 45graus:

Sequência de teclas de calculadora, indicando como encontrar o cosseno de 45 graus: cos, 4, 5, igual. Aparece no visor: 0.707106781.

tangente de 45graus:

Ilustração. Sequência de teclas de calculadora, indicando como encontrar a tangente de 45 graus: tan, 4, 5, igual. Aparece no visor: 1.

Fotografia. Calculadora científica, retangular de cor clara com visor na parte superior, teclas de funções abaixo e na parte inferior, teclado numérico. No visor da calculadora, o número: 0.707106781
Muitas calculadoras científicas são importadas. Nelas, a tecla

Muitas calculadoras científicas são importadas. Nelas, a tecla

Ilustração. Tecla da calculadora: sin.

representa o seno, a tecla

Ilustração. Tecla da calculadora: cos.

representa o cosseno, e a tecla

Ilustração. Tecla da calculadora: tan.

, a tangente.

Ilustração. Homem branco de cabelo ruivo e camisa vermelha fala: Em outras calculadoras, a sequência de teclas a serem pressionadas pode ser diferente.
Respostas e comentários

14. Respostas pessoais.

14. b) 0

14. b) 0

14. b) 1

14. b) 0

14. b) 0

14. c) Têm o mesmo valor.

14. c) Têm valores inversos.

14. c) Têm o mesmo valor.

15. Resposta pessoal.

Exercícios propostos

O exercício 14 é uma proposta a ser realizada em grupo e contribui para que os estudantes descubram algumas relações importantes das razões trigonométricas:

o seno de um ângulo agudo e o cosseno do seu complementar são iguais;

a tangente de um ângulo agudo e a tangente do seu complementar são números inversos;

a razão entre o seno e o cosseno de um ângulo agudo é igual à tangente dêsse ângulo.

Essas relações podem ser verificadas para qualquer um dos triângulos retângulos construídos, quaisquer que sejam as medidas dos lados desses triângulos. Assim, é possível concluir que elas são válidas para todos triângulos retângulos.

2. Quadro de razões trigonométricas

Aproveite a introdução ao estudo do quadro de razões trigonométricas para trabalhar o desenvolvimento da competência geral 1, mostrando aos estudantes a importância dos conhecimentos historicamente construídos para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas práticos. Comente com eles que conceitos de Trigonometria são aplicados na construção civil, nas telecomunicações, na Astronomia, na Medicina e até na Música. É importante destacar também que conhecimentos como esses são desenvolvidos ao longo do tempo, com a contribuição de estudiosos de diferentes lugares e épocas.

QUADRO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS

Ângulo

Seno

Cosseno

Tangente

0,0175

0,9998

0,0175

0,0349

0,9994

0,0349

0,0523

0,9986

0,0524

0,0698

0,9976

0,0699

0,0872

0,9962

0,0875

0,1045

0,9945

0,1051

0,1219

0,9925

0,1228

0,1392

0,9903

0,1405

0,1564

0,9877

0,1584

10°

0,1736

0,9848

0,1763

11°

0,1908

0,9816

0,1944

12°

0,2079

0,9781

0,2126

13°

0,2250

0,9744

0,2309

14°

0,2419

0,9703

0,2493

15°

0,2588

0,9659

0,2679

16°

0,2756

0,9613

0,2867

17°

0,2924

0,9563

0,3057

18°

0,3090

0,9511

0,3249

19°

0,3256

0,9455

0,3443

20°

0,3420

0,9397

0,3640

21°

0,3584

0,9336

0,3839

22°

0,3746

0,9272

0,4040

23°

0,3907

0,9205

0,4245

24°

0,4067

0,9135

0,4452

25°

0,4226

0,9063

0,4663

26°

0,4384

0,8988

0,4877

27°

0,4540

0,8910

0,5095

28°

0,4695

0,8829

0,5317

29°

0,4848

0,8746

0,5543

30°

0,5000

0,8660

0,5774

31°

0,5150

0,8572

0,6009

32°

0,5299

0,8480

0,6249

33°

0,5446

0,8387

0,6494

34°

0,5592

0,8290

0,6745

35°

0,5736

0,8192

0,7002

36°

0,5878

0,8090

0,7265

37°

0,6018

0,7986

0,7536

38°

0,6157

0,7880

0,7813

39°

0,6293

0,7771

0,8098

40°

0,6428

0,7660

0,8391

41°

0,6561

0,7547

0,8693

42°

0,6691

0,7431

0,9004

43°

0,6820

0,7314

0,9325

44°

0,6947

0,7193

0,9657

45°

0,7071

0,7071

1,0000

46°

0,7193

0,6947

1,0355

47°

0,7314

0,6820

1,0724

48°

0,7431

0,6691

1,1106

49°

0,7547

0,6561

1,1504

50°

0,7660

0,6428

1,1918

51°

0,7771

0,6293

1,2349

52°

0,7880

0,6157

1,2799

53°

0,7986

0,6018

1,3270

54°

0,8090

0,5878

1,3764

55°

0,8192

0,5736

1,4281

56°

0,8290

0,5592

1,4826

57°

0,8387

0,5446

1,5399

58°

0,8480

0,5299

1,6003

59°

0,8572

0,5150

1,6643

60°

0,8660

0,5000

1,7321

61°

0,8746

0,4848

1,8040

62°

0,8829

0,4695

1,8807

63°

0,8910

0,4540

1,9626

64°

0,8988

0,4384

2,0503

65°

0,9063

0,4226

2,1445

66°

0,9135

0,4067

2,2460

67°

0,9205

0,3907

2,3559

68°

0,9272

0,3746

2,4751

69°

0,9336

0,3584

2,6051

70°

0,9397

0,3420

2,7475

71°

0,9455

0,3256

2,9042

72°

0,9511

0,3090

3,0777

73°

0,9563

0,2924

3,2709

74°

0,9613

0,2756

3,4874

75°

0,9659

0,2588

3,7321

76°

0,9703

0,2419

4,0108

77°

0,9744

0,2250

4,3315

78°

0,9781

0,2079

4,7046

79°

0,9816

0,1908

5,1446

80°

0,9848

0,1736

5,6713

81°

0,9877

0,1564

6,3138

82°

0,9903

0,1392

7,1154

83°

0,9925

0,1219

8,1443

84°

0,9945

0,1045

9,5144

85°

0,9962

0,0872

11,4301

86°

0,9976

0,0698

14,3007

87°

0,9986

0,0523

19,0811

88°

0,9994

0,0349

28,6363

89°

0,9998

0,0175

57,2900

Respostas e comentários

Quadro de razões trigonométricas

Com o auxílio de uma calculadora científica, disponível em muitos tipos de celular, peça aos estudantes que verifiquem alguns dos valores dados no quadro de razões trigonométricas. Além disso, é interessante que eles utilizem os dados do quadro para verificar as seguintes afirmações:

seno e cosseno de ângulos complementares têm valores iguais;

seno de 17graus = 0,2924 = cosseno de 73graus (17graus + 73graus = 90graus)

seno de 70graus = 0,9397 = cosseno de 20graus (70graus + 20graus = 90graus)

a tangente de um ângulo agudo e a tangente do seu complementar são números inversos;

tangente de 83graus = 8,1443

tangente de 7graus

é igual a 1 sobre 8,1443, que é aproximadamente igual a 0,1228

(83graus + 7graus = 90graus)

a razão entre o seno e o cosseno de um ângulo agudo é igual à tangente dêsse ângulo.

seno de 83graus = 0,9925

cosseno de 83graus = 0,1219

   

Relação fundamental. Seno de 83 graus sobre cosseno de 83 graus é igual a 0,9925 sobre 0,1219, que é aproximadamente igual a 8,1, que é aproximadamente igual à tangente de 83 graus.

tangente de 83graus

Observe alguns exemplos de utilização do quadro de razões trigonométricas. É importante lembrar que os valores dêsse quadro são aproximações para as razões trigonométricas.

a) Vamos procurar no quadro o seno de 35graus e a tangente de 35graus.

Ângulo

Seno

Cosseno

Tangente

34°

0,5592

0,8290

0,6745

35°

0,5736

0,8192

0,7002

36°

0,5878

0,8090

0,7265

Na coluna ângulo, procuramos 35graus.

Na coluna seno e na linha 35graus, encontramos 0,5736 e, na coluna tangente e na linha 35graus, encontramos 0,7002.

Portanto, seno de 35graus = 0,5736 e tangente de 35graus = 0,7002.

b) Vamos procurar no quadro a medida do ângulo que tem cosseno 0,4695.

Ângulo

Seno

Cosseno

Tangente

61°

0,8746

0,4848

1,8040

62°

0,8829

0,4695

1,8807

63°

0,8910

0,4540

1,9626

Na coluna cosseno, procuramos o número 0,4695.

 Na coluna ângulo e na linha cujo cosseno é igual a 0,4695, encontramos 62graus.

Portanto, cosseno de 62graus = 0,4695.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

16 Consulte o quadro de razões trigonométricas para encontrar o valor indicado em cada item.

a) seno de 54graus

b) cosseno de 36graus

c) tangente de 12graus

d) seno de 56graus

e) cosseno de 75graus

f) tangente de 89graus

17 Em cada item, determine x utilizando o quadro de razões trigonométricas.

a) seno de x = 0,4695

b) cosseno de x = 0,7771

c) tangente de x = 0,2867

d) seno de x = 0,9135

e) cosseno de x = 0,1908

f ) tangente de x = 9,5144

Pense mais um poucoreticências

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Consultando o quadro de razões trigonométricas e sem usar transferidor, determine em cada caso a medida aproximada do ângulo

A

.

a)

Ilustração. Triângulo ABC. Em B, ângulo reto. Medidas dos lados: AC: 6,5 centímetros; AB: 5 centímetros.

b)

Ilustração. Triângulo ABC, com ângulo reto em B. Medidas dos lados: AB: 4 centímetros; BC: 16 terços centímetros.

c)

Ilustração. Triângulo ABC. Em C, ângulo reto. Medidas dos lados: AB: 4,3 centímetros; BC: 3,8 centímetros.

2 Determine, consultando o quadro de razões trigonométricas e sem usar transferidor, as medidas aproximadas, em grau, dos ângulos

ABC, BMC

e

BCM

.

Ilustração. Malha quadriculada com 5 linhas e 6 colunas, com ponto C no canto superior direito, B no canto inferior esquerdo e A no inferior direito. Entre B e A, ponto médio M. Indicados em verde os segmentos que formam o triângulo ABC e o segmento CM.
Respostas e comentários

16. a) 0,8090

16. b) 0,8090

16. c) 0,2126

16. d) 0,8290

16. e) 0,2588

16. f) 57,2900

17. a) 28graus

17. b) 39graus

17. c) 16graus

17. d) 66graus

17. e) 79graus

17. f) 84graus

Pense mais um poucoreticências:

1. a) 40graus

1. b) 53graus

1. c) 62graus

2.

medida do ângulo ABC aproximadamente

40graus;

    

medida do ângulo BMC aproximadamente

121graus;

medida do ângulo BCM aproximadamente

19graus

Exercícios propostos

As resoluções dos exercícios 16 e 17 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.

Pense mais um poucoreticências

Segue uma possível resolução para a atividade 1.

a) Como são conhecidas as medidas do cateto adjacente ao ângulo

A

e da hipotenusa, podemos usar a razão trigonométrica cosseno. cosseno de

de ângulo A, igual a 5 sobre 6,5, aproximadamente 0,77.

De acordo com o quadro de razões trigonométricas da página 204, a medida do ângulo

A

é 40graus (note que cosseno de 39graus 0,78).

b) Agora são conhecidas as medidas dos catetos, por isso usaremos a razão trigonométrica tangente.

tg

do ângulo A igual à 16 terços sobre 4, igual a 16 terços vezes 1 quarto, igual a
4 terços igual a 1,333333 reticências

reticências 1,33

De acordo com o quadro de razões trigonométricas, a medida do ângulo

A

é 53graus.

c) Nesse caso, temos as medidas do cateto oposto ao ângulo

A

e da hipotenusa; então, vamos usar a razão trigonométrica ­seno.

Relação fundamental. Seno de A é igual a 3,8 sobre 4,3, aproximadamente igual a 0,88

De acordo com o quadro de razões trigonométricas, a medida do ângulo

ângulo A

é 62graus.

Para a resolução da atividade 2, tomando como unidade de medida o comprimento do lado de cada quadradinho do quadriculado, vamos construir a seguinte figura.

Ilustração. Triângulo ABC, com base AB. O ponto M é o médio do lado AB. Indicado segmento de C até o ponto M. Indicados ângulos x em B, reto em A e z em BCM, ângulo beta em CMA e y em CMB. As medidas dos segmentos: AM igual a 3; AB igual a 6; AC igual a 5.

Fazendo medida do(

ângulo ABC

)= x, medida do(

ângulo BMC

) = y e medida do(

ângulo BCM

) = z, temos:

tangente de

xis igual a 5 sobre 6, aproximadamente igual a 0,83

Logo, x 40graus.

Para encontrar o valor de y, devemos obter o valor de β, pois y + β =180graus.

tangente de

beta igual a 5 sobre 3, aproximadamente igual a 1,67.

Logo, β 59graus. Portanto: y = 180graus 59graus = 121graus

Assim, temos:

x + y + z = 180graus 40graus + 121graus + z = 180graus z = 19graus

PARA SABER MAIS

Ângulos da cidade maravilhosa

Na abertura do capítulo, pudemos observar o maior teleférico do mundo, que fica na montanha Tianmen, na China.

No Brasil, o trajeto do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, tem duas etapas. Na primeira etapa, da subida da praia Vermelha para o morro da Urca, a extensão do cabo mede 575 metros e eleva-se da altitude próxima de 0 até 220 metros. Com esses dados, podemos obter a medida aproximada α do ângulo que o cabo fórma com a horizontal. Observe o esquema.

lustração. Triângulo retângulo, com ângulo alfa entre um cateto e a hipotenusa. A medida do cateto oposto à alfa é 220 metros e a medida da hipotenusa é 575 metros.
Fotografia. Destaque do alto de bondinho do teleférico com ângulo alfa entre os cabos e a vista lateral do bondinho. Ao fundo, sol entre morros. Abaixo, cidade do Rio de Janeiro.
Bondinho do teleférico no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). (Fotografia de 2017.)

   Calculando o seno de α, obtemos:

Seno de alfa é igual a 220 sobre 575, é aproximadamente igual a 0,38.

Consultando o quadro de razões trigonométricas, encontramos α 22graus.

Agora é com você!

FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO

Na segunda etapa do trajeto, do morro da Urca ao morro Pão de Açúcar, com extensão que mede 750 métros, o bondinho eleva-se a uma altitude que mede 396 métros. Calcule a medida aproximada β do ângulo de inclinação do cabo do teleférico dessa etapa. Lembre-se de descontar a altitude do morro da Urca.

3. Resolução de problemas que envolvem triângulos retângulos

Observe algumas situações envolvendo triângulos retângulos em que podemos aplicar as razões trigonométricas estudadas.

Situação 1

Uma pessoa observa o ponto mais alto de uma árvore sob um ângulo de 20graus em relação à horizontal, conforme a situação representada na figura. Vamos calcular a medida da altura dessa árvore.

Ilustração. Pessoa observando uma árvore semelhante a um pinheiro. À direita está a árvore, com altura medindo x. À esquerda, pessoa em pé com altura de 1,80 metros até seus olhos. Estão traçados dois segmentos partindo dos olhos da pessoa: um até o topo da árvore, e outro até a base dela. O ângulo formado por esses segmentos é 20 graus, indicando que ela observa a árvore em um ângulo de 20 graus. A distância da pessoa até o pinheiro é 30 metros.

Do triângulo retângulo representado na figura, obtemos:

a medida do cateto adjacente ao ângulo de 20graus: 30 métros;

a medida do cateto oposto ao ângulo de 20graus: x.

Respostas e comentários

A medida do ângulo de inclinação do cabo do teleférico nessa etapa é aproximadamente 13°.

Para saber mais

Se os estudantes tiverem dificuldades na resolução da atividade do Agora é com você!, pode ser interessante mostrar a eles a construção da seguinte figura na lousa.

Ilustração. Na parte inferior, linha tracejada indicando nível do mar. Acima, um ponto Urca e, mais acima e à esquerda, o ponto Pão de Açúcar. Um ponto no nível do mar forma um triângulo retângulo com Urca e sua projeção na linha tracejada, destacando as medidas: ponto no nível do mar até Urca: 575; Urca até a projeção ortogonal: 220; ângulo de vértice no ponto não ortogonal da linha do mar: alpha igual a 22 graus. Urca e Pão de Açúcar também formam um triângulo retângulo, que é reto em um ponto que é projeção ortogonal de Pão de Açúcar na altura de Urca, destacando as medidas: Urca até Pão de Açúcar: 750; Pão de Açúcar até projeção ortogonal na altura de Urca: 176; Pão de Açúcar até o nível do mar: 396; ângulo de Urca é beta.

Do morro da Urca até o morro Pão de Açúcar, na segunda etapa do percurso, para o triângulo formado são dadas as medidas do cateto oposto a β e da hipotenusa. Assim, vamos usar a razão trigonométrica seno.

seno de

beta igual a 176 sobre 750, aproximadamente igual a 0,23

Logo, β 13graus.

3. Resolução de problemas que envolvem triângulos retângulos

Aqui são apresentadas algumas situações de aplicação das razões trigonométricas estudadas.

Solicite aos estudantes que leiam com atenção para identificar o que é dado e o que é pedido e assim determinar qual razão trigonométrica utilizar. Destaque que, em problemas como o descrito na situação 1, não se deve esquecer de adicionar a medida da altura dos olhos do observador em relação ao solo.

Como conhecemos a medida do cateto adjacente e queremos determinar a medida do cateto oposto ao ângulo de 20graus, vamos aplicar a razão trigonométrica definida por esses dois lados do triângulo, isto é, a tangente. Usando o valor aproximado com duas casas decimais, obtemos tangente de 20graus = 0,36.

Tangente de 20 graus é igual a x sobre 30
0,36 é igual a x sobre 30

x = 10,8

Para determinar a medida da altura da árvore, precisamos adicionar a altura dos olhos da pessoa que a observa, que é 1,80 métro: x + 1,80 = 10,8 + 1,80 = 12,60.

Portanto, a medida da altura dessa árvore é 12,60 métros.

Situação 2

Os bombeiros são chamados para tirar um gato de cima de uma árvore. Eles apoiam na árvore uma escada, formando com o chão um ângulo de 68graus, cuja base dista 1,4 métro do tronco. Qual é a medida do comprimento aproximado dessa escada?

Ilustração. À direita, árvore com um gato no topo. À esquerda, escada encostada na árvore com medida x. ângulo da escada com o solo: 68 graus. Distância da escada até a árvore: 1,40 metros.

Do triângulo retângulo da figura, obtemos:

a medida da distância da base da escada ao tronco (cateto adjacente ao ângulo de 68graus): 1,4 métro;

a medida do comprimento da escada (hipotenusa): x.

Como conhecemos a medida do cateto adjacente e queremos determinar a medida da hipotenusa, vamos aplicar a razão trigonométrica definida por esses dois lados do triângulo, isto é, o cosseno. Usando o valor aproximado com duas casas decimais, obtemos cos 68graus = 0,37.

Cosseno de 68 graus é igual 1,4 sobre x.
0,37 igual a 1,4 sobre x.
x igual a 1,4 sobre 0,37, aproximadamente igual a 3,8.

O comprimento da escada mede aproximadamente 3,8 metros.

 

Ícone de Atividade oral.

   Se uma escada fosse apoiada à distância de 1,4 métro de uma árvore e, assim, formasse um ângulo de 60graus com o solo, o comprimento dessa escada seria maior ou menor do que 3,8 métros?

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

18 Retome o esquema da represa (apresentado na página 198) e calcule a medida da distância aproximada do ponto A ao ponto C.

19 Usando valores das razões trigonomé­tricas com duas casas decimais, calcule o valor aproximado de x no triângulo retângulo á bê cê a seguir.

Ilustração. Triângulo ABC, com um ângulo de 90 graus em B. Em C, ângulo 35 graus. Medidas dos lados: AC: x; BC: 75 centímetros.
Respostas e comentários

Espera-se que os estudantes percebam que, em relação à situação 2, como a medida de 1,4 métro é mantida e 60graus < 68graus, o comprimento da escada (medida da hipotenusa na representação esquemática da situação) seria menor.

18. Aproximadamente 634 métros.

19. 91,46 centímetros

Exercícios propostos

Para auxiliar na resolução do exercício 18, a seguinte figura pode ser construída.

Ilustração. Triângulo ABC com ângulo reto em B e 75 graus em A. Medidas dos lados: AB: 164 metros e AC: x.

Como os dados envolvidos são as medidas do cateto adjacente ao ângulo de 75graus e da hipotenusa, vamos aplicar a razão trigonométrica cosseno.

cosseno de 75graus

é igual a 164 sobre x.

Então 0,2588 igual a 164 sobre x.

Então x igual a 164 sobre 0,2588, aproximadamente igual a 634.

Logo, a distância aproximada de A até C mede 634 métros.

Lembre os estudantes de consultar o quadro de razões trigonométricas para determinar o valor do cosseno de 75graus.

A seguir, apresentamos uma possível resolução para o exercício 19.

Como é dada a medida do cateto adjacente ao ângulo de 35graus e x representa a medida da hipotenusa, vamos aplicar a relação trigonométrica cosseno.

cosseno de 35graus

igual a 75 sobre x

então, 0,82 igual a 75 sobre x

0,82x = 75

então, x igual a 75 sobre 0,82, x aproximadamente igual a 91,46

Portanto, o valor aproximado de x é 91,46 centímetros.

20 Para determinar a medida aproximada da largura de um rio, André mediu com um teodolito o ângulo indicado na figura a seguir.

Ilustração. Rio largo com duas margens paralelas, André observa no teodolito para determinar sua largura, através de um triângulo ilustrado em preto. Na margem próxima, são dois os pontos de interesse: o ponto de medição de André, com ângulo 55 graus, e outro ponto a 20 metros. Na margem oposta, o terceiro ponto do triângulo é aquele que permite formar ângulo reto no ponto a 20 metros de André. Portanto, ficam indicadas as medidas dos catetos: 20 metros e l metros, e as medidas dos ângulos: reto no encontro dos catetos e 55 graus entre a hipotenusa e o cateto medindo 20 metros.

Qual é a medida aproximada, em metro, da largura do rio?

21 Para o losango a bê cê dê, determine:

a) a medida aproximada da diagonal maior;

b) a medida aproximada da diagonal menor;

c) a medida aproximada da área do losango.

Ilustração. Losango ABCD com as diagonais AC e BD indicadas. Cada lado mede 2,5 centímetro. No vértice B, o ângulo formado entre a diagonal e o lado mede 20 graus.

22 Considere o triângulo retângulo á bê cê e faça o que se pede.

Ilustração. Triângulo ABC com ângulo reto em C. Em A, ângulo medindo 35 graus. Medida de AB: 12,6 centímetros.

a) Qual é a medida do ângulo

B

?

b) Calcule a medida aproximada do ca­teto

segmento BC

c) Determine a medida aproximada da área dêsse triân­gulo.

23 Um observador vê o ponto mais alto de uma torre sob um ângulo de 28°, conforme a figura a seguir. Calcule a medida aproximada da altura dessa torre.

Ilustração. Vista lateral de uma pessoa de camiseta vermelha que observa uma torre de castelo, formada por blocos de pedra branca. À direita, a construção. À esquerda, homem em pé. A distância horizontal do homem até a torre mede 40 metros, enquanto a altura do homem é 1,60 metros. Traçados dois segmentos partindo do olho do observador, um até o topo da torre e um até a base dela. Esses segmentos formam um ângulo de 28 graus.

24 Observando a representação a seguir,  calcule quanto mede, aproximadamente, o trecho da avenida das Constelações entre a rua do Brilho e a rua das Estrelas.

Ilustração. Vista superior do triângulo formado por três ruas. Rua horizontal, no topo da imagem: Avenida das Constelações. Perpendicular a ela, rua vertical à esquerda: Rua das Estrelas, medindo 70 metros. Na diagonal, formando a hipotenusa, Rua do Brilho, que forma ângulo de medida 35 graus com a Avenida das Constelações.

25 Um gavião, a 700 métros de altura, avista uma presa no chão; faz uma descida de 17graus em relação à horizontal e consegue capturá-la. Quanto o gavião percorreu para capturar essa presa?

Ilustração. Vista lateral do ataque de um gavião. À direita, gavião na altura de 700 metros. Segmento de medida x até um ponto no solo à esquerda, formando ângulo de 17 graus. Reta tracejada horizontal na altura do gavião, paralela ao solo, formando ângulo de medida 17 graus com o segmento de medida x.

26

Ícone de Atividade em dupla.

Ícone de Atividade com calculadora.

Reúna-se com um colega e façam o que se pede.

a) Cada um escolhe cinco medidas de 1grau a 89grauspara que o outro calcule, usando o quadro de razões trigonométricas e uma calculadora, a soma dos quadrados do seno e do cosseno de cada uma das medidas escolhidas.

b) Arredondando os resultados obtidos no item anterior, qual é o valor do quadrado do seno de um ângulo mais o quadrado do cosseno do mesmo ângulo?

Respostas e comentários

20. 28,562 métros

21. a) 4,7 centímetros

21. b) 1,7 centímetro

21. c) 4 centímetros quadrados

22. a) 55graus

22. b) 7,2 centímetros

22. c) 37,1 centímetros quadrados

23. 22,9 métros

24. 100 métros

25. .2394 métros

26. a) Os valores devem ser próximos de 1.

26. b) 1

Exercícios propostos

As resoluções dos exercícios 20 a 22 e do exercício 24 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.

No exercício 23, verifique se os estudantes interpretam adequadamente a medida 1,60 métro da ilustração. Essa medida indica a distância dos olhos do obser­vador ao chão e, portanto, deve ser considerada para determinar a altura aproximada da torre. Veja uma possível ­resolução.

Ilustração. Triângulo provavelmente retângulo, com um ângulo de medida 28 graus. Medidas dos catetos: oposto: x; adjacente: 40.

Considerando as medidas do cateto oposto e do cateto adjacente ao ângulo de 28graus, vamos usar a razão trigonométrica tangente.

tangente de 28graus

igual a x sobre 40. Então
0,5317 é igual a x sobre 40. Então x é aproximadamente igual a 21,3

Fazemos, então:

21,3 + 1,6 = 22,9

Portanto, a medida da altura da torre será de aproximadamente 22,9 metros.

Para o exercício 25, apresentamos a seguinte resolução:

seno de 17graus

igual a 700 sobre x. Então 0,2924 é igual a 700 sobre x. Então 0,2924x é igual a 700. Então x é igual a 700 sobre 0,2924. Então x é aproximadamente igual a 2394
Então 0,2924 é igual a 700 sobre x. Então

0,2924x = 700

Então x é igual a 700 sobre 0,2924. Então x é aproximadamente igual a 2394

Logo, a medida da distância percorrida pelo gavião é aproximadamente .2394 métros.

O exercício 26 deve ser resolvido em grupo. A pesquisa proposta conduz os estudantes à descoberta da relação fundamental da ­Trigonometria:

sen2 α + cos2 α = 1

Essa atividade constitui uma primeira abordagem da relação fundamental da Trigonometria, que será estudada com mais detalhes no Ensino Médio.

Pense mais um poucoreticências

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Considerando que a figura á bê cê dê é é um pentágono regular e H é o ponto médio da diagonal

AC

calcule:

Ilustração. Pentágono ABCDE, indicado também segmento AC e um segmento perpendicular à ele, de B até AC no ponto H. Medida de AB: 10 centímetros.

a)

medida do ângulo ABC

e

medida do ângulo ABH

b) as medidas aproximadas de

segmento AH
segmento AC

e

de segmento AD

Ilustração. Jovem negro de cabelo curto castanho, camiseta amarela e calça, segura um caderno com o desenho de um pentágono.

2 No início do capítulo 8 aprendemos que o emblema da sociedade secreta formada pelos pitagóricos era um pentagrama.

a) No pentágono regular á bê cê dê é, podemos perceber que suas diagonais formam o pentagrama. Sendo A bê = 10 centímetros, calcule a razão

Fração. AC sobre AB.

.

Ilustração. Pentágono ABCDE. Dentro, uma estrela de 5 pontas formada pelos segmentos AC, CE, EB, BD e DA. Os pontos de encontro das diagonais são A linha, B linha, C linha, D linha e E linha.

b) Tendo por base o pentágono á bê cê dê é do item a, também podemos obter o pentagrama, se prolongarmos os seus lados.

Ilustração. Pentágono ABCDE. Dentro, uma estrela de 5 pontas formada pelos segmentos AC, CE, EB, BD e DA. Os pontos de encontro das diagonais são A linha, B linha, C linha, D linha e E linha. A partir do pentágono original, fazendo a continuação de cada lado, seus pontos de encontro F, G, H, I e J formam uma estrela de cinco pontas.

Considerando o pentagrama da figura 1, calcule:

AJ

JE

JE sobre AJ

c) Na figura 1, podemos traçar

segmento FG
segmento GH
segmento HI

,

segmento IJ

e

segmento JF

e obter um novo pentágono regular.

 Dessa maneira, calcule: JF, JH e

Fração. JH sobre JF.

.

d) Copie a figura 1 e siga estes passos:

trace o pentágono éfe gê agá í jota ;

prolongue os lados do pentágono éfe gê agá í jota para obter um pentagrama;

trace as diagonais do pentágono A’B ’C ’D ’E’ para obter um pentagrama.

e)

Ícone de Atividade em dupla.

Reúna-se com um colega e façam o que se pede. As razões

AC sobre AB. JE sobre AJ. JH sobre JF.

são iguais a um mesmo número irracional, conhecido como número de ouro, do qual vocês já obtiveram um valor aproximado. Pesquisem informações a respeito dêsse número e façam um resumo de sua pesquisa.

Respostas e comentários

Pense mais um poucoreticências:

1. a) 108graus; 54graus

1. b) 8,09 centímetros; 16,18 centímetros; 16,18 centímetros

2. a) 1,618

2. b) 16,18 centímetros; 26,18 centímetros; 1,618

2. c) 26,18 centímetros; 42,36 centímetros; 1,618

2. d) Construção de figuras.

2. e) Resposta pessoal.

Pense mais um poucoreticências

As resoluções das atividades 1 e 2 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.

Para a resolução do item d da atividade 2, proponha aos estudantes que tracem o pentágono éfe gê agá í jota, a partir do pentagrama do item b, e depois prolonguem os seus lados formando o pentagrama a seguir.

Ilustração. Pentágono ABCDE em laranja. Dentro, diagonais verdes formam uma estrela de cinco pontas. Ao redor do pentágono, prolongando cada um de seus lados, os pontos de encontro F, G, H, I e J formam uma estrela de cinco pontas, também em laranja. Unindo as pontas da estrela, se forma o pentágono FGHIJ em azul, e prolongando seus lados até os pontos de encontro, se forma mais uma estrela de cinco pontas.

Em seguida, eles devem traçar as dia­gonais do pentágono á linha bê linha cê linha dê linha é linha, formando outro pentagrama, como mostra a figura a seguir.

Ilustração. Pentágono ABCDE. Dentro, diagonais se encontram nos pontos A linha, B linha, C linha, D linha e E linha, formando uma estrela de cinco pontas. No pentágono A linha B linha C linha D linha E linha, traçando suas diagonais se forma mais uma estrela de cinco pontas.

PARA SABER MAIS

O teodolito

Instrumento de medição de ângulos, o teodolito é usado geralmente por agrimensores­glossário e construtores para calcular medidas de grandes distâncias ou de alturas inacessíveis. Para efetuar as medições com esse instrumento, o profissional utiliza-se do conceito de tangente de um ângulo agudo.

Fotografia. Destaque para um homem negro de capacete cinza e macacão laranja. Ele olha através de um teodolito, instrumento retangular sobre tripé. Ao fundo, construção e solo de terra.
Medição de ângulos feita com teodolito em uma obra, Fortaleza (Ceará). (Fotografia de 2013.)

Vamos aprender a construir um teodolito?

Construção de um teodolito “caseiro”

Material

papelão grosso (10 centímetros por 15 centímetros);

barbante (medindo cêrca de 20 centímetros);

um canudo de papel;

um peso (moeda ou argola de metal);

imagem (cópia xerográfica) de um transferidor de 180graus;

fita adesiva;

cola.

Como construir

Com a fita adesiva, prenda o canudo em uma das bordas de 15 centímetros do papelão.

Cole a imagem do transferidor logo abaixo do canudo.

Prenda o peso em uma das extremidades do barbante.

Com cuidado, faça um pequeno furo, transpassando o papelão bem no encontro da linha de fé do transferidor (linha 0grau/180graus) com a linha perpendicular que marca 90graus.

Passe por esse furo a outra extremidade do barbante, deixando o restante no mesmo lado em que está a imagem do transferidor e dê um nó bem firme.

Como fazer a medição

Agora, vamos experimentar o instrumento para cálculos de medida de grandes alturas. Para isso, necessitamos de uma trena (ou de uma fita métrica ou de um metro articulado).

Afaste-se de um poste de iluminação, meça sua distância (d) até ele e anote (corresponde ao cateto adjacente).

Olhe pelo orifício do canudo até enxergar o topo do poste (que corresponde ao cateto oposto).

Segure o barbante com o peso na posição em que ele parou.

Fotografia. Menina branca de cabelo claro, imagem de perfil, segura com uma mão o teodolito caseiro, formado por uma folha com um transferidor de 180 graus no centro. O transferidor está fixado na folha com o lado reto (sua linha de fé) acompanhando a parte de cima da folha, que a menina alinha com a linha de seus olhos, e há uma reta vertical traçada pelo ângulo de 90 graus. Com a outra mão, a menina mantém no lugar um barbante com peso na ponta, que irá se alinhar na vertical pela ação da gravidade.
Adolescente utilizando um teodolito “caseiro”.
Respostas e comentários

Para saber mais

Esta seção apresenta o teodolito, instrumento usado para medição de ângulos. O procedimento descrito para a construção de um teodolito simples pode ser realizado com os estudantes em sala de aula. Depois, seguindo as indicações do texto, proponha a eles que experimentem realizar algumas medições usando o instrumento construído.

Anote a medida do ângulo determinado pelo barbante (na posição horizontal, o ângulo marcado mede 90graus).

Procure, no quadro de razões trigo­no­mé­tricas, a tangente do seu ângulo de visão, cuja medida é 90graus menos o valor anotado. Essa tangente é a razão entre h e d, em que h é a diferença entre a medida da altura do poste (H ) e a do olho do observador.

Faça os cálculos e determine H, que é a medida da altura do poste. Não se esqueça de que H é igual à medida h adicionada à altura dos olhos do observador.

Agora é com você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Paulo usa um teodolito “caseiro” para calcular a medida da altura de uma torre. O ângulo de visão de Paulo ao topo dela é de 45graus, ele está a 3,5 métros dela e seus olhos estão a 1,25 métro do chão. Qual é a altura da torre?

2 Ainda treinando o uso de seu teodolito, Paulo observou o topo de um poste de 7 métros, sob um ângulo de visão de 15graus. Qual é a distância aproximada de Paulo até o poste?

4. Razões trigonométricas dos ângulos de 45graus, 30graus e 60graus

Estudamos que os valores das razões seno, cosseno e tangente podem ser encontrados no quadro de razões trigonométricas ou obtidos com uma calculadora científica.

Mas os valores encontrados dessas duas maneiras não são valores exatos, exceto os valores para seno de 30º, cosseno de 60º e tangente de 45º.

No entanto, os valores exatos das razões seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30graus, 45graus e 60graus são facilmente calculados, como verificaremos a seguir.

Razões trigonométricas do ângulo de 45graus

Considere o quadrado a bê cê dê. Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo á bê cê, obtemos:

Ilustração. Quadrado ABCD com medida l em cada lado. Diagonal AC com medida d.

(AB )elevado a 2 + (BC )elevado a 2 = (AC )elevado a 2

𝓁elevado a 2 + 𝓁elevado a 2 = d elevado a 2

𝓁

raiz quadrada de 2

= doud = 𝓁

raiz quadrada de 2

A diagonal

AC

mede 𝓁

raiz quadrada de 2

.

Destacando o triângulo ABC, obtemos:

Ilustração. Triângulo ABC com ângulos A e C medindo 45 graus. As medidas dos lados são: AB igual a l; BC igual a l, e AC igual a l raiz quadrada de 2.
Respostas e comentários

1. 4,75 métros

2. Aproximadamente 21,5 métros.

Agora é com você!

As resoluções das atividades 1 e 2 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.

4. Razões trigonométricas dos ângulos de 45graus, 30graus e 60graus

Habilidade da Bê êne cê cê: ­ê éfe zero nove ême ah um quatro.

Neste tópico, os estudantes aprenderão como calcular os valores exatos das razões seno, cosseno e tangente para os ângulos de 30graus, 45graus e 60graus, e aplicarão essas razões trigonométricas na resolução de problemas em diferentes contextos.

Para determinar os valores exatos das razões trigonométricas desses ângulos, aplicaremos o teorema de Pitágoras, desenvolvendo, assim, a habilidade (ê éfe zero nove ême ah um quatro). Além disso, essa habilidade será desenvolvida com a resolução de alguns dos exercícios propostos.

Razões trigonométricas do ângulo de 45graus

Antes de apresentar o conteúdo descrito no livro, proponha aos estudantes o cálculo das razões trigonométricas do ângulo de 45graus sem utilizar o quadro de razões trigonométricas, tomando como base um quadrado de lado . Estimule-os a obter um triângulo retângulo conveniente, que tenha elementos conhecidos e o ângulo de 45graus como um dos ângulos internos.

  Espera-se que eles percebam que o triângulo retângulo deve ser formado pela diagonal do quadrado e dois de seus lados. Assim, verifique se eles usam a relação

raiz quadrada de 2

, estudada no capítulo anterior, ou se determinam a ­medida d da diagonal aplicando o teorema de Pitágoras.

Ao efetuar os cálculos, os estudantes devem perceber que a medida  do quadrado não é importante, pois cada razão trigonométrica sempre terá o mesmo valor para qualquer quadrado.

Em seguida, peça a eles que leiam e acompanhem o desenvolvimento apresentado neste tópico para compararem com o que fizeram.

Razões trigonométricas do ângulo de 30graus

Considere agora o triângulo equi­lá­tero á bê cê, com lado de medida 𝓁.

Ilustração. Triângulo ABC. Indicada a altura de A até lado BC, no ponto H, altura de medida h. A medida AC é l.

sabemos que a altura

AH

do triângulo mede

h igual a fração de numerador l raiz quadrada de 3, e denominador 2.

Destacando do triângulo á bê cê o triângulo á agá cê, obtemos:

Ilustração. Triângulo ACH com ângulo 30 graus em A e 90 graus em H. As medidas dos lados são: AC igual a l, CH igual a l sobre 2 e AH igual a fração l raiz quadrada de 3, sobre 2.
Quadro. Na primeira coluna: seno de 30 graus igual a um meio de l, sobre l, então seno de 30 graus igual a l sobre 2, vezes 1 sobre l, então seno de 30 graus igual a 1 meio. Na segunda coluna: cosseno de 30 graus igual a fração com numerador l raiz quadrada de 3 sobre 2 e denominador l, fim da fração, então cosseno de 30 graus igual a l raiz quadrada de 3 sobre 2, vezes 1 sobre l, então cosseno 30 graus igual a raiz quadrada de 3, sobre 2. Na terceira coluna: tangente de 30 graus igual fração com numerador l sobre 2 e denominador l raiz quadrada de 3 sobre 2, fim da fração, então tangente de 30 graus igual a l sobre 2, vezes 2 sobre l raiz quadrada de 3, então tangente de 30 graus igual a raiz quadrada de 3, sobre 3.

Razões trigonométricas do ângulo de 60graus

Destacando novamente o triângulo á agá cê da figura anterior, obtemos:

Ilustração. Triângulo ACH com ângulo 60 graus em C e 90 graus em H. As medidas dos lados são: AC igual a l, CH igual a l sobre 2 e AH igual a fração l raiz quadrada de 3 sobre 2.
Quadro. Na primeira coluna: seno de 60 graus igual a fração com numerador l raiz de 3 sobre 2 e denominador l, fim da fração, então seno de 60 graus igual a l raiz quadrada de 3, sobre 2, vezes 1 sobre l, então seno 60 graus igual a raiz quadrada de 3, sobre 2. Na segunda coluna: cosseno de 60 graus igual a um meio de l, sobre l, então cosseno de 60 graus igual a l sobre 2, vezes 1 sobre l, então cosseno de 60 graus igual a 1 meio. Na terceira coluna: tangente de 60 graus igual fração com numerador l raiz quadrada de 3, sobre 2, e denominador l sobre 2, fim da fração, então tangente de 60 graus igual a l raiz quadrada de 3, sobre 2, vezes 2 sobre l, então tangente de 60 graus igual a raiz quadrada de 3.

Agora, vamos organizar em um quadro todos os valores obtidos:

Ângulo

Seno

Cosseno

Tangente

30°

1 2

3 2

3 3

45

2 2

2 2

1

60

3 2

1 2

3

Respostas e comentários

Razões trigonométricas do ângulo de 30graus

Para obter as razões trigonométricas do ângulo de 30graus, proceda de modo análogo ao que foi feito no ângulo de 45graus. Proponha aos estudantes que determinem essas razões sem utilizar o quadro de razões trigonométricas, tomando por base um triângulo equilátero de lado de medida . O triângulo retângulo a ser considerado é formado por uma das alturas. Nesse caso, os estudantes devem mobilizar conhecimentos construídos anteriormente sobre as cevianas de um triângulo, lembrando que, em qualquer triângulo equilátero, a altura, a bissetriz e a mediana coincidem.

Verifique se eles utilizam a relação

h igual a fração de numerador l raiz quadrada de 3, e denominador 2.

, trabalhada no capítulo anterior.

Comente com os estudantes que esse procedimento também pode ser aplicado para a obtenção das razões trigonométricas do ângulo de 60graus.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

27 Usando as razões trigonométricas, calcule o valor de x e de y nos triângulos retângulos.

a)

Ilustração. Triângulo com um ângulos medindo 90 graus e um 30 graus. Usando como referência o ângulo de medida 30, as medidas dos lados: cateto adjacente x, cateto oposto 10 centímetros e hipotenusa y.

b)

Ilustração. Triângulo retângulo com ângulo de 60 graus e medidas dos lados: cateto oposto x, cateto adjacente y e hipotenusa 12 centímetros.

c)

Ilustração. Triângulo retângulo com ângulo x e y. Medidas dos lados: oposto a y: 1 metro; oposto ao reto: 2 metros; oposto ao x: raiz quadrada de 3 metros.

d)

Ilustração. Triângulo retângulo com ângulos x e y. Medidas dos lados: oposto ao x: raiz quadrada de 5 metros; oposto ao reto: raiz quadrada de 10 metros.

28 (ú éfe vê-Minas Gerais) O cosseno do ângulo α, assinalado na figura a seguir, é:

Ilustração. Triângulo retângulo com um ângulo alfa. Medidas dos lados: oposto a alfa: 1 e hipotenusa: 2.

a)

[a] Fração. 1 meio.

.

b)

[b] Fração. 2 sobre raiz quadrada de 3.

.

c)

[c] Fração. 2 raiz quadrada de 3, sobre 3.

.

d)

raiz quadrada 3 sobre 2

.

e)

raiz quadrada de 3 sobre 3

.

29 O lado não perpendicular às bases de um trapézio retângulo fórma com a base maior um ângulo de 45graus. Considerando que as bases medem 12 centímetros e 9 centímetros, determine:

a) a medida da altura;

b) a medida do lado não perpendicular às ­bases.

30 Construa um losango em que uma das diagonais meça 12 centímetros e forme com um dos lados um ângulo de 30graus. Determine:

a) a medida da outra diagonal;

b) a medida do lado do losango.

31 Um poste cilíndrico cujo diâmetro da base mede 0,40 métro projeta uma sombra de 5,6 métros no momento em que os raios solares determinam um ângulo de 45graus com a vertical.

a) Quanto mede a altura dêsse poste?

b) Para o cálculo do item a, foi preciso usar a medida 0,40 métro?

32 Uma das alturas de um triângulo equilátero mede

2 raiz quadrada de 3, centímetros

Determine a medida do lado dêsse triângulo.

33 Em um trapézio isósceles, os lados não paralelos formam com a base maior ângulos de 60°. Se as bases medem 28 centímetros e 20 centímetros, então:

a) qual é a medida do perímetro do trapézio?

b) qual é a medida da área do trapézio?

34 (uquisal-Bahia) Na figura a seguir, tem-se um trapézio isósceles cujos lados têm as medidas indicadas.

Ilustração. Trapézio com um ângulo alfa na base e medidas dos lados: base maior: 6; base menor: 4; laterais: 2 e 2.

A medida do ângulo assinalado é:

a) 60graus.

b) 45graus.

c) 30graus.

d) 22graus30minutos.

e) 15graus.

35 Um paraquedista salta de um avião que voa a .1500 métros de altura. Devido à ve­lo­cidade do avião e à ação do vento, o paraquedista faz um percurso aproximado conforme indica o segmento

PA

. A que medida de distância do ponto B o paraquedista cai?

Ilustração. Vista lateral do salto de um paraquedista a partir de um avião no ponto P, sendo o segmento AB no solo e AP o segmento que o paraquedista percorre. Traçando o triângulo ABP, é reto em B. Em P, ângulo de 30 graus. A medida BP é 1500 metros.
Respostas e comentários

27. a)

10 raiz quadrada de 3

centímetros

    y = 20 centímetros

27. b)

6 raiz quadrada de 3

centímetros

    y = 6 centímetros

27. c) x = 60graus

    y = 30graus

27. d) x = 45graus

    y = 45graus

28. Alternativa d.

29. a) 3 centímetros

29. b)

3 raiz quadrada de 2, centímetros

30. a)

4 raiz quadrada de 3, centímetros

30. b)

4 raiz quadrada de 3, centímetros

31. a) 5,6 métros

31. b) Não.

32. 4 centímetros

33. a) 64 centímetros

33. b)

96 raiz quadrada de 3, centímetros quadrados

34. Alternativa a.

35.

500 raiz quadrada de 3, metros

Exercícios propostos

As resoluções dos exercícios 27 a 29, do exercício 31 e dos exercícios 33 a 35 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.

No exercício 30, os estudantes devem considerar o fato de que as diagonais de um losango são perpendiculares entre si e se intersectam no ponto médio. Caso julgue necessário, faça uma breve revisão das propriedades dos ­paralelogramos.

Acompanhe uma possível resolução para esse exercício.

Ilustração. Losango com suas diagonais, que se cruzam no centro. Medidas dos segmentos: lado do losango: y; cada metade da diagonal maior mede 6 centímetros; metade da diagonal menor mede x. A medida do ângulo entre a diagonal maior e o lado é 30 graus.

a) tangente de 30graus

é igual a x sobre 6, então raiz quadrada de 3, sobre 3 é igual a x sobre 6, então

x =

2 vezes raiz quadrada de 3

Logo, a outra diagonal mede

4 raiz quadrada de 3

centímetros

2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, mais 2 raiz quadrada de 3

.

b) seno de 30graus

é igual a x sobre y, então 1 meio é igual a 2 raiz quadrada de 3, sobre y
Então, y é igual a 4 raiz quadrada de 3

Logo, o lado do losango mede

4 raiz quadrada de 3

centímetros.

Ao resolver o exercício 31, espera-se que os estudantes percebam que existem dados a mais do que os que eles precisam utilizar.

Para a resolução do exercício 32, eles podem usar as razões trigonométricas ou o teorema de Pitágoras, considerando as propriedades de um triângulo equilátero.

Ilustração. Triângulo equilátero com lado medindo x, indicação da medida de um dos ângulos da base como 60 graus. Uma altura está traçada e sua medida 2 raiz quadrada de 3. A altura incide na metade da base, então x sobre 2 é a medida do segmento que forma o cateto adjacente do ângulo de medida 60 graus.

Aplicando as razões trigonométricas:

seno de

60 graus é igual a 2 vezes raiz quadrada de 3 sobre x.
Então x é igual à fração de numerador 2 raiz quadrada de 3 e denominador raiz quadrada de 3, sobre 2, então x igual a 4

Aplicando o teorema de Pitágoras, os estudantes podem desenvolver a habilidade ­(ê éfe zero nove ême ah um quatro).

x ao quadrado é igual ao quadrado de x sobre 2, mais o quadrado de 2 raiz quadrada de 3, então x ao quadrado igual à fração x ao quadrado sobre 4 fim da fração mais 12, então x ao quadrado menos a fração x ao quadrado sobre 4 fim da fração igual a 12, então 3 quartos de x ao quadrado igual a 12, então

x2 = 16 x = 4

Portanto, o lado dêsse triângulo mede 4 centímetros.

TRABALHANDO A INFORMAÇÃO

Ícone do Tema Contemporâneo Transversal: SAÚDE
Ícone do Tema Contemporâneo Transversal: CIDADANIA E CIVISMO.
Ícone do Tema Contemporâneo Transversal: ECONOMIA.

Gráficos com distorção

Pela primeira vez na série histórica, em 2017, o Brasil ficou estagnado (79ª posição) no Índice de Desen­volvimento Humano, com o indicador de 0,754.

O Índice de Desenvolvimento Humano (í dê agá) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. Ele varia de 0 a 1; quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. São quatro classificações: baixo, médio, alto e muito alto.

O Relatório de Desenvolvimento Humano 2016 da ônu (Organização das Nações Unidas) mostra que, em 2015, o Brasil apresentou uma discreta melhora em relação a 2014 em alguns aspectos, como: expectativa de vida (de 74,5 para 74,7 anos) e média de anos de estudo (de 7,7 para 7,8 anos). Porém, o país estagnou na marca de 15,2 anos na expectativa de anos de estudo.

Podemos ler essa situação nos gráficos a seguir. Porém, para essa leitura, observe atentamente estes gráficos.

1. Expectativa de anos de estudo

Gráfico de linha. Título: Expectativa de anos de estudo. Eixo x: estão os anos de 1990 a 2015. Os dados do gráfico são: 1990: 12,2. 1995: 13,3. 2000: 14,3. 2005: 13,8. 2010: 14,0. 2011: 14,2. 2012: 14,2. 2013: 15,2. 2014: 15,2. 2015: 15,2.

2. Expectativa de vida ao nascer

Gráfico de linha. Título: Expectativa de vida ao nascer. Eixo x: estão os anos de 1990 a 2015. Os dados do gráfico são: 1990: 65,3. 1995: 67,6. 2000: 70,1. 2005: 71,9. 2010: 73,3. 2011: 73,6. 2013: 73,9. 2012: 74,2. 2014: 74,5. 2015: 74,7.

3. Média de anos de estudo

Gráfico de linha. Título: Média de anos de estudo. Eixo x: estão os anos de 1990 a 2015. Os dados do gráfico são: 1990: 3,8. 1995: 4,6. 2000: 5,6. 2005: 6,1. 2010: 6,9. 2011: 7,0. 2012: 7,2. 2013: 7,3. 2014: 7,7. 2015: 7,8.
Dados dos gráficos 1, 2 e 3 obtidos em: LABORATÓRIO de Demografia e Estudos Populacionais. Relatório do penúdi destaca grupos sociais que não se beneficiam do desenvolvimento humano. Universidade Federal de Juiz de fóra, Juiz de fóra, 21 março 2017. Disponível em: https://oeds.link/CHTTG0. Acesso em: 4 julho 2022.
Respostas e comentários

Trabalhando a informação

Habilidade da Bê êne cê cê: ­ê éfe zero nove ême ah dois um.

A seção explora gráficos que apresentam algum tipo de distorção. Amplie o trabalho propondo aos estudantes a análise de outros gráficos publicados em diferentes mídias (como jornais impressos, revistas, artigos publicados na internet), discutindo o significado dos dados apresentados e as possíveis distorções, desenvolvendo, assim, a habilidade (ê éfe zero nove ême ah dois um).

Peça aos estudantes que observem os gráficos 1 a 4 e escrevam conclusões sobre eles. Por exemplo, podem comparar os gráficos 1 e 3 e observar que a expectativa de anos de estudo ficou sempre acima da média, em todos os anos. Além disso, ainda nessa comparação, eles podem perceber que o gráfico 3 mostra que a média de anos de estudo sempre cresceu ao longo desses 25 anos, mesmo que esse crescimento tenha sido pequeno; já o gráfico 1 mostra que houve período de decrescimento e de estagnação da expectativa de anos de estudo ao longo dos 25 anos.

No entanto, o mais importante é verificar se os estudantes percebem que esses gráficos apresentam erro de escala, pois no eixo horizontal utilizam a mesma unidade para intervalos diferentes de tempo. Note que, até 2010, cada unidade corresponde a 5 anos, mas, de 2010 a 2015, a unidade passa a corresponder a 1 ano, o que poderia levá-los a fazer interpretações equivocadas.

4. Renda Nacional Bruta per cápita (PPS)

Gráfico de linha. Título: Renda Nacional Bruta per capita (PPS). Eixo x: estão os anos de 1990 a 2015. Eixo y: indicação em reais de 10.000 a 15.000. Os dados do gráfico são: Em 1990: 10.746 reais. 2011: 14.580 reais. 2014: 14.858 reais. 2015: 14.145 reais.
Dados obtidos em: LABORATÓRIO de Demografia e Estudos Populacionais. Relatório do penúdi destaca grupos sociais que não se beneficiam do desenvolvimento humano. Universidade Federal de Juiz de fóra, Juiz de fóra, 21 março 2017. Disponível em: https://oeds.link/CHTTG0. Acesso em: 4 julho 2022.

Os quatro gráficos anteriores podem ser resumidos no gráfico a seguir.

Gráfico de linha. Título: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Eixo x: estão os anos de 1990 a 2015. Eixo y: IDH, no intervalo de 0,600 a 0,800. Os dados do gráfico são: Em 1990: IDH 0,611. 2011: IDH 0,730. 2015: IDH 0,754.
Dados obtidos em: LABORATÓRIO de Demografia e Estudos Populacionais. Relatório do penúdi destaca grupos sociais que não se beneficiam do desenvolvimento humano. Universidade Federal de Juiz de fóra, Juiz de fóra, 21 março 2017. Disponível em: https://oeds.link/CHTTG0. Acesso em: 4 julho 2022.

Agora quem trabalha é você!

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 Em um gráfico de linha que preserva a escala nos eixos, isto é, em que a unidade é uniforme em cada eixo, ao caminhar da esquerda para a direita, a maior inclinação da linha indica maior variação na grandeza do eixo vertical. Identifique, em cada um dos quatro primeiros gráficos, o período em que houve a maior evolução.

2 Refaça os gráficos dados com espaçamentos horizontais iguais para períodos de tempo iguais, por exemplo, 1 centímetro para cada ano. Responda novamente à atividade 1. As suas respostas são as mesmas? Por quê?

3 Em sua opinião, os gráficos de linha divulgados na mídia (jornais, revistas, internet, tê vê etcétera) devem aplicar unidades uniformes nos eixos?

Respostas e comentários

1. Resposta neste Manual.

2. Resposta neste Manual.

3. Resposta pessoal.

Agora quem trabalha é você!

Se os estudantes não perceberam antes a distorção dos gráficos apresentados, durante a resolução das atividades encoraje-os a explicar o que ocorre com a escala do eixo horizontal. Esse tipo de distorção interfere na resposta à atividade 1. No gráfico 1, a maior evolução se deu de 2010 a 2015, obedecendo à escala de 5 em 5 anos, o que não é percebido ao visualizar o gráfico com a distorção apresentada. No gráfico 2, a maior evolução se deu de 1995 a 2000. No gráfico 3, a maior evolução se deu de 1995 a 2000. No gráfico 4, a maior evolução se deu de 2005 a 2010.

Na atividade 2, os estudantes devem perceber que há distorção nos gráficos dados e agora pode obter respostas corretas. São elas: gráfico 1 – de 2012 a 2013; gráfico 2 – de 1995 a 2000 (0,5 por ano); gráfico 3 – de 2013 a 2014; gráfico 4 – de 2005 a 2010. As respostas nem sempre são as mesmas porque as escalas dos eixos horizontais dos gráficos dados não são uniformes.

Amplie o trabalho com a atividade 3 propondo à turma a análise de outros gráficos e discutindo o que ocorre com eles. Reforce a importância dos gráficos em nosso dia a dia e como a construção incorreta deles (propositalmente ou não) pode ter consequências graves, desenvolvendo, assim, a habi­lidade (­EF09MA21).

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1

Ícone de Atividade com calculadora.

Construa um triângulo retângulo em que um dos ângulos meça 55graus. Meça os lados dêsse triângulo, em milímetro. Calcule as razões trigonométricas dêsse ângulo, com uma casa decimal. Confira os resultados consultando o quadro de razões trigonométricas ou uma calculadora.

2 Nos triângulos, determine o valor de x :

a)

Ilustração. Triângulo retângulo com um ângulo de 30 graus, medidas dos lados: oposto ao ângulo de 30 graus mede x e a hipotenusa mede 30 centímetros.

b)

Ilustração. Triângulo retângulo com um ângulo de 60 graus, sendo as medidas: do cateto adjacente x e da hipotenusa 15,6 metros.

c)

Ilustração. Triângulo retângulo com ângulo medindo x, e sendo as medidas: o lado oposto ao ângulo x mede 14 raiz quadrada de 3 centímetros e o outro cateto mede 42 centímetros.

3 (Unopar-Paraná) Se um cateto e a hipotenusa de um triângulo retângulo medem a e 3a, respectivamente, então o cosseno do ângulo oposto ao menor lado é:

a)

raiz quadrada de 10 sobre 10

.

b)

2 raiz quadrada de 2 sobre 3

.

c)

um terço

.

d)

raiz quadrada de 2 sobre 3

.

e)

2 raiz quadrada de 2

.

4 Os ângulos da base de um triângulo isósceles medem 50graus. Calcule a medida aproximada dos lados congruentes, sabendo que a altura em relação à base mede 20 centímetros.

5 A figura a seguir repre­senta um canudinho biodegradável dentro de um copo cuja altura mede 15 centímetros.

Ilustração. Copo cilíndrico com 15 centímetros de medida de altura. Dentro do copo há um canudo, apoiado na diagonal formando ângulo de 60 graus com a base do copo.

Calcule a medida aproximada do comprimento dêsse canudinho, sabendo que 8 centímetros dele estão fóra do copo.

(Dado:

raiz quadrada de 3

= 1,73.)

6 Uma escada medindo 2,80 métros de comprimento e 0,65 métro de largura está apoiada no topo de um muro, formando com ele um ângulo de 60graus. Qual é a medida da altura do muro?

7 Regina tem um terreno no formato de um trapézio, conforme mostra a figura. Quantos metros quadrados de muro, aproximadamente, serão necessários para cercar esse terreno, se o muro tiver 1,80 métro de altura? Calcule, se possível, a medida do volume dêsse muro.

Ilustração. Trapézio com um ângulo reto entre a base e uma das laterais, ângulo externo na outra lateral com a base menor medindo 60 graus. Medidas dos lados: lateral perpendicular: 9 metros e base maior: 16 metros.

8 (uquisal-Bahia) Na figura a seguir tem-se o triân­gulo á bê cê, cujos ângulos internos têm as medidas indicadas.

Ilustração. Triângulo ABC com ângulo 30 graus em A, 90 graus em B e 60 graus em C. Entre A e B, ponto M.

Se M é ponto médio de

AB

e AC = 10 centímetros, qual é a medida do segmento

AM

?

9 Rosana mediu a largura de um rio fixando um ponto A em uma das margens e um ponto B na margem oposta, de modo que

AB

ficasse perpendicular às margens dêsse rio. Do ponto a, caminhou 40 métros perpendicularmente a

AB

e marcou um ponto C. Mediu o ângulo

BCA

obtendo 30graus. Assim, ela pôde determinar a medida da largura do rio.

(Dado:

raiz quadrada de 3

= 1,73.)

a) Determine a medida dessa largura, expressa na fórma

a raiz quadrada de b

.

b) Determine a medida aproximada dessa largura.

Respostas e comentários

1. seno de 55graus = 0,8; cosseno de 55graus = 0,6; tangente de 55graus = 1,4

2. a) 15 centímetros

2. b) 7,8 métros

2. c) 30graus

3. Alternativa b.

4. 26,1 centímetros

5. 25,3 centímetros

6. 1,40 métro

7. 83 métros quadrados. Não há dados suficientes para calcular a medida do volume do muro.

8.

5 raiz quadrada de 3, sobre 2, centímetros.

9. a)

40 terços, vezes raiz quadrada de 3 metros.

9. b) 23 métros

Exercícios complementares

Este bloco de exercícios tem como objetivo a retomada e a aplicação dos conceitos tratados no capítulo.

Proponha aos estudantes que refaçam atividades anteriores relacionadas aos assuntos em que ainda apresentem alguma dúvida. Revisitar conceitos e estratégias estudados anteriormente pode contribuir para o aprendizado dos estudantes.

As resoluções dos exercícios 1 a 8 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.

No exercício 6, destaque que há dados além dos necessários para a resolução do problema. Já no exercício 7, não há dados suficientes para o cálculo da medida do volume do muro.

A figura a seguir representa um esquema da situação descrita no exercício 9.

Ilustração. Triângulo ABC com medidas AB: l metros e AC: 40 metros. Ângulo reto em A e 30 graus em C.

a)

Tangente de 30 graus igual a l sobre 40, então l igual a 40 terços vezes raiz quadrada de 3.

métros

b) Para

raiz quadrada de 3

= 1,73, temos:

l igual a 40 terços vezes 1,73, é aproximadamente igual a 23.

Logo, a medida aproximada da largura do rio é 23 métros.

10 De uma folha de cartolina, foi recortado um triângulo isósceles cujo ângulo do vértice mede 120graus. Cada um dos lados congruentes do triângulo mede 40 centímetros. Qual é a medida da área do triângulo recortado?

11 Uma escada rolante une dois andares de uma loja. Sabendo que o comprimento dessa escada mede 10 métros e tem inclinação de 30graus, a medida de sua altura, em metro, fica entre quais números pares consecutivos?

12 (Mackenzie-São Paulo) Na figura,

AB

é paralelo a

segmento CD
Ilustração. Segmentos AB e CD paralelos. Em B um segmento forma ângulo de 45 graus e em D, outro segmento forma ângulo alfa. Os dois segmentos se encontram em um ponto formando ângulo de 75 graus.

O valor de seno de α é:

a)

raiz quadrada de 2 sobre 2

.

b)

raiz quadrada de 3 sobre 2

.

c)

1 sobre 2

.

d)  1.

e)  0.

13 Dois prédios, A e B, estão situados em um mesmo plano. Da base do prédio A, avista-se o topo do prédio B sob um ângulo de 45graus com a horizontal, e da base do prédio B avista-se o topo do prédio A sob um ângulo de 60graus com a horizontal. Se a medida da distância entre A e B é 34,6 métros, determine as medidas das alturas do prédio A e do prédio B.

14 Considere o triângulo á bê cê da figura.

Sabendo que A bê = 750 métros e á dê = 620 métros, determine a medida DC.

Ilustração. Triângulo ABC com ângulo de 60 graus em B e 90 graus em A. Segmento horizontal tracejado passando por D, um ponto de AC, e paralelo a esse lado.

15 Um paralelogramo tem lados de medida 8 centímetros e 12 centímetros, e um de seus ângulos internos mede 120graus. Calcule a medida da sua área.

Ilustração. Paralelogramo com um ângulo de 120 graus no canto superior esquerdo. Medidas dos lados: 8 centímetros e 12 centímetros.

16 Um avião de acrobacias levanta voo formando um ângulo de 50graus em relação à pista. Calcule a que altura o avião estará do solo após percorrer 3,5 quilômetros em linha reta. (Dado: seno de 50graus = 0,76.)

Ilustração. Visão lateral do avião levantando voo. Triângulo com avião percorrendo a hipotenusa de medida 3,5 quilômetros. O cateto do lado direito de medida x é oposto ao ângulo de 50 graus.

17 (Vunéspi-São Paulo) A figura representa o perfil de uma escada cujos degraus têm todos a mesma extensão, além de mesma altura. Se A bê = 2 métros e

ângulo BCA

mede 30graus, qual é a medida da extensão de cada degrau?

Ilustração. Visão lateral de uma escada com 5 degraus. Triângulo retângulo ABC contém toda a escada, sendo as quinas dos degraus todas pertencentes à hipotenusa. Ângulo medindo 90 graus em B.

18 Qual é a medida da área do triângulo a seguir?

Ilustração. Triângulo com um ângulo de 30 graus. Medidas dos lados adjacentes a esse ângulo: 3 metros, 6 metros.

a) 4 métros quadrados

b) 4,5 métros quadrados

c) 5 métros quadrados

d) 5,5 métros quadrados

19 Um automóvel parte de a e segue, em uma direção que forma com a reta

AC

um ângulo de 30graus, com velocidade média de 50 quilômetros por hora. Após 3 horas de percurso, qual será a medida da distância que o automóvel estará da reta

AC

?

a) 75 quilômetros

b)

[b] Medida. 75 raiz de 3 quilômetros.

c)

[c] Medida. 50 raiz de 3 quilômetros.

.

d)

[d] Medida. 75 raiz de 2 quilômetros.
Respostas e comentários

10.

400 raiz quadrada de 3 centímetros quadrados.

11. Entre 4 e 6.

12. Alternativa c.

13. 60 métros; 34,6 métros.

14.

10 vezes, abre parênteses, 75 raiz quadrada de 3, fecha raiz, menos 62, fecha parênteses, metros

15.

48 raiz quadrada de 3 centímetros quadrados.

16. 2,66 quilômetros

17.

Raiz quadrada de 3, sobre 3, metros

18. Alternativa b.

19. Alternativa a.

Exercícios complementares

Para o exercício 12, temos:

Ilustração. Segmentos AB e CD paralelos. Em B um segmento forma ângulo de 45 graus e em D, outro segmento forma ângulo alfa. Os dois segmentos se encontram em um ponto formando ângulo de 75 graus. Prolongando o segmento partindo de B até CD, encontrou um ponto M de modo que os ângulos internos do triângulo MND são alpha (já conhecido) em D, beta em N e 45 graus em M.
segmento AB é paralelo ao segmento CD, ângulo ABN é congruente ao ângulo NMD

(ângulos alternos internos)

Assim, medida do(

ângulo NMD

) = 45graus.

Verificamos também que:

75graus + β = 180graus β = 105graus

Então, no triângulo MND:

45graus + 105graus + α = 180graus

α = 30graus

dêsse modo, obtemos:

seno de α = seno de 30graus = 0,5 =

[c] Fração. 1 meio.

Alternativa c.

Para o exercício 15, temos a seguinte resolução.

Ilustração. Paralelogramo com um ângulo de 120 graus no canto superior esquerdo. Altura h nesse vértice divide o ângulo mencionado, formando um menor de medida 30 graus. Medidas dos lados: 8 centímetros e 12 centímetros.

Pela figura, como h é a medida da altura dêsse paralelogramo, temos:

120graus = 90graus + 30graus

dêsse modo, no triângulo destacado:

cosseno de 30 graus igual a h sobre 8, então raiz quadrada de 3, sobre 2 igual a h sobre 8
Então, 2 h igual a 8 raiz quadrada de 3, então h é igual a 4 raiz quadrada de 3.

Assim, a medida da área do paralelogramo é dada por:

A igual a b vezes h, então A igual a 12 vezes 4 raiz quadrada de 3
então A igual a 48 raiz quadrada de 3.

Portanto, a área do paralelo­gramo mede

48 raiz quadrada de 3

 centímetros quadrados.

Segue um possível esquema da situação descrita no exercício 19.

Ilustração. Triângulo com ângulo reto, a hipotenusa medindo d e um cateto medindo x. Prolongamento tracejado do outro cateto, e nele um ponto C. Em A, ângulo oposto ao lado de medida x mede 30 graus.

Como a medida da velocidade é 50 quilômetros por hora, após 3 horas, a medida da distância d percorrida é 150 quilômetros.

Equação. 50 igual a d sobre 3, então d igual a 150.

Assim, a medida da distância x que o automóvel estará da reta que passa pelos pontos A e C após 3 horas é dada por:

seno de 30graus =

x sobre 150, então 1 sobre 2 é igual a x sobre 150

2x = 150 x = 75

A medida da distância que o automóvel estará da reta

AC

é 75 quilômetros.

Alternativa a.

As resoluções dos exercícios 10 e 11, dos exercícios 13 e 14 e dos exercícios 16 a 18 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do capítulo 9.

VERIFICANDO

FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1 O seno de um ângulo pode ser calculado em um triângulo retângulo pela razão, nessa ordem, entre as medidas:

a) do cateto oposto ao ângulo e da ­hipotenusa.

b) do cateto adjacente ao ângulo e da hipo­tenusa.

c) do cateto oposto ao ângulo e do cateto adjacente ao ângulo.

d) da hipotenusa e do cateto oposto ao ângulo.

2 Sabendo que, em um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 13 centímetros e o cateto adjacente a um ângulo mede 5 centímetros, qual é o valor do seno dêsse ângulo?

a)

[a] Fração. 5 sobre 13.

b)

[b] Fração. 13 sobre 5.

c)

[c] Fração. 5 sobre 12.

d)

[d] Fração. 12 sobre 13.

3 A tangente de um ângulo agudo de medida α é uma relação entre as medidas do seno e do cosseno dêsse ângulo. Essa relação é:

a)

[a] Fração. seno de alfa sobre cosseno de alfa.

b)

[b] Fração. cosseno de alfa sobre seno de alfa.

c) seno de α · cosseno de α

d) seno de² α + cosseno de² α

4 Qual é a medida x do cateto adjacente ao ângulo de 38graus?

Ilustração. Triângulo retângulo com um ângulo de 38 graus, sendo as medidas dos lados: cateto adjacente x, hipotenusa 5 centímetros.

a) 6,34 centímetros

b) 3,94 centímetros

c) 0,158 centímetro

d) Não é possível determinar.

5 Qual é, aproximadamente, a medida do ângulo agudo indicado na imagem?

Ilustração. Triângulo retângulo com medidas: cateto adjacente 4 centímetros, hipotenusa 5 centímetros.

a) 53graus

b) 37graus

c) 51graus

d) 45graus

6 Qual é a diferença entre os valores do seno do ângulo de 30graus e do cosseno do ângulo de 60graus?

a) 1

b) 0,5

c) 0,25

d) 0

7 Qual é a medida do ângulo agudo de um triângulo retângulo com hipotenusa medindo 2 centímetros e cateto oposto medindo 1 centímetro?

a) 60graus

b) 45graus

c) 30graus

d) 15graus

8 Qual é o valor da tangente do menor ângulo do triângulo a seguir, formado pela diagonal de um retângulo de lados medindo 10 métros e 5 métros?

Ilustração. Triângulo retângulo com medidas de catetos: 5 centímetros e 10 centímetros.

a) 2

b) 0,3

c) 0,5

d) 0,8

Organizando

Vamos organizar o que você aprendeu neste capítulo? Para isso, responda às questões a seguir.

a) Quais são as três razões trigonométricas que você estudou neste capítulo?

b) Qual é o instrumento de precisão usado para medir ângulos horizontais e verticais que você conheceu neste capítulo?

c) Quais são as razões do seno, do cosseno e da tangente dadas pelas medidas á cê e bê cê dos catetos e A bê da hipotenusa de um triângulo retângulo em

ângulo C

?

d) Verifique a relação

tangente de alfa é igual a seno de alfa sobre cosseno de alfa

com os valores do seno, do cosseno e da tangente do ângulo de 30graus.

Respostas e comentários

1. Alternativa a.

2. Alternativa d. 

3. Alternativa a.

4. Alternativa b.

5. Alternativa b.

6. Alternativa d.

7. Alternativa c.

8. Alternativa c.

Organizando:

a) Seno, cosseno e tangente.

b) Teodolito.

c)

Seno do ângulo B A C igual a B C sobre A B;

,

cosseno do ângulo B A C igual a A C sobre A B

,

seno do ângulo A B C igual a A C sobre A B

,

cosseno do ângulo A B C igual a B C sobre A B

,

tangente do ângulo B A C igual a B C sobre A C

e

tangente do ângulo A B C igual a A C sobre B C.

d) tangente de (30graus)

igual a seno de 30 graus sobre cosseno de 30 graus, igual a 1 meio sobre raiz quadrada de 3, sobre 2, igual a 1 meio, vezes 2 sobre raiz quadrada de 3, igual a 1 sobre raiz quadrada de 3, igual a raiz quadrada de 3, sobre 3.

Verificando

Estes testes são mais uma oportunidade para os estudantes validarem o entendimento do conteúdo estudado neste capítulo. Instrua-os a retornar às páginas anteriores caso alguma dúvida persista.

No teste 1, espera-se que os estudantes reconheçam que, em um triângulo retângulo, o seno de um ângulo pode ser calculado pela razão entre as medidas do cateto oposto ao ângulo e da hipotenusa.

Alternativa a.

No teste 2, os estudantes devem aplicar o teorema de Pitágoras para determinar a medida do cateto oposto ao ângulo (x) e, em seguida, determinar o valor do seno dêsse ângulo.

132 = 52 + x2 x2 = 169 25 x2 = 144 x = 12

Portanto: seno de

alfa é igual a 12 sobre 13

Alternativa d.

Para a resolução do teste 3, os estudantes devem se lembrar das razões trigonométricas nos triângulos retângulos.

Assim, sejam x a medida do cateto oposto ao ângulo α, h a medida da hipotenusa e y a medida do cateto adjacente ao ângulo α:

Seno de alfa, sobre cosseno de alfa, igual a x sobre h, vezes h sobre y, igual a x sobre y, vezes h sobre h, igual a tangente de alfa
então tangente de alfa é igual a seno de alfa, sobre cosseno de alfa.

Alternativa a.

Para a resolução do teste 4, os estudantes devem lembrar da razão cosseno e consultar o quadro de razões trigonométricas.

Cosseno de 38 graus igual a x sobre 5, então 0,7880 igual a x sobre 5

x = 5 · 0,7880 x = 3,94

Alternativa b.

As resoluções dos testes 5 a 8 estão no início deste Manual, nas orientações específicas do ca­pítulo 9.

Organizando

Incentive os estudantes a organizar seus aprendizados no caderno, fazendo resumos, mapas conceituais, fluxogramas ou aplicando destaques em conceitos importantes.

As questões propostas têm como objetivo fazer com que os estudantes retomem os conteúdos estudados no capítulo e que reflitam sobre algumas temáticas. Após sua correção é importante pedir-lhes que compartilhem suas respostas. Essa estratégia permitirá o compartilhamento de dúvidas e percepções sobre o conteúdo, contribuindo para o aprendizado de todos.

Glossário

Agrimensor
: profissional legalmente habilitado para medir e demarcar terras ou propriedades rurais.
Voltar para o texto