MUNDO DE EXPLORAÇÕES LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO - MANUAL DO PROFESSOR
Sumário
Capa do professor
Sumário
Seção introdutória
Parte 1: Orientações gerais
1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS GERAIS
1.1 Ser Integral: educar em perspectiva sistêmica
1.2 Linguagem, gênero do discurso, texto e campo de atuação social
1.3 Neurociências, leitura e aprendizagem
2 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ESPECÍFICOS
2.1 Literacia e letramentos múltiplos (multiliteracias)
2.2 Eixos de integração no ensino de Língua Portuguesa
2.2.1 A oralidade a serviço da aprendizagem
2.2.2 Leitura e compreensão de textos
2.2.3 Produção textual: escrita, oral e/ou multissemiótica
2.2.4 Análise linguística/semiótica: língua em uso e norma-padrão
2.3 Alfabetização: aprender o sistema alfabético de escrita
2.3.1 O sistema alfabético de escrita do português brasileiro
2.3.2 Alfabetizando com método
3 PROPOSTA METODOLÓGICA DA OBRA
3.1 Competências e habilidades na obra
3.2 Trilhas e estações de aprendizagem: metodologias ativas
3.3 Acompanhamento das aprendizagens: planejamento e avaliação
3.4 Organização da coleção
3.4.1 Textos, gêneros e campos de atuação
3.4.2 Estrutura geral da coleção
3.5 Referencial comentado de estudos
3.6 Referências
Parte 2: Orientações para o 4o ano
1 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA
1.1 Evidências de aprendizagem e descritores de acompanhamento
1.2 Diário de classe reflexivo: procedimentos de acompanhamento
1.3 Estratégias didáticas específicas
2 ORGANIZAÇÃO DO VOLUME
2.1 Quadro anual de conteúdos
2.2. BNCC e PNA na obra
Capa do aluno
Apresentação
Conheça seu livro
Sumário
Para iniciar a travessia
Trilha 1 Palavra encantada
Primeiros passos
Estação da leitura Entre rimas e ritmos
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Poema sem rima?
Diário de Bordo
Estação da língua Viagem poética
De olho na escrita
Tonicidade e acentuação
Uma viagem musical
Usos de G e J
De olho na fala
Playlist da turma
Diário de Bordo
Estação criativa Nossa antologia poética
Oficina do texto
Selecionando poemas
Releitura de poema visual
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 2 Pesquisar é aprender!
Primeiros passos
Estação da leitura Passo a passo da pesquisa
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Biodiversidade
Usos da vírgula: enumeração, exemplo, explicação
Esquema, mapa, tabela e gráfico
Diário de Bordo
Estação da língua Verbetes, instruções e linguagem formal
De olho na escrita
Frase, verbo e concordância
Verbo e tempo verbal em verbetes
Concordância entre as palavras
Pauta de revisão: coesão e escrita de verbetes
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Manual da criança ecológica
Oficina do texto
Apresentando resultados
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 3 Histórias de muitas vozes
Primeiros passos
Estação da leitura Narrativas maravilhosas
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Explorando o conto maravilhoso
Tempo e espaço no conto maravilhoso
Diário de Bordo
Estação da língua Por dentro da aventura
De olho na escrita
O narrador e as personagens
O verbo e as falas das personagens
Verbo e tempo verbal na narrativa
Pauta de revisão: coesão e escrita de narrativas
Pauta de revisão: a letra H inicial
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Nossas vozes recontam histórias
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 4 Entre notícias e entrevistas
Primeiros passos
Estação da leitura Fatos e pontos de vista
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Entrevista radical
Coesão em textos jornalísticos
Da enquete à notícia: texto e pontuação
Diário de Bordo
Estação da língua Entrevistar para descobrir
De olho na escrita
Verbo na organização da frase
Pauta de revisão: acentuação de ditongo aberto e hiato
Pauta de revisão: alguns usos de X ou CH
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Acontece na escola
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 5 Novas velhas histórias
Primeiros passos
Estação da leitura O conto de roupa nova
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Diário de Bordo
Estação da língua Explorando releitura de conto
De olho na escrita
Coesão, concordância e pontuação no conto
Pauta de revisão: ÃO e AM
Pauta de revisão: formando palavras com S ou Z
Memorizando palavras: S ou Z?
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Convenção de personagens
Oficina do texto
Ciranda do texto
Luz, câmera e ação!
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 6 Pequeno cidadão
Primeiros passos
Estação da leitura Com a palavra, o cidadão
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Construindo argumentação: conectivos
Diário de Bordo
Estação da língua Com a palavra, o consumidor!
De olho na escrita
Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos
Artigos e numerais
Carnê, boleto e fatura
Pauta de revisão: uso de S, SS, C e Ç
Pauta de revisão: acentuação de paroxítonas e proparoxítonas
De olho na fala
Diário de Bordo
Estação criativa Boca no trombone!
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 7 Nas ondas do rádio
Primeiros passos
Estação da leitura Em sintonia
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
Diário de Bordo
Estação da língua Entre ouvintes e locutores
De olho na escrita
Os ouvintes do rádio
Da fala para a escrita
De olho na fala
Narração esportiva: os locutores
Informação no rádio
Diário de Bordo
Estação criativa Nas ondas do folclore
Oficina do texto
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Trilha 8 Talentos no palco
Primeiros passos
Estação da leitura Espetáculo teatral
Texto & leitor
Mundo da leitura
Texto & linguagens
O corpo também fala
Diário de Bordo
Estação da língua Do roteiro às personagens
De olho na escrita
Conectivos e pontuação
Pauta de revisão: SC, SÇ, XC
De olho na fala
Como produzir palitoches?
Tutorial: personagens de palitoches
Diário de Bordo
Estação criativa Hora do espetáculo!
Oficina do texto
Reescrevendo roteiro de peça teatral
Ciranda do texto
Diário de Bordo
Mundo das palavras
Retomando a travessia
Para seguir no mundo da leitura...
Referências bibliográficas
Notas de rodapé
Créditos
URLs