iuniti tchu Identities

1

Fotografia. Uma menina de perfil, sentada, com as mãos apoiadas sobre uma mesa. Ela segura um lápis na direção de um caderno. À sua frente há uma tela de um computador com uma videochamada com diversas pessoas da idade dela e uma mulher mais velha.
Sometimes, we have remote live classes.

2

Fotografia. Uma menina de cabelo liso e preso em maria chiquinha, usando um uniforme verde, uma luva branca em cada mão. Ela está na frente de um gol, com as duas mãos espalmadas à frente do corpo.
Our goalkeeper rocks!

3

Fotografia. Diversas crianças juntas usando roupas coloridas estão sorrindo e levantando o polegar.
We’re Brazilians, and we’re proud of it!

4

Fotografia. Um homem de cabelo curto, usando uma jaqueta verde, camiseta branca, está sentado em um sofá, segurando um controle de videogame e sorrindo; ao seu lado, um menino de cabelo cacheado e curto, usando camiseta branca, está sentado no sofá, segurando um controle de videogame e sorrindo.
mai son!

Objetivos

  • Compreender e produzir legendas para imagens de si mesmo ou mesma e de outras pessoas.
  • Compreender e produzir uma apresentação pessoal.
  • Compreender o uso do verbo tchu bi e empregá-lo para falar de si e de outras pessoas.
  • Compreender o uso dos números de 1 a 101 e utilizá-los em operações matemáticas e situações cotidianas.
  • Identificar a presença de palavras cognatas em textos orais e escritos e compreender como elas auxiliam na compreensão da língua inglesa.
  • Refletir sobre os elementos que constituem a identidade de cada pessoa.

First interactions

1 Talk to your classmates about these questions.

a O que você vê em cada imagem?

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

O que cada imagem mostra?

b Nossas identidades são múltiplas. Em alguns contextos, você pode ser estudante, em outros, filho ou filha, amigo ou amiga – por isso, seus papéis sociais mudam em cada contexto. Porém, temos características que não sofrem tantas mudanças, como nossa aparência, nossos gostos e nossos valores. Pensando nisso, comente o que você imagina sobre as identidades das pessoas que aparecem nas imagens.

c Quando você conhece alguém, quais informações sobre a sua identidade você revela nesse primeiro encontro?

d A que grupos você pertence? Por que o pertencimento a esses grupos é importante para a formação de sua identidade?

Going further

Quais documentos atestam a nossa identidade de cidadão/cidadã? Quais deles você tem? Quais seus ou suas colegas têm? Todos os seus documentos apresentam as mesmas informações sobre você? O que eles dizem sobre quem você é? Cite alguns aspectos de sua identidade que não aparecem nesses documentos.

???

Agents of change

Observe os versos da música I Am Not My Hair”, de India. Arie: I am not my hair / I am not this skin / I am the soul that lives within. Descubra a tradução das palavras desconhecidas usando um dicionário bilíngue, se necessário. O que a canção quer dizer? Qual é a importância de não se definir a identidade de alguém com base na sua aparência? Como esse tipo de atitude contribui para uma sociedade mais justa? Explique.

Reading

Photo captions

Pre-reading

1 Discuss these questions with your classmates.

a Existe um ditado popular que diz: “Uma imagem vale mais que mil palavras” (em inglês, A pictureglossário is worth a thousand words). Você concorda com ele? Por quê?

b Você já viu imagens acompanhadas de textos em fórma de legendas? Onde?

c Em geral, quais são as funções de tais imagens? É possível escolher mais de uma opção.

I Atrair a atenção do leitor ou da leitora.

II Preencher o espaço em branco na página.

III Mostrar um recorte visual que resuma a notícia ou o fato para o leitor ou a leitora.

d E quais são as funções das legendas que acompanham essas imagens? Em seu caderno, marque todos os itens verdadeiros.

I Contextualizar a imagem.

II Descrever detalhadamente o que aparece na imagem.

III Dar informações relevantes sobre a imagem.

IV Identificar as pessoas ou os fatos representados na imagem.

V Indicar a posição das pessoas na imagem (à direta, à esquerda, acima, abaixo).

e Você consegue descrever uma legenda fotográfica? Leia o boxe Going further e confirme suas respostas.

Going further

As legendas fotográficas têm o propósito de informar dados sobre a imagem a quem está lendo. Elas podem conter nomes de coisas, pessoas e locais, datas e descrições variadas. Geralmente, os verbos aparecem no presente e, quando há mais de uma pessoa na foto, informa-se a posição delas para auxiliar na sua identificação, por exemplo: à direita, à esquerda, no centro, atrás, na frente, ao fundo, em pé etcétera.

2. Look at the pictures. Then answer the questions orally.

Picture 1

Cartaz de filme. No centro, lê-se o título FANTASTIC BEASTS: THE SECRETS OF DUMBLEDORE; na parte superior há três homens, um segura uma varinha mágica com a ponta azul brilhante; no centro há uma fênix de fogo; na parte inferior, há diversas pessoas segurando e apontando varinhas mágicas com as pontas brilhantes.

Picture 2

Fotografia. Uma mulher indígena de cabelo preto e liso, com duas linhas pretas pintadas no rosto; ela está com uma criança indígena no colo, também com duas linhas pintadas no rosto. Ambas seguram um arco marrom com uma flecha azul com penas azuis.
  1. O que você vê em cada imagem?

b. Em que tipos de publicação você acha que cada imagem poderia ser usada? O que você colocaria na legenda de cada uma?

Versão adaptada acessível

Atividade 2, itens a e b.

a O que aparece em cada imagem?

b Em que tipos de publicação você acha que cada imagem poderia ser usada? O que você colocaria na legenda de cada uma?

Reading

3. Now look at the sameglossário pictures in their original contexts and analyze each captionglossário . Then write YES or NO in your notebook.

téquist uán

Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore

Cartaz de filme. No centro, lê-se o título FANTASTIC BEASTS: THE SECRETS OF DUMBLEDORE; na parte superior há três homens, um segura uma varinha mágica com a ponta azul brilhante; no centro há uma fênix de fogo; na parte inferior, há diversas pessoas segurando e apontando varinhas mágicas com as pontas brilhantes.

reticências

Storyline

Professor Albus Dumbledore knows the powerful Dark wizard Gellert Grindelwald is moving to seize control of the wizarding world. Unable to stop him alone, he entrusts Magizoologist Newt Scamander to lead an intrepid team of wizards, witches and one brave Muggle baker on a dangerous mission, where they encounter old and new beasts and clash with Grindelwald's growing legion of followers. […]

magic 1930s magical wand hogwarts 118 more

FANTASTIC Beasts: The Secrets of Dumbledore. IMDB, 2022. Disponível em: https://oeds.link/0dPzAW. Acesso em: 13 maio 2022.

téquist tchú

Fotografia. Cena do filme Tainá: The Origin. Uma mulher indígena de cabelo preto e liso, com duas linhas pretas pintadas no rosto; ela está com uma criança indígena no colo, também com duas linhas pintadas no rosto. Ambas seguram um arco marrom com uma flecha azul com penas azuis. Da cena do filme sai uma flecha que aponta para um boxe com as seguintes informações:
Tainá: The Origin (2011)
Wiranu Tembé and
Mayara Bentes in Tainá:
The Origin (2011)
People: Wiranu Tembé,
Mayara Bentes
Titles: Tainá: The Origin
Página da galeria de fotos de sáite sobre filmes, com imagens de Tainá: a origem, de 2011.

TAINÁ: The Origin. IMDB, 2011. Disponível em: https://oeds.link/1CZFwt. Acesso em: 14 maio 2022.

a. O texto 1 foi extraído de um site sobre filmes, e o texto 2, de uma galeria de fotos.

b. Ambas as imagens têm legendas.

c. a ou as legenda(s) é ou são do texto 1.

d. a ou as legenda(s) ajuda(m) a entender o assunto.

e. a ou as legenda(s) tem ou têm ponto-final.

f. Ambos os textos têm hyperlinks.

g. a ou as legenda(s) menciona(m) o crédito da imagem.

h. a ou as legenda(s) apresenta(m) o nome e o sobrenome das pessoas que aparecem nas imagens.

4. Complete the chart in your notebook. Which information is not availableglossário in each text?

Ícone. NOTEBOOK.

Text 1

Text 2

Nome dos/as atores/atrizes

Nome do filme

Ano do filme

Crédito da foto

Going further

Há muitas palavras em inglês e português que são semelhantes. Por exemplo: origem (português) e origin (inglês), como no título do filme brasileiro; moderno (português) e modern (inglês). Essas palavras são chamadas de “cognatas”. A semelhança na grafia pode nos ajudar a deduzir o significado de algumas palavras em inglês, com base no contexto em que elas estão inseridas.

  1. Find words in text 1 to complete the following information. Write them in your notebook.
    1. Name of the charactersglossário : espaço para resposta.
    1. What they do: espaço para resposta.
    1. What color the bird in the poster is: espaço para resposta.
    1. Members of the intrepid team: espaço para resposta.

Post-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Compare suas respostas para a atividade 2 e o conteúdo das legendas na atividade 3. Houve pontos em comum?
    1. Qual é o principal ponto em comum entre as duas imagens? E em que ponto(s) elas diferem?
    1. O que é um raiperlínk? Que tipo de informações você acha que os raiperlinquis no texto 2 disponibilizam? Se você tivesse acessado a galeria de fotos, teria clicado nos raiperlinquis?
    1. Em quais palavras na legenda do texto 1 você acha que seria possível inserir raiperlinquis? Por quê?
    1. De que modo as imagens podem ajudar a entender o que você está lendo, especialmente em uma língua estrangeira?
    1. Como você avalia a sua compreensão do texto 1? Que elementos o ou a ajudaram?

lenguage in iusi uon

Numbers

  1. Discuss these questions with your classmate.
    1. Qual é o seu livro favorito? Quando você o leu? Por que gostou dele?
    1. Você conhece algum livro ou filme que tenha um número no título (por exemplo, Os três mosqueteiros)? Qual é o título dele? Qual é a sua opinião sobre a história?
    1. Você conhece algum número de 1 a 10 em inglês? Ou mais de um? Sabe pronunciá-los? Como obteve esse conhecimento?
  2. Answer these questions in your notebook.
Versão adaptada acessível

Atividade 2, itens a até c.

a Observe as imagens a seguir. Quais palavras das capas desses livros você já conhece?

b Retome as imagens e atente às palavras que você já conhece para tentar entender as palavras que você não conhece em cada título. Use um dicionário bilíngue para confirmar seus palpites.

c Com base nas capas e no que você descobriu no dicionário, complete cada título com um dos numerais do quadro. Responda no caderno.

  1. Observe as imagens a seguir. Quais palavras das capas dêsses livros você já conhece?
  1. Observe as imagens e as palavras que você já conhece para tentar entender as palavras que você não conhece em cada título. Use um dicionário bilíngue para confirmar seus palpites.

c. Com base no que você viu nas capas e no que descobriu no dicionário, complete cada título com um dos numerais do quadro. Responda no caderno.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

one

two

three

four

five

six

seven

eight

nine

ten

I. espaço para resposta Little Pig

Capa de livro. No centro, lê-se o título: THE espaço para resposta LITTLE PIGS; acima, a informação: A TOUCH-AND-FEEL BOOK. Abaixo, há uma ilustração de três porcos usando macacão e abraçados.

II. A Tale of espaço para resposta cúquis

Capa de livro. Acima, lê-se o título: A TALE OF espaço para resposta COOKIES; abaixo, lê-se A MESSAGE OF KINDNESS AND ACCEPTANCE. No centro, um cookie marrom e um cookie amarelo estão pulando corda de mãos dadas; acima, um sol amarelo está sorrindo. Abaixo, lê-se A TALE BY TRINA DAWKINS PATTERSON, ILLUSTRATED BY BONNITA WILSON.

III. espaço para resposta Bullerby Children

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: THE espaço para resposta BULLERBY CHILDREN. A seguir, lê-se o nome da autora, ASTRID LINDGREN. Abaixo, há uma ilustração de seis crianças agachadas na direção de um balde no chão.

IV. espaço para resposta

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: THE espaço para resposta. Abaixo, há uma ilustração de uma mão com cinco dedos levantados. Cada dedo possui um dedoche com o rosto de uma criança. Na parte inferior, lê-se BY MIRRIAM MOSHA, ILLUSTRATIONS BY DANKO MICUNOVIC.

V. My Cousin Has espaço para resposta Legs!

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: MY COUSIN HAS espaço para resposta LEGS! Abaixo, lê-se o nome do autor e ilustrador, JASPER TOMKINS. Abaixo, há uma ilustração de um polvo laranja com oito tentáculos flutuando no mar. Ao fundo há terra firme.

VI. espaço para resposta Candles for Kwanzaa

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: espaço para resposta CANDLES FOR KWANZAA. Abaixo, lê-se o nome da autora, ANDREA DAVIS PINKNEY, e do ilustrador, BRIAN PINKNEY. Abaixo, há uma ilustração de uma mulher negra de cabelo cacheado e curto, usando blusa vermelha. Ela está colocando a sétima vela sobre um castiçal sobre uma mesa com frutas. A seu lado há uma criança negra, cabelo cacheado e curto, usando blusa azul, que está colocando um cesto de frutas sobre a mesa.

VII. espaço para resposta Ducks Nine

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: espaço para resposta DUCKS NINE. Abaixo, há uma ilustração de nove patos em galhos de árvores marrons com folhas verdes. Abaixo, lê-se o nome da autora, SARAH HAYES.

VIII. espaço para resposta Green Apple

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: espaço para resposta GREEN APPLE. Abaixo, lê-se o nome da autora, EVE BUNTING, e do ilustrador, TED LEWIN. Abaixo, há uma ilustração de uma mulher usando roupa branca e um lenço branco sobre a cabeça segurando uma maçã verde com as duas mãos. Ao fundo há três crianças com as mãos esticadas na direção de árvores com maçãs vermelhas.

IX. espaço para resposta Bears

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: THE espaço para resposta BEARS. Abaixo, há uma ilustração de um urso de pelo marrom segurando um quadro na frente de seu rosto, com a fotografia de outros três ursos em tons de marrom. Na parte inferior, lê-se o nome da autora, SUSAN PACE-KOCH e do ilustrador JACK WIENS.

X. espaço para resposta Little Ladybugs in My Jar

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: epaço para resposta LITTLE LADYBUGS IN MY JAR. Abaixo, há uma ilustração de dez joaninhas em cores variadas e acenando com as patas pequenas e finas. Elas estão sobre um pote de vidro. Na parte inferior, lê-se o nome da autora e ilustradora CAREY RIGBY-WILCOX.
  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Escolha duas das capas de livros apresentadas. Tente descobrir sobre o que a história trata e qual é o papel dêsse número (de personagens, de objetos etcétera na história.
    1. qual ou quais dêsses livros você gostaria de ler? Por quê?

Classroom language

Quando você não souber o que uma palavra significa, você pode perguntar ao professor ou à professora usando a expressão: What does “ladybug” mean?

4. Now listen to the titles of the books and check your answers. Let’s pay attentionglossário to how the numbers are pronounced and say them aloud to practice each one.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

5. In your notebook, complete the numerals with the appropriate letters. Then, listen and repeat.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

11 eleven

12 twelve

13 thirteen

14 ◆◆◆◆teen

15 fifteen

16 ◆◆◆teen

17 ◆◆◆◆◆teen

18 ◆◆◆◆◆een

19 ◆◆◆◆teen

20 twenty

21 twenty-one

22 twenty-◆◆◆

23 twenty-◆◆◆◆◆

24 twenty-◆◆◆◆

25 twenty-◆◆◆◆

26 twenty-◆◆◆

27 twenty-◆◆◆◆◆

28 twenty-◆◆◆◆◆

29 twenty-◆◆◆◆

30 thirty

40 forty

50 fifty

60 ◆◆◆ty

70 ◆◆◆◆◆ty

80 ◆◆◆◆◆y

90 ◆◆◆◆ty

100 one hundred

101 one hundred◆◆◆

6. Now let’s use the numbers in another context. Are you good at Math? Talk to a classmate and test each other.

How much is nineteen minus eight?

Plus three?

Right!

Eleven.

Fourteen.

Fotografia. Uma menina de cabelo liso e penteado para o lado preso em uma trança, usando uniforme azul, sentada e segurando um livro. Ela pergunta para a colega ao lado: HOW MUCH IS NINETEEN MINUS EIGHT? A menina de cabelo cacheado, com uniforme azul, segurando um livro, sorrindo, responde: ELEVEN. A primeira menina pergunta novamente: PLUS THREE? A segunda menina responde: FOURTEEN. A primeira menina confirma: RIGHT!
Estudantes fazendo contas de matemática.
  1. 19 - 8 + 3 = 14
  1. 7 + 2 + 1
  1. 7 × 2 + 6
  1. 10 × 2 ÷ 5
  1. 15 ÷ 3 + 1

f. 15 - 3 × 1 - 11

Useful language

How much isreticências?

() minus

(+) plus

(×) times

(÷) divided by

7. Em que outras situações você usa números no seu dia a dia? Que tal começar a praticá-los em inglês sempre que possível?

lenguage in iusi tchu

vârb tchu bí

1. Look at the following image. Then, discuss the questions with your classmate.

Capa de livro. Na parte superior, lê-se HANNA'S JOURNAL. De HANNA'S JOURNAL sai uma seta apontando para a palavra TITLE. Na parte central, há a fotografia em preto e branco de cabelos lisos com uma fita na cabeça e usando uniforme escolar antigo. À esquerda há um carimbo com os dizeres United States Consulate. À direita há um selo de correspondência com a imagem da Estátua da Liberdade. Abaixo da fotografia lê-se MARISSA MOSS, de onde sai uma seta apontando para AUTHOR. Na parte inferior, lê-se THE STORY OF AN IMMIGRANT GIRL, de onde sai uma seta apontando para ABOUT THE BOOK. Na parte inferior também lê-se A YOUNG AMERICAN VOICES BOOK, de onde sai uma seta apontando para BOOK SERIES. .
Cover of Hannah’s Journal, búk bái Marissa mós, 2000.

titleglossário

  1. Qual é o título da publicação? Qual é o assunto do livro?
  1. O que há na capa do livro? Quais dicas esses itens podem dar sobre o assunto?
  1. Você já leu um diário (“djournau”)? Que tipos de assuntos as pessoas poderiam escrever nele?
  1. Como rãna poderia começar a contar sua história em um diário?
    1. Ela poderia escrever seu nome, idade e alguma informação sobre sua vida, apresentando-se ao ou à leitor ou leitora.
    2. Ela poderia não se apresentar e já começar sua história.

2. Read these extracts from Hannah’s Journal. Then chooseglossário the appropriate options. Answer in your notebook.

I am the middle childglossário , the only girl in 7 children!

MOSS, Marissa. Hannah’s Journal: The Story of an Immigrant Girl. New York: Hartcourt, Inc., 2000. página 7.

September 27, 1901

Today is my birthday. I am now ten years old and Papashka gave me this journal to write in.

MOSS, Marissa. Hannah’s Journal: The Story of an Immigrant Girl. New York: Hartcourt, Inc., 2000. página 7.

  1. Escolha dois itens. Para falar de si mesma, rãna usa
    1. I
    2. Today
    3. is
    4. am

Em inglês, a fórma negativa é formada pela palavra not”. Observe como ficaria a sentença de Hannah se ela nos contasse que não é filha única.

I am the middle child, I am not an only child.

  1. Choose the appropriate option (am / am not) and write in your notebook the trueglossário sentences about yourself.
    1. ai espaço para resposta rãna.
    2. ai  espaço para resposta eleven years old.
    3. ai  espaço para resposta an only child.
    4. ai  espaço para resposta special.

Useful language

What is your name?

My name is Hannah.

How old are you?

I’m ten years old.

4. Look at two famous diaries in world literature.

Capa de livro. Ocupando toda a capa, há fotografia de uma menina de perfil de cabelos castanhos lisos usando uma roupa branca. Ao centro, lê-se o título O DIÁRIO DE ANNE FRANK. Na parte inferior há um selo com os dizeres BESTSELLER ILUSTRADO COM FOTOS AUTÊNTICAS.
Capa de O diário de Anne Frank, escrito pela adolescente alemã én frênqui durante a Segunda Guerra Mundial, conta o dia a dia em um esconderijo em Amsterdã, na Holanda, entre 1942 e 1944. Edição de 2019.
Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título O DIÁRIO DE MARY BERG. Ao centro, a fotografia do rosto de uma menina de cabelos castanhos ondulados usando roupas claras. Abaixo da fotografia, lê-se MEMÓRIAS DO GUETO DE VARSÓVIA.
O diário de Méri Bérgui, escrito pela polonesa Méri Bérgui durante os anos de 1939 e 1944, narra aspectos da vida da autora durante a ocupação da Polônia na Segunda Guerra Mundial. Edição de 2009.
  1. Você já leu ou ouviu falar de algum dos diários mencionados? Compartilhe com os ou as colegas.
  2. Observe as capas dos livros, leia as legendas e responda: O que esses diários têm em comum?
  3. Pesquise o título dos dois livros em inglês e leia pelo menos duas resenhas sobre cada um deles. Em seu caderno, anote os títulos e escreva três frases sobre os livros, com base no que você pesquisou. Em sua opinião, ter um diário pode ajudar as pessoas a passar por momentos difíceis no cotidiano? Justifique sua resposta.

5. Now practice introducingglossário yourself in English. Use activity 3 as an example. Write the sentences in your notebook.

  1. Talk to your classmates about these questions.
    1. Você gosta de histórias? Quais são os seus personagens favoritos? Como você os descreveria?
    1. Você conhece os personagens que aparecem na atividade 7? O que sabe sobre eles?

7. Read about these characters and answer the questions in your notebook.

Versão adaptada acessível

Atividade 7, item a.

Repare nas frases “she's very outgoing”, “Dee Dee is Dexter’s troublesome sister” e “The Minions are small, yellow, cylindrical creatures”. Qual elemento ou palavra liga o sujeito (de quem se fala) ao seu predicado (o que se diz do sujeito)…

um no texto 5?

dois no texto 6?

três no texto 7?

téquisti 5

Ilustração. A personagem Guilhermina, uma menina negra, de cabelo cacheado, usando uma tiara, uma flor vermelha presa ao cabelo e um vestido branco com flores rosas. Ela está em pé sorrindo. Abaixo, uma caixa de texto onde se lê: Guilhermina – An 8-year old girl, she's very outgoing.

Guilhermina – An 8-year old girl, she's very outgoing.

téquisti 6

Ilustração. A personagem Dexter, um menino branco, de cabelo curto e laranja. Ele usa óculos grandes e redondos, camisa branca, luvas roxas, calças e sapatos pretos. Ele está saltando com a boca aberta e segurando um vidro de laboratório com líquido verde do qual sai a cabeça de Dee Dee, uma menina de cabelos loiros presos em maria-chiquinha. Abaixo, uma caixa de texto onde se lê: Dee Dee is Dexter’s troublesome sister.

Dee Dee is Dexter’s troublesome sister.

téquisti 7

Ilustração. Três minions em formato cilíndrico, amarelos, usando óculos redondos e macacões jeans estão sorrindo. Um minion segura um ursinho de pelúcia, um abraça um dos outros e o terceiro está distante, sem sorrir, segurando um violão. Abaixo, uma caixa de texto onde se lê: e Minions are small, yellow, cylindrical creatures who have one or two eyes.

The Minions are small, yellow, cylindrical creatures who have one or two eyes.

  1. Observe as frases destacadas em negrito. Qual elemento ou palavra liga o sujeito (de quem se fala) ao seu predicado (o que se diz do sujeito)reticências
    1. no texto 5?
    2. no texto 6?
    3. no texto 7?
  1. Por que nas descrições de Dí Dí e Guilhermina se usam ís e ’s, respectivamente, enquanto na dos Minions se usa ár ?

c. Observe os textos de 5 a 7 novamente. Complete o quadro no caderno. Então, procure mais exemplos que poderiam ser acrescentados ao quadro.

Ícone. NOTEBOOK.

Personal pronouns

Verb to be

Contracted forms

Examples

I

’m

I’m in the sixth grade.
_____

He/She/It

’s

She is very outgoing.
She is Dexter’s sister.
It is Emanuel.
_____

We/You/They

’re

They are small, yellow, cylindrical creatures.

gradeglossário

  1. Observe o uso de nót na frase “I’m not very tall”. Aplicando o mesmo raciocínio, como formamos a negativa de ís e ár ?

e. Partindo do princípio de que, para obter a fórma contraída, uma vogal deve ser substituída pelo apóstrofo (I am = I’m), como ficam as fórmas contraídas de is not e are not?

f. Observe as frases a seguir. O que acontece com o verbo tchu bi e com seu sujeito na fórma interrogativa?

Who is Dee Dee? She is Dexter’s sister.

Who are they? They are the Minions.

  1. O verbo e o sujeito trocam de posição.
  2. O verbo permanece no mesmo lugar.
  3. O verbo vai para o fim da frase.

8. Based on activity 7, complete the chart in your notebook.

Ícone. NOTEBOOK.

Negative form

Interrogative form

a I not/’m not

I?

b He/She/It not/’s not/isn’t

he/she/it?

c We/You/They not/’re not/aren’t

we/you/they?

Going further

Na fala e na escrita informais, as fórmas contraídas do verbo to be são comuns. Mas atenção: não confunda o genitive case (’s) com a fórma contraída de is (’s): Dee Dee’s Dexter’s sister. (Dee Dee é a irmã de Dexter.). Você saberá diferenciar um do outro pelo contexto da frase.

  1. ét homeglossário , choose a picture of you and a picture of a character, a friend or a family member and in your notebook write captions giving personal information about you and about this person.
  2. Discuss these questions with your classmates.
    1. O desenho colombiano Guilhermina e Candelário conta as aventuras de dois irmãos. Você conhece esse desenho? O que você acha dele?
    1. Em sua opinião, qual é a importância dos desenhos na representação da realidade?
Ilustração. A personagem Guilhermina, uma menina negra, cabelo cacheado, usando uma tiara, uma flor vermelha presa ao cabelo e um vestido branco com flores rosas. Ela está em pé sorrindo. A personagem Candelário, um menino negro, de cabelo curto e cacheado, usando regata, bermuda e chinelo em tons de azul. Está em pé com um leve sorriso. Balão de fala. Guilhermina e Candelário é uma animação infantil colombiana, cujos principais personagens são dois irmãos afrodescendentes que se aventuram e fazem descobertas na praia onde vivem. Eles compõem uma família muito parecida com milhões de famílias brasileiras, por isso a série foi bem-recebida pelo público infantil daqui. Os episódios podem ser vistos no canal do desenho: GUILHERMINA & CANDELÁRIO CANAL OFICIAL. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCPnxd3Xt-fNldebkgrsLUHw. Acesso em: 6 ago. 2022.

lissenin

This ís me

Pre-listening

1. Look at the picture. Talk to your classmates.

Captura de tela. Uma menina de traços orientais, cabelo liso, usando um chapéu redondo vermelho e camiseta amarela. Ao fundo há um sofá e uma janela.
Nalinkarn, estudante tailandesa.
  1. Esta é Nalinkárn, uma estudante intercambista. Você sabe o que é um ou uma estudante intercambista?

b. Você vai ouvir um trecho do vídeo de apresentação publicado por Nalinkárn. Quais informações você imagina que ela vai mencionar?

Listening

2. Listen to Nalinkarn, the Thai exchange student from activity 1, introducing herself. Then choose the appropriate options and write them in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Para se apresentar, Nalinkarn escolheu falarreticências
    1. seu nome e apelido (ou nome on láine).
    2. sua nacionalidade.
    3. sua idade.
    4. onde estuda.
    5. sobre seus rróbis.
    6. sobre seus esportes favoritos.
  1. Você acha importante mencionar seus rróbis e esportes favoritos em um vídeo de apresentação? Por quê?

3. Listen to Nalinkarn’s speech again. Complete the sentences in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

“Hi! My name is Nalinkarn. My nickname is . I’m years old and an only child.”

THAI Exchange Student. 2015, 1 vídeo (2minutos50s). Sydnayy. Disponível em: https://oeds.link/BTLCBA. Acesso em: 14 maio 2022.

4. Listen to the second part of Nalinkarn’s speech again. Order the topics in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

a. My favorite hobbies arereticências

I  listening to music.

Fotografia. Um menino de cabelo curto e loiro, usando óculos de armação retangular e fina e camisa listrada. Ele está com um fone de ouvido sobre as orelhas. Com a mão direita, mostra o polegar e sorri.
A boy listening to music.

II  reading novels.

Fotografia. Um menino de cabelo cacheado e curto, usando camiseta jeans e calça bege, está sentado na grama, apoiado em uma árvore, segurando um livro, olhando para ele e sorrindo.
A boy reading a book.

III playing sports.

Fotografia. Vista de baixo de três adolescentes com roupas coloridas jogando basquete. Os três estão saltando com os braços esticados para cima. A bola laranja está ao alto e à esquerda está a cesta
Kids playing basketball.

IV drawing.

Fotografia. Parte do corpo de uma menina de cabelo longo segurando um lápis de cor na direção de uma folha de papel. À esquerda há outros lápis de cor espalhados.
A girl drawing.

V watching movies.

Fotografia. Três adolescentes estão apontadas para a direita, com os rostos iluminados, os olhos bem abertos e sorrindo; a menina ao centro está segurando uma tigela de pipocas.
Girls watching a movie.

b. And my favorite sports arereticências

I  horseback riding.

Fotografia. Uma menina usando capacete está montada em um cavalo marrom; ao fundo há um jardim.
A girl riding a horse.

II sailing.

Fotografia. À frente, duas pessoas usando coletes salva-vidas sentadas em um barco com as mãos para cima e sorrindo. Atrás delas há mais duas pessoas sentadas com coletes salva-vidas e as mãos para cima.
People sailing.

III badminton.

Fotografia. Dois homens segurando raquetes. Entre eles há uma rede média e uma peteca branca no ar.
People playing badminton.

IV swimming.

Fotografia 4. Um homem usando óculos de natação, dentro da piscina, apoiado na borda. Ao fundo, há a piscina com raias vermelhas.
ei swimmer.

V basketball.

Fotografia. Uma menina de uniforme branco e vermelho está segurando uma bola de basquete; ao seu redor há outras meninas de uniforme branco e azul e branco e vermelho.
Girls playing basketball.

5. Listen to another extract of Nalinkarn’s speech in which she shares her dreams. Answer the questions in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Quando adulta, Nalinkárn quer ser uma arquiteta/desenhista famosa.
  1. Ela é boa em escrever/desenhar.
  1. Nalinkárn quer ganhar seu dinheiro desenhando móveis ou casas/fazendo comida.
  1. Um outro sonho de Nalinkárn é viajar ao redor do mundo/viajar no seu país.
  1. Ela quer usar o dinheiro que ganhar para cuidar da família/construir muitas casas.

f. Ouça novamente um trecho da fala de Nalinkárn no áudio da atividade 2, “Favorites”. O que você percebe em relação à pronúncia das palavras em negrito? Por que será que isso ocorre?

Ícone. Áudio.

I’m an only child reticências”.

reticências reading novels reticências”.

reticências and watching movies.”

Post-listening

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Qual é a sua opinião sobre a escolha dos tópicos de Nalinkárn para a sua apresentação?
    1. Que tópicos você escolheria para se apresentar? Você acrescentaria algum tópico que ela não mencionou? Se sim, qual e por quê?
    1. Você e Nalinkárn têm algo em comum? Em caso afirmativo, o quê?
    1. Quais são as vantagens de ter uma experiência como estudante de intercâmbio ou de conhecer um ou uma intercambista? Onde você gostaria de fazer intercâmbio? Gostaria de receber um ou uma intercambista em sua casa? Por quê?

ispíquin

mai prizenteishion

Pre-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Em que situações você acha que é comum as pessoas falarem sobre si mesmas?
    1. De quais dessas situações mencionadas você já participou? Como se sentiu ao falar de você?
    1. No futuro, quais dessas situações provavelmente farão parte da sua vida? Em quais delas será importante saber se apresentar em inglês?
    1. O que é importante para uma apresentação formal de sucesso?
  2. Let’s prepare a self-presentation.
    1. Revise a gramática e o vocabulário aprendidos na Unidade 1 e nesta unidade. Reveja a transcrição da apresentação de Nalinkarn (página 173-174) e a página do livro The Diary of Janie Ray (página 138).
    1. Elabore uma apresentação sobre você, incluindo seu nome, sobrenome, apelido, idade, ano escolar, rróbis e interesses. Apresente também uma pessoa especial na sua vida.
    1. Se necessário, consulte um dicionário bilíngue, os ou as colegas ou o professor ou a professora para sanar dúvidas sobre pronúncia e o significado de palavras desconhecidas que você deseja usar.
    1. Pratique, lendo sua apresentação para os ou as colegas e ouvindo as apresentações deles ou delas.
    1. Faça comentários sobre as apresentações de seus ou suas colegas (se estão claras e se contemplam todos os pontos do item “b”) e ouça os comentários sobre a sua apresentação. Revise o seu texto, se necessário.

Speaking

  1. Deliver your presentation.
    1. Forme um grupo de quatro ou cinco integrantes.
    1. Faça a sua apresentação para o grupo.
    1. Ouça a apresentação de seus ou suas colegas.
    1. Reaja às apresentações. Por exemplo, elogie, peça que repitam algo que você não entendeu etcétera Use as expressões do boxe uisiful ”.

Useful language

Well done!

Very good!

How interesting!

Wow!

Sorry, can you repeat that, please?

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Como você se sentiu ao se apresentar para o grupo? Como se sentiu ao ouvir a apresentação de seus ou suas colegas?
    1. O que você aprendeu com a experiência de se preparar para falar em inglês em público?
    1. O que você aprendeu sobre seus ou suas colegas? O que vocês têm em comum?
    1. Você gostaria de gravar sua apresentação em um vídeo, como fez Nalinkarn? Por quê?

ráitin eiscrapbook

Que tal montar um scrapbook sobre você e sobre quem é importante na sua vida?

Um scrapbook é composto de itens que ajudam a contar a nossa história, guardar recordações etcéteraEsses itens podem ser ingressos de cinema, fotos etcétera Há também sites para montar scrapbooks digitais.

What: a scrapbook

To whom: for yourself or other students

Media: paper; digital

Objective: organize a visual presentation

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

  1. Reveja os conteúdos da unidade. O que você lembra sobre as características das legendas para imagens? Quais expressões e palavras aprendeu para falar de si mesmo ou mesma e de outras pessoas? Faça anotações no caderno.
  2. No caderno, liste as coisas que gostaria de incluir em seu scrapbook.

First draft

  1. Procure imagens que tenham relação com sua identidade e que mostrem pessoas das quais você gosta e que fazem parte da sua história.
  2. Usando a lista do passo 2 e o que você aprendeu, escreva legendas curtas para cada imagem. Verifique se as legendas estão claras e se explicam, descrevem, comentam ou complementam as imagens.
  3. Pense em formatos de letras, cores, disposição das legendas e das imagens na página.
  4. Compartilhe suas ideias e seus textos com um ou uma colega. Leia também o material desse/dessa colega. Dê possíveis dicas de como melhorar a produção.

Editing

  1. Revise sua produção com base nas sugestões de seu ou sua colega.
  2. Organize as fotos e outros elementos gráficos no scrapbook.
  3. Adicione os textos. Deixe uma página em branco ao final para que seus ou suas colegas deixem um recado.

Final text

10. Compartilhe sua produção com a turma. Leia os iscrépibuquis de seus ou suas colegas e escreva comentários sobre o que leu para compartilhar com eles ou elas no final da atividade.

Post-writing

11. Agora, façam uma exposição dos iscrépibuquis . Convide outras turmas para visitar a exposição e conhecer mais sobre vocês.

pici cãltchur

A imagem a seguir é um poema visual intitulado I’mprint, de autoria do artista Anatol Knotek. Observe-o e responda às questões a seguir em seu caderno.

Poema visual. Em letras grandes e pretas, a frase: I’M. O apóstrofo foi feito com uma impressão digital. Abaixo, há uma caixa de texto com a frase I'MPRINT alinhada à direita.

KNOTEK, Anatol. I’mprint.Disponível em: https://oeds.link/gJTRIg. Acesso em: 10 junho 2022

  1. Que elementos o autor utilizou no poema para expressar o conceito de identidade?
  2. Write three true sentences about yourself. Begin your sentences with the poem.
  3. Compare your sentences with a classmate. What are the similarities? What are the differences? Talk to your classmate about it.
  4. Como as semelhanças e as diferenças podem melhorar nosso relacionamento com os amigos?

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 2 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender legendas de imagens...

compreender os números de 1 a 101...

compreender o uso do verbo to be para apresentar pessoas e a mim mesmo/a...

compreender um áudio em que alguém fala sobre si mesmo/a...

me apresentar e apresentar outras pessoas...

escrever legendas para imagens...

bí en eigientchi ófi tchéngi

Units 1 ênd 2 all ár uan

1. Read the song lyrics. Then answer: Is it about children only or about humans in general?

Fotografia. Diversas crianças estão sorrindo e mostrando o polegar; ao redor há uma moldura de linhas e notas musicais.

We All Are One

1 We all are one, we are the same person

2 I’ll be you, you’ll be me (oh, yeah)

3 We all are one, same universal world

4 I’ll be you, you’ll be me

5 No matter where we are born,

6 We are human beings

7 The same chemistry

8 Where emotions and feelings

9 All corresponding in love

10 Compatible

11 You can’t get around it,

12 No matter how hard you try

13 You better believe it

14 And if you should find out

15 That you are no different than I

16 Reply

Chorus

17 The only difference I can see

18 Is in the conscience

19 And the shade of our skin doesn’t matter,

20 We laugh, we chatter, we smile

21 We all live for

22 And the feelings that make

23 All those faces always renew

24 So true, so true

25 And would you believe that I have

26 All those same feelings, too

27 The same as you

Chorus

28 Look at the children

29 They’re having fun, with no regards to why

30 They all look different but deep inside

31 Their feelings of love they don’t hide, they don’t hide

32 They don’t hide, they don’t hide

Chorus

WE all are one. Intéprete: Jimmy Cliff. Compositores: BAYYAN, Amir S.; HARRIS, Huey P.; WILLIAMS, Joseph Ellis; HARRIS, Raymond. In: THE POWER an the glory. Estados Unidos: Universal Music,1983. 1 cedê, faixa 1. 1

  1. Match each argument to its corresponding numbered line in the song. Write the answers in your notebook.
    1. A letra da canção afirma que todos/as nós somos seres humanos.
    1. O local onde nascemos não tem importância.
    1. O eu lírico diz que temos a mesma química.
    1. Somos uma mesma pessoa.
    1. A canção diz que a côr da nossa pele não importa.
    1. Fazemos as mesmas coisas: rimos, batemos papo, sorrimos.
    1. O eu lírico afirma que as crianças se divertem sem ter um motivo.
    1. As crianças não escondem seu sentimento de amor.
  2. Work on item “a” on your own. Then work in groups. Follow the instructions.
    1. A letra de “We All Are One” menciona várias características em comum entre os seres humanos. Liste no caderno outras semelhanças entre você e as pessoas com quem você se relaciona, além das citadas na canção.
    1. Em grupos, compare sua lista com as de seus ou suas colegas. Há semelhanças entre o que vocês listaram? Em sua opinião, por que isso ocorreu? Você concorda com as ideias de outros membros do grupo? Por quê?
    1. Quais semelhanças mais se repetiram nas listas? Com base nisso e na letra da canção, você concorda que todos/as nós somos iguais, apesar de nossas diferenças individuais? Por quê?
  3. Discuss these questions with your classmates.
    1. Que tipo de sociedade pode ser construída por meio do exercício de nos ver no outro, de entender que o outro é igual a cada um de nós em muitos aspectos?
    1. Que atitudes diárias podem mostrar nossa disposição em tratar outras pessoas da fórma como gostaríamos de ser tratados/as?
  4. Create a collage to represent the message that the song “We All Are One” conveys. Follow the instructions.
    1. Em grupos, recortem imagens de revistas, imprimam imagens da internet ou desenhem livremente, para produzir uma colagem representando a ideia de que “todos somos um”. O intuito é encorajar as pessoas a respeitar as crianças,os ou as idosos ou idosas, as pessoas com deficiências, as minorias, os ou as colegas de classe e as pessoas da família. Todos podemos contribuir para um mundo melhor e sem violência.
    1. Escrevam legendas em inglês (e em outras línguas que conheçam) para descrever o que as imagens mostram ou expressar a sua ideia.
    1. Façam uma exposição dos trabalhos nos murais da escola e convidem a comunidade para participar.
Ilustração. Uma mão branca e uma negra estão segurando um globo terrestre que contém a ilustração de um jardim com um rio e diversas pessoas. Acima do globo terrestre há diversas pessoas de diferentes culturas e etnias de mãos dadas.

Prinsa S, 13 anos: The World of Peace and Harmony. Kathmandu, Nepal. Disponível em: https://oeds.link/E5tDko. Acesso em: 21 março. 2022.

Glossário

picture
- imagem
Voltar para o texto
same
- mesmo/a
Voltar para o texto
caption
- legenda; texto explicativo
Voltar para o texto
available
- disponível
Voltar para o texto
character
- personagem
Voltar para o texto
pay attention
- prestar atenção
Voltar para o texto
title
- título
Voltar para o texto
choose
- escolher
Voltar para o texto
child
- filho/a
Voltar para o texto
true
- verdadeiro/a
Voltar para o texto
introduce
- apresentar(-se)
Voltar para o texto
grade
- série
Voltar para o texto
home
- lar
Voltar para o texto