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Trilha 1 Correio das crianças
William Hemsley. Escrevendo uma carta. Século XIX. Óleo sobre painel. 16 × 20 cm. Coleção particular.
Primeiros passos
A carta é um dos meios de comunicação mais antigos do mundo. Em Escrevendo uma carta, o artista britânico William Hemsley (1819/ nascimento - 1906/falecimento) retrata justamente o momento da escrita.
1. A imagem representa um momento atual ou antigo? Como você chegou a essa conclusão? Momento antigo, conforme as vestes das crianças e o ambiente indicam.
2. Levante hipóteses: essa carta parece ser importante para as crianças? Por quê?
Espera-se que os estudantes considerem que sim. Destaque a expressão de concentração do garoto e a alegria da menina em acompanhar o processo da escrita, como se estivesse dando sugestões.
3. Você acha que as pessoas ainda escrevem cartas? Comente.
Anote as percepções das crianças, que dependerão do seu contexto. Devido às novas tecnologias, o envio de cartas está em desuso, porém, pode haver questões familiares e contextuais que tenham permitido o contato das crianças com o gênero.
4. Para que serve uma carta? Você já viu, leu ou recebeu alguma?
Anote as hipóteses dos estudantes para retomá-las adiante.
MANUAL DO PROFESSOR
CORREIO DAS CRIANÇAS
BNCC na trilha
Competências orientadoras:
-
Gerais: 1, 3, 4, 5 e 9
-
Específicas de Linguagens: 1, 2, 3, 4, 5 e 6
PRIMEIROS PASSOS: ATIVIDADE PREPARATÓRIA
A abertura da trilha propõe o resgate de um tempo distante dos estudantes, em que a comunicação por cartas era uma prática fundamental. Explore com a turma a imagem e peça que leiam o título da pintura. Inicie a discussão proposta pelas questões, mobilizando a descrição do ambiente e as ações das crianças representadas. Questione-os sobre a função de uma carta, de acordo com o tempo retratado na pintura. Para isso, destaque a época em que o artista britânico William Hemsley viveu. Explique que é comum, em biografias ou textos informativos sobre personalidades em geral, demarcar o período da vida de alguém com a construção (1819-1906), sendo o primeiro ano indicativo do nascimento; e o segundo, do falecimento. Espera-se que as crianças considerem que se trata de um tempo antigo e constatem que não existiam formas de comunicação rápida como as da atualidade (por exemplo: telefonema, e-mail, mensagens instantâneas). Verifique se elas reconhecem a função da carta e se já vivenciaram essa experiência. Embora essa prática seja rara atualmente, há pessoas que ainda cultivam a escrita de cartas por necessidade ou pelo prazer da troca de mensagens. Além disso, há, em algumas cidades, projetos que envolvem a troca de cartas com idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade etc. Avalie se há, entre os estudantes, alguma situação desse tipo e peça que compartilhem suas experiências.
-
No decorrer das atividades, as estações de aprendizagem podem ser identificadas da seguinte forma: E1 (Estação da leitura), E2 (Estação da língua) e E3 (Estação criativa).
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 3, 5 e 7
Habilidades da BNCC: EF15LP02, EF15LP09 e EF15LP10
Componente da PNA: compreensão de textos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo (escuta e expressão oral) em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Estabelecer hipóteses de leitura e formular previsões sobre textos/temas.
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Estação da leitura Entre cartas
Na atualidade, mensagens de celular, e-mails, telefonemas parecem meios de comunicação mais rápidos e eficientes. No entanto, durante muitos anos, a humanidade utilizou a carta para manter contato com pessoas distantes.
É verdade que os tempos mudaram, mas a carta ainda tem uma magia fantástica, e a literatura nos ajuda a resgatar a deliciosa sensação de enviar e receber cartas. Que tal descobrir?
Nesta estação, seus desafios são:
-
Ler e compreender cartas do mundo da imaginação.
-
Explorar troca de cartas pessoais reais.
-
Analisar elementos de uma carta pessoal.
Momento família
O hábito de trocar cartas já foi muito presente no cotidiano das pessoas. Procure alguém mais velho de sua família ou comunidade e pergunte se ele ou ela já vivenciou essa experiência. Se sim, pergunte como foi e peça uma carta que essa pessoa tenha guardado de recordação para que você possa levar para a sala de aula.
Caso isso não seja possível, solicite a esse familiar que lhe ajude a pesquisar uma carta antiga em livros ou na internet. Em dia combinado com a professora, façam uma roda de leitura de cartas antigas e conversem sobre o gênero.
MANUAL DO PROFESSOR
ESTAÇÃO DA LEITURA (E1)
Estratégias teórico-metodológicas
Nesta primeira trilha, explique às crianças que, a cada estação, elas terão desafios a cumprir, que são, na verdade, objetivos relacionados ao que vão aprender. Conhecer tais desafios é muito importante para acompanhar a própria aprendizagem e autoavaliar o próprio desempenho, pensando na participação e no envolvimento com as atividades e com a turma. Esclareça a importância de elas pensarem sobre o que estão aprendendo e criarem o hábito de fazer perguntas. Ao final de cada estação, explique que os desafios são retomados, em um momento avaliativo, para que todas possam refletir sobre a própria aprendizagem. Após essa orientação inicial, leia os desafios para a turma e peça aos estudantes que expliquem o que terão de fazer durante a estação. Tal prática corresponde a um princípio fundamental da autorregulação da aprendizagem e também contribui para o desenvolvimento das funções executivas do cérebro. Para mais informações, consulte a Parte 1 da seção introdutória.
BNCC/PNA na atividade
Competência específica de Língua Portuguesa: 5
Habilidades da BNCC: EF15LP09 e EF15LP10
Componente da PNA: compreensão de textos
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
Momento família
Comente com as crianças que a finalidade do Momento família, em todas as trilhas, será a integração da escola com a comunidade. Lembre-as de que "família" corresponde às pessoas com quem elas vivem. Elas podem considerar membros da comunidade, sobretudo pessoas mais velhas com as quais tenham contato, para realizar as atividades propostas neste momento. Comente que é muito importante a participação dessas pessoas na escola e na aprendizagem dos estudantes. Na prática proposta, o objetivo é que eles entrem em contato com correspondências reais e que têm valor afetivo para seus familiares. Será muito importante incentivar a responsabilidade de trazer e guardar tais materiais, que representam memórias familiares importantes, por estarem guardados há muito tempo.
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Texto & leitor
Cartas familiares
No livro Dona Palavra, a personagem Mariana, uma jovem professora, encontra seu caderno de composições da infância. Nele, ela pôde reler uma carta pessoal muito especial. Acompanhe atentamente a leitura que a professora vai fazer.
MANUAL DO PROFESSOR
E1: CARTAS FAMILIARES
Estratégias teórico-metodológicas
Na trilha, o primeiro contato com a carta pessoal será pela literatura. Comente com a turma que se trata de cartas ficcionais, ou seja, do mundo da imaginação. A carta extraída do livro Dona Palavra explora o contato familiar íntimo entre neta e avó. Sugere-se que você faça a leitura da carta. É importante que o estudante tenha muitos estímulos e modelos para sua formação leitora. Uma dessas situações é sua posição como leitor de referência; por isso, faça uma leitura expressiva, explorando a entonação e as pausas necessárias para que o ouvinte tenha maior compreensão do texto e se sinta envolvido na escuta. A leitura em voz alta feita pelo(a) professor(a) estimula o estudante a construir conhecimentos sobre a linguagem escrita, considerando diferentes registros, vocabulário, usos, estrutura composicional de diferentes textos etc. As crianças devem acompanhar a sua leitura atentamente. Peça que sigam com o dedo pelo texto, retomando, nesse momento, o movimento de leitura (cima-baixo, esquerda-direita). Ande pela classe, faça pausas dramáticas, reforce a expressão interrogativa nas perguntas etc. Esses recursos auxiliam na compreensão do uso da pontuação. Recomenda-se o formato de aula dialogada, no qual os estudantes se sentam em semicírculo (sobre isso, consulte a Parte 1 da seção introdutória).
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 3, 5, 7 e 9
Habilidades da BNCC: EF15LP01, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP15, EF15LP18, EF12LP01, EF02LP02, EF02LP16 e EF02LP26
Componentes da PNA: compreensão de textos, fluência em leitura oral, vocabulário, produção de escrita
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MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Trocar impressões com outros leitores a respeito dos textos lidos ou ouvidos.
-
Compreender, inicialmente, a função social de correspondências pessoais (reais e ficcionais).
-
Inferir informações com ajuda do(a) professor(a).
-
Identificar informação explícita em diferentes textos.
-
Compreender o sentido de recursos multissemióticos em textos.
-
Compreender o sentido de ilustrações e outros recursos gráficos em textos literários.
-
Reconhecer o texto literário em sua dimensão imaginária e lúdica como elemento artístico-cultural.
-
Ampliar vocabulário a partir de palavras novas encontradas em textos.
-
Ler palavras de uso frequente por memorização.
-
Ler palavras novas decodificando-as com precisão.
-
Ler palavras isoladas, frases e pequenos textos com articulação correta, prosódia adequada e fluência e compreensão.
-
Localizar sílabas iniciais, mediais e finais para identificar ou formar novas palavras.
-
Reconhecer formato e diagramação de carta pessoal.
-
Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados.
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Ronald Claver. Dona Palavra. São Paulo: FTD, 2002. p. 14-20
Ronald Claver, nascido em Minas Gerais, é professor de Língua Portuguesa e Literatura e escritor. Começou a escrever ainda pequeno e tem mais de trinta livros publicados. Trabalhou com cinema e teatro e tem a literatura como sua fiel companheira.
Ronald Claver, 2007.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Você pode propor uma segunda leitura, promovendo, nesse momento, a participação das crianças. Cada estudante deverá ler em voz alta uma frase do texto para o outro continuar a leitura. Você pode organizar a sequência por fileiras ou pela ordem do semicírculo, se tiver organizado a aula para o formato dialogado. Como há algumas frases bem curtas, o foco e a atenção serão fundamentais para que o estudante realize a atividade. O objetivo é observar como as crianças estão acompanhando a leitura de textos mais longos, como percebem o término das frases e como exploram a expressividade. Caso algum estudante ainda esteja na fase pré-alfabética ou alfabética parcial, auxilie-o na decodificação.
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1 Como essa carta começa? O que essa informação indica?
Com "Querida vovó Elza", o que indica o destinatário da carta. Explique às crianças que as cartas utilizam "vocativo", expressão que demarca diálogo com o destinatário.
2 Quem é o remetente, ou seja, quem enviou a carta? Onde aparece essa informação no texto?
Mariana. Essa informação aparece no final. Esclareça aos estudantes que toda carta tem uma assinatura.
3 As pessoas que estão se comunicando nessa carta são íntimas? Explique.
Sim, pois são avó e neta.
4 Com qual objetivo a carta foi escrita?
A neta quer contar as novidades para sua avó.
5 Observando essa carta, que tipo de coisas você acha que são contadas em cartas pessoais?
Assuntos pessoais, íntimos, cotidianos.
6 Com quem você gostaria de trocar cartas pessoais? Como você se sentiria se recebesse uma carta dessa pessoa? Respostas pessoais.
7 Um dos assuntos da carta são as palavras.
-
O que a professora da Mariana explicou sobre elas?
Que as palavras são desenhos que falam.
-
De que modo as palavras falam para Mariana?
Ela desenha as palavras de forma que as letras representem o significado das palavras.
MANUAL DO PROFESSOR
Estratégias teórico-metodológicas
Sugere-se a realização orientada das questões. Leia cada enunciado, discuta as percepções dos estudantes e, somente após isso, solicite o registro da resposta. Aproveite o momento e explore o uso dos pronomes e advérbios interrogativos (quem, o que, como, qual, onde e como) nas perguntas. Faça um painel de consulta em cartaz ou no mural da sala de aula para ser usado em todas as trilhas, transcrevendo tais termos e explicitando o que eles indicam em uma pergunta (onde: lugar; o que: algo como "que coisa" ou "que espécie de"; como: de que modo; quem: que pessoa ou ser; qual: valor seletivo relacionado a pessoas ou coisas). Retome sempre o painel para acrescentar outros termos e para ajudar os estudantes a interpretar questões. Também introduza alguns comandos que, frequentemente, aparecem em questões, como explique, observe, exemplifique etc.
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8 No caderno, inspirando-se em Mariana, desenhe o que cada uma das palavras a seguir fala com você
óculos, flor, gravata. Respostas pessoais.
9 Na carta, Mariana também brinca com a palavra serpente.
-
Que palavras ela descobre dentro dessa?
Ser e pente.
-
Que sentido ela compreende dessas duas palavras?
Ser um pente, tornar-se um pente.
10 Escreva o nome de cada figura e depois escreva a palavra formada.
LI
AR
MANUAL DO PROFESSOR
Estratégias teórico-metodológicas
Apresente as atividades da página e explique aos estudantes que eles terão um tempo para realizar cada uma delas. Na questão 8, o objetivo é que, por meio do desenho, eles construam interpretações do sentido das palavras, tal como a personagem realizou em sua carta. Por exemplo, para a palavra óculos, o estudante pode considerar as letras O como lentes das quais saem as hastes. Em gravata, a letra V pode representar a parte do nó. Em flor, ele pode desenhar o miolo da flor utilizando a letra O; e o caule, a letra L. Há inúmeras possibilidades criativas. Permita que as crianças se expressem pelo desenho e, ao mesmo tempo, que reflitam sobre as palavras.
Nas atividades 9 e 10, o enfoque é analisar partes de uma palavra: primeiramente, percebendo palavras "dentro" de outras (serpente); e, depois, formando palavras por meio da decifração do desafio proposto, que é escrever os nomes das imagens "somando-os" a uma sílaba ou unindo dois nomes para formar uma terceira palavra.
Atividade complementar
Junto à atividade 8, os estudantes podem explorar imageticamente outras palavras, como, por exemplo, o próprio nome.
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Carta animal
Sabia que as cartas da imaginação podem se tornar uma divertida brincadeira? Em Viviana Rainha do Pijama, do escritor britânico Steve Webb, a personagem Viviana sabe muito bem disso. Observe a capa do livro e leia o texto a seguir.
Numa certa manhã Viviana acorda animada e se senta na cama.
Braços para cima, toca a espreguiçar,
então para um pouquinho e começa a pensar:
"Quando os animais
vão pra cama dormir,
que tipo de pijama
costumam vestir?"
"Vou dar uma festa!", exclama Viviana.
"E quem vier com o pijama mais animal
vai ganhar um prêmio sensacional!"
Pega seus papéis, canetas, lápis coloridos
pra fazer convites e mandar aos amigos.
Checa os endereços no mapa direitinho.
Logo ela saberá, entre todos, qual
tem o pijama mais animal!
Steve Webb. Viviana Rainha do Pijama. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Moderna, 2006. s/p.
Capa do livro Viviana Rainha do Pijama, de Steve Webb, Salamandra.
1 O que Viviana pretende fazer? Para quê?
Uma festa do pijama para premiar quem tiver o pijama mais "animal".
2 Quem ela pretende convidar?
Nesse trecho, a personagem menciona apenas os amigos. Mais adiante os estudantes poderão comprovar que se trata dos próprios animais.
3 Para que ela "checa" endereços em um mapa?
Anote as percepções das crianças. A seguir, elas poderão confirmar que se trata da localização geográfica de cada espécie.
MANUAL DO PROFESSOR
E1: CARTA ANIMAL
Estratégias teórico-metodológicas
O livro indicado explora a troca de cartas no mundo da imaginação. Viviana envia cartas a animais que estão estampados em seu pijama e imagina como seriam suas respostas. Essa primeira leitura refere-se à introdução do livro, para que os estudantes conheçam o contexto da narrativa. Explore a descrição da capa e, sobretudo, do pijama de Viviana.
Atividade complementar
Promova a análise das rimas na situação inicial da narrativa. Transcreva o texto lido na própria lousa ou em um papel maior, como cartolina ou papel kraft. Trabalhe com as terminações e a estrutura rítmica do texto. O suporte amplo favorece não só uma leitura coletiva e atenta como o uso de recursos de cores e destaques para apresentar as palavras analisadas.
Acompanhamento das aprendizagens
Reserve um momento para explorar a fluência leitora por meio da leitura oral. Proponha aos estudantes que leiam o texto em voz alta. Com isso, você poderá acompanhar como estão a decodificação e a compreensão dos estudantes a partir do que leem. Como o processo de leitura passa, pelo menos, por três etapas - decodificação, compreensão e interpretação -, espera-se que os estudantes do 2o ano identifiquem, autonomamente, do que se trata o texto, compreendendo as suas principais informações. O objetivo, com isso, é o de que aprimorem cada vez mais, de maneira autônoma, a sua compreensão leitora, principalmente a partir de análises sobre as palavras e os acontecimentos nos textos, estabelecendo relações de sentido.
Obs.: os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para esta sequência de atividades estão na próxima página.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 3, 5, 7 e 9
Habilidades da BNCC: EF15LP03, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP15, EF15LP18, EF12LP01, EF02LP16 e EF02LP26
Componentes da PNA: compreensão de textos, fluência em leitura oral, vocabulário, produção de escrita
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Agora, você vai ler a carta-convite de Mariana e a carta-resposta do seu convidado.
Steve Webb. Viviana Rainha do pijama. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Salamandra, 2006. s/p.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Identificar informação explícita em texto curto.
-
Reconhecer o texto literário em sua dimensão imaginária e lúdica como elemento artístico-cultural.
-
Compreender o sentido de ilustrações e outros recursos gráficos em textos literários.
-
Ler palavras novas decodificando-as com precisão.
-
Ler palavras isoladas, frases e pequenos textos com articulação correta, prosódia adequada e fluência e compreensão.
-
Reconhecer formato e diagramação de carta pessoal.
-
Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados.
-
Trocar impressões com outros leitores a respeito dos textos lidos ou ouvidos. Relatar experiências oriundas de atividades vivenciais.
-
Inferir informações com ajuda do(a) professor(a).
Estratégias teórico-metodológicas
Oriente a leitura individual silenciosa da carta e, depois, verifique o que os estudantes compreenderam. Depois, realizem uma leitura em voz alta do texto.
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1 Para quem Viviana enviou essa carta-convite? Qual é o endereço utilizado?
Ao Urso Pardo, na Caverninha, Mata Grande, América do Norte. Retome a hipótese sobre mapas e explique que a personagem localiza no mapa o local nativo de cada um de seus convidados-animais.
2 Quem ela já convidou para a festa?
Leão, Pinguim, Jacaré, Girafa, Polvo e Macaco.
Professor(a), nesse caso, usa-se letra inicial maiúscula, porque as palavras designam também os nomes das personagens na história.
3 Como Viviana se despede na carta?
Com a expressão "com afeto".
4 Circule o destinatário e a assinatura.
5 Levante hipóteses: o que significa P.S.? E as letras "XX" após a assinatura?
Acolha as percepções das crianças. Explique que P.S. é uma sigla para uma palavra latina (post scriptum), que significa "escrito depois". Ela serve para acrescentar uma informação em uma carta depois que já escrevemos a despedida. O "X" simboliza "beijo" (kiss, em inglês), recurso comum em correspondências pessoais em países onde se fala Inglês. Retome a origem do autor com os estudantes.
6 Agora leia a resposta do Urso.
Steve Webb. Viviana Rainha do pijama. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Moderna, 2006. s/p.
Cara Viviana,
Quando chega o inverno, só hiberno
(Quer dizer, durmo, durmo sem parar).
Antes de começar meu mergulho no sono
Não faço outra coisa: como, como e como.
Mel é o que mais gosto, e ele sempre me espera
Quando acordo pro café, já na primavera!
Meu pijama é muito doce, dormir nele faz bem.
Esse prêmio é meu, não tem pra ninguém!
Com afeto, Urso
XX
-
O que você acha que significa hibernar?
Os estudantes podem deduzir que é dormir por um longo período, dormir bastante. Explore um dicionário com a turma.
-
Qual é o alimento preferido do urso?
Mel.
-
A partir do que descreve o urso, como você imagina que seja o pijama dele?
Como urso gosta de mel e diz que seu pijama é doce, pode-se supor que o pijama terá estampa de mel.
MANUAL DO PROFESSOR
Estratégias teórico-metodológicas
Sugere-se a realização orientada das questões. Leia cada enunciado, discuta as percepções dos estudantes e, somente após isso, solicite o registro da resposta. Se possível, explore no mapa a localização da América do Norte e leia o nome de alguns países que a formam. Uma atividade integrada com Geografia e Ciências pode ser proposta, para a localização do habitat dos outros convidados para a festa, os animais leão, pinguim, jacaré, polvo e macaco.
Atividade complementar
O livro traz a associação entre os bichos e seus pijamas. Mesmo que a obra não tenha sido lida integralmente, faça o levantamento dos convidados (pelo convite destinado ao urso) e peça aos estudantes que desenhem os animais com os pijamas que imaginam ser os escolhidos para a festa. A intenção é promover a interpretação do texto por meio de outras linguagens que não a escrita. Quando o estudante desenha o pijama por uma escolha associativa, ele demonstra suas hipóteses de lógica textual e inferências acerca do texto lido. Na sequência, eles podem redigir pequenas cartas como se fossem as respostas de outros animais convidados.
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Mundo da leitura
Cartas, bilhetes e histórias
Na literatura, cartas e muitos tipos de correspondências continuam recheando mundos imaginários incríveis!
O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg, Companhia das Letrinhas.
No universo dos contos de fadas, as personagens não só trocam cartas, mas enviam cartões-postais, cartões de aniversário, recebem catálogo de ofertas, avisos e muito mais. Nesse livro, o papel do carteiro é percorrer as casas dos três ursos, do gigante, da bruxa e até da vovozinha para entregar as correspondências de todos!
A avó divide com a curiosa neta, Clara, suas lembranças, algumas registradas em cartas do avô que a menina encontrou em uma gaveta. Em meio a essas recordações, a garotinha pode conhecer a história da sua avó, que também é dela.
As gavetas da avó de Clara, de Angela Chaves, Editorial IBEP.
Leitor ativo
Os dois livros combinam a literatura com as cartas: um envolvido no universo dos contos de fadas, o outro trazendo histórias que poderiam ser da nossa própria família. Converse com os colegas:
-
Qual dos livros acima despertou mais sua curiosidade? Por quê?
Na biblioteca, sala de leitura ou internet, com a ajuda da professora, pesquise outros livros e textos que explorem cartas, bilhetes, enfim, correspondências. Escolha um deles para recomendar aos colegas da turma.
MANUAL DO PROFESSOR
E1: CARTAS, BILHETES E HISTÓRIAS
Estratégias teórico-metodológicas
Explore as capas dos livros e as resenhas com as crianças. Verifique se tais obras estão disponíveis no acervo da escola. Em caso afirmativo, crie oportunidades para que a turma possa manusear os textos. Outros livros de mesma temática também podem ser explorados. Além disso, será importante que as crianças interajam em um ambiente preparado para a leitura. Pode ser uma biblioteca, uma sala de leitura ou um espaço em sala de aula, como a biblioteca de classe, por exemplo.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 5 e 8
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10 e EF12LP02
Componente da PNA: compreensão de textos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Recomendar leitura de textos e livros aos colegas.
-
Reconhecer em capas de livros: nome de autor e ilustrador; editora, título.
-
Escolher livros e textos (impressos ou digitais) para leitura.
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Texto & linguagens
Cartas pessoais reais
Agora, vamos conhecer uma troca de cartas real. Em 1956, um menino com deficiência visual escreveu, em braille (ou braile), para o presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, que era conhecido como Ike.
Leia com a ajuda da professora.
Watertown 72, Mass.
- Escola para Cegos Perkins:
- estabelecimento de ensino para cegos mais antigo dos Estados Unidos; fundado em 1829, na cidade de Watertown, em Massachusetts (Mass).
Prezado Ike,
Resolvi escrever um pequeno discurso que pode ajudá-lo a ganhar a eleição.
Vote em mim, vou ajudá-lo. Vou baixar os preços e os impostos também. Também vou ajudar os negros, para eles poderem estudar.
Boa sorte em novembro.
John Beaulieu
13 anos
6o ano
Shaun Usher. Cartas extraordinárias: a correspondência inesquecível de pessoas notáveis. Trad. Hildegard Feist. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 326.
Para curiosos
Os textos escritos em braille (ou braile) trazem símbolos em relevo para que pessoas cegas ou indivíduos com baixa visão possam ler pelo tato. Esse sistema foi criado pelo francês Louis Braille (1809-1852), que perdeu a visão aos 3 anos de idade.
Leitura pelo sistema braille.
MANUAL DO PROFESSOR
E1: CARTAS PESSOAIS REAIS
Atividade preparatória
Como o propósito da atividade é fazer com que os estudantes entrem em contato com cartas reais, a retomada do Momento família com eles é bastante apropriada. Explore a leitura das cartas pessoais trazidas pelas crianças.
Estratégias teórico-metodológicas
Oriente a leitura individual e silenciosa das duas cartas e, depois, verifique o que os estudantes compreenderam. Na sequência, realize uma leitura em voz alta dos textos. Na pronúncia do apelido Ike, explique que, em língua inglesa, a letra I pode representar um som diferente, sendo algo como "Aique".
Atividade complementar
Conversem sobre as informações do boxe Para curiosos e o que seria uma escola para cegos e o que ela poderia ter de diferente de uma escola regular. Caso seja viável, apresente o site da Escola Perkins (localizada nos Estados Unidos), reconhecida por ser referência mundial na acolhida de estudantes com deficiência visual (disponível em: https://www.perkins.org/; acesso em: 21 jul. 2021). É possível investigar se há instituições desse tipo no Brasil. Uma das principais referências é o Instituto Benjamin Constant (disponível em: https://oeds.link/70w9s2; acesso em: 21 jul. 2021).
Obs.: os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para esta sequência de atividades estão na próxima página.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 1, 2, 3, 5 e 7
Habilidades da BNCC: EF15LP03, EF15LP09, EF15LP10, EF12LP01, EF12LP04 e EF02LP16
Componentes da PNA: compreensão de textos, fluência em leitura oral, produção de escrita
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24 de outubro de 1956
Caro John:
Não tenho palavras para lhe dizer como fiquei contente com a carta que você me escreveu em braile. Admiro muito sua capacidade de dominar uma arte tão difícil.
Foi muita gentileza da sua parte me enviar um pequeno discurso para me ajudar a ganhar a eleição. Seu voto de boa sorte em novembro significa muito para mim, e lhe sou muito grato por isso. Eu gostaria de poder responder-lhe em braile, mas sei que um dos seus professores lerá esta carta para você com o maior prazer.
Espero que esteja gostando da escola e esteja aproveitando a ótima oportunidade que Watertown lhe oferece. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.
Com meus melhores votos,
Cordialmente,
Dwight D. Eisenhower
Shaun Usher. Cartas extraordinárias: a correspondência inesquecível de pessoas notáveis. Trad. Hildegard Feist. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 326.
1 Marque X nas partes que compõem a carta (C) e a resposta (R).
|
Local |
Data |
Vocativo |
Mensagem |
Despedida |
Assinatura |
---|---|---|---|---|---|---|
C |
X |
|
X |
X |
X |
X |
R |
|
X |
X |
X |
X |
X |
2 Qual é o objetivo da carta de John?
Sugerir um pequeno discurso ao presidente.
3 Com que objetivo o presidente estadunidense responde ao garoto?
Para agradecer a mensagem.
4 Você acha o pedido de John importante? Por quê? O que pediria aos nossos governantes em uma carta?
Respostas pessoais. Explore a importância da participação cidadã na política em sistemas democráticos, como forma de exigir direitos de seus representantes.
MANUAL DO PROFESSOR
Estratégias teórico-metodológicas
Realizem coletivamente a análise das duas cartas, buscando nos textos os indicativos de vocativo e assinatura, mensagem e despedida, data e local de escrita. Se achar conveniente, as crianças podem usar lápis de cor para ressaltar esses elementos em cada uma das cartas. Fazendo uma primeira identificação concreta com o recurso visual, os estudantes terão base para a realização mais autônoma das atividades.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Posicionar-se criticamente em relação aos textos lidos/ ouvidos.
-
Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de textos literários e da tradição popular.
-
Trocar impressões com outros leitores a respeito dos textos lidos ou ouvidos.
-
Inferir informações com ajuda do(a) professor(a).
-
Identificar informação explícita em texto curto.
-
Ler e compreender carta pessoal.
-
Reconhecer formato e diagramação de carta pessoal.
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Álbum de Recordações
No final desta estação, você vai ler um modelo de carta pessoal para analisar suas partes.
1 Leia em voz alta conforme orientações da professora.
Modelo de carta pessoal
Rio Branco, 20 de maio de 2021. → Local e data
Querido tio Carlos, → Vocativo
Espero que esteja bem. Escrevo para contar as novidades. Mamãe disse que vamos passar as férias aí! Não é super legal?
Como está a tia Amélia? Espero que ela esteja melhor da gripe. Estou doida para comer a polenta que só ela sabe fazer. Além daquele pão de queijo delicioso! → Mensagem
A Mel teve filhotinhos. Mamãe quer levar os gatinhos para o sítio do tio Francisco. Mas eu acho que eles vão fugir. Posso deixar aí na sua casa?
Estou com saudades!
Com carinho, → Despedida
Rebeca → Assinatura
2 Indique o nome de cada elemento que compõe esse modelo de carta pessoal.
O QUE APRENDI
Retome os desafios desta estação:
-
Li e compreendi cartas do mundo da imaginação?
-
Explorei troca de cartas pessoais reais?
-
Analisei elementos de uma carta pessoal?
Fale com a professora sobre suas dúvidas e converse com a turma sobre o que você mais gostou de fazer e descobrir.
MANUAL DO PROFESSOR
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES
Estratégias teórico-metodológicas
A atividade avaliativa tem foco em fluência em leitura oral, buscando explorar também a precisão e a prosódia. Espera-se que, até o início do 2o ano, o estudante leia em torno de 80 palavras por minuto, com precisão de 95%, garantindo compreensão. O modelo de carta proposto tem 94 palavras. Esse tipo de proposta visa observar como estão o reconhecimento automático das palavras e a compreensão textual.
Acompanhamento das aprendizagens
Avalie a leitura, verificando se é silabada ou se predomina mais automaticidade no reconhecimento das palavras. Observe o ritmo (pausa, fluidez) e a entonação. Com relação à precisão, observe como os estudantes decodificam todas as relações grafofonêmicas, sobretudo as regulares e contextuais. Em seguida, explore o que o estudante compreendeu do texto. Por fim, oriente a realização da atividade para identificar as partes da carta.
BNCC/PNA na atividade
Competência geral da BNCC: 8
Habilidades da BNCC: EF15LP03, EF15LP09, EF15LP10, EF12LP01, EF12LP04 e EF02LP16
Componentes da PNA: fluência em leitura oral, compreensão de textos, produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Trocar impressões com os colegas para refletir sobre o próprio aprendizado. Posicionar-se criticamente em relação aos textos lidos/ouvidos.
-
Identificar informação explícita em texto curto.
-
Ler palavras isoladas, frases e pequenos textos com articulação correta, prosódia adequada e fluência e compreensão.
-
Ler e compreender carta pessoal.
-
Reconhecer formato e diagramação de carta pessoal.
34
Estação da língua Entre bilhetes e cartões
Além das cartas pessoais, há outros tipos de correspondências cotidianas, envolvendo bilhetes, cartões de aniversário, cartões-postais, por exemplo. Vamos conhecer alguns deles e também explorar o uso da letra cursiva em sílabas, palavras e frases.
Nesta etapa, seus desafios são:
-
Comparar carta pessoal e bilhete.
-
Explorar o traçado de letra cursiva.
-
Analisar outros tipos de correspondência.
-
Conversar sobre resultados de uma pesquisa.
Pesquisar para aprender
Nesta atividade, você fará uma pesquisa solicitando a ajuda de um familiar ou de uma pessoa com a qual você conviva. O objetivo é descobrir informações sobre o envio de cartas. Para isso, você vai pesquisar três questões:
-
Para que serve um correio?
-
O que é e qual é a função do selo?
-
Qual é a finalidade do envelope?
Em dia combinado com a professora, você e seus colegas vão apresentar o que descobrirem e fazer anotações.
Selo especial de Natal lançado pelos Correios em 2019.
MANUAL DO PROFESSOR
ESTAÇÃO DA LÍNGUA (E2)
Estratégias teórico-metodológicas
É essencial que os desafios sejam lidos por você ou pelas crianças, explicando a função desse conhecimento na reflexão sobre o que vão aprender. Por isso, ao final, esses desafios serão retomados. Para mais informações sobre a autorregulação da aprendizagem e a metacognição, consulte a Parte 1 da seção introdutória. Na sequência, explore o selo especial de Natal, lançado pelos Correios em 2019. Peça às crianças que descrevam a ilustração e o que ela representa. Espera-se que percebam a garotinha com um envelope destinado ao "Noel", estando em frente a uma agência de correio.
Pesquisar para aprender
Explique às crianças que, em todas as trilhas, elas terão um momento dedicado à pesquisa linguística. Considera-se fundamental compreender a língua e a linguagem também como objeto de estudo e pesquisa, o que deve ser estimulado desde a infância. Sugere-se que você crie um espaço "Pesquisar para aprender" em sala de aula, no qual você possa, a cada nova atividade de pesquisa, divulgar os dados pesquisados pela turma, promover discussões, criar outras listas de palavras e organizar pequenas apresentações orais. Para a atividade de pesquisa proposta, os estudantes precisarão da ajuda de um familiar para investigar como uma carta pode ser enviada. O objetivo é que eles se preparem previamente para a atividade. A pesquisa também pode ser conduzida por você em sala de aula.
BNCC/PNA na atividade
Competência específica de Língua Portuguesa: 5
Habilidades da BNCC: EF15LP09 e EF15LP10
Componente da PNA: compreensão de textos
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
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De olho na escrita
Uma carta maluquinha
Leia uma história em quadrinhos do Menino Maluquinho, personagem criada pelo cartunista brasileiro Ziraldo.
1 O que Maluquinho estava escrevendo? Para quem?
Uma carta para Junim.
2 Como ele enviou sua produção?
Ele a colocou em um envelope, fez um avião de papel e a enviou pela janela a Junim.
3 O uso desse texto pode ser considerado "maluquinho"? Por quê?
Espera-se que os estudantes percebam que o uso da carta era desnecessário, já que o objetivo era falar com o amigo pelo telefone. Destaque as "maluquices" do garoto, como ligar para pedir o endereço e utilizar um envelope para enviar a carta por meio de um aviãozinho.
MANUAL DO PROFESSOR
E2: UMA CARTA MALUQUINHA
Estratégias teórico-metodológicas
De modo lúdico e por meio dos quadrinhos, a atividade visa explorar o contexto de envio de uma carta. Peça aos estudantes que descrevam e leiam os três primeiros quadrinhos. Faça uma pausa e pergunte o que eles entenderam até aqui. Depois, peça que descrevam os próximos cinco quadrinhos em detalhes, revelando todo o processo de envio de uma carta: escrita, preparação do envelope e "envio" (nesse caso, por meio de um aviãozinho de papel). Solicite que leiam o quadrinho final. Após isso, peça que leiam as questões, interpretem o que está sendo solicitado e as respondam. Faça a retomada questão a questão para uma correção dialogada. Converse com a turma sobre os recursos dos quadrinhos, como a composição sequencial de cenas em cada quadro, as ilustrações das personagens, os tipos de balões e o destaque na mensagem do Maluquinho ("Liga pra mim!").
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 2, 3, 5 e 7
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10 e EF15LP14
Componentes da PNA: compreensão de textos, produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Relacionar imagens e recursos gráficos em histórias em quadrinhos ou charge.
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Bilhetes cotidianos
Dependendo do contexto, o menino Maluquinho poderia ter ligado, escrito um bilhete ou enviado uma mensagem para Junim. Vamos analisar um possível bilhete que o garoto poderia ter escrito.
1 Imagine que Junim está na saída da escola e Maluquinho entrega a ele o seguinte bilhete.
-
Quem é o destinatário do bilhete? E o remetente?
Junim é o destinatário; Maluquinho, o remetente.
-
Qual é a finalidade de um bilhete?
Enviar uma mensagem curta, apenas com informação essencial.
-
Que diferenças há entre esse bilhete e uma carta?
A carta é mais longa, e apresenta data, local e despedida. Em alguns bilhetes, é possível usar data.
-
Em que situações podemos escrever bilhetes?
Para envio de mensagens curtas e rápidas, considerando, na atualidade, que o uso de telefone ou mensagens instantâneas não seja possível no momento.
2 A professora vai organizar uma troca de bilhetes entre os colegas da turma: definam o destinatário e o objetivo e separem papéis para isso. Todos deverão escrever os bilhetes de resposta.Resposta pessoal.
Para curiosos
O e-mail é um correio eletrônico que permite enviar mensagens utilizando computadores conectados à internet. Com sua popularização, o envio de cartas pessoais e comerciais entrou em declínio.
Na atualidade, até mesmo o e-mail se restringe mais à comunicação profissional, pois o uso de aplicativos de mensagens instantâneas tem se tornado cada vez mais comum para a comunicação pessoal cotidiana, substituindo, em algumas situações, o uso de bilhetes.
MANUAL DO PROFESSOR
E2: BILHETES COTIDIANOS
Estratégias teórico-metodológicas
Os quadrinhos explorados na atividade anterior servem para contextualizar o envio e a finalidade de bilhetes cotidianos. Faça a leitura da introdução da página e peça aos estudantes que leiam o bilhete. Prossiga com a discussão oral das questões propostas. Para a troca de bilhetes, crie diferentes contextos reais, como empréstimo de materiais, comentários sobre textos e livros lidos etc. Explore, depois, o boxe Para curiosos e as informações sobre e-mail e mensagens instantâneas.
Acompanhamento das aprendizagens
Recomenda-se que os estudantes façam a atividade em folha separada para que você possa realizar uma primeira correção e avaliar como estão compreendendo o processo de escrita dos textos. Essa primeira atividade de produção textual permite que você avalie como estão a escrita de textos curtos, considerando o uso da pauta na página, o traçado das letras e a mudança de linha, além de questões referentes à apropriação do sistema alfabético de escrita. Junte suas percepções à sondagem inicial e crie alguns procedimentos coletivos que os estudantes poderão utilizar na escrita de textos. Por exemplo, o espaço da margem para começar o parágrafo, explorar toda a extensão da linha sempre que possível etc.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 2, 3, 5 e 7
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10, EF12LP01, EF02LP07, EF02LP13 e EF02LP16
Componentes da PNA: compreensão de textos, produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Ler palavras isoladas, frases e pequenos textos com articulação correta, prosódia adequada e fluência e compreensão.
-
Escrever palavras, frases e textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
-
Planejar e produzir bilhete.
-
Reconhecer formato e diagramação de bilhete.
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Letra cursiva e nomes próprios
Em algumas das cartas e bilhetes lidos, você encontrou letras na forma cursiva, criada para uso manuscrito.
1 Vamos recitar o alfabeto em letra cursiva.
2 Agora, vamos aprender a traçar cada letra cursiva minúscula. Para isso, observe os grupos de letras com traçado parecido e o pontinho rosa onde você deve iniciar cada uma.
MANUAL DO PROFESSOR
E2: LETRA CURSIVA E NOMES PRÓPRIOS
Atividade preparatória
Nesta coleção, o traçado de letra cursiva é explorado para leitura no 1o ano e para leitura e escrita no 2o ano. Isso possibilita que, no processo de alfabetização inicial, o estudante possa se concentrar na leitura, ou seja, na decodificação e na aprendizagem do sistema de escrita, treinando somente o traçado da letra maiúscula de imprensa; e, no 2o ano, por meio da letra cursiva, além de retomar todas as relações grafofonêmicas, possa praticar o traçado da letra cursiva como escrita pessoal e consolidar o processo de alfabetização.
Como a maturação do sistema visual só se completa por volta dos sete anos, esse é o momento mais propício para o discernimento visual das letras cursivas, que ficam unidas nas palavras. Claro que o desenvolvimento de uma criança para a outra pode variar; por isso, será importante estimular a coordenação motora com atividades lúdicas, como treinar o traçado e o movimento de escrita usando o dedo. Exemplos: em duplas, um estudante traça uma determinada letra com o dedo nas costas de um colega, que deve adivinhar qual foi a letra traçada; traçar letras em caixas de areia e começar o traçado primeiramente em folhas grandes, para assimilar o movimento, e, depois, usar a pauta de caligrafia. Junto a isso, é importante acompanhar se os estudantes desenvolveram aspectos essenciais da motricidade fina, como a preensão adequada do lápis, postura, posição do papel na mesa etc.
Estratégias teórico-metodológicas
Explore o reconhecimento das letras no formato cursivo e a recitação do alfabeto. Nas páginas MP086 e MP087, há orientações para o traçado das letras minúsculas de cada grupo.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 1, 2 e 5
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10, EF02LP06 e EF02LP07
Componente da PNA: produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Nomear, pela sua ordenação convencional, as letras do alfabeto.
-
Explorar o traçado de letra cursiva (maiúscula e minúscula).
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MANUAL DO PROFESSOR
Estratégias teórico-metodológicas
Para ensinar o movimento de escrita do alfabeto cursivo, as letras foram organizadas em grupos com traçado parecido. A primeira letra de cada grupo representa a "letra-mãe", pois a partir dela outros traçados são apresentados. Por exemplo, na página 37, c é a "letra-mãe" de a, d, g, q e o. Explique aos estudantes que, a cada letra, uma mudança no traçado se insere. Comente que o "ponto rosa" é sempre o início da letra. Faça o movimento de escrita no ar; depois, na lousa, em tamanho grande, faça novamente e peça que sigam o seu movimento com o dedo, traçando a letra no ar. Faça o mesmo procedimento com cada grupo, considerando que as demais "letras-mãe" são l, i, v e x. Comece a introduzir palavras somente depois que eles praticarem bastante o traçado das letras cursivas separadamente.
Atividade complementar
Será muito importante que os estudantes treinem cada grupo várias vezes, antes de escreverem palavras completas. Por isso, recomenda-se que eles tenham um caderno de caligrafia para consolidar o traçado da letra cursiva com outras atividades propostas por você durante, pelo menos, todo o primeiro semestre. Se isso não for possível na sua realidade, disponibilize mais atividades em folhas avulsas com a pauta caligráfica.
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3 Os nomes próprios sempre devem ser escritos com letra inicial maiúscula. Forme o alfabeto com letra cursiva maiúscula, cobrindo a letra inicial de cada nome próprio a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Estratégias teórico-metodológicas
Explore o reconhecimento das letras no formato cursivo maiúsculo e a recitação do alfabeto. Promova a leitura e a decodificação de cada nome da lista. Após isso, prossiga com o traçado de cada letra maiúscula, fazendo o movimento de cada letra no ar; depois, em tamanho grande na lousa, solicitando aos estudantes que acompanhem o seu movimento. Depois, peça a eles que cubram as letras conforme o movimento apreendido.
Atividades complementares
-
Você pode utilizar como atividades de treino o mesmo recurso das "letras-mãe", formando os seguintes grupos: (1) C, A, G; (2) B, K, P, R, M, N, U, V, W, Y; (3) I, J, H; (4) T, F; (5) O, Q; (6) X, Z.
-
Após os estudantes terem treinado o traçado, proponha a escrita de nomes próprios e trabalhe as emendas entre as letras. Para isso, explore as letras cursivas maiúsculas que acabam sem junção com outras (B, D, F, I, O, P, S, T, V e W) e apresente nomes como Bernardo, Daniela, Fabiano, Iraci, Osmar, Paula, Sandro, Tiago, Vanessa e Walter. Faça o traçado demonstrando como a segunda letra deve "encostar" na letra inicial maiúscula; mas, nesse caso, não é uma escrita contínua. Peça aos estudantes que escrevam, em pauta de caligrafia, os nomes apresentados. Depois, explore as letras cursivas maiúsculas que emendam com a seguinte (A, C, E, G, H, J, K, L, M, N, Q, R, U, X, Y e Z) e apresente nomes como Alberto, Camila, Edna, Gilmar, Horácio, Joaquim, Karina, Laura, Márcio, Nadir, Quitéria, Rafael, Ubaldo, Ximenes, Yara e Zeca. Peça que escrevam, em pauta de caligrafia, os nomes apresentados.
-
Explore a escrita do nome e do sobrenome da criança e, depois, a escrita da lista de nomes da turma.
Acompanhamento das aprendizagens
Um dos principais conhecimentos sobre o traçado da letra cursiva está nas habilidades de grafar uma palavra sem que o movimento entre as letras seja interrompido, ou seja, "não tirar o lápis do papel" na maioria das palavras, com exceção de algumas letras cursivas maiúsculas, no formato tradicional. Essa conquista é alcançada não só pela habilidade motora, mas pelo conhecimento de que uma palavra é uma unidade informativa e, por isso, pode ser escrita com um único movimento que une todas as letras que a compõem. Observe como os estudantes se saíram nas atividades apresentadas e anote suas percepções em seu Diário de classe reflexivo.
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Outros tipos de correspondência
Existem correspondências que se relacionam a datas comemorativas, como aniversário, casamento, batizado etc. Elas podem ser enviadas pelo correio ou entregues em mãos. Leia o cartão a seguir e responda às questões.
Capa reduzida.
1 Qual é a finalidade desse cartão?
Parabenizar pelo aniversário.
2 Qual é a relação entre a mensagem da capa e a mensagem da parte interna?
A mensagem externa é complementada pela interna.
3 Quem são as pessoas que assinam o cartão?
Os remetentes.
4 Observe o uso da letra cursiva. O que você percebe sobre o traçado de cada assinatura?
Espera-se que os estudantes percebam que a letra cursiva tem um estilo individual, uma identidade própria.
Parte interna do cartão.
MANUAL DO PROFESSOR
E2: OUTROS TIPOS DE CORRESPONDÊNCIA
Estratégias teórico-metodológicas
Faça coletivamente a análise do cartão de aniversário. Investigue se as crianças percebem os elementos constitutivos do gênero: como se aproximam e como se distanciam de um bilhete ou de uma carta. Faça um levantamento oral das semelhanças e diferenças percebidas, garantindo que todo o grupo se aproprie dessas informações. Depois, converse com a turma, explorando as questões orais. Dê destaque para o uso real da letra cursiva, explicando que eles estão aprendendo a empregar tal tipo de letra e que, aos poucos, cada um vai desenvolver sua forma única de escrever. Valorize a escrita manuscrita como uma forma de identidade.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 2, 3, 5 e 7
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10, EF12LP01 e EF02LP16
Componentes da PNA: compreensão de textos, produção de escrita, vocabulário
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Ler palavras isoladas, frases e pequenos textos com articulação correta, prosódia adequada e fluência e compreensão.
-
Reconhecer formato e diagramação de cartão de aniversário e cartão-postal.
41
Professor(a), o endereço foi omitido pela autora do blogue.
A blogueira Rafa Penedo mantém um diário de viagens on-line: Postais pelo mundo. Além de relatar suas experiências em diferentes locais do mundo, ela também publica cartões-postais que recebe de amigos. Observe uma publicação no blogue com a imagem de um cartão-postal.
Postagem no blogue Postais pelo mundo.
E aí Rafa!!
Como prometido, segue aqui um postal de Bali com muito amor e carinho!
Esperamos que você já esteja super bem no Brasil e [que] logo nos encontremos de novo por algum cantinho desse mundo!
Muitos beijos!
Rapha e Pauli
14/08/15
- Blogueiro:
- autor de blogue, um tipo de página pessoal na internet, em que os usuários podem trocar experiências e comentários sobre um tema de interesse.
- Bali:
- ilha da Indonésia, uma nação asiática.
1 Que tipo de mensagem foi enviada nesse postal?
Uma mensagem do local visitado pelos remetentes.
2 Que elementos de uma carta também estão presentes no texto?
Vocativo, mensagem, assinatura, data.
MANUAL DO PROFESSOR
Estratégias teórico-metodológicas
Faça coletivamente a análise do cartão-postal. Investigue se as crianças percebem os elementos constitutivos do gênero: como se aproximam e como se distanciam de um bilhete ou de uma carta. Faça um levantamento oral das semelhanças e diferenças percebidas, garantindo que todo o grupo se aproprie dessas informações. Depois, converse com a turma, explorando as questões orais. Novamente, dê destaque para o uso real da letra cursiva, explicando aos estudantes que eles estão aprendendo a empregar tal tipo de letra e que, aos poucos, cada um vai desenvolver sua forma única de escrever. Valorize a escrita manuscrita como uma forma de identidade.
42
Os cartões-postais, também chamados apenas de postais, permitem compartilhar fotografias ou imagens relacionadas aos locais que visitamos durante uma viagem, por exemplo. Observe um modelo de cartão-postal.
Frente
Imagem
Verso
Selo e carimbo do correio
Espaço para endereço
Espaço para mensagem e data
1 Com a ajuda da professora, identifique as partes que compõem um cartão-postal: (a) frente: imagem; (b) verso: espaço para mensagem, data e endereço; selo e carimbo do correio. Explique que o termo verso, nesse caso, refere-se à parte de trás do cartão-postal. Auxilie os estudantes a preencher o esquema com cada parte que compõe o postal.
2 Retome o cartão-postal anterior e identifique essas partes.
Destaque a foto de Bali compondo a frente do cartão-postal. No verso, espera-se que os estudantes localizem a mensagem e o selo com carimbo. Explique que a parte do endereço (inferior direita) foi omitida pela autora do blogue para preservar seus dados.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhamento das aprendizagens
Faça a atividade 1, de modo orientado, questionando a turma sobre cada parte do cartão-postal. Na retomada do cartão-postal da página 41, observe como os estudantes analisam o texto. Observe se há compreensão dos elementos desse tipo de produção. Se necessário, apresente outros cartões-postais para que possam praticar a análise composicional do gênero.
43
Volta ao mundo das letras
Já imaginou como seria se corresponder com alguém de outro local? No mundo, há mais de 190 países e milhares de cidades! Vamos conhecer alguns nomes de lugares.
1 Ouça a pronúncia da professora e complete as palavras com as letras adequadas para descobrir nomes de alguns países.
MANUAL DO PROFESSOR
E2: VOLTA AO MUNDO DAS LETRAS
Estratégias teórico-metodológicas
Neste momento, propõe-se a retomada do alfabeto e dos sons representados pelas letras, constituindo uma atividade de remediação e intervenção para crianças que tenham apresentado dificuldades durante a sondagem inicial. As atividades exploram a consciência fonêmica e o conhecimento alfabético, por meio de ditados lacunados. Trabalhamos o nome Singapura. Segundo informação do site da Academia Brasileira de Letras, o dicionário Houaiss optou pela grafia Cingapura; e o Aurélio, por Singapura. O Acordo Ortográfico de 1990, vigente na atualidade, registra a escrita com s. Enquanto uma decisão definitiva para a ortografia oficial não vier, são válidas as duas grafias (disponível em: https://oeds.link/QAKe1I; acesso em: 20 jul. 2021).
Atividade complementar
Se possível, apresente um mapa em que os estudantes possam localizar os nomes dos locais explorados na atividade.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 1, 2 e 5
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10 e EF02LP07
Componente da PNA: produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Completar palavras com o grafema adequado.
-
Identificar grafemas que podem representar diferentes fonemas.
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Professor(a), Byron Bay é uma cidade australiana. A pronúncia desse nome é algo como "bairon bei". Yokohama é uma cidade japonesa, e Washington é uma cidade estadunidense. Nessas duas últimas, o Y é pronunciado como I e o W como U.
2 Agora, vamos viajar pelas cartas e descobrir alguns nomes de cidades.
-
Ouça a leitura da professora e complete as duas palavras de cada envelope com a mesma letra.
C ananeia
C edral
Pinha l
L aranja l
R ecife
Jagua ribe
X ex éu
Féli x
Cangu çu
Ca çapava
Ita mbé
M irassol
O sa sco
S ales ópolis
Y okohama
By ron Bay
G ravataí
Mo gi Guaçu
Diama nti na
N avegan tes
Fo z do Iguaçu
Juaz eiro
W enceslau Braz
W ashington
-
Entre as cidades que você descobriu, circule aquelas que, em sua opinião, não são brasileiras. Os estudantes devem circular: Yokohama, Byron Bay e Washington.
-
Ouça a leitura da professora, descubra as letras que faltam nas palavras a seguir e conheça mais quatro cidades brasileiras.
Cunh a
Batalh a
H ortolândia
Ch avantes
-
Explique o que você percebeu quanto ao som representado pelas letras descobertas no item a. Espera-se que os estudantes recordem que as letras C, Ç, G, L, M, N, R, S, Z, X, Y e W podem representar sons diferentes.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhamento das aprendizagens
Registre estudantes que tiveram dificuldade de reconhecer as letras que representam determinados sons. Esse é um indício de uma defasagem elevada que precisará de mais atividades de remediação. O mais importante é o reconhecimento do som e sua representação adequada por uma letra. Assim, um estudante que escreve Venesuela reconhece o som /z/ e relaciona-o a uma letra possível (s), em conformidade com o sistema alfabético, mas desconhece a grafia correta da palavra, o que está coerente com o momento de aprendizagem, sendo necessário explorar a ortografia e a memorização da palavra. No entanto, um estudante que completa as palavras com letras, de modo aleatório, sem reconhecer relações grafofonêmicas possíveis, demonstra defasagem que também precisará de intervenções.
45
Letra, sílaba, palavra, frase
Professor(a), relembre o conceito de rima visto no primeiro ano utilizando o glossário. Faça uma lista na lousa com os pares de rimas conforme os estudantes as indicam: Ubatuba e saúva; desenho e empenho; parar e tchá-tchá-tchá; gavião e bocão; patas e gravatas; barulhentos e rabugentos; chimpanzé e ré.
Você leu carta, bilhete, cartão de aniversário e cartão-postal. Agora, que tal conhecer uma troca de cartas em formato musical? Leia o texto com a professora e indique as palavras que rimam.
O caramujo e a saúva
[...]
Caramujo que mora em Ubatuba
Escreveu uma cartinha pra saúva
A saúva respondeu com um desenho
Caramujo coloriu com muito empenho
Caramujo que mora em Ubatuba
Escreveu uma cartinha pra saúva
E assim, continuaram sem parar
Desenhando e ouvindo tchá-tchá-tchá
Na segunda desenharam um gavião
Na terça um jacaré com seu bocão
Na quarta foi um polvo de oito patas
Na quinta um canguru com três gravatas
Na sexta dois marrecos barulhentos
No sábado dois touros rabugentos
Domingo foi a vez do chimpanzé
Depois foi tudo igual de marcha a ré
[...]
Rita del Prado; Rodolfo Fito Hernández. Polimita y Chivo. Versão de Daniel Ayres e Mariana Pittier. O caramujo e a saúva. Intérprete: Badulaque. In: Badulaque.
- Rima:
- repetição de sons iguais ou parecidos entre duas ou mais palavras. Em geral, ela acontece no final das palavras.
Baú musical
Badulaque é uma dupla de música infantil formada por Daniel Ayres e Julia Pittier. Eles trazem um repertório autoral que estimula curiosidade e criatividade, por meio de brincadeiras musicais, percussão corporal e outros recursos.
MANUAL DO PROFESSOR
E2: LETRA, SÍLABA, PALAVRA, FRASE
Estratégias teórico-metodológicas
O tema da troca de correspondência e da comunicação a distância também permeia outras esferas do repertório infantil. Apresente a letra da canção e faça uma primeira leitura como modelo de referência. Se possível, apresente a música e promova a cantoria na sala.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Apreciar poemas e letras de canção.
-
Identificar rimas (unidades fonológicas).
-
Identificar vogais na estrutura silábica.
-
Escrever palavras, frases e textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
-
Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
-
Reconhecer a unidade da palavra, identificando o número de palavras na frase.
-
Planejar e produzir cartão-postal.
-
Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 2, 3, 5, 7 e 9
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10, EF12LP01, EF12LP18, EF12LP19, EF02LP04, EF02LP07, EF02LP08, EF02LP13 e EF02LP15
Componentes da PNA: compreensão de textos, produção de escrita, fluência em leitura oral, vocabulário
46
Observe uma frase escrita com base na letra da canção.
Caramujo escreveu uma cartinha pra saúva.
1 Coloque cada palavra da frase em um espaço.
CARAMULJO
ESCREVEU
UMA
CARTINHA
PARA
SAÚVA
-
Anote o número de palavras: 6
2 Coloque cada sílaba das palavras da frase em um espaço.
CA RA MU JO
ES _____ CRE _____ VEU
U _____ MA
CAR _____ TI _____ NHA
PRA
_____ SA _____ Ú _____ VA
-
Anote o número de sílabas da:
-
palavra 1: 4
-
palavra 2: 3
-
palavra 3: 2
-
palavra 4: 3
-
palavra 5: 1
-
palavra 6: 3
-
-
Circule as letras vogais de cada sílaba.
Relembre as letras vogais com os estudantes: A, E, I, O, U.
3 Coloque cada letra das palavras da frase em um espaço.
C A R A M U J O
E S C R E V E U
U M A
C A R T I N H A
P R A
S A Ú V A
-
Anote o número de letras da:
-
palavra 1: 8
-
palavra 2: 8
-
palavra 3: 3
-
palavra 4: 8
-
palavra 5: 3
-
palavra 6: 5
-
Bloco de notas
Cada parte pronunciada da palavra é uma sílaba. Na escrita, as palavras são separadas por um espaço. Na fala, para perceber onde começa e termina uma palavra, podemos prestar atenção no sentido e na sílaba mais forte. Uma frase pode ser formada por uma ou mais palavras, expressando uma mensagem, um sentido.
MANUAL DO PROFESSOR
Estratégias teórico-metodológicas
Neste momento, é fundamental promover um estudo sobre a composição da escrita e como as letras se articulam na formação das sílabas, as sílabas nas palavras e as palavras nas frases. Essa observação, que pode sair do macro (frase) para o micro (letra) e vice-versa, proporciona uma compreensão profunda dos processos de construção da escrita. Ao longo do exercício, chame a atenção da turma para essa divisão, explorando como frases e palavras são construídas. Verifique se os estudantes são capazes de realizar as contagens de letras e sílabas; caso necessário, faça intervenções para auxiliá-los.
Atividade complementar
Prepare um material concreto a partir de outros versos da canção, como "Na segunda desenharam um gavião" ou "Na quinta um canguru com três gravatas". Construa três propostas: fichas com as palavras do verso; sílabas que compõem todas as palavras do verso separadas em fichas; e todas as letras necessárias para a escrita do verso em fichas. Proceda exatamente como na atividade proposta, porém manuseando as letras. Peça aos estudantes que, separados em agrupamentos produtivos, montem os versos, juntando de cada vez o que for necessário (palavras, sílabas ou letras) e fazendo as contagens específicas. A intenção é que a turma viva novamente a experiência da análise e síntese de um verso por diferentes perspectivas construtivas. O uso de fichas e de um material concreto de fácil manipulação auxilia na resolução de entraves de compreensão daqueles que ainda não alcançaram a etapa desejada da decodificação e da leitura.
47
Agora, imagine que o caramujo e a saúva vão trocar cartões-postais. Faça no caderno um dos desenhos enviados na cartinha e crie uma mensagem.
Lembre-se de escolher quem será o remetente e quem será o destinatário. Se quiser, invente um endereço! Resposta pessoal.
Corpo em movimento
Que tal conhecer a canção "O caramujo e a saúva" e organizar uma coreografia animada, imitando todos os bichos desenhados nas cartinhas? Vocês podem se inspirar no clipe da canção. A professora pode ajudar na pesquisa na internet. Ensaiem, cantem e se divirtam.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhamento das aprendizagens
A atividade traz os modelos frente e verso de um cartão-postal, solicitando que o estudante, de maneira criativa, construa um cartão que combine com o texto lido e as personagens envolvidas. Use a página do livro para a produção do rascunho e, após a finalização, já passando pela correção, entregue para cada estudante uma folha sulfite e peça que reconstruam o cartão criado em tamanho maior para que, juntos, montem uma exposição de cartões-postais. Essa intenção tem a finalidade de promover uma situação de análise e de correção, uma vez que o estudante, quando procura por erros ou quando corrige o que pode ser melhorado, reflete sobre sua prática e avança em seus conhecimentos sobre o sistema de escrita. Além disso, cria-se um momento divertido e coletivo de intervenção artística.
Atividade complementar
Aproveite cada oportunidade para que os estudantes possam desenvolver habilidades de leitura, velocidade, fluência, compreensão e entonação. Para finalizar a proposta, retome a canção e convide a turma a se dividir em dois grupos e numere os versos da canção. Uma turma lerá os versos pares e a outra, os ímpares. Dessa maneira, as crianças, por meio da leitura coletiva, reconhecerão um ritmo específico que a rima proporciona ao texto e poderão reconhecer quais palavras são responsáveis por essa intenção.
48
Sinais de pontuação
Além das letras, na escrita, também são usados sinais de pontuação. Leia uma nova versão de uma das cartas lidas anteriormente.
Caro Urso,
Por favor, venha à minha FESTA MUNDIAL DO PIJAMA!
Vai ter um tremendo bolo e um prêmio para o pijama mais espetacular.
Com afeto,
Viviana
P.S.: Quando você dorme que tipo de pijama costuma usar?
1 Escreva os sinais de pontuação que finalizam as frases. , ! . , ?
2 Escreva o sinal de pontuação usado após o vocativo e a despedida. Esclareça que se trata da vírgula e que eles vão aprender aos poucos a usá-la. Por enquanto, devem usá-la em cartas e bilhetes, nas duas situações indicadas.
3 Complete com o sinal de pontuação e marque X na sua função.
Explique às crianças que o ponto-final termina frases afirmativas ou negativas.
-
O ponto-final . serve para:
-
X finalizar frases.
-
finalizar perguntas.
-
finalizar palavras.
-
-
O ponto de interrogação ? serve para:
-
finalizar frases.
-
X finalizar perguntas.
-
finalizar palavras.
-
-
O ponto de exclamação ! serve para:
-
finalizar qualquer tipo de frase.
-
X finalizar frases que indicam diferentes sentimentos, como surpresa, espanto, raiva, admiração e outros.
-
MANUAL DO PROFESSOR
E2: SINAIS DE PONTUAÇÃO
Estratégias teórico-metodológicas
Explore as atividades de modo orientado. Para isso, inicie a leitura da nova versão da carta e explore questão a questão, propiciando um momento de reflexão coletiva.
Atividade complementar
Convide os estudantes a criar três frases, cada uma usando um dos sinais de pontuação. As frases podem ser de livre criação. Ao fim da escrita, chame-os, um de cada vez, para que apresentem suas hipóteses para toda a classe. Pedir que criem frases para cada um dos sinais é verificar a compreensão de suas ocorrências de uso e sua função na comunicação. Se achar conveniente, associe a proposta com o trabalho das atividades anteriores e pergunte a quantidade de sílabas e palavras das frases escritas.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 2, 5 e 7
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10 e EF02LP01
Componente da PNA: compreensão de textos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Empregar adequadamente sinais de pontuação na escrita.
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De olho na fala
Anotações de pesquisa
No começo desta estação, você realizou uma atividade de pesquisa com o objetivo de descobrir informações sobre o envio de carta. Para isso, teve de pesquisar três questões. Vamos retomar cada questão e fazer anotações. Siga as orientações da professora, fale no momento combinado e escute atentamente os colegas.
1 Para que serve um correio?
O correio é um sistema postal usado para enviar correspondências de diferentes tipos, tanto pessoais como comerciais. Cite cartas, contas, boletos, carnês, envio de mercadorias etc.
2 O que é e qual é a função do selo?
O selo é um pequeno papel adesivo que deve ser colado no envelope, indicando que a tarifa para o envio da carta foi paga.
3 Qual é a finalidade do envelope? O envelope tem basicamente o objetivo de envolver e proteger o conteúdo da carta. Se possível, explore alguns tipos de envelope e formas de preenchê-lo.
Aquarela
Imagine um carteiro egoísta e um solitário fabricante de brinquedos construindo uma amizade bastante improvável... E se dessa amizade pudéssemos compreender como surge a lenda do Papai Noel e o hábito de escrever as famosas cartinhas ao bom velhinho? Essa é a proposta do filme Klaus, que tem o objetivo de resgatar o espírito encantador de ser criança.
Cartaz do filme Klaus (2019), de Sérgio Pablos.
MANUAL DO PROFESSOR
E2: ANOTAÇÕES DE PESQUISA
Estratégias teórico-metodológicas
Retome com os estudantes o resultado da pesquisa feita no início da estação, sobre o funcionamento do correio, uso de selos e procedimentos para o encaminhamento de correspondência. Faça dessa atividade uma proposta de interação oral, com foco no respeito ao turno de fala, na escuta atenta e empática quando o colega conta sobre sua pesquisa e na forma como cada um se expressa enquanto constrói uma apresentação. Retome ou apresente o recurso do bastão da palavra, sugerido na Parte 1 da seção introdutória.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 3 e 5
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP13 e EF02LP20
Componente da PNA: compreensão de textos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Pedir a palavra e falar na sua vez de forma clara e audível, com articulação correta e natural das palavras.
-
Praticar a escuta atenta para interagir com diversas finalidades (reproduzir pequenas mensagens, cumprir instruções, responder a questões etc).
-
Reconhecer a função de enquete e entrevista em atividade de pesquisa.
50
Álbum de Recordações
No final desta estação, você vai ler um bilhete muito maluco! Há algumas informações trocadas e a distribuição do texto nas linhas não está adequada. Observe:
1 Reescreva o bilhete de modo que ele tenha sentido.
Sugestão de resposta:
Paula,
Eu esqueci meu estojo em casa. Você tem um lápis e uma borracha para me emprestar, por favor? Devolvo no final da aula!
Obrigada!
Cadu
2 Escreva seu nome e sobrenome utilizando letra cursiva. Resposta pessoal.
O QUE APRENDI
Retome os desafios desta estação:
-
Comparei carta pessoal e bilhete?
-
Explorei o traçado de letra cursiva?
-
Analisei outros tipos de correspondência?
-
Conversei sobre resultados de uma pesquisa?
Fale com a professora sobre suas dúvidas e converse com a turma sobre o que você mais gostou de fazer e descobrir.
MANUAL DO PROFESSOR
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES
Estratégias teórico-metodológicas
Neste momento avaliativo, explora-se o conhecimento acerca da letra cursiva, seu traçado e ocorrências de uso, junto à consciência fonêmica e fonológica, para verificar se o estudante identifica na escrita a diferença entre sílaba e palavra na estrutura da frase. Tudo isso com base no trabalho com o gênero bilhete e suas características textuais. Para tanto, leia o enunciado e permita que o estudante realize a atividade de modo independente.
Acompanhamento das aprendizagens
Faça a retomada em pequenos agrupamentos durante a realização de outras atividades. Anote suas percepções em seu Diário de classe reflexivo. Após isso, promova um momento de reflexão coletiva sobre a organização do texto.
BNCC/PNA na atividade
Competência geral da BNCC: 8
Habilidades da BNCC: EF15LP01, EF15LP09, EF12LP01, EF02LP07 e EF02LP13
Componente da PNA: produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Ler palavras isoladas, frases e pequenos textos com articulação correta, prosódia adequada e fluência e compreensão.
-
Escrever, transcrever ou organizar frases simples e textos curtos em letra cursiva.
-
Explorar o traçado de letra cursiva (maiúscula e minúscula).
-
Planejar e produzir bilhete.
51
Estação criativa Minha escola em postais
Nesta trilha, você leu cartas de pessoas reais e do mundo da imaginação, além de bilhete, cartão de aniversário e cartão-postal.
Agora, vai viver a experiência de escrever um cartão-postal para alguém de sua comunidade, além de criar cartões de aniversário para presentear amigos e familiares.
Pensando nisso, seus desafios são:
-
Tirar fotografias da escola para compor um cartão-postal.
-
Escrever um cartão-postal da escola e enviá-lo aos familiares.
-
Produzir cartão de aniversário para alguém da comunidade.
TROCANDO FIGURINHAS
Antes de começar a produção, vamos relembrar:
-
Que tipos de correspondência você leu?
Carta pessoal (fictícia e real), bilhete, cartão de aniversário, cartão-postal.
-
Para que servem as cartas pessoais e os bilhetes?
As cartas pessoais são usadas para comunicação íntima, com foco em notícias familiares; os bilhetes são mensagens rápidas e curtas usadas no cotidiano.
-
Para que servem os cartões de aniversário e os cartões-postais?
Cartão de aniversário é enviado ou entregue para parabenizar alguém pelo seu aniversário; oscartões-postais são enviados durante viagens e passeios como lembrança para amigos e familiares.
-
O que um cartão-postal precisa ter?
Uma fotografia ou imagem na frente; vocativo, mensagem, assinatura, endereço e data. Para ser realmente enviado, é necessário selo.
-
Por que aprender a letra cursiva é importante?
Para escrever com mais agilidade.
-
De quais palavras novas você se lembra? Vamos fazer uma lista!
Resposta pessoal. Sugere-se explorar nomes próprios e o traçado de letra cursiva com novas atividades práticas.
Sônia Menna Barreto. Carta de Sully. 1992. Gravura. 39 x 51 cm.
MANUAL DO PROFESSOR
ESTAÇÃO CRIATIVA (E3)
Estratégias teórico-metodológicas
Explore os desafios com as crianças, explicando que eles orientam as aprendizagens e práticas de linguagens a serem vivenciadas na estação. Retome a importância da reflexão sobre a própria aprendizagem e do hábito de fazer perguntas e esclarecer dúvidas. Conversem sobre as situações de produção que estão sendo propostas, como a escrita de cartões com a possibilidade do envio real pelo correio, e falem sobre as expectativas que esse projeto pode trazer, bem como as dúvidas. Na proposta de produção textual, o uso das TICs visa enriquecer as atividades, conforme previsto na BNCC (BRASIL, 2018). Contudo, caso o seu contexto escolar não torne possível tal uso, a atividade pode ser feita apenas com recursos analógicos, por meio de uma simulação de vídeo.
Trocando figurinhas
Aproveitem o momento para retomar, de maneira oral e coletiva, todo o aprendizado mobilizado na trilha. Permita aos estudantes que falem sobre o que entenderam e do que gostaram, expressando dúvidas e expectativas.
BNCC/PNA na atividade
Competência específica de Língua Portuguesa: 5
Habilidades da BNCC: EF15LP09 e EF15LP10
Componente da PNA: produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Trocar impressões com os colegas para refletir sobre o próprio aprendizado.
52
Oficina do texto
Cartão-postal
Vocês vão produzir um cartão-postal do seu lugar preferido na escola para enviar a um familiar, amigo ou alguém da sua comunidade.
Planejando
-
Com a ajuda da professora, tire a fotografia de um local da escola. Você também pode fazer um desenho desse espaço.
-
Escolha quem será o destinatário do cartão-postal e pense na mensagem que quer escrever a essa pessoa.
Escrevendo
-
Escreva um rascunho com vocativo, mensagem, assinatura, data e, se você souber, o endereço do destinatário.
-
Lembre-se de observar espaços entre as palavras e a escrita delas.
Revisando
Em sala de aula, em parceria com um colega, observem a forma como registraram o cartão-postal.
-
Comecem olhando as palavras e os espaços entre elas.
-
Na sequência, avaliem se usaram sinais de pontuação.
-
Verifiquem se o postal tem: vocativo, mensagem, assinatura, data.
Após a revisão em dupla, cada um vai registrar o seu postal na folha que a professora entregar. Vocês devem utilizar o modelo da página 47.
Enviando os cartões-postais
Na frente do cartão-postal, cole a fotografia tirada ou o desenho do local de sua escola escolhido por você.
O cartão-postal poderá ser entregue em mãos ou enviado pelo correio, conforme for combinado com a professora.
MANUAL DO PROFESSOR
E3: CARTÃO-POSTAL
Estratégias teórico-metodológicas
Oriente o passo a passo da atividade, conforme proposta. Se o envio do cartão pelo correio for possível, vocês podem fazer desse momento uma situação especial, organizando uma saída até a agência mais próxima, para que, dessa maneira, os estudantes observem todo o caminho que uma correspondência precisa percorrer para ser enviada. Podem até aproveitar e entrevistar profissionais locais para aprender um pouco mais sobre o trabalho realizado no correio.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Planejar coletivamente o texto antes de produzi-lo, considerando interlocutores, finalidade e circulação.
-
Reler e revisar o texto com ajuda do(a) professor(a) ou dos colegas.
-
Revisar o texto para observar aspectos referentes ao sistema de escrita alfabética ou aos padrões da escrita.
-
Editar o texto final conforme situação de produção vivenciada.
-
Planejar e produzir cartão-postal.
-
Editar textos utilizando recursos tecnológicos quando possível/necessário.
-
Reconhecer formato e diagramação do cartão-postal.
-
Empregar adequadamente sinais de pontuação e letra maiúscula na escrita.
-
Grafar corretamente estruturas silábicas dominadas.
-
Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
-
Reconhecer formato e diagramação de cartão-postal.
BNCC/PNA na atividade
Competências específicas de Língua
Portuguesa: 2, 3, 5 e 7
Habilidades da BNCC: EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08, EF15LP09, EF15LP10, EF12LP06, EF02LP01, EF02LP13 e EF02LP16
Componente da PNA: produção de escrita
53
Ciranda do texto
Cartões de aniversário
A cada aniversário, um estudante vai produzir um cartão de aniversário com uma mensagem de parabéns. Todos deverão assinar o cartão.
Agora, vocês vão produzir cartões para quem fez aniversário antes do começo das aulas!
Aniversariantes da turma
Para começar, façam a lista de aniversariantes da turma. Observe as orientações da professora.
JANEIRO |
FEVEREIRO |
MARÇO |
|
|
|
ABRIL |
MAIO |
JUNHO |
|
|
|
JULHO |
AGOSTO |
SETEMBRO |
|
|
|
OUTUBRO |
NOVEMBRO |
DEZEMBRO |
|
|
|
Aniversariantes da família
Faça uma lista pessoal com os aniversários de seus familiares para presenteá-los com um cartão feito por você!
MANUAL DO PROFESSOR
E3: CARTÕES DE ANIVERSÁRIO
Estratégias teórico-metodológicas
Esta atividade visa contextualizar a produção de cartões de aniversário como uma prática presente no universo infantil. Retome a lista de aniversariantes da turma, conforme sugerido em Para iniciar a travessia . Caso não tenha feito, organize a composição da lista agora. Contudo, oriente os estudantes a registrar os nomes em letra cursiva.
BNCC / PNA na atividade
Competências específicas de Língua Portuguesa: 2, 3, 5 e 7
Habilidades da BNCC: EF15LP09, EF15LP10, EF02LP07 e EF12LP06
Componente da PNA: produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Planejar e produzir cartão de aniversário.
-
Escrever palavras, frases e textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
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Álbum de Recordações
No final desta trilha, você vai escrever uma mensagem de parabéns que poderá ser enviada aos seus amigos e familiares. Utilize o cartão a seguir como modelo que você possa usar em outras situações.
O QUE APRENDI
Retome os desafios desta estação:
-
Tirar fotografias da escola para compor um cartão-postal.
-
Escrever um cartão-postal da escola e enviá-lo aos familiares.
-
Produzir cartão de aniversário para alguém da comunidade.
Fale com a professora sobre suas dúvidas e converse com a turma sobre o que você mais gostou de fazer e descobrir.
MANUAL DO PROFESSOR
ÁLBUM DE RECORDAÇÕES
Estratégias teórico-metodológicas
Leia o enunciado e oriente os estudantes a realizar sozinhos a produção do cartão com a mensagem de felicitação pelo aniversário. Explique que se trata de um modelo que eles poderão usar em situações concretas quando um familiar ou um amigo fizer aniversário, por exemplo. Se achar conveniente, retome os elementos característicos do gênero cartão, diferenciando-o do bilhete, da carta e do cartão-postal. Se achar que já é possível, peça que realizem a escrita utilizando a letra cursiva; assim, você poderá verificar se utilizam a letra maiúscula nos momentos adequados e como traçam as letras.
Acompanhamento das aprendizagens
Nas perguntas do boxe O que aprendi , é fundamental explorar, nesse momento de aprendizagem, a memória semântica, retomando o que o estudante recorda sobre os gêneros trabalhados, bem como suas semelhanças e diferenças. Essa reflexão sobre o processo de aprendizagem é fundamental para que se sintam protagonistas da própria aprendizagem. Todos precisam estar cientes do que fizeram coletivamente e do que fizeram sozinhos. Também é importante que o estudante se habitue a perguntar "o que não entendi", elaborando questionamentos pertinentes e buscando esclarecimentos conscientes de suas dúvidas.
BNCC/PNA na atividade
Competência geral da BNCC: 8
Habilidades da BNCC: EF15LP01, EF15LP09, EF12LP06, EF02LP07, EF02LP13 e EF02LP16
Componente da PNA: produção de escrita
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
-
Interagir de modo colaborativo e construtivo em diferentes situações de intercâmbio oral.
-
Trocar impressões com os colegas para refletir sobre o próprio aprendizado.
-
Planejar e produzir cartão de aniversário.
-
Reconhecer formato e diagramação de cartão de aniversário.
-
Escrever palavras, frases e textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
55
Mundo das palavras
Neste glossário, vamos relembrar algumas palavras vistas e aprender outras ligadas ao universo das correspondências.
Aplicativo de mensagem : tipo de software instalado em celulares para envio de mensagens instantâneas, áudio e imagens.
Carteiro : profissional que trabalha no sistema de correio, entregando cartas e correspondências em geral.
Correio : empresa responsável pelo envio e recebimento de todo tipo de correspondência.
E-mail: palavra inglesa para designar correio eletrônico, que consiste em um sistema de envio de mensagens utilizando a internet.
Envelope : pedaço de papel colado, formando uma espécie de saquinho, com diferentes tamanhos e finalidades, utilizado para enviar cartas ou guardar documentos.
Selo : pequeno pedaço de papel com desenhos ou dizeres impressos que deve ser colado em envelopes, mediante pagamento de uma taxa, para envio de correspondências pelo sistema de correio.
MANUAL DO PROFESSOR
MUNDO DAS PALAVRAS
Neste momento, o glossário traz uma lista de palavras relacionadas ao universo da correspondência impressa e digital. Verifique se as crianças conhecem os elementos citados e promova a leitura de cada termo. Depois, peça que registrem as palavras utilizando letra cursiva. O glossário pode servir de base para a proposição da prática da caligrafia de modo articulado com o desenvolvimento do repertório lexical do estudante.
BNCC/PNA na atividade
Competência específica de Língua Portuguesa: 2
Componente da PNA: vocabulário
4.2 Conclusão da Trilha 1
(A) Avaliação formativa
Para a verificação da aprendizagem de cada estudante, reúna suas anotações relacionadas aos momentos de acompanhamento de aprendizagem indicados nos roteiros e aos três momentos avaliativos orientados na seção Álbum de recordações , além de outros registros que você tenha considerado pertinentes. Organize, a partir disso, o seu Diário de classe reflexivo .
A produção textual realizada ao final da trilha é um instrumento avaliativo fundamental, pois, por meio dela, pode-se analisar como o estudante está gradativamente compreendendo o processo da escrita e assimilando conhecimentos linguísticos (textuais, gramaticais e ortográficos), essenciais para a prática textual. Paralelamente, a compreensão leitora precisa ser acompanhada em diversificadas atividades, promovendo a verificação da fluência em leitura oral, a paráfrase e a síntese oral como estratégias para avaliar a compreensão, além de observar a compreensão de comandos e instruções nas questões de análise e interpretação.
(B) Verificação e acompanhamento
Para o monitoramento periódico do desenvolvimento dos componentes essenciais da alfabetização, considere alguns questionamentos que podem orientar registros a partir das habilidades exploradas na trilha e dos respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento indicados em cada atividade.
Práticas de oralidade: escuta e expressão oral
-
Habilidades da BNCC envolvidas: EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11 e EF15LP13
O estudante consegue compreender comandos, instruções e textos orais ou oralizados? Ele se expressa com clareza e realiza paráfrases e sínteses orais demonstrando compreensão? Participa de modo construtivo do diálogo cotidiano em sala de aula?
Práticas de leitura: compreensão de textos, fluêncial, vocabulário
-
Habilidades da BNCC envolvidas: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP14, EF15LP15, EF15LP18, EF12LP01, EF12LP02, EF12LP04, EF12LP18, EF12LP19, EF02LP20 e EF02LP26
O estudante compreendeu, inicialmente, as funções social e cultural de diferentes tipos de correspondências? Ele reconhece gêneros como carta pessoal, bilhete, cartão de aniversário e cartão-postal?
Durante a leitura de textos, o estudante consegue associar seus conhecimentos e construir entendimentos coerentes? Por meio da sua mediação, ele consegue perceber o sentido global dos textos? Ele explora e manuseia livros de modo adequado? Em geral, lê de modo autônomo, com fluência e precisão adequadas? Ou precisa de auxílio na decodificação? Quais avanços já podem ser observados na leitura e decodificação de palavras?
Práticas de análise linguística/semiótica: produção de escrita, consciência fonêmica, conhecimento alfabético, vocabulário
-
Habilidades da BNCC envolvidas: EF02LP02, EF02LP04, EF02LP06, EF02LP07, EF02LP08 e EF02LP16
O estudante consegue traçar as letras do alfabeto no formato cursivo e escrever palavras, frases e textos curtos? Reconhece as letras do alfabeto e as recita na ordem convencional? Ele representa os fonemas ouvidos pelos respectivos grafemas? Consegue segmentar palavras em letras e sílabas e frases em palavras? Consegue pronunciar alguns segmentos fônicos (fonemas vocálicos, rimas, sílabas)? Reconhece a unidade da palavra, identificando o número de palavras em uma frase?
Práticas de produção de textos e produção de escrita
-
Habilidades da BNCC envolvidas: EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08, EF12LP06, EF02LP01, EF02LP13 e EF02LP15
Nessa primeira atividade de escrita, o estudante compreendeu o processo de planejamento, revisão e edição? Houve dificuldades para entender os comandos e as instruções para realizar as atividades e os registros escritos?
Quais foram os avanços do estudante na textualização? Será importante verificar em que fase da aprendizagem o estudante se encontra. O cartão-postal produzido está coerente com o gênero e com a situação de produção? Os usos linguísticos estão adequados?
(C) Estratégias de remediação
A partir de suas observações, verifique quais intervenções são necessárias diante das dificuldades de aprendizagem constatadas.
Como propostas de remediação, ofereça atividades que estimulem a prática do traçado das letras no formato cursivo, com listas de palavras e frases. Pratique a leitura de palavras para estimular a fluência em leitura oral. Explore mais atividades envolvendo a identificação, a segmentação e a síntese de fonemas, a contagem de sílabas e palavras, a identificação de rimas etc.
4.3 Introdução da Trilha 2
(A) Apresentação
Esta trilha envolve a chamada cultura maker, trazendo a importância do produzir, construir, fazer, com foco no desenvolvimento da autonomia. Para isso, as competências gerais e as específicas de Linguagens articuladas visam estimular a aprendizagem de textos instrucionais criando uma necessidade real de leitura e produção para esse tipo de texto, com a finalidade de levar os estudantes a produzir um teatro de sombras. Junto a isso, as atividades exploram princípios científicos e dialogam com cantigas populares, como fonte de inspiração para os textos a serem produzidos.
Tal abordagem, partindo da visão sistêmica que orienta a obra, possibilita a integração com diferentes componentes curriculares (Arte, Ciências), aproximando-se do tema contemporâneo transversal Multiculturalismo, contribuindo para o desenvolvimento do senso estético e também da observação científica, além de relato e avaliação de vivências, expressão de pontos de vista, sentimentos (enfoque na dimensão do autoconhecimen-to e da alteridade, conforme Mandala do Ser Integral apresentada na seção introdutória).
Além disso, boa parte do desenvolvimento da criança se relaciona à forma como interage com o outro e com o meio; por isso, as habilidades EF15LP09 e EF15LP10 são inseridas em todas as estações de aprendizagem, pois abrangem os princípios da interação em sala de aula. Mais informações sobre a oralidade a serviço da aprendizagem na seção introdutória.
(B) Objetivos pedagógicos de ensino
Leitura/escuta, compreensão de textos, vocabulário, fluência
-
Explorar textos com instruções, relatório de observação, relato de experiências.
-
Promover atividades de análise de frases e singular e plural (princípios gerais).
Instrução fônica sistemática, consciência fonêmica/fonológica
-
Orientar cantorias e brincadeiras com sombras.
-
Conduzir a produção de relatórios de observação e experiências.
-
Promover atividades envolvendo as letras B , P , T , D , F e V .
-
Promover atividades envolvendo substantivos próprios e substantivos comuns e marcadores de tempo.
Produção de escrita
-
Promover a produção de versão teatral de brincadeira infantil.
-
Orientar a organização de um teatro de sombras itinerantes.
-
Conduzir a escrita de palavras, frases e textos curtos.
(C) Pré-requisitos pedagógicos
Para a consolidação da aprendizagem da leitura, será importante acompanhar o avanço de habilidades preditoras fundamentais, considerando como pré-requisitos para o 2o ano:
-
Capacidade de atenção e observação.
-
Memória visual e memória auditiva (lembram-se de algo que viram e ouviram).
-
Desenvolvimento linguístico adequado (vocabulário e expressão oral).
-
Conhecimento das letras do alfabeto de imprensa e cursivo.
-
Conhecimento do traçado das letras do alfabeto de imprensa maiúsculo.
-
Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
-
Reconhecimento das relações grafofonêmicas.
-
Noções gerais de organização textual (segmentação, direção da escrita).
Os estudantes, com tais conhecimentos, estão na fase alfabética completa, caminhando para a alfabética consolidada. Caso você tenha constatado estudantes, durante a sondagem inicial, em fases anteriores (pré--alfabética e alfabética parcial), será fundamental criar estratégias e intervenções para remediar defasagens. No decorrer das trilhas, há sempre sugestões a esse respeito.
(D) Rotina docente e materiais
Paralelamente ao estudo dos textos instrucionais e da introdução ao relatório de observação, prossiga com o momento de leitura literária. Sugere-se explorar cantigas populares e letras de canção.
Mantenha como rotina, uma prática sistematizada de caligrafia, envolvendo a prática da letra cursiva. Explore, junto ao traçado da letra, a ampliação do vocabulário, com a escrita de palavras e frases, além de criar estratégias de remediação para estudantes que apresentem dificuldades, retomando todas as relações grafofonêmicas.
(E) Referência complementar comentada
BORUCHOVITCH, E.; GOMES, M. A. M. (org.). Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
O livro traz uma coletânea de artigos explorando a aprendizagem autorregulada em diferentes contextos, sempre com foco no protagonismo do estudante. Destacam-se discussões que visam desenvolver a consciência metacognitiva, necessária tanto a docentes como estudantes, além de explorar variadas sugestões práticas para desenvolver a capacidade de planejar, monitorar e regular a própria aprendizagem.