MUNDO DE EXPLORAÇÕES LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO - MANUAL DO PROFESSOR
Sumário
Capa do professor
Sumário
Seção introdutória
Parte 1: Orientações gerais
1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS GERAIS
1.1 Ser Integral: educar em perspectiva sistêmica
1.2 Linguagem, gênero do discurso, texto e campo de atuação social
1.3 Neurociências, leitura e aprendizagem
2 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ESPECÍFICOS
2.1 Literacia e letramentos múltiplos (multiliteracias)
2.2 Eixos de integração no ensino de Língua Portuguesa
2.2.1 A oralidade a serviço da aprendizagem
2.2.2 Leitura e compreensão de textos
2.2.3 Produção textual: escrita, oral e/ou multissemiótica
2.2.4 Análise linguística/semiótica: língua em uso e norma-padrão
2.3 Alfabetização: aprender o sistema alfabético de escrita
2.3.1 O sistema alfabético de escrita do português brasileiro
2.3.2 Alfabetizando com método
3 PROPOSTA METODOLÓGICA DA OBRA
3.1 Competências e habilidades na obra
3.2 Trilhas e estações de aprendizagem: metodologias ativas
3.3 Acompanhamento das aprendizagens: planejamento e avaliação
3.4 Organização da coleção
3.4.1 Textos, gêneros e campos de atuação
3.4.2 Estrutura geral da coleção
3.5 Referencial comentado de estudos
3.6 Referências
Parte 2: Orientações para o 3o ano
1 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA
1.1 Evidências de aprendizagem e descritores de acompanhamento
1.2 Diário de classe reflexivo: procedimentos de acompanhamento
1.3 Estratégias didáticas específicas
2 ORGANIZAÇÃO DO VOLUME
2.1 Quadro anual de conteúdos
2.2. BNCC e PNA na obra
Capa do aluno
Apresentação
Conheça seu livro
Sumário
Para iniciar a travessia
Boas-vindas
Regras coletivas
Estudar e aprender
O que eu já sei
Trilha 1 Fome de quê?
Primeiros passos
Estação da leitura Cozinhar é afeto e cultura!
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Características da receita
Diário de Bordo
Estação da língua Cozinhar é alegria!
De olho na escrita
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Convidados especiais
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 2 A experiência da carta
Primeiros passos
Estação da leitura Cartas e comunicação
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Da carta ao e-mail
Diário de Bordo
Estação da língua Mais correspondências
De olho na escrita
Uso de pronomes
Substantivos próprios e comuns
Escrita das palavras: G, GU e J
Mensagens e escrita das palavras: X e CH
Escrita das palavras em bilhetes: C e Ç
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Cartas para a comunidade
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 3 Em cartaz: direitos e deveres das crianças
Primeiros passos
Estação da leitura Campanhas e causas sociais
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Diário de Bordo
Estação da língua Direitos e deveres das crianças
De olho na escrita
Palavras derivadas e compostas
Som nasal: M, N, til
Direitos e deveres
Classificação das palavras
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Mostra de animação
Oficina do texto
Cartazes de divulgação
Ciranda do texto
Mostra e bate-papo com as famílias
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 4 Memórias em palavras
Primeiros passos
Estação da leitura Querido diário
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Carta-diário
Diário de Bordo
Estação da língua Experiências da vida
De olho na escrita
Dicionário e ordem alfabética
Escrita e formação de palavras
Uso de pronomes
Usos de R e RR
Uso de S e SS
De olho na fala
Histórias de família
Diário de Bordo
Estação criativa Vivências na escola
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 5 Versos do povo
Estação da leitura Poesia no varal
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Do cordel ao teatro
Um clássico da literatura de cordel
Diário de Bordo
Estação da língua Mais poesia popular
De olho na escrita
Sílabas e separação silábica
Desafios ou pelejas
Sílaba tônica e acentuação
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Feira de versos
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 6 Descobertas científicas
Primeiros passos
Estação da leitura Observar para compreender
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Diário de Bordo
Estação da língua Pesquisar e compreender
De olho na escrita
Tempo verbal em relato de experimento
Desafio da formação de palavras
Escrita das palavras: usos de C e QU
Escrita das palavras: usos de G e GU
De olho na fala
Pesquisa e exposição oral
Diário de Bordo
Estação criativa Pequenos cientistas
Oficina do texto
Registrar e divulgar resultados
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 7 Histórias populares do Brasil
Primeiros passos
Estação da leitura Artimanhas e travessuras
Texto & leitor
A esperteza feminina
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Diferentes versões e formas de contar
Narrador e falas das personagens
O verbo e as falas das personagens
A esperteza em outras linguagens
Diário de Bordo
Estação da língua Explorando o conto popular
De olho na escrita
Construção de parágrafos
Usos de C, Ç, S, SS
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Meu reconto escrito
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 8 Opinando sobre fatos
Primeiros passos
Estação da leitura Informação e opinião
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Notícia na internet
Voz dos leitores: comentário e carta de leitor
Diário de Bordo
Estação da língua Do impresso ao falado
De olho na escrita
Escrita de textos jornalísticos
De olho na fala
Linguagem oral em telejornais
Diário de Bordo
Estação criativa Telejornal multicultural
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Retomando a travessia
Para seguir no mundo da leitura...
Referências bibliográficas
Notas de rodapé
Créditos
URLs