MUNDO DE EXPLORAÇÕES ARTE 2º ANO - MANUAL DO PROFESSOR
Sumário
Capa do professor
Prezada professora, prezado professor,
SEÇÃO INTRODUTÓRIA
I. A ARTE NA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ARTE
O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM BREVE HISTÓRICO
II. ORGANIZAÇÃO DA OBRA DIDÁTICA
ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DO ESTUDANTE
ÍNDICE DE CONTEÚDOS E SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA USO DO VOLUME 2
III. REFERENCIAIS NORMATIVOS
DOCUMENTOS ORIENTADORES
Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular
Competências Específicas e Habilidades de Arte para o Ensino Fundamental
APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO FORMATIVA
Avaliação diagnóstica
Avaliações durante o processo
Avaliação somativa ou de resultado
Sugestões de instrumentos de registro das aprendizagens dos estudantes
IV. PRÁTICAS EM ARTE
PESQUISAR EM DIFERENTES FONTES
PROMOVER EXPOSIÇÕES
REALIZAR VISITAS CULTURAIS
PROMOVER ENCONTROS COM ARTISTAS
ENTREVISTAR
REALIZAR RODAS DE CONVERSA
V. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, DO TEMPO E DOS MATERIAIS
O ESPAÇO
O TEMPO
OS MATERIAIS: DISPONIBILIDADE E CUIDADOS
VI. O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
VII. TECNOLOGIAS DIGITAIS, APRENDIZAGEM E ARTE
VIII. A FAMÍLIA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Capa do aluno
APRESENTAÇÃO
Conheça seu livro
Sumário
Aquecimento
UNIDADE 1 Meu corpo, nossos corpos
CAPÍTULO 1 Conhecer e acordar o corpo
Perceber o próprio corpo
ZAZ
Desenhar e conhecer o corpo
Dançar faz bem
O que é essa imagem?
Técnicas da arte
Sentidos, articulações, peso e apoios
Vamos experimentar
Acordar o corpo brincando
CAPÍTULO 2 Todos podem dançar
Os corpos são diversos
O que é essa imagem?
Dançar junto
O que é essa imagem?
ZAZ
Manter o equilíbrio em dupla
ZUM!
O contato e o improviso
A arte faz pensar
Quanto espaço eu ocupo? Quanto espaço nós ocupamos?
Experimente em casa
Vamos experimentar
Improvisar mantendo o contato com o outro
Artes integradas
Corpos no espaço! O trabalho visual de JR
O que é essa imagem?
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Criando um corpo comum
Criar e Refletir
UNIDADE 2 A música é nossa
CAPÍTULO 3 Um mar de sons
O que é essa imagem?
Escutar para relembrar
O que é essa imagem?
Qual é o pulso?
ZAZ
Dançando com o pulso
ZUM!
Uma orquestra diferente
A arte faz pensar
Pedro e o lobo: os sons da orquestra
Experimente em casa
Vamos experimentar
Maestro, música!
CAPÍTULO 4 Nossas cantigas
O que é essa imagem?
O que é essa imagem?
ZAZ
Na batida da parlenda!
Técnicas da arte
A melodia e seu ritmo
Vamos experimentar
Treinando com as cantigas
Artes integradas
Ensaiando um cortejo
O que é essa imagem?
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Criar e Refletir
UNIDADE 3 "Eu" por dentro e por fora
CAPÍTULO 5 Retrato e autorretratos
O que é essa imagem?
O que é um autorretrato?
O que é essa imagem?
ZAZ
Retrato sem olhar para o papel
A arte faz pensar
Ubuntu: eu sou porque nós somos
Técnicas da arte
Colagem
O que é essa imagem?
Vamos fazer uma colagem?
Vamos experimentar
Montando autorretratos com objetos cotidianos
CAPÍTULO 6 A arte dá forma para as emoções
O que é essa imagem?
O que é essa imagem?
ZAZ
Desenhando um animal fantástico
ZAZ
ZUM!
"O nome do medo"
Vamos experimentar
Criando um pop-up
Artes integradas
Uma fantasia com as nossas caretas!
O que é essa imagem?
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Criar e Refletir
UNIDADE 4 E se eu fosse?
CAPÍTULO 7 Onde tem teatro?
O que é essa imagem?
ZUM!
Nas profundezas do oceano
O que é essa imagem?
ZAZ
Vamos brincar de fundo do mar!
ZUM!
A Cia. Solas de Vento
ZAZ
Vamos virar outras coisas?
A arte faz pensar
O Monstro Rosa
O que é essa imagem?
Vamos experimentar
Viagem ao centro da Terra
Experimente em casa
CAPÍTULO 8 E se eu fosse?
O que é essa imagem?
ZAZ
Que monstro sou eu?
Técnicas da arte
O mágico "se"
E se eu fosse...
Vamos experimentar
O desfile dos monstros
Artes integradas
Cortejo de seres fantásticos
O que é essa imagem?
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Criar e Refletir
O que eu aprendi
Referências bibliográficas comentadas
Créditos
URLs